segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Após revés, Guto anuncia renovação com a Chape: "Projeto qualificado"


Em entrevista depois de levar 3 a 0 para o Atlético-MG, técnico confirma o acerto com o Verdão do Oeste para o ano que vem, mas há ressalva caso surja projeto maior




Por
Belo Horizonte



(OBS. DO  BLOG:
PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS
, CLIC 
NO LINK DA FONTE NO FIM DA
MATÉRIA  ABAIXO).




Guto Ferreira Chapecoense (Foto: Laion Espíndula )
Técnico Guto Ferreira confirmou o acerto com
 a Chapecoense para a próxima temporada 
(Foto: Laion Espíndula )


Renovação acertada. A Chapecoense e o técnico Guto Ferreira esperaram o fim do Campeonato Brasileiro para anunciar a renovação do comandante para a temporada de 2016. Depois da derrota do Verdão do Oeste para o Atlético-MG por 3 a 0, no Mineirão, na tarde deste domingo, o treinador se disse compromissado com o clube para o ano que vem. Mas há uma ressalva. Caso haja um projeto muito interessante ao profissional, a diretoria está ciente da possibilidade de sua saída.

- Tenho certeza que para 2016 vai ser um projeto qualificado. Com um plantel qualificado e que permita, dentro das aspirações do clube, atingir os objetivos. Em relação ao nosso compromisso futuro com a Chapecoense, a gente conversou e estou compromissado com o clube. A partir do dia 4 (de janeiro, quando inicia a pré-temporada) é tocar ficha. Hoje o compromisso é com a Chapecoense - comentou o treinador, em entrevista coletiva.

Desde o início das conversas com a Chape, Guto procurou ser transparente e evitar qualquer arranhão a sua imagem com o time catarinense. Ele fica no comando em 2016, mas ressaltou que se tiver uma proposta de crescimento profissional, deixar a equipe verde e branca poderá ser uma alternativa.
- Tem várias coisas conversadas. Não havia o compromisso final, mas havia a conversa. Até porque entre nós existe o entrosamento, a conversa. Se, porventura, acontecer de um projeto diferente, pode pesar para uma saída. Ocorreram outras grandes propostas, com valores maiores, mas que o projeto não era tão bom quanto o da chapecoense. E para mim, o mais importante é o projeto, algo que me permita um salto profissional - completou.



Confira os demais trechos da entrevista:

Montagem da equipe para 2016
Acho que esse não é o momento para fazer esse tipo de comentário. A direção, que é responsável, conversa muito, sabe o que a gente pensa, onde tem que batalhar, quais são os perfis de jogadores e estão trabalhando há um bom tempo em cima disso. Infelizmente, é um clube que carece ano a ano de ter o orçamento para ter os contratos mais longos. Os times têm sido montados em cima da qualidade da direção, que tem feito essa surpresa dentro do futebol nacional.

Duas derrotas no fim
A gente está jogando uma competição que não é fácil. E com um orçmaneto no grupo mais baixo. E mesmo nesse patamar, a gente fez uma competição com tranquilidade e com a garantia da permanência com antecedência. Ficamos na frente de três times com orçamento parecido. E a gente superou equipes com orçamento muito superior. E vamos pensar de acordo com o nosso tamanho. E fazer coisas que surpreendam. Surpreendendo no Brasileiro, com a permanência pelo segundo ano seguido. E neste ano com uma boa campanha.

O jogo com o Atlético-MG
Já era esperada essa situação. quando muda duas ou três peças, ainda consegue manter a força da equipe. Mas a gente teve várias alterações. Mesmo com os reservas imediatos, isso ficou bastante aquém. E nossa equipe ficou aquém, ainda mais diante da equipe que se tornou o vice-campeão. No momento que a gente estava se acertando na partida, o Atlético-MG teve a felicidade de fazer o gol. Isso tranquilizou para eles. No escanteio, eles fizeram o segundo gol e isso impediu que a Chapecoense conseguisse buscar o resultado. Depois fizeram o terceiro.


Confira mais notícias do esporte de Santa Catarina no GloboEsporte.com/sc


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sc/futebol/times/chapecoense/noticia/2015/12/apos-reves-guto-anuncia-renovacao-com-chape-projeto-qualificado.html

Presidente do Atlético-MG planeja 2016 com "uma ou duas peças a mais"


Daniel Nepomuceno avalia a temporada que termina - "Faltou pouco" - e se mostra animado com o técnico recém-contratado, o uruguaio Diego Aguirre




Por
Belo Horizonte


Daniel Nepomuceno presidente do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/CAM)Daniel Nepomuceno está animado para a próxima temporada do Atlético (Foto: Bruno Cantini/CAM)


Um título mineiro, uma eliminação precoce na Libertadores e um vice-campeonato no Brasileirão. A temporada do Atlético-MG terminou com a boa vitória sobre a Chapecoense, no Mineirão, que garantiu ao time o vice-campeonato. Ao analisar a temporada, o presidente Daniel Nepomuceno considerou 2015 bom, faltando pouco para o título nacional, e vê o time embalado para o início de 2016.

- Faltou pouco. Temos que aprender o que nós erramos neste ano para poder chegar ano que vem, consertar e poder levantar uma taça, da Libertadores ou do Brasileirão. Acabou o ano com a valorização da equipe, com vários jogadores na seleção do brasileirão e a gente vê que a gente está no caminho certo.

A temporada de futebol acabou no domingo, mas o planejamento do Galo para 2016 começou antes mesmo do jogo com a Chapecoense, com a contratação do uruguaio Diego Aguirre para técnico do clube. E teve continuação com o anúncio de que vários jogadores, como o volante Josué, não terão o contrato renovado.




A animação de Daniel Nepomuceno para 2016 passa pelo início promissor de Diego Aguirre. O treinador, que assistiu o triunfo sobre a Chapecoense do Mineirão, irá acompanhar o time sub-20 no Campeonato Brasileiro da categoria, no Rio Grande do Sul, para observar quem pode ser aproveitado elenco principal.

Ele chegou e já está indo viajar com o time júnior para ver quem pode subir. Ele está querendo começar a pré-temporada uns três dias antes, participar dos dois jogos, avaliar bem a equipe
Daniel Nepomuceno

- Ele chegou e já está indo viajar com o time júnior para ver quem pode subir. Está querendo começar a pré-temporada uns três dias antes, participar dos dois jogos, avaliar bem a equipe. Não foi o que planejamos, mas no final deu tudo certo.

Sobre contratações, o presidente não revelou nomes, mas garantiu que o time vai atrás de peças pontuais para o elenco alvinegro na próxima temporada.

- Uma ou duas peças a mais. Temos um treinador novo empolgado com a equipe. Estou satisfeito e vamos trabalhar dobrado até a bolar rolar - completou Daniel Nepomuceno, que não vai ter férias como os jogadores.

Atlético-MG; Diego Aguirre (Foto: Bruno Cantini/CAM)
Aguirre assistiu ao jogo ao lado da diretoria, 
em um dos camarotes do Mineirão 
(Foto: Bruno Cantini/CAM)


FONTE:

Diego Aguirre leva comissão técnica ao Mineirão para ver Galo em ação


Técnico pretende ir a Porto Alegre para acompanhar Galinho no Brasileiro sub-20; estrangeiro pretende se familiarizar ao clube antes de iniciar pré-temporada




Por
Belo Horizonte


Apresentado na última quinta-feira pelo Atlético-MG, Diego Aguirre, novo técnico do Galo, esteve no Mineirão para assistir ao jogo contra a Chapecoense, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O uruguaio foi ao estádio acompanhado pela comissão técnica que chega junto com ele.
No sábado, o treinador foi ao centro de treinamentos do time, em Vespasiano, conferir de perto a preparação dos atletas. O estrangeiro tem se mostrado muito interessado em conhecer a estrutura, informações e dados sobre o elenco, incluindo as categorias de base. Mesmo na condição de observador nesses primeiros dias no Atlético-MG, Aguirre afirmou que gosta, mesmo, é de estar de no gramado junto com a equipe.

- Como treinador, gosto muito de estar à beira de campo, ajudando o time com os jogadores. Agora, o importante é o Atlético-MG terminar bem a temporada, que acho que foi muito boa, e, em janeiro, começar com toda a energia para que o clube possa ter um bom ano - disse o uruguaio, em entrevista à Rádio Itatiaia.

Técnico Diego Aguirre assiste ao jogo em um camarote no Mineirão (Foto: Reprodução / Premiere)
Técnico Diego Aguirre assiste ao jogo em um 
camarote no Mineirão (Foto: Reprodução 
/ Premiere)


Diego Aguirre deixa Belo Horizonte nesta segunda-feira. O treinador quer acompanhar de perto o time sub-20 do Galo na disputa do Campeonato Brasileiro da categoria, que será realizado no Rio Grande do Sul. Antes de se dirigir a Porto Alegre, Aguirre vai ao Rio de Janeiro para participar do encontro de treinadores, promovido pela CBF, após o Brasileirão.

- Primeiro tenho de viajar para o Rio de Janeiro, porque temos um encontro com os treinadores, na CBF. Estamos todos convidados para a reunião. Depois eu vou para Porto Alegre. Já estamos trabalhando, não dentro de campo, fazendo o intercâmbio de dados e recolhendo de informações que vamos precisar para iniciar bem no dia 4 de janeiro.

Após o jogo contra a Chapecoense, os jogadores do Atlético-MG entram de férias. A reapresentação do elenco alvinegro está marcada para o dia 4 de janeiro de 2016, quando começa a pré-temporada na Cidade do Galo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2015/12/diego-aguirre-leva-comissao-tecnica-ao-mineirao-para-ver-galo-em-acao.html

Na saideira do Brasileiro, Galo vence a Chape, termina com vice e bolso cheio


Campeonato Brasileiro 2015  -   SÉRIE A  -
38 ª rodada  


No último jogo das duas equipes na temporada, donos da casa vencem visitantes por 3 a 0 e garantem premiação de R$ 6,3 milhões. Time de SC fica com o 14º lugar




Por
Belo Horizonte


Futebol para Atlético-MG e Chapecoense, só em 2016. Na despedida dos times do Campeonato Brasileiro, o Galo venceu por 3 a 0, no Mineirão, e fechou a temporada com bolso cheio. O time mineiro garantiu a segunda posição e uma premiação de R$ 2 milhões a mais do que se terminasse em terceiro. A Chapecoense terminou na 14ª posição. Em tarde de festa da torcida, que marcou boa presença no estádio, Thiago Ribeiro abriu o placar no primeiro tempo, Leonardo Silva e Patric, fizeram os outros gols no segundo tempo (confira os melhores momentos no vídeo,clicando no LINK da FONTE abaixo no final da matéria).


Ataque contra defesa

O jogo de despedida da temporada valia mais para o Atlético-MG, que precisava da vitória para terminar o Brasileirão em segundo, do que para a Chapecoense, já livre do rebaixamento. A briga do Galo pelo vice era com o Grêmio. Os gaúchos abriram o placar logo aos cinco minutos do jogo com o Joinville, o que fez com que os donos da casa partissem para cima do time de Santa Catarina com mais dedicação ainda.

Mesmo com vários desfalques, a Chape se defendia bem e forçava o erro no último passe do Atlético-MG. Quando conseguiu encaixar, Rafael Carioca deixou Marcos Rocha livre. O lateral cruzou para Thiago Ribeiro, mas o atacante perdeu sem goleiro. No entanto, a redenção veio seis minutos depois, aos 38, quando, depois de muito insistir, o camisa 22 venceu Nivaldo e, com chute forte, fez 1 a 0.

Atlético-MG; Lucas Cândido; Luan (Foto: Bruno Cantini/CAM)
Atlético-MG venceu a Chapecoense por 3 a 0 
neste domingo, no Mineirão (Foto: 
Bruno Cantini/CAM)



Se no primeiro tempo foi complicado, no segundo bastaram cinco minutos para o Galo balançar as redes. Giovanni Augusto cobrou escanteio, Leonardo Silva ganhou no alto e não deu chances para o goleiro da Chapecoense.

Apesar de o placar de 2 a 0 já garantir ao time a segunda posição, independentemente de qualquer outro resultado da rodada, o Atlético-MG seguia melhor. Pratto perdeu duas chances claras, uma delas sem goleiro. Coube a Patric, que fez uma boa partida improvisado na lateral-esquerda, marcar o terceiro, completando grande lance de Marcos Rocha. À Chape, restou os parabéns de ter feito uma bela homenagem aos sobreviventes da tragédia em Mariana, cidade do interior mineiro que teve distritos arrasados com o rompimento de uma barragem - os jogadores entraram com um escrito #forçamariana nas costas do uniforme. Belo gesto!


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2015/12/na-saideira-do-brasileiro-galo-vence-chape-termina-com-vice-e-bolso-cheio.html

Ao vivo: confira as partidas que terão transmissão no meio de semana


Destaque para Bayer x Barça pela Liga dos Campeões e para final da Sul-Americana




Por
Rio de Janeiro


header_Jogos-na-TV 2 (Foto: infoesporte)

As transmissões abaixo referem-se aos canais 
TV Globo (e suas afiliadas), SporTV e 
Premiere e estão no horário de Brasília.


SEGUNDA-FEIRA, 07
Copa RS de futebol Sub-20
13h Chapecoense x Criciúma
Transmissão: SporTV 3 (com Jorge Vinícius e Ivan Andrade)

15h45 São Paulo x Flamengo
Transmissão: SporTV e PFCI (com Jorge Vinícius e Ivan Andrade)



TERÇA-FEIRA, 08
Copa RS de futebol Sub-20
17h Avaí x Internacional
Transmissão: SporTV 2 (com Cláudio Uchôa e Raul Quadros)

19h30 Vasco x Palmeiras
Transmissão: SporTV e PFCI (com Antero Neto e André Loffredo)


QUARTA-FEIRA, 09Liga dos Campeões da Europa
17h Bayer Leverkusen x Barcelona
Transmissão: GloboEsporte.com (com Daniel Cardoso e Victor Canedo)

Amistosos
19h Natal Sem Fome
Transmissão: SporTV e PFCI (com Jorge Vinícius e Ivan Andrade)

Copa Sul-Americana
22h Independiente Santa Fé x Huracán
Transmissão: SporTV (com Jader Rocha, Roger Flores e Lédio Carmona)


QUINTA-FEIRA, 10
Mundial de Clubes
08h45 Sanfrecce Hiroshima x Auckland City
Transmissão: SporTV (com Eduardo Moreno e Raphael Rezende)

Copa RS de Futebol Sub-20
18h30 Coritiba x Fluminense
Transmissão: SporTV e PFCI (com Antero Neto e Edinho)

21h Figueirense x Bahia
Transmissão: SporTV 2 (com Bruno Souza e Raul Quadros)


FONTE:

A passeio: eliminados da Champions, brasileiros do Shakhtar curtem Paris


Na véspera do duelo com o PSG, Fred, Dentinho e Alex Teixeira passeiam na cidade



Por
Paris, França


Mal chegaram à capital francesa, Fred, Dentinho e Alex Teixeira aproveitaram para registrar a passagem pela Torre Eiffel, postando no Instagram fotos em frente ao ponto turístico. A cidade vai receber nesta terça-feira o confronto com mais brasileiros da última rodada da primeira fase de grupos da Liga dos Campeões. Só que apenas os compatriotas do anfitrião Paris Saint-Germain continuarão nas oitavas de final do torneio, enquanto a legião do Shakhtar Donetsk está eliminada antecipadamente e tenta apenas garantir o terceiro lugar para jogar a Liga Europa.

O GloboEsporte.com transmite a partida em Tempo Real, às 17h45 (de Brasília) desta terça-feira.


Fred, Alex Teixeira e Dentinho Shakhtar Donetsk Torre Eiffel  (Foto: Reprodução Instagram)
Fred, Alex Teixeira e Dentinho Shakhtar 
Donetsk posam com a Torre Eiffel ao 
fundo (Foto: Reprodução Instagram)


Com três pontos apenas, igual ao Malmö, mas em vantagem pelo desempate no confronto direto (goleou por 4 a 0 em casa e perdeu por 1 a 0 fora), o Shakhtar precisa fazer um resultado igual ou superior ao time sueco na rodada. No mesmo horário, os nórdicos enfrentam o Real Madrid, na Espanha.

Alex Teixeira e Fred Shakhtar Donetsk Torre Eiffel (Foto: Reprodução Twitter)
Alex Teixeira e Fred deixam a torre um pouco 
de lado e fazem uma selfie (Foto: 
Reprodução Twitter)


FONTE:

Platini será julgado nesta terça-feira pelo TAS; decisão sai até sexta


Dirigente francês está suspenso provisoriamente, acusado de corrupção pelo Comitê de Ética da Fifa. Audiência vai analisar cancelamento da punição




Por
Zurique, Suíça


O destino de Michel Platini na Fifa será decidido nesta semana. Em comunicado oficial, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS, na sigla em francês) anunciou que a audiência do dirigente será realizada nesta terça-feira, para avaliar o cancelamento da suspensão provisória de 90 dias imposta ao francês. A decisão final deve ser informada até sexta-feira.

Platini foi suspenso pelo Comitê de Ética da Fifa em outubro, acusado de corrupção. Ele foi interrogado por conta de um pagamento de 2 milhões de francos suíços (R$ 10 milhões) recebido em 2011. O presidente da Uefa se defendeu, alegando que tratava-se dos vencimentos por um "trabalho feito entre janeiro de 1999 e junho de 2002".

Além de Platini, foram suspensos o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o ex-secretário geral da entidade, Jérôme Valcke. O francês teve de deixar interinamente a presidência da Uefa, que ficou a cargo do espanhol Angel Maria Villar.  

Michel Platini, Monaco (Foto: Agência Reuters)
Michel Platini está suspenso provisoriamente 
pelo Comitê de Ética da Fifa 
(Foto: Agência Reuters)


FONTE

Com torcida a favor, Brasil bate fácil Congo e vence a primeira no Mundial


Sem encontrar resistência das africanas em qualquer momento do jogo, seleção brasileira triunfa por 26 a 11 e consegue a primeira vitória no torneio na Dinamarca




Por
Direto de Kolding, Dinamarca



(OBS. DO  BLOG:
PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS
, CLIC 
NO LINK DA FONTE NO FIM DA
MATÉRIA  ABAIXO).



Depois da tempestade, a calmaria. Se sofreu diante da Coreia do Sul e teve que buscar forças de onde parecia não ter para empatar na estreia, desta vez o Brasil passeou. Contra a República Democrática de Congo, a seleção brasileira fez jus ao posto de atual campeã do mundo. Jogou com desenvoltura com um rival frágil, não deu chances em nenhum momento e triunfou com facilidade por 26 a 11 (14 a 4 no primeiro tempo), vencendo a primeira no Mundial da Dinamarca e ficando mais próximo das oitavas de final, já que quatro dos seis times do Grupo C avançam. Com o ginásio em Kolding recebendo bom público, o Brasil não contou apenas com os gols de Célia, Ana Paula e cia. Teve também o apoio dos dinamarqueses, que adotaram a seleção no jogo que abriu o dia.

- Estou satisfeito e contente. Jogamos bem concentrados defensivamente e o que combinamos conseguimos fazer. Tanto defensivamente quanto ofensivamente. Mantivemos elas fazendo quatro gols em 30 minutos e isso é raro de acontecer. Tivemos um jogo que, mesmo com bastante trocas, demos um ritmo que não caiu - disse o técnico Morten Soubak.

Célia comemora um de seus gols no jogo entre Brasil e Congo no Mundial (Foto: Wander Roberto/inovafoto)
Célia comemora um de seus gols no jogo entre 
Brasil e Congo no Mundial (Foto: 
Wander Roberto/inovafoto)


Nesta terça-feira, o Brasil faz seu terceiro duelo na primeira fase do Mundial de handebol. E terá pela frente um jogo duro. O rival da vez será a Alemanha, às 17h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real e o assinante do Canal Campeão também pode assistir pelo SporTV Play. Caso vença a Alemanha, o Brasil praticamente se garante nas oitavas de final, mesmo que seja com o quarto lugar do Grupo C, sediado em Kolding.
Artilheira do duelo com sete gols, Alê Nascimento foi eleita a melhor em quadra. Célia fez cinco gols, assim como Jéssica Quintino.

- Não podemos ver diferença, temos que entrar 100% e provar o que treinamos. É assim que temos tentado fazer. O próximo jogo é sempre o mais importante. Agora esse passou e o mais importante é o próximo, contra a Alemanha - garanta Alexandra.


O JOGO

Saindo com a posse de bola, Morten começou com Tamires no pivô, Fernanda, que voltava de lesão, Duda, Ana Paula, Deonise, Célia e Mayssa no gol. Logo no primeiro ataque, Célia escapou pela ponta e fez 1 a 0. Com cinco minutos de duelo, o Brasil vencia por 2 a 1, com gol também de Fernanda, e Mayssa havia feito duas belas defesas. Em dois lances seguidos, Congo mostrou que não deixaria a seleção atacar com facilidade. Primeiro derrubaram Duda, e depois Deonise, em faltas duras. Aos dez minutos, em dois contra-ataques de Mayssa para Célia, o Brasil fez 6 a 1. Enquanto Morten usava o jogo para dar minutagem para o seu banco, nomes como Alê, Dara e Jéssica, além da goleira Babi, assistiam ao confronto do banco.

Célia finaliza para marcar no jogo entre Brasil e Congo no Mundial (Foto: Wander Roberto/inovafoto)
Célia finaliza para marcar no jogo entre Brasil 
e Congo no Mundial (Foto: 
Wander Roberto/inovafoto)


Aos 15 minutos, Célia fez 8 a 2, marcando seu quinto gol na partida. A defesa de Congo não se acertava, e o Brasil ia aos poucos abrindo no placar. Ana Paula, no contra-ataque, colocou 10 a 3 aos 20 minutos. Mantendo a base que começou o duelo, Morten trocou Duda por Amanda Andrade. Depois, entrou com Alê na armação e pôs Jéssica na ponta, testando uma nova formação. Larissa e Dara foram outras a entrar depois. Faltando cinco minutos para o fim da etapa inicial, Jéssica fez 13 a 4. Na última jogada da primeira etapa, Amanda colocou 14 a 4.

Amanda tenta jogada na vitória do Brasil sobre o Congo (Foto: Wander Roberto/inovafoto)
Amanda tenta jogada na vitória do Brasil 
sobre o Congo (Foto: 
Wander Roberto/inovafoto)


O segundo tempo começou e o Brasil seguiu no mesmo ritmo. Alexandra marcou antes dos três minutos e a seleção já tinha 16 a 5. Aos sete minutos, Jéssica Quintino escapou pela ponta e colocou 18 a 7. Alê também fez o 20º, aos dez. Ainda na primeira metade da etapa final, Dani Piedade entrou em quadra, mas foi Alê, em sete metros, que marcou outro: 21 a 8. Sem encontrar barreira na defesa, o ataque brasileiro tinha praticamente 100% de eficiência, fazendo 22 a 8 aos 16 minutos com Jéssica Quintino de novo.

Duda atira para marcar no jogo contra o Congo no Mundial de handebol (Foto: Wander Roberto/inovafoto)
Duda atira para marcar no jogo contra o 
Congo no Mundial de handebol (Foto: 
Wander Roberto/inovafoto)

Testando formações, Morten também colocou a jovem Bruna em quadra. E ela fez seu primeiro gol no Mundial em avanço individual, aos 19: 23 a 9. Estrela na estreia, a goleira Babi só entrou para pegar o tiro de sete metros cobrado por Mwange, aos 21 minutos. Depois, retornou para o banco aplaudida por Morten e pelas meninas. Nos minutos finais, a seleção brasileira diminuiu o ritmo, cedeu alguns sete metros, e acabou levando gols que não tomou na primeira etapa. Mesmo assim, seguiu bem ofensivamente e fechou com vitória por 26 a 11.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/handebol/noticia/2015/12/com-torcida-favor-brasil-bate-facil-congo-e-vence-primeira-no-mundial.html


Presidente vascaíno concede entrevista coletiva, fala de "terra arrasada" após gestão de Dinamite e garante que não há chances de Nenê sair para outro time do Brasil




Por
Rio de Janeiro



Menos de 24 horas depois do terceiro rebaixamento do Vasco na Série A do Brasileirão, Eurico Miranda concedeu entrevista coletiva na sede do clube, em São Januário. O presidente assumiu total responsabilidade pelo rebaixamento do time e disse que a queda é uma mancha em seu currículo. Além disso, disse que encontrou uma "terra arrasada" após a gestão de Roberto Dinamite, afirmando que o ex-jogador não pagou os impostos trabalhistas durante seu comando.

- Fiz questão de fazer esse pronunciamento sozinho, apesar dos meus vices estarem todos aí. Primeira coisa que quero falar, para que não fique nenhuma dúvida, porque tenho que fazer posteriormente considerações: o único responsável pelo rebaixamento do Vasco sou eu. Encontrei uma situação em que de imediato, esse cidadão que passou aqui chamado Roberto Dinamite passou sete anos no Vasco e não recolheu um centavo de imposto, um centavo de fundo de garantia, fora outras situações, mas basicamente essas, e me deixou ao assumir com três meses de atraso de salário, não só jogadores, mas do quadro funcional. A primeira coisa que tive que fazer foi pagar uns impostos daquele último ano pra poder regularizar uma situação junto à Receita, e tive que pagar 14 milhões de reais - disse Eurico.

O mandatário confirmou que Jorginho segue como técnico para a próxima temporada e garantiu que não há chances de Nenê sair do Vasco para outro time do Brasil.

- O Jorginho continua. O Nenê sair, para o Brasil, nenhuma chance. Para o exterior, se for bom para ele, sou obrigado a cumprir.

Eurico Miranda - Vasco da Gama (Foto: Edgard Sá)
Aparentando abatimento, Eurico Miranda 
concedeu entrevista coletiva em São 
Januário (Foto: Edgard Maciel de Sá)


O presidente Cruz-Maltino também falou sobre suas frases de efeito, como quando disse que iria para a Sibéria caso o Vasco realmente fosse rebaixado, e quando dizia que "comigo o Vasco não cai".
- Vou logo, para satisfazer a todos, os mais afoitos, porque eu tenho algumas frases, e frases de efeito.

Não só é meu estilo, como que pela necessidade, eu tinha e tenho obrigação de levantar a autoestima para essa instituição. Todos ouviram e gostam de falar sobre isso, que eu afirmava que comigo o Vasco não cai. Evidentemente que você traz uma responsabilidade para você, mas levanta a autoestima. O Vasco continua e continuará sendo respeitado.

O único responsável pelo rebaixamento do Vasco sou eu, para que não fique nenhuma dúvida. Não quero que os jogadores e a comissão técnica tenham nenhuma parcela de culpa. O que eles fizeram me deixou muito satisfeito
Eurico Miranda, presidente do Vasco


Confira os tópicos do pronunciamento de Eurico Miranda:
Eurico cita um dos problemas da "terra arrasada": água
É evidente que esse tipo de coisa, quando a gente planeja e é o que todo mundo gosta, que é um time de futebol, não havia a menor condição da gente, sem regularizar essa situação, fazer os investimentos que seriam necessários para ter um time competitivo. A primeira coisa foi regularizar essa situação. Depois disso, ao regularizar essa situação, se isso tudo estivesse resolvido os nossos problemas, para que nós pudéssemos nos focar no futebol, no investimento do futebol, nós começamos a ter inúmeras surpresas, que apareciam débitos que precisavam ser sanados de qualquer maneira, vou citar só um: água. Tive que fazer parcelamento na ordem de 10 milhões de reais. Para não citar outros. Para demonstrar como se encontrou aqui uma terra arrasada.

Eurico diz que Vasco tem salários em dia
E eu, vejo muito mais a instituição do que qualquer outra coisa, tive que me focar para que a gente tivesse essa situação regularizada. Hoje posso dizer que o Vasco tem a sua situação fiscal plenamente regularizada, seus impostos são recolhidos normalmente, fundo de garantia recolhidos normalmente, e os salários estão em dia, até antecipados. Todo o quadro funcional já recebeu primeira parcela do 13º e o mês de novembro. E por que foi feito isso? Porque aprovam leis neste país e não as aplicam. Tem uma lei que diz que você para disputar uma competição tem que ter salários e impostos em dia. Aí você vê, alguns podem cuidar de outra coisa, deixar de pagar, não tem consequência. Nós tivemos essa obrigatoriedade.

Eurico diz que o Vasco foi prejudicado pela arbitragem no Brasileirão

Se mais não fosse, pode ser que tenha tido clubes prejudicados, mas ninguém foi mais pela arbitragem do que o próprio Vasco. Culminou para mostrar que isso era uma constante até no último jogo, tem um pênalti que não foi duvidoso porque todos disseram que foi, e não foi marcado. Evidente que isso foi em função de quê? Apesar de termos alertado, colocado por parte da CBF, nenhuma providência foi tomada. Eu digo isso não para justificativa minha pessoal, porque eu não uso desses artifícios. Falo isso em homenagem a um grupo de jogadores que se dedicou, à uma comissão técnica que se dedicou e que no final não teve o seu objetivo concretizado.

Eurico volta a dizer que a responsabilidade da queda é dele
Então eu quero deixar absolutamente claro e vou repetir: não passo a responsabilidade para ninguém dessa queda do Vasco, a responsabilidade é minha. Só estou fazendo algumas considerações porque tenho dever com a instituição, muito mais do que com a torcida do Vasco ou qualquer um. A instituição está muito acima de qualquer outra situação. Eu sei perfeitamente que eu não sou uma figura simpática aos críticos, até porque eu tenho por base comigo que só aceito a crítica daqueles que um dia sentaram na cadeira que eu sento. Não precisa ser na presidência, mas que algum dia administraram um clube de futebol, que conheceram dos problemas. Quero deixar aqui absolutamente registrado que atribuo a responsabilidade a minha pessoa, porque a demonstração que os jogadores e a comissão técnica me deram me deixou absolutamente satisfeito. Não quero que eles tenham nenhuma parcela de responsabilidade e culpa de algo que não queria levar comigo, mas vou ter que levar o fato de ter acontecido esse rebaixamento.

Eurico critica Dinamite e ex-jogadores hoje comentaristas de futebol
o Vasco foi vítima de um ex-jogador. Pode ter sido ídolo, grande jogador, mas como administrador foi uma lástima, uma lástima. E aproveitando que tem outros ex-jogadores que viram críticos, claro que não vão receber nem 10% do que receberam jogando futebol, mas hoje se afloram em críticos e passam a falar uma série de baboseiras de quem desconhece tudo. A única coisa que não vejo, deve ser algo de bom na imprensa, que é corporativismo. Jornalistas que tem que frequentar faculdade são obrigados a se submeter a ex-jogadores e passam a ser os grandes personagens da crítica. E ainda tem que bater cabeça.

Eurico fala sobre sua saúde e diz que diretoria continua
Só queria fazer também uma observação porque a gente fica vendo uma série de comentários a respeito. Têm uns que afirmam que eu vou fazer tratamento nos EUA, outros que estou andando com dificuldade, cada um afirma uma coisa. Eu estou bem. Posso não estar 100%, até normal, mas estou bem. Nada que impeça que eu continue a honrar o compromisso que assumi a partir do ano passado. Então, aqueles que esperavam que eu pudesse chegar aqui querendo dar um tempo, me afastar, nenhuma chance. Vou ter que carregar isso para mim, e o Vasco sem dúvida nenhuma, sem nenhuma frase de efeito, vai retornar no lugar que é dele com certeza absoluta. Em termos esportivos pela Segunda Divisão, e talvez algumas coisas mais importantes venham a acontecer. Mas o comando continua, tenho a solidariedade de toda a diretoria e vamos continuar, dar a volta por cima. Para mim não é fácil em termos pessoais, porque é algo que esperava meu ciclo e isso não ter acontecido comigo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2015/12/no-dia-seguinte-da-queda-eurico-se-diz-unico-responsavel-pelo-rebaixamento.html

Não é Sibéria, mas uma fria: receita do Vasco caiu R$ 28 milhões na Série B


Queda em 2013 representou queda brusca de arrecadação. Novo rebaixamento deve decretar saída de poucos jogadores valorizados. Nenê e Luan são os mais assediados




Por
Rio de Janeiro


Nenê Vasco x Santos (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)Vasco terá concorrência para manter Nenê na Série B (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)


Em agosto, numa das entrevistas coletivas que provocaram alvoroço e viraram memes imediatos de internet, o presidente Eurico Miranda dizia que se acreditasse que o Vasco fosse cair para a Série B ele procuraria se transferir para o lugar mais distante da Sibéria. A queda veio e o dirigente, se não foi para a região russa, entrou numa fria junto com o clube. Além do rebaixamento colocar abaixo a principal promessa no retorno à presidência, a terceira queda em oito anos do Vasco para a Série B significa também importante diminuição de receitas. O exemplo vem do próprio Vasco: na comparação de 2013 para 2014 - quando o time disputou a Segundona novamente - há uma diferença de quase R$ 30 milhões em arrecadação.

Em números, isso significa que muita grana deixa de entrar no clube. Ainda mais numa crise financeira que provoca estragos em investimentos e investidores no país. Em 2014, por exemplo, o Vasco faturou R$ 4 milhões a menos com receitas de bilheteria. Com marketing, menos R$ 8 milhões. Na receita bruta do futebol, a diferença foi de menos R$ 31 milhões em dividendos para o clube de São Januário - tudo isso levando em conta os balanços financeiros vascaínos, que ainda não passaram por votação no Conselho Deliberativo do clube.

Queda de receita: de 2013 para 2014, receitas de marketing e de bilheteria caíram R$ 12 milhões.
Fora da análise fria dos números, há preocupação quanto à formação de uma equipe. Nenê termina o ano valorizado. Aos 34 anos, ressurgiu no Vasco. O salário do jogador é alto - mais de R$ 200 mil - e o jogador tem contrato de mais um ano, mas a permanência, com a concorrência de outros clubes brasileiros, não será simples. Caso semelhante deve passar Jorge Henrique, que se não rendeu tanto, também tem vencimentos mais altos e pode negociar saída.

O terceiro rebaixamento do Vasco também pode desencadear a despedida de Luan da Colina. O jogador de 22 anos, que já estava no time em 2013, na segunda queda, trocou de empresário - agora trabalha com Carlos Leite e Bira - e desperta interesse de times europeus e até do campeão brasileiro Corinthians. Dos poucos que se salvaram durante todo o ano, o goleiro Martín Silva ainda tem mais dois anos de contrato e deve ficar.


Patrocínios em xeque

Nesta segunda-feira, quando o presidente Eurico Miranda vai dar coletiva de imprensa, está prevista reunião entre membros do departamento de futebol profissional e dirigentes da base. A ideia é definir quais pratas da casa devem servir ao elenco para o Carioca de 2016, a Copa do Brasil e a Série B. Havia expectativa de que, com a confirmação do time na Segundona, a base servisse ainda mais ao profissional. Jogadores jovens, de 17 anos, com bagagem de seleções inferiores, como o meia-atacante Evander e os meias Matheus Índio, Andrey e Mateus Pet, que fez sua estreia no último jogo da temporada, devem ficar em definitivo no plantel de cima.

Com orçamento menor, a folha salarial do futebol, que já não era alta - girava em torno de R$ 3 milhões -, vai diminuir. E os reforços também devem ser modestos. O lateral-direito Yago Picachu, jogador do Paysandu, era um dos jogadores na mira da diretoria, mas os representantes do atleta condicionavam o sucesso da transferência à permanência do clube na Primeira Divisão.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2015/12/nao-e-siberia-mas-uma-fria-receita-do-vasco-caiu-r-28-milhoes-na-serie-b.html

Isolado no vestiário, Eurico assiste à queda em cenário melancólico


Presidente do Vasco, que foi à missa pela manhã em Curitiba, seguiu ritual de acompanhar time sem ser visto. Expectativa de afastamento para tratar saúde




Por Curit   


Apoiado por grupo grande da diretoria do clube e aliados políticos, o presidente Eurico Miranda esteve sozinho, mais uma vez, no último capítulo do Vasco na Série A do futebol brasileiro em 2015. Como um ritual dos últimos jogos, o dirigente se isolou no vestiário e assistiu à partida com roupeiros e poucos seguranças no vestiário 2 do Couto Pereira, destinado ao time visitante.

O presidente vascaíno se comportou da mesma maneira nos últimos dois jogos anteriores fora de casa - nas vitórias contra Palmeiras, e Joinville. Sem se expor ao público ou a lentes de fotógrafos e cinegrafistas, Eurico viu sentado no vestiário os preparativos do time e tentou passar força à comissão técnica e jogadores.

Eurico Miranda Curitiba (Foto: Raphael Zarko)
Eurico Miranda deixa o hotel em Curitiba 
para o derradeiro jogo contra o Coxa 
(Foto: Raphael Zarko)


Pela manhã de domingo, Eurico foi levado para uma missa em igreja próxima no bairro Batel, na região central de Curitiba. Com dificuldades de locomoção, debilitado fisicamente e às voltas com tratamento para cuidar da saúde, Eurico foi o último a aparecer no saguão do hotel na hora da saída para o jogo. Torcedores e membros de organizadas chegaram a comentar a aparência fechada e frágil do presidente. Internamente, embora poucos comentem o assunto, há expectativa de que Eurico se afaste para fazer tratamento e se licencie do cargo. Nesta tarde, às 15h, Eurico fala pela primeira vez após o rebaixamento. Lentamente, ao deixar o estádio, 1h30 após o fim da partida, apenas disse que daria entrevista coletiva nesta segunda.

Eurico camarote (Foto: Raphael Zarko)
Camarote que recebeu membros da diretoria 
do Vasco no estádio Couto Pereira 
(Foto: Raphael Zarko)


A delegação do Vasco ocupou locais distintos no estádio Couto Pereira. Um camarote no setor mais moderno do estádio foi reservado para os vice-presidentes José Luis Moreira, Silvio Godói e Fernando Horta, além de assessores e jogadores não relacionados, como Andrezinho e Aislan. Outro espaço, aberto, bem ao lado da torcida do Vasco, recebeu o presidente do Conselho Fiscal, Otto Carvalho, o vice-presidente de relações institucionais Dênis Carrega Dias, o assessor da presidência, Ricardo Vasconcellos e outros membros do corpo diretivo vascaíno.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2015/12/isolado-no-vestiario-eurico-assiste-queda-em-cenario-melancolico.html

Terceira queda do Vasco ganha repercussão na imprensa de Portugal


Meio de Campo


veja todos os posts



por meio de campo


A terceira queda do Vasco atravessou o oceano e foi assunto também na "terra natal" cruz-maltina. No país de onde saiu o navegador que deu nome ao clube da Colina, o rebaixamento foi notícia nos principais jornais desta segunda-feira. As publicações citaram a difícil matemática para evitar o descenso, lembraram o título carioca no início do ano e relataram o drama do "histórico" Vasco da Gama. Confira as matérias lusitanas abaixo:

Vasco imprensa portuguesa


Vasco imprensa portuguesa


Vasco imprensa portuguesa


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/meio-de-campo/post/terceira-queda-do-vasco-ganha-repercussao-na-imprensa-de-portugal.html


Pato volta a ser especulado como opção para reforçar o ataque do Barça


"Mundo Deportivo" diz que atacante está na lista do clube, assim como Jonathan Soriano, desde que seja emprestado de graça e sem cláusula de compra obrigatória



Por
Barcelona, Espanha


Pato capa jornal Barcelona (Foto: Reprodução)Jornal destaca Pato como opção do Barcelona (Foto: Reprodução)


Com a temporada encerrada no Brasil, Alexandre Pato está com o futuro indefinido e segue tendo seu nome ligado ao Barcelona. O jornal "Mundo Deportivo" voltou a colocar o atacante do Corinthians (emprestado ao São Paulo) na lista de opções para reforçar o ataque da equipe catalã na próxima janela de transferências europeia, que abre em janeiro. Ele seria uma alternativa a Jonathan Soriano, do RB Salzburg, que já atuou no time B do clube.

A publicação afirma  que "Pato reencontrou sua melhor versão" neste ano, marcando 26 gols pelo São Paulo na temporada, e que "o cenário mais provável é que o atacante tente uma nova aventura no futebol europeu". Por isso, diz que o Barça conhece sua situação, mas ainda não fez nenhum contato com o Corinthians para negociar. A exigência do clube seria um empréstimo sem custos e sem cláusula obrigatória de compra.


LEIA MAIS:Andrés vê naming rights perto e diz que, sem oferta, Pato ficará no Timão


Esse precedente serve para qualquer jogador com quem o Barça venha a negociar, inclusive Jonathan Soriano, considerado a opção mais forte para ser o reserva do trio MSN. O jogador de 30 anos, que jogou no Barça B entre 2009 e 2011 sob o comando de Luis Enrique, vive boa fase no RB Salzburg e preencheria o perfil que o clube busca: um matador na grande área.

Alexandre Pato tem contrato com o Corinthians até dezembro de 2016 e, se não for vendido na janela de transferências, em janeiro, será reintegrado ao time de Parque São Jorge. O diretor executivo do Timão, Edu Gaspar, afirmou na última sexta-feira que o jogador pode até ser incluído na delegação que disputará o torneio da Flórida no começo do ano.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/12/pato-volta-ser-especulado-como-opcao-para-reforcar-o-ataque-do-barca.html

Jorginho pede desculpas à torcida e se emociona: "Entreguei minha vida"


Técnico lamenta tristeza com rebaixamento do Vasco no Campeonato Brasileiro




Por 
Curitiba



 Jorginho se emocionou. Em entrevista coletiva após o empate por 0 a 0 com o Coritiba, na tarde deste domingo (veja os melhores momentos no vídeo  clicando no LINK da FONTE abaixo no final da matéria), que decretou o terceiro rebaixamento do Vasco para a Série B do Campeonato Brasileiro - foi a terceira queda do clube nos últimos oito anos -, o técnico não segurou as lágrimas ao comentar a situação pós-queda. O comandante, que assumiu o time no returno e somou 28 pontos - mais que o dobro dos 13 do primeiro turno -, comparou a tristeza à perda de um familiar, lamentou a reação ter começado tarde e já projetou o futuro em São Januário. 

- Boa noite. Quero agradecer a Deus por não ter perdido esperança, se entregado. Dado saúde para suportar tanta pressão, tanta desconfiança, a gente tinha condições de reverter isso.
Sentimento como se tivesse perdido alguém na família, dor muito grande. Queria pedir desculpas ao torcedor do Vasco da Gama, que nos apoiou em todo momento. Se existe algo que foi positivo, além da entrega dos jogadores em todos momentos, foi acreditar no trabalho que viemos a desenvolver a partir do jogo do segundo turno. Se chegamos onde chegamos, com possibilidade de ficar na Primeira Divisão na ultima rodada, tem a ver com o torcedor e fez com que recebêssemos algo a mais. Fica a tristeza de não conseguir objetivo maior, mas a vida continua. São experiências que nos fazem melhores profissionais. O caráter foi muito lapidado nesse período. Falei com todos, falei isso: demos nosso melhor, vamos sair de cabeça erguida. Infelizmente, não foi suficiente para que fugir do rebaixamento. Mas nossa vida profissional continua, vamos procurar fazer o melhor. Alguns partirão, outros ficarão. Os que ficarem, darão o melhor para que o Vasco volte. É o lugar que merece estar. É a realidade, temos que encarar. (veja a íntegra da coletiva do treinador em vídeo, clicando no LINK da FONTE abaixo no final da matéria ).  )


Jorginho não segurou as lágrimas ao lembrar de tudo o que passou nesses quase quatro meses em São Januário, com direito a noites de insônia. O técnico, porém, garantiu que tudo foi feito da melhor forma possível e que não mudaria nada se pudesse voltar atrás. Mas reclamou da perda de pontos em confrontos diretos e de um pênalti sofrido por Nenê neste domingo.

- Não tenha duvida que procuramos fazer tudo dentro das possibilidades. Algumas noites consegui dormir, muitas não (pausa e choro). Entreguei minha vida. Tudo que eu tinha de conhecimento no futebol, tudo que eu acumulei de experiência nos clubes que passei, como atleta e como jogador. Não faria nada diferente, demos nosso melhor, os jogadores fizeram o melhor. Agradeci muito. Acredito que o olhar quer dizer muita coisa. Via no olhar a entrega, a confiança no trabalho. Por isso, não tinha como fazer diferente. No decorrer do segundo turno foi confuso, difícil... Debaixo de tanta pressão, conseguimos resultados maravilhosos a partir do quinto jogo. Mas, infelizmente, não foi suficiente. Não adianta lamentar alguns pontos perdidos diretamente, em confronto direto. Mas realmente foi assim. Segundo turno muito confuso em termos de arbitragem. Não foi a principal coisa, mas foi pênalti. O Wilson, que jogou comigo, disse que foi pênalti. O que é a tristeza. Não tenha dúvida que merecia algo diferente. Por hombridade. Essa torcida apaixonada que não alcançou o objetivo que tanto merecia.

jorginho vasco (Foto: Foto: GERALDO BUBNIAK/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO)
Jorginho reclamou de um pênalti em Nenê no 
jogo (Foto: Foto: GERALDO BUBNIAK/
AGB/ESTADÃO CONTEÚDO)


O Vasco caiu pela terceira vez em sua história para a Série B, todas as quedas aconteceram nos últimos oito anos e foram com o time na 18ª posição. O primeiro rebaixamento foi em 2008, quando o clube perdeu na rodada final para o Vitória por 2 a 0 em São Januário e terminou com 40 pontos. O segundo ocorreu em 2013, após goleada sofrida por 5 a 1 para o Atlético-PR na Arena Joinville e ficou com 44 pontos. Agora, a degola acabou decretada com 41 pontos após o empate por 0 a 0 no Couto Pereira.


Confira outros temas da entrevista coletiva do treinador:

SENTIMENTO
O sentimento que fica é de como se tivesse perdido alguém na família. Dor muito grande. Queria pedir desculpas ao torcedor do Vasco que nos apoiou em todo momento. Se existe algo que foi positivo, além da entrega dos jogadores, foi que eles acreditaram no trabalho que viemos desenvolver a partir do segundo turno. Se chegamos aonde chegamos, com possibilidade de sair da zona. Fica a tristeza de não conseguir o objetivo, mas a vida continua. São experiências que nos fazem melhores profissionais, que lapida o caráter. Falei isso com todos, demos nosso melhor, temos que sair de cabeça erguida. Infelizmente não foi o suficiente para que fugíssemos do rebaixamento.

Alguns partirão, outros chegarão e os que ficarem darão o melhor para que o Vasco volte para o lugar que merece estar. Não poderia de forma nenhuma ficar mais de 180 dias no Z-4, não merecia isso. Merecia sucesso dentro da competição, mas é a realidade e temos que encarar.

EMOÇÃO DO TREINADOR
Não tenha dúvida que procuramos fazer tudo dentro das possibilidades. Fiquei noites sem conseguir dormir, entreguei minha vida (neste momento, o treinador para de falar e embarga a voz, bem emocionado), tudo que eu tinha de conhecimento no futebol, tudo que eu acumulei de experiência nos clubes que passei, como atleta e como treinador. Não faria nada diferente, demos nosso melhor.
Não adianta lamentar alguns pontos perdidos diretamente, mas realmente foi assim. Segundo turno muito confuso em termos de arbitragem, não quero dizer que foi a principal coisa. Mas hoje teve pênalti. Wilson (goleiro do Coritiba), que jogou comigo, me disse que foi pênalti. Agradeci muito aos jogadores. Acredito que o olhar quer dizer muita coisa. Via no olhar a entrega, a confiança no trabalho, por isso não tinha como fazer diferente. No decorrer do segundo turno foi confuso, difícil debaixo de tanta pressão e conseguimos resultados maravilhosos a partir do quinto jogo. Mas infelizmente não deu

FICA?
Não pensei sobre essa situação. A gente em nenhum momento teve conversa em relação a isso. A tristeza é tão grande que não dá nem para pensar. A gente tem que digerir bem isso e conversar com calma sobre tudo que está por vir.

CONFIANÇA NA VIRADA

Vasco já passou por situações como essas e vai se reerguer novamente. Aconteceu com outros grandes, como o Vasco, que é a terceira vez. Difícil definir, foi ao longo do percurso. Criamos um ambiente apesar de termos 43 jogadores. Hoje, quando Riascos saiu, saiu chateado, queria ganhar. Mas pensei em não perder equilíbrio. Se levássemos o gol tudo ia por água abaixo de vez. Queríamos manter a força ofensiva, com desejo de conquistar. Mas a defasagem de pontuação do primeiro turno foi muito grande, trouxe sobrecarga grande. Mas quero dizer: faço parte dessa equipe, desse resultado, me sinto completamente responsável por tudo.

CONTROLE E APOIO
Cheguei de volta ao Vasco numa data marcante, no meu aniversário. Tinha sido treinador do Flamengo em 2013 e ia enfrentar justamente o Flamengo na Copa do Brasil. Nessa hora tem que buscar forças de onde pensa que não tem. Foi realmente trabalho árduo. Cresci como treinador, homem, amigo... É difícil, às vezes quer explodir, tem que se conter, ter equilíbrio necessário. Até o fim pensei que seria possível, chegamos perto de tirar o vasco dessa situação. Isso aumenta o respeito, o carinho por uma equipe que me deu essa resposta e uma diretoria que me deu apoio. Nos momentos mais difíceis ele disse que continuava acreditando. 'Você está no caminho certo, acredito em vocês'.

FUTURO DO CLUBE
O clube tem força, se reestruturando para justamente desempenhar papel bonito dentro de campo. Acredito sinceramente que vai se reerguer no próximo ano. Tenho pouco tempo de volta para detectar mais, não trabalhei com a diretoria passada, mas o importante é que tem condições de se reerguer

APOIO DA TORCIDA
Chega a ser algo que nos constrange acompanhar tudo aquilo, no estádio, a temperatura do contato com eles. Não teve um que não veio passar incentivo, com respeito, sem cobrança. Todos são completamente apaixonados pelo clube

É um clube que tem uma torcida extremamente grande em todo o Brasil e com certeza essa torcida vai contribuir muito para a volta do Vasco em 2017. Foi um orgulho muito grande ter participado disso, apesar de não ter conquistado a permanência


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2015/12/jorginho-chora-e-pede-desculpas-torcida-do-vasco-dor-muito-grande.html

Após garantir Coritiba na Série A, Pachequinho deixa futuro em aberto


Técnico, que assumiu a equipe na reta final, não sabe se será mantido no cargo para a próxima temporada. "Agora é deixar para a diretoria resolver o que é melhor", diz




Por
Curitiba



(OBS. DO  BLOG:
PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS
, CLIC 
NO LINK DA FONTE NO FIM DA
MATÉRIA  ABAIXO).



Pachequinho ainda não sabe qual vai ser o seu futuro no Coritiba. De observador técnico, ele assumiu interinamente a equipe após a saída de Ney Franco do comando da equipe e permaneceu até o último jogo do time no Campeonato Brasileiro. Ex-jogador do clube, o treinador conseguiu garantir a permanência do alviverde na Série A. Neste domingo, o time ficou no 0 a 0 com o Vasco, no Couto Pereira, resultado que rebaixou o time carioca e manteve os paranaenses na elite.

Mesmo sem conhecer o seu destino na próxima temporada, o treinador disse que a decisão cabe à diretoria do clube, que deve se reunir na semana que vem para discutir o planejamento de 2016.

-  O presidente pediu para eu assumir nesses jogos e, junto com os jogadores, eu tenho que enaltecer o trabalho dos jogadores, que foram muito fortes nos treinamentos e nos jogos. Eles também compraram a ideia de que a gente tinha que se unir, batalhar e tirar o Coritiba dessa situação. Com relação a minha condição agora é questão de descansar e deixar para a diretoria resolver o que é melhor - disse o treinador em entrevista coletiva à imprensa.

Após o empate, o Coritiba liberou os jogadores para as férias e a reapresentação do elenco está marcada para o dia 6 de janeiro, no CT da Graciosa. No dia 10 a equipe alviverde viaja para Foz do Iguaçu para iniciar os trabalhos da pré-temporada.


Veja abaixo outras declarações do treinador:


O jogo
- O campo ficou muito prejudicado, pesado, em alguns momentos com muitas poças d'água. A parte técnica ficou em segundo plano. E tinha que ser assim, com muita disposição, luta e contato físico. A melhor tática, em alguns momentos, era jogar a bola para a área, dos dois lados. A nível de espetáculo não teve muito o que fazer. O que interessava para nós era buscar um ponto, claro que a vitória era importante, mas mais do que nunca, você jogar com o regulamento debaixo do braço. E graças a Deus conquistamos o nosso objetivo, o que foi muito importante, conseguimos a nossa permanência.

Permanência- Claro que não é interessante comemorar uma situação de permanência no Campeonato Brasileiro na última rodada. Todos pensam dessa forma. Infelizmente esse ano as coisas não foram da maneira que a gente imaginava e ficou essa condição para nós. A gente comemora a permanência, mas sabendo que esse não era o objetivo do Coritiba em 2015. Temos que pensar no Campeonato Brasileiro lá em cima, trabalhar sempre pensando no melhor. Ficamos nessa situação em boa parte da competição, até o último jogo. Essa permanência é importante a permanência para planejar 2016 de uma outra forma e a diretoria vai estudar o planejamento e aquilo que vai ser  melhor.


Leia também:
Confira como ficou a tabela da Série A
Atuações: Juninho é destaque do Coxa
Sob chuva, torcedor símbolo do Coritiba comemora permanência na Série A



Jogadores com destino incerto
- A gente encerra o Brasileiro com a permanência e é natural que haja uma conversa sobre o futuro dos jogadores e da comissão técnica. Isso com certeza vai ter na próxima semana, e a gente que está com os atletas sabe que a base está montada, está claro. Mas qual clube que não precisa de reforço? Esperamos que, independente de quem esteja no comando do clube, que possa trabalhar integrado com a base. Alguns reforços deverão chegar, mas é algo que a diretoria vai definir na próxima semana, tem muita coisa para conversar.

Pachequinho Coritiba (Foto: Giuliano Gomes/ Agência PR PRESS)
Pachequinho assumiu o Coritiba na reta final 
do Brasileirão (Foto: Giuliano Gomes/ 
Agência PR PRESS)


Veja mais notícias do esporte paranaense no globoesporte.com/pr


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/coritiba/noticia/2015/12/apos-garantir-coritiba-na-serie-pachequinho-deixa-futuro-em-aberto.html