terça-feira, 3 de maio de 2016

Xodó de Pep, Douglas Costa encara Atlético: "Podem confiar em mim"



LIGA DOS CAMPEÕES 2015/16

SEMIFINAL


(OBS. DO BLOG:
PARA VER O VÍDEO CLIC
NO LINK DA FONTE
NO FINAL DA MATÉRIA
ABAIXO)


Brasileiro assume condição de principal aposta para furar o bloqueio defensivo do time de Simeone na decisão da semifinal, nesta terça-feira, em Munique, às 15h45




Por
Munique, Alemanha




Um precisa do outro, e o Bayern de Munique aposta neles para superar o Atlético de Madrid e garantir a vaga na decisão da Liga dos Campeões, em Milão, no dia 28 de maio. Guardiola e Douglas Costa, uma parceria que começou a ser formada há nove meses, quando o brasileiro chegou à Alemanha a pedido do treinador e deu um brilho diferente ao jogo do tricampeão da Bundesliga.
Dribles, velocidade e cruzamentos milimétricos que aumentaram a intensidade do jogo dos bávaros e resultaram em sete gols e 18 assistências na atual temporada. O atacante sabe que todos esperam que o seu futebol rápido e os dribles ajudem o time a superar a barreira humana dos homens de Simeone.

Douglas Costa Bayern de Munique (Foto: Claudia Garcia/GloboEsporte.com)Douglas Costa durante a entrevista em Munique (Foto: Claudia Garcia/GloboEsporte.com)


Em entrevista ao GloboEsporte.com, Douglas agradeceu a confiança de Pep e chamou para ele toda a responsabilidade, sem medo de carregar o peso - a TV Globo e o GloboEsporte.com transmitem o confronto ao vivo, às 15h45 (de Brasília), com pré-jogo e Tempo Real a partir de 14h30 no site.
- Eu acho que eles esperam de mim algo diferente, sim, até porque eu fui contratado para fazer isso, para fazer algo diferente, para tentar ajudar a equipe, como eu venho ajudando depois de vários jogos. Eles podem esperar de mim, podem confiar em mim e, sem sombra de dúvidas, vamos fazer um grande trabalho contra o Atlético de Madrid - disse Douglas Costa em entrevista exclusiva em Munique.

Para Guardiola, se o time está na semifinal, é muito graças ao seu xodó. Pep agora espera que o brasileiro o ajude a dar um passo adiante.
  • - Estamos onde estamos graças ao Douglas Costa. Na primeira parte do campeonato, ele foi fundamental. A quantidade de gols de Müller e Lewandowski foram, em parte, graças ao Douglas. Ele só tem de crescer mentalmente, fortalecer o lado psicológico e acreditar que é um jogador com uma potencialidade que não tem limite, o limite depende dele mesmo. Nós temos muita fé nele não só nesta partida, mas também no que falta da temporada. Mas estamos muito felizes pela contratação que fez o Bayern de Munique e pela temporada do Douglas - afirmou Guardiola na entrevista coletiva na véspera da partida.
Mas os elogios não ficam por aí. Quase toda semana, Douglas ganha um novo de seu treinador. Antes do jogo contra o Juventus, por exemplo, saiu outro que demonstra a importância do atacante para Guardiola: "Quem não tem jogador capaz de driblar e superar o homem a homem tem mais dificuldades para ganhar um jogo. No ano passado, nos faltava esse jogador. Este ano temos o Douglas".


Confira a entrevista completa com Douglas Costa:

A grandeza do Bayern de Munique não se contesta"
Douglas Costa


GLOBOESPORTE.COM: 
Pep diz que o time está na semifinal por causa de você. Esse tipo de elogio aumenta a pressão sobre você?

DOUGLAS COSTA:
 Eu sinto um responsabilidade maior por ter que ajudar a minha equipe, ainda mais vindo do Pep esse elogio. Mas eu sei que os meus companheiros são de extrema qualidade, e a grandeza do Bayern de Munique não se contesta. Então, eu acho que acabamos fazendo uma grande parceria: eu, o Bayern e os meus companheiros em geral.

Quais são as principais armas do time para não sofrer gols e derrotar o Atlético de Madrid aqui em Munique?
Primeiro, nós temos o apoio da torcida, podemos jogar em casa, a atmosfera é fantástica. Voltando ao estilo de jogo, temos de fazer o que vimos fazendo aqui em casa, pressionando os adversários e sufocar em cima. Vamos fazer o que o Pep pedir.

Douglas Costa com Vidal no treino do Bayern de Munique (Foto: Alexander Hassenstein/Bongarts/Getty Images)Douglas Costa com Vidal no último treino do Bayern: elogios ao companheiro chileno (Foto:Alexander Hassenstein/Bongarts/Getty Images)


Você é sempre um dos que procura mais bola, uma jogada nova, um cruzamento. O Pep é quem pede isso?
Não, acho que todo mundo tem o seu modo de se motivar, o meu aparece na parte técnica, aquele que consegue construir. Então, o Vidal, por exemplo, tem essa facilidade de conseguir desarmar e lançar bem. Ele trouxe muita coisa ao time, e eu sempre falo que, no meu humilde modo de pensar, ele é o coração do nosso time: faz o time rodar, crescer psicologicamente, é um grande jogador. O Xabi também tem muita experiência e nos ajuda bastante.

Como é que você vê as constantes rotações táticas promovidas pelo catalão?
A gente treina para isso. Às vezes não dá certo, mas não é nada que ele acorda e diz: "Vamos mudar o sistema tático". Ele conversa, tenta, a gente testa no campo, e às vezes muda. Eu não desaprovo não, porque o Pep sabe o que faz.

O Müller ficou fora no jogo de ida, e Guardiola foi muito criticado por essa decisão. Qual é a importância dele no time?
O Müller tem um poder de precisão que eu jamais vi em algum jogador, porque ele está dentro da área e consegue fazer gol de qualquer jeito, gol bonito, feio, acho que é dele. Eu não tenho como criticar nenhum companheiro, muito menos o Muller, que é campeão do mundo, fez tantos gols na Copa do Mundo. Mas não está em questão o que ele pode fazer pelo clube, ele já passou esse patamar.

Acredita na tríplice coroa?
Eu vivo esse sonho, acredito nesse sonho, e vamos lutar por isso.



VIDA EM MUNIQUE

Adaptação foi rápida em Munique?
Já estou aqui há oito meses e não tenho nada que me queixar. Estou aprendendo o alemão, tenho aulas três vezes por semana, não é mais difícil que o russo (língua falada em Donetsk, do Shakhtar, seu time anterior). Mas, considerando que eu fiquei cinco anos lá e aqui só oito meses, ainda falo pouco. Mas, com o tempo, eu vou conseguir falar alemão também.


Douglas Costa tira foto com fã em restaurante de Munique (Foto: Claudia Garcia/GloboEsporte.com)
Douglas Costa tira foto com fã em restaurante 
de Munique (Foto: Claudia Garcia/GloboEsporte.com)


Como é o seu dia a dia em Munique?
Eu faço quase todos os dias a mesma coisa, não tem espaço para querer ir na cidade. Eu fico em casa com os meus amigos, que é aqui perto do CT. A minha irmã vive comigo também. Eu vou na academia, faço as coisas de uma pessoa normal. Porém, não vou ao Centro. Quando tem uma folga, eu vou. Mas, em dias de treinamento, não.

Gosta da cidade?
Gosto bastante de Munique, é um pouco menos frio que na Ucrânia. Os meus companheiros são todos muito, muito gente boa, fizeram com que eu gostasse mais da cidade.
No terceiro jogo, eu dei uma lambreta contra o Leverkusen, e na imprensa saiu monte de coisa sobre isso. Mas ninguém chegou até mim e disse: 'Olha que não deve fazer isso, toma cuidado com isso'. Então, acho que está liberado" 
Douglas Costa

E a cultura do clube?
Não só o Bayern se encaixou na minha vida, mas eu também me encaixei no sistema de jogo do Bayern, do Pep no caso, que é jogar com dois extremos abertos. Isso facilitou bastante a minha adaptação ao estilo de jogo. Por isso é que os meus números são bons.

As firulas aqui são permitidas ou o Pep pediu para você abrandar?
No terceiro jogo, eu dei uma lambreta contra o Leverkusen, e na imprensa saiu monte de coisa sobre isso. Mas ninguém chegou até mim e disse: "Olha que não deve fazer isso, toma cuidado com isso". Então, acho que está liberado.


RELAÇÃO COM GUARDIOLA

Douglas Costa Guardiola Bayern de Munique (Foto: AFP)Douglas Costa ouve orientações de Guardiola: treinador único para o brasileiro (Foto: AFP)


Quais foram os conselhos do Pep na sua chegada?
Ele sempre preza e fala para mim que, a partir do momento que eu conseguir melhorar a minha mentalidade no estilo de jogo dele, vou dar um passo acima dos demais. Faz parte do raciocínio do jogo do Pep.

Qual é a diferença entre o Pep e o treinador brasileiro?
É algo totalmente diferente, ele chega perto de mim e pede que eu consiga exercer duas funções, às vezes até três dentro do esquema dele, coisas que outros treinadores demoram um pouco mais a enxergar. Mas, como eu falei, o Pep é único, é um treinador extraordinário, é um em um milhão. Não tem como comparar qualquer treinador com o Pep.

Entristece a saída dele?
Não me entristece, porque eu aprendi bastante, apesar de ter sido em pouco tempo. Ele vai ter de seguir a vida dele, eu vou seguir a minha aqui, vai chegar outro treinador. Faz parte, é um novo desafio.

Você pensa em segui-lo para o City no futuro?
Eu sou do Bayern de Munique, tenho mais quatro anos de contrato, acho que seria muito difícil.


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2016/05/xodo-de-pep-douglas-costa-encara-atletico-podem-confiar-em-mim.html

Nenhum comentário: