segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Rei dos cinco sets, Pouille faz "jogo da vida", supera Nadal e vai às quartas



US OPEN


Jovem francês surpreende favorito, mostra muita força mental para virar dentro do quinto set, e repete campanha de Wimbledon, desta vez para enfrentar Gael Monfils




Por
Nova York, EUA



Lucas Pouille US Open 2016 (Foto: AFP)Lucas Pouille vibra durante a grande partida que fez contra Rafael Nadal (Foto: AFP)


Um jogo memorável para a carreira do jovem de 22 anos. Com altíssimo nível e sem baixar o ritmo em nenhum momento mesmo diante de Rafael Nadal, Lucas Pouille não se intimidou e conseguiu uma vitória incrível por 3 sets a 2, parciais de 6/1, 2/6, 6/4, 3/6 e 7/6 (8-6), em 4h06 para avançar às quartas de final do US Open. O francês tem se especializado nas longas batalhas e vence sua terceira partida consecutiva no torneio em cinco sets - antes havia passado por Marco Chiudinelli e Roberto Bautista Agut. Já o espanhol, novamente para nas oitavas, a exemplo do que acontecera em 2015, quando foi eliminado por Fabio Fognini também em cinco sets.

Na próxima fase, Lucas Pouille terá pela frente seu compatriota Gael Monfils (12º), que vem mostrando um altíssimo nível em sua campanha neste US Open e ainda não perdeu um set sequer até estas quartas de final. Os dois se enfrentaram apenas uma vez no circuito, no Aberto da Austrália de 2015, quando Monfils venceu de virada por 3 sets a 2.


+ Confira a chave de simples do US Open 2016



O jogo

Bem postado no fundo da quadra e agressivo na medida certa, Lucas Pouille surpreendeu no início de jogo contra Rafael Nadal. Com uma quebra logo no segundo game, o francês abriu 3/0 e voltou a conseguir superar o saque do espanhol no sexto, com muita força nos golpes. Depois de salvar um break point, ele confirmou o serviço e fechou a primeira parcial com 6/1. No segundo set, foi a vez de Nadal voltar com mais força e abriu 3/0. No quinto game, salvou quatro chances de quebra abrindo bem seus saques e manteve a frente no placar. O espanhol ainda se aproveitou de uma dupla falta de Pouille para fechar em 6/2, empatando o confronto.

Rafael Nadal US Open 2016 (Foto: AFP)
Rafael Nadal fica incrédulo com boas 
jogadas de Lucas Pouille (Foto: AFP)


O francês, no entanto, não baixou o nível nem se intimidou com o rival do outro lado da quadra. Seguiu mostrando muita força nas trocas no fundo da quadra e sacando bem. Com uma quebra logo no primeiro game, ele abriu 2/0 e ainda exigiu demais de Nadal no terceiro, chegando a ter break point. O espanhol, no entanto, não conseguia reagir e o game seguiu parelho até que Pouille confirmasse o serviço com direito a dois aces para fazer 6/4 e novamente tomasse a frente do placar.

O quarto set ganhou muita emoção. Pouille seguiu imprimindo um ritmo forte, mas começou a sentir a pressão pela proximidade da vitória. Com uma dupla falta, ele permitiu que Nadal quebrasse seu saque para fazer 4/2. No entanto, o garoto francês reagiu rápido e, após um duplo break point, devolveu para diminuir o prejuízo. Mas, o Touro Miúra mais uma vez foi valente e anotou a segunda quebra para abrir 5/3. Com um belo winner de forehand no fundo da quadra, ele fechou a parcial e empatou novamente a partida.

Lucas Pouille US Open 2016 (Foto: AFP)
Lucas Pouille garantiu vaga nas quartas de 
final de um Grand Slam pela segunda vez 
seguida (Foto: AFP)


Na reta final, Nadal já começou imprimindo um forte ritmo e surpreendeu Pouille, que cometeu um erro não forçado para levar a quebra logo no primeiro game. No entanto, o francês foi subindo novamente de nível e demonstrou muita força mental para não se desesperar. No sétimo game, ele fez um belíssimo game e conseguiu devolver a quebra, diminuindo para 4/3. Logo na sequência, precisou salvar break point e mostrou muita coragem para seguir jogando de força agressiva, empatando em 4/4. A decisão foi para o tie-break.

O desempate começou com Nadal conseguindo o mini break, mas logo na sequência, Pouille mostrou muita agressividade, venceu dois pontos no saque do espanhol e abriu vantagem em 4-1 com um ace.

 O francês seguiu desfilando belos golpes na direita e com um winner na cruzada ficou em 6-3, com três match points a seu favor. No primeiro, ele tentou acelerar a devolução, mas jogou na rede. No segundo, Nadal controlou no saque e voleio. No terceiro, mostrou nervosismo e mandou a bola para fora em erro não forçado, fazendo com que o espanhol empatasse em 6-6. Com um erro do Touro Miúra, Pouille voltou a pontuar e teve sua quarta chance de fechar o jogo e, com uma paralela sensacional, ele venceu uma partida memorável.



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2016/09/rei-dos-cinco-sets-pouille-faz-jogo-da-vida-supera-nadal-e-vai-quartas.html

Nenhum comentário: