terça-feira, 15 de março de 2016

O doping de Sharapova: entenda os efeitos da substância Meldonium



Estudos científicos afirmam que ela aumenta a capacidade do corpo de produzir energia, acelerar a recuperação e melhorar a memória e o aprendizado motor




Por
São Paulo



Esta semana repercutiu no mundo do esporte um novo caso de doping que gerou surpresa e muitas indagações. A tenista russa Maria Sharapova, uma das maiores atletas da modalidade, foi flagrada com uma substância desconhecida no próprio dicionário dos remédios proibidos.

Maria Sharapova tênis coletiva (Foto: Kevork Djansezian/Getty Images)
Maria Sharapova anuncia em coletiva ter 
sido flagrada no exame antidoping 
(Foto: Kevork Djansezian/Getty Images)


Desta vez não se trata de esteroides anabolizantes, estimulantes, diuréticos nem nada conhecido. A droga detectada foi o Meldonium, uma substância que nunca apareceu em nenhuma notícia de doping até então. De onde surgiu esta nova substância e o que ela proporciona em termos de melhora de performance para ser proibida?

Na verdade, apesar de ser desconhecida da opinião pública, o Meldonium já era um “velho conhecido” no mundo da ciência. Como medicamento, o “mildronato”, que é o princípio ativo da droga, foi desenvolvido em 1970, sendo indicado como coadjuvante do tratamento de algumas doenças, como isquemia do coração, doenças neurodegenerativas, pulmonares e doenças do sistema imunológico.

Maria Sharapova WTA Acapulco (Foto: EFE)Tenista russa fazia uso da substância proibida há 10 anos (Foto: EFE)


Em 2015, um trabalho publicado na revista científica “Drug and Testing Analysis” por um grupo de pesquisa da Universidade de Colônia, na Alemanha, alertava para o fato de a substância ter também efeitos ergogênicos de melhora de performance. Segundo os próprios pesquisadores, o Meldonium já estava sendo monitorado pela Agência Mundial Antidoping (WADA) durante os últimos tempos.

Seus efeitos foram demonstrados em alguns estudos científicos e apontavam para uma melhora da capacidade de produzir energia a partir da queima de carboidratos, melhora da recuperação após o exercício e, curiosamente, um benefício de melhora de “memória e aprendizado” motores, benefício este muito interessante para o desempenho esportivo. Vale sempre lembrar que este são efeitos farmacológicos, e portanto caracterizam o conceito de doping.

A droga foi então incorporada à lista de substâncias proibidas em janeiro deste ano. Antes desta proibição formal, a decisão havia sido várias vezes comunicada às federações e individualmente aos próprios atletas.


saiba mais
Fica difícil entender como uma atleta como a Sharapova alega não saber desta proibição e ter sido flagrada. Pior ainda é sua declaração de que usava o Meldonium nos últimos dez anos, uma verdadeira confissão de culpa de uso de substância para melhora farmacológica de desempenho.

No ano olímpico que vivenciamos, com cobranças ainda maiores por melhora de desempenho, infelizmente podemos esperar por mais notícias semelhantes, pois o uso de substâncias proibidas no esporte ainda está muito longe de acabar.

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com


EuAtleta Turibio Barros Fisiologia Especialista (Foto: EuAtleta)

TURÍBIO BARROS
Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. Foi membro do American College of Sports Medicine, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva  da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros www.drturibio.com


FONTE:

Cirurgia no joelho direito tira Victor da primeira fase da Taça Libertadores


Goleiro alvinegro será operado e para por até seis semanas; Giovanni, que participou de duas partidas na temporada, assume a titularidade no gol alvinegro




Por
Belo Horizonte




Uilson; Giovani; Victor; Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/CAM)Victor desfalca o time até o fim da primeira faseda Libertadores (Foto: Bruno Cantini/CAM)


A Atlético-MG ganhou um desfalque importantíssimo às vésperas do jogo contra o Colo-Colo, pela quinta rodada do Grupo 5 da Libertadores. O goleiro Victor vai passar por uma artroscopia no joelho direito e um mês parado. Isto significa que o camisa 01 está fora do restante da primeira fase da competição continental.

A lesão de Victor foi confirmada pelo médico do clube, Rodrigo Lasmar, que explicou o que aconteceu com o goleiro alvinegro.

- Victor sofreu uma entorse do joelho direito e houve uma ruptura do menisco. Ele vai passar por cirurgia e para por até 6 semanas - esclareceu o médico do Atlético-MG.

Substituto imediato de Victor, Giovanni tem 55 jogos com a camisa do Atlético-MG, três desses nesta temporada - os dois clássicos contra o América-MG. Uilson passa a ser o reserva do gol atleticano.
O Atlético-MG, líder do Grupo 5 da Libertadores, tem ainda pela frente o Colo-Colo, em casa, o Independiente del Valle, no Equador, e o Melgar, novamente em Belo Horizonte, no dia 16 de abril. Além dos jogos da competição continental, Victor ainda perderá o restante da primeira fase do Campeonato Mineiro.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2016/03/cirurgia-no-joelho-direito-tira-victor-da-primeira-fase-da-taca-libertadores.html

Corinthians, Flamengo e São Paulo na tela do SporTV nesta quarta-feira


Canal Campeão mostra Trujillanos x São Paulo e Corinthians x Cerro pela Libertadores. E estreia do Fla na Copa do Brasil. Vôlei e tênis também na programação




Por
Rio de Janeiro



Nesta quarta-feira, a programação do SporTV está repleta de futebol. O Canal Campeão transmite Corinthians x Cerro Porteño e Trujillanos x São Paulo pela Taça Libertadores. E Confiança x Flamengo pela Copa do Brasil. A programação também traz um dia de duelos no Masters 1000 de Indian Wells e um jogo decisivo da Superliga masculina de vôlei.

O Canal Campeão ainda tem seus programas diários e ao vivo: SporTV News (9h e 1h). O Redação SporTV entra em cena às 10h para logo em seguida, às 12h, chegar o É Gol!!! (12h). O Seleção SporTV vai ao ar às 13h, o Planeta SporTV  às 15h45 e o Tá na Área às 16h30.

Cerro Porteño x Corinthians Bruno Henrique  (Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)
Cerro Porteño e Corinthians voltam a se 
enfrentar nesta quarta-feira (Foto: 
Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)


ESQUI ALPINO

Nesta quarta-feira, a Copa do Mundo de esqui alpino chega as suas finais. O SporTV2 transmite a bateria de provas direto de Moritz, na Suíça a partir das 7h30 (de Brasília). A narração fica por conta de Guto Nejaim e os comentários com André Spínola.


MASTERS 1000

A partir de 15h, o SporTV3 inicia mais um dia de transmissões ao vivo dos jogos de Indian Wells, nos Estados Unidos, o primeiro torneio da série de nove dos Masters 1000 da ATP neste ano. Com narrações de Cláudio Uchôa e Eusébio Resende ao longo do dia, além dos comentários de Narck Rodrigues e Dácio Campos, o Canal Campeão acompanha partidas até às 2h30.


SUPERLIGA MASCULINA

A Superliga masculina está na fase de quartas-de-final. E nesta quarta, Cruzeiro e São José fazem o primeiro jogo do confronto às 19h no Ginásio Poliesportivo do Riacho, na cidade de Contagem (MG). O SporTV2 transmite com narração de Sérgio Maurício e reportagens de Luciana Machado.


FUTEBOL

A noite será repleta de futebol. Duas partidas da Taça Libertadores agitam a rodada no Canal Campeão. A primeira acontece às 19h30 (de Brasília). O São Paulo visita o Trujillanos, no estádio José Alberto, na Venezuela, para tentar melhorar sua situação no Grupo 1. O SporTV transmite a partir das 18h30, com narração de Jota Júnior e comentários de Lédio Carmona.

Às 21h45, o Corinthians recebe em sua arena o Cerro Porteño. Será o duelo do segundo contra o primeiro colocado, respectivamente, do Grupo 8. As duas equipes se enfrentaram na última quarta-feira em Assunção, com vitória dos paraguaios por 3 a 2. O SporTV transmite o jogo com narração de Luiz Carlos Júnior, comentários de Maurício Noriega e William Machado, reportagens de Tiago Maranhão e Anselmo Caparica.

Há também espaço para a Copa do Brasil. Também às 21h45, com transmissão do SporTV2, o Flamengo visita o Confiança em Sergipe buscando uma vitória por mais de dois gols de diferença para evitar a partida da volta. As equipes duelam no estádio Lourival Baptista, em Aracaju. A narração será de Eduardo Moreno com comentários de Edinho, reportagens de Marcos Carvalho e Thiago Santos.  

Muricy Ramalho treino Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
O Flamengo busca uma vitória por dois gols 
para avançar na Copa do Brasil (Foto: 
Gilvan de Souza/Flameng


FONTE:

Pela sexta vez, Vitória (ES) recebe a elite do vôlei de praia internacional


Capixabas de nascimento, Alison e Lili disputam etapa do Circuito com Bruno Schmidt e Maria Elisa como respectivos parceiros. Torneio acontece na praia de Camburi




Por
Vitória


Pela sexta vez, Vitória (ES) será a sede de uma etapa do Circuito Mundial. A partir desta terça, quando começa o qualifying, a elite do vôlei de praia internacional estará reunida na praia de Camburi para a disputa do torneio. Pela manhã, os principais atletas do evento concederam entrevista coletiva, dentre eles dois capixabas de nascença, Alison e Lili, e um de coração, Bruno Schmidt, além do diretor de voleibol de praia da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Fulvio Danilas.

Maria Elisa, Lili, Fulvio Danilas, Alison e Bruno Schmidt circuito mundial vitória (Foto: Matheus Vidal/CBV)
Maria Elisa, Lili, Fulvio Danilas, Alison e 
Bruno Schmidt conversam com a imprensa 
(Foto: Matheus Vidal/CBV)


- Eu sou apaixonada por Vitória, comecei aqui a minha carreira com o Leandro, que é técnico do Bruno e do Alison hoje. Tudo começou nesse lugar, sempre que eu volto para cá eu sinto essa energia boa que vem tanto da família como de amigos. Eu já ganhei etapa do Circuito Brasileiro aqui, então quando jogo por aqui espero bons resultados. Agora com a nova parceria com a Maria Elisa espero conquistar bons resultados - contou Lili, que estreou este ano a parceria com Maria Elisa, que também esteve presente no encontro com os jornalistas.

Acostumado com a pressão do Circuito Mundial, Alison espera contar com o apoio do público e dos parentes e amigos durante a competição que tem final programada para o próximo domingo. O Mamute, como é conhecido o gigante capixaba de 2,03m, relembrou o início da carreira, quando chegou a disputar uma vaga para participar da etapa de Vitória na última vez que o Circuito passou por Camburi, em 2006.

Alison e Bruno Schmidt circuito mundial vitória (Foto: Matheus Vidal/CBV)
Alison (à esq.) é capixaba e o seu parceiro 
Bruno Schmidt escolheu Vila Velha para 
morar (Foto: Matheus Vidal/CBV)


- É muito gratificante pode jogar em alto nível na minha cidade. Joguei o country quota em 2006, perdi, mas foi uma emoção muito grande jogar com a camisa do Brasil. Espero que todos aproveitem bastante os jogos e a cidade - comentou Alison.

Os vencedores da última etapa do Circuito Mundial realizada em Vitória foram os alemães Brick e Dieckermann no masculino e Juliana e Larissa no feminino. Neste ano, Alison e Bruno Schmidt estão entre os favoritos. Bruno, inclusive, escolheu a grande Vitória para viver e treinar, já que mora em Vila Velha e já se considera "de casa".

- Muito bacana poder jogar na cidade que moro, defender o meu país. É muito legal o Circuito Mundial se espalhar pelo nosso país, primeiro Maceió, depois o Rio e agora Vitória, que é uma cidade que tem tudo a ver com o vôlei de praia. Não é à toa que várias gerações de bons jogadores surgiram nesta praia - disse Bruno.

O Open de Vitória é a quarta parada do FIVB World Tour em 2016, e sétima da temporada 2015/2016. Os jogos acontecem de 15 a 20 de março na arena montada na praia de Camburi e tem entrada franca. As partidas iniciam diariamente a partir das 8h. Um total de 104 duplas de 32 países se inscreveram para o torneio que dará um total de U$S 150 mil em prêmios e 400 pontos para as duplas campeãs.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2016/03/pela-sexta-vez-vitoria-es-recebe-elite-do-volei-de-praia-internacional.html

Fãs do Botafogo e nascidos no Brasil, irmãos da Itália sonham com os Jogos


Paolo e Matteo são a terceira melhor dupla italiana. Eles nasceram em Fortaleza, mas foram adotados por um casal europeu: "Não sabemos que são nossos pais biológicos"




Por Rio de Janeiro



Dupla número 3 da Itália, Paolo e Matteo Ingrosso falam pouquíssimas palavras em português. Quem os vê de longe, pensa que são italianos típicos. Mas, nas veias dos dois, corre o sangue brasileiro. Nascidos em Fortaleza, capital do Ceará, em fevereiro de 1988, os irmãos se mudaram com apenas três meses para a Itália. Sem saber quem são seus pais biológicos, os dois foram adotados por um casal do país europeu e cresceram por lá.

Paolo e Matteo Ingrosso bateram Pedro e Evandro na primeira fase da chave principal no Rio (Foto: Paulo Frank / CBV)
Paolo e Matteo Ingrosso bateram Pedro e 
Evandro na primeira fase da chave 
principal no Rio (Foto: Paulo Frank / CBV)


Quis o destino que eles se tornassem viessem a praticar um dos esportes no qual seu país de nascença é mais forte: o vôlei de praia. Ambos começaram na quadra, mas acabaram preferindo seguir para a areia. Talvez o sangue brasileiro tenha pesado nisso, acreditam eles. Agora, eles estão em uma duríssima missão de competir "em casa" nos Jogos Olímpicos.

- É engraçado porque começamos a jogar na quadra e acabamos na praia. Acho que o sangue, talvez, tenha ajudado. É uma vida saudável e gostamos muito de areia, de praia. Queremos muito voltar aqui para jogar as Olimpíadas. Seria um sonho jogar em casa. Nascemos em Fortaleza, mas fomos adotados e nos mudamos muito cedo para a Itália. Temos uma grande família e uma ótima vida lá. Não sabemos quem são nossos pais biológicos, talvez eles tenham até morrido... O fato é que ficamos muito felizes quando voltamos aqui, nós nos sentimos em casa - relatou Paolo, que fala um pouco de inglês.

Para estar no Rio em agosto, eles precisam se classificar na corrida olímpica. Atualmente, estão na 28ª posição do ranking olímpico provisório. As 17 primeiras parcerias se garantem nas Olimpíadas, sendo duas de cada país (sendo que o Brasil já tem vagas garantidas por ser sede e ter vencido o Mundial). Ranghieri/Carambula e Nicolai/Lupo são a 14ª e 16ª dupla nesse ranking. Nesse caso, eles precisam conseguir passar seus compatriotas na classificação ou torcer para que eles fiquem fora do top-17 e brigar pela vaga na Continental Cup da Europa. Ou seja, estão longe de serem os favoritos. Mas é possível.

Irmãos da Itália se dizem fãs do Botafogo e querem conhecer o Maracanã (Foto: Gabriel Fricke)
Irmãos da Itália se dizem fãs do Botafogo e 
querem conhecer o Maracanã 
(Foto: Gabriel Fricke)


Outro sonho deles é assistir a um jogo do Botafogo, seu time de coração no Brasil. A preferência, é claro, é que seja no Maracanã, onde eles nunca tiveram a chance de pisar.

- Somos Botafogo no Rio e Juventus na Itália. Sabemos (que o Seedorf jogou no Botafogo) e as cores são iguais. Conseguimos ver alguns jogos pela internet, sempre mostro para as pessoas. Gostamos muito de futebol. Queremos ir ao Maracanã. Nunca tivemos a chance, queremos ver o Botafogo jogando. Quem sabe não conseguimos? - disse Paolo.


SAIBA MAIS:
FIVB homenageia Ágatha/Bárbara e Alison/Bruno, melhores times de 2015
Esquecidos em Atenas, piloto de van na China... Os 5 "causos" de Emanuel
Derrotado por chilenos, Emanuel dá adeus ao vôlei de praia: "Perdi a voz"
Adeus do "Rei" Emanuel emociona "Rainha" Walsh: "Maior que o esporte"
Ao lado de Leila e dos filhos, Emanuel recebe homenagens após o adeus 


Do Brasil, eles não conhecem muito a cultura. Mas são apaixonados pela culinária. Questionados sobre o que mais gostam, citam feijoada, açaí e caipirinha.

- É melhor depois da partida (risos) - brincou Paolo.

Além do sangue brasileiro, há compatriotas em sua comissão técnica na Itália, como seu treinador, o ex-jogador Paulão, campeão brasileiro em 1991 e que fez dupla com Paulo Emílio. Ele é o comandante dos irmãos italianos desde 2012.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2016/03/fas-do-botafogo-e-nascidos-no-brasil-irmaos-da-italia-sonham-com-os-jogos.html

Mesmo sem Gabi, Rio de Janeiro bate Pinheiros e pega Osasco na semifinal


Time paulista dá mais trabalho do que o esperado, mas atuais tricampeãs confirmam o favoritismo em casa e, com a experiente ponteira Régis entre as titulares, faz 3 a 0




Por
Rio de Janeiro


É sempre um risco deixar uma grande jogadora de fora. Mas desta vez a precaução de Bernardinho tinha motivos de sobra. Uma das principais pontuadores do Rio de Janeiro na Superliga feminina, Gabi torceu o tornozelo esquerdo na primeira partida das quartas de final, sábado, em São Paulo. Como a ponteira ainda sente um pequeno incômodo no local atingido, o treinador do time carioca não arriscou e preferiu poupá-la nesta terça-feira. A decisão acabou sendo acertada. Com a capitã Régis no lugar da camisa 1, as donas da casa tiveram até mais trabalho do que se esperava, mas confirmaram o favoritismo, mostraram por que são as atuais tricampeãs e venceram o Pinheiros no ginásio do Tijuca Tênis Clube, por 3 sets a 0, parciais de 25/20, 25/21 e 25/19.

Rio de Janeiro x Pinheiros Superliga feminina (Foto: André Durão)
Rio de Janeiro venceu o Pinheiros e garantiu 
vaga nas semifinais da Superliga 
(Foto: André Durão)


Com a vaga assegurada nas semifinais, o time carioca, que luta pelo quatro título consecutivo e seu décimo primeiro na competição, viaja até Osasco para enfrentar suas eternas arquirrivais na próxima terça-feira, ainda sem horário definido. A segunda partida será na sexta-feira (25/3), e a terceira, se necessária, na outra terça (29/3), ambas no ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro.

Ao fim do jogo desta terça, duas jogadoras do Pinheiros anunciaram a despedida das quadras: a líbero a Verê e a ponteira Ana Paula. A veterana Fabi, do Rio de Janeiro, fez questão de usar o sistema de som do ginásio para anunciar a todos os presentes o adeus das amigas, que receberam uma salva de palmas.

Rio de Janeiro x Pinheiros Superliga feminina (Foto: André Durão)
Com dores no tornozelo, Gabi foi poupada da segunda partida entre Rio e Pinheiros (Foto: André Durão)


O JOGO

Com Régis no lugar de Gabi, o Rio de Janeiro começou o jogo com o freio de mão puxado e permitiu que as visitantes abrissem 2/0. Depois de ficar atrás do marcador até o sexto ponto, as donas da casa viraram o marcador e foram para a primeira parada técnica vencendo por 8/7. Logo na sequência, um bloqueio de Natália colocou as cariocas dois pontos à frente. Parecia que o bom começo do Pinheiros não passaria de um susto. Mas foi só impressão. Valente, a equipe comandada pelo técnico Paulo de Tarso não se entregou, retomou a liderança e jogando no limite fez 16/15. Mas a resistência do time paulista parou aí. Na sua passagem pelo saque, a americana Courtney Thompson quebrou o saque do Pinheiros, a diferença pulou para quatro pontos e a vitória parcial veio por 25/20.

Mesmo derrotadas na primeira parcial, as meninas do Pinheiros não sentiram a pressão e entraram com tudo no segundo set. Com um saque balanceado que confundiu o passe carioca e a ponteira Paula inspirada, o time visitante abriu 8/4. A parada técnica não serviu para as cariocas colocarem a casa em ordem, e a vantagem aumentou para 11/6. Mas, empurrado por sua torcida, que mais uma vez lotou o Tijuca, o Rio de Janeiro reagiu e chegou ao empate num erro do adversário.

Quando parecia que as tricampeãs assumiriam o controle do jogo, o Pinheiros acordou, retomou a liderança e abriu 16/12. Bernardinho fez a inversão do 5 em 1 e, com Roberta e Lorrene nos lugares de Courtney e Monique, as donas da casa cresceram e empataram em 17/17. Daí para frente o jogo ganhou em emoção, e a liderança teimou em mudar de lado até. Até que um ataque de Natália e um bloqueio de Lorrene tiraram o Rio do sufoco. A equipe paulista sentiu e, com dois pontos de vantagem, o Rio teve tranquilidade para confirmar seus ataques e fechar em 25/21.

Rio de Janeiro x Pinheiros Superliga feminina (Foto: André Durão)
Natália enfrenta o bloqueio do Pinheiros 
(Foto: André Durão)


O terceiro e último set foi o único que começou com as donas da casa tomando as rédeas do jogo. Com 2 a 0 no placar, o Rio de Janeiro, que manteve a levantadora Roberta no lugar da americana Courtney Thompson, imprimiu um ritmo forte e abriu 7/3 e, posteriormente, 12/7. O jovem time paulista, no entanto, se recusava a jogar a toalha e lutava. A diferença até chegou a cair para apenas dois pontinhos (13/11), mas as donas da casa não queriam deixar a chance de eliminar o terceiro jogo escapar e voltaram a abrir uma grande diferença (17/11). Para piorar, Paulo de Tarso levou um cartão vermelho e a vantagem foi para sete pontos.

Quando parecia que a vitória era questão de tempo, o Pinheiros ressurgiu das cinzas, fez quatro pontos seguidos, cortou o prejuízo para 18/15 e obrigou Bernardinho a parar o jogo. O pedido de tempo surtiu efeito e quebrou a sequência do adversário com um bloqueio da central Carol. A jogada foi um ducha de água fria na equipe paulista, que não conseguiram mais reagir. Já com o Tijuca em festa, o time do técnico Bernardinho fechou em 25/19 e garantiu vaga em mais uma semifinal de Superliga.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2016/03/mesmo-sem-gabi-rio-de-janeiro-bate-pinheiros-e-pega-osasco-na-semifinal.html

Osasco não se intimida com torcida do Brasília e avança na Superliga


Atuais vice-campeãs da competição vieram à capital desfalcadas do técnico Luizomar de Moura, que se recupera de um princípio de arritmia cardíaca




Por
Brasília



Brasília e Osasco fizeram uma partida de vida ou morte para as brasilienses na noite desta segunda-feira no Ginásio do Sesi de Taguatinga, em Brasília. Precisando da vitória, as donas da casa começaram a partida empolgadas, mas não conseguiram superar a boa atuação de Thaísa e Carcaces, que dominaram o jogo e ajudaram a equipe de São Paulo a vencer o jogo por 3 sets a 0 (25/18, 25/18 e 25/14). Com o resultado, o Osasco avançou às semifinais da Superliga feminina, enquanto o Brasília se despediu da competição na fase de quartas de final pela terceira vez em três participações.
Eleita a melhor jogadora da partida, a central Thaísa projetou diferenças para o confronto contra o Rio de Janeiro, válido pela semifinal da Superliga. Para a jogadora, o mais importante para o Osasco é focar nos próprios erros, antes de pensar no time de Bernardinho.

- Acho que cada jogo é um jogo. Estávamos dando muitos pontos para as nossas adversárias. Precisamos ver isso antes de pensar no Rio de Janeiro. Claro que vamos estudar o time delas e vamos traçar estratégias. Serão jogos completamente diferentes - ponderou.

Antes do jogo, o time de Osasco recebeu uma boa notícia: o técnico Luizomar de Moura, que sofreu um princípio de arritmia cardíaca ainda durante o primeiro jogo entre as equipes, recebeu alta médica e assistiu ao jogo em casa. Por conta da ausência, o Osasco teve no auxiliar-técnico Jefferson Arosti a figura do treinador na partida diante do Brasília.

Para as jogadoras, o maior alívio foi saber que o técnico estava bem.

- A gente já sabia que ele estava estável. Vimos que ele saiu andando e recebemos a notícia de que ele seria medicado para abaixar os batimentos cardíacos e que passaria por exames de rotina. Também recebemos a notícia que ele estava consciente, falando, e não desmaiou. Ao mesmo tempo em que ficamos muito assustadas, também ficamos aliviadas com o que soubemos - completou Thaísa.

Brasília x Osasco, Superliga Feminina (Foto: Lucas Magalhães)
Bloqueio foi uma das armas do Osasco na 
vitória por 3 a 0 (Foto: Lucas Magalhães)


O JOO

O primeiro set de jogo foi equilibrado. O Brasília deu a impressão de que os erros seriam um problema na noite desta segunda-feira. Aos poucos, porém, a equipe se encontrou em quadra e dificultou a vida do Osasco. Com Roberta e Bárbara inspiradas, as donas da casa mantiveram a distância no marcador sob controle, fazendo com que as paulistas precisassem lutar muito por cada ponto. Em meio a rallies eletrizantes, o Osasco, conseguiu tirar a barulhenta torcida do Brasília do jogo. Já no primeiro tempo técnico, o time vencia por 8/6, e não mais perdeu a dianteira. O time da capital federal tentou reagir, mas a boa atuação de Thaísa e Carcaces impediu que as donas da casa sonhassem com a virada. Depois de 25 minutos de ação no Ginásio do Sesi de Taguatinga, o Osasco fechou a parcial inicial por 25/18.

O técnico do Brasília, Manu Arnaut, apostou na entrada de Domingas como forma de tentar mudar os rumos da partida. A atuação da oposta, sobretudo no fator motivador, deu certo. A jogadora conseguiu virar bolas importantes e, somada a Domingas, a jovem ponteira Kasiely entrou bem e manteve vivo o sonho do Brasília de forçar o terceiro jogo da série. Do outro lado, entretanto, as brasilienses viram o Osasco disposto a não voltar com a série para o Ginásio José Liberatti. Se aproveitando dos erros, principalmente de saque do Brasília (foram quatro apenas na segunda parcial), as paulistas fecharam o segundo set novamente por 25/18.

Foi só no terceiro set que o Brasília conseguiu ter a dianteira do placar na partida. O Osasco, porém, não demorou a tomar de volta a liderança. Pressionadas, as donas da casa começaram a errar menos e tornar o jogo mais equilibrado. Antes do primeiro tempo técnico, a diferença pouco oscilou a favor das duas equipes. A diferença foi, mais uma vez, a atuação dominante de Thaísa e Carcaces, que concentraram as ações ofensivas e desequilibraram a partida a favor das visitantes. O marcador apontava 8/5 a favor do Osasco antes da parada técnica e as paulistas não demoraram a levar a diferença para sete pontos (13/6). A diferença no marcador deu ao Osasco a tranquilidade para apenas administrar o placar do jogo. Apesar das tentativas de Manu Arnaut em fazer o time reagir, as paulistas se mantiveram na liderança e fecharam o terceiro set por 25/14 e a partida por 3 sets a 0. O Osasco ainda teve de ouvir provocações da torcida do Brasília, que disse que a equipe


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/df/volei/noticia/2016/03/osasco-nao-se-intimida-com-torcida-do-brasilia-e-avanca-na-superliga.html

Com Alix inspirada, Praia Clube vence Sesi e leva decisão da vaga para MG


Letal, norte-americana faz 28 pontos e time mineiro vence por 3 sets a 1. Equipes decidem vaga na semifinal na próxima sexta-feira na Arena Praia, em Uberlândia




Por
São Paulo, MG



Nem parecia o time que foi atropelado em casa. Com Alix Klineman letal, o Praia Clube venceu o Sesi-SP por 3 sets a 1 na noite desta segunda-feira, na Vila Leopoldina, em São Paulo, parciais de 25/18, 20/25, 25 a 21 e 25/15. A norte-americana do Praia Clube fez o número de pontos suficientes para ganhar um set e foi importantíssima para a equipe de Uberlândia vencer a segunda partida das quartas de final.

A norte-americana foi a maior pontuador da partida, com 28 pontos e ganhou o troféu Viva Vôlei. As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima sexta-feira, em Uberlândia. O horário ainda será divulgado. Quem vencer se classifica para a semifinal da Superliga Feminina.

Praia Clube, Sesi, Vila Leopoldino (Foto: Divulgação/Sesi-SP)
Praia Clube e Sesi voltam a se enfrentar na 
sexta-feira (Foto: Divulgação/Sesi-SP)


O jogo

Bem na defesa e com o ataque eficiente, o Praia Clube começou bem melhor que na primeira partida e chegou a abrir cinco pontos de frente e foi para a primeira parada técnico vencendo por 8 a 3. O Sesi-SP apresentava dificuldades na recepção e a bola não chegava redonda para Jaqueline e Fabi. No ritmo da cubana Ramirez, o Praia Clube fechava a porta no bloqueio e abriu vantagem no primeiro set: 16 a 9. O Sesi-SP aproveitou alguns erros do Praia Clube para encostar no placar. Mas a dupla Alix-Ramirez fizeram as visitantes retomarem o controle do jogo e fechar o set em 25 a 18.

Depois de errar a recepção no primeiro set, Fabi foi para o saque complicou a recepção do Praia Clube. Nos contra-ataques, principalmente com Ellen, o Sesi abriu quatro pontos no início do set: 5 a 1. O Sesi-SP deu indício que dispararia no placar. Mas o Praia Clube equilibrou a defesa, melhorou no jogo e chegou a fica um ponto atrás no set: 12 a 11. Mas foi com a eficiência de Jaqueline e Ellen o time paulista voltou a abrir vantagem e fazer 16 a 11. O Praia Clube encostou no placar, mas os erros na defesa persistiam e o Sesi-SP fechou o set após um erro de recepção de Alix e uma bola de cheque de Jaqueline em 25 a 20.

Praia Clube, Sesi, Vila Leopoldino (Foto: Divulgação/Sesi-SP)
Ramires foi uma das jogadores importantes 
para vitória do Praia Clube (Foto: 
Divulgação/Sesi-SP)


A recepção do Praia Clube continuou falhando e o Sesi-SP aproveitava. Alix Klineman era o ponto de equilíbrio das mineiras que viram o Sesi-SP fazer 8 a 7. A norte-americana ditou o ritmo do Praia Clube que empatou, virou o jogo e chegou a fazer 13 a 10. Mas as falhas voltaram a assombrar o Praia Clube que foram pontuais para o Sesi-SP empatar em 13 a 13. Mas as donas da casa pecaram muito, cederam 10 pontos para as visitantes que fecharam o terceiro set em 25 a 21.

O equilíbrio do quarto set durou até a primeira parada técnica. Walewska entrou bem no site para o Praia Clube, quebrou a defesa do Sesi-SP e as visitantes abriram seis pontos após bloqueio de Alix: 13 a 7. A norte-americana continuava sobrando no jogo. Bola na mão de Alix era chão e as visitantes abriram oito pontos: 16 a 8. Com a tranquilidade de estar à frente do placar, o Praia Clube ainda contou com a eficiência de Ramirez e Michelle para fechar o jogo em 25 a 15.


FONTE:

Rio de Janeiro recebe o Pinheiros para se garantir na semifinal da Superliga



Equipe do técnico Bernardinho tenta fechar a série sem precisar do terceiro jogo




Por
Rio de Janeiro, RJ





Rio de Janeiro e Pinheiros se enfrentam pela segunda rodada das quartas de final da Superliga nesta terça, às 19h, no ginásio do Tijuca, com transmissão do SporTV. No sábado, a equipe carioca fez 3 sets a 0 e chegou à 21ª vitória consecutiva na competição. Na temporada, são quatro confrontos entre os dois times, com quatro vitórias para a equipe do Rio (três pela Superliga e uma pela Supercopa).

Apesar da vitória por 3 a 0, a oposta Monique, maior pontuadora do primeiro jogo com 15 pontos, lembrou que a equipe carioca não pode repetir os erros cometidos no terceiro set do duelo.

- Começamos muito bem a partida de sábado. Vencemos os dois primeiros sets, mas no terceiro nos desconcentramos, o que quase nos custou a parcial. Elas abriram vantagem no placar e foi complicado reverter. O campeonato está afunilando e não podemos mais errar assim. Agora é um novo jogo, dentro de casa, com apoio da torcida, e precisamos nos doar mais ainda para sair com uma vitória - analisou Monique.

Rio de Janeiro venceu Pinheiros na primeira rodada por 3 sets a 0 (Foto: Fernando Maia/MPIX)
Rio de Janeiro venceu Pinheiros na primeira 
rodada por 3 sets a 0 (Foto: Fernando Maia/MPIX)


A tarefa do Pinheiros para passar de fase não é nada fácil: vencer o Rio de Janeiro fora de casa para forçar o terceiro jogo, também no Rio. A oposta Ana Paula sabe que será difícil reverter a vantagem contra o Rio de Janeiro fora de casa.

- Será mais um jogo difícil. Fizemos uma análise da partida de sábado e vamos tentar melhorar onde falhamos. O Rio é muito forte e entraremos em quadra com nossa força total para levar a decisão para o terceiro jogo - afirmou.

Em caso de vitória do Pinheiros, o terceiro jogo será realizado na sexta-feira, no ginásio do Tijuca, mas ainda sem horário definido.


CONFIRA  OS CONFRONTOS DESTA TERÇA-FEIRA

*Todos os jogos serão transmitidos no SporTV


19h - Rio de Janeiro x Pinheiros (SP) - Rio de Janeiro (RJ)
(Primeiro jogo: Pinheiros 0x3 Rio de Janeiro)

21h30 - Rio do Sul (SC) x Minas (MG) - Rio do Sul (SC)
(Primeiro jogo: Minas 3x2 Rio do Sul)
*horários de Brasília


FONT:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2016/03/rio-de-janeiro-recebe-o-pinheiros-para-se-garantir-na-semifinal-da-superliga.html