sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Em "casa", Ponte se aproxima mais da elite e deixa Lusa à beira da queda

Macaca conta com maioria da torcida em São Paulo para conquistar a sexta vitória consecutiva fora de casa. Já Lusa vê a Série C cada vez mais perto



 A CRÔNICA


por Heitor Esmeriz

Ser visitante é um convite à festa para a Ponte Preta nesta Série B do Brasileiro. Ainda mais na noite desta sexta-feira. A Macaca se sentiu em casa no Canindé. Teve a maioria da torcida na arquibancada e o domínio total das ações em campo. O resultado foi mais um passo rumo à elite nacional. Com um passeio no segundo tempo, a Ponte bateu a Portuguesa por 3 a 0, venceu a sexta consecutiva longe de Campinas e garantiu a liderança por mais uma rodada. Já a Lusa trilha um caminho que parece sem volta para a terceira divisão.


saiba mais

Dos 1.848 pagantes presentes no Canindé, pelo menos mil torcedores eram da Ponte. Treze ônibus saíram em caravana de Campinas, além daqueles que viajaram de carro. Sem parar de apoiar um minuto sequer, a torcida empurrou o time, que retribuiu o show apenas na etapa final. Depois de um primeiro tempo morno e fraco tecnicamente, a Ponte sobrou depois que Guto Ferreira colocou Renato Cajá e Rafael Costa. A sorte também esteve ao lado. Para abrir o placar, Rafael Costa contou com uma furada incrível de Maycon dentro da pequena área. Depois, o bate e rebate na área sobrou para Alexandro ampliar a vantagem. Alexandro ainda faria o terceiro, seu 11º gol na competição, para fechar a festa alvinegra no Canindé.

Foi o nono jogo seguido sem derrota da Macaca. A série invicta, agora, tem sete triunfos e dois empates. Não à toa que o time lidera com 57 pontos, cada vez mais firme no G-4. No outro extremo da tabela, a Portuguesa amargou sua 11ª partida sem vitória. São sete derrotas e quatro igualdades no jejum. É assim que o time segura a lanterna da competição, com apenas 21 pontos, cada vez mais distante de sonhar em deixar a zona de rebaixamento. Os times voltam a campo terça-feira. Em duelo direto pelo acesso, a Ponte recebe o Avaí, no Majestoso. Já a Lusa terá pela frente o Paraná, em Curitiba. Ambos os jogos está marcados para as 19h30.

Rafael Costa comemora gol da Ponte Preta contra a Portuguesa (Foto: Ale Vianna / Agência estado)
Rafael Costa comemora primeiro gol da Ponte 
Preta contra a Portuguesa (Foto: 
Ale Vianna / Agência Estado)


O jogo

A marcação forte predominou nos primeiros minutos. Enquanto a Ponte pressionava a saída de bola, a Lusa se fechava a partir da intermediária e dificultava o toque de bola do ataque alvinegro. A consequência era uma Macaca com mais domínio territorial, controle das ações, mas sem objetividade. Já a Lusa não teve vergonha em assumir o papel de coadjuvante, jogou recuada e apostou nos contra-ataques. Foi assim que Gabriel Xavier levou perigo duas vezes a Roberto. Aos poucos, a Ponte passou a encontrar mais espaços pelos lados, com Cafu e Thomás. Arriscou alguns chutes de longe, pressionou nos minutos finais, porém, nada que fosse capaz de alterar o placar no primeiro tempo.

A Ponte voltou do vestiário com Renato Cajá e Rafael Costa nos lugares de Adrianinho e Thomás, respectivamente. A aposta de Guto Ferreira foi certeira. O primeiro chamou a responsabilidade e organizou o meio de campo da Macaca ao lado de Fernando Bob, enquanto Rafael Costa contou com a imensa ajuda de Maycon para abrir o placar aos oito minutos. Após escapar pela direita, Cafu errou o chute. Pior foi o volante da Lusa, que furou o corte e deixou a bola limpa para Rafael Costa empurrar para as redes. A zaga da Lusa deu outras ajudas ao ataque alvinegro. É que a Ponte não aproveitou.

Com a vantagem, entrou em campo a fase dos dois times. A Macaca encontrou a tranquilidade para impor seu ritmo de jogo e dominar completamente as ações. Já a Lusa acusou o golpe e ficou entregue, apenas correndo atrás dos jogadores da Ponte. A diferença se acentuou com a expulsão de Diogo Orlando, aos 25 minutos, por entrada violente em Fernando Bob. Com um a mais, a Macaca colocou a Portuguesa na roda até chegar ao segundo gol com Alexandro, aos 38, em nova jogada com participações de Cajá e Rafael Costa. Foi a senha para a torcida alvinegra comemorar mais uma vitória rumo à elite nacional. E mais um empurrão para a Lusa disputar a Série C em 2015. Ainda teve tempo para Alexandro fazer o seu segundo, fechar o marcador e completar a festa.


Portuguesa x Ponte Preta (Foto: Rodrigo Gazzanel / Futura Press / Agência Estado)
Adrianinho não teve participação efetiva na 
partida (Foto: Rodrigo Gazzanel / 
Futura Press / Agência Estado)




FONTE:

Em Portugal, americano completa segundo giro na água, não no ar, assim como havaiano em 2012. Mineirinho acha que foi apenas uma volta e meia; Scooby discorda


Por Direto de Peniche, Portugal



Aos 42 anos, ele se reinventa e dita novos rumos para o esporte. Nesta sexta-feira, durante um treino em Portugal, Kelly Slater deu um aéreo 720º com rotação inédita. Todos tiraram o chapéu para o americano, mas muitos divergiram sobre a manobra (assista no vídeo ao lado). Integrante do Circuito Mundial, Adriano de Souza, o Mineirinho, acha que foi um 540º, ou seja, um giro e meio. A Associação de Surfe Profissional (ASP) concorda, assim como o site "Surfline". O big rider Pedro Scooby viu de outra forma: duas voltas completas. Do mesmo lado está a "Stab", conceituada publicação de surfe.

A manobra é inédita porque foi executada na rotação inversa ao sentido em que o surfista estava. A dúvida se dá pelo fato de ele ter completado a segunda volta quando sua prancha já estava na água (e não mais no ar): 720º ou 540º?Slater saiu do mar rindo à toa: "Não tenho um nome para ela... é um aéreo".

O GloboEsporte.com mostra a manobra quadro a quadro: analise!

seq 720 slater (Foto: arte esporte)
Sequência da manobra de Slater 
(Foto: arte esporte)


Slater deixa o esconderijo para treinar

Em desvantagem diante de Gabriel Medina na briga pelo título mundial, Slater, dono de 11 canecos, arrumou logo um jeito para deixar o mundo inteiro falando sobre ele. O americano costuma se esconder nos dias em que o campeonato está paralisado. Procura sempre um pico com poucos surfistas e, se possível, poucos fãs. Mas em Peniche, décima das 11 etapas da temporada, a tática foi diferente.

 Aos 64 anos, Slater vai completar o flip
Mineirinho

 No pico de Baleal, perto de Supertubos, palco da etapa do WCT, ele dividia as ondas com alguns companheiros. Pegou uma direita e, vendo que ela ia se fechar, voou o mais alto que pôde. Mineirinho tinha visto cena parecida, no Havaí. Desta vez, Slater foi além.

- Quando eu iniciei no surfe, em 1994, o aéreo 540 era a manobra na época. Lembro que ele a completou em Haleiwa, em ondas com mais de dez pés (três metros). Em 2014, simplesmente o cara completa um 540 full rotation. Aos 64 anos, ele vai completar o flip - disse Mineirinho.

Para Pedro Scooby, trata-se de um aéreo 720 graus inédito. E disse que a manobra de Slater foi bem diferente da executada pelo havaiano Albee Layer em 2012. Veja aqui as duas manobras
 - Foi histórico, a primeira vez que um surfista acerta um 720 full rotation. O havaiano deu um double alley oop, que é mais rápido e simples. Esse 720 do Kelly foi histórico, foi a primeira vez no mundo do surfe que alguém executa essa manobra. O Kelly já enterrou umas quatro gerações e continua se superando cada vez mais e acompanhando a evolução das novas gerações. Por isso, ele é o Kelly Slater - disse Scooby.

As revistas especializadas também divergiram quanto ao nome da manobra. Todas, porém, se renderam a mais uma peripécia do americano.

- Se não é a coisa mais selvagem sobre uma prancha em ondas com menos de 3m, é o top-3.
Vida longa, Slater, nosso rei, inspiração de todas as inspirações. Vida longa ao surfe de aéreos - escreveu a Stab, especialista em manobras.

Montagem Slater Capas de Jornais (Foto: Reprodução)
Capas de sites especializados divergem 
(Foto: Reprodução)


FONTE:

Wagner e Montenegro saem em defesa de Jefferson no Botafogo

Ex-goleiro e ex-presidente aprovam atitude de jogador que, após viagem com a seleção, não enfrentou o Santos na partida que tirou o Botafogo da Copa do Brasil


Por Rio de Janeiro


Em um momento no qual o Botafogo luta contra o rebaixamento com salários atrasados há meses e crises subsequentes na gestão, Jefferson parece ter saído ileso da decisão de não se apresentar para a partida na qual o clube acabou eliminado da Copa do Brasil com goleada pelo Santos. Na opinião do ex-presidente Carlos Augusto Montenegro e do ex-goleiro Wagner, o atleta tem razão. Os dois compareceram ao lançamento de uma das chapas que concorrerão na eleição marcada para 25 de novembro, do candidato Thiago Alvim, e condenaram a exposição do goleiro - técnico e diretor técnico o criticaram publicamente.


saiba mais

Para Montenegro, "ninguém deveria ter falado nada" e, com o constante e prolongado atraso nos pagamento, não "havia nada que o motivasse a esse sacrifício" de entrar em campo depois de uma desgastante viagem com a seleção brasileira. Wagner, por outro lado, usou a experiência como ídolo alvinegro na posição, e explicou que para um goleiro é mais complicado atuar nessas condições do que para um atleta de linha. Ele analisou que Jefferson foi correto e acredita que, apesar da troca pública de farpas, o goleiro se acertará com o clube.

Candidato Montenegro Botafogo (Foto: Vicente Seda)
Ao posar para foto com ídolos e candidato, 
Montenegro brincou: "Várias gerações 
juntas, menos o Sheik"
(Foto: Vicente Seda)


- Vejo realmente como uma situação muito complicada. É uma viagem muito desgastante. Todos que já tiveram oportunidade de ir para a Ásia e voltar sabem que é muito desgastante. Para o goleiro jogar, na minha opinião, é muito mais complicado do que um jogador de linha. A gente sabe das dificuldades da posição, tem de estar em perfeitas condições para exercer aquilo que ele sabe que tem condições de fazer pelo Botafogo. Eu acho que ele foi correto, não deveria ter ido para o jogo. Como ele falou, não tinha condição. E agora vai voltar no próximo jogo para ajudar o Botafogo, isso que importa. Com certeza isso foi um mal-entendido. As partes vão sentar, conversar e aparar as arestas.
Estava servindo o Brasil, fez uma viagem em 24 horas, não estava se sentindo bem e não tinha obrigação nenhuma de jogar no sacrifício"
Carlos Augusto Montenegro

Montenegro não demonstrou tanto otimismo em um acerto entre Jefferson e Botafogo. Saiu em defesa do goleiro. Lembrou o atraso de salários para tirar do goleiro qualquer responsabilidade por não querer jogar "no sacrifício". Com vasta experiência como cartola do clube, ele condenou a exposição de Jefferson, que acabou criticado publicamente por Vagner Mancini e Wilson Gottardo.

- Ninguém deveria ter falado nada. O Jefferson foi um dos poucos a criticar abertamente o presidente. Se alguém tinha de ser afastado, era o Jefferson. Quem tinha de ser afastado é o Jefferson. A partir do momento que não foi, não pode exigir mais nada. Estava servindo o Brasil, fez uma viagem em 24 horas, não estava se sentindo bem e não tinha obrigação nenhuma de jogar no sacrifício. Se o presidente estivesse cumprindo com suas obrigações talvez ele fizesse o sacrifício, mas não havia nada que o motivasse a esse sacrifício.

Indagado sobre a atual situação da equipe, eliminada na Copa do Brasil e nas últimas colocações no Brasileiro, Montenegro não demonstrou otimismo, mas não jogou a toalha. Ele criticou o atual presidente Maurício Assumpção afirmando que o seu último ano de gestão destoou dos demais.

- É uma situação lamentável, já tinha falado na época do afastamento dos quatro. Acho que é um tiro no pé, é suicídio. Várias pessoas estavam tentando ajudar para tentar acalmar o ambiente e não adiantou nada. O presidente eu acho que está perdido. Resolveu arriscar, jogar tudo ou nada. É impressionante como uma pessoa consegue fazer uma administração de regular para boa durante cinco anos e, neste ano, por falta de planejamento, por ter dado chance a vários amigos, por ter priorizado amadores até para treinar o time, o Botafogo foi por água abaixo e a gente ainda está tentando salvar, mas está muito difícil.


FONTE:
http://glo.bo/1sXPN6V

Gottardo rebate Jefferson: "Não jogar talvez tenha sido um ato de covardia"

Gerente de futebol do Botafogo desmente goleiro e capitão e dispara: "O Jefferson tem uma falha no caráter. Falou de mim sem me conhecer"


Por Rio de Janeiro


Wilson Gottardo Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)Wilson Gottardo chegou ao Botafogo no meio do ano para ser gerente de futebol (Foto: Vitor Silva / SSPress)


O relacionamento entre Jefferson e Wilson Gottardo azedou de vez no Botafogo. Horas depois de o goleiro ter concedido entrevista coletiva, na qual disse ter sofrido "covardia" por parte do gerente de futebol, o dirigente rebateu. Em entrevista à Fox Sports, o cartola alvinegro desmentiu o atleta. O ex-zagueiro do Botafogo nos anos 1980 e 90 afirmou que pediu com antecedência ao camisa 1 para que ele jogasse contra o Santos. O Alvinegro, com Andrey no gol, foi goleado por 5 a 0 e eliminado.


saiba mais

- Sei o que tem que ser feito. Ele tem que trabalhar, cumprir com as obrigações. Não preciso ter amizade com ele. Mantenho a conduta com todos os atletas. Todo os atletas do Botafogo que treinaram e não foram relacionados, todo receberam a programação de jogo. Eu pergunto: tenho 20 atletas no hotel em São Paulo vendo a não apresentação do Jefferson? Por isso sou radical mesmo.

Não olho nome, estrelismo, vaidade, olho a pessoa, o profissional - disse Wilson Gottardo.
Jefferson entrou em campo na última terça-feira para seu segundo amistoso pela seleção brasileira, contra o Japão, em Cingapura. O voo de volta levou mais de 20 horas. O goleiro chegou em São Paulo, onde o Botafogo estava para pegar o Santos, e seguiu para o Rio de Janeiro. Na véspera, na quarta-feira, Diego Tardelli, que também estava na Seleção, chegou no Brasil e defendeu o Atlético-MG contra o Corinthians. (Confira a linha do tempo acima) 

- Falei: 'Vou mandar a passagem para você', e ele falou que não ia à tarde porque estava cansado. Falou que treinaria leve, em um treino regenerativo. Fiquei surpreso quando ele falou isso. Ele falou não que não ia jogar, que não estava em condições. O Diego Tardelli viajou também e jogou 60 minutos, se não me engano.

Jefferson alegou que em nenhum momento havia sido comunicado para se apresentar em são Paulo. Disse que a programação do Botafogo marcava sua apresentação no Rio de Janeiro e que, durante o período em que estava na Seleção, conversou por mensagens com Gottardo e não foi informado da necessidade de atuar no Pacaembu.

- Eu posso ter minhas diferenças de comportamento, mas não aprovo o comportamento, ele não é profissional para mim, tem conduta de indisciplina. Dei três chances a ele de se apresentar no hotel. A primeira no aeroporto de Cumbica, depois falei com o empresário dele, que disse que ele estava dormindo. Tentei falar pela manhã que ele estava convocado para o jogo, o Jefferson sempre treina forte, não teria problema de jogar. Pela manhã, um funcionário do Botafogo telefonou dizendo que ele estava no Engenhão. Expliquei a ele tinha que se apresentar no hotel. O Jefferson estava por dentro de tudo. Não jogar contra o Santos talvez tenha sido um ato de covardia dele. Minha equipe é muito competente, não houve falha de comunicação - prosseguiu Gottardo. (Veja abaixo vídeo com reportagem sobre o jogo contra o Santos)



Confira outros trechos da entrevista de Wilson Gottardo:

Punição
Não vou pedir punição, senão punirei o Botafogo. O Jefferson tem uma falha no caráter. Falou de mim sem me conhecer. Não sou baba ovo de atleta. Trato com seriedade. Ele não tem nenhum privilegio comigo, por isso não agrado a ele.


Relacionamento era bom?
Era normal. Ele fez críticas à diretoria em uma outra ocasião, mas me mandou mensagem dizendo que eu não fazia parte dela (crítica). Eu tenho a mensagem aqui, posso mostrar. Eu perguntei a ele como estava na Seleção e a primeira coisa que ele perguntou para mim foi sobre dinheiro. Depois falou que o Dunga era bacana, que os jogadores eram legais... É isso aí. Não tenho telefone exclusivo para ligar para todos os jogadores. Tenho certeza absoluta, sem arrogância, que essa função que estou há três meses, poucas pessoas aguentariam a pressão.


Situação pode tirar você do clube?
O Jefferson tem a história dele, a minha já está escrita. Estou iniciando um novo livro, não está sendo fácil, mas estou recebendo apoio de pessoas que conhecem o meu caráter, a minha conduta. Estou escrevendo essas páginas com muitas mãos. Eu não estou preocupado com isso. Encaro com profissionalismo. Não preciso amanhã apertar a mão do senhor Jefferson. Ele tem que trabalhar com respeito. Eu respeito o Jefferson, mesmo quando ele fez colocações com as quais eu não concordava, que vou dizer amanhã. É uma situação dele, não do grupo.


Goleiro estava na lista de afastados?
Ele não fez parte, nem foi mencionado, nada a ver. O presidente tomou a iniciativa, conversei, dei minha posição, o departamento de futebol também, mas ele nem foi cogitado. Agora é um fato isolado. Ele tem totais condições de cumprir o contrato. Ele andou negociando com clubes da Europa, foi assediado por clubes no Brasil, sabemos tudo isso.


Negociando com o São Paulo?
Não vou dizer que está negociando, sei que ele é assediado por clubes. Ninguém me procurou para falar de negociação. Se tivesse procurando, eu teria conversado com o presidente, com o Jefferson e seu representante.


Pagamento feito esta sexta?

Não falei com o financeiro. Hoje, teoricamente, era um dia mais suave, de trabalho regenerativo, fisioterapia, gelo para recuperar. Não tive contato com o financeiro, mas o assunto estava em pauta. Conversei com o presidente na quinta sobre alguns pagamento CLT e imagem.


Jefferson teria evitado goleada?
Isso é relativo, subjetivo dizer. O Andrey chegou da seleção olímpica, treinou, é um cara batalhador. Não é justo falar de situações assim.


Eliminação da Copa do Brasil
Estamos com um time jovem, uma garotada com vontade, alguns sentem um pouco o ritmo. Jogadores que não se machucam como Junior Cesar, Bahia, problemas de cartão. O fato de diminuir a carga de jogo é um benefício, podemos fazer um treinamento melhor, tem um lado positivo. O lado ruim é que deixamos de disputar um título, o reconhecimento financeiro da


FONTE:
http://glo.bo/11FUU1c

Jefferson contra-ataca: "Foi uma grande covardia do Gottardo"

Goleiro do Botafogo diz que orientações dadas por gerente de futebol do clube indicavam a liberação da partida diante do Santos, na quarta-feira


Por Rio de Janeiro


Ídolo e capitão do Botafogo. Melhor goleiro do Brasil e titular da Seleção. O momento de Jefferson no clube carioca, no entanto, acompanha a turbulência causada pelo péssimo momento do time, eliminado da Copa do Brasil após ser goleado pelo Santos e na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro – é o vice-lanterna, com 29 pontos, dois a menos que o Vitória, primeiro fora do Z-4. O desgaste do camisa 1 com a diretoria alvinegra teve novo capítulo nesta quinta-feira, quando o técnico Vagner Mancini e o gerente de futebol Wilson Gottardo demonstraram publicamente a insatisfação com a ausência do jogador na partida contra o Peixe, no Pacaembu (confira a reportagem do Globo Esporte sobre o jogo).



saiba mais

Jefferson estava com a seleção brasileira, que enfrentou Argentina e Japão nos últimos dias. Retornou ao Brasil um dia antes da eliminação do Botafogo. Em comunicado à imprensa, o goleiro disse que, desgastado após uma viagem de 26 horas, acertou com a comissão técnica a sua dispensa. Mancini, por sua vez, disse que o esperava na quarta-feira, quando o capitão desembarcou em São Paulo, mas não foi direto para o hotel onde a delegação estava hospedada. Foi direto para o Rio de Janeiro, onde realizou um treinamento na manhã de quinta, no Engenhão, após descansar (confira a linha do tempo no "saiba mais" acima).

Nesta sexta-feira, Jefferson concedeu entrevista coletiva logo após o treino no Engenhão. E explicou a situação.

O Gottardo disse depois que já estava combinado comigo! Isso foi uma covardia! Tem alguma coisa errada aí. Eu vim para o Rio de Janeiro, o Gottardo nem ligou para o meu celular, ligou para o de um funcionário. Ele falou que estavam precisando de mim no jogo. Expliquei minha situação, e ele me liberou. Passaram-se quatro horas, e ele fala para a imprensa que não falou comigo 
Jefferson

 – Todo mundo conhece o meu caráter e o meu profissionalismo, principalmente aqui no Botafogo. Ontem (quinta-feira) foi uma grande covardia da parte do Gottardo, porque em nenhum momento antes da programação ele chegou e disse que precisaria de mim no jogo contra o Santos. Deram indícios de que não contariam comigo. Entregaram-me a programação na Seleção com a volta marcada para o Rio de Janeiro. Quando diz que volto para o Rio, automaticamente estou fora do jogo.

Em nenhum momento o Gottardo disse que alguém me receberia em São Paulo. Aparentemente, eles não estavam contando comigo. Falei por WhatsApp com ele na China, e em nenhum momento ele disse que precisaria de mim. No dia que cheguei aqui, fui surpreendido por um rapaz no aeroporto, que disse que eu estava no jogo. Automaticamente liguei para um membro da diretoria, o Bernardo, e ele falou: "Mandamos e-mail para você". Nem me deram parabéns pelo jogo. Eu não vi e-mail nenhum. Eles têm meu telefone. Depois que vi o e-mail, estava escrito assim: "Botafogo x Santos. Decidimos na terça-feira que você é importante para o grupo e está relacionado para o jogo". O Gottardo disse depois que já estava combinado comigo! Isso foi uma covardia! Tem alguma coisa errada aí. Eu vim para o Rio de Janeiro, o Gottardo nem ligou para o meu celular, ligou para o de um funcionário. Ele falou que estavam precisando de mim no jogo. Expliquei minha situação, e ele me liberou. Passaram-se quatro horas, e ele fala para a imprensa que não falou comigo. Às vezes cobramos da diretoria, faz parte, mas isso foi desleal. Eu conversei com o Mancini, ele viu o outro lado da moeda e meu deu total razão

Jefferson Coletiva Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Jefferson concedeu entrevista coletiva após o treino 
do Botafogo nessa sexta-feira. Goleiro disse que o 
combinado com o gerente de futebol Wilson 
Gottardo é de que ele não jogaria contra o 
Santos na Copa do Brasil (Foto: Vitor Silva / SSPress)


O Botafogo se prepara para enfrentar o Sport neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Para deixar o Z-4 ao fim da 29ª rodada do Brasileirão, o Alvinegro tem de vencer e torcer por tropeços de Bahia e Criciúma contra São Paulo e Fluminense, respectivamente, e derrota do Vitória diante do Cruzeiro.

Confira os principais tópicos da coletiva de Jefferson.

Diretoria está batendo cabeça?
É um reflexo do que estamos vivendo. Eu até peço desculpas ao Mancini e ao torcedor, mas o Gottardo tem de assumir que conduziu mal essa situação. Ele pegou a batata quente e jogou na minha mão. Isso foi uma covardia. O duelo sempre vai ter, mas tem que ser justo. Isso foi desleal.

Jefferson Coletiva Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Goleiro treinou normalmente junto com os 
companheiros no Engenhão, nessa sexta-
feira (Foto: Vitor Silva / SSPress)


Valeria fazer um esforço extra, pelo momento que o Botafogo vive?
A questão não é o esforço. Eu sempre fiz esforço pelo Botafogo. Já cheguei pela Seleção de manhã e joguei à noite. Não se pode colocar em questão o carinho que sinto pelo Botafogo, a história que estou tendo aqui. A coisa foi conduzida erradamente, então não se pode colocar na minha conta algo pelo qual não sou culpado. Eu conversei com ele, estava tudo explicado. Ele falou para eu descansar, depois disse à imprensa que não falou comigo. Falou praticamente que fui rebelde, que descumpri a programação do Botafogo. Isso não é justo.


Acha que repercutiu dessa maneira pelo fato de o Tardelli, por exemplo, ter jogado pelo Atlético-MG?
O Tardelli é atacante, se preparou. Em todos os momentos víamos o Tardelli conversando com o pessoal do Atlético-MG. Ninguém sabe, mas o Tardelli, em Dubai, quando ficamos quatro horas e meia treinando, foi para o hotel descansar. Ele estava focado. A questão não é essa. Se tivesse sido comunicado antes, com certeza faria toda a minha preparação. Alongaria no avião, sei lá, caminharia, me prepararia melhor. Para mim, ninguém falou nada.


Acha que foi uma forma de represália por causa de suas declarações sobre a diretoria no jogo contra o Grêmio?
Acho que isso não aconteceu por má-fé. É uma responsabilidade muito grande ser dirigente, e você tem que estar preparado para isso. Ele tinha que ter falado que não fui comunicado. Tem de ter humildade para falar. Eu peço desculpas ao Mancini e ao Botafogo por não ter ido para o hotel, mas ele (Gottardo) tem de ter a humildade para falar que não conduziu bem isso.


Como os jogadores reagiram a isso?
Todos me mandaram mensagem, força, apoio, falando que estavam comigo. Muitos disseram até que eu nem precisaria estar me explicando, por tudo o que represento para o Botafogo, por aquilo que fiz. Fico feliz de os torcedores entenderem. Isso não vai manchar a minha carreira. Ontem eu fiquei muito chateado, porque foi uma grande injustiça.


Havia algum acordo pré-estabelecido para você jogar esses jogos com datas próximas às épocas em que você está servindo à Seleção?
Não havia acordo. Esse mal-entendido nunca aconteceu. Em todo momento, pessoas me ligavam. Isso nunca aconteceu aqui no Botafogo. Estavam dando indícios de que não contariam comigo. Só se tivessem dois "Jeffersons" para estarem em dois lugares. Conversei com o Gottardo, e ele não me falou nada, não perguntou se eu estava cansado. Depois do jogo contra a Argentina, muitos jogadores me mandaram mensagem. Ele inclusive mandou, mas não falou nada, se eu ia jogar, se eu não ia jogar.


Boatos de que sairia do Botafogo
De maneira alguma. Eu estou bem focado para tirar o Botafogo da zona de rebaixamento. Fiquei chateado por essa situação apenas.


Diretoria
Quero deixar bem claro que o presidente Maurício Assumpção não tem nada a ver com isso. Pelo contrário. Fiquei feliz de saber que ele está vindo aos treinos, de saber que o representante do Botafogo está nos acompanhando. Começamos juntos e terminaremos isso juntos. Independentemente dos salários ou não. Todas as minhas reivindicações no Botafogo não foram pessoais, foram em prol da equipe, do Botafogo. Eu sei que minhas declarações sobre a diretoria repercutiram. Mas depois os jogadores estavam comentando, o presidente também, e esse era o objetivo. O objetivo de todos ficarem juntos. Fico triste com essas coisas que acontecem. Fico triste pela grandeza do Botafogo, por toda a história que o Botafogo construiu. E fico mais triste por uma situação como essa, em que eu poderia estar dando uma entrevista para falar sobre o próximo jogo, sobre como sair dessa situação, mas estou explicando um mal-entendido.


Espera uma atitude do presidente em relação ao Gottardo?
Não. O mais forte que temos hoje na vida é a humildade e o perdão. Não tem que pagar o mal com o mal. As pessoas têm de reconhecer o erro. Isso é suficiente. Tenho que louvar a atitude do presidente, de estar vindo aqui, de dar as caras. Nós vamos juntos até o fim. Se depender de mim, não tem que mandar ninguém embora, tem que reconhecer que errou. Isso ficou muito chato, por tudo aquilo que representa o Botafogo.


Teve contato com o Gottardo depois?
Achei que ele estaria aqui para conversarmos. Não sei o motivo de ele não estar aqui.


Conversa com Mancini
Ele mesmo ficou até surpreso, pela verdade que falei. Ele mesmo disse: "Te peço desculpas, porque eu deveria ter te ligado. Se eu soubesse disso antes, não falaria nada do que disse à imprensa." A situação foi mal conduzida e pegou a todos de surpresa.


Demissão do quarteto (Emerson, Bolívar, Edilson e Julio Cesar)
É difícil falar sobre isso. A única coisa que posso dizer é que são quatro grandes jogadores, que têm história no futebol. Mas isso acontece. As demissões acontecem no futebol. Somos apenas funcionários do clube. Quem manda é o presidente. Não podemos esquecer tudo o que eles fizeram pelo Botafogo, até mesmo a rápida passagem do Sheik. Mas temos que respeitar a opinião do presidente.


* Estagiária, sob supervisão de Daniel Dutra


FONTE:
http://glo.bo/1rJ2pJF

Talita chega à 500ª vitória no Circuito e vai às quartas de final em Campinas

Parceira de Larissa vence os primeiros jogos e passa de fase. Alison/Bruno Schmidt, Pedro Solberg/Álvaro Filho e Ricardo/Emanuel também avançam


Por Campinas, SP



Uma das principais atletas do vôlei de praia brasileiro, Talita atingiu, nesta sexta-feira, a marca de 500 vitórias no Circuito Brasileiro, número que apenas Larissa e Juliana alcançaram, dentre as jogadoras em atividade. Jogando ao lado de Larissa, ela venceu os seus dois primeiros jogos da etapa de Campinas, avançando às quartas de final. Também conquistaram a vaga às quartas de final nesta sexta as duplas Ágatha/Bárbara Seixas, Maria Clara/Carol e Juliana/Maria Elisa. No masculino, avançaram direto: Alison/Bruno Schmidt, Bruno/Hevaldo, Pedro Solberg/Álvaro Filho e Ricardo/Emanuel.

Talita Circuito Brasileiro vôlei de praia campinas (Foto: Paulo Frank/CBV)
Talita, sobre marca: "Graças também a todas 
as minhas parceiras" 
(Foto: Paulo Frank/CBV)


- Estou muito feliz de atingir uma marca histórica de 500 vitórias, acho que foram poucos atletas que atingiram isso. Graças também a todas as minhas parceiras. Hoje agradeço à Larissa, mas todas as outras parceiras participaram também, cada uma deu sua contribuição. E que venham muito mais vitórias - comemorou Talita.

Quem também se destacou na primeira fase foram as irmãs Maria Clara e Carol. A vaga antecipada veio após vitória por 2 sets a 1 (24/22, 17/21, 15/10) sobre Fernanda Berti e Taiana, campeãs do Grand Slam da Holanda no Circuito Mundial 2014.

- É importante, pois evitamos disputar mais uma partida amanhã, principalmente com o forte calor e o clima seco aqui em Campinas. Vamos poder poupar um pouco mais de energia. E é uma partida que nunca tínhamos feito, contra um time muito forte. Passar em primeiro do grupo é bom, mas, mesmo assim, não diz nada sobre o torneio. Sabemos que amanhã precisaremos dar 100% novamente. Cada história é diferente, mas o dia de hoje foi positivo e estamos contentes

Juliana circuito brasileiro vôlei de praia campinas (Foto: Paulo Frank/CBV)
Juliana, que faz dupla com Maria Elisa, também 
passou de fase (Foto: Paulo Frank/CBV)

Na disputa da repescagem, neste sábado, Elize Maia/Josi enfrenta Andrezza/Naiana, Fernanda Berti/Taiana encara Michelle/Amanda Maltez, Val/Ângela duela contra Carol Horta/Duda, e Lili/Rebeca briga por vaga contra Izabel/Camila.


Emanuel vibra com classificação

No masculino, oito duplas disputam as quatro vagas restantes na repescagem, neste sábado. Após boa estreia, Emanuel comemorou a classificação direta às quartas de final, conquistada com uma vitória por 2 sets a 0 (21/12, 21/15), em 30 minutos, sobre os jovens Fábio/Saymon.

- Eu e Ricardo somos de uma geração de atletas que quer representar bem o Brasil, quer jogar todo jogo como se fosse o último. Para essa geração que já se passou, acho que ainda se faz muito presente em mim e no Ricardo. Cada partida para mim é como se fosse um desafio, como se fosse uma final. A derrota nos faz sofrer e sempre buscamos evitar esse sofrimento - comentou o paranaense.

Emanuel circuito brasileiro vôlei de praia campinas (Foto: Paulo Frank/CBV)
Emanuel: "Cada partida, para mim, é como se 
fosse uma final" (Foto: Paulo Frank/CBV)


Vice-campeões na etapa de abertura da temporada, em Vitória (ES), a dupla Bruno/Hevaldo também conseguiu a vaga direta às quartas de final, ao derrotar Lipe/Rodrigo Saunders por 2 sets 0 (21/13, 21/16), em 37 minutos.

- Tentamos aproveitar o clima. Está quente para os dois lados, mas temos um entrosamento de mais de dois anos e buscamos aproveitar os atalhos, finalizar os pontos da maneira mais rápida possível para não se desgastar. Conseguimos avançar em primeiro no grupo e evitamos jogar mais uma partida amanhã. Os jogos são muito difíceis, o nível técnico é muito alto, então a concentração é um fator primordial em busca de um bom resultado - destacou.


FONTE:
http://glo.bo/11G3OLT

Em visita a Hall da Fama do Basquete, Nalbert mostra idolatria a Jordan

A dois dias de entrar no Hall da Fama do Voleibol, campeão olímpico e mundial rasga elogios à lenda do esporte da bola laranja: "Monstro, ídolo, referência, inspiração"


Por Springfield, EUA

Nalbert mostrou toda a idolatria por Michael Jordan, maior jogador da história do basquete, numa postagem nas redes sociais nesta quinta-feira. Durante visita ao Hall da Fama do Basquetebol, em Springfield, em Massachusetts (Estados Unidos), o campeão olímpico e mundial publicou uma foto sua junto com um painel e uma figura do astro e rasgou elogios à lenda. Ao lado de Sandra Pires, o ex-jogador entrará para o Hall da Fama do Voleibol em cerimônia de premiação que será realizada neste sábado, em Holyoke, cidade localizada também em Massachusetts.
volei nalber hall da fama do volei (Foto: Reprodução / Instagram)
Nalbert mostra idolatria a Michael Jordan 
(Foto: Reprodução / Instagram)


- "Algumas pessoas querem que aconteça, algumas esperam que aconteça, outras FAZEM 
ACONTECER! " MJ #monstro #ídolo #referência #inspiração #nalbertnohalldafama #halldafama - escreveu.


Primeiro atleta da história a ser campeão mundial em três diferentes categorias (infanto-juvenil, juvenil e adulta), Nalbert fez história com a camisa da seleção brasileira no início dos anos 2000. Com a mesma camisa 12 usada por Bernard, ele participou de três Olimpíadas (1996, 2000 e 2004) e venceu a última delas, em Atenas. Além do ouro em Atenas, Nalbert conquistou o Campeonato Mundial de 2002, na Argentina, e o tri da Liga Mundial em 20
01, 2003 e 2004.


FONTE:
http://glo.bo/11xnxxg

Após desistência das rivais, Juliana e Maria Elisa são as campeãs mundiais

Duplas que ainda teriam chances de título, como Ágatha/Bárbara Seixas, desistem da disputa. Brasil fica com 12ª conquista consecutiva no torneio


Por Rio de Janeiro, RJ



Juliana e Maria Elisa, Circuito Mundial de Vôlei de Praia, Xiamen (Foto: Divulgação / FIVB)
Juliana e Maria Elisa são as campeãs
(Foto: Divulgação / FIVB)


As brasileiras Juliana e Maria Elisa são as campeãs do Circuito Mundial de vôlei de praia em 2014. Com 6,740 pontos, a dupla formada no início de 2013 levanta o caneco com cinco rodadas de antecedência graças à desistência das compatriotas Ágatha e Bárbara Seixas, das americanas Ross e Walsh e das argentinas Gallay e Klug, duplas que ainda possuíam chances remotas de terminarem com o título. Dessa forma, o Brasil chega à 12ª conquista consecutiva. A última vez que uma dupla estrangeira venceu foi com Kerry Walsh/Misty May-Treanor, dos EUA, em 2002.

A conquista teve um sabor ainda mais doce, já que, de acordo com as novas regras da FIVB (Federação Internacional de Voleibal), Juliana e Maria Elisa começaram o Circuito Mundial sem nenhum ponto, precisando jogar o qualifying e disputando mais jogos que suas adversárias.

- Agradecemos à torcida, nossas famílias, amigos, enfim, por tudo que fizeram, toda a energia fundamental que nos passaram. Começamos o ano do zero e terminamos como melhores do mundo, não foi fácil, mas estamos muito satisfeitas e podem ter certeza que já muito bem preparadas para 2015 e 2016 - disse Maria Elisa por meio de assessoria de imprensa.

A regularidade marcou o título do Circuito Mundial da dupla. Em 14 etapas disputadas, Juliana e Maria Elisa ficaram entre as cinco primeiras em dez. Ao todo, a dupla conquistou seis pódios, sendo que venceu o Open de Xiamen. Elas já entram em quadra novamente neste fim de semana em Campinas, interior de São Paulo, pelo Circuito Brasileiro de vôlei de praia. As meninas ocupam a segunda posição nesta competição com 680 pontos.


Confira o desempenho por etapa:

Grand Slam Xangai: 12º
Open de Fuzhou: 2º
Open de Puerto Valarta: 2º
Open de Praga: 5º
Open de Anapa: Não disputaram
Grand Slam de Moscou: 5º
Grand Slam de Berlim: 2º
Grand Slam Noruega: 10º
Grand Slam de Gstaad: 4º
Grand Slam de The Hague: 3º
Grand Slam de Long Beach: 9º
Grand Slam de Klagenfurt: 2º
Grand Slam de Stare Jablonki: 9º
Grand Slam de São Paulo: 5º
Open de Xiamen: 1º
Campeãs do Circuito Mundial:

2013: Talita/Taiana
2012: Juliana/Larissa
2011: Juliana/Larissa
2010: Juliana/Larissa
2009: Juliana/Larissa
2008: Ana Paula/Shelda
2007: Juliana/Larissa
2006: Juliana/Larissa
2005: Juliana/Larissa
2004: Adriana Behar/Shelda
2003: Ana Paula/Sandra Pires


FONTE:
http://glo.bo/1rC2P4e

No retorno ao Praia Clube, Tandara terá preparação física especial

Ponteira realiza primeiro treino com Praia Clube após Mundial. Preparador exalta condições físicas da ponteira: "Ela está em um estágio acima das atletas"


Por Uberlândia, MG

Tandara ponteira oposta Praia Clube Uberlândia vôlei (Foto: Caio Nunes)Tandara fez seu primeiro treino pós-Mundial nesta quinta-feira (Foto: Caio Nunes)


Após retornar com a medalha de bronze do Mundial de Vôlei, realizado na Itália, Tandara fez o primeiro treino com a equipe do Praia Clube, que se prepara para a final do Campeonato Mineiro. A atividade ocorreu nesta quinta-feira, na Arena Praia Clube, e marcou a reintegração da ponteira ao grupo. Três meses distante das companheiras, Tandara chega em um nível de preparação diferente das atletas, fato que não deve atrapalhar os trabalhos.

De acordo com o preparador físico Eduardo Rodrigues, a ponteira da seleção brasileira deve realizar uma preparação especial neste retorno ao Praia Clube.



– A gente teve uma conversa básica antes do treino para saber como estava a programação dela na seleção e ela relatou que está muito bem. Elas fizeram um campeonato muito desgastante. Em 28 dias, jogaram 14 jogos. Mas, apesar desse desgaste, elas estavam muito bem preparadas. Ela chega muito bem. Mas, apesar disso, vamos fazer uma programação especial com ela. A gente deve dar para ela entre seis e sete dias de folga, para depois ela começar junto com o grupo – disse.

Ainda segundo Eduardo, mesmo com o desgaste da competição e o tempo longe da equipe, Tandara chega em um estágio diferente das outras atletas graças à disputa de uma competição de alto nível.
–Teoricamente, ela está em um estágio acima das atletas que estavam aqui com a gente, porque  estava em período competitivo. Então, fisicamente elas estão diferentes. Nosso objetivo é tentar homogeneizar o grupo e que daqui mais ou menos um mês, 45 dias, todo mundo esteja no mesmo nível dela – afirmou o preparador.


FINAL DO MINEIRO

Apesar das considerações do preparador físico sobre as condições de Tandara, a ponteira será relacionada para a final do Campeonato Mineiro. A informação foi passada pelo técnico da equipe, Ricardo Picinin. O jogo contra o Minas está marcado para essa sexta-feira, às 19h30, na Arena Praia Clube.

– Ela vem para o jogo. Vai ficar relacionada entre as 12, mas vamos manter o time que vem jogando. Se houver necessidade ou acharmos interessante que ela entre um pouco, ela está preparada para isso. Mas, a princípio, vamos jogar com o time que está desde o começo – disse o treinador.


Tandara selecao brasileira Grand Prix Brasil x Turquia (Foto: Divulgação/FIVB)
Ponteira retorna e já estará a disposição de 
Picinin para a final do Campeonato Mineiro 
(Foto: Divulgação/FIVB)


O preparador físico da equipe também afirmou que a intenção da equipe é poupar a ponteira, que vem de viagem e de uma competição desgastante. Entendendo a opção da comissão técnica, Tandara disse que estará à disposição e que espera uma boa atuação das companheiras diante do Minas.

– Vim completar. Quem vai jogar mesmo são as meninas que estão mais entrosadas. Elas estão treinando há muito mais tempo do que eu. Eu vou observar, vou estar de fora. Se precisar ser solicitada pelo Picinin, com certeza vou entrar. Mas espero que elas façam um bom trabalho como estão fazendo até agora e que tragam a vitória – concluiu a jogadora da seleção.

* Colaborou Caio Nunes sob supervisão de Hismênia Keller


saiba mais

Murilo passa por cirurgia no ombro e fica até dois meses fora das quadras

Ponteiro está em casa em repouso, e Sesi-SP não irá contratar ninguém para a vaga


Por São Paulo


murilo volei   (Foto: João Gabriel Rodrigues)Murilo em fisioterapia em 2013: cirurgia desta vez é por outra razão (Foto: João Gabriel Rodrigues)


Vice campeão mundial com a seleção brasileira masculina na Polônia, Murilo Endres deve ficar até dois meses afastado das quadras. Na noite de terça-feira, o ponteiro do Sesi-SP foi submetido a uma cirurgia no ombro direito no hospital Albert Einstein, em São Paulo. O jogador já está em casa em repouso e passa bem.

O Sesi-SP afirma que esta cirurgia não tem qualquer relação com a operação a qual o ponteiro foi submetido em maio de 2013. Desta vez, o procedimento realizado teve intenção de corrigir uma anomalia na articulação do acrômio clavicular do ombro direito do atleta, problema causado pela atrofia dos músculos e que provocava sobrecarga na região. A intervenção durou 1h15, e Murilo ficou o tempo todo sedado.

De acordo com o Sesi-SP, caso a recuperação do ponteiro ocorra como o planejado, ele estará liberado para jogar no final de dezembro ou no início de janeiro de 2015. Apesar do desfalque de peso, a equipe não contratará nenhum outro jogador para substituí-lo.


FONTE:
http://glo.bo/11DeHy1

Em bela fase, Brait cogita fazer ensaio sensual: ''Sou tímida, mas toparia"

Com respaldo do seu marido, líbero titular da seleção brasileira e do Osasco pode aceitar estampar revista: "Por enquanto, eu não recebi nenhuma proposta"


Por São Paulo


Camila Brait vôlei Osasco seleção brasileira (Foto: David Abramvezt)Camila Brait ajeita a saia durante sessão de fotos do Osasco (Foto: David Abramvezt)


Em um esporte recheado de mulheres altas, uma das atletas com menor estatura na elite do vôlei mundial está com mérito entre as grandes quando o assunto é beleza, sensualidade e simpatia. Dona da união de tais qualidades, a líbero titular da seleção brasileira, Camila Brait, rouba a cena por onde passa. Uma amostra disso foi vista na quarta-feira quando a jogadora de 1,70m – 23cm a menos do que a central Thaísa –, se reuniu com as outras 13 jogadoras do Osasco em um estúdio fotográfico, na capital paulista. Empolgada com o desempenho desinibido na frente das câmeras, Camila revelou que aceitaria o convite para fazer um ensaio sensual.

– Eu sou tímida, mas toparia um convite para fotos sensuais. Mas sem roupa, eu não faria. Isso teria que ser negociado, porque eu sou tímida e tenho um pouco de vergonha. Mas eu toparia, porque me sinto muito bem com o meu corpo, acho bonito esse tipo de trabalho e isso não seria problema. Por enquanto, eu não recebi nenhuma proposta. Acho que o ensaio seria todo lindo – disse Camila Brait, que foi um dos destaques do Brasil na conquista da medalha de bronze no Mundial da Itália, encerrado no último domingo.

Casada desde abril do ano passado com o economista Caio Conca, Brait assegura que o marido adoraria que ela posasse sem roupa. Segundo ela, ele é até um grande incentivador do trabalho que poderia render um bom dinheiro para o casal.


saiba mais

– O meu marido não tem ciúme algum. Ele já falou várias vezes que eu deveria aceitar convite para posar nua assim que me fizessem. Ele diz que devemos pensar no nosso futuro, na nossa aposentadoria. Ele iria adorar que eu aceitasse.

Caso venha a acontecer o ensaio tão esperado pelos fãs, Camila vai ser mais uma jogadora brasileira de vôlei a posar para uma revista masculina. Apenas duas fizeram ensaios de nu: a ponteira Mari Paraíba, atualmente no Bauru, estampou a capa da mais famosa publicação brasileira do gênero, em 2012. Já em 1996, a medalhista olímpica Ida, já aposentada, também foi fotografada sem roupa. Fora do Brasil, a musa italiana Francesca Piccinini, que disputou o último Mundial, também mostrou como ela veio ao mundo. A ponteira europeia diz ter adorado a experiência de fazer o chamado nu artístico.


– Vamos esperar para ver o que pode acontecer. Mas estou pronta para negociar esse ensaio. Ai, fico tímida falando – exclamou Brait.

“Após a publicação da matéria, a jogadora entrou em contato com a reportagem e disse que foi um mal-entendido. Segundo Camila Brait, ela se referia a fotos sensuais e não a posar nua. O texto foi ajustado às 10h05, mas a reportagem insiste que perguntou a ela sobre o fato de o marido ter ou não ciúmes se ela posasse nua e ela respondeu que não”

Camila Brait Osasco volei (Foto: David Abramvezt)
Camila Brait brinca com a bola durante ensaio 
para o Osasco (Foto: David Abramvezt)


Camila Brait vôlei Osasco ensaio seleção brasileira (Foto: David Abramvezt)
Brait posa em estúdio para fotos de divulgação 
do Osasco (Foto: David Abramvezt)


camila brait brasil x camarões volei (Foto: Getty Images)
Camila em ação pela seleção brasileira no 
Mundial deste ano (Foto: Getty Images)


FONTE:

Mesmo com proposta dos EUA, Alex decide que se aposenta no fim do ano

Meia do Coritiba recusa ofertas do exterior e vai pendurar as chuteiras na última rodada do Brasileirão de 2014: "Inúmeros motivos me fazem acreditar que é a hora"


Por Curitiba

 
Está decidido. O meia Alex vai mesmo se aposentar na última rodada do Campeonato Brasileiro deste ano, no dia 7 de dezembro, no jogo diante do Bahia, no Couto Pereira. Após receber duas propostas do exterior - sendo uma delas dos Estados Unidos - o capitão do Coritiba analisou as possibilidades e, por uma série de motivos, decidiu que chegou a hora de pendurar as chuteiras.
Em entrevista ao GloboEsporte.com, o atleta descartou a possibilidade de voltar a jogar no exterior, garantiu que fisicamente teria condições para atuar pelo menos mais um ano e revelou que motivos maiores - como a família e o desejo de ser treinador - o fazem acreditar que este é o momento de parar.

- Surgiu a possibilidade de jogar nos Estados Unidos, coisa que não vai acontecer, até por decisão minha. Fisicamente eu teria condição de jogar mais, porque treino igual a todos. Eu joguei a maioria dos jogos, fiquei fora de poucos, e poderia jogar mais um ano ou até dois, mas inúmeros motivos me fazem acreditar que agora é o momento - declarou o jogador.

Alex Coritiba (Foto: Diego Marinelli/ Site oficial do Coritiba)
Alex decide que o jogo contra o Bahia será o 
último da sua carreira (Foto: Diego 
Marinelli/ Site oficial do Coritiba)



Há cerca de um mês, o meia recebeu duas propostas do exterior, fato que o fez repensar sua aposentadoria. Envolvido com o momento complicado que o Coritiba vive no Campeonato Brasileiro - o time é lanterna da competição - e com muitos planos para o futuro, Alex reafirmou que poderia ter parado antes.


- Eu queria ter parado no Paranaense. Na verdade eu parei por três dias (risos), mas a família e meus amigos me convenceram do contrário. Assim, decidi apenas anunciar que pararia em dezembro - conta.

Com quase 20 anos de carreira, mais de 1000 jogos, inúmeros títulos e conquistas, o camisa 10 transparece tranquilidade e satisfação por tudo aquilo que conquistou neste longo período e garante que nada ficou para trás.


saiba mais

- Saio de cena de maneira tranquila, bem consciente das minhas escolhas, sem arrependimento nenhum. Feliz com a minha carreira e com aquilo que foi conquistado. Ganhei algumas, perdi outras, tive alegrias enormes, tive algumas frustrações, mas coisas normais na carreira de todos - finalizou.
Alex iniciou a carreira no Coritiba em 1995. Depois passou por Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro. No Verdão ganhou a Libertadores de 1999. Pela Raposa, conquistou o Brasileiro de 2003. No exterior, defendeu o Parma, na Itália, e virou ídolo do Fenerbahçe, na Turquia, antes de retornar ao Coritiba.


FONTE:
http://glo.bo/1swpByx

Copa do Brasil: Atlético-MG e Santos decidem em casa confrontos da semi

Flamengo terá primeira partida no Maracanã contra o Galo, enquanto Cruzeiro receberá o Peixe no Mineirão. Jogos serão dia 29 de outubro e 5 de novembro


Por Rio de Janeiro

 
Mais emoção à vista. Foi realizada na tarde desta sexta-feira, na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, o sorteio do mando de campo para as partidas pelas semifinais da Copa do Brasil. Os confrontos serão entre Cruzeiro e Santos e Atlético-MG e Flamengo. As datas reservadas são os dias 29 de outubro e 5 de novembro - os dois numa quarta-feira.

Atlético-MG e Santos decidirão em casa, dia 5 de novembro, os confrontos contra Flamengo e Cruzeiro, respectivamente. No dia 29 de outubro, no primeiro duelo, o Rubro-Negro receberá o Galo no Maracanã, enquanto a Raposa pegará no Mineirão o Peixe. A segunda partida de cada confronto que definirá os finalistas será no dia 5 de novembro. Os estádios de Santos e Atlético-MG ainda não estão confirmados. Há chances de o Galo repetir o Mineirão, e não o estádio Independência, como mando de campo, a exemplo do que fez contra o Corinthians. O Santos ainda não se decidiu entre Vila Belmiro e Pacaembu.

Tabela semifinais Copa do Brasil (Foto: GloboEsporte.com)
(GloboEsporte.com)


Foi decidido na sede da CBF que a primeira bola sorteada definiria o primeiro mando de campo para Flamengo e Cruzeiro, pelo fato de haver duas equipes de Minas nas semifinais - o Galo teria de ter mando oposto ao da Raposa. Por duas vezes caíram duas bolas ao mesmo tempo no sorteio, até que saiu a determinante da primeira partida em casa para o time carioca e o celeste.

O Cruzeiro passou às semifinais após o confronto das quartas com o ABC. Ganhou a primeira no Mineirão por 1 a 0 e perdeu a última, na Arena das Dunas, por 3 a 2. O Santos se classificou  após goleada por 5 a 0 sobre o Botafogo, no Pacaembu. O Peixe já havia vencido a primeira, no Maracanã, por 3 a 2.

O Atlético-MG superou o Corinthians. Perdeu por 2 a 0 fora de casa, mas venceu por 4 a 1 no Mineirão. O Fla bateu o América-RN fora e no Maracanã pelo mesmo placar: 1 a 0.


FONTE:
http://glo.bo/1sx5MqE

Enderson valoriza eficiência ofensiva e cita tempo a mais para recuperação

Para técnico, Santos "transformou superioridade em gols" na vitória por 5 a 0 sobre Botafogo. Comandante não tem preferência de decidir vaga na final em casa ou fora


Por São Paulo



O técnico Enderson Moreira preferiu não avaliar se a goleada por 5 a 0 sobre o Botafogo foi a melhor atuação do Santos sob seu comando, mas considerou que a equipe foi capaz de confirmar a superioridade em campo com eficiência na conclusão. O resultado garantiu o Alvinegro na semifinal da Copa do Brasil.

- É difícil falar se foi a melhor. Tivemos outras (partidas) mais consistentes, hoje (quinta) conseguimos transformar superioridade em gols - comentou Enderson, em entrevista coletiva.

O Peixe foi a campo após a derrota por 3 a 0 para o Criciúma, pelo Brasileirão. Para o técnico ter mais tempo para recuperar os atletas fisicamente e treinar fez diferença para a goleada.



saiba mais

- O confronto com o Criciúma foi difícil. Nós tivemos um jogo complicado contra o Bahia na quinta. Logo depois, uma viagem cansativa e pouco tempo de recuperação. Sabíamos que com um pouco mais de tempo o time poderia fazer um jogo muito bom. Respeitamos muito o Botafogo, mas tivemos competitividade até o fim. Isso foi importante - disse.

O Santos terá o Cruzeiro pela frente na semifinal da Copa do Brasil. Enderson afirmou não ter preferência de decidir a vaga na final em casa ou fora.

- As duas situações podem ser interessantes. Serão confrontos muitos difíceis, é um time que vem jogando junto há muito tempo. Será uma partida entre equipes gigantes, que vão buscar o resultado e jogam para vencer. Nós esperamos ter condições de fazer grande uma semifinal e buscar a possibilidade de título na Copa do Brasil - destacou.


*Bruno Giufrida colaborou sob supervisão de Lincoln Chaves

Enderson Moreira, Santos X Botafogo (Foto: Marcos Ribolli)
Enderson Moreira aprova atuação santista 
contra o Botafogo e destaca eficiência do 
ataque (Foto: Marcos Ribolli)



FONTE: