quarta-feira, 6 de maio de 2015

Serena salva triplo match point e bate Azarenka para ir às quartas em Madri

Em duelo de 2h44min, americana arranca virada na reta final de confronto com ex-número 1 do mundo e chega à 26ª vitória consecutiva


Por
Madri, Espanha

 
Parar Serena Williams cada vez mais parece uma missão impossível. Nem uma esforçada ex-número 1 do mundo conseguiu evitar a 26ª vitória seguida da americana, nesta quarta-feira. Victoria Azarenka chegou perto, teve triplo match point nas mãos, mas cedeu pontos em três duplas faltas seguidas. Um pecado diante da atual líder do ranking. Serena não perdoou e arrancou uma grande virada na reta final para triunfar no saibro do WTA de Madri - parciais de 7/6 (5), 3/6 e 7/6. Em um duelo de 2h44min, Serena despachou a tenista de Belarus, 31ª do ranking, e avançou às quartas de final.

Com a vitória, Serena manteve o bom retrospecto contra Azarenka. Em 18 duelos, a americana levou 15. Entre as três derrotas, nenhuma foi no saibro. Na próxima fase, a americana encara a vencedora do duelo entre a espanhola Carla Suárez Navarro e a sérvia Ana Ivanovic.

Serena Williams x Victoria Azarenka - WTA de Madri (Foto: Getty Images)
Serena Williams teve de salvar triplo match 
point para despachar Azarenka 
(Foto: Getty Images)


O jogo

Desde o primeiro set as tenistas mostraram que o confronto seria acirrado. Sacando bem, as duas sequer davam chances de quebra, e a parcial foi decidida no tie-break. A tenista de Belarus abriu boa vantagem no game de desempate (5/1), mas Serena cresceu no momento de decisão, fez seis pontos seguidos e fechou o set em 7/6 (5).


A número 1 do mundo não tardou a quebrar o serviço de Azarenka no segundo set. Parecia que Serena iria deslanchar, mas a bielorrussa  não jogou a toalha e arrancou a virada para empatar o jogo: 6/3. O roteiro da terceira parcial foi bem parecido, só que a americana não permitiu uma nova virada, pelo contrário, mostrou força no serviço de Azarenka, mas foi a rival que conseguiu a quebra no 11º game para sacar para o jogo. A tenista de Belarus chegou a ter triplo match point, mas foi minada pelos próprios erros. Três duplas faltas seguidas deram o empate para Serena. Mais um set decidido no tie-break. Apagada e abalada, Azarenka não resistiu à virada na reta final. Vitória de Serena no set por 7/6 (1).

Victoria Azarenka x Serena Williams - WTA de Madri (Foto: Getty Images)
Victoria Azarenka cometeu três duplas faltas 
seguidas quando sacava para o jogo 
(Foto: Getty Images)


FONTE:

Bellucci sofre "apagão" no último set e perde para Isner em duelo de saques

Brasileiro fazia confronto equilibrado com empate após dois tie-breaks, mas vê americano atropelar no último período em partida que teve um total de 36 aces


Por
Madri, Espanha
 
Thomaz Bellucci, Masters 100 Madrid, tenis (Foto: EFE)Thomaz Bellucci caiu na segunda rodada do Masters 1000 de Madri (Foto: EFE)


Depois de praticar um tênis de alto nível contra Jeremy Chardy, Thomaz Bellucci voltou a jogar muito bem, ao menos nos dois primeiros sets, diante do "gigante" de 2,08m, John Isner (18º no ranking). Após grande equilíbrio, com disputa de dois tie-breaks, o brasileiro foi atropelado pelo americano no último período e acabou eliminado do Masters 1000 de Madri por 2 sets a 1, parciais de 7/6(5), 6/7(13-11) e 6/1 em 2h11. Na terceira fase do torneio, Isner encara o vencedor do jogo entre Roger Federer e Nick Kyrgios, que acontece ainda nesta quarta-feira.

- Foi um jogo muito disputado. Terminei o segundo set a milhão e acabei dando um pequeno vacilo no início do terceiro set. Contra o Isner não dá pra marcar bobeira, o cara saca o jogo inteiro, é porrada sem parar. Fico chateado com essa falta de atenção que acabou mudando a história do jogo - lamentou o tenista número 1 do Brasil.

A partida foi marcada pelo bom saque dos dois tenistas. Conhecido pelo seu potente serviço, Isner anotou 23 aces no confronto, com aproveitamento de 71% em seu primeiro saque. Bellucci também se destacou e anotou 13 pontos de saque.

Com o resultado, o brasileiro sofreu sua segunda derrota para John Isner em quatro partidas diante do americano. Antes, havia perdido apenas em 2009, no qualifying do ATP de Auckland, em quadra dura. Depois disso, Bellucci levou a melhor nos dois confrontos diretos: no saibro do Masters 1000 de Roma de 2010 - 7/6(7) e 7/6(5) - e na Copa Davis de 2013, nos Estados Unidos, em quadra dura - 2/6, 6/4, 6/7(7), 6/4 e 6/3.

- Saio daqui de Madri de cabeça erguida. Cheguei em cima da hora e fiz quatro bons jogos. Espero manter esse ritmo nas próximas semanas - completou.


O jogo

Sabendo do poderio de John Isner em seu saque, Thomaz Bellucci adotou a mesma estratégia do rival e forçou bastante o seu serviço para dificultar as ações do americano. O que fez diferença no primeiro set, no entanto, foi o aproveitamento em segundo saque. Bellucci teve apenas 50% dos pontos (11 em 22) conquistados no segundo serviço, enquanto Isner conseguiu 100% (8 em 8). O brasileiro precisou salvar dois break points ainda no segundo game. Depois disso, os tenistas confirmaram sem problemas seus serviços até o tie-break. Com um mini break no sétimo ponto, Isner conseguiu confirmar todos seus saques e fechou o período com um ace, fazendo 7-5.

Thomaz Bellucci, Masters 100 Madrid, tenis (Foto: EFE)
Brasileiro jogou dois sets muito bons, mas foi 
atropelado no último e decisivo período 
contra o americano (Foto: EFE)


A partida seguiu um panorama bem parecido no set seguinte. Os tenistas seguiram confirmando seus serviços, porém, Bellucci melhorou seu aproveitamento no segundo serviço para 75% (9 em 12) e passou a dificultar mais para o americano, que anotou apenas 7 em 16 pontos (43%) com o segundo saque. O brasileiro teve apenas um break point, no quarto game, salvo pelo adversário com um ace, e não deu chances de quebra, levando o jogo novamente para o tie-break. Com um mini break de vantagem, Isner sacou para o jogo com 6-5, mas cometeu uma dupla falta, sua primeira no jogo. Os tenistas seguiram variando, Bellucci salvou três match points ao todo e conseguiu a vantagem em mais uma dupla falta do rival para fechar em 13-11.

No entanto, quem voltou melhor para o último set foi John Isner. Além de confirmar seus serviços com autoridade, o americano conseguiu quebrar os saques de Bellucci no segundo e quarto games nas duas oportunidades que teve e abriu 5 a 0, colocando uma imensa pressão sobre o brasileiro. Isner teve mais um break point no sexto game e, por pouco, não aplicou um "pneu" sobre Bellucci, que conseguiu confirmar o serviço. Na sequência, não teve jeito, e o "gigante", de 2,08m fechou o confronto em 6/1.
brasileiros não passam da estreia nas duplas

A quarta-feira não foi boa para o Brasil nem mesmo nas duplas. Parceria cabeça de chave 2 no Masters 1000 de Madri, o mineiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig caíram logo na estreia para o britânico Jamie Murray e o australiano John Peers por 2 sets a 0, parciais de 7/6(6) e 6/2. O também mineiro Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya foram eliminados na primeira rodada, derrotados pelo espanhol Feliciano López e por Max Mirnyi, de Belarus, em sets diretos: 6/4 e 7/5.


FONTE:
http://glo.bo/1zAVwos?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Sharapova sofre em jogo longo, vence francesa e vai às quartas em Madri

Musa encontrou dificuldades para superar Caroline Garcia em 2 sets a 1; com eliminação de Halep, russa precisa ir à final para voltar a ser número 2 do mundo


Por
Madri, Espanha

 
Em busca de recuperar o posto de número 2 do mundo, Maria Sharapova teve um teste de fogo nesta quarta-feira. Diferente de seus dois primeiros jogos, onde passou pelas adversárias com facilidade, a russa sofreu e precisou de 2h34 para derrotar a jovem francesa Caroline Garcia (28ª do ranking), de 21 anos, por 2 sets a 1, parciais de 6/2, 4/6 e 7/5. Na próxima fase, a russa vai enfrentar Caroline Wozniacki (5ª), que bateu Agnieszka Radwanska (9ª) por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2. O jogo será válido pelas quartas de final do WTA Premier de Madri.

Sharapova vence Caroline Garcia nas oitavas em Madri (Foto: Getty Images)
Sharapova travou difícil duelo com Caroline 
Garcia para superar a rival pelas oitavas 
em Madri (Foto: Getty Images)


Sharapova caiu para 3º lugar no ranking na última semana, tendo perdido o lugar para Simona Halep. A romena, no entanto, foi eliminada logo na estreia em Madri e deu chances à musa russa de recuperar o posto caso alcance a final do torneio.

Diante da jovem Caroline Garcia, Sharapova deu mostras que poderia resolver a partida com facilidade ao se impor no primeiro set, quebrando o saque da adversária em três oportunidades. A francesa, por outro lado, tinha um baixo aproveitamento de seus pontos de serviço, com 55% no primeiro e 31% no segundo. Desta forma, a número 3 do mundo fechou o período em 6/2.

O jogo se inverteu no segundo set. Sharapova passou a ter um baixo aproveitamento de seu primeiro saque e foi quebrada por duas vezes, conseguindo devolver apenas uma vez a quebra da rival. Garcia cresceu no confronto e empatou a disputa ao fechar em 6/4. No último, as tenistas seguiam confirmando seus serviços até a musa russa conseguir a única quebra da parcial quando o jogo estava em 5/5. Com o saque para fechar o confronto, Sharapova teve dois match points e, no segundo, confirmou o favoritismo para fazer 7/5 e avançar em Madri.


FONTE:
http://glo.bo/1JquYGw?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Federação Espanhola suspende todos os jogos no país a partir de 16 de maio

Briga envolvendo direitos de TV motiva decisão, que pode adiar final da Copa do Rei


Por
Madri

Ángel Villar, presidente da Federação Espanhola de Futebol (Foto: JOE KLAMAR / AFP)
Villar, presidente da RFEF, já avisou 
Barcelona e Athtletic que a final da 
Copa do Rei pode ser adiada 
(Foto: AFP)


A Federação de Futebol Espanhola (RFEF) decidiu suspender todas as competições no país a partir do dia 16 de maio, após reunião nesta quarta-feira. A decisão, tomada agora no final da temporada, justamente em um momento em que o campeonato local pega fogo com o duelo entre Barcelona e Real Madrid, aconteceu em virtude da nova lei de comercialização dos direitos de televisão, aprovada pelo Governo na semana passada. A entidade presidida por Ángel Villar, entretanto, se diz aberta ao diálogo.

- Estão suspensas todas as competições de todas as categorias a partir do dia 16 de maio com caráter indefinido. Ao mesmo tempo, e mais uma vez, reiteramos a nossa oferta de diálogo por parte da RFEF com o Governo da Espanha - disse a federação, através de um comunicado divulgado nesta quarta-feira.


Apoiado por jogadores e árbitros, Ángel Villar, inclusive, já informou aos presidentes de Barcelona e Athletic Bilbao, Josep María Bartomeu e Josu Urrutia, que a final da Copa do Rei corre o risco de ser adiada. As duas equipes se enfrentam dia 30 de maio e, como a greve não tem data para acabar, o duelo pode ser afetado.

Caso as duas partes não cheguem a um acordo, como sugere a federação, o Campeonato Espanhol poderá ser interrompido na penúltima rodada, justamente em um momento decisivo. Líder com dois pontos de vantagem sobre o Real, o Barcelona tem um compromisso marcado para visitar o atual campeão no Atlético no fim de semana em que a suspensão começa - o time merengue, por sua vez, vai à Catalunha encarar o Espanyol na mesma data.

Na semana passada, em uma tentativa de diminuir a diferença financeira que separa Real e Barça dos demais, o Governo aprovou um decreto que acaba com a venda individual de direitos de televisão. Entre outras medidas, dois tópicos que causaram insatisfação por parte da RFEF: a divisão do dinheiro proveniente das loterias locais e ainda as mudanças sobre a tributação e a seguridade social dos atletas. 


FONTE:

Papa Francisco tenta fazer truques com a bola em visita dos Globetrotters

Pontífice recebe membros do Harlem Globetrotters e mostra apreço pelo basquete


Por
Vaticano

 
O Papa Francisco recebeu nesta quarta-feira, no Vaticano, membros do famoso Harlem Globetrotters, companhia americana em que jogadores de basquete fazem malabarismo com a bola em partidas de exibição ao redor do mundo. Descontraído, o líder da Igreja tentou controlar a pelota com a ponta do dedos, mas parece não ter obtido muito sucesso.

Papa Francisco Harlem Globetrotters Vaticano basquete (Foto: AP)
Papa Francisco tenta brincar com a bola ao lado 
do Harlem Globetrotters, no Vaticano (Foto: AP)


Em evento na Praça de São Pedro, principal ponto do Vaticano, o religioso argentino foi presenteado pelos Globetrotters com uma camisa do time com o nome dele e o número 90.

Papa Francisco é fã de esportes. Ele é torcedor ferrenho do San Lorenzo, clube tradicional da Argentina que disputou a atual edição da Libertadores, mas foi eliminado na fase de grupos, ficando em terceiro no Grupo 2, no qual Corinthians e São Paulo avançaram para o mata-mata. A equipe argentina venceu a competição no ano passado.

Papa Francisco Harlem Globetrotters Vaticano basquete (Foto: AP)
Papa Francisco posa com o Harlem Globetrotters 
e a camisa que ele ganhou com seu nome (Foto: AP)


FONTE:

Memorável: Messi faz pintura e põe o Barcelona com pé e meio em Berlim

Argentino decide em intervalo de quatro minutos, deixa Boateng no chão, encobre Neuer e dá presente para Neymar marcar em 3 a 0 sobre o Bayern de Guardiola


Por
Barcelona, Espanha

 

Pep Guardiola já havia avisado em entrevista coletiva: o talento não se defende, é imparável. Era uma frase para explicar que, no reencontro com o Barcelona e suas crias, não havia qualquer vantagem para o criador. Pois Lionel Messi atestou sua tese com uma noite memorável e decisiva. O melhor jogador do mundo na Era Guardiola deixou o Barcelona com um pé e meio na decisão da Liga dos Campeões ao marcar duas vezes - a segunda em pintura com sua assinatura de gênio. Nos acréscimos, ainda deu um presente para Neymar também participar da festa e ampliar uma considerável vantagem dos catalães sobre o Bayern: 3 a 0 no Camp Nou (veja os melhores momentos acima).

Certamente não foi o reencontro que Pep esperava. Homenageado com faixas e gritos da torcida, o treinador mais vencedor da história do Barça (14 títulos em 19 possíveis) viu um Bayern irreconhecível, pouco ameaçador (finalizou apenas cinco vezes), frágil defensivamente diante daquele que pode ser considerado o melhor ataque do mundo. Iniciou o jogo com um esquema com três defensores, logo mudou para a linha de quatro, mas pouco adiantou quando o talento de Messi sobressaiu-se no meio de meros mortais.


Messi gol Barcelona x Bayern (Foto: Reuters)
Messi gol Barcelona x Bayern (Foto: Reuters)


É justo dizer que o placar poderia ser ainda maior. Até ser vazado aos 32 minutos do segundo tempo, Manuel Neuer era um dos nomes do jogo. O alemão foi dono de uma defesa espetacular, com o pé direito, em finalização de Suárez - também salvou gol certo de Daniel Alves, um dos destaques do Barça, que chutou a gol 15 vezes. Lewandowski, de máscara, perdeu a melhor chance dos bávaros, definitivamente afetados pelas ausências de Robben, Ribéry e Alaba - Bernat, o substituto do austríaco, falhou no lance do primeiro gol.

O Bayern precisará reviver seus dias de grande futebol para reverter o quadro. Primeiro, saber que o Barcelona não jogará como Shakhtar e Porto, atropelados com enorme facilidade (7 a 0 e 6 a 1) em Munique. Em seguida, torcer para cada detalhe atuar em seu favor. Um gol dos catalães o obrigará a pelo marcar cinco. O primeiro finalista da Champions será conhecido na terça-feira, em novo confronto com transmissão da TV Globo e do GloboEsporte.com às 15h45 (de Brasília) - o site ainda terá um pré-jogo especial a partir das 15h. Na quarta, Real Madrid e Juventus decidem a outra vaga no Santiago Bernabéu - os italianos venceram em Turim por 2 a 1. A final está marcada para o dia 6 de junho, em Berlim.



FONTE:
http://glo.bo/1JrMWbV?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Com gol contra bizarro, Torino perde e se afasta de vaga na Liga Europa

Goleiro falha e define vitória do Empoli por 1 a 0, fechando a 34ª rodada do Italiano


Por
Turim, Itália

 
Torino perde para Empoli  (Foto: Divulgação/Site Oficial)Com a derrota, Torino fica mais distante da Liga Europa (Foto: Divulgação/Site Oficial)


O Torino perdeu uma chance de entrar na zona de classificação para a Liga Europa, depois de ser derrotado por 1 a 0 para o Empoli, em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Italiano. Nesta quarta-feira, Daniel Padelli, goleiro da equipe de Turim, foi protagonista de forma negativa ao falhar e fazer contra, o único gol da partida.

Se vencessem, os Touros iriam empatar na sexta colocação com o Sampdoria e ficariam na frente do rival nos critérios de desempate, e com isso, entrariam na zona de classificação para a Liga Europa da próxima temporada.

O jogo mal começou e o Torino já estava perdendo. Aos três minutos, Moretti recuou uma de uma bola para o goleiro Padelli, que tentou chutar para ligar contra-ataque, mas pegou mal na bola e acabou chutando a bola contra o próprio gol.

Na segunda etapa o time da casa voltou pressionando mais. Porém, as chances, principalmente nos pés de Fabio Quagliarella, não deram resultado. O atacante Maxi Lopez teve uma chance clara de igualar o marcador. No entanto, o argentino fez parecido com seu companheiro de equipe e furou a bola.

Enquanto o Torino segue na briga por uma vaga na Liga Europa, o Empoli continua no meio da tabela, fato inesperado, dado o pouco investimento que o clube pode fazer para a disputa do Campeonato Italiano. A equipe toscana não perde há quatro partidas no Campeonato Italiano, já o time de Turim não vence há dois jogos.


FONTE:
http://glo.bo/1JrFtti?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Avaliado em mais de R$ 10 bi, Real segue como clube mais rico do planeta

Merengues lideram ranking por terceiro ano seguido, Barça ocupa o segundo lugar


Por
Madri, Espanha

 
O Real Madrid conseguiu manter sua hegemonia financeira no futebol mundial e continua sendo o time mais rico do mundo. Segundo a revista estadunidense Forbes, os Merengues lideram a lista com um valor de mercado que ultrapassa os R$ 10 bilhões. O rival Barcelona fica na segunda colocação. Manchester United, Bayern de Munique, Manchester City e Chelsea completam o chamado “Super Sexteto”.

O crescimento dos grandes clubes europeus vem sendo exponencial nos últimos anos, mesmo com a queda recente do euro perante o dólar. O valor de mercado dos primeiros 20 times mais ricos do mundo subiu mais de 34% de 2010 até este ano. A análise da Forbes leva em conta 10 quesitos principais, como venda de camisas, bilheteria, direitos de televisão e até redes sociais.

Cristiano Ronaldo, Real Madrid (Foto: Reuter)
Grandes craques como Cristiano Ronaldo, 
ajudam Real a liderar lista de clubes mais 
ricos do mundo (Foto: Reuter)


No topo do ranking desde que o passou o Manchester United, o Real é perseguido de perto pelo rival Barcelona, que tem um valor de mercado próximo dos R$ 10 bilhões e é segundo colocado há dois anos. Os merengues também lideram a lista dos mais bem pagos da Liga dos Campeões desta temporada e só não tem um faturamento anual total maior que o dos Diabos Vermelhos por R$ 6 milhões.

Allegri cumprimenta Tevez substituição Roberto Pereyra Juventus x Real Madrid (Foto: EFE/Andrea Di Marco)Italianos vêm caindo no ranking dos times mais valorizados do planeta (Foto: EFE/Andrea Di Marco)


O chamado “Super Sexteto” é composto por dois clubes espanhóis, um alemão e três ingleses. Isso mostra a força do campeonato nacional na terra da rainha. Chelsea e Manchester City foram as marcas que mais cresceram dentro desse grupo desde o ano passado. A ascensão dos Citzens também está ligada a compra de 80% das ações do New York City FC, time da norte-americana Major League Soccer.

A Itália tem apenas cinco times dentro dos 20 mais ricos. Quem lidera a lista da bota é o Juventus, atual tetracampeão da Série A. O clube alvinegro tem um valor de mercado bem mais modesto se comparado aos companheiros semifinalistas da Liga dos Campeões, R$ 2,2 bilhões de reais. O país costumava ter clubes mais bem posicionados, mas as crises e escândalos na última década, estádios antigos e a falta de craques fez com que os valores diminuíssem.


FONTE:

“Até papagaio fala”, diz Victor sobre declarações de ex-presidente do Inter

Goleiro tenta evitar polêmica com Fernando Carvalho, que disse que o camisa 1 tremia quando defendia o Grêmio, e acredita que ex-dirigente quer aparecer


Por
Belo Horizonte


Victor goleiro Atlético-MG (Foto: Léo Simonini)Victor minimiza provocação de ex presidente do Inter e diz estar 
focado no jogo (Foto: 
Léo Simonini)


O goleiro Victor, do Atlético-MG, até tentou fugir da polêmica criada pelo ex-presidente do Internacional, Fernando Carvalho, que afirmou que o camisa 1, nos tempos de Grêmio, tremia contra o Colorado. Sem esconder o incômodo relacionado com a declaração, Victor abusou da ironia ao se referir ao antigo dirigente.  

- Falar até papagaio fala. Deixa ele falar, eu estou preocupado com o jogo e com a minha preparação. Não quero falar nada não, não preciso, estou me preparando. Já ele, está longe dos holofotes faz tempo e está querendo aparecer um pouco. 
  
Questionado se esse tipo de declaração gerava algum tipo de motivação a mais, o goleiro garantiu que, em Libertadores, isso não é preciso.  

- Tenho tanta história bacana no futebol e me prender a essa besteira... Tenho que pensar em fazer um bom jogo, e motivação em Libertadores tem que ser por disputar uma competição como essa, e não me motivar com besteiras como essa que falaram.  


Resposta  
Ainda sobre o tema, Victor foi lembrado de uma comemoração efusiva contra o Corinthians, na Copa do Brasil do ano passado. Na época, no jogo de ida, o então técnico do Timão, Mano Menezes, comemorou o segundo gol dos paulistas com fazendo um aviãozinho. A resposta veio no Mineirão, na virada e com a classificação, ao bater o adversário por 4 a 1 e se classificar para as semifinais.

- Não quero criar polêmica e não quero me aprofundar nisso. Quero falar do jogo, 11 contra 11, 180 minutos para resolver a parada. Se ele quiser falar, pode falar, não vou criar polêmica, quero é jogar.


FONTE:

Clima hostil e pressão aguardam Inter, que tem receita para sair vivo do Horto

Colorado ainda não pontuou desde que Independência foi reformado e se tornou alçapão do Atlético-MG; para oitavas, aposta é na velocidade do time de Aguirre


Por
Direto de Belo Horizonte

 
Um clima hostil. Muita pressão. Um verdadeiro alçapão. Não será amistoso o ambiente para o Inter no Independência, a partir das 22h desta quarta-feira. A torcida do Atlético-MG, como de hábito, jogará junto para empurrar o time de Levir Culpi em busca da vitória. Porém, os colorados não parecem abalados. Mesmo que o retrospecto seja negativo. Confiantes, os gaúchos garantem estar prontos para voltar a Porto Alegre com um bom resultado, que encaminhe a classificação para as quartas de final da Libertadores. A receita está pronta e reside no talento de seus melhores jogadores. Ou seja, a ideia é mudar o famoso ditado e sair vivo do Horto.

Inter treino Independência (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)
Independência tem sido palco de derrotas do 
Inter desde sua reforma (Foto: Tomás 
Hammes / GloboEsporte.com)


Inaugurado em 1950, palco da Copa do Mundo daquele ano, o estádio passou a ser casa do América-MG em 1989. Tem como recorde de público 32.721 pessoas, na partida Seleção Mineira 1 x 0 Seleção Carioca, em 27 de janeiro de 1963. Hoje, a capacidade é bem inferior. "Apenas"  23.950 torcedores são permitidos. A diminuição decorre da modernização de 2008.

Provavelmente, dará um eco violento, é todo fechado. Mas gostei do lugar. É mais um desafio
Carlos Pellegrini, diretor de futebol

Se o estádio é confortável, não traz tranquilidade ao visitante. Pelo contrário. A arquitetura lembra La Bombonera, o mítico estádio do argentino Boca Juniors. Vertical, apresenta três lances de arquibancada. No último nível, os fãs permanecem em pé. A acústica privilegia a pressão. A massa canta e o som reverbera. 

Essa conjunção de fatores casou com o Atlético-MG. Apesar de o América-MG ser o dono do estádio com direito a símbolo estampado, quem mostra sua força lá é o Galo. O fanatismo da torcida parece ter casado com o estádio, que contagia ainda mais os jogadores. O principal cântico dá o tom de que os visitantes não são bem vindos e, geralmente, sofrem: "caiu no Horto, está morto". O Horto é o bairro no qual está encravado o Independência. O diretor de futebol Carlos Pellegrini comentou sobre como será a acolhida.

- O público estará todo em cima. Provavelmente, dará um eco violento, é todo fechado. Mas gostei do lugar. É mais um desafio. O estádio é muito belo, confortável. Não será um grande público pelo tamanho, mas fará muito barulho. É perfeito para a Libertadores.

> As três quedas do Inter no Horto:


queda de doriva

lEm 2012, o Inter perdeu para o Galo por 3 a 1 


derrota em 2013
Em 2013, o Colorado tomou 2 a 1 do Atlético-MG


novo revés em 2014
Ano passado, a história se manteve e o Inter perdeu por 1 a 0

Com o apoio das arquibancadas, o Inter acredita que o Galo se atire ao ataque nos primeiros momentos. O que pode virar trunfo gaúcho, em função da velocidade de nomes como Valdívia e Eduardo Sasha, como vislumbra o presidente Vitorio Piffero:

- Eles atacam bastante. E tomara que façam isso contra nós. Temos jogadores de velocidade. Se fizerem isso, sofrerão com nossa principal arma, o contra-ataque. O Inter sairá vivo. Estamos preparados. O empate fora sempre é bom. Com gols, melhor ainda.

Na noite da última terça-feira, o Inter realizou o reconhecimento do estádio. Diego Aguirre tinha programado um trabalho com os portões fechados, mas foi demovido da ideia pela cúpula. A razão? Apenas a imprensa ficaria sem os segredos do time, já que o Atlético-MG é o mandante. Piffero chegou a brincar que esperava no mínimo 12 espiões no local.

inter internacional independência horto libertadores (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)
Banco de reservas fica muito perto das cadeiras; 
arquitetura é vertical (Foto: Tomás 
Hammes/GloboEsporte.com)


O jeito foi despistar. Nada de esboçar a equipe. Porém, comissão técnica, grupo de jogadores e direção tiraram suas impressões. A altura e a forma chamava a atenção dos presentes. O fisiologista Luiz Crescente por alguns segundos, mirava para cima, em misto de contemplação com estudo. O gramado não está nas suas melhores condições em razão do show ocorrido no Dia do Trabalho, mas nada que prejudique a partida. Aguirre, que "deu de ombros" para a mística do Galo, mantém o estilo tranquilo e confiança em seus pupilos.

- Sou estrangeiro. Não sei nada disso. Será complicado, como todo jogo da Libertadores quando se é visitante. Vamos enfrentar um time difícil. Os respeitamos. Temos que fazer um bom jogo. Teremos dificuldades, mas vamos atuar como temos feito - pondera o treinador.
O estilo sereno de Aguirre contrasta com o histórico Colorado com o Galo no Horto. São três derrotas em três partidas. Apenas dois gols anotados e seis sofridos. A primeira dessa incômoda sequência ocorreu em 2012.  Na ocasião, os gaúchos tomaram 3 a 1. Durante a partida, D’Alessandro foi expulso. Não bastasse isso, o placar custou o emprego de Dorival Júnior.
Para o confronto desta quarta, o Inter é todo mistério. Aguirre evitou confirmar a formação. O uruguaio perdeu Geferson, que passou por uma artroscopia no joelho direito, e Nilmar, com uma lesão muscular na coxa direita. A tendência é que sejam utilizados Alan Ruschel e Lisandro López, respectivamente. A provável formação colorada tem Alisson; William, Ernando, Juan e Alan Ruschel; Rodrigo Dourado, Aránguiz, Valdívia, D'Alessandro e Eduardo Sasha.


Confira as notícias do esporte gaúcho em www.globoesporte.com/rs


FONTE:
http://glo.bo/1H0wcuE?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Pioneiras do surfe no Irã lutam contra o preconceito e a desigualdade social

Surfista Easkey Britton e a cineasta Marion Poizeau, idealizadoras do filme "Into the sea", planejam transformar sociedade ao levar esporte para culturas e áreas de risco


Por
Rio de Janeiro

 

Engana-se quem pensa que o Irã é uma república islâmica marcada pela opressão e violência às mulheres. Quando a surfista irlandesa Easkey Britton e a cineasta francesa Marion Poizeau  chegaram ao país, em 2010, elas não sabiam o que encontrariam e nem como seriam recebidas. Primeira mulher a surfar no Irã, feito que inspirou um documentário, Easkey driblou o preconceito e hoje vê o surfe como um meio de diminuir as diferenças sociais e transformar o mundo. Foi ela que incentivou as iranianas Mona Seraji e Shalla Yasini a iniciarem no esporte e conquistarem um espaço para as mulheres no país. As três tornaram-se pioneiras do esporte no Irã, que já tem a sua primeira escolinha de surfe. 

- Usando o surfe para criar ondas globais de mudanças sociais - disse nas redes sociais a irlandesa, que pretende levar o surfe para outras culturas e áreas de risco, como a Faixa de Gaza e outros localidades como na Índia e em Bangladesh.

Surfe no Irã (Foto: Divulgação)
Surfista Easkey Britton e as iranianas Mona 
Seraji e Shalla Yasini são pioneiras no surfe 
iraniano (Foto: Divulgação)


Easkey foi batizada com o nome de uma região na costa da Irlanda que é um tradicional destino de surfistas da ilha. E sempre fez da água o seu habitat natural. Aprendeu a surfar nas águas geladas de Rossnowlagh e, aos 16, tornou-se a primeira irlandesa a se arriscar em Teahupoo, no Taiti, também conhecida como a praia dos crânios quebrados. Quando a irlandesa surfou pela primeira vez no Irã, todo o vilarejo parou para ver a cena incomum.

Poucos meses depois, em uma praia próxima a Chabahar, no sul do país, perto da fronteira com o Paquistão, Easkey e Marion foram surpreendias por um carro de polícia. Passado o susto, elas perceberam que as autoridades queriam apenas alertar sobre o perigo de pedras no local e saber se a irlandesa e a francesa estavam seguras.

Surfe no Irã (Foto: Arquivo Pessoal)Após o surfe chegar ao Irã, foi criada a primeira escolinha da modalidade Foto: Arquivo Pessoal)


Como as mulheres não são obrigadas a usar burcas no país, apenas lenços para cobrir a cabeça, ela comprou um hijab de lycra feito especialmente para praticar o esporte para não ferir os costumes locais. Shalla conta que espera que as mulheres iranianas possam tem a oportunidade de disputar campeonatos de surfe no futuro.

- Desde que você use roupas apropriadas para mulheres islâmicas, você pode surfar. Pode ser um pouco difícil de surfar, mas assim você pode praticar o esporte sem qualquer limitação, assim como fizemos no sul do Irã. Espero fazer parte de um campeonato internacional de surfe, como mulheres de outros países. Espero que todas as iranianas tenham essa oportunidade - contou a iraniana, que tem a cineasta como um espelho.

Baluchistan teoricamente seria uma das regiões mais perigosas do mundo, mas os iranianos foram muito receptivos. A primeira viagem foi uma surpresa. Resolvemos voltar em 2013 e eu entrei em contato com duas atletas iranianas, a Mona e a Shalla, para saber se elas tinham o interesse de aprender a surfar. As duas ficaram empolgadas e foi assim que plantamos a semente. Éramos quatro mulheres querendo dividir a nossa paixão pelo esporte em um lugar inesperado" 
Marion Poizeau

O documentário "Into the sea", idealizado por Marion, conta a história das pioneiras no surfe iraniano: a surfista Easkey, a snowboarder Mona e a mergulhadora Shalla. O filme revela a jornada das mulheres em praias inóspitas de uma região rural no sudeste do país, na remota Baluchistan, até a capital Teerã, onde o esporte já vem colhendo frutos. 

- Fomos a primeira vez em 2010. Queríamos explorar a costa persa e ver como era o surfe por lá. Baluchistan teoricamente seria uma das regiões mais perigosas do mundo, mas os iranianos foram muito receptivos. O surfe ainda não era praticado no Irã e os locais ficaram entusiasmados de ver o esporte pela primeira vez. A primeira viagem foi uma grande surpresa. 
Fiz um filminho com a Easkey, coloquei na internet e tivemos um retorno muito positivo no Irã e em todo o mundo. Resolvemos voltar em 2013 e eu entrei em contato com duas atletas iranianas, a Mona e a Shalla, para saber se elas tinham o interesse de aprender a surfar. As duas ficaram empolgadas e foi assim que plantamos a semente do surfe no Irã. Éramos quatro mulheres querendo dividir a nossa paixão pelo esporte em um lugar inesperado - revelou Marion.

Surfe no Irã (Foto: Arquivo Pessoal)
Após o pioneirismo de Easkey Britton e Marion 
Poizeau, surge ganha novos adeptos no Irã 
(Foto: Arquivo Pessoal)


Para a cineasta, ainda é pretensioso comentar sobre as transformações no país. O que mudou, segunda ela, foi a sua percepção do Irã depois de dividir a experiência com homens, mulheres e crianças. Todos ficaram felizes apenas pelo fato de tentar praticar o esporte. Marion contou com o apoio de um líder religioso no loca, que viu no surfe a possibilidade de aumentar o turismo em uma região que não é frequentada nem mesmo por iranianos.

- Nós não tínhamos a expectativa de levar as mulheres de Baluchistan para o mar, mas algumas delas tentaram depois de terem sido encorajadas pelos maridos e pelos pais. Até agora, nós não tivemos nenhum problema ao surfar e a aventura continua. Fiz muitos amigos no Irã e agora divido o meu tempo entre o Irã e a França. Com os meus amigos iranianos e a Easkey, nós temos planos de desenvolver escolas de surfe no país e até fabricar pranchas lá - finalizou.


FONTE:

Na volta de Jefferson e de olho na Série B, Bota recebe o Capivariano

Com equipe reserva, Alvinegro terá reforço do goleiro, que retorna após mais de um mês afastado por lesão. Time pode até perder por 1 a 0 que ainda assim avança


Por
Rio de Janeiro

 
saiba mais

Três dias após a derrota para o Vasco, o Botafogo tenta deixar para trás o Campeonato Carioca e entra em campo pela Copa do Brasil, contra o Capivariano, nesta quarta-feira, às 22h, no Estádio Nilton Santos. Com boa vantagem adquirida na semana passada, com a vitória por 2 a 1 fora de casa, o Alvinegro pode até perder por 1 a 0 que ainda assim avançará à terceira fase da competição. Caso o placar da semana passada se repita, a classificação será definida nos pênaltis.

A prioridade na temporada, no entanto, é a Série B. Até por isso, o técnico René Simões manda a campo nesta quarta a equipe reserva, com três mudanças em relação ao time que venceu o Capivariano no jogo de ida. Recuperado de uma lesão no joelho e convocado para a Copa América, Jefferson volta no lugar de Renan, após mais de um mês afastado. No meio, Fernandes joga no lugar de Andreazzi. E na lateral-esquerda, Pedro Rosa fará sua estreia.   


Ao Capivariano, a partida desta quarta será definitiva para o restante da temporada. O clube não tem participação assegurada na Copa Paulista e corre risco de encerrar atividades em 2015 se for eliminado. O investimento para que isso não aconteça foi grande, em especial nos bastidores: quatro jogadores acertados com o Bragantino toparam continuar por mais um jogo. Amaral, que falhou no segundo gol botafoguense em Capivari, segue na equipe.

O árbitro Rodolpho Toski Marques (PR) apita o jogo, auxiliado por Moisés Aparecido de Souza (PR) e Luciano Roggenbaum (PR). A TV Globo transmite a partida para o RJ, com comentários de Junior e Renato Marsiglia, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos. 


HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)

Botafogo: temendo desgaste para a estreia na Série B, sábado, em Belém, contra o Paysandu, René Simões manda a campo o time reserva, assim como fez na primeira partida. A principal novidade será o retorno de Jefferson, recuperado de cirurgia no joelho direito. A equipe vai a campo com: Jefferson, Diego, Emerson, Alisson Brand, Pedro Rosa; Airton, Fernandes, Diego Jardel, Gegê; Sassá e Henrique. Daniel Carvalho, mais uma vez, será opção no banco.

Capivariano: o interino Evandro de Souza terá todas as peças para a segunda partida contra o Botafogo. A diretoria conseguiu adiar a saída de três titulares (Douglas, Wigor e Rodolfo, além do reserva Samuel), acertados com o Bragantino para jogar a Série B. Assim, o Leão vai com a mesma base que atuou em Capivari. O time tem: Douglas; Oliveira, Marllon, Fernando Lombardi e Pedro Henrique; Amaral, Wigor, Everton Dias e Kleiton Domingues; Rodolfo e Romão.

HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)


Botafogo: Elvis e Roger Carvalho estão em fase final de recuperação, mas ainda não estão à disposição de René. Com uma fratura no ilíaco, Willian Arão deve ficar fora dos dois próximos jogos. Suspenso pela Fifa, Jobson também não joga. 
Capivariano: não há desfalques, além dos jogadores que deixaram a equipe antes da primeira partida.

header pendurados 690 (Foto: arte esporte)

Botafogo: Diego Giaretta
Capivariano: Oliveira.


FONTE:
http://glo.bo/1H0qmJW?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Fã de CR7, Luciano vira "Caça-Rato" e ganha fama de deslumbrado no Timão

Atacante recebe apelido irônico dos companheiros após comportamento marrento nos últimos meses. Ele está escalado contra o Guaraní e tenta ganhar espaço com Tite


Por
São Paulo

 
Luciano Corinthians (Foto: Reprodução / Instagram)Luciano faz pose com camisa de patrocinador antes do jogo contra Palmeiras (Foto: Instagram)


Luciano tem nesta quarta-feira a chance que tanto esperou em 2015. Reserva pouco utilizado por Tite, o jogador será titular contra o Guaraní, a partir das 19h45 (de Brasília), no Paraguai, pelas oitavas de final da Taça Libertadores. Se dentro de campo o jogador não possui muito prestígio com o treinador, fora dele também está em baixa por algumas atitudes.
 
Jogadores e integrantes da comissão técnica acreditam que o bom rendimento no passado subiu à cabeça. Com apenas 21 anos e pouco tempo depois de ter sido contratado do Avaí, Luciano foi vice-artilheiro do Corinthians em 2014, com 15 gols, apenas um abaixo de Paolo Guerrero. Na análise do clube, teria se deslumbrado com o sucesso repentino vestindo uma das camisas mais importantes do futebol brasileiro.

O jeito marrento rendeu brincadeiras e, claro, apelidos na convivência com o elenco nesta temporada. Luciano tentava imitar o estilo de sua grande inspiração, Cristiano Ronaldo, o CR7 do Real Madrid. No entanto, virou outro “CR”, o Caça-Rato, em alusão a Flávio Caça-Rato, atacante que fez sucesso no Santa Cruz e hoje defende o Remo.

O relacionamento com o restante do elenco é apenas razoável. Não há isolamento, mas também não existe grande aproximação. O atacante participa das brincadeiras e em muitas vezes é vítimas delas, sempre que comete algum deslize por “se achar demais”.  Alguns companheiros chegaram a aconselhá-lo a mudar de postura.

No ano passado, o nome de Luciano surgiu em uma polêmica com Cássio. Após a derrota por 4 a 1 para o Atlético-MG, no Mineirão, pela Copa do Brasil, o goleiro teria tentando agredir o atacante nos vestiários. Segundo relatos, o camisa 1 se revoltou com a postura do companheiro no gramado, pouco se empenhando para ajudar a equipe, que acabou eliminada. Ninguém no clube, porém, confirma o entrevero. 

Dirigentes também não gostaram do comportamento de Luciano no início deste ano, após Tite montar a equipe e deixá-lo na reserva. Irritado, o jogador disse nos vestiários que, se não fosse aproveitado, iria para o Flamengo. Os empresários dele também reclamaram pelo jogador estar no banco, mas tanto Timão quanto o clube do Rio de Janeiro descartaram qualquer oferta.

Luciano Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
Luciano dá voleio durante treino do Timão no 
CT Joaquim Grava (Foto: Daniel 
Augusto Jr / Agência Corinthians)


Reclamar não adiantou muito. Das 25 partidas oficiais do Corinthians em 2015, Luciano atuou em apenas dez e fez apenas um gol. Pior que isso: hoje, está abaixo do colombiano Mendoza, contratado no início do ano, e trava uma disputa interna por espaço no grupo com o garoto Malcom. O paraguaio Romero é o último na lista de opções de Tite para o ataque.

Luciano tem 90 minutos nesta quarta-feira para convencer o treinador de que pode jogar mais e, quem sabe, recuperar o prestígio que teve com Mano Menezes no ano passado. Precisa de uma noite de Cristiano Ronaldo para não continuar como Caça-Rato.


FONTE:
http://glo.bo/1Jqn93V?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Ceni reencontra Fábio e pode igualar Raí na lista dos maiores artilheiros


Goleiro do Cruzeiro é a principal vítima do são-paulino, que está a um gol de entrar na lista dos dez principais goleadores da história do clube


Por
São Paulo

 

Quando São Paulo e Cruzeiro se enfrentam, imediatamente o torcedor são-paulino lembra do ótimo retrospecto que o goleiro Rogério Ceni tem sobre Fábio, camisa 1 da Raposa. Dos 127 gols que o são-paulino fez na carreira, sete foram em cima do arqueiro do time mineiro. Na noite desta quarta-feira, um novo tento do capitão tricolor em cima de sua principal vítima irá assegurar uma marca histórica: Ceni está a um gol de alcançar Raí, que é décimo maior artilheiro da história do time do Morumbi, com 128 gols.

Dos sete gols marcados, seis foram em confrontos diante do Cruzeiro e um quando Fábio ainda estava no Vasco. Foram quatro de pênalti, dois de falta e um em bola rolando (rebote de uma falta). O desempenho de Ceni contra Fábio é o seguinte: 13 vitórias, 6 empates, só duas derrotas. Na última vez em que se enfrentaram, pelo Brasileiro do ano passado, Ceni fez de pênalti um dos gols da vitória por 2 a 0 (veja acima).

Após a partida, quando questionado sobre o assunto, o goleiro do Cruzeiro mostrou irritação.
– Toda vez que vou jogar contra o São Paulo vem essa historinha. Não tenho essa vaidade, não. Se eu tivesse tomado oito, dez gols do Rogério e o Cruzeiro vencido, isso que é o importante. Quem faz o gol, quem não faz, não importa. Eu continuo sempre trabalhando para evitar os gols – disse.

Procurado pela reportagem do GloboEsporte.com, o goleiro não quis falar sobre o assunto antes da partida desta quarta-feira. Já Ceni chega ao jogo contra o Cruzeiro tendo marcado seu último gol no dia 11 de abril, contra o RB Brasil, pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

Tabela Ceni x Fábio (Foto: Reprodução)

Bayern passeia no parque na manhã do confronto com o Barcelona

Guardiola leva time para caminhar no Tibidabo horas antes de confronto pela semifinal da Champions. TV Globo e GloboEsporte.com transmitem ao vivo


Por

Barcelona, Espanha

Dante Bayern caminhada manhã Barcelona (Foto: Reprodução de Twitter @bachillerdani)Dante e Pizarro caminham no Parque de Tibidabo (Foto: Reprodução de Twitter @bachillerdani)


Os jogadores do Bayern de Munique aproveitaram o sol primaveril de Barcelona na manhã desta quarta-feira e foram dar uma caminhada no Parque de Tibidabo, horas antes do duelo pela semifinal da Liga dos Campeões, no Camp Nou. O confronto com o time catalão pelas semifinais da Liga dos Campeões começa às 15h45 (de Brasília). A TV Globo e o GloboEsporte.com transmitem ao vivo, com o início da cobertura no site às 15h.

O Bayern está concentrado no Hotel La Florida, próximo ao parque. O lugar é isolado e serve como bom refúgio do assédio da torcida na terra do treinador catalão Guardiola, ex-Barcelona.
Enquanto isso, os alemães que foram até a Espanha para assistir ao jogo se concentram na Praça Catalunha e na zona das Ramblas.


FONTE:
http://glo.bo/1H0Clak?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Barça x Bayern: 10 razões que fazem da semi a maior celebração do futebol

Volta de Guardiola, Besta Negra, reencontro em família e de amigos: na definição dos artistas do espetáculo, encontro é o jogo mais atrativo do momento na Europa


Por
Barcelona, Espanha
 

A definição vem dos próprios artistas, que deixaram o discurso humilde de lado para falar do confronto entre Barcelona e Bayern de Munique: o duelo, que decide um finalista da Liga dos Campeões da Europa, é uma verdadeira celebração do futebol, e talvez a maior desta temporada - a TV Globo e o GloboEsporte.com transmitem a semifinal no Camp Nou ao vivo, com pré-jogo do site a partir das 15h. 

Luis Enrique, técnico do Barça, considera o primeiro encontro, nesta quarta-feira, como "o  jogo mais atrativo da Europa no momento". Seu presidente, Josep Maria Bartomeu, já disse que é o clássico é uma "celebração do futebol", e na opinião de Xabi Alonso e Neuer, jogadores do Bayern, "os melhores do mundo no momento estarão em campo".

De onde vem tanta confiança e respeito mútuo entre os dois times? Uma série de fatores, que vão desde o histórico, ao momento vivido por alguns jogadores, e reencontros dignos de virarem tema de documentário depois de tudo isso passar.



01
a volta de guardiola

Será a primeira vez que o técnico pisará no Camp Nou como rival. Pep tem 35 títulos defendendo o Barcelona - 19 como jogador e 14 como técnico. Apesar de ser um dos maiores ídolos do clube, o presidente Josep Maria Bartomeu não possui homenagem preparada e quer que o carinho do torcedor seja demonstrado de forma espontânea. Guardiola declarou que não volta por homenagens, que ganhar, e comemorará se seu time marcar gols.

Pep Guardiola treino Bayern Camp Nou (Foto: Reuters)
Pep Guardiola volta a pisar no Camp Nou, 
agora como treinador do Bayern de 
Munique (Foto: Reuters)


02
besta negra contra sede de vingança

O retrospecto do Bayern de Munique no Camp Nou é de deixar os catalães com pesadelos - e não é a toa que os alemães ganharam o apelido de "Besta Negra". Já são três vitórias em quatro jogos. Isso tem motivado os jogadores do Barcelona, que querem devolver a última derrota humilhante, por 3 a 0, também nas semifinais, de dois anos atrás.



03
Tridente do Barça

Eles já passaram dos 100 gols juntos na temporada, e são responsáveis por 20 das 23 vezes que o times catalão balançou as redes nesta edição da Champions League. Messi (oito gols), Neymar (seis) e Suárez (seis) estão fazendo história juntos a cada jogo e foram elogiados por Guardiola na véspera do duelo:

- Não há sistema defensivo que consiga para talento como o destes jogadores.



04
Mosaico no Camp Nou 

Pra quem gosta de manifestações coletivas de torcidas de futebol, a dessa quarta promete encher os olhos. O Barcelona prepara um mosaico fazendo referência aos quatro títulos anteriores na Champions e mandando recado: "estamos prontos". Nesta temporada, os catalães fizeram festa parecida no jogo contra o Real Madrid pelo Espanhol e deram show. É costume do clube diminuir o volume dos alto falantes na hora do hino para que todos cantem a plenos pulmões e criem atmosfera ainda mais favorável ao time da casa.

Mosaico Barcelona Camp Nou Bayern de Munique (Foto: Reprodução de vídeo)
O mosaico preparado pela torcida do Barcelona 
para duelo contra o Bayern no Camp Nou 
(Foto: Reprodução de vídeo)


05
A briga pela posse de bola

 Guardiola foi o responsável por fazer o tiki-taka se tornar sucesso no Barcelona, e depois o levou para o Bayern de Munique. O estilo de jogo segue incorporado nas duas equipes e a dúvida é: quem vai ficar mais com a bola neste confronto? Por enquanto os dois times estão tecnicamente empatados na Champions. A média de cada um é de 62% da posse por partida nesta temporada - o Barça com 40 minutos por e o Bayern 39. Ambos os treinadores declararam que não abrirão mão do estilo de jogo. Será que esta briga determina o vencedor?


06
Duelo em família

Um antecipado encontro entre dois irmãos brasileiros pode colocar mais fogo no jogo. Thiago, do Bayern, e Rafinha, do Barcelona, são filhos de Mazinho, e vem se provocando publicamente em redes sociais desde o sorteio das semifinais. Daquele jeitinho de irmão: bate, mas ama. O pai diz que não tem jeito, os dois são competitivos mesmo, e aprenderam isso em casa. Rafinha tem cinco jogos na Champions e duas assistências. Thiago acaba de voltar de lesão, mas já marcou dois gols, um em cada duelo das quartas de final contra o Porto.

Mazinho com imagem dos filhos (Foto: Cassio Barco)
Mazinho com imagem dos filhos, rivais 
nesta quarta-feira (Foto: Cassio Barco)


07
Duelo "em família" 2 

Há quem diga que amigos são a família que a gente escolhe. O duelo entre Luis Enrique e Guardiola, então, tem até certa relação com o dos irmãos Alcântara. Os técnicos dos dois times têm história para contar: ganharam juntos desde a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona, até campeonatos espanhóis. Por dois anos eles também coincidiram trocando conselhos e informações quando Pep treinava a equipe principal e Lucho o Barça B. Depois dos elogios das duas partes durante a semana, chegou a hora de causar dano ao amigo. Vai doer nos corações, mas vai ser bonito de ver.

Guardiola e Luis Enrique, Barcelona (Foto: Reprodução / Instagram)
Guardiola e Luis Enrique jogaram lado a lado 
no Barcelona (Foto: Reprodução / Instagram)


08
Briga pela artilharia 


O duelo de goleadores  vai esquentar o clima no Camp Nou. Messi entra em campo um gol atrás dos artilheiros Luiz Adriano e Cristiano Ronaldo, ambos com nove. Estão nesta disputa também seus companheiros Neymar e Suárez, com seis cada. Do lado do Bayern, os homens a se temer diante do gol são Muller (seis) e Lewandowisk (cinco). No confronto de dois anos atrás com o Barcelona, Müller marcou nos dois jogos semifinais.

Messi Neymar Suárez Barcelona (Foto: Getty Images)
Mais perto da artilharia, Messi lidera ataque que 
tem ainda Neymar e Suárez (Foto: Getty Images)


09
Alemães da superação 

Este Bayern de Munique está longe de ser aquele que venceu o Barcelona no Camp Nou em 2013, principalmente pelos desfalques que terá nesta partida, mas a base é a mesma. Até o pai de Guardiola acredite que o Barça é favorito, e o time de seu filho precisará ultrapassar seu limite para seguir na competição. A boa notícia é que Lewandowski treinou na véspera, mesmo com máscara, e deverá ser titular. Ajuda e muito.

Lewandowski máscara treino Bayern (Foto: Reuters)
Lewandowski treina com máscara e deve ser 
titular no Bayern (Foto: Reuters)


10
O melhor futebol do mundo

O Barcelona é o líder das grandes ligas europeias com mais pontos (87), e chega neste confronto com time completo. Embora esteja desfalcado de craques como Robben e Ribery, o Bayern já assegurou o título do Campeonato Alemão desta temporada. Dá uma olhada nas prováveis escalações das equipes:

Escalações Barcelona x Bayern de Munique semifinal Liga dos Campeões (Foto: GloboEsporte.com)