quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sem astros, novidades decidem e Fla bate Volta Redonda

CAMPEONATO CARIOCA DE FUTEBOL 1º TURNO (TAÇA GUANABARA) 211


Rio - Ronaldinho e Thiago Neves, principais contratações do Flamengo para a temporada, ainda não reúnem condições físicas ideais para a estreia com a camisa rubro-negra. Da tribuna do Engenhão, nesta quarta-feira, eles só assistiram a novidades bem menos badaladas, Vander e Wanderley, decidirem na vitória por 2 a 0 sobre o Volta Redonda, na estreia do Campeonato Carioca. O primeiro fez a jogada que resultou no gol contra de Padovani, enquanto o segundo marcou de cabeça e definiu o placar.
A dupla teve boa atuação na partida. Vander se mexeu por todo o campo e mostrou habilidade, enquanto Wanderley substituiu o ineficaz Deivid no segundo tempo e deu mais força ao ataque. Outra "novidade" que se destacou foi o goleiro Felipe, com ótimas defesas.


Com o resultado, o Flamengo é o líder do Grupo A da Taça Guanabara, com três pontos - mesmo número do Resende, que bateu o Vasco por 1 a 0 e tem um gol a menos de saldo. Já América-RJ e Boavista, que empataram por 1 a 1, somam um ponto cada. Completam a chave o Americano e o Nova Iguaçu.
O técnico Vanderlei Luxemburgo armou o Flamengo com Fierro aberto pela direita, Vander na armação e Renato pela esquerda, apoiando o centroavante isolado Deivid. O time rubro-negro começou melhor e teve chance com chute de longe de Vander aos 5min, para fora, mas logo passou a sofrer para conseguir armar jogadas e acionar Deivid na frente.
Sem inspiração, o time da capital apostava nos chutes de longe. Aos 9min, Renato ficou com a sobra da jogada e soltou a bomba de fora da área, obrigando o goleiro Mauro a espalmar. O Flamengo tinha a maioria da posse de bola, mas esbarrava na marcação e apresentava muitos erros de passe.
Na base da vontade, a pressão dos donos da casa foi crescendo. Aos 14min, Willians ganhou dividida na direita, invadiu a área, pedalou para cima da marcação e chutou fraco, de pé esquerda, para fácil defesa de Mauro. Recuado, o Volta Redonda chegou pela primeira vez só aos 20min: Thiago Maciel rolou para o meio e o experiente meia Lopes chutou forte, para boa intervenção de Felipe.
Sem criatividade no meio, o Flamengo apostava nas descidas dos laterais, principalmente pela direita. Aos 31min, Fierro tocou para Léo Moura e o capitão rubro-negro bateu de primeira, mas errou o alvo. Quatro minutos depois, Fernando acertou ótimo passe para Fierro, mas o chileno se atrapalhou na hora de finalizar, caiu em dividida com o goleiro e ficou pedindo pênalti.
Mesmo errando passes e longe de mostrar um futebol vistoso, o Flamengo foi recompensado pelo domínio territorial aos 40min. Vander, que se movimentou muito na primeira etapa, dominou na direita, pedalou para cima de Radamés, foi à linha de fundo e cruzou para trás; o zagueiro Padovani tentou cortar e acabou desviando contra as próprias redes, inaugurando o placar.
O Flamengo seguiu jogando em ritmo lento na segunda etapa e só não sofreu o empate aos 9min graças a duas grandes defesas de Felipe. Primeiro, Glauber chutou da entrada da área, a bola desviou em Welinton e foi salva no ângulo pelo camisa 1; na cobrança do escanteio, Ávalos cabeceou forte no segundo pau e exigiu outra excelente intervenção do goleiro.
Luxemburgo fez duas alterações, sacando os apagados Fierro e Deivid para as entradas de Marquinhos e Wanderley. A equipe melhorou quase que instantaneamente e ampliou o marcador aos 15min. Léo Moura fez boa jogada pela direita, chegou à linha de fundo e cruzou na cabeça de Wanderley, que subiu sem marcação e desviou para o gol.
Com a desvantagem de 2 a 0, o Volta Redonda finalmente abandonou a postura defensiva e se lançou à frente em busca do empate. Porém, tudo o que conseguiu foi deixar muitos espaços para os contragolpes rubro-negros, que não terminaram em gol por erros de passe ou finalização. As últimas chances claras do jogo foram chutes para fora de Marquinhos, aos 42min e aos 46min, que assustaram o goleiro Mauro.

FONTE:

Nenhum comentário: