sábado, 28 de março de 2015

Na chuva, Vettel quase tira pole de Hamilton; Massa é 7º, Nasr cai no Q1

No treino classificatório do GP da Malásia, alemão da Ferrari brilha no molhado e fica a 0s074 do inglês da Mercedes. Nico é 3º. Brasileiro da Sauber tem problema no carro


Por
Sepang, Malásia



 




A tradicional chuva de fim de tarde em Sepang caiu com força bem no meio do treino classificatório deste sábado, que definiu o grid de largada para o GP da Malásia, válido pela 2ª etapa da temporada 2015 da Fórmula 1. E já que em condições climáticas normais as Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg são imbatíveis, era na pista molhada que os concorrentes alimentavam esperança de desbancar as Flechas de Prata. Mas o bicampeão Lewis Hamilton, atual líder do campeonato, fez sua parte e garantiu a pole position com o tempo de 1m49s834. Ele só não contava que não seria seu companheiro Nico Rosberg, mas sim o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, seu principal concorrente desta vez. E que concorrente. Nos instantes finais da sessão, o tetracampeão encaixou uma ótima volta e anotou 1m49s908, ficando a apenas 74 milésimos do britânico. Não fosse uma balançada na última curva do circuito, Vettel poderia ter superado o tempo de Lewis, que ainda teria mais uma chance de recuperar a primeira posição, caso tivesse sido superado, mas dificilmente conseguiria dar o troco, pois acabou perdendo um pouco de tempo para Nico, que estava lento. Assista aos melhores momentos no vídeo.

A TV Globo transmite o GP da Malásia a partir das 4h (horário de Brasília) deste domingo

Rosberg, Hamilton e Vettel, treino Malásia (Foto: Getty Images)
[Hamilton e Vettel se cumprimentam após 
treino da Malásia, enquanto Rosberg sai 
decepcionado (Foto: Getty Images)

VOANDO BAIXO: Ninguém é tetracampeão à toa
FÁBIO SEIXAS: Hamilton é o quarto da história a alcançar a marca de 40 poles
SAIBA MAIS: Veja todas as notícias da principal categoria do automobilismo mundial
TABELÃO: Confira calendário, classificação e resultados da Fórmula 1 2015
Grid de Largada para o GP da Malásia (Foto: GloboEsporte.com)
Massa à frente de Bottas; Nasr com problema

Relegado a coadjuvante, Rosberg marcou 1m50s299 e teve que se contentar com o terceiro lugar no grid. A equipe Williams, por sua vez, novamente se atrapalhou com a estratégia e ainda errou na calibragem dos pneus, fazendo Felipe Massa e Valtteri Bottas abortarem várias voltas durante o Q3. Ao fim, o brasileiro ficou com a sétima colocação, enquanto o finlandês foi o oitavo graças à punição a Romain Grosjean, que perdeu duas posições no grid de largada por ter furado fila na saída dos boxes no Q2. A RBR reagiu após o mau começo de temporada e emplacou seus dois pilotos no top 5: Daniel Ricciardo em 4º e Daniil Kvyat em 5º. Max Verstappen (STR) foi 6º. A surpresa ficou por conta do sueco Marcus Ericsson, que levou a Sauber ao Q3 e ficou com o nono lugar. Quem decepcionou foi Kimi Raikkonen. Após mostrar força nos treinos livres, o finlandês pegou tráfego no Q2, não conseguiu melhorar o tempo por causa do começo da chuva e acabou eliminado precocemente, ficando em 11º. 

Hamilton, treino GP da Malásia (Foto: Getty Images)
Lewis se impôs na pista molhada. Parte do 
treino foi disputado sob forte chuva em 
Sepang (Foto: Getty Images


Quem também não se deu bem foi Felipe Nasr. Após a histórica estreia na Austrália, o jovem brasiliense de 22 anos tem amargado um fim de semana difícil. Com um problema no diferencial do carro (sistema que faz as rodas girarem em rotações diferentes nas curvas), Nasr acabou precocemente eliminado no Q1, junto com as McLaren de Fernando Alonso e Jenson Button e as Manor de Roberto Merhi e Will Stevens. Com isso, o piloto da Sauber largará na 16ª colocação.

Felipe Massa e Felipe Nasr deixando os boxes durante treino classificatório do GP da Malásia (Foto: AFP)
Felipe Massa e Felipe Nasr deixando os boxes 
durante treino classificatório do GP da Malásia.
 Brasileiro da Williams ficou com o sétimo 
lugar no grid, enquanto compatriota da 
Sauber foi eliminado logo no Q1 (Foto: AFP)


q1 - com problemas, nasr é eliminado

Como já era de se esperar, com a McLaren ainda sofrendo neste início de parceria com a Honda, e a Manor/Marussia se arrastando com um carro de 2014 adaptado, Alonso, Button, Merhi e Stevens foram eliminados no Q1. Assim, restava apenas um para também sair mais cedo da sessão. Quem ocupava a ingrata posição nos instantes finais era Grosjean. Mas no zerar do cronômetro, o francês da Lotus pulou para sexto e empurrou para a zona de corte justamente Nasr, que ficou com a 16ª colocação.

- É uma coisa que venho lutando o fim de semana inteiro, uma sensação estranha no carro. Descobrimos no último treino que tinha um problema diferencial, mas não sei o conseguimos consertar isso para a classificação - lamentou.


Eliminados no Q1: Felipe Nasr (Sauber), Button (McLaren), Alonso (McLaren), Merhi (Manor) e Stevens (Manor)

Classificados para o Q2: Hamilton (Mercedes), Rosberg (Mercedes), Vettel (Ferrari), Sainz (STR), Bottas (Williams), Grosjean (Lotus), Ericsson (Sauber), Maldonado (Lotus), Raikkonen (Ferrari), Ricciardo (RBR), Massa (Williams), Kvyat (RBR), Verstappen (STR), Hulkenberg (Force India) e Pérez (Force India)


q2 - chuva trai raikkonen

No começo do Q2, por causa da ameaça de chuva, todos foram para a pista assim que o sinal verde foi acionado. Rosberg, Vettel e Bottas conseguiram voltas limpas logo de cara e assumiram as primeiras posições, Massa fez um tempo intermediário, aparecendo em sexto, enquanto Hamilton e Raikkonen pegaram tráfego e ficaram em oitavo e 11º, respectivamente. E a temida chuva caiu logo em seguida, e forte, para desespero do finlandês. Sem a possibilidade dos pilotos melhorarem seus tempos por causa da pista molhada, os eliminados já eram conhecidos ainda a 7 minutos do fim. Quem surpreendeu foi o parceiro de Nasr, Marcus Ericcson, que levou a Sauber ao Q3 com o décimo tempo.


Eliminados no Q2: Raikkonen (Ferrari), Maldonado (Lotus),  Hulkenberg (Force India), Pérez (Force India) e Sainz (STR)

Classificados para o Q3: Rosberg (Mercedes), Vettel (Ferrari), Bottas (Williams), Ricciardo (RBR), Grosjean (Lotus), Massa (Williams), Verstappen (STR), Hamilton (Mercedes), Kvyat (RBR) e Ericsson (Sauber)  


q3 - vettel quase rouba pole de hamilton

Por causa da forte chuva, a direção de prova decidiu adiar o início do Q3 em mais de meia hora. Ainda com pista molhada, a maioria dos pilotos escolheu pneus intermediários, enquanto Bottas apostou nos compostos de chuva extrema e precisou voltar aos boxes para corrigir o erro.
Vettel  foi o primeiro a marcar tempo, 1m53s178, mas logo foi desbancado por Rosberg, que anotou 1m51s066. Na sequência, Hamilton se impôs com 1m49s834 e assumiu a ponta. Restando três minutos para o fim do treino, a dupla da Williams havia abortado todas as voltas e não tinha marcado tempo.


Nos instantes finais a surpresa: não fosse uma balançada na última curva, o tetracampeão Vettel tinha tudo para ter desbancado a marca de Hamilton. O alemão ficou a apenas 0s074 do inglês. Na sequência, Rosberg completou sua volta, mas anotou 1m50s299, suficiente apenas para lhe dar o terceiro lugar no grid. Caso tivesse sido superado por Vettel, Hamilton ainda teria mais uma chance para retomar a pole, mas teria dificuldades, já que perdeu um pouco de tempo com o próprio companheiro. Nos minutos finais, Massa e Bottas tiveram que voltar aos boxes para colocarem um novo jogo de pneus intermediários porque a Williams não acertou a calibragem dos compostos anteriores. Com isso, o brasileiro e o finlandês só conseguiram completar uma volta cronometrada e terminaram em sétimo e oitavo, respectivamente.


Circuito de Sepang - GP da Malásia - Fórmula 1 (Foto: Editoria de Arte)

Após dois gols, Vitinho diz que se sentiu confortável como centroavante

Atacante do Internacional se destaca na goleada por 4 a 1 sobre o Paraguai e, apesar de não se definir um camisa 9 típico, acredita que movimentação facilitou seu trabalho


Por
Cariacica, Espírito Santo

 

Em tempos de escassez no ataque brasileiro, Vitinho aproveitou a oportunidade como camisa 9 da seleção olímpica: fez dois gols e deu uma assistência na goleada por 4 a 1 sobre o Paraguai, sendo um dos destaques da partida. Apesar de reiterar que não é um centroavante fixo, o jogador do Internacional disse que o entendimento com os companheiros fez com que ele ficasse confortável na posição.

- Acho que o futebol moderno exige isso. A gente variava muito nas movimentações, trocava bastante, e isso foi ficando confortável. Fomos evoluindo durante a partida – disse o jogador.

Amistoso 2015: Brasil x Paraguai (Foto: Fernando Madeira/A Gazeta)
Vitinho em ação contra o Paraguai: atacante 
teve bom desempenho (Foto: Fernando 
Madeira/A Gazeta)


Vitinho não deve ser titular contra o México, no Maranhão, no domingo, já que o técnico Alexandre Gallo já adiantou que pretende mudar toda a equipe para observar os outros atletas. Entretanto, acredita que aproveitou a oportunidade.


saiba mais

- A gente quer deixar a melhor impressão possível. Não só com os gols, mas com a volta na marcação, a troca de passes... Isso é importante. Os gols são consequência da partida.
A seleção brasileira olímpica enfrenta o México sub-23 às 17h (de Brasília) no domingo, no estádio Castelão – o GloboEsporte.com acompanha o jogo em Tempo Real. A equipe chega a São Luís, no Maranhão, na manhã deste sábado. 


FONTE:

Música e poesia: receitas de D. Alves contra incertezas no Barça e Seleção

Lateral explica filosofia de vida, fala sobre situação no clube catalão, diz que não tem nenhum pré-contrato com outro time e ataca CBF por processo de "revolução"


Por
Barcelona, Espanha

 

Daniel Alves vive um momento de incertezas, como nunca teve desde que chegou no Barcelona, em 2008. A três meses do final de seu contrato com o clube, e sem receber proposta de renovação, o lateral não sabe se seu futuro será na Espanha ou em qualquer outro lugar. Fora da última convocação de Dunga, ele também não tem noção se sua trajetória na Seleção já chegou ao fim, aos 31 anos de idade. Motivos de sobra para abater um atleta com um currículo vitorioso como tem o baiano - campeão de todos os torneios possíveis na Europa. 

Não acontece. Todo dia de manhã a música "Happy", de Pharrel Willians, toca no celular de Daniel Alves para acordá-lo.


- Eu escolhi esse despertador porque eu sou assim, eu sou feliz, eu vou trabalhar feliz - conta.
Uma rápida passada pelas redes sociais do brasileiro sustenta tudo isso. Alves é um "vividor", como se diz na Espanha. Ele sabe tirar o máximo de cada momento.

Daniel Alves, Barcelona, entrevista (Foto: Divulgação)Daniel Alves diz que tenta viver de forma leve (Foto: Divulgação)


- Acho importante dar um 'stop', praticar hobbies, ler...

As 'multifacetas' no Instagram, do poeta ao músico, fazem parte da filosofia de Daniel Alves: refrescar a mente para, quando trabalhar, fazer mais e melhor. Recentemente elogiado por Luis Enrique como "um dos melhores profissionais" que o técnico já dividiu vestiário, ele usa uma referência da biografia de Michael Jordan para explicar suas ideias: "Quanto mais trabalho, mais tenho sorte".

Dani, inclusive, é um dos responsáveis pela harmonia nos bastidores do time do Barcelona, fazendo a ponte entre mais jovens e experientes, e até técnico e jogadores. Na visão dele, os problemas entre Messi e Luis Enrique no meio da temporada fazem parte de um processo de evolução.


- O Barcelona não é um Picasso não, que você só vai chegar, apreciar e falar 'que p... quadro'. Teve de pintar, dificuldade, escolher tinta, ter a grande inspiração.. Enquanto for conflito para ganhar, é válido. Se não tiver está errado também - diz utilizando mais uma referência artística.

O único assunto que mexe com Daniel Alves é seleção brasileira. Ele mesmo admite e diz não recomendar a sensação para "nenhum ser humano". Só que não demora muito a se recompor também e afirmar que irá voltar a ser chamado e brilhar com a amarelinha. Hoje o lateral enxerga problemas na organização da CBF, acredita que a Alemanha deveria ser utilizada como inspiração e é contra a "revolução" promovida por Dunga.

- Eu vou no slogan da nossa bandeira, é 'Ordem e Progresso'. Revolução não dá estabilidade. A CBF está em desordem e caos - ataca.

Desse mesmo jeitão autêntico, ele explica também o seu momento no Barcelona. O brasileiro tem sido capa dos jornais catalães diariamente. Alguns afirmam que seus agentes estão próximos de fechar um acordo com outro time, mas ele nega tudo.

- Não tenho pré-contrato com ninguém. Decidi que vou viver o meu momento. Quero finalizar este contrato com títulos e um bom saber no boca. O que o futuro me oferecer eu vou aceitar. Estou preparado para o que vier.


Confira a entrevista com Daniel Alves na íntegra:

Você acha que assume muitos riscos em campo e acaba pagando um preço por isso?Eu sou uma pessoa que na minha vida prefiro assumir a responsabilidade antes de um companheiro. No final vai tudo na minha conta. Uma a mais, uma a menos. Se não for na minha conta já me pergunto ' o que está acontecendo aqui '? Põe na minha conta mesmo, se for para um companheiro salvar está valendo. Sou um jogador de grupo. Com muita personalidade. Às vezes, as pessoas gostas e outras odeiam, mas se sair pra tomar um café me amam.


Como sente que está sua imagem no clube? Te estranha estar tão perto do fim do contrato e ainda não ter recebido contato do Barcelona?
Eu acredito que a minha forma de viver é o momento. O momento agora é de falar menos e fazer mais, eu não sou do tipo de jogador que pensa que não tenho que demonstrar nada a ninguém ou alguém. Eu penso que sempre tenho que demonstrar algo a alguém. Ou algo aos meus contratantes, nesse caso ao meu clube. É minha forma de viver, se não pensar assim não tem sentido a vida, ela deixa de ter a chama que te mantém aceso. Eu sempre penso que tenho de demonstrar, é um momento especial para mim. E assim eu estou me preparando, assim eu me cuido, pra que as pessoas, se eu tenha que deixar o clube ou ficar, elas acreditem que tem um 'p...' profissional defendendo suas cores, que é minha forma de encarar a profissão.


Marcelo e Daniel Alves Barcelona x Real Madrid (Foto: AP)
Dani Alves com Marcelo no clássico entre Barça 
e Real: dúvidas sobre reencontro na Seleção 
(Foto: AP)


Você já recebeu elogios raros do Luis Enrique. Como é sua relação com seu técnico hoje?
Ele é um cara que eu acredito que a gente tem um 'feeling' legal porque somos bastante parecidos, em coisas, em sentir e agir, a gente age com naturalidade e espontaneidade. Algumas vezes a gente se equivoca também. Mas eu prefiro me equivocar de algo que fiz do que de algo que eu deixei de fazer. Eu acho que é por isso que a gente se identifica bem. O que me dignifica é o meu trabalho. Eu acordo de manhã, meu despertador é a música Happy, do Pharrel Willians. "Because I'm Happy". Porque eu sou feliz. Eu vou trabalhar assim na felicidade, acredito que a tua volta ela tem de estar recheada da tua melhor energia. Os teus problemas você chega no quarto, pensa sobre eles e tenta buscar a melhor energia para resolvê-los, e não ter que levar seus problemas para as outras pessoas. Pras pessoas você precisa levar energia boa para resolverem os problemas delas. É uma forma que tenho de viver a vida, encarar e passar isso para as pessoas. Não quero ser melhor ou mais importante que ninguém, mas quero levar o meu melhor para as pessoas pra que elas possam pensar que a vida é mais importante que as lamentações.


Os brasileiros parecem ser os mais alegres desse grupo. Como é a vida de vocês no vestiário do Barcelona? (São 5: Dani, Neymar, Adriano, Rafinha e Douglas)
Brasucas ao poder! A gente conseguiu montar uma máfia aí legal. Uma máfia jovem de brasucas. E alguns veteranos também. A gente conseguiu fazer um grupo legal, não existiria um grande grupo sem brasileiros. O brasileiro é o toque especial no ambiente, onde quer que esteja porque a gente tem uma alegria diferente.


Você acredita que esse astral ajudou na mudança da fase do Messi do ano passado para este, e a superar os problemas com o Luis Enrique?
A vida aqui é pior do que com a família. A gente convive mais do que com os próprios familiares. Se com família, que é sangue do sangue, já tem problema, imagina no grupo. Esses problemas são inevitáveis. Mas são problemas porque somos competitivos e queremos ganhar. Quando você quer ganhar você vai conflitar. O Barcelona não é um Picasso não, que você vai chegar, apreciar e falar 'que p. quadro'. Teve que pintar o quadro, teve dificuldade pra pintar, escolher as tintas, ter a grande inspiração. Então isso é normal. Momentos ruins servem pras pessoas valorizarem os momentos bons. Então os momentos que a gente passa de dificuldade, problemas, ele depois vira positivo e a favor. Que é agora, ambiente maravilhoso, as pessoas super leves. Eu acho que sempre que seja conflito pra ganhar é válido. Se não existir não tem sentido nenhum, a gente não quer competir, não quer ganhar. A gente não pode viver com tudo igual. Tudo não dá no mesmo. Tem que ser discutido.


O time está crescendo no momento certo?
Estamos crescendo no momento justo, agora começa a definir as competições, as coisas a se encaminharem. É legal chegar nessa situação com essa motivação, ela sempre te dá um 'upzinho', né. E eu espero que nessa fase final a gente possa dar esse gás necessário pra conseguir os objetivos.


Daniel Alves, Barcelona, entrevista (Foto: Divulgação)Daniel Alves, Barcelona, entrevista (Foto: Divulgação)


Você falou de Picasso, é cheio das referências, de fazer poesia no Instagram. De onde vem toda essa inspiração?
Eu saio escrevendo, mandando rimas, eu gosto de ler bastante e sempre acho que o mundo te dá muitas inspirações, se você prestar atenção. Só que as pessoas estão tão preocupadas com coisas fúteis, quero ter isso, quero ter aquilo, e esquecem de desfrutar do que o mundo tem a nos oferecer. Eu consigo dar esse stop. Chegar em casa e ler um livro e esquecer do mundo, e desfrutar daquele momento. Hoje eu toco violão, aprendi sozinho porque eu acredito que se a gente quer a gente consegue, basta você se dedicar e focar naquilo ali. Difícil é sentar no sofá e falar "ah, não tenho sorte". Uma frase que eu li do Michael Jordan é "Quanto mais trabalho, mais sorte tenho". Fica a dica. As pessoas tem de fazer mais do que falar e se lamentar. Você tem um problema, tem de achar a resolução desse problema. A gente tem que gastar nossa energia com tentar resolver o que não está resolvido. É uma forma diferente. Forma louca de viver minha vida. Eu sempre falo que sou um bom louco, um louco do bem.


O assunto seleção brasileira te abate? Não estar lá mexe contigo?

É inevitável não mexer com você, né. Você vive do futebol. A seleção brasileira é o ápice para um jogador. Você acabar na Seleção, com todas as coisas grandes que você viveu na Seleção, com essa sensação, ela não é legal, não é recomendável para nenhum ser humano. Por isso eu luto continuamente e me preparo quando vou competir no Barcelona, com a esperança de que eu vou voltar à Seleção. Vou voltar à Seleção e vou viver outros grandes momentos.


Por que você acha que não está mais lá?
Eu acho que, como em 2006, com o próprio Dunga, quando deu uma mudada na Seleção, penso que não é a solução. Eu acho que quando você quer melhorar, tem de colocar outras seleções e outras pessoas como exemplo. Exemplo bom. A grande maioria das seleções, tem uma continuidade no seu grupo durante seis, 10 anos, até mais. Você tem de tentar agregar coisas que vão te ajudar isso. Mas eu acho que a revolução não é a solução. A revolução ela sempre vai te dar instabilidade, sempre. Na seleção, nos clubes brasileiros, quando revoluciona, dificilmente você encontra solução. A evolução está em você melhorar a continuidade, desse produto que você tem. A Seleção que nos eliminou da Copa do Mundo estava se preparando há anos com um grande projeto. Eu sempre vou no slogan da nossa bandeira. É ordem e progresso. Se você não tem ordem, você não tem progresso. Se você tem revolução, tem instabilidade.


Você acha que a Seleção está em 'desordem'?
Acredito que sim, mas não é de hoje não. É de muito tempo. Faz muito tempo que ela está em desordem, em um caos. Eu posso estar equivocado no que falo, mas gosto de pagar pelas coisas que eu falo e não pelo que omito, mas eu espero que a CBF possa melhorar e realmente fazer com que a nossa Seleção esteja bem representada não só pelos jogadores.


Já que prefere pagar do que omitir: você quer ficar ou não no Barcelona?
Meu coração é feliz onde eu estou. Com o que eu tenho. Com as cores que eu defendo. Até quando não depende de mim. Se eu fizer minha parte, pra ficar ou pra sair, eu vou fazer a minha parte. A mesma vontade que eu tinha quando cheguei nesse clube é a mesma que tenho agora, mesmo com as especulações. Não é um problema pra mim. Eu não tenho pré-contrato com ninguém. Eu decidi que vou viver o meu momento, e meu momento é agora, estamos vivos em três competições. Quero finalizar meu contrato com títulos para acabar com um bom sabor de boca. E que o futuro me ofereça o que tiver de oferecer que eu vou aceitar, como vier. Eu acredito que tô preparado para o que vier.


Daniel Alves, Barcelona, entrevista (Foto: Divulgação)
Daniel Alves durante a entrevista ao GloboEsporte.
com em Barcelona (Foto: Divulgação)


FONTE:

Dunga “fecha o grupo” e descarta novidades em lista da Copa Améric

Técnico afirma que não convocará, em maio, jogadores que não atuaram pela seleção brasileira sob seu comando, depois da Copa do Mundo


Por  
Londres, Inglaterra

 
Dunga, coletiva Seleção Brasileira (Foto: Richard Souza)
Dunga diz em coletiva em Londres que não testará novos jogadores na Seleção na Copa América (Foto: Richard Souza)


Dunga levou 43 jogadores à seleção brasileira em quatro convocações e oito jogos. Para a lista mais importante de todas até agora, que será divulgada em maio para a disputa da Copa América, nenhum atleta de fora deste grupo estará presente. O técnico deixou muito claro que não pretende fazer experiências em seu primeiro torneio na volta à Seleção.

– A Copa América é uma competição e, dentro disso, vamos colocar jogadores que já jogaram e deram resposta. Não é lugar de testar jogador. Fica difícil para quem nunca jogou na Seleção. Todos os jogadores que nunca atuaram ou fizeram duas ou três partidas, dificilmente deram certo na Seleção – disse o técnico.

Neste domingo, o Brasil vai pegar o Chile no estádio do Arsenal, em Londres, às 11h (horário de Brasília). Dunga comandou uma atividade fechada e não revelou a equipe, mas disse que fará algumas mudanças em relação aos titulares da vitória da última quinta-feira, por 3 a 1, sobre a França.


Confira os principais trechos da entrevista do técnico:

ESCALAÇÃO
– Vamos mudar um pouco. Conversamos com os médicos e o preparador físico. Os jogadores levam 72 horas para começarem a se recuperar e não temos esse tempo, então teremos que mesclar um pouco para esse jogo.


INVENCIBILIDADE É RESPOSTA À DESCONFIANÇA?
De forma alguma, se eu me preocupar com isso não trabalho. Opinião faz parte da vida, cada um tem a sua. Estou contente, entusiasmado, feliz e os jogadores têm dado uma resposta muito positiva. Queremos continuar assim.


COPA AMÉRICA E AMISTOSO DE DOMINGO
Será uma das mais difíceis, o Chile vem crescendo, fez um Mundial muito bom no Brasil, tem um treinador competente que sabe usar bem seus jogadores. Será uma ótima partida.


Robinho e Coutinho, treino da Seleção Brasileira (Foto: Richard Souza)
Treino da Seleção neste sábado apresentou mudanças para 
o amistoso de domingo (Foto: Richard Souza)


TIME DO AMISTOSO
Já soltei lá no treino (risos). Vamos esperar um pouquinho para ver a recuperação dos jogadores que ainda sentem um pouco, o último jogo foi puxado, de muita velocidade.

 
WILLIAN E NEYMAR
A movimentação dos nossos jogadores, principalmente do meio para frente, facilita. Quanto mais eles jogarem juntos e treinarem, mais vão conseguir movimentos automáticos. Jogador tem que jogar, o trabalho do treinador da Seleção é muito difícil, tem pouco tempo pra treinar e precisa botar todo mundo para jogar. Em um jogo, o atleta não consegue demonstrar, tem que ter sequência. A Seleção não jogava há três meses, agora teve a França, eles vão adquirindo confiança, se desenvolvendo. Com o Willian não foi diferente. Os companheiros o procuram cada vez mais, ele tem habilidade, velocidade de raciocínio, isso faz diferença.


RECUPERAÇÃO DOS JOGADORES
Cada um tem a sua, uns se recuperam mais rápido, outros mais lentamente. Levaremos em conta os outros jogos, se a recuperação foi satisfatória do primeiro para o segundo, e o quanto eles têm atuado nos clubes, já visando a Copa América. Não podemos perder ninguém agora.

 
BASE DA COPA DE 2014
Quando ganha não está tudo certo e quando perde não está tudo errado. Há jogadores que por um motivo ou outro não tiveram o desempenho que esperávamos, mas os conhecemos e acreditamos neles. A história diz que mudanças radicais não deram certo. Temos jogadores com a experiência de uma Copa do Mundo e a juventude de alguns novos. O Brasil não foi bem em 1966, foi bem em 70. Não foi bem em 90, foi em 94. Foi razoavelmente bem em 98, e foi bem em 2002. O mais importante é aprender com os erros. Se conseguir, terá resultado positivo. Se mantiver o erro, terá dificuldades.


LISTA FECHADA


Robinho e Coutinho, treino da Seleção Brasileira (Foto: Richard Souza)Robinho e Coutinho têm recebido elogios de Dunga na Seleção (Foto: Richard Souza)


Não está, temos tempo. Se eu tenho seis meses para tomar uma decisão, não seria inteligente tomar hoje. São seis meses de observações de comissão técnica, o tempo é muito precioso, vamos aproveitá-lo para buscar mais subsídios e tomar a decisão mais correta possível. (<i>Nota da redação: na verdade, o técnico tem pouco mais de um mês para anunciar a lista da Copa América, ainda sem data confirmada.


PHILIPPE COUTINHO
Observamos os jogadores diariamente, eles têm qualidade indiscutível. Dentro do possível, colocamos todo mundo para jogar, mas não há tempo para mudar toda hora. E temos uma função que é ganhar. Dizem que amistoso não é importante, mas não é até perder. Ai começa a ser. Queremos inserir aos poucos, testar, mas se os jogadores da posição estão num bom momento, não podemos tirar a confiança. Tudo é questão de tempo, oportunidade e vivência no dia a dia.


ROBINHO NA COPA AMÉRICA
A convocação será pelo que ele tem feito no seu clube, sua experiência, currículo, mas principalmente o momento. Senão vamos botar o Jairzinho (atacante campeão do mundo em 1970 e auxiliar pontual nessa convocação) aqui, e resolver nosso problema.


REVANCHE CHILENA
Não acredito. Cada jogo tem sua história. Será difícil, o Chile cresceu muito no cenário mundial, mas é outra atmosfera.
GABRIEL PAULISTA


Tem que aproveitar oportunidade na Seleção. Ele já vinha muito bem na Espanha, veio para a Inglaterra e vai demorar um pouco para se adaptar. Não levo em consideração se joga em casa ou fora, senão tenho que mudar toda hora e preciso formar a seleção brasileira. E a mesma coisa serve para ele jogar no mesmo clube do adversário (o zagueiro é parceiro do atacante chileno Alexis Sánchez no Arsenal).


FUTEBOL EUROPEU
Assisto a várias equipes e gosto de muitas. Todas que estão nas quartas de final da Liga dos Campeões têm jogadores brasileiros. E ouço que o Brasil não tem mais atrações. Enfim, são opiniões.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2015/03/dunga-fecha-grupo-e-descarta-novidades-em-lista-da-copa-america.html

“Baião” de Jairzinho para entrevista de Dunga e arranca sorriso do técnico

 Toque do telefone celular do tricampeão do mundo diverte o comandante da Seleção


Por
Londres

Auxiliar pontual de Dunga nos amistosos contra França e Chile, Jairzinho tem chamado a atenção em sua passagem por Paris e Londres. Mas nesta sexta-feira não foi pela fama ou pelo status de campeão do mundo. O Furacão da Copa de 70 foi protagonista de um momento engraçado. Durante a coletiva do treinador da seleção brasileira, o toque do telefone celular, uma música em ritmo de baião, tirou a concentração de Dunga, que abriu um largo sorriso.

- Tanta hora para tocar (risos) – disse Jairzinho, antes de sair da sala.

No momento, Dunga respondia sobre o atacante Robinho, que costuma se destacar contra a seleção chilena, adversária do Brasil neste domingo, em Londres, no Emirates Stadium, casa do Arsenal.

-  Era meu neto, que estava aniversariando hoje - completou o tricampeão.

As equipes jogam às 11h (de Brasília) de domingo. O GloboEsporte.com, a TV Globo e o SporTV transmitem o jogo. O site detalha tudo em Tempo Real.


Jairzinho, coletiva Dunga (Foto: Richard Souza)
Enquanto Dunga atende jornalistas, Jairzinho 
deixa coletiva para falar ao telefone com neto 
(Foto: Richard Souza)


FONTE: