segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Central do Mercado: Palmeiras anuncia dupla, e Galo apresenta Pratto

Internacional contrata técnico uruguaio. Flu encaminha acerto com o meia Marlone, e Cruzeiro vê Leandro Damião ficar mais distante


Por
Rio de Janeiro

ze roberto palmeiras (Foto: Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação)
Aos 40 anos, Zé Roberto vai defender o Verdão 
até o fim da temporada (Foto: Fabio Menotti/Ag. 
Palmeiras/Divulgação)


Após um fim de semana de pouca movimentação, a segunda-feira trouxe muitas novidades aos torcedores. O Palmeiras contratou o veterano meia Zé Roberto e o atacante Leandro, destaque da Chapecoense no Brasileirão 2014. O Atlético-MG, por sua vez, reforçou seu elenco com a chegada do centroavante argentino Lucas Pratto. O dia também reservou ao torcedor do Internacional o nome do seu novo treinador: o uruguaio Diego Aguirre.

As duas contratações palmeirenses foram anunciadas apenas na noite desta segunda-feira. Zé Roberto, 40 anos, assinou contrato até o fim de 2015, enquanto Leandro, 23, tem compromisso até 31 de dezembro de 2019.

Mais cedo, foi o Atlético-MG quem movimentou o mercado. Lucas Pratto assinou contrato de quatro anos com o Galo na sede do clube, em Belo Horizonte. O atacante, que passou por exames e testes físicos, vestiu a camisa atleticana e recebeu o apoio de aproximadamente 50 torcedores. Os valores da negociação não foram revelados, mas giram em torno de R$ 10,9 milhões.

Pela manhã, o Internacional que fechou com um treinador para a próxima temporada. Diego Aguirre - então no futebol do Catar - estava próximo de ir para o Peñarol, mas optou pela proposta do Colorado. O técnico uruguaio, de 49 anos, defendeu o clube gaúcho entre 1988 e 1989. Ele traz o auxiliar Enrique Carreras, o preparador físico Fernando Pignatares e o auxiliar da preparação Marcelo Sanchez.

Marlone e Wagner, Fluminense X Cruzeiro (Foto: Getty Images)
Marlone deve mudar de camisa e vestir a 
tricolor em 2015 (Foto: Getty Images)


Outros acertos de menor impacto também movimentaram o noticiário. No Rio de Janeiro, o Fluminense começa a se reforçar após a saída de vários atletas. Ex-Vasco e campeão brasileiro com o Cruzeiro este ano, Marlone está de malas prontas para atuar nas Laranjeiras. O meia deve ser anunciado nos próximos dias, após passar pelos exames médicos. Revelado na base tricolor, Gustavo Scarpa vai defender, por empréstimo, o RB Brasil até o fim do Campeonato Paulista.

De volta à Primeira Divisão, o Vasco, modestamente, encaminhou dois reforços: o lateral-direito Bruno Ferreira, de 20 anos, da Portuguesa, e o volante Jean Patrick, 22 anos, ex-Luverdense. O Cruz-Maltino vem mantendo a promessa de fazer contratações dentro da atual realidade financeira.

O Santos, por sua vez, mantém Enderson Moreira à frente do clube. O técnico, cujo contrato vai até o fim do próximo ano, chegou ao Peixe em setembro, após a demissão de Oswaldo de Oliveira. Em 20 jogos, soma nove vitórias, três empates e oito derrotas.

Em contrapartida, a contratação deLeandro Damião pelo Cruzeiro, que estava praticamente sacramentada, deu para trás e o acerto ficou mais distante. Presidente da Raposa, Gilvan de Pinho Tavares acredita que a troca de comando no Santos pode impedir que a transação aconteça. O novo mandatário do Peixe, Modesto Roma, não está aceitando as bases acertadas. Pior para o clube celeste, que não tem plano B, caso o acerto seja inviabilizado.



FONTE:
http://glo.bo/1wXwFrl

Atraso, chuva e estilo várzea: time de Neymar vence o de Nenê por 5 a 4

Amigos do capitão da Seleção batem os do meia do Al-Gharafa em Jundiaí. Partida tem gol de Felipe Massa, Caio Castro e clima de muita descontração


Por  
Jundiaí, SP




Está aberta a temporada de peladas beneficentes! Na tarde desta segunda-feira, o estádio Jayme Cintra, em Jundiaí, foi palco de um nobre encontro entre os amigos de Neymar, craque do Barcelona e da seleção brasileira, e os de Nenê, jogador do Al-Gharafa, do Qatar. Em evento que arrecadou 24 toneladas de alimentos, o time do atacante do Barça venceu por 5 a 4.
Além dos anfitriões, a festa contou com várias celebridades, jogadores e ex-jogadores. Nem a chuva, que castigou a cidade no interior de São Paulo, interrompeu a brincadeira.

Neymar x Nene - gol Neymar (Foto: Marcos Ribolli)
Neymar abre o placar e provoca o cantor João 
Neto, que acabou chapelado 
(Foto: Marcos Ribolli)


Atraso, humilhação sertaneja e muita chuva

O jogo começaria às 18h, mas a bola só foi rolar uma hora depois. O motivo? O atraso de um dos donos da festa, Neymar, que chegou quando os convidados todos já estavam no vestiário à espera da divisão dos times. Ao lado do craque do Barcelona, nomes como Kaká, do Orlando City, Taison, do Shakhtar Donetsk, e o ator Caio Castro, da TV Globo. Já no time de Nenê, estrelas do peso de Lucas, do PSG, Falcão, do futsal, e Felipe Massa, piloto da Fórmula 1.


Apesar do atraso, Neymar não demorou a marcar. Com sete minutos, o capitão do time vermelho deu uma lambreta diante do cantor sertanejo João Neto - que faz dupla com Frederico - e marcou com estilo. O ator Caio Castro, logo depois, fez 2 a 0. E Marcos Aurélio, 3 a 0.

O jogo era tão fácil que Neymar foi até o alambrado e recebeu uma lua de pelúcia de um torcedor. Com ela nas mãos, seguiu exibindo seu futebol, tirando onda com os adversários.


O time de Nenê teve a chance de reagir, mas o próprio perdeu um pênalti, parando nas mãos do goleiro Fabiano. Neste momento, a chuva castigava o gramado do estádio Jayme Cintra, do Paulista de Jundiaí. Cheios de habilidade, os jogadores tiravam a bola do chão, e também os torcedores. Nenê, então, se vingou do goleiro, marcando com um belo toque de cobertura, fazendo 3 a 1. O primeiro tempo, porém, acabou em 4 a 1, já que Neymar passou pelo goleiro Neneca e parou a bola em cima da linha. Kaká marcou e depois, como um nadador, mergulhou numa poça d'água.

Por conta da forte chuva, o árbitro Guilherme Ceretta de Lima apitou o fim do primeiro tempo com pouco mais de 30 minutos.

Neymar x Nenê, Jundiaí, fome só de bola (Foto: Marcos Ribolli)
Ensopado, Neymar olha para o céu na cidade 
de Jundiaí (Foto: Marcos Ribolli)

Gol de piloto, de empresário e 26 dentro de campo


Após alguns minutos de pausa, os jogadores voltaram ao gramado, já com menos chuva. O time de Nenê, sempre atrás do marcador, diminuiu para 4 a 2. Cheio de raça e vontade, conseguiu 4 a 3 com um cruzamento supreendente de Felipe Massa e mais um gol de Nenê.

A reação, porém, parou por ali. Empresário de Neymar, Lucas e outros craques, Wagner Ribeiro cobrou um pênalti duvidoso e fez 5 a 3. O árbitro, então, repetiu a marcação para o outro lado e permitiu que Felipe Massa também fizesse de pênalti: 5 a 4.


Com 20 minutos, o jogo foi interrompido, mas rapidamente reiniciado. Com 13 de cada lado, o campo ficou cheio e nenhum gol mais saiu. Aos poucos, os craques foram trocando a bola pela "resenha" no banco de reservas. Neymar foi o primeiro. Kaká, o segundo. Em alguns minutos, o jogo terminou. Festa dos torcedores em Jundiaí. E festa de quem será ajudado pelos quilos de alimento levados pelos cerca de 12 mil torcedores presentes.


FONTE:
http://glo.bo/1HrI5oL

Sesi-SP e Rio de Janeiro reeditam final em duelo de invictos da Superliga

Finalistas da temporada 2013/4, equipes voltam a medir forças em partida que vale a liderança da competição


Por
São Paulo
 
Depois de oito meses da final da última Superliga feminina de vôlei, Sesi-SP e Rio de Janeiro voltam a medir forças nesta segunda-feira, às 21h. Os dois times continuam entre os melhores do Brasil e estão invictos na temporada 2014/15 do nacional. O duelo no ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo, vale a liderança da competição - o SporTV e o SporTV Play transmitem a partida ao vivo.

Montagem Fabiana e Gabi, vôlei (Foto: Montagem sobre foto de Divulgação)
Fabiana e Gabi são armas do Sesi e do Rio r
espectivamente (Foto: Montagem sobre 
foto de Divulgação)


Lideradas pelas Natália e Gabi, as atuais campeãs nacionais estão na primeira colocação com 32 pontos em 11 vitórias. Com um jogo a menos, o Sesi da central Fabiana está na cola das cariocas, com 29 pontos em 10 vitórias. Se as paulistanas vencerem por 3 a 0 ou 3 a 1, assumem a liderança. Uma tarefa que não será fácil.

- O Rio é muito forte e equilibrado. Elas têm um sistema de bloqueio muito bom, mas também possuem algumas deficiências. Estamos vindo de uma sequência muito positiva de jogos e mostrando um bom crescimento. Apesar de termos perdido algumas atletas na temporada, estamos nos adaptando e treinando muito bem. O jogo de será difícil, uma partida chave entre duas equipes equilibradas - disse Talmo de Oliveira, técnico do Sesi.

As cariocas precisam vencer apenas dois sets para continuar no topo, mas o objetivo do time do técnico Bernardinho é vencer mais uma partida para garantir a liderança ao menos até o fim deste ano - o Sesi ainda encara o Rio do Sul na próxima segunda-feira.

- O Sesi vem jogando muito bem e tem sido uma das melhores equipes da competição. Tanto a Fabiana quanto a Bia estão fazendo um grande campeonato e será um jogo difícil. Vamos ter que diminuir ainda mais nossos erros para conseguir jogar contra elas - disse a ponteira Gabi.


FONTE:
http://glo.bo/13UNtVh

Sesi-SP perde para o Canoas, está fora da Copa Brasil e encerra ano por baixo

Com um time recheado de estrelas, equipe da capital paulista cai diante dos gaúchos por 3 a 1, é eliminado da competição e espera um início de 2015 mais promissor


Por
São Paulo
 
Com três medalhistas olímpicos no elenco - Lucão, Marcelinho e Serginho - e o melhor ponteiro do mundo- Lucarelli- o Sesi-SP não embalou nos últimos meses de 2014. A campanha na Superliga é irregular, é apenas o quinto colocado. Nesta segunda-feira, a equipe paulista foi eliminada precocemente da Copa Brasil de Vôlei, que está em sua segunda edição. O time comandado por Marcos Pacheco perdeu para o Canoas, do Rio Grande do Sul, por 3 sets a 1 (23/25, 25/18, 28/26), e está fora do torneio. 

Sesi SP x Canoas - Copa Brasil de vôlei (Foto: Guilherme Costa)
Bloqueio do Canoas foi essencial na partida 
(Foto: Guilherme Costa)


A Copa Brasil de vôlei tem um regulamento diferente da Superliga. Nesta primeira fase, as quatro primeiras colocadas do primeiro turno da Superliga (Cruzeiro, Minas, Taubaté e Campinas) não participam, já classificadas para as quartas de final. Em jogo único, as demais equipes se enfrentam por uma vaga na próxima fase. Na sequência, novamente em jogo único, os vencedores da fase preliminar encontram os quatro times que "folgaram" nas quartas de final. A sequência da competição será em janeiro. O rival do Canoas na próxima fase é o Minas. 

Na partida desta segunda-feira, o Sesi-SP contou com ajuda do público, que compareceu em bom número ao Ginásio da Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo. Porém, os jogadores foram muito irregulares, erraram bastante em momentos cruciais e perderam a cabeça em alguns pontos. Pelo lado do Canoas, a experiência do cubano Denis e do central Gustavo fizeram a diferença para o triunfo. O técnico Marco Miranda viu sua equipe comandar o placar em todos os sets, e vacilar apenas no primeiro, não conseguindo fechar. Na sequência, foram três sets irretocáveis, principalmente nos momentos decisivos.

O técnico do Sesi-SP, Marcos Pacheco, saiu lamentando mais uma derrota:

- Essa partida foi uma síntese de nossa temporada. Fomos muito irregulares, jogamos muito mal. Esse time não foi formado para cair na primeira fase de uma Copa Brasil. Agora vamos ter uma parada de fim de ano, e vamos ver o que dá para fazer na Superliga. Mas, sinceramente, do jeito que estamos jogando, não vamos longe não, precisamos mudar - disse o técnico.

Pelo lado do Canoas, o técnico Marco Miranda ficou, de um certo modo, até surpreso com o resultado:

- Não só avançamos na Copa Brasil, como batemos o Sesi, um dos favoritos ao título. Isso nos dá muita moral. Nós sufocamos eles, aproveitamos o momento e as oportunidades- disse.

O JOGO

Sesi SP x Canoas - Copa Brasil de vôlei (Foto: Guilherme Costa)Sesi-SP passou pelo Canoas na Copa 
do Brasil (Foto: Guilherme Costa)


O primeiro set foi dominado pelo Canoas até os pontos finais, quando o Sesi-SP conseguiu se recuperar, virar o placar e fechar em 25 a 23. O time do sul conseguiu manter sempre uma margem de vantagem entre dois e cinco pontos, enquanto os anfitriões pareciam nervosos. Lucarelli errou duas bolas que não costuma errar, e o placar ficou 22 a 20 para os visitantes. Foi aí que o Sesi-SP acordou, conseguiu marcar três pontos seguidos, o último deles em um erro de Evandro, que não conseguiu matar uma bola de xeque. No fim, 25 a 23 para o Sesi.

O enredo do segundo set foi similar ao do primeiro, mas com final diferente. O Canoas liderou toda a parcial mas, no fim, conseguiu vencê-la, 25 a 18. Com um bloqueio forte, e um saque que castigava a recepção do Sesi, o Canoas foi abrindo vantagem e chegou a fazer 11 a 7. Neste momento, o técnico do Seso-SP Marcos Pacheco deu um berro com o time "Não é assim que se faz". A bronca surtiu efeito por pouco tempo. O time da casa chegou a encostar, o placar ficou 12 a 10, mas nada que tirasse os gaúchos da liderança. No fim, 25 a 18 para o Canoas, que empatou o jogo.

O terceiro set foi novamente dominado pelo Canoas, que só ficou atrás no jogo por um momento, quando Lucarelli fez um ponto de saque e colocou o Sesi-SP em vantagem, 9 a 8. Na sequência, os ataques do cubano Denis e a experiência do central Gustavo foram primordiais na vitória do Canoas no set por 25 a 22.

A tônica da quarta parcial seguiu a mesma. O Canoas manteve a regularidade, enquanto o Sesi-SP alternava bons e maus momentos. Desta forma, o time gaúcho liderou o set desde o começo, sempre com uma vantagem entre dois e cinco pontos. O técnico do Sesi Marcos Pacheco tentava, do banco, animar os jogadores, sempre berrando "aproveita o momento", quando a equipe marcava um ponto. Em vão. O time da casa não conseguia fazer três pontos seguidos, enquanto o Canoas, parecia caminhar tranquilo para a vitória. O fim do set, porém, teve uma pitada de emoção. Os gaúchos lideravam pro 24 a 22, mas o Sesi-SP fez dois pontos seguidos, o último deles em um ótimo saque de Lucarelli, igualado a partida em 24 pontos. O time da casa ainda teve um set point, após um ponto de saque de Lucão, mas o o Canoas voltou a passar à frente e fechou a partida em 28 a 26.

Sesi SP x Canoas - Copa Brasil de vôlei (Foto: Guilherme Costa)
O ataque de meio do Sesi-SP funcionou em várias 
oportunidades (Foto: Guilherme Costa)


FONTE:

'Seleção não me interessa mais', afirma líbero Serginho, do Cruzeiro

Jogador espera punição para os culpados de desvios de verba na CBV


Por
Montes Claros, MG

Líbero Serginho afirma que não quer  Seleção (Foto: João Pires / Vipcomm))
Líbero Serginho afirma que não quer jogar pela 
Seleção (Foto: João Pires / Vipcom)


O sonho da maioria dos atletas de todas as modalidades é chegar a Seleção do seu país, certo? Não para o líbero do Cruzeiro, Serginho, eleito duas vezes o melhor líbero do mundo, finalista da Superliga em 11 oportunidades, e cinco vezes campeão, sendo três títulos pelo Minas e dois pelo Cruzeiro.  O time mineiro é atual líder da Superliga 2014/2015 com 36 pontos.

A revelação foi feita pelo experiente jogador de 35 anos após a vitória do Cruzeiro por 3 sets a 1, diante do Montes Claros, no Norte de Minas, na noite desse domingo (21) pela Superliga. O tema surgiu porque Rubinho, o auxiliar de Bernardinho na Seleção, estava no Ginásio Tancredo Neves observando jogadores das duas equipes.

Ao ser questionado se a presença de Rubinho o deixava animado para uma possível convocação, o jogador respondeu de bate pronto.

- A presença do Rubinho aqui não faz a mínima diferença. Seleção é uma coisa que não quero mais. Tive oportunidade de ir várias vezes e não fui. Agora já ganhei tudo que tinha que ganhar, fui o melhor líbero do mundo duas vezes e não fui. Não é agora que vou querer ir. Se por acaso for convocado eu não vou. Essa é minha posição, não tenho mais interesse em Seleção - disparou.

Rubinho disse que existe parâmetros para convocação de jogadores (Foto: Cida Santana/GE)Rubinho disse que existem parâmetros para convocação de jogadores (Foto: Cida Santana/GE)


Ainda na quadra do Ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros, Rubinho reagiu com tranquilidade ao saber da opinião do líbero cruzeirense.

- É um direito do jogador. A gente continua observando todos os atletas, e isso não interfere no nosso trabalho. Não tenho nem que opinar sobre isso, mas acho um desrespeito ao nosso trabalho, que é observar todos os s jogadores e escolher os melhores dentro dos requisitos da seleção. As vezes os jogadores se destacam aqui do Brasil, mas não têm os parâmetros que a gente vai encontrar lá fora. 

Temos os parâmetros dentro da seleção e escolhemos os jogadores a partir deles - destacou.

01
DENÚNCIAS
Sobre as denúncias de irregularidades na Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), confirmadas pelo relatório final da Controladoria Geral da União (CGU), Serginho cobra punição para os culpados 

- Ficamos chateados com tudo isso. As denúncias foram comprovadas pelas CGU e agora a gente espera que as providências sejam tomadas, que o dinheiro seja devolvido e os responsáveis presos. Os prejudicados somos nós, do vôlei. A Superliga poderia ser melhor, poderia haver um maior envolvimento do publico, os atletas e os clubes poderiam ser mais valorizados. Essas coisas são caras, e o dinheiro está no bolso de pessoas que não fazem parte do vôlei. Tomara que isso se resolva logo, para que o vôlei não perca patrocinadores e entre em descrédito - desabafou.


FONTE:
http://glo.bo/1wWGd5O

Fernanda Venturini festeja melhora de Bernardinho: "Pronto para outra"

Ex-jogadora comemora sucesso na cirurgia do marido para retirar tumor no rim, mas não poupa a CBV: "Não tenho dúvidas que essa crise potencializou o problema dele"


Por
Osasco


Dani Lins e Fernanda Venturini (Foto: João Pires/Fotojump)Fernanda Venturini esteve na festa de 20 anos do título de 1994 (Foto: João Pires/Fotojump)


Em meio à crise que atinge o vôlei nacional, uma notícia deixou todos os fãs da modalidade assustados. Na última sexta-feira, o técnico da seleção masculina e do time feminino do Rio de Janeiro, Bernardinho, disse em entrevista à revista "Veja" que passou por uma cirurgia para tirar um tumor no rim. Neste domingo, Fernanda Venturini, ex-jogadora da seleção, compareceu à festa de 20 anos do título mundial do Leite Moça, em Osasco, e comemorou a melhora na saúde do marido:

- Ele está bem, foi só um susto. De repente, apareceu um negócio de 3cm lá. Mas deu tudo certo, ele está pronto para outra - disse.

Bernardinho revelou que passou por um momento delicado após o Mundial da Polônia, entre agosto e setembro deste ano. Ele descobriu e retirou um tumor maligno no rim direito depois de um exame de rotina. 

- Eu tenho certeza que toda essa crise da Confederação Brasileira potencializou, não tenho a menor dúvida que esse problema surgiu por conta da confusão na CBV - disse a ex-jogadora.

Equipe campeã de vôlei 1994 (Foto: João Pires / Fotojump)
Fernanda Venturini - segunda da esquerda 
para a direita - na homenagem às campeãs 
mundiais de 1994
(Foto: João Pires / Fotojump)


Um relatório divulgado pela Controladoria-Geral da União (CGU) revelou o desvio de, ao menos, R$ 30 milhões do dinheiro de patrocínio durante a gestão do presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Ary Graça, entre 2010 e 2013. No comando da entidade desde 1997, ele renunciou ao cargo quando os primeiros fatos foram revelados. Após o escândalo vir à tona, o Banco do Brasil cancelou o contrato de patrocínio, renovado sem interrupções desde 1991. Os jogadores reagiram com protestos. Alguns deles entraram em quadra com nariz vermelho de palhaço e faixa de luto nos braços durante a Superliga. Outros se manifestaram pelas redes sociais.

Fernanda Venturini e Bernardinho (Foto: Divulgação)Fernanda Venturini e Bernardinho são casados há onze anos (Foto: Divulgação)


A ex-jogadora elogiou a geração atual de atletas, que não se calou diante dos problemas na entidade:

- Sempre tem um atleta que coloca a cara a tapa, mas gostei que vários falaram bastante, e o negócio se propagou. É isso aí, eles têm que brigar. Aqui se faz aqui se paga, a gente está vendo isso na CBV. Nem que o vôlei desça até o inferno e volte limpo, precisamos mudar - disse a ex-levantadora.

Fernanda Venturini defendeu o Brasil entre 1987 e 2005, conquistando uma medalha de bronze nas Olimpíadas de 1996, além de três Grand Prixs e o bicampeonato mundial com a seleção sub-20, em 1987/89.


FONTE:
http://glo.bo/1HoyizI

Jaque brilha, Minas vence o São Caetano fora de casa e se reabilita

Em São Paulo, equipe mineira faz 3 sets a 1 sobre o time do ABC paulista (25/21, 25/15, 19/25 e 25/19) e se recupera da derrota em casa na última rodada


Por
São Caetano do Sul, SP
 

Desde a chegada de Jaqueline, o Minas entrou em um grande momento na Superliga, com cinco vitórias consecutivas. Sequência quebrada na última rodada, com tropeço em casa contra o Brasília. 

Porém, o time do técnico Marcos Queiroga não se deixou abater e já voltou a vencer no campeonato nesta segunda-feira, contra o São Caetano, no ginásio Lauro Gomes, no ABC paulista - 3 sets a 1, parciais de 25/21, 25/15, 19/25 e 25/19.

Eficiente na recepção e no passe e implacável no ataque (14 pontos anotados), Jaqueline foi eleita a melhor em quadra. Carla, que colocou 15 bolas no chão e Mari Paraíba, com 12 pontos, também se foram bem na equipe do Minas. Do lado do São Caetano, destaque para Sabrina, que marcou 17 pontos - maior pontuadora da partida.

- É muito treinamento. Tenho uma função importante, de dar volume no jogo e o tenho feito o que posso para ajudar. Faz apenas um mês que comecei a treinar e é difícil estar no auge da forma física. Mas estou me esforçando bastante para contribuir o máximo possível. Nossa equipe ainda tem muito a evoluir. Temos algumas jogadoras novas, como a Naiane (levantadora), que tem apenas 20 anos, nossa líbero tem 19, e elas sofrem um pouco nos momentos de dificuldade. Mas estamos aqui para ajudar - avaliou Jaque.

O jogo também foi marcado por mais um protesto de atletas contra as denúncias de corrupção na CBV. Lideradas pelas experientes Walewska e Jaqueline, as atletas do Minas entraram em quadra com faixas pretas nas mangas. Na última semana, as jogadoras de Sesi-SP e Osasco fizeram ato semelhante. Na Superliga masculina, jogadores de Taubaté e Canoas entraram em quadra com narizes de palhaço. 

Com a vitória por 3 sets a 1, o Minas chegou aos 19 pontos e retomou a sexta colocação perdida na rodada anterior para o Brasília. Já o São Caetano ficou estacionando na oitava posição, com 15 pontos conquistados.

Após confronto desta desta segunda, as duas equipes entram em recesso para as festas de fim de ano e só voltam a atuar na Superliga em 2015. O próximo jogo do São Caetano será no dia 6 de janeiro, contra o Araraquara, novamente em casa. Já o Minas entra em quadra no dia 13 de janeiro, para enfrentar o Praia Clube, em Belo Horizonte.
o jogo

São Caetano x Minas Superliga feminina (Foto: Reprodução / SporTV)Time do Minas comemora vitória no primeiro set contra o São Caetano 
(Foto: Reprodução / SporTV)


Em busca de recuperação após a derrota em casa para o Brasília na última rodada, o Minas começou melhor a partida e rapidamente abriu vantagem com boa participação de Jaque na defesa e Mari Paraíba e Carol Gattaz eficientes no ataque. As visitantes chegaram à primeira parada técnica vencendo por 8 a 4. Bem nos contra-ataques, a equipe mineira continuou superior e ampliou a vantagem para 16 a 10. Após a segunda parada técnica, o São Caetano esboçou uma reação e conseguiu cortar a desvantagem para apenas dois pontos na reta final do set com um ace de Mara: 23 a 21 para o Minas. Porém, as visitantes marcaram dois pontos seguidos na sequência e fecharam a parcial em bola pelo meio de Carol Gattaz: 25 a 21.


O segundo set começou como o primeiro: com o Minas na frente, com bons ataques de Jaqueline e Walewska. Porém, o São Caetano reagiu e conseguiu passar à frente pela primeira vez na partida: 9 a 8 após ataque de Thaisinha. Mas o Minas não se abateu e voltou à liderança pouco depois com Mari Paraíba: 13 a 12. Daí para frente, foi um domínio total do time visitante, que conseguiu, inclusive, uma sequência de dez pontos consecutivos em passagem de Carla pelo saque. Sem grandes dificuldades, o Minas fechou a parcial em 25 a 15.

A lavada no set anterior pareceu ter acordado o São Caetano, que começou a terceira parcial com tudo, abrindo 7 a 1 no placar rapidamente. Com atuação consistente de Thaisinha, as donas da casa continuaram dominantes e seguiram ampliando a vantagem: 13 a 5 depois de boa largadinha da camisa 1 de São Caetano. Após estar perdendo por 20 a 10, o Minas, que teve Ju Nogueira no lugar de Mari Paraíba, ainda tentou voltar no jogo e diminuiu a diferença para apenas quatro pontos, mas a equipe paulista não bobeou no fim e fechou o set em 25 a 19 com forte ataque de Sabrina pela ponta: 2 a 1 no placar geral.

Focadas em evitar o tie-break, as jogadoras do Minas voltaram melhor para o quarto set e abriram 8 a 2 com boa passagem de Walewska pelo saque. Com Jaque e Carla implacáveis no ataque, a equipe mineira continuou melhor e chegou à segunda parada técnica vencendo por 16 a 8. Apesar do apoio da torcida, o São Caetano não teve mais poder de reação e o Minas fechou em 25 a 19, 3 sets a 1 na partida.


FONTE:
http://glo.bo/1AYIFIf

Jovem e barato: Vasco vai apostar no lateral-direito Bruno Ferreira, da Lusa

Após encaminhar os acertos com Lucas, do Macaé, e Jean Patrick, do Luverdense, diretoria mantém perfil das contratações. Atleta de 20 anos tem contrato até o dia 31


Por
Rio de Janeiro
 
A reformulação no elenco do Vasco já começou. E com a saída de mais de dez jogadores sem contrato, o número de aquisições será alto. Por enquanto, o perfil principal é basicamente o mesmo: atletas jovens e de baixo custo para compor elenco. E três já estão apalavrados com o clube de São Januário para a temporada 2015. Depois de encaminhar os acertos com os volantes Lucas (Macaé) e Jean Patrick (Luverdense), foi a vez de fechar com o lateral-direito Bruno Ferreira, de 20 anos, da Portuguesa.



Enquanto Lucas e Jean Patrick chegam por empréstimo, Bruno será contratado em definitivo. Seu contrato com o clube paulista termina no próximo dia 31 de dezembro. Revelado pela Lusa, o lateral atuou em seis jogos na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro e marcou um gol na última partida da Lusa no torneio: derrota por 3 a 2 para o Vila Nova (veja o lance no vídeo acima). 

O Vasco perdeu seus dois laterais-direitos de origem em 2014: André Rocha e Carlos César. Ambos tem contrato apenas até o fim do ano e não estão nos planos da diretoria. Mesmo caso de Diego Renan, que mesmo sendo lateral-esquerdo, atuou diversas vezes pelo lado direito.
Ficha técnica:

Nome: Bruno Ferreira dos Santos
Posição: Lateral-direito
Idade: 20 anos - 14/09/1994
Altura e peso: 1,80m / 70kg
Clubes: Portuguesa



FONTE:
http://glo.bo/1wWVjbw

Acordo com Damião fica complicado, e Cruzeiro admite não ter plano B

Gilvan de Pinho Tavares afirma que novo presidente do Santos não aceita as bases acertados com o ex-mandatário do Peixe e mostra pessimismo com o negócio


Por
Belo Horizonte


Leandro Damião comemora gol do Santos contra o Botafogo (Foto: Mauro Horita / Agência estado)Damião está na mira do Cruzeiro para a próxima temporada (Foto: Mauro Horita / Agência estado)


A ida do atacante Leandro Damião, do Santos, para o Cruzeiro, dada como certa nos últimos dias, pode não acontecer. Segundo Gilvan de Pinho Tavares, presidente do clube celeste, a mudança de comando no time da Baixada pode inviabilizar o negócio. O novo presidente do Santos, Modesto Roma, não está aceitando as bases acertadas entre a Raposa e o mandatário antecessor, Odílio Rodrigues, de acordo com Gilvan.

- O Cruzeiro estava perto de fechar o empréstimo do Leandro Damião. Mas o novo presidente do Santos não concorda com as bases do negócio. Se ele não aceitar as mesmas bases, vai ficar difícil fechar o acordo - disse o dirigente por meio da assessoria de comunicação do clube.

Gilvan também admitiu que não há um plano B no caso de o acordo com Leandro Damião falhar. O presidente do Cruzeiro falou sobre as limitações do mercado neste fim de ano.

- Está difícil por causa do mercado, que está bem complicado. Mas estamos trabalhando - garantiu o dirigente, que contratou apenas um jogador para o ataque até agora. Trata-se do
camaronês Joel, que estava no Coritiba.



saiba mais

Em rede social, Léo Moura define "o ingrato" e faz agradecimento ao Fla

Lateral-direito tem contrato renovado até o fim do Campeonato Carioca, quando deve fazer a sua despedida do clube, que defende desde julho de 2005


Por
Rio de Janeiro

 
Leonardo Moura Flamengo (Foto: Reprodução/ Instagram)A mensagem de agradecimento postada por Léo Moura Flamengo (Foto: Reprodução/ Instagram)


Em viagem de férias com a família, Léo Moura voltou a se manifestar nas redes sociais para fazer um agradecimento ao Flamengo e seus torcedores depois de ter o seu contrato renovado até o fim do Campeonato Carioca. No entanto, antes disso, deixou uma mensagem enigmática ao postar uma definição sobre o ingrato.

Léo Moura passou por mais uma novela de renovação. Seu desejo era assinar contrato por mais uma temporada com o Flamengo. No entanto, o clube se manteve irredutível em sua proposta. O jogador chegou a postar mensagens nas quais dava a entender que se tratava de uma despedida, mas acabou aceitando ficar até o fim do Carioca.

No clube, havia uma corrente até mesmo contra a renovação de Léo Moura por qualquer período. Com 511 jogos e capitão do time, ele tem chances de se tornar o sétimo jogador da história do clube que mais vezes entrou em campo.

Na segunda mensagem, inclusive, Léo Moura coloca a lista dos jogadores com mais jogos pelo clube. Ele está próximo de ultrapassar Liminha, que tem 513, e Carlinhos, com 516. Em sexto lugar, está Cantarele, com 557.
- Juro que quando cheguei não imaginava chegar a essa marca. Obrigado ao C.R Flamengo por proporcionar isso na minha carreira!! A Nação até hoje tem sido importante demais! Obrigado de coração - escreveu na segunda mensagem.

Leonardo Moura Flamengo (Foto: Reprodução/ Instagram)Léo Moura e o texto sobre o ingrato (Foto: Reprodução/ Instagram)


Confira o primeiro texto postado por Léo Moura nesta segunda-feira:

"O ingrato geralmente chega de mansinha, fazendo papel de boa praça! Vai colhendo os frutos que não plantou e vivendo uma vida melhor que merecia pelo fato de estar se passando por uma pessoa do bem! Coisa que não é!

Aproveita, se deleita, chora, jura fidelidade, e contiua comendo do que não plantou e nadando de braçadas no Rio do Amor! Recebe, recebe, recebe, e só recebe até que um resolve dar! Dar um tapa na cara de quem o amou, expor quem o protegeu, e dar uma de suas caras mais feitas! Ele finalmente mostrou quem ele realmente é!


A vida do alvo fica marcada, sofrida, desacreditada do próximo! E a do ingrato? Segue, esperando uma outra oportunidade pra colher, nadar, curtir, absorver pra depois pisar! Disfarçado de amor, disfarçado até de si mesmo, porque nem ele sabe quem ele é, ele vai seguindo a vida mendingando acolhimento!


Mendiga daqui, mendiga dali até o dia que a casa cai! Por cima dele e de quem estiver perto!
Apresento meu amigo:
O INGRATO!
"



FONTE:
http://glo.bo/1AY3PGH

Nº1 do trampolim no ano troca o Brasil pelos EUA por 2016: "Melhor escolha"

Bela Camilla Gomes, de apenas 20 anos, deixou o país em março por melhor estrutura: "Ginásio lá tem nove trampolins. No Brasil, apenas um e é para a seleção inteira"


Por
Rio de Janeiro

 
O sorriso estava estampado no rosto a todo momento. Afinal, desde março, a bela ginasta Camilla Gomes não viajava dos Estados Unidos ao Brasil para visitar a família. Eleita a melhor do país em 2014 na ginástica de trampolim, ela levou a mãe, o pai, o irmão e a avó ao Prêmio Brasil Olímpico, na última terça-feira, no Rio de Janeiro. A loira de apenas 20 anos deixou sua terra natal em março deste ano em busca de melhores condições, visando uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2016. Em solo americano, encontrou a estrutura que precisava e, por isso, não pensa mais em voltar.

- Moro em Nova Jersey e minha rotina de treinos lá é puxada, são duas vezes por dia, de manhã e à tarde, e três vezes por semana faço o cross fit para preparação física, direcionado para a modalidade. A visão do esporte é outra, a estrutura deles é muito melhor que a nossa. Meu ginásio lá tem nove trampolins, no Brasil, apenas um e é para a seleção inteira. Foi a melhor escolha que fiz. Como participamos de torneios internacionais, conhecemos técnicos e atletas de todos os lugares. Entrei em contato com uma treinadora americana, perguntei para ela e disse que gostaria de fazer intercâmbio lá. Ela disse que eu podia ir quando eu quisesse - relatou.

Camilla Gomes, da ginástica de trampolim (Foto: Reprodução / Instagram)
Camilla Gomes, da ginástica de trampolim, 
mora e treina nos EUA (Foto: Reprodução 
 Instagram)


Na atual seleção, como conta Camilla, outros atletas também já buscaram a preparação no exterior como alternativa à falta de estrutura para a modalidade no Brasil.

- A seleção tem eu e mais três meninas atualmente e dois meninos que são mais velhos, tem 28 e 29 anos, e já competem desde 2000 no time. Todo mundo treina junto no Rio, mas o Rafael (Andrade) foi para a Inglaterra treinar, ficou três meses. A Joana foi comigo em março, ficou seis meses e voltou. Eu continuei e minha ideia é ficar lá. É muito diferente - completou.

Camilla Gomes, da ginástica de trampolim (Foto: Reprodução / Instagram)Brasileira faz treinos direcionados de cross fit(Foto: Reprodução / Instagram)


Entre as principais conquistas que a credenciaram a ser eleita a melhor da modalidade no Brasil em 2014, estão o terceiro lugar no Pan de ginástica de trampolim, o Campeonato Brasileiro e, claro, o fato de ter classificado o país para o Pan-Americano de Toronto, no Canadá, no meio do ano que vem. Os nomes dos atletas que irão para a competição canadense sairão de uma seletiva nacional, já que as vagas são do país. Ela lamentou apenas o fato de não ter conseguido chegar à decisão no Mundial.

- Não peguei a final por erros meus. A cabeça não deixou, mas ano que vem vai dar tudo certo. Penso muito em 2016, desde que começou o ciclo em 2012, que foi quando entrei para a seleção. Tranquei a faculdade de Administração para treinar mais vezes ao dia e me preparar melhor. Acho que temos que botar os objetivos na cabeça e o que precisamos fazer para alcançá-lo - disse.

Camilla pratica a ginástica de trampolim desde os sete anos de idade. Ela começou na ginástica olímpica, mas se interessou pela outra porque começou a treinar em um equipamento que havia em seu ginásio e foi chamada para a equipe. A bela loira sonha que, no futuro, sua modalidade seja tão conhecida quanto a praticada por Jade Barbosa, Daniele e Diego Hypolito, Arthur Zanetti, entre outros nomes célebres da ginástica artística.

- A ginástica de trampolim não é tão conhecida quanto a artística. Muita gente conhece e é apaixonada pela artística e quando a gente fala de trampolim, as pessoas perguntam se é de piscina, porque não fazem ideia do que é. Então eu espero que com os resultados bons consigamos ampliar mais o esporte - concluiu.

Prêmio Brasil olímpico - Camila (Foto: André Durão )
Camilla foi a melhor de seu esporte no Prêmio 
Brasil Olímpico (Foto: André Durão )


FONTE:

Platini lamenta polêmica com CR7, e Uefa diz: "Não houve problema"

Porta-voz da entidade afirma que dirigente francês está triste com o caso e afirma que não existe implicância com o português. Eleição da Bola de Ouro será no dia 12


Por
Nyon, Suíça

 
Cristiano Ronaldo não fala com Michel Platini no Mundial de Clubes (Foto: Reprodução SporTV)Cristiano Ronaldo passa por Platini, que estava conversando com Ancelotti (Foto: 
Rep. SporTV)


Através do porta-voz da Uefa, Pedro Pinto, o presidente da entidade, Michel Platini, lamentou a polêmica envolvendo o seu nome e o do atacante Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. Tudo pelo fato de a imprensa ter noticiado logo após a decisão do Mundial de Clubes, no sábado, no Marrocos, que CR7 não havia cumprimentado o dirigente na cerimônia de entrega das medalhas e da taça do torneio continental.

Em entrevista ao "Diário de Notícias", Pedro Pinto afirmou que os dois já haviam se falado momentos antes quando Cristiano Ronaldo recebeu a Bola de Prata como o segundo melhor jogador do torneio. Sergio Ramos foi o Bola de Ouro.

- Não houve qualquer tipo de problema. O Cristiano Ronaldo, antes de ir receber a Bola de Prata, já tinha cumprimentado o senhor Platini. Quando voltou ao palco para receber a medalha com o resto da equipe, o Michel Platini estava conversando com o Carlo Ancelotti, portanto o Ronaldo passou por ele sem o cumprimentar. Do nosso lado, garanto que não há polêmica. Falei com o presidente e ele só disse que por vezes fica triste por pensarem que ele não gosta do Ronaldo - disse o dirigente da Uefa.

 A polêmica entre Platini e Cristiano Ronaldo começou quando o presidente da Uefa afirmou que o português não deveria vencer a Bola de Ouro da Fifa em 2014. Na opinião do dirigente, um alemão deveria ficar com o troféu. No dia 12 de janeiro, a Fifa anuncia o vencedor do troféu. Além do português, o argentino Lionel Messi e o alemão Manuel Neuer disputam o caneco.


saiba mais

"Sonho Medina" se multiplica na praia de Maresias, que terá festa para ídolo

Primeiro campeão brasileiro mundial da modalidade, surfista é espelho para jovens. Moradores de São Sebastião-SP comemoram, e prefeitura pensa em fazer um busto


Por
São Sebastião, SP

 
O mar estava praticamente sem ondas na praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Mesmo assim, as crianças entravam na água com uma prancha debaixo dos braços. No local onde Gabriel Medina nasceu e foi criado, a cena ilustrava o que ali cresceu após o atleta se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial da modalidade: a vontade de iniciantes no esporte de viverem no mundo do surfe. O chamado "sonho Medina"...

Pamella Mel surfista Maresias (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)
Pamella Mel, de nove anos, tem Gabriel Medina 
como ídolo e já disputou quase 50 campeonatos 
de surfe(Foto: Danilo Sardinha/
GloboEsporte.com)


Pamella Mel, de nove anos e moradora da região, foi uma das que entraram no mar sem ondas. Não estava ali para brincar. Acompanhada de um preparador físico, fez um trabalho específico para se preparar para os campeonatos que disputa. O título mundial de Medina, segunda ela, serviu de motivação extra para tentar um dia conquistar semelhante façanha.



– Foi muito legal ver ele ser campeão. Nas vezes em que encontrei com ele, sempre foi atencioso e disse para eu seguir em frente. Quero um dia chegar onde ele chegou. Disputar WQS, WCT... Todos os campeonatos – afirmou Pamella, que pratica surfe há três anos e disputa torneios regionais. No mesmo dia do título de Medina, aliás, a jovem faturou um torneio de surfe em Maresias.
Crianças surfistas em Maresias (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)Crianças brincam no mar da praia de Maresias
(Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)


Na praia do litoral paulista, o orgulho pela conquista de Gabriel Medina fica estampado em uma faixa comemorativa colocada na praça do local. Na última sexta-feira, lá foi o ponto de encontro para os moradores assistirem à etapa que deu o título ao brasileiro em um telão. Após o título, o clima de festa tomou conta da praça. Fogos de artifício anunciavam o feito inédito do surfista de Maresias.

O estudante Juliano Rodrigues, de 17 anos, estava presente na comemoração. Sentiu orgulho pela conquista do conterrâneo e, assim como Pâmella Mel, deseja um dia viver do surfe.
– Sei que com a minha idade o Medina já estava bem mais à frente. É difícil chegar lá. Mas tenho esse sonho de virar surfista. Em 2015, vou ir para o Peru disputar um campeonato lá. (...) Estou feliz por esse título e acho muito legal poder treinar no lugar onde o Medina cresceu. As ondas daqui são muito boas. Acho que por isso que saem grandes surfistas daqui – comentou.

Na quarta-feira, dia 25, Gabriel Medina será recebido com festa em São Sebastião. Amigos, parentes e fãs preparam uma programação especial para homenagear o ídolo, com direito a desfile no carro do Corpo de Bombeiros. A prefeitura de São Sebastião estuda a criação de um busto de Gabriel Medina após revitalização da Praça do Surfe.

Gabriel Medina faixa comemorativa em Maresias (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)
Faixa comemorativa em Maresias representa 
orgulho do local pelo feito de Medina 
(Foto: Danilo Sardinha)


FONTE:

Palmeiras supera o rival Corinthians em número de sócios-torcedores

Crescimento do programa Avanti foi maior do que o Fiel Torcedor em 2014. Diferença entre eles é de apenas 18 fãs. Novo estádio foi fundamental nessa evolução


Por
São Paulo


Palmeiras X Sport - Arena Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)Torcedor do Verdão tem novo estádio 
para curtir(Foto: Marcos Ribolli)


O Palmeiras é o time paulista com o maior número de sócios-torcedores. Com o crescimento do programa Avanti nesta temporada, o Verdão ultrapassou o rival Corinthians. A equipe alviverde termina 2014 com 64.379 torcedores associados, enquanto o Fiel Torcedor, do rival alvinegro, tem 64.361. A diferença entre os programas é de apenas 18 pessoas.

Neste ano, os dois rivais inauguraram seus novos estádios. Fato que chamou mais atenção. Mas o Palmeiras teve crescimento maior nas adesões ao programa Avanti - somente no mês de inauguração de sua arena, o time alviverde ganhou 11 mil sócios. Ao todo nesta temporada, foram 28.920 novas inscrições contra 20.910 dos torcedores do  Timão.

Contando os últimos dois anos, a evolução do Palmeiras nessa lista de sócios-torcedores é ainda mais impressionante. São quase 55 mil adesões, número que deixa o Verdão atrás apenas do Cruzeiro levando em consideração a evolução desde 2013. A expectativa da diretoria alviverde para 2015 é ainda melhor, tendo como meta montar um time mais competitivo.

Torcida Palmeiras X Sport - Arena Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)
Torcida do Palmeiras lota a nova arena em rodada 
decisiva do Campeonato Brasileiro (Foto: 
Marcos Ribolli)


FONTE:

Após "Parabéns", Medina lambuza a mãe Simone com bolo e glacê no rosto

"Guerra" também sobra para a irmã Sophia, que fica com parte da cobertura no cabelo


Por
Oahu, Havaí


saiba mais

Antes de viajar de volta ao Brasil, a família Medina comemorou brevemente o aniversário de 21 anos de Gabriel no Havaí. Em clima descontraído, a mãe, Simone, o padrasto Charles, e os irmãos Sophia e Felipe cantaram "Parabéns a você" ao novo campeão mundial de surfe e provaram um bolo de forma inusitada.

Simone passou o dedo na cobertura e, depois, no rosto do filho. A iniciativa iniciou uma "guerra" bem humorada, e as mulheres não se deram bem. Gabriel empurrou o bolo inteiro no rosto da mãe, e uma parte da cobertura foi parar no cabelo da caçula Sophia.


Após muitos dias de dúvida sobre o que dar a Gabriel na data especial, pais e irmãos optaram por presenteá-lo materialmente com uma nova referência à conquista da última sexta-feira: um quadro com a imagem do novo campeão erguendo a taça. A peça foi pintada às pressas por Hilton Alves, artista especializado em pintar paisagens e imagens de surfe, que se baseou em uma foto tirada após a entrega do troféu da ASP para fazer o desenho na tela.

Surfe quadro gabriel medina (Foto: Carol Fontes)
Sophia, a irmã caçula, mostra quadro que a 
família deu de presente da Gabriel Medina 
(Foto: Carol Fontes)


FONTE:

Joia 2015: em nome do pai e à la R10, Lincoln vira o "diamante" de Felipão

Meia de 16 anos firma primeiro contrato profissional após infância difícil e perda do pai, que compôs canção que o embala: "Ele disse que posso ser o melhor do mundo"


Por
Porto Alegre

 
Atreva-se a tirar a bola do pé esquerdo de Lincoln. É missão difícil até para os profissionais, embora ele tenha apenas 16 anos completados em novembro. Impossível mesmo, no entanto, é arrancar do garoto franzino e ligeiro o sonho de ganhar o mundo com a tal bola no pé. Nada o faz parar de correr, chutar, treinar e sonhar. Nem a morte do pai. A curta história de vida do jovem humilde e de nome pomposo mostra que impressionar Felipão num único treino pode ser quase brincadeira de criança. Criança essa que Lincoln ainda poderia ser. Mas não é. Tornou-se esperança da família e do Grêmio. A joia reluzente da Arena para 2015.

lincoln grêmio joia 2015 (Foto: Carlos Macedo/Agência RBS)
Lincoln veste a camisa do Grêmio e também 
é convocado para seleções de base (Foto: 
Carlos Macedo/Agência RBS)


Lincoln Henrique dos Santos tem uma vida dedicada ao Grêmio. Começou nas escolinhas alojadas no bairro Cristal, com vista inspiradora para o Guaíba, com oito anos. Aos dez, passou a frequentar os times da base. Em 2011, com 11 anos, sofreu um baque que poderia ter lhe tirado o norte. O pai Natalício morreu. Um dos treinadores da base, Luiz Gabardo Júnior ficou sabendo da triste notícia e só não ficou mais abatido porque a surpresa de avistar Lincoln indo treinar o deixara estupefato.

- Bah, cara, tu conseguiste treinar? - questionou Gabardo, que só seria treinador de Lincoln três anos mais tarde.


- Fazer o quê?

"Pode ser o melhor do mundo", disse o pai

A resposta foi curta, mas não foi grossa. Educação não parece faltar a Lincoln, que faz da sua família uma fortaleza. E uma escola. Tem seis irmãos, sendo três homens. Assim como o pai, taxista e trabalhador na construção civil, todos jogaram ou jogam futebol, em clubes ou de forma amadora.
Um dos irmãos, lateral e volante Leonardo Rincón, 18 anos, está na base do Corinthians. Sobram, portanto, dicas e conselhos. Por isso, basta bater um papo rápido com o jovem para ver que sua maturidade transcende os 16 anos.

Joia de 2014, Luan se tornou titular no início do ano é a principal aposta de grande venda para esta janela

Assim como a voz. É cavernosa, muito grave. Se Felipão não tivesse se apercebido de seu talento, poderia facilmente cantar sambas Brasil afora. Até porque o repertório já tem. Antes de morrer, seu pai compunha uma música especial para a família. Ela nunca fora gravada, mas Lincoln leva letra e melodia na cabeça do que chama de “hino da família”. Se um dias fizer três gols num jogo, por que não estreá-la em nível nacional com pedido no Fantástico? Pode ser um bom começo. O fim, ele planeja mais grandioso. Lincoln quer honrar o nome ousado e a memória do pai e conquistar o mundo.

- Ele falou para mim que nasci para ser vencedor. Das poucas vezes que me viu jogar, disse que eu poderia ser o melhor do mundo. Se Deus quiser, um dia vou honrar essa promessa que eu fiz para o meu pai - define, entre a saudade e a ambição.

Lincoln se destaca em treino com profissionais (Foto: Diego Guichard )
Lincoln no treino de agosto em que conquistou 
Felipão (Foto: Diego Guichard)


Felipão o chamou de "diamante negro"

O primeiro passo para ganhar o planeta foi dado em 18 de agosto. Longe do glamour que paira sobre seus ídolos Ronaldinho e Messi. Era um treino de praxe no velho gramado suplementar do Olímpico. Os garotos do sub-17 desafiariam os reservas que não atuaram na partida anterior do Grêmio, pelo Brasileirão. Lincoln foi tão bem que, no segundo tempo da atividade, foi puxado para a equipe profissional reserva. Destacou-se ainda mais.

Assim que terminou o treino, Felipão voltou-se para Luiz Gabardo Júnior, ávido por aproveitar o moleque. Ouviu uma resposta angustiante. Lincoln ainda tinha 15 anos e sequer firmara contrato profissional. Precisava completar 16 para tal.

Ele falou para mim que nasci para ser vencedor. Das poucas vezes que me viu jogar, disse que eu poderia ser o melhor do mundo. Se Deus quiser, um dia vou honrar essa promessa que eu fiz para o meu pai
Lincoln
- Mas quando ele faz aniversário? - insistiu Scolari, que o definiria como "diamante negro".
Faltavam três meses ainda. Imediatamente a cúpula gremista tratou de “esconder” a joia descoberta. Vitrine excessiva naquele momento poderia custar a vida longa ao projeto de craque no Grêmio.

O zelo deu resultado e, ao celebrar 16 anos em 7 de novembro, Lincoln assinou seu primeiro contrato profissional, por três anos. Garantiu, de quebra, uma vaga no grupo que fará a pré-temporada em janeiro. Sem contar a festa em casa. A notícia da renovação foi comemorada com espumante e explosão de alegria digna de um gol em final de Copa do Mundo.

- Coloquei na cabeça que era a oportunidade da minha vida. Não sabia, podia ser o último treino, não haveria mais... Fui sem medo de errar. A partir dali, a minha vida mudou.


A mão de Sonda muda tudo

lincoln internacional inter (Foto: Arquivo Pessoal)Lincoln treina nas férias no litoral para manter a forma antes da pré-temporada (Foto: Arquivo Pessoal)


Na verdade, a mudança havia começado um pouco antes. E fora do campo. A DIS, grupo de investidores chefiado pelo influente empresário Delcir Sonda, passou a tomar conta dos negócios do garoto desde os seus 14 anos. Em 2012, a mãe Clode foi surpreendida com o rasante de um carro importado na sua antiga e humilde morada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Eram os emissários de Sonda, dispostos a cuidar do jovem.

Mais ligado ao Inter, por envolvimento nas negociações de Aránguiz, Nilmar, entre outros, Sonda virou mais do que um agente. Tudo o que Lincoln precisar o empresário não poupa esforço e dinheiro para atender. Assim foram com suas roupas, o celular da moda até aquisições mais relevantes, como o apartamento próximo ao Olímpico e, atualmente, uma casa para a mãe no bairro Guarujá.

Quem acompanha a carreira do prodígio com marcação cerrada é o irmão mais velho. Natalício Natalício Rick Davis, 30 anos, foi quem atendeu a ligação do GloboEsporte.com. Antes de passar o telefone a Lincoln, que descansa neste final de ano no litoral gaúcho, em casa providenciada por Sonda, alerta que não gostaria de ver em pauta assuntos como contratos, salários, valores (nos últimos dias, assinou contrato com a multinacional Nike). 

Na seleção: polêmica com Gallo e gols

O negócio de Lincoln é, mesmo, jogar bola. Houve uma vez em que a sua qualidade, no entanto, ficou em segundo plano. Em 2013, teve problemas com o coordenador da base da CBF, Alexandre Gallo, descontente por seu corte de cabelo, que tinha a inscrição “L10” raspada na cabeça. 

Bate falta que é brincadeira. Dos que passou pelas minhas mãos, é um dos mais diferenciados que vi
Luiz Gabardo, treinador da base do Grêmio
O tempo e uma boa máquina zero foram suficientes para ele retornar com tudo à seleção.  Em sua última convocação à sub-17, anotou seis vezes em sete partidas. Apesar dos gols em profusão, Luiz Gabardo Júnior define Lincoln como um meia canhoto clássico. Um armador de jogadas, com vocação maior para deixar os atacantes na cara do gol.

- É um meia-atacante, como a última ponta de um losango no meio-campo. Tem um bom biotipo para sua categoria. Aos poucos, amadureceu bastante seu jogo. Era um peladeiro, muito bom, com talento. Agora, sabe jogar o jogo. Ficou mais forte, ganhou mais massa muscular... - diz Gabardo, que o conhece desde os dez anos e se derrete mesmo ao falar da bola parada: - Bate falta que é brincadeira. Dos que passou pelas minhas mãos, é um dos mais diferenciados que vi.

- Me inspiro muito no Ronaldinho nas cobranças de falta - define o garoto.

Lincoln não descuida dos estudos e mantém a linha compenetrada na escola estadual que frequenta em Porto Alegre. Também começou a fazer aulas de inglês e espanhol. O tom extrovertido surge apenas nas vestimentas largas, nas correntes e brincos espessos e no boné de aba reta que costuma esconder seus olhos fundos. Mas não consegue ocultar a felicidade de quem joga pelo pai, pelo futuro e, principalmente, por vocação. Não é a toa que está cada vez mais difícil tirar a bola de seu valioso pé esquerdo.

> Confira a letra da música feito pelo pai de Lincoln:

Por toda a minha vida sei que iria me arrepender
Se falasse aquele dia do encontro que tinha com você
Nem mesmo a chuva que caía na cidade me tirou
A vontade de me encontrar com você, é…

Mas a chuva que caía eu nem sentia
Para mim, parecia orvalho
Era dia de seu aniversário
Mas eu estive pensando
E cheguei a ficar descontente
Pois não tinha na mão um presente
Para entregar a você

Mas quanto eu te encontrei
Radiante de felicidade
Compreendi que na verdade a nossa presença
Era o maior presente para você


lincoln grêmio família (Foto: Arquivo Pessoal)
Lincoln (primeiro à esquerda) ainda pequeno, em 
2009, com os irmãos, em seu antigo lar 
(Foto: Arquivo Pessoal)


Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs



FONTE:
http://glo.bo/1wV1gWA