terça-feira, 2 de agosto de 2016

Thaísa não treina, mas Zé Roberto crê em presença na estreia da Olimpíada




OLIMPÍADAS RIO 201


Com contratura na panturrilha esquerda, central ficou fora do trabalho desta terça à noite, no Maracanãzinho. Treinador confia que ela jogará contra Camarões no sábado




Por
Rio de Janeiro



José Roberto Guimaraões Brasil vôlei (Foto: João Gabriel Rodrigues)José Roberto Guimarães no treino da seleção nesta terça-feira (Foto: João Gabriel Rodrigues)


A seleção brasileira de vôlei feminino teve uma baixa importante no treino desta terça-feira à noite, no Maracanãzinho. A central Thaísa não participou da primeira atividade da equipe após a chegada no Rio de Janeiro em virtude de uma contratura muscular na panturrilha esquerda. Apesar disso, a jogadora provavelmente estará na estreia contra Camarões, sábado, às 15h (de Brasília).

Rival do Brasil na estreia, técnico de Camarões admite: "É impossível vencer"

– Não acredito que ela fique fora da estreia. Pode ser que sim, mas não acredito que fique por causa disso. Acredito que, a partir de amanhã (quarta), ela treine mais um pouco e em dois dias volte ao normal. Nós é que, por precaução, estamos segurando um pouco. Doutor me falou para ficar tranquilo. Mas eu, como sempre fico meio ressabiado com essas coisas, prefiro evitar (risos) – disse o técnico José Roberto Guimarães.

Thaísa chegou a participar do aquecimento na quadra com o restante da equipe. Assim que o treinador reuniu o grupo para iniciar a atividade, a central deixou a quadra na companhia de integrantes da comissão técnica para dar continuidade ao tratamento. O trabalho da equipe durou pouco mais de uma hora.




– A Thaísa sentiu, no sábado, no treinamento, um leve desconforto na panturrilha. Nada muito grave. Uma contraturazinha leve. Para não agravar, para não ter problema, preferimos tirá-la. Hoje, ela já bateu bola, aqueceu. Eu não queria nem que ela aquecesse. Eu disse: “Fica quietinha”. Mas ela disse que podia. Eu disse que ela podia fazer dez minutos e sair. Amanhã, faz mais um pouco. Mas nada que me preocupe. Foi o que o doutor (Julio Nardelli) me colocou – ressaltou o técnico.
Com a proximidade do início da Olimpíada, Zé Roberto quer ter todo cuidado possível com o condicionamento físico das jogadoras. Ele entende que um problema nesta fase da preparação pode atrapalhar os planos na busca pelo tricampeonato olímpico.

A seleção brasileira de vôlei feminino volta a treinar na quarta-feira à tarde, em um colégio, na Barra da Tijuca. A equipe está no Grupo A da Olimpíada. Além de Camarões, completam a chave Japão, Coreia do Sul, Rússia e Argentina.


FONTE:

Daiane dos Santos e Lais Souza visitam treino das meninas do Brasil



OLIMPÍADAS RIO 2016


Ex-ginastas acompanham preparação de Flavinha, Jade, Rebeca, Dani e Lorrane e também se preparam para comentar a Olimpíada: "É parecido"




Por
Rio de Janeiro



Daiane dos Santos e Lais Souza (Foto: Marcos Guerra)Daiane dos Santos e Lais Souza foram ao treino da ginástica (Foto: Marcos Guerra)


Duas convidadas especiais deram um incentivo extra às meninas do Brasil no treino da ginástica artística, na noite desta terça-feira. As ex-ginastas Daiane dos Santos e Lais Souza acompanharam a atividade de Flávia Saraiva, Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Daniele Hypolito e Lorrane dos Santos , que se preparam para a classificatória da Olimpíada do Rio de Janeiro, no domingo, às 14h30. Daiane e Lais também estarão na Arena Olímpica, mas em outra função: comentando os Jogos.

- É difícil estar fora da equipe, é minha primeira vez fora da Olimpíada, mas é bom ver o crescimento da ginástica. Minha preparação para ser comentarista é muito parecida. Estou bem ansiosa, porque podemos interferir em como as pessoas entendem a ginástica - contou Daiane.
Daiane e Lais estiveram juntas em duas Olimpíadas, em Atenas 2004 e Pequim 2008. A campeã mundial do solo ainda disputou os Jogos de 2012. No Rio, Daiane será a comentarista do Time de Ouro da TV Globo, e Lais é convidada especial da cobertura do SporTV. Elas estão otimistas com o desempenho das ex-companheiras de equipe Jade e Dani e das estreantes Flavinha, Rebeca e Lorrane.


+ Confira aqui todos os Especiais Olímpicos do GloboEsporte.com!
+ Tudo sobre a Olimpíada em Tempo Real
+ Confira a agenda completa da Rio 2016


- Elas estão em um bom caminho. Tem meninas novas e a Jade e Dani para guiar - disse Lais.
Antes de competir no domingo, as meninas do Brasil se apresentam no treino de pódio desta quinta-feira, às 14h30, na Arena Olímpica. Nesta terça, elas fizeram apenas trabalhos leves.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/ginastica-artistica/noticia/2016/08/daiane-dos-santos-e-lais-souza-visitam-treino-das-meninas-do-brasil.html

Walsh vê dupla com Ross como favorita e espera brasileiras na fina



OLIMPÍADAS RIO 2016



Americana coloca Ágatha e Bárbara como as suas principais adversárias e comemora o fato do torneio de vôlei de praia ser disputado em Copacabana: "Lugar especial"




Por
Rio de Janeiro



Atual tricampeã olímpica no vôlei de praia, Kerri Walsh chega aos Jogos do Rio de Janeiro com 37 anos, mas confiante de que entrará forte na conquista pelo quarto ouro nos Jogos. Em entrevista ao programa "SporTV News", a americana mostrou respeito às adversárias, mas se colocou como favorita ao título. Walsh fez questão de destacar a preparação feita ao lado da sua parceira April Ross (assista ao vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo).

- Para mim, eu sou favorita. Mas nos respeitamos os brasileiros e todos os nossos adversários, que também estarão brigando pelo ouro nas próximas duas semanas. Estamos bem preparadas e espero poder fazer o melhor.

Kerri Walsh, jogadora de vôlei de praia (Foto: Reprodução SporTV)
Kerri Walsh mostra confiança na dupla com 
Aprill Ross nos Jogos do Rio de Janeiro 
(Foto: Reprodução SporTV)

Walsh cita as brasileiras Ágatha e Bárbara como as suas principais adversárias e espera enfrentá-las na decisão dos Jogos. A americana elogiou a força da dupla brasileira, mas lembrou de outras rivais antes de um possível duelo. Larissa e Talita formam o outro time brasileiro na chave feminina.
- Os brasileiros são muito bons no vôlei de praia e espero muito de todos. Já tivemos algumas competições aqui neste ano e coloco a Ágatha e a Bárbara também como favoritas. Elas formam um time muito bom, elas são muito boas juntas. Espero muito delas. Espero enfrentá-las na final, mas temos que encarar a Austrália e a China primeiro para depois pensarmos nelas.

+ Confira a agenda completa da Olimpíada Rio 2016

A americana comemorou o fato do torneio olímpico de vôlei de praia ser disputado em Copacabana. Walsh mostrou carinho pela praia carioca e lembrou que o local foi palco de grandes duelos contra a brasileira Shelda, para ela, a rainha da modalidade.
- Copacabana é um lugar muito especial, faz parte da minha vida. Eu joguei lá contra a Shelda e ela é a rainha do vôlei de praia. Vão ser duas semanas muito boas. Quando penso no Rio de Janeiro e no vôlei de praia, é um grande prazer estar aqui. Você todos fazem com que seja muito especial jogar aqui. É tão legal que todos curtem muito esse esporte. Esperamos e respeitamos muito dos fãs.

Aos 37 anos, Kerri Walsh chega à quarta edição das Olimpíadas. A classificação para a Rio 2016 ainda tem uma história de superação. A atleta passou por uma cirurgia delicada no ombro direito em setembro do ano passado e só voltou a atuar no Grand Slam do Rio de Janeiro, em março. Ao lado de April Ross, ela estreia no domingo, dia 7, contra as australianas Laird e Artacho del Solar.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/rio-2016/noticia/2016/08/walsh-ve-dupla-com-aprill-ross-como-favorita-e-espera-brasileiras-na-final.html

Brasileira mostra academia da Vila lotada: "Será que consegue treinar?"



OLIMPÍADAS RIO 2016


Pamela Nogueira, da equipe do nado sincronizado, usa as redes sociais e mostra
área para treinos completamente tomada. "Pouco cheia", brinca ela




Por
Rio de Janeiro



A equipe feminina de nado sincronizado do Brasil tirou a noite desta terça-feira para um treino na academia localizada dentro da Vila Olímpica - e destinada apenas aos atletas que vão disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016. As meninas só não esperavam encontrar o espaço completamente lotado.

pamela nogueira, do nado sincronizado, mostra academia da Vila lotada (Foto: Reprodução)Todas as esteiras da academia estavam ocupadas quando as meninas chegaram (Foto: Reprodução)


+ Siga tudo da Olimpíada em Tempo Real
+ Agenda completa dos Jogos Olímpicos
+ Confira os Especiais Olímpicos do GloboEsporte.com! 


Pamela Nogueira usou as redes sociais para registrar a cena e até brincou, dizendo que a academia estava "pouco cheia".

- Gente, olha só o estado da academia da Vila. Pouco cheia. Lotada, será que a gente consegue malhar - disse ela.
As disputas do nado sincronizado na Olimpíada começam no dia 14 de agosto. As finais estão previstas para o dia 19.

academia da vila olímpica (Foto: Divulgação / Jogos Olímpicos)
Academia da Vila Olímpica na noite desta terça: 
movimento grande (Foto: Divulgação / Jogos Olímp


FONTE:

Rafael Nadal confirma participação na Olimpíada: "Vou tentar jogar todas"



OLIMPÍADAS RIO 2016


Em entrevista na noite desta terça-feira, depois de segundo dia de treinos no Brasil, espanhol garante presença no torneio de tênis. Ele será porta bandeira do seu país




Por
Rio de Janeiro


Rafael Nadal  (Foto: André Durão)
Rafael Nadal durante treino no Rio e sem 
proteção para o pulso (Foto: André Durão)


Rafael Nadal está garantido no torneio de simples, duplas e duplas mistas da Olimpíada do Rio de Janeiro. O espanhol acabou com os rumores que o cercavam desde antes da chegada ao Brasil e confirmou nesta terça-feira, após o segundo dia de treinos na cidade, que vai disputar a competição, que começa no próximo sábado, dia 6 de agosto. Ele tenta ser bicampeão olímpico, pois foi ouro em 2008.

A presença de Nadal no torneio olímpico era assunto recorrente há dias, mas nunca havia sido comentada pelo próprio jogador. O espanhol treinou pela primeira vez no Rio na segunda-feira e saiu com uma proteção de gelo no punho esquerdo  Nesta terça, foi à quadra normalmente e disse, enquanto fazia compras na Vila Olímpica, que estava em boas condições de jogo.
- Se não fossem os Jogos Olímpicos eu não estaria aqui. Me motiva estar na Olimpíada. Eu perdi a de Londres e, evidentemente, tentei a todo momento, desde que me lesionei em Roland Garros, de tudo para estar aqui. Sou consciente de que a maneira que chego a essa Olimpíada não é a maneira que eu tinha sonhado chegar, mas estou aqui. Então, acho que é um saldo positivo. A princípio vou tentar jogar todas - disse Nadal após o treino desta tarde, se referindo aos torneios de simples, duplas masculinas e duplas mistas.


LEIA MAIS
+ Sem alarde, Nadal vai às compras na Vila e fala do punho: "Está muito bem"
+ Confira aqui todos os Especiais Olímpicos do GloboEsporte.com!
+ Tudo sobre a Olimpíada em Tempo Real
+ Confira a agenda completa da Rio 2016


Disputar os Jogos do Rio era uma obsessão para o tenista, que foi escolhido pela segunda vez como porta-bandeira da Espanha. Em 2012, ele carregaria o símbolo do país na abertura da Olimpíada de Londres, mas sequer viajou à capital da Inglaterra por causa de uma lesão. No Brasil, além do torneio de simples, Nadal jogará dupla com Marc López.

Vencedor de 14 Grand Slams (os torneios de maior relevância do tênis) e apontado como um dos maiores da história do esporte, Nadal busca sua segunda medalha de ouro na Olimpíada. Ele sagrou-se campeão em Pequim, em 2008, mas não conseguiu defender o título quatro anos depois, pois uma lesão impediu sua presença na Olimpíada de Londres.

Nadal vai às compras (Foto: Thierry Gozzer/ Globoesporte.com)
Mais cedo, Nadal tinha ido às compras na Vila 
Olímpica (Foto: Thierry Gozzer/ Globoesporte.com)


FONTE:

Inacreditável: Gilmar recebe Temer e pecuaristas!


FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/inacreditavel-gilmar-recebe-temer-e-pecuaristas



É uma esculhambação!


GIlmarTemer.jpg
E viva a Imparcialidade! (Créditos: Antonio Cruz/ABr)


BRASÍLIA - O presidente interino Michel Temer se reuniu ontem à noite em jantar com senadores, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e pecuaristas na residência do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes (aqui conhecido como Ministro (sic) Gilmar (PSDB-MT)).

Segundo senadores que participaram do encontro, Temer disse que vai conversar nesta terça-feira com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com o senador Romero Jucá (PMDB-RR) sobre a possibilidade de mudança no calendário definido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, que marcou para dia 29 de agosto o julgamento final da presidente afastada Dilma Rousseff. Temer, segundo senadores, pretende que a votação ocorra dia 24 ou 25 de ago

Moro nega absolvição sumária de processo contra Cláudia Cruz


FONTE:
http://jornalggn.com.br/politica






 
Jornal GGN - O juiz federal da Lava Jato, Sergio Moro, decidiu manter o processo contra a esposa do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Cláudia Cruz. Em despacho publicado nesta segunda (01), Moro respondeu à alegação da defesa de que havia violação a seus direitos.
 
Um dos motivos elencados pelos advogados é que no processo contra Cláudia não estava a cópia integral da investigação aberta na Suíça. Trata-se dos autos enviados pelo Ministério Público suíço à Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre contas bancárias secretas em nome de Cunha e de sua esposa no país. A defesa de Cláudia também alegou que necessitava ter "acesso a elementos" que permitem verificar a legalidade da investigação no país europeu. 
 
Moro respondeu que se a intenção da defesa é questionar a investigação suíça compete enviar as reclamações às autoridades daquele país. "Pretendendo a defesa de Cláudia Cordeiro Cruz questionar a validade dos atos praticados pelas autoridades suíças, deve contratar um advogado naquele país que poderá questionar os atos perante as autoridades ou Cortes de Justiça competentes daquele país", disse Moro.
 
O magistrado ainda rebateu o argumento de que a prova enviada era ilícita "porque inexistiria previsão legal para transferência de processos criminais". Para Moro, o argumento não se sustenta porque a colaboração internacional está prevista em tratados assinados pelos países.
 
O juiz da primeira instância, por outro lado, acatou ao pedido de acesso aos autos enviados ao MPF brasileiro. Outro levantamento era de que provas por prática de evasão de divisas não poderiam ser usadas no Brasil porque esse crime não está tipificado na Suíça, Moro respondeu que irá ouvir o posicionamento do MPF sobre o tema.
 
Sergio Moro negou a "absolvição sumária" pedida pelos advogados de Cláudia Cruz e determinou que a ação prossiga. Também negou o sigilo do processo.

Governo Temer é uma "ditadura civil" que faz perseguição política, por Tereza Cruvinel


FONTE
http://jornalggn.com.br/noticia/governo-temer-e-uma-ditadura-civil-que-faz-perseguicao-politica-por-tereza-cruvinel




Por Tereza Cruvinel
Na ditadura Temer, a volta do dedurismo
Os mais jovens não sabem disso mas os que pegaram a ditadura sabem o que significa a sigla DSI: Divisão de Segurança e Informação, uma unidade de dedurismo que havia em cada ministério para entregar ao SNI nomes de funcionários suspeitos de serem subversivos ou criticarem o regime. Era o maccarthismo institucionalizado.
Agora, na ditadura civil de Temer, as DSIs estão de volta, embora informalmente. Em todos os ministérios funciona uma máquina de delação de colegas suspeitos de ligações com o PT e de serem contra o governo interino. Se o denunciado tem cargo comissionado, é sumariamente dispensado.
As delações funcionaram na EBC, no Minc e no Ministério da Saúde para ajudar os superiores na montagem das listas de demitidos. O próprio embaixador Fernando Igreja foi destituído da chefia do Cerimonial do Itamaraty esta semana, nas vésperas das Olimpíadas, por ter feito postagens em tom crítico ao processo de impeachment. E ainda que não tivesse feito, era conhecida sua identificação com a política externa anterior.
Triste o país que nada aprende com a História. A ditadura passou e o SNI ficou para a História como uma de suas faces mais perversas. Temer passará carregando na biografia a marca do golpe, do desmonte de políticas sociais e do retorno das práticas autoritárias como o expurgo e perseguição dos que exercitam o sagrado direito de divergir.

GALVÃO COMPROU O PSDB. MAS NÃO VEM AO CASO!



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/galvao-comprou-o-psdb-mas-nao-vem-ao-caso



Tucano preso? Nem morrrto!


tucano preso.jpg
Via DCM:
A nova fase da Lava-Jato vai apurar como a Queiroz Galvão pagou propina ao então presidente do PSDB e senador Sérgio Guerra, morto em 2014, em troca de uma operação para abafar a CPI da Petrobras, em 2009. A Polícia Federal teve acesso a uma reunião entre Guerra, o então diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e empreiteiros onde foi negociado o fim das investigaçoes no Congresso. O tucano é flagrado por uma câmera de segurança negociando o recebimento de R$ 10 milhões. Guerra afirma aos presentes ao encontro que trinha “horror a CPI”.
— Eu tenho horror a CPI, nem a da Dinda eu assinei. É uma coisa deplorável fazer papel de polícia, parlamentar fazendo papel de polícia — afirmou na época o tucano.
A reunião ocorreu no dia 21 de outubro de 2009. Além de Guerra e Costa, participaram da reunião Ildefonso Colares Filho, na época presidente da Queiroz Galvão, preso pela Polícia Federal nesta terça-feira, o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), o lobista Fernando Soares (Fernando Baiano) e o executivo Érton Medeiros (representante da Galvão Engenharia).
Em troca dos R$ 10 milhões, Guerra informou que atuaria para que outros parlamentares do PSDB não aprofundassem as investigações e, assim, tivesse continuidade o esquema criminoso instalado na empresa estatal. O áudio e o vídeo da reunião foram obtidos pela Procuradoria Geral da República (PGR) e apresentados em junho.
— Nossa gente vai fazer uma discussão genérica, não vamos polemizar as coisas — disse Guerra.
Em outra parte da conversa, Paulo Roberto pede ao tucano ajuda no fechamento do relatório da CPI. Uma preocupação do ex-diretor era a Lei de Licitações, à qual a estatal não queria se submeter. Guerra respondeu:
— A primeira coisa é o seguinte, essa chamada CPI tem origem em vários movimentos, em várias origens, lá atrás eu conversei com algumas pessoas de vocês e dei um rumo nessa história, pro meu lado, né, como era pra ter todo o combate sem ir atrás das pessoas. Primeiro porque nós não somos da polícia, segundo porque eu não gosto disso. Terceiro porque acho que não construía em nada.

TEORI VAI PRA CIMA DE MORO


FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/teori-vai-pra-cima-de-moro


Moro, vai fingir que não entendeu?


vale lava jato.jpeg
O Ministro Teori Zavascki aceitou a demissão do assessor Manoel Volkmer Castilhos, que assinou a histórica petição em defesa da Democracia, contra os advogados e contra o Moro.
Ao explicar a decisão, o Ministro Teori, que julga a Lava Jato e o Moro, disparou:
"(Castilhos) É uma figura fora de série, um profissional de altíssimo nível, eu compreendo as razões pelas quais ele assinou esse manifesto. Ele foi consultor-geral da união, mas para evitar constrangimento ele tomou a iniciativa de pedir exoneração do cargo e eu aceitei", explicou o ministro.
"Eu acho que o problema que tem é que não se pode separar a figura das convicções pessoais dele, inclusive tendo servido como consultor-gral da união, com o atual cargo que ele ocupa, trabalhando no Supremo, em gabinete. O conteúdo do documento pode aparentemente fazer com que se façam leituras incompatíveis. Ele percebeu isso e tomou a iniciativa", emendou.
"Para todos os efeitos, o importante não é só ser, mas parecer", completou.
Em tempo: a ênfase é minha - PHA 

FERNANDO MORAIS PEGA CRISTÓVAM E NOBLAT


FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/fernando-morais-pega-cristovam-e-noblat


Numa chinelada só!

cristovam.jpg
Cenas de quando o senador quase catatônico sofria um salutar escracho
Cristóvam Buarque postou no seu Facebook:
Li nas redes sociais a seguinte nota do escritor Fernando Morais:
"Anos atrás recebi do então governador de Brasília Cristovam Buarque o "premio manuel bonfim", atribuído ao meu livro "Chatô, o rei do Brasil". Já pedi à Marília para localizar a placa de prata. Vou devolver. de golpista não quero nada. Nem prêmio".
Minha resposta ao Fernando Morais:
"Fernando Morais mostra como para o PT não há diferença entre partido, governo e estado. Não fui eu que dei o prêmio, foi o Governo do DF, selecionado pelo mérito de seu maravilhoso livro. Mas ele acha que foi uma bolsa-escritor. Porque, para ele, não há diferença entre partido-governante-governo-estado.
Que pena que nossos gênios estejam tão obtusos. E tão viciados no aparelhamento. O PT corrompeu mais do que a política, corrompeu a inteligência e o caráter. E aos poucos vão mostrando que a volta da Dilma por mais dois anos, com essa gente, vai embrutecer o País e seguir se apropriando do Estado. Pior que não tem juiz Moro para este tipo de roubo: da inteligência e do caráter. Ele não falou em devolver os dez mil que recebeu do prêmio. Na época eram dez mil dólares. Nem o que ele fazia no governo do Quercia".
Fernando Morais respondeu a ele e ao Noblat:
Lento, quase catatônico na hora de se decidir sobre o golpe, o senador Cristóvam Buarque revela-se ligeirinho na hora de se defender. primeiro ele afirma:
"Fernando Morais mostra como para o PT não há diferença entre partido, governo e estado. Não fui eu que dei o prêmio, foi o Governo do DF, selecionado pelo mérito de seu maravilhoso livro. Mas ele acha que foi uma bolsa-escritor. Porque, para ele, não há diferença entre partido-governante-governo-estado. Que pena que nossos gênios estejam tão obtusos. E tão viciados no aparelhamento. O PT corrompeu mais do que a política, corrompeu a inteligência e o caráter.”
Não sou e nunca fui do PT. Ele, sim foi do PT, do qual foi escorraçado por telefone. Buarque segue na choraminga e engrossa a voz:
“Ele não falou em devolver os dez mil que recebeu do prêmio. Na época eram dez mil dólares. Nem o que ele fazia no governo do Quercia.”
Não, senador, não devolvi os dez mil dólares do prêmio pela singela razão de que não tenho dinheiro. Nada, nem dez mil dólares. Sobre a tal "bolsa-escritor", publiquei onze livros, traduzidos em mais de quarenta países, sem nunca precisar recorrer a dinheiro público para produzir nenhum deles. Saí dos governos de que participei tão pobre quanto entrei. Sei que isso não é comum no mundo que Buarque frequenta, mas é assim. Aliás, desafio publicamente o senador a trocar todos os meus bens por 1% dos dele.
Se o senador não sabe o que fiz no governo Quércia, refresco sua memória com algumas das realizações da minha passagem pela Secretaria da Cultura do estado de São Paulo:
- Memorial da América Latina, concebido por Niemeyer e Darcy Ribeiro.
- Vinte oficinas culturais.
- Casa das Rosas.
- Universidade Livre de Música Tom Jobim, concebida por Tom.
Sobre o jornalista Ricardo Noblat (que repercutiu a falinha de Buarque repetindo o mantra collorido “bateu, levou”), devo dizer o seguinte: convivi à distância com ele, acho que em meu tempo na revista Veja. Anos atrás ele me ligou para saber minha opinião sobre a blogueira cubana Yoani Sánchez. disse o que penso dela e desligamos os telefones. À noite, ao chegar em casa, vi no blog (ou site) de Noblat as minhas declarações, reproduzidas com fidelidade, mas atribuídas “a uma fonte do governo cubano”.
Liguei para ele, que aparentemente se encontrava em uma festa. Fui curto:
- Ricardo Noblat, fonte do governo cubano é a puta que te pariu.
Ele respondeu:
- Como? Não entendi, Fernando.
E desligou o telefone. Refiz a ligação e ele atendeu. Insisti:
- Não sei se você ouviu direito, portanto vou repetir. Fonte do governo cubano é a puta que te pariu.
Como diz Noblat, bateu, levou.


GILMAR PERDE FEIO NO TSE


FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/gilmar-perde-feio-no-tse



E ele achava que mandava no pedaço!


gilmar bessinha.jpeg
A propósito da cassação do mandato do prefeito de Taubaté (SP), Ortiz Júnior (PSDB), oConversa Afiada reproduz artigo do Blog do Irani Lima:
É o primeiro e único prefeito da história política desta urbe quase quatrocentona a merecer a medalha de cassado.
Neste momento, não posso esquecer a coragem do Dr. Ozório, promotor público eleitoral que denunciou Ortiz Junior por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2012.
Também devo citar o empresário Djalma Santos, autor das denúncias contra Ortiz desde 2011, quando foi á justiça denunciar as fraudes no FDE.
A advogada Gládiwa Ribeiro, que trabalhava como chefe de gabinete de Bernardo Ortiz jamais escondeu em seus depoimentos ao Ministério Público o que ocorria nos bastidores da FDE.
Gladiwa enfrentou o caudilho Bernardo Ortiz com a coragem que poucos tem.
O ministro Luiz Fux, como era de se esperar, acompanhou os votos de Gilmar Mendes e Henrique Neves.
Estava 3 a 1 para Ortiz Jr quando o relator Herman Benjamin retomou a para defender seu voto.
Benjamin foi impecável.
Desmontou a tese de Henrique Neves que não via conexão entre o cheque de R$ 34 mil recebido por Marcelo Pimentel, marqueteiro de Ortiz Junior, e a campanha eleitoral de 2012.
Implacável, Herman Benjamin disse que o voto de seu colega abria um precedente perigoso, que poderia atingir até os crimes apurados pela Lava Jato.
O ministro Gilmar Mendes tomou a palavra para tecer críticas ao PT. Tentava, assim, desviar atenção sobre o julgamento de um prefeito do PSDB.
O voto seguinte, da ministra Luciana Lóssio, foi rápido. Ela lembrou que já havia se manifestado sobre o recurso eleitoral.
A ministra acompanhou o voto do relator.
Rosa Weber não pestanejou. Ela se convenceu com a defesa veemente de Benjamin pela cassação e também acompanhou o voto do relator.
O último voto, quando estava empatado em 3 a 3, foi da ministra Maria Thereza Moura. Ponto Taubaté: a ministra votou pela cassação.
4 a 3 foi o placar final.
O TSE comunica o TRE paulista sobre a decisão que, por sua vez, comunica a Justiça Eleitoral de Taubaté.
(...)


A IMPORTÂNCIA DO APOIO DE UM ASSESSOR DE TEORI À IDA DE LULA À ONU


FONTE:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-importancia-do-apoio-de-um-assessor-de-teori-a-ida-de-lula-a-onu-por-paulo-nogueira/


É uma luz em meio às trevas da Justiça



O que é absurdo é a caça a ele

Enfim sai uma notícia que permite ter alguma esperança na Justiça. Alguma, repito. Não muita. Mas já é um avanço.
Estou falando da inclusão de um assessor de Teori Zavascki entre os signatários de um manifesto de jurista em apoio à decisão de Lula de recorrer — pedir socorro é a expressão mais adequada — à ONU. Manoel Lauro Volkmer de Castilho é o nome.
Clap, clap, clap. De pé.
Lula fez, com atraso, o que deveria ter realizado há muito tempo.
Ele é vítima de uma brutal perseguição da plutocracia, encabeçada pela Globo e por Moro com sua Lava Jato.
Brutal, indecente, descarada, vergonhosa: são muitos os adjetivos, todos eles negativos, com os quais você pode designar a caça a Lula.
E a plutocracia teve o desplante de acusar Lula de desmoralizar a Justiça brasileira no mundo.
Ora, ora, ora.
A Justiça brasileira vem-se impondo um formidável processo de autodesmoralização. Lula é vítima dela e deste processo.
Seu crime: ser nordestino, não ter diploma universitário, ser amado pelos pobres, falar a língua dos excluídos e, sobretudo, trabalhar por eles.
É o oposto, para ficar numa comparação eloquente, de FHC, o fâmulo dos plutocratas, o corrupto que comprou votos para se reeleger e durante oito anos governou para os poderosos, a começar pela Globo.
A plutocracia faz horrores no Brasil para manter suas mamatas e privilégios, mas parece sentir vergonha quando suas práticas são levadas ao mundo.
No próprio Brasil, está tudo dominado. As grandes comporações da mídia plutocrata controlam o noticiário (não mais como antes, é certo, com o avanço explosivo da internet).
Mas no cenário internacional nem Globo nem ninguém na imprensa tem o menor peso e a menor influência.
É para lá que a esquerda deve se dirigir no chamado duelo das narrativas. Golpe virou golpe em todo o mundo, desde que o jornalista Glenn Greenwald, americano radicado no Brasil, deu uma entrevista à CNN desfazendo a farsa da “legalidade”.
E a perseguição a Lula ganhou ares internacionais também, desde que ele apelou para a ONU. O recurso, segundo contas dos advogados de Lula, foi notícia em quase 50 país.
Isso quer dizer: o mundo sabe quem é Moro. Quais são suas armas sujas, como gravar conversas de Lula e Dilma e depois vazá-las para a cúmplice Globo.
Se Moro estivesse preocupado com sua reputação de juiz sério não tiraria fotos abraçado com os irmãos Marinhos e João Dória em eventos da plutocracia. Não compareceria, alegremente deslumbrado, ao lançamento de um livro de um jornalista da Globo em que é santificado e Lula demonizado. Não teria vazado ações da Lava Jato para que a mídia transformasse tudo num circo para desestabilizar Dilma e destruir o PT. Não teria forçado Lula a um depoimento sem base legal nenhuma, numa aparente tentativa de prendê-lo que só não foi adiante graças à reação dos lulistas.
Essas coisas, sim, desmoralizam a Justiça. Podem deslumbrar imbecis que pedem a volta dos militares, e que usam máscaras de Moro em protestos descerebrados, mas não merecem ser levadas a sério.
Uma luz pode fazer diferença. A adesão de um assessor de Teori ao oportuníssimo documento de juristas de apoio à ida de Lula à ONU é uma luz.
No meio das trevas jurídicas em que vivemos, é um avanço.
(Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui).
Paulo Nogueira
Sobre o Autor
O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.


Em nova fase da Lava Jato, PSDB é figurante


FONTE:
http://jornalggn.com.br/luisnassif


Sérgio Guerra negocia ajuda para frear CPI da Petrobras de 2009


Jornal GGN - A Polícia Federal deflagrou a 33ª fase da Operação Lava Jato. Denominada "Resta Um", a fase investiga o pagamento de R$ 10 milhões ao ex-presidente do PSDB, Sérgio Guerra, que morreu em 2014. Mas o nome não faz referência ao partido - um dos únicos não arrolados nas investigações de Curitiba, e sim à construtora Queiroz Galvão.
Em nota oficial, a PF, inclusive, enfatizou mais de uma vez que o nome é "uma referência à investigação da última das maiores empresas identificadas como parte integrante da chamada 'REGRA DO JOGO' em que empreiteiras formaram um grande cartel visando burlar as regras de contratação por parte da PETROBRÁS, em claro prejuízo à estatal".
"Duas mensagens: a primeira é que, apesar de se chamar 'Resta Um', ainda resta muito que
fazer na Lava Jato. O dia de todos os investigados nessas Operações vão chegar. Todos vão ser devidamente investigados, e se comprovadas, feitas as acusações, processados e pedidos as condenações", disse o procurador Carlos Fernandes dos Santos Lima, na coletiva de imprensa.
São alvos dessa fase os executivos da construtora Ildefonso Colares e Othon Zanoide. Ao todo, são 23 mandados de busca e apreensão, 2 de prisão preventiva, 1 de prisão temporária e 5 de condução coercitiva em seis cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco e Minas Gerais.
O objetivo principal da fase partiu do acordo de colaboração e leniência firmado pela Queiroz Galvão com o Ministério Público. De acordo com a procuradora da República Jerusa Viecili, as delações "iluminam o caminho a percorrer para a obtenção de provas, quando não são acompanhados já pela apresentação de evidências consistentes dos crimes praticados".
A conclusão obtida foi "a ousadia da empresa investigada, traduzida pela atuação profissional e sofisticada no pagamento de propinas em contratos públicos durante longo período de tempo, mediante a utilização de expedientes complexos de lavagem de dinheiro, inclusive no exterior", completou Viecili.
PSDB "matou o vigia"

Os executivos da Queiroz Galvão são investigados pela prática sistemática de "pagamentos indevidos a diretores e funcionários da Petrobras, bem como o repasse de valores a agremiações políticas travestidos de doações oficiais através de operadores".
Sem fazer referência direta ao PSDB na nota, os investigadores tiveram acesso a um vídeo, datado de 21 de outubro de 2009, no Rio de Janeiro. Tratava-se de uma reunião que negociava o apoio do então presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), para esvaziar as investigações da CPI criada naquele ano no Senado para investigar suspeitas de superfaturamento nas obras da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. 
A investigação, neste caso, é de obstrução à investigação. Além do vídeo, a força-tarefa também soma depoimentos de colaboradores comprovando que o repasse ao presidente do PSDB foi efetivado.
"A investigação ainda abrange a descrição de fatos ocorridos com o objetivo de criar embaraços à comissão parlamentar de inquérito que investigava irregularidades junto a Petrobras pelo Senado Federal em 2009. Identificou-se indícios concretos do pagamento indevido de valores por executivos da Construtora Queiroz Galvão com o objetivo de dificultar os trabalhos da comissão", disse a PF, em nota.
De acordo com o coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, a obstrução dos trabalhos representou um grande risco, porque "a investigação da CPI era como um guardião da Petrobras". "As evidências indicam que o ladrão roubou a casa e, em seguida, matou o vigia", completou, afirmando que "a corrupção que colhemos é fruto da impunidade dos crimes passados". 
"Esses crimes investigados hoje são filhos de um sistema de justiça criminal disfuncional, o qual falhou em punir casos pretéritos em que as mesmas empresas da Lava Jato eram investigadas", disse o procurador. Para ele, "sairemos da Lava Jato sem aprender a lição se não aprovarmos reformas nesse sistema, como as 10 medidas contra a corrupção".
"Em relação aos partidos, eles em si são investigações que ficam a cargo do foro privilegiado. Temos uma presença maior do Partido Progressista, temos fatos envolvendo o Partido dos Trabalhadores, e temos esse caso do próprio PSDB, que era oposição. Isso mostra que o problema da corrupção não é partidário, é estrutural da corrupção brasileira", disse Carlos Fernandes.
De acordo com a equipe presente da coletiva de imprensa, já existe uma ação penal junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), envolvendo o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), apontado no caso.
A mira: Queiroz Galvão
Mas, além do vídeo vazado à imprensa e transmitido pela TV Globo em junho deste ano, a equipe da Lava Jato disse ter provas de que a Queiroz Galvão pagou propinas que se aproximam dos R$ 10 milhões, já rastreados, à altos funcionários das diretorias de Serviços e Abastecimento. Os investigadores chegaram às provas por meio dos acordos com os executivos da empreiteira. Pelo menos cinco deles, entre três dirigentes, além de delatar, ofereceram farta prova documental.
As propinas foram obtidas de contratos para obras no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, na Refinaria Abreu e Lima, Refinaria Vale do Paraíba, Refinaria Landulpho Alves e na Refinaria Duque de Caxias. A Queiroz Galvão possui o terceiro maior volume de contratos celebrados com a estatal, chegando a um montante orçado pelos investigadores de R$ 20 bilhões. 
Segundo Carlos Fernando, a construtora "representa todos os pecados". "Todos os objetos de crimes: caixa 1, sob manto de suposta legalidade; caixa 2, para a campanha do ex-presidente Lula; corrupção através do doleiro Yousseff; manutenção de funcionários no exterior; e, por fim, o impedimento de investigações, com o caso da CPI de 2009, com o ex-senador Sergio Guerra", disse.
De acordo com o procurador Diogo Castor, a constatação de ilícitos da construtora em outras operações, como a Monte Carlo, Castelo de Areia e Navalha, se essas investigações não tivessem sido anuladas por tribunais superiores, talvez não precisaria estar arrolada na Lava Jato.
"Infelizmente se essas operações tivessem um mínimo de efetividade, talvez a Lava Jato nem precisasse existir", afirmou. 
Na coletiva de imprensa, os delegados e procuradores defenderam que "essas investigações da Lava Jato são diferenciadas em relação à Castelo de Areia". "Uma pequena nulidade gerou a nulidade de toda a investigação. Esperamos que as coisas hoje, com o nível de informação e detalhamento de provas, [os resultados] sejam diferentes", disse o procurador Carlos.