Time goiano espera mostrar força contra o Coelho, que assumirá liderança
da Série B em caso de vitória no Serra Dourada. Partida começa às 21h
Ernando e Alessandro são apostas de Goiás e
América-MG (Foto: Arte / Globoesporte.com)
As boas lembranças do primeiro semestre deixam o Goiás confiante para a
partida desta sexta-feira. A equipe recebe o América-MG, às 21h, em
jogo válido pela décima rodada da Série B. Na Copa do Brasil, os goianos
eliminaram o Coelho na segunda fase após empate em Minas Gerais e
vitória por 4 a 3 no Serra Dourada, mesmo local do embate desta noite.
Mas o cenário atual é bem diferente. Enquanto o time esmeraldino faz
campanha modesta e ocupa a nona colocação com 13 pontos, o América-MG
briga no G-4 desde o início do Brasileirão.América-MG (Foto: Arte / Globoesporte.com)
Enderson Moreira remete ao passado recente e faz três mudanças que deixam o Goiás parecido justamente com a equipe campeã goiana e que foi longe na Copa do Brasil. Apesar do início irregular na Série B, o clima em Goiânia é de confronto direto pelo acesso. Triunfar diante do poderoso adversário seria uma demonstração de força e daria confiança para as rodadas seguintes.
O Coelho quer vencer para retomar a liderança perdida na abertura da rodada após a vitória do Criciúma diante do Boa Esporte. O time mineiro, que ocupa a segunda posição, com 22 pontos, tem bom retrospecto fora de casa. Foram cinco jogos longe do torcedor, com três vitórias, um empate e uma derrota.
A partida contra o Goiás, no entanto, representa um desafio: o campo do Serra Dourada. Durante a semana, vários atletas declararam que precisam jogar com inteligência e valorizar a posse da bola. Caso contrário, o Coelho poderá sentir o cansaço, devido às dimensões do gramado, e ser derrotado por um dos times considerados favoritos para retornar a elite do futebol nacional. Os jogadores do América-MG garantem que não existe qualquer clima de rivalidade com Goiás pela eliminação na Copa do Brasil.
A arbitragem no Serra Dourada será de Anderson Daronco (RS). Ele será auxiliado por José Chaves Franco Filho (RS) e César Augusto de Oliveira Vaz (TO). O SporTV transmite o duelo para todo Brasil, menos para Goiás, que poderá assistir ao jogo no Canal PFC, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, e com vídeos, a partir das 20h30m.
Goiás: Recuperado de lesão muscular, o experiente goleiro Harlei, de 40 anos, retorna naturalmente na vaga de Edson. As outras duas mudanças também são no sistema defensivo, que é um dos piores da Série B, com 17 gols sofridos. Ernando substitui Lacerda. O volante Thiago Mendes ganha a vaga de Renan Oliveira e reforça a marcação no meio-campo. O time fica parecido com o que atuava no primeiro semestre e vai a campo com a seguinte formação: Harlei; Vítor, Ernando, Valmir Lucas e Egídio; Amaral, Thiago Mendes, Ramon e Ricardo Goulart; Felipe Amorim e Iarley.
América-MG: Givanildo Oliveira poderá contar com quase todos os jogadores da equipe titular, exceto Rodriguinho, machucado. O Coelho jogará com Neneca; Boiadeiro, Gabriel, Everton Luiz e Bryan; Dudu, Leandro Ferreira, Gilberto e Thiaguinho; Alessandro e Fábio Júnior.
Goiás: O técnico Enderson Moreira tem todos os jogadores à disposição.
América-MG: O meia Rodriguinho, um dos destaques no meio-campo criativo do América-MG, está contundido e nem viajou com a delegação americana. Com um edema no músculo posterior da coxa direita, será poupado. Assim, Thiaguinho, o “coringa” do time, entrará no meio-campo.
América-MG: Gabriel e Giberto.
Goiás: O zagueiro Ernando, de 24 anos, volta a ser titular após ter ficado no banco diante do Bragantino. Será a primeira partida sem o parceiro Rafael Toloi, que se transferiu para o São Paulo. Com mais de 300 jogos pelo clube, Ernando agora é o principal responsável por tentar melhorar a defesa esmeraldina.
América-MG: O atacante Alessandro foi um dos destaques do América-MG no Campeonato Mineiro, mas, na Série B, ficou na reserva até a saída do atacante Bruno Meneghel para o futebol chinês. Ao reassumir a titularidade, marcou um gol na vitória por 3 a 2 sobre o Atlético-PR.
Enderson Moreira, técnico do Goiás: “Será um jogo muito difícil. O América-MG só não está na liderança porque tem um jogo a menos. Mas nós sabemos de nosso potencial. Ainda não conseguimos ter regularidade no Campeonato Brasileiro, mas temos tudo para fazer um grande jogo e sair com a vitória”.
Thiaguinho, meia do América-MG: "Não podemos perder a bola facilmente, porque o campo é muito grande. E, se começarmos a errar passe, será muito complicado correr no Serra Dourada. O Goiás é uma equipe que joga junta há bastante tempo, a gente não pode dar espaço".
* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Este será apenas o terceiro jogo na história entre Goiás e América-MG na Série B do Campeonato Brasileiro. Em 1980, as duas equipes empataram por 1 a 1. Em 1999 o placar foi 0 a 0.
* No retrospecto geral, as duas equipes já se enfrentaram dez vezes, com ampla superioridade do Goiás, que venceu seis jogos. Houve ainda três empates e apenas uma vitória do América-MG. Os goianos fizeram 15 gols e sofreram seis.
* O aproveitamento do América-MG como visitante é excelente. Em cinco jogos na Série B, o Coelho conquistou três vitórias, um empate e uma derrota – aproveitamento de 66%.
* O Goiás ainda não recebeu nenhum cartão vermelho em 2012.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2012/07/goias-tem-prova-de-fogo-contra-america-mg-que-tenta-voltar-ponta.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário