quarta-feira, 15 de abril de 2015

Com taças de R. Garros à mostra, CBT e federação francesa firmam acordo

Meta é evoluir técnica e estrutura do tênis brasileiro a médio e longo prazos. Torneio juvenil nesta semana e eventos durante Grand Slam francês fazem parte da parceria


Por
Rio de Janeiro
 

Com a presença dos troféus dos campeões de simples de Roland Garros (Copa dos Mosqueteiros no masculino e Copa Suzanne Lenglen no feminino), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e a Federação Francesa de Tênis (FFT) assinaram, nesta quarta-feira, um acordo de cooperação, em São Paulo. O objetivo da parceria é visar a evolução da parte técnica e estrutural do tênis brasileiro a médio e longo prazos.

- Queremos não apenas melhorar os jogadores, mas também os técnicos, os árbitros, os boleiros - afirmou o diretor executivo da FFT, Jeremy Botton.


tênis; acordo CBT e Federação Francesa de Tênis; Roland Garros (Foto: Cristiano Andujar/Divulgação)
Jorge Lacerda e Jeremy Botton apresentam os 
troféus de Roland Garros (Foto: Cristiano 
Andujar/Divulgação)


O presidente da CBT, Jorge Lacerda, admitiu que a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro foi um fator determinante para a parceria se tornar realidade.
- O modelo estrutural da Federação (Francesa), que tem sua sede dentro do estádio de Roland Garros, é o que imaginamos para o Centro Olimpico do Rio que o tênis irá explorar a partir das Olimpíadas - contou.

O acordo de cooperação é apenas uma das medidas tomadas em conjunto entre Brasil e França. Entre esta quinta-feira e domingo, será disputado o "Rendez-Vous à Roland-Garros", no Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo, com tenistas juvenis de até 18 anos com ranking internacional. O evento é um caminho para chegar à chave principal do Grand Slam francês juvenil. Os vencedores de cada sexo irão a Paris com todas as despesas pagas para disputar um triangular com os campeões das seletivas já realizadas na China e na Índia.

A parceria entre as federações francesa e brasileira também prevê o “Roland Garros in the City”, ação no Rio de Janeiro que manterá quadra e eventos durante a disputa do torneio em Paris, entre os dias 26 de maio e 7 de junho.

Gustavo kuerten guga troféu roland garros (Foto: Agência AP)
Gustavo Kuerten e a Copa dos Mosqueteiros em 
Roland Garros (Foto: Agência AP)

  1. taças à mostra em são paulo e no ri
  1. i

Exibidas a convidados e à imprensa nesta quarta-feira, a Copa dos Mosqueteiros, erguida por Gustavo Kuerten três vezes, e a Copa Suzanne Lenglen vão percorrer pontos turísticos de São Paulo e do Rio de Janeiro na quinta e na sexta. No domingo, as taças serão expostas ao público no Clube Paineiras do Morumby durante as finais do "Rendez-vous à Roland Garros".


FONTE:

Vôlei do Cruzeiro é homenageado por conquistas nacionais na Superliga

Enquanto o time principal derrotou o Sesi-SP e conquistou o tricampeonato, a equipeB levantou o caneco no torneio correspondente a segunda divisão nacional


Por
Belo Horizonte


Jogadores do vôlei do Cruzeiro no Palácio da Liberdade (Foto: Reprodução/Instagram)Jogadores do vôlei do Cruzeiro no Palácio da Liberdade(Foto:Reprodução/Instagram)


O Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, recebeu os jogadores do time de vôlei do Cruzeiro, na manhã desta quarta-feira, no Palácio da Liberdade, para homenagear os campeões nacionais. Enquanto o time principal venceu a Superliga, o time B levantou o caneco na Superliga Masculina B, que corresponde a segunda divisão da competição.

Fernando Pimentel, que torce para o Cruzeiro, enalteceu os feitos do time celeste, que vem dominando o cenário do vôlei nacional. Como retribuição, ganhou uma camisa do time campeão da Superliga.

O time de vôlei principal do Cruzeiro conquistou o tricampeonato da Superliga após vencer o Sesi-SP, por 3 sets a 1, no último domingo, no Mineirinho, em Belo Horizonte. Já os meninos do time B celeste bateram o Bento Vôlei, no último dia 5, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e puderam comemorar o título inédito de campeões da Superliga B.


FONTE:

Com investimento pesado, Praia Clube sonha com Fabiana e Ana Tiemi

Frustrada pela queda nas quartas, diretoria da equipe se mexe e negocia com central e levantadora. Outras atletas devem chegar. Permanência de Tandara é difícil


Por
Rio de Janeiro
 
 Sesi-SP x Brasília Vôlei (Foto:  Lucas Dantas / Sesi-SP )Fabiana é o sonho de consumo do Praia Clube(Foto: Lucas Dantas / Sesi-SP )


A eliminação nas quartas de final da última edição da Superliga para o rival Minas frustrou a diretoria do Praia Clube, que sonhou estar, ao menos, entre as semifinalistas. Para que o sentimento ruim não se repita na próxima temporada, a busca por novas jogadoras está acelerada e mantida no mais absoluto silêncio.

Porém, a reportagem do GloboEsporte.com apurou que dois nomes são prioridades em Uberlândia: a central Fabiana (Sesi-SP) e a levantadora Ana Tiemi, que atua no voleibol turco. A volta da ponteira-passadora Michelle Pavão (Brasília), e as aquisições da ponteira Pri Daroit (Sesi-SP), que já foi treinada pelo técnico Ricardo Picinin, e de uma estrangeira também estão em pauta, assim como as renovações da cubana Daymi Ramirez e da líbero Tássia.

Caso o plano inicial não se concretize com a dupla, a diretoria tem um plano "B". Para vaga de central, Waleska, que jogou a Superliga atual pelo Minas, é o nome. Na posição de levantadora, Claudinha, reserva da equipe de Fabizona e Pri Daroit, é a preferida.

- Já temos patrocínio definido, no mesmo nível. Estamos vendo algumas situações de atletas que podem vir para o Praia. Ainda não temos nada certo para anunciar, mas é claro que grandes nomes como Fabiana, Jaqueline ou qualquer outro nos interessa - afirmou André Lelis, gerente de vôlei do clube.

Com o investimento do mesmo porte do ano passado, a diretoria busca um patrocinador extra para conseguir formar um elenco capaz de brigar pelo título. Para isso, será preciso adequar-se ao sistema de pontos da CBV. Grávida e com pontuação máxima, Tandara tem permanência vista como difícil, já que Praia Clube tem uma equipe no limite da pontuação

- Tandara é nossa até maio e também pode continuar no nosso time, só chegar num acordo. Precisamos ver se nosso ranking também comporta. Temos 42 pontos e só podemos ter 43. O ranking é um fator importante - explicou o dirigente.

negociação do Sesi-sp pode ajudar vinda de Fabizona

Um fator que pode jogar a favor do time de Uberlândia é como o Sesi-SP costuma conduzir suas renovações de contrato. Mesmo com bom poder de investimento, os paulistas arrastam suas negociações, fazendo com que outros elencos se formem e as jogadoras percam mercado, aceitando assim, renovar.

Ana Tiemi, jogadora de vôlei (Foto: Maurício Val/Vipcomm)
Com passagem pela seleção, Ana Tiemi, 
negocia com o Praia Clube (Foto: 
Maurício Val/Vipcomm)


FONTE:

Com negociações abertas, Tandara cuida da gravidez e elogia Gabi, do Rio

Grávida de cinco meses, jogadora do Praia treina e cuida da gestação em Uberlândia. Atleta perde posto de maior pontuadora da Superliga para ponteira do Rio de Janeiro


Por
Uberlândia, MG

 
Tandara, praia clube, atacante (Foto: Gullit Castro)Tandara não definiu futuro para próxima temporada(Foto: Gullit Castro)


Tandara não definiu no futuro para a temporada 2015/16. O contrato com o Praia Clube termina no fim do próximo mês e os representantes da atleta negociam com alguns clubes, entre eles o Praia. Grávida de cinco meses, a jogadora não repetiu na reta final da Superliga as boas atuações das temporadas anteriores, quando foi a maior pontuadora da competição, com a camisa de Sesi-SP e Campinas. Mesmo com todos os percalços, a atacante conseguiu ficar entre as principais jogadoras da Superliga e fez questão de parabenizar a ponteira Gabi, do Rio de Janeiro, finalista da Superliga, que herdará o posto de maior pontuadora.

- A Gabi merece. Ela é uma ótima profissional, que está na ascendente há três temporadas. Tem muita qualidade como jogadora, é extremamente habilidosa e está adquirindo experiência, jogando com atletas que têm mais bagagem. Mesmo muito jovem, já mostra que tem condições de ter bastante responsabilidade e que pode lidar muito bem com isso - elogiou Tandara.

Vestindo a camisa do Sesi-SP, Tandara foi a maior pontuadora da temporada 2012/13 com 417 pontos. No ano seguinte, a atleta evoluiu, e sob o comando de José Roberto Guimarães, no Campinas, fez 470 pontos. Com a camisa do Praia, depois de um início promissor, sendo destaque na maioria das partidas do time de Uberlândia, o rendimento da jogadora caiu, o tempo de quadra foi menor, e atacante terminou a Superliga sendo eliminada pelo Minas, nas quartas de final, com 363 pontos. Além de Gabi, ficaram à frente de Tandara, Thaisinha, do São Caetano, e Jaqueline, do Minas.

A jogadora está em Uberlândia, onde cuida da gravidez ao lado do marido Cléber, também jogador de vôlei, e familiares. Ela será mãe de uma menina. Nesse período, a jogadora tem se dedicado a atividades adequadas para uma atleta gestante.

Volei - Gabi, Rio de janeiro (Foto: Divulgação/CBV)
Gabi disputa final da Superliga contra o Osasco, 
no dia 26 de abril, na Arena da Barra, no Rio 
(Foto: Divulgação/CBV)



Tive que dar as canetas porque era único recurso que tinha", diz Suárez

Atacante pede para Barcelona não menosprezar o PSG após vitória na França


Por
Paris

 

Luis Suárez foi respeitoso ao Paris Saint-Germain em suas primeiras declarações após a vitória do Barcelona por 3 a 1, na França, nesta quarta-feira, pelo jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões (assista aos gols acima). Grande destaque da noite com dois golaços, o atacante uruguaio comentou as canetas sobre David Luiz, já marcadas na história do torneio.

- O atacante sempre tenta buscar o gol e me saíram boas jogadas. Tive que dar as canetas porque era o único recurso que eu tinha – disse.

Suárez manteve o tom de humildade ao evitar comemorar qualquer classificação antecipada. O Barcelona poderá perder por até 2 a 0 no Camp Nou que seguirá classificado, mas reconheceu os desfalques de peso do PSG, como Ibrahimovic, Verratti, Thiago Motta e, por último, Thiago Silva, lesionado aos 20 minutos de jogo.

- Não temos de menosprezar o trabalho deles. Nós corremos muito e eles tinham baixas importantes. No futebol nunca se sabe o que pode acontecer. Eles têm muita qualidade e temos de ter consciência de que não está definido. Será uma boa partida – encerrou.


David Luiz Luis Suárez PSG Barcelona (Foto: AFP)
David Luiz sofreu com a habilidade de Luis 
Suárez (Foto: AFP)


FONTE:

Trio volta a assombrar o PSG, e Barça encaminha classificação para as semis

Com um gol de Neymar, dois de Suárez e uma boa atuação de Messi, time catalão vence por 3 a 1 e pode até ser derrotado em casa, no jogo de volta, na próxima terça


Por
Paris



O Paris Saint-Germain já havia encontrado Messi, Neymar e Suárez em duas outras oportunidades na temporada e não guardava boas recordações, tendo levado cinco gols do trio. 
E o tridente sul-americano de ataque do Barcelona voltou a assombrar os franceses nesta quarta-feira, quando o time catalão venceu por 3 a 1 e encaminhou a classificação para as semifinais da Liga dos Campeões. Contando com boa ajuda de Messi, Neymar abriu o placar, e Luis Suárez marcou os outros dois do Barça, após canetas em David Luiz - que precisou entrar no sacrifício para substituir Thiago Silva, lesionado. Van der Wiel, com o auxílio de um desvio de Mathieu, diminuiu no fim e deu um fio de esperança ao time de Laurent Blanc, que precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença no duelo de volta, na próxima terça-feira, às 15h45 (de Brasília).

Suarez e Neymar - PSG x Barcelona (Foto: Reuters)
Suárez vibra com Neymar: dupla, ao lado de 
Messi, teve boa atuação (Foto: Reuters)


Desfalcado, o PSG não hesitou em começar recuado, com os 11 atletas marcando no campo defensivo. O Barcelona buscou seu velho antídoto contra a retranca: toque de bola intenso e paciência para achar um espaço. O primeiro a encontrá-lo foi Messi, que recebeu na entrada da área e chutou colocado, atingindo a trave, aos 13. Cinco minutos depois, o argentino voltou a desmantelar a zaga adversária, mas atuando como garçom: deu passe nas costas da defesa para Neymar tocar na saída de Sirigu, abrir o placar e comemorar fazendo alusão a uma gravidez.

O gol veio seguido de outra má notícia para os parisienses: Thiago Silva sentiu dores e pediu para deixar o campo, dando lugar a David Luiz - relacionado de última hora e ainda em recuperação de um lesão na coxa esquerda. O time de Laurent Blanc avançou depois de levar o gol e criou bem pelas laterais - mas não conseguiu boas finalizações, sentindo falta de Ibrahimovic, seu grande astro, suspenso. 


saiba mais

O PSG começou a etapa final com mais volume de jogo e marcação intensa na saída de bola do Barça, que perdeu Iniesta, lesionado, aos sete, dando lugar a Xavi. O brasileiro Lucas foi para o jogo aos 19 minutos para tentar dar mais criatividade ao time francês, mas logo em seguida Suárez triturou a esperança do empate anfitrião. Começou com uma caneta em David Luiz, deixou Maxwell e Marquinhos na saudade e terminou chutando para o fundo do gol: 2 a 0.

Ainda recuperando-se do desânimo após o segundo gol sofrido, o PSG diminuiu o ritmo e viu Suárez novamente assombrar sua zaga. Aos 33, passou por David novamente com uma caneta, invadiu a área e bateu colocado para aumentar a diferença. Quando o Parque dos Príncipes já lamentava o péssimo resultado em casa, o time anfitrião encontrou um fio de esperança. Van der Wiel aproveitou sobra de bola e chutou, contando com a ajuda de um desvio de Mathieu para diminuir.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2015/04/trio-volta-assombrar-o-psg-e-barca-encaminha-classificacao-para-semis.html

Nos embalos de Quaresma e Jackson, Porto abre vantagem contra o Bayern

Atacantes brilham em vitória surpreendente dos portugueses no Dragão, por 3 a 1. Danilo e Alex Sandro levam amarelo e ficam suspensos para decisão de terça-feira


Por
Porto, Portugal
 

O torcedor do Porto que ficou preso no trânsito ou se atrasou por qualquer motivo talvez não acreditasse quando olhasse para o placar eletrônico do Estádio do Dragão aos dez minutos de jogo. Será difícil esquecer-se de uma noite em que o clube se portou como um gigante europeu, mesmo diante de uma potência financeira como o Bayern de Munique, base da seleção alemã. Vencia por 2 a 0 nos primeiros instantes, acabou com um surpreendente e confortável 3 a 1 para a volta, na próxima terça, em Munique.

Não será nada fácil, é claro. Quais são as chances de o Porto repetir uma exibição quase perfeita? Como se virar sem Danilo e Alex Sandro, laterais titulares, suspensos? Quais dos seis desfalques de peso do Bayern reforçarão o time? As respostas poderão ser de Quaresma e Jackson Martínez, heróis em Portugal, ou de Lewandowski, Müller, Götze e companhia, diante de sua torcida. É esperar para ver.


Quaresma Porto Bayern de Munique (Foto: Reuters)
Ricardo Quaresma, aquele mesmo, fez os dois 
primeiros gols do Porto sobre o Bayern de 
Munique (Foto: Reuters)


Sem seis, Bayern é engolido no início

Novamente Guardiola teve problemas para escalar o Bayern. Não jogaram Benatia, Alaba, Schweinsteiger, Javi Martínez, Ribéry e Robben. Mais de uma mão de desfalques que obrigou o treinador a preencher o banco com nomes pouco experientes, como Weiser, Gaudino e Lucic, o terceiro goleiro. No time de Julen Lopetegui, ausências apenas de Tello e Adrián López.

As baixas do Bayern deveriam criar um equilíbrio maior num confronto claramente pendendo para os alemães. Pois aconteceu o oposto: os portugueses construíram vantagem numa noite mágica, turbinada pelo sonho de voltar à Alemanha numa final, como aconteceu no ano do título, em 2003/04, e não apenas parar em Munique. Nas arquibancadas, um mosaico com a mensagem “Road to Berlim” (Estrada para Berlim) criava um clima especial.


Neuer Martinez Porto Bayern (Foto: Miguel Vidal/Reuters)
Neuer comete pênalti em Jackson Martínez: 
goleiro poderia ter sido expulso, mas levou 
amarelo (Miguel Vidal/Reuters)


Não houve como não arregalar os olhos. Num início avassalador, o Porto chegou aos 2 a 0 em dez minutos, pressionando a saída de bola e forçando erros decisivos de Xabi Alonso e Dante. Jackson Martínez, dúvida até o vestiário, sofreu pênalti de Neuer, que poderia ter sido expulso. Quaresma fez e, em seguida, roubou do brasileiro na intermediária para avançar sozinho e marcar.

O Bayern reagiu como pôde e descontou numa subida improvável de Boateng pela direita - o cruzamento encontrou o pé de Thiago Alcântara. Era pouco demais para o time de Pep Guardiola, mais ameaçado nos contra-ataques do que dono do jogo. Neuer impediu o gol de Herrera numa defesa monumental, mas nada pôde fazer quando Jackson invadiu a área sozinho após lançamento de Alex Sandro: 3 a 1 e garantia de muita emoção na próxima terça-feira.


Mosaico Porto Bayern (Foto: Reprodução / Twitter)
Mosaico da torcida do Porto: "Estrada para 
Berlim" (Foto: Reprodução / Twitter)


FONTE;

Duelo de parças: jogão PSG x Barça tem reencontro entre Lucas e Neymar

Ex-são-paulino tem mais títulos e leva vantagem nos confrontos contra o amigo, mas números de Neymar na Europa são superiores e mostram melhor adaptação ao Barça


Por
Paris, França




Tudo começou com uma rivalidade estadual. Quando se encontraram pela primeira vez, em 2010, Neymar vestia a camisa do Santos e Lucas a do São Paulo. Logo virou parceria, na Seleção sub-20  e na principal. Hoje é amizade, mas que ficará do lado de fora do campo, quando os dois amigos têm um raro e glamouroso encontro: são o rosto do futuro de seus times, Paris Saint-Germain e Barcelona, que se enfrentam nesta quarta-feira, pelas quartas de final da Liga dos Campeões. O primeiro duelo é em Paris, no Parque dos Príncipes, está marcado para as 15h45 (de Brasília) e será transmitido ao vivo pela TV Globo e pelo GloboEsporte.com (o site começa a transmissão às 15h).

- Não temos muito contato de se encontrar, mas sempre estamos nos falando, ainda mais perto de uma data importante, em um jogo que vamos nos enfrentar. É uma amizade sadia - diz  Lucas.


Lucas e Neymar, PSG X Barcelona (Foto: Agência EFE)
Lucas e Neymar no confronto entre PSG e 
Barcelona no ano passado: novo encontro 
nesta quarta (Foto: Agência EFE)


Um presente deste porte é o que se esperava dos dois quando eram apenas jovens promissores em 2010, mas já apontados como os grandes craques brasileiros dos próximos anos. Mas, hoje, quem está melhor? Quem parece mais consolidado e tem maior importância para a equipe?

Apesar de Lucas ter se transferido para a Europa seis meses antes de Neymar, os números individuais estão a favor do craque do Barcelona. O meia do PSG teve mais problemas em sua adatapção - o primeiro gol demorou 21 partidas para sair, o da Champions ainda não aconteceu em 20 jogos disputados, e, quando estava em sua melhor fase no clube, se machucou, há dois meses. Mesmo sem ter jogado no final de semana, o jogador teve sua volta confirmada pelo técnico Laurent Blanc para esta quarta.


Neymar e Lucas  (Foto: Reprodução  / Instagram)
Parceria entre Lucas e Neymar é exibida pela 
dupla em fotos nas redes sociais 
 (Foto: Instagram)


Apesar da lesão, esta é a melhor temporada de Lucas na Europa: ele já tem 30 jogos, sete gols e quatro assistências, entre Campeonato Francês e Champions. Neymar chegou a 42 gols pelo Barcelona no último final de semana - só nesta temporada tem três na Liga dos Campeões e 18 no Campeonato Espanhol. No último final de semana foi polêmico ao reclamar de substituição de Luis Enrique, mas vive uma temporada mágica e está cheio de moral em Barcelona.

- Quando posso o assisto. Neymar é um grande destaque por onde joga, vive um bom momento, vem crescendo a cada dia. É importante para o futebol brasileiro ter jogadores em grandes clubes na Europa. Isso é bom para o nosso país. Será um grande jogo e acredito na minha equipe. Acredito que a gente possa sair com a vitória - analisa o meia do PSG

Nos dados coletivos, Neymar leva goleada de Lucas. O camisa 11 do Barça tem apenas um título pelo clube: a Supercopa da Espanha da temporada passada, disputada em dois jogos contra o Atlético. Lucas já seleciona seis taças: bi do Campeonato Francês, bi da Supercopa e da Copa da Liga Francesa.

E no cara a cara? Novamente, Lucas ganha no coletivo e Neymar no individual. Entre duelos de Santos e São paulo, e Barcelona e PSG, foram seis encontros. Três vitórias de Lucas, duas de Neymar e um empate. Só que nos gols marcados nestes confrontos, é chocolate do atacante do time catalão: 7 a 3 para Neymar.



Tabela: Neymar x Lucas (Foto: GloboEsporte.com)


Tridente completo; PSG sem Ibra

No duelo com o "parça" Lucas, Neymar terá o apoio não só de Messi e Suárez, mas de um Barça com força quase máxima, exceto pela ausência de Daniel Alves, suspenso. O Barça tenta tirar proveito disso, e da força de seu 'tridente' ofensivo, para 'espetar' um machucado PSG.

Messi e Piqué no treino do Barcelona (Foto: EFE)
Messi e Piqué no treino do Barcelona antes 
das quartas (Foto: EFE)


A primeira vez que os três atacantes marcaram no mesmo jogo foi contra o mesmo PSG, no segundo turno da primeira fase, quando o Barça venceu os franceses e garantiu a primeira posição do grupo. Até aqui, Messi (8), Suárez (4) e Neymar (3) são responsáveis por 15 dos 18 gols do time na Champions.

Embora tenha conquistado a classificação para as quartas de maneira heróica contra o Chelsea, na prorrogação, e levantado a taça da Copa da França no final de semana, o PSG terá o considerável desfalque de três titulares: Ibrahimovic e Verratti, suspensos, e Thiago Motta, lesionados. A surpresa do técnico Laurent Blanc na lista de convocados foi David Luiz, que fez tratamento na Rússia e acelerou a recuperação de sua lesão para chegar disponível nesta partida decisiva, em que o time precisará de sua liderança em campo.

Por isso, o retorno de Lucas ao time titular acontece no melhor momento possível não só para o atleta, mas para o equipe, que está sem o poder ofensivo de Ibrahimovic. Blanc não definiu se o meia começa jogando ou entra no decorrer da partida, mas irá para o sacrifício, para combater a habilidade de seu parceiro Neymar.



Cavani treino do Paris Saint-Germain (Foto: Reuters)
Sem Ibra (suspenso), Cavani é a esperança de 
gols do PSG contra o Barcelona em Paris 
(Foto: Reuters)


FONTE: