quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Mano liga alerta para voltar a vencer, apesar da boa sequência sem derrota


Treinador destaca fato de o Cruzeiro vir de seis jogos sem perder, mas não acredita que vá conseguir ampliar muito devido à competitividade do Brasileiro




Por
Belo Horizonte



Com o empate por 2 a 2 com o Atlético-PR (confira os melhores momentos no vídeo, clicando no LINK da FONTE, no final da Postagem abaixo), o Cruzeiro chegou aos seis jogos de invencibilidade no Campeonato Brasileiro.

A equipe, agora, está com 38 pontos e permanece na 13ª colocação. Entretanto, o técnico Mano Menezes acredita que a invencibilidade não vai durar por muito tempo. Não porque não acredita no potencial da sua equipe, mas porque avalia que, pelo fato de o Campeonato Brasileiro ser competitivo, é difícil que um participante não deixe de perder por muitas rodadas.


LEIA MAIS
Treinador elogia segundo tempo do time e empenho de Arrascaeta
Vinícius Araújo tem fratura na clavícula direita constatada


- Invencibilidade é uma consequência. Mas não vai acontecer por muito tempo por causa de o campeonato ser longo e duro. Mas vamos trabalhar para que isso permaneça, para voltar a vencer, viemos de dois empates. Agora é jogo dentro de casa. Um jogo às 11 horas com adversário que está próximo na tabela. Vamos tentar voltar a vencer e ficar junto com o torcedor, que tem sido importantíssimo para a gente - destacou o treinador.

Mano Menezes em Curitiba para Cruzeiro x Atlético-PR (Foto: Geraldo Bubniak/LightPress/Cruzeiro)
Mano Menezes vê condições iguais com o Flu (Foto: Geraldo
Bubniak/LightPress/Cruzeiro)


Para a partida, Mano Menezes terá a volta de Willian, que cumpriu suspensão no empate em Curitiba. O jogador volta no lugar de Marinho, que o substituiu. Arrascaeta, que teve boa atuação contra o Atlético-PR, pode também ser uma surpresa no setor.

Diferentemente da preparação que teve para o jogo na Arena da Baixada, com 10 dias para treinar por causa da parada do Brasileiro para as Eliminatórias Sul-Americanas, o Cruzeiro terá pouco tempo até o duelo de domingo. Por isso, Mano vai priorizar a recuperação dos jogadores.

- É um período igual para os dois times. O Fluminense também jogou nessa quarta. Quem tiver uma condição melhor, quem tiver melhor, vai se sair bem. Se a equipe estiver bem posicionada, como fez no segundo tempo, terá um bom jogo - avaliou Mano.

O Cruzeiro está com 38 pontos na tabela, dois a mais que o Fluminense. A partida entre as duas equipes será no Mineirão, às 11h (de Brasília), no próximo domingo.

Willian Cruzeiro (Foto: Washington Alves/Light Press)
Willian, artilheiro do Cruzeiro no Campeonato 
Brasileiro, volta ao time no domingo (Foto: 
Washington Alves/Light Press)


(OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR AO VÍDEO CLIC
NO LINK DA  FONTE ABAIXO)



FONTE:

Cristóvão Borges destaca "resgate da competitividade" após 2 a 2 na estreia


Técnico cita alguns pontos positivos após o empate com o Cruzeiro na sua estreia à frente do Atlético-PR, como o controle de jogo e a organização do time




Por
Curitiba



O técnico Cristóvão Borges preferiu apontar os pontos positivos do time atleticano após o empate com o Cruzeiro, resultado que ampliou a sequência sem vitórias no Campeonato Brasileiro. Já são oito partidas sem vencer na competição, com três empates e cinco derrotas. O treinador, que estreou na noite desta quarta-feira, na Arena da Baixada, destacou o "resgate da competitividade" e a organização do time diante dos mineiros:

- A performance em termos de competitividade foi resgatada. O Cruzeiro vinha de algumas partidas sem levar gol. É um adversário difícil. Hoje (quarta-feira) era importante uma vitória e chegamos perto. Foi uma pena não ter acontecido. Corrigimos algumas coisas, principalmente o controle do jogo e a equipe de jogar de uma forma organizada. Ficou claro nesta partida. Conseguimos ficar na frente duas vezes - falou ao site oficial do clube.

Cristóvão tentou mudar o panorama da partida no segundo tempo, colocando Douglas Coutinho, Daniel Hernández e Bruno Pereirinha. O time chegou a fazer 2 a 1, mas cedeu o empate no fim:

- Temos jogadores rápidos e treinamos muito as jogadas de contra-ataque, principalmente por isso.
Temos o Walter, que consegue segurar bem a bola - comentou.

cristovão borges atlético-pr x cruzeiro (Foto: Giuliano Gomes/PR Press)
Cristóvão Borges estreia com empate em 
casa pelo Atlético-PR (Foto: Giuliano 
Gomes/PR Press)


Confira tambémTabela e classificação atualizadas do Campeonato BrasileiroLances, vídeos e ficha do jogo entre Atlético-PR e Cruzeiro


O próximo compromisso do Atlético-PR será contra o Corinthians. O jogo está marcado para 16h (horário de Brasília) de domingo, mais uma vez na Arena da Baixada.

- O grau de dificuldade é deste (contra o Cruzeiro) para maior. Sabemos que vamos contar com o incentivo e apoio da torcida. Isto também será muito importante para todos nós.


Confira mais notícias do esporte paranaense no globoesporte.com/pr


(OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR AO VÍDEO CLIC
NO LINK DA  FONTE ABAIXO)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-pr/noticia/2015/10/cristovao-borges-destaca-resgate-da-competitividade-apos-2-2-na-estreia.html

Furacão e Cruzeiro fazem jogo aberto, empatam e seguem no meio da tabela


BRASILEIRÃO 2015  - SÉRIE A  -  30ª RODADA


Atlético-PR fica duas vezes à frente no placar, mas vê o Cruzeiro reagir e empatar. Resultado mantém os dois times no meio da tabela de classificação do Brasileirão




Por Curitiba



Em jogo movimentado, principalmente no segundo tempo, Atlético-PR e Cruzeiro ficaram no 2 a 2 na noite desta quarta-feira, na Arena da Baixada, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Furacão ficou duas vezes à frente no placar, com gols de Ewandro e Bruno Pereirinha. Porém, a Raposa reagiu e marcou com Fabrício e Arrascaeta. O resultado não agrada nem o estreante Cristóvão Borges nem Mano Menezes, que veem seus times estacionados no meio da tabela.

Os times sofreram com os desfalques e tiveram dificuldades para criar. O gol atleticano, porém, saiu com a contribuição de dois substitutos. Matheus Ribeiro (que ocupava a vaga de Eduardo) cruzou, Walter finalizou, e Ewandro (reserva de Nikão) mandou para o gol. O Cruzeiro cresceu na etapa final e chegou ao empate em cobrança de falta de Fabrício. Mas aí Cristóvão colocou Bruno Pereirinha, e o português - depois de dois minutos em campo - chutou para fazer 2 a 1. Logo depois, Arrascaeta - que também tinha entrado na etapa final - deixou tudo igual.


Confira também
Tabela e classificação atualizadas do Campeonato BrasileiroLances, vídeos e ficha do jogo entre Atlético-PR e Cruzeiro


O resultado interfere pouco na tabela de classificação. O Atlético-PR cai do 11° para o 12° lugar, agora com 39 pontos. O próximo compromisso dele será contra o Corinthians, às 16h (horário de Brasília) de domingo, mais uma vez na Arena da Baixada. Já os mineiros ficam na 13ª posição, com 39. O Cruzeiro recebe o Fluminense às 11h de domingo, no Mineirão.


Jogo lá e cá, empate justo
Atlético-PR e Cruzeiro fizeram um primeiro tempo morno, concentrado ao meio-campo e com poucas chances de gol. Tanto que a primeira finalização com certo perigo saiu apenas aos 34. Walter arriscou, e Fábio defendeu. O camisa 18, inclusive, era o mais perigoso. Ele provou isso dois minutos depois. Matheus Ribeiro cruzou, Walter bateu rasteiro. Fábio desviou, a bola pegou na trave, e Ewandro mostrou oportunismo para abrir o placar. O Cruzeiro levava perigo pelos lados, mas tinha dificuldades para finalizar. Um exemplo: logo após o gol, Marinho avançou livre, mas demorou para bater e viu Kadu fazer o corte e salvar o time da casa.

Com Arrascaeta no lugar de Marinho e com uma nova postura, o Cruzeiro voltou superior no segundo tempo e criou três chances em três minutos. Fabrício parou no goleiro atleticano; Arrascaeta carimbou a marcação e, depois, viu Weverton fazer mais uma defesa. Cristóvão Borges mexeu no time para tentar mudar o panorama da partida, mas os mineiros seguiram em cima. E a pressão deu resultado. Aos 28, Fabrício soltou a bomba em cobrança de falta e empatou. Aí Cristóvão mudou pela terceira vez e teve estrela. O português Bruno Pereirinha entrou aos 32 e marcou, em chute cruzado, aos 34. Mas Arrascaeta deu números finais à partida após bate-rebate na área. Empate que mantém os dois times estacionados no meio da tabela.

Willians disputa bola pelo alto (Foto: Geraldo Bubniak/LightPress/Cruzeiro)
Willians e Wellington disputam a bola; empate 
não ajuda ninguém (Foto: Geraldo 
Bubniak/LightPress/Cruzeiro)


FONTE:

Doriva admite má atuação e promete cobranças: "Vamos tirar muitas lições"


Após estrear com derrota para o Fluminense, treinador diz que São Paulo precisa se entregar mais para conseguir vaga no G-4 ou chegar a título da Copa do Brasil




Por
Rio de Janeiro


Doriva estreou como técnico do São Paulo com uma má atuação na derrota por 2 a 0 para o Fluminense, nesta quarta-feira, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Depois de uma semana de trabalho, o treinador reconhece o rendimento ruim da equipe, mas acredita que agora terá condições de dar ênfase a alguns detalhes que considera primordiais para colocar o Tricolor no G-4 e sonhar com o título da Copa do Brasil.

– Não foi a estreia que eu imaginava, esperava estrear com vitória, mas sabíamos da dificuldade que é enfrentar o Fluminense. Temos de acertar a equipe, acho que é muito precoce fazer qualquer avaliação. Agora tenho um parâmetro para trabalhar em cima disso e implementar o que eu acredito que seja ideal. Com certeza, vamos tirar muitas lições desse jogo – afirmou.

O São Paulo viveu de momentos isolados na partida. Luis Fabiano e Ganso acertaram a trave, cada um em um tempo, mas foi pouco. A defesa cometeu muitas falhas, sobretudo na saída de bola, e facilitou a vida do Fluminense. Depois de ficar com dois gols de desvantagem, o Tricolor paulista pouco fez para reagir.

– Se nós ambicionamos essa conquista, temos de nos mobilizar, corrigir o que precisamos corrigir. E se entregar. Para conquistar precisamos um pouco mais do que apresentamos hoje – destacou Doriva.

doriva fluminense x são paulo (Foto: André Durão)
Doriva comanda o São Paulo à beira do gramado 
no Maracanã (Foto: André Durão)


Veja abaixo a íntegra da coletiva de Doriva:

Rendimento do meio de campo
– Hudson é quem tem mais característica de primeiro volante. O Thiago Mendes é um jogador que tem muita dinâmica, sai muito, tem facilidade de chegar na frente. Temos de acertar esse meio de campo, ter mobilidade, dinâmica. Só através disso vamos criar situações. No primeiro tempo tivemos mais posse de bola, mas a partir do momento em que o Fluminense fez o gol ficou mais difícil termos a bola. Precisávamos de mais mobilidade para furar esse bloqueio e conseguir fazer o gol.

Erro de marcação no gol de Fred
– O Fred é um jogador experiente, tentamos colocar também um jogador experiente na marcação, no caso o Luis Fabiano. Ele perdeu um pouco o Fred por um bloqueio que foi feito. Quando chegou, chegou atrasado. Na segunda etapa mudamos a maneira de marcar e corrigimos. O Fluminense tem bola uma parada muito eficiente, sabíamos disso. Mas infelizmente acabamos tomando o gol.

Falta alguém chamar a responsabilidade?
– É um grupo que não fala muito. O Rogério que exerce essa liderança, mas dentro de campo ele fica muito atrás. Às vezes, precisamos dessa comunicação. Temos cobrado isso. Às vezes, uma orientação de movimentação ajuda os companheiros, principalmente os mais jovens.

Ganso, Pato e Luis Fabiano podem jogar juntos?
– Eu acredito que podem jogar juntos, mas tem de haver mobilidade, mais movimentação. Não podemos ficar estáticos. Conseguir um volume de jogo ofensivo. Têm muitas coisas que precisamos fazer. Ainda vamos acertar a equipe, porque ela precisa ter essa movimentação, mais compactação. Ficamos muito espaçados. Tinha passado essa ideia, mas não conseguimos fazer. Vai ser uma das cobranças que vou fazer.


(OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR AO VÍDEO CLIC
NO LINK DA  FONTE ABAIXO)



FONTE:

Eduardo diz que gols surgiram de jogadas treinadas: "Exaustivamente"


Técnico diz que o time teve "a cara do Fluminense", elogia competitividade dos jogadores e analisa lances cruciais na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo




Por
Rio de Janeiro


eduardo baptista fluminense x são paulo 2 (Foto: André Durão)Eduardo em ação durante a vitória sobre o São Paulo (Foto: André Durão)


Os dez dias de treinamento deram certo. É o que acha o técnico Eduardo Baptista. De acordo com o treinador, os dois gols na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, marcados por Fred e Marcos Junior, surgiram de jogadas treinadas "exaustivamente". O comandante se mostrou bastante satisfeito com a postura da equipe no Maracanã e elogiou a competitividade dos jogadores (veja os melhores momentos da partida no vídeo, clicando no LINK da FONTE, no final da Postagm abaixo).

- O time teve a cara do Fluminense, muito aplicado e competitivo, que briga por toda boa. Até o centroavante. Com a bola um time muito rápido. Meu trabalho aqui é fazer uma equipe com a cara do Fluminense. O gol (do Fred) foi treinado exaustivamente, foi uma jogada trabalhada. Algumas o São Paulo conseguiu neutralizar. Ficamos felizes pela entrega deles, sempre digo para acreditarem, porque nossos atacantes têm qualidade. Foi um lance muito plástico o do Marcos Junior. O do escanteio treinamos também. Jogadores que cobram bem, e jogadores como Fred, Gum e Cícero dentro da área. Jogo estava muito igual e conseguimos sair na frente - analisou Eduardo Baptista.

Foi a segunda vitória da equipe sob o comando do treinador. Antes, os resultados foram: derrota por 3 a 1 para a Ponte Preta, empate por 0 a 0 com o Grêmio, vitória por 2 a 0 sobre o Goiás, empate por 1 a 1 com o Grêmio (que deu a classificação às semifinais da Copa do Brasil) e derrota por 3 a 1 para o Santos.

O próximo compromisso do Fluminense é diante do Cruzeiro, domingo, no Mineirão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada às 11h (de Brasília). Pela Copa do Brasil, o Tricolor volta a joga no dia 21, contra o Palmeiras, no Maracanã.


Confira outros tópicos da entrevista de Eduardo Baptista:

São Paulo neutralizado
- No São Paulo, até os jogadores têm condição de fazer passe em profundidade, e não entrou uma bola por dentro. Conseguimos neutralizar por causa da compactação. Mas ainda temos que atingir o equilíbrio, jogar mais. Podemos jogar mais, mas isso é com o tempo. A vitória contra o São Paulo é importante para dar confiança. Jogadores satisfeitos e seguros, isso que queremos nessa reta final importante.

Vinicius em alta novamente
- Ele criou sim (boa dor de cabeça). Já avisei que tinha a intenção de colocá-lo. Joguei contra ele no Recife (o meia atuava pelo Náutico) e sabia da qualidade. Vinha de um problema de fratura, mas ainda não estava no melhor da parte física. Ganha condição de brigar.

Gerson tem que se preocupar?
- O Gerson tem que se preocupar sim, assim como os outros (titulares). Não escalo ninguém. Diretor não escala, empresário, imprensa... São os jogadores que se escalam. Gostei muito da entrada do Vinícius. Entrou porque mereceu, e agora é continuar trabalhando. Se vai iniciar a próxima partida, temos que esperar. Os titulares precisam ficar incomodados porque tem gente boa fora esperando.

Evolução da equipe

- Sou perfeccionista. Enalteço os acertos, mas procuro onde estão os erros. Sem a bola, sabíamos que precisaríamos de muita concentração,  porque o São Paulo tem muita qualidade. Estamos evoluindo na parte de movimentação. O Vinícius chegou perto do que nós queremos com a movimentação que teve. O Doriva marcou nossos laterais, e isso nos dificultou. Por isso que a entrada do Vinícius foi importante. O meio ficou aberto, e ele conseguiu jogar. Tínhamos a intenção de jogar pelas laterais, mas ficamos contentes de termos ido bem pelo meio.

Moral mais elevado para Copa do Brasil
- O jogo era de suma importância para quarta-feira, para termos mais tranquilidade e confiança. Foi em cima de um adversário que estava mais em cima na tabela, e neutralizamos o São Paulo. Isso dá uma consistência para o trabalho que fizemos em nove dias (sem jogos). Contra o cruzeiro, vamos encontrar um time que precisa ganhar também. Precisamos descansar, recuperar e corrigir algumas coisas.

"Quarta-feira é guerra"?
- Gostei de a torcida cantar no fim do jogo ("quarta-feira é guerra"), essa participação é importante. Na beira do campo deu para sentir, imagina quem está lá dentro. Espero que lotem o Maracanã, porque sem dúvida somos mais fortes junto com eles. O resultado, e da maneira como foi, é um convite para torcida.

Poupar contra o Cruzeiro?
- Eu acredito na repetição, em mostrar vídeos. Só se tiver alguém com algum problema físico. Mas vamos repetir o time, fazer observações. A ideia é botar um Fluminense forte para tentarmos vencer com o Cruzeiro, jogar de igual para igual.

Wellington Silva e Pierre contra o Cruzeiro?
- Tenho essa expectativa sim. Estão se recuperando bem, mas vamos aguardar até sexta. Se tiverem condições, serão relacionados.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2015/10/eduardo-diz-que-gols-surgiram-de-jogadas-treinadas-exaustivamente.html

Fluminense vence o São Paulo com eficiência e impede rival de ir ao G-4


Com gols de Fred e Marcos Junior, a equipe carioca faz 2 a 0 no time do Morumbi, que estreou o técnico Doriva na noite desta quarta-feira, pelo Brasileirão




Por
Rio de Janeiro


Um prêmio à eficiência. Assim pode ser classificada a vitória do Fluminense por 2 a 0 sobre o São Paulo, nesta quarta-feira, no Maracanã, pela 30ª rodada do Brasileirão. Fred e Marcos Junior foram implacáveis nas chances que tiveram e construíram o triunfo que ameniza o clima ruim. Já o time paulista parou duas vezes na trave e outras muitas na falta de pontaria. A derrota impede o retorno ao G-4 na estreia do técnico Doriva, substituto do colombiano Juan Carlos Osorio.

Com a vitória, o Fluminense salta uma posição na tabela de classificação. Agora com 40 pontos, o time carioca está em 11º e respira. O São Paulo, por sua vez, continua com 46, em quinto, já que o Palmeiras e o Flamengo perderam suas partidas para Ponte Preta e Figueirense.
Na próxima rodada do Brasileirão, o Fluminense joga fora de casa, contra o Cruzeiro, às 11h de domingo, no Mineirão. No mesmo dia, só que às 16h, o São Paulo recebe o Vasco, no Morumbi.

comemoração fred marcos junior fluminense x são paulo (Foto: André Durão)
Jogadores do Fluminense comemoram um 
dos gols na vitória sobre o São Paulo 
(Foto: André Durão)


O jogo

O Fluminense dominou os primeiros minutos do duelo com o São Paulo. Mas não conseguiu ser efetivo. A maior posse de bola não era transformada em chances de gol. Recuada, a equipe do Morumbi tentava encaixar o contra-ataque. Sem sucesso. A melhor chance dos visitantes saiu apenas aos 18 minutos. Ganso bateu por cobertura, de dentro da área, e acertou o travessão.

A jogada animou o São Paulo, que levou perigo de novo aos 28, em cabeçada de Luis Fabiano que Diego Cavalieri defendeu. Parou por aí. Rapidamente o Fluminense retomou o controle da partida e abriu o placar. Após cobrança de escanteio de Gustavo Scarpa da esquerda, Fred foi oportunista e cabeceou, sem chance para Rogério Ceni.

No retorno para o segundo tempo não houve espaço para reação do São Paulo. Logo de cara, aos três minutos, Marcos Junior recebeu lindo passe em profundidade, driblou Matheus Reis e bateu colocado: um golaço. Com a desvantagem maior, o time paulista foi para cima e quase diminui aos 11, em cabeçada de Luis Fabiano, e aos 13, em chute de Alexandre Pato.

Seguro em campo, o Fluminense conteve a tentativa de reação do rival paulista. E mais: tentou surpreender no contra-ataque e chegar ao terceiro. Não deu certo. O tempo passou, nenhum gol mais saiu e a vitória deu três pontos à equipe carioca. Fred e Marcos Junior asseguraram esse triunfo aos donos da casa, em partida válida pela 30ª rodada do Brasileirão.

Cavalieri luís fabiano fluminense x são paulo (Foto: André Durão)
Luis Fabiano lamenta chance perdida contra 
o gol de Diego Cavalieri (Foto: André Durão)


(OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR AO VÍDEO CLIC
NO LINK DA  FONTE ABAIXO)


FONTE:

Ney Franco isenta culpa da arbitragem e considera resultado justo ao Coritiba


Treinador alviverde enfatiza dificuldade da partida e qualidade do Joinville nos seus domínios. Sobre o pênalti perdido por Kleber, Ney defende o jogador: "Bom batedor"




Por
Joinville



A quarta-feira não poderia terminar pior para o Coritiba. Além de perder para o pior time do Campeonato Brasileiro, o Alviverde retornou para a zona de rebaixamento. Com o revés, o time chega a três derrotas consecutivas na competição - Cruzeiro, Atlético-MG e Joinville. (Assista aos melhores momentos da derrota alviverde no vídeo clicando no LINK da FONTE, no final da Postagrm abaixo)
Após ser derrotado pelo pelo JEC por 3 a 1, em Santa Catarina, o técnico Ney Franco enfatizou a dificuldade de enfrentar o time catarinense em seus domínios e elogiou a competência do adversário que conseguiu fazer seus gols, diferente do Coxa. Sobre os erros claros de arbitragem, o comandante preferiu não criticar.

- Foi um jogo difícil. O jogo foi equilibrado e os jogadores foram no limite da parte física e alguns jogadores cometeram erros. Como no Joinville também. O goleiro do JEC foi muito feliz, e eles tiveram competência para fazer três gols. A arbitragem cometeu seus erros, o pênalti deles não foi e no segundo achei que foi falta no Vaná. Mas eu não estou lamentando os erros de arbitragem. Nesse campeonato temos que passar por cima disso tudo. Agora precisamos pensar na Ponte Preta - avaliou o treinador alviverde. 

Joinville x Coritiba (Foto: Divulgação Coritiba)
Coritiba perde por 3 a 1 para o Joinville e volta 
para a zona de rebaixamento do Brasileirão 
(Foto: Divulgação Coritiba)


Questionado sobre o pênalti perdido por Kleber Gladiador no primeiro tempo, Ney defendeu o camisa 52, o definiu como bom batedor e relembrou que no último jogo com pênalti, na vitória sobre o Flamengo, na 26ª rodada, o jogador converteu bem a cobrança. 


- Não adianta a gente ficar lamentando essas oportunidades. Tivemos a grande chance de abrir vantagem no jogo, mas o jogo de futebol se disputa dessa forma, ele é cheio de detalhes e nesses detalhes perdemos. Os nossos dois batedores de pênalti são o Kleber e Henrique. No último jogo que teve pênalti (Flamengo) ele cobrou e converteu. E se a gente olhar o histórico do Kleber ele é um bom batedor - finalizou Ney.


Leia também:Confira a tabela completa do BrasileirãoKleber sofre dois pênaltis, perde uma cobrança e lamenta derrota do Coritiba


Com 33 pontos, o Alviverde retornou para a zona de rebaixamento e agora ocupa a 17ª colocação. No caso de uma vitória do Goiás sobre o Corinthians nesta quinta-feira, o Alviverde cai mais uma posição na tabela. Na próxima rodada, o compromisso do Coxa é contra a Ponte Preta, domingo, em Campinas.


Confira mais notícias do esporte paranaense no globoesporte.com/pr


(OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR AO VÍDEO CLIC
NO LINK DA  FONTE ABAIXO)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/coritiba/noticia/2015/10/ney-franco-isenta-culpa-da-arbitragem-e-considera-resultado-justo-ao-coritiba.html

PC Gusmão aponta triunfo do Joinville como vital para resgate da confiança


JEC dá fim à seca de nove jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro com o 3 a1 sobre o Coritiba, e treinador convoca torcida para manter pegada e esperanças




Por
Joinville, SC


A voz saia fraca, mas não era por causa de qualquer tipo de desanimo. É que ele falhou, tamanha a felicidade pelo Joinville ter vencido o Coritiba por 3 a 1 nesta quarta-feira. O fim do jejum de nove jogos sem vencer não conta tanto, porque para PC Gusmão valeu foi a retomada das esperanças. O treinador acredita que o triunfo sirva como estopim para uma reação na reta final e a um objetivo ainda não alcançado no Campeonato Brasileiro: sair da zona de rebaixamento.
A vitória ante mais de sete mil torcedores na Arena Joinville serve como ponto de partida para tal, e com a esperança restabelecida, segundo o comandante.

- O jogo não seria definido até o final. Este será o nosso lema daqui para frente. Nossa situação é difícil e é importante ganhar em casa para resgatar a confiança, nossa e também da torcida, que jamais abandonou. Veio com chuva, gritou, incentivou ainda mais na dificuldade. Ela será importante em todos os sentidos. Temos outro jogo importante no sábado (contra o Figueirense). A vitória dá confiança para nós e para a torcida, que será nossa diferença na nossa caminhada – decretou o carioca de 53 anos, em entrevista coletiva depois do confronto.

O Joinville abriu o placar no primeiro tempo em cobrança de pênalti e chegou aos outros dois gols em conclusões de Rafael Donato e Kadu. O Coritiba diminuiu no fim com Henrique Almeida. Porém, a vitória tricolor começou antes de qualquer tento: na defesa de Agenor em penalidade máxima batida por Kleber quando o placar apontava 0 a 0.

 - Acho que a necessidade, principalmente o espírito de equipe prevaleceu. Nossa equipe prevaleceu na dificuldade, quando teve o pênalti contra. Em seguida fizemos o gol e pudemos equilibrar.

Conseguimos chegar ao intervalo com a vantagem e conservamos para que o centroavantes (Kempes e Ricardo Bueno) se alternassem entre zagueiros e volantes. Teve medo do Rato (Edson Ratinho) com o amarelo (foi substituído no segundo tempo). Com o Arnaldo demos uma corrigida, e time veio crescendo, passou a ter comando de ações e veio o momento de fazer a diferença. Nosso time é muito forte na bola parada, treinamos muito na parte ofensiva e defensiva, contamos com a precisão de Marcelo (Marcelinho Paraíba) e do Lucas (Crispim). Conseguimos fazer o segundo, deu mais confiança, e depois veio o terceiro – avaliou.

PC Gusmão Joinville (Foto: Divulgação/JEC)
PC Gusmão, antes do confronto na Arena 
Joinville (Foto: Divulgação/JEC)


O Joinville se reapresenta na tarde desta quinta-feira e inicia os preparativos para outro jogo em casa. No sábado, às 21h, a equipe enfrenta o Figueirense.


Confira os principais pontos da entrevista coletiva.


Fim de empates em casa
- São pontos que fazem falta e isso machuca bastante. Quem me conhece no dia a dia sabe que fico triste, amargurado. É difícil vir aqui falar com vocês (imprensa) depois do jogo, mas venho, tenho que passar a informação. É difícil e me machuca muito porque vivo minha equipe e o clube por 24 horas. Agora é bom vir aqui depois de longo período sem vencer, sobre um adversário direto, no momento em que precisávamos muito desta vitória. 

Marcelinho suspenso, lance do cartão
- Eu estava em um desespero... Havia dois jogadores pedindo para sair, o Kempes e ele. Eu vinha de uma um jogo em que empatamos porque teve um momento em que ficamos com um a menos, tinha que cuidar. Falei para segurar o Kempes e o Marcelinho estava pedindo para sair. Chamei o Edigar Junio. Mas teve um choque e o Guti arrio. Fizz sinal para o Marcelo esperar e ele já tinha até passado braçadeira, era aplaudido pela torcida. Eu que fui pedir para mudar por causa do Guti. Infelizmente o Marcelo tomou o terceiro amarelo. Além da liderança do Bruno (Aguiar, lesionado), agora a gente perde a do Marcelinho. Ele fez uma das melhores partidas no clube e vamos sentir falta. Mas não tem problema, tem um montão de jogadores querendo jogar, vou escolher com calma. 

Donato o escolhido para a zaga
- Conversamos na coletiva de ontem (terça) que eu estava entre o Rafael Donato e o Domingues. Quando o Donato teve oportunidade, não fez um bom jogo. Tenho que analisar e não posso ser injusto. Mas o dia a dia me deu confiança. Conversei com os dois e o Domingues, que eu conheço bem, foi muito sincero. Ele mesmo falou que o Donato estava melhor. Isso deu convicção para que eu escalasse quem melhor estivesse. Por exemplos anteriores, o Domingues entraria, mas o Donato vinha se preparando e ainda fez um gol. Na vontade e determinação que grupo trabalha ao máxima, a gente tenta acertar na escalão, embora possa errar. Vou errar muito e todo mundo erra procurando acertar.

Diego volta à lateral esquerda
- Ele dá dinâmica e velocidade. O Diego não tem freio, vai e volta em velocidade. Não mede esforço, trabalha em alta velocidade o tempo todo. Fez uma grande partida, entrou bem, mesmo com o Rogério em momento bom.

Enfrentar o Figueirense e rixa por título estadual
- Não estava aqui, mas visto a camisa. Vamos entrar para lutar pelo nosso objetivo que é vencer. Será contra o nosso rival direto. Temos jogadores que participaram dos dois jogos e estão chateados pela forma em que foi. O esforço não colocado a prova, foi uma perda técnica. Vamos lutar. Se na decisão teve dois empates, na prova final podemos vencer.

Diferença de jogos anteriores, a eficiência
- Desta vez a bola entrou, a equipe fez a diferença. Às vezes temos superioridade, mas a bola vai na trave e a gente não consegue fazer o gol, o goleiro faz defesa e o jogo passa contra uma adversário qualificado e vai chegar uma hora que você não pode errar. Dessa vez fizemos o 1 a 0 e depois o segundo e o terceiro e isso te enche de confiança e rival vai diminuindo. Merecemos, mesmo com o equilíbrio. Falamos que o jogo seria assim, porque a necessidade seria a mesma para os dois.


Confira mais notícias do esporte de Santa Catarina no GloboEsporte.com/sc


(OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR AO VÍDEO CLIC
NO LINK DA  FONTE ABAIXO)



FONTE:

JEC acaba com seca e mantém sonho ao bater o Coritiba, que entra no Z-4


BRASILEIRÃO 2015 - SÉRIE A  -  30ª RODADA


Em jogo com quatro pênaltis, mas apenas dois convertidos, Joinville vence por 3 a 1, porém segue na lanterna; Coxa volta à zona e ainda pode perder mais uma posição




Por
Joinville, SC


Uma cobrança pênalti precisa, uma cabeçada forte e um toque simples foram essenciais para o 3 a 1 do JEC sobre o Coritiba. Mas os lances dos gols da vitória valem mais aos mandantes do jogo desta quarta-feira, e a maioria dos 7.416 torcedores que estiveram na Arena Joinville. O triunfo acaba com seca tricolor de nove jogos sem resultados positivos, mas sobretudo renova esperança para o início de uma improvável reviravolta no Campeonato Brasileiro, com a uma possível permanência na primeira divisão nacional.

O Joinville não sai da lanterna do Brasileirão, mas empata nos 27 pontos que tem o Vasco. O Coxa decai uma posição e é o bastante para voltar a figurar na zona de rebaixamento, com seus 33 - ainda pode ser ultrapassado por Goiás, que enfrenta o líder Corinthians, nesta quinta-feira.  Mas não por falta de chances do time paranaense de somar em Santa Catarina.

Os visitantes poderiam abrir o placar, não fosse a defesa de Agenor em penalidade máxima sofrida e cobrada por Kleber – Henrique Almeida conseguiu furar o goleiro em outra cobrança, no segundo tempo, mas já com o apito final próximo. Na mesma marca da cal, o experiente Marcelinho Paraíba foi melhor e botou o JEC na frente. No segundo tempo, o zagueiro Rafael Donato surgiu entre os defensores para testar para o fundo das redes, e o jovem Kadu, por baixo, com um simples toque, decretou o terceiro do 3 a 0.

O JEC vai continuar na Arena Joinville para a próxima rodada. Às 21h de sábado, recebe o Figueriense pela 31ª rodada. Já o Coritiba vai fazer seu último jogo do horário das 11h de domingo ao enfrentar a Ponte Preta, outra vez fora de casa, no Moisés Lucarelli. 

Joinville comemoração (Foto: Divulgação/JEC)
Joinville comemoração (Foto: Divulgação/JEC)


O jogo

Com posse, vontade e finalização, o Joinville se lançou ao ataque no começo da partida. Porém, o volume foi até o 20º minuto de partida, com o Coritiba gradativamente adiantado até o equilíbrio prevalecer.  Igualdade também nas penalidades máximas concedidas pela arbitragem. Edson Ratinho derrubou Kleber dentro da área. O próprio Gladiador bateu, mas o goleiro Agenor defendeu. Nem cinco minutos depois, foi a vez do Joinville ter a bola na marca da cal, depois que Marcelo de Lima Henrique viu pênalti na falta de Walison Maia em Kempes. Mais que a chance de abrir o placar, era a primeira penalidade em favor do JEC no Campeonato Brasileiro. Marcelinho Paraíba fez bom uso dela e botou o time da casa na frente.

O Coxa ainda terminou a etapa inicial com arremates que levaram perigo. Tentou seguir na mesma batida desde o começo do segundo tempo e incomodava muito pelo lado esquerdo. O Joinville sentia dificuldade, mas tirou um coelho da cartola, outra vez com a pitada de precisão do experiente meia. Paraíba bateu a falta perto do escanteio no miolo da área para Rafael Donato surgir e fuzilar. Não restava outra alternativa ao Coritiba diferente de se lançar ao ataque. Começou com a entrada de Thiago Galhardo na vaga do volante João Paulo, e de Ruy no posto de Negueba para tentar ganhar pelo meio de campo.

Mas quem aproveitou foi o Joinville. Em uma estocada repleta de jogadores no campo de ataque, apareceu o volante Kadu na pequena área para empurrar a bola para o fundo das redes e os corações tricolores de esperança de que o que parece impossível pode virar palpável e real. Ainda deu tempo para o Coritiba descontar em um segundo pênalti, desta vez cobrado por Henrique Almeida – e que Agenor chegou a defender antes da arbitragem ordenar a repetição.


FONTE:

Em dura batalha, Teliana cai em 3 sets nas oitavas e encerra a temporada


Brasileira, que só deve voltar a jogar em 2016, foi superada pela montenegrina Danka Kovinic por 2 sets a 1 no WTA de Tianjin, na China, e deve subir a 43ª no ranking




Por
Tianjin, China


Teliana Pereira em ação no WTA de Pequim (Foto: AFP)Teliana Pereira finaliza sua temporada entre as 50 primeiras do ranking (Foto: AFP)


Mais uma vez, Teliana Pereira colocou em quadra seu espírito guerreiro, mas não foi suficiente para vencer Danka Kovinic (75ª do ranking da WTA) nas oitavas de final em Tianjin, na madrugada deste quinta-feira. A brasileira lutou, reagiu no confronto, mas acabou derrotada por 2 sets a 1, parciais de 6/2, 5/7 e 6/1, em 1h55 de jogo, para encerrar sua participação na temporada 2015. Até o fim do ano, Teliana não disputará mais torneios profissionais.

- Ganhei o segundo set, mas comecei o terceiro sem energia. Senti o cansaço (...) Foi uma ótima experiência ter jogado esses WTAs na Ásia. Vim com o objetivo de evoluir no piso rápido e sinto que saio bem melhor do que quando cheguei. Terei boas semanas de descanso merecido - brincou a pernambucana.

O ano foi o melhor na carreira de Teliana Pereira, que atingiu a 46ª posição do ranking na última semana e pode ganhar mais três colocações com os pontos somados após chegar às oitavas de final nas quadras rápidas de Tianjin. A brasileira conquistou dois títulos de WTA na temporada: em Florianópolis e Bogotá.

Na partida desta quinta-feira, Teliana sempre precisou buscar o resultado, saindo atrás nos sets. No primeiro, viu a rival sair com 3/0 com uma quebra de vantagem e, apesar de ter devolvido o break, teve novamente seu saque superado antes de Kovinic fechar em 6/2 sem maiores dificuldades. No segundo set, a atleta de Montenegro sacou quando tinha 5/4 para fechar o jogo, mas oscilou e viu a brasileira reagir, empatando a partida. No fim, porém, Kovinic voltou a impor o ritmo da primeira parcial e matou o confronto cedendo apenas um game.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2015/10/em-dura-batalha-teliana-cai-em-3-sets-nas-oitavas-e-encerra-temporada.html

Em alto nível, Rafael Nadal supera Raonic e encara Wawrinka nas quartas


Depois de passar dificuldades na segunda fase, diante de Ivo Karlovic, espanhol joga melhor e consegue vitória sobre canadense em dois sets no Masters 1000 de Xangai




Por
Xangai, China





Depois de conseguir uma vitória difícil diante de Ivo Karlovic, Rafael Nadal entrou em quadra calejado para enfrentar mais um grande sacador. E, na partida com Milos Raonic (9º do ranking) na manhã desta quinta-feira (de Brasília), usou o feitiço contra o feiticeiro: sacou bem, não teve seu serviço quebrado em toda a partida - salvando apenas um break point - e venceu em sets diretos, parciais de 6/3 e 7/6(3) em 1h40 para avançar às quartas de final no Masters 1000 de Xangai.

Em busca de uma vaga para a final, o espanhol enfrentará o suíço Stan Wawrinka. O número 4 do mundo venceu o croata Marin Cilic por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 6/7(6) e 6/4, em 2h54m de jogo.

Rafael Nadal contra Milos Raonic no Masters 1000 de Xangai (Foto: Reuters)Rafael Nadal fez uma boa exibição diante de Milos Raonic nas oitavas de final (Foto: Reuters)


O Touro Miúra vai se reencontrando na temporada através das quadras rápidas na Ásia. Na última semana, chegou à decisão do ATP de Pequim, quando foi derrotado por Novak Djokoiv e agora segue firme na disputa em Xangai. A vitória significou o troco de Nadal sobre Raonic pela derrota para o canadense nas quartas de final do Masters 1000 de Indian Wells neste ano.


O jogo

À vontade em quadra desde o princípio do jogo, Nadal surpreendeu Raonic com ótimas devoluções e um alto aproveitamento de primeiro saque. Desta forma, confirmou seu serviço sem maiores dificuldades e logo anotou uma quebra para cima do canadense, abrindo 3/0 e se mantendo confortável no primeiro set. Enquanto isso, Raonic buscava forçar seus saques, mas não encaixava da melhor forma (apenas 52% de aproveitamento no primeiro saque)  e permitia os avanços de Nadal. Sem mais ameaças de quebras para os dois lados, o espanhol seguiu dominando as ações até fechar o período em 6/3.

Na volta para o segundo set, Nadal forçou mais uma vez, buscando uma quebra logo de cara. No entanto, Raonic salvou dois break points e manteve o serviço no primeiro game. Na sequência, foi a vez do canadense ameaçar o serviço do Touro Miúra pela primeira e única vez na partida. O espanhol se salvou bem com um ace e manteve o empate na parcial. O confronto seguiu equilibrado e foi para a definição no tie-break. Nadal saiu com a vantagem de um mini break e abriu 3-0. Assim, manteve seus pontos de saque até fechar o confronto em 7-3 num erro não forçado de Raonic.

Milos Raonic foi superado por Nadal no Masters 1000 de Xangai (Foto: Reuters)
Milos Raonic falhou em sua principal arma, 
o saque, e foi superado por Rafael Nadal 
(Foto: Reuters)


RESULTADOS DAS OITAVAS
Novak Djokovic 2 x 0 Feliciano López - 6/2 e 6/3
Andy Murray 2 x 1 John Isner - 6/7(4), 6/4 e 6/4
Jo-Wilfried Tsonga 2 x 1 Albert Ramos-Vinolas - 6/7(5), 7/5 e 6/4
Kevin Anderson 2 x 0 Kei Nishikori - 7/6(10) e 7/6(3)
Rafael Nadal 2 x 0 Milos Raonic - 6/3 e 7/6(3)
Stan Wawrinka 2 x 1 Marin Cilic - 7/5, 6/7(6) e 6/4
Tomas Berdych 2 x 0 Gilles Simon - 6/3 e 6/3


(OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR AO VÍDEO CLIC
NO LINK DA  FONTE ABAIXO)



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2015/10/em-alto-nivel-nadal-supera-raonic-e-aguarda-wawrinka-ou-cilic-nas-quartas.html

Sem perder tempo, Djoko despacha López e passa às quartas na China


Número 1 do mundo vence o espanhol por 6/2 e 6/3 em pouco mais de uma hora e avança firme na luta pelo terceiro caneco do ATP de Xangai




Por
Xangai, China




Sem dar a menor chance ao adversário, Novak Djokovic bateu, na madrugada desta quinta-feira (de Brasília), o espanhol Feliciano López (17º do ranking) por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/3 em 1h11 e garantiu presença nas quartas de final do Masters 1000 de Xangai. Com mais um triunfo para a conta, o número 1 da ATP se aproxima do terceiro caneco do torneio, vencido por ele em 2012 e 2013.

Novak Djokovic x Feliciano López Masters 1000 de Xangai (Foto: Reuters)Novak Djokovic x Feliciano López Masters 1000 de Xangai (Foto: Reuters)


Por uma vaga nas semis, Djokovic vai enfrentar o vencedor da partida entre o francês Richard Gasquet (11º) e o australiano Bernard Tomic (20º) que medirão suas forças em partida a ser disputada ainda nesta quinta.


O jogo

Djoko mostrou que estava a fim de jogo e conseguiu uma quebra no sexto game após dupla falta de López. Com três break points nas mãos, o espanhol teve tudo para dar o troco em seguida, mas viu o melhor do mundo buscar a reação, abrir 5/2 e depois confirmar o saque com tranquilidade para fazer 1 a 0.
A segunda parcial teve panorama muito parecido, com o sérvio controlando totalmente as ações. Quebrou o saque de oponente no quarto game e teve o match point no oitavo, salvo por López. Na sequência, Novak Djokovic não desperdiçou seu saque e confirmou a tranquila vitória levando o set por 6/3 sem maiores dificuldades.

Novak Djokovic x Feliciano López Masters 1000 de Xangai (Foto: Reuters)
O sérvio voltou a mostrar porque é o número 
1 do mundo (Foto: Reuters)



NISHKORI SEGUE EM BAIXA

Depois de ser derrotado na semifinal do ATP de Tóquio, Kei Nishikori (6º) segue mais uma semana abaixo do que pode render no circuito mundial. Desta vez, foi superado pelo sul-africano Kevin Anderson (10º) em dois sets parelhos e decididos no tie-break: 7/6 (12-10) e 7/6 (7-3). Com dificuldades em segurar o saque do grandalhão de 2,03m, Nishikori até resistiu bem, conquistou uma quebra durante o jogo e cedeu apenas uma, mas acabou sofrendo nos momentos decisivos. Nas quartas de Xangai, Anderson encara o francês Tsonga.

Kei Nishikori cai em quadra contra Kevin Anderson no Masters 1000 de Xangai (Foto: Getty Images)
Kei Nishikori cai em quadra contra Kevin 
Anderson no Masters 1000 de Xangai 
(Foto: Getty Images)


RESULTADOS DAS OITAVAS

Novak Djokovic 2 x 0 Feliciano López - 6/2 e 6/3
Andy Murray 2 x 1 John Isner - 6/7(4), 6/4 e 6/4
Jo-Wilfried Tsonga 2 x 1 Albert Ramos-Vinolas - 6/7(5), 7/5 e 6/4
Kevin Anderson 2 x 0 Kei Nishikori - 7/6(10) e 7/6(3)
Rafael Nadal 2 x 0 Milos Raonic - 6/3 e 7/6(3)
Stan Wawrinka 2 x 1 Marin Cilic - 7/5, 6/7(6) e 6/4
Tomas Berdych 2 x 0 Gilles Simon - 6/3 e 6/3


(OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR AO VÍDEO CLIC
NO LINK DA  FONTE ABAIXO)


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2015/10/sem-perder-tempo-djoko-despacha-lopez-e-passa-quartas-na-china.html

Murray vira para cima de Isner e avança às quartas em Xangai

Número 2 do mundo impõe sua categoria, leva a melhor por 6/7(4), 6/4 e 6/4 e se mantém vivo em busca do terceiro título do Masters 1000 na China




Por
Xangai, China




Andy Murray é o primeiro classificado para as quartas de final do Masters 1000 de Xangai. Em embate parelho disputado nesta quinta-feira (ainda madrugada no Brasil), o número 2 do ranking derrotou o americano John Isner (13º) por 2 sets a 1 (parciais de 6/7-4, 6/4 e 6/4) após 2 horas e meia e segue na luta pelo terceiro título do torneio na China (venceu em 2010 e 2011).

O próximo desafio do britânico sairá do encontro entre o francês Gilles Simon (14º) e o tcheco Tomas Berdych (5º) que estarão frente a frente no decorrer do dia.

Andy Murray x John Isner Masters 1000 de Xangai (Foto: Reuters)Andy Murray bateu John Isner com dificuldade para avançar no Masters de Xangai (Foto: Reuters)


Fazendo valer a força de seu saque (ao todo conseguiu 22 aces contra nove do rival), Isner levou a melhor no equilibradíssimo primeiro set, no entanto só conseguindo definir no tie-break, quando venceu por 7 a 4 e largou com vantagem no duelo.

Somente no nono game da segunda parcial é que finalmente houve a primeira quebra de serviço, com Murray derrubando a potente arma do adversário. O britânico não desperdiçou seu serviço na sequência e fechou em 6/4, deixando tudo igual no torneio em Xangai.

O  triunfo na parcial anterior parece ter vitaminado Murray, que se mostrava mais preparado para parar o terrível saque do gigante americano. No sétimo game, o ex-número 1 do mundo conseguiu nova quebra e abriu vantagem. Na seguinte, deixou Isner sentado após uma linda cruzada no contrapé do oponente e ampliou para 5/3. Para completar o trabalho, confirmou seu serviço no décimo game, liquidou o set em 6/4 e matou o jogo, selando a vaga para a próxima fase.

John Isners x Andy Murray Masters 1000 de Xangai (Foto: Reuters)
O gigante americano desaba após ser surpreendido 
pelo número 2 do mundo no terceiro game 
(Foto: Reuters)


RESULTADOS DAS OITAVAS DE FINAL
Novak Djokovic 2 x 0 Feliciano López - 6/2 e 6/3
Andy Murray 2 x 1 John Isner - 6/7(4), 6/4 e 6/4
Jo-Wilfried Tsonga 2 x 1 Albert Ramos-Vinolas - 6/7(5), 7/5 e 6/4
Kevin Anderson 2 x 0 Kei Nishikori - 7/6(10) e 7/6(3)
Rafael Nadal 2 x 0 Milos Raonic - 6/3 e 7/6(3)
Stan Wawrinka 2 x 1 Marin Cilic - 7/5, 6/7(6) e 6/4
Tomas Berdych 2 x 0 Gilles Simon - 6/3 e 6/3


(OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR AO VÍDEO CLIC
NO LINK DA  FONTE ABAIXO)



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2015/10/murray-vira-para-cima-de-isner-e-avanca-quartas-em-xangai.html

Melhor árbitro do Paulistão abandona quadro da CBF e critica Sérgio Corrêa


Após apitar apenas uma partida no Brasileirão e não participar de testes físicos e teóricos, Guilherme Ceretta é afastado e dispara contra Comissão de Arbitragem




Por
Sorocaba, SP


Guilherme Ceretta de Lima comanda partida entre Ceará e Sampaio (Foto: Divulgação)Guilherme Ceretta de Lima não apitará mais pela CBF (Foto: Divulgação)


Eleito o melhor árbitro da última edição do Campeonato Paulista, Guilherme Ceretta de Lima parece ter perdido a esperança de ter reconhecimento nacional e internacional. Um dos aspirantes indicados no país ao quadro da Fifa, o árbitro anunciou que não apitará mais pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enquanto a Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf) for comandada por Sérgio Corrêa.

– Desde que os critérios começaram a não ser coerentes, não demonstrarem segurança para poder participar deste grupo, prefiro ficar apenas na FPF [Federação Paulista de Futebol]. Na Federação temos o suporte grande do coronel Marinho, que tem muita credibilidade, controle, critério e, além de tudo, é um ser humano que não mistura o pessoal com o profissional.

O estopim para Guilherme Ceretta desistir do quadro nacional de árbitros veio após deixar de participar da escala do Campeonato Brasileiro. Na atual edição, apitou apenas um jogo: a vitória do Flamengo sobre o Coritiba, válido pela sétima rodada. A não expulsão do atacante Wellington Paulista, que ofendeu o auxiliar Marcelo Van Gasse, resultou em um afastamento temporário (confira o lance no vídeo, clicando no LINK da FONTE no final da Postagem abaixo).

 Depois disso, acabou não participando de outros sorteios e se ausentando dos testes físicos e teóricos, critérios para seguir dentro da escala. Para Ceretta, a punição imposta pela CBF foi exagerada, e isso fez com que ele tomasse a atitude de não seguir mais apitando pela entidade.

 Pela CBF, enquanto a gente tiver esse tipo de pessoas no comando, em que os critérios não sejam bem definidos, que fica colocando em dúvida todo esse processo, eu prefiro ficar fora dele. Continuo apitando em São Paulo, sendo comandado por pessoas que têm caráter."
Guilherme Ceretta de Lima.

– O erro faz parte. Da mesma forma que um jogador perde um pênalti e não fica fora de partidas subsequentes. O puxão de orelha nos ajuda e a gente aprende muito com os nossos erros, individualmente mesmo. Não precisa ninguém falar nada porque sabemos quando vamos mal. A punição é mais pessoal do que profissional. Desde 2014, minhas escalas diminuíram e chegou ao ponto de eu decidir ficar fora. Eu vinha em uma sequência legal, fiz um Paulista de bom para ótimo, cheguei a receber o prêmio de melhor árbitro, fiz a final do campeonato e por alguns critérios, na minha opinião considerados abaixo do ideal, preferi não dar continuidade no processo de testes e provas perante à CBF. Quando a gente tem um grupo trabalhando de alguma forma errada ou sendo influenciado, o comando acaba sendo um pouco confuso – disse o árbitro.

Sem integrar mais o quadro nacional, a única chance de Ceretta voltar a apitar pela CBF é no caso da Federação Paulista de Futebol (FPF), por onde apita atualmente, indicá-lo na próxima temporada. Se isso não acontecer, o árbitro não poderá apitar partidas de competições nacionais em 2016. Aos 31 anos, Ceretta tinha grande chance de integrar o quadro de árbitros da Fifa no próximo ano. O último jogo apitado por ele foi no dia 12 de julho, no duelo entre Portuguesa Santista e Taboão da Serra, válido pela quarta e última divisão do futebol profissional de São Paulo.

Guilherme Ceretta de Lima árbitro da final paulista santos e corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Guilherme Ceretta de Lima deve seguir 
apitando apenas no estado de São Paulo 
(Foto: Marcos Ribolli)


Confira abaixo outros trechos da entrevista com o árbitro Guilherme Ceretta de Lima:

Como avalia o nível da arbitragem brasileira neste ano?
– Na maioria está sendo boa. Existe algumas revelações interessantes. Acho que o problema é quando você abre muito o leque, a qualidade acaba diminuindo. Com esse critério de fazer política com todos os estados para agradar, acaba dando brecha para que a qualidade diminua além do normal e a gente acabe tendo alguns erros que, para um campeonato com a qualidade que temos, não poderia estar acontecendo. A culpa não é só de uma pessoa, é um processo dentro da arbitragem que atrapalha um pouco a qualidade e, principalmente, a sequência de um trabalho.

Pensa em puxar um movimento de árbitros no Brasil, buscando a profissionalização? Conversou com outros árbitros?
– Eu não penso nisso. Acho que poucas pessoas terão força para que isso possa acontecer. As coisas são interligadas entre uma entidade e outra que nos defende, e vejo isso como uma tentativa frustrada. Ninguém que esteja dentro do meio e pense em fazer algo neste sentido, teria força suficiente para acabar com esse tipo de critério ou forma como ele é inserido no futebol. Não passa pela minha cabeça criar qualquer coisa, prefiro pensar individualmente e acho que se as pessoas não tivessem que correr tanto atrás desse sonho, ficaria mais fácil.

Pensa em abandonar a arbitragem?
– Pensei, mas são coisas que a gente gosta de fazer. São quase 15 anos de arbitragem e isso faz com que a gente tenha prazer. Pela CBF, enquanto a gente tiver esse tipo de pessoas no comando, em que os critérios não sejam bem definidos, que fica colocando em dúvida todo esse processo, eu prefiro ficar fora dele. Na Federação Paulista temos um comandante que tem um critério, inteligente, muito bem resolvido e que todo mundo respeita. Continuo apitando em São Paulo, sendo comandado por pessoas que têm caráter.

"OPÇÃO DO ÁRBITRO"

Sérgio Corrêa CBF (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Sérgio Corrêa, presidente da Conaf (Foto: André Durão / Globoesporte.com)


Sobre a desistência de Ceretta em participar da escala de árbitros do Brasileirão, o presidente da Conaf, Sérgio Corrêa da Silva, afirma que a opção foi única e exclusivamente do árbitro. A não participação nos testes de rotina para seguir apitando foram determinantes para a exclusão do seu nome dos sorteios no restante do Campeonato Brasileiro.

– O Ceretta foi promovido por nós como aspirante à Fifa, foi considerado o melhor árbitro do Paulistão e vinha sendo utilizado. Ele acabou fazendo dois jogos muito abaixo das suas atuações no estadual, em ABC x Paysandu na Copa do Brasil, e Coritiba x Flamengo pelo Brasileirão, que acabaram deixando ele de fora de algumas escalas. Mas o que ocasionou sua saída do sorteio foi a ausência nos testes físicos e teóricos promovidos por nós em julho. Não posso usar um árbitro que não passou por procedimentos que todos os outros passaram, isso seria falta de critério – disse o comandante da escala da comissão de arbitragem.

Sérgio Corrêa ainda cita os exemplos de Héber Roberto Lopes e até mesmo de Wilson Luiz Seneme, que acabou ficando fora de uma Copa do Mundo por não conseguir passar nos testes impostos pela entidade. Ainda segundo o presidente da Conaf, regularmente Ceretta pedia dispensa da escala.

– Ele sempre pedia dispensa da escala e, por não ser profissional, nós nunca exigimos ou cobramos algo dele. Tínhamos a esperança de tê-lo como árbitro da Fifa, pois tem idade e muita qualidade, mas isso não basta. Árbitro não é igual um jogador quando é craque, que não precisa treinar. O nosso caso é diferente, é necessário estar sempre estudando e se aprimorando. Ele não pode transferir a responsabilidade para nós, é uma opção dele – explicou Sérgio Corrêa.

Presidente da comissão de arbitragem do estado de São Paulo, o coronel Marinho, elogiado por Ceretta, diz que a decisão de deixar o quadro da CBF é uma decisão pessoal do árbitro e que deve ser respeitada.

– Eu agradeço as palavras do Guilherme Ceretta, um grande árbitro. Trata-se de uma decisão pessoal do árbitro, que devemos respeitar – avalia Marinho.


POLÊMICA COM Dudu
Na decisão do Campeonato Paulista deste ano, Ceretta acabou se envolvendo em confusão após expulsar o atacante Dudu e o meia Geuvânio, após os dois jogadores se desentenderem na entrada da área. Depois de receber o cartão vermelho, em lance com o santista, o atacante do Palmeiras deu um empurrão no juiz antes de seguir para o vestiário.

Denunciado por agredir o juiz durante o clássico na Vila Belmiro, o jogador foi condenado a 180 dias de suspensão. Após recurso, o atleta teve a pena reduzida para apenas seis jogos, o que causou revolta no árbitro.

dudu palmeiras juiz (Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo)
Ceretta acabou sendo empurrado por 
Dudu após expulsá-lo na final do 
Paulistão deste ano (Foto: Daniel 
Teixeira/Estadão Conteúdo)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/sorocaba/futebol/noticia/2015/10/melhor-arbitro-do-paulistao-abandona-quadro-da-cbf-e-critica-sergio-correa.html