quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Federer dá pneu, atropela Nadal e se garante nas semifinais do ATP Finals

TÊNIS INTERNACIONAL 2011

Suíço avança em 1º no grupo B. Espanhol decide outra vaga contra Tsonga
Por GLOBOESPORTE.COM Londres
 
O 26º duelo de uma das maiores rivalidades do tênis não teve nada de típico. Em vez de uma partida longa e parelha, o público Londrino testemunhou um massacre de Roger Federer. Irretocável desde os primeiros games, o suíço passou por cima de Rafael Nadal por 6/3 e 6/0 e se garantiu nas semifinais do ATP Finals em apenas 1h01m.

Roger Federer tênis ATP Finals Londres (Foto: Reuters)Roger Federer agradece o apoio do público após a espetacular vitória (Foto: Reuters)
Mais do que isso, o suíço garantiu também o primeiro lugar do Grupo B. A segunda vaga na semi será decidida na quinta-feira, entre Nadal e o francês Jo-Wilfried Tsonga. O americano Mardy Fish, que já acumula duas derrotas, não tem mais chances de avançar.
A vitória desta terça foi a nona de Federer sobre Nadal. No retrospecto geral, contudo, o espanhol ainda leva ampla vantagem: são 17 triunfos do atual campeão de Roland Garros sobre o suíço.

O jogo desta quinta começou parelho, com ambos confirmando os saques sem problemas. Nadal agredia menos, mas contava com erros do adversário para se manter no jogo. A partir do quinto game, no entanto, Federer parou de falhar. No sexto, ganhou quatro pontos seguidos para quebrar o saque do número 2 do mundo e abrir 4/2. Como faz frequentemente, o suíço jogou ainda melhor quando tomou a dianteira. Sem ceder um break point sequer, fechou o set por 6/3 em 32 minutos.

Federer não perdeu o embalo e começou a segunda parcial com jogadas espetaculares. Com uma paralela de direita indefensável, o suíço quebrou o serviço do rival logo no primeiro game. Nadal não conseguia colocar profundidade em suas bolas, e Federer não tinha a habitual dificuldade para controlar a partida. Enquanto Nadal fazia esforço para equilibrar as trocas de bola, o suíço distribuía bolas vencedoras de todos os cantos da quadra.

O atual número 4 do mundo manteve o tênis espetacular até o fim do jogo, sem dar chances ao adversário. Uma quebra atrás da outra, Federer aplicou um pneu no segundo set, chegando a vencer sete games seguidos, e fechou o jogo em apenas 1h01m.

Os números oficiais deixaram clara a disparidade entre os tenistas nesta quinta. Federer disparou 28 winners e cometeu oito erros não forçados. Nadal, por sua vez, conseguiu apenas quatro bolas indefensáveis e somou sete falhas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/11/federer-da-pneu-atropela-nadal-e-se-garante-nas-semifinais-do-atp-finals.html

Nenhum comentário: