domingo, 11 de janeiro de 2015

Bahia e Grêmio-PP empatam e se garantem na segunda fase da Copinha

Pelo Grupo E, neste domingo (11), em Presidente Prudente, os donos da casa saem na frente com Gustavo Laguna e Tricolor Baiano busca empate com o atacante Mário


Por
Presidente Prudente, SP

 
Equilíbrio. Esta foi a definição para o empate em 1 a 1 entre Grêmio Prudente e Bahia válido pela terceira rodada do Grupo E da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Apesar de o forte calor na noite deste domingo (11), dentro de campo os jogadores das duas equipes não decepcionaram os torcedores que compareceram em grande número ao Estádio Prudentão, em Presidente Prudente - a cerca de 560km da capital paulista. Com gols marcados ainda na primeira etapa, os prudentinos saíram na frente após boa jogada do meia Gustavo Laguna. Sem perder tempo, os baianos logo empataram com o atacante Mário.

Grêmio Prudente x Bahia Copa São Paulo de Futebol Júnior (Foto: Murilo Rincon / iFronteira / Cedida)
Grêmio Prudente (vermelho) e Bahia empatam 
em 1 a 1 e seguem na Copinha (Foto: Murilo 
Rincon / iFronteira / Cedida)

Com os resultados, as duas equipes estão classificadas para a segunda fase da competição. Líder do Grupo E com sete pontos, os baianos enfrentam o Fluminense, vencedor do Grupo F. Com a mesma pontuação do time nordestino, os prudentinos terminam na segunda colocação da chave e aguardam uma combinação de outros resultados para saber quem será o seu adversário.

Primeiro tempo

Empurrado pela sua torcida, o Grêmio Prudente começou sufocando o Tricolor Baiano no seu campo de defesa. Sem dar chances para equipe adversária, os donos da casa chegaram ao primeiro gol aos nove minutos de jogo. Após falha do zagueiro Éder, o atacante Gustavo Laguna invadiu a área pela esquerda e chutou forte para vencer o goleiro Jean.


saiba mais

Apesar do gol da equipe prudentina, os baianos equilibraram as ações e cinco minutos depois empataram a partida. O atacante Mário aproveitou uma falha do zagueiro Diego Henrique e avançou com liberdade pela esquerda para empatar a partida.

Com a igualdade no placar, o time nordestino passou a criar as melhores chances na partida. No entanto, as boas defesas do goleiro Robson garantiram o empate parcial para o time do Oeste Paulista.


Segunda etapa

Diferentemente do primeiro tempo, quando o Grêmio Prudente sufocou os visitantes nos minutos iniciais, o Bahia foi quem tomou a iniciativa no início da etapa final. Com mais volume de jogo, as boas arrancadas dos atacantes Mário e Jacó levaram perigo ao gol dos prudentinos e obrigaram o goleiro Robson a praticar boas intervenções no decorrer do segundo.

Grêmio Prudente x Bahia Copa São Paulo de Futebol Júnior (Foto: Murilo Rincon / iFronteira / Cedida)Apesar da segunda colocação no Grupo E, gremistas seguem na Copinha (Foto: Murilo Rincon / iFronteira / Cedida)


Em um dos poucos contra-ataques gremistas, o meia Diego Souza fez boa jogada e foi parado com falta pelo zagueiro Artur que foi expulso pelo árbitro do jogo. Apesar de ter um jogador a mais em boa parte do confronto, os prudentinos não conseguiram aumentar o placar e desperdiçaram algumas chances reais de gols.

Nos minutos finais, o volante Escarabajal errou o tempo de bola, fez falta dura no campo de defesa e acabou sendo expulso. Apesar da igualdade numérica, os times pouco criaram e terminaram a segunda etapa sem balançar as redes.


FONTE:
http://glo.bo/14LNxGE

Confira os 16 confrontos da segunda fase da Copa SP de Futebol Júnior

Vagas nas oitavas serão decididas em jogos únicos; datas ainda serão confirmadas


Por
São Paulo

 
saiba mais

Dos 104 times que iniciaram a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o sonho já acabou para 72. Com 32 equipes classificadas para a fase eliminatória, a sopa de letrinhas dos grupos dá lugar a jogos em que qualquer tropeço será fatal. As datas, os horários e os locais ainda serão divulgados pela Federação Paulista.

Comemoração do Fluminense contra o Comercial - Copa SP (Foto: Olicio Pelosi / Agência estado)
Fluminense teve melhor campanha com três 
vitórias, 14 gols feitos e só um sofrido 
(Foto: Olicio Pelosi / Agência estado)


Os 16 confrontos reservam espaço para um clássico regional entre Cruzeiro e Vasco, além do embate entre dois Botafogos - do Rio e de Ribeirão Preto. Avançaram para a segunda etapa da competição os 26 líderes de grupo e os seis melhores segundos colocados. Apenas Vasco e Cruzeiro passaram sem levar nenhum gol nos três primeiros jogos. O melhor ataque é o do Fluminense, com 14, incluindo a goleada por 9 a 0 sobre o Comercial-PI.


Confira a seguir os duelos que valem vaga nas oitavas da Copinha:

Paraná x Grêmio
Goiânia x Linense
Bahia x Fluminense
Botafogo x Botafogo-SP
Ceará x Palmeiras
Sport x Ituano
Coritiba x Vitória
Cruzeiro x Vasco
Flamengo x Taboão da Serra
Avaí x Atlético-MG
Criciúma x Lemense
São Paulo x Atlético-PR
Corinthians x Grêmio Prudente
Goiás x Guarani
São Caetano x Inter de Limeira
Figueirense x Mirassol



FONTE:
http://glo.bo/14M3Wux

Palmeiras só empata com a Inter de Limeira, mas se classifica na Copinha

Na volta de Gabriel Jesus, Verdão cria pouco e fica no 0 a 0 no Estádio Major Levy Sobrinho, pela rodada final do Grupo J. Time do interior torce por uma combinação


Por
Limeira, SP



Inter de Limeira e Palmeiras encerraram a fase de grupos da Copa São Paulo sem muito o que lamentar. Se a vitória só alegraria uma parte no Major Levy Sobrinho, o empate sem gols deste domingo à tarde satisfez o Verdão, classificado como líder do Grupo J, e deu esperanças aos donos da casa, que esperam o fechamento da terceira rodada para comemorar ou não um lugar entre os 32 que seguem na disputa pelo título. O confronto foi disputado debaixo de uma forte chuva de granizo, que tomou as atenções dos torcedores em boa parte do segundo tempo.

Até agora, o único que sorri é o Palmeiras. Os sete pontos conquistados nas três rodadas iniciais garantem a liderança do Grupo J e a consequente classificação para encarar o Ceará, primeiro da chave I, com sede em Araraquara. O Verdão avança com 77,8% de aproveitamento, nove gols marcados e somente dois sofridos. No entanto, a última impressão não foi das melhores. 
Mesmo com o artilheiro Gabriel Jesus em campo, o time pouco criou e mostrou repertório pobre do meio para a frente. Tudo isso precisa ser corrigido se quiser o primeiro título da Copinha.


saiba mais

A Inter de Limeira, por sua vez, torcerá por uma combinação nos jogos que restam da primeira fase. Com sete pontos e saldo positivo de três gols, a equipe do interior paulista tem boas chances de ficar entre os seis melhores vice-líderes. Por enquanto, está atrás de Lemense (seis gols de saldo), Atlético-PR (saldo cinco) e Guarani (saldo três, mas cinco gols a favor, contra quatro do Leão da Paulista). 

Grêmio Prudente, Bahia, Fluminense, Noroeste, Ituano e Internacional disputam as partidas decisivas pelos grupos E, F e L, respectivamente. Se houver vencedor em todos os duelos, a Inter de Limeira está garantida. Empates fazem com que Noroeste e Ituano superem o time alvinegro na briga por vaga na segunda fase da Copa São Paulo. A noite de domingo será de contas para a equipe limeirense.

Poderia ser diferente se o jogo não assumisse contornos protocolares. Desde o princípio, os times, apesar de contarem com os principais titulares, tiveram dificuldade para impor o ritmo de jogo. O Palmeiras criou duas chances, no máximo, durante os 90 minutos. Mesmo quando a Inter se postou defensivamente, o Verdão não teve capacidade de abrir o placar. No fim, o empate mostrou-se suficiente para o alviverde, ao que o Leão da Paulista pode pegar carona.

Cristopher do Palmeiras, Inter de Limeira e Palmeiras Copa SP (Foto: Bê Caviquioli  / Agência Estado)
Christopher, do Palmeiras, tenta passar pela 
marcação do adversário da Inter (Foto: 
Bê Caviquioli / Agência Estado)


FONTE:

Jogadores têm chegada de popstar a treino com primeiras ações de jogo

Aguirre separa equipes com 10 jogadores, mas não indica equipe titular


Por
Direto de Bento Gonçalves

 
Imagine um astro do cinema sendo recebido por multidão fãs em um grande evento. Foi em um clima como esse, em uma comparação preservando as devidas proporções, que os jogadores do Inter chegaram à Associação Geremia, campo de treinamento localizado no limite entre Bento Gonçalves e Garibaldi. Os atletas foram recepcionados por calorosos torcedores, com câmeras e celulares a postos para registros. A atividade da tarde deste domingo também marcou a primeira atividade com simulações de jogo. 

Aránguiz é saudado por corredor de torcedores colorados (Foto: Diego Guichard)
Aránguiz é saudado por corredor de torcedores 
colorados (Foto: Diego Guichard)


Alex logo entrou no clima. Entrou correndo com braços estendidos para encostar nas mãos dos torcedores. A atitude foi seguida por Paulão, Nilton, Aránguiz, entre outros. Cerca de 400 colorados acompanharam e vibraram com o treinamento.  

- Vê se não dá um salto mortal – brincou um torcedor ao ver a passagem do atacante Maurides, que teve de ser submetido a cirurgia no joelho por conta de um salto mal sucedido.   

Treino do Inter (Foto: Diego Guichard)
Treino do Inter realizado na Associação Geremia 
(Foto: Diego Guichard)


Na hora do treinamento, o técnico Diego Aguirre e o preparador-físico Fernando Pignatares aplicaram atividade técnica-física. Em um primeiro momento, os atletas foram divididos em três grupos com coletes vermelhos, amarelos ou verdes. Era um tipo de “bobinho” em que um dos times ficava na marcação, enquanto os demais tocavam a bola.  

- Vamo, control (sic). Não perde essa bola. Continua, continua – ordenava Aguirre. 

No final, as primeiras situações de jogo. Aguirre separou dois grupos para realizar treinamento em campo reduzido, com 10 atletas para cada lado. Em nenhum momento, no entanto, indicou uma possível equipe titular. 

Nilmar tem chegada movimentada em treino do Inter (Foto: Diego Guichard)
Nilmar tem chegada movimentada em treino do 
Inter (Foto: Diego Guichard)


Do outro lado do campo, Pignatares orientava treino de fundamento, com direitos a cruzamentos e conclusões. Ao marcar um dos gols, Rafael Moura foi ovacionado por torcedores e saiu vibrando. 

Após dois dias com treinamento em dois turnos, o grupo colorado volta a treinar somente na tarde desta segunda-feira, novamente na Associação Geremia. 


saiba mais

De virada, Cruzeiro vence Taubaté no tie-break e alcança a 4ª vitória seguida

Mineiros crescem no terceiro quarto de jogo e evitam a segunda derrota no torneio. Time do interior de São Paulo, por outro lado, sofre a segunda derrota consecutiva


Por
Taubaté, SP


O ginásio do Abaeté, no Vale do Paraíba, estava lotado na noite deste sábado, 10. Os torcedores faziam muito barulho nas arquibancadas, e o Taubaté, time da casa, abriu 2 a 0 no placar. Tudo parecia conspirar para a segunda derrota do Cruzeiro na Superliga Masculina. Mas, no terceiro set, os mineiros engataram uma reação, empataram a partida e, no tie-break, venceram a equipe do interior de São Paulo por 3 sets a 2 (25/19, 25/21, 22/25, 22/25 e 9/15).

Foi a quarta vitória seguida dos cruzeirense na competição. A equipe segue na liderança isolada, com 41 pontos. Os taubateanos, que sofrem a segunda derrota consecutiva e a quarta no torneio, passam a ocupar a vice-liderança, com 34 pontos, ao lado de Campinas.

Vôlei Taubaté x Cruzeiro Superliga (Foto: Jonas Barbetta/Tuddo Comunicação)
Cruzeiro venceu o Taubaté de virada na noite 
deste sábado (Foto: Jonas Barbetta/Tuddo 
Comunicação)


O troféu Viva Vôlei foi entregue ao Winters, do Cruzeiro. Os principais pontuadores da partida foram Léozão, do Taubaté, e Wallace, do Cruzeiro, que anotaram 17 pontos cada. Lipe foi outro destaque da equipe taubateana, com 15 pontos. O ponteiro Winters, com 14 pontos, foi o segundo que mais pontuou pelo time mineiro.

Os times entram em quadra novamente no próximo sábado, 17. O Cruzeiro joga às 17h, contra Juiz de Fora, no ginásio Riachão, em Contagem (MG). O Taubaté joga duas horas depois, às 19h, contra o Montes Claros, na casa do adversário.


O jogo

Duas das principais equipes da Superliga Masculina, Taubaté e Cruzeiro fizeram um confronto equilibrado. Como já era esperado, as equipes começam o jogo se revezando na liderança do placar. Enquanto o time do interior paulista contava com a boa atuação do oposto Léozão (que marcou cinco pontos no primeiro set, todos de ataque), os mineiros tinham Wallace como principal jogador em quadra na primeira parcial. O Taubaté, com boa execução do saque, começou a abrir vantagem na metade do período. O Cruzeiro, com dificuldade na recepção por conta da boa postura dos anfitriões, viu os taubateanos assim vencer o primeiro set por 25 a 19.

Léozão Vôlei Taubaté x Cruzeiro Superliga (Foto: Jonas Barbetta/Tuddo Comunicação)
O oposto Léozão, do Vôlei Taubaté, encara o 
bloqueio do Cruzeiro (Foto: Jonas 
Barbetta/Tuddo Comunicação)


O segundo set começou assim como o primeiro. Equipes trocando pontos e sem conseguirem se distanciar no marcador. Na casa dos dez pontos, o Cruzeiro começou a aproveitar melhor os erros do Taubaté e, consequentemente, a ficar mais perto de fechar o set. Os donos da casa, porém, conseguiram reagir rapidamente e impediram que os visitantes abrissem muita vantagem. Com o Cruzeiro irregular na recepção, conseguiram fazer 2 a 0 ao vencer o período por 25 a 21.

Na terceira parcial, o Cruzeiro veio melhor. Mais agressivo, assumiu a dianteira do placar logo que a bola voltou a subir. A postura dos mineiros contrastava com a dos taubateanos. Com o time sem a mesma força dos dois primeiros sets, o técnico Cezar Douglas, do Taubaté, pediu tempo para cobrar mais efetividade nos saques. A cobrança parece ter surtido efeito. Os anfitriões voltaram ao jogo melhores e chegaram a empatar o período. Mas o Cruzeiro, com a melhora da recepção, conseguiu segurar o ímpeto da equipe do interior de São Paulo e impediu a derrota por 3 sets a 0. Venceu o set por 25 a 22.

Lipe Vôlei Taubaté x Cruzeiro Superliga (Foto: Jonas Barbetta/Tuddo Comunicação)
Cruzeiro conseguiu parar o Taubaté a partir do 
terceiro set de jogo (Foto: Jonas Barbetta/
Tuddo Comunicação)


O equilíbrio voltou a reinar no quarto set. Com poucos erros, os times faziam um duelo eletrizante e de muita técnica. Taubaté contava, principalmente, com os pontos de Leozão e Lipe para atacar os visitantes. Já o Cruzeiro tinha Eder e Wallace em bom momento na partida. As equipe foram até os 20 pontos se alternando na liderança do placar. No fim do jogo, os cruzeirenses se impuseram melhor em quadra e igualaram o marcador. Vitória na parcial por 25 a 22.

No tie-break, o Cruzeiro aproveitou os erros cometidos pelo time da casa e conseguiu abrir pequena vantagem. Enquanto o Taubaté se mostrava irregular em quadra, sem manter a agressividade dos dois primeiros quartos, os cruzeirenses mantinha o equilíbrio nas ações. Desta forma, venceram o tie-break por 15 a 9 e conquistaram a quarta vitória seguida na Superliga.


FONTE:
http://glo.bo/1C1TkCT

Mulher de James Rodriguez faz sua estreia no vôlei vestindo a camisa 10

Daniela Ospina enverga o mesmo número do marido do Real Madrid, em jogo do time merengue. Confira alguns lances da bela morena, irmã do goleiro do Arsenal


Por
Rio de Janeiro

 
A colombiana Daniela Ospina, mulher do craque colombiano do Real Madrid, seguiu os passos do marido e estreou profissionalmente no time de vôlei merengue. Assim como o craque dos gramados, a bela morena envergou a camisa 10, levando seu nome abreviado às costas. Além de ser esposa de James, Dani é irmã do goleiro do Arsenal David Ospina.

Ela começou a treinar no clube em outubro do ano passado, meses depois de seu marido firmar compromisso por seis temporadas, em um contrato milionário de € 75 milhões (R$ 226 milhões) assinado durante o período da Copa do Mundo, onde foi o artilheiro da competição, com seis gols em cinco jogos.

Assista aos melhores momentos de seu estreia.

Daniela Ospina, esposa de James, posta foto do treino na Espanha (Foto: Reprodução/Instagram)
Daniela Ospina, esposa de James, em ação com 
o time de vôlei do Real Madrid (Foto: 
Reprodução/Instagram)


FONTE:

Após folga e praia, Mari Paraíba volta às quadras: "Foco na parte física"

Ponteira não consegue ajudar o Minas a evitar derrota diante do Sesi-SP, mas diz que não lhe faltou ritmo: "Tem que manter a boa forma. Continuamos malhando"


Por
São Paulo


Mari Paraíba, vôlei, Minas Tênis Clube (Foto: Assessoria/Minas Tênis Clube)Mari Paraíba volta à quadra depois de folga e praia (Foto: Assessoria/Minas Tênis Clube)


No belo rosto de Mari Paraíba, uma expressão de insatisfação. Em seu retorno às quadras depois das folgas de fim de ano e de muita praia e sol, a ponteira pouco conseguiu ajudar o Minas a evitar a derrota diante do Sesi-SP, na última sexta-feira, pelas quartas de final da Copa Brasil. A musa diz que ritmo de jogo não lhe faltou, afinal ela cuidou bem do corpo durante a semana livre nas areias do Rio de Janeiro.

- Tem que manter a boa forma. Continuamos malhando, mantendo o foco na parte física. A praia foi só para descansar, para relaxar - disse a ponteira.

Mari Paraíba se sente em casa nas areias, ela até já teve uma experiência no vôlei de praia, mas diz que é na quadra que fica mais feliz. Contra o Sesi, porém, foram poucos os sorrisos. A jogadora acredita que as falhas do Minas nos finais dos sets decidiram o confronto a favor das paulistanas.

- Foi um jogo decidido nos finais de set, quem errou menos levou o jogo. Foi pau a pau. Infelizmente nos momentos decisivos nossa equipe está errando muito. Não dá para errar contra uma equipe que está brigando pelo primeiro lugar (da Superliga) como o Sesi. Estamos voltando de folga. Isso não é desculpa. Vamos tentar melhorar para as próximas partidas - disse Mari.

Eliminado da Copa Brasil, o Minas concentra seus esforços na Superliga feminina. Atualmente na sétima posição, a equipe enfrenta o Praia Clube, nesta terça-feira, às 19h30 (de Brasília), em Belo Horizonte.


Mari Paraíba Carol Gattaz Lara Nobre praia Rio vôlei (Foto: Reprodução/Instagram)
Mari Paraíba (de biquíni branco) aproveitou 
a folga nas praias do Rio de Janeiro (Foto: 
Reprodução/Instagram)

Mari Paraíba Valquiria praia Rio vôlei (Foto: Reprodução/Instagram)
Mari Paraíba (de biquíni preto) fez exercícios 
para manter a boa forma (Foto: 
Reprodução/Instagram)


mari Paraíba e valquiria dullius vôlei praia rio minas (Foto: Reprodução/Instagram)
Mari Paraíba e a companheira de Minas Valquiria 
Dullius (Foto: Reprodução/Instagram)


FONTE:

Bernardinho revela ameaça de processo de Ary Graça a Bruninho

Em entrevista ao jornal O Globo deste domingo, técnico da seleção masculina diz que seu filho recebeu e-mail do presidente da Federação Internacional com represálias


Por
Rio de Janeiro


Bernardinho, França X Brasil - mundial de vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)Bernardinho (Foto: 
Divulgação / FIVB)


Denúncias, punições, relações desgastadas e crise CBV x FIVB. Neste domingo, mais um capítulo. Em entrevista ao jornal O Globo, Bernardinho revelou que o presidente da Federação Internacional de Vôlei, Ary Graça, ameaçou processar seu filho Bruno Rezende, capitão da seleção brasileira de vôlei. Segundo o treinador da equipe nacional masculina e do Rio de Janeiro (feminino), Bruninho recebeu e-mail do dirigente com represálias após ter se manifestado publicamente - assim como outros jogadores - sobre as denúncias de corrupção na CBV na gestão de Ary.

- No contato que teve, o Bruno não me falou, mas depois eu vim a saber, o doutor Ary mandou um e-mail a ele meio que ameaçando, dizendo que ia processar, fazer e tal se ele fizesse alguma coisa. E ele simplesmente disse que a Justiça está aberta a qualquer pessoa que quiser fazer uso dela. Uma coisa que, particularmente, me chateou ainda mais. A briga dele não é conosco, provavelmente seja até com a consciência dele. Eu não quero brigar com ninguém, mas não vou fugir de briga nenhuma se tiver que brigar - disse Bernardinho.


saiba mais

Em dezembro do ano passado, a FIVB confirmou punições a Bernardinho, Bruninho, Mário Junior e Murilo relativas ao Mundial da Polônia, disputado em setembro, por "mau comportamento". Em retaliação, a CBV anunciou a desistência de sediar as finais da Liga Mundial, prevista para julho deste ano, no Rio de Janeiro.

O técnico falou ainda sobre outros assuntos, como a chance que teve para se candidatar ao cargo de governador do estado do Rio de Janeiro e a cirurgia que foi submetido para a retirada de um tumor do rim:

- Algum tempo atrás teve essa história de que queriam que eu me tornasse candidato ao governo do Rio de Janeiro. Era uma ideia do Aécio Neves com o Fernando Henrique Cardoso. Me honrou com a lembrança, mas me preocupou como cidadão porque eu não tenho a capacidade para ser governador do Rio de Janeiro, nem o traquejo. Se alguém morrer na porta de um hospital eu vou me sentir responsável por isso. No Brasil as pessoas assumem pouco as suas responsabilidades e com isso a gente não consegue evoluir. Temos que pensar: quem é que tem a capacidade de estar lá.

- Estou bem, zerado. Vou fazer exames de controle para ver se não tem nenhuma reincidência. Foi um momento de choque. A gente acha que é indestrutível. Vi a vida frágil como ela é.


Brasil x Canadá vôlei - bruninho (Foto: Divulgação / FIVB)
Bruninho defendendo a seleção brasileira de 
vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)


FONTE:

Cadeirante de MG encara deficiência e disputa torneio de tênis na França

Fábio Bernardes, de 15 anos, está entre os oito melhores do mundo no tênis em cadeira de rodas. Mãe e técnico relembram trajetória do garoto no esporte


Por
Uberlândia, MG
 
Fábio Bernardes tenista cadeirante Uberlândia tênis em cadeira de rodas (Foto: Semana Guga Kuerten/Divulgação)Fábio está entre os oito melhores do mundo na categoria (Foto: Semana Guga Kuerten/Divulgação)


Se as histórias de superação carregadas pelo esporte são incontáveis, quando resultam em grandes vitórias não se pode deixar passar. Em Uberlândia, um garoto venceu as dificuldades impostas pela vida e conseguiu um lugar ao sol por meio do esporte. A bola da vez é o tenista e cadeirante Fábio Bernardes, de 15 anos, que foi convocado para disputar o Cruyff Foundation Junior Masters, uma espécie de Mundial Júnior do tênis em cadeira de rodas. A competição reúne os oito melhores atletas do ranking mundial e será disputada em Tarbes (FRA), entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro.

Mas a história de Fábio no esporte começa bem antes disso, em Ituiutaba. Foi na outra cidade do interior de Minas Gerais que ele começou a praticar esportes. O garoto chegou fazer natação e basquete, mas sem muito sucesso. Aos nove anos, os pais de Fábio decidiram se mudar para Uberlândia em busca de melhor qualidade de vida para o garoto, que nasceu com mielomeningocele, uma malformação na coluna.

Segundo o treinador de Fábio, Raphael Oliveira, a mudança de cidade fez o jovem ter o primeiro contato com o esporte no qual viria a seguir carreira.

- Passeando pelo Praia Clube, eles me viram dando um treinamento para o João Batista (outro tenista cadeirante da cidade). Eles chegaram na beira da quadra e o João, sempre extrovertido, convidou o Fábio para jogar. Dei uma raquete para ele e ele começou a brincar batendo umas bolinhas. Na hora vi que ele era muito habilidoso, pois acertou um monte de bolas sem nunca ter pegado em uma raquete – relembrou o técnico.

Raphael ressalta que a intenção inicial não era praticar o esporte em alto rendimento. Tudo começou como apenas mais uma atividade para Fábio. Mas, depois de receber o convite dos pais do garoto para o treinar, o relacionamento entre a família e o técnico ficou mais estreito e sério.

- Na medida em que os treinos foram começando, fui buscar conhecimento e até veio um técnico da seleção brasileira amigo meu para nos ajudar. Aumentamos os treinamentos. No primeiro torneio, ele já chegou na semifinal, o que despertou um certo interesse em todo mundo. Os pais me perguntaram se eu queria treiná-lo para o alto rendimento, e eu logo disse que era o sonho de qualquer profissional – contou Raphael.

Fábio Bernardes tenista cadeirante Uberlândia tênis em cadeira de rodas Raphael Oliveira técnico (Foto: Raphael Oliveira/Arquivo pessoal)
Raphael se propôs a treinar garoto e hoje 
acumula títulos ao lado de Fábio (Foto: 
Raphael Oliveira/Arquivo pessoal)


A história também é destacada pela mãe de Fábio, Beatriz Filgueiras, que apontou Raphael como peça chave na trajetória do garoto no esporte.

- Acho que uma pessoa importantíssima é o Raphael. Quando o Fábio começou, buscamos os melhores profissionais e ninguém se dispôs a dar aula para ele. Todos diziam que não sabiam se ia dar certo. O Raphael topou o desafio, correu atrás. Entrou em contato com o Comitê e conseguiu que viessem dar umas instruções para o Fábio. Se não fosse ele...


TRAJETÓRIA VITORIOSA

Depois de chegar às semifinais do primeiro campeonato que disputou, Fábio começou a intensificar os trabalhos. No segundo ano, eles se organizaram e montaram todo um calendário de competições. Resultado? O garoto se sagraria campeão do segundo torneio que disputou em Brasília. Depois disso, as vitórias de Fábio são inúmeras. A mãe relembrou algumas das conquistas importantes do garoto que, em 2014, ganhou quase tudo que disputou – só não venceu um Open em Niterói, quando caiu nas semifinais.


saiba mais

- Em 2011, ele foi vice-campeão das Paralímpiadas Escolares. Já em 2012, 2013 e 2014, ele venceu na categoria de 12 a 15 anos. Em outubro de 2013, ele foi para o Parapan-americano de Jovens, em Buenos Aires, onde foi bronze no individual e na dupla, e prata na dupla mista, com uma garota brasileira. Em 2014, foi o auge. Ele só não venceu um dos torneios que participou – afirmou Beatriz.
Dentre todas as conquistas, o técnico Raphael ressaltou que duas delas tiveram um peso maior para conseguir a vaga no torneio a ser disputado na França.

- Em 2014, tivemos duas conquistas importantes, pois foram vitórias contra um argentino que briga diretamente com o Fábio no ranking. Nós vencemos o Butija Wheelchair Tennis Cup, em Belo Horizonte, e o Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas, na Semana Guga Kuerten. Esses títulos foram fundamentais para a nossa classificação – comentou.


MUNDIAL

No Cruyff Foundation Junior Masters, Fábio é o único representante brasileiro. Atual número sete do ranking mundial masculino juvenil da International Tennis Federation (ITF), o jovem deve embarcar para a França no dia 24 de janeiro, onde disputa o título com o espanhol Martin de la Puente, o austríaco Nico Langmann, o britânico Ian Payne, o russo Artur Saitgareev, o australiano Anderson Parker, o argentino Facundo Palacio e o americano Chris Herman.

Segundo o técnico, o objetivo já havia sido traçado desde o início do ano, quando o garoto ainda era o 16º no ranking mundial.

- Ele iniciou o ano com esse objetivo de se classificar para o Mundial, então precisava estar entre os oito melhores. Ele estava na 16ª posição. Fizemos nosso calendário e as contas dos pontos necessários e vimos que se fôssemos campeões de pelo menos quatro campeonatos, conseguiríamos alcançar nosso objetivo - revelou Raphael.

Fábio Bernardes tenista cadeirante Uberlândia tênis em cadeira de rodas (Foto: Raphael Oliveira/Arquivo pessoal)
Fábio fechou bem 2014 e técnico espera bom 
desempenho no mundial (Foto: Raphael
 Oliveira/Arquivo pessoal)


Com tão pouca idade e já disputando uma competição de nível mundial, a mãe de Fábio revelou a ansiedade do atleta e da família.

- Nós estamos muito ansiosos, inclusive ele. Também estamos otimistas, acreditando que podemos trazer um título. A gente sabe que é difícil porque são os oito melhores do mundo, mas a gente acredita que ele vai fazer o melhor e, mesmo se não trouxer nenhum título, a experiência já é válida – observou Beatriz.

O técnico Raphael Oliveira se mostrou confiante no trabalho realizado com o jovem, que pode resultar em um título mundial para o país.

- A gente não deixa de acreditar hora nenhuma. Ele tem potencial, é muito habilidoso, esforçado, raçudo. Se vestir mesmo a camisa e mostrar o seu jogo, acredito que a gente possa buscar uma boa classificação, como uma semifinal. Depois disso, é tipo uma loteria. Não descarto a hipótese de uma final. Vamos com um objetivo traçado e vamos buscar a todo custo. Tem dado certo. Por ser um mundial, sonhamos com isso – concluiu.


* Colaborou Caio Nunes sob supervisão de Raphael Lemos


FONTE:
http://glo.bo/1B4NcLU

Em jogo de reviravoltas, Sharapova bate Ivanovic e vence em Brisbane

Decisão entre as duas melhores cabeças de chave do torneio australiano é marcada pelo equilíbrio, com diversas quebras de saques para ambos os lados e título da russa


Por
Brisbane, Austrália

Tênis Sharapova ATP de Brisbane (Foto: Getty Images)Sharapova exibe troféu conquistado após vitória sobre Ivanovic (Foto: Getty Images)


O confronto entre as duas principais cabeças de chaves do WTA de Brisbane, na Austrália, foi marcado pelo equilíbrio até a última bola. Maria Sharapova e Ana Ivanovic duelaram por quase 2h40m na manhã deste sábado (Brasília) em um embate com diversas alternâncias no placar e quebras de saques de ambos os lados. Foram nove no total, sendo seis a favor da russa, que acabou levando o título ao fazer 2 sets a 1, parciais de 6/7 (4/7), 6/3 e 6/3.

Após alguns problemas físicos e de lesão em 2014, a musa inicia bem a temporada 2015 e chega com moral ao Aberto da Austrália, que começa no próximo dia 19. Ela não atuava desde o dia 20 de outubro do ano passado, quando caiu na primeira fase do WTA Finals, em Cingapura.

Tênis Sharapova (Foto: Getty Images)
A russa vibra com o primeiro título da temporada 
(Foto: Getty Images)

Tênis Sharapova e Ivanovic ATP de Brisbane (Foto: Getty Images)
Sharapova e Ivanovic posam com os respectivos 
troféus do ATP de Brisbane (Foto: Getty Images)


FONTE:

Mil vezes Federer: relembre 10 vitórias marcantes em toda a carreira do suíço

GloboEsporte.com recorda momentos vitoriosos do nº 2 do mundo: triunfo sobre Guga e resultados memoráveis sobre Andy Roddick, Rafael Nadal e Novak Djokovic


Por
Rio de Janeiro
 

Roger Federer fez história ao conquistar o título do ATP 250 de Brisbane, na Austrália, neste domingo. O suíço se tornou o terceiro tenista a atingir a marca de 1000 vitórias no circuito da ATP, atrás apenas dos americanos Jimmy Connors (1.253) e Ivan Lendl (1.071). Os registros da Associação dos Tenistas Profissionais não contabilizam W.O nem resultados em qualifyings, Challengers, Futures, jogos-exibições e torneios não-oficiais. Para celebrar o feito do atual número 2 do mundo, o GloboEsporte.com separou 10 vitórias marcantes da carreira do suíço. Confira!


01
Vitória sobre guga

Quartas de final do Masters de Hamburgo em 2002
Roger Federer (SUI) 2 x 1 Gustavo Kuerten (BRA) - 6/0, 1/6 e 6/2



O primeiro tenista brasileiro que Federer enfrentou na carreira foi justamente o mais idolatrado do país. Em maio de 2002, nas quartas de final do Masters de Hamburgo, o suíço, que ainda era o número 14 do mundo, se viu diante de Gustavo Kuerten, que já não era mais o líder do ranking e ocupava a 7ª colocação da lista à época. Guga havia passado por uma cirurgia no quadril três meses antes e sofria com resultados ruins desde o início daquele ano. E no saibro alemão também não conseguiu sair de quadra com a vitória. Federer começou a partida com um pneu, quase levou o troco na mesma moeda, mas garantiu a classificação para a fase seguinte no terceiro set, com um lob que deixou o catarinense paralisado no último ponto da partida.

Montagem Federer x Guga - Hamburgo 2002 (Foto: Getty Images)
Federer x Guga em Hamburgo 
(Foto: Getty Images)


02
primeiro título de grand slam

Final de Wimbledon em 2003
Roger Federer (SUI) 3 x 0 Mark Philippoussis (AUS) - 7/6(5), 6/2 e 7/6(3)


Federer x Philippoussis - Wimbledon 2003 tenis (Foto: Getty Images)Federer x Philippoussis em Wimbledon
(Foto: Getty Images)


Federer já havia disputado 16 Grand Slams antes de levantar pela primeira vez o troféu de campeão de um torneio desse naipe. Nessas 16 experiências, o máximo que alcançou foi as quartas de final em Roland Garros e em Wimbledon, em 2001. A caminhada rumo aos recorde de 17 títulos em Grand Slams começou dois anos depois, justamente na grama de Wimbledon, onde atualmente o suíço ostenta sete conquistas.

Na decisão do Grand Slam britânico em 2003, Federer superou Philippoussis, um dos grandes sacadores do circuito, e até aplicou mais aces que o australiano (21 a 14) e cometeu menos duplas faltas (2 a 4). Em pouco menos de duas horas de jogo, o suíço definiu a vitória em sets diretos, tendo levado a melhor nos dois tie-breaks do confronto e não dado uma chance de quebra sequer para o adversário.


03
triunfo na austrália e o número 1

Semifinal do Aberto da Austrália em 2004
Roger Federer (SUI) 3 x 0 Juan Carlos Ferrero (ESP) - 6/4, 6/1 e 6/4



Você só se torna uma vez o número 1 do mundo pela primeira vez"
Roger Federer, após o triunfo que o 
pôs na liderança do ranking da ATP

Federer chegou às semifinais do Aberto da Austrália com a possibilidade de assumir o posto de número 1 do mundo caso derrotasse Ferrero. Isso porque o americano Andy Roddick, então dono do topo do ranking, havia sido eliminado nas quartas de final. O suíço aproveitou a oportunidade e passou pelo espanhol em sets diretos.

Federer acabaria se tornando campeão do Aberto da Austrália, batendo o russo Marat Safin na final, por 7/6(3), 6/4 e 6/2.

Federer x Ferrero - Aberto da Austrália 2004 tenis (Foto: Getty Images)
Federer x Ferrero no Aberto da Austrália 
(Foto: Getty Images)


04
fim do tabu contra nadal no saibro

Final do Masters 1.000 de Hamburgo em 2007
Roger Federer (SUI) 2 x 1 Rafael Nadal (ESP) - 2/6, 6/2 e 6/0



Eu tive uma performance incrível. É absolutamente um avanço, é bom estar jogando bem de novo. Não é que eu estava jogando mal, mas foi meu primeiro título no saibro em dois anos, então isso é bom"
Federer, cujo título anterior na terra batida
foi também em Hamburgo, em 2005

Desde o primeiro confronto que tiveram no saibro Federer teve que se contentar em sempre ser eliminado por Nadal no piso dominado pelo espanhol. Foi assim durante dois anos, nas finais de Roland Garros (2005 e 2006), do Masters de Monte Carlo (2006 e 2007) e do Masters de Roma (2006).

Essa sina mudou na edição de 2007 do Masters de Hamburgo. Na decisão do torneio, Federer enfim obteve a vitória, quebrando até uma invencibilidade de 81 partidas do Touro Miúra no saibro, inclusive a sequência de 16 títulos consecutivos do espanhol na terra batida. O suíço foi derrotado no primeiro set , mas reagiu de forma avassaladora, perdendo apenas 13 pontos nos games de saque na sequência da partida. O quarto título de Federer em Hamburgo veio até com um pneu na última parcial.

Federer x Nadal - Hamburgo 2007 tenis (Foto: Getty Images)
Federer x Nadal em Hamburgo 
(Foto: Getty Images)


05
penta em wimbledon
Final de Wimbledon em 2007

Roger Federer (SUI) 3 x 2 Rafael Nadal (ESP) - 7/6(7), 4/6, 7/6(3), 2/6 e 6/2



Cada título é especial, mas jogar contra um campeão como o Rafa significa muito e igualar o recorde de Bjorn também. Foi uma partida bem equilibrada. Falei para ele (Nadal) na rede que ele também merecia. Eu fui o sortudo hoje"
Federer, depois do penta em Wimbledon


Campeão de Wimbledon nos quatro anos anteriores, Federer chegou à edição de 2007 do Grand Slam britânico com a possibilidade de igualar o recorde do sueco Bjorn Borg, que conseguiu vencer o tradicional torneio cinco vezes consecutivas. Na briga pelo título, novamente Nadal se encontrava no seu caminho. E o suíço precisou suar bastante para repetir a história em Londres.
Há 34 partidas Federer não encarava um confronto de cinco sets em Wimbledon. Nadal impôs ao suíço um duelo desgastante de três horas e 45 minutos de duração. Porém, ao contrário do que aconteceu meses antes em Roland Garros, quando o espanhol salvou 16 de 17 break points, o suíço prevaleceu nesse quesito, inclusive virando duas vezes o desconfortável placar de 15-40 no quinto set.

Federer x Nadal - Wimbledon 2007 tenis (Foto: Getty Images)
Federer x Nadal em Wimbledon 
(Foto: Getty Images)


06
o histórico 15º grand slam

Final de Wimbledon em 2009
Roger Federer (SUI) 3 x 2 Andy Roddick (EUA) - 5/7, 7/6(6), 7/6(5), 3/6 e 16/14



Federer é uma lenda, é um ícone"
Sampras, depois de ser superado por
Federer em títulos de Grand Slams

Um título histórico que veio de forma histórica. No 21º confronto entre Federer e Roddick, o suíço e o americano travaram a mais longa batalha de uma final de Grand Slam em termos de número de games. Foram 77 até Federer faturar o troféu de Wimbledon pela sexta vez, superando os 71 da decisão do Aberto da Austrália de 1927. Além disso, o quinto set (30 games) foi o mais longo de todas as finais de Grand Slam, batendo os 20 games da disputa pela taça de Roland Garros de 1927.

O hexa em Wimbledon também fez Federer assumir sozinho o posto de maior ganhador de títulos de Grand Slams. Antes disso ele compartilhava com o americano Pete Sampras a marca de 14 troféus. O 15º triunfo veio em quatro horas e 16 minutos, com direito a 50 aces do suíço, o maior número que um tenista já atingiu numa decisão de Grand Slam.

Federer x Roddick - Wimbledon 2009 tenis (Foto: Getty Images)
Federer x Roddick em Wimbledon 
(Foto: Getty Images)


07
o maior ponto da carreira

Semifinal do US Open em 2009
Roger Federer (SUI) 3 x 0 Novak Djokovic (SER) - 7/6(3), 7/5 e 7/5



Eu estava numa posição difícil e não tinha nada a fazer. A gente pratica muito, mas nunca funciona.  É a melhor jogada que já fiz na minha vida"
Federer, sobre o Gran Willy
no final da partida 


Federer não conquistou o título do US Open em 2009, derrotado pelo argentino Juan Martín del Potro, mas a competição daquele ano foi especial para o suíço. Na semifinal, todos os 25 mil torcedores presentes na quadra central do complexo de Flushing Meadows o aplaudiram de pé por causa de uma única jogada. E olha que do outro lado da quadra estava Djokovic.

Com dois sets de vantagem e a dois pontos de fechar o jogo, Federer deu um show. Diante de um lob do sérvio, o suíço correu até o fundo da quadra e chegou a tempo de executar um Gran Willy. Nole, que estava na rede pronto para rebater a bola, tomou uma passada magistral do rival. O público foi à euforia. No ponto seguinte Federer encerrou a partida, numa bola vencedora de devolução. Clique aqui e assista ao lance.

Montagem Federer x Djokovic - US Open 2009 (Foto: Getty Images)
Federer x Djokovic no US Open 
(Foto: Getty Images)


08
freio em djokovic

Semifinal de Roland Garros em 2011
Roger Federer (SUI) 3 x 1 Novak Djokovic (SER) - 7/6(5), 6/3, 3/6 e 7/6(5)


A exemplo de Nadal, Djokovic também teve uma longa sequência de vitórias interrompida por Federer. O sérvio não perdia há 43 jogos, ostentando a quinta maior invencibilidade da Era Aberta, e vinha de sete títulos consecutivos na temporada, mas voltou a provar o sabor amargo da derrota, na semifinal de Roland Garros em 2011. Os dois fizeram um primeiro set de uma hora e 10 minutos de duração, e Djokovic chegou a salvar dois match points antes de o suíço batê-lo com o 18º ace na partida.

Federer x Djokovic - Roland Garros 2011 (Foto: Getty Images)
Federer x Djokovic em Roland Garros 
(Foto: Getty Images)


09
o 17º título de grand slam

Final de Wimbledon em 2012
Roger Federer (SUI) 3 x 1 Andy Murray (GBR) - 4/6, 7/5, 6/3 e 6/4



É incrível. Como sabemos, o número 1 não chega de presente. Nunca deixei de acreditar. É um grande momento. É como se o troféu nunca tivesse me deixado. Esse vem na hora certa"
Federer, depois do hepta em Wimbledon


Seis vezes campeão em Wimbledon, Federer pisou na quadra central na final de 2012 numa situação inédita. Isso porque o adversário era Murray, presente na final do Grand Slam britânico pela primeira vez e que contava com o apoio da torcida local, ávida pelo fim do jejum que durava desde 1936 da última conquista de um britânico (Fred Perry) na chave de simples em Wimbledon - o próprio Murray pôs fim à seca vencendo o torneio em 2013.

Apesar da perda do primeiro set e de todas as dificuldades, como uma chuva que caiu no começo do terceiro set e interrompeu a partida por 40 minutos, Federer prevaleceu no restante do jogo. Atuando de forma exuberante, o suíço aplicou a virada e garantiu o sétimo título do torneio, empatando com Pete Sampras em número de títulos de Wimbledon.

Federer também retornou ao posto de número 1 do mundo com a vitória e permaneceu no topo até o inicio de novembro, alcançando o recorde de 302 semanas na liderança do ranking da ATP.

Montagem Federer x Murray - Wimbledon 2012 (Foto: Getty Images)
Federer x Murray em Wimbledon 
(Foto: Getty Images)


10
inédita copa davis

Final da Copa Davis em 2014
Roger Federer (SUI) 3 x 0 Richard Gasquet (FRA) - 6/4, 6/2 e 6/2



Eu ganhei o suficiente na minha carreira, não precisava nada para 'cortar da lista'.  Isso não é para mim. Isso é para os garotos"
Federer, após a conquista da Copa Davis

No extenso currículo, Federer tinha praticamente tudo, desde troféus de torneios em casa a vários títulos de Grand Slam. Até mesmo uma medalha de ouro olímpica, ainda que de duplas, ele já havia faturado, ao lado do compatriota Stan Wawrinka em Pequim 2008. Faltava uma conquista que necessitaria não da ajuda de um único parceiro, mas de uma equipe inteira.

Até o ano passado, a Suíça nunca havia sido campeã da Copa Davis. O máximo que havia obtido era o vice-campeonato em 1992. Mas o inédito título de Federer & Cia. enfim veio em novembro. Mesmo atuando fora de casa contra os franceses, Federer foi o responsável pela vitória que deu o troféu aos suíços. O atual número 2 do mundo derrotou Gasquet pela 13ª vez (em 15 confrontos) e fez a festa vermelha em Lille. Tudo isso diante do maior público da história em uma partida de tênis: 27.448 torcedores.

Montagem Federer x Gasquet - Copa Davis 2014 (Foto: Getty Images)
Federer e a conquista suíça na Copa Davis 
(Foto: Getty Images)


FONTE: