quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Mundial, dia 6: boleira atropelada, trio belga rendido e êxtase dos franceses

Consolidação de Porto Rico como maior saco de pancadas, fim da invencibilidade do Irã e manutenção da lua de mel da Polônia com sua torcida também marcam rodada


Por Cracóvia, Polônia
saiba mais
Uma boleira atropelada por um camaronês, um trio belga rendido em quadra e o êxtase dos franceses ao comemorarem a liderança de sua chave marcaram a rodada desta quinta-feira do Mundial da Polônia, o sexto dia da competição masculina. Também chamaram a atenção a manutenção de Porto Rico como o grande saco de pancadas e o fim da invencibilidade do Irã.

Nos outros jogos desta rodada, a dona da casa, Polônia, conseguiu a manutenção da lua de mel que ela está vivendo com o seu apaixonado torcedor, ao vencer a Venezuela por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/13 e 25/14, em Wroclaw. Os poloneses lideram o Grupo A, com nove pontos, tendo a melhor campanha da contenda que eles sediam. Já os venezuelanos são os quinto colocados, com três pontos. No mesmo local, horas antes, a Sérvia derrotou a Austrália por 3 sets a 1 (25/23, 25/22, 22/25 e 25/17), e subiu para a terceira colocação do Grupo A, com seis pontos. Já os australianos ficaram nos três pontos e caíram para o quarto lugar.

De folga, a seleção brasileira treinou em Katowice para o duelo contra a Finlândia, nesta sexta-feira, às 15h15 (de Brasília). A notícia ruim para os brasileiros foi que o levantador Bruninho está com a mão direita inchada e corre o risco de desfalcar o Brasil por até cinco dias. Caso ele não jogue, Rapha vai ser o titular no duelo que terá transmissão do SporTV e cobertura em Tempo Real no GloboEsporte.com. Os assinantes do SporTV também podem acompanhar todos os lances pelo SporTV Play.



boleira atropelada por camaronês
Na tentativa de defender uma bola difícil no duelo entre Argentina e Camarões, o levantador camaronês Ahmed Awal Mbutngam acabou causando um acidente de trânsito dentro do ginásio Hala Stulecia, em Wroclaw. Ele atropelou uma boleira que pouco pôde fazer para se defender. Nada de mais grave aconteceu, o jogo seguiu e quem se deu melhor foram os argentinos, que venceram por 3 sets a 0, com parciais de 25/17, 25/18 e 25/23. O ponteiro argentino Gonzalez foi o maior pontuador do encontro, com 15 pontos.

Com o triunfo, os hermanos subiram para a vice-liderança do Grupo A, atrás apenas da Polônia, que soma nove pontos. Já Camarões segue sem somar ponto e segura a lanterna da chave, tendo vencido apenas um set em três partidas. A Argentina voltarão a jogar no sábado, contra a Austrália, às 8h (de Brasília). No mesmo dia, os africanos vão encarar os poloneses, às 15h15.


Camarões x Argentina mundial vôlei boleira (Foto: Divulgação/FIVB)
Levantador de Camarões, Mbutngam atropela 
boleira no duelo contra a Argentina 
(Foto: Divulgação/FIVB)

Trio belga rendido contra a itália

Bélgica x Itália (Foto: Divulgação/FIVB)Trio belga faz pose como se estivesse sendo rendido pela Itália (Foto: Divulgação/FIVB)

Para alcançar a sua segunda vitória no Mundial, a Itália fez de tudo. Ela até "rendeu" um trio belga, formado por Deroo, Despetele e Verhees, durante o triunfo, de virada, por 3 sets a 1 (26/28, 25/15, 26/16 e 28/26), em Cracóvia. Com o resultado, os donos de três títulos mundiais ratificaram a sua recuperação na competição após uma estreia com derrota para o Irã. O ponteiro tcheco naturalizado italiano Jiri Kovar foi o destaque da partida, com 20 pontos marcados.

Os três pontos conquistados alçaram a Itália ao terceiro lugar do Grupo D, com cinco pontos. Já os belgas, que caíram pela segunda vez, ocupam a quinta colocação, com quatro pontos. O próximo compromisso italiano é contra Porto Rico, no sábado, às 15h15 (de Brasília). Já os belgas vão encarar o Irã, no mesmo dia, às 11h30.



êxtase dos franceses
Os franceses ficaram em êxtase após a vitória, de virada, sobre o Irã por 3 sets a 1, com parciais de 18/25, 25/14, 19/25 e 27/29, em Cracóvia. O que se viu após o ponto final foi uma festa muito empolgada em quadra dos jogadores e da comissão técnica. A alegria pode ser explicada pelo fato deles terem assumido a liderança isolada do equilibrado Grupo D, com sete pontos.
Com a perda da invencibilidade, os iranianos caíram para a quarta posição da tabela, com cinco pontos. Mas os asiáticos seguem fazendo uma respeitada campanha, com vitórias sobre os fortes Itália e Estados Unidos.

O próximo jogo da França vai ser contra os Estados Unidos, no sábado, às 8h (de Brasília). Já o Irã terá pela frente a Bélgica, no mesmo dia, às 11h30.


França x Irã Mundial vôlei (Foto: Divulgação/FIVB)
Franceses em êxtase com triunfo nesta 
quinta-feira (Foto: Divulgação/FIVB)

França x Irã Mundial vôlei (Foto: Divulgação/FIVB)
Franceses vibram com a vitória sobre 
o Irã (Foto: Divulgação/FIVB)


saco de pancadas do mundial
Porto Rico aumentou a sua condição de maior saco de pancadas deste Mundial. Os americanos foram os responsáveis pela terceira derrota dos caribenhos em três partidas, ao levaram a melhor por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/13 e 25/14, em Cracóvia. Mais uma vez, o destaque dos EUA foi o ponteiro Taylor Sander, que desta vez marcou 11 pontos para ser o maior pontuador em quadra.

Os portorriquenhos não conseguiram vencer nenhum set no campeonato e seguem zerados. Também com três resultados negativos, Camarões ao menos ganhou uma parcial na Polônia. Com a segunda vitória em três rodadas, os Estados Unidos subiram para a segunda colocação do Grupo D, com seis pontos, um a menos do que a França.

Na próxima rodada, Porto Rico vai ter uma parada dura pela sempre na sua tentativa de reação. Ele vai encarar a Itália, no sábado, às 15h15 (de Brasília). Os americanos farão um jogo interessante valendo a liderança da chave. Eles encaram a França, às 8h, também no sábado.


Porto Rico x Estados Unidos Mundial vôlei (Foto: Divulgação/FIVB)
O líbero Del Valle lamenta a derrota 
de Porto Rico para os Estados Unidos (
Foto: Divulgação/FIVB)


FONTE:

Melo e Dodig caem na semi do US Open para algozes de Soares e Peya

Com derrota por duplo 6/4, brasileiro dá adeus ao sonho de ganhar o Grand Slam americano. Granollers e López vão encarar gêmeos Bob e Mike Bryan


Por Nova York


Não deu para Marcelo Melo. Jogando com o croata Ivan Dodig, o brasileiro perdeu nesta quinta-feira na semifinal de duplas do US Open para os espanhóis Marcel Granollers e Marc López por 2 sets a 0, com duplo 6/4, em 1h38min. Com a queda do mineiro para a mesma dupla que eliminou Bruno Soares/Alexander Peya nas quartas de final, o Brasil deposita agora todas as suas esperanças de título nesta edição do US Open em Bruno Soares, que disputará nesta sexta-feira a final de duplas mistas, ao lado da indiana Sania Mirza. 

Formando dupla, Bruno Soares e Marcelo Melo terão a chance de uma revanche contra Marc López. Ele será parceiro de David Marrero no jogo de duplas do duelo entre Brasil e Espanha, pela repescagem da Copa Davis, entre os dias 12 e 14 deste mês, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Na final de duplas, Granollers e López - que formarão a dupla da Espanha no duelo contra o Brasil, pela Copa Davis - vão encarar os gêmeos americanos Mike e Bob Bryan, que derrotaram na outra semifinal os compatriotas Scott Lipsky e Rajeev Ram por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/3. Os Bryan buscarão o pentacampeonato do US Open e o 16º deles em Grand Slams.

O SporTV2 transmite ao vivo o US Open. Os assinantes do SporTV também podem acompanhar o Grand Slam americano pelo SporTV Play.

Marcelo Melo e Dodig em ação no US Open (Foto: Bernardo Eyng)
Marcelo Melo e Dodig foram eliminados 
na semifinal do US Open 
(Foto: Bernardo Eyng)


O jogo

Vice-campeões em Roland Garros nesta temporada, os ibéricos começaram melhor a partida e conseguiram quebrar o serviço de Ivan Dodig no terceiro game. A partir de então, eles sacaram melhor e, apesar de longas trocas de bolas e algumas igualdades, eles não deram sequer um break point para a dupla do brasileiro. Assim, o primeiro set acabou sendo vencido por Granoller e López por 6/4, em 44 minutos
Na segunda parcial, Melo e Dodig começaram com tudo e, após o europeu confirmar o seu serviço, eles jogaram muito bem o segundo game e conseguiram a primeira quebra na partida, abrindo 2/0. Quando parecia que eles poderiam embalar, porém, o mineiro não encaixou os seus saques e permitiu que os oponentes recebessem bem e conseguissem devolver quebra logo na sequência para, adiante, empatarem a parcial em 2/2. A partir daí, os sacadores passaram a levar a melhor. Mas o que continuava marcando o duelo eram as grandes trocas de bolas, a mais longa delas teve nove rebatidas de cada lado até que os espanhóis venceram tal ponto no quinto game.

Para azar do brasileiro, López e Granollers foram superiores nos momentos mais importantes. Como no nono game, quando eles quebraram o serviço de Dodig e ficaram com 5/4 e o serviço para fechar o jogo. Foi o que aconteceu. Sem dar chances para o mineiro e o croata, eles fizeram 6/4 e carimbaram a ida para a final do US Open.

Marc Lopez Marcel Granollers US Open  (Foto: Divulgação/US Open)
Marcel Granollers (atrás) e Marc López 
em ação na vitória na semifinal 
(Foto: Divulgação/US Open)


FONTE:

Hingis chega à final de duplas e joga decisão de Grand Slam após 12 anos

Ex-número 1 do mundo, suíça se classifica ao lado de Pennetta. Briga pelo título do US Open será neste sábado contra algozes de Serena e Venus


Por Nova York



Dona de 15 títulos de Grand Slam (cinco de simples, nove de duplas e um de duplas mistas), Martina Hingis vai voltar a disputar uma final de um torneio desse nível após 12 anos. Ex-número 1 do mundo nas simples, a tenista suíça, jogando ao lado da italiana Flavia Pennetta, se classificou nesta quinta-feira para a decisão de duplas do US Open. A parceria formada para a gira do verão norte-americano derrotou nas semifinais a indiana Sania Mirza e Cara Black, de Zimbábue, por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/4.

A última vez que Martina Hingis disputou uma final de Grand Slam foi em 2002, quando foi vice-campeã de simples e campeã de duplas do Aberto da Austrália. A suíça tem um título em simples e outro em duplas no US Open, conquistados em 1997 e 1998, respectivamente. E ela tentará ganhar mais um troféu neste sábado. Na decisão em Nova York, Hingis e Pennetta encaram as russas Ekaterina Makarova e Elena Vesnina, que eliminaram as americanas Serena Williams e Venus Williams nas quartas de final.

tenis martina hingis flavia pennetta us open (Foto: Getty Images)
Hingis (E) e Pennetta vão disputar 
título do US Open contra Makarova 
e Vesnina (Foto: Getty Images)


Atualmente com 33 anos de idade, Hingis voltou ao circuito no segundo semestre de 2013. Ela havia se aposentado duas vezes, uma em 2003, após uma lesão no tornozelo, e outra em 2007, quando um exame antidoping deu positivo para cocaína, fato negado por ela. No ano passado, disputou cinco torneios ao lado da eslovaca Daniela Hantuchova, mas a dupla não conseguiu emplacar nem duas vitórias seguidas, inclusive no US Open, quando caiu na estreia. Em março de 2014, a suíça conquistou o primeiro título após o retorno: foi campeã do WTA de Miami ao lado da alemã Sabine Lisicki, vice-campeã de Wimbledon nas simples em 2013.
Em 1997, Hingis se tornou número 1 do mundo, com 16 anos de idade. Ela foi a mais nova da história a alcançar o topo do ranking da WTA. Além disso, foi a mais jovem vencedora de um Grand Slam ao ganhar nas duplas de Wimbledon, em Londres, em 1996, com 15 anos e nove meses.

O SporTV2 transmite ao vivo o US Open. Os assinantes do SporTV também podem acompanhar o Grand Slam americano pelo SporTV Play.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2014/09/hingis-chega-final-de-duplas-e-joga-decisao-de-grand-slam-apos-12-anos.html

Serena reverte início ruim, bate fácil Penneta e alcança a semi no US Open

Apesar de desvantagem de duas quebras no começo do jogo, número 1 do mundo se classifica em pouco mais de uma hora e vai enfrentar Makarova


Por Nova York



saiba mais

Fora do roteiro, apenas um começo de partida nada bom para Serena Williams. Tirando isso, a número 1 do mundo não teve tanta dificuldade para passar pela italiana Flavia Pennetta (12ª do ranking da WTA), no duelo válido pelas quartas de final do US Open. Depois de iniciar o confronto desta quarta-feira com duas quebras de desvantagem, a tenista americana emplacou triunfos em seis games seguidos e mais outros cinco no segundo set e se clasificou com as parciais de 6/3 e 6/2, em 1h03, para a semifinal em Nova York.

Pentacampeã do US Open, Serena vai disputar a semifinal nesta sexta-feira, às 16h45 (de Brasília), contra a russa Ekaterina Makarova (18ª), que venceu Victoria Azarenka (17ª), de Belarus, nas quartas de final. A dinamarquesa Caroline Wozniacki (11ª) e a chinesa Shuai Peng (39ª) brigam, no mesmo dia, às 14h45, pela outra vaga na decisão.

O SporTV2 transmite ao vivo o US Open. Os assinantes do SporTV também podem acompanhar o Grand Slam americano pelo SporTV Play.

tenis serena williams us open (Foto: Reuters)
Serena vibra bastante com triunfo, 
depois de ter começado partida com 
duas quebras atrás (Foto: Reuters)


O jogo

Num começo de jogo surpreendente, Pennetta quebrou duas vezes o serviço de Serena e fez 3/0. Porém, não é nenhuma surpresa a capacidade de reação da número 1 do mundo. Mais regular, sobretudo no saque, a americana passou a dominar os pontos e a deixar a adversária irritada com os próprios erros. Resultado: seis games vencidos de forma consecutiva pela jogadora da casa depois daquela desvantagem inicial.

No segundo set, Serena manteve o domínio da partida. Após cada tenista confirmar o serviço duas vezes, a número 1 do mundo conquistou duas quebras e encerrou o confronto tendo vencido mais cinco games em sequência.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2014/09/serena-reverte-inicio-ruim-bate-facil-penneta-e-alcanca-semi-no-us-open.html

Após duelo de 3 horas e meia, Djoko supera Murray e avança à semifinal

Sérvio leva a melhor por 3 sets a 1 e agora encara o japonês Kei Nishikori na próxima etapa do Aberto dos Estados Unidos


Por Nova York



Depois de três horas e meia de muito tênis, porém também de muita luta, Novak Djokovic derrotou Andy Murray por 3 a 1 (7/6-1, 6/7-1, 6/2 e 6/4) na madrugada desta quinta-feira e carimbou passaporte às semifinais do US Open. A próxima parada do número 1 do mundo será diante do japonês Kei Nishikori que, nas quartas de final, levou a melhor sobre o suíço Stan Wawrinka em um confronto ainda mais longo (4h15).

A vitória sobre Murray teve um gosto de forra para o sérvio. Ambos fizeram a final do torneio em 2012, e o britânico ficou com o título. Após cair em duas decisões seguidas (em 2013 o algoz foi Rafael Nadal), Djoko quer quebrar o incômodo tabu e, assim como fez em 2011 (batendo o Touro Miúra espanhol), finalmente voltar a conquistar o Aberto dos Estados Unidos.


O SporTV2 transmite ao vivo o US Open, a partir de 12h (horário de Brasília). Os assinantes do SporTV também podem acompanhar o Grand Slam americano pelo SporTV Play.

Novak Djokovic tênis US Open (Foto: Reuters)
Djokovic leva a melhor sobre Murray 
e segue na luta pelo título nos EUA 
(Foto: Reuters)


O jogo

Logo no primeiro game de jogo, diante da agressividade de Murray, Djokovic teve que salvar um duplo break point, mas na igualdade levou a pior e começou a partida sendo quebrado. Não teve problema: ele batalhou durante quase dez minutos para devolver a quebra já no game seguinte. Depois do início intenso e de mais uma quebra para cada lado, os dois tenistas diminuíram o ritmo, mas também proporcionaram um rali de 29 trocas de bola no nono game. Antes de Djokovic fazer 6/5, o primeiro set já durava uma hora. E 13 minutos depois disso, o sérvio foi beneficiado pela irregularidade de Murray no saque durante o tie-break e venceu com tranquilidade o game de desempate.

Passado o longo primeiro set, Djokovic e Murray voltaram a travar uma batalha por cada ponto, mas também cometendo muitos erros. O britânico foi buscar, num triplo break point no sexto game, uma bela bola na passada que lhe faria devolver a quebra tomada três games antes. Nos dois games seguintes, duas quebras para cada tenista e muitos sinais de irritação de ambos, sendo que foi Djokovic quem teve o pico de raiva mais alto, explodindo a bola contra a parede em que ficam juízes de linha e boleiros. Por pouco a situação não piorou para o sérvio, que, no próprio serviço, salvou set point de Murray, mas outro tie-break foi necessário. Dessa vez quem saiu logo em boa vantagem foi o britânico, que empatou a partida repetindo no segundo set, de uma hora de duração, o placar sofrido na parcial anterior.

Assim como nas anteriores, a terceira parcial se desenheva equilibrada até o quarto game, quando Djoko quebrou o serviço de Murray e confirmou o seu em seguida, fazendo 4/1. Os tenistas mantiveram seus saques na sequência até o oitavo game, quando o sérvio deu nova quebra no oponente e liquidou em 6/2 a parcial, esta bem menos equilibrada e decidida em apenas 36 minutos.

Novamente em vantagem no duelo, Novak Djokovic abriu sacando o quarto set e finalizou com um ace indefensável. Murray, bem mais desgastado, respondeu em seguida, deixando tudo igual. Com vantagens se sucedendo de lado a lado, a parcial seguiu parelha até o décimo game. Vendo o placar em 5/4 a favor, o número 1 do mundo derrubou o serviço do oponente e, após 3h32 de muita luta, selou sua passagem para as semifinais do Aberto dos EUA.



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2014/09/djoko-supera-murray-em-batalha-de-3-horas-e-meia-e-avanca-semifinal.html

Ney Franco celebra competência e vê reflexo na luta contra o rebaixamento

Treinador diz que classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, diante do Sport, vai dar sustentação ao Vitória na briga contra o Z-4 no Brasileirão


Por Salvador


Depois de ver o Vitória vencer o Sport pela segunda vez, desta vez por 2 a 1, e garantir a classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, o técnico Ney Franco analisou a partida. Para ele, o Rubro-Negro baiano passou dificuldades em alguns momentos, mas mereceu a vaga.

- Acho que merecemos a classificação pelos dois jogos. Mas, nos dez minutos finais do primeiro tempo, o Sport jogou melhor e, até sair nosso segundo gol, o Sport teve oportunidade até de virar. Mas felizmente nossa equipe segurou a pressão, até normal do Sport. Tivemos três substituições forçadas, mas suportamos. A equipe teve uma queda na parte física, mas após o (segundo) gol retomamos o controle. Pegamos uma equipe qualificada – destacou.

Ney comemorou a classificação diante do que considerou um adversário duro e ao qual fez elogios. E disse que agora é o momento de voltar a focar na luta contra o rebaixamento.

- Tivemos a competência de vencer. Conseguimos passar por um adversário que faz uma temporada muito boa, teve um primeiro semestre bom e está em décimo no Brasileiro. Mas agora vamos ter um tempo. Passamos para as oitavas. Teremos sete jogos pelo Brasileiro para focar e conseguir uma recuperação, mas logicamente saímos felizes com a classificação – disse o treinador.

Para Ney, a classificação para as oitavas da Sul-Americana terá reflexo na luta da equipe baiana contra o rebaixamento.

- Continuamos dentro de uma oitava numa competição internacional, porque tivemos essa competência. Agora é foca no Brasileiro. No futebol, você consegue a confiança quando você tem uma sequência de vitórias. E isso tem reflexo na com outra competição. Você chega para treinar com grupo motivado, sem a frustração. Essa classificação vai dar sustentação – opinou.




FONTE:

"Mistão" do Vitória volta a vencer o Sport e avança na Sul-Americana

Ao contrário da péssima campanha na Série A, Rubro-negro baiano dá prova de força na competição internacional e faz 2 a 1 no Barradão



 A CRÔNICA


por Elton de Castro
 
Se com sua força máxima o Vitória tem penado na lanterna da Série A, o time misto voltou a dar conta do recado. Desprestigiado pela torcida, que não compareceu ao Barradão, nesta quarta-feira, o Rubro-Negro voltou a vencer o Sport, desta vez por 2 a 1, e sacramentou a classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Competição que era tida como prioridade para os pernambucanos, que mandaram força máxima para o confronto, mas não conseguiram evitar os gols de Willie e Marcinho, o mesmo que garantiu a vitória do Leão da Barra no primeiro jogo, na Ilha do Retiro, por 1 a 0. Rithely descontou para os visitantes. Ao todo, Ney Franco deixou fora seis jogadores titulares na derrota para o Flamengo, no último domingo.


saiba mais

Em quatro participações na Sul-Americana, é a segunda vez que o Vitória avança à fase internacional. A última vez foi em 2009, quando foi eliminado pelo River Plate, do Uruguai, que já pode ser o próximo adversário. Isso porque, nos dias 18 e 25 de setembro, a equipe uruguaia encara o Emelec, do Equador, para definir quem será o adversário dos baianos.

Willie gol Vitória x Sport (Foto: Edson Ruiz / Ag. Estado)
Willie comemora o primeiro gol do 
Vitória em noite de classificação 
(Foto: Edson Ruiz / Ag. Estado)

O Sport não demorou para ter a primeira oportunidade, mas Ibson parou na trave de Gatito Fernández. Na imininência de ter que buscar o resultado, o  time pernambucano tentava pressionar. No entanto, esbarrava na falta de objetividade. Ainda assim era melhor, quando viu Richarlysson lançar Willie em profundidade. O atacante do Vitória entrou como quis pelo meio da zaga do Sport, aproveitou falha de Durval e tocou por cobertura sobre Magrão. Aos 21 minutos, Vitória 1 a 0.

A desvantagem ainda maior no placar agregado do confronto empurrou a equipe pernambucana ainda mais ao ataque. Neto Baiano, Wendel e Rithely desperdiçaram boas chances. A atuação do Vitória praticamente se limitou ao gol de Willie.


Reação e contragolpe
O cenário no início do segundo tempo foi o mesmo do primeiro. A diferença foi o gol do Sport. Aos cinco minutos, Rithely subiu no meio da zaga do Vitória e testou firme após cobrança de escanteio de Renê. O empate em 1 a 1 reparava a injustiça no placar, e depois do gol a pressão aumentou.

Até os 11 minutos o Sport criou mais três oportunidades, aumentando o abismo nas finalizações: 13 a 4. Destaque para Ibson, responsável por organizar o meio de campo e alimentar o ataque dos pernambucanos com maestria. Aos poucos, porém, o Vitória conseguiu conter o ímpeto adversário.

O Sport passou a encontrar mais dificuldade para criar, enquanto o time da casa começou a sair mais. Até que aos 28 minutos, Nino fez boa jogada pela direita e achou Marcinho livre na área. O segundo gol do Vitória foi um senhor balde de água fria nas pretensões do Sport. Àquela altura os visitantes precisavam de dois gols em pouco mais de 15 minutos. Aos anfitriões, só restou administrar a vantagem. O favoritismo tão propagado pelo técnico Eduardo Baptista ruiu. Sport eliminado, Vitória classificado.





FONTE:

Cristóvão diz que Goiás foi melhor, mas admite prejuízo em expulsão

Treinador não teme prejuízos no Brasileirão com queda na Sul-Americana, a segunda em torneios mata-mata em menos de um mês


Por Goiânia

 

O vestiário do Fluminense tinha um silêncio capaz de fazer ecoar a voz de Cristóvão Borges, que concedia entrevista coletiva em uma sala anexa no Serra Dourada. A tentativa de explicar a derrota por 1 a 0 para o Goiás, na noite desta quarta-feira, e a consequente eliminação da Copa Sul-Americana, a segunda, menos de um mês após a queda na Copa do Brasil, para o América-RN, gerou frases curtas. Sem profundidade. A verdade é que o treinador teve dificuldades de detalhar - ou não quis tornar público - os motivos do insucesso. Ao fazê-los, disse que o Esmeraldino mereceu chegar às oitavas de final. E reconheceu prejuízo com a expulsão de Elivelton. (confira o gol do jogo em vídeo acima)
 
A queda, então, passou pelo poder de marcação do Goiás. Para Cristóvão, o Flu não soube criar jogadas. E, com o placar adverso, ao ter um homem a menos, as chances de empatar e mudar o destino foram diminuindo a cada minuto. 
  
- A equipe teve oscilações no primeiro tempo. Jogamos bem por momentos. Criou oportunidades. Mas teve dificuldades. O Goiás se fechou bem, impediu nossas jogadas pelo lado. Não tivemos constância. E aí vieram as dificuldades.

Cristovao Borges Fluminense (Foto: Carlos Costa / Ag. Estado)
Cristóvão Borges viu um Goiás melhor 
em campo (Foto: Carlos Costa / Ag. 
Estado)


Depois, completou:  
- A expulsão sempre é difícil. Os jogos são equilibrados, as equipes se equivalem. Com inferioridade numérica, complica. Levamos o gol no começo do segundo tempo, se perde um jogador... Fica mais pesado. 

  
saiba mais
Nos cinco minutos em que respondeu às perguntas, o treinador afirmou não temer prejuízos com a segunda queda em torneio de mata-mata. E espera que a recuperação comece, domingo, contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão, a competição restante na temporada: 
  
- Ficamos chateados, sentidos. Duas eliminações são coisas muitos ruins ao nosso trabalho. Sabemos que apresentamos coisas boas, mas perdemos. Em duas. O Fluminense participa para ganhar. A equipe tem força, é experiente e não vai se abalar no Brasileirão.
  
O Flu volta ao Rio na tarde de quinta-feira. Treina na tarde de sexta.


   
Confira as demais respostas de Cristóvão 
  
Alterações: qual o objetivo? A entrada do Walter foi para ganhar peso no ataque. Jean joga de lateral, por isso, o Bruno saiu. A busca era essa: marcar um gol. Era para ter mais força ofensiva.  

 
A eliminação pode impedir apoio da torcida contra o Cruzeiro?Os jogadores se entregam, se esforçam. A torcida sabe que fazemos o máximo. Não tenho dúvidas que vão nos apoiar no domingo. Será um grande jogo. Vamos tentar evitar que o Cruzeiro dispare ainda mais na tabela.

  
Há males que vêm para o bem: melhor só ter uma competição?Participamos para ganhar. Em ir longe. Em ser campeão. Não aconteceu. Agora, resta o Brasileirão. 

  
Carlinhos preocupa?Vai ser reavaliado. Qualquer problema muscular requer tempo. O jogo está próximo. Vamos saber depois. É difícil. 

  
Cavalieri tem chances de atuar?Voltou a treinar. Vai ser submetido a testes maiores. Se responder bem, volta.

  
Por qual motivo Wagner não atuou?Ele ficou um tempo sem jogar. Participou de um tempo. Tempo todo no jogo contra o Corinthians. Com dores musculares, a gente segurou. Para não acontecer o que aconteceu com Carlinhos.


FONTE:

Após turbulência, Drubscky vê Goiás fortalecido e vibra com vitória e vaga


Depois de amargar série de derrotas, técnico considera que segundo triunfo seguido faz Alviverde retomar o caminho certo e enaltece a classificação na Sul-Americana


Por Goiânia


Ricardo Drubscky técnico jogo Goiás x Cruzeiro (Foto: Getty Images)Ricardo Drubscky: técnico valoriza vitória e vaga garantida pelo Alviverde (Foto: Getty Images)

Foi 1 a 0, mas poderia ter sido até mais. Não porque o Goiás fez uma partida brilhante, mas porque criou inúmeras chances e as desperdiçou. Ainda assim, bateu o Fluminense e garantiu vaga nas oitavas da Copa Sul-Americana - na ida, havia perdido por 2 a 1. Para Ricardo Drubscky, o importante foi o time ter sido decisivo. Já que o placar simples bastava, o técnico saiu satisfeito do Serra Dourada e destacou que almeja continuar bem também na Série A do Brasileiro após período de turbulência.

- Espero manter esse embalo. Já havíamos feito um jogo bom no Rio de Janeiro. Hoje repetimos. Sabíamos que seria um jogo de detalhes e nos preparamos. Foi um jogo vibrante. Estamos fazendo coisas boas. Quando vence, fica tudo melhor.

Mesmo não tendo conseguido ampliar o placar, Drubscky avaliou que o Goiás dominou o confronto a partir do momento que ficou em vantagem numérica depois da expulsão de Erivélton. 



saiba mais


- Não esperávamos ficar com um jogador a mais, mas aconteceu e mostramos tranquilidade para aproveitar a superioridade. Se ficássemos afoitos, não adiantaria, pois não faríamos valer esse fator. Conversei com os atletas e eles entenderam bem.

Classificado no torneio continental, agora o Goiás aguarda o vencedor do embate entre Universitário Sucre, da Bolívia, e César Vallejo, do Peru, que ainda sequer fizeram o jogo de ida. Pelo Brasileirão, o Alviverde volta a campo já no sábado para enfrentar a Chapecoense, às 21h, na Arena Condá.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/goias/noticia/2014/09/apos-turbulencia-drubscky-ve-goias-fortalecido-e-vibra-com-vitoria-e-vaga.html


Goleador Erik decide, Goiás vence Flu e avança na Sul-Americana

Autor do gol esmeraldino no Maracanã, atacante volta a marcar e garante a vaga às oitavas de final da competição


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com

Se em 2013 foi Walter quem "deitou e rolou" sobre o Fluminense, pela Copa do Brasil, em 2014, foi Erik o nome do Goiás em nova classificação em um mata-mata contra os cariocas. O atacante goleador, prata da casa, fez o gol da esperança na semana passada, no Maracanã, quando o placar acabou 2 a 1 para os donos da casa. No Serra Dourada, nesta quarta-feira, marcou o único e necessário para classificar a equipe para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Erik ainda vinha embalado por três gols marcados no fim de semana, contra o Atlético-PR, pelo Brasileirão, encerrando uma sequência de seis derrotas seguidas do time.

saiba mais

Agora, pelas oitavas de final da competição, o Goiás encara o vencedor do duelo entre Universitario Sucre, da Bolívia, ou Universidad César Vallejo, do Peru, que sequer ainda se enfrentaram. Os confrontos acontecem em 17 e 23 de setembro. Ainda não há data para a próxima fase. Pelo Brasileirão, no sábado o Goiás enfrenta a Chapecoense na Arena Condá, às 21h (de Brasília) de sábado. O Fluminense, por sua vez, recebe o Cruzeiro no Maracanã, às 16h de domingo.

Erik gol Goiás (Foto: André Costa / Ag. Estado)
Goleador e prata da casa, Erik classifica 
o Goiás na Copa Sul-Americana (Foto: 
André Costa / Ag. Estado)


Fred apagado, gol de bola parada e expulsão
Com o placar a seu favor, o Fluminense começou o jogo com mais tranquilidade, tocando a bola e aguardando o momento certo para finalizar. O Goiás, por outro lado, em busca do gol, mostrou mais pressa e impaciência para chegar ao ataque. As duas equipes, porém, tiveram muitos erros de passe, o que possibilitou, para ambos, que o adversário criasse lances em velocidade. O duelo foi equilibrado.
O Flu chegou mais, embora o momento de maior perigo tenha sido do Goiás, quando o goleiro Felipe Garcia precisou se esticar todo para espalmar o potente chute de Tiago Real aos 20 minutos. Fred acabou sendo pouco acionado e, por vezes, acabava recuando para buscar a bola, servindo mais aos seus colegas do que ficando na área. Carlinhos, que voltou a ser titular após três partidas, ainda perdeu grande chance aos 29 minutos, ao driblar o marcador, limpar o lance e, cara a cara com Renan, chutar para fora.

Conca Fluminense x Goiás (Foto: Zuhair Mohamad / Photocamera)
Sem repetir boas atuações, Conca 
reclamou muito da arbitragem (Foto: 
Zuhair Mohamad / Photocamera)


Se houve problemas de construções de jogadas e finalizações com qualidade no primeiro tempo, a partida acabou decidida na bola aérea. Foi assim que o Goiás conquistou o seu gol, de cabeça, já que, de pé em pé, não teve sucesso. Aos dois minutos, após cobrança de escanteio, Léo Veloso fez o desvio, e a bola encontrou Erik, na segunda trave. O atacante teve o trabalho apenas de escorar de cabeça para o fundo da rede: 1 a 0. Com o placar adverso e a expulsão de Elivelton aos 17, pelo segundo cartão amarelo, o Flu teve muita dificuldade para furar o bloqueio esmeraldino. E quando a bola chegava ao ataque, Walter, muito lento e isolado na frente, mal a alcançava.

Em contrapartida, o Goiás cresceu e pressionou, deixando o Tricolor nervoso. Conca reclamou muito da arbitragem, e houve confusão aos 33 minutos, após entrada forte de Kenedy em Murilo. Thiago Mendes apareceu para tirar satisfação, dando início ao bolo. Ninguém foi punido. Sem ter nenhum poder de reação, o Fluminense encerrou sua participação da Sul-Americana, enquanto o Goiás mantém o sonho vivo de conquistar um título continental.




FONTE:

Classificado, Oliveira Canindé diz que esperava mais do América-RN

Treinador conta que esperava pressão atleticana, mas contava com mais posse de bola do Alvirrubro na Arena da Baixada. "Tivemos muitas dificuldades", admite


Por Natal

 
Oliveira Canindé, técnico do América-RN - jogadores reserevas do América-RN (Foto: Marco Oliveira/Site Oficial Atlético Paranaense)Oliveira Canindé diz que esperava mais (Foto: Marco Oliveira/Site Oficial Atlético Paranaense)

O América-RN entrou em campo nesta quarta-feira com a vaga bem encaminhada nas quartas de final da Copa do Brasil, graças à vitória por 3 a 0 em Natal. Com a derrota por 2 a 0 para o Atlético-PR, na Arena da Baixada, o Alvirrubro assegurou a classificação, mas o rendimento da equipe não deixou o técnico Oliveira Canindé completamente feliz. Para o treinador, a pressão era esperada, mas ele contava com um pouco mais de domínio de jogo por parte dos seus comandados.

- Nós trabalhamos para esse tipo de situação (pressão adversária e derrota), mas esperava que a gente jogasse mais. O time patinou muito, o gramado é um pouco diferente, deu uma chuva, então nós tivemos muitas dificuldades. Mas esperava que tivéssemos um pouco mais de posse de bola, de domínio de jogo. Infelizmente, tivemos muitos problemas, jogadores sentindo além do normal e isso fez com que eles (Atlético-PR) crescessem. Felizmente, seguramos o resultado e conseguimos o que queríamos, que era a classificação - contou.

O homem responsável pela criação no meio de campo do Mecão teve uma noite apagada, sem expressão. Morais não conseguiu criar as jogadas que poderiam resultar em gol e trazer mais tranquilidade ao Alvirrubro. A torcida esperava a entrada de Arthur Maia, que se recuperou de uma lesão no pé e estava no banco, mas Oliveira garante que ainda é muito cedo para contar com ele.


saiba mais

- Eu notei que ele (Morais) estava com muitas dificuldades e ele não tem "caixa" para ficar de costas para o lance. Morais é muito pequeno.
Quando entrou o Andrezinho, que tem um pouco mais de força, a bola já andou mais. Pela experiência e a capacidade que Morais tem, a gente esperava mais, claro. E não tinha como colocar o Arthur Maia. Para isso, eu esperava um pouco mais de facilidade. Se tivesse 1 a 0 para eles, ou 1 a 1... Mas eu não tive como. É uma incógnita colocar o Arthur sem saber o que vai ser, se ele vai sentir ou não - confessou.

Passada a dramática classificação na Copa do Brasil, Oliveira Canindé muda o foco para o jogo contra o Avaí, neste sábado, na Ressacada, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Ele admite que não poderá contar com alguns jogadores por questões físicas.

- Alguns atletas nossos que jogaram aqui não têm condições de jogar contra o Avaí no sábado. Vou conversar com Pimpão, que cansou, com o Val, com o próprio Morais e também com o Max. Nós chegamos ontem (terça) de meia-noite e não conseguimos descansar. Espero que na conversa com o grupo a gente tenha uma equipe competitiva - disse.


Para ler mais notícias do GloboEsporte.com Rio Grande do Norte, clique em globoesporte.globo.com/rn. Siga também o GE RN no Twitter e por RSS.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-rn/noticia/2014/09/classificado-oliveira-caninde-diz-que-esperava-mais-do-america-rn.html

Leandro Ávila entrega Atlético-PR aguerrido e obediente para Claudinei

Anunciado na quarta-feira, técnico começa a trabalhar no Furacão com time recheado de jovens e no meio da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro


Por Curitiba



O técnico Claudinei Oliveira, anunciado pelo Atlético-PR na quarta-feira, vai encontrar um time aguerrido e obediente, mas ainda imaturo. Essa é a avaliação de Leandro Ávila, interino nos últimos três jogos e que, agora, volta a ser auxiliar na comissão técnica permanente do Rubro-Negro. O novo treinador começa a trabalhar no CT do Caju nesta quinta-feira.

Claudinei, que acompanhou de um camarote na Arena da Baixada a vitória sobre o América-RN por 2 a 0, pela Copa do Brasil (placar que resultou na eliminação rubro-negra), terá pouco tempo para trabalhar. Como os titulares farão um treino regenerativo nesta quinta-feira, ele deverá comandar apenas dois treinos em campo com todo o grupo - um na sexta-feira; outro no sábado - antes da estreia - contra o Palmeiras, às 18h30 (horário de Brasília) de domingo, mais uma vez em casa, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro:


Apesar das falhas, temos nosso lado bom também, que é a velocidade e a marcação forte. Falta para nós um pouco mais de posse de bola e tranquilidade
Leandro Ávila, auxiliar-técnico

- Ele pode ter certeza que ele vai ter um time aguerrido. Nós temos as nossas falhas, como todo time tem. Não tenha dúvida que os jogadores vão fazer aquilo que ele pedir porque os jogadores são determinados. Apesar das falhas, a gente tem nosso lado bom também, que é a velocidade e a marcação forte. Falta para nós um pouco mais de posse de bola e de tranquilidade para chegar ao gol. Mas isso, com o tempo, eles vão adquirindo experiência e treinando, aí eles vão conseguir chegar perto da perfeição - falou Leandro Ávila em entrevista após o jogo.
Para o primeiro jogo à frente do Atlético-PR, o técnico Claudinei Oliveira pode ter força máxima. São duas dúvidas. Uma é o lateral-direito Sueliton, vetado do jogo contra o América-RN por dores musculares. Se ele não tiver condições de jogo, o jovem Mário Sérgio ganha nova oportunidade. Outra dúvida é o atacante Cléo, substituído durante o jogo de quarta-feira com dores na coxa. Para o lugar dele, a principal opção é Mosquito. Correm por fora na disputa Bruno Mendes e Dellatorre. Além disso, o zagueiro Léo Pereira e o atacante Douglas Coutinho, a serviço da Seleção brasileira sub-21, seguem fora.

Dessa forma, um provável time tem, no 4-4-2, Weverton; Sueliton (Mário Sérgio), Cleberson, Dráusio e Natanael; Deivid, Otávio, Nathan e Marcos Guilherme; Marcelo e Cléo (Mosquito).


Claudinei Oliveira Paraná Clube (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)
Claudinei Oliveira assume o comando 
do Furacão (Foto: Site oficial do 
Atlético-PR/Divulgação


FONTE:

Com emoção: na volta da torcida à Arena, Furacão vence, mas América-RN avança

Atlético-PR derrota Mecão por 2 a 0, mas time potiguar tem classificação histórica após vitória na ida. Atleticanos fazem festa no retorno à sua casa


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com


Foram mais de mil dias de espera. Durante os quase três anos de peregrinação por dez casas diferentes, o torcedor do Atlético-PR sentia cada vez mais a falta de seu verdadeiro lar. Nesta quarta-feira, os rubro-negros mataram a saudade da Arena da Baixada, mas a noite foi mais histórica para o América-RN. O Furacão até venceu por 2 a 0, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, mas não foi o suficiente para garantir a classificação. A vantagem obtida na ida, com a vitória por 3 a 0 em Natal, deu aos potiguares a inédita vaga entre os oito melhores da competição.


saiba mais

A derrota sofrida no Rio Grande do Norte não desanimou os rubro-negros. Nem mesmo os preços salgados dos ingressos - o menor valor era de R$ 150. A vontade de voltar para casa era maior. A torcida lotou a Arena. Alguns sócios não conseguiram entrar a tempo, e a diretoria chegou a liberar o acesso dos que esperavam fora do estádio. Até por conta disso, o público não foi divulgado. O último contato entre o time e seus fanáticos seguidores na casa rubro-negra foi no Brasileirão de 2011, no clássico Atletiba. O retorno à Arena da Baixada foi postergado com a punição imposta pelo STJD devido à confusão em Joinville, no jogo contra o Vasco, na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado. Foram cinco jogos longe de Curitiba e quatro com portões fechados.

Sob o olhar do novo técnico Claudinei Oliveira, que estava nas tribunas da Arena da Baixada, Deivid abriu o placar do jogo desta quarta logo no início da partida e encheu os atleticanos de esperança. A pressão rubro-negra foi intensa durante todo o resto do jogo, mas não foi suficiente para passar pelo goleiro Andrey, um dos melhores em campo. Marcelo só conseguiu marcar o segundo aos 42 da segunda etapa. O América-RN se fechou, garantiu o avanço histórico e agora pega o Flamengo, que passou pelo Coritiba nos pênaltis. Para o Atlético-PR, restou o alento de ter findado a série de cinco jogos sem vencer. A torcida reconheceu o esforço da equipe a aplaudiu ao final do cotejo.

Atlético-PR x América-RN (Foto: Joka Madruga / Futura Press)
Weverton subiu ao ataque no último 
minuto e quase marcou para o 
Atlético-PR. Restou a lamentação 
e o consolo do adversário 
(Foto: Joka Madruga / Futura Press)

A CBF ainda marcará as datas dos confrontos das quartas de final. Antes de pensar em seguir na Copa do Brasil, o América-RN se preocupa em se recuperar na Série B. Em 15º, o Mecão encara o Avaí neste sábado, na Ressacada. O Atlético-PR também tenta se reerguer. É o décimo no Brasileirão e tem o Corinthians pela frente, neste domingo, novamente na Arena da Baixada.

Pressão rubro-negra e festa colorada
O Atlético-PR precisou de poucos minutos para mostrar que estava disposto a recompensar seu torcedor. E era necessário muito esforço para superar os três gols tomados em Natal. O jogo acontecia apenas no campo de defesa do América-RN, principalmente pelo lado direito. Aos sete minutos, Deivid arriscou de longe, a bola desviou no meio do caminho e balançou as redes. Um lance despretensioso que aumentou as esperanças rubro-negras.

Arena da Baixada Atlético-PR América-RN (Foto: Fernando Freire)
Em seu retorno à Arena da Baixada, 
torcida lotouo estádio 
(Foto: Fernando Freire)

Com cruzamentos na área e chutes de longe, o Furacão se arriscava. Marcelo perdeu grande oportunidade de deixar os donos da casa mais tranquilos. O América-RN, por sua vez, não avançava. Com Morais – que seria substituído no intervalo – apagado, o contra-ataque era a única arma do Mecão. Max até assustou aos 32 minutos, mas Weverton evitou a frustração precoce da festa atleticana. Mas a emoção seria maior na segunda etapa.

Usando muito os dois laterais Natanael e Mário Sérgio, o Furacão mantinha firme a blitz. A bola na trave de Marcelo, aos sete minutos, foi o sinal de que não seria fácil. Os donos da casa usavam de todos os artifícios, mas esbarravam na falta de pontaria e nas boas defesas de Andrey. Mário Sérgio, Marcos Guilherme e Dellatorre também perderam ótimas oportunidades.

No entanto, a torcida voltou a se incendiar quando Paulinho Dias, em seu primeiro lance após entrar em campo, pôs a bola nos pés de Marcelo para fazer o segundo gol do Atlético-PR, aos 42 minutos. Parecia tarde, mas Mosquito ainda conseguiu obrigar Andrey a fazer um milagre. O drama seguiu até o último minuto, mas o goleiro colorado assegurou o resultado para os visitantes.




FONTE:

Marcelo Oliveira revela cobrança no intervalo e elogia reação do Cruzeiro

Treinador celeste não gosta do primeiro tempo da equipe mineira, mas elogia postura dos atletas que tiveram chance entre os titulares e comemora virada e classificação


Por Arapiraca, AL


Ficou de bom tamanho. Foi assim que o técnico Marcelo Oliveira avaliou a vitória do Cruzeiro desta quarta-feira, por 2 a 1 (confira os melhores momentos no vídeo acima), sobre o Santa Rita-AL, em Arapiraca, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Depois de ir para o intervalo em desvantagem, o time mineiro virou na etapa final, e coroou a classificação com uma vitória, resultado que garantiu a vaga nas quartas de final, o que já estava praticamente garantido após a goleada por 5 a 0 na primeira mão, no Mineirão. A vitória também fez o treinador alcançar uma marca expressiva.

- Naturalmente não gostamos do primeiro tempo, acho que o adversário se adaptou melhor ao gramado que nós. Tivemos poucas oportunidades e marcamos distante. No segundo tempo melhorou. Cobramos algumas coisas, aí o Cruzeiro se impôs, fez os dois gols e poderia ter feito um pouco mais.



saiba mais

Marcelo escalou o Cruzeiro com apenas três titulares. Além dos três atletas que estão com a seleção brasileira, poupou outros, como o lateral-esquerdo Samudio e o atacante Marcelo Moreno. Sem Egídio, machucado, o treinador explicou a opção por Alex improvisado na lateral-esquerda, e reconheceu a melhora após a entrada de Eurico, no intervalo.

- Na verdade, nós fizemos uma aposta no Alex, que já jogou de lateral-direito em treinamentos. Fez o papel dele. Depois, com o Eurico, soltamos mais o Willian Farias pelo lado esquerdo, melhorou a mobilidade do time, e também nos interessamos mais pelo jogo. Eles recuaram, apesar de precisarem do resultado, pareciam interessados em garantir o 1 a 0. É um jogador interessante, que tem qualidade e muito futuro.

Marcelo Oliveira elogiou o ABC-RN, próximo adversário do Cruzeiro na Copa do Brasil, mas volta o foco agora para o Campeonato Brasileiro. O time mineiro pega o Fluminense, no domingo, no Maracanã, pela última rodada do primeiro turno.


Marcelo Oliveira observa o Cruzeiro na partida contra o Santa Rita (Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas)
Marcelo Oliveira observa o Cruzeiro 
na partida contra o Santa Rita 
(Foto: Ailton Cruz
/Gazeta de Alagoas)


FONTE: