sexta-feira, 27 de maio de 2016

STJD denuncia Cuca e mais três do Palmeiras por uso de ponto eletrônico



Suspenso, técnico teria usado rádio comunicador para falar com auxiliares durante jogo contra o Fluminense. Técnico fica revoltado: "Essa merda que nem funciona..."




Por
São Paulo



(OBS. DO BLOG:
VEJA OS VÍDEOS CLICANDO 
NO LINK DA FONTE NO
FINAL DA MATÉRIA 
ABAIXO)



A procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) denunciou quatro profissionais do Palmeiras por uso de ponto eletrônico na vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, na última quarta-feira, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Foram incluídos o técnico Cuca, os auxiliares-técnicos Cuquinha e Alberto Valentim e o gerente de marketing Eduardo Vicente da Silva. Todos podem pegar de um a seis jogos de gancho.

Cuca foi informado da denúncia durante entrevista que concedia na Academia de Futebol, nesta sexta, e ficou revoltado. Primeiro, ele negou ter usado rádio.

– Eu não usei comunicação. Estou lá em cima nas cadeiras, se alguém me vê falando em algum momento no rádio ou alguma coisa, pode me punir sem problema algum. Não sei por que essas coisas estão acontecendo, não é da regra ter comunicador.
Depois, disse que o equipamento não funciona:

– Vai ver ganhamos esse jogo por causa do negócio aí... Essa merda que nem funciona. Se funcionasse teria alguma coisa. Fico sentido com isso. Se as coisas (recursos eletrônicos) não são permitidas para a arbitragem, de ter a visão da TV e voltar um lance, é permitido para pegar uma sonora e ser denunciado depois? Tomara que eu pegue seis jogos de suspensão – reclamou. 

Cuca se refere ao fato de ter sido denunciado com base em imagens de televisão. A equipe de arbitragem da partida, encabeçada por Sandro Meira Ricci, não relatou o caso na súmula da partida, mas câmeras utilizadas na cobertura do jogo flagraram Cuquinha e Valentim utilizando o artefato proibido. Cuca, suspenso por expulsão na derrota para a Ponte Preta, no sábado anterior, estaria com um rádio comunicador em um camarote da arena do Palmeiras.

Cuca Palmeiras  (Foto: Rodrigo Faber)Cuca reclama de ser denunciado por uso de radio comunicador (Foto: Rodrigo Faber)


De acordo com o STJD, o gerente de marketing foi retirado das dependências do campo de jogo por portar um rádio comunicador. Questionado pela arbitragem, Eduardo Vicente da Silva foi identificado e disse que estava monitorando torcedores, de maneira a evitar que atirassem objetos dentro do campo.

O Tribunal cita que aparelhos eletrônicos são proibidos tanto pela CBF quanto pela Fifa. Cuca, Cuquinha e Valentim foram incluídos artigos 191, incisos II e III e 258, ambos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento de regulamento, geral ou especial, de competição. Além da suspensão, eles ainda podem ter de pagar multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

O gerente de marketing responderá pelo artigo 258, que diz respeito a “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código”, com risco de gancho de um a seis jogos.


FONTE:


Com vários desfalques, algumas improvisações e jovens em campo, treinador diz
que 3 a 0 para o Grêmio não altera pensamento de Galo brigar pelo título brasileiro




Por
Belo Horizonte




Não foi a estreia em casa que Marcelo Oliveira queria. Porém, a derrota de 3 a 0 para o Grêmio (veja os principais lances no vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo), na noite desta quinta-feira, no Independência, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, pode ser amenizada se levarmos em consideração os vários desfalques importantes que o Atlético-MG teve para o duelo, entre eles Lucas Pratto, Leonardo Silva, Cazares, Erazo, Dátolo e Robinho. Assim, o treinador viu o revés mais como um tropeço do que como um vexame, e garante que o resultado não tira do Atlético-MG a condição de forte candidato ao título brasileiro.

- Convocamos a torcida. Até não sou muito de fazer isso, a torcida do Atlético-MG já comparece sempre, isso é histórico. Mas achava que era importante, e será sempre importante nos jogos em casa, esse apoio, essa cobrança, e a gente precisava fazer dentro de campo um melhor jogo para retribuir esse apoio. O jogo começou equilibrado, cinco finalizações de cada lado no primeiro tempo. Mas, sempre que o Grêmio chegou, chegou muito forte e conseguiu os gols. Até 2 a 0 eu achava que a gente estava firme, na perspectiva de reagir, e o terceiro gol, no final do primeiro tempo, um lateral nosso, que gerou um gol deles, aí foi muita coisa errada no mesmo lance. Isso deu ao Grêmio a oportunidade de ficar atrás, de tocar a bola. Se tivéssemos aqui com todo o time do Atlético-MG, que com todo o elenco à disposição é uma equipe candidata (ao título), tenho certeza disso, seria um jogo importante, difícil, equilibrado, e teríamos muito mais chances. Mas o Grêmio nos envolveu e soube, nos contra-ataques, chegar. Foi uma noite em que as coisas não aconteceram da forma como a gente queria. Não muda em nada o meu ânimo, a minha vontade, e o saber que nós vamos chegar. Tenho certeza, na medida em que os jogadores forem voltando, e vamos conseguir pontos com esse time aí também.

Marcelo Oliveira, técnico do Atlético-MG (Foto: Reprodução / Sportv)
Marcelo Oliveira diz que time dará a resposta 
esperada na medida em que jogadores 
voltarem (Foto: Reprodução / Sportv)


Marcelo tentou não usar os desfalques como uma desculpa pela derrota de 3 a 0, mas deixou claro que não tem como uma equipe não sentir tantas mudanças de uma só vez.

- Acontece que qualquer time do Brasil e do mundo que perder nove jogadores vai sentir. Pode sentir pouco ou mais, quando o adversário é muito bom e você comete erros. O Atlético-MG está sem nove, e isso faz diferença, contra um adversário que aproveitou bem as improvisações. A troca de comando é adaptada com o tempo. O Atlético-MG já tem uma base, os jogadores já sabem o que fazer em campo. Não esperávamos perder, esperávamos um jogo mais duro, errar muito. É difícil quando você tem que improvisar tanto.


LEIA MAIS
Sem interesse de compra dos árabes, Maicosuel voltará para o Atlético-MG
Edcarlos sobre derrota de 3 a 0 para o Grêmio: "Temos que fazer melhor"
Jogadores lamentam desfalques e atuação “aquém” em derrota no Horto



Confira outros temas abordados por Marcelo Oliveira em sua entrevista coletiva:

Ausências e falhas defensivas
- Qualquer coisa que o técnico fala depois de uma derrota, e em casa, soa como desculpa. Mas é a realidade. Jogamos com lateral improvisado, depois trocamos para outro improvisado. O atacante de área e o meia. Não importa. Podíamos ter feito um jogo mais firme, marcar mais, três volantes marcadores, que vinham jogando. Houve desatenção, o aspecto coletivo, nós erramos, e pagamos, contra um adversário que é muito bom. Acho que para o jogo com o Vitória vai esse grupo mesmo, e estou confiante que podemos retomar o nosso caminho.

Time sente a falta de um meia de criação?
Tenho falado, e uma das razões que vim para o Atlético-mg, é uma combinação de coisas boas. O elenco é muito bom. A questão não é de carência, é de ausência. Se tivéssemos o Carlos Eduardo, ou o Dátolo... E a ausência do Pratto, que é de área, e só tem um, não tem outro com essas características. Não tem que lamentar. A história que o Atlético-MG é candidato ao título é real, mas não precisamos ficar batendo nela. O Grêmio é um time forte também. Vamos ajustar para o próximo jogo, a defesa, criar mais situações e ser mais efetivos, em condições de fazer o gol.

Gols levados pelo lado direito da defesa
- Isso foi orientado hoje na preleção. Quero contar com o apoio (ofensivo) do Marcos Rocha, ele é muito importante, assim como Douglas (Santos) do outro lado. Principalmente contra equipes que vêm mais fechadas. Na jogada do primeiro gol, embora tenha sido pelo lado direito, alguém não acompanhou o lateral, e o Marcelo (Oliveira) saiu na cara do gol. Alguns erros individuais e coletivos que fizeram com que o Grêmio chegasse com perigo.

Uma derrota como essa, pelo menos, serve para tirar algumas lições?
- Ajuda a tirar lições, ensinamentos, saber que o Atlético-MG é muito forte aqui dentro, mas os adversários podem vir e se aproveitar dos erros. A adversidade serve para nos fortalecer. O Atlético-MG já é muito forte, podem nos cobrar aí para frente, à medida em que os jogadores forem voltando. Vamos chegar em dezembro em condições de conquistar o título.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2016/05/derrota-em-casa-para-o-gremio-nao-desanima-marcelo-nao-muda-nada.html

Dudu Cearense rescinde contrato com Fortaleza e é novo reforço do Botafogo


Volante não havia sido relacionado para o jogo diante do Confiança, no domingo, pelo Leão. Dudu foi confirmado pelo time carioca na noite desta sexta e é nono reforço




Por
Fortaleza, CE




Dudu Cearense, volante do Fortaleza apresentação (Foto: JL Rosa/Agência Diário)Dudu Cearense vai atuar no Bota (Foto: JL Rosa/Agência Diário)


O volante Dudu Cearense rescindiu contrato com o Fortaleza na manhã desta sexta (27) e irá atuar agora pelo Botafogo. A confirmação é do vice-presidente do Leão, Ênio Pontes, em entrevista ao GloboEsporte.com/ce nesta tarde. Dudu Cearense não foi relacionado para o jogo diante do Confiança, no domingo, no estádio Batistão. O Botafogo confirmou a contratação na noite desta sexta.

- É verdade (da rescisão de contrato). Ele está indo atuar no Botafogo. Foi acertada a rescisão (com o Fortaleza ) nesta sexta pela manhã - afirmou Ênio.

O Botafogo foi atrás do Dudu Cearense por conta das lesões dos volantes. Airton passou por cirurgia recente e Lindoso sofreu uma lesão no adutor da coxa e vai ficar um mês fora. Nono reforço para o Campeonato Brasileiro, o volante foi um pedido de Ricardo Gomes, que trabalhou com Duda na seleção pré-olímpica, em 2004.

- O Dudu vinha fazendo um bom ano pelo Fortaleza e estava querendo muito disputar a Série A do Brasileiro. Tivemos algumas situações do Brasil e até do exterior, mas o atleta ficou muito contente com a negociação envolvendo o Botafogo – disse o empresário Márcio Bittencourt, que também representa Rodrigo Pimpão, Dierson, Geovane Maranhão e Octávio no Botafogo.

Já foram contratados os atacantes Gustavo Canales (ex-Univerdad de Chile), Rodrigo Pimpão (ex-Emirates Club), Anderson Aquino (ex-Linense) e Geovane Maranhão (ex-Madureira); os meia Marquinho (ex-Macaé) e Camilo (ex-Al Shabab), o lateral-esquerdo Victor Luis (ex-Palmeiras) e o goleiro Sidão (ex-Audax). Botafogo ainda tenta a contratação do Alex, do Inter.

Contratado para a temporada 2015, ele atuou no Fortaleza em 38 partidas, marcando quatro gols, conquistando dois Cearenses e uma Taça dos Campeões Cearenses


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ce/futebol/noticia/2016/05/dudu-cearense-rescinde-contrato-com-leao-e-deve-reforcar-bota-diz-dirigente.html

Melo e Dodig batem tenistas da casa e vão às oitavas em Roland Garros



Cabeças de chave, número 1 do mundo e croata aplicam 2 sets a 0 sobre Lamasine e Olivetti e podem enfrentar André Sá e o parceiro Guccione na próxima rodada




Por
Paris




Único brasileiro a entrar em quadra nesta sexta-feira, o mineiro Marcelo Melo de um passo à frente na defesa do título de Roland Garros ao lado do croata Ivan Dodig. Sem sustos, a dupla derrotou os franceses Tristan Lamasine e Albano Olivetti por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/4, garantindo vaga nas oitavas de final do Grand Slam francês.


+ Confira a chave de duplas masculinas de Roland Garros


Cabeças de chave 3, o número 1 do mundo de duplas e o tenista croata terão pela frente ou a dupla formada pelo brasileiro André Sá e o australiano Chris Guccione ou a parceria entre o argentino Leonardo Mayer e o português João Sousa. A definição será feita em duelo neste sábado.
Bruno Soares também entrará em quadra neste sábado, mas em dose dupla. Primeiro ele joga a segunda rodada ao lado do britânico Jamie Murray. Os adversários são os franceses David Guez e Vincent Millot. Depois, o brasileiro se junta à russa Elena Vesnina para disputar as oitavas de final das duplas mistas, contra o filipino Treat Huey e a eslovena Andreja Klepac.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2016/05/melo-e-dodig-batem-tenistas-da-casa-e-vao-oitavas-em-roland-garros.html

Com problema no punho, Nadal anuncia desistência de Roland Garros



Nove vezes campeão do torneio, espanhol revela que disputou segunda rodada com infiltração e anuncia retirada: "Se eu continuar a jogar, vai romper em alguns dias"




Por
Paris



Não será dessa vez que Rafael Nadal vai conquistar o 10º título de Roland Garros. O Touro Miúra convocou uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira e anunciou a desistência por conta de uma lesão no punho esquerdo. O espanhol, atual número 5 do mundo, revelou que vinha sentindo o incômodo há algumas semanas e inclusive fez uso de infiltração durante o torneio.

Rafael Nadal, Roland Garros, tênis (Foto: Getty Images)
Nadal deu coletiva com proteção no punho 
esquerdo (Foto: Getty Images)


- Eu preciso me retirar do torneio porque tenho um problema no meu punho que vem de umas duas semanas. Ontem (quinta-feira) eu joguei com uma infiltração nele. Ontem à noite eu comecei a sentir mais e mais dor. Hoje (sexta) eu percebi que não conseguia mover meu punho. (O tendão) não está rompido, mas, se eu continuar a jogar, vai romper em alguns dias. Eu sei que não posso terminar o torneio. Faz parte da vida e espero voltar a Roland Garros por muitos anos de novo - declarou o tenista espanhol.

+ Confira a chave masculina de Roland Garros

Nadal jogaria a terceira rodada neste sábado contra o compatriota Marcel Granollers. Ele vinha de vitórias por 3 sets a 0 sobre o australiano Sam Groth e sobre o argentino Facundo Bagnis, partida essa na qual o Miúra jogou com infiltração no punho.

Nadal levantou a Copa dos Mosqueteiros (troféu dado ao campeão de Roland Garros) entre 2005 e 2008 e entre 2010 e 2014. Ele tem apenas duas derrotas no torneio: perdeu para o sueco Robin Soderling nas oitavas de final em 2009 e para o sérvio Novak Djokovic nas quartas de final no ano passado.

- Ele (Nadal) é o nosso maior campeão aqui. É o torneio favorito dele e o mais importante. Para ele realmente desistir, sabemos que é uma decisão muito dolorosa. Ele provavelmente iria enfrentar Novak nas semifinais, então um dos dois estaria na final. Isso abre a chave para alguns jogadores - comentou o diretor de torneio Guy Forget.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2016/05/com-problema-no-punho-nadal-anuncia-desistencia-de-roland-garros.html

Mais regular, Murray vence em sets diretos e avança em Roland Garros



Após triunfos em cinco sets nas duas primeiras rodadas, número 2 do mundo derruba Karlovic se impondo sobre potente saque do adversário. Wawrinka derrota Chardy




Por
Paris




Andy Murray enfim conseguiu uma vitória mais tranquila na edição deste ano de Roland Garros. Nas duas primeiras rodadas, o tenista britânico precisou lutar bastante por triunfos em cinco sets em cima do tcheco Radek Stepanek e do convidado francês Mathias Bourgue. Já nesta sexta-feira, o atual número 2 do mundo anulou o saque forte do croata de 2,11m Ivo Karlovic (28º do ranking da ATP), atuou com regularidade e garantiu a classificação para as oitavas de final por 3 a 0, nas parciais de 6/1, 6/4 e 7/6(3).
O adversário de Murray na próxima fase, no domingo, é o americano John Isner (17º), que superou o russo Teymuraz Gabashvili (79º) por 3 sets a 2, parciais de 7/6(7), 4/6, 2/6, 6/4 e 6/2.

Andy Murray, Roland Garros, tênis (Foto: AP)
Andy Murray usou bem o saque para assegurar 
a vitória sobre Karlovic (Foto: AP)



+ Confira a chave masculina de Roland Garros


Na partida válida pela terceira rodada, Murray se viu diante de um dos saques mais potentes do circuito. Porém, com um melhor aproveitamento, quem se deu melhor no serviço e nas devoluções foi o britânico. Destaque já para a primeira parcial, vencida pelo vice-líder do ranking em 24 minutos, depois de ter ganho os cinco primeiros games do jogo. Murray, que até então tinha mais aces (três contra dois) e menos duplas faltas (uma contra três) que o adversário, manteve o ritmo no set seguinte e teve a chance de abrir duas quebras de frente, mas uma única conquistada no começo do set foi suficiente para ele fazer 2 a 0.

Precisando vencer todas as parciais seguintes para se classificar, Karlovic deu mais trabalho ao britânico no terceiro set, principalmente por ter acertado a mão no saque. As subidas à rede também começavam a render mais. No entanto, Murray ganhava sem problemas seus games de serviço. A disputa então foi decidida somente no tie-break. Murray saiu na frente com uma miniquebra, conseguiu outra com uma bela passada cruzada e garantiu a vitória no segundo match point, depois de um erro de devolução do croata.


WAWRINKA DESPACHA TENISTA DA CASA

O atual campeão Stan Wawrinka segue vivo em Roland Garros. A vítima da terceira rodada foi o francês Jeremy Chardy (32º), eliminado em sets diretos, pelas parciais de 6/4, 6/3 e 7/5. Número 4 do mundo, o suíço vai disputar as oitavas de final contra o sérvio Viktor Troicki (24º), que passou pelo francês Gilles Simon (18º) por 6/4, 6/2 e 6/2.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2016/05/mais-regular-murray-vence-em-sets-diretos-e-avanca-em-roland-garros.html

Melo e Soares vencem na estreia nas duplas, e Bellucci dá adeus em Paris


Mineiro, que é o número 1 do ranking da categoria, vence ao lado de Ivan Dodig com direito a pneu. Bruno Soares também sai vitorioso. Thomaz Bellucci cai na 1ª rodada



Por
Paris



Atual campeão de Roland Garros, o brasileiro Marcelo Melo estreou com uma vitória nas duplas do Grand Slam parisiense nesta quinta-feira. Jogando ao lado do croata Ivan Dodig, o número 1 do mundo na categoria não teve dificuldades no saibro parisiense e bateu Robin Haase, da Holanda, e Victor Troicki, da Croácia, pelo placar de 2 a 0, com direito a pneu no primeiro set (6 a 0) e um 6 a 3 no segundo. Vale destacar que a vitória veio em apenas 41 minutos. Assim, ele e Dodig seguem para a segunda rodada e irão encarar os atletas da França Tristan Lamasine e Albano Olivetti.

Marcelo Melo e Ivan Dodig atuando em Roland Garros (Foto:  Julian Finney/Getty Images)
Marcelo Melo e Ivan Dodig atuando 
em Roland Garros (Foto: 
 Julian Finney/Getty Images)


Outro brasileiro, o também mineiro Bruno Soares, garantiu sua classificação para a segunda rodada do torneio francês. Ele e o britânico Jaime Murray fizeram 2 a 0, duplo 6/3, sobre os russos Evgeny Donskoy e Andrey Kuznetsov. David Guez e Vincent Millot, da França, são os próximos rivais da parceria.

Bruno Soares vence em Paris (Foto: Clive Brunskill/Getty Images)Bruno Soares e Jaime Murray venceram na estreia (Foto: Clive Brunskill/Getty Images)


- O placar não refletiu o que foi a história do jogo. Foi bem mais duro e a gente teve que se impor bastante, especialmente no começo. Então estou muito feliz por ter ganho essa primeira rodada e estar sentindo bem a bola - disse Bruno Soares sobre o confronto desta quinta-feira.

O resultado negativo do Brasil ficou por conta de Thomaz Bellucci. Atuando com o eslovaco Martin Klizan, ele acabou sendo derrotado pelo placar de 2 a 0, parciais de 6/1 e 7/5, para Vasek Pospisil, do Canadá, e Jack Sock, dos Estados Unidos. Assim, está fora de Roland Garros. Na segunda rodada, os vencedores encaram Julien Benneteau e Edouard Roger-Vasselin, ambos da França.



BRUNO AVANÇA TAMBÉM NAS MISTAS

mpeão do Aberto da Austrália nas duplas mistas, Bruno Soares repetiu a parceria de sucesso com Elena Vesnina e venceu na estreia em Roland Garros. Nesta quinta, o brasileiro e a russa venceram o colombiano Juan Sebastián Cabal e a americana Abigail Spears por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/2, e garantiram vaga nas


FONE: 
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2016/05/atual-campeao-de-roland-garros-melo-estreia-com-triunfo-nas-duplas.html

"DESINDEXAR" E "DESVINCULAR" SIGNIFICAM "PAU NO POBRE"!




FONTE:
https://www.youtube.com/watch?v=5ayCGXvsTTU



E o que significa "aliviar" a Petrobras do pré-sal?


VEJA O VÍDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA

PSDB, PMDB e DEM financiaram protestos contra Dilma




FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/psdb-pmdb-e-dem-financiaram-protestos-contra-dilma



Era para usar "a máquina deles também"...

publicado 27/05/2016
Carnica_900x600.jpg
Áudios mostram que partidos financiaram MBL em atos pró-impeachment 

O MBL (Movimento Brasil Livre), entidade civil criada em 2014 para combater a corrupção e lutar pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), recebeu apoio financeiro, como impressão de panfletos e uso de carros de som, de partidos políticos como o PMDB e o Solidariedade. Quando fundado, o movimento se definia como apartidário e sem ligações financeiras com siglas políticas. Em suas páginas em redes sociais, fazia campanhas permanentes para receber ajuda financeira das pessoas, sem ligação com partidos.

Em uma gravação de fevereiro de 2016 a que o UOL teve acesso, Renan Antônio Ferreira dos Santos, um dos três coordenadores nacionais do MBL, diz em mensagem a um colega do MBL que tinha fechado com partidos políticos para divulgar os protestos do dia 13 de março usando as "máquinas deles também".

Ouça a gravação

Em nota enviada ao UOL, Renan Santos confirmou a autenticidade do áudio e informou que o comitê do impeachment contava com lideranças de vários partidos, entre eles, DEM, PSDB, SD e PMDB.

O movimento negociou também com a Juventude do PSDB ajuda financeira a suas caravanas, como pagamento de lanches e aluguel de ônibus, e teria tido apoio da "máquina partidária" do DEM.

(…)

PSDB

Em gravação feita no dia 5 deste mês a que o UOL teve acesso, o secretário de Mobilização da Juventude do PSDB do Rio de Janeiro, Ygor Oliveira, dá detalhes a seus colegas de partido sobre uma "parceria com o MBL" para financiar uma manifestação que veio a ocorrer no dia 11 de maio, em Brasília, durante a votação no Senado que resultou no afastamento de Dilma Rousseff da Presidência da República.

Ouça a gravação

(…)

Procurado pela reportagem, o MBL confirmou a "aproximação ao PSDB", mas não informou se a parceria com o partido para pagar o lanche e o transporte de manifestantes no dia 11 de maio efetivamente se concretizou.

A participação de Gilmar Mendes no STF e no comando do TSE




FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/a-participacao-de-gilmar-mendes-no-stf-e-no-comando-do-tse



a semana em que Aécio volta aos holofotes ao ser citado em grampos, Mendes rejeita investigar senador
 
Na semana em que Aécio volta aos holofotes ao ser citado nos grampos que expôs Romero Jucá, Mendes rejeita investigar senador

Jornal GGN - Aécio Neves coleciona uma série de processos contra ele e que têm como principal ponto de partida acusações feitas pelo ex-senador Delcídio do Amaral, em acordo de delação premiada com a Justiça que investiga fatos levantados pela Lava Jato. O volume de acusações contra o senador do PSDB levou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot a pedir para os ministros do STF investigarem Aécio, sobretudo pela suspeita de possuir contas em paraíso fiscal. O dinheiro era manobrado por meio de uma fundação ligada a sua mãe, Inês Maria Neves Faria.
 
O pedido de Janot foi recebido por Gilmar Mendes, dentro do Supremo que decidiu na última semana devolver a ação para a PGR, sem autorizar pelo menos a abertura de uma investigação. Não é a primeira vez que Mendes recusa um pedido para investigar Aécio, como você poderá acompanhar à seguir na matéria do El País.  
 
 
 
Em semana na qual o senador tucano foi citado em grampos, ministro manda processo de volta para Rodrigo Janot
 
Gil Alessi
 
Em uma semana na qual o Supremo Tribunal Federal (STF) voltou ao noticiário político devido às gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, um dos ministros mais controversos da Corte, Gilmar Mendes, ganhou holofotes novamente por motivos variados. Mendes devolveu nesta quarta-feira mais um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar o tucano Aécio Neves (MG) no âmbito da Lava Jato, sem nem mesmo autorizar a abertura das investigações e recebeu críticas da neo-oposição. Ele já havia rejeitado outro pedido de investigação contra Aécio semanas atrás.

Mendes é ministro do Supremo desde 2002, indicado por Fernando Henrique Cardoso, e ocupa atualmente posições importantes na configuração das mais altas cortes. Ele preside desde meados de maio o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), composto em parte por magistrados do STF. O cargo cobra mais relevância considerando que 2016 é um ano eleitoral e que está na corte uma ação contra a campanha de 2014 de Dilma Rousseff e Michel Temer que poderia levar à cassação da chapa e à realização de novas eleições.
 
A partir de 31 de maio, o magistrado também estará à frente da Segunda Turma do Supremo, grupo de cinco ministros responsável pela análise da maioria dos recursos de políticos investigados na Operação Lava Jato. O grupo também é responsável pelo julgamento de apelação nos casos que estão a cargo do juiz Sérgio Moro. Ao plenário, com 11 ministros, só vão recursos de presidentes da Câmara e do Senado, e do presidente da República.
 
Além de Mendes, fazem parte da Segunda Turma Cármen Lúcia, Celso de Mello, Dias Toffoli e Teori Zavascki - esse último tem posto crucial, o de relator da Lava Jato.
 
Caso Aécio
 
Mendes não é o único ministro afeito a declarações públicas do tribunal, mas é considerado controverso porque sempre explicitou publicamente seu desgosto com os Governos do PT e suas principais lideranças, mesmo quando julgava processos envolvendo a legenda, como o mensalão. Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura neste ano, ele afirmou que não vê problemas em sair para jantar com políticos tucanos, e disse que chama o chanceler do Governo de Michel Temer, José Serra, de “Zé”. Foi dele, por exemplo, a decisão que impediu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de tomar posse como ministro-chefe da Casa Civil de Dilma, pendente de decisão final até hoje. Quanto aos recursos da defesa de Dilma contra o impeachment, ironizou: "Ah, eles podem ir para o céu, o Papa ou o diabo".
 
A pedido de Mendes para a reavaliação do inquérito de Aécio acontece na mesma semana em que o senador e presidente do PSDB foi um dos temas recorrentes das gravações de Sérgio Machado, que assinou delação premiada para colaborar com as investigações da Lava Jato. O senador Romero Jucá, por exemplo, diz que "todo mundo conhece o esquema do Aécio", depois diz que ele será “o primeiro a ser comido” se a operação continuar a avançar. Renan Calheiros, por sua vez, diz que o tucano está "assustado" com a situação. O PSDB afirmou que irá processar Machado pelas menções "caluniosas" ao partido e a seu presidente.
 
O primeiro pedido de inquérito contra Aécio devolvido por Mendes tinha relação com suposto esquema de  corrupção em Furnas, que teria financiado irregularmente campanhas de tucanos, e o segundo é relativo à suposta maquiagem de dados do Banco Rural durante a CPI dos Correios, em 2005. O Rural teria sido utilizado para irrigar o esquema de corrupção conhecido como o mensalão tucano. Aécio sempre desqualificou as acusações de Delcídio, e negou qualquer irregularidade nos dois casos.
 
Os processos contra Aécio têm como principal ponto de partida as delações do ex-senador Delcídio do Amaral, que assinou acordo de colaboração com a Justiça no âmbito da Lava Jato. Janot justificou o pedido dizendo que existem elementos na delação do ex-senador petista que comprovam fatos narrados pelo doleiro Alberto Youssef. No pedido de investigação, o procurador dizia ainda que Aécio é suspeito de possuir contas em um paraíso fiscal por meio de uma fundação que estava vinculada à mãe dele, Inês Maria Neves Faria.
 

CONVOCAÇÃO NAS REDES: FOCAR NO GILMAR!




FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/convocacao-nas-redes-focar-no-gilmar



Esse Golpe não dura!

publicado 27/05/2016
Em nome da Democracia - "Democracia e Globo, um ou outro" - o Conversa Afiada repassa convocação que recebeu por Whatsapp:
EIS O NOSSO GRANDE DESAFIO - REPASSANDO: Foco, concentração, objetivo.
Imaginem se movimentos populares se concentrassem em Gilmar (PSDB-MT) Mendes.

Estudantes, UNE, MST, MTST, CUT, CTB, blogueiros sujos, Midia Ninja, Jornalistas Livres, ocupantes do MINC  etc.

Certamente a probabilidade de sucesso seria muito grande.

E Mendes é quem tem feito a balança pender.

As maiores perdas e desastres têm tido causa em suas decisões.

Políticos destrutivos tem tido poder graças a ele. Proteção.

Sua parcialidade explícita e despudorada é gritante.

Anulando Gilmar Mendes, o Golpe dura menos !

Mas o segredo é o foco. Concentração.

Foco: como o de um raio laser !

Esse Golpe nao dura, diz o Franklin Martins !

Divulguem !

Os problemas da delação de Jucá, por Brenno Tardelli



FONTE:
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4193150885514913552#editor/target=post;postID=5769354897910781122



Delação que atinge Jucá possui sérios problemas éticos e jurídicos

Eu vi, tu viste, ele e ela viram a conversa de Romero Jucá com o ex-presidente da Transpetro, pois, apesar de ser uma gravação ilegal que envolve um então senador, ultimamente isso não tem sido óbice para estampa nas capas dos jornais de maior circulação no país. Por isso, reconhecendo que estamos falando de uma prova obtida de forma ilícita, bem como da abertura que esse diálogo oferece para as infinitas possibilidades do arbítrio, é necessário apontar algumas questões no assunto já difundido em todos os cantos do país.
A coerência manda um abraço
Para entender basicamente do que se trata, a situação de Jucá - senador, gravado de forma ambiental, enquanto ajuda um amigo em apuros - é idêntica à situação do senador Delcídio do Amaral, preso e cassado, bem como semelhante ao que aconteceu com Lula e Dilma, com a diferença que no caso dos presidentes houve o expresso descumprimento da lei por um juiz de direito, quando divulgou os áudios à mídia.
No caso de Delcídio, o STF resolveu por conta própria riscar a Constituição Federal e determinar a prisão de um senador que não havia sido surpreendido em flagrante delito. Já quanto a Lula e Dilma, foi lida uma dura carta pelo decano Celso de Mello contra ambos, um liminar de Gilmar Mendes suspendendo a posse do ex-presidente à Casa Civil, cobertura da mídia por 24 horas seguidas, além de intensa mobilização de setores interessados na deposição da presidenta.
São diversas variáveis que tornaram o processo de impeachment em um golpe, mas uma das principais características é a diferença de tratamento. Ironicamente, o que mais se fala para rebater a tese de golpe é que "as instituições estão funcionando". Ora, se assim é, que horas que o Supremo irá se reunir para ler uma nota duríssima em frente às câmeras? E liminar para suspender Jucá do ministério? A Globo, pertencente ao quarto poder, vai fazer uma cobertura de 24h? Bonner não leu o diálogo linha por linha, como fez para derrubar Dilma. A sociedade civil bateu suas panelas? Juízes e Procuradores da República irão à Paulista? Sabemos que não.
Por outro lado, não demorou nem cinco horas da divulgação do áudio para que parlamentares do PSOL anunciassem que entrariam no judiciário com um pedido de prisão de Jucá, sob fortes aplausos de progressistas nas redes sociais. A medida parte da crença que i) o cárcere resolva alguma coisa; ii) podemos relativizar a constituição para prender um inimigo. Francamente, de uma esquerda que se comporta assim em épocas de crise, não se pode ter muitas esperanças...
A delação e gravação que atingem Jucá têm sérios problemas éticos e jurídicos
Agora, vamos ao conteúdo da gravação de Romero Jucá. Trata-se de um áudio gravado por uma pessoa próxima o suficiente para debater arealpolitik (seriam amigos?), em um cenário de pedido de socorro ao então senador, por entender que será preso em breve. Era tudo uma cilada, na verdade, mas na cabeça de Jucá era, sim, um pedido de ajuda. Jucá se solidariza com o cara, escuta e diz que vai ver com os ministros do supremo, com o partido e com o raio que o parta para ajudar a situação do sujeito - e a própria indiretamente, pois ainda rola uma pequena ameaça velada na conversa. Jucá foi solidário; o delator foi um traíra de marca maior.
Além disso, algumas frases que ficaram famosas são iscas oferecidas pelo próprio delator, como, por exemplo, a mais épica: “quem não conhece o esquema de Aécio?”. Era o verde para colher maduro; Jucá não caiu nessa. Outras coisas graves Jucá falou, mas é necessário ressalvar que era uma cama de gato armada. Encenação do delator que está fazendo o amigo que pede socorro (não há nada mais covarde que isso). Trata-se, em outras palavras, do mais puro flagrante preparado, isto é, a situação de flagrância forjada, que ludibria o acusado e, portanto, é nula de pleno direito.
Mas por que o delator traiu tão lindamente? Para conseguir um benefício mesquinho com a Inquisição. Isso é central e o mais problemático. São ratos que estimulam o denuncismo. Enquanto isso estiver sendo praticado na classe política (que odiamos) tudo bem. Mas coloca isso no varejo para a população ver o que é bom para a tosse viver numa república de gente tão traíra. Ainda que você defenda a delação premiada enquanto instituto, há de se concordar que, atualmente, a maioria não são delações, mas sim armações premiadas - como bem lembrou o advogado Marcelo Feller.
Explico com mais calma: eu, político ou executivo que frequenta o poder, forjo conversas com pessoas que sei que atrairão atenção da Inquisição (Ministério Público e Magistratura). Guardo essas conversas para se e quando for alvo de alguma investigação e a uso como moeda de troca. Foi o caso do delação que fisgou Delcídio do Amaral, como também a que atingiu em cheio Romero Jucá.
Vale dizer, a cilada para o traíra ganhar seu petisco processual não torna o golpe mais golpe. Já era golpe antes e continuará sendo. Na verdade, o áudio de Jucá nos testa na coerência de querermos um país menos punitivista. Mas, infelizmente, faz tempo que mandamos os escrúpulos às favas.

Áudios mostram que MBL era financiado por partidos de oposição




FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/audios-mostram-que-mbl-era-financiado-por-partidos-de-oposicao


Jornal GGN - Gravações divulgadas nesta sexta-feira mostram que as manifestações em verde e amarelo lideradas pelo Movimento Brasil Livre (MBL) contaram com o financiamento de partidos como PMDB e Solidariedade. O PSDB também colaborou, mediante o pagamento de lanches e aluguel de ônibus, e contou com o apoio da ala da Juventude do DEM. Aqui, cabe um comentário: não era o PT que levava as pessoas para as manifestações a troco de “pão com mortadela”?
Gravações colocam em xeque "apartidarismo" defendido pelo movimento
Pedro Lopes e Vinícius Segalla
Do UOL, em São Paulo

O MBL (Movimento Brasil Livre), entidade civil criada em 2014 para combater a corrupção e lutar pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), recebeu apoio financeiro, como impressão de panfletos e uso de carros de som, de partidos políticos como o PMDB e o Solidariedade.
O movimento negociou também com a Juventude do PSDB ajuda financeira a suas caravanas, como pagamento de lanches e aluguel de ônibus, e teria tido apoio da "máquina partidária" do DEM.
Quando fundado, o movimento se definia como apartidário e sem ligações financeiras com siglas políticas. Em suas páginas em redes sociais, fazia campanhas permanentes para receber ajuda financeira das pessoas, sem ligação com partidos.
Os coordenadores do movimento, porém, negociaram e pediram ajuda a partidos pelo menos a partir deste ano. Atualmente, o MBL continua com as campanhas de arrecadação nos seus canais de comunicação, mas se define como "suprapartidário". Aliás, a contribuição financeira concedida é vinculada ao grau de participação do doador com o movimento. A partir de R$ 30, o novo integrante pode ter direito a votos.

O estadista Renan e as pegadinhas de Sérgio Machado




FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/o-estadista-renan-e-as-pegadinhas-de-sergio-machado




O grampo de Sérgio Machado em Renan Calheiros comprova algo que se pressentia nas suas (de Renan) declarações públicas: dentre todas as autoridades públicas, Renan é o que mais tem demonstrado respeito pela chamada liturgia do cargo e mais preocupações com o julgamento da história.
Apesar da óbvia intenção de Machado de provocar declarações comprometedoras, a conversa gravada passa em qualquer teste de republicanismo. O carnaval dos jornais se deu em relação à sua proposta de mudar a lei da delação premiada, para impedir que pessoas presas sejam pressionadas a delatar – uma opinião legítima.
No restante, mostra um líder político preocupado com a crise, buscando saídas constitucionais, conversando com todas as pontas, procurando amarrar a governabilidade. E sumamente indignado com a submissão de Michel Temer a Eduardo Cunha.
Em outros momentos, viu-se esse mesmo comportamento de Renan, quando, em meio às pressões para facilitar o impeachment, apregoou sua preocupação sobre como seria visto pela história.
Admito não conhecer os meandros da vida política brasiliense, nem a de Alagoas. Mas o episódio me remete a lembranças de outros ditos coronéis nordestinos, como José Sarney.
Em 1987, através de seu Ministro da Justiça Saulo Ramos, Sarney conseguiu negociar meu pescoço com a Folha. Portanto, não tenho nenhuma razão objetiva para poupá-lo.
Em 2009 os jornais moveram uma campanha implacável contra ele, assim que assumiu a presidência do Senado. A intenção óbvia era fragilizar a governabilidade. Fiz uma defesa enfática do presidente do Senado, não da pessoa física ou política de Sarney. Em todos os artigos em que defendia o presidente do Senado, dava dicas para quem quisesse criticar a pessoa física, dos amigos Edemar Cid Ferreira a Mathias Machline.
Um assessor de imprensa de Sarney, meu conhecido, sugeriu uma entrevista com ele, garantindo que era o melhor analista do momento político e do advento dos novos atores políticos, as ONGs, os blogs e as redes sociais.
Fui. Fiquei aguardando-o em uma sala. Sarney chegou, andando lentamente, com a voz fraca e me agradeceu a defesa dele, que eu tinha feito. E me disse:
- Senhor jornalista, o senhor é testemunha da seriedade com que trato os temas políticos de interesse do país.
Passou ao largo das críticas que lhe fazia nos mesmos posts em que defendia o presidente do Senado. Mas, de fato, desde sempre cumpriu um papel de fiador da estabilidade política, dentro dessa excrescência que é nosso presidencialismo de coalizão.
Falta um perfil melhor de Sarney, assim como de Renan. Algo à parte da apologia dos áulicos e do profundo preconceito com que são retratados pela imprensa do Sudeste.
Aliás, essa preocupação em entender a história é característica de alguns políticos do Nordeste – como Gustavo Krause, Aldo Rabello, entre outros – dificilmente encontrável em políticos do centro-sul.
Renan demonstra uma preocupação com o julgamento da história muito maior do que o pensamento arrogante de lideranças paulistas, como FHC, que julga que a história é ele.

O jabuti de Sérgio Machado

Foi hilária a pequena vingança de Sérgio Machado contra a Procuradoria Geral da República, com quem tratou do grampo. Na conversa gravada desanca sem dó o Procurador Rodrigo Janot – podendo alegar posteriormente que os ataques foram para disfarçar suas intenções, de estar gravando a mando dele. E nos dois grampos colocou um jabuti na árvore de Janot: Aécio Neves, apenas para dar trabalho mais tarde para tirar o jabuti da árvore.
Não se pode negar um senso de humor apurado a Sérgio Machado.