domingo, 31 de agosto de 2014

No retorno de Ibra, PSG goleia com hat-trick do sueco e falha de goleiro

Após mais de duas semanas afastado por conta de uma lesão, atacante volta em grande estilo na goleada por 5 a 0 sobre o Saint-Étienne. Brasileiros vão bem

Por Paris
 









Contra o início irregular no Campeonato Francês, o Paris Saint-Germain usou, neste domingo, seu antídoto para a falta de vitórias: Ibrahimovic. E em dose tripla. O time voltou a vencer, com espetacular atuação do atacante sueco, que marcou três gols, no goleada por 5 a 0, sobre o Saint-Étienne, no Parc des Princes.
O triunfo levou o PSG à segunda colocação, com oito pontos, dois a menos do que o líder Bordeaux. Com sete, o Saint-Étienne desperdiçou a oportunidade de chegar ao topo e caiu para a sexta colocação. 

I




bra, que ficou fora de combate por mais de duas semanas por conta de uma lesão muscular, foi o nome da partida, mas não foi ele o responsável por iniciar o caminho da vitória do PSG. Quando a partida ainda era equilibrada, na etapa inicial, o goleiro do Saint-Étienne falhou bizarramente após uma recuada despretensiosa de bola, marcou contra e facilitou a vida do sueco e seus companheiros. (veja o lance no vídeo abaixo).
ibrahimovic paris saint germain x St Etienne (Foto: Reuters)Recuperado, Ibrahimovic voltou ao PSG neste domingo: garantia de show (Foto: Reuters)


 














Nada, porém, que ofuscasse a atuação deIbrahimovic. Ele fez de tudo. Deu chapéu, tentou de voleio, com golpe de taekwondo, provocou os adversários, consolou o goleiro rival, reclamou... Ibra fez até gols. Três gols. Um de cabeça, outro driblando o arqueiro em velocidade e ainda outro na entrada da área. Hat-trick. Que atuação. 
Quatro brasileiros começaram como titulares no PSG. David Luiz, Marquinhos, Lucas e Maxwell. Destaque para o lateral, que teve ótima participação, com duas assistências. Lucas também foi bem. O uruguaio Cavani completou a goleada.  
FONTE:

Inspirado em Zagallo, Bernardinho busca o tetra no Mundial da Polônia

Fã do Velho Lobo, único tetracampeão nos gramados, técnico da seleção masculina de vôlei tenta conduzir o Brasil ao inédito quarto título seguido na competição

Por Direto de Katowice, Polônia






A imagem daquele homem de cabeça branca e aparência franzina, que percorria o campo com passadas firmes, repetindo uma frase como um mantra, ficou gravada na retina de
 Bernardinho. Minutos antes da disputa de pênaltis contra a Holanda, na semifinal da Copa do Mundo de 1998, o frio que descia pela espinha da maioria dos brasileiros parecia não passar pela de Zagallo. Segurava o rosto de cada batedor e do goleiro Taffarel e dizia: "Nós vamos ganhar!". Dito e feito. Ali, o que era respeito virou inspiração para o técnico da seleção de vôlei. No comando da equipe masculina desde 2001, Bernardinho não imaginava que viveria uma trajetória tão vitoriosa. Muito menos que teria a chance de tornar o Brasil o único país da história da modalidade a vencer o Mundial por quatro vezes seguidas. Algo que nos gramados, o Velho Lobo conseguiu, embora não em série, duas vezes como jogador e outras duas na comissão técnica. 

A caminhada rumo ao tetra das quadras terá início nesta segunda-feira, na cidade polonesa de Katowice. Lugar emblemático, onde foi conquistado o primeiro título da chamada "Era Bernardinho", na Liga Mundial, há 13 anos. O adversário da estreia será a Alemanha, time alto, forte fisicamente, que tem Georg Grozer como sua maior estrela e que na edição anterior ficou na oitava colocação. A partida será às 8h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV e cobertura em Tempo Real do GloboEsporte.com.

- Zagallo sentiu esse gosto de ganhar quatro. Ele é uma referência para mim pela paixão e intensidade com que sempre se dedicou à seleção. Pelo patriotismo, pela experiência e pelo quanto se emocionava. Naquele jogo contra a Holanda, parecia um garoto motivando os jogadores, sacudindo os caras antes dos pênaltis. É uma intensidade única, um exemplo para as pessoas com certa idade e uma inspiração para todos. Ele é um representante fiel de como é abraçar uma carreira. É bacana pensar que você poder ser colocado num hall de personalidades desse brilho, que ganharam quatro títulos mundiais na carreira. Nós tivemos três conquistas espetaculares, e 2014 é um novo capítulo, só que com uma perspectiva mais difícil. Somos candidatos, mas não somos favoritos. Este é um ano de confirmar força. Acho que se o título vier, vai ter sabor igual aos outros. Nada diferente... - disse. 
Bernardinho vôlei treino seleção em Saquarema (Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo)Bernardinho espera levar o Brasil ao tetra mundial de vôlei (Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo)


Na corrida pelo ouro seja no Mundial ou nas Olimpíadas do Rio, Bernardinho coloca Estados Unidos, Rússia, Sérvia, Polônia e Itália no mesmo patamar que o Brasil. Ainda atenta para outros, como Irã, que podem dar trabalho. Mas a superação mostrada na última Liga Mundial - quando a ida à fase final pareceu, por vezes, improvável - deu uma boa resposta ao treinador. 
- Lembro que, em 2002, nós chegamos fisicamente preocupados com Nalbert e Dante. Anderson e Ricardinho foram fundamentais na reta final. Em 2006, tivemos uma preparação mais tranquila e nos consolidamos. Na edição de 2010, o Marlon estava doente, e tomamos uma cacetada da Alemanha sem ver a cor da bola. Fomos jogando, vencendo as dificuldades e chegamos bem na reta final. No de agora, não somos favoritos. Cada vez mais a concorrência é mais dura. Mas temos um time com 12 jogadores efetivos, como nas outras três edições. Nós também tiramos lições da Liga Mundial. Nem nosso agente de viagens acreditava que fôssemos passar à final. No começo eles estavam inseguros, rendendo muito abaixo. Eu sentia a falta de luz nos olhos deles. Mas tivemos capacidade de trabalho para reverter aquela situação.  




Sentado na poltrona de casa, Zagallo não perdeu uma partida sequer. Há muitos anos, acompanha os passos de Bernardinho e seus comandados. Seja em que horário for. Enxerga no treinador um pouco de si mesmo e vê naqueles jogadores um pouco do Mario Jorge, aspirante a levantador de sucesso, que se arriscou primeiro nas quadras antes de pensar em brilhar nos gramados. Fala com orgulho que ali, por volta dos 15 anos, jogou no primeiro time de vôlei do América. Foi federado e tudo. Só que a baixa estatura tratou de colocar um freio em suas pretensões. Em vez de armar jogadas com as mãos, foi fazer isso com os pés. 
treino vôlei Brasil na Polônia Mundial (Foto: Divulgação / CBV)Brasil treina na Spodek Arena, local dos jogos do Grupo B na primeira fase, em Katowice Foto: Divulgação / CBV)
-  Eu me lembro que jogamos até contra o Flamengo. Eu era levantador, tinha 1,70m e não podia me arriscar em outra posição (risos). Como eu estava naquela fase de escolher um esporte, passei pelo tênis de mesa, pela natação e também pelo futebol. Aí me convidaram para jogar futebol e eu falei: "Vou nessa". Só que comecei pagando para jogar. Meu pai pagava a mensalidade, e eu não recebia nada no juvenil do América. Escolhi a bola maior e não me arrependo (risos). Mas eu gosto de vôlei. Não perco os jogos. Na Liga, o time deu uma apagada, melhorou, voltou a jogar bem e venceu até a Rússia! Acho que tem tudo para ser campeã mundial. Sou fã dessa garotada comandada pelo Bernardinho. Bruninho, Lucarelli, Wallace... é uma equipe fantástica!  
Como torcedor, sofreu com a derrota para Muserskiy & Cia. na final das Olimpíadas de Londres 2012. Fala sobre aquela partida com riqueza de detalhes. Como ex-jogador e ex-treinador, diz entender muito bem o quanto aquele revés doeu para uma equipe tão acostumada a vencer. Só não tinha conhecimento de que seu trabalho e atitudes inspiravam alguém com quem tanto se identifica e admira. Sorri, busca as palavras e só consegue falar: "Nossa, fiquei até arrepiado porque a recíproca é grande." Solta uma gargalhada ao saber que sua mais famosa frase de desabafo é a preferida de Bernardinho.
Info Jogos do BRASIL no Mundial de VÔLEI 2 (Foto: Infoesporte)
Lamenta ainda não ter tido a oportunidade de conversar, de trocar uma ideia com ele. É fã declarado, daqueles que saem em defesa de Bernardinho sempre quando alguém faz algum comentário sobre o temperamento do exigente treinador. Explica que aquelas caras, bocas, gestos e broncas são de quem coloca a alma à beira da quadra, de quem joga com o time. Se pudesse dar um conselho de tetracampeão, é que siga do jeito que é.

- Ele tem tudo dentro dele mesmo, como técnico e como pessoa. Acho que temperamento é como é. Eu sou como eu sou. Tem mesmo que mostrar que estar ali, botar tudo para fora. Tem que ser assim, tem que ser vibrante mesmo. Eu me identifico totalmente com ele. Com aquela vontade, com tudo. Não é fácil estar naquela função. A responsabilidade é muito grande! E ele fez uma mudança total na equipe. Ter a visão para montar uma seleção vitoriosa por tanto tempo é algo muito difícil. Não consigo imaginar a seleção brasileira sem o Bernardo. Quero que ele seja penta, hexa. Tive a felicidade de ser tetracampeão do mundo e não tem outro brasileiro chamado Zagallo que conquistou isso. Não sou Pelé nem Garrincha, mas tenho mais títulos (risos). Tem que engolir mesmo! E no vôlei todo mundo tem que que engolir o Bernardo! - diver
te-se.

Bale faz golaço, mas Real Sociedad marca quatro e vence o Real Madrid

Jogando sem Cristiano Ronaldo, merengues abrem 2 a 0, relaxam e falhas da defesa nas jogadas aéreas permitem a virada da equipe do País Basco

Por San Sebastián, EspanhaREAL DÁ SHOW, MAS DEIXA NÍVEL CAISOCIEDAD APROVEITA FALHAS E VIRA





Real Madrid não precisou de Cristiano Ronaldo, poupado pelo técnico Carlo Ancelotti, para fazer dois gols nos dez primeiros minutos da partida contra o Real Sociedad, neste domingo, pela segunda rodada do Campeonato Espanhol. Se o ataque estava bem sem seu principal jogador, a defesa decepcionou. Em casa, os bascos foram soberanos nas jogadas aéreas e conseguiram vencer os merengues de virada por 4 a 2. Se houve um ponto positivo para o time da capital, foi Bale, autor de um belo gol feito após drible humilhante no zagueiro Elustondo.
Os merengues ocupam a 14ª colocação na tabela de classificação, e o Sociedad subiu para a 9ª posição. O Barcelona lidera com seis pontos, três a mais que o Real Madrid. Na próxima rodada o atual campeão europeu terá pela frente o clássico contra o Atlético de Madrid no Santiago Bernabéu. O Barça enfrentará o Athletic Bilbao no Camp Nou.
real sociedad x real madrid (Foto: EFE)Jogadores do Real Madrid lamentam a derrota para o Real Sociedad (Foto: EFE)

REAL DÁ SHOW, MAS DEIXA NÍVEL CAIR

O Real começou muito bem a partida e a superioridade técnica indicava que os merengues não teriam dificuldades para construir a vitória. As jogadas de ataque, especialmente pelo alto, surgiam sem muito esforço. Com dez minutos, o placar já apontava 2 a 0 para o time da capital. O primeiro, aos quatro, foi de Sergio Ramos, que cabeceou para o fundo da rede após cobrança de escanteio de Kroos. Bale, aos dez, marcou um lindo gol. O galês deu uma caneta em Elustondo e chutou rasteiro.
bale real madrid x real sociedad (Foto: Reuters)Bale tenta levar a melhor sobre a defesa: galês teve lampejos de seu brilhantismo (Foto: Reuters)







A ausência de Cristiano Ronaldo não era sentida. Bale ocupava a ponta esquerda, mas aparecia no ataque trocando de posição com Benzema. Kroos, o dono do meio de campo, se revezava nos avanços com Modric. Contratado com status de estrela, o camisa 10 James Rodríguez mal era notado. Sozinho no lado direito do meio de campo, quase nunca recebia a bola dos companheiros. Isco, mais centralizado, foi outra peça nula.
O Real Madrid poderia ter feito mais, mas decidiu pisar no freio. O Real Sociedad não se abateu, ganhou terreno e aos poucos foi encontrando o "tendão de Aquiles" dos merengues. Um dos pontos fortes do ataque, as jogadas aéreas mostraram-se um problema sério para a defesa, que permitia os cruzamentos e as conclusões. Os mandantes começaram a levantar a bola na área, e os defensores madridistas davam sinais de insegurança a cada tentativa. 
real sociedad x real madrid (Foto: Reuters)Jogadores do Real Sociedad festejam a virada heróica sobre os merengues (Foto: Reuters)

SOCIEDAD APROVEITA FALHAS E VIRA

O primeiro gol do Real Sociedad foi marcado aos 34 minutos. Após cobrança de escanteio, Prieto cabeceou para trás e Iñigo tocou para o gol. Aos 40, Zurutuza surgiu livre no meio da área, recebeu cruzamento e marcou de cabeça. O jogador não conseguiu comemorar o feito porque se chocou com Marcelo na jogada do gol e desabou.
real sociedad x real madrid (Foto: Reuters)Time basco faz festa (Foto: Reuters)






Na segunda etapa, o Real Madrid continuou sofrendo na defesa. O Sociedad quase fez o da virada aos dois minutos. Agirretxe cabeceou, a bola raspou no calção de Casillas e seguiu para fora. Carlo Ancelotti aproximou James Rodríguez do ataque. O colombiano jogava como um terceiro atacante ao lado de Bale e Benzema apesar da obrigação de voltar e ajudar na defesa. 
O time da casa estava satisfeito com o empate, mudou o estilo em campo e se fechou quase que completamente. A partida ficou feia, e os merengues não eram capazes de trocar dois passes no setor ofensivo. Na defesa, os espaços nas laterais e a dificuldade pelo alto fizeram o Real pagar caro. A virada foi confirmada aos 19 minutos. Pietro tabelou e avançou nas costas de Marcelo, cruzando rasteiro para Zurutuza marcar o terceiro. Aos 29, Vela deu números finais ao duelo. Em cobrança de escanteio, o meia dominou e chutou com força, decretando o 4 a 2.
FONTE:

Com vaia de rivais a Dani Alves, Barça vence o Villarreal na volta de Neymar

Atacante estreia na temporada depois de lesão, inicia jogada do gol, e catalães vencem no reencontro do lateral com El Madrigal quatro meses após episódio racista


Por Villarreal, Espanha


O reencontro de Daniel Alves com o El Madrigal, quatro meses depois do episódio racista na temporada passada, não foi muito amigável. Vaiado pela torcida do Villarreal durante toda a partida deste domingo, o lateral não se intimidou, apareceu bem pela direita e acabou sorrindo ao apito final. O Barcelona venceu os donos da casa por 1 a 0, com um gol do jovem Sandro Ramírez, em jogada iniciada por Neymar - que fez sua estreia na temporada 2014/15 ao retornar de lesão no tornozelo esquerdo.

O Barcelona vai a seis pontos, com duas vitórias em duas partidas no Campeonato Espanhol, quatro gols marcados e nenhum sofrido. O clube catalão só volta a campo no dia 14 de setembro, diante do Rayo Vallecano, no Camp Nou, depois da parada das competições de clubes para amistosos entre seleções e o início das eliminatórias da Eurocopa 2016.


Neymar no jogo Barcelona contra Villarreal (Foto: AFP)
Neymar chegou a ter chute travado 
na pequena área (Foto: AFP)

No primeiro tempo, o Barça de Luis Enrique mostrou a velha característica da posse de bola controlada e muitos passes, mas dessa vez combinados com um maior número de finalizações. O que chamou mais atenção foram as vaias para Daniel Alves a cada vez que ele pegava na bola, quatro meses depois do polêmico episódio de racismo no mesmo El Madrigal. O brasileiro, entretanto, pareceu não se incomodar. O time da casa também teve suas oportunidades, como a de Victor Ruiz, que errou finalização dentro da pequena área. A resposta do Barça foi uma cobrança de falta de Messi que explodiu na trave.



saiba mais

Na volta do intervalo, Neymar foi para o aquecimento, mas só substituiu Munir aos 14 minutos. O Barça seguiu controlando a partida e chegando à área de ataque com regularidade, e o camisa 11 apareceu perigosamente duas vezes - em uma delas, aproveitou falha da zaga e encheu o pé quase em cima da linha de gol. Victor Ruíz, que havia furado e caído no lance, acabou bloqueando o chute deitado no campo. O Villarreal também melhorou, e chegou a botar uma bola na trave em chute de Pina.

O jovem Sandro Ramírez substituiu Pedro Rodríguez, e Xavi foi a campo no lugar de Rafinha. O Barça aumentou sua pressão. O Submarino Amarelo foi recuando para evitar as finalizações, mas sucumbiu depois de jogada iniciada por Neymar aos 37, quando o brasileiro achou Messi na área. O argentino teve frieza de frear e tentar tocar entre as pernas do goleiro Ansejo, que ainda a desviou. Então, Ramírez, atacante vindo do Barça B, apareceu na pequena área para marcar o gol decisivo.


Daniel Alves jogo Barcelona contra Villarreal (Foto: EFE)
Daniel Alves: alvo de vaias no 
El Madrigal (Foto: EFE)


FONTE: