segunda-feira, 4 de julho de 2011

Felipe Menezes quer jogar pelo meio para evitar nova decepção na carreira

No Benfica, meia foi improvisado pelos lados e acabou sem espaço. Jogador sabe que disputa com Elkeson será complicada, mas confia em Caio Júnior

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro

Felipe Menezes deixou o Goiás em 2009 com o objetivo da maioria dos jogadores de futebol: se destacar na Europa. O meia aterrissou em Lisboa para vestir a “camisola encarnada” do Benfica com o sonho de iniciar ali uma carreira de destaque no Velho Continente. Mas as duas temporadas em Portugal ficaram bem aquém do que ele esperava. Ao todo, fez apenas 12 partidas no campeonato nacional. E, apesar de ter talento reconhecido por quem acompanhava o dia a dia do clube, não conseguiu se firmar.
felipe menezes botafogo (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Há pouco tempo no Rio, Felipe só conhece a praia de longe (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

O jogador encontra dois motivos para isso. Primeiro, a disputa direta com o argentino Pablo Aimar, craque da equipe encarnada. Depois, o fato de ter sido escalado fora de posição na maioria dos jogos. Assim como o Botafogo de Caio Júnior, o Benfica joga com uma linha de três armadores e um atacante. Acostumado a atuar no meio, Felipe não se encontrou ao ser colocado como ala. Por isso, para evitar nova decepção, o jogador prefere ser escalado no Glorioso em sua posição original.

- No primeiro ano no Benfica, joguei bem mais. O segundo foi mais complicado. O primeiro foi proveitoso porque estava me adaptando e conhecendo muitas coisas. Mas na segunda temporada, eu fui escalado mais aberto e não consegui demonstrar todo meu futebol. E, claro, tinha a disputa com o Aimar, o que tenho que reconhecer que era muito difícil. Eventualmente, não vejo problema de atuar pelos lados. Mas se isso acontecer toda a hora, pode me prejudicar um pouco – disse o jogador.
Caio Júnior ainda não deu pistas de como pretende utilizar Felipe. Caso o coloque na posição original, teria que tirar Elkeson, um dos destaques da equipe atualmente. Felipe, entretanto, vê diferenças entre ambos.
- A função é diferente. O Elkeson é mais vertical, usa muito a velocidade. Eu sou mais de distribuir o jogo, mais armador. O Caio vai saber como dar um jeito. Ele me conhece bem, sabe como eu gosto de jogar.

As outras opções para escalar Felipe seriam tirando Everton ou Maicosuel. Na primeira hipótese, Elkeson jogaria pela esquerda. Na segunda, o camisa nove iria para a direita. Com Felipe pelo lado, o mais provável é que o Mago seja escalado pelo lado esquerdo e Elkeson continue centralizado (veja as opções no infográfico acima).

Felipe Menezes ou David Luiz?
O time está bem certinho. Todos estão se dedicando muito, por isso que as coisas estão acontecendo. Dá uma tranquilidade ver que a escolha foi certa, que estou em uma equipe que tem condições de brigar por títulos"
Felipe Menezes

Pelo Benfica, Felipe Menezes passou pelo momento de maior constrangimento de sua vida futebolística. Por um erro de logística, o meia entrou com a camisa do zagueiro David Luiz em campo sem perceber. O juiz lhe deu amarelo e o mandou sair do gramado. Atônito, Felipe saiu sem saber o que estava acontecendo (assista ao vídeo aqui).
- O roupeiro colocou a camisa errada, e eu nem olhei. Não entendia nada do que estava acontecendo. O Javi Garcia que veio me explicar depois. Agora, não entro mais em campo sem conferir se estou com a camisa certa (risos).

Confiança no Bota
Apesar de não ter jogado tanto no Benfica, Felipe não se arrepende da escolha que fez. O jogador elogia bastante a estrutura da equipe portuguesa e diz que a vontade de jogar mais o fez pedir para ser emprestado ao Botafogo. E o meia cada vez mais tem a certeza de que tomou a decisão certa. Nos primeiros dias em General Severiano, gostou do que viu e da maneira como foi recebido.
- O ambiente daqui é muito bom. Fui muito bem acolhido. O clima é muito gostoso e você vê que as pessoas estão felizes de trabalharem no Botafogo.

Mas não é só o ambiente que deixa Felipe confiante. Os bons resultados da equipe e a maneira como o time tem se comportado em campo lhe dão a garantia de que o time pode brigar pelos primeiros lugares do Brasileirão.
alexandre oliveira felipe menezes botafogo treino (Foto: Satiro Sodré / AGIF)Felipe Menezes treina com Alexandre
Oliveira em General (Foto: Satiro Sodré / AGIF)

- O time está bem certinho. Todos estão se dedicando muito, por isso que as coisas estão acontecendo. Dá uma tranquilidade ver que a escolha foi certa, que estou em uma equipe que tem condições de brigar por títulos.

Dos cinco reforços que chegaram, Felipe deve ser o último a entrar em campo. Isso porque ainda precisa entrar em forma e ganhar condicionamento físico.

- Felipe vem de 45, 50 dias parado. É um atleta que tem uma dificuldade maior na parte física. Até porque tem uma questão a mais que é o peso. Isso é o primeiro passo agora. Já perdeu um quilo e meio, mas precisa perder mais um. Não temos uma previsão para a estreia dele porque vai depender disso – explica o preparador físico Sollivan Dalla Valle.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/07/felipe-menezes-quer-jogar-pelo-meio-para-evitar-nova-decepcao-na-carreira.html 

Nenhum comentário: