sábado, 8 de novembro de 2014

Com reservas, Galo vence, volta ao G-4 e deixa Verdão em alerta

Garotos como Dodô e Marion brilham, e Atlético-MG chega à vitória no último jogo do Palmeiras no Pacaembu antes da inauguração da Arena


 A CRÔNICA


por Juliano Costa


No último jogo do Palmeiras como mandante no Pacaembu, antes da inauguração de sua nova Arena, quem fez a festa foi o Atlético-MG. Ou melhor: o time reserva do Atlético-MG. Priorizando a final da Copa do Brasil, o técnico Levir Culpi poupou seus titulares e mandou a campo uma equipe que mesclava jogadores experientes, como Pierre e Leandro Donizte, com alguns bons garotos formados na base do Galo, como Dodô e Marion. Deu certo.


saiba mais

Sólido na defesa e letal nas bolas paradas e contra-ataques, o Atlético-MG venceu o Palmeiras por 2 a 0, chegou a 57 pontos e chegou à terceira colocação. Não há como sair do G-4 nesta rodada, já que só poderá ser ultrapassado por Grêmio ou Inter, que se enfrentam. O Verdão, que havia aberto cinco pontos do Z-4, pode ver essa distância cair para apenas dois neste domingo, caso o duelo catarinense entre Figueirense e Chapecoense termine empatado, e o Vitória vença o São Paulo em Salvador.
O público pagante na despedida do Palmeiras do Pacaembu foi de 24.368 pessoas (26.630 no total), com renda de R$ 602.520. O time alviverde saiu vaiado de campo.

Na quarta-feira, o Atlético-MG inicia a decisão da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, no Independência. Pelo Brasileirão, recebe o Figueirense, domingo, também no Horto. Já o Palmeiras, no mesmo dia, faz o clássico Choque-Rei contra o São Paulo, no Morumbi.

Pedro Botelho e Valdivia, Palmeiras x Atlético-mg (Foto: Marcos Bezerra / Agência Estado)
Pedro Botelho e Valdivia, em lance de 
Palmeiras x Atlético-MG (Foto: 
Marcos Bezerra / Agência Estado)


O jogo

O Palmeiras teve a semana inteira para treinar para este jogo e, entre seus principais jogadores, só não tinha o zagueiro Lúcio (com uma virose) e o volante Wesley (suspenso). Mesmo assim, parecia um catadão em campo, sem entrosamento. Valdivia, muito bem marcado, era o único que conseguia produzir algo de útil. Na melhor oportunidade, deixou Henrique na cara do gol, logo aos oito - o atacante driblou Victor, mas falhou na finalização. Com seu time reserva, o Atlético-MG, com quatro volantes, apostava nos contra-ataques e nos lances de bola parada. Dodô teve duas chances em cobranças de falta - na primeira, mandou direto para o gol e viu Prass fazer bela defesa; na segunda, cruzou na medida para o zagueiro Tiago marcar de cabeça. Festa do Galo B e apreensão dos palmeirenses no Pacaembu, que vaiaram o time na saída para o intervalo.

No segundo tempo, Dorival voltou com Diogo e Mouche nos lugares de Allione e Mazinho, e o Palmeiras ensaiou uma pressão. Chegou a ter 58% da posse de bola e jogar inteiro no campo de ataque. Valdivia continuou sendo o mais lúcido. Faltava a ele uma boa companhia. Ao Galo, sobravam força defensiva e velocidade nos contra-ataques. Foi num lance assim que o time mineiro matou o jogo, com Dodô. O garoto de 20 anos iniciou a jogada e chegou na frente para concluir com estilo, dando um drible desmoralizante no volante Renato.

Palmeiras x Atlético-MG - comemoração gol do Galo (Foto: Marcos Bezerra / Agência Estado)
Dodô comemora seu golaço no Pacaembu 
(Foto: Marcos Bezerra / Agência Estado)




FONTE:

Cristóvão lamenta má atuação do Flu e saída do G-4: "Resultado péssimo"

Ao avaliar derrota para o Coritiba, treinador diz que marcação não encaixou e que chances criadas não foram convertidas, porém acredita em recuperação rumo ao G-4


Por
Curitiba


Foi em uma improvisada sala de imprensa, recheada de entulho das recentes obras no Couto Pereira, que Cristóvão Borges avaliou a saída do Fluminense da zona da Libertadores do Brasileirão. Ao perder para o Coritiba por 1 a 0, neste sábado, na capital do Paraná, resultado definido como péssimo pelo treinador, o Tricolor caiu do quarto para o quinto lugar – se mantém com os mesmos 54 pontos e, dependendo dos resultados de domingo, pode chegar à sétimo. Pois o local serve de metáfora ao clube carioca: a classificação ao torneio sul-americano ainda está em construção. Cristóvão ficou abatido com o resultado. Nas suas contas, vencer em Curitiba era fundamental. Porém, a confiança continua inabalada. 

- Resultado péssimo. Na disputa pela vaga, tem vários times com mesmo número de pontos. E quem não ganha, sai. Foi nosso caso. Sabíamos que o jogo seria assim brigado. Os dois times jogaram no erro do outro. Começo foi difícil. Não encaixamos a marcação, tivemos dificuldade e eles dominaram. Nas trocas equilibramos. Terminamos primeiro tempo bem. Jogamos no segundo, procuramos o jogo. Mesmo com muita marcação. Tivemos chances, mas não marcamos e foi assim – disse, para completar: 

- O maior prejuízo é estar fora do G-4. Muitas equipes têm o mesmo número de pontos. Ganhando, ficaríamos. Perdendo... atrasamos em uma rodada. Confiamos em nos recuperar e chegar ao objetivo. 

Elivelton (dores no púbis) e Bruno (joelho direito), que deixaram a partida machucados, preocupam e são dúvidas para enfrentar o Botafogo, sábado, no Maracanã. Gum deve voltar a ser relacionado depois que fraturou a perna esquerda. 

O Fluminense retorna ao Rio neste domingo. O dia será de folga assim como a segunda-feira. A reapresentação está marcada para a terça-feira. 

Cristóvão Borges técnico Fluminense (Foto: Cleber Yamaguchi / Agência Estado)
Cristóvão durante a derrota para o Coritiba 
(Foto: Cleber Yamaguchi / Agência Estado)


A íntegra da entrevista: 

Houve queda de rendimento?
Não houve queda de rendimento. Foi circunstância do jogo. Foi mais brigado do que jogado. Nível técnico não foi bom. Tivemos sequencia de vitórias e agora perdemos. Eles aproveitaram e fizeram o gol. Essa foi a diferença. 


Por qual motivo Walter saiu?
Com ele e Fred na frente, a gente perdia o meio campo. Sempre tinha um deles sobrando. Precisava igualar: um que atacasse e voltasse. Walter não conseguia fazer isso. Por isso, mudei. Para corrigir, encaixou, definimos a marcação e equilibramos o jogo. 


Há reclamação com o juiz?
Eles estão aborrecidos, chateados demais. Mais isso é uma constante no campeonato. É só mais um jogo a reclamar. 


Desfalques confirmados de Elivelton e Bruno?
Claro que temos de esperar um pouco para ter análise e exames. São situações complicadas aparentemente. Mesmo o jogo sendo daqui a uma semana. As contusões estão doendo. Eles reclamam. Vamos esperar. 


Chiquinho e Edson retornam?
Temos tempo. Vamos trabalhar. Uma pena é perder jogadores assim por suspensão ou contusão. Estávamos contente pois todos estavam em campo. Agora, perdemos dois. Isso não é bom. 


Há dificuldade de jogar contra times fechados?
Foi hoje. Eles fizeram 1 a 0 e se fecharam. Jogaram marcando. Esperando nossa equipe. Para atuar no contragolpe. Tínhamos de arriscar, ir para cima. Não conseguimos fazer o gol. 


Gum terá chance no próximo jogo?
Ele está na fase de readaptar fisicamente. Ele está bem. Com mais uma semana de treino, ele ficará pronto. E deve ser relacionado.


FONTE:
http://glo.bo/1xvjA6s

Da bronca à glória: após erro, Joel faz gol decisivo do Coritiba contra o Flu

Atacante marca o quinto gol dele no Brasileirão e é mais uma vez fundamental para uma vitória alviverde. Time dorme na 14ª posição, fora da zona de rebaixamento


Por
Curitiba


O atacante Joel viveu uma noite intensa na vitória do Coritiba sobre o Fluminense na noite deste sábado, no Couto Pereira, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na primeira chance clara, ele bateu torto e errou o alvo. O volante Rosinei, que entrava livre na área, correu em direção ao camaronês gesticulando e reclamando bastante (veja o vídeo da esquerda). Na sequência, porém, Joel teve nova chance. Dessa vez, não decepcionou. Após cruzamento do meia Norberto, que atuou na ala direita, ele bateu com categoria e marcou o único gol do jogo (à direita).


Joel chegou aos cinco gols no Brasileirão. Ele já tinha balançado as redes nas vitórias sobre Chapecoense, São Paulo (duas vezes) e Botafogo, sempre no Couto Pereira. Com isso, o atacante fica atrás apenas do meia Alex, que tem seis gols, na lista de artilheiros da equipe.

Com o resultado, o Coritiba subiu para a 14 posição até o complemento da rodada, com 37 pontos. O próximo compromisso de Joel e companhia será contra o Flamengo, no dia 16, um domingo, às 17h (horário de Brasília), no Maracanã.

Joel Coritiba Fluminense (Foto: Site oficial do Coritiba/Divulgação)
Joel comemora seu quinto gol no 
Campeonato Brasileiro (Foto: 
Site oficial do Coritiba/Divulgação)


FONTE:

Coritiba vence, dorme fora da zona da degola e tira o Fluminense do G-4

Paranaenses jogam melhor no início do jogo, sofrem pressão no fim, mas conseguem segurar os cariocas e fazem 1 a 0 no Couto Pereira


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com


O tabuleiro de Marquinhos Santos estava mais bem organizado que o de Cristóvão Borges. Apesar de não ter Alex, uma das suas principais peças, o técnico do Coritiba escalou o time no 3-6-1, surpreendeu o adversário, obrigou o treinador do Fluminense a fazer uma substituição aos 20 minutos do primeiro tempo e, num contra-ataque, matou a partida: 1 a 0 para o Coxa no Couto Pereira, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado. O camaronês Joel marcou o único gol.


saiba mais

Das nove vitórias conquistadas até então, oito foram como mandante. Fora do Courto Pereira, os paranaenses têm apenas uma. E o triunfo, diante de 10.223 pagantes (renda de R$ 208.970,50), faz com que o Coritiba durma fora da zona de rebaixamento, com 37 pontos. Só volta para lá se o Vitória passar pelo São Paulo, e se Figueirense e Chapecoense empatarem por três ou mais gols. Atualmente está em 14º lugar. Pega o Flamengo no Maracanã na próxima rodada, no domingo.

O Fluminense tem interrompida a sequência de quatro vitórias e sai do G-4 - o Atlético-MG  venceu o Palmeiras e pulou para a zona de classificação para a Libertadores. Está em quinto lugar e ainda pode perder mais duas posições, caso Grêmio e Corinthians pontuem nos clássicos contra Inter e Santos, respectivamente. Seu próximo adversário será o Botafogo, no próximo sábado, no Maracanã.

Coritiba x Fluminense - gol do Coritiba (Foto: Agência Estado)
Joel comemora o gol da vitória do Coritiba (
Foto: Agência Estado)


O jogo

A opção por iniciar a partida com um meio de campo mais povoado mostrou-se eficaz, e o Coritiba pressionou. Marquinhos Santos começou no 3-6-1. O Fluminense, com Walter e Fred na frente e quatro no meio de campo, não se encontrava. A bola não parava nos pés dos tricolores. Cristóvão Borges teve de mexer. Com 20 minutos, tirou Walter para a entrada de Cícero. Ganhou quantidade no meio e equilibrou o jogo.

Os cariocas passaram a chegar mais. Assustaram. Num lance de ataque, Wagner chutou, Conca pegou a sobra e tocou para trás. Fred, lamentando o que achava ser a conclusão da jogada, não percebeu que tinha na sua frente a chance de marcar. Ainda finalizou, mas em cima da zaga. Aproveitando-se da ofensividade do Flu, o Coxa conseguiu contra-ataque mortal. Joel recebeu sozinho e abriu o placar.

A proposta alviverde mudou no segundo tempo. Mais cauteloso, o Coritiba recuou à espera de mais um contra-ataque. Fabrício, que entrou no lugar do lesionado Elivelton, comportou-se bem. Ajudou a evitar alguns lances em que o adversário apareceu no mano a mano. O ataque tricolor seguia improdutivo. Muitos passes e lançamentos errados. Atabalhoava-se na defesa. Guilherme Mattis vacilou na frente de Norberto, que teve tudo para ampliar, mas mandou por cima do gol, cara a cara.

Com as três substituições feitas, Cristóvão ainda perdeu Bruno, lesionado. Porém, foi pressão total do Flu até o fim. Uma chance perdida aqui, outra ali, princípio de confusão entre Conca e Vanderlei já nos acréscimos... Marquinhos Santos pedia o apito final desesperadamente à beira do campo. E o juiz apitou. Para alívio do treinador, por enquanto fora 

da zona de rebaixamento.




FONTE:

Bateu e voltou: Ponte supera início ruim para deixar Série B no passado

Após começo irregular, Macaca cresce na hora certa e confirma o acesso com quatro rodadas de antecedência ao vencer o Bragantino, por 2 a 0. Objetivo, agora, é o título


Por
Bragança Paulista, SP



O torcedor da Ponte Preta bate no peito e tem orgulho em dizer que “tudo é mais difícil para a Ponte”. Parece preferir as conquistas sofridas. De fato, a história de 114 anos mostra que superar dificuldades faz parte da rotina alvinegra. Mas com certeza ninguém vai reclamar de comemorar o acesso na Série B sem aquela dose extra de sofrimento. Não que tenha sido fácil. Após um início ruim, a Ponte cresceu de produção na hora certa para cumprir a missão de bater na segunda divisão e voltar à elite um ano depois de cair. (Veja os gols no vídeo acima)

Quando subiu em 2011, a Ponte chegou a ver a vaga ameaçada por tropeços na reta final. Foram quatro jogos sem vencer até a goleada por 4 a 1 sobre o ABC, na penúltima rodada, em casa. Desta vez, a Macaca não vacilou. Na primeira chance que teve de carimbar a vaga, foi lá e fez. Em Bragança Paulista, passou pelo Bragantino por 2 a 0, chegou aos 67 pontos, na liderança isolada, e agora usará os quatro jogos restantes para buscar um título inédito.

O fim tranquilo contrasta com o começo preocupante. Até a chegada de Guto Ferreira, a Ponte não conseguia embalar sob o comando de Dado Cavalcanti. Foram 12 rodadas frequentando a parte intermediária da tabela. O acesso ficava mais distante a cada tropeço. 

Comemoração Ponte Preta, Bragantino x Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli)
Círculo mostra momento de união em meio 
à comemoração do acesso da Macaca 
(Foto: Marcos Ribolli)


saiba mais

A derrota por 1 a 0 para o Avaí, em Florianópolis, no segundo jogo após o retorno do recesso da Copa do Mundo, foi decisivo para a diretoria alvinegra apostar na troca do comando. Saiu Dado e entrou Guto, não sem antes os nomes de Silas e Ricardinho terem sido cogitados no Majestoso.


Em sua segunda passagem pelo clube, pouco mais de um ano depois de ser demitido, Guto acertou a equipe. Contou também com a contratação de reforços pontuais, como Renato Cajá, Tiago Alves, Roni e Rafael Costa. Ainda assim, demorou 10 jogos para entrar no G-4. Era preciso tirar o prejuízo do início negativo. O lugar no grupo de acesso só chegou na 23 rodada, quando a Macaca fez 2 a 0 no ABC e assumiu a terceira colocação. 

De lá para cá, só subiu na tabela. O último susto foi a derrota por 4 a 3 para o Atlético-GO, quando ganhava por 3 a 1 em casa até os 37 minutos, mas levou a virada. Um mal que aconteceu para o bem.

Comemoração Ponte Preta, Bragantino x Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli)
Autor do primeiro gol, Alexandro cai nos 
braços da torcida pontepretana após o 
apito final (Foto: Marcos Ribolli)


Depois disso, a Ponte não perdeu mais nenhum jogo, alcançou a liderança e carimbou o acesso após o 13º jogo seguido sem derrota, com 10 vitórias e três empates na série invicta. Uma arrancada que já coloca o atual grupo entre as cinco melhores campanhas da história do clube, com aproveitamento de 65,68%. 

Para ser o primeiro elenco a faturar um título de expressão para a Ponte, faltam quatro jogos. O próximo compromisso tem ar de final antecipada. Será contra o Joinville, sábado que vem, em Santa Catarina. Apenas um ponto separa as equipes, com a Macaca na frente. 
Resta saber se o caminho até a taça será seguro como foi o do acesso ou a tradição de sofrer até o fim voltará a fazer companhia para a Macaca.


FONTE:

A macacada voltou: Ponte Preta bate o Bragantino e carimba acesso à elite

Roni sai do banco de reservas para liderar vitória por 2 a 0 e fazer a festa da Macaca em Bragança Paulista; resultado amplia drama do Massa Bruta



 A CRÔNICA


por Heitor Esmeriz


A contagem regressiva para o acesso da Ponte Preta terminou na tarde deste sábado. Tudo bem que a vaga era apenas questão de tempo, mas a confirmação, com quatro rodadas de antecedência, tem um sabor especial. Ainda mais quando acontece do jeito que a torcida da Macaca se acostumou a comemorar: sofrido, na raça. O Bragantino vendeu caro o jogo. Foi preciso Roni deixar o banco de reservas no segundo tempo para os campineiros arrancarem a vitória por 2 a 0 no Nabi Abi Chedid e fazerem a festa com os quase 4 mil pontepretanos que foram a Bragança Paulista e avisaram: “A Macaca voltou”. Agora com o aval matemático. Agora sem precisar segurar o grito, a euforia. Agora de fato e de direito.


saiba mais


O camisa 22 entrou no lugar de Rafael Costa e foi o principal responsável pelos dois gols da Ponte. No primeiro, sofreu o pênalti que Alexandro converteu com categoria. Depois, acertou um lindo chute de fora da área para carimbar de vez a passagem da Ponte para a elite nacional, um ano depois de cair. Ter em um reserva o nome da partida reflete a principal qualidade da campanha da Ponte: ter um elenco equilibrado, com peças de reposição à altura. Foi com a força do grupo que a Macaca garantiu o acesso e agora parte em busca do primeiro título de expressão da história de 114 anos do clube.

Com 67 pontos, a Ponte não pode mais ser alcançada por mais ninguém fora do G-4. De quebra, retomou a liderança e segue firme na disputa com o Joinville pela taça. O próximo duelo tem ares de final antecipada. Ponte e Joinville se encontram em Santa Catarina no próximo sábado. Os catarinenses aparecem com 66 pontos. Na parte de baixo da tabela, segue o drama do Bragantino, que tem 39 pontos, à beira da zona de rebaixamento. O time volta a campo no próximo sábado, quando terá pela frente o Santa Cruz, novamente em casa.


Ponte Preta Bragantino Série B (Foto: Marcos Ribolli)
Jogadores comemoram a vitória por 2 a 0 
e o acesso à elite de 2015 
(Foto: Marcos Ribolli)


Do banco para o acesso

O aspecto emocional influenciou na questão técnica no início do jogo. Do lado da Ponte, a ansiedade para selar o acesso fazia com que os jogadores errassem lances bobos. Pelo Braga, o nervosismo pela situação complicada na tabela deixava o time travado, mais preocupado em não tomar gol do que ameaçar Roberto. Conforme os nervos foram ficando no lugar, os campineiros controlaram as ações ofensivas. Alexandro chegou a assustar duas vezes, e Goiano também levou perigo antes de Robertinho desperdiçar a melhor chance do primeiro tempo, ao desviar para fora na entrada da pequena área, de cara para Roberto. A resposta da Ponte foi com um chute de Alexandro na trave.  Por centímetros as equipes foram zeradas para o vestiário.

Não que o primeiro tempo tenha sido ruim, mas o melhor estava guardado para a etapa final, que transbordou emoção. Do início ao fim. A entrada de Erick no lugar de Washington deu nova vida ao ataque do Braga. Em 11 minutos, o atacante deixou Roberto em apuros duas vezes. A Ponte também foi para cima. Bob, de longe, colocou Matheus para trabalhar. A necessidade de fazer o resultado obrigou os dois times a saírem mais. O ímpeto do Braga era maior. Em contra-ataque, Magno Cruz jogou na rede pelo lado de fora. A Ponte só foi crescer de produção com a entrada de Roni no lugar de Rafael Costa. Foi ele que recebeu de Cafu e sofreu pênalti. Na cobrança, Alexandro mostrou categoria para abrir o placar, aos 31 minutos, e colocar a Macaca novamente na Série A. Roni, com um golaço de fora da área aos 42 minutos, apenas sentenciou o triunfo, a vaga e a festa em Bragança.





FONTE:

Político nigeriano anuncia amistoso com Brasil em estádio de R$ 240 mi

De acordo com governador de Akwa Ibom, Seleção de Dunga enfrentará a Nigéria no dia 29 de março de 2015 com todas as estrelas: "Incluindo o astro Neymar, do Barça"


Por
Rio de Janeiro

A CBF ainda não confirmou nenhum amistoso do Brasil em 2015, mas um político nigeriano afirmou neste sábado que o time de Dunga entrará em campo contra a seleção do país no próximo dia 29 de março, no novo estádio de Akwa Ibom, em Uyo.

O anúncio foi feito pelo governador do estado de Akwa Ibom, Godswill Akpabio, durante a inauguração do estádio, que custou cerca de R$ 240 milhões, tem capacidade para 30 mil pessoas e foi inspirado no Soccer City, na África do Sul, e na Allianz Arena, na Alemanha.

- O Brasil virá completo com suas estrelas, incluindo o astro Neymar, do Barcelona - disse o político.

Na próxima quarta, o time de Dunga enfrenta a Turquia em Instambul, às 16h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do GloboEsporte.com, da TV Globo e do SporTV. A última partida do ano será contra a Áustria, dia 18, em Viena.

Estádio Akwa Ibom Stadium (Foto: AFP)
O estádio Akwa Ibom foi construído por cerca 
de R$ 240 milhões e tem capacidade para 30 
mil pessoas (Foto: AFP)

Estádio Akwa Ibom Stadium (Foto: AFP)
A fachada é inspirada no Soccer City 
(África do Sul) e na Allianz Arena 
(Alemanha) (Foto: AFP)


FONTE:

Bayern vence com três de Müller; Firmino marca dois antes da Seleção

Brasileiro balança a rede para Hoffenheim, mas time perde por 4 a 3 para o Colônia. Equipe de Munique goleia o Eintracht Frankfurt e abre sete pontos de vantagem


Por
Rio de Janeiro


Thomas Mueller gol Bayern de Munique (Foto: Reuters)Müller comemora com Ribéry o primeiro gol, após cruzamento do francês (Foto: Reuters)


Convocado pela primeira vez para a seleção brasileira, o meia-atacante Roberto Firmino fez dois gols neste domingo, véspera da apresentação ao técnico Dunga para os amistosos com Turquia e Áustria.
 Porém, não conseguiu evitar a derrota do Hoffenheim por 4 a 3 para o Colônia, em casa, pela 11ª rodada do Campeonato Alemão.

Outro destaque do dia foi o atacante Thomas Müller, que fez três gols na vitória do líder Bayern de Munique por 4 a 0 sobre o Eintracht Frankfurt, fora. O quarto foi do suíço Shaqiri. O time de Pep Guardiola agora soma 27 pontos, sete a mais que o Wolfsburg (o vice-líder joga domingo contra o Hamburgo), enquanto o Eintracht Frankfurt é o 12º, com 12. A derrota deixou o Hoffenheim com 17 pontos na quinta posição, e o Colônia é o décimo, com 15.

Autor de 16 gols na temporada passada, Firmino chegou a apenas três na atual Bundesliga. Szalai abriu o placar para o Hoffenheim aos dois minutos de jogo, mas Olkowski, Lehmann e Ujah abriram 3 a 1 para o Colônia em seguida.


saiba mais

O brasileiro conseguiu empatar ainda no primeiro tempo: aos 39, o ex-jogador do Figueirense tabelou, arriscou de fora da área e acertou o canto direito do goleiro Horn; aos 45, o camisa 10 aproveitou cruzamento, entrou por trás da zaga e marcou de cabeça. Porém, Olkowski fez de novo aos 38 e deu a vitória ao Colônia fora de casa.


Em Frankfurt, Müller fez o primeiro do Bayern aos 22, de joelho: Ribéry cruzou rasteiro da direita, o atacante alemão chutou e o goleiro defendeu, mas no rebote Müller empurrou para dentro. O camisa 25 voltou a marcar aos 19 e aos 22 do segundo tempo. Shaqiri fechou a vitória por 4 a 0 já aos 41 após bela jogada de Robben na área.


FONTE:
http://glo.bo/1xtTRve

Com estrelas em baixa, United vence após três jogos com gol de Juan Mat

Espanhol sai do banco e dá vitória aos Red Devils. Contratação mais cara da história do futebol inglês, Di Maria volta a decepcionar e é substituído no segundo tempo


Por
Manchester


saiba mais

Após três rodadas sem vencer, o Manchester United enfim reencontrou a vitória no Campeonato Inglês. Neste sábado, no Old Trafford, a equipe de Louis van Gaal sofreu, mas derrotou o Crystal Palace por 1 a 0. O herói do triunfo saiu do banco. Com um belo gol de fora da área, o espanhol Juan Mata entrou no segundo tempo e deu os três pontos aos Red Devils.

A vitória melhorou significativamente a situação do Manchester na Premier League. Com 16 pontos, o United saltou a décima para a sexta colocação, colando nos times que disputam vagas em competições europeias. O desafio, porém, é grande. No próxima rodada os Red Devils enfrentam o Arsenal, no Emirates Stadium. O jogo acontece apenas em 22 de novembro, por conta das datas Fifa. 

Juan Mata, Manchester United x Crystal Palace (Foto: AP)
Juan Mata saiu do banco para marcar o gol 
da vitória do Manchester United (Foto: AP)


Apesar da vitória, uma vez mais as principais estrelas do Manchester ficaram devendo. Contratação mais cara da temporada, Di Maria voltou a mostrar a mesma apatia dos últimos jogos e foi substituído no início do segundo tempo. O argentino, que ainda não emplacou na Inglaterra, já é contestado pela torcida. 

Wayne Rooney também teve atuação discreta na vitória do Manchester United. Lesionado, Falcao García foi desfalque mais uma vez. 

Di Maria, Manchester United x Crystal Palace (Foto: Reuters)
Substituído no segundo tempo, Di Maria mais 
uma vez ficou devendo (Foto: Reuters)


FOMTE:

Hulk desperdiça pênalti, e Zenit é surpreendido em casa pelo Terek

Líder isolado do Campeonato Russo, time do atacante paraibano é derrotado por 3 a 1 no Stadion Petrovskij e sofre primeira derrota na competição


Por
São Petersburgo, Rússia


Líder disparado na Rússia, o Zenit foi surpreendido neste sábado, em casa, pelo Terek Groznyi. No Stadion Petrovskij, em São Petersburgo, o time de Hulk foi derrotado por 3 a 1. Não foi um bom dia para o brasileiro, que desperdiçou um pênalti no primeiro tempo.


Hulk, Zenit x Terek Grozny (Foto: Getty Images)
Hulk desperdiçou um pênalti na derrota do 
Zenit para o Terek Grozny 
(Foto: Getty Images)


Apesar do resultado, o Zenit segue com uma distância confortável. Com 32 pontos, está a sete do CSKA Moscou (25), segundo colocado. O Terek vem logo atrás, na terceira colocação, com 24. 

Se Hulk não teve um bom sábado, outro brasileiro brilhou na Rússia. Aílton Almeida marcou dois gols e foi o protagonista da noite em São Petersburgo. Foi dele, aos 17 do primeiro tempo, o primeiro gol do jogo. 


Hulk teve a oportunidade de empatar, aos 30, mas desperdiçou a cobrança. Aílton Almeida, novamente, e Lebedenko ampliaram a vantagem do Terek. No fim, Ryazantsev descontou para o Zenit.


FONTE:

Agüero faz dois golaços, passa Diego Costa, mas vê City tropeçar mais uma

Diferença dos Citizens para o líder Chelsea sobe para oito pontos após 11 rodadas


Por
Londres

 
saiba mais

Sergio Kun Agüero estava nos seus melhores dias, mas mesmo assim não foi o suficiente para o Manchester City vencer neste sábado. O empate por 2 a 2 com o Queens Park Rangers, no Loftus Road, com dois gols do argentino, significou o quinto tropeço do time treinado por Manuel Pellegrini em 11 rodadas do Campeonato Inglês. Um resultado já refletido na tabela, com a diferença de oito pontos para o líder Chelsea.

Os Citizens somam 21 pontos e ocupam a terceira colocação. À frente estão o Southampton, com 25, e os Blues, com 29 - os únicos ainda invictos na competição. O QPR, por sua vez, é o vice-lanterna, com apenas oito pontos, o que só reforça a má exibição dos atuais campeões numa tarde em que o capitão e zagueiro Vincent Kompany não esteve em campo, lesionado - e Demichelis marcou contra (Austin fez o primeiro dos donos da casa).


Aguero, Queens Park Rangers  x Manchester City (Foto: Getty Images)
Agüero marcou dois belíssimos gols para o 
Manchester City, mas não foi o suficiente 
para seu time vencer (Getty Images)


Não há um princípio de crise, mas não seria exagero em falar em alerta ligado. No meio da semana, o City perdeu em casa para o CSKA, pela Liga dos Campeões, e reduziu drasticamente suas chances de classificação às oitavas de final numa chave ainda com Bayern de Munique e Roma. No Inglês, a expectativa antes da temporada era brigar pelo caneco dada a qualidade do elenco à disposição de Pellegrini.

Agüero supera Diego Costa

Ao menos Agüero reforçou o seu grande momento e voltou a liderar a tabela de artilheiros (tem 12 gols, contra 10 de Diego Costa, que marcou um na vitória sobre o Liverpool). Foram dois belíssimos gols do argentino, embora o primeiro deles tenha sido irregular: ele recebeu lançamento um pouco adiantado, dominou sem deixar a bola cair, contou com leve ajuda do braço direito e deu um lindo drible no marcado até concluir com a canhota. No segundo, também mostrou categoria ao cortar a defesa após passe pelo alto de Yaya Touré.

Yaya Toure, Queens Park Rangers  x Manchester City (Foto: Getty Images)
Yaya Touré lamenta, enquanto jogadores 
do QPR comemoram ao fundo 
(Foto: Getty Images)


FONTE:

Brooke Shields relembra de crise de fúria de Agassi após cena de "Friends"

Ex-número um do mundo destruiu troféus, como os de Wimbledon e do US Open, ao ver namorada lamber dedos do personagem Joey. Ele disse que atriz o fez de "idiota"


Por
Rio de Janeiro


Andre Agassi, troféu US Open 1994 (Foto: Getty Images)Após crise de ciúmes, Agassi destruiu troféus, como o do US Open 
(Foto: Getty Images)


A lembrança do dia em que Andre Agassi destruiu em uma crise de ciúmes todos os troféus à sua volta, como os de Wimbledon e do Us Open, segue cristalina na memória da atriz Brooke Shields. O ex-número um do mundo no tênis não suportou ver a namorada lambendo os dedos do personagem de "Joey", interpretado pelo ator Matt LeBranc em uma cena do seriado "Friends". Furioso, disse que a amada o fez de "idiota", segundo Shields revela em sua nova biografia. A estrela do filme "Lagoa Azul" estava nas filmagens da série de comédia, quando Agassi invadiu o set e começou a discussão. O americano era um dos convidados da plateia. Em seguida, ele a levou de Los Angeles até Las Vegas, onde morava. Assim que chegou, começou a a destruir os troféus.

- Assim que chegamos, ele sistematicamente foi atirando e destruindo todos os troféus que ele havia vencido, incluindo os de Wimbledon e US Open - revelou a atriz em uma entrevista para a revista americana "Globe".  

Brooke Shields 1995, Andre Agassi (Foto: Getty Images)
Brooke Shields torcendo por Andre Agassi em 
1995, antes do casamento, em abril de 1997 
(Foto: Getty Images)


O ex-tenista ganhou oito títulos de Grand Slams, incluindo quatro Abertos da Austrália. Na biografia "There Was A Little Girl: The Real Story of Mother and Me", Shields conta que levou três anos para ter os troféus no lugar depois do incidente ocorrido em 1995. A atriz e o tex-tenista se casaram em abril de 1997, antes do relacionamento de Agassi com a alemã Steffi Graf, que também ocupou a primeira posição do ranking mundial em sua carreira no tênis.

Brooke Shields, Friends (Foto: Reprodução)Cena da atriz Brooke Shields lambendo os dedos de "Joey" tirou Agassi do sério (Foto: Reprodução)


Agassi e Shiedls ficaram casados por dois anos antes do pedido de divórcio. A atriz revelou ainda em seu livro de memórias que no dia seguinte ao casamento, na Califórnia, teve a consciência de que teria cometido um "erro"

- Eu não conseguia formar uma frase. Eu balançava a cabeça como se eu tivesse uma fita adesiva na minha boca. Foi uma coisa que aconteceu de repente - eu sabia que eu tinha cometido um erro. Eu não queria estar casada.... Eu queria ser uma noiva, mas ainda não estava pronta para o casamento - escreveu Brooke.

Andre Agassi, troféu US Open 1999 (Foto: Getty Images)
Andre Agassi não suportou ver a cena da 
namorada com outro homem no seriado 
"Friends" (Foto: Getty Images)


FONTE:

Atual campeão, Rio de Janeiro bate o Rio do Sul na abertura da Superliga

Jogando em casa, time oscila ao longo da partida, cede o terceiro set, mas se recupera e assegura a primeira vitória na temporada em que busca o 10º título


Por
Rio de Janeiro




O primeiro passo não foi lá tão firme quanto o desejado. O Rio de Janeiro mostrou oscilações, sofreu no terceiro set, mas deixou a quadra do Tijuca com sorriso no rosto e a vitória no bolso. Nesta sexta-feira, o atual campeão da competição levou a melhor sobre Rio do Sul na partida de abertura da Superliga: 3 sets a 1, parciais de 25/15, 25/20, 19/25 e 25/14. 

A maior pontuadora do confronto foi Natiele, ponteira da equipe catarinense, com 17 acertos. Do outro lado, Natália foi responsável por 13 pontos.  

- Foi muito importante para a gente vencer. Começar ganhando dá confiança para a equipe. Conseguimos voltar para o jogo, depois de termos perdido o terceiro set. Sabíamos que o Rio do Sul não seria um adversário fácil e elas mostraram isso nessa parcial. Sacaram muito bem e acabamos errando bastante. Só que na parcial seguinte, já mostramos um poder de reação muito bom. Diminuímos os erros e vencemos - disse Gabi, que anotou 10 pontos e foi eleita a melhor jogadora da partida.

O próximo compromisso do Rio de Janeiro será no dia 14 de novembro, no mesmo local, às 19h, contra São José dos Campos.

vôlei, Rio de Janeiro x Rio do Sul (Foto: Marcelo Régua/MPIX)
Jogadoras do Rio de Janeiro comemoram mais 
um ponto no jogo de estreia (Foto: 
Marcelo Régua/MPIX)


O jogo

As donas da casa começavam a partida ganhando pontos de graça, com as duas bolas atacadas para fora pelas rivais. Mas as falhas logo mudariam de lado e Rio do Sul aproveitava para abrir 5/3. Aos poucos, o Rio de Janeiro ia encontrando seu jogo e retomando o comando do marcador (10/7). Spencer Lee pedia tempo. Na volta, via Gabi conseguir um ace e aumentar ainda mais a vantagem. As catarinenses reagiam e faziam Bernardinho parar o jogo (15/13). Recado dado, equipe de volta aos trilhos. Rio do Sul sentia a pressão. Spencer Lee dava o puxão de orelhas em suas comandadas. Lembrava o grande número de erros cometidos, que àquela altura chegava a 13 pontos (foram 15 até o fim do set) dados para as atuais campeãs. Pedia calma, mas o que se via era a placar andar rapidamente em favor de Fofão & Cia:  25/15.  

No segundo set, as visitantes tentavam controlar a ansiedade. Queriam equilibrar mais as ações e dar mais trabalho para o Rio de Janeiro. Do outro lado da rede, o bloqueio crescia e contribuía para que a diferença chegasse a 11/7. Só que o time de Rio do Sul não se entregava. Com quatro pontos seguidos, deixava tudo igual (11/11). Andreia tratava de impedir a virada. Bernardinho trocava as peças. Colocava Roberta e Bruna nos lugares de Fofão e Andreia. A frente voltava a ser confortável (22/17). Para ajudar ainda mais, as catarinenses cometiam erros bobos e perdiam outra parcial: 25/20.  

Gabi, vôlei, Rio de Janeiro x Rio do Sul (Foto: Marcelo Régua/MPIX)
Gabi tenta passar pelo bloqueio do Rio do Sul 
(Foto: Marcelo Régua/MPIX)


Apesar do novo revés, a equipe de Rio do Sul não se abatia. Neneca vibrava com o 6/3 no terceiro set. O Rio de Janeiro mantinha a calma e corria atrás do prejuízo (11/11). Mas não conseguia tomar o comando. A linha de passe começava a mostrar dificuldade, Fofão tentava consertar, mas as adversárias não perdoavam (16/13). Natália soltava uma pancada e as anfitriãs encostavam novamente (20/18). A reação era freada por Natiele. Rio do Sul queria jogo: 25/19.

E seguia disposto a dar trabalho. Atentas, as comandadas de Bernardinho abriam 8/4. Ditavam o ritmo, mostravam mais agressividade, minavam as forças das adversárias e fugiam no placar (17/8). Sem encontrar resistência, não demorou para fechar o duelo: 25/14.

- A equipe vem treinando bem. Hoje poderíamos ter ido muito melhor. Foi só um primeiro jogo e mostrou que o time pode mais. A sensação que fica é um gostinho de quero mais. Podemos incomodar muito time grande - afirmou Vanessa.


FONTE:
 http://glo.bo/1ACoIey

Caso semelhante ao do Botafogo derrubou o Guarani para a Série C

Bastidores FC

por Martín Fernandez


Como este blog revelou na última sexta-feira, o Botafogo está sob risco de perder seis pontos no Campeonato Brasileiro. O clube é cobrado na Fifa por não ter saldado uma dívida referente à venda do atacante Elkeson para o Guanghzou Evergrande, da China. A negociação ocorreu em 2012, mas a pena pode ser aplicada neste ano, se Botafogo não pagar até a semana que vem.

Tal punição não seria inédita no futebol brasileiro. Em 2006, o Guarani foi punido pela Fifa com perda de três pontos (hoje a pena aumentou para seis) por conta de uma negociação irregular ocorrida anos antes - a venda do lateral esquerdo Gilson para o Sumsunspor, da Turquia. 

A negociação ocorreu em 2003, o clube turco pagou pelo jogador, que nunca se apresentou. O caso foi parar na Fifa e só houve uma decisão três anos depois. A Fifa determinou a perda de pontos na competição que o Guarani estivesse disputando naquele momento - no caso, a Série B do Brasileiro.


O Guarani perdeu três pontos, terminou a competição com 44 pontos, em 18o lugar e caiu para a Série C no ano seguinte. Com um ponto a mais, teria se salvado.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/caso-semelhante-ao-do-botafogo-derrubou-o-guarani-para-serie-c.html

Kalil rebate críticas de Gilvan Tavares e dispara: "Mentiroso e descontrolado"

Presidente atleticano nega que tenha feito acordo com mandatário cruzeirense para clássicos de torcida única e diz que Estatuto do Torcedor será cumprido


Por
Belo Horizonte


Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG, no Mineirão (Foto: Bruno Cantini)Alexandre Kalil diz que nunca fez acordo por clássico de uma só torcida (Foto: Bruno Cantini)


Se a bola só vai rolar para a decisão da Copa do Brasil na quarta-feira, a rivalidade já ferve nos bastidores do clássico. O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, não só respondeu as críticas que recebeu do mandatário maior do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, como chamou o dirigente cruzeirense de mentiroso e descontrolado. Em entrevista à rádio Itatiaia, Kalil negou que tenha feito qualquer acordo com o clube celeste, de não requerer os 10% da carga de ingressos destinada à torcida visitante, e afirmou que isso não se trata de um acordo, mas de uma norma do Estatuto do Torcedor. Atlético-MG e Cruzeiro começam a decidir o título da Copa do Brasil na próxima quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Independência. No primeiro jogo, os cruzeirenses terão direito de adquirir 10% da carga total de entradas colocadas à venda.  

- Eu nunca fiz compromisso com ninguém. Isso que ele falou dos ingressos é mentira. Nós fizemos uma reunião, tanto que o Alexandre Mattos me ligou na quinta-feira às 10h para saber sobre esse assunto, é a prova que não estava definido, e eu disse a ele que teria uma reunião com a diretoria e que depois falaria para ele (o que ficou decidido). Então, foi ele (Cruzeiro) quem me ligou.  

Kalil ficou irritado pelo fato de Gilvan Tavares ter afirmado que o Atlético-MG não teria pago os ingressos destinados à torcida atleticana no último clássico entre as equipes, disputado no Mineirão, e válido pelo Campeonato Brasileiro.  


saiba mais

- A respeito do que ele disse sobre o último jogo, é uma faceta nova do presidente do Cruzeiro, que eu não sabia. Ele está descontrolado. Porque isso é mentira. Eu disse a ele que não iria comprar ingressos para revender, e que eu estaria colocando a minha bilheteria à disposição dele, para que ele vendesse os ingressos para a torcida do Atlético-MG. E nada mais do que isso. Então, ele falta com a verdade, uma faceta que eu não conhecia dele, ele mente descaradamente ao dizer que eu ia comprar ingresso e não paguei. Se tem uma coisa que o Atlético-MG não fez nesses seis anos é compromisso que não pudesse pagar. Queria esclarecer para a torcida do Atlético-MG, porque ele está descontrolado, inventando coisas, que eu nunca tive nenhum tipo de acordo com ele. Eu realmente ofereci a bilheteria do Atlético-MG para a venda, e nada mais do que isso. Acho que deve ficar um pouco menos nervoso, e vamos fazer um jogo bacana, dois jogos bacanas, e nada mais do que isso. Eu não estou entendendo esse descontrole, esse nervosismo. É uma decisão, nós já tivemos um mata-mata neste ano, fomos lá no Mineirão, fizemos uma festa bonita, fomos campeões da Libertadores lá no ano passado. O Cruzeiro fez o mata-mata com o Atlético-MG pelo Campeonato Mineiro, foi campeão. Quer dizer, ele está muito descontrolado, muito nervoso, que pode passar isso para a equipe dele. É para ele ficar mais tranquilo, que é só mais uma decisão. Que o Atlético-MG está acostumado com decisão. Vamos ficar mais tranquilos, não vamos inventar história, não vamos mentir. Isso não faz parte da história recente do Atlético-MG. Não tenho o menor receio. O resultado vai vir de forma natural, como sempre veio, e como anda vindo nos últimos anos. Não há necessidade de, primeiro, esse descontrole, e, segundo, de mentir.

Atlético-MG x Flamengo - Mineirão  (Foto: Fernando Martins)
Atlético-MG não abre mão da carga de 10% a 
que tem direito para o jogo decisivo no M
ineirão (Foto: Fernando Martins)


Mesmo quando questionado sobre o novo embate entre os rivais, que decidirão uma competição nacional pela primeira vez na história, e se esse seria o clássico mais importante entre todos já realizados, Alexandre Kalil voltou a cutucar o mandatário cruzeirense.  

- Eu acho que o Atlético-MG e Cruzeiro sempre é muito importante, claro que esse é muito importante, porque o Brasil inteiro vai estar olhando. O que me envergonha um pouco é isso, a gente está tirando o foco. Esse negócio de 10% (de ingressos) da torcida, isso é lei. Estamos muito orgulhosos de fazer parte disso (decisão), acredito até que o próprio Cruzeiro também esteja, mas está havendo um descontrole completo. Não quero levar esse jogo, que é o final do meu mandato, para esse descontrole. O presidente do Cruzeiro está descontrolado. Qual o problema da torcida? Nos reunimos com a Polícia Militar, todos preparados para qualquer decisão. Acho que Minas gerais tem que ficar em festa, e não nesse apavoramento e nesse descontrole que mostra a diretoria do Cruzeiro neste momento.  

Por fim, sobre o fato de ter que haver um acerto pela aquisição da porcentagem de ingressos por parte do clube visitante, antes de a venda antecipada ser iniciada, Kalil disse que isso não é um acordo, mas sim uma determinação do Estatuto de Torcedor, que assim será cumprida.  

- Eu tenho a dizer que isso é lei. O Cruzeiro também só vai receber os ingressos pagando antecipadamente. Da outra vez eu liguei para ele e fizemos um acordo de cavalheiros, achando que ele não ia inventar uma mentira. Eu disse, ‘Gilvan, eu não vou comprar ingresso, se você tiver interesse em vender o ingresso, eu te cedo a bilheteria do Atlético-MG’, e assim foi feito. 

Assim foi combinado entre nós. Ele inventar que eu fiquei de pagar depois e que não paguei, essa aí não. Isso é mentira, eu não conhecia essa faceta. Então, a partir de agora, para falar alguma coisa com o presidente do Cruzeiro, nós vamos ter que ter a terceira pessoa para ouvir. Porque se tem uma coisa que eu não falo é mentira. Isso vai ser feito assim, eu mando o dinheiro, ele manda os ingressos. Ele manda o dinheiro, eu mando os ingressos. Isso está no estatuto do Torcedor. Ele (Gilvan) não está inventando nada não, ele não é mais inteligente que ninguém não. Repito, ele está descontrolado, apavorado, inventando história.


FONTE:

Jade celebra sua rápida recuperação e aposta em nova geração feminina

Após ficar fora do segundo Mundial seguido, ginasta trabalha sem pressa e vê Diego Hypolito como exemplo: "Passou por momentos difíceis e mostrou o quanto é capaz"


Por
Rio de Janeiro


Com os olhos vidrados na televisão, Jade Barbosa acompanhou atentamente cada movimento de suas adversárias no Mundial de Nanning. Viu a pequenina americana Simone Biles se agigantar. Viu Diego Hypolito fazer o mesmo depois de um período turbulento e só conseguia pensar: "Eu tinha chance de estar num degrau do pódio". Respirou fundo, se arrumou para mais um dia de fisioterapia e repetiu a frase que virou um mantra nos últimos meses: "Calma, Jade, não pense que perdeu tudo". Em agosto, durante a disputa do Campeonato Brasileiro, um estalo no joelho esquerdo colocou uma ruga de preocupação na testa da ginasta. Sabia que algo tinha acontecido, embora não sentisse dores fortes ou notasse comprometimento nos movimentos. Não queria nem pensar na possibilidade de ter de se afastar por conta de uma lesão. Não de novo. Mas o que ela acreditava poder resolver com aplicações de gelo só poderia ser solucionado com uma cirurgia. A primeira da carreira. O ligamento cruzado anterior tinha rompido, e o segundo Mundial consecutivo estava perdido.

jade Ginastica Flamengo (Foto: Danielle Rocha)
Jade Barbosa no ginásio do Flamengo, durante 
entrevista (Foto: Danielle Rocha)


No ano passado, o problema foi no pé direito. A opção acabou sendo pelo tratamento conservador. Para surpresa da equipe médica, a recuperação foi mais rápida do que o previsto. Jade voltou com apetite dobrado, ganhando medalhas e certa de que faria um bom papel na China. Diante do novo baque, diz só ter se preocupado em saber se o joelho voltaria a ser como antes. Diante do sim, mergulhou no tratamento só pensando em começar 2015 dentro do ginásio, vestindo novamente seu velho e bom collant.

- Fico impressionada como me recupero rápido. Normalmente, em casos como este são necessários de seis a oito meses para poder estar liberada para fazer toda a ginástica. Acho que em dezembro já vai dar para fazer paralela. Mas não tenho pressa. Não quero mais uma lesão (sorri) nem que vire nada crônico. Fiquei mais chateada desta vez porque estava num nível tão bom, como há muito tempo não estive. Queria ter ajudado as meninas novas no Mundial. Acho que, se tinha um ano para acontecer algo assim, era mesmo este. Em 2015 não daria tempo, tem Jogos Pan-Americanos e Mundial. Sou católica e acredito que, se você trabalha e faz coisas boas, boas coisas virão. Acho que o aconteceu tinha que acontecer para me proteger de algo. Eu já estava com um fratura por estresse na costela antes de lesionar o joelho. Então, acho que aconteceu para eu descansar, para ficar mais com a família - disse.


jade Ginastica Flamengo (Foto: Danielle Rocha)Jade tem feito trabalho intensivo de fisioterapia na Gávea (Foto: Danielle Rocha)


Dia desses, já sem precisar das muletas, foi dar apoio a Pedro, o irmão caçula, numa competição. A boa mobilidade surpreendeu o russo Alexander Alexandrov, técnico da seleção brasileira que, ao vê-la, disse: "Você está ótima para treinar", arrancando-lhe um sorriso. Naquela ocasião, Jade deixou a arquibancada com o coração apertado ao ver suas companheiras em ação. Sentiu saudade dos treinos, mas aprendeu que paciência também é remédio.

- Fiquei triste, mas a gente não é de ferro. Nunca desanimei a ponto de pensar em desistir. Acho que nessas horas a gente dá valor ao talento que tem, a tudo o que tem. Nem sei como rompi o ligamento. Senti um estalo quando fiz a prova de salto e depois, na chegada da paralela, falei para o Ricardo (Pereira, técnico do Flamengo): "Me tira daqui porque acho que saiu do lugar". Chorei porque sabia que tinha acontecido algo. E na semana seguinte ia ser disputado o Pan. O joelho não estava inchado. Fui fazer um exame, e o médico falou que tinha algo no ligamento cruzado, que não dava para ver direito porque estava borrado e que achava melhor eu não viajar, para poder fazer nova ressonância. Aí me chamaram no COB, e eu tive a certeza de que havia algo errado. Eles me disseram que o processo era cirúrgico, que ia ser colocado um parafuso que seria absorvido pelo corpo. Fiquei branca de susto.

Mas passou. Jade tem respondido bem ao tratamento, apoiado pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Para não perder ritmo de atleta, tem procurado manter os horários para não sentir quando for liberada para treinar. O trabalho com a fisiologista e com o fisioterapeuta é feito duas vezes por dia, incluindo os sábados. A partir de agora, iniciará o processo de "ficar novamente no peso de ginasta", já que os exercícios de musculação, na bicicleta ergométrica e na piscina estão autorizados.


jade Ginastica Flamengo (Foto: Danielle Rocha)Ginasta se inspira no exemplo de superação
de Diego Hypolito (Foto: Danielle Rocha)


Durante o processo de recuperação, a história de superação de Diego Hypolito deu sua parcela de contribuição. Por conta de uma depressão, o ginasta chegou a ficar internado por duas semanas. Venceu a batalha, fez as mudanças de que precisava e seguiu em frente. Embarcou para o Mundial da China como reserva e duas horas antes do início da competição ganhou o lugar de titular na equipe após a confirmação da lesão de Caio Souza. Além de ajudar o time a garantir o inédito sexto lugar, assegurou o bronze no solo.

- Atleta nunca pensa que algo vai dar errado. Diego passou por momentos difíceis e mostrou o quanto é capaz. Ele funciona bem em momentos de pressão. Para ele, deve ter sido difícil porque as pessoas não sabiam de tudo o que tinha passado. Talvez aquele bronze tenha sido a medalha mais gratificante da vida dele. Ver amigos conseguindo se superar é claro que é algo que me inspira.


 Senti um estalo quando fiz a prova de salto e depois, na chegada da paralela, falei para o Ricardo (Pereira, técnico do Flamengo): "Me tira daqui porque acho que saiu do lugar". Chorei porque sabia que tinha acontecido algo"
Jade Barbosa

Jade admite não ver a hora de estar novamente saltando. Na volta, além de um joelho zerado, encontrará também dois ginásios tinindo de novos. A previsão de conclusão das obras do CT da seleção brasileira, na área de aquecimento da Arena da Barra, é para o fim deste mês. No mesmo período, o do Flamengo deverá receber os aparelhos cedidos pelo COB.

- Uma nova geração vai crescer com mais estrutura, vai ter tudo. Um dia, conversando com a Dani (Daniele Hypolito), ela lembrava que a gente não tinha nem uniforme uma época. A gente fica muito feliz de ter ajudado a proporcionar isso para outras gerações. Nós temos atletas muito boas e acho que podemos ter medalha feminina nos Jogos de 2016, sim.


Jade Barbosa (Foto: Reprodução / Instagram)Jade Barbosa simula movimento de ginástica com as muletas (Foto: Reprodução / Instagram)


Antes de pensar nas Olimpíadas no quintal de casa, a ginasta de 23 anos acredita que o Mundial de Glasgow, na Escócia - onde as primeiras vagas olímpicas estarão em disputa - será fundamental não apenas para classificar a equipe, mas para preparar as jovens companheiras de seleção para o que encontrarão daqui a pouco menos de dois anos. A expectativa da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) é que a equipe fique entre as seis primeiras. 

- O feminino vem com outra cara. Eu vou chegar bem no Mundial, vamos ter a Rebeca Andrade, a Flavia Saraiva e outras meninas. E elas não vão chegar cruas. A Flavinha foi às Olimpíadas da Juventude, disse que sentiu nervoso, mas já viu como é competir num evento grande. A Rebeca ainda não tem a noção, mas vai ganhar experiência. Sabemos que aqui, nos Jogos, a pressão vai ser pior. No Pan do Rio, em 2007, foi assim. Depois dali, cheguei no meu primeiro Mundial tranquila (conquistou o bronze no individual geral em Stuttgart). No Brasil, o público é caloroso e acha que gritar na ginástica, durante a prova, ajuda. Eu tinha acabado de fazer 16 anos. Olhava para aquela arena lotada e me perguntava: "O que que é isso?" Estava no corredor, quase não indo, e a Daiane me perguntou: "Está tudo bem, Jade?". Ela percebeu e me empurrou para que eu entrasse - diverte-se.

Jade ginástica artística (Foto: Reprodução / Instagram)Jade faz fisioterapia na piscina doFlamengo (Foto: Reprodução / Instagram)


Mais madura, Jade já lida bem com cobranças dentro e fora do ginásio. Em 2013, o comportamento, a determinação e a qualidade nos treinos mereceram elogios de Georgette Vidor, coordenadora da seleção. Diante do exigente Alexandrov, a ginasta cumpria o que era pedido sem reclamar. Mesmo que tivesse que fazer três sessões de treinos se preciso fosse. Trocou todas as séries nos aparelhos e pretende aumentar o grau de dificuldade delas na próxima temporada. Enquanto está fora de combate, ela tem evitado dar ouvidos a quem a vê longe de seu local de treinamento.

-  Eu filtro muito as coisas, porque senão você fica maluca com o que lê algumas vezes. Quando um atleta se machuca, é a única hora que ele tem de fazer coisas de uma pessoa normal. Se você vai à praia, as pessoas criticam. E falam sem saber como é a sua rotina de trabalho. Uma vez, fui à festa de um amigo, e tinha um menino incomodando minha amiga Gabi. Falei com ele, e me respondeu: "Ah, você é aquela que tem investimento do governo e que faz cagada". Eu respondi que eu também pagava imposto. E aquela era uma época em que eu estava sem receber nada, pagando do meu bolso para treinar. Todo atleta acaba sofrendo com isso, não só eu. Algumas pessoas são cruéis. Mas a gente segue trabalhando para chegar 100% nas competições mais importantes - sorriu.



FONTE
http://glo.bo/1AEqFqW