quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Bahia desmonta retranca peruana e abre vantagem na Sul-Americana

Tricolor sofre, mas cresce após expulsão de jogador do César Vallejo e vence por 2 a 0 na Fonte Nova, gols de Titi e William Barbio


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com

O Bahia entrou em campo na Fonte Nova, pela Copa Sul-Americana, disposto a manter o embalo conquistado nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. No entanto, encontrou do outro lado um adversário disposto a segurar o ataque tricolor. Em um jogo de primeiro tempo fraco, com o Bahia enfrentando dificuldades para criar, a missão do César Vallejo até esteve perto de se concretizar. Mas a melhora baiana no segundo tempo, somada à expulsão do argentino Ciucci, facilitou as coisas. O time de Gilson Kleina aproveitou a vantagem numérica e venceu por 2 a 0, com gols de Titi e William Barbio - 12 segundos depois de entrar em campo.
Pouco menos de dez mil torcedores compareceram ao estádio da Fonte Nova. Com o resultado, o Bahia pode até perder por um gol de diferença na partida de volta, no dia 15 (no estádio Mansiche, em Trujillo), que ainda assim avança para as quartas de final. Uma derrota por dois gols de diferença, desde que a partir de 3 a 1, também garante a vaga.


saiba mais

O próximo compromisso do Bahia será pelo Campeonato Brasileiro: enfrenta o Fluminense no sábado, às 16h20 (horário de Brasília), no Mané Garrincha, em Brasília. O Vallejo enfrenta o Alianza Lima, também no sábado, pelo seu campeonato nacional. O vencedor do confronto entre Bahia e Vallejo terá pela frente Nacional de Medelim ou Vitória.

Poucas chances e uma retranca peruana

Com o time modificado em relação aos últimos jogos, o Bahia começou sentindo dificuldades para se ajustar. Do outro lado, o time peruano mostrou desde cedo a retranca que os baianos teriam pela frente. Em um dos poucos momentos em que o Bahia chegou, Emanuel parou nas mãos de Libman. Enquanto isso, o César Vallejo se defendia bem e até conseguia rondar a área, ainda que sem trabalho para Lomba. Com a retranca bem armada, os peruanos foram para o intervalo comemorando o empate por 0 a 0.

Expulsão, gols e retranca desarmada

O segundo tempo começou com um Bahia com dificuldades para encontrar o caminho do gol. No entanto, as coisas ficaram mais fáceis quando, aos 18 minutos, Ciucci fez falta dura em Pará e recebeu cartão vermelho. Já na cobrança da falta, Emanuel colocou na cabeça de Titi, que concluiu para a rede: 1 a 0. Aos 34, William Barbio entrou no jogo, tocou na bola pela primeira vez e marcou o segundo, após bate-rebate na área. O Tricolor ainda desperdiçou oportunidades de sair da Fonte Nova com uma vantagem maior. No entanto, isso não impediu a festa dos quase dez mil torcedores na arquibancada.

bahia x universidade césar - wiliam barbio (Foto: AFP)
Wiliam Barbio conduz o Bahia ao 
triunfo diante do César Vallejo 
por 2 a 0 (Foto: AFP)




FONTE:

Airton é absolvido em caso de irregularidade em exame antidoping

Jogador foi acusado de não cumprir a regra de controle antidoping contra o São Paulo


Por Rio de Janeiro


airton botafogo julgamento (Foto: Hector Werlang)Airton foi absolvido por unanimidade (Foto: Hector Werlang)


Acusado de não ter cumprido a regra de controle antidoping na partida contra o São Paulo, dia 10 de setembro, em Brasília, pelo Brasileirão, Airton foi absolvido por unanimidade nesta quarta-feira, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro. Durante a partida, o jogador foi ao vestiário antes de realizar a coleta de urina para o exame, o que não é permitido. A sessão, na 3ª Comissão Disciplinar, foi rápida, e o volante, mesmo presente, não precisou nem dar depoimento.

De acordo com o regulamento da Fifa, a punição poderia chegar a dois anos de suspensão, o mesmo período previsto para os casos positivos de doping. O alvinegro estava enquadrado no artigo 9 do Regulamento Antidoping da Fifa: “Recusa ou falta, sem justificativa válida, a submeter-se à coleta de amostra após notificação conforme as regras antidoping vigentes, ou caso contrário, evasão do local coleta de amostra, que também constitui em violação da lei antidoping.”

- O atleta não havia sido sorteado. Nenhum atleta havia sido sorteado. Ele foi abordado. E perguntou: "Já teve sorteio?". Como disseram que não, o jogador foi para o vestiário. Assim que o Airton foi sorteado, o oficial de controle de dopagem pegou o jogador e levou para a sala. O atleta cumpriu todos os requisitos - afirmou Aníbal Rouxinol, advogado do Botafogo.

Os auditores, então, entenderam que o atleta não tinha como ter burlado o exame em tão pouco tempo. Entre ter sido expulso, ir ao vestiário e depois chegar à sala de controle de dopagem.

Pelo cartão vermelho, resultado de pisão na cabeça de Alexandre Pato, o volante alvinegro foi julgado pelo STJD, na semana passada, e suspenso por duas partidas. Cumpriu uma, mas atua sob efeito suspensivo. A Procuradoria recorreu e Airton será julgado novamente. Ainda sem data.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/10/airton-e-absolvido-de-caso-de-irregularidade-em-antidoping.html

Paes garante Engenhão pronto até o fim do ano e sem fechar para Rio 2016

Prefeito do Rio promete entrega do estádio até dezembro e diz que não será necessário fechá-lo novamente para a disputa do atletismo dos Jogos Olímpicos


Por Rio de Janeiro


Engenhão treino Botafogo (Foto: Guustavo Rotstein)
Engenhão em reforma: Paes garante entrega até final do ano e diz que não será preciso fechá-lo de novo para 2016 
(Foto: Guustavo Rotstein)


Fechado desde março de 2013 para reforma da cobertura, o Engenhão ficará pronto até o final do ano. É o que garante o prefeito Eduardo Paes, que nesta quarta-feira participou de uma reunião da Comissão do Comitê Olímpico Internacional para os Jogos Rio 2016. Segundo Paes, as obras serão concluídas dentro da previsão:

- O estádio será entregue ao Botafogo, que arrendou a Arena, até o final do ano, entre novembro e dezembro. As obras já estão na reta final. É óbvio que eu não fechei o estádio feliz. Mas quero poder, de fato, entregar ao Botafogo um estádio digno deste nome, que não ofereça risco de cair algo na cabeça do torcedor - disse Paes.

O local de competição do atletismo terá que passar por novas alterações para receber as Olimpíadas, mas sem que seja necessário fechar o estádio novamente. Quinze mil assentos vão aumentar a capacidade para 60 mil espectadores durante os Jogos. A pista ao redor do campo será refeita, assim como a de aquecimento.

- A pista de atletismo vai ser refeita, mas isso vai ficar para 2016. E mesmo assim é possível jogar futebol com a pista sendo refeita. Tem muita coisa que se ajeita internamente, então é perfeitamente compatível a utilização do estádio com as obras - disse Paes. 


Projeto entorno Engenhão (Foto: Divulgação)
Projeto de como ficará o entorno do 
Engenhão (Foto: Divulgação)


Dentre as obras também estão a implantação de rede de média tensão, instalação de novo sistema de som, infraestrutura para cabeamento de telecomunicações, aumento do número de câmeras de segurança, adaptação da rampa externa, aumento do número de projetores e melhorias na iluminação da pista.

Em junho, 34 torres foram instaladas para aliviar o peso da cobertura para colocação dos mastros e tirantes que reforçarão os arcos superiores. A cobertura será retensionada, e as torres de escoramento, retiradas. A reforma do estádio do Botafogo conta com cerca de 500 operários, sendo 30 alpinistas, um guindaste de 500 toneladas e outros dois menores. As obras de reurbanização no entorno começaram em junho. A principal mudança será a criação da Praça do Trem, que vai aproveitar antigos galpões para se transformar na maior área de lazer do Grande Méier e no maior acesso ao Engenhão. A iluminação será reforçada, uma ciclovia criada e galerias fluviais vão ajudar a eliminar pontos críticos de alagamento nos dias de chuva. 



saiba mais

Jefferson sofre luxação em dedo da mão e pode ficar fora da Seleção

Goleiro deixa o jogo contra o Santos ainda no primeiro tempo após se machucar na tentativa de defender o terceiro gol santista


Por Rio de Janeiro


Botafogo x Santos - Jefferson (Foto: André Durão)Jefferson exibe o dedo entortado (Foto: André Durão)

Não bastasse a fase ruim - dentro e fora de campo -, o Botafogo ainda deve conviver com o desfalque de Jefferson por algum tempo. Um dos únicos destaques do time na temporada, o goleiro sofreu uma luxação no dedo mínimo da mão esquerda (assista ao vídeo abaixo) e teve que ser substituído ainda no primeiro tempo da derrota por 3 a 2 para o Santos, no Maracanã, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O lance ocorreu ao tentar defender o chute de Geuvânio no terceiro gol do Peixe, no qual falhou.

Jefferson está convocado para a seleção brasileira, que disputará dois amistosos em outubro, contra Argentina, no dia 11, e Japão, dia 14. A apresentação dos jogadores está marcada para o próximo sábado. Há o risco de corte.
A princípio, o departamento médico do Botafogo não acredita que seja o caso de fratura, mas encaminhará o camisa 1 para um hospital para que todos os exames sejam feitos e a hipótese seja descartada.   

Andrey assumiu seu lugar diante do Peixe, mas também foi convocado, só que para a seleção sub-21 e ficará ausente. Helton Leite deve ser o titular enquanto isso. O Botafogo ainda conta com Renan, que está afastado.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/10/jefferson-sofre-luxacao-no-dedo-da-mao-e-passara-por-exame-no-hospital.html





Mancini não se conforma com erros, mas não desiste: "Nada está perdido"

Técnico fala em "grande oportunidade perdida" e diz que time tinha domínio do jogo


Por Rio de Janeiro


A forma como o Botafogo permitiu que o Santos marcasse os gols incomodou o técnico Vagner Mancini. Após a derrota por 3 a 2 desta quarta-feira à noite, no Maracanã, o treinador criticou a postura do time no primeiro tempo, reclamando da liberdade concedida aos atacantes santistas. Para conseguir a vaga às semifinais da Copa do Brasil, o Alvinegro carioca terá de vencer por dois gols de diferença na Vila Belmiro ou um, a partir de 4 a 3.

- O Botafogo deixou escapar uma grande oportunidade. Até entregarmos os três gols, o Santos não tinha articulado nada ofensivamente. Nós tínhamos o domínio do jogo. Mas enfim, a partir do momento que levamos o primeiro gol, na sequência empatamos, mas depois levamos o segundo gol e o terceiro. Foram três gols do Santos em jogadas que davam a impressão de ser contra um time sub-17, tal a facilidade. No segundo tempo o Botafogo foi outro time, com garra e teve a oportunidade de empatar. Mas o time sai com desvantagem perigosa a vai precisar fazer o mesmo contra o Ceará, mas nem sempre consegue. Mas claro que nada está perdido, principalmente em se tratando de Copa do Brasil.

Vagner Mancini Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Vagner Mancini orienta o time do 
Botafogo na noite desta quarta-
feira (Foto: Vitor Silva / SSPress)


Volte em instantes para ler a entrevista na íntegra


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/10/mancini-nao-se-conforma-com-erros-mas-nao-desiste-nada-esta-perdido.html

Atlético supera o Juventus e mantém invencibilidade no Vicente Calderón

Colchoneros vencem a primeira na atual edição da Champions e acumulam 18 triunfos nas últimas 20 partidas como mandante em competições europeias


Por Madri



O Atlético de Madrid tem no Vicente Calderón sua grande fortaleza na Liga dos Campeões. Na temporada passada, os colchoneros chegaram até a decisão sem perder em casa. E vale tudo para manter essa invencibilidade, até jogar um futebol pouco ou nada atraente. Nesta quarta-feira, na estreia como mandante na atual campanha, os colchoneros receberam o Juventus, dono de um ataque com dez gols em cinco jogos no Italiano. O time espanhol se fechou, não se arriscou e conseguiu segurar a Velha Senhora, vencendo por 1 a 0, gol de Arda Turan (assista a todos os gols do dia no torneio no vídeo). Por mais que não tenha encantado a torcida, o atual vice-campeão da Champions seguiu à risca o script montado pelo técnico Diego Simeone. O Atleti segue sem ser derrubado em sua fortaleza.


saiba mais

Na outra partida do Grupo A, o Malmö venceu o Olympiacos por 2 a 0. Com os resultados, a chave ficou embolada. Todos os quatro integrantes estão com três pontos, mas o Juventus lidera pelo saldo de gols. O Atlético é o segundo, seguido dos suecos e dos gregos, que estão na lanterna.

Ao superar o Juve, o Atlético chegou à 18ª vitória nos últimos 20 compromissos em Madri nas competições europeias. Os italianos acrescentaram mais um revés às péssimas estatísticas em território espanhol. O Alvinegro jogou 22 partidas na Espanha, perdeu 15, empatou quatro e venceu três. Na capital são seis derrotas e duas vitórias. Os números do técnico Massimiliano Allegri no país são ainda piores. Seis resultados negativos e um empate, incluindo o período em que comandou o Milan, entre 2010 e 2014.

Atlético de Madrid x Juventus (Foto: Efeservicios)
]Turan recebe o cumprimento dos 
companheiros após o gol 
(Foto: Efeservicios)


O Atlético evitou correr riscos. Não jogou e não deixou o Juventus jogar. Os italianos dominavam a posse de bola, que chegou a mais de 70%, mas tinham uma falsa sensação de domínio. Os 45 minutos iniciais serviram para apenas um chute a gol, dos colchoneros. O atacante Mandzukic representou bem a atitude que o técnico Diego Simeone pediu a seus comandados: entrou em campo com uma máscara para proteger o nariz quebrado, mas, após uma dividida com Lichsteiner, se arriscou e seguiu jogando sem o protetor.

Na segunda etapa, o Atlético voltou a se encolher. Aguardou pacientemente o Juventus mostrar suas garras para aproveitar as aberturas da defesa. O gol da vitória foi feito aos 30 minutos. Juanfran cruzou da direita, Mandzukic tentou cabecear, mas a bola sobrou para Arda Turan tocar e marcar. Vitória com a cara do Atlético, dramática, sofrida e que o faz ganhar fôlego após o tropeço na rodada inicial.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2014/10/atletico-supera-o-juventus-e-mantem-invencibilidade-no-vicente-calderon.html

STJD nega efeito suspensivo a Valdivia, mas Verdão não desiste

Palmeiras envia representantes ao Rio de Janeiro para tentar última cartada com o presidente da entidade. Por enquanto, o meia não pega a Chapecoense na quinta


Por São Paulo


Valdivia Palmeiras STJD (Foto: Gustavo Rotstein )Valdivia no STJD: meia pegou dois jogos (Foto: Gustavo Rotstein )


Por enquanto, não há chance de Valdivia entrar em campo nesta quinta-feira pelo Palmeiras, contra a Chapecoense, no Pacaembu, pelo Brasileirão. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) negou ao clube o efeito suspensivo, pedido pelo Verdão logo depois de o Mago ter sido punido com dois jogos de suspensão pelo pisão em Amaral, do Flamengo, no empate por 2 a 2. Mas o Alviverde ainda não desistiu. Ainda há uma carta na manga.

Miguel Ângelo Cançado foi o relator responsável pela negativa. Ele alegou que o caso teve grande repercussão e avaliou a dimensão da pena imposta em primeira instância. A procuradoria do STJD também recorreu da decisão. Portanto, muito provavelmente, o caso será julgado mais uma vez em segunda instância.
Mesmo assim, o departamento jurídico do Palmeiras vai tentar uma cartada final. Representantes do clube alviverde estão a caminho do Rio de Janeiro para apresentar um último recurso na tentativa de liberar Valdivia para o duelo com a Chapecoense. É um mandado de garantia, algo que é apresentado diretamente ao presidente do STJD, Caio César Rocha.

Pelo pisão em Amaral, do Flamengo, Valdivia poderia ter pego de quatro a 12 jogos de gancho. No julgamento, porém, o artigo em que ele foi denunciado foi desqualificado e a punição aplicada foi de duas partidas, uma já cumprida. Em má fase e confiante no futebol do chileno, o Verdão não ficou satisfeito e tenta agora a liberação de última hora para a rodada de quinta-feira.

O Palmeiras está na 17ª colocação do Campeonato Brasileiro, seriamente ameaçado pela queda à Série B. No último fim de semana, o time perdeu do Figueirense, de virada. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2014/10/stjd-nega-efeito-suspensivo-valdivia-mas-verdao-nao-desiste.html

Defesa do Botafogo falha, Robinho aproveita, e Santos vence no Rio

Em noite de lesões de Jefferson e Sheik no Alvinegro carioca, Peixe volta à Vila Belmiro com ótima vantagem para ir à semifinal da Copa do Brasil


 A CRÔNICA


por GLOBOESPORTE.COM


Em fase irregular no Campeonato Brasileiro, botafoguenses e santistas entraram em campo na noite desta quarta-feira, no Maracanã, apostando na Copa do Brasil como uma possibilidade de salvar a temporada de 2014. E o primeiro capítulo das quartas de final da competição mata-mata deixou os paulistas em vantagem no confronto: vitória do Peixe por 3 a 2, em noite de Robinho. Para o bem e para o mal – foi o 101º confronto entre os dois times, e os santistas agora levam vantagem: 37 vitórias contra 36 do tradicional rival. Antes de a bola rolar e durante o intervalo, o telão do estádio fez homenagens a Pelé e Garrincha, os maiores nomes de Botafogo e Santos em todos os tempos, respectivaente.

Ídolo da torcida santista, o camisa 7 teve a colaboração da defesa adversária para deixar a equipe em grande vantagem na disputa. O atacante marcou duas vezes no Rio de Janeiro e chegou a 101 gols com a camisa santista. Mas um cartão vermelho no fim do jogo, depois de ele ter perdido chance incrível cara a cara com Andrey, acabou manchando uma noite que tinha para ser toda especial. Geuvânio, para o Peixe, e Gabriel e Zeballos, para o Botafogo, fecharam o placar. Com o resultado, os paulistas levam para São Paulo a vantagem do empate e de poder perder por até um gol de diferença caso os cariocas marquem, no máximo, duas vezes.


saiba mais

Em péssima fase na temporada, os botafoguenses ganharam mais problemas para a sequência no Brasileirão e também na Copa do Brasil. Além dos atrasos de salários e direitos de imagem, o clube terá mais dor de cabeça: machucados, o goleiro Jefferson e o atacante Emerson Sheik foram substituídos ainda no primeiro tempo.

Como o jogo de volta do mata-mata será disputado somente no dia 16, às 20h30, na Vila Belmiro, as duas equipes voltam suas atenções para a disputa do Brasileirão. No sábado, o Peixe terá novo compromisso no Maracanã, mas desta vez contra o Flamengo, às 16h20. No mesmo dia e horário, o Botafogo encara o Vitória, no Barradão, em Salvador (BA).

Robinho comemora gol do Santos contra o Botafogo (Foto: Wilton Junior / Agência estado)
Robinho comemora um dos gols do Santos 
contra o Botafogo (Foto: 
Wilton Junior / Agência estado)


Defesa do Bota vacila, Robinho agradece

Em situação difícil fora das quatro linhas, os jogadores do Botafogo deixaram de lado as polêmicas com a diretoria e entraram em campo tentando pressionar o Santos. Com Júnior César na lateral e Wallyson no ataque, os alvinegros buscaram o ataque principalmente pela esquerda. E foi por ali, com esses personagens, que os donos da casa chegaram pela primeira vez com perigo ao gol santista. Após pela lateral, a bola para o atacante, que bateu de primeira e obrigou Vladimir a cair no canto esquerdo e salvar o Peixe.

Para tirar o Botafogo do ataque, o Santos tentou adiantar a marcação para dificultar a saída de bola. A tática deu certo aos 24 minutos, mas os visitantes contaram com colaboração da defesa carioca. Jefferson lançou Gabriel na entrada da grande área, mas Robinho roubou a bola, tabelou com Damião e tocou na saída do goleiro para marcar o seu 100º gol com a camisa do Peixer. Não deu nem tempo para os paulistas comemorarem ou os cariocas reclamarem do vacilo: no minuto seguinte, Gabriel acertou lindo chute no ângulo e empatou o duelo.

A rápida recuperação até poderia empolgar os botafoguenses. Mas um novo vacilo defensivo serviu para esfriar os ânimos. E Robinho não perdoou. Após tabela com com Cicinho, o atacante ganhou de Dankler e bateu cruzado para fazer 2 a 1. Procurando novamente uma resposta imediata, os cariocas quase igualaram o marcador no minuto seguinte, mas o auxiliar acertou ao marcar impedimento de Ramirez dentro da pequena área.

Satisfeito com o resultado, o Santos passou a apostar na velocidade do seu ataque para contragolpear. Com Geuvânio, os visitantes assustaram aos 39 e ampliaram o placar aos 42, quando o atacante bateu cruzado e contou com colaboração de Jefferson: 3 a 1.

Zeballos marca, e Robinho é expulso

Sem Jefferson e Emerson Sheik, que deixaram o campo machucados, o Botafogo contou com o apoio da torcida para "voltar" ao jogo. Empurrado pelas arquibancadas do Maracanã, os donos da casa devolveram emoção ao confronto logo aos 11 minutos. Após cruzamento de Dankler pela direita, Zeballos se aproveitou do mau posicionamento da dupla de zaga do Peixe e, de carrinho, desviou de Vladimir para fazer 3 a 2.

Preocupado com a pressão botafoguense, que buscou controlar o jogo no meio de campo com a entrada de Bolatti na vaga de Airton, Enderson Moreira não perdeu tempo e mexeu na equipe santista: saíram Leandro Damião e Geuvânio para as entradas de Patito Rodríguez e Alan Santos. Com o argentino na frente, o Santos continuou apostando no contra-ataque. E teve chance para ampliar a vantagem aos 31, quando Robinho recebeu ótimo passe dentro da grande área, mas tentou driblar o goleiro e parou em Andrey.

Os anfitriões passaram a pressionar, deixando buracos que o Peixe não aproveitou – Alan Santos perdeu gol inacreditável aos 44, livre na pequena área após cruzamento de Lucas Lima. Protagonista da noite, que tinha tudo para ser inesquecível para ele, Robinho acabou manchando sua atuação nos minutos finais com o cartão vermelho por causa de simulação. Mas, a expulsão acabou não interferindo no resultado e manteve os paulistas em vantagem para o jogo de volta – e o Santos não precisa mais montar um esquema para o camisa 7, que estará servindo à seleção brasileira, para tê-lo no jogo de volta.




FONTE:

Com ajuda de titulares, Cruzeiro vence o ABC e leva vantagem para Natal

Mayke, Ricardo Goulart e Marcelo Moreno saem do banco para ajudar o time celeste, que só vaza o goleiro Camilo em cabeçada de Léo


 A CRÔNICA


por Tarcísio Badaró

Uma noite quente para um jogo morno. Esse foi o clima da magra vitória por 1 a 0 do Cruzeiro sobre o ABC, nesta quarta-feira, no Mineirão, pela primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil. Com sete titulares poupados, o líder do Brasileirão teve que superar a pouca inspiração e a retranca potiguar. Depois de um primeiro tempo apagado, a Raposa foi pra cima com tudo na etapa final e chegou ao gol com Léo, de cabeça. O ABC vendeu caro a derrota, mas saiu satisfeito com o placar e agora sonha em pintar como zebra no jogo de Natal e eliminar o atual campeão brasileiro.


saiba mais

Cruzeiro e ABC fazem o jogo da volta no dia 15 de outubro, uma quarta-feira, às 22h (de Brasília), na Arena das Dunas, em Natal. O time mineiro joga pelo empate ou por uma derrota por um gol de diferença, desde que balance as redes. O ABC precisa de dois gols de vantagem para passar de fase, ou de repetir o resultado para decidir nos pênaltis.

Antes disso, os dois jogam pelo Brasileiro. A Raposa pega o Internacional no sábado, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. Pela Série B, o ABC também joga no sábado, contra o Oeste, às 21h, nos estádio dos Amaros, em Itápolis.

Decidido no fim

O jogo começou como se esperava: o ABC todo atrás e o Cruzeiro com a posse de bola. O time mineiro não tinha dificuldades para controlar o jogo, mas parecia pouco inspirado e sem criar muitas chances. Tanto que a primeira oportunidade foi do visitante. Madson deixou Egídio e Manoel para trás e tocou para João Paulo, que finalizou por cima. A Raposa deu o troco logo depois, com Egídio, que chutou para defesa de Camilo. Parecia que o jogo ganharia emoção, mas ficou só na impressão. Deu sono o primeiro tempo.

O Cruzeiro voltou com mais apetite para o segundo tempo. No entanto, tinha dificuldades para criar. De olho na vitória, Marcelo Oliveira logo teve que lançar alguns titulares. Mayke e Ricardo Goulart entraram e deram mais volume. Mas chance mesmo, só em cabeceio de Borges. Todo fechado, o ABC até conseguiu encaixar um contra-ataque ou outro, mas estava mais interessado em gastar o tempo. Foi preciso a bola parada funcionar para o Cruzeiro chegar ao gol. Aos 33 minutos, Dagoberto cobrou escanteio da esquerda, Léo ganhou de cabeça e marcou. E foi só. O Cruzeiro até teve outra chance em boa jogada de Marlone, mas não impôs a pressão que se esperava após abrir o placar.

Léo comemora gol do Cruzeiro contra o  ABC (Foto: Cristiane Mattos / Futura Press)
Léo comemora o gol da vitória celeste 
sobre o ABC (Foto: Cristiane Mattos 
/ Futura Press)




FONTE:

Com Balotelli e Coutinho, Liverpool tropeça de novo, e Basel leva a melhor

Com nova atuação abaixo das expectativas, time inglês é derrotado fora de casa


Por Basileia, Suíça


saiba mais

O Liverpool ainda sente a ausência de Luis Suárez, vendido ao Barcelona na última janela. Sem o atacante uruguaio, o time de Brendan Rodgers ainda não se encontrou na temporada e acumula tropeços. Nesta quarta-feira, com Balotelli, Philippe Coutinho e Gerrard, perdeu por 1 a 0 para o Basel, gol de Streller, no St. Jakob-Park, pela segunda rodada do Grupo B da fase de grupos da Liga dos Campeões. Apenas o 14º na Premier League, com três derrotas em seis jogos, o atual vice-campeão inglês se vê pressionado justamente pelos suíços na disputa pela vaga nas oitavas de final.

Liverpool x Basel - Balotelli (Foto: AP)
Balotelli tem atuação apagada e vê o 
Basel levar a melhor na Suíça (Foto: AP)


Depois de passarem sufoco para vencerem o caçula Ludogorets na estreia, os Reds estacionam nos três pontos, dividindo a segunda colocação com o time suíço. O líder do Grupo B é o Real Madrid, que venceu o time búlgaro na rodada, chegou aos seis e dificilmente deixará escapar a primeira colocação. Liverpool e Basel só voltam a jogar daqui a três semanas pela Liga dos Campeões - os ingleses fazem o grande jogo da chave contra os espanhóis, em Anfield Road, enquanto os suíços visitam os lanternas zerados na Bulgária.

Philippe Coutinho em Liverpool x Basel (Foto: Reprodução / Instagram)Philippe Coutinho em atuação apagada: substituído na etapa final (Reprodução / Instagram)


Ainda sem Sturridge, lesionado, o Liverpool contou com Balotelli como único homem na linha de frente. O atacante teve o apoio do brasileiro Philippe Coutinho (apagado, foi substituído na etapa final por Lallana) no meio de campo, bem como de Markovic e Sterling, com Gerrard e Henderson mais atrás. Como vem acontecendo neste início de temporada, o time de Brendan Rodgers teve uma atuação bem aquém das expectativas e, se foi seguro na defesa, ficou devendo no setor ofensivo.
Muito em razão da postura pouco agressiva das duas equipes, o primeiro tempo foi equilibrado, sem grandes chances criadas, ainda que os anfitriões tenham sido levemente superiores. Tanto que desceram para o vestiário com mais posse de bola (57% contra 43% dos ingleses) e finalizações (seis a cinco para o Basel nesse quesito).

Com dificuldades com a bola no pé, o Basel achou um gol em jogada de bola parada aos seis minutos da etapa final, com Streller. Após cobrança de escanteio, o atacante suíço desviou na área para defesa de Mignolet. No rebote, o próprio empurrou para o gol livre, levantando a torcida. O gol acordou o Liverpool, que foi para cima, criou poucas chances, mas não foi suficiente para balançar as redes da fechada defesa suíça.

 Basel x Liverpool (Foto: AP)
Streller comemora o gol da importante 
vitória do Basel (Foto: AP)


FONTE:

Cruzeiro e Galo são punidos com multa e perda de um mando de campo

Julgamento no STJD, no Rio de Janeiro, conta com a presença dos presidentes dos dois clubes. Raposa fará jogo com Palmeiras, e Galo contra São Paulo, longe de BH


Por Rio de Janeiro


Cruzeiro e Atlético-MG foram punidos com multa de R$ 50 mil e perda de um mando de campo, sem portões fechados, no julgamento realizado na tarde desta quarta-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido aos incidentes ocorridos no clássico do dia 21 de setembro no Mineirão, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, integrantes de torcidas organizadas dos dois times causaram problemas no estádio - bombas, quebra de cadeiras e tentativa de invasão a bar. A Procuradoria do STJD informou que vai recorrer da decisão, assim como os clubes.

Gilvan de Pinho Tavares e Alexandre Kalil, pesidentes de Cruzeiro e Atlético-MG respectivamente (Foto: Hector Werlang)
Presidentes de Cruzeiro e Atlético-MG 
foram testemunhas dos clubes durante 
o julgamento (Foto: Hector Werlang)


A punição começa a valer 10 dias após a decisão e é para os jogos no Campeonato Brasileiro - pela Copa do Brasil as partidas podem ser realizadas onde os clubes quiserem. Os próximos jogos de Atlético-MG e Cruzeiro como mandante terão de ser realizados a, no mínimo, 100 quilômetros de Belo Horizonte. O Galo será anfitrião contra o São Paulo, pela 28ª rodada (dia 12 de outubro), e a Raposa vai receber o Palmeiras, pela 30ª rodada (dia 22 de outubro).

Gilvan de Pinho Tavares, pesidente do Cruzeiro, em julgamento no STJD (Foto: Daniela Lameira / Site STJD)Gilvan de Pinho Tavares é ouvido pelos auditores (Foto: Daniela Lameira / Site STJD)

O relator Gustavo Teixeira disse não haver "provas quanto ao fato de o arremesso de rojões ter sido feito pelas torcidas, mas há provas da desordem, quebra de cadeiras, confusão, apreensão de objetos proibidos". E, por entender que há responsabilidade dos dois clubes, votou em multa de R$ 50 mil e perda de mando em uma partida.

Em seguida, falou o auditor Luis Felipe Procópio de Carvalho. Ele divergiu do relator e aplicou, "pela reincidência, a multa de R$ 100 mil, sem perder o mando de campo". O presidente Fabrício Dazzi repetiu o voto do relator e pediu multa de R$ 50 mil e perda de um mando de campo.

Os presidentes de Cruzeiro e Atlético-MG, Gilvan de Pinho Tavares e Alexandre Kalil, respectivamente, compareceram à sessão no Rio de Janeiro para depor como testemunhas. A denúncia, feita pela Procuradoria do STJD, seria o penúltimo processo da pauta a ser julgado, mas um acordo entre os advogados e auditores antecipou o caso para ser o segundo julgamento da tarde desta quarta-feira. Em entrevista ao SporTV, Marcone Barbosa, diretor de marketing do Cruzeiro, afirma que o clube terá prejuízo de cerca de R$ 1,5 milhão por partida que atuar fora de casa.


Depoimento de Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG, no STJD (Foto: Daniela Lameira / Site STJD)Alexandre Kalil também foi ouvido no tribunal(Foto: Daniela Lameira / Site STJD)


Atlético-MG e Cruzeiro foram denunciados duas vezes com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), incisos I e III e parágrafos 1º e 2º do CBJD. A punição para os clubes previa perda de até 10 mandos de campo e, ainda, multa de até R$ 100 mil para cada equipe, por infração. Assim, como foram denunciados duas vezes, a pena poderia chegar a 20 jogos e multa de R$ 200 mil para cada.

A Procuradoria pedia, também, a aplicação do artigo 69-B do Regulamento Geral das Competições, que prevê portões fechados em caso de punição com a perda de mando. O artigo 213 fala em "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto e lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo, fatos em que os dois clubes foram denunciados.


saiba mais

Punições para as torcidas

A Polícia Militar revelou que alguns torcedores atleticanos entraram no Mineirão sem serem revistados. De acordo com comunicado divulgado pela Minas Arena, consórcio que administra o estádio, cerca de 100 cadeiras foram quebradas por atleticanos e cruzeirenses. Os prejuízos, no entanto, não serão informados pela empresa. O promotor de defesa do consumidor do Ministério Público e coordenador do Procon estadual, Fernando Abreu, analisou documentos e imagens por ele solicitados após as confusões ocorridas no clássico e determinou que os integrantes de três organizadas - Galoucura, Máfia Azul e Pavilhão Independente - sejam proibidos de entrar nos estádios, pelos próximos seis meses, com qualquer roupa ou objeto que identifique as torcidas. A medida começa a valer a partir do próximo dia 3 de outubro.

Sinalizador torcida Atlético-MG x Cruzeiro (Foto: Rafael Araújo)
Sinalizadores foram acesos, e bombas 
foram estouradas no Mineirão durante 
o clássico (Foto: Rafael Araújo)


FONTE:


CR7 perde pênalti, marca outro, e Real sofre para vencer o Ludogorets

Merengues encontram adversário difícil, saem atrás com gol de brasileiro,mas reagem e chegam ao triunfo graças a gol de Benzema no segundo tempo


Por Sofia, Bulgária


Foram 10 minutos de sonho para o Ludogorets. O gol do brasileiro Marcelinho e o pênalti defendido por Stoyanov em chute de Cristiano Ronaldo no início do jogo pareciam indicativos de uma noite histórica para o modesto time búlgaro na Liga dos Campeões. Entretanto, a superioridade técnica do Real Madrid falou mais alto, e os merengues conseguiram virar e vencer por 2 a 1, com gols de CR7, também em penalidade máxima, e Benzema. 

Foi mais difícil do que o Real Madrid esperava. Num estádio lotado e com torcida hostil, o time espanhol teve que lidar com um adversário valente, que marcou forte o tempo todo e, enquanto teve fôlego, assustou nos contra-ataques - dos cinco brasileiros do elenco, dois foram titulares: o lateral Junior Caiçara e o meia Marcelinho, substituído no segundo tempo pelo compatriota Wanderson. Os merengues, porém, levaram a melhor no aspecto físico, sobretudo no fim do jogo, quando chegaram ao triunfo com Benzema.

A vitória deixa o Real Madrid na liderança isolada do Grupo B da Liga dos Campeões, com seis pontos. O Ludogorets é o lanterna, ainda sem pontuar. O Basel, que venceu o Liverpool por 1 a 0, se igualou aos Reds com três pontos.

Cristiano Ronaldo comemora gol do Real Madrid contra o Ludogorets  (Foto: Agência AFP)
Cristiano Ronaldo comemora com Bale 
o gol de empate do Real Madrid 
(Foto: Agência AFP)


MARCELINHO E STOYANOV BRILHAM

O começo de jogo do Ludogorets foi surpreendente. Com muita vontade, os jogadores do time búlgaro pressionaram o Real Madrid, marcaram forte e abriram o placar logo aos seis minutos, quando o meia brasileiro Marcelinho aproveitou desvio de Monti no primeiro pau, após cobrança de escanteio, e completou para as redes.


Com certa preguiça, o Real Madrid viu que precisaria forçar mais o jogo para evitar um tropeço. Afinal, o Ludogorets se desdobrava na defesa e não dava espaços. A primeira chance veio aos nove minutos, quando Chicharito foi derrubado na área, mas Stoyanov defendeu o pênalti cobrado por Cristiano Ronaldo. Foi necessária outra penalidade, aos 24, cavada por CR7, para o craque português superar o arqueiro rival e igualar o placar. 


Ludogorets x Real Madrid - Marcelinho comemora gol  (Foto: AFP)
Marcelinho (o primeiro à esquerda) 
comemora o gol do Ludogorets 
 (Foto: AFP)

BENZEMA DECIDE

Torcida, Ludogoretz x Real Madrid (Foto: AFP)Torcida do Ludogorets durante o jogo: fãs búlgaros vaiaram CR7 por toda a partida (Foto: AFP)


Enquanto teve fôlego, o Ludogorets ameaçou o Real Madrid. Mesmo mais retraído, o time búlgaro assustava nos contra-ataques que conseguia armar, principalmente com Marcelinho, que chegou a obrigar Casillas a fazer uma linda defesa em chute de fora da área.

Aos poucos, porém, os búlgaros cansaram, e a qualidade técnica do Real se fez notar. Os merengues ainda perderam diversas oportunidades - a melhor delas com Chicharito, que, na pequena área, não concluiu para as redes em cruzamento de Isco, e outra com Bale, em ótima defesa de Stoyanov na cabeçada do galês - até que o técnico Carlo Ancelotti decidiu colocar alguns titulares em campo.

Kroos, Benzema e James entraram nos lugares de Modric, Hernández e Isco, e o gol da vitória veio rápido. Aos 32 minutos, Marcelo, um dos melhores em campo, cruzou da esquerda, Alexandrov falhou, e Benzema, livre, só completou para o gol. 

Ludogorets x Real Madrid - Benzema comemora gol (Foto: AFP)
Benzema comemora: francês saiu do 
banco para dar a vitória ao Real 
Madrid (Foto: AFP)


FONTE:

Desafio de vídeo retorna ao Mundial feminino, mas com limitações

Organização decide permitir a revisão apenas de quatro tipos de jogadas. Toque no bloqueio, que gerou polêmica no masculino, não poderá ser desafiado


Por Modena, Itália


Câmera desafio vídeo Mundial feminino de vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)Serão usadas 12 câmera em cada ginásio para revisar as jogadas (Foto: Divulgação / FIVB)


Após ser retirado de última hora das partidas da primeira fase do Mundial da Itália, o recurso de vídeo para revisar jogadas voltou nesta quarta-feira, com o início da segunda fase da competição. A ausência do desafio no início - recurso que vem sendo utilizado constantemente nas competições internacionais - gerou reclamação de técnicos e atletas.

Apesar do retorno do vídeo, a organização do campeonato definiu algumas regras. Jogadas de toque da bola no bloqueio, por exemplo, não poderão ser desafiadas. Uma jogada desse tipo gerou polêmica durante o Mundial masculino, na Polônia, quando os donos da casa venceram o Brasil pela terceira fase apenas após a confirmação no vídeo de um toque de Sidão no bloqueio.

No Mundial feminino, só poderão ser desafiadas as seguintes jogadas: bola dentro ou fora; toque de jogador na rede ou na antena; toque da bola na antena; e pisão na linha no momento do saque.


saiba mais

Doze câmeras instaladas nos ginásios serão usadas para revisar as jogadas. Cada time tem dois desafios por set. Se a reclamação for confirmada no vídeo, a equipe solicitante continua com o mesmo número de possibilidades. Apenas o técnico tem o direito de pedir a revisão, em um prazo de cinco segundos após a jogada.

Sobre a ausência do desafio na primeira fase do Mundial feminino, a organização não divulgou oficialmente o motivo da retirada do recurso na primeira fase. Porém, a assessoria de imprensa da competição informou ao GloboEsporte.com que o provável é que tenham considerado desnecessária a utilização do desafio no feminino, já que “o jogo entre as mulheres é mais lento do que no masculino”. Portanto, não costumam surgir tantas dúvidas.

Brasil X Polônia Mundial de vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)
Jogadores brasileiros conferem imagem 
após desafio feito pela Polônia no 
Mundial masculino 
(Foto: Divulgação / FIVB)


FONTE:

Jaqueline e surpresa do Azerbaijão são destaques da 1ª fase do Mundial

Brasileira lidera ranking de aproveitamento de ataque da competição na Itália e figura no top 10 de recepção e defesa. Rahimova surpreende como maior pontuadora


Por Verona, Itália


volei jaqueline brasil x turquia (Foto: Divulgação/FIVB)Jaqueline terminou a primeira fase do Mundial como a melhor atacante (Foto: Divulgação/FIVB)


Não é de hoje que Jaqueline vem se destacando como uma das grandes jogadoras do vôlei mundial. Eleita MVP (jogadora mais valiosa) da final olímpica de Londres - que terminou com o segundo ouro consecutivo do Brasil -, a ponteira vem novamente aparecendo como o principal nome da seleção brasileira no Mundial da Itália. Jaque é a melhor atacante da competição ao fim da primeira fase, de acordo com o ranking elaborado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB). A camisa 8 também é a única brasileira a figurar entre as 10 primeiras em mais de um quesito das estatísticas: ataque, recepção e defesa.

Após cinco rodadas, Jaqueline é a atacante com melhor aproveitamento do Mundial. Foram 49 pontos anotados neste fundamento em 94 tentativas - 52,13% de aproveitamento. A segunda colocada é a chinesa Ting Zhu, que anotou mais pontos que a brasileira (69), mas também arriscou mais vezes (141), ficando com 48,94% de aproveitamento.

E não é apenas no ataque que a Jaque vem se destacando. Dona da melhor recepção da Superliga Feminina na última temporada, a ponteira também está fazendo bonito neste fundamento: é a 10ª melhor do Mundial, com eficiência de 51,72% de acordo com os critérios da FIVB. A líder no quesito é a americana Kimberly Hill, que tem 64,81% de eficiência.

Jaqueline ainda ocupa a 10ª colocação no ranking das defensoras, com média 3,28 por set. Neste quesito, a líbero brasileira Camila Brait ocupa a segunda colocação (5,05 de média). A líder é a tailandesa Wanna Buakaew (5,33 de média).


saiba mais

Jogadora do Azerbaijão lidera em pontos; chinesa de 19 anos também se destaca

Se o bom desempenho de Jaqueline não chega a ser uma surpresa, o que vem chamando a atenção no ranking de estatísticas do Mundial da Itália é o desempenho de Polina Rahimova, do Azerbaijão. A oposta, de 24 anos, lidera com folga o ranking de maior pontuadora do Mundial: 120 pontos anotados, sendo 100 de ataque, 11 de bloqueio e nove de saque. A segunda colocada é a japonesa Saori Kimura, que anotou 92 pontos.

Ucraniana com nacionalidade azerbaijana, Rahimova é o destaque absoluto da modesta seleção caucasiana, que conseguiu uma inesperada classificação para a segunda fase após vitórias sobre Japão, Porto Rico e Cuba. A oposta é responsável por mais de um terço dos pontos do time na competição: 120 de 297.

Polina Rahimova Azerbaijão Mundial de vôlei  (Foto: Divulgação / FIVB)
Oposta Polina Rahimova, do Azerbaijão, 
lidera com folga o ranking de 
pontuação do Mundial (
Foto: Divulgação / FIVB)


Quem também apareceu muito bem nas estatísticas da primeira fase foi a jovem chinesa Ting Zhu. A ponteira de apenas 19 anos está entre as três melhores atletas em três fundamentos: é a terceira maior pontuadora (88), segunda melhor atacante (48.9% de aproveitamento) e lidera nos bloqueios (média de 1,06 por set). Neste fundamento, a brasileira Fabiana aparece na terceira colocação (média de 0,89).

Dani Lins no Top 5 entre as levantadoras

A brasileira Dani Lins é outra que aparece bem no ranking de estatísticas da competição. A jogadora é a quinta colocada entre as levantadoras, com média de 5,05 de aproveitamento. A líder no fundamento é Natalia Valentin, de Porto Rico, com média de 7,29 de aproveitamento.

Veja as cinco melhores atletas de cada fundamento na primeira fase do Mundial da Itália:
Tabela estatísticas primeira fase mundial de volei (Foto: FIVB)





Tabela estatísticas primeira fase mundial de volei 02 (Foto: FIVB)
Os critérios usados em cada fundamento 
são definidos pela Federação 
Internacional de Vôlei 
(Fonte: FIVB)


FONTE: