segunda-feira, 7 de maio de 2012

Coelho empata no último minuto com o Atlético-MG e deixa final em aberto

André abre placar, mas Bruno Meneghel deixa tudo igual aos 48 do 2º tempo, impedido, após cobrança de escanteio marcado equivocadamente


A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
 
Tudo igual no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro. Com um gol irregular de Bruno Meneghel no último minuto dos acréscimos do segundo tempo, o América-MG conseguiu o empate com o Atlético-MG em 1 a 1, neste domingo à tarde, no estádio Independência. Como tem a melhor campanha no estadual, o Galo joga por nova igualdade no próximo domingo, às 16h (de Brasília), de novo no Independência, para ser campeão de forma invicta. Já o Coelho precisa vencer para conquistar o título no ano de seu centenário.

O gol do América-MG foi irregular, o que gerou muita reclamação dos alvinegros depois do apito final. Primeiro, o árbitro marcou escanteio inexistente - a bola bateu somente na trave antes de sair, sem tocar em Serginho. Após a cobrança, Bruno Meneghel completou para a rede em posição de impedimento na pequena área, à frente do goleiro.

O atacante alvinegro André foi quem abriu o placar, também após cobrança de escanteio, chegando à vice-artilharia, com dez gols, um atrás do cruzeirense Wellington Paulista. Mas não poderá alcançar o rival, pois está suspenso do jogo final, por ter tomado o terceiro cartão amarelo.

Sem mais nada a disputar, os dois times terão toda a semana para se prepararem para o duelo decisivo.

Galo mudado e Coelho completo
O Atlético-MG entrou com um esquema diferente do que vinha adotando nas últimas partidas. Cuca escalou a equipe no 3-5-2, com Réver, Lima e Rafael Marques compondo o sistema defensivo. Outra novidade foi o retorno de Guilherme, recuperado de lesão, ao ataque.
É bem verdade que as alterações promovidas por Cuca também tiveram relação com os problemas médicos de alguns jogadores. Os volantes Leandro Donizete e Fillipe Soutto, por exemplo, estavam fora, assim como Neto Berola, titular na última quinta, mas que precisou parar por ter uma fratura por estresse na bacia.
Mas, em campo, as mudanças pareceram não atrapalhar o Alvinegro, que partiu com muita vontade para o ataque, tentando, talvez, dar uma resposta para o torcedor após a decepção da última quinta-feira, quando foi eliminado pelo Goiás da Copa do Brasil.

Atlético-mg x América-mg (Foto: Pedro Vilela / Futura Press)Serginho e Moisés mostram qual foi a tônica do jogo: muita disputa (Foto: Pedro Vilela / Futura Press)

Por sua vez, o Coelho entrou completo e com o mesmo esquema de jogo que deu certo nas semifinais contra o Cruzeiro. Com muito toque de bola entre seus homens de frente, o time só sentiu falta de mais presença ofensiva de Rodriguinho, que não repetia as boas atuações das semifinais.
Equilíbrio no futebol e nos cartões 
A primeira grande chance do jogo veio de um dos zagueiros do Galo, que apareceu com centroavante na área. Em triangulação com Guilherme, Réver soltou uma bomba para importante defesa de Neneca. Mas Giovanni também foi exigido num rápido contragolpe. Rodriguinho deu bom passe para Moisés na direita, e o volante chutou forte, de fora da área, para intervenção do camisa 1 do Galo.
Se no futebol o Galo tinha mais volume de jogo, no quesito disciplina os times se igualavam. O árbitro alagoano Francisco Carlos do Nascimento se mostrou enérgico e tomou as rédeas do jogo logo no início. Só nos primeiros 45 minutos foram três amarelos para cada lado, e um desfalque certo para cada treinador na finalíssima da semana que vem. Givanildo perdeu o volante Dudu, enquanto Cuca não poderá contar com seu artilheiro André, ambos suspensos pelo terceiro cartão.
Coelho arranca empate no último minuto
Na etapa final, os dois times voltaram num ritmo parecido com o do primeiro. O Galo tentava chegar com mais velocidade, enquanto o Coelho segurava o jogo no toque de bola. Bem marcado e pouco inspirado, Rodriguinho não funcionava como o motor do meio-campo das partidas anteriores.

Com o equilíbrio, Cuca resolveu mexer na equipe, tirando Marcos Rocha e Bernard para as entradas de Carlos César e Mancini. Mas os dois entraram mal, fazendo partida apenas burocrática, enquanto Guilherme, atuando mais como um meia do que como um atacante, tentava passes em profundidade, quase sempre com perigo.
Sem poder ofensivo, Givanildo sacou Alessandro para a entrada de Bruno Meneghel. Mas o substituto pouco mudou o panorama da partida para o América-MG também.
Com muita disputa no meio, os times tentavam cruzamentos para a área, mas Neneca e Giovanni trabalhavam bem posicionados e tranquilos. Mas foi numa cobrança de escanteio, em jogada ensaiada na Cidade do Galo, que o zero saiu do placar. Réver desviou na primeira trave, e o atacante André só teve o trabalho de concluir sem marcação para as redes.
E quando parecia que a vitória do Galo estava garantida, a estrela de Givanildo brilhou. Bruno Meneghel deixou o Coelho vivo na decisão.
Aos 48 minutos, o último dos acréscimos, Pará bateu escanteio fechado, e a bola tocou na trave e saiu, parecendo resvalar em Serginho. Equivocadamente, a arbitragem marcou nova cobrança. A defesa atleticana reclamou, mas de nada adiantou. Após bate-rebate dentro da área, Fábio Júnior chutou cruzado. Bruno Meneghel se deslocou de posição de impedimento para trás na pequena área, à frente do goleiro, e concluiu para a rede.
Os alvinegros reclamaram muito da irregularidade, principalmente o técnico Cuca. Mas, no fim, só restaram a lamentação do Galo e a comemoração do Coelho.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/jogo/mineiro-2012/06-05-2012/america-mg-atletico-mg.html

Nenhum comentário: