quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Unidos pelos desafios

Presidentes e diretores de marketing dos clubes cariocas se reúnem em seminário
Marcelo Guimarães, Marcus Duarte, Idel Halfen, Marcos Blanco, Roberto Pinto e Ricardo Mathias (Crédito foto da home: Davi Pereira / JornalF7.com. Foto acima: BFR)Marcelo Guimarães, Marcus Duarte, Idel Halfen, Marcos Blanco, Roberto Pinto e Ricardo Mathias (Crédito foto da home: Davi Pereira / JornalF7.com. Foto acima: BFR)

Se o Campeonato Brasileiro terminasse hoje, Botafogo, Vasco, Flamengo e Fluminense estariam classificados para a Copa Libertadores de 2012. Um cenário inimaginável pouco tempo atrás e que os resultados mostram não ser uma simples coincidência. Em processo de reformulação no modelo de gestão dos clubes, os presidentes e diretores de marketing do Botafogo, Vasco, Fluminense e Flamengo participaram nesta terça-feira do seminário esportivo "Gestão e Marketing Esportivo no Futebol Carioca", promovido pela Trevisan Escola de Negócios.

Na parte da manhã, o presidente Mauricio Assumpção esteve ao lado da presidente do Flamengo, Patricia Amorim, do presidente do Vasco, Roberto Dinamite, e do Diretor Executivo do Fluminense, Jackson Vasconcellos. À tarde, o Diretor de Marketing do Botafogo, Marcelo Guimarães, discutiu os desafios que unem os clubes do Rio com o vice-presidente de marketing do Fluminense, Idel Halfen, o Diretor de Marketing do Flamengo, Marcus Duarte, e o do Vasco, Marcos Blanco.

Copa das Confederações, Copa do Mundo de 2014, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016. O Botafogo, através do Estádio Olímpico João Havelange, estará presente diretamente em uns e como força de apoio em outros, mas mostra a sua importância internacional nesse ciclo virtuoso. Como gerenciar e explorar o estádio, o seu principal ativo comercial, foi apenas um dos  tópicos abordados pelo presidente Mauricio Assumpção na sua palestra.

Ter o know-how para explorar o Stadium Rio da maneira que faz hoje, porém, demandou muito esforço e jogo de cintura de Assumpção no início do mandato, como ele contou. Foi quando implementou uma filosofia de trabalho de vanguarda, dando destaque à qualificação profissional dos executivos que tocariam o dia a dia do clube. Com isso, o clube se qualificou em todos os departamentos.

"Ou um cirurgião-dentista ia para a sala de aula entender essa linguagem ou seria atropelado. Foi o que fiz", afirmou Assumpção, referindo-se ao MBA   em Gestão e Marketing Esportivo que cursou na Trevisan Escola Negócios e que aplica na sua gestão.

Marcelo Guimarães, por sua vez, abordou a rentabilização e o posicionamento da marca Botafogo. Além disso, destacou as ações pré-jogo realizadas no Estádio Olímpico João Havelange e o esforço incansável do marketing em entreter o torcedor, seja com música ao vivo, sorteios, cinema no telão, eventos, desfile de escola de samba, entre outros. Destacou também o conjunto de ações de marketing Seté é Fogo, que consiste em 7 ativações em todo dia 7 de cada mês, e a Tem que ter Paixão, campanha de marca do clube em atividade.

"Estou muito feliz com esse momento do marketing esportivo carioca. Todos os clubes têm se qualificado bastante. E nós, do Botafogo, temos nos esforçado nesse sentido. Fiquei muito feliz de participar desse debate entre os diretores de marketing, o primeiro deles, um encontro histórico", afirmou Marcelo Guimarães.

Júlio Gracco


FONTE:
http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/presidentes+e+diretores+de+marketing+dos+clubes+cariocas+se+reunem+em+seminario.asp

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