terça-feira, 13 de outubro de 2015

Equador supera gramado alagado, vence Bolívia e lidera eliminatórias


Eliminatórias da Copa 2018 América do Sul - 02ª RODADA  



Com gols de Bolaños e Caicedo no segundo tempo, donos da casa conquistam segundo triunfo na competição e mantém 100% de aproveitamento na disputa




Por
Quito, Equador



O Equador superou o campo alagado do Estádio Nacional de Atahualpa e conquistou uma importante vitória nesta terça-feira. Jogando em Quito, os donos da casa venceram a Bolívia por 2 a 0, com gols de Bolaños e Caicedo, e mantiveram 100% de aproveitamento nas eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2018. A equipe chegou aos seis pontos na classificação e lidera a disputa, com dois triunfos em dois jogos.

Miller Bolanos gol Equador x Bolívia (Foto: Reuters)Bolaños comemora o primeiro gol do Equador na vitória por 2 a 0 sobre a Bolívia (Foto: Reuters)


Na próxima rodada, o Equador vai enfrentar o Uruguai, em Quito. A Bolívia, que perdeu os dois jogos até aqui e não somou pontos na classificação, receberá a Venezuela, em La Paz.

O estado do gramado no primeiro tempo foi um capítulo à parte no confronto. Apesar de muitas poças de água, os jogadores conseguiram disputar um bom jogo. Na etapa final, os funcionários do estádio cuidaram da drenagem fazendo furos no campo.

No primeiro tempo, a Bolívia pode até reclamar de um pênalti não assinalado pelo árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci. Quiñonez colocou a mão na bola dentro da área e o juiz marcou falta fora da área. Na cobrança, Campos acertou o travessão de Domínguez.

Os gols do Equador saíram na etapa final. Aos 36, Bolaños tabelou com Cazares e abriu o marcador. No fim do jogo, Caicedo foi derrubado na área e o árbitro assinalou a penalidade. O atacante cobrou e fez o segundo gol dos equatorianos.


Veja como foi a partida entre Equador e Bolívia


(OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR AO VÍDEO CLIC
NO LINK DA  FONTE ABAIXO)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/eliminatorias-america-do-sul/noticia/2015/10/equador-supera-gramado-alagado-vence-bolivia-e-lidera-eliminatorias.html


Destaque europeu, tímida belga Van Hecke chega ao Osasco com moral


Maior pontuadora do Campeonato Europeu de 2013, oposta de 23 anos abre mão da Europa para "aprender com o bicampeão olímpico" e ficar perto da terra do Rio 2016




Por
Osasco, SP


Lise Van Hecke Osasco vôlei (Foto: David Abramvezt)Lise Van Hecke posa após seu primeiro treino com bola no Osasco (Foto: David Abramvezt)


Tímida e calada por ainda não saber falar praticamente nada da língua portuguesa, Lise Van Hecke quase não abre a boca durante o treino no Osasco, no feriado de segunda-feira. Para sorte do atual vice-campeão da Superliga feminina a oposta belga de 23 anos não foi contratada para ser a porta-voz do time, mas sim para fazer o que ela saber melhor: pontos. Uma das principais revelações do vôlei internacional, a maior pontuadora do Campeonato Europeu de 2013 inicia nesta semana a sua primeira temporada fora do Velho Continente, onde ela passou por clubes do seu país e da Itália, sendo o último deles o forte Piacenza, no qual foi campeã italiana no ano passado. Apesar da pompa toda, Lise quer mesmo é aprender com o vôlei bicampeão olímpico.

- Eu tinha propostas da Itália e de outros países da Europa, mas fiquei muito animada com a oportunidade de jogar no vôlei brasileiro, que é um grande vencedor e joga de forma rápida - disse a loira de olho azul, em inglês, um dos três idiomas que ela fala, ao lado do francês e do italiano.
Como está no Brasil há apenas quatro dias, Lise só aprendeu a falar palavras como "oi" e "obrigada" em português, mas ela já fez questão de se ambientar um pouco com a cultura brasileira e saboreou arroz com feijão.

- Eu achei muito bom arroz com feijão. Vi que as pessoas comem bastante e faz bem. Vou tentar comer sempre que der. Também gostei da receptividade das pessoas aqui, são amigáveis e fizeram eu me sentir em casa. Vai ser uma experiência muito legal - comentou a europeia, que já sentiu o carinho do público durante evento para celebrar o Dia das Crianças.

Lize Van Hecke Bélgica Osasco vôlei (Foto: Divulgação/FIVB)
Van Hecke em ação pela seleção da Bélgica: 
maior pontuadora do Europeu de 2013 
(Foto: Divulgação/FIVB)


Leia mais:
Novas tatuagens incentivam Thaísa a recuperar boa forma: "Agora tenho 19"

Thaísa supera medos na recuperação e volta a treinar com bola: "Um alívio"



Poder fazer de um time com uma bicampeã olímpica (Thaísa), duas campeãs olímpicas (Dani Lins e Adenízia) e jogadoras da seleção brasileira, como Camila Brait, Suelle e Ivna, também pesou bastante para a escolha de Van Hecke.

- É maravilhoso ter esses exemplos do vôlei ao meu lado. O time aqui tem campeãs olímpicas e jogadoras muito boas e achei que jogar com elas seria muito bom para a minha carreira. Eu sempre vi os jogos delas na seleção e já as enfrentei algumas vezes em competições entre nossos países. Espero que façamos boas parcerias na quadra.

Lise Van Hecke Osasco vôlei (Foto: David Abramvezt)Lise recebe o carinho de jovem fã após o treino do Osasco (Foto: David Abramvezt)


Por não ser uma grande potência da Europa, a Bélgica dificilmente se classificará para as Olimpíadas do Rio 2016. Para isso, a nação terá que ser campeã do Pré-Olímpico Europeu em janeiro do ano que vem ou ficar em segundo ou terceiro lugares no Europeu para tentar uma das três vagas que serão dadas no Pré-Olímpico Mundial, entre maio e junho de 2016.

- Não vai ser fácil a Bélgica se classificar, mas vamos lutar muito. Agora eu moro no Brasil e vou estar bem perto da energia dos Jogos Olímpicos. Adoraria participar, mas, se não der, quero estar aqui para acompanhar a competição.

Lise chega bastante elogiada ao grupo do Osasco. A central Adenízia conhece a qualidade da nova companheira e acredita que ela dará novamente o toque europeu que a equipe deixou de ter após a temporada 2012/2013, quando a italiana Bosetti e a sérvia Sanja Malagurski, ambas ponteiras, deixarem o atual tricampeão paulista.

- Ela é uma jogadora que a gente já conhece, tem bastante talento e pode ser muito importante para o time nesta temporada. É bom ter um toque do vôlei europeu por aqui. Espero que a gente se entrose e se dê bem - disse Adenízia.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2015/10/destaque-europeu-timida-belga-van-hecke-chega-ao-osasco-com-moral.html

Ondas pequenas adiam pelo segundo dia a finalização da etapa da França


Mar em Hossegor não ajuda para que disputa seja retomada com três brasileiros nas quartas e briga pela liderança do ranking na antepenúltima etapa do Circuito Mundial




Por
Hossegor, França


Pelo segundo dia consecutivo, ondas de qualidade não apareceram no mar de Hossegor e adiaram nesta terça-feira a realização do último dia da etapa da França do Circuito Mundial, a antepenúltima da temporada de 2015. Como o campeonato, que tem três brasileiros nas quartas de final (Adriano de Souza, Gabriel Medina e Italo Ferreira), pode ser finalizado até o próximo sábado, a Liga Mundial de Surfe (WSL) vai esperar as melhores condições possíveis para colocar os surfistas em ação. A expectativa é que a disputa seja retomada nesta quinta-feira, quando uma boa ondulação vai ser vista no litoral francês, porém, como é de praxe, uma nova chamada será feita pela WSL, nesta quarta-feira, às 3h (de Brasília).

- Foram incríveis cinco dias de surfe até agora, mas não vamos ter competição hoje (terça-feira). A previsão indica um novo swell que começará a crescer amanhã (quarta-feira) à tarde, e, na quinta-feira, parece que teremos condições similares ao melhor dia que tivemos até então - afirmou o vice-comissário da WSL, o brasileiro Renato Hickel.

Hossegor Circuito Mundial  surfe (Foto: Divulgação/WSL)
A bela Hossegor não apresenta ondas de bom 
tamanho e qualidade nesta terça-feira 
(Foto: Divulgação/WSL)


Novamente em alta, Medina engrena boas campanhas e flerta com o top 5
Confira o ranking do Circuito Mundial antes da etapa da França



O dia final em Hossegor vai definir a liderança do ranking, atualmente nas mãos do australiano Mick Fanning, que enfrentará o compatriota Bede Durbidge na segunda bateria das quartas de final. O único que pode tomar a ponta do tricampeão mundial é o vice-líder, Adriano de Souza, o Mineirinho, que vai encarar o australiano Owen Wright (4º) na terceira bateria. No primeiro duelo a entrar na água, o potiguar Italo Ferreira (9º) confrontará o australiano Julian Wilson (5º). Já Gabriel Medina (7º) fará um clássico contra o havaiano John John Florence (18º).

Até aqui, Medina teve a atuação mais impressionante na França. Para vencer a sua bateria da quarta fase, no último domingo, o atual campeão mundial fez uma bateria quase perfeita. Com direito a uma nota 10, em um aéreo bem alto, e um 9,83, ele somou 19,83 em 20 possíveis para assegurar vaga nas quartas.

Após o campeonato em Hossegor, o Circuito Mundial de 2015 terá mais duas etapas: Peniche, em Portugal, entre 20 e 31 de outubro, e Pipeline, no Havaí, de 8 a 20 de dezembro.


BATERIAS DA QUARTA RODADA
1. Julian Wilson (AUS) 17,37 x Jadson André (BRA) 12,93 x Kolohe Andino (USA) 10,47
2. Italo Ferreira (BRA) 13,73 x Bede Durbridge (AUS) 15,43 x Mick Fanning (AUS) 16,67
3. Mineirinho (BRA) 18,50 x John John Florence(HAV) 14,00 x Jeremy Flores (FRA) 13,37
4. Gabriel Medina (BRA) 19,83 x Matt Wilkinson (AUS) 16,00 x Owen Wright (AUS) 15,56


BATERIAS DA QUINTA FASE (REPESCAGEM) 
1. Jadson André (BRA) 15,07 x Italo Ferreira (BRA) 16,23
2. Bede Durbidge (AUS) 18,30 x Kolohe Andino (EUA) 10,20
3. Jeremy Flores (FRA) 16,17x 18,50 Owen Wright (AUS)
4. John John Florence (HAV) 16,80 x Matt Wilkinson (AUS) 14,87


BATERIAS DE QUARTAS DE FINAL
1. Julian Wilson (AUS) x Italo Ferreira (BRA)
2. Mick Fanning (AUS) x Bede Durbidge (AUS)
3. Adriano de Souza (BRA) x Owen Wright (AUS)
4. Gabriel Medina (BRA) x John John Florence (HAV)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2015/10/ondas-pequenas-adiam-pelo-segundo-dia-encerramento-da-etapa-da-franca.html

Federer decepciona e perde para o 70º do mundo na estreia em Xangai


Número 3, astro suíço é surpreendido pela bela atuação do espanhol Albert Ramos-Vinolas e se despede na segunda rodada da competição em que defendia o título




Por
Xangai, China



Um dia depois de perder a vice-liderança do ranking mundial, o suíço Roger Federer também caiu em quadra, nesta terça-feira. Agora número 3 do mundo, o astro foi surpreendentemente derrotado pelo espanhol Albert Ramos-Vinolas, o 70º do ranking, por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (4), 2/6 e 6/3, na segunda rodada do Masters 1000 de Xangai, na China, em partida que durou 2h04. Com o revés, Federer, que não precisou participar da primeira rodada por ser cabeça de chave, não vai defender os 1.000 pontos do título do ano passado, mas não deverá ter a terceira colocação da lista da ATP ameaçada.

Essa foi a nona derrota de Roger, de 34 anos anos, nesta temporada de 2015. Ex-número 1 do mundo, ele conquistou cinco títulos e cinco vices, tendo vencido 53 dos 62 jogos que disputou.
Nas oitavas de final, Ramos-Vinola vai enfrentar o vencedor do duelo entre o francês Jo-Wilfried Tsonga (15º) e o dominicano Victor Estrella Burgos (66º), que se encaram ainda nesta terça.

Roger Federer x Albert Ramos-Vinola Masters 1000 Xangai tênis (Foto: Reuters)
Roger Federer lamenta ponto perdido na derrota 
para Ramos-Vinolas (Foto: Reuters)


Sacando bem e com bolas precisas, Roger venceu o primeiro game do jogo com facilidade. Solto contra um rival bem menos técnico do que ele, o astro quase quebrou o saque do espanhol na sequência. Ele chegou a ter dois break points, mas Ramos-Vinolas os salvou e acabou confirmando o serviço. O número 70 do mundo mostrou talento, mas a cada jogada boa de Federer, ele via que precisaria jogar o seu máximo para segurar o maior vencedor da história do tênis, como ficou ratificado no terceiro game, vencido pelo veterano em menos de dois minutos. Porém, quando parecia que iria embalar, o ex-número 1 não conseguiu mais nenhum break e viu Albert seguir empatando o set até o oitavo game. Pesava a favor de Roger a qualidade do seu saque, evidenciada pelo fato dele não ter cedido nenhum break point no primeiro set. Mas o espanhol não se importou e levo o set inicial para o tie-break. No desempate, Albert começou muito bem e abriu 5 a 2, Federer deu uma reagida, mas o tenista que busca seu primeiro título de ATP acabou levando a melhor por 7 a 4, abrindo 1 set a 0, após 54 minutos.

Empolgado com o triunfo parcial diante da fera suíça, Ramos-Vinola soltou o braço no início da segunda parcial e não teve dificuldade para vencer seus pontos nos dois primeiros games de serviço. Mais preciso do que no primeiro set, Federer continuou sacando bem e conseguiu melhor sua recepção. Assim, ele enfim quebrou o saque do espanhol. Com 3/2 no placar, Roger deslanchou de vez. O atual campeão em Xangai ganhou mais dois games seguidos e teve a oportunidade de sacar em 5/2 para fechar o segundo set e empatar a partida. A parcial foi fechada em um ponto muito bonito. Após levar um lobby, Federer se recuperou, rebateu a bola e depois foi à rede para fechar em 6/2 o set que durou 35 minutos.

Roger Federer x Albert Ramos-Vinola Masters 1000 Xangai tênis (Foto: Reuters)
Albert Ramos-Vinola fez grande jogo contra 
Federer (Foto: Reuters)


O set final viu no seu início o melhor de cada um dos dois tenistas. Federer aliou muito bem seu eficiente saque com variação de bolas e fez o espanhol correr. Já Ramos-Vinolas continuava sendo um osso duro de roer, errando muito pouco e sabendo explorar alguns vacilos de Roger quando tinha que usar seu backhand de esquerda. Após ambos confirmarem os seus três primeiros serviços, o número 70 do mundo jogou em altíssimo nível, abriu 4/3 no seu saque e quebrou Federer pela primeira vez no jogo, no importantíssimo oitavo game do terceiro set. Assim, com 5/3, ele sacou para fechar o jogo. Com tranquilidade, Albert venceu o game e levou a grande vitória por 2 sets a 1.


FONTE:

Denúncias de corrupção derrubam Aidar da presidência do São Paulo


Acusado pelo ex-vice de futebol de desviar dinheiro do clube, presidente renuncia ao cargo, no qual será substituído interinamente por Carlos Augusto Barros e Silva




Por
São Paulo



Aidar São Paulo (Foto: Joanna de Assis)Aidar, horas antes de oficializar a renúncia, em restaurante no Morumbi (Foto: Joanna de Assis)


Chegou ao fim o mandato de Carlos Miguel Aidar na presidência do São Paulo. Diante de graves acusações do ex-vice de futebol, Ataíde Gil Guerreiro, e em meio a uma crise política sem precedentes na história do clube, o qual voltou a presidir em 16 de abril de 2014, ele foi convencido de que deixar o cargo seria a melhor opção. Despediu-se dos funcionários por e-mail e entregou sua carta de renúncia nesta terça-feira, em reunião no escritório de Antônio Claudio Mariz de Oliveira, advogado e conselheiro do clube, na região da Avenida Paulista. Carlos Eduardo Barros e Silva, o Leco, presidente do Conselho Deliberativo, assume o cargo e tem 30 dias para convocar novas eleições.

- Agora o presidente é o Carlos Augusto Barros e Silva.


ACOMPANHE EM TEMPO REAL A COBERTURA DA CRISE NO TRICOLOR


Essa foi a única frase dita por Aidar ao deixar o prédio onde entregou a renúncia

A gota d'água foi uma gravação feita por Ataíde Gil Guerreiro, na qual Aidar supostamente confessa práticas de corrupção no comando do clube. O presidente do Conselho afirmou ter ouvido a gravação e classificou o conteúdo como "grave".

carlos miguel aidar são paulo carro (Foto: Martín Fernandez)Aidar deixa o prédio onde entregou a carta de renúncia (Foto: Martín Fernandez)


No início da semana passada, Aidar e Guerreiro saíram no braço em um hotel da capital paulista. Demitido da vice-presidência de futebol um dia depois de ter acertado um soco no então chefe, o dirigente elaborou dossiê com uma série de acusações (das quais diz ter provas) contra Aidar. Entre elas, a de desvio de dinheiro em diversas negociações de jogadores.

A queda de Ataíde, na terça-feira da semana passada, resultou na saída de uma série de outros dirigentes e, consequentemente, no isolamento do presidente, que já via a oposição política articular movimentos em busca de seu impeachment havia algumas semanas.

A mais recente suspeita recaiu sobre a contratação de Iago Maidana, que está sendo analisada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva e poderá render sanção – o clube corre risco de ser proibido de registrar novos atletas por determinado período. Nem mesmo Juan Carlos Osorio confiava nele, como o próprio técnico colombiano admitiu publicamente antes de pedir demissão e assumir a seleção mexicana.

São Paulo Iago Maidana (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)
Contratação de Iago Maidana foi uma das 
recentes polêmicas na ex-administração 
(Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)


A renúncia de Aidar é o último capítulo de seu retorno ao clube depois de 24 anos distante. Presidente em dois mandatos na década de 1980, o dirigente voltou à política do São Paulo com apoio do antecessor Juvenal Juvêncio, no ano passado. Pouco depois de eleito, porém, rompeu relações com o antigo aliado ao tirá-lo do comando das categorias de base, e se tornou seu maior desafeto, causando um racha histórico.

Desde então, a cada movimento errado ou suspeita de irregularidade (como o polêmico contrato de comissão no acordo com a Under Armour, fornecedora de material esportivo), mais e mais conselheiros deixavam de apoiá-lo. Os membros da oposição, que Aidar dizia inicialmente "caber em uma Kombi", aumentaram gradativamente.

Nos últimos dias, diferentes correntes dentro do clube passaram a se articular em busca de seu impeachment. O e-mail de Ataíde, ao qual a imprensa teve acesso, porém, acelerou o processo, e Aidar se convenceu de que deveria renunciar de forma espontânea em vez de enfrentar o desgaste de um arrastado processo político no Conselho.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2015/10/denuncias-de-corrupcao-derrubam-aidar-da-presidencia-do-sao-paulo.htm


Laranja de vergonha! Holanda perde para Rep. Tcheca e está fora da Euro


Eliminatórias da Eurocopa 2016 - Fase de grupos - Grupo A  -   - 10ª RODADA



Com gol contra de Van Persie, holandeses são eliminados de forma melancólica com revés por 3 a 2, em Amsterdã. Turquia vence Islândia e fica com vaga na repescagem




Por
Amsterdã, Holanda



Van Persie Holanda República Tcheca (Foto: EFE/KOEN VAN WEEL)Van Persie marcou um gol contra e outro a favor na derrota holandesa (Foto: EFE/KOEN VAN WEEL)


Nada deu certo para Holanda. Como já não vinha dando certo desde o início das eliminatórias. A derrota por 3 a 2 para a República Tcheca, nesta terça-feira, na Amsterdã Arena, foi somente mais um capítulo melancólico da campanha que tirou a equipe da Eurocopa da França, no ano que vem. Com cinco derrotas em dez partidas, a Laranja não lembrou em nada a equipe que ficou em terceiro na Copa do Mundo de 2014 e terminou apenas na quarta colocação do Grupo A. Mesmo que vencesse, porém, a vitória da Turquia sobre a Islândia, em casa, sepultaria qualquer chance de classificação. Com isso, tchecos e islandeses carimbaram passaporte para os gramados franceses, enquanto os turcos disputam a repescagem.
    
A despedida holandesa foi especialmente mais dramática para Van Persie. Maior artilheiro da seleção em todos os tempos, o atacante do Fenerbahçe começou no banco de reservas e até fez seu gol de número 50 com a camisa laranja, mas será lembrado pelo inusitado gol contra marcado no segundo tempo, que colocou 3 a 0 para os tchecos no placar e praticamente acabou com qualquer chance de reação. Após cruzamento na área, nenhum rival conseguiu finalizar e o craque foi pego de surpresa.
Sem reação, testou contra o próprio gol. Kaderábek e Sural marcaram os outros gols dos visitantes, enquanto Huntelaar ajudou a diminuir o vexame holandês. 
    
Depois de 32 anos, a Holanda voltará a ficar fora de uma Eurocopa. A última vez que isso aconteceu foi na edição de 1984, também disputada na França. O retorno naquela ocasião foi em grande estilo, com o título em 1988, na geração comandada por Van Basten e Ruud Gullit. A Laranja ainda participou de três semifinais, mas a participação na última Euro já dava sinais de queda de rendimento. Na Ucrânia e na Polônia, a equipe foi eliminada na primeira fase, com três derrotas em três jogos.

Holanda República Tcheca eliminatórias da Euro Gol (Foto: AP Photo/Peter Dejong)
Kaderábek comemora o primeiro gol da 
República Tcheca diante da Holanda 
(Foto: AP Photo/Peter Dejong)


FONTE:

Nova líder do ranking Fifa, Bélgica bate Israel e avança à Euro em primeiro

Eliminatórias da Eurocopa 2016 - Fase de grupos - GrupoB  -   - 10ª RODADA



Com a vitória de 3 a 1, seleção belga supera País de Gales na liderança do Grupo B, e será cabeça de chave na Eurocopa 2016. Em 4º na chave, Israel está fora do torneio




Por
Bruxelas, Bélgica



A noite desta terça-feira, em Bruxelas, é histórica para a Bélgica. Após vencer Israel por 3 a 1 na última rodada das Eliminatórias da Eurocopa de 2016, a seleção liderada por Hazard, Kompany, De Bruyne e Mertens se classificou em primeiro lugar do Grupo B e, de quebra, assumiu a liderança do ranking Fifa. Os visitantes, por sua vez, foram eliminados da competição, somando apenas 13 pontos, na 4ª colocação da chave. País de Gales passou em 2º, enquanto a Bósnia Herzegovina irá para a repescagem do torneio, na 3ª posição. Confira as tabelas de classificação das Eliminatórias da Euro.
O ranking Fifa ainda não foi atualizado, porém, após a derrota da então líder Argentina para o Equador nas Eliminatórias Sul-Americanas na última quinta-feira e da Alemanha - vice - para a Irlanda, na penúltima rodada das Eliminatórias para a Euro, a Bélgica vai assumir o posto quando a nova tabela for publicada.

Mertens - Bélgica x Israel (Foto: Reuters)
Mertens inaugurou o placar da partida entre 
Bélgica e Israel (Foto: Reuters)


O primeiro tempo da partida foi marcado por um desperdício de chances dos anfitriões. Com jogadas de Hazard, De Bruyne, Fellaini e Mertens, que perdeu uma chance incrível, os belgas não conseguiam marcar, ainda que chegassem próximo do gol com frequência.

Na segunda etapa, no entanto, a seleção da casa voltou com tudo. Aos 19 minutos, De Bruyne serviu Mertens, que abriu o placar para a Bélgica com um chute rasteiro no canto do arqueiro adversário. O craque do Manchester City voltou a aparecer na partida 15 minutos depois, quando ampliou para 2 a 0 o resultado da partida. Foi então que o Eden Hazard, homem forte de José Mourinho no Chelsea, fez mais um para os anfitriões, após receber passe de Mertens, aos 39 minutos.

Kevin De Bruyne - Bélgica  (Foto: Reuters)
Kevin De Bruyne foi um dos líderes da vitória 
da Bélgica nesta terça-feira (Foto: Reuters)


Ainda deu tempo para os visitantes deixarem seu gol de honra, com o camisa 10, Hemed. Mas foi só. A vitória belga foi muito comemorada pelos jogadores com a torcida que compareceu ao estádio.
Além da Bélgica, França, Espanha, Alemanha, Portugal e Inglaterra serão as cabeças de chave do torneio, que será realizado no ano que vem, na França.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/eliminatorias-da-eurocopa/noticia/2015/10/nova-lider-do-ranking-fifa-belgica-bate-israel-e-avanca-euro-em-primeiro.html

Itália "deixa Noruega acreditar", mas garante virada no 2º tempo e liderança

Eliminatórias da Eurocopa 2016 - Fase de grupos - Grupo H -   - 10ª RODADA



Resultado empurra visitantes à repescagem e dá classificação direta à Croácia




Por
Roma, Itália

A Itália deu maior emoção à classificação do Grupo H  nesta terça-feira, no Estádio Olímpico de Roma. A Azzurra largou perdendo a partida diante da Noruega, mas assegurou a virada por 2 a 1 e também o primeiro lugar na chave das Eliminatórias à Euro 2016. Os gols dos donos da casa foram marcados por Pellè e Florenzi. Tettey foi o responsável por marcar pelos visitantes.

Com o resultado combinado com a vitória da Croácia diante de Malta por 1 a 0, a Noruega perde a segunda colocação e terá que ir à repescagem para chegar à disputa europeia. O time comandado por Ante Cacic leva o lugar direto na Euro.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/eliminatorias-da-eurocopa/noticia/2015/10/italia-deixa-noruega-acreditar-mas-garante-virada-no-2-tempo-e-lideranca.html

Medina se diverte em pingue-pongue com Wiggolly: "Batalha de gigantes"


Campeão mundial é um dos três brasileiros que seguem na disputa em Hossegor




Por
Hossegor, França



Com o segundo dia de lay day em Hossegor, Gabriel Medina aproveitou o tempo livre para mostrar que suas habilidades esportivas vão além do mar. Enquanto espera a conclusão da etapa francesa do Circuito Mundial – seu adversário nas quartas de final será o havaiano John John Florence -, o campeão mundial disputou uma partida de pingue-pongue com o compatriota Wiggolly Dantas.
- Começou a batalha de gigantes hahahaha... Pingue-pongue com o meu amigo @wiggolly” – postou em uma rede social.

Gabriel Medina joga ping pong na frança surfe (Foto: Reprodução Facebook)
Wiggolly e Gabriel Medina jogam pingue-pongue 
em lay day na etapa de Hossegor 
(Foto: Reprodução Facebook)


Confira o ranking do Circuito Mundial antes da etapa 
da França


O dia final em Hossegor vai definir a liderança do ranking, atualmente nas mãos do australiano Mick Fanning, que enfrentará o compatriota Bede Durbidge na segunda bateria das quartas de final. O único que pode tomar a ponta do tricampeão mundial é o vice-líder, Adriano de Souza, o Mineirinho, que vai encarar o australiano Owen Wright (4º) na terceira bateria. No primeiro duelo a entrar na água, o potiguar Italo Ferreira (9º) confrontará o australiano Julian Wilson (5º). Já Gabriel Medina (7º) fará um clássico contra o havaiano John John Florence (18º).

Até aqui, Medina teve a atuação mais impressionante na França. Para vencer a sua bateria da quarta fase, no último domingo, o atual campeão mundial fez uma bateria quase perfeita.

Com direito a uma nota 10, em um aéreo bem alto, e um 9,83, ele somou 19,83 em 20 possíveis para assegurar vaga nas quartas.

Após o campeonato em Hossegor, o Circuito Mundial de 2015 terá mais duas etapas: Peniche, em Portugal, entre 20 e 31 de outubro, e Pipeline, no Havaí, de 8 a 20 de dezembro.


BATERIAS DA QUARTA RODADA
1. Julian Wilson (AUS) 17,37 x Jadson André (BRA) 12,93 x Kolohe Andino (USA) 10,47
2. Italo Ferreira (BRA) 13,73 x Bede Durbridge (AUS) 15,43 x Mick Fanning (AUS) 16,67
3. Mineirinho (BRA) 18,50 x John John Florence(HAV) 14,00 x Jeremy Flores (FRA) 13,37
4. Gabriel Medina (BRA) 19,83 x Matt Wilkinson (AUS) 16,00 x Owen Wright (AUS) 15,56


BATERIAS DA QUINTA FASE (REPESCAGEM)
1. Jadson André (BRA) 15,07 x Italo Ferreira (BRA) 16,23
2. Bede Durbidge (AUS) 18,30 x Kolohe Andino (EUA) 10,20
3. Jeremy Flores (FRA) 16,17x 18,50 Owen Wright (AUS)
4. John John Florence (HAV) 16,80 x Matt Wilkinson (AUS) 14,87



BATERIAS DE QUARTAS DE FINAL
1. Julian Wilson (AUS) x Italo Ferreira (BRA)
2. Mick Fanning (AUS) x Bede Durbidge (AUS)
3. Adriano de Souza (BRA) x Owen Wright (AUS)
4. Gabriel Medina (BRA) x John John Florence (HAV)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2015/10/medina-se-diverte-em-pingue-pongue-com-wiggoly-batalha-de-gigantes.html

No Rio, musa do kitesurfe disputa Brasileiro no feminino e no masculino


Milla Ferreira estreia nesta terça-feira na segunda etapa da competição nacional na praia da Barra, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ela é campeã brasileira e bi carioca




Por
Rio de Janeiro


Mila Ferreira vai competir no kitesurfe também entre os homens (Foto: Reprodução/Facebook)Milla Ferreira vai competir no kitesurfe também entre os homens (Foto: Reprodução/Facebook)


A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de kitesurfe wave começa nesta terça-feira, na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O evento contará com a presença dos melhores atletas do Brasil, entre eles a atual campeã nacional e musa da modalidade Milla Ferreira. E a carioca não irá se contentar em participar apenas da disputa entre as mulheres. Milla está inscrita também na chave masculina, tudo para elevar ainda mais o seu nível no esporte.

- A categoria feminina tem grandes atletas, mas entre os homens existem competidores ainda mais fortes, inclusive com resultados expressivos internacionalmente. Então, se você quer se tornar a melhor no que faz, tem que estar competindo sempre no mais alto nível possível. Por isso passei a me inscrever nas duas categorias. É uma forma de eu me testar a cada competição - explica Milla, que também é bicampeã carioca.

A competição vai até domingo, próximo ao Pepê, no início da praia da Barra, a partir do meio-dia. Estarão em disputa as categorias pro masculino e feminino e também master.

Mila Ferreira é campeã brasileira e bicampeã carioca de kitesurfe (Foto: Carla Lima Rocha)
Milla Ferreira é campeã brasileira e bicampeã 
carioca de kitesurfe (Foto: Carla Lima Rocha)

Mila Ferreira quer elevar seu nível no kitesurfe competindo entre os homens (Foto: Carla Lima Rocha)
Milla Ferreira quer elevar seu nível no 
kitesurfe competindo entre os homens 
(Foto: Carla Lima Rocha)


FONTE:

Sem monitoramento, apostas on-line assombram o futebol brasileiro; vídeo


Apesar de proibidos, jogos podem ser feitos em dezenas de sites estrangeiros que operam em português; especialista vê país mais frágil a fraudes do que há dez anos




Por
São Paulo



O diretor de relacionamento do Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo (Sapesp), Mauro Costa, percorre as sedes de clubes pequenos do estado munido apenas de um projetor e um DVD. São as armas que dispõe para combater o que ele considera a principal ameaça ao futebol brasileiro, a manipulação de resultados.

Sentados no chão do vestiário, os jogadores ouvem com atenção as palavras do dirigente sindical enquanto ele relata casos antigos com detalhes que enfatizam punições severas e ameaças graves aos que entraram no jogo das quadrilhas de apostadores, risco que fez a Interpol se unir em 2014 à Fifa e à FifPro, a organização mundial de atletas, para uma campanha.

A plateia de Costa é formada principalmente por jovens humildes, que recebem pouco, frequentemente com atrasos. Fora da elite do futebol nacional, são apontados como os mais vulneráveis aos fraudadores, que encontram na internet um terreno fértil e pouco vigiado para lucrar com seus acertos.

– Tem muito clube em dificuldade financeira, com salários atrasados. E o jogador fica pensando na família, no filho. Precisamos orientá-los para que não caiam nas mãos desses manipuladores – afirma o sindicalista em visita ao Nacional, tradicional equipe de São Paulo.

Mauro Costa, palestra contra manipulação de resultados no Nacional (Foto: Leonardo Lourenço)
Mauro Costa fala sobre manipulação de resultados 
a atletas do Nacional, em São Paulo 
(Foto: Leonardo Lourenço)



MERCADO DE € 500 BILHÕES

Consideradas jogo de azar, as apostas esportivas são enquadradas na Lei de Contravenções Penais, de 1941, que sofreu uma atualização recente com a promulgação da Lei do Profut, para refinanciamento da dívida dos clubes. Até então estipulada em réis, moeda que deixou de circular em 1942, a punição ganhou nova redação em agosto. Agora, o parágrafo segundo do artigo 50 estabelece multa de até R$ 200 mil a quem é "encontrado a participar do jogo, ainda que pela internet ou por qualquer outro meio de comunicação, como ponteiro ou apostador".

Apesar de proibidas no Brasil, as apostas on-line encontram quase nenhuma resistência por aqui. Dezenas de sites hospedados em outros países operam normalmente com versões em português e aceitam formas de pagamento simples, como boletos e transferências bancárias.
Mercado de apostas equivale a 100 vezes a receita do Real Madrid, clube que mais arrecada no planeta, de acordo com estudo; estima-se que o sistema seja usado para lavar 140 bilhões de euros todos os anos

As apostas não se restringem aos duelos dos principais torneios. É possível palpitar em confrontos de divisões inferiores e até em partidas de categorias de base, o que facilita a aproximação das quadrilhas aos atletas que disputam campeonatos de pouco visibilidade.

Relatório publicado no ano passado pelo Centro Internacional para Segurança no Esporte (ICSS, na sigla em inglês), com apoio da Universidade Sorbonne, da França, mostra que o mercado de apostas esportivas alcança 500 bilhões de euros por ano – 100 vezes a receita do Real Madrid, clube que mais arrecada no planeta. O estudo estima que 80% desse valor circula ilegalmente, e que o sistema seja usado para lavar 140 bilhões de euros anualmente.

Entre 2011 e 2014, foram reportados 67 casos de manipulação de resultados, a maior parte deles na Europa (37) e na Ásia (17). As Américas ainda representam parcela pequena nesse mapa da corrupção no esporte – no mesmo período, cinco episódios foram registrados.

Mas há preocupação com o avanço desses apostadores, que fogem da repressão policial nos centros maiores e encontram na América Latina fiscalização mais frouxa.

– Temos alerta da polícia internacional de que já existe esse problema na Europa e que ele pode se estender para a América do Sul – diz o coronel Marcos Marinho, presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol.

– O movimento de apostas esportivas cresceu muito nos últimos 20 anos, e com a internet ele se internacionalizou. É um problema que transcende as fronteiras – afirma o professor da Fundação Getúlio Vargas Pedro Trengrouse, consultor da ONU para a Copa do Mundo no Brasil em 2014.

O especialista defende a regulamentação e o monitoramento das apostas no Brasil – os próprios sites poderiam cooperar caso percebessem padrões foram do comum, como altas quantias em equipes consideradas zebras ou uma sequência apostas em partidas apitadas pelo mesmo árbitro. Trengrouse crê que a vigilância intimidará as quadrilhas e protegerá o esporte. Seria, na prática, a legalização de uma prática que já é comum no país.

– As apostas feitas por brasileiros já são significativas. Em 2009 fizemos um estudo na Fundação Getúlio Vargas que apontava para um volume de US$ 600 milhões de dólares por ano.
Para o professor, a medida não só serviria de escudo ao futebol como também representaria um instrumento de arrecadação – há discussão do assunto no Congresso, que calcula ser possível gerar até R$ 20 bilhões em impostos.

– Não temos ferramentas para monitorar o padrão das apostas e defender o esporte da manipulação. Não temos tributação em cima disso. Simplesmente ignoramos o fato de que é algo que já acontece no Brasil há muito tempo – completa Trengrouse.


DEZ ANOS DEPOIS

Há dez anos, apostadores protagonizaram o maior escândalo do futebol brasileiro. Com a ajuda dos árbitros Edilson Pereira de Carvalho e Paulo José Danelon, fraudaram partidas dos campeonatos Paulista e Brasileiro. Os jogos do nacional foram anulados e a ação interferiu na classificação do torneio, vencido pelo Corinthians.

– O mundo das apostas é considerado extremamente preocupante – afirma o promotor José Reinaldo Carneiro, do Ministério Público de São Paulo, que comandou as investigações da chamada "Máfia do Apito", em 2005, ao lado da Polícia Federal.

O mundo das apostas é considerado extremamente preocupante"
José Reinaldo Carneiro, promotor

Além de Edilson e Danelon, outros cinco envolvidos se tornaram réus, entre eles o empresário Nagib Fayad, tido como o responsável pela concepção do esquema.
O processo criminal, porém, foi trancado em 2007 antes de uma sentença.

A suspensão se deu por uma decisão da 7ª Vara Criminal de São Paulo, que concedeu habeas corpus a Fayad. Os desembargadores entenderam que os acusados não podiam ser processados por estelionato – tese defendida pelo Ministério Público, já que em 2005 a manipulação de resultados não era um delito no Brasil.

Edilson Pereira de Carvalho, em 29 de setembro de 2005 (Foto: Clayton de Souza / Agência Estado)
Edilson Pereira de Carvalho nunca foi condenado 
por fraudar resultados (Foto: Clayton de 
Souza / Agência Estado)


Até hoje, não houve nenhuma condenação. Carneiro agora aguarda o julgamento de um recurso especial, parado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2013. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Corte afirmou que não há previsão para que isso aconteça.
Foram necessários cinco anos desde a revelação da Máfia do Apito para que a legislação fosse alterada. Apenas em 2010 o Estatuto do Torcedor foi modificado para finalmente criminalizar a manipulação esportiva.

– Hoje nós temos um delito próprio e quem o comete está sujeito a uma pena de até seis anos de detenção – explica o promotor, que atuou para a alteração na legislação, que instituiu também punições para a prática de cambismo.

 O futebol brasileiro está muito mais exposto hoje do que estava em 2005. Por uma razão simples: o movimento de dinheiro nas apostas esportivas aumentou muito.
Pedro Trengrouse, professor da FGV
É pouco, na opinião de Trengrouse.

– Não basta colocar o crime na lei, é preciso ter instrumentos para verificar se ele está ocorrendo. O futebol brasileiro está muito mais exposto hoje do que estava em 2005. Por uma razão simples: o movimento de dinheiro nas apostas esportivas aumentou muito.

Carneiro acredita que o caso da Máfia do Apito, ainda que ninguém tenha sido condenado, não deve ser lembrado como um episódio de impunidade.

– Seria se ela não tivesse sido descoberta. Acho que foi a página mais triste do futebol brasileiro, mas se ele for fraudado hoje, temos um crime que não existia. É um avanço. Temos mecanismos mais profundos, além da interceptação (telefônica), existe a possibilidade de delação premiada – afirma o promotor, que mantém a cautela ao falar sobre a blindagem doo esporte.

– Ninguém pode dizer que não está acontecendo. Mas a gente sabe que se as coisas surgirem, a reposta penal será muito maior do que foi em 2005 – completa.

Edilson se tornou a cara mais conhecida daquele escândalo. Banido, nunca mais apitou uma partida e hoje vive com a mãe em Jacareí, no interior de São Paulo. É um dos personagens citados por Mauro Costa em suas palestras pelos clubes pequenos do estado.

Quando a imagem do ex-árbitro é projetada na parede do vestiário do Nacional, o sindicalista aponta o dedo: "Hoje ninguém quer vê-lo nem pintado de ouro".


(OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR AO VÍDEO CLIC
NO LINK DA  FONTE ABAIXO)


FONTE:

Gabigol faz dois, dá assistência, e seleção olímpica goleia o Haiti


Rogério Micale escala reservas, time tem dificuldades no início na Arena Amazônia, mas melhora ao longo do jogo. Atacante do Santos aproveita chance e se destaca




Por
Manaus


Se a palavra de ordem na seleção olímpica é observar jogadores, Gabriel aproveitou bem as chances. Convocado pela primeira vez para a seleção olímpica, o atacante do Santos foi o destaque na goleada por 5 a 1 sobre o Haiti, nesta segunda-feira, na Arena da Amazônia, em Manaus, com dois gols e uma assistência - ele já havia marcado contra a República Dominicana. Maicon, Vinícius Araújo e Gabriel Jesus completaram o placar - Belfort descontou para os haitianos.

Jogadores comemoram gol do Brasil sobre o Haiti em Manaus (Foto: Danielo Melo?Agência Estado)
Gabriel se destaca na vitória do Brasil por 
5 a 1 sobre o Haiti, em Manaus (Foto: 
Danielo Melo?Agência Estado)


Fiel à ideia de testar o elenco, o técnico Rogério Micale decidiu escalar um time praticamente reserva - apenas Maicon havia sido titular contra a República Dominicana. Mas a equipe se ressentiu da falta de conjunto e começou devagar. Para completar, o Haiti mostrou organização, boa marcação e ameaçou nos contra-ataques.

Sem entrosamento e criatividade, a seleção errava alguns passes fáceis e não conseguia fazer as jogadas fluírem. Quando o acerto veio, saiu o gol: aos 35 minutos do primeiro tempo, Walace deu ótimo passe para Maicon invadir a área e tocar na saída do goleiro Ceus.

A partir daí, o Brasil melhorou. O segundo gol veio ainda na etapa inicial, numa pressão na saída de bola. Gabriel fez o desarme e tocou para Vinícius Araújo bater na saída do goleiro. No início do segundo tempo, já com a seleção mais confortável e soberana em campo, Valdivia fez ótimo cruzamento para Gabriel Jesus definir o placar.

E, então, Gabriel fechou o caixão. O santista, que atuou os 90 minutos, marcou primeiro de pênalti. Depois, mostrou oportunismo ao completar, na pequena área, cruzamento de Douglas Santos. No fim, Belfort marcou para o Haiti, e a torcida manauara aplaudiu de pé. A festa estava completa.


 Veja como foi a partida na Arena Amazônia, em Manaus


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/futebol-olimpico/noticia/2015/10/gabigol-faz-dois-da-assistencia-e-selecao-olimpica-goleia-o-haiti.html

Em busca de reis no Castelão, Brasil tenta reabilitação contra Venezuela


Sem trio de ícones da geração pela primeira vez em mais de cinco anos, e derrotada na estreia, Seleção espera que atletas assumam responsabilidade nas Eliminatórias




Por
Fortaleza


Todo castelo precisa de um rei. O Castelão está à procura de sua majestade. O trono está vago pelas ausências daqueles que brilharam no estádio com o manto amarelo. Neymar, Thiago Silva e David Luiz fizeram gols em Fortaleza, foram decisivos em triunfos importantes. Nesta terça-feira, às 22h (de Brasília), pela primeira vez em mais de cinco anos, a seleção brasileira entrará em campo sem nenhum dos três, ícones da atual geração. Mas terá pelo menos 11 candidatos a assumirem a coroa e darem um suspiro de alívio ao torcedor na partida contra a Venezuela. A TV Globo, o SporTV e o GloboEsporte.com transmitem a partida ao vivo. O pré-jogo do site começa às 20h50 (de Brasília).

Rei Hulk 19? Ou seria Douglas Costa VII, em romano? Talvez Miranda, capitão intocável do ex-capitão Dunga. O Brasil precisa de alguém que faça o que não fez na última batalha, no Chile: decida o jogo. Na análise da comissão técnica e dos próprios jogadores, um tanto quanto tendenciosa, a Seleção teve oportunidades de sair vitoriosa na estreia das Eliminatórias, mas fracassou pela falta de contundência nos lances mais agudos. Por isso, inclusive, o meia santista Lucas Lima é cotado para substituir Oscar no Castelão, assim como Ricardo Oliveira pode ganhar uma oportunidade entre os titulares.

Daniel Alves Dunga coletiva brasil fortaleza (Foto: Leo Correia / Mowa Press)
Daniel Alves, um dos mais experientes do reinado 
brasileiro, deixa Dunga na entrevista (Foto: 
Leo Correia / Mowa Press)


Sem Neymar, a tarefa da seleção brasileira é mostrar que já conseguiu colocar em prática aquilo que Dunga pede desde que voltou ao cargo: força coletiva. Há lugar para um "rei substituto" na equipe, enquanto o atacante do Barcelona cumpre seu último jogo de suspensão por ter perdido as estribeiras na Copa América e discutido de forma ríspida com o árbitro?

Desde que Dunga encerrou sua primeira passagem pela Seleção, ao perder para a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010, essa será a primeira vez que o time titular não terá Neymar, Thiago Silva ou David Luiz. Nesses mais de cinco anos, sempre, pelo menos um deles estava em campo. Eles foram eleitos, lá atrás, como símbolos de uma mudança cobrada até pelos dirigentes da CBF.

Coincidentemente, o trio marcou três dos quatro gols que o Brasil fez no Castelão desde sua reinauguração, nas vitórias por 2 a 0 sobre o México, e 2 a 1 sobre a Colômbia. O outro foi de Jô.
Com mistério de Dunga e a necessidade de se manter como força soberana no continente, a Seleção receberá a Venezuela às 22h, com mistério de Dunga e necessidade absoluta de vitória.


FICHA TÉCNICA
BRASIL: Jefferson, Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias, Oscar (Lucas Lima), Willian e Douglas Costa; Ricardo Oliveira (Hulk). Técnico: Dunga
VENEZUELA: Baroja, Rosales, Vizcarrondo, Amorebieta e Cichero; Rincón, González e Seijas; Falcón, Jeffrén e Rondón. Técnico: Noel Sanvicente

Data: 13/10/2015 Horário: 22h (de Brasília) Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE) Árbitro: Dario Ubriaco (URU) Auxiliares: Carlos Pastorino e Nicolas Taran (URU) Transmissão: a TV Globo, o GloboEsporte.com e o Sportv transmitem a partida ao vivo


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2015/10/em-busca-de-reis-no-castelao-brasil-tenta-reabilitacao-contra-venezuela.html

Soares/Peya cai na estreia em Xangai e se complica na corrida para Londres


Eliminação precoce faz brasileiro e austríaco perderem uma posição na classificação




Por
Xangai, China



Bruno Soares e Alexander Peya perderam uma grande oportunidade de avançar na corrida por uma vaga na disputa de duplas para o ATP Finals, que será disputado em Londres. Nesta segunda-feira, o brasileiro e o austríaco foram eliminados na estreia do Masters 1.000 de Xangai pela parceria formada pelo britânico Dominic Inglot e o sueco Robert Lindstedt. O jogo teve 1h40 de duração e parciais de 6/4, 6/7(5) e 10/3.

Bruno Soares e Alexander Peya ATP 500 de Tóquio (Foto: Getty)Bruno Soares e Alexander Peya no ATP 500 de Tóquio: vaga para Londres fica mais distante (Foto: Getty)


Uma boa colocação no torneio chinês seria estratégica para a dupla do brasileiro porque o indiano Rohan Bopanna e o romeno Florin Mergea, que formam a oitava parceria na lista da corrida para Londres, não atuam juntos em Xangai – e, consequentemente, não somam pontos.

Com a queda precoce, Soares e Peya caíram da 9ª para a 10ª colocação na lista, perdendo o posto para o canadense Vasek Pospisil e o americano Jack Sock, campeões em Pequim.
As esperanças do brasileiros e do austríaco, no entanto, seguem vivas. Inscritos nos ATP 500 de Viena e da Basileia e no Masters 1.000 de Paris, eles dependerão de bons resultados próprios e de tropeços dos rivais para garantir a classificação


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2015/10/soarespeya-cai-na-estreia-em-xangai-e-se-complica-na-corrida-para-londres.html