domingo, 29 de agosto de 2010

Muricy já liderou 82 rodadas do Brasileirão



Após 16 rodadas, Muricy Ramalho lidera com folga o Brasileirão 2010 comandando o Fluminense – tem 36 pontos contra 31 do Corinthians. Nos últimos anos, isso tem sido normal. Estranho seria o contrário. Desde 2003, quando o campeonato com a fórmula atual começou a ser disputado, o ‘Senhor dos Pontos Corridos ‘se solidifica como "o cara". Até hoje, o treinador já liderou o Brasileirão por 82 rodadas, sendo uma delas pelo pequeno São Caetano, em 2004. Além do Tricolor carioca, ele dominou a classificação à frente do Inter, com o qual foi vice em 2005, e, claro, pelo São Paulo, tricampeão em 2006, 2007 e 2008.

Neste domingo, às 18h30m, no Maracanã, Muricy encara o Tricolor Paulista e, mesmo que perca, tem pelo menos mais uma rodada como líder a ser computada, a sua 83ª, já que o Timão tem cinco pontos a menos e, mesmo vencendo o Vitória, às 16h no Pacaembu, permanecerá em segundo.

O segredo? Além do trabalho, tão enfatizado por Muricy, também são necessários alguns fatores de suma importância:
- A história dos pontos corridos mostra que as equipes que se prepararam melhor levam vantagem. É só pegar os campeões e ver. O campeonato não se ganha só em casa, tem que se arriscar fora também - costuma dizer o treinador.

Em segundo lugar no ranking da liderança, com 64 rodadas, está o pentacampeão brasileiro Vanderlei Luxemburgo (Palmeiras (2), Corinthians, Cruzeiro e Santos), que atualmente sofre com o Atlético-MG na zona de rebaixamento. Em seguida, muito distante, vem Celso Roth, que recentemente foi campeão da Libertadores dirigindo o Internacional. Até hoje, ele liderou o Brasileiro em 29 oportunidades. Daí em diante seguem Antônio Lopes (15), Cuca (14)...até Péricles Chamusca (1).

Obviamente, o aproveitamento de Muricy e Luxemburgo destoa dos demais treinadores desde que o Brasileirão começou a ser disputado em pontos corridos. O técnico do Flu conquistou 60% dos pontos dos 283 jogos que disputou. Luxa vem um pouco abaixo, com 58% em 250 partidas.

Fonte: GloboEsporte.com

Nenhum comentário: