sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Nadal participa do desafio do balde de gelo e chama Ronaldo para corrente

Espanhol entra na onda do banho gelado mesmo usando a proteção no punho direito


Por Manacor, Espanha


saiba mais

Rafael Nadal entrou na onda do desafio do balde de gelo (Ice Bucket Challenge, em inglês). Mesmo usando a proteção no punho direito para tratar a lesão que o tirou dos Masters 1.000 de Toronto e Cincinnati e do US Open, participou da brincadeira que chama atenção para a esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa do sistema nervoso. E o atual número 2 do ranking da ATP desafiou a nadadora espanhola Mireia Belmonte, o ex-tenista espanhol Carlos Moyá e Ronaldo Fenômeno a repetirem o gesto.

FRAME Rafael Nadal desafio do balde de gelo (Foto: Reprodução)
Com proteção no punho, Nadal participa 
do desafio do balde de gelo 
(Foto: Reprodução)

Nadal e Ronaldo são bastante e o Touro Miúra (apelido do tenista) não esconde sua admiração pelo ex-atacante, como fez antes de disputar o Rio Open, no Rio de Janeiro, em fevereiro - ele viria a vencer a competição. Os dois, inclusive, participaram de um torneio beneficente de pôquer no ano passado, com o espanhol levando a melhor na mesa que contava até com o canadense Daniel Negreanu, então número 1 do mundo no pôquer.

Fenômeno nas redes sociais nas últimas semanas, o desafio do balde de gelo consiste em tomar um banho de balde de gelo ou doar US$ 100 (cerca de R$ 225) para instituições de caridade. A brincadeira surgiu para chamar a atenção para a esclerose lateral amiotrófica (ALS, na sigla em inglês). A inspiração da campanha foi o ex-jogador de beisebol Pete Frates, que foi diagnosticado com a ALS. As doações a princípio só seriam encaminhadas à ALS Foundation, mas o desafio cresceu e passou a promover outras causas, embora a ALS continue como carro-chefe.

Diversos nomes do mundo do tênis já participaram da corrente e postaram os vídeos nas redes sociais, como Novak Djokovic, Roger Federer, Andy Murray, Ana Ivanovic, Amélie Mauresmo, Victoria Azarenka, Caroline Wozniacki, Grigor Dimitrov, entre outros.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/08/nadal-participa-do-desafio-do-balde-de-gelo-e-chama-ronaldo-para-corrente.html

Pedro Solberg/Álvaro e Alison/Bruno Schmidt vão às oitavas na Polônia

Evandro e Vitor Felipe caem na repescagem, e veteranos saem sem vitória


Por Stare Jablonki, Polônia



O Brasil segue com apenas duas duplas entre os homens no Grand Slam de Stare Jablonki, penúltimo torneio deste porte na temporada 2014 do Circuito Mundial. Pedro Solberg e Álvaro Filho avançaram às oitavas de final invictos, enquanto Alison e Bruno Schmidt, mesmo com uma derrota, também passaram direto a esta fase graças aos critérios de desempate. Evandro e Vitor Felipe se despediram do torneio polonês na repescagem, enquanto os veteranos Ricardo e Márcio, sem nenhuma vitória, foram eliminados em último lugar no Grupo D.

- Acho que a vitória desta sexta foi muito importante e motivante para iniciar a fase eliminatória. Acho que o mais importante é a nossa crescente, se tratando de um torneio longo. É muito importante crescer a cada dia e conseguimos deixar a derrota na estreia para embalar - disse Bruno.

vôlei de praia Alison e Bruno Schmidt Stare Jablonki (Foto: FIVB) 
Bruno Schmidt e Alison comemoram 
recuperação e vaga nas oitavas em 
Stare Jablonki (Foto: FIVB)

Após estrearem na competição com derrota, Alison e Bruno Schmidt se recuperaram no Grupo C e avançaram diretamente às oitavas de final. Nesta sexta, os dois derrubaram os suíços Gabathuler e Gerson com tranquilidade (21/14 e 21/12) e, por terem perdido um set a menos que os europeus, garantiram o primeiro lugar da chave e empurraram os adversários para a repescagem. Nas oitavas, enfrentarão os americano s Hyden e Bourne.

vôlei de praia Alison e Bruno Schmidt Stare Jablonki (Foto: FIVB)
Evandro tenta o bloqueio: dupla com 
Vitor Felipe éeliminada na repescagem 
do Slam (Foto: FIVB)

Juntos apenas para a disputa desta etapa, Ricardo e Márcio se despediram sem nenhuma vitória. No Grupo D, os veteranos cederam a virada para os alemães Fuch e Kaczmarek, parciais de 16/21, 21/12 e 15/11, e foram eliminados com o amargo último lugar na chave.

Únicos brasileiros invictos no primeiro dia da fase de grupos, Pedro Solberg e Álvaro Filho encerraram a participação na chave G com 100% de aproveitamento. As vítimas da vez foram os americanos Lucena e Doherty, em sets diretos, com parciais de 21/19 e 21/16. Nas oitavas, enfrentarão os alemães Erdmann e Matysik, que eliminaram os brasileiros Evandro e Vitor Felipe.

Classificados através do qualifying, o carioca e o paraibano abriram o dia com derrota no Grupo A para os poloneses Fijalek e Prudel por 2 sets a 0, com parciais de 21/13 e 21/19. Na repescagem, os dois caíram diante dos alemães também em sets diretos, desta vez com 21/19 e 21/18 no placar.



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2014/08/pedro-solbergalvaro-e-alisonbruno-schmidt-vao-oitavas-na-polonia.html

Berti/Taiana e Talita/Larissa vão à semi e encaram alemãs por final na Polônia

Ju/Mª Elisa e Ágatha/Bárbara caem nas oitavas e quartas, respectivamente


Por Stare Jablonki, Polônia



As semifinais femininas do Grand Slam de Stare Jablonki, penúltima etapa deste porte no Circuito Mundial de vôlei de praia 2014, terão dois confrontos entre Brasil e Alemanha. Invictas na competição, Fernanda Berti/Taiana e Larissa/Talita – que não perdeu sequer um set no torneio -, venceram os dois jogos que disputaram nesta sexta-feira e agora vivem a expectativa de disputarem uma final verde-amarela na Polônia. Pelo caminho, as adversárias serão Ludwig/Sude e Holtwick/Semmler, respectivamente.

Líderes e vice-líderes do ranking mundial, Juliana/Maria Elisa e Ágatha/Bárbara Seixas foram eliminadas da competição. As atletas olímpicas caíram nas oitavas de final, enquanto as atuais bicampeãs brasileiras perderam a invencibilidade nas quartas.


vôlei de praia Larissa e Talita Stare Jablonki (Foto: FIVB) 
Larissa e Talita vão às semifinais sem 
perder um set sequer em 
Stare Jablonki (Foto: FIVB)

Em primeiro lugar no ranking mundial, Juliana e Maria Elisa encerraram a campanha irregular na Polônia com eliminação nas oitavas. Com duas derrotas na fase de grupos e sobrevida graças à repescagem, as atletas olímpicas não resistiram às espanholas Liliana e Elsa Baquerizo. O jogo teve três sets e parciais de 21/16, 18/21 e 15/12. Apesar da queda precoce, as brasileiras seguem em primeiro lugar na lista, já que Ágatha e Bárbara Seixas caíram na fase seguinte.


vôlei de praia Fernanda Berti Stare Jablonki (Foto: FIVB)
Fernanda Berti faz o passe: dupla com 
Taiana vaiàs semifinais de forma i
nvicta (Foto: FIVB)


As atuais campeãs brasileiras 
abriram o dia com vitória de virada sobre as alemãs Laboureur e Schumacher, com parciais de 22/24, 21/18 e 15/11. Nas quartas, porém, a paranaense e a carioca caíram diante de outra dupla alemã. Holtwick e Semmler venceram por 2 sets a 0, com parciais de 21/18 e 21/15, e ficaram com a vaga nas semis.

Classificadas através do qualifying, Talita e Larissa formam a única dupla em toda a competição feminina que ainda não perdeu nenhum set. Nas oitavas, as veteranas passaram pelas holandesas Meppelink e Van Iersel com parciais de 21/16 e 21/13. Nas quartas, as brasileiras eliminaram Liliana e Baquerizo, algozes de Juliana e Maria Elisa. O placar marcou 21/21 e 21/16 e levou a dupla verde-amarela às semis.

Primeiras colocadas no Grupo H, Fernanda Berti e Taiana passaram pelas oitavas com vitória de virada sobre as canadenses Humana-Paredes e Pischke, com direito à parcial mais elástica do torneio até o momento.

Após 51 minutos, as brasileiras triunfaram por 19/21, 21/9 e 21/13.  Nas quartas, Berti e Taiana voltaram a comemorar. Diante das tchecas Kolocova e Slukova, venceram por 21/13 e 21/18 e se classificaram para as semifinais.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2014/08/bertitaiana-e-talitalarissa-vao-semi-e-encaram-alemas-por-final-na-polonia.html

Moacir exalta superação do Coelho e elogia estreia de meia Renan Oliveira

Treinador completa 30 jogos a frente do América-MG e comemora mais uma vitória atuando no Independência, a sétima da equipe atuando no Horto na Série B


Por Belo Horizonte

 

A vitória de 3 a 0 sobre a Ponte Preta (confira os melhores momentos da partida no vídeo ao lado), na noite desta sexta-feira, no Independência, encheu de orgulho o técnico Moacir Júnior, que completou 30 partidas no comando da equipe. O treinador destacou a dedicação do time, que não contou com quatro titulares (Pablo, Willians, Mancini e Ricardinho), além de ter superado mais um adversário que briga diretamente a uma das quatro vagas na Série A do ano que vem.

- (Tenho que) exaltar o comportamento dos jogadores, principalmente os que entraram. A gente falou que não havia desfalques, mas sim oportunidade para que outros jogadores pudessem mostrar o seu trabalho. Pegamos mais um confronto difícil em Belo Horizonte, como foi contra Joinville e Ceará, e a Ponte Preta, que vai brigar também pelo acesso, nos deu trabalho com sua qualidade. Mas foi importante vencer mais um confronto direto.

A gente falou que não havia desfalques, mas sim oportunidade para que outros jogadores pudessem mostrar o seu trabalho
Moacir Júnior

O treinador fez questão de elogiar a atuação de Renan Oliveira, que fez apenas um treinamento com o grupo, e iniciou como titular o jogo desta sexta-feira. O reforço teve participação decisiva na vitória de 3 a 0, com duas assistências.

- O Renan fez um treino tático apenas, e com seis jogadores. Nem tivemos tempo de trabalhar. Mas mostra que o América-MG trabalhou bem, que a diretoria contratou um grande jogador.

Sobre a marca de 30 jogos no comando do América-MG, Moacir Júnior agradeceu e dividiu os méritos da conquista pessoal.

- Motivo de muita satisfação, de agradecimentos, à minha família e aos torcedores, que me abraçaram. É uma marca fantástica, que divido com funcionários do clube, jogadores, diretoria, torcedores e imprensa. Temos que continuar trabalhando, com os pés no chão.

Moacir Júnior, técnico América-MG (Foto: Reprodução\ Sportv)
Moacir Júnior comemorou bastante os 
gols do América-MG, que se mantém 
na briga pela ponta (Foto: 
Reprodução\ Sportv)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2014/08/moacir-exalta-superacao-do-coelho-e-elogia-estreia-de-meia-renan-oliveira.html

Destaque contra a Ponte, Obina vibra com vitória e mira artilharia da Série B

Jogador marca em vitória sobre a Macaca e comemora manutenção da equipe na briga pelas primeiras colocações


Por Belo Horizonte


Autor de um dos gols da vitória do América-MG sobre a Ponte Preta por 3 a 0 (confira os melhores momentos da partida no vídeo ao lado), nesta sexta-feira, no Independência, o atacante Obina comemorou ter balançado mais uma vez as redes na Série B e destacou a atuação da equipe e a manutenção do Coelho na briga pela primeira colocação da competição.

- Nosso objetivo foi alcançado, a gente sabia que, se vencesse o jogo, conseguiríamos a liderança provisória. Agora vamos secar os outros adversários e torcer para que os resultados do restante da rodada nos ajudem, e vamos seguir nessa empolgação para conseguir mais vitórias e continuar no G-4.


Outro fator que motiva o jogador é a briga pela artilharia do campeonato. O atacante do América-MG tem seis gols na competição, três a menos que Jael, do Joinville, e Rodrigo Pimpão do América-RN que lideram a briga pela artilharia.

- Sei que o Jael é um grande jogador. Além dele, tem também o Rodrigo Pimpão que vem ali na artilharia. Eu vou bem devagar, sei que com um golzinho aqui e outro ali, a gente vai acabar chegando.

Obina, atacante América-MG (Foto: Reprodução\ Sportv)
Obina, atacante América-MG 
(Foto: Reprodução\ Sportv)


A próxima partida do América-MG será na próxima sexta-feira dia 29,contra o Sampaio Corrêa, no estádio Castelão, em São Luís.


FONTE: 
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2014/08/destaque-contra-ponte-obina-vibra-com-vitoria-e-mira-artilharia-da-serie-b.html

Caiu no Horto... América-MG quebra encanto da Ponte e assume a ponta

Coelho vence com gols de Diney, Obina e Doriva e agora torce contra rivais para se firmar. Macaca, após três vitórias, perde chance de chegar ao G-4


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com

A lógica sugeria uma partida igual, entre times separados por apenas um ponto e na briga direta por uma vaga no G-4. Mas o raciocínio não vale em partidas no Independência. O encanto que embalou o Atlético-MG durante o título da Libertadores em 2013 agora pertence ao América-MG, como bem percebeu a Ponte Preta, a sétima vítima em igual número de jogos na arena. Com gols de Diney, Obina e Doriva, o Coelho liquidou mais um adversário em Belo Horizonte, desta vez por 3 a 0, e se firmou mais ainda como real candidato ao acesso. A Macaca, por sua vez, perde mais uma ótima chance de entrar no G-4, o que ainda não aconteceu na atual temporada.



Se por um lado anima o América-MG, o resultado não abala tanto a Ponte. Até porque o retrospecto dos mineiros no Independência é impressionante. Essa é a sétima vitória seguida, com 15 gols a favor e nenhum contra. Tal desempenho é o que alavanca o clube, atual líder da Série B (precisa torcer para que Vasco, Ceará e Avaí tropecem na rodada) e cada vez mais consolidado entre os quatro. Esse seria o sonho da Macaca, que, apesar da melhora notável nos últimos jogos, falha quando é preciso entrar no grupo de classificação. 

Próximos da liderança, ambos os times fecham o primeiro turno no fim de semana. O América-MG vai a campo primeiro, contra o Sampaio Corrêa, na sexta, às 20h30, em São Luís, no Maranhão. A Ponte, por outro lado, joga contra o Náutico, sábado, às 16h, no Moisés Lucarelli, em Campinas.

américa-mg x ponte preta - comemoração diney (Foto: Agência Estado)
Jogadores do América-MG festejam 
gol de Diney ainda no primeiro 
tempo, na capital 
(Foto: Agência Estado)


O jogo

A velocidade mineira e a cadência paulista se respeitaram durante todo o primeiro tempo em Belo Horizonte. Foi preciso se adaptar para tirar o zero do marcador. Os donos da casa logo notaram isso e passaram a insistir nos cruzamentos. Nas duas primeiras vezes, a zaga cortou. Na terceira, Renan Oliveira achou Diney nas costas de Tiago Alves, suficiente para colocar o Coelho na frente. A Macaca, dependente demais de Adrianinho, não foi eficiente. Apesar de reter a bola mais que o adversário, pouco finalizou. Na única oportunidade de perigo, Elton acertou a trave. O volante ainda saiu machucado e forçou mudança no esquema, com o zagueiro Gilvan improvisado na lateral e Juninho de volta ao meio-campo.

O equilíbrio do primeiro tempo, por uma série de fatores, sumiu no intervalo. A Ponte se jogou ao ataque de maneira desordenada e não conseguiu conter os principais avanços do time da casa. Obina, em lance que o próprio iniciou com chute no travessão, concluiu com finalização rasteira, após deixar Diego Sacoman para trás. Ainda deu tempo de Doriva, de cabeça, aumentar a média de gols dos mineiros no Independência. A Macaca, sem reação, teve só a chance de diminuir, mas a bola caiu nos pés de Edno e parou nas mãos de Fernando Leal. No duelo que prometia similariedade entre os times, ficou clara a diferença que faz jogar em casa.


Grêmio costura acordo e rescinde contrato com meio-campo Elano

Jogador, que recém havia saído do Flamengo, tinha vínculo até dezembro com clube gaúcho, com vencimentos mensais na casa dos R$ 500 mil


Por Porto Alegre


elano grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Elano teve bom início, mas depois decaiu no Grêmio(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

O meia Elano está livre para assinar com qualquer clube. Na tarde desta sexta-feira, o Boletim Informativo Diário (BID) da CBF publicou a rescisão do meia com o Grêmio. Com o acordo, o Tricolor deixa de pagar salários do jogador e alivia um pouco mais a folha salarial. Os vencimentos giravam em torno de R$ 500 mil mensais. No entanto, parcelará os valores de direitos de imagem devidos.

A costura entre as partes envolveu o Flamengo, que já havia interrompido no início de agosto o empréstimo que tinha firmado com Elano até dezembro. A negociação, realizada em janeiro, envolvia a divisão dos rendimentos do atleta entre os clubes.

- O Grêmio fez parcelamento dos direitos de imagem que devia a Elano. Já o Flamengo arcou com os custos de rescisão - explica o diretor de futebol do Grêmio, Rui Costa, ao GloboEsporte.com.

Sem nenhuma proposta de clubes à vista, o jogador disse, em entrevista recente ao "Arena SporTV", que chegou à conclusão de que ainda pode atuar em alto nível, por no mínimo mais dois anos.

- Vejo minha passagem no Flamengo como boa, mas tive uma lesão durante a Libertadores. Queria viver esse Campeonato Brasileiro de fora, para tirar aquelas dúvidas, se eu estava fazendo tudo errado, jogando muito abaixo daquilo que estava vendo. Hoje, posso te afirmar, que minha carreira vai continuar daqui para frente muito melhor do que estava - disse.

Contratado na metade de 2012 a pedido de Vanderlei Luxemburgo, Elano foi um dos destaques do Grêmio na campanha do terceiro lugar no Brasileirão. No ano seguinte, o atleta sofreu com lesões, não conseguiu repetir o desempenho e foi para o banco de reservas. Ao todo, foram 69 jogos e 15 gols com a camisa tricolor. Pelo Fla, foram três tentos em 15 jogos.


Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2014/08/gremio-costura-acordo-e-rescinde-contrato-com-meio-campo-elano.html

Robben voa, Bayern conta com sorte em lance incrível e vence na estreia

Após festa para campeões do mundo, holandês mantém nível da Copa e é destaque nos 2 a 1 sobre Wolfsburg. Belga desperdiça chance do empate debaixo do travessão


Por Munique, Alemanha


saiba mais

O atual bicampeão alemão iniciou a sua caminhada pelo tri com vitória. O Bayern criou, tornou o goleiro Grün um dos melhores em campo, mas a verdade é que se sentiu aliviado com o apito final na Allianz Arena - especialmente depois de contar com alta dose de sorte no incrível gol perdido por Malanda, debaixo do travessão. Para sua sorte, Arjen Robben não perdoou como o belga e comandou os 2 a 1 diante do Wolfsburg, nesta sexta-fera.

O meia-atacante holandês manteve o nível de atuações da Copa do Mundo. Foi o melhor em campo, com uma assistência para Thomas Müller abrir o placar - com direito à entortada em Luiz Gustavo - e um belo gol de contra-ataque na etapa final, quando desarmou no meio-campo e apareceu na grande área para concluir com a canhota. O croata Ivica Olic marcou para os Lobos, num belíssimo chute que encobriu Neuer.


Robben - bayern de munique x  wolfsburg (Foto: AFP)
Robben comemora o segundo gol do 
Bayern de Munique sobre o Wolfsburg: 
holandês teve grande noite (Foto: AFP)

Antes de a bola rolar, a abertura da Bundesliga contou com alguns minutos de homenagem ao sexteto campeão do mundo no Brasil. Neuer, Jérôme Boateng, Philipp Lahm, Bastian Schweinsteiger, Mario Götze e Müller receberam um buquê de flores de dentro do gramado. O zagueiro, suspenso, e o volante, machucado, não puderam atuar.

Schweinsteiger Bayern de Munique X Wolfsburg (Foto: Agência AFP)Schweinsteiger recebe buquê de flores: campeões do mundo foram homenageados (Foto: AFP)

A dupla fez falta ao time de Pep Guardiola. Com muitos desfalques, o espanhol deu chance a Gianluca Guadino, meio-campista de 17 anos que correspondeu à altura do desafio. Mais atrás, a defesa, com Lahm, Dante e Badstuber, ausente da Bundesliga desde dezembro de 2012, sofreu bastante. O Bayern cedeu nove finalizações ao Wolfsburg, algo raro para quem costuma controlar os adversários principalmente em âmbito nacional.

O setor ofensivo, por outro lado, rendeu. Müller, Lewandowski e Robben se entenderam bem com tabelas e triangulações e criaram o suficiente para construir uma goleada. Grün, substituto de Benaglio no gol dos Lobos, acabou se destacando com importantes defesas, mas o polonês deveria ter marcado em ao menos duas oportunidades.


O Bayern ainda teve um gol mal anulado, de Sebastian Rode, e colocou uma bola no travessão, com Robben, já no finzinho. Mas não comparada ao lance que, minutos antes, deixou todos os 71 mil presentes no estádio perplexos: Olic cruzou da esquerda, Malanda desviou com o pé, Neuer conseguiu a defesa parcial, mas, no rebote do travessão, o belga de 19 anos atingiu a bola com a canela. O desespero dele e de todo o banco do Wolfsburg foi imediato. Sorte de campeão?

Luiz Gustavo e Gotze, Bayern de Munique X Wolfsburg (Foto: Agência AP)
Luiz Gustavo foi titular no Wolfsburg, 
assim como o zagueiro Naldo. No 
Bayern, Dante também jogou 
(Foto: AP)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/2014/08/robben-voa-bayern-conta-com-sorte-em-lance-incrivel-e-vence-na-estreia.html

Para poucas: Rafaela tenta manter o ''back number'' de campeã mundial

Carioca busca o bi na Rússia para continuar com identificação vermelha, exclusiva de campeões do mundo, mas também sonha com a dourada, de campeões olímpicos


Por Direto de Chelyabinsk, Rússia


rafaela silva back number campeã mundial judô (Foto: Reprodução/Twitter)Back number de Rafaela Silva, atual campeã mundial do peso-leve feminino (Foto: Reprodução/Twitter)

Back number é aquela identificação que o judoca estampa nas costas do quimono e que traz seu sobrenome e o país que representa. No fim do ano passado, a Federação Internacional de Judô (FIJ) inovou e deu uma exclusividade aos atuais campeões olímpicos e mundiais. Assim, Sarah Menezes lutará até os Jogos do Rio, em 2016, com o dourado, e Rafaela Silva, com o vermelho, pelo menos até o Mundial da Rússia. Os demais atletas competem com os azuis. Mas a carioca de 22 anos não se contenta em passar para outro judoca o back number pelo qual tanto batalhou. No dia 27 de agosto, em Chelyabinsk, ela pretende buscar o bicampeonato mundial e manter sua marca diferenciada. E vai além: já está de olho no dourado, que tem um prazo de validade maior.

- O back number de campeão olímpico você mantém por quatro anos. O de campeão mundial é só até o próximo mundial. Minha meta é conquistar o ouro na Rússia para manter o back number vermelho. Pelo menos esse ano, aí ano que vem me manter também para em 2016 mudar para o dourado.
Estou com o vermelho, mas o objetivo é o dourado - revelou Rafaela, que se tornou, no Rio, em 2013, a primeira judoca brasileira a conquistar um ouro em mundiais.

sarah menezes e rafaela silva back number grand slam de paris judo (Foto: Reprodução/Facebook)
Rafaela e Sarah posam com seus back 
numbers vermelho e dourado 
(Foto: Reprodução/Facebook)

Campeã mundial júnior em 2008 e dona de uma medalha de prata no mundial adulto, em Paris 2011, a atleta do Instituto Reação sabe do peso de defender um título, mas acredita que o status de campeã e toda a cerimônia que envolve a apresentação dos atletas momentos antes das lutas pode contribuir para um maior respeito das rivais:

(O adversário) Ele tem um respeito maior porque está vendo o seu back number ali nas costas. Então ele sabe que vai ser uma luta dura e vai te respeitar"
Rafaela Silva

 - A gente sabe que é uma responsabilidade. Quando você é chamado, eles te apresentam: "Rafaela Silva, do Brasil, a atual campeã mundial". O pessoal já vê o back number diferenciado e, geralmente, como a gente está bem ranqueada, é cabeça de chave e entra na frente do adversário, que está logo atrás. E ele tem um respeito maior porque está vendo o seu back number ali nas costas. Então ele sabe que vai ser uma luta dura e vai te respeitar - afirmou.

Ao contrário do ano passado, quando Rafaela chegou na ponta dos cascos para o Mundial do Rio, esse ano a atleta teve problemas durante sua preparação. Ainda na Europa, lesionou a mão esquerda, mas teve o aval da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para competir no Grand Slam de Tyumen, quando perdeu logo na primeira luta. Durante o treinamento de campo, na Alemanha, Rafaela não colocou o quimono e iniciou o trabalho de recuperação, já que não havia sido liberada pelos médicos para treinar.
Faltando apenas três semanas para o Mundial de Chelyabinsk, a campeã do mundo voltou a treinar, sempre com o monitoramento dos médicos da Confederação. Ela afirma que, com um curativo na mão, consegue treinar sem sentir dores:

- Eu já estava machucada na Alemanha. A Confederação ia me cortar do Grand Slam de Tyumen, antes do treinamento na Alemanha. Mas eu falei que precisava competir porque se eu fosse competir e no meio da competição tivesse uma lesão, eu queria ver como iria reagir. Deus me livre, mas se eu me machuco nas Olimpíadas, vou querer tentar continuar mesmo lesionada. Na Alemanha, eu não coloquei o quimono nem um dia. O médico não tinha me liberado para treinar, pediu ressonância. Fui liberada para treinar só agora. Estou com duas grandes inflamações no ligamento da mão esquerda, que me limitam de fazer alguns movimentos sem dor. Estou fazendo fisioterapia duas vezes por semana. Faço uma bandagem e estou conseguindo treinar sem dor. 


saiba mais

Ney Wilson, gestor de alto rendimento da CBJ, e Rosicléia Campos, técnica da seleção feminina, garantem que Rafaela "zerou a lesão" e treina sem dores às vésperas do Mundial. Ele aposta que a carioca tem chances de lutar pelo título, apesar de a preparação não ter sido a ideal por conta da lesão.

- A Rafaela zerou a lesão, está sem dor alguma. Foram feitas reavaliações de imagem para o médico fazer uma melhor avaliação. E uma atleta como a Rafaela, que tem um lastro fisiológico, lastro técnico como chamamos, tem essa bagagem. Eu acredito que ela teve muita pouca perda, se é que teve alguma. A Rafaela suporta bem a dor. A única coisa que a gente não quer é colocar a integridade física dela em risco. Hoje ela está sem dor, pelo menos é o que ela relata, mas não descarto a possibilidade dela sentir dor durante a competição, já que o ritmo é mais puxado que nos treinos. Se isso acontecer, acho que ela tem a cabeça boa para suportar desde que não comprometa a condição de saúde dela. Ela se transforma em competição, é uma diversão para ela. É uma atleta diferenciada, pode fazer um bom Mundial - avaliou Ney.

- Ela está zerada, feliz, treinando sem dor e confiante. Acompanhei um pouco o treinamento dela nessa última semana. A Rafaela gosta e é movida a desafios. Tem o desafio de conquistar o bicampeonato. E eu vejo isso com ótimos olhos. A gente tem uma responsabilidade grande pelo ano passado. Acho que vem mais de uma medalha de ouro por aí - aposta Rosicléia.


O SporTV transmite o Mundial da Rússia, que começa dia 25 e vai até o dia 31 de agosto. O GloboEsporte.com acompanha as finais com brasileiros em ação em Tempo Real. As eliminatórias serão às 2h (de Brasília), enquanto as finais iniciam às 8h (de Brasília). Rafaela luta pelo bi no terceiro dia de disputas, 27 de agosto.

programação mundial de judô da rússia 2014 (Foto: programação mundial de judô da rússia 2014)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/judo/noticia/2014/08/para-poucas-rafaela-tenta-manter-o-back-number-de-campea-mundial.html

"Touro indomável", Atlético supera as estrelas do Real e fatura a Supercopa

Colchoneros dão o troco após final da Champions com ajuda dos reforços Griezmann
e Mandzukic em gol relâmpago. CR7 entra no segundo tempo, mas não desequilibra


Por Madri



Foi com a atitude de um touro indomável que o Atlético de Madrid conseguiu superar as estrelas do Real Madrid e iniciar a temporada como acabou a passada: com espírito e credenciais de time vencedor. O apito inicial foi como o abrir de uma porteira e os merengues não conseguiram segurar uma equipe entrosada e amparada por uma multidão, no primeiro encontro com sua torcida, no Vicente Calderón. Assim os colchoneros venceram por 1 a 0, foram campeões da Supercopa da Espanha e celebraram o título diante do maior rival, que já teve seus planos de “ano perfeito”, com seis troféus, frustrados.

Mandzukic real madrid x atletico madrid (Foto: AFP)
Jogadores e torcida, enlouquecidos, 
comemoram o gol de Manduzkic 
(Foto: AFP)

No Calderón, o touro leva o vermelho com ele, e não pode ver branco em sua frente. Os aplicados colchoneros entraram em campo ainda com a final da Champions na cabeça. Naquele dia, o Real levou a melhor. Nesta sexta-feira, deu o troco. As estrelas foram apagadas. Cristiano Ronaldo entrou somente no intervalo e não conseguiu ajudar o Real a derrubar a muralha que o adversário formou após abrir o placar no primeiro minuto de jogo, com Mandzukic mandando para o fundo das redes um passe de cabeça de Griezmann - brilharam os novos contratados. O filme foi diferente do que naquela noite em Lisboa e toda a pressão dos merengues, até o segundo final, não adiantou.



saiba mais

Simeone foi, mais uma vez, o centro das atenções. O técnico é o grande craque do Atlético. Só que nesta decisão, não ficou marcado só pelo bom desempenho de sua equipe. Depois de uma discussão com o árbitro, ainda aos 25 do primeiro tempo, o argentino foi expulso e teve de assistir ao resto da decisão nas arquibancadas, atrás do banco de reservas de seu time. Na saída, Simeone inflamou a torcida, que o acompanhou. O Atlético segue entrosado fora de campo, e pelo que mostrou nesta Supercopa, está na briga como favorito aos títulos da Champions e do Campeonato Espanhol.

Simeone Atlético de Madrid e Real Madrid (Foto: Agência EFE)
Simeone foi expulso aos 25 minutos do 
primeiro tempo (Foto: Agência EFE)

Blitz do Atlético
O árbitro abriu a porteira, ou melhor, apitou o início de jogo para uma decisão que já começou esquentada. Indomável, o Atlético começou em ritmo alucinante - com trinta segundos de jogo já era possível sentir o cheiro do gol no Vicente Calderón. Foi com apenas um minuto no relógio que os colchoneros praticamente empurraram o Real Madrid para dentro das redes e abriram o placar. Griezmann desviou de cabeça para Mandzukic. O croata ganhou da defesa na corrida e chutou forte, sem chances para Casillas: 1 a 0.

Depois do gol, o “touro” acalmou dando a impressão de que esta era exatamente a tática de Simeone. Pressão alucinada nos primeiros minutos para marcar o gol. Quando conseguiu, o time se retraiu, assim como na partida de ida, deixando o Real com a posse de bola e esperando os contra-ataques.


Mandzukic real madrid x atletico madrid (Foto: AP)
Mandzukic aproveitou belo passe de 
Griezmann para abrir o placar logo 
aos dois minutos (Foto: AP)

Os colchoneros mostraram como é difícil passar por sua defesa. Embora o Real parecesse dominar com a posse de bola absoluta, não conseguia tirar proveito e ultrapassar a muralha formada por Miranda e Godín, com a ajuda dos inspirados Tiago e Gabi. E se a atenção em Simeone já não era suficiente pelo time bem montado, ele resolveu chamar um pouco mais. Aos 25 minutos, o técnico foi expulso após discussão com o árbitro. A queixa do argentino foi pela demora pela autorização da volta de Juanfran, que havia saído machucado de campo. Com um a menos, o Atlético quase sofreu um gol.

Por coincidência ou não, o Real melhorou após a saída de Simeone. James Rodríguez, substituindo Cristiano Ronaldo, chamou a responsabilidade. Percebendo a dificuldade em penetrar na área do Atlético, o colombiano passou a arriscar de fora da área, e foi o que chegou mais perto de empatar, em três oportunidades. Bale, por outro lado, não teve um primeiro tempo feliz, e perdeu a melhor oportunidade do time. Cara a cara com Moyá, dentro da área, ele chutou para fora.

O duelo ficou menos brigado e mais jogado. O Atlético não ampliou a vantagem porque o Real contou com a eficiência de Casillas, em chute de Raúl Garcia de fora da área, desviado para fora, e com a sorte. No escanteio, o mesmo Raúl cabeceou sozinho por cima do gol. Rodríguez continuou guerreiro solitário do outro lado e quase marcou em chute de fora da área, que passou muito perto do gol de Moyá.


James Rodriguez  Atlético de Madrid e Real Madrid (Foto: Agência EFE)
Moyá defende finalização de James 
Rodríguez (Foto: Agência EFE)

CR7 entra, mas Real não melhora
A entrada de Ronaldo no intervalo encheu os torcedores do Real Madrid de esperança, e, de fato, o português chegou a levar perigo ao gol do Atlético, mas não bastou. Os colchoneros continuaram jogando mais atrás, e, mesmo assim, tendo as melhores oportunidades. Raúl Garcia, o melhor em campo para os donos da casa, quase marcou logo no início, outra vez. O chute do atacante parou na trave, e a bola bateu rente à linha. 

cristiano ronaldo juanfran real madrid x atletico madrid (Foto: EFE)CR7 jogou apenas no segundo tempo (Foto: EFE)

O Atlético, aliás, perdeu um caminhão de gols e deixou seu torcedor preocupado. A situação lembrava bastante a final da Champions, quando os colchoneros dominaram e viram tudo ir por água abaixo com o gol de Sergio Ramos, aos 48 do segundo tempo. Mas, aos poucos, eles foram anulando o perigo. James, melhor do Real na primeira etapa, foi substituído por Isco, não conseguiu render no meio depois da entrada de CR7.

Foi de encher os olhos também a atuação de Griezmann. Depois de ficar no banco 57 minutos no jogo de ida, o francês brilhou com a assistência do gol da partida e foi o principal puxador de contra-ataques na segunda etapa. Saiu cansado e aplaudido de pé no Calderón.

Os minutos finais foram dignos de uma decisão entre dois times grandes, e nobres rivais. Na bola, Real e Atlético deve ter causado alguns ataques cardíacos em torcedores na noite desta sexta-feira. As estrelas do Real ainda conseguiram botar medo no Atlético em jogadas individuais perto da área de Moyá, mas sem sucesso. Os colchoneros conseguem a revanche, em grande estilo, e começam o ano campeões.


Miranda e Cristiano ronaldo, Atlético de Madrid e Real Madrid (Foto: Agência AFP)
Miranda e Cristiano Ronaldo: zagueiro 
convocado por Dunga foi novamente 
decisivo para o Atlético 
(Foto: Agência AFP)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2014/08/touro-indomavel-atletico-supera-estrelas-do-real-e-fatura-supercopa.html

Barueri paga mais 10% da dívida, faz acordo e atletas vão a campo

Em reunião na tarde desta sexta-feira, diretoria do clube convence jogadores a encararem o Tombense, pela Série D


Por São Paulo


Após mais uma semana de indefinição, os jogadores do Grêmio Barueri foram convencidos pela diretoria a jogar contra o Tombense, nesta sexta-feira, às 19h (horário de Brasília), na Arena Barueri, pela Série D do Campeonato Brasileiro. Segundo o representante dos atletas, o clube pagou mais 10% do valor devido em direitos de imagem e salários, durante reunião na tarde desta sexta, e deu um cheque para o dia 1º de setembro com mais 20%, além de uma promessa de liquidação total até o dia 5 do próximo mês. A dívida é de R$ 268 mil.

– Nós do sindicato ficamos muito felizes com a decisão. Está garantido que eles receberão pelo menos 50% da dívida, que era o que eles pediam, até o início de setembro. Portanto, a partida vai acontecer – afirmou Filipe Rino, advogado e representante dos jogadores.

O Grêmio Barueri, por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou o acordo, mas não quis se manifestar a respeito dos valores.

A Abelha ocupa a última colocação do Grupo B da Série D, com nenhum ponto em quatro jogos. Caso houvesse mais um WO, o clube poderia ser punido mais severamente pelo STJD, por conta da reincidência do ato, de acordo com Filipe.


* André Guerreiro colaborou sob supervisão de Adilson Barros


FONTE:

Ibradependência? Sem sueco, PSG sofre e só empata com o Évian

Com lesão muscular na coxa, atacante é desfalque, e time sofre para empatar com o até então lanterna do Francês. Lucas e David Luiz fazem boas apresentações


Por Annecy, França


O Paris Saint-Germain mostrou, mais uma vez, que ainda depende muito de Zlatan Ibrahimovic. Sem seu principal astro, lesionado, o time apenas empatou com Évian. Nesta sexta-feira, no Estádio Parc des Sports, o PSG não passou de um empate sem gols com o então lanterna do Campeonato Francês.

Com o resultado, o PSG desperdiçou a oportunidade de dormir na liderança. Com dois empates e uma vitória, o time soma cinco pontos, ocupa a terceira colocação e pode ver os líderes Bordeaux e Saint-Étienne (6 pontos) aumentarem a vantagem nesta rodada. Curiosamente, o Saint-Étienne será o próximo adversário do PSG no Campeonato Francês, no domingo (31), no Parc des Princes.

Por outro lado, o pontinho conquistado - o primeiro na temporada - contra o PSG tirou o Évian da lanterna do campeonato. A equipe de Annecy é 18ª colocada, mas pode retornar à última posição ainda nesta rodada.

Lucas, Psg X Evian (Foto: Agência Reuters)
Lucas foi bem, mas não conseguiu l
evar o PSG à vitória fora de casa 
(Foto: Agência Reuters)

O PSG jogou desfalcado de dois de seus principais jogadores. Além de Ibra, vetado por conta de uma lesão muscular, Thiago Silva segue fora da equipe devido a uma lesão na coxa direita. Além dos dois, o técnico Laurent Blanc optou por deixar Lavezzi e Maxwell no banco.
 
Três brasileiros estiveram em campo nesta sexta-feira pelo PSG. Lucas não foi brilhante, mas foi muito participativo, sendo um dos destaques da partida. David Luiz e Marquinhos pouco apareceram, uma vez que foram raros os lances de ataque da equipe mandante. O camisa 4, no entanto, acertou bons lançamentos do campo de defesa.   
Com um time tecnicamente muito superior, o PSG tomou a iniciativa do jogo, mesmo atuando fora de casa. Os lances de perigo, no entanto, foram raros na primeira etapa. Um chute desequilibrado de Cavani e uma boa jogada individual de Mutuidi pela esquerda foram as principais oportunidades. Faltou objetividade ao time da capital. 

Marquinhos jogo PSG x Évian  (Foto: AFP)
Convocado por Dunga, Marquinhos 
teve atuação segura contra o Évian 
(Foto: AFP)

A segunda etapa, que começou com um chute perigosíssimo de Lucas logo nos primeiros segundos, foi ainda mais monótona. Vibrante, Lucas buscava as jogadas, mas encontrava dificuldades com os companheiros de ataque. Em meio a especulações sobre uma possível transferência para o Arsenal, o uruguaio parecia displicente em campo.

A atuação, que já era ruim, ficou ainda pior com a expulsão infantil de Cabaye. O volante francês, que já tinha amarelo, entrou duro em Nielsen e foi expulso. Com um a mais, o Évian até se arriscou no ataque, mas não teve qualidade para vencer.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-frances/noticia/2014/08/ibradependencia-sem-sueco-psg-sofre-e-so-empata-com-o-evian.html

Brasil evita "dèjá vu" do dia anterior, brilha na prorrogação e bate Eslovênia

Tiago Splitter, com 18 pontos, Anderson Varejão, com 16, e Marcelinho Machado, com 13, foram os maiores pontuadores da seleção. Com 19, Prepelic é o cestinha


Por Ljubljana, Eslovênia


Foi por pouco. Mais exatamente, por dois segundos. Depois de um excelente segundo quarto e de chegar a abrir 19 pontos de diferença sobre a Eslovênia no terceiro, o Brasil voltou a sofrer uma pane e quase entregou uma vitória que parecia garantida. Um tapinha de Anderson Varejão, porém, levou o jogo para a prorrogação, na qual o time de Rubén Magnano reencontrou seu melhor jogo e acabou saindo com a vitória por 88 a 84, pelo Torneio Internacional de Ljubljana.O tempo normal terminou com empate de 74 a 74 (43 a 29).

A exemplo da derrota para a Lituânia no dia anterior, a seleção brasileira se desequilibrou psicologicamente diante da reação adversária e esteve prestes a tropeçar pela segunda vez. Com seis bolas de três em oito tentadas, Prepelic anotou 19 pontos e terminou como cestinha da partida. Goran Dragic, com 18, também teve atuação destacada. Pelo Brasil, que desperdiçou 17 lances livres em 31 tentados, num aproveitamento de apenas 45%, Tiago Splitter, com 18, Anderson Varejão, com 16, e Marcelinho Machado, com 13, foram os maiores pontuadores. O jogo de garrafão, somando-se os oito pontos de Nenê e os quatro de Hettsheimeir, contribuiu decisivamente para o triunfo canarinho: dos 88 pontos, 46 foram anotados por pivôs.

Neste sábado, às 12h15 (de Brasília) o Brasil encerra a sua participação no torneio, diante do Irã, com transmissão ao vivo do SporTV 2 e cobertura em Tempo Real do GloboEsporte.com .  A seleção asiática, inclusive, é um dos rivais brasileiros na fase de grupos da Copa do Mundo da Espanha, que começa no próximo dia 30.

Brasil X eslovenia, Basquete (Foto: Reprodução / Twitter)
Rubén Magnano conversa com os 
jogadores brasileiros durante 
pedido de tempo (Foto: 
Reprodução / Twitter)


O JOGO

Com um quinteto diferente do que começou a partida na derrota para a Lituânuia, no dia anterior, o Brasil não fez um bom primeiro quarto. Se a defesa até fazia sua parte e segurava o ímpeto dos irmãos Dragic, no ataque, as bolas de Marquinhos e Alex teimavam em não cair. Sempre atrás no marcador, o time brasileiro só melhorou com a entrada de Nenê, que anotou sete pontos no primeiro tempo. Mas as coisas só começaram a se encaixar no fim do período, já com Marcelinho Machado e Larry Taylor em quadra.

E foi justamente com o trio que veio do banco de reserva, além de Rafael Hettsheimeir e Marcelinho Huertas, que a seleção brasileira teve seu melhor momento no primeiro tempo. Depois de buscar o resultado e fechar os primeiros dez minutos com os mesmos 14 pontos da Eslovênia, a seleção brasileira voltou para o segundo período com o mesmo quinteto e voando baixo.



A escolha de Magano foi acertada, e o Brasil se soltou de vez. Com Nenê dominando o garrafão e até roubando bola, a seleção passou a frente e abriu 18 a 14. O técnico Jure Zdovc parou o jogo, mas de nada adiantou. Zerado até então no torneio, Marcelinho finalmente desencantou e anotou sua primeira bola de três. No mesmo embalo, Hettsheimeir anotou outra, e a diferença foi aumentado até chegar a 10 pontos.

Com o time encaixado, Rubén Magnano trocou Huertas, Nenê e Marcelinho por Raulzinho,Tiago Splitter e Marquinhos, respectivamente, e nem assim o ritmo caiu. Com uma defesa agressiva e Larry e Raulzinho não dando descanso para os armadores eslovenos, o Brasil conseguiu uma corrida de 11 a 2, abriu sua maior diferença e foi para o vestiário vencendo por 43 a 29.



novo apagão brasileiro
A volta do intervalo foi ainda mais animadora. Com uma bola de Larry Taylor de três no primeiro ataque do segundo tempo e uma enterrada de Anderson Varejão, a seleção fez 48 a 29 e abriu 19 pontos. Jure Zdovc foi obrigado a pedir tempo outra vez. Desta vez, a parada quebrou o ritmo brasileiro, e a Eslovênia anotou sete pontos seguidos, diminuindo o prejuízo para 10 pontos.

A situação só não piorou porque Marcelinho Huertas anotou uma bola de dois, e a seleção voltou a pontuar depois de cinco minutos de apagão. Como na quinta-feira, o susto virou desespero, e o jogo engrossou. Melhor para os donos da casa, que acertaram duas bolas de três seguidas, uma de Lorbek e outra de Prepelic, e diminuíram a diferença para cinco pontos. Com a instabilidade do Brasil escancarada, a seleção da Eslovônia partiu para cima e só não chegou ao empate graças ao cronômetro. Mas a virada parecia questão de tempo.

E ela veio a sete minutos do fim do jogo, numa bola de três de Zoran Dragic. O momento era todo dos eslovenos, e a diferença aumentou para oito em mais duas bolas de três, uma do mesmo Zoran Dragic e a outra de Prepelic. O Brasil diminuiu para cinco, mas Zupan anotou outro tiro de longa distância e aumentou a vantagem para oito novamente.

O Brasil era valente e não se entregava. Com paciência e uma defesa mais agressiva, a seleção tirou a diferença e diminuiu o prejuízo para apenas dois pontos a pouco mais de um minuto para o fim do jogo. Mas a Eslovênia tinha Prepelic. Em mais uma bola de três do cestinha do jogo, os donos da casa abriram cinco pontos de frente. A 35 segundos do fim, Marquinhos deu o troco na mesma moeda, e o jogo voltou a ficar indefinido.



A Eslovênia teve o jogo nas mãos, mas desta vez a bola de três de Prepelic não caiu. Varejão pegou o rebote e recebeu falta. Na linha do lance livre, o brasileiro errou os dois, mas o rebote foi de Tiago Splitter e, por ironia do destino, o tapinha que selou o empate em 74 a 74 no tempo normal foi do próprio pivô do Cleveland Cavaliers.



Brasil mostra frieza e brilha na prorrogação
O Brasil se reencontrou na prorrogação. Num começo arrasador, abriu sete pontos e ficou muito perto da vitória. Mas as bolas de três da Eslovênia continuavam mortais e, com mais duas seguidas, a diferença caiu para dois. Numa repetição dos minutos finais do tempo normal, Varejão recebeu falta, acertou apenas um dos dois lances livres a um minuto do fim e permitiu que a Eslovênia tivesse a chance de empatar em outra bola de três. Mas os donos da casa erraram, Nenê recebeu falta e teve duas chances para matar a partida. O pivô do Washington só acertou um, que acabou sendo o suficiente para afastar o fantasma de mais uma virada traumática: 88 a 84.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/basquete/noticia/2014/08/brasil-evita-deja-vu-do-dia-anterior-brilha-na-prorrogacao-e-bate-eslovenia.html

Nanquim, dia 6: Matheus faz novo recorde, e dupla do tênis vai à final

Brasil conquista sua nona medalha em Nanquim, a terceira de ouro, e garante ao menos mais uma prata com a vitória de Orlando/Zormann nas semifinais das duplas


Por Nanquim, China


O Brasil não passou em branco no sexto dia de competições em Nanquim. Pelo contrário. Nesta sexta-feira, o Time Brasil encerrou sua participação na natação com o brilho dourado de Matheus Santana. Grande nome da delegação brasileira, Matheus conquistou o ouro nos 100m livre, com o tempo de 48s25, batendo seu próprio recorde mundial júnior. Além disso, o Brasil garantiu ao menos uma prata no tênis.

Marcelo Zormann e Orlando Luz, campeões de Wimbledon em 2014, venceram a semifinal e no domingo disputam o ouro no tênis. No tiro com arco, Marcus Vinícius D'Almeida, nono colocado no ranking mundial adulto, começou sua participação na China com o terceiro lugar no arco recurvo, na fase de classificação. O Brasil ainda garantiu quatro finais no atletismo, mas deu adeus no handebol masculino e no tênis de mesa por equipes intercontinentais.

Matheus Santana ouro 100m livre Jogos Olímpicos da Juventude (Foto: Reuters)
Matheus Santana mostra o ouro 
conquistado nos 100m livre, em 
Nanquim (Foto: Reuters)


01
Com recorde, Matheus Santana é ouro nos 100m livre
A natação viveu nesta sexta-feira seu última dia de competições em Nanquim. E o melhor ficou guardado para o final. O brasileiro Matheus Santana nadou para o tempo de 48s25 e bateu novamente o recorde mundial júnior da prova. Ele levou o ouro e deu o troco no chinês Hexin Yu, que ficou em segundo. Veja como foi aqui.

Nesta sexta-feira, o Brasil ainda fez mais duas finais na natação. Luiz Altamir acabou com a quinta colocação, com a marca de 1min58s34. O ganhador da medalha de ouro foi o húngaro Tamas Kenderesi, com o tempo de 1min55s95. No revezamento 4x100m medley misto, o Brasil fez o quarto tempo com 3m53s93, e ficou em quarto lugar com um time formado por Matheus Santana, Giovana Diamante, Andreas Queiroz e Nattalia de Luccas.


02
Orlandinho e Marcelo Zormann na final de duplas
Campeões em Wimbledon este ano, os brasileiros Orlando Luz e Marcelo Zormann seguem com "fome" em Nanquim. Nesta sexta-feira, os dois venceram os japoneses Jumpei Yamasaki e Ryotaro Matsumara, por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/2, e se classificaram para a final das duplas. Eles jogam pela medalha de ouro no domingo, contra Rublev/Khachanov, da Rússia. Rublev tem 17 anos é número 1 do ranking juvenil internacional e venceu Roland Garros este ano. Khachanov tem 18 anos e é número 381 no ranking de tenistas profissionais, ATP.

Nas duplas mistas, Orlando Luz e Luisa Stefani foram derrotados por Jumpei Yamasaki, do Japão, e Qiuyu Ye, da China, por 2 sets a 1, parciais de 6/1, 3/6 e 10/6, e deixaram a disputa nas quartas de final. Já Marcelo Zormann jogou ao lado da paraguaia Liz Giangreco  e também perdeu nas duplas mistas. Ele caiu contra Ivett Stollar, da Hungria, e Adrian Majchrzak, da Polônia, por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/2. Neste sábado, Orlando Luz joga a final da chave simples, contra Adrian Kamil Majchrzak, da Polônia.

Orlando Luz, do tênis, nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim (China) (Foto: Wander Roberto, Inovafoto, COB) 
Orlando Luz e o seu parceiro, Marcelo 
Zormann estão na final de duplas dos 
Jogos Olímpicos da Juventude
(Foto: Wander Roberto, I
novafoto, COB)


03
Brasileiro começa em terceiro no tiro com arco
Fenômeno nacional no tiro com arco, Marcus Vinícius D'Almeida começou muito bem. O brasileiro foi o terceiro colocado no arco recurvo nas eliminatórias. Na primeira passagem, fez 348 pontos. Na segunda, 340, e na terceira, fechando com 688 no total. O primeiro colocado foi o sul-coreano Seok Woo Lee, com 704 pontos no geral. Neste sábado, pelas eliminatórias, Marcus duela contra Gabriel Luis Moreno, das Filipinas.

No feminino, Ana Machado foi a 18ª na fase de qualificação. Ela fez 311 na primeira passagem e 316 na segunda, fechando com 627. Ela manteve-se viva na disputa por medalhas e neste sábado encara Mirjam Tuokkola, da Finlândia, pelas eliminatórias.

Marcus e Ana também participaram do round eliminatório da disputa mista por continentes. Ao lado do Cazaquistão, eles enfrentaram Búlgaros e suíços, e venceram por 6 a 0. Depois, encararam italianos e venezuelanos jogando com a Polônia, e venceram por 5 a 3.


04
Atletismo avança para quatro finais
O Brasil garantiu quatro finais nesta sexta-feira, melhorando o desempenho no atletismo nos Jogos de Nanquim. Nos 400m com barreiras, Mikael Antônio de Jesus fez  o segundo melhor tempo nas eliminatórias e avançou para a final com o tempo de 51s12. No salto com vara, Bruno Spinelli saltou para 4.80, e fez a quinta marca das eliminatórias.

Daysiellen Atla Dias foi a terceira em sua bateria eliminatória dos 200m rasos, com 24s70, e também avançou para a final.  No lançamento de dardo feminino, Alexandra Pimenta da Silva foi a nona do dia com 48.28. Ela também está na briga por medalha.

Nos 200m rasos, Aliffer dos Santos foi o quarto da sua bateria e ficou fora da final com o tempo de 21s64. Nos 400m com barreiras, a brasileira Maria Letícia de Lima Peres fez sua melhor marca pessoal com 1m01s52, mas foi apenas a sétima da sua bateria, ficando fora da final.

Dos 1.500m veio o momento mais curioso do dia. Vestindo um véu, a egípcia Fatma Elsharnouby <b></b>e descalça completou a prova 1500m com o o nono tempo na bateria dela (4min59s87) e não conseguiu se classificar para a final.

Fatma Elsharnouby Egito Jogos Olímpicos Nanquim (Foto: Divulgação)
A egípcia Fatma Elsharnouby correu 
com véu e descalça (Foto: Divulgação)


05
Meninos vencem no basquete 3x3
Depois dos torneios de enterrada e arremessos de dois pontos, os times do Brasil voltaram a jogar pela chave de grupos do basquete 3x3. No feminino, a seleção acabou derrotada pela Espanha por 16 a 7. Mais tarde, as meninas ainda jogaram contra a Alemanha e perderam por 16 a 11. Já o time masculino jogou apenas uma vez nesta sexta-feira, e venceu a Romênia por 12 a 7, conquistando apenas sua segunda vitória. 

Neste sábado, os times voltam a jogar pela chave de grupos. O time feminino encara a Eslovênia, enquanto o masculino faz dois jogos, contra Nova Zelândia e Guatemala.


06
Meninas vencem por W.O. e masculino ganha outra
Invictas na competição, as brasileiras Duda e Paty nem precisaram atuar nesta sexta-feira. Elas jogariam contra Aminata e Haja, de Serra Leoa. As rivais, porém, não vieram aos Jogos. Serra Leoa preferiu não trazer delegação por conta do surto de Ebola no país. Assim, a vitória veio por W.O., por 2 sets a 0. A parceira brasileira já estava garantida terminou a primeira fase com cinco vitórias em cinco jogos, sem nenhum set perdido, e está nas oitavas de final.

No masculino, George e Arthur venceram Moussa/Veldich, do Congo, por 2 sets a 0, parciais de 22/20 e 21/6. No dia 23, os brasileiros ganham uma folga, e voltam a jogar domingo, já pelas oitavas de final do evento em Nanquim, na China.

Os primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores segundos avançam direito às oitavas de final, enquanto os demais segundos, terceiros e quartos de cada chave disputam a repescagem. Os confrontos serão sorteados neste sábado, dia de folga para os atletas.


07
Ciclismo finalmente consegue bom resultado
No último dia de disputas do ciclismo por equipes, o Brasil finalmente conseguiu um bom resultado. Ana Paula Casetta foi a primeira colocada na prova do ciclismo de estrada. Já Renata Silva Lopes fez o 35º tempo. 
Apesar disso, o Brasil não brigou pelo pódio, já que os resultados anteriores, no cross country, no cross country olímpico e nas demais variações não foram boas. No masculino, também na prova de estrada, Rodrigo Quirino foi o terceiro, e André Gohr o 37º. A situação deles é a mesma do ciclismo feminino, sem briga por pódio.

Ciclismo Jogos Olímpicos Juventude Nanquim (Foto: Divulgação/GP2)
Provas de ciclismo percorrem bonitas 
paisagens em Nanquim 
(Foto: Divulgação)


08
Handebol - meninos fora, meninas nas semifinais
Nesta sexta-feira, as seleções brasileiras de handebol definiram sua situação em Nanquim. O time masculino deu adeus precocemente à competição ao perder seu segundo jogo. A derrota desta vez foi para o Egito, por 29 a 23. Já o time feminino perdeu para a Suécia por 32 a 24, mas avançou para as semifinais com o segundo lugar do Grupo B. A seleção feminina encara nas semifinais a Rússia, que avançou em primeiro no grupo A. O jogo acontece no domingo.

Brasil x Egito handebol Jogos Olímpicos Nanquim (Foto: Divulgação)
Brasil foi eliminado pelo Egito nesta 
sexta-feira (Foto: Divulgação)


09
vela
Sem ventos, todas as regatas do dia foram canceladas na vela. Os brasileiros disputariam três regatas em duas classes. Daniel Rocha iria competir nas regatas 7, 8 e 9 da classe Techno 293, do Windsurfe. Já Natascha Boddener e Pedro Correa competiriam nas regatas 8, 9 e 10 da classe Byte CII. A vela terá seu último dia de provas neste sábado, com a disputa de medalhas, caso haja vento. Do contrário, os resultados até agora serão computados e o pódio definido. O Brasil ainda briga por medalha. 


10
Hugo se despede no tênis de mesa
Nesta sexta-feira, o brasileiro Hugo Calderano disputou as oitavas de final da chave de times intercontinentais. O rival do time América Latina 1 foi a Europa 2. E apesar da derrota por 2 a 1, Hugo venceu seu jogo no simples. Ele bateu o sueco Elias Ranefur por 3 sets a 0, parciais de 11/7, 11/4 e 15/13. Na dupla mista, ao lado da uruguaia Maria Lorenzotti, Hugo perdeu por 3 sets a 2, com parciais de 11/9, 10/12, 11/1, 6/11 e 11/4. Com a derrota, o brasileiro se despediu dos Jogos com a medalha de bronze.

 - Acho que o meu último jogo contra o Elias foi o meu melhor dentro de todo o campeonato. Perdemos hoje, mas vou para casa com uma medalha no individual, então, não tenho do que reclamar. Estou realmente muito feliz - disse Calderano.

Hugo Calderano, Jogos da Juventude (Foto: Divulgação / CBTM)
Hugo Calderano foi eliminado na chave 
de times continentais 
(Foto: Divulgação / CBTM)


11
Grandiosidade chinesa não preocupa
Nesta sexta-feira, o Comitê Olímpico Internacional fez um balanço dos Jogos até o momento, com metade das competições disputadas. O saldo foi extremamente positivo, com o COI destacando a presença do público e a qualidade esportiva das Olimpíadas da Juventude. Além disso, a grandiosidade das instalações esportivas foi alvo de debate.
Para alguns comitês olímpicos, a China extrapolou positivamnte em Nanquim, com ginásios e locais de competição acima do necessário para as Olimpíadas da Juventude. Vale lembrar que em 2018 os Jogos serão na Argentina, na América do Sul, em país que vive situação econômica delicada e dificilmente poderá manter o nível de Nanquim. O COI, porém, garantiu que não irá cobrar das próximas edições instalações tão grandiosas, e encerrou o debate.
- Trabalhamos por cinco anos para os Jogos de Nanquim. Então, os chineses tiveram tempo e estão de parabéns, muito bem preparados. A cidade está toda pronta, decorada, e temos excelentes locais de competição e vila olímpica. Mas isso não é um parâmetro para os próximos Jogos - frisou Felli.


12
"Quadro de medalhas" tem China em primeiro
Os Jogos Olímpicos da Juventude não contam com um quadro de medalhas oficial. Tanto é que o site oficial dos Jogos não traz a contagem. Sites especializados em Olimpíadas, porém, fazem a contagem dos resultados. Um deles é o "Inside the Games". Na contagem deles, que não leva em conta os resultados intercontinentais, a China lidera com 37 medalhas, sendo 18 de ouro. O segundo é a Rússia, com 28 medalhas e 11 ouros. O Brasil é o oitavo, com sete medalhas individuais e três ouros.

China natação pódio Nanquim (Foto: Divulgação)
Chinesas dominam os pódios em Nanquim, 
como nesse no revezamento misto da 
natação (Foto: Divulgação)


13
Programação dos brasileiros no sábado
Tiro com arco - Marcus Vinícius D'Almeida e Ana Machado competem pelas eliminatórias do arco recurvo 

Tênis - Orlando Luz joga a final da chave simples, contra Adrian Kamil Majchrzak, da Polônia


Basquete 3x3 - Fase de grupos: o feminino encara a Eslovênia, e o masculino joga contra Nova Zelândia e Guatemala
Vela - Serão disputadas as regatas finais das classes Byte CII e Techno 293 Windsurfe. O Brasil compete com Daniel Rocha, Natascha Boddener e Pedro Correa 


Hipismo - Bianca Rodrigues começa sua participação no hipismo de saltos individual 


Saltos ornamentais - Ingrid de Oliveira compete nas eliminatórias da plataforma de 10m


Canoagem - Miriam de Souza Barboza começa a competir no C1 e no K1
Atletismo - Anderson Cordeiro disputa a final dos 400m rasos



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogos-olimpicos-da-juventude/noticia/2014/08/nanquim-dia-6-matheus-faz-novo-recorde-e-dupla-do-tenis-vai-final.html