quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Pato faz 3 gols para Fiorella, Kardec amplia e São Paulo vence Capivariano

CAMPEONATO PAULISTA - 2012
PRIMEIRA FASE - 2ª RODADA           


Com a namorada no Pacaembu, atacante faz três em vitória por 4 a 2, que teve pintura de Ganso anulada, Fabuloso no banco e vaias a Maicon          


       DESTAQUES DO JOGO
  • artilheiro
    Pato
    Atacante marcou três gols na mesma partida pela primeira vez. No São Paulo, ele havia feito dois contra o Vitória, em triunfo do Brasileirão do ano passado.
  • arbitragem
    bandeirinha
    Daniel Luís Marques validou gol discutível de Alan Kardec, anulou bem um de Pato, mas errou ao invalidar golaço de Ganso e arrancada de Luis Fabiano.
  • vaias e aplausos
    Maicon
    Decisivo, principalmente no primeiro tempo, o volante foi vaiado por parte da torcida a cada toque na bola. Os outros responderam batendo palmas.

A CRÔNICA


por GloboEsporte.com

"A noite vai ser boa. De tudo vai rolar...". O pós-jogo da vitória do São Paulo por 4 a 2 sobre o Capivariano será embalado pelo hit dos anos 80. Ao menos para Alexandre Pato e Fiorella Mattheis. Com direito a coraçõezinhos e olhares apaixonados, o casal deixou o Pacaembu mais bonito nesta quarta-feira. Ela pelo sorriso encantador e os belos fios louros de cabelo. Ele pelas tabelas e três gols, fruto do entrosamento com Maicon, Michel Bastos, Ganso e Alan Kardec.

Alexandre Pato gol São Paulo x Capivariano (Foto: Thiago Bernardes / Ag. Estado)
Alexandre Pato manda beijos pra namorada 
após um de seus três gols (Foto: 
Thiago Bernardes / Ag. Estado)


Foi muito fácil. O Tricolor fez quatro (três de Pato e um de Kardec), teve outros três anulados, um deles uma pintura de Ganso, e perdeu uma dezena de boas oportunidades. Ainda sofreu dois: um belo gol de Willian Favoni e outro de Everton Dias, em lance que sua defesa só olhou.


saiba mais

A cada lance de perigo, o Capivariano recuava suas linhas e deixava que o meio-campo do São Paulo trocasse passes com liberdade. No primeiro tempo, mérito na construção dos gols para Ganso, Michel Bastos e Maicon, alvo de inexplicáveis vaias no segundo tempo, compensadas pelo aplauso de boa parte dos torcedores.


Em paz, Pato só mandou corações, beijos e sorrisos, retribuídos imediatamente pela namorada pé-quente.

- Sei como ele é esforçado. Acho que dou sorte. Ele sempre me promete gols - disse Fiorella.
Muricy Ramalho até demorou para mexer. Fez só com 31 minutos do segundo tempo e, que luxo, colocou Luis Fabiano, poupado, no lugar do artilheiro. Cafu também substituiu Alan Kardec. O jogo se arrastou até o fim. Já que o início do Paulistão tem servido como extensão da pré-temporada, o São Paulo teve mais um bom teste pela frente.

 
+ EXPANDIR A CRÔNICA COMPLETA


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/paulista-2015/04-02-2015/sao-paulo-capivariano.html
              

Reservas decidem, Brasil faz cinco no Peru e garante retorno ao Mundial

Thalles, duas vezes, Nathan e Malcom marcam no segundo tempo e constroem vitória. Leo Pereira completa placar, e Seleção conta com tropeço do Paraguai


Por
Montevidéu, Uruguai
 

Veio do banco a solução para o Brasil superar um primeiro tempo ruim e golear o Peru por 5 a 0, nesta quarta-feira, pela quarta rodada do hexagonal final do Sul-Americano sub-20 (veja os gols acima). Thalles, duas vezes, Nathan e Malcom, reservas no começo do jogo, entraram e fizeram os gols - o titular Leo Pereira completou o placar - que colocaram a Seleção no Mundial da categoria depois da ausência em 2013, já que o Paraguai perdeu para a Argentina por 3 a 0. 


saiba mais

O triunfo sobre o lanterna do hexagonal deixou o Brasil com sete pontos, mesmo número de Uruguai, que ainda joga na rodada - a Celeste faz o último jogo do dia contra a Colômbia, que tem cinco pontos. A Argentina lidera, com dez. O Paraguai tem um e não tem mais chances de ir ao Mundial, assim como o Peru - os quatro restantes estão classificados.

Para completar, o Brasil conseguiu sua primeira goleada na competição. O ataque canarinho não vinha sendo tão prolífico, mas se encontrou ante a pior defesa do hexagonal. A retaguarda brasileira, mesmo sem o capitão Marlon, com o nariz fraturado, teve seu terceiro jogo nesta fase sem ser vazada. 
começo ruim

Os primeiros 20 minutos da seleção foram tenebrosos. Nervosos, os jogadores erravam passes fáceis e apelavam para os chutões ao menor sinal de dificuldade. Com isso, deram confiança ao Peru, que rondou com perigo a área brasileira, mas esbarrou na falta de qualidade para causar maiores danos. 

Aos poucos, o time melhorou, mas apenas o suficiente para limitar os riscos. No ataque, os problemas dos outros jogos voltaram a aparecer, com poucas jogadas de perigo construídas. O time se limitava a chutar de longe, mas sem muita pontaria. 

Nathan comemora gol do Brasil contra o Peru (Foto: Agência AFP )
Nathan comemora gol do Brasil contra o Peru.
 Léo Pereira (dir.) marcou o quinto da goleada 
(Foto: Agência AFP )


NATHAN E THALLES ABREM A PORTEIRA

A situação começou a ser resolvida de maneira involuntária. Gerson, titular, sentiu um problema físico e deu lugar a Nathan ainda aos 35 minutos do primeiro tempo. Seu impacto no time viria somente na etapa final: logo aos três minutos, após boa jogada, o camisa 10 pegou rebote de chute de Caju e abriu o placar.

O gol pareceu ter tirado um peso dos jogadores. Mais confiantes e com mais espaço para jogar – o Peru teve de ir à frente -, os brasileiros melhoraram na partida. Marcos Guilherme recuou para o meio de campo após a entrada de Thalles no lugar de Lucas Evangelista no intervalo e deu mais criatividade ao setor.

Thalles comemora gol do Brasil contra o Peru (Foto: Agência Reutes)
Thalles foi decisivo e marcou dois, um deles 
sendo um golaço de fora da área 
(Foto: Agência Reutes)


Até a pontaria nos chutes de longe melhorou. Coube a Thalles, pela primeira vez reserva no hexagonal, aumentar a vantagem brasileira. Em dois belos chutes de fora da área, aos 11 e 17 minutos, o atacante vascaíno ampliou o placar.

Com a situação confortável, a porteira peruana se abriu de vez. Aos 26, Malcom recebeu de Kenedy, invadiu a área livre, driblou o goleiro e bateu para o gol vazio.Onze minutos depois, Leo Pereira, de cabeça, selou a goleada. 
as escalações

Peru: Prieto; Perleche (Da Silva), Bernaola, Abram e Zurek (Peña); Aquino, Garcés, Cossio, Rostaing e Ugarriza; Succar (Vigil).

Brasil: Marcos; João Pedro, Nathan Cardoso, Leo Pereira e Caju; Walace, Lucas Evangelista (Thalles) e Gerson (Nathan); Marcos Guilherme, Kenedy e Yuri Mamute (Malcom).



FONTE:
http://glo.bo/1EH3Wvv

Festa sem fim: Patriots desfilam e são saudados pela torcida em Boston

Tom Brady e cia são ovacionados pela torcida no retorno ao Massachusetts


Por
Boston, EUA

 
A festa do New England Patriots ainda está longe de acabar. Nesta quarta-feira, três dias após a conquista do Super Bowl, os jogadores participaram de um desfile para os torcedores, que lotaram as ruas de Boston. Nem o frio da cidade diminuiu a empolgação. A celebração estava prevista para acontecer na terça-feira, mas foi adiada por conta de uma nevasca.

comemoração New England Patriot (Foto: Getty Images)
Policiamento foi reforçado para a festa 
(Foto: Getty Images)


Tom Brady, marido da brasileira Gisele Bündchen, carregou e ergueu o troféu conquistado no último final de semana. As ruas de Boston receberam reforço no policiamento para a festa de celebração. Uma carreata acompanhou o veículo que transportava os jogadores campeões.

Tom Brady comemoração New England Patriot (Foto: Getty Images)
Tom Brady durante a comemoração 
do New England Patriot 
(Foto: Getty Images)


Durante a vitória sobre o Seattle Seahawks, o quarterback Tom Brady liderou a conquista com passes para quatro touchdowns, que o levaram a 13 passes decisivos em Super Bowls, melhor marca da história da decisão da liga profissional de futebol americano. O confronto terminou 28 a 24 para os Patriots. Mais cedo, Gisele publicou uma foto de seu amado e um dos filhos antes da festa. Em seguida, ela compartilhou uma imagem do pequeno ao lado do pai na celebração.

O jogo de domingo, no entanto, foi decidido por um novato: o strong safety Malcolm Butler, que conseguiu sua primeira interceptação na carreira nos segundos finais, ao impedir um passe que daria a virada e o bicampeonato aos Seahawks.

Torcedor se enfeita para a festa do New England Patriots em Boston (Foto: Getty Images)
Torcedor se enfeita para a festa do New England 
Patriots em Boston (Foto: Getty Images)


Bill Belichick desfile campeões super bowl NFL New England Patriots (Foto: Reprodução / Twitter)
Bill Belichick acena para os fãs 
(Foto: Reprodução / Twitter)



desfile campeões super bowl NFL New England Patriots (Foto: Reprodução / Twitter)
Torcedores no desfile dos atletas 
(Foto: Reprodução / Twitter)


Post Gisele Tom Brady desfile campeões super bowl NFL New England Patriots (Foto: Reprodução / Twitter)
Gisele postou imagem do marido com o filho 
na festa (Foto: Reprodução / Twitter)


FONTE:

Vitinho marca dois, mas Inter cede empate a São José em jogo de 8 gols



Sasha fez os outros dois gols colorados; Jô, duas vezes, Reinaldo e Rafinha anotaram para o Zequinha


  •      estreia de luxo
    Vitinho
    Na estreia pelo Inter, Vitinho deixou boa impressão. Abriu o placar de fora da área e fez mais um após cruzamento. Apareceu na cara do gol e empurrou.
  • torcedor ilustre
    Anderson
    O meio-campista recém-contratado pelo Inter não jogou, mas compareceu ao Beira-Rio para torcer. Ficou nos camarotes com familiares e amigos.
  • golaço
    Aos 30 do segundo tempo, em bola alçada, Jô se ajeitou e mandou de bicicleta da entrada da área. A bola tomou a direção certa. Golaço do Zequinha.

Quatro gols para cada lado. Um jogo repleto de gols e boas jogadas para encher os olhos de quem foi ao Beira-Rio na noite desta quarta-feira acompanhar Inter x São José pela segunda rodada da fase classificatória do Gauchão. Vitinho, estreante colorado, fez dois. Sasha fez os outros gols da equipe da casa, que vencia até os 45 minutos da etapa complementar e sofreu o empate. Para o Zequinha marcaram Jô, duas vezes, sendo o segundo um golaço de bicicleta, Reinaldo e Rafinha. Ao apito final, vaias das arquibancadas.

Na próxima rodada, o Inter recebe o Novo Hamburgo no Beira-Rio, no sábado. No domingo, o Zequinha visita o União Frederiquense pela terceira rodada da fase classificatória.

Vitinho supera marcação Jô Inter (Foto: Alexandre Lops/Inter)
Vitinho fez dois para o Inter, e Jô dois para o 
Zequinha (Foto: Alexandre Lops/Inter)


Com estrela, Vitinho mostrou logo de cara que pode dar muitas alegrias ao torcedor colorado. Aos dois minutos abriu o placar após receber passe de Aránguiz fora da área. Ajeitou e finalizou sem chances para o goleiro. Era só o começo. A rede balançada cedo assim dava a ideia de que seria um confronto repleto de comemorações. E foi. O primeiro tempo terminou com o resultado de 3 a 2 para os colorados.


saiba mais

De um lado o Inter apostava na velocidade no ataque - tão pedida por Aguirre - porém deixava a desejar no setor defensivo, principalmente pelo lado esquerdo. O São José se aproveitava dos espaços e tentava vencer Alisson no gol. Aos 28 minutos, em boa jogada de D'Alessandro pela direita, Sasha fez o segundo para o time da casa, de cabeça após cruzamento. Vitinho - que levou um chute no peito e teve de ser atendido, mas retornou - mais uma vez deixou sua marca. Como um belo oportunista, correu mais que os defensores e empurrou para as redes após bola rolada pro Sasha: 3 a 0.

A vantagem era boa, mas o Zequinha não se abateu. Em dois minutos diminuiu o placar com Jô, que recebeu cruzamento na área, girou sobre Winck e marcou. E antes do intervalo viria outro. Aos 44, Bindé cruzou e Reinaldo anotou de cabeça.

Na volta para o segundo tempo, os treinadores entraram em ação com suas substituições. No Inter, quando Vitinho saiu, aos 22 minutos, a torcida aplaudiu muito. No lugar dele, Martín Luque ganhou uma chance de Aguirre. Aos 26, fez bela jogada pela esquerda e cruzou para Sasha fazer mais um: 4 a 2. Firme e forte, o Zequinha encostou mais uma vez. E com um golaço. Em bola alçada na área, Jô se ajeitou e marcou de bicicleta da entrada da área. Havia tempo - e fôlego - para mais gols? Sim. Aos 45 minutos, Rafinha deu números finais à partida. Buscou o empate para o São José e deixou torcedores colorados impacientes nas arquibancadas.


FONTE:
http://glo.bo/1EHfVJp


Ainda mais líder: Real vence sem CR7, mas ganha três problemas para dérbi

Merengues fazem bom 1º tempo, perdem ritmo e levam susto contra Sevilla. James Rodríguez fratura dedo, Sergio Ramos tem lesão muscular, e Marcelo é suspenso


Por
Madri


saiba mais

Real Madrid e Sevilla fizeram nesta quarta-feira o jogo que deviam por conta do Mundial de Clubes, ainda em dezembro. Ainda sem Cristiano Ronaldo, suspenso, os merengues venceram por 2 a 1, no Santiago Bernabéu, e puderam ampliar sua vantagem na liderança, embora tenham ganhado preocupações extras para a sequência do Campeonato Espanhol, especialmente para o clássico de sábado, contra o Atlético de Madrid, no Vicente Calderón.

O técnico Carlo Ancelotti recebeu as más notícias cedo. Duas delas ainda no primeiro tempo: pouco depois de marcar de peixinho, aos 12 minutos, o meia James Rodríguez sentiu dores no pé direito e precisou ser substituído. Após exames realizados num hospital, foi constatada a fratura do quinto metatarso, que o afastará dos gramados por cerca de dois meses.


Antes dele, o zagueiro Sergio Ramos já havia acusado uma lesão muscular e deixou o gramado com semblante de preocupação. Marcelo, por sua vez, recebeu o quinto amarelo aos 15 da etapa final e foi suspenso - o brasileiro, que completou 300 jogos com a camisa merengue, deu a assistência para o gol do colombiano, em cruzamento da esquerda.

James Rodriguez, Real Madrid X Sevilla (Foto: Getty Images)
James Rodríguez abriu o placar para o Real 
Madrid, de peixinho, mas saiu machucado 
pouco depois (Foto: Getty Images)


O Real fez um bom primeiro tempo e chegou a empolgar o seu torcedor, que retribuiu com gritos de “olé”. Até mesmo o início da metade final foi promissor, com boas tramas entre Isco, Bale, Benzema e Jesé - este último, autor do segundo gol merengue, após passe do camisa 23 espanhol. Mas o time cansou e ofereceu espaços desnecessários ao Sevilla. Vitolo e Iborra desperdiçaram boas oportunidades até Iago Aspas descontar, aos 35. No fim, a pressão não passou de cruzamentos sobre a área de Casillas.

Para equilibrar a balança de problemas do Real, Cristiano Ronaldo retornará de sua suspensão justamente no sábado. Os merengues venceram seus dois compromissos sem o português, mas, pelo menos nesta quarta, ficou evidente a ausência de uma referência no segundo tempo. Bale e Benzema caíram de rendimento, enquanto Kroos foi pouco efetivo. O brasileiro Lucas Silva tampouco pôde ajudar, prejudicado pelas substituições forçadas, e ficou torcendo do banco de reservas.

Ao fim de 21 rodadas, a vantagem dos merengues na liderança é de quatro pontos - 54 contra 50 do Barcelona. O Atlético de Madrid, adversário no clássico, vem em seguida, com 47. O Sevilla é o quarto, com 42, e seria o último classificado à próxima edição da Liga dos Campeões se o campeonato terminasse hoje.

Jese Rodriguez, Real Madrid X Sevilla (Foto: Agência Reutes)
Jesé entrou no lugar de James e fez o segundo 
gol dos merengues (Foto: Agência Reuters)


FONTE:

Anderson comenta caso de doping: "Não tomei nenhuma substância"

Brasileiro garante que não tentou se beneficiar para a luta contra Nick Diaz e diz que só voltará a falar sobre o assunto após sua equipe o aconselhar a fazer isso de novo


Por
Las Vegas


Anderson Silva comentou pela primeira vez o caso de doping que se envolveu, após ter sido flagrado em um exame de urina do dia 9 de janeiro, poucas semanas antes de enfrentar Nick Diaz no UFC 183, que aconteceu no último sábado. O teste foi realizado pela Comissão Atlética de Nevada (NSAC), que detectou o uso de drostanolona e androsterona, que são esteróides anabolizantes utilizados para aumento de performance. O lutador garantiu não ter utilizado e que é um "defensor do esporte limpo", através de uma declaração enviada por seu empresário, Ed Soares, ao "MMA Fighting".

Anderson Silva (Foto: Evelyn Rodrigues)
Anderson Silva comentou pela primeira vez 
caso de doping (Foto: Evelyn Rodrigues)


Confira a declaração na íntegra:

"Estou neste esporte há muito tempo. Esta é a minha 19ª luta no UFC. Eu fui testado neste período muitas vezes e nunca tive um exame antidoping positivo.

Eu não tomei nenhuma substância para aumento de performance. Minha posição sobre doping é e sempre será a mesma. Eu sou um defensor do esporte limpo

Estou consultando minha equipe agora para explorar todas as minhas opções e pretendo enfrentar essas alegações para limpar meu nome. Eu não vou fazer mais qualquer comentário até que minha equipe me aconselhe a fazer isso."

banner pezão x mir ufc (Foto: Reprodução)

No ritmo do rock: Lucas Pratto ganha show particular de banda cover do Kiss

Fã do estilo musical, que lhe serve de inspiração para os jogos, e do grupo norte-americano, atacante do Galo confere ensaio de roqueiros mineiros


Por
Belo Horizonte

 
Há menos de um mês no Brasil, mais precisamente em Belo Horizonte, o atacante argentino Lucas Pratto, do Atlético-MG, conhece pouco da cidade, da culinária e dos costumes locais. Mas uma das descobertas do jogador estrangeiro é que a capital mineira se tornou conhecida pelo fato de ter bares, que tocam exclusivamente o estilo musical preferido do atleticano.


Fã de rock, Lucas Pratto ouve o som diariamente, seja indo ou voltando dos treinamentos, ou antes e após as partidas. A música é uma espécie de inspiração, motivação para se desdobrar dentro de campo.

- Geralmente eu escuto rock sozinho, com fone no ouvido, antes dos jogos. E o rock me deixa mais agressivo dentro de campo, mas no bom sentido. No sentido de se entregar mais, de não desistir de nada. Aqui os jogadores escutam mais sertanejo, músicas para dançar. Prefiro colocar o fone e ouvir o rock de bandas que eu admiro.


saiba mais

Pratto é fã da banda La Renga, uma das principais do rock argentino. Tem uma estrela tatuada na perna esquerda em referência ao grupo preferido. Mas também curte sons de bandas conhecidas internacionalmente, como AC/DC e Kiss.

E numa tarde normal em Belo Horizonte, após o treinamento da manhã, Pratto foi levado pela reportagem do GloboEsporte.com a um programa pouco comum para os boleiros brasileiros: acompanhar um ensaio de uma banda de rock (confira no vídeo acima).

Foi justamente o grupo cover "Kiss Alive BH", que fez os olhos do argentino brilharem. Ao entrar no estúdio, Pratto se deparou com um show particular de uma das bandas preferidas e logo entrou no clima. Cantou e bateu palmas para a apresentação da banda, totalmente caracterizada como a original.

- Eles são muito bons! - resumiu o atacante, admirado com a semelhança do Kiss Alive BH com a banda original.

Lucas Pratto, atacante do Atlético-MG e Kiss Cover (Foto: Fernando Martins y Miguel)
Atacante argentino Lucas Pratto se divertiu 
com os integrantes da banda Kiss Alive BH 
(Foto: Fernando Martins y Miguel)


Apesar de ter gostado bastante de ver a banda cover de Kiss, Lucas Pratto sabe que dificilmente terá a oportunidade de acompanhar os shows, já que a agenda de viagens e jogos atrapalha o jogador do Galo.

- É difícil. A temporada já começou e com viagens, treinos e a nosso rotina é complicado ir. Mas quem sabe em um dia de folga, quando não terei que treinar no dia seguinte?! – disse.


FONTE:

Taitiano fica em estado crítico e respira por aparelhos após acidente no Havaí

Após ser atingido na cabeça pela prancha, Tuhiti Haumani é socorrido por salva-vidas e reanimado. Testemunhas viram o surfista tossir água antes de sair em ambulância


Por
Oahu, Havaí


Logo após o título do havaiano John John Florence do QS 3000 em Pipeline, no Havaí, na tarde o taitiano Tuhiti Haumani sofreu um acidente quando surfava em condições perigosas em Ehukai Beach. O vento estava forte e o mar ganhava força com o crescimento de um swell no North Shore da ilha de Oahu, deixando as ondas irregulares. Haunami levou uma "vaca" (caldo), foi atingido na cabeça pela prancha e saiu da água inconsciente. 

Surfista taitiano Tuhiti Haumani sofre acidente no Havaí (Foto: Reprodução/Facebook)
Taitiano Tuhiti Haumani sofre acidente e está 
internado em hospital no Havaí (Foto: 
Reprodução/Facebook)


Segundo informações do "Surfline", o Departamento de Polícia de Honolulu confirmou que o taitiano foi encontrado no mar por surfistas, que rapidamente pediram socorro para os salva-vidas. Eles estavam entre o banco de areia e o pico onde quebra a esquerda de Pipeline, quando o jet-ski de um salva-vidas alcançou o taitiano e realizou o resgate. Tanto os salva-vidas como os membros do corpo de bombeiro preferiram não comentar o ocorrido.

Os salva-vidas iniciaram um processo de reanimação cardiorrespiratória, mas Haunami continuava inconsciente. Em seguida, chegaram os paramédicos e o levaram para um hospital da região. De acordo com o portal de notícias de surfe, testemunhas contaram que viram o surfista tossir água antes de sair do local em uma ambulância, ainda inconsciente e em estado crítico. Ele ainda não recuperou os sentidos e respira com a ajuda de aparelhos. 



FONTE:
http://glo.bo/16h0mZX

Sem título, mas com recordes: Barcos deixa sua marca na história do Grêmio

Pirata é maior artilheiro estrangeiro da história do clube e também o goleador da Arena, números conquistados em duas temporadas antes de rumar para a China


Por
Porto Alegre

 
Hernán Barcos teve seu último ato no Grêmio nesta terça-feira, ao se pronunciar na Arena sobre sua saída para o Changchun Yatai, da China. O Pirata deixa o Tricolor seis dias antes de completar dois anos em Porto Alegre e sem conquistar taça alguma. Mas está na história gremista, seja pela quantidade de gols marcados, seja por ser o dono da casa tricolor.

Barcos comemora gol do Grêmio contra o Frederiquense (Foto: Edu Andrade / Estadão Conteúdo)
Barcos comemora gol do Grêmio contra o 
Frederiquense (Foto: Edu Andrade 
/ Estadão Conteúdo)


Ao final de sua passagem pelo Grêmio, Barcos completou 113 jogos oficiais com a camisa tricolor, com 45 gols. Sua média ficou em 0,39 gols por jogo. Ficará marcado pelos jogos em que decidiu e pela identificação com a torcida, que se dividiu sobre sua saída. Na história, é o 21º artilheiro, atrás de Zé Alcino e Caio, que contam com 48. O argentino era também uma liderança no vestiário, a ponto de defender o elenco quando os salários estavam atrasados - numa oportunidade, externou a situação publicamente. 

O centroavante atingiu a marca de maior artilheiro
estrangeiro da história do clube em agosto de 2014,
quando marcou dois gols na vitória sobre o
Corinthians (veja vídeo).

Soma 45 gols, dez a mais que Oberti, seu compatriota que ostentava o posto até o ano passado. O Pirata superou-o em grande estilo, sendo decisivo na vitória sobre o Timão. É o primeiro passo.

O camisa 9 também é, disparado, o jogador que
mais tem gols dentro da Arena. Capitão e líder,
é também o dono das grandes áreas da casa tricolor.


São 28 gols marcados dentro do estádio, em 61 jogos. Na sua despedida diante da torcida, no último sábado, o jogador deixou sua marca duas vezes na vitória por 3 a 0 sobre o União Frederiquense, pelo Gauchão (veja vídeo).

O Pirata foi artilheiro do Gauchão em 2014, após 15 anos sem que o Tricolor tivesse este posto, ocupado por Ronaldinho em 1999. Foram 13 gols marcados.

Na semifinal do Estadual, contra o Juventude, na Arena, ele marcou os três gols do 3 a 0, numa atuação de luxo em seu único hat-trick com a camiseta gremista - o termo se refere ao atleta que anota três gols num mesmo jogo (veja vídeo).

O resultado e a atuação do Pirata garantiram a presença do Grêmio na decisão do Gauchão contra o Inter.


Cinco períodos de seca

Apesar da abundância de números bons, o Pirata passou por momentos de contestação. Sob o comando de Enderson Moreira e Renato Gaúcho, sofreu sete períodos em que ficou mais de cinco jogos sem marcar. A torcida frequentemente o apupava das arquibancadas da Arena por conta disso, em uma relação direta com sua representatividade do elenco. 


barcos números grêmio tabela (Foto: Reprodução)

Nesta terça, o jogador garantiu que não tinha intenção de deixar o Grêmio. Afirmou, porém, que pelo momento de dificuldades financeiras do clube, em consenso, resolveu aceitar a oferta. Classificou como o momento “mais difícil da carreira”. 

- Sou mais um gremista. Nunca xinguei, nunca mandei calar a boa. Fui xingado, fui vaiado muitas vezes e só aplaudi. Me coloquei na pele de cada um de vocês, torcedores, que faz tempo que o Grêmio não ganha uma coisa importante e eu sou mais um que sofro. Se o Grêmio estivesse em uma situação normal, eu assinaria até me aposentar no Grêmio. Mas hoje é outra coisa. Espero que seja um até logo - disse Barcos em seu pronunciamento.

Barcos é o maior artilheiro gringo do Grêmio e o goleador da Arena; em 2014, dobrou sua média de gols em relação à temporada anterior

O jogador aceitou uma proposta que lhe dará em dois anos quase R$ 20 milhões, o dobro do que ganharia em Porto Alegre. A negociação foi revelada no sábado, antes do duelo com o União Frederiquense, na estreia do Gauchão, no que se transformou em sua despedida da torcida. Na partida, jogou camisas para a arquibancada, assim como a faixa de capitão e fez reverência aos gremistas.

O argentino chegou sob grande expectativa e se destacou nos primeiros jogos da Libertadores, em 2013. Foi uma das contratações de nome da gestão Fábio Koff, na qual o Tricolor pagou cerca de R$ 4 milhões ao Palmeiras e ainda emprestou quatro jogadores - Leandro, Vilson, Léo Gago e Rondinelly. Ainda desta negociação, o clube gaúcho tinha dívidas com o gringo, que acabaram pesando na decisão de liberá-lo. 

>> Veja mais gols do argentino pelo Grêmio:

> Barcos marcou três gols em Gre-Nais:         > Fez belos gols, como contra o Furacão:



> Contra o Coxa, driblou o goleiro:                > Na Libertadores, mostrou arranque:


Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


saiba mais

Animado, Felipe Massa já pensa no próximo teste da F-1, em Barcelona

Brasileiro não esconde empolgação ao comentar desempenho do carro em Jerez e se mostra otimista para próximos testes. Para Massa, principal rival é a Mercedes


Por
Direto de Jerez de la Frontera, Espanha



Livio Oricchio - Especialista GloboEsporte.com (Foto: GloboEsporte.com)


Felipe Massa está torcendo para que o dia 20 chegue logo. Razão: será quando voltará a pilotar o modelo FW37-Mercedes da Williams, no segundo dia de treinos do próximo ensaio da F1, de 19 a 22, no Circuito da Catalunha, em Barcelona.

“Andamos para a frente com o novo carro, já dá para afirmar. Não tivemos nenhum problema esses dias, o que mostra que ele é confiável”, disse nesta quarta-feira, depois de completar 73 voltas nos 4.428 metros do Circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha, quarto e último dia de treinos da primeira série.

Na sua melhor passagem, Massa registrou 1min23s116, com pneus médios da Pirelli, quinto tempo. Ontem, com os pneus macios, foi mais rápido, 1min22s276 (71 voltas). O melhor do dia, de novo foi um piloto da Ferrari, Kimi Raikkonen, 1min20s841 (106), como Sebastian Vettel havia sido nos dois primeiros dias com o SF15T.

Com foco no comportamento da Williams, Felipe Massa fez o quinto melhor tempo (Foto: Getty Images)
Com foco no comportamento da Williams, 
Felipe Massa fez o quinto melhor tempo 
(Foto: Getty Images)


“Nosso carro está mais estável, em especial a traseira. Ficou mais fácil guiar. Mesmo com os pneus duros nesta pista que é a que mais come os pneus, nosso consumo foi bom. Estou animado para o próximo teste”, afirmou o piloto. Em Barcelona, o companheiro, Valtteri Bottas, anda dias 19 e 21 e Massa, 20 e 22.

Apesar do avanço da Williams, Massa disse que será um desafio iniciar o campeonato programado para começar dia 15 de março em Melbourne, na Austrália, no mesmo nível como terminou a temporada passada. Na última prova, disputou a vitória com Lewis Hamilton, da Mercedes, vencedor e campeão do mundo, com o resultado. Massa foi segundo no Circuito Yas Marina.

Felipe Massa Brasileiro fez balanço positivo da Williams em Jerez (Foto: Divulgação)Felipe Massa Brasileiro fez balanço positivo da Williams em Jerez (Foto: Divulgação)


“Tomara seja possível, é um desafio, como está sendo nos aproximarmos da Mercedes. Eles parecem estar muito bem. É neles que a Williams tem de focar sua atenção.” Diante da sua afirmação, é inevitável perguntar a Massa se a RBR e a Ferrari não serão adversárias da Mercedes, como não foram em boa parte do último campeonato.

“É cedo para dizer qualquer coisa, impossível na realidade. A Ferrari parece ter melhorado não só o carro como o motor. É verdade também que a Ferrari quis andar rápido aqui. Eles mudaram tudo lá”, respondeu Massa. “Acho que saberemos quem será adversário de quem depois do segundo teste de Barcelona, pois lá os times gostam de treinar com pouca gasolina, conhecer como o carro se comporta quando está leve.” Será o último treino antes da abertura do Mundial, de 26 de fevereiro a 1.º de março.

O piloto da Williams permanece em Jerez até dia 8, pois a Williams produzirá filmes promocionais. Enquanto isso, explicou o diretor esportivo Steve Nielsen, o FW37 será transportado para a sede da escuderia, em Grove. “Estamos voltando com muitas informações importantes para começar o próximo treino numa condição ainda melhor.”

Nielsen era o diretor esportivo da Renault quando a organização foi bicampeã, junto com o atual diretor técnico Pat Symonds. E foi Symonds quem o chamou para trabalharem novamente no mesmo time. Nielsen estava há seis meses na STR. “Enxergamos algumas mudanças necessárias e as estamos fazendo, a fim de tornar a Williams uma equipe campeã do mundo de novo.”

Felipe Massa acredita que desempenho do FW37 da Williams será ainda melhor em Barcelona (Foto: Divulgação)
Felipe Massa acredita que desempenho do 
FW37 da Williams será ainda melhor em 
Barcelona (Foto: Divulgação)


Massa se lembrou de como os quatro dias de treinamento em Jerez, este ano, foram distintos dos de 2014, quando tudo era novo no universo da nova geração de motor turbo e os dois complexos sistemas de recuperação de energia, além de um corte substancial na redução de pressão aerodinâmica, com o fim do escapamento aerodinâmico.

“Não dá para comparar. Chegamos aqui e os carros eram instáveis, os motores não funcionavam. A evolução dessa segunda geração é enorme, em todos os sentidos. É só ver as dificuldades que a McLaren e a Honda estão tendo para entender o que passamos aqui em 2014."


Melhores tempos Pilotos - Testes de Jerez de la Frontera - Fórmula 1 (Foto: GloboEsporte.com)

Futebol, candombe e racismo: frações do cotidiano dos negros no Uruguai

País, que foi palco de duas injúrias raciais aos jogadores brasileiros, tem minoria afrouruguaia sem poder econômico, mas forte influência na cultura loca


Por
Montevidéu, Uruguai


saiba mais

O vendedor de sorvete caminhava solitário pela praia de Pocitos, em Montevidéu, no Uruguai. Era um ponto diferente na paisagem: de todos que estavam na areia, curtindo o dia ensolarado, ele era o único negro. Uma menina branca parou ao seu lado e comprou dois sorvetes. O preço era de 120 pesos uruguaios, ela lhe entregou uma nota de 200 pesos. O vendedor parou, pensou, virou para a reportagem e perguntou:

- Quanto devo devolver a ela? Qual é o troco?

Depois de entregar a nota à menina, o vendedor de sorvete se irritou ao saber por que havia sido parado por um brasileiro. O bom humor de antes desapareceu. Reclamou da câmera fotográfica, questionou por que alguém se interessaria pela sua vida, disse que precisava trabalhar. Queixou-se de que não havia vendido muitos sorvetes. Afirmou que não queria ficar famoso. Olhou sério, nos olhos, com indignação. Foi embora, sem revelar seu nome. Não gostou da abordagem direta – não sem razão – sobre como é ser um negro uruguaio. 

Filha de brasileiros, Nuri é uruguaia e diz que já sofreu com racismo no país (Foto: Felipe Schmidt)
Filha de brasileiros, Nuri é uruguaia e diz que 
já sofreu com racismo no país (Foto: 
Felipe Schmidt)


Em uma semana, os jogadores da seleção brasileira sub-20 foram vítimas de injúrias raciais em duas oportunidades. Primeiro, contra o Uruguai, o atacante Marcos Guilherme deixou o gramado dizendo que foi chamado de macaco pelo meia Facundo Castro. Depois, no clássico com a Argentina, um torcedor foi flagrado na arquibancada xingando os atletas com as mesmas palavras.

Na primeira oportunidade, o departamento jurídico da CBF decidiu não levar o caso adiante, por falta de provas. Na segunda, apesar das imagens, a entidade ainda não definiu o que irá fazer – a tendência é que qualquer atitude só seja tomada após o Sul-Americano. O tema, porém, não saiu de pauta. Nesta semana, o volante Lucas Evangelista classificou o ato como desumano. O lateral João Pedro pediu providências para que tais episódios diminuam no Uruguai.

- Tem que acontecer uma punição, com certeza. Se tiver uma punição severa, certa, pode ser que pare aqui. Mas aqui não vai ser o último lugar, porque isso acontece no mundo todo. 


Entre os uruguaios brancos, alguns defendem que as ofensas devem ser interpretadas como provocações, e não ato de racismo - a mesma linha de raciocínio adotada pelos jornais locais. 
- Não foi racismo, foi provocação. O uruguaio tem isso, essa coisa de garra charrúa, de querer intimidar. Sabe que o brasileiro não gosta de ser chamado de macaco, por isso vai lá e fala. Nem pensa no significado. Se tivesse que chamar de papagaio, chamaria – disse o taxista Alvaro Almeida. 

marcos guilherme seleção brasileira sub-20 (Foto: Rafael Ribeiro/ CBF)
Marcos Guilherme em ação pela seleção sub-20 
no Sul-Americano (Foto: Rafael Ribeiro/ CBF)


música e racismo

No Uruguai, os negros são minoria. O último censo, em 2011, apontou que cerca de 10% da população têm origem africana. Um estudo recente da ONU, divulgado em 2013, indica que eles ocupam apenas 0,8% dos cargos hierárquicos no país. Nesta parcela da população, a pobreza é duas vezes maior que no restante. Isso tem reflexos: na média, o número de jovens negros com ensino superior é reduzidíssimo, e a maioria dos empregos exercidos pelos afrouruguaios é de baixa qualificação. 

Ao caminhar pelas ruas de Montevidéu, é difícil encontrar algum negro. Quando se vê, são como o vendedor de sorvete: exceções na paisagem. Entretanto, no bairro Palermo, a história é diferente. No século 19, o local era o reduto dos escravos antepassados de boa parte dos afrouruguaios. Ali ficava o Conventillo Mediomundo, um antigo cortiço onde surgiu o candombe, um estilo musical típico que tem na origem africana o parentesco com o candomblé brasileiro. Ali mora Nuri Silva Sena, uma uruguaia filha de brasileiros que já foi vítima de racismo. 

- Aqui, no Uruguai, há racismo, sim. É dos brancos para os negros. É visível. Quando você caminha pela rua, de um bairro para o outro, quando você trabalha, quando vai a um baile... Muitas coisas acontecem. Eu já sofri racismo: no meu trabalho, uma mulher veio e disse: “Vai embora, porque eu não gosto de negros”. Tive que ir embora – contou, mas só depois de se certificar de que falava para um meio de comunicação brasileiro, e não uruguaio. 

Local onde ficava o Conventillo Mediomundo hoje é um edifício residencial em Montevidéu (Foto: Felipe Schmidt)
Local onde ficava o Conventillo Mediomundo 
hoje é um edifício residencial em Montevidéu 
(Foto: Felipe Schmidt)


Nuri tem 40 anos, trabalha como diarista, limpando casas de outras famílias, e mora com seus dois filhos, uma menina de 15 anos e um garoto de 10, que dá seus primeiros passos como jogador de futebol no modesto Maeso. Para ela, é uma das poucas formas de um negro no país conseguir ganhar dinheiro. 

- Não é difícil conseguir emprego, mas não tenho bom salário. Para ter um bom salário, tem que ser uma pessoa importante. Um político, um jogador de futebol... – explicou. 

A situação não é muito diferente da brasileira. As semelhanças não param por aí: o carnaval uruguaio é a chance anual de pessoas como Nuri terem seus dias de glória e virarem os protagonistas da sociedade. É quando acontece o desfile, ou "llamadas", como se diz no Uruguai.

- Aqui tem candombe, é como o samba. A gente desfila, como se fosse no Sambódromo do Rio de Janeiro. Eu gosto, também danço. Todos vêm ver a gente. É como no Brasil. Eu saí nas escolas de samba (no Uruguai chamadas de comparsas) por muito tempo, dos cinco aos 20 anos. Agora, só olho, danço um pouquinho e nada mais. 

da maravilha negra a alvaro pereira

José Leandro Andrade, único membro negro da seleção uruguaia campeã olímpica em 1924 e 1928 (Foto: Reprodução)Andrade, único negro da seleção campeã
olímpica em 1924 e 1928 (Foto: Reprodução)


Apesar de ter sido palco das ofensas, o futebol sempre foi uma alternativa para os negros uruguaios. Mas reflete a forma como a sociedade local funciona. No elenco que disputou a Copa do Mundo de 2014, apenas dois jogadores eram afrouruguaios: o lateral Alvaro Pereira e o atacante Abel Hernández. 

É difícil imaginar, porém, que a dupla tenha o mesmo fim que outros negros ilustres que defenderam a Celeste. Dois deles vieram da mesma família. O meia José Leandro Andrade foi o único afrouruguaio da seleção que ganhou as Olimpíadas de 1924 e 1928, ganhou a alcunha de “A Maravilha Negra”, mas morreu esquecido e pobre num asilo. 

Seu sobrinho, o lateral-esquerdo Víctor, a “Pérola Negra”, ganhou o Mundial de 1950 e esteve presente no Maracanazo. Cria do bairro Palermo, era um dos poucos negros daquele time, assim como o “Chefe Negro” Obdulio Varela. Porém, após se aposentar, virou porteiro do Palácio Legislativo de Montevidéu. 

macaco: ofensa ou gíria?

Entretanto, há quem reconheça a contribuição cultural dos afrouruguaios para o país. O jornalista Mathias Roselló, da Rádio Nacional, acredita que o Uruguai ganhou muito com a presença dos negros, mas deixa escapar que, em vez de integrados, eles têm seu espaço definido. 

 Para nós, macaco é uma pessoa alegre, feliz. Mas sabemos que para os brasileiros é uma ofensa
Nuri Silva Sena, afrouruguaia
 
- O aporte que deram as pessoas de cor ao Uruguai teve muita importância. O Uruguai tem uma influência muito importante dos negros e, em parte, se mantém de pé por causa deles. Há um respeito muito importante. Eles têm seu espaço e algumas das expressões populares mais influentes do país. Aqui não há atos de racismo fortes. Não se mata alguém por ser negro – ressaltou. 


Em relação aos episódios das ofensas aos jogadores brasileiros (veja no vídeo acima o relato de Marcos Guilherme), Roselló frisou a diferença de significado da palavra macaco entre os dois países. No Uruguai, o sinônimo mais próximo é o de palhaço, boneco, um vocativo coloquial – o animal é chamado de “mono”. Ainda assim, como o taxista Alvaro Almeida deixou claro, os uruguaios sabem como um brasileiro interpreta o adjetivo. 

Neste caso, Nuri não se sente ofendida. Ela sabe, por influência de seus pais, oriundos da cidade gaúcha de Santana do Livramento, que a palavra é um xingamento para brasileiros, mas concede que, no Uruguai, o significado é realmente outro. 

- Para nós, macaco não é uma ofensa, e sim para os brasileiros. Para nós, macaco é uma pessoa alegre, feliz. Mas sabemos que para os brasileiros é uma ofensa. 


FONTE:
http://glo.bo/1EG4jGF