sexta-feira, 4 de março de 2011

Matemática transforma revanche em decisão

Vitória sobre mexicanos no Engenhão será fundamental para Flu sonhar com classificação; argentinos podem ajudar

Mobile - Fluminense x Nacional - Muricy (Foto: Photocamera) Matemática para a classificação faz torcida do Flu quebrar a cabeça (Foto: Photocamera)
LANCEPRESS!
Publicada em 03/03/2011 às 14:21
Rio de Janeiro (RJ)

O Fluminense terá 20 dias para superar o abalo da derrota para o América-MEX, quarta-feira, no Estádio Azteca. Tempo para repensar as deficiências do time, aparar as arestas e, então, encarar sua primeira decisão de fato nesta Libertadores. A vitória na revanche contra os mexicanos será fundamental para o Tricolor continuar a respirar na competição. Caso contrário, haja cálculos para encontrar um lugar para os brasileiros entre as duas vagas para a próxima fase.
Confira abaixo as diferentes simulações e o que o Fluminense terá que fazer (ou torcer) para não pôr um fim precoce ao sonho da conquista continental.
TRÊS VITÓRIAS GARANTEM VAGA
Mesmo a quatro pontos do segundo colocado (América), o Flu ainda depende das suas próprias forças para chegar às oitavas de final. Isso porque a equipe mexicana e o Argentinos Jrs. se enfrentam na quinta rodada e, inevitavelmente, um adversário pela classificação perderá pontos. Com isso, basta à equipe de Muricy Ramalho vencer os três compromissos restantes da primeira fase.
O problema é que essa "simples" tarefa inclui vencer os tradicionais Argentinos Jrs. e Nacional-URU longe de seus domínios. Por isso, é bom o Flu começar a fazer as contas para o caso de um possível tropeço (no caso, empate) nesses dois jogos.
DECISÃO CONTRA O AMÉRICA
Libertadores é cheia de decisões. Mas, no próximo dia 23, contra o algoz mexicano, o Tricolor terá uma verdadeira decisão pela frente. Somente com a vitória os brasileiros voltarão a encostar na zona de classificação. O ideal seria o triunfo com pelo menos dois gols de vantagem, para melhorar o saldo de gols - que pode ser o fiel da balança na briga com os americanos.
Revanche contra o América, no Engenhão, será decisiva (Crédito: EFE)

Se empatar, os tricolores terão que suplicar às forças superiores para que as Águias estacionem nos sete pontos, ou, o mais improvável, que os argentinos percam próximos jogos (dois deles, em casa). Desnecessário dizer que o Flu, assim, precisaria marcar seis pontos nos dois últimos duelos.
Nota: caso perca seu próximo confronto e o Argentinos Jrs. vença o Nacional-URU, em casa, o Flu estará eliminado.
TORCIDA PARA OS ARGENTINOS
Argentinos Jrs. pode ajudar o Flu a chegar às oitavas da Libertadores (Crédito: Reuters)
Não é só pela idolatria de Conca que os tricolores torcerão pelo sucesso dos compatriotas do Mago nos jogos seguintes. Caso passe pelos uruguaios e pelo América, o Argentinos Jrs. chegará à última rodada, justamente contra o Flu, já classificado, e, consequentemente, um pouco mais relaxado ao confronto derradeiro.
Além disso, caso a equipe brasileira faça sua parte até lá, poderá até se dar ao luxo de segurar o empate em Buenos Aires.
Mais fácil do que entender a matemática, porém, é torcer pela volta de Fred, Emerson, Deco & Cia.; e pelo retorno da magia de Conca, que ainda não disse a que veio em 2011. Com eles, os gols, fórmula simples da vitória, poderão manter vivo o sonho tricolor do título inédito da Libertadores.
Próximos confrontos na Libertadores:
23/3 Fluminense x América (MEX) - Engenhão (RJ)
6/4 Nacional-URU x Fluminense - Parque Central, Montevidéo (URU)
20/4 Argentino Jrs. x Fluminense - Diego Armando Maradona, Buenos Aires (ARG)

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/fluminense/Contas-Flu_0_437356350.html

Nenhum comentário: