segunda-feira, 18 de abril de 2011

Nos pênaltis, Grêmio passa pelo Ypiranga e chega às semifinais

CAMPEONATO GAUCHO DE FUTEBOL 2011 - 2º Turno - TAÇA FARROUPILHA


No tempo normal em Erechim, partida termina empatada por 1 a 1. Victor defende uma cobrança e sai com herói de campo




por GLOBOESPORTE.COM

Em mais um jogo eliminatório emocionante para o Grêmio no Campeonato Gaúcho, desta vez em Erechim, a equipe treinada por Renato Gaúcho venceu o Ypiranga por 4 a 2 na decisão por pênaltis, após empate em 1 a 1. A partida foi disputada na tarde deste domingo, no Estádio Colosso da Lagoa, pelas quartas de final da Taça Farroupilha. Com o resultado, o Grêmio está classificado para a semifinal do segundo turno, contra o Cruzeiro.
Os dois gols foram marcados com pés esquerdos. Douglas, no primeiro tempo, colocou o Grêmio em vantagem. Mas, após o intervalo, Giovani empatou para o Ypiranga.

O Maestro voltou
 Por dois jogos consecutivos, Douglas desfalcou o Grêmio. Gripado, o camisa 10 tricolor não atuou no empate com o Santa Cruz e na derrota para o Oriente Petrolero. Não foi à toa, portanto, o sorriso aberto pelo treinador quando anunciou, na última sexta-feira, que o 'Maestro' voltaria ao time contra o Ypiranga. A alegria de Renato Gaúcho se justificou aos 23 minutos. De fora da área, Douglas recebeu, mirou, e com o pé esquerdo programou a bola para atingir o ângulo reto formado, no alto, pelo poste direito e pelo travessão. Um golaço.
Apesar da boa atuação de Leandro, outro titular que voltou ao time, até o gol de Douglas o Grêmio não conseguia concluir com precisão. Borges chegou a errar um inacreditável lance sem goleiro, dentro da pequena área, servido por Leandro. Logo depois, o zagueiro Rodolfo repetiu o feito do colega, embora sem a mesma facilidade encontrada pelo centroavante.
Com a vitória parcial, o Grêmio estancou o ímpeto dos anfitriões, que não pouparam Victor de chutes à média distância. Mesmo pouco familiarizado com a posse de bola, o volante Adilson encarregou-se de responder, concluindo três vezes - uma para muito longe, outra passando perto, e a terceira no poste esquerdo.
Ainda no primeiro tempo, entretanto, Adilson acusou dores no tornozelo esquerdo e foi substituído pelo volante Fernando.


Empate emocionante
 No segundo tempo o Ypiranga não se mostrou resignado com a derrota por apenas 1 a 0. Em vez de somente preocupar-se em evitar mais gols do Grêmio, jogou de forma equilibrada, tanto na defesa como no ataque.
De qualquer lugar do campo os jogadores do Ypiranga arriscavam. Desde a etapa inicial. Estratégia que deu resultado aos 17. Giovani, em chute improvável, acertou um canhotaço entre Victor e o poste direito, empatando a partida: 1 a 1.
Na sequência, Renato Gaúcho recorreu ao banco de reservas, trocando Douglas e Leandro respectivamente por Carlos Alberto e Lins. E na saída do garoto Leandro, até então destaque tricolor na partida, o treinador do Grêmio ouviu vaias e alguns murmúrios de 'burro, burro'.
Nos minutos finais, Grêmio e Ypiranga se atiraram ao ataque. O jogo tornou-se emocionante. Borges, depois Sylvestre, acertaram conclusões no travessão em duas oportunidades consecutivas. Insuficientes, entretanto, para desfazer a igualdade no placar.


Vitória nos pênaltis
 Na decisão da Taça Piratini, contra o Caxias, o Grêmio conquistou o título do primeiro turno vencendo nos pênaltis, com índice de 100% no aproveitamento das cobranças - treinadas quase diariamente em Porto Alegre.
E Borges abriu as cobranças mantendo a média tricolor: 1 a 0 para o Grêmio. Cleiton empatou com a mesma precisão. Mas Lúcio foi parado por Luiz Carlos, que defendeu a segunda cobrança tricolor. Na sequência, Saulo manteve a igualdade em 1 a 1, acertando o poste esquerdo.
Rochemback recolocou o Grêmio à frente. E Frede empatou. Carlos Alberto fez o terceiro gol tricolor. E Victor defendeu o chute de Branco, deixando o Grêmio a um chute da semifinal.
Gabriel garantiu a vitória por 4 a 2 para o Grêmio nos pênaltis, com categoria, fazendo os tricolores vibrarem nas arquibancadas.


Próximo jogo 
Ainda sem dia definido, o Grêmio enfrenta na semifinal o Cruzeiro, fora de casa - o local também não foi confirmado, pode ser o Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre (com gramado sintético) ou o Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas.
YPIRANGA 1 (2) X (4) 1 GRÊMIO
Luiz Carlos; Gasparino, Glauco, Frede e Branco; Saulo, João Paulo, Cassiano (Sylvestre) e Giovani (Vitor Hugo); Cleiton e Tiago Pereira (Gilvan). Victor; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo e Neuton; Fábio Rochemback, Adilson (Fernando), Lúcio e Douglas (Carlos Alberto); Leandro (Lins) e Borges.
Técnico: Agenor Piccinin. Técnico: Renato Gaúcho.
Data: 17 de abril de 2011. Local: Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim. Árbitro: Leandro Vuaden, auxiliado por Paulo Ricardo Conceição e João Lúcio Júnior.
Gols: Douglas (Grêmio), aos 23m do primeiro tempo. Giovani (Ypiranga), aos 17m do segundo tempo.
Cartões amarelos: Frede, João Paulo, Glauco (Ypiranga); Gabriel, Fernando (Grêmio).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/gaucho-2011/17-04-2011/ypirangars-gremio.html

Nenhum comentário: