segunda-feira, 7 de dezembro de 2015


Presidente vascaíno concede entrevista coletiva, fala de "terra arrasada" após gestão de Dinamite e garante que não há chances de Nenê sair para outro time do Brasil




Por
Rio de Janeiro



Menos de 24 horas depois do terceiro rebaixamento do Vasco na Série A do Brasileirão, Eurico Miranda concedeu entrevista coletiva na sede do clube, em São Januário. O presidente assumiu total responsabilidade pelo rebaixamento do time e disse que a queda é uma mancha em seu currículo. Além disso, disse que encontrou uma "terra arrasada" após a gestão de Roberto Dinamite, afirmando que o ex-jogador não pagou os impostos trabalhistas durante seu comando.

- Fiz questão de fazer esse pronunciamento sozinho, apesar dos meus vices estarem todos aí. Primeira coisa que quero falar, para que não fique nenhuma dúvida, porque tenho que fazer posteriormente considerações: o único responsável pelo rebaixamento do Vasco sou eu. Encontrei uma situação em que de imediato, esse cidadão que passou aqui chamado Roberto Dinamite passou sete anos no Vasco e não recolheu um centavo de imposto, um centavo de fundo de garantia, fora outras situações, mas basicamente essas, e me deixou ao assumir com três meses de atraso de salário, não só jogadores, mas do quadro funcional. A primeira coisa que tive que fazer foi pagar uns impostos daquele último ano pra poder regularizar uma situação junto à Receita, e tive que pagar 14 milhões de reais - disse Eurico.

O mandatário confirmou que Jorginho segue como técnico para a próxima temporada e garantiu que não há chances de Nenê sair do Vasco para outro time do Brasil.

- O Jorginho continua. O Nenê sair, para o Brasil, nenhuma chance. Para o exterior, se for bom para ele, sou obrigado a cumprir.

Eurico Miranda - Vasco da Gama (Foto: Edgard Sá)
Aparentando abatimento, Eurico Miranda 
concedeu entrevista coletiva em São 
Januário (Foto: Edgard Maciel de Sá)


O presidente Cruz-Maltino também falou sobre suas frases de efeito, como quando disse que iria para a Sibéria caso o Vasco realmente fosse rebaixado, e quando dizia que "comigo o Vasco não cai".
- Vou logo, para satisfazer a todos, os mais afoitos, porque eu tenho algumas frases, e frases de efeito.

Não só é meu estilo, como que pela necessidade, eu tinha e tenho obrigação de levantar a autoestima para essa instituição. Todos ouviram e gostam de falar sobre isso, que eu afirmava que comigo o Vasco não cai. Evidentemente que você traz uma responsabilidade para você, mas levanta a autoestima. O Vasco continua e continuará sendo respeitado.

O único responsável pelo rebaixamento do Vasco sou eu, para que não fique nenhuma dúvida. Não quero que os jogadores e a comissão técnica tenham nenhuma parcela de culpa. O que eles fizeram me deixou muito satisfeito
Eurico Miranda, presidente do Vasco


Confira os tópicos do pronunciamento de Eurico Miranda:
Eurico cita um dos problemas da "terra arrasada": água
É evidente que esse tipo de coisa, quando a gente planeja e é o que todo mundo gosta, que é um time de futebol, não havia a menor condição da gente, sem regularizar essa situação, fazer os investimentos que seriam necessários para ter um time competitivo. A primeira coisa foi regularizar essa situação. Depois disso, ao regularizar essa situação, se isso tudo estivesse resolvido os nossos problemas, para que nós pudéssemos nos focar no futebol, no investimento do futebol, nós começamos a ter inúmeras surpresas, que apareciam débitos que precisavam ser sanados de qualquer maneira, vou citar só um: água. Tive que fazer parcelamento na ordem de 10 milhões de reais. Para não citar outros. Para demonstrar como se encontrou aqui uma terra arrasada.

Eurico diz que Vasco tem salários em dia
E eu, vejo muito mais a instituição do que qualquer outra coisa, tive que me focar para que a gente tivesse essa situação regularizada. Hoje posso dizer que o Vasco tem a sua situação fiscal plenamente regularizada, seus impostos são recolhidos normalmente, fundo de garantia recolhidos normalmente, e os salários estão em dia, até antecipados. Todo o quadro funcional já recebeu primeira parcela do 13º e o mês de novembro. E por que foi feito isso? Porque aprovam leis neste país e não as aplicam. Tem uma lei que diz que você para disputar uma competição tem que ter salários e impostos em dia. Aí você vê, alguns podem cuidar de outra coisa, deixar de pagar, não tem consequência. Nós tivemos essa obrigatoriedade.

Eurico diz que o Vasco foi prejudicado pela arbitragem no Brasileirão

Se mais não fosse, pode ser que tenha tido clubes prejudicados, mas ninguém foi mais pela arbitragem do que o próprio Vasco. Culminou para mostrar que isso era uma constante até no último jogo, tem um pênalti que não foi duvidoso porque todos disseram que foi, e não foi marcado. Evidente que isso foi em função de quê? Apesar de termos alertado, colocado por parte da CBF, nenhuma providência foi tomada. Eu digo isso não para justificativa minha pessoal, porque eu não uso desses artifícios. Falo isso em homenagem a um grupo de jogadores que se dedicou, à uma comissão técnica que se dedicou e que no final não teve o seu objetivo concretizado.

Eurico volta a dizer que a responsabilidade da queda é dele
Então eu quero deixar absolutamente claro e vou repetir: não passo a responsabilidade para ninguém dessa queda do Vasco, a responsabilidade é minha. Só estou fazendo algumas considerações porque tenho dever com a instituição, muito mais do que com a torcida do Vasco ou qualquer um. A instituição está muito acima de qualquer outra situação. Eu sei perfeitamente que eu não sou uma figura simpática aos críticos, até porque eu tenho por base comigo que só aceito a crítica daqueles que um dia sentaram na cadeira que eu sento. Não precisa ser na presidência, mas que algum dia administraram um clube de futebol, que conheceram dos problemas. Quero deixar aqui absolutamente registrado que atribuo a responsabilidade a minha pessoa, porque a demonstração que os jogadores e a comissão técnica me deram me deixou absolutamente satisfeito. Não quero que eles tenham nenhuma parcela de responsabilidade e culpa de algo que não queria levar comigo, mas vou ter que levar o fato de ter acontecido esse rebaixamento.

Eurico critica Dinamite e ex-jogadores hoje comentaristas de futebol
o Vasco foi vítima de um ex-jogador. Pode ter sido ídolo, grande jogador, mas como administrador foi uma lástima, uma lástima. E aproveitando que tem outros ex-jogadores que viram críticos, claro que não vão receber nem 10% do que receberam jogando futebol, mas hoje se afloram em críticos e passam a falar uma série de baboseiras de quem desconhece tudo. A única coisa que não vejo, deve ser algo de bom na imprensa, que é corporativismo. Jornalistas que tem que frequentar faculdade são obrigados a se submeter a ex-jogadores e passam a ser os grandes personagens da crítica. E ainda tem que bater cabeça.

Eurico fala sobre sua saúde e diz que diretoria continua
Só queria fazer também uma observação porque a gente fica vendo uma série de comentários a respeito. Têm uns que afirmam que eu vou fazer tratamento nos EUA, outros que estou andando com dificuldade, cada um afirma uma coisa. Eu estou bem. Posso não estar 100%, até normal, mas estou bem. Nada que impeça que eu continue a honrar o compromisso que assumi a partir do ano passado. Então, aqueles que esperavam que eu pudesse chegar aqui querendo dar um tempo, me afastar, nenhuma chance. Vou ter que carregar isso para mim, e o Vasco sem dúvida nenhuma, sem nenhuma frase de efeito, vai retornar no lugar que é dele com certeza absoluta. Em termos esportivos pela Segunda Divisão, e talvez algumas coisas mais importantes venham a acontecer. Mas o comando continua, tenho a solidariedade de toda a diretoria e vamos continuar, dar a volta por cima. Para mim não é fácil em termos pessoais, porque é algo que esperava meu ciclo e isso não ter acontecido comigo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2015/12/no-dia-seguinte-da-queda-eurico-se-diz-unico-responsavel-pelo-rebaixamento.html

Nenhum comentário: