segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dirigente do Grêmio vê absolvição do Timão por simpatia: "Teatro de ópera"

Vice-presidente do clube gaúcho Nestor Hein fez fortes críticas ao STJD após julgamento do caso Petros. Departamento jurídico também lamentou a decisão.


Por
Porto Alegre


Julgamento Petros (Foto: Vicente Seda)Corinthians foi absolvido no STJD (Foto: Vicente Seda)


O Corinthians foi absolvido por unanimidade pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na tarde desta segunda-feira pela suposta escalação irregular do volante Petros na partida contra o Coritiba, válida pela 13ª rodada do Brasileiro. A decisão desagradou o departamento jurídico do Grêmio, que havia ingressado junto com advogados do Inter como parte interessada no caso.   

O departamento jurídico do Grêmio tratou a decisão como “equivocada”. Em uma avaliação interna, acreditam que o Corinthians tentou “atropelar” o BID ao inscrever um atleta sem documentação completa. Os advogados têm três dias para definir se recorrerão da decisão.   
 
- Rigorosamente, quem deve recorrer é a procuradoria. Grêmio e Inter vão avaliar a postura que irão tomar – conta do diretor jurídico do Grêmio, Thiago Brunetto.   

Em entrevista para a Rádio Bandeirantes, o vice-presidente do clube Nestor Hein usou tom mais pesado ao discorrer sobre a absolvição do Corinthians. Acha que as decisões do STJD são “conforme a simpatia” nutrida pelosclubes.   

- É um resultado já esperado, um julgamento conforme a simpatia. Veja os precedentes que o resultado irá abrir. É esse teatro de ópera que o STJD, que tem no comando a figura draconiana e lamentável do Paulo Schmitt, que confunde carranca com competência. A única coisa boa é que a dupla Gre-Nal se uniu no interesse comum. Isso já aconteceu em 2005, quando deram uma garfada histórica no maior rival – frisa Hein.   

Hein ainda ressaltou que pesou as declarações pelo fato de estar deixando o clube – estará fora do Conselho de Administração para o biênio 2015/16.

- Provavelmente vão julgar antes do Natal isso. Estou dando essa entrevista porque estou saindo do Grêmio. Se eu fosse um dirigente que iria continuar, provavelmente o Grêmio perderia pontos pelas minhas declarações – afirma. – Estou acostumado com regras, mas nunca vi coisa mais nojenta do que o STJD. Você entra e sabe os resultados que vão ocorrer.  

O STJD, em decisão de primeira instância, entendeu que o clube não foi responsável pelo conflito entre a data de início do contrato do jogador e o seu registro na CBF. Ainda cabe recurso da entidade. O clube estava sujeito a perder quatro pontos na tabela do campeonato e ser penalizado com multa de até R$ 100 mil. Os auditores, por outro lado, condenaram tanto a CBF como a Federação Paulista de Futebol a pagamento de R$ 10 mil cada. 


Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


saiba mais

Drubscky vê qualidades no Goiás e espera tirar lições de derrota em SP

Técnico esmeraldino lamenta dois gols sofridos no início do jogo contra o São Paulo, mas diz que equipe soube se comportar bem no restante da partida no Morumbi


Por
São Paulo

 

O objetivo de atrapalhar os planos do São Paulo e conquistar mais três pontos no Campeonato Brasileiro começou a fracassar logo no início da partida no Morumbi. Com menos de sete minutos, o Verdão já perdia por 2 a 0 e, mesmo tendo evoluído no decorrer da partida, ainda sofreu mais um gol e perdeu após cinco rodadas na Série A. No próximo sábado o adversário será o Fluminense, no Serra Dourada, e o técnico Ricardo Drubscky já sabe que lições tirar da noite desta segunda. Para ele, o Verdão teve bom volume de jogo e pecou pela falta de atenção no início.

- Temos de tirar coisas boas desse jogo. Tivemos alguns momentos de domínio total, mas não conseguimos concretizar em gol. Foram algumas boas finalizações e chances perdidas, com a bola passando perto da trave. Vamos tirar lição disso e tentar entrar com mais concentração. O São Paulo jogar bem em casa é normal, mas tivemos falhas graves. A primeira foi uma falha de marcação na primeira trave. Já no segundo gol nós praticamente demos a bola para o São Paulo. Aí você fica um pouco atordoado. Mas tivemos algumas coisas boas, temos de resgatar esta concentração para o jogo contra o Fluminense – afirmou o técnico do Goiás.

Com 41 pontos, o Goiás segue na nona colocação, ainda longe da zona de rebaixamento. Apesar disso, o treinador esmeraldino quer ver o time competitivo nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Segundo ele, é importante manter uma boa colocação.

- Durante o campeonato inteiro praticamente nós disputamos posições interessantes, quase sempre na parte de cima da tabela. Nossa posição mais baixa foi o 13º lugar. Prefiro dizer que estamos brigando por posições intermediárias na tabela, esse é nosso objetivo. Vamos tentar somar mais pontos. 


saiba mais

Muricy elogia time, mas não se ilude com diminuição da diferença

"A vantagem é toda do Cruzeiro", afirma treinador, que vê Tricolor ainda em fase de formação. Sobre jogo contra o Goiás, técnico diz que gostou da pressão no início


Por São Paulo




O técnico Muricy Ramalho elogiou a atuação do São Paulo na vitória por 3 a 0 sobre o Goiás, nesta segunda-feira, no Morumbi, pela 31ª rodada Campeonato Brasileiro. O resultado deixou o Tricolor na vice-liderança, a cinco pontos do líder Cruzeiro (61 a 56) faltando sete rodadas para o fim da competição. Apesar da aproximação, o treinador não se empolga.


saiba mais

 - A vantagem é toda do Cruzeiro. Assim que se ganha esse campeonato, analisando jogos fora e dentro de casa, quem está mais próximo. A dificuldade nossa é bem maior. Mas é uma vantagem que tem seus motivos. Eles têm um time formado há um tempo. Nós estamos formando durante a competição, achando a maneira de jogar trocando jogadores. Para ganhar título tem de melhorar algumas coisas, mas no futebol tudo pode acontecer. Não pode desistir. Vamos brigar até o final. 

Sobre o desempenho do time, Muricy diz que a pressão exercida no início, que resultou em dois gols, é fruto do respeito que seu time teve pelo adversário.

- Entramos muito ligados. Conversamos no CT antes do jogo. Tínhamos de respeitar o Goiás, mas de cara pressionar. Os jogadores realmente compraram a ideia. E nosso time quando está descansado é forte para marcar pressão.  


FONTE:
http://glo.bo/1swLBpE

Michel Bastos brilha, São Paulo bate Goiás e vê Cruzeiro mais próximo

Meio-campista dá passe para os três gols da partida, e Tricolor fica a cinco pontos da Raposa. Goianos estacionam na tabela. Ceni bate novo recorde


 A CRÔNICA


por Carlos Augusto Ferrari


Foram necessários seis minutos e uma atuação mágica de Michel Bastos para o São Paulo colocar fogo nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. É bem verdade que ainda são cinco pontos de desvantagem para o Cruzeiro, mas o Tricolor mostrou nesta segunda-feira que está vivo e longe de abrir mão da briga pelo título. Com dois gols-relâmpagos em vacilos defensivos do Goiás no primeiro tempo, o São Paulo venceu 3 a 0, no Morumbi, e de quebra coroou mais um recorde de Rogério Ceni.

Michel não fez gols, mas jogou para o time todo. Deu as assistências para Edson Silva, Luis Fabiano e Alan Kardec marcarem e colocarem o São Paulo novamente na vice-liderança, agora com 56 pontos. A Raposa tem 61 depois de empatar com o Figueirense. A sete rodadas do fim, as duas próximas partidas podem indicar muita coisa. O Tricolor pega Criciúma, domingo, e Vitória, quarta-feira, fora de casa. Os mineiros recebem, no Mineirão, o Botafogo e o Criciúma. Antes, nesta quinta, os paulistas encaram o Emelec, em casa, pela quartas da Copa Sul-Americana.

O Goiás vê o fim de sua série de cinco partidas sem perder, mas não se prejudica com o revés. O clube do Centro-Oeste segue em nono lugar, com 41 pontos. A reta final, aliás, aparentemente será apenas para cumprir tabela. São oito pontos acima da zona do rebaixamento e outros 12 para o G-4. No próximo sábado, os esmeraldinos enfrentam o Fluminense, no Serra Dourada.


saiba mais

Mais do que colocar o São Paulo próximo da liderança, a vitória desta segunda transformou Rogério Ceni no jogador com o maior número de vitórias na história. São 590 triunfos do capitão de 41 anos, um a mais que Ryan Giggs, lenda do Manchester United. Os números são aferidos pelo Guinness World Records. Foi noite especial também para Luis Fabiano, que chegou ao seu 100º gol em Campeonatos Brasileiros.

Em seis minutos, três pontos

Foi um início de jogo arrasador do São Paulo. O Goiás não teve tempo para se fechar na defesa e jogar nos contra-ataques. Era tudo o que Muricy mais queria para fazer o Tricolor aproveitar o vacilo do Cruzeiro diante do Figueirense. Se o time foi bem, Michel Bastos foi melhor ainda. Aos dois minutos, o lateral/meia/atacante colocou a bola na cabeça de Edson Silva: 1 a 0.

São Paulo x Goiás - Edson Silva  (Foto: Miguel Schincariol / Agência Estado)
Edson Silva celebra o gol que abriu o placar no 
Morumbi (Foto: Miguel Schincariol 
/ Agência Estado)


No embalo do bom público (31.991 no total) no Morumbi, O Tricolor seguiu com uma forte marcação no campo ofensivo. A sonolenta saída de bola dos goianos custou caro. Michel roubou a bola pela esquerda e serviu Luis Fabiano. Chute forte no canto esquerdo, fim do jejum de cinco partidas e o 100º gol em Brasileiros – 97 pelo São Paulo e três pela Ponte Preta.

O Goiás voltou mais ligado para o segundo tempo. Passou a tocar a bola com velocidade e, enfim, a incomodar. O São Paulo também ajudou, com uma postura mais cautelosa e à espera de um contra-ataque. Os primeiros minutos foram todos dos visitantes. Ceni salvou com a ponta dos dedos em chute rasteiro de Erik. Em seguida, o goleiro só torceu para que a bomba de Bruno Mineiro passasse por cima do travessão.

A reação, porém, durou pouco. Aos 13, o Tricolor acabou com qualquer possibilidade de tropeço. De novo, com Michel Bastos. Primeiro, partiu em disparada e só não marcou porque foi travado por um marcador na área. Em seguida, bateu com precisão o escanteio que Alan Kardec desviou de cabeça: 3 a 0 e fim do jejum de 11 partidas sem gols do grandalhão.


Os goianos lutaram, se esforçaram, mas não conseguiram descontar. Renan ainda impediu o quarto gol cara a cara com Osvaldo. E Michel Bastos seguiu com sua noite encantada, correndo por todos os lados, aplicando até chapéu e saindo ovacionado pela torcida. Faltou o gol. Mas agora sobra esperança de buscar o sétimo título nacional.
 



FONTE:

FPV divulga calendário das últimas etapas do vôlei de praia em 2014

Temporada será encerrada com uma grande festa em comemoração aos 30 anos do vôlei de praia na PB. Calendário também tem etapas nacionais das categorias de base


Por João Pessoa


A Federação Paraibana de Vôlei (FPV) divulgou neste domingo o calendário das últimas etapas da temporada do vôlei de praia. Neste fim de semana, a entidade realizou mais duas etapas - a terceira de duplas mistas, e a quarta do sub-19 masculino.

Circuito Paraibano de vôlei de praia, sub-19 (Foto: Divulgação / FPV)
Jogadores do Circuito sub-19 ainda terão duas 
etapas em 2014: em novembro e dezembro 
(Foto: Divulgação / FPV)

O calendário do ano vai terminar no dia 20 de dezembro. No dia seguinte, a Federação vai organizar uma grande festa para comemorar os 30 anos do vôlei de praia no Estado.
A seguir, o calendário divulgado pela FPV, que também inclui as etapas nacionais:

Calendário de novembro

30/10 a 2/11 - 5ª e última etapa do Circuito Brasileiro sub-21
Local: Fortaleza
Representante da Paraíba: Renan Andrew/Francisco Carvalho

7 a 9/11 - Jogos Brasileiros da Juventude de 15 a 17 anos
Local: Praia de Cabo Branco (João Pessoa)

8/11 - 6ª etapa do Circuito Paraibano sub-21 e 4ª etapa do Circuito Paraibano sub-15
Local: Praia de Cabo Branco (João Pessoa)

9/11 - 6ª etapa do Circuito Paraibano sub-23
Local: Praia de Cabo Branco (João Pessoa)

22/11 - 5ª etapa do Circuito Paraibano sub-19 e 3ª etapa do Circuito Paraibano Master 35+
Local: Praia de Cabo Branco (João Pessoa)

23/11 - 5ª etapa do Circuito Paraibano sub-17 e 3ª etapa do Circuito Paraibano Master 45+
Local: Praia de Cabo Branco (João Pessoa)

24 a 27/11 - 6ª etapa do Circuito Brasileiro sub-23
Local: Brasília, DF
Representantes da Paraíba: a definir (3 duplas)



Calendário de dezembro
13/12 - 6ª etapa do Circuito Paraibano sub-17
Local: Praia de Cabo Branco (João Pessoa)

14/12 - 6ª etapa do Circuito Paraibano sub-19
Local: Praia de Cabo Branco (João Pessoa)

20/12 - 4ª etapa do Circuito Paraibano de duplas mistas e 4ª etapa do Circuito Master 35+ e 55+
Local: Praia de Tambaú (João Pessoa)

20/12 - Confraternização 


Comemoração dos 30 anos do vôlei de praia na Paraíba
Local: Praia de Tambaú (João Pessoa)

21/12 - Torneio de vôlei de praia feminino e 4ª etapa do Circuito Paraibano Master 45+
21/12 - Confraternização
Pais e Filhos, sub-9, sub-11 e sub-13



FONTE:
http://glo.bo/1sqRlkz

Com lesão no joelho direito, Alison fica fora das disputas em 2014

Parceiro de Bruno Schmidt será submetido a uma cirurgia no tendão patelar e só voltará à quadra em janeiro de 2015: "Vou voltar com força total"


Por
Vitória, ES


A dor no joelho direito incomodava, mas não pareciam ser tão grave assim. Mas exames apontaram uma microrruptura no tendão patelar e a necessidade de uma cirurgia. A primeira estimativa dos médicos é que Alison fique de seis a oito semanas em recuperação e só volte a competir em 2015. Sem poder contar com o parceiro, Bruno Schmidt disputará a etapa de São José (SC) do Circuito Brasileiro de vôlei de praia ao lado de Luciano. 

Alison e seu parceiro Bruno Schmidt venceram Pedro Solberg e Álvaro Filho em jogo polêmico (Foto: CBV/Divulgação)
Alison só voltará a jogar em janeiro de 2015 
(Foto: CBV/Divulgação)


- Fiquei chateado por isso ter acontecido. Lesão nunca é uma coisa boa, claro. Menos mal que é algo simples, questão de semanas para eu estar recuperado e bem novamente. Vou ficar na torcida pelo Bruno, para que ele jogue bem em São José, e vou voltar com força total em janeiro, com o joelho novinho - disse Alison.

Em três etapas pelo Circuito, a dupla subiu ao pódio duas vezes. Foram campeões em Niterói (RJ) e ficaram em terceiro lugar em Campinas (SP).

- Fomos pegos de surpresa. Estávamos jogando bem, conseguindo bons resultados, mas isso faz parte. Pelo que conversamos, não é nada tão grave. Parar agora para cuidar do joelho é a decisão mais acertada. O ano de 2015 será importantíssimo para os nossos planos, especialmente pensando em Olimpíadas. Precisamos estar bem para brigar pela classificação, e ele vai voltar ainda melhor, com certeza - afirmou Bruno. 


FONTE:
http://glo.bo/12U7fiM

Soberania: Rio de Janeiro é campeão estadual feminino pela 11ª vez seguida

Equipe comandada por Bernardinho faz 3 sets a 0 sobre o Canto do Rio e entra para a história como maior vencedora do Carioca. Recorde antigo pertencia ao Fluminense


Por Rio de Janeiro


A noite desta segunda-feira na Escola de Educação Física do Exército, no bairro da Urca, marcou mais um recorde quebrado para o time do Rio de Janeiro no vôlei feminino. Maior vencedora da Superliga, a equipe bateu o Canto do Rio por 3 sets a 0 (25/15, 25/17 e 25/16) e também alcançou a soberania estadual, com o 11ª título consecutivo. A marca anterior pertencia também ao Fluminense, decacampeão nos anos 60 e 70.

O time comandado por Bernardinho não levou sustos no placar antes de levantar mais um troféu. Mesmo assim, a ponteira Natália fez questão de enaltecer as adversárias da decisão.

- Atingir essa marca é importante para nós. Do outro lado, tivemos um time montado há pouco tempo, mas que mostrou muita qualidade. Elas deram trabalho para a gente e isso é muito bom. Espero que o vôlei daqui possa se fortalecer. É a cidade olímpica, estamos há menos de dois anos das Olimpíadas - resumiu.

O Rio de Janeiro tem como próximo compromisso a estreia pela Superliga 2014/2015. Atual vencedora, a equipe encara o Rio do Sul, no dia 7 de novembro, no ginásio do Tijuca Tênis Clube.


Rexona-AdeS Rio de Janeiro conquista o Estadual vôlei (Foto: Divulgação)
Campeãs posam com medalhas e troféu 
depois de vitória por 3 sets a 0 sobre o 
Canto do Rio (Foto: Divulgação)


FONTE:

Em tom de brincadeira, Robredo faz gesto obsceno a Murray após derrota

Espanhol extravasa após desperdiçar cinco match points e perder final em Valência para o britânico: a segunda em circunstâncias parecidas em menos de um mês


Por Valência, Espanha


saiba mais

Pela segunda vez em menos de um mês, Tommy Robredo enfrentou Andy Murray em uma final. E pela segunda vez, o espanhol teve cinco oportunidades de vencer o jogo e ficou apenas com o vice-campeonato. Inconformado com a situação, o tenista acabou extravasando e fazendo um gesto obsceno para o britânico no momento cumprimentá-lo na rede. Mas tudo em tom de brincadeira, que terminou com um amistoso abraço entre os dois após a decisão ATP 500 de Valência, neste domingo, vencida por Murray por 2 sets a 1 (3/6, 7/6 (7) e 7/6 (8)).

Em duelo de 3h20 - final mais longa da temporada do ATP Tour -, Robredo e Murray protagonizaram uma partida emocionante em Valência. Após fazer 6/3 no primeiro set, o espanhol teve duas chances de fechar o jogo no tie-break da segunda parcial, ambas salvas pelo britânico. No terceiro e decisivo set, os dois foram mais uma vez ao tie-break, onde Robredo desperdiçou outros três match points.

frame robredo dando dedo para Murray (Foto: Reprodução)
Em tom de brincadeira, Robredo apontou 
os dedos médios para Murray (Foto: Reprodução)


- Foi um jogo incrível. Infelizmente, alguém tem que vencer e foi decidido em alguns pequenos detalhes. É o que é. Eu vou ficar irritado por algumas horas, mas acho que quando eu encerrar a temporada na próxima semana e assistir ao jogo de hoje novamente, contra um dos melhores atletas que temos atualmente, vou ficar feliz - afirmou o espanhol em entrevista ao site da ATP.
Curiosamente, a situação deste domingo foi bastante semelhante ao ocorrido na final entre Robredo e Murray no Open de Shenzen, na China, no mês passado. Na ocasião, o espanhol também venceu o primeiro set e teve cinco chances de se sagrar campeão no segundo, mas acabou desperdiçando todas e perdendo a partida também por 2 a 1 (5/7, 7/6(9) e 6/1).

Andy Murray x Tommy Robredo troféu Valencia, tênis (Foto: EFE)
Após gesto de Robredo, cumprimento terminou 
com um abraço amistoso entre os dois 
(Foto: EFE)


FONTE:

Federer será número 1 ao final do ano se for campeão em Paris e no Finals

Em caso de título nos torneios, suíço repetirá Sampras e terminará uma temporada no topo do ranking pela sexta vez, independentemente do desempenho de Djokovic


Por
Rio de Janeiro


Aos 33 anos de idade e depois de ter sido número 8 do mundo entre o final de janeiro e meados de março, Roger Federer ocupa atualmente a vice-liderança do ranking da ATP, mas tem boas chances de encerrar a temporada como número 1 do mundo. Para ultrapassar o líder Novak Djokovic, basta que o suíço seja campeão tanto no Masters 1.000 de Paris, que começou nesta segunda-feira, quanto no ATP Finals, evento que reúne os oito melhores tenistas do ano, entre os dias 9 e 16 de novembro, em Londres. Com esse cenário, nem mesmo se for o vice-campeão nos dois torneios, Nole (apelido do sérvio) impedirá que Federer o passe para trás no ranking.

- Seria muito especial recuperar o posto de número 1. É a razão de ser do nosso esporte. Com o ano que tive, a quantidade de finais que disputei e o nível de tênis que tenho jogado, estou muito feliz que eu tenha esta chance. Mas ter a chance e concretizá-la são coisas distintas. Tenho certeza de que Novak vai entrar muito motivado logo depois do nascimento do seu filho. Estou muito feliz por ele. Teremos certamente semanas muito interessantes pela frente - disse Federer após conquistar o título do ATP da Basileia, derrotando o belga David Goffin na decisão.

Djokovic e Federer Wimbledon (Foto: Getty Images)
Djokovic (D) corre risco de perder a liderança 
do ranking para Federer (E) 
(Foto: Getty Images)



tenis ranking temporada novak djokovic roger federer (Foto: ATP)

Ao fim do Masters 1.000 de Paris, tanto os pontos do torneio francês do ano passado quanto aqueles do ATP Finals de 2013 serão retirados do ranking de entradas. Isso significa que, na próxima segunda-feira (3 de novembro), o ranking da temporada será o mesmo que o ranking da ATP.

Na atual classificação da temporada, Djokovic tem 9.010 pontos, 490 a mais que Federer (8.520). Em Paris, o mínimo dessa distância que Federer pode diminuir é se enfrentar Nole na final e superá-lo, reduzindo a vantagem do sérvio para apenas 90 pontos. Se o mesmo se repetir no ATP Finals, já será suficiente para Federer assumir o topo do ranking. O mínimo que um campeão do ATP Finals ganha são 1.100 pontos (200 ao se classificar na fase de grupos com apenas uma vitória, 400 da vitória na semifinal e 500 do triunfo na decisão), e o máximo que um vice-campeão recebe são 1.000 (600 de três vitórias na fase de grupos, 400 da vitória na semifinal e nenhum ponto pela derrota na final).


tenis tabela de pontos masters 1000 de paris (Foto: ATP)
Federer é o tenista que mais esteve em finais em 2014. Das 10 que disputou neste ano, venceu cinco (ATP 500 de Dubai, ATP 250 de Halle, Masters 1.000 de Cincinnati, Masters 1.000 de Xangai e ATP 500 da Basileia) e perdeu cinco (ATP 250 de Brisbane, Masters 1.000 de Indian Wells, Masters 1.000 de Monte Carlo, Wimbledon e Masters 1.000 de Toronto). Performance bastante diferente da do ano passado, quando disputou apenas três finais, sendo campeão em Halle e vice na Basileia e no Masters 1.000 de Roma.

tenis tabela de pontos atp finals (Foto: ATP)

Para entrar no ATP Finals ainda como número 1 do mundo sem depender do resultado de Federer em Paris, o sérvio precisa chegar à final no último Masters 1.000 do ano. Assim, ainda que perca para o rival na eventual decisão, seguiria 90 pontos à frente do suíço. Por outro lado, também não há como Djokovic garantir a liderança do ranking já em Paris. Mesmo se tiver sucesso ao defender o título na França e Federer cair na estreia - ambos entram diretamente na segunda rodada -, Nole ficaria com 1.480 pontos de vantagem, diferença que pode ser revertida por Federer se o suíço ganhar o ATP Finals de modo invicto (recebendo 1.500 pontos) e Djokovic perder todos os três jogos da fase de grupos em Londres.

tenis roger federer basileia (Foto: EFE)Roger Federer beija o troféu do ATP da Basileia (Foto: EFE)


O que pode vir a ser essencial para Federer na corrida pela liderança do ranking é a participação dele na final da Copa Davis - Suíça e França duelam pelo título entre os dias 21 e 23 de novembro. O suíço ainda pode ganhar 75 pontos por cada vitória sobre os franceses - para os pontos valerem, o jogo não pode ser apenas para cumprir tabela - e ainda mais 75 de bônus caso vença as duas partidas (sem a série já estar definida) e a Suíça também ganhe o torneio.

Se Federer terminar a temporada como número 1 do mundo, será a sexta vez que ele conseguirá tal feito, o que vai igualá-lo ao americano Pete Sampras (entre 1993 e 1998). O suíço fechou os anos de 2004, 2005, 2006, 2007 e 2009 na liderança do ranking.


FONTE:
http://glo.bo/12Q1Fhn

Bellucci volta ao top 50, e Murray é o oitavo após título no ATP de Valencia

Paulista alcança a melhor colocação desde maio de 2013, chegando à 43ª posição do ranking mundial. Federer diminui distância para Novak Djokovic. Nadal é o terceiro


Por
Rio de Janeiro, RJ


tenis thomaz bellucci valencia (Foto: EFE)Bellucci entra no top 50 após Valencia (Foto: EFE)


Após chegar às quartas de final do ATP 500 de Valencia, na Espanha, na última semana, o brasileiro Thomaz Bellucci está de volta ao top 50 do ranking mundial, mais precisamente, no 43º lugar. É o maior posto alcançado pelo atleta desde maio de 2013, quando foi o 44º. Depois daquela ocasião, o tenista caiu para 168º em outubro do ano passado, e a recuperação só foi começar efetivamente no segundo semestre de 2014, quando subiu para a 92ª posição.

Além de Bellucci, o ranking desta segunda-feira teve mudanças no top 10. Campeão em Valencia, o britânico Andy Murray subiu duas posições e agora é o oitavo, superando o croata Marin Cilic, em nono, e o canadense Milos Raonic, em 10º.

O suíço Roger Federer, que levou o ATP 500 da Basileia pela sexta vez na carreira, diminiuiu a diferença para o líder do ranking, o sérvio Novak Djokovic, em 200 pontos. A semana ainda pode reservar mais novidades, já que acontece o Masters 1.000 de Paris. Nole defende o título.

O espanhol Rafael Nadal é o terceiro. O suíço Stanislas Wawrinka está em quarto, e o tcheco Tomas Berdych é o novo quinto colocado após ultrapassar o espanhol David Ferrer (em sexto). O japonês Kei Nishikori é o sétimo da lista.


No feminino, Serena Williams se manteve em primeiro e ampliou ainda mais sua liderança na decisão do ATP Finals feminino em Cingapura, ao bater Simona Halep, que subiu para terceiro, desbancando Petra Kvitova. Ana Ivanovic subiu de sétimo para quinto. Entre as brasileiras, a melhor ranqueada,Teliana Pereira, caiu duas posições e agora é a número 104.


FONTE:
http://glo.bo/1stKbMl

Com sutiã à mostra, Serena Williams recebe troféu de melhor da WTA

Tenista americana termina temporada no topo do ranking pela quarta vez e exibe modelo chamativo na cerimônia de entrega em Cingapura


Por
Cingapura

Serena Williams prêmio melhor da temporada tênis (Foto: Getty Images)Serena Williams na recepção (Foto: Getty Images)


Líder do ranking da WTA, Serena Williams chamou atenção ao receber o troféu símbolo da conquista garantida ao fim da temporada de 2014. Com roupa predominantemente branca na cerimônia de entrega, a tenista exibiu um farto decote, com sutiã à mostra. É a segunda vez consecutiva que o prêmio vai para as mãos da americana.

Mesmo antes do fim do WTA Finals, em Cingapura, a número 1 assegurou a conquista. Ela poderia ser ultrapassada por Maria Sharapova, mas a russa não conseguiu chegar à semifinal do torneio e viu suas chances acabarem. É a quarta vez que Serena garante o topo do ranking da WTA ao fim de uma temporada - as outras foram em 2002, 2009 e 2013.


Serena Williams prêmio melhor da temporada tênis (Foto: Getty Images)
Serena terminou no topo pela 
quarta vez, a segunda 
consecutiva (Foto: Getty Images)


FONTE:

Serena dá o troco em Halep, devolve pneu e fatura o penta do WTA Finals

Após derrota para romena na primeira fase, número 1 do mundo vence a briga pelo título e leva o terceiro título seguido no torneio que reúne as melhores da temporada


Por
Cingapura


tenis serena williams wta finals (Foto: Reuters)Serena igualou número de títulos de Graf no WTA Finals e está a dois de Navratilova (Foto: Reuters)


Simona Halep não só vencera Serena Williams no Grupo Vermelho do WTA Finals como aplicara um pneu (6/0) sobre a atual número 1 do mundo. Quatro dias depois da pior atuação da americana no torneio, que reuniu em Cingapura as oito melhores tenistas da temporada, a líder do ranking devolveu praticamente na mesma moeda aquela derrota na primeira fase. No controle desde o final do primeiro set, Serena venceu a decisão do WTA Finals, neste domingo, perdendo apenas três games: 6/3 e 6/0 em 1h09 de jogo. Foi o quinto título da americana na competição (2001, 2009, 2012, 2013 e agora 2014) e o terceiro consecutivo.

Estreante no WTA Finals, Halep tinha sido a única tenista a vencer Serena na edição deste ano do torneio, que foi disputado pela primeira vez em Cingapura. Com vitórias sobre a sérvia Ana Ivanovic e a canadense Eugenie Bouchard, a número 1 do mundo terminou o Grupo Vermelho em segundo lugar, atrás da romena. Antes de dar o troco em Halep, a americana passou pela dinamarquesa Caroline Wozniacki nas semifinais.

Com a nova conquista, Serena se igualou à alemã Steffi Graf em número de títulos do WTA Finals. A recordista do torneio é a tcheca naturalizada americana Martina Navratilova, que foi campeã sete vezes, com direito a quatro títulos seguidos entre 1983 e 1986 - os outros foram em 1978, 1979 e 1981.

Serena encerrou 2014 com a chave de ouro. Além do penta do WTA Finals, ela terminou a temporada na liderança do ranking pela quarta vez na carreira (2002, 2009, 2013 e 2014). Só quem poderia ultrapassar a americana era Maria Sharapova, mas a russa não conseguiu chegar à semifinal do torneio e viu suas chances acabarem.

tenis serena williams wta finals (Foto: Reuters)
Na primeira vez que o WTA Finals é disputado 
em Cingapura, Serena é pentacampeã do torneio 
(Foto: Reuters)


O jogo

Diante de um confronto equilibrado nos primeiros minutos, foi Halep quem pegou a primeira quebra do jogo, no terceiro game. A contrário do último duelo entre as duas tenistas, Serena devolveu a quebra logo na sequência e ainda quebrou pela segunda vez seguida o saque da adversária, ampliando a vantagem no placar para 4/2. O que a líder do ranking não previu foi a rápida recuperação de Halep, que soltou diversas bolas vencedoras para devolver a quebra, levando a número 1 do mundo à frustração.

Ao invés de descontar na raquete, Serena respondeu em quadra e passou a dominar a partida. Conseguiu mais uma quebra e, com um pouco de dificuldade no game de serviço, fechou o set num erro de devolução de Halep. Na segunda parcial, a número 1 do mundo não deu chances para a adversária, que também passou a errar bastante. Mais agressiva, Serena tomou conta do jogo e finalizou o confronto sem ter perdido um game sequer no segundo set, devolvendo o pneu tomado na primeira fase.

tenis simona halep wta finals (Foto: Getty Images)
Halep foi vice-campeã na primeira vez que 
disputou o WTA Finals (Foto: Getty Images)


FONTE:

STJD absolve Corinthians e livra time de perder pontos por "caso Petros"

Em julgamento no Rio de Janeiro, tribunal entende que clube não deixou de tomar as providências para regularizar o jogador. Procuradoria ainda pode recorrer ao Pleno


Por
Rio de Janeiro

 

O Corinthians foi absolvido por unanimidade pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na tarde desta segunda-feira pela suposta escalação irregular do volante Petros na partida contra o Coritiba, válida pela 13ª rodada do Brasileiro. O tribunal, em decisão de primeira instância, entendeu que o clube não foi responsável pelo conflito entre a data de início do contrato do jogador e o seu registro na CBF. Ainda cabe recurso da entidade. O clube estava sujeito a perder quatro pontos na tabela do campeonato e ser penalizado com multa de até R$ 100 mil. Os auditores, por outro lado, condenaram tanto a CBF como a Federação Paulista de Futebol a pagamento de R$ 10 mil cada. A Procuradoria pede que o valor seja doado para a organização Médicos Sem Fronteira.

O Alvinegro mandou ao STJD como parte da defesa Agenildo Bezerra Lima, que trabalha na parte de registros do clube. Ele explicou todo o processo de registro do vínculo de Petros e o que foi feito na ocasião. Depois, o advogado João Zanforlin também fez a defesa do clube.

Os advogados do da CBF e da FPF também falaram tentando evitar punições às entidades, mas não tiveram êxito. Inseridos no processo como terceiros interessados, Grêmio e Internacional enviaram representantes ao tribunal, mas eles não quiseram se pronunciar durante o julgamento.

Algumas provas foram apresentadas no decorrer da sessão. O presidente José Perdiz falou sobre o fato da FPF ter afastado por 30 dias uma funcionária que trabalha há mais de 30 anos no setor de registros. O tribunal considerou isso como uma prova de que houve um erro da entidade. Diante de todos os argumentos colocados, o Corinthians foi absolvido por unanimidade. Os auditores entenderam que o clube cumpriu com tudo o que era necessário para Petros estar em condições, uma vez que o nome dele aparecia no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.

A confusão começou quando o volante teve um novo contrato registrado pelo Corinthians, que até então estava vinculado ao clube por um empréstimo do Hortolândia, equipe do interior de São Paulo. O jogador foi inscrito com o novo acordo no dia 1 de agosto, uma sexta-feira, sendo que o documento passava a valer no dia seguinte

A divergência se deu porque, segundo o entendimento da Procuradoria, o contrato só poderia valer a partir do primeiro dia útil após o registro – no caso, a segunda-feira, dia 4. Petros entrou em campo contra os paranaenses no dia 3. O Corinthians defende, porém, que o atleta preenchia os dois requisitos necessários para poder jogar: ter um contato válido e estar inscrito na CBF. Na última semana, o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, isentou o Timão de culpa, dizendo que o erro foi de uma funcionária da FPF, que se equivocou no preenchimento dos documentos.

julgamento stjd petros (Foto: Vicente Seda)
Julgamento do corintiano Petros na sede do 
STJD no Rio de Janeiro (Foto: Vicente Seda)


FONTE:

CBF oficializa plano para construir 15 CTs de formação no Brasil

Anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo coordenador da base, Alexandre Gallo. Centros serão construídos em estados que não foram sede da Copa do Mundo


Por
Rio de Janeiro


saiba mais

O coordenador técnico da base da CBF, Alexandre Gallo, anunciou nesta segunda-feira que a entidade construirá, com a ajuda da Fifa, 15 novos centros de treinamento no país.

Os CTs, que terão como prioridade a formação de atletas, deverão ser construídos em todos os estados que não foram sede da Copa do Mundo. O primeiro deles já está sendo erguido no Pará.

- A ideia é que cada CT trabalhe com 720 garotos, totalizando 10,8 mil jogadores. Todos trabalhando com uma metodologia única de formação - afirmou Gallo.

A previsão é que os centros de treinamento estejam prontos até 2017. Para Gallo, será uma contribuição importante para o futebol brasileiro.

- É um legado da Copa que vai ser fantástico para o trabalho de formação no Brasil - completou .

Gallo seleção Brasil Sub-21 (Foto: Felipe Schimidt)
Coordenador da base, Gallo quer unificar 
metodologia de formação do futebol 
brasileiro (Foto: Felipe Schmidt)


FONTE:

Com 33,3% de aproveitamento e Tigre na lanterna, Dal Pozzo é demitido

Treinador é desligado pela campanha com três vitórias, quatro empates e seis derrotas, três delas em sequência e que colocaram o time em último no Brasileirão


Por Criciúma, SC


Gilmar Dal Pozzo não responde mais pelo cargo de técnico do Criciúma. Na manhã desta segunda-feira, em reunião entre diretores e o presidente Antenor Angeloni, foi definida a demissão do treinador. O comunicado ao catarinense de 45 anos ocorreu pelo gerente de futebol Júlio Rondinelli, em Florianópolis, onde os dois residem. O clube fez o anúncio oficial no período da tarde. Dal Pozzo foi desligado em virtude da campanha abaixo da necessidade do Tigre no Campeonato Brasileiro. Quando os jogadores se reapresentarem, na manhã de terça-feira, devem ser comandados pelo auxiliar Wilson Vaterkemper, o Wilsão.

Gilmar Dal Pozzo técnico Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso)
Gilmar Dal Pozzo não é mais o técnico Criciúma 
(Foto: João Lucas Cardoso)


Além de Gilmar Dal Pozzo, foram desligados seu auxiliar, Lucianinho, e o preparador físico Carlos Pacheco, contratado 10 dias após a chegada do comandante. O técnico guiou o Carvoeiro em 13 partidas, todas no Brasileirão, com campanha de três vitórias, quatro empates e seis derrotas – três delas seguidas nos jogos mais recentes e que colocaram o Criciúma na lanterna da competição nacional. Gilmar Dal Pozzo tem o trabalho encerrado no Sul de Santa Catarina com aproveitamento de 33,3% dos pontos disputados.

Ele foi contratado para substituir Wagner Lopes e teve dois jogos a menos no clube que o antecessor, quem mais comandou o Criciúma neste ano. Dal Pozzo desembarcou na capital do carvão como a “última cartada” para escapar da zona de rebaixamento, conforme disse o presidente Angeloni quando da apresentação do treinador. A estreia ocorreu na 19ª rodada, o empate sem gol ante o Corinthians, em casa.

A primeira vitória do Tigre com Gilmar ocorreu dois jogos depois, o 1 a 0 sobre o Goiás. Este triunfo também seria o primeiro do treinador na Série A do Campeonato Brasileiro, ele guiou a Chapecoense nas seis primeiras rodadas da competição e deixou a equipe verde sem conquistar um triunfo. Dal Pozzo não conseguiu mudar a escrita do Carvoeiro como visitante, sem vencer fora de casa. O máximo que conseguiu foram empates em 1 a 1 ante o Figueirense e a própria Chape.

As outras duas vitórias foram também no Heriberto Hülse, ante o Atlético-MG e o Santos. No entanto, no último jogo como mandante, diante do Atlético-PR, o Criciúma perdeu e elevou a necessidade de vencer fora de casa. Mas o revés por 3 a 1 para o Vitória, no Barradão, elevou a pressão sobre o trabalho de Gilmar Dal Pozzo. Com três derrotas seguidas e o time sem conseguir sair do Z-4 – o Tigre variou do 17º lugar para o último em seu comando -, o técnico foi demitido.


FONTE:

Torcedor invade o campo nu em final da Liga dos Campeões da Ásia

Em confronto com a participação dos brasileiros Thiago Neves e Vítor Saba, Western Sydney Wanderers vence o Al Hilal por 1 a 0 e está perto do Mundial de Clubes


Por Sydney, Austrália


Uma cena inusitada aconteceu na final da Liga dos Campeões da Ásia, no último sábado, na Austrália. Um torcedor invadiu o gramado nu e foi contido pelos seguranças antes de ser retirado do campo. Em campo, o Western Sydney Wanderers venceu o Al Hilal por 1 a 0 e está a um empate de conquistar o torneio e garantir vaga no Mundial de Clubes.

No duelo do último sábado, dois brasileiros participaram do confronto: Vítor Saba, ex-Flamengo, e Thiago Neves, ex-Fluminense. Enquanto o ex-rubro-negro foi peça importante para os australianos, o ex-tricolor não conseguiu evitar a derrota da equipe do Oriente Médio. 

Invasão torcedor Western Sydney Wanderers (Foto: Agência Reuters)
Torcedor nu invade o campo durante final da 
Liga dos Campeões da Ásia 
(Foto: Agência Reuters)


Nas redes sociais, vários torcedores brincaram com o fato de Vítor Saba ter sido enquadrado na mesma foto em que o torcedor nu é agarrado por um segurança.
O gol do triunfo do Western Sydney foi marcado aos 19 minutos do segundo tempo por Juric. A segunda partida da decisão será disputada no próximo sábado.


FONTE:
http://glo.bo/12Pu4Eg

Aldo e Mendes levam 60 dias de suspensão; Davis pega seis meses

Mr. Wonderful fica com maior gancho, ao lado de Scott Jorgensen, mas ambos podem ser liberados por um médico caso se recuperem antes


Por Rio de Janeiro


A Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) divulgou nesta segunda-feira as suspensões médicas dos lutadores que participaram do card do UFC 179 (ou UFC Rio 5), no último sábado, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. José Aldo e Chad Mendes, que fizeram a luta principal e protagonizaram uma guerra de cinco rounds, foram suspensos por 60 dias e precisam ficar 45 deles sem nenhuma atividade de contato físico.

UFC Rio 5, Aldo x Mendes, José Aldo e Chad Mendes (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
José Aldo e Chad Mendes pegaram o mesmo 
tempo de suspensão (Foto: André Durão 
/ Globoesporte.com)


As maiores suspensões foram para Phil Davis, que lesionou a mão direita na vitória contra Glover Teixeira por decisão unânime, e Scott Jorgensen, que contundiu a costela na derrota para Wilson Reis, por katagatame no primeiro round.

Confira as suspensões do UFC 179:

- Jose Aldo: suspenso por 60 dias, sendo 45 sem atividades de contato físico
- Chad Mendes: suspenso por 60 dias, sendo 45 sem atividades de contato físico
- Phil Davis: suspenso por 180 dias por lesões na mão direita, mas pode ser liberado antes por um médico
- Glover Teixeira: suspenso por 45 dias, sendo 30 dias sem atividades de contato físico
- Fabio Maldonado: suspenso por 30 dias, sendo 21 dias sem atividades de contato físico
- Hans Stringer: suspenso por 45 dias, sendo 30 dias sem atividades de contato físico
- Darren Elkins: suspenso por 45 dias, sendo 30 dias sem atividades de contato físico
- Lucas Mineiro: suspenso por 45 dias, sendo 30 dias sem atividades de contato físico
- Beneil Dariush: suspenso por 45 dias, sendo 30 dias sem atividades de contato físico
- Diego Ferreira: suspenso por 45 dias, sendo 30 dias sem atividades de contato físico
- Neil Magny: suspenso por 30 dias, sendo 21 dias sem atividades de contato físico
- William Patolino: suspenso por 45 dias, sendo 30 dias sem atividades de contato físico
- Yan Cabral: suspenso por 14 dias, sendo sete dias sem atividades de contato físico
- Naoyuki Kotani: suspenso por 30 dias, sendo 21 dias sem atividades de contato físico
- Wilson Reis: suspenso por 14 dias, sendo sete dias sem atividades de contato físico
- Scott Jorgensen: suspenso por 180 dias com lesão na costela; pode ser liberado antes por um médico
- Andre Fili: suspenso por 30 dias, sendo 21 dias sem atividades de contato físico
- Felipe Sertanejo: suspenso por 30 dias, sendo 21 dias sem atividades de contato físico
- Gilbert Durinho: suspenso por 14 dias, sendo sete dias sem atividades de contato físico
- Christos Giagos: suspenso por 30 dias, sendo 21 dias sem atividades de contato físico
- Tony Martin: suspenso por 14 dias, sendo sete dias sem atividades de contato físico
- Fabricio Morango: suspenso por 30 dias, sendo 21 dias sem atividades de contato físico



saiba mais

Messi pode ter atuado contra o Real com infiltração no tornozelo, diz jornal

"El Confidencial" afirma que argentino sofreu entorse no local na última quinta-feira. Atuação irregular na derrota para o Real Madrid, no sábado, causa especulações


Por Barcelona, Espanha


Real Madrid x Barcelona - Marcelo e Messi (Foto: AFP)
Messi tenta vencer a marcação de Marcelo no clássico 
(Foto: AFP)


A atuação irregular de Lionel Messi na derrota do Barcelona por 3 a 1 para o Real Madrid, no último sábado, no Santiago Bernabéu, deu início a rumores de que o argentino teria jogado com uma infiltração no tornozelo, de acordo com o jornal "El Confidencial". Segundo a publicação, o jogador sofreu uma entorse no local na última quinta-feira.

Nesta segunda-feira, o jornal "Sport" colocou em sua página na internet que fontes do Barcelona confirmaram a informação de que o atleta estaria sentindo dores no local. Certo mesmo é que Messi não esteve bem no clássico, o que gerou diversas brincadeiras nas redes sociais por causa do desempenho do atleta na derrota do time culé.

O Barcelona volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Celta de Vigo, no Camp Nou. Mesmo com a derrota, o time culé seguiu na liderança do Campeonato Espanhol, com 22 pontos. O Sevilla tem a mesma pontuação, mas perde para os rivais no saldo de gols (20 a 8). O Real Madrid ocupa a terceira colocação, com 21.


FONTE:
http://glo.bo/1stH8UC

“Ficamos olhando o adversário jogar”, diz Kleina após derrota para o Inter

Técnico Tricolor reclama de primeiro tempo apático do Bahia no estádio Beira Rio


Por Porto Alegre



O Bahia sofreu contra o Internacional, neste sábado, sua oitava derrota fora de casa no Campeonato Brasileiro. Com uma atuação muito apática no primeiro tempo, o Tricolor assistiu Alan Patrick e Nilmar marcarem os dois gols que decidiram o jogo (assista acima os melhores momentos da partida). A sonolência custou caro. Com a derrota, o time caiu para a penúltima colocação da competição, e deixou o técnico Gilson Kleina muito irritado.

- Não tem sentido. Falamos no intervalo. Precisamos competir mais, temos que dar a vida. Ficamos olhando o adversário jogar – disse.

No segundo tempo, com as entradas de Potita, Barbio e Lincoln, nos lugares de Diego Macedo, Emanuel e Uelliton, respectivamente, o Bahia melhorou em campo. Contudo, a postura mais ofensiva não foi suficiente para evitar o placar negativo.


saiba mais
- A gente tem que ser mais forte para sair dessa situação. Segundo tempo a gente dominou o jogo. Achei que os jogadores que entraram deram uma maior consistência ao time, mas são muitas situações. Estamos administrando o lado emocional – afirma Kleina.
Agora, o Tricolor terá que reunir forças para esquecer a derrota e tentar vencer o Palmeiras, no próximo domingo. Com a possibilidade do rebaixamento cada vez mais perto, o técnico destaca que não existe tempo para lamentar.

- Nesse momento não adianta fazer número mágico. Temos que fazer a vitória, vínhamos em uma sequência, perdemos atletas e nosso elenco sofreu uma queda. Não adianta lamentar, sabíamos que o jogo era difícil. Perder o jogo faz parte, mas sem competir não faz parte de meu comando – finaliza.


FONTE:
http://glo.bo/12D5vuf