quarta-feira, 13 de junho de 2012

Duelo regional mais antigo do estado faz aniversário no próximo dia 22, comemorado com jogo mais importante entre os rivais alvinegros até hoje

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP

Quando o ainda técnico Urbano Caldeira comandou o time do Santos no primeiro clássico da história contra o Corinthians, na vitória por 6 a 3, no estádio Palestra Itália, ele jamais poderia sequer sonhar que quase 99 anos depois seu nome estamparia a fachada da Vila Belmiro, palco que receberá o "confronto do século" e mais importante entre os Alvinegros. No mês de aniversário do duelo quase centenário e mais antigo do estado de São Paulo, comemorado no próximo dia 22 de junho, Peixe e Timão começam a decidir as semifinais da Taça Libertadores da América, nesta quarta-feira, às 21h50m, no primeiro embate dos rivais dentro da competição continental.

Nos 20 dias de muita espera e ansiedade desde a definição do confronto, Santos e Corinthians deixaram claro o foco no clássico e deixaram o Brasileirão de lado, a ponto de o Peixe ocupar a 16ª posição, com três pontos, e o Timão ser o lanterna do campeonato, com um ponto. Apesar da expectativa pelo jogo, o tempo foi usado nos dois lados para aprimorar os treinamentos e, principalmente, recuperar atletas lesionados.

Arouca, Borges e Ganso, principal dúvida após uma artroscopia no joelho direito e grande atração do duelo, voltaram a treinar normalmente e estão à disposição de Muricy Ramalho. Já Tite teve as voltas de Jorge Henrique e Paulinho, nome mais badalado no forte conjunto do Timão e principal válvula de escape do ataque corintiano.

Com a responsabilidade de abrir vantagem por atuar em casa, o Peixe conta com Neymar, de volta da Seleção após a sequência de quatro amistosos nos Estados Unidos, para balançar as redes do Timão. Na Vila, aliás, o time de Muricy está invicto em 11 partidas. Apesar disso, o ataque santista enfrentará uma verdadeira muralha defensiva corintiana, com apenas dois gols sofridos em dez jogos na Libertadores, números que rendem o posto de zaga menos vazada da competição continental.
Os responsáveis por mediar o clássico mais importante da história entre Santos e Corinthians serão o árbitro Marcelo de Lima Henrique (RJ), acompanhado dos assistentes Dilbert Pedrosa (SC) e Roberto Braatz (PR). A TV Globo transmite o jogo para todo o Brasil, exceto RS. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances a partir das 21h, com fotos, vídeos, Tempo Real da partida e programa especial flashes ao vivo direto da Vila Belmiro mostrando o ambiente do primeiro clássico das semifinais da Taça Libertadores.

Tite e Muricy, Corinthians x Santos (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)Tite e Muricy, comandantes de Corinthians e Santos (Montagem: Editoria de arte / Globoesporte.com)


header as escalações 2
Santos: a grande dúvida no Peixe é a entrada de Ganso no time titular ou apenas como opção para a segunda etapa. Liberado clinicamente, o camisa 10 treinou normalmente dois dias com os titulares e aguarda decisão de Muricy para ser a principal novidade pelo lado do Santos. 

Além do "maestro", o treinador poderá contar com a volta de Arouca e Borges, recuperados de lesões musculares. O centroavante fica no banco, substituído por Alan Kardec, enquanto o volante vai para o jogo. Desta forma, o provável Santos terá: Rafael; Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca, Elano e Ganso (Borges); Alan Kardec e Neymar.

Corinthians: o técnico Tite bem que tentou fazer mistério, mas acabou confirmando a escalação do Timão para a partida. O treinador não fará mudanças em relação ao time que eliminou o Vasco nas quartas de final e manterá o esquema sem centroavante. O volante Paulinho fez tratamento no início da semana para combater dores nas coxas está recuperado e em condições normais de atuar. A formação é a seguinte: Cássio, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Emerson.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Santos: Fucile (lesão na articulação do pé esquerdo)
Corinthians: Edenílson (fratura no pé esquerdo)

header fique de olho 2
Santos:
mais eficiente do que todos os atacantes do Timão juntos, com 21 gols em 2012, Neymar, 27 bolas na rede e artilheiro do Santos na temporada, é a maior esperança do Peixe. O craque é o principal astro do confronto e tem quase todos os holofotes apontados para si. Seu amigo inseparável, Ganso, é a outra atração da partida. A expectativa em torno do meia é saber como ele reagirá após se recuperar rapidamente de uma artroscopia no joelho direito, caso entre em campo.
Corinthians: com o ataque em baixa, Paulinho foi decisivo para colocar o Corinthians entre os quatro melhores da América. Agora, nas semifinais, o volante volta a ter papel de destaque no esquema tático de Tite. Além de ajudar a parar o craque Neymar na defesa, será fundamental nas chegadas de surpresa ao setor ofensivo, como aconteceu no gol marcado na classificação diante do Vasco.
header o que eles disseram

Edu Dracena, zagueiro do Santos: “O mais importante é ganhar o jogo e não tomar gols, porque a Libertadores já provou a importância disso. No ano passado, usamos isso ao nosso favor. Os dois times chegaram por méritos e não alcançar a final não é o fim do mundo”.
Tite, técnico do Corinthians: “É o confronto do último campeão brasileiro com o último campeão da Libertadores. Serão dois grandes jogos de duas grandes equipes. O Corinthians é muito forte como equipe. É nisso que podemos vencer”.
header números e curiosidades

* Quer saber quem leva vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Santos e Corinthians se enfrentam pela primeira vez na Taça Libertadores da América e disputam uma vaga na final da competição. O vencedor será o representante brasileiro na decisão. Nos últimos 20 anos, apenas em três oportunidades a Libertadores não teve uma equipe brasileira em sua final: River Plate e América de Cali, em 1996; Boca Juniors e Cruz Azul, em 2001, e Once Caldas e Boca Juniors, em 2004. Neste ano, pela oitava vez consecutiva, a competição continental terá um time brasileiro na final
* O Corinthians é a única equipe que permanece invicta nesta Libertadores 2012. Em dez jogos, o Timão venceu duas vezes o Nacional (2x0 em São Paulo e 3x1 no Paraguai), Cruz Azul (1x0), Deportivo Táchira (6x0), Emelec (3x0) e Vasco (1x0), em São Paulo. Além disso, empatou com o Deportivo Táchira, na Venezuela (1x1), Cruz Azul, no México (0x0), Emelec, no Equador (0x0), e Vasco, no Rio (0x0).
* A decisão do Brasileiro de 2002 foi o confronto mais importante da história dos jogos entre Santos e Corinthians. Na oportunidade, o Peixe conquistou seu primeiro título da competição no formato criado a partir de 1971, derrotando duas vezes o rival no Morumbi. No dia 8 de dezembro, o Peixe venceu por 2 a 0, com gols de Alberto e Renato, e no dia 15 de dezembro novamente ganhou por 3 a 2, com gols de Robinho, Elano e Léo, para o Peixe, além de Deivid e Ânderson para o Timão. Esta foi a última decisão do Campeonato Brasileiro antes da “era dos pontos corridos”.

* O Santos fará seu jogo de número 12 na Vila Belmiro este ano. Em 2012, o Peixe tem ótimo aproveitamento na Vila, com nove vitórias e dois empates, 30 gols marcados e apenas dois sofridos. A última derrota no estádio foi no dia 16 de outubro de 2011, por 1 a 0 para o Grêmio. Atualmente, a invencibilidade dura 14 partidas. Das 40 vezes atuando no local em Libertadores, o Alvinegro venceu 32, empatou cinco vezes e perdeu outras três.

* A defesa é o ponto forte do Corinthians este ano. Em toda a temporada de 2012, o Timão sofreu apenas 24 gols em 36 jogos e só em quatro oportunidades foi vazado mais de uma vez na mesma partida. Além disso, o time do Parque São Jorge não sofreu gols em 18 jogos neste ano. Com dois gols sofridos em dez partidas, a equipe de Tite tem a melhor defesa da Libertadores.
header último confronto v2
No único embate entre os Alvinegros nesta temporada, o Santos levou a melhor, justamente na Vila Belmiro. No dia 4 de março, pelo Campeonato Paulista, Ibson, hoje jogador do Flamengo, fez o gol da vitória do Peixe por a 1 a 0 sobre o Corinthians. Curiosamente, Paulo Henrique Ganso, possível personagem do clássico desta quarta, foi o autor da assistência da única bola na rede da partida.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2012/06/perto-dos-99-anos-classico-santos-e-corinthians-tem-confronto-do-seculo.html

Nenhum comentário: