domingo, 12 de outubro de 2014

Com um a menos, Chapecoense bate o Bahia na Arena Fonte Nova

Time catarinense abre placar no primeiro tempo, perde um jogador no início da segunda etapa, mas se fecha e segura 1 a 0 até o apito afinal


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com


A partida valia muito para os dois lados. Nos arredores da zona de rebaixamento, separados por apenas um ponto, Bahia e Chapecoense iniciaram o duelo da tarde deste domingo, na Fonte Nova, brigando para se distanciar do temido Z-4. No final, quem respirou aliviado foi o visitante - e que alívio! Alheio à presença da torcida tricolor, o time catarinense fez a sua parte e ainda se superou. Apesar de ter um jogador a menos em metade do duelo, a Chape colocou três pontos na conta ao bater o adversário por 1 a 0 na 28ª rodada.


saiba mais


E a vantagem da Chape foi construída logo no primeiro tempo. Diante de um Bahia que desconhecia criatividade, a equipe explorou os contragolpes e saiu na frente com gol de Tiago Luis, de fora da área. Na segunda etapa, o autor do gol foi expulso e deu à torcida do time baiano a esperança da virada. Mas o Tricolor não foi capaz de superar a retranca e a garra dos catarinenses e, com 30 pontos, fechou a rodada no Z-4, na 17ª posição.

A Chape é a 13ª na tabela, com 34 pontos. Na próxima rodada, vai a Minas Gerais, onde joga contra o Atlético-MG no sábado. O Bahia volta a campo pelo Brasileirão no mesmo dia, quando enfrenta o São Paulo, no Morumbi. Antes, na quarta-feira, vai ao Peru para pegar o Universidad César Vallejo, pela Sul-Americana.


Bahia não cria, e Chape abre o placar

A partida começou aberta e com boas saídas de ataque. Mas as emoções duraram apenas dez minutos. Após tentativa frustrada de Kieza, pelo Tricolor, e Leandro, pela Chape, o duelo perdeu fôlego. Apesar de ter maior posse de bola, o Bahia não soube transformar os passes em jogadas de ataque e mal conseguiu sair do campo de defesa, acionando pouco seus laterais. O trio ofensivo formado por Emanuel, Marcos Aurélio e Henrique pouco ajudou. A Chapecoense procurou explorar os contra-ataques, apesar de não ter sucesso ao acionar seus homens de velocidade em determinados momentos. Com forte marcação, o visitante acuou o Tricolor e chegou ao gol no fim da primeira etapa. Tiago Luis arriscou de fora da área, no canto.

Chape perde um jogador, mas resiste

Se fez o gol, Tiago Luis começou o segundo tempo dando vantagem para o dono da casa: empurrou Lucas Fonseca quando o jogo estava parado e foi expulso. Em vantagem numérica, o Bahia melhorou, mas não impressionou. Em dois lances seguidos, Marcos Aurélio deu esperanças à torcida. Barbio também tentou, Lincoln entrou em campo após cinco meses no departamento médico... Mas nada foi suficiente para mudar o placar. O goleiro Danilo ajudou com defesas seguras, e a Chape teve o mérito da entrega de seus jogadores. Com o time fechado, a equipe catarinense deu conta da pressão e segurou até o fim o placar, conseguindo sua segunda vitória como visitante.

Tiago Luis gol Chapecoense x Bahia (Foto: Getty Images)
Tiago Luis comemora o único gol na 
Arena Fonte Nova (Foto: Getty Images)




FONTE:

Muricy diz que São Paulo foi corajoso e vê campeonato ainda aberto

Com muitos desfalques, Tricolor perde para o Atlético-MG e deixa escapar a chance de diminuir a vantagem do líder Cruzeiro


Por Belo Horizonte, MG

 

Com a derrota do Cruzeiro para o Flamengo, por 3 a 0, o São Paulo poderia neste domingo ter reduzido a distância do líder para quatro pontos. No entanto, muito desfalcada, a equipe de Muricy Ramalho perdeu para o Atlético-MG, por 1 a 0, no Independência, se manteve com 49 pontos e ainda caiu para a terceira colocação por conta da vitória do Internacional sobre o Fluminense, por 2 a 1. Mesmo assim, faltando dez rodadas para o fim do campeonato, o técnico do Tricolor ainda acredita que a disputa do título está aberta.


- Conversei com eles (jogadores) hoje na preleção que nossa chance era muito grande de vir aqui e ganhar, porque o Flamengo poderia dar um susto no Cruzeiro, que foi o que aconteceu. Infelizmente, não aproveitamos, mas jogamos para isso (vencer). Futebol é assim, você quer fazer o melhor, como fizemos, mas não ganhamos.

Sem poder contar com Kaká, Souza (servindo à seleção brasileira) e Álvaro Pereira (integrado à seleção do Uruguai), além de Ganso e Paulo Miranda, suspensos, o São Paulo entrou em campo muito modificado. Ao longo do jogo, ainda perdeu Maicon, com dores nas costas, e teve de apelar aos garotos Boschilia e Ewandro. Diante de tantos problemas, Muricy Ramalho entende que o time se portou bem no Independência.


- Nosso time tem a característica de jogar ofensivo, e tem hora que toma o gol. Jogar aqui (no Independência) não é fácil, mas fomos para cima e não nos intimidamos. Tivemos o jogo na mão, principalmente no começo. O time estava muito mexido, mas mesmo assim os caras deram conta. Um tinha que vencer, e o Atlético-MG foi mais feliz.


Agora o São Paulo se prepara para viajar para o Chile, onde enfrenta na quarta-feira o Huachipato, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Depois, no sábado, pelo Campeonato Brasileiro, o Tricolor tem pela frente o Bahia, no Morumbi.


Confira outros trechos da entrevista coletiva de Muricy:


O JOGO
- Poderíamos ter decidido o jogo. Tivemos domínio pelo lado esquerdo, mas faltou o último passe. Foi um jogo muito bom. Com a saída do Maicon, um cara que controla o jogo, tivemos dificuldades, mas voltamos a reagir após levar o gol. Foi um jogo aberto. Falei que tínhamos de jogar por uma bola, vir aqui para ganhar, porque a chance era nessa rodada, o Cruzeiro tinha um jogo dificílimo. 


GAROTADA
- No final, Boschilia melhorou. Entrou num jogo difícil, chutou, driblou. Entrar num jogo desse não é fácil. Ele se acertou, procurou o jogo. Tenho de por para jogar porque tenho certeza de que vai dar jogador, não posso desistir deles. O Ewandro também entrou bem.


SUL-AMERICANA
- Essa viagem vai nos arrebentar. Nosso time está muito mexido e, agora, tem essa viagem dificílima. Vamos voltar na quinta-feira e já jogamos sábado. Deveria ser domingo (o jogo contra o Bahia), teriam de haver bom senso para termos um mínimo (de tempo) de treinamento, de recuperação. O número de contusões está elevado. Não é só no São Paulo, vários clubes sofrem com isso. Estamos em duas competições e não temos jogadores à disposição para mesclar.


DESFALQUES
- Seleção é muito legal. Vocês viram a alegria do Kaká quando foi convocado, mesmo sabendo que não seria titular. É uma alegria, um prêmio para um cara que se sacrifica pela profissão, que treina, leva a sério. Uma hora o técnico da Seleção vê, como o Dunga viu. Tem o Souza também. Tem mais jogador nosso que poderia ir para a Seleção. Vemos na Europa que os clubes não estão jogando (durante jogos das seleções). Enquanto não mudarmos (o calendário), não vai adiantar nada, vamos continuar reclamando. O peso de perder um Souza, Kaká, Alvaro Pereira, é muito grande, mas até que nosso time se portou bem. 


POUPAR NA SUL-AMERICANA
 - Não dá para poupar porque temos pouco jogadores. Pedimos para o Alvaro ir para lá (Chile) para encontrar com o time, porque estamos com poucos jogadores à disposição. Quando fizemos o esquema da viagem, a defesa estava toda desfalcada. O Lucão se recuperou e vai poder ir. Arrumaram passagem de última hora para ele ir, não tem mais gente. Você não tem um time sempre entrosado. É difícil para os jogadores: por mais que tenham vontade, falta entrosamento.


SITUAÇÃO NO BRASILEIRO
- (O Campeonato) Está aberto. Conversei com eles hoje na preleção que nossa chance era muito grande de vir aqui e ganhar, porque o Flamengo poderia dar um susto no Cruzeiro, que foi o que aconteceu. Infelizmente, não aproveitamos, mas jogamos para isso (vencer).


SAÍDA DE MAICON
- O Maicon tem uma saída ótima com a bola. Sem ele, ela batia e voltava. Nosso time tem a característica de jogar ofensivo, e tem hora que toma o gol. Jogar aqui (no Independência) não é fácil, mas fomos para cima e não nos intimidamos Tivemos o jogo na mão, principalmente no começo. O time estava muito mexido, mas mesmo assim os caras deram conta. Um tinha que vencer, e o Atlético-MG foi mais feliz.


PONTOS CORRIDOS X MATA-MATA
- Campeonato por pontos corridos premia aquele que se planeja melhor, contrata melhor. O Cruzeiro leva vantagem porque está há quase dois anos com o mesmo time. Isso aconteceu com o São Paulo no tricampeonato (2006/07/08). Mata-mata, o primeiro vai jogar com o oitavo, aí o cara segura o empate e ganha nos pênaltis. Eu não acho que isso é ter mérito. O Cruzeiro está na frente porque merece.


FONTE:

Levir Culpi valoriza triunfo em tarde de muitas dificuldades e defende André

Versatilidade do elenco alvinegro é lembrada pelo treinador, que sai em defesa do atacante que foi vaiado: "A gente nunca pode deixar de confiar nos atletas"


Por Belo Horizonte



Muitos desfalques, gramado pesado, adversário complicado e a alta temperatura em Belo Horizonte. O Atlético-MG se superou para vencer o São Paulo por 1 a 0, no Independência, e voltar ao G-4 do Campeonato Brasileiro. Todas as dificuldades encontradas pelo time atleticano foram exaltadas pelo técnico Levir Culpi após a partida.


- Esse resultado teve um aspecto emocional muito forte para a sequência do campeonato. Foi um jogo muito difícil. Nós tivemos problemas, mas o São Paulo também teve. Chegou um momento do jogo em que eu queria fazer mais uma substituição, mas não dava, porque já tinha feito as três. Os jogadores estão super desgastados, ainda mais hoje, que a temperatura foi muito acima do normal. O campo ficou mais pesado, o jogo mais preso. E isso requer mais de condição física. Mas, felizmente, tudo acabou bem para o Atlético-MG.


O retorno de Maicosuel e Marion permitiu ao comandante do Galo repetir o esquema com apenas um volante. Donizete foi o responsável principal pela marcação, com Dátolo, Maicosuel e Luan revezando na armação. Sem muito tempo para treinar, Levir citou a versatilidade do elenco para variar a tática de jogo.


- Durante o campeonato alguns jogadores se ajustam e se encaixam. As cosias, às vezes, se ajustam naturalmente, mas eu acredito no time que tem uma sequencia tática e com algumas alternativas. É o caso que nos temos. Temos jogadores que podem fazer o pivô, jogar sem pivô, volantes que saem para o jogo. É tudo uma questão de opção. A gente e procura manter uma base, mas é difícil.


Quando a fase é ruim...

Sobre André, que substituiu Jô e deixou o campo vaiado pela torcida, Levir garante que ainda confia no atacante e lamentou o momento ruim do camisa 90.

- É muita conversa, confiança e sequência. Ninguém tem a receita para o jogador voltar a fazer gols. É difícil fazer tudo caminhar ao mesmo tempo. Quando a bola entra a gente esconde os erros, porque acaba tudo certo. Ele é do Atlético-MG, eu escalei o cara para jogar bem e tem condições, mas está em uma fase ruim. Tem um limite e eu achei que ele estava no limite. Ele ia pegar na bola, tomar vaia e isso poderia prejudicar os outros jogadores. É aquela substituição que o técnico nunca gosta de fazer, mas é necessário. Neste momento a gente nunca pode deixar de confiar nos atletas.


FONTE:

Galo vence, sonha com taça, e São Paulo perde chance de colar no líder

Atleticanos fazem 1 a 0 no Horto, gol de Luan, e chegam a 47 pontos, nove abaixo do Cruzeiro. Tricolor, com 49, vê esfriar sua recuperação


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com

 
Os olhos estavam no campo do Independência, e os ouvidos, no que vinha do Maracanã, no Rio de Janeiro. Atlético-MG e São Paulo se enfrentaram em Belo Horizonte, neste domingo, ligados no que acontecia na partida entre Flamengo e Cruzeiro, não só pela rivalidade - no caso do Galo -, mas principalmente para projetar o que ainda podiam esperar no campeonato. Alegria em dobro para os atleticanos, que bateram os paulistas por 1 a 0 e celebraram a derrota cruzeirense, por 3 a 0, resultados que fazem o time de Levir Culpi sonhar com a possibilidade de um título - são nove pontos de distância para a ponta.

O revés não muda a situação do São Paulo, que continua a sete pontos da liderança. Mas faz a equipe lamentar mais uma oportunidade perdida de encostar na Raposa e freia a sua recuperação, após vitórias nos dois últimos confrontos - que sucederam um jejum de quatro jogos sem ganhar.


saiba mais

Se o título ainda é um sonho, as duas equipes mantêm a disputa por uma das vagas para a Libertadores de 2015. Com a vitória, o Galo retomou a quarta posição, com 47 pontos, e o São Paulo caiu para a terceira colocação, com 49, atrás também do Internacional, que bateu o Fluminense em casa, por 2 a 1.

Os times agora deixam o Brasileiro de lado para se concentrarem em outras competições. O São Paulo vai ao Chile, onde, na quarta, às 19h30, enfrenta o Huachipato pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana - tem vantagem por ter vencido a partida de ida, em casa, por 1 a 0. No mesmo dia, o Galo terá de virar o duelo de 180 minutos contra o Corinthians, pela quartas de final da Copa do Brasil. O time perdeu a ida, em São paulo, por 2 a 0. A decisão será no Mineirão, às 22h.

Luan gol Atlético-MG x São Paulo (Foto: Getty Images)
Luan comemora o gol que recoloca o 
Atlético-MG no G-4 do Brasileiro 
(Foto: Getty Images)


O jogo

A lista de desfalques das duas equipes era grande: Kaká, Souza, Tardelli e o uruguaio Alvaro Pereira estavam com suas seleções; Ganso e Paulo Miranda cumpriam suspensão; entre os lesionados, Guilherme, Réver, Rafael Toloi, entre outros. Levir Culpi ainda perdeu Jô, que faltou aos últimos treinos do time, às vésperas do duelo, e foi afastado.

Com tantos problemas, Atlético-MG e São Paulo iniciaram a partida de forma morna, com pouca criatividade e muita marcação nas intermediárias. Pato teve uma chance de abrir o placar logo no início, mas Victor fez grande defesa. Os donos da casa sofriam com a pouca produção do meio e com a dificuldade dos atacantes.

A primeira etapa se arrastou quase sem emoção até a parte final, quando chutes de longa distância de Dátolo e Michel Bastos fizeram os goleiros trabalharem - Rogério Ceni e Victor rebateram bolas complicadas, mas as sobras não foram aproveitadas.

Os anfitriões voltaram do intervalo mais acesos - ainda que a primeira boa chance tenha sido de Alan Kardec, desperdiçada. André teve a oportunidade de finalmente abrir o placar quando recebeu sozinho na área, mas escolheu tentar de puxeta e furou. A pressão, porém, continuou.

Ela só teve efeito aos 26 minutos, em boa jogada de Alex Silva, que encontrou Luan em ótima posição. Sozinho, o atacante teve calma para tocar no canto de Rogério Ceni, definindo o placar. No fim, o São Paulo esboçou reagir, mas parou na defesa rival.




FONTE:

Marcelo lamenta "doações" de gols e avisa: "Hora de cuidar da liderança"

Cruzeiro comete erros individuais pela segunda rodada seguida e tem vantagem na ponta do Brasileirão diminuída em relação aos concorrentes


Por Rio de Janeiro

 
 

O Cruzeiro viveu uma espécie de déjà vu no Maracanã - aquela sensação de reviver alguma situação. Pela segunda vez consecutiva, erros individuais de defensores contribuíram para a derrota celeste por 3 a 0 para o Flamengo, neste domingo (confira os melhores momentos do jogo no vídeo acima). Para o técnico Marcelo Oliveira, esses momentos não podem mais se repetir. Afinal, a vantagem na ponta vem diminuindo nas últimas rodadas - chegou a dez e está, agora, em seis. O treinador considerou que a equipe celeste criou chances para conseguir uma vitória sobre o Flamengo, mas pecou na defesa.


- Lógico que a gente está se lamentando pelo resultado e da forma que foi. O jogo seria difícil de qualquer forma. O Flamengo vem crescendo, é um time rápido, que compete muito. No meu modo de ver, as doações fizeram a diferença: doamos os gols. Aconteceu no clássico (contra o Atlético-MG), no jogo contra o Corinthians e agora. Foram lances decisivos. Quando se leva gols dessa forma, quando você tem mais posse de bola e mais finalizações é ruim. Quando estávamos apertando, tendo mais mobilidade, levamos o segundo gol do Flamengo, que tem muito mérito e buscou a vitória. Pecamos muito. É um momento de indignação, mas de dar força para o grupo. Porque tudo que construímos é importante. É um momento mais de buscar força e hora de cuidar da liderança – disse o treinador.
É um momento de indignação, mas de dar força ao grupo. Porque tudo que construímos é importante. É um momento de buscar mais força e hora de cuidar dessa liderança.
Marcelo Oliveira


Marcelo Oliveira considera que o Cruzeiro não pode comemorar o tropeço dos concorrentes. Caso o São Paulo vencesse, a vantagem seria diminuída para quatro pontos, mas a situação não aconteceu, já que o Tricolor foi derrotado. A diferença caiu para seis pontos, já que o Inter venceu na rodada.

 
- O Cruzeiro prepara sempre com a perspectiva de vitória, tanto em casa como fora. O jogo contra o Corinthians foi uma situação atípica, e hoje novamente aconteceu. Isso não pode acontecer em virtude dos nossos erros, mas precisamos estar mais atentos, com mais concentração, para que não ocorram situações como está, e gols completamente evitáveis, e manter o nosso foco. A característica do Cruzeiro é de chegada, por mais que jogadores estivessem cansados, os dos outros times também estão cansados. Mas estamos fortes. Vamos analisar bem e conseguir uma boa classificação na quarta – considerou Marcelo Oliveira, citando a partida contra o ABC, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

  
Desfalques e mudanças 

O treinador ainda comentou sobre a falta que alguns jogadores fizeram. Éverton Ribeiro está com a Seleção, enquanto Ricardo Goulart e Dagoberto, este último que não vem sendo titular, estão machucados. Willian ainda foi para a partida, mas sentia desgaste físico. Entretanto, o treinador considera que a mudança na escalação não pode ser a culpada do resultado.

  
- Acho que pode ser um complicador, mas nós já jogamos assim (com essa formação). Seria preocupante essa mudança se, no primeiro tempo, tivéssemos sido engolidos pelo adversário. Mas tivemos mais posse de bola, um pouco mais de estratégia. Sentimos um pouco do time sem o Goulart, sem o Éverton Ribeiro, com o Dagoberto fora e o Willian desgastado. As bolas, que foram duas vezes ao gol, foram por causa de erros. Isso não podemos incluir na situação que mudamos a formação tática. Isso não teve problema.


FONTE:

Luxa celebra e brinca: "É duro saber que vai ganhar de três do Cruzeiro

Após vitória categórica do Flamengo sobre o líder do Brasileirão, técnico do Fla minimiza qualquer surpresa do resultado: "Não foi por acaso. Nós merecemos"


Por Rio de Janeiro




Incontestável. 
A vitória por 3 a 0 sobre o líder Cruzeiro, na tarde deste domingo, no Maracanã, fez Vanderlei Luxemburgo minimizar os prognósticos que circulavam antes da partida (assista aos melhores momentos do duelo no vídeo acima). O técnico do Flamengo reconhece a qualidade do adversário, atual campeão brasileiro e favorito à conquista este ano, mas resumiu o triunfo no melhor estilo "futebol é uma caixinha de surpresas". A Raposa busca o título, e o Rubro-Negro ainda joga para se afastar da confusão, mas ele ressalta: o resultado foi justo e merecido.

– Acho legal a confiança do time, mas é duro saber que vai ganhar de três do Cruzeiro (risos). Todo mundo achava que o Cruzeiro não perderia dois jogos seguidos. Mas onde está escrito isso? Não existe uma regra estabelecida no futebol – disse o técnico, referindo-se também à derrota da Raposa para o Corinthians, na rodada anterior. – Merecemos ganhar de uma excelente equipe, que ainda está a sete pontos do São Paulo. O Flamengo não ganhou por acaso. Nós merecemos ganhar. Todo mundo achou que seria um resultado mais apertado pela qualidade da equipe deles.

Com o resultado, o Flamengo chegou a 37 pontos e pegou a 10ª colocação do Brasileirão, abrindo uma vantagem de ao menos sete pontos para a zona de rebaixamento.

Confira os principais momentos da entrevista de Luxemburgo
.
Alecsandro jogando mais aberto
Foi por acaso. O Alex cai ali pela direita quando pedimos para ele cair. Se você ver a substituição do segundo tempo, coloco o Gabriel, que é veloz por aquele lado. Não me interessava o Eduardo, porque estavam forçando o Egídio em cima do Léo Moura. Foi uma coisa tática de algo que se apresentou para nós. O Egídio não deixou de passar. Usamos com Alecsandro, Gabriel e Canteros por ali.


Anderson Pico
Falei antes do jogo que tinha o problema do João e ia escalar o Anderson, que foi contratado para isso. Ele me mandou uma mensagem pedindo uma oportunidade e tem potencial para isso. É ambidestro, tem muita força, mas dá choque toda hora. Foi importante para ele recomeçar a vida profissional. Agora, vai ter mais 10, 12, 13 anos da vida para ajudar os familiares. Foi legal ele produzir. Abaixo do que sei que pode produzir, mas é importante para descansarmos o João Paulo para Copa do Brasil.


Ajuda a adversários do Cruzeiro e Dia das Crianças
O Inter ganhou, o São Paulo não e poderia aproximar um pouco mais. Mas não joguei para favorecer ninguém. Foi para favorecer o Flamengo, para sairmos da tal da confusão. Avançamos um pouco mais. É legal ver os rubro-negros meninos, as crianças... Tenho neto também, e foi um presente bom do Flamengo.


Boa atuação da zaga
Estou tranquilo. Temos o Samir, que está fora e vai nos ajudar. O Chicão vem tendo boas atuações. O Marcelo eu tirei por um momento por ter tido dois erros em jogadas que pararam em cima dele, e sabemos como é esse negócio de marcação da torcida, da imprensa. Agora, ele voltou e mostrou que tem potencial para evoluir, apesar de não estar pronto. Já o Chicão tem muita experiência.


Melhor partida do Fla com Luxa?
Não. Acho que foi contra o São Paulo, quando fizemos uma grande partida e com muitas coisas acontecendo no jogo. Ali foi na casa do adversário, que estava completo, com o quarteto, e soubemos o que fazer. Hoje, jogamos em casa, com a torcida, mas com o líder desfalcado. O Everton Ribeiro e o Goulart mexem bem a bola, entram na área. Hoje, tive um desenho mais fácil do Cruzeiro para olhar. Com todo mundo, tem que ter uma metralhadora para parar o Cruzeiro.


Gritos de olé
A torcida que festa, né? A maneira de ter posse de bola é no campo do adversário. Jogar a bola para trás só dá moral ao adversário. Estava assistindo a um jogo na TV, do Vasco, e faltando 10 minutos para terminar o jogo o Bragantino estava ganhando. Achou que já ganhou, começou a pensar no jogo seguinte, e o Vasco empatou. Não pode chamar um time grande para cima de você. O Chicão meteu a porrada na bola para frente e mostrou como é. A melhor maneira de jogar contra um adversário desses é metendo gol.


Meta para salvar do rebaixamento
São 45 pontos. Acho que com 45 estamos fora da confusão. O que falei na nossa palestra foi o que conheço do futebol. Onde está escrito que o Cruzeiro não ia perder duas seguidas? Não. Temos que jogar. Se o Cruzeiro merecer, vai ganhar, mas vamos fazer a nossa parte e mostramos que o Cruzeiro pode perder. Estava no Palmeiras em 93 e falava que time grande não perdia duas vezes seguidas. Perdi a primeira, a segunda, a terceira... Tem que jogar.


Jogo com o América-RN
Quero convocar o torcedor. O que me preocupa é acharmos que temos o melhor time da competição porque vencemos o Cruzeiro, aí começamos a jogar frouxo. O América-RN veio aqui e eliminou o Fluminense. O Flamengo venceu o Cruzeiro, mas já ficou para trás.


Equilíbrio no futebol
O Inter perdeu para Chapecoense, mas é difícil ganhar lá. Uma vez perdi com aquele time do Palmeiras por 5 a 0 para o Bragantino. Acontece, perde. Não tem nada que diga que o líder não pode perder para o lanterna da competição. Agora, precisamos ter tranquilidade para jogar na quarta-feira a outra competição (contra o América-RN, no jogo de volta pelas quartas de final da Copa do Brasil, no Maracanã, às 22h).


Comemoração
Quem é do vinho, vai para o vinho. Quem é da cerveja, vai para cerveja. Quem é da igreja, vai para igreja. Quem é do... (risos). O que importa é se divertir.


FONTE:
http://glo.bo/1CaYYRX

Fla aproveita falhas, faz 3 a 0 e impõe segunda derrota seguida ao Cruzeiro

Time carioca conta com gol contra de Dedé e erros de Manoel em vitória que o afasta mais do Z-4. Raposa tem pior sequência no Brasileirão


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com


O líder erra, sim. E até três vezes em um mesmo jogo. O líder tem um bom elenco, mas sofre com a ausência de seus principais jogadores. O líder fica nervoso. Resta ao adversário saber aproveitar. Foi o que o Flamengo bem fez, neste domingo, ao vencer o Cruzeiro por 3 a 0 no Maracanã, pela 28ª rodada do Brasileirão. O Rubro-Negro chega à sua segunda vitória seguida, se afasta mais do Z-4, e impõe a segunda derrota seguida à Raposa, fato inédito ao primeiro colocado do torneio até então.


saiba mais

Dedé abriu o caminho para vitória do Flamengo. Mostrou que não tem sorte contra o rival. Fez um belo gol contra, ainda no primeiro tempo. Em 2013, pelas oitavas de final da Copa do Brasil contra o mesmo adversário, o ex-vascaíno já havia falhado no gol de Carlos Eduardo no Mineirão, tento que possibilitou a classificação carioca. Canteros, após falha de Manoel, e Gabriel, em rápido contra-ataque puxado por Alecsandro (batendo Manoel), completaram o triunfo, em mais uma partida com bom público no Maracanã (36.645 pagantes e renda de R$ 1.408.615)
O Rubro-Negro chega aos 37 pontos, na décima posição, e fica a oito pontos do Botafogo, equipe que abre a zona de rebaixamento. O Cruzeiro se mantém na ponta e com alguma folga: soma 56 pontos contra 50 do Inter e 49 do São Paulo, derrotado pelo Galo (que fecha o G-4, com 47).

Na próxima rodada, o Flamengo vai até a Arena da Baixada e pega o Atlético-PR, no domingo, às 16h. O Cruzeiro encara o Vitória, no Barradão, também no domingo, mas às 18h30. Antes, as duas equipes têm compromissos pelas quartas de final da Copa do Brasil. O Rubro-Negro encara o América-RN, nesta quarta, no Maracanã. O time celeste visita o ABC, na Arena das Dunas, também na quarta. Os dois venceram os jogos de ida por 1 a 0.

gol Flamengo x Cruzeiro (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)
Flamengo foi eficiente e bateu o 
líder Cruzeiro (Foto: Cezar 
Loureiro / O Globo)


Artilheiro Dedé

Mais posse de bola (60% contra 40%) e maior número de finalizações (cinco contra três) não resultaram em superioridade ao Cruzeiro no primeiro tempo. Com três volantes, tentava ter controle do meio e liberar os laterais. O Rubro-Negro se fechava para sair no contragolpe, principalmente pela esquerda, com Everton. Melhor para os donos da casa, que aproveitaram falha do rival. Aos 14 minutos, após saída errada de Egídio, Alecsandro recebeu na direita e cruzou na área. Fábio já estava posicionado para ficar com a bola, mas Dedé se antecipou. E marcou um belo gol contra.

O lance foi um estímulo para os mineiros, que saíram mais ao ataque. Mas faltava criatividade. Faltava um meia para agilizar a transição, flutuar à frente dos volantes adversários. Faltavam Everton Ribeiro e Ricardo Goulart. O Cruzeiro até chegou, mas em bolas aéreas. Numa delas, Egídio ajeitou para Moreno, que, livre, errou gol difícil de ser desperdiçado por um artilheiro do Brasileirão. O Fla continuava perigoso nos contragolpes e ainda assustou com Everton e Anderson Pico.

Falhas celestes, vitória rubro-negra
Na volta do intervalo, Marcelo Oliveira tentou voltar ao seu esquema mais usual. Sacou Nilton e colocou Willian. Luxemburgo, por sua vez, lançou Gabriel na vaga de Eduardo da Silva, em clara manifestação de que queria o contra-ataque. Melhor para o Flamengo. E novamente não por sua criatividade, mas por uma falha rival. A Raposa até voltou mais incisiva, mas aos 11 minutos, após recuo, Manoel tentou proteger a bola. Fábio, outra vez, estava posicionado para ficar com ela. Mas Canteros foi mais esperto. Roubou a bola e fez 2 a 0.

Três minutos depois, Manoel falhou novamente, Alecsandro puxou contragolpe e cruzou na medida para Gabriel decretar o placar final. Eram 17 minutos da segunda etapa, e o líder do Brasileirão já não tinha reação. Abusou dos cruzamentos e facilitou a vida rubro-negra.




FONTE:

"Arbitragem influenciou diretamente", diz Chagas sobre Palmeiras x Grêmio

Ex-árbitro e hoje comentarista, Márcio Chagas da Silva avaliou a atuação de Sandro Meira Ricci e seus assistentes no jogo do Pacaembu, que ocorreu na noite de sábado


Por São Paulo




Comentarista de arbitragem, o ex-árbitro Márcio Chagas da Silva entende que a atuação de Sandro Meira Ricci no apito de Palmeiras x Grêmio "teve influência direta no resultado da partida". Conforme analisa o especialista ao GloboEsporte.com, o principal ponto foi a expulsão de Barcos que, segundo ele, ocorreu de forma equivocada (veja no vídeo). O time mandante venceu por 2 a 1, de virada, no Pacaembu, pela 28ª rodada do Brasileirão, na noite de sábado.

- Ponto decisivo da partida foi a expulsão do atacante Barcos após disputar uma bola na linha lateral, e sem atingir o adversário que se atirou e conseguiu enganar o árbitro. Segundo cartão amarelo e consequentemente o vermelho, de forma equivocada - comenta Chagas.


Foi justamente esse lance que resultou na expulsão de Barcos que gerou as reclamações de jogadores e da direção gremista após o jogo. O técnico Felipão, por sua vez, preferiu não tecer comentários sobre a arbitragem em entrevista coletiva. Na sua avaliação, o Palmeiras mereceu sair vencedor pelo que apresentou em campo.

Lance polêmico foi alvo de reclamação (Foto: Reprodução)
Lance polêmico foi alvo de reclamação 
por parte dos gremistas 
(Foto: Reprodução)


Mas já no primeiro tempo as polêmicas começaram. Como analisa Chagas, "com muitas entradas ríspidas e reclamações de ambas as equipes". No total, foram 37 faltas marcadas, sendo 27 do Grêmio e 10 do Palmeiras.

- Houve algumas inversões de faltas e aplicações de cartões amarelos para conter os ânimos. Eis que o árbitro deixou de expulsar o volante gremista Fellipe Bastos, após dar um pontapé nas pernas de Valdívia. Ao perceber o erro do árbitro, Felipão, com toda sua experiência, sacou seu jogador e o substituiu por Riveros - recorda o comentarista.

Também houve acertos de Sandro Meira Ricci, representante brasileiro na Copa do Mundo de 2014, e seus assistentes, como lembra Chagas.

- Na segunda etapa, em lance muito difícil, e com auxílio do árbitro adicional Emerson Sobral, veio a marcação de penalidade favorável à equipe do Grêmio quando Valdívia salta para cabecear elevando os braços acima da cabeça e a bola acaba batendo em seu braço e na cabeça, de forma antinatural, conforme as últimas orientações dadas pela CA-CBF. Pênalti bem marcado.

Os dois gols do Palmeiras no segundo tempo, conforme avaliação de Chagas, foram legais.

Com o resultado, antes do encerramento da rodada no domingo, o Grêmio continuou em quarto lugar na tabela do Brasileirão, com 46 pontos. Corre o risco de ser ultrapassado pelo Atlético-MG, que enfrenta o São Paulo. O Palmeiras é 11º, com 34.



FONTE:
http://glo.bo/1vjOalX

Felipão avalia derrota como merecida e evita tema arbitragem: "Nada a falar"

Com um a menos, Grêmio não consegue segurar o Palmeiras e sofre a virada


Por São Paulo



Ao contrário de jogadores e do diretor de futebol Rui Costa, o técnico Luiz Felipe Scolari concedeu uma entrevista coletiva cometida, de poucas palavras e sem opinião sobre a arbitragem de Sandro Meira Ricci, após a derrota do Grêmio por 2 a 1 contra o Palmeiras (veja ao lado os melhores momentos). Em uma análise curta, preferiu dar o mérito da vitória para o clube paulista.

- Estou aqui para falar de futebol, do jogo. Vitória do Palmeiras, nada para falar de expulsão ou juiz. O Palmeiras jogou melhor, aproveitou-se das oportunidades, fez por merecer. Não tenho o que falar. Nós técnicos precisamos ficar quietos e sossegados – resume, em entrevista coletiva no Pacaembu. 



saiba mais

Felipão também procurou explicar as substituições. Optou por sacar Fellipe Bastos ainda na primeira etapa para evitar a expulsão do volante. Quem acabou sendo expulso foi Barcos, em lance que gerou reclamação entre jogadores e diretoria, já que o Pirata recebeu o segundo amarelo sem sequer ter tocado em Cristaldo.

- O Fellipe saiu porque já tinha cartão amarelo. Fiquei na dúvida se tirava o Barcos. Já tínhamos imaginado que teríamos dificuldades de atuar com jogadores amarelados – explica.

Em uma análise geral, Felipão admitiu queda de rendimento da equipe, mas se disse satisfeito:

- A minha equipe não atuou o que vem jogando, mas foi bem e estou satisfeito.

Após um primeiro tempo movimentado e equilibrado, o Grêmio abriu o placar na segunda etapa com gol de Barcos, em cobrança de Pênalti. Pouco depois, o Pirata acabou expulso e o time teve queda busca de rendimento. Com um a mais, o Verdão cresceu em campo e conseguiu a virada com Mouche e João Pedro.

Mesmo com a derrota, o Grêmio segue em quarto na tabela, com 46 pontos, mas pode ser ultrapassado no decorrer da rodada. No próximo final de semana encara o Goiás, às 18h30 de sábado, no Serra Dourada, em Goiânia.


Felipão, Scolari Grêmio x Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)
Felipão evita assunto arbitragem 
(Foto: Marcos Ribolli)


saiba mais

Dorival cita recuperação e comemora resgate da confiança do Palmeiras

Treinador fala sobre o importante triunfo contra o Grêmio na noite deste sábado, no Pacaembu, mas pede cautela ao grupo nas próximas rodadas do Brasileirão


Por São Paulo



Além dos três pontos e de fazer a equipe engatar uma série de três vitórias consecutivas, o triunfo por 2 a 1 diante do Grêmio na noite deste sábado, no Pacaembu, serviu para dar mais confiança aos torcedores. Foi assim que o técnico Dorival Júnior abriu sua entrevista coletiva para comentar a importante virada alviverde diante da equipe comandada por Felipão.

Satisfeito com a dedicação dos jogadores nesta reta final do Campeonato Brasileiro, o treinador citou que o desempenho da equipe neste sábado serviu, principalmente, para devolver a confiança aos alviverdes.
– O Palmeiras voltou a passar confiança ao torcedor. Era esse ponto que nós esperávamos alcançar em algum momento dentro do campeonato. Felizmente acabou acontecendo – disse o comandante.


saiba mais

Satisfeito com o resultado, Dorival afirmou que vê a equipe construir sua recuperação no Brasileirão, mas adotou o discurso cauteloso dos demais atletas ao término da partida e pediu tranquilidade ao grupo nas próximas rodadas.

– Eles estão sendo vibrantes e determinados, buscando uma recuperação. É isso que está começando a acontecer. Eu sei que o Palmeiras ainda precisa de muita coisa, sei que estamos ainda muito próximos mais da parte de baixo do que da parte de cima. Mas foram resultados importantes que eu espero que continuem principalmente da maneira como jogamos hoje – completou.


Confira a entrevista coletiva de Dorival Júnior:

Recuperação
- Eles estão sendo vibrantes e determinados, buscando uma recuperação. É isso que está começando a acontecer. Eu sei que o Palmeiras ainda precisa de muita coisa, sei que estamos ainda muito próximos mais da parte de baixo do que da parte de cima. Mas foram resultados importantes que eu espero que continuem principalmente da maneira como jogamos hoje. O Palmeiras voltou a passar confiança ao torcedor. Era esse ponto que nós esperávamos alcançar em algum momento dentro do campeonato. Felizmente acabou acontecendo.


Tranquilidade
- Eu sentia uma ansiedade grande dentro de campo. Isso fazia com que atropelássemos as jogadas, não tínhamos tranquilidade para coordenar, perdíamos posse de bola com facilidade. O Palmeiras vem melhorando muito nesse quesito. É natural que uma tranquilidade maior esteja acontecendo.  A figura do Fernando, do Lúcio, do Valdivia, do Wendel, e de outros como Marcelo e Eguren, sempre por trás se mostram importantes na sustentação do elenco. A participação deles tem sido fundamental para que recuperemos a confiança e alegria de poder jogar, e passemos mais tranquilidade ao nosso torcedor.


Fellipe Bastos merecia expulsão?
- A equipe teve força para buscar uma reação. Mas são fatos que aconteceram realmente. Não é crítica, é constatação do que aconteceu. Tanto é que o próprio Felipão no momento seguinte fez a troca porque sabia. Eu sei que é interpretação, que erroneamente acontecem lances favoráveis ou desfavoráveis, mas hoje se teve uma equipe para ter motivo para reclamação acho que foi o Palmeiras. 

Dorival Junior Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)
Dorival Júnior orienta a equipe do 
Palmeiras na virada contra o 
Grêmio, no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli)


Valdivia
- Esse é um desafio quanto nosso quanto dele. A cobrança vai continuar existindo. Essa troca de confiança vai ser mantida. Ouvi muitas coisas sobre o Valdivia quando eu cheguei e, para mim, ele tem mostrado um outro lado. Isso aconteceu comigo em 2009 com um jogador que foi importante, o Carlos Alberto, que teve um ano maravilhoso e em momento nenhum esmoreceu. Espero que o Valdivia mantenha essa postura porque ele tem sido fundamental.


Arbitragem
- Só tem acontecido no nosso país. Esse lance, pelo o que eu percebi, o Valdivia estava de costas no momento em que ele salta. É um lance complicado. Tivemos aquele do Fluminense algumas rodadas atrás que a penalidade foi marcada no mesmo momento, e já tivemos dois ou três lances semelhantes que não foram aplicadas da mesma forma. Para se marcar pênalti a favor do Palmeiras tem sido uma coisa corriqueira


João Pedro
- É cedo. Temos de dar tranquilidade para esse menino. Não podemos começar a extrapolar em termo de reconhecimento porque não é hora. É o típico de trabalho que gosto de fazer. Sempre procurei dar oportunidade para alguns garotos, até porque a formação é feita com pessoas que não aparecem. O Palmeiras tem de voltar a fazer uma coisa que pouco se viu, que é fazer seus jogadores aqui dentro. Está na hora de mudarmos essa postura. Alguns estão tendo oportunidades e espero que continuem fazendo por merecer a confiança.


Atletas experientes
- O time tem de ter uma sustentação em cima de uma linha mestra. E isso passa por um goleiro, um zagueiro, um meio-campista e um atacante. É uma linha que tem de ser mantida. Eles são obrigados a chamar a responsabilidade. Cada um tem um tipo de liderança, mas tem sido importante e passado confiança aos demais. Não é um trabalho de 11 jogadores. O Palmeiras está alcançando uma integração em razão de tudo que está sendo desenvolvido em volta desse elenco. Temos 40 e poucos jogadores, e todos motivados e trabalhando. Logicamente existe um descontentamento ou outro, isso é natural, mas estamos tentando aproveitar todo mundo e deixando todos preparados para que em algum momento eles possam dar uma resposta


Jogo contra o Grêmio pode ser marcante
- Espero que sim. O trabalho muda a cada semana. É uma página que temos de virar, como foi virada a página de Goiânia. Temos de nos lembrar sempre que 15 dias atrás estávamos em uma posição totalmente inversa. Muito desacreditados, sem confiança, criticados em todos os momentos. E agora começamos a esboçar uma reação. Não há motivo nenhum para nos exaltarmos. 


Virada
- Os jogadores estão crescendo emocionalmente e individualmente. É natural que coletivamente você tenha um ganho maior. É um momento que temos de aproveitar o máximo possível tentando fazer com que essa intensidade de jogo seja um diferencial daqui pra frente. Esse vai ser o maior desafio. Prefiro caminhar de uma maneira bem tranquila e equilibrada sabendo que foi uma grande partida, mas nada além disso. Enfrentamos um grande adversário, e o Palmeiras mostrou qualidades. A principal delas é que não deixou se levar pela situação de momento. Tomou o gol e continuou jogando, criando e buscando.


FONTE:

De virada, Palmeiras vence o Grêmio, conquista a trinca e respira na tabela

Com gols de Mouche e João Pedro, Verdão vence a terceira seguida no Brasileirão. Expulsão de Barcos atrapalha o time gaúcho na partida


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com


O Palmeiras engrenou na árdua missão de fugir do rebaixamento. Na base da raça, da sorte e também da evolução técnica e tática, o Alviverde venceu o Grêmio por 2 a 1, de virada, no Pacaembu, pela 28ª rodada do Brasileirão, e chegou a três vitórias seguidas - antes tinha batido Chapecoense e Botafogo. O Tricolor Gaúcho, por outro lado, teve mais uma vez sua arrancada brecada. Mesmo assim segue bem colocado. O time de Felipão teve Barcos expulso e cedeu a vitória. O argentino foi quem abriu o placar. Mouche e João Pedro viraram.


saiba mais

A ascensão do Verdão na classificação segue de vento em popa. Lanterna até pouco tempo atrás, o time do técnico Dorival Júnior chegou agora aos 34 pontos e saltou, mesmo que provisoriamente, para a 11ª colocação, a cinco pontos do Z-4. Já a equipe gaúcha, com os mesmos 46, segue na quarta colocação após essa derrota.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras tem um clássico com o Santos pela frente. No domingo, dia 19, às 16h, o Verdão recebe o Peixe no estádio do Pacaembu. O Grêmio, por sua vez, joga no sábado. Mais uma vez fora de casa. A equipe gaúcha encara o Goiás, às 18h30, no Serra Dourada, em Goiânia.

João Pedro gol Palmeiras x Grêmio (Foto: Marcos Ribolli)
Abraçado a Henrique, João Pedro 
comemora o gol da vitória do 
Palmeiras (Foto: 
Marcos Ribolli)


O jogo

Inacreditável Futebol Clube. Cristaldo pode muito bem ser escolhido para o time pelo gol que perdeu logo aos dois minutos de jogo no Pacaembu. Após boa jogada pela direita e ajeitada com estilo de Valdivia, o argentino mandou para fora. Sinal de que o jogo seria quente. E foi. Não só nos lances, mas também nas discussões. Barcos e Lúcio se desentenderam. O gremista, aliás, teve boa chance para o Tricolor. Prass defendeu.

Barcos gol Grêmio x Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)
Barcos: um gol e um cartão vermelho 
na partida(Foto: Marcos Ribolli)


No final da primeira etapa, Henrique quase fez de cabeça para o Palmeiras. Mas o atacante parou em boa defesa de Tiago. Os donos da casa ainda reclamaram de mão na bola de Pedro Geromel na grande área. O árbitro nada marcou no lance. No geral, o Verdão foi mais ofensivo, enquanto o time gaúcho apostou no contra-ataque.

Se o árbitro Sandro Meira Ricci não interpretou como toque de mão o lance do gremista Pedro Geromel, ele teve visão diferente em relação ao palmeirense Valdivia. Aos oito minutos, o chileno saltou para cabecear com os braços para cima e a arbitragem marcou pênalti, convertido por Barcos aos dez minutos.

O autor do gol gremista vacilou sete minutos depois. Ele já tinha amarelo desde o primeiro tempo e foi expulso por falta em Cristaldo. Com um a mais, o Verdão foi para cima. E chegou ao empate com Mouche, aos 22. Valdivia bateu falta para área, Henrique desviou e o argentino completou, meio sem jeito. O gol fez o Palmeiras crescer. E, aos 29, João Pedro, em chute de fora da área, virou o jogo, concretizando a terceira vitória seguida do time.

Mouche gol Palmeiras x Grêmio (Foto: Marcos Ribolli)
Jogadores do Verdão vibram com o 
argentino Mouche o primeiro 
gol da equipe (Foto: 
Marcos Ribolli)




FONTE:


Marquinhos assume responsabilidade da derrota e defende grupo do Coritiba

Técnico alviverde lamentou o resultado negativo e as chances desperdiçadas pelo Coxa na derrota por 3 a 0 para o Goiás: "Hoje foi o dia que nada deu certo", declara


Por Goiânia
Como de costume, o técnico Marquinhos Santos tratou de defender o seu grupo de jogadores. Na análise da atuação da derrota do Coritiba para o Goiás por 3 a 0, o treinador enxergou uma atuação regular da equipe alviverde neste sábado, no Serra Dourada, e assumiu toda a responsabilidade do resultado negativo.

Ao analisar a partida, o treinador alviverde justificou a goleada sofrida afirmando que nesta noite "nada deu certo" e que se alguém precisa ser cobrado pelo resultado, é o comandante da equipe.

- Hoje foi o dia que nada deu certo. Nada foi a favor. Hoje foi um jogo que não tivemos a felicidade de fazer o gol e acabamos com a derrota. Mas não podemos cobrar os atletas, não. Principalmente pela entrega, disposição e por tudo que eles vem fazendo no dia a dia. Se a torcida quer cobrar, e deve ser cobrado, é a figura do treinador. Eu assumo a responsabilidade - declarou Marquinhos. 

Com maior posse de bola - 54% contra 46% - e o dobro de finalizações do adversário (19), Marquinhos Santos destacou a atuação da equipe na primeira etapa e classificou o segundo gol esmeraldino como determinante para o revés.

- Nós estávamos bem na partida quando sofremos o segundo gol e estávamos mais perto de empatar do que tomar o segundo. Tivemos várias oportunidades de marcar mas não aproveitamos. O Goiás aproveitou os contra-ataques e fez o segundo gol. Depois disso, ficou muito difícil de mudar a história do jogo - analisou o comandante.
 
A equipe do Alto da Glória chegou a nona derrota fora de casa e caiu para 18ª colocação do Brasileirão, com 29 pontos somados em 28 jogos. Com o fechamento da rodada, há a possibilidade do Coxa perder mais posições.


saiba mais

A delegação alviverde retorna na manhã deste domingo para a capital paranaense e terá uma semana cheia para se preparar para o próximo confronto diante do Figueirense, às 16h (horário de Brasília) de domingo, no Orlando Scarpelli.


Thiago Mendes e Carlinhos, Goiás x Coritiba (Foto: André Costa / Ag. Estado)
Coritiba chega a sua nona derrota fora 
de casa neste Brasileirão (Foto: 
André Costa / Ag. Estado)


Confira outras declarações do técnico Marquinhos Santos:

Substituições
- Queríamos abrir o jogo, por isso a entrada do Elber, e deixamos o Keirrison e Joel em cima dos dois zagueiros deles. A entrada do Júlio foi pelo desgaste do Joel, que não estava mais executando aquilo que era proposto.


Zona de rebaixamento
- Nós tivemos duas grandes vitórias dentro de casa e se nós tivéssemos em uma posição melhor, talvez estivéssemos na primeira página da tabela. Mas a partir do momento que você entra na zona de rebaixamento, você fica patinando e não sai de lá. Mas o importante que ainda temos 30 pontos a disputar e entender que precisamos pontuar fora de casa.


Desgaste
Precisamos juntar forças. Uma das pautas da conversa pré-jogo foi o desgaste físico dos atletas. Quando se está na parte de baixo da tabela, isso se torna ainda maior. Não podemos lamentar e precisamos nos reerguer essa semana e recuperar os atletas.


FONTE:
http://glo.bo/1C7fYbZ

Autor de gol de letra contra Coritiba, Erik ganha elogios pela maturidade

Comentarista Kléber Guerra destaca evolução do atacante desde o início do campeonato. Loffredo diz que jogador é bom nome para base da seleção


Por Goiânia




O Goiás venceu o Coritiba por 3 a 0, neste sábado, no Serra Dourada, em jogo que teve o atacante Erik como um dos destaques (assista ao vídeo). O jovem de 20 anos deu trabalho aos adversários e marcou um gol de letra, o terceiro dos donos da casa na partida e oitavo dele no Campeonato Brasileiro. O comentarista Kléber Guerra elogiou o garoto e exaltou o crescimento do jogador ao longo da competição.

- O Erik vem ganhando maturidade. No início do campeonto, ele tinha dificuldade em sair dos defensores, em achar melhor espaço, agora não. Ele está aproveitando que é um jogador leve e veloz, está retornando, buscando espaço vazio e não está deixando chegar até o encontro dos zagueiros que são maiores e mais fortes. O Erik é leve, franzino e está ganhando justamente nisso, por isso começou a fazer os gols e vem dando tanto trabalho aos defensores - considerou.


saiba mais

O atacante ampliou o placar aos sete minutos do segundo tempo, quando recebeu cruzamento da direita e deu um toque de letra. O Goiás já vencia por 2 a 0 - Jackson abriu o placar, aos nove minutos da primeira etapa, e David ampliou, aos 25.

Revelado pelo Goiás, onde chegou aos 11 anos, Erik já teve chances nas categorias de base da seleção brasileira e, na opinião do comentarista André Loffredo, tem condições de retornar e merece ser observado por Alexandre Gallo, técnico da seleção sub-21.

- O Erik é jogador para o Gallo prestar atenção. É um jogador jovem e muito veloz - destacou Loffredo.

Com o resultado, o Goiás chegou ao nono lugar, com 37 pontos, mas pode ser ultrapassado no complemento da rodada. Antes de voltar a campo pelo Brasileiro, sábado, contra o Grêmio, novamente no Serra Dourada, a equipe tem um jogo decisivo pela Sul-Americana, também em casa: encara o Emelec quarta-feira, às 22h, no duelo de volta das oitavas de final. No jogo de ida, os equatorianos venceram por 1 a 0.

Erik gol Goiás x Coritiba (Foto: André Costa / Futura Press)
Erik fez o terceiro gol do Goiás na 
vitória sobre o Coxa no Serra 
Dourada (Foto: André Costa 
/ Futura Press)


FONTE:

Goiás mostra eficiência, vence por 3 a 0 e mantém o Coritiba no Z-4

Disciplinado taticamente, time goiano finaliza menos da metade das vezes do Coxa, mas ganha e pode colocar adversário novamente na lanterna


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com

A vitória do Goiás por 3 a 0 sobre o Coritiba neste sábado pode ser resumida em uma palavra: eficiência. Mesmo sem ter maior posse de bola, mesmo com menos da metade das finalizações do adversário (oito contra 19), o time goiano teve precisão no momento certo e conquistou mais três pontos importantes no Campeonato Brasileiro. O placar talvez não traduza o que foi a partida no Serra Dourada, até porque o goleiro Renan fechou o gol mais uma vez e fez quatro defesas difíceis, mas os donos da casa foram premiados pela tranquilidade de Jackson, David e Erik, os autores dos gols.


saiba mais

O Goiás fica provisoriamente na nona colocação, com 37 pontos, e se afasta da zona de rebaixamento. Poderá ser ultrapassado pelo Sport neste domingo. Seu próximo adversário pelo Brasileiro será o Grêmio, novamente no Serra Dourada, no sábado. Antes, na quarta, recebe o Emelec pela partida de volta das oitavas da Copa Sul-Americana.

O Coritiba vê ampliar o seu péssimo retrospecto fora de casa neste nacional: venceu apenas uma vez em 14 partidas. E corre o risco de voltar à lanterna justamente no dia em que completa 105 anos. Já foi ultrapassado pelo Botafogo, que bateu o Corinthians, e pode ser superado por Vitória e Criciúma neste domingo. Seu próximo adversário será o Figueirense, no Orlando Scarpelli, no dia 19 (domingo).

Goiás apresenta suas armas: Renan e contragolpe

O começo do jogo foi equilibrado. O Goiás ameaçou primeiro com Esquerdinha, mas o Coxa deu o troco com Norberto, que fez boa jogada individual e chutou forte para boa defesa de Renan. O goleiro, mais uma vez, seria o ponto de desequilíbrio na partida. O Goiás abriu o placar logo aos nove minutos em jogada típica. David cobrou falta para dentro da área, e aí os papéis se inverteram: acostumado a atacar, Joel falhou no tempo de bola e permitiu que o zagueiro Jackson finalizasse de cabeça. Vanderlei defendeu, mas o próprio Jackson pegou o rebote e marcou.

Apesar do gol sofrido, o Coxa não se desesperou e aumentou a posse de bola e o número de finalizações. O problema era a barreira chamada Renan. Aos 24 minutos, ele fez defesa incrível em chute de Alex dentro da área. O preço do abafa foi alto demais. Os paranaenses deram ao Goiás outra arma bastante utilizada, o contra-ataque. Logo após a defesa de Renan, Erik foi lançado em velocidade. Thiago Mendes puxou a marcação, e David, como elemento surpresa, apareceu livre para receber assistência de Erik e finalizar de primeira: Goiás 2 a 0.

Marquinhos Santos tentou mudar o placar com as entradas de Elber e Keirrison nas vagas de Baraka e Martinuccio na volta do intervalo, mas não era a noite do Coritiba. A semelhança entre primeira e segunda etapas foi tamanha que logo o Goiás ampliou o marcador mesmo sem ter maior presença no ataque. O Coxa rondava a área esmeraldina e foi surpreendido novamente. Samuel, que fez apenas um gol pelo Goiás e até tem irritado parte da torcida, surpreendeu pelo posicionamento. Quase sempre no campo de defesa e contribuindo com a marcação, ele lançou Thiago Mendes com precisão. O volante, boa arma de ataque, cruzou para Erik marcar com estilo, de letra. O Coritiba sentiu o baque e diminuiu o ímpeto. Quando conseguiu superar Renan, Keirrison viu o zagueiro Jackson evitar o gol de honra em cima da linha.

Coritiba Goiás (Foto: Divulgação/ Site oficial Coritiba)
Goiás vence e complica o Coritiba 
no Brasileirão (Foto: Divulgação/ 
Site oficial Coritiba)




FÇNTE:

Federer leva a melhor nos tie-breaks e fatura Masters de Xangai pela 1ª vez

Em mais um jogo duro com Simon, número 3 do mundo supera rival em dois games de desempate e conquista o 81º título em simples da carreira


Por Xangai, China


Da quase eliminação ao título inédito. Depois de ter salvado cinco match points na estreia no Masters 1.000 de Xangai, na última quarta-feira, Roger Federer coroou a campanha em solo chinês com uma vitória suada sobre o francês Gilles Simon, 29º do ranking da ATP, neste domingo. Com as parciais de 7/6(6) e 7/6(2), em 1h53 de jogo, o número 3 do mundo conquistou seu primeiro título do torneio, o 81º dele em simples e o 23º em eventos de nível Masters 1.000.

Desde a vitória na estreia sobre o argentino Leonardo Mayer, Federer já sabia que vai retornar ao posto de número 2 do mundo nesta segunda-feira independentemente do resultado que tivesse a partir dali em Xangai. Ele vai ultrapassar assim o espanhol Rafael Nadal, que foi derrotado na segunda rodada pelo compatriota Feliciano López. Na campanha até o título inédito, o suíço também bateu o espanhol Roberto Bautista Agut nas oitavas de final, o francês Julien Benneteau nas quartas e o sérvio Novak Djokovic, campeão do evento em 2012 e 2013, nas semifinais.

tenis roger federer xangai (Foto: Reuters)
Vice em 2010, Federer conquistou o 
título inédito do Masters 1.000 
de Xangai, neste domingo (Foto: Reuters)


Federer ATP de Pequim Final (Foto: Reuters)
Federer teve mais uma partida complicada 
contraSimon, mas conseguiu levar o 
título (Foto: Reuters)


O jogo


Dos quatro confrontos vencidos por Federer sobre Simon, dois deles foram em partidas de cinco sets em Grand Slams, inclusive o mais recente duelo entre os dois, em 2013, em Roland Garros. Portanto, mesmo com a vantagem de só ter perdido duas vezes para o francês (a última derrota foi em 2008), o futuro número 2 do mundo poderia encarar uma pedreira se quisesse levantar o troféu de campeão do Masters de Xangai.

E foi realmente de modo difícil que a partida se encaminhou. Já no primeiro game de jogo, Federer se viu tendo que enfrentar um duplo break point e perdeu o game de saque isolando a bola. Contra-atacando bem e levando a melhor nas longas trocas de bola, Simon impedia a reação do suíço. Até que errou demais quando sacava para o set. Federer não só empatou o duelo como tomou pela primeira vez a frente da partida e ainda foi presenteado com um duplo set point no serviço do adversário. Trocou bolas e levou a pior, tendo que encarar o tie-break. Após alternâncias no placar, Federer salvou set point e, na terceira chance que teve de finalizar a parcial, pegou Simon com uma passada de esquerda na paralela para ganhar o game de desempate.

O confronto seguiu complicado para Federer, que buscou ser mais paciente e viu o francês salvar três break points ao longo do segundo set. E por pouco a terceira parcial não foi necessária. Simon não converteu um duplo set point em cima do saque de Federer e teve grandes motivos para lamentar a chance desperdiçada. Em mais um tie-break na partida, o suíço voltou a provocar os erros do oponente, venceu a disputa com mais facilidade e comemorou intensamente quando pôs fim à decisão.


FONTE:
http://glo.bo/1qeZNDG