segunda-feira, 30 de maio de 2016

Chuva castiga Paris, e Roland Garros terá dia sem jogos após 16 anos



Última vez que programação inteira foi cancelada foi no dia 30 de maio de 2000





Por
Paris, França



A chuva resolveu castigar Roland Garros nesta segunda-feira. Sem previsão de uma melhora nas condições climáticas, a organização resolveu cancelar todos os jogos previstos para o dia. Entre eles, as partidas entre Novak Djokovic e Roberto Bautista Agut e entre Serena Williams e Elina Svitolina. Nas duplas, também aconteceria o duelo entre Marcelo Melo/Ivan Dodig e André Sá/Chris Guccione.

Roland Garros chuva (Foto: Dennis Grombkowski/Getty Images)
Chuva não permitiu a realização de jogos em 
Roland Garros (Foto: Dennis Grombkowski/
Getty Images)


A última vez em que um dia inteiro de partidas fora cancelado em Roland Garros foi há exatos 16 anos, no dia 30 de maio de 2000. Em seu blog oficial, a organização mostrou senso de humor.
- Pelo lado positivo, considere-se parte da História.  Como todos sabemos, sem chuva não haveria arco-íris. Certo? CERTO? Então isso é para que cores vibrantes desçam em Roland Garros amanhã porque temos um jantar de tênis programado. Venha faminto!

Roland Garros chuva (Foto: Dennis Grombkowski/Getty Images)
Público se protege da chuva em Roland Garros 
(Foto: Dennis Grombkowski/Getty Images)


FONTE:

Com dois jogos no mesmo dia, irmãs Williams dão adeus às duplas em Paris



Venus e Serena abriram o domingo com vitória em Roland Garros, mas o cansaço falou mais alto na segunda partida do dia, diante da jovem parceria Larsson-Berteens




Por
Paris, França



Serena e Venus foram eliminadas de Roland Garros (Foto: Getty Images)
Serena e Venus foram eliminadas do torneio de 
duplas de Roland Garros (Foto: Getty Images)



As irmãs Williams não resistiram ao cansaço de dois jogos no mesmo dia e deram adeus ao torneio de duplas de Roland Garros. Venus e Serena começaram o domingo com vitória sobre a dupla formada pela russa Vitalia Diatchenko e a cazaque Galina Voskoboeva - com direito a um pneu no terceiro set. A partida, válida pela segunda rodada, havia se iniciado no sábado, mas foi suspensa por falta de luz natural em quadra. O placar final foi 7-6 (8), 4-6, 6-0.

Em seguida, já na disputa das oitavas de final, as americanas foram eliminadas da competição por um duplo 6/3 aplicado pela jovem parceria formada pela holandesa Kiki Berteens (de 24 anos) e a sueca Johanna Larsson (27 anos).

As irmãs Williams seguem na disputa individual em Roland Garros, em busca de uma vaga nas quartas de final. Serena, de 34 anos, enfrenta a ucraniana Elina Svitolina, enquanto Venus, de 35, mede forças com a oitava cabeça de chave do torneio, a suíça Timea Bacsinszky.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2016/05/com-dois-jogos-no-mesmo-dia-irmas-williams-dao-adeus-duplas-em-paris.html

GLOBO DEMITE MINISTRO DA (IN)TRANSPARÊNCIA!




FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/globo-demite-ministro-da-in-transparencia



Ali Kamel manda mais que o Temer !


publicado 30/05/2016
kamel_phixr.jpg
Ali Kamel, que acaba de assumir a Presidencia interina da interinidade!
Na Fel-lha:

Após gravação, ministro da Transparência decide sair do cargo

O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, pediu demissão do governo Michel Temer.

A decisão foi anunciada em uma carta enviada na noite desta segunda (30) ao presidente interino. Na mensagem, Silveira afirma que optou pela demissão para que "nada atinja" a conduta dele.

(...)
Antes, o C Af havia publicado:

Temer vai peitar a Globo?


De Fernando Brito, no Tijolaço:

Temer vai colher um penca de prejuízos de uma única banana

Temer vai mesmo “peitar” a Globo e manter Fabiano Silveira como Ministro da Transparência?

Anotem: vai pagar caríssimo.

Porque o padrão Globo é mau, mau, mau feito um picapau.

Não se expõe a Globo a dar uma ordem e não vê-la cumprida.

Fabiano Silveira, que até ontem era “the famous who” vai virar grande personagem.

Os servidores correndo com ele do Ministério e lavando as calçadas não ter a honra de aparecer no Jornal Nacional.

Assim como os senadores que cobrarão sua demissão.

O camarada não entra mais no ministério, está desmoralizado.

Só não vai para o ar se tiver  choro, ranger de dentes e promessas de maldades, rápido.

Parece que aquela batida na mesa e a bravata de Temer, de que “”sabe lidar com bandidos”” não funcionou muito bem.

Alguém não ligou para o João Roberto e, se ligou, não falou fino o suficiente.

Aos analistas, é saber o que a Globo quer de Temer, porque a cabeça de um mero bobalhão sem representatividade política alguma certamente não é a razão do “peitaço” que deu no Presidente.

Que, se não está demitindo agora, vai fazer em piores condições depois.

Onde está escrito que fabiano fica, por hora, deveria estar grafado “por horas”.

Vai pedir a João Roberto uns dias para acalmar o Renan Calheiros.

Vai ouvir uma resposta de maus bofes do tipo: Presidente, o senhor decide quem fica no ministério, aqui nós decidimos nossa linha editorial.

Nem é preciso “sair” mais gravação.

O vassouraço basta.

COMPARATO: DE QUE FOGE O FUX?



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/comparato-de-que-foge-o-fux



Será que o Conselho Nacional fará Justiça ?

publicado 30/05/2016
fux_phixr.jpg
E-mail do professor emérito Fábio Konder Comparato:

Tomo a liberdade de enviar o texto anexo de uma representação que fiz, em nome de Rosalinda de Santa Cruz Leite, ao Conselho Nacional de Justiça.
Rogo-lhes o obséquio de difundi-la ao máximo, pois não tenho acesso direto aos meios de comunicação de massa.
Abraço,
Fábio Konder Comparato
Exmo. Sr. Corregedor Geral de Justiça:

ROSALINA DE SANTA CRUZ LEITE, qualificada na procuração anexa (doc. nº 1), vem, com fundamento nos artigos 8º, inciso I e 78 do Regimento Interno desse Conselho Nacional de Justiça, apresentar a Vossa Excelência uma representação por excesso de prazo relativa ao Exmo. Sr. Ministro LUIZ FUX, do Supremo Tribunal Federal, como segue exposto:

    1.– O irmão da Reclamante, FERNANDO AUGUSTO DE SANTA CRUZ OLIVEIRA, consta como um dos 434 desaparecidos e mortos durante o regime militar, segundo o relatório final da Comissão Nacional da Verdade (doc. anexo nº 2). Ele foi visto pela última vez pela sua família em 23 de fevereiro de 1974, quando tinha 26 anos.
2.– Em 2008, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ajuizou, perante o Supremo Tribunal Federal, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 153, demandando que a Corte Suprema interpretasse a Lei nº 6.683, de 1979, a fim de deixar explícito que, entre outros, os crimes de homicídio, sequestro (desaparecimento forçado), abuso de autoridade, lesões corporais, estupro e atentado violento ao pudor, praticados contra opositores ao regime político então vigente, não haviam sido abrangidos pela anistia determinada por aquele diploma legal (doc. nº 3).
    Em 30 de abril de 2010, o Supremo Tribunal Federal julgou, por maioria, improcedente aquela ação.
    3.– Tal decisão provocou uma reação negativa na esfera internacional, pois teve por objeto delitos considerados crimes contra a humanidade, insuscetíveis de anistia e prescrição, conforme assentado em várias declarações e tratados internacionais.
    Em 24 de novembro de 2010, ao condenar por unanimidade o Brasil pelas graves violações de direitos humanos, cometidas por agentes militares durante a chamada “Guerrilha do Araguaia” (caso Gomes Lund e outros v. Brasil), a Corte Interamericana de Direitos Humanos decidiu:

“As disposições da Lei de Anistia brasileira que impedem a investigação e sanção de graves violações de direitos humanos são incompatíveis com a Convenção Americana, carecem de efeitos jurídicos e não podem seguir representando um obstáculo para a investigação dos fatos do presente caso, nem para a identificação e punição dos responsáveis, e tampouco podem ter igual ou semelhante impacto a respeito de outros casos de graves violações de direitos humanos consagrados na Convenção Americana, ocorridos no Brasil.”

4.– Sucedeu, no entanto, que o Acórdão ADPF nº 153 apresentou uma grave omissão. A Lei nº 6.683, de 1979, declara textualmente, em seu art. 1º, que a anistia por ela determinada abrange “todos quantos, no período compreendido entre 02 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979, cometeram crimes políticos ou conexos com estes”.
Ora, como é fartamente sabido, os crimes de sequestro ou cárcere privado (Código Penal, art. 148), bem como de ocultação de cadáver (Código Penal, art. 211) são considerados permanentes, ou seja, não consumados, enquanto não aparece o sequestrado ou se descobre o cadáver. O art. 111, inciso III do mesmo Código Penal determina que “a prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, começa a correr, nos crimes permanentes, do dia em que cessou a permanência”.
Era evidente, portanto, que o Supremo Tribunal Federal deveria se pronunciar sobre essa questão, concernente à inclusão ou não dos crimes de sequestro de pessoas (desaparecimento forçado) e de ocultação de cadáver no âmbito da anistia determinada pela Lei nº 6.683. Mas ele não o fez.
5.– Diante dessa flagrante omissão do julgado, em 16 de março de 2011 o Conselho Federal da OAB interpôs do citado Acórdão o recurso de embargos de declaração (doc. anexo nº 4).
É de se ressaltar o que determina a respeito dessa espécie de recurso o Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, em seu art. 337, § 2º:

“Independentemente de distribuição ou preparo, a petição será dirigida ao relator do acórdão que, sem qualquer outra formalidade, a submeterá a julgamento na primeira sessão da Turma ou do Plenário, conforme o caso”.

    Pois bem, mais de ano após a data de interposição dos embargos declaratórios, ou seja, em 22 de março de 2012, o Supremo Tribunal, em sessão plenária, deliberou por unanimidade adiar o julgamento do recurso por uma sessão. Repita-se: por uma sessão apenas (doc. anexo nº 5).
    No entanto, até hoje, passados mais de 4 (quatro) anos dessa decisão do Plenário do Supremo Tribunal Federal, o Ministro Relator não pôs o recurso em julgamento, nem deu explicações sobre isso.
    6.– É irrecusável estarmos diante de autêntica denegação de justiça, tradicionalmente considerada como violação de um direito fundamental da pessoa humana. O artigo VIII da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 é explícito a esse respeito:
“Todo homem tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela Constituição ou pela lei”.
    7.– Por outro lado, a demora injustificada no julgamento dos embargos declaratórios representa, incontestavelmente, uma lesão a vários preceitos fundamentais da Constituição Federal, como se passa a demonstrar.
    8.– Conforme dispõe o art. 5º, inciso XXXV da Constituição, “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito”.
    Ora, se nem a lei pode excluir da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito, é mais do que óbvio que o próprio Poder Judiciário não tem a menor legitimidade para impedir ou retardar indefinidamente essa apreciação. Escusa dizer que, com o passar do tempo, todos aqueles, responsáveis pelo cometimento de crimes contra a humanidade durante o regime militar, estarão mortos. Foi, aliás, o que sucedeu com o Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, considerado o maior torturador durante aquele período do regime de exceção.
    9. – E não só isso. No inciso LXXVIII do mesmo art. 5º, a Constituição determina sem ambiguidades:
 “A todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação”.
    Pergunta-se: – É razoável que o Sr. Ministro Relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 153, sem qualquer explicação, deixe de cumprir a regra constante do art. 337, § 2º do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal? É admissível que ele tampouco dê cumprimento à decisão tomada à unanimidade pelo Tribunal, na sessão de 22 de março de 2012, de adiar o julgamento por uma sessão apenas?
    10.– Acontece que a omissão de julgamento no citado processo não violou apenas a Constituição Federal, mas também normas constantes da Lei Orgânica da Magistratura, como se passa também a demonstrar.
    11. –Escusa lembrar que o Supremo Tribunal Federal, enquanto órgão do Poder Judiciário, submete-se, em seu funcionamento, às disposições da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Lei Complementar nº 35, de 14 de março de 1979). Basta verificar que o art. 1º desse diploma legal é explícito ao declarar que o Poder Judiciário é exercido, entre outros órgãos, pelo Supremo Tribunal Federal. O art. 2º do mesmo diploma legal, referindo-se diretamente a ele, reproduz a norma constante do art. 101 da Constituição Federal; e os artigos 22 e 34 reafirmam, da mesma maneira, normas constitucionais respeitantes ao Supremo Tribunal.
    Ora, no inciso II de seu art. 35, dispõe a Lei Orgânica da Magistratura Nacional constituir dever dos magistrados “não exceder injustificadamente os prazos para sentenciar ou despachar”. Porventura, seria admissível interpretar essa norma, no sentido de que ela só se aplica aos juízes de primeira instância e não aos magistrados membros de tribunais, especialmente aos Ministros do Supremo Tribunal Federal?
    12.– Diante disso, em 16 de junho de 2015, foi proposta no Supremo Tribunal Federal a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 350 (doc. anexo nº 5), na qual se pediu que o Tribunal determinasse o imediato julgamento dos embargos declaratórios, opostos ao Acórdão que julgou a ADPF nº 153.
    A ação foi distribuída ao Ministro Dias Toffoli que, em 19 de agosto de 2015 decidiu monocraticamente não conhecer da ação. O Autor da demanda apresentou dessa decisão o recurso de agravo regimental, que até o presente não foi levado a julgamento.
    13.– Em conclusão, pelas razões expostas fica evidente que, esgotadas as instâncias ordinárias, só resta à Reclamante pedir a esse Egrégio Conselho que tome as providências necessárias para sanar o atraso flagrantemente antijurídico do Exmo. Sr. Ministro Luiz Fux, de pôr em julgamento os embargos declaratórios, apresentados ao Acórdão que julgou a ADPF nº 153, no Supremo Tribunal Federal.
Brasília,

      
pp. Fábio Konder Comparato                       Pedro Banwart
            OAB-SP nº 11.118                            OAB-DF nº 26.798

Hamilton dá pulo do gato, conta com erro da RBR e vence GP de Mônaco



Equipe austríaca demora no pit stop e permite que britânico da Mercedes tome ponta. Felipe Massa larga em 14º e pontua em 10º. Felipe Nasr se choca com companheiro




Por
Monte Carlo, Mônaco




A chuva que caiu pela manhã em Mônaco e parou no meio da corrida transformou a 6ª etapa da Fórmula 1 em um jogo de xadrez a 300 km/h. Para vencer nas apertadas ruas do Principado em um asfalto que secava a cada volta, seria preciso achar o momento certo para as trocas de pneus. E foi com uma estratégia ousada e uma pitada de sorte que Lewis Hamilton partiu do 3º lugar no grid para vencer pela primeira vez no ano e espantar o azar. Enquanto os concorrentes optaram por trocar os pneus de chuva pelos compostos intermediários na primeira parte da prova, o inglês da Mercedes preferiu se manter na pista o máximo possível e trocar direto para os de pista seca, economizando um pit stop.

http://globoesporte.admin.globoi.com/admin/cmsmateria/novamateriaesporte/381008/ (Foto: Lewis Hamilton, Daniel Ricciardo e Sergio Pérez no pódio do GP de Mônaco (Foto: Getty Images))
Lewis Hamilton, Daniel Ricciardo e Sergio Pérez 
no pódio do GP de Mônaco (Foto: Getty Images)


Mas apesar do “pulo do gato”, o triunfo de Hamilton não seria possível não fosse um vacilo da RBR. Pole position, Daniel Ricciardo liderava a prova, mas em sua segunda parada nos boxes, os mecânicos austríacos não estavam prontos. O tempo perdido foi suficiente para o australiano voltar logo atrás de Hamilton (confira o lance no vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo).

 O piloto da RBR ainda tentou dar o bote, mas levou um "fechadão" do rival da Mercedes e não teve mais chances. Após a corrida, o famoso sorriso largo de Ricciardo deu lugar a uma inédita cara amarrada de insatisfação com o erro do time. Semblante que contrastava com a felicidade de Sergio Pérez, que surpreendentemente fechou o pódio após largar em oitavo com a Force India. Foi a 44ª vitória de Hamilton, dono do carro #44, na carreira. É a segunda vez que o britânico vence no Principado.


Partindo da 14ª posição, Felipe Massa conseguiu seu objetivo de marcar pontos. O brasileiro acertou ao colocar pneus de pista seca mais cedo, ganhou diversas posições e fechou a zona de pontuação em décimo, deixando para trás o parceiro de Williams, Valtteri Bottas, que optou por três pit stops, cruzou em 11º, mas levou uma punição por uma batida em Esteban Gutiérrez e acabou caindo para 12º.

Já o duelo de Felipe Nasr com o companheiro de Sauber, Marcus Ericsson, virou briga dentro da pista. Na metade final da corrida, o jovem brasileiro recusou a orientação da equipe de dar passagem para o sueco. Ericsson, então, forçou a ultrapassagem e os dois acabaram batendo e abandonando logo depois. Após a prova, o sueco assumiu o erro e pediu desculpas. Outros acidentes marcaram a corrida, como a batida do vencedor da etapa anterior, Max Verstappen (RBR), o choque de Daniil Kvyat (STR) em Kevin Magnussen (Renault) e o toque no muro do finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari).

Lewis Hamilton fechou a porta de Daniel Ricciardo no GP de Mônaco (Foto: Reuters)
Daniel Ricciardo é fechado por Lewis Hamilton 
e reclama (Foto: Reuters)


Líder do campeonato, Nico Rosberg teve um domingo apático. E atípico. Partindo de segundo, o alemão não imprimiu bom ritmo na chuva e precisou deixar o caminho livre para Hamilton. Além disso, perdeu posições para Sebastian Vettel (Ferrari) e Fernando Alonso (McLaren) nos pit stops, para Nico Hulkenberg (Force India) nas voltas finais e acabou apenas em sétimo, quase levando uma volta do companheiro de Mercedes. Apesar do mau resultado, Rosberg tinha tanta vantagem na tabela que segue como líder, com 106 pontos. Com a vitória, porém, Hamilton pulou para a vice-liderança com 82 pontos e agora está a 24 do alemão, diferença menor que a pontuação de um vencedor.

Confira a classificação completa. 

Ou seja, no GP do Canadá, daqui a duas semanas, se ele vencer e Rosberg quebrar, assume a ponta do campeonato.

  Veja o calendário.

VOANDO BAIXO: RBR jogou vitória no MediterrâneoFÁBIO SEIXAS: Vitória dá novo fôlego para Hamilton no Mundial

Cantor Justin Bieber bebeu champanhe de Lewis Hamilton em Mônaco (Foto: Reuters)
Cantor Justin Bieber bebeu champanhe de 
Lewis Hamilton em Mônaco (Foto: Reuters)



RESULTADO DO GP DE MÔNACO


Resultado GP de Mônaco -  p11 a p22 (Foto: Divulgação)
Resultado GP de Mônaco (Foto: Divulgação)


CLASSIFICAÇÃO DA TEMPORADA 2016

Mundial de Pilotos após o GP de Mônaco (Foto: Divulgação)
Mundial de Equipes após o GP de Mônaco (Foto: Divulgação)




COMO FOI A CORRIDA

Largada - A previsão de chuva se confirmou. E por questões de segurança, por causa da pista molhada e dos apertados muros do Principado, a direção de prova optou por realizar a largada sob safety car.

2/78 - Enquanto os pilotos faziam fila atrás do carro de segurança, Daniil Kvyat enfrentava problemas com sua STR. O russo parou nos boxes, chegou a trocar o volante e voltou para a pista.

4/78 - Pouco depois, Kvyat voltou aos boxes, mas apesar dos mecânicos estarem preparados, ele passou direto pelo pit lane e retornou para a prova. Enquanto isso, Hamilton era um dos pilotos que pedia a saída do safety car e o começo efetivo da corrida..

7/78 - Após sete voltas atrás do safety car, finalmente a direção de prova autorizou a largada. Ricciardo manteve a liderança, seguido por Rosberg, Hamilton, Vettell e Hulkenberg. Massa, que havia herdado a posição de Kvyat, era 13º, e Nasr, que largara em último, era o 19º.

8/78 - Magnussen, da Renault entrou nos boxes e ousou colocar pneus intermediários. Já seu companheiro Palmer, mesmo com pneus de chuva extrema, aquaplanou na reta principal e bateu na Sainte Devote, provocando o acionamento do safety car virtual, onde todos os pilotos precisam respeitar um limite de velocidade e as ultrapassagens são proibidas.

10/78 - Duas voltas depois, a direção de prova autorizou a retomada da corrida.

11/78 - Já com pneus intermediários, contra compostos de chuva extrema dos primeiros 16 colocados, Button, Magnussen, Nasr e Kvyat passaram a fazer boas voltas.

12/78 - Mas a pista continuava traiçoeira, com trilhos secos e o resto ainda muito molhado. Tanto que Raikkonen escorregou, tocou no muro e danificou a asa dianteira. O aerofólio prendeu embaixo da roda de sua Ferrari, e o finlandês, sem conseguir fazer curvas, acabou fechando Grosjean, que também se chocou com o muro. Kimi abandonou a prova.


13/78 - Os pneus de chuva ainda eram a melhor opção. E Ricciardo fazia melhor volta em cima de melhor volta, na casa de 1m36s, depois 1m35s, cerca de 2s mais rápido que os demais concorrentes. Em poucas voltas, o australiano colocou mais de 10s de vantagem sobre a dupla da Mercedes.
14/78 - Dos ponteiros, Vettel buscou se antecipar aos rivais e parou nos boxes para colocar pneus intermediários.

15/78 - Com ritmo alto, Rosberg segurava Hamilton. Mas na 15ª volta, o alemão não ofereceu resistência e deixou a porta aberta para o britânico assumir a segunda posição.  Mostrando que estava sendo segurado pelo companheiro, Hamilton virou 1m35s na volta seguinte, enquanto Rosberg virou de 1m40s.

17/78 -
Hamilton passou a andar na casa de 1m34s, começando a diminuir a vantagem para o líder Ricciardo.

20/78 - Com a pista secando gradativamente, após 20 voltas, a maioria dos pilotos já havia trocado os pneus de chuva pelos compostos intermediários. Quem ainda não havia trocado aparecia nas seis primeiras posições: Ricciardo, Hamilton, Rosberg, Sainz, Pérez e Massa, além de Wehrlein, o 13º.

21/78 - Rosberg parou nos boxes, colocou pneus intermediários e se manteve na terceira posição.

21/78 - Kvyat e e Magnussem bateram na entrada da reta principal. Os dois vinham se estranhando há diversas curvas e o russo forçou a ultrapassagem, terminando no muro com o dinamarquês.


22/78 - Líder, Ricciardo, enfim parou nos boxes e optou por pneus intermediários. Com isso, a liderança provisória passou para Hamilton.

23/78 - Lá atrás, Verstappen dava um show particular. Largando do fim do grid, o holandês ia engolindo os adversários e já aparecia na zona de pontuação.

25/78 - O sol abriu de vez em Mônaco e o asfalto começou a secar ainda mais rápido. Ainda sem ter feito parada nos boxes, Hamilton vivia o dilema de pular logo para os compostos de pista seca ou trocar pelos intermediários. Com os compostos de chuva, o inglês foi rapidamente alcançado por Ricciardo, mas conseguia imprimir um ritmo suficiente para se manter à frente do australiano.

27/78 - Com apenas Hamilton e Wehrlein sem terem feito pit stops, a classificação era a seguinte: o britânico liderava, seguido por Ricciardo, Rosberg, Vettel, Hulk, Sainz, Alonso, Gutiérrez, Verstappen e Massa. Nasr aparecia em 15º

29/78 - Com o asfalto cada vez mais seco, mas com alguns trechos fora do trilho ainda molhados, Ericsson foi o primeiro a arriscar colocar os pneus slick. O sueco optou pelos compostos faixa roxa, os ultramacios, novidade para esta temporada que estreou nesta etapa.

30/78 - A parada do sueco foi o sinal. Hamilton, enfim, fez seu pit stop e colocou pneus ultramacios. Nas voltas seguintes, Rosberg, Pérez, Vettel, Hulkenberg, Sainz, Verstappen e Button também colocaram compostos para pista seca. Com isso, Ricciado reassumiu a ponta.

32/78 - Mas Ricciardo também foi para os boxes colocar pneus de pista seca. Os mecânicos, porém, não estavam preparados no momento do pit stop e tiveram que correr para levar os supermacios (faixa vermelha) para o carro. Com isso, o piloto perdeu muito tempo parado nos boxes, suficiente para perder a ponta para Hamilton.

35/78 - Após as paradas para pneus de pista seca, a classificação passou a ser a seguinte: 1º Hamilton (ultramacio), 2º  Ricciardo (supermacio), 3º Pérez (macio), 4º Vettel (macio), 5º Alonso (supermacio), 6º Rosberg (ultramacio), 7º  Hulkenberg (macio), 8º Sainz (supermacio), 9º  Button (supermacio), 10º Gutiérrez (ultramacio), 11º Massa (supermacio) e 12º Verstappen (macio).

36/78 - Andando acima do limite e se arriscando a cada volta, Verstappen perdeu o controle da RBR ao tocar em uma parte molhada da pista e acabou no muro. O acidente provocou mais um acionamento do safety car virtual.


37/78 - Na relargada, Ricciardo partiu para cima de Hamilton. O britânico errou a entrada da chicane na saída do túnel e permitiu que o australiano colocasse do lado. Mas Hamilton deu uma fechada, forçando o rival a frear para evitar o choque. “O que ele fez?”, reclamou Ricciardo pelo rádio. A direção de prova, porém, decidiu não punir o inglês.


42/78 - Massa deixou Gutiérrez para trás e voltou para a zona de pontuação, em décimo.

50/78 - Nasr se encontrava em 15º, logo à frente de Ericsson. Pelo rádio, a Sauber pediu para o brasileiro dar passagem para o companheiro. Ele, porém, se negou a abrir passagem. O sueco, então, forçou, e os dois acabaram batendo na Rascasse. O safety car virtual foi acionado novamente. Ambos tentaram seguir na corrida, mas depois abandonaram.


51/78 - Lá na frente, Ricciardo tentava se reaproximar do líder Hamilton. O australiano chegou a colar novamente, mas na sequência perdeu terreno para o britânico. A dúvida passava a ser se o britânico conseguiria levar os pneus ultramacios até o fim da prova.

58/78 - No duelo pela quinta colocação, Rosberg passou Alonso na saída do túnel, mas cortou a chicane. Por precaução, o alemão preferiu devolver a posição para o espanhol.

61/78 - A previsão do tempo indicou a possibilidade de chuva a oito voltas do fim.

68/78 - Um grande pedaço de plástico caiu na pista e foi preciso o acionamento de mais um safety car virtual para a retirada do objeto.

70/78 - Confirmando a previsão da meteorologia, começaram a cair alguns pingos de chuva a oito voltas do fim da prova.

74/78 - Na ponta, Hamilton administrava uma vantagem de 4s para Ricciaddo. Mais atrás, o quarto colocado Vettel se aproximava de Pérez em busca de um lugar no pódio.

77/78 - Restando duas voltas, a chuva começou a apertar um pouco. Ela seguia fina, mas com muros tão próximos, qualquer erro teria consequências drásticas.

FIM DE PROVA - Apesar das gotas de chuva, Hamilton levou o carro na ponta dos dedos para vencer a prova.  Ricciardo chegouem segundo, e Pérez completou o pódio. Vettel, Alonso,  Hulkenberg, Rosberg, Sainz, Button e Massa fecharam a zona de pontuaç


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2016/05/hamilton-da-pulo-do-gato-conta-com-erro-da-rbr-e-vence-gp-de-monaco.html


VEJA TODOS OS VÍDEOS CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA

Chefes do Ministério da Transparência nos estados entregam cargos



Em conversa gravada, ministro criticou condução da Operação Lava Jato.'Por enquanto', Fabiano Silveira fica no cargo, dizem assessores de Temer.



Do G1, em São Paulo



 
Chefes regionais do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle em ao menos oito estados entregaram seus cargos nesta segunda-feira (30) em protesto pela permanência do ministro Fabiano Silveira na pasta, segundo levantamento do G1. Em gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, Silveira faz críticas à condução da Lava Jato e dá conselhos a investigados na operação.


O Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacom Sindical) afirma que todos os 26 chefes regionais entregaram os cargos. No total, 250 servidores em funções de chefia colocaram seus cargos à disposição nesta segunda, de acordo com o sindicato.

O áudio foi gravado por Machado durante uma reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Silveira, quando ainda era conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na tarde desta segunda, assessores do presidente em exercício Michel Temer afirmaram que, "por enquanto", Silveira fica no cargo.


Os chefes regionais afirmam que a entrega dos cargos se deve à permanência de Silveira na pasta mesmo após a divulgação das gravações. Eles pedem a exoneração do ministro. A mobilização é realizada pelos servidores da extinta Controladoria-Geral da União (CGU), que teve suas atribuições absorvidas pelo recém-criado Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, chefiado por Silveira.

Em alguns estados, além da entrega dos cargos, as atividades do órgão estão paralisadas. O ministério da Transparência foi procurado, mas não se manifestou até a publicação desta reportagem.


Veja os estados onde chefes regionais do ministério da Transparência entregaram os cargos:

ALAGOAS
José William Gomes da Silva, chefe regional em Alagoas, entregou o cargo nesta segunda-feira. "É insustentável alguém estar no órgão que combate a corrupção, dando conselhos a pessoas investigadas de como se desvincular da Operação Lava Jato, tentando atrapalhar o trabalho da CGU. Ele [o ministro] criticou o papel do Procurador-Geral da República. Isso nos deixa em uma situação muito complicada", afirmou.

AMAPÁ
Romel Oscar Tebas entregou o cargo nesta segunda junto com o chefe substituto e a chefe do Núcleo de Ações Especiais. "A CGU pauta pelo princípio da ética e da integridade. Os servidores da CGU são muito unidos, nós não aceitamos esse tipo de comportamento [do ministro]. Sob o comando dele, em tese, a CGU não funciona mais. Do ponto de vista ético, ele não é hábil para o cargo", afirmou Tebas.

CEARÁ
O chefe regional, Roberto Vieira Medeiros, e todos os 80 servidores do órgão no Ceará, entre técnicos e analistas, entregaram os cargos nesta segunda em protesto pela mudança de status e de subordinação da CGU, que passou a integrar o organograma do Ministério da Transparência. Os funcionários tambérm pedem o afastamento imediato do ministro.

MINAS GERAIS
Breno Barbosa Cerqueira Alves entregou o cargo nesta segunda e afirmou que todos os seis chefes de setores do órgão também deixaram suas funções. Ele afirmou ainda que as atividades do órgão estão paralisadas, no estado, por tempo indeterminado. A "gota d'água" para a entrega dos cargos, segundo Alves, foi a divulgação dos áudios com o ministro da Transparência. A ação também é um protesto pelo retorno da CGU à estrutura da presidência da República, com status de ministério, afirma.

PARAÍBA
O chefe regional, Gabriel Aragão, e outros dois chefes de divisão entregaram os cargos na manhã desta segunda-feira. O ato ocorreu em protesto pedindo a saída do ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira. O ato pede também a revogação de todas as mudanças na CGU, decorrentes da MP 726/2016.

PERNAMBUCO
“Diante das denúncias sobre o atual ministro Fabiano Silveira, coloquei meu cargo à disposição. Ter um ministro que está em investigação coloca sob suspeita o órgão todo, que perde em credibilidade junto aos seus parceiros de operações especiais, como a Polícia Federal e o Ministério Público Federal”, afirmou Victor de Souza Leão, chefe da Controladoria Regional da União de PE, nesta segunda.

SÃO PAULO
Roberto César de Oliveira Viegas deixou o cargo nesta segunda e afirmou que todos os chefes regionais farão o mesmo. "Todos os chefes, sem exceção, de todo o Brasil, de todas as unidades da federação, entregaram seus cargos. A iniciativa vem após a divulgação da reportagem que coloca o nosso ministro numa situação delicada. A inciativa vem no sentido de que se consiga com isso que ele seja exonerado. Não se pode conceber um órgão de combate a corrupção tendo fragilidades dessa natureza", afirmou.

RIO DE JANEIRO
Fabio do Valle Valgas da Silva entregou o cargo nesta segunda e afirmou que todos os chefes regionais, diretores e cargos comissionados estão aderindo ao protesto. “Não concordo em ter um ministro chefe que esteja envolvido em situação não republicana de alta permeabilidade política. A CGU é órgão de estado e não de governo. Nossa função é justamente lutar contra o mau uso dos recursos públicos, coisa que incomoda muitos setores da política nacional", afirmou.
Silva também criticou a extinção da CGU. "A extinção da CGU enfraquece 14 anos de investimento institucional. Um eventual ministro que não possua conduta ilibada enfraquece ainda mais o órgão de combate à corrupção. O presidente [em exercício] Temer tem a obrigação de mostrar que está verdadeiramente interessado em combater a corrupção."

RIO GRANDE DO SUL
O chefe regional do Ministério da Transparência no Rio Grande do Sul, Cláudio Moacir Marques Corrêa, entregou o cargo nesta segunda. "Houve perda de confiança. Esperamos que outra pessoa seja indicada para comandar a pasta, que agora está com a confiança comprometida com órgãos parceiros, como Polícia Federal e Ministério Público Federal", afirmou. "É uma maneira de protestar e também brigar pelo retorno do nome CGU. Gostaríamos de ter o nome de Controladoria-Geral da União novamente, pois é uma identidade que criamos e queremos preservar", completou.

RORAIMA
Max Túlio Ribeiro Menezes colocou o cargo à disposição na manhã desta segunda. “O motivo foi a divulgação dos áudios. É um áudio delicado. Isso descredibiliza a gente. Você deve ter uma pessoa a frente do órgão acima de qualquer suspeita”, diz Max Túlio.


FONTE:
http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/05/chefes-do-ministerio-da-transparencia-nos-estados-entregam-cargos.html


VEJA O VÍDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA

FHC é escrachado por intelectuais em Nova Iorque




FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/fhc-e-escrachado-por-intelectuais-em-nova-iorque



Da Rede Brasil Atual

Depois de fugir do maior Congresso de Estudos da América Latina no mundo, ex-presidente escreve carta para explicar impeachment, sem citar que plataforma deTemer foi reprovada nas urnas
São Paulo – Alvo de uma petição de 499 intelectuais e de um protesto em Nova York neste fim de semana, que o fizeram desistir de participar de um debate acadêmico para evitar ser escrachado, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) divulgou hoje (28) uma carta em que tenta negar que a presidente Dilma Rousseff tenha sofrido um golpe.
Vídeo publicado pelo coletivo Mídia Ninja no Facebook mostra a manifestação que fez o ex-presidente FHC fugir da sessão de abertura da LASA, maior Congresso de Estudos da América Latina no mundo. Espectadores se vestiram de preto, para manifestar luto pelo atentado contra a democracia atualmente em curso no Brasil.
Entoando palavras de ordem, acadêmicos, ativistas e intelectuais de todo continente mostraram, no coração de Nova York, que 'golpistas e fascistas não passarão'.

VEJA O VÍDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA

Wanderley: fora com os usurpadores!




FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/wanderley-fora-com-os-usurpadores


"Manter o democrático escracho, forma de coação moral dentro da legalidade"

publicado 30/05/2016
fora.jpg
De Wanderley Guilherme dos Santos, no Segunda Opinião:

A MENSAGEM POPULAR É CLARA: FORA COM OS USURPADORES!

O governo interino de Michel Temer age com a truculência de força de ocupação em território estrangeiro: desconsidera a história local, subverte os laços de solidariedade e cancela as políticas aprovadas coletivamente. Mesmo um governo de oposição eleito segundo as regras do jogo evita bagunçar a vida da comunidade, e não só porque os padrões de relacionamento entre o poder público e os grupos da sociedade estão incorporados ao cálculo de futuro das pessoas. A prudência recomenda reconhecer que são vocacionadas para o fracasso as tentativas de apagar completamente os vestígios dos antecessores. O custo seria elevadíssimo, a fraude descomunal e o desmascaramento certo. Explicam-se, portanto, as idas e vindas das autoridades interinas, a atabalhoada adoção de políticas antes anunciadas pelo governo destituído e a pirraça de renomear o que já existe. Baratas tontas enfurecidas e míopes. Acresce o comprovado envolvimento em traficâncias da maioria dos mandachuvas interinos, com previsão de que não causará surpresa se o próprio presidente precário vier a ser exposto como estrela da turma. Tudo depende da capacidade dos líderes da Lava-Jato e outros figurões de continuar filtrando o resultado de delações, batidas espetaculares e conduções coercitivas. Até agora os golpistas têm conseguido levar a vida na flauta, sorridentes, deputados, senadores e ministros, embora o júbilo proporcionado pelo sucesso do assalto esteja sendo substituído, em todos, por caras de paisagem.

O impacto farsesco contamina o Supremo Tribunal Federal, obrigado a empenhar monumental esforço para emprestar ração modestíssima de autenticidade a deliberações de teor antecipado em editoriais intimidantes. Não há como disfarçar a repetida coincidência entre o desempenho do judiciário e o interesse de apressados golpistas. Nem escapa ao conhecimento da opinião pública a voracidade rentista da corporação, embaralhando tratativas constitucionais com irrefreável apetite salarial e por benesses colaterais. Destituído de solenidade crível, a teatralidade das sessões e a linguagem pedantemente rococó, quando não francamente charlatanesca (em despacho, o juiz Sergio Moro registra sua “cognição sumária”, pois aos iniciados não sucedem pedestres “primeiras impressões”), são como cartas de amor, embaraçosamente ridículas. Sem a inocência do lirismo de Fernando Pessoa, contudo.

Nada se sustenta. Podem os interinos tentar seduzir a audiência com promessas de executar um salto mortal triplo, sem rede, mastigar sem hesitação lápides fúnebres e beber seis taças de mercúrio cromo. Tirante a irrelevância das fanfarronadas, nem essas são honradas por usurpadores. Cabe aos eleitores afanados de seus direitos recusar-lhes obediência, interpelar a infalibilidade do Supremo Tribunal Federal por infidelidade constitucional e manter o democrático escracho, forma de coação moral dentro da legalidade, até que os usurpadores renunciem ou saiam eleitoralmente derrotados em 2016 e 2018. Pactos laterais constituiriam assassinato pelas costas ao enorme contingente de brasileiros que, desde logo, sublevou-se contra o golpe parlamentar.

TEMER VAI PEITAR A GLOBO?




FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/temer-vai-peitar-a-globo


Vai colher uma penca de prejuizos numa mesma banana

publicado 30/05/2016
vassouraco_phixr.jpg
De Fernando Brito, no Tijolaço:

Temer vai colher um penca de prejuízos de uma única banana

Temer vai mesmo “peitar” a Globo e manter Fabiano Silveira como Ministro da Transparência?

Anotem: vai pagar caríssimo.

Porque o padrão Globo é mau, mau, mau feito um picapau.

Não se expõe a Globo a dar uma ordem e não vê-la cumprida.

Fabiano Silveira, que até ontem era “the famous who” vai virar grande personagem.

Os servidores correndo com ele do Ministério e lavando as calçadas não ter a honra de aparecer no Jornal Nacional.

Assim como os senadores que cobrarão sua demissão.

O camarada não entra mais no ministério, está desmoralizado.

Só não vai para o ar se tiver  choro, ranger de dentes e promessas de maldades, rápido.

Parece que aquela batida na mesa e a bravata de Temer, de que “”sabe lidar com bandidos”” não funcionou muito bem.

Alguém não ligou para o João Roberto e, se ligou, não falou fino o suficiente.

Aos analistas, é saber o que a Globo quer de Temer, porque a cabeça de um mero bobalhão sem representatividade política alguma certamente não é a razão do “peitaço” que deu no Presidente.

Que, se não está demitindo agora, vai fazer em piores condições depois.

Onde está escrito que fabiano fica, por hora, deveria estar grafado “por horas”.

Vai pedir a João Roberto uns dias para acalmar o Renan Calheiros.

Vai ouvir uma resposta de maus bofes do tipo: Presidente, o senhor decide quem fica no ministério, aqui nós decidimos nossa linha editorial.

Nem é preciso “sair” mais gravação.

O vassouraço basta.

FUNCIONÁRIOS IMPEDEM PASSAGEM DE MINISTRO DA (IN)TRANSPARÊNCIA!




FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/funcionarios-impedem-passagem-de-ministro-da-in-transparencia



Esse Governo vai cair de Escracho!

Saiu no Blog do Esmael Morais:


Ministro da (in)Transparência de Temer é barrado pelos funcionários; assista

O ministro da (in)Transparência, Fabiano Silveira, que responde interinamente pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (antiga CGU), foi barrado na manhã desta segunda (30) pelos funcionários da pasta.

“Pelo jeito cairá mais um ministro do golpe”, comentou a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

O primeiro ministro interino a ser defenestrado foi Romero Jucá (PMDB-RR), do Planejamento, que era considerado “fortíssimo” e articulador do impeachment. Ele não durou duas semanas.

Pelo andar da carruagem, Silveira terá aguentado apenas 18 dias no cargo.

Tanto o ex-ministro do Planejamento quanto o da (in)Transparência tiveram conversas gravadas pelo ex-senador Sérgio Machado (PSDB), ex-presidente da Transpetro, tramando para deter as investigações da Lava Jato.

Em Brasília, comenta-se que Machado também tenha gravado conversas com o presidente interino Michel Temer (PMDB).

Em tempo: ninguém mais trabalha sob as ordens do (in)Transparente!

Segundo a Mídia Ninja, após vazamento do áudio entre o novo ministro interino Fabiano Silveira, 200 servidores da CGU entregam seus cargos.
VEJA OS VÍDEOS CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA

TUCANO DE ANTONIO ANASTASIA VAI EM CANA



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/tucano-do-anastasia-vai-em-cana



Aecím, a chapa tá assando!

publicado 30/05/2016
Nárcio Rodrigues e Aecím
Aecím e Nárcio Rodrigues: diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és!!!
Saiu no O Tempo:


Operação prende ex-secretário de Antonio Anastasia em BH

Nárcio Rodrigues (PSDB) foi um dos presos pela força-tarefa do Ministério Público, Polícia Federal e Rotam

Uma operação do Ministério Público (MP), em parceria com a batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) da Polícia Militar e a Polícia Federal, é realizada nesta segunda-feira (30) na região Centro-Sul de Belo Horizonte, em Frutal, no Triângulo Mineiro, e em São Paulo.

Os mandados de prisões temporárias partiram da comarca de Frutal. Entre os seis presos, está o político Nárcio Rodrigues (PSDB), ex-presidente do PSDB de Minas e ex-secretário de Estado na gestão de Anastasia (PSDB), entre 2011 e 2014. Ainda não foram confirmados os nomes dos outros presos na operação.

Nárcio Rodrigues foi levado ao prédio da Promotoria de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público estadual, onde está sendo ouvido na manhã desta segunda-feira (30). Ele já se encontrava no local às 9h50.

(...)

Servidores lavam escadas da CGU em ato que pede a exoneração de ministro




Fabiano Silveira foi gravado em conversa na casa de Renan Calheiros.Sindicato afirma que conduta de ministro em gravações é 'inaceitável'.




Servidores lavam escadas da CGU em ato que pede a exoneração de ministro
Fabiano Silveira foi gravado em conversa na casa de Renan Calheiros.
Sindicato afirma que conduta de ministro em gravações é 'inaceitável'.

Do G1, em Brasília
Facebook

Servidores da extinta Controladoria-Geral da União (CGU) realizaram nesta segunda-feira (30) um protesto para pedir a exoneração imediata do ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira. No ato, os servidores lavaram as escadas do prédio que abriga o órgão.

A CGU foi extinta pelo presidente em exercício Michel Temer e teve suas atribuições absorvidas pelo recém-criado Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, chefiado por Silveira.

Neste domingo (29), reportagem exclusiva do Fantástico revelou gravações na qual o ministro critica a condução da Operação Lava Jato pela Procuradoria Geral da República (PGR) e dá conselhos a investigados em uma conversa com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ex-presidente da Transpetro, novo delator do esquema de corrupção que atuava na Petrobras.

O presidente do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical), Rudinei Marques, afirmou durante o protesto que a lavagem das escadas "trata-se de um ato simbólico, porque é inaceitável que alguém nessa posição cometa os desatinos que ele [ministro] cometeu".

"As gravações divulgadas ontem [domingo] mostram que ele [Fabiano Silveira] estava fazendo a ingerência junto à autoridades e órgãos públicos para proteger seus aliados políticos. E isso é inaceitável num órgão que tem por missão institucional, zelar pelo dinheiro público e pela transparência", disse Marques.
OPERAÇÃO LAVA JATO
PF investiga esquema de corrupção

    vídeo: o esquema
    cronologia
    vídeo: entenda a operação
    vídeo: delação premiada
    o que é suspeito, acusado e réu
    condenados
    delatores
    políticos
    conexões

Gravações
Cerca de três meses antes de assumir o Ministério da Transparência, Fabiano Silveira esteve em uma reunião na residência oficial de Renan Calheiros na qual a Operação Lava Jato foi amplamente discutida.

Segundo Sérgio Machado, delator da Lava Jato que fez gravação, a conversa ocorreu em 24 de fevereiro. No encontro, relatou o ex-presidente da Transpetro, eles conversaram sobre "as providências e ações que ele estava pensando acerca da operação Lava Jato".

Machado disse que participaram dessa conversa duas pessoas que ele disse serem "advogados de Renan". Um deles, segundo Machado, se chama Bruno, e o outro, Fabiano.

Machado disse: "no inicio relatei aos advogados sobre o que ocorreu em minha busca e apreensão”.  Na revelação mais importante, o ex-presidente da Transpetro diz que, no encontro, ele e os presentes trocaram “reclamações gerais sobre a Justiça e sobre a Java Jato".

Sérgio Machado gravou a conversa. Participam da reunião, além dele e Renan Calheiros, Bruno Mendes, advogado ex-assessor de Renan, e Fabiano Silveira. Ou seja, o atual ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, encarregado de combater a corrupção no governo federal, participou de uma conversa em que, segundo Sérgio Machado disse aos investigadores, foram feitas críticas à Lava Jato e à Justiça.

Além disso, é possível entender que Fabiano orienta Renan e Sérgio Machado sobre como se comportar em relação à Procuradoria Geral da República (PGR). A qualidade do áudio é ruim, há varias pessoas na sala, mas é possível identificar as vozes de Machado, de Renan Calheiros, de Fabiano Silveira e de Bruno Mendes.

FONTE:


VEJA OS VÍDEOS CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA