quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Fortaleza e Belo Horizonte são as duas primeiras sedes com arenas entregues para a Copa. Nas outras 10 cidades, obras ultrapassaram 50%



Panorama: dezembro marca conclusão de Castelão e Mineirão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Mineirão, Dezembro (Foto: Glauber Queirozi / ME)Mineirão foi entregue no dia 21 com direito a show
da banda Jota Quest (Foto: Glauber Queirozi / ME)

O último ano previsto de obras nos estádios da Copa das Confederações de 2013 e do Mundial de 2014 começa com todas as arenas acima da marca de 50% de conclusão. Lanternas da fila, a Arena da Amazônia, em Manaus, e a Arena das Dunas, em Natal, atingiram a metade dos trabalhos no último mês de dezembro, que também foi marcado pela entrega dos dois primeiros estádios: Castelão, em Fortaleza, e Mineirão, em Belo Horizonte.

Com grande festa e a presença da presidente Dilma Rousseff, o Castelão entrou para a história no dia 16 de dezembro de 2012 como o primeiro estádio da Copa de 2014 a ficar pronto. Cinco dias depois, foi a vez do Mineirão ser entregue, em cerimônia que também foi prestigiada pela presidente e terminou com show da banda Jota Quest.

O mês de dezembro também foi marcado por avanços nos outros quatro estádios que, ao lado de Castelão e Mineirão, vão ser palco da Copa das Confederações de 2013. Foi o caso da Fonte Nova, em Salvador, que começou a receber os assentos, e do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, que finalizou a primeira etapa da instalação da cobertura. Maracanã e Arena Pernambuco também seguem com obras em ritmo acelerado para cumprir o prazo de conclusão estabelecido pela Fifa: 15 de abril.

Nos seis estádios restantes, que só farão parte da Copa do Mundo de 2014, o cronograma é um pouco mais elástico, mas sem espaço para atrasos: todas as arenas deverão ser entregues até dezembro de 2013.

Desde o dia 1º de outubro do ano passado, o GLOBOESPORTE.COM publica no início do mês um panorama com o andamento das obras dos 12 estádios, segundo dados divulgados pelos comitês de cada cidade-sede.

Castelão, Dezembro (Foto: Glauber Queiroz / ME)Castelão foi o primeiro estádio a ficar pronto para a disputa da Copa de 2014 (Foto: Glauber Queiroz / ME)

Concluídos no prazo

O balanço da Copa divulgado pelo governo federal em setembro de 2011 previa que, ao fim de 2012, nove estádios da Copa estivessem concluídos. Cronograma que só foi cumprido em dois deles: Castelão e Mineirão.

Com direito a mensagem especial do presidente da Fifa, Joseph Blatter, o Castelão foi entregue no dia 16 de dezembro e ficou marcado como o primeiro estádio da Copa de 2014 a ficar pronto. A presidente Dilma Rousseff foi o centro das atenções na cerimônia, que contou com show do cantor Fagner e a presença de cerca de 20 mil pessoas.

Após a entrega, o Castelão entrou na fase de ajustes e controle de qualidade. O processo, conhecido como comissionamento da obra, avalia as condições de todos os materiais utilizados para que esteja tudo pronto para as primeiras partidas oficiais, marcadas para o dia 27 de janeiro, pela Copa do Nordeste: no primeiro jogo, se enfrentam Ceará e Bahia; em seguida, será a vez de Fortaleza e Sport.

Cinco dias após o Castelão, foi a vez do Mineirão ser entregue. A cerimônia também contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e mensagem de Blatter. A banda Jota Quest foi responsável por animar o publico mineiro com grande show na esplanada do estádio - espaço com 80 mil m² e que promete ser a nova área de lazer e eventos de Belo Horizonte.

Com a fachada original preservada, o tradicional estádio da capital mineira já está com a partida de inauguração marcada: Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentam no dia 3 de fevereiro, pelo campeonato estadual.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2013/01/panorama-dezembro-marca-conclusao-de-castelao-e-mineirao.html

Nenhum comentário: