sábado, 28 de junho de 2014

Craque da Colômbia avisa: "Brasil tem que tomar cuidado conosco"

James Rodríguez faz dois gols, classifica a seleção colombiana, é eleito melhor jogador da partida e celebra o momento histórico com a seleção


Por Rio de Janeiro

Já são cinco gols na Copa do Mundo, dois deles na vitória de 2 a 0 sobre o Uruguai, neste sábado, no Maracanã (assista aos gols da partida no vídeo ao lado). James Rodríguez, eleito o craque da partida, é a grande atração da Colômbia no Mundial. E agora encara o Brasil nas quartas de final – em jogo que, diz ele, exigirá cuidados para as duas equipes. O camisa 10 foi questionado sobre a pressão de enfrentar o Brasil, o dono da casa, nas quartas de final. E garantiu: nada vai pesar.

– Não sinto pressão. Claro que é preciso tomar cuidado, porque o Brasil tem bons jogadores, atua bem, mas eles também têm que tomar cuidado conosco, pois também temos bons jogadores. Vai ser um jogo lindo, muito bonito para todos nós – disse ele.

A Colômbia, pela primeira vez, passa das oitavas de final de uma Copa do Mundo, e James Rodríguez se sente parte de um ciclo histórico.

– Estou feliz, porque estamos fazendo história. Eu, como jovem, sempre quis estar aqui, era um grande sonho. Espero que consiga chegar mais longe. Estamos fazendo história e queremos ainda mais. É uma seleção que ainda quer ganhar muita coisa.

James Rodríguez Coletiva Colômbia (Foto: Vicente Seda)
James Rodríguez responde aos jornalistas. 
À sua esquerda, o prêmio de melhor em 
campo (Foto: Vicente Seda)

O maestro colombiano elogiou o comportamento coletivo da Colômbia. E disse que assim seguirá contra o Brasil.

– É preciso sempre ter um plano de jogo. Cada um na sua posição faz a sua função. Fizemos exatamente isso. Em cada jogo, seguimos o plano, e contra o Brasil também será dessa forma.
James Rodríguez foi louvado pelo técnico do Uruguai, Óscar Tabárez, que o colocou como jogador com um talento típico de Messi e Maradona. O atleta agradeceu.

– É um grande orgulho ouvir alguém como ele dizer isso de mim. Só quero ajudar a Colômbia a chegar mais longe. Estou mantendo um bom nível, fazendo gols, então estou feliz.

Colômbia e Brasil se enfrentam na próxima sexta-feira, 4 de julho, às 17h (de Brasília), na Arena Castelão, em Fortaleza.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/colombia/noticia/2014/06/craque-da-colombia-avisa-brasil-tem-que-tomar-cuidado-conosco.htm

Eliminado na estreia, francês mostra alívio: "Eu odeio Wimbledon"

Pouco a vontade em jogos na grama, Benoit Paire celebra ter perdido para Rosol na 1ª rodada: "Fico feliz de ir embora o mais rápido possível"


Por Londres, Inglaterra


Todo tenista sonha em ganhar Wimbledon, um dos mais tradicionais torneios do mundo. Correto? Não. Sempre há uma exceção. E o nome desta exceção é Benoit Paire. Apesar da mística que cerca a competição da grama inglesa, o francês de 25 anos não está triste por ter sido eliminado pelo tcheco Lukas Rosol logo na primeira rodada. Pelo contrário.

- Eu odeio Wimbledon e fico feliz de ir embora o mais rápido possível. Não estou triste por poder deixar um lugar onde a atmosfera não me faz bem. A grama não é uma boa superfície para o meu joelho, mesmo quando ele está bem. Eu ainda sinto um pouco de desconforto, mas nada comparado com antes. Felizmente, eu posso voltar a disputar os torneios no saibro – disparou o tenista em entrevista ao principal jornal de seu país, o “L’Equipe”.


Benoit Paire, tenista francês (Foto: Getty Images)
Benoit Paire, tenista francês 
(Foto: Getty Images)

Paire perdeu, na última terça-feira, logo na estreia para Lukas Rosol por 3 sets a 1, parciais de 3/6, 6/3, 6/7(5) e 4/6. O francês não tem bom retrospecto na grama do All England Club. Em cinco participações, ficou uma fez no qualifying, duas na primeira rodada e outras duas na terceira.

Especialista no saibro, Rafael Nadal é um exemplo de um jogador que conseguiu superar a falta de costume com a grama o início da carreira para se tornar um tenista completo e alcançar dois títulos de Wimbledon, além de ter chegado a outras três finais. Questionado sobre a polêmica, o espanhol – que está nas oitavas de final nesta edição – disse que ninguém em sã consciência pode dizer que o torneio londrino não é diferenciado.

- Acho que Wimbledon é parte da história de nosso esporte. É um dos mais tradicionais torneios. Acho que mesmo que um tenista não goste de jogar na grama, mesmo que alguém nunca tenha jogado bem aqui, ninguém pode dizer que esse lugar não é especial por causa disso.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2014/06/eliminado-na-estreia-frances-mostra-alivio-fico-feliz-de-ir-embora-rapido.html

Djokovic minimiza contusão e diz que está pronto para enfrentar Tsonga

Número 2 do mundo afirma que pancada no ombro na partida contra Gilles Simon não teve graves consequências, apesar da dor sentida no momento


Por Londres


A cena impressionou a todos que assistiam à partida em Wimbledon, nesta sexta-feira. Transcorria o terceiro set do duelo contra Gilles Simon, quando Novak Djokovic caiu de mal jeito, rolou na grama e interrompeu a partida com fortes dores no ombro esquerdo. O sérvio recebeu atendimento médico ainda em quadra e, apesar da expressão de dor, ainda teve forças para terminar o jogo e eliminar o rival com uma vitória por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/2 e 6/4. Após o confronto, Djokovic comentou sobre a contusão, afirmando que não foi nada sério. Na segunda-feira, ele enfrenta o francês Jo-Wilfried Tsonga pelas oitavas de final de Wimbledon

novak djokovic machuca o ombro contra simon em wimbledon (Foto: Reuters)
Novak Djokovic grita de dor após machucar o 
ombro na partida contra Gilles Simon 
(Foto: Reuters)

- Basicamente, eu sofri um impacto muito forte no ombro. Quando me levantei, eu senti um estalo, fiquei preocupado, porque pensei que poderia ter deslocado o meu ombro. Essa fração de segundo foi desagradável, por isso a equipe médica não demorou a verificar que estava tudo bem. Felizmente, foi uma notícia positiva - afirmou o sérvio.

Djokovic tem dois dias para descansar até o duelo com Tsonga. Caso passe pelo francês, será a 20ª vez consecutiva que o vice-líder do ranking mundial chegará a uma semifinal de Grand Slam. Mesmo reconhecendo que enfrentará um adversário difícil, ele esbanja confiança para o confronto desta segunda-feira.

- Eu não tenho medo de nada. Eu espero que ele saque bem, acho que essa é a sua maior vantagem. Se ele vier para a rede, será um jogador muito agressivo, e, em um dia inspirado, pode vencer qualquer um - comentou.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2014/06/djokovic-minimiza-contusao-e-diz-que-esta-pronto-para-enfrentar-tsonga.html

Nadal volta a perder primeiro set, mas vence de virada e avança às oitavas

Em dia de chuva em Wimbledon, espanhol derrota Kukushkin por 3 a 1 e encara Nick Kyrgios; jogos de brasileiros nas duplas são cancelados


Por Londres


Assim como nas duas primeiras rodadas, a história se repetiu. Rafael Nadal perdeu o primeiro set, virou o jogo e venceu por 3 a 1. Depois de Martin Klizan e Lukas Rosol, a vítima da vez foi o cazaque Mikhail Kukushkin (63º), que caiu com as parciais de 67(4), 6/1, 6/1 e 6/1, em 2h33. O espanhol número 1 do mundo avançou às oitavas de final do Grand Slam de Wimbledon, na Inglaterra, e terá pela frente o australiano Nick Kyrgios, que passou pelo tcheco Jiri Vesely, por 3 a 1 (3/6, 6/3, 7/5 e 6/2).

As chuvas atrasaram o início dos jogos deste sábado em Londres, na Inglaterra. Quando deram uma trégua, os tenistas entraram em quadra, mas logo tiveram que sair porque o tempo piorou. A ação só continuou na quadra central, que é coberta. Enquanto isso, os torcedores tentavam se proteger com guarda-chuvas e capas plásticas.

wimbledon chuva imagens do dia tenis (Foto: EFE)
Na chuva, torcedores acompanham jogo de 
Nadal no telão, na única quadra coberta 
(Foto: EFE)

O jogo

rafael nadal contra Kukushkin em wimbledon (Foto: Reuters)
Rafael Nadal lamenta bola fora 
(Foto: Reuters)

Durante 56 minutos, Nadal e Kukushkin jogaram de igual para igual. Sem quebras, confirmavam seus serviços e viam o primeiro set se encaminhando para o tie-break. O espanhol logo abriu um mini-break de vantagem, mas o cazaque reagiu, tomou a dianteira e conseguiu três chances de fechar o set. Nadal salvou a primeira, mas não evitou a derrota no segundo set point: 7/6(4).

Porém, os 35 minutos do segundo set mostraram porque o Touro Miúra é o melhor tenista do mundo na atualidade. Assim como nas duas rodadas iniciais do torneio, ele não se abateu com a derrota na primeira parcial e venceu a segunda. E dessa vez, de forma maiúscula. Nadal quebrou o serviço do cazaque por duas vezes, no quarto e no sexto games, e fechou em 6/1 para empatar o jogo.

O ritmo continuou forte. Sem resistência de Kukushkin, o espanhol começou o terceiro set com uma quebra e abriu vantagem: 2/0. No quinto game, voltou a quebrar o saque do cazaque e repetiu a dose no sétimo para fechar a parcial em 6/1 e virar o jogo para 2 a 1.



Entregue, Kukushkin não conseguia responder às investidas do adversário. Com dificuldades para confirmar os serviços, o cazaque viu Nadal abrir 3/0 no quarto set após outra quebra - a sexta do jogo. Depois de suar muito, conseguiu confirmar e diminuir para 3/1. Mas parou por aí. O espanhol voltou a quebrar o saque do rival e novamente fechou o set em 6/1 para confirmar a vitória de virada, por 3 a 1.

Nadal continua na briga por seu terceiro título na grama de Wimbledon. Ele venceu o Grand Slam britânico nos anos de 2008 e 2010.


Jogos cancelados

Por conta da chuva, vários jogos que seriam disputados neste sábado foram cancelados. Entre eles, as partidas dos brasileiros nas duplas: Alexander Peya (AUT)/Bruno Soares (BRA) x Martin Klizan (ESL)/Dominic Thiem (AUT), Julian Knowle (AUT)/Marcelo Melo (BRA) x Aleksandr Nedovyesov (CAZ)/Dmitry Tursunov (RUS) e Nicholas Monroe (EUA)/Shuai Zhang (CHN) x Bruno Soares (BRA)/Martina Hingis (SUI).


Jogos deste sábado:
Mikhail Kukushkin (CAZ) 1 x 3 Rafael Nadal (ESP) - 7/6(4), 1/6, 1/6 e 1/6
Santiago Giraldo (COL) 0 x 3 Roger Federer (SUI) - 3/6, 1/6 e 3/6
Milos Raonic (CAN) 3 x 0 Lukasz Kubot (POL) - 7/6(2), 7/6(4) e 6/2
Nick Kyrgios (AUS) 3 x 1 Jiri Vesely (CZE) - 3/6, 6/3, 7/5 e 6/2
Jerzy Janowicz (POL) 2 x 3 Tommy Robredo (ESP) - 2/6, 4/6, 7/6(5), 6/4 e 3/6

rafael nadal contra Kukushkin em wimbledon (Foto: Reuters)
Nadal comemora vitória e vaga nas oitavas de 
final em Wimbledon  (Foto: Reuters)


FONTE:

Sharapova despacha americana e avança às oitavas em Wimbledo

Russa supera Alison Riske por 2 a 0 e agora encara alemã Angelique Kerber


Por Londres


A russa Maria Sharapova avançou às oitavas de final do Torneio de Wimbledon. Neste sábado, sua adversária, a americana Alison Riske, ameaçou dar trabalho por muito pouco tempo e foi facilmente envolvida pela número 5 da ATP,  que venceu por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/0.
Sua próxima adversária será a alemã Angelique Kerber, que venceu a belga Kirsten Flipkens por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/3 e 6/2.

Riske, 44 do mundo, deu um susto no início, quebrando o serviço da russa de cara. Sharapova, porém, retomou o domínio do jogo no sexto game, quando devolveu a quebra e engatou a quinta contra a americana, ganhando os três games seguintes.

tênis Sharapova wimbledon (Foto: Agência EFE)
Sharapova segue na disputa em Wimbledon 
(Foto: Agência EFE)

Sharapova veio com a mesma vontade para o segundo set e atropelou Riske, quebrando o serviço da rival três vezes e aplicando um pneu na adversária.

- Eu me senti melhor com o decorrer do jogo. Alison é uma grande jogadora na grama e eu sabia que vencê-la seria um grande desafio. Estou muito feliz de estar na segunda semana e me dando outra chance no torneio - disse a russa após o triunfo.


Resultados deste sábado:

Serena Williams (EUA) 1 x 2 Alize Cornet (FRA) - 6/1, 3/6 e 4/6
Alison Riske (EUA) 0 x 2 Maria Sharapova (RUS) - 3/6 e 0/6
Angelique Kerber (ALE) 2 x 1 Kirsten Flipkens (BEL) - 3/6, 6/3 e 6/2
Andrea Petkovic (ALE) 0 x 2 Eugenie Bouchard (CAN) - 3/6 e 4/6
Simona Halep (ROM) 2 x 0 Belinda Bencic (SUI) - 6/4 e 6/1
Vera Zvonareva (RUS) 1 x 2 Zarina Diyas (CAZ) - 6/7(1), 6/3 e 3/6



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2014/06/sharapova-despacha-americana-e-chega-oitavas-em-wimbledon.html

Federer supera colombiano Giraldo em três sets e avança em Wimbledon

Suíço vence sem sustos e segue na briga por oitavo título na grama londrina


Por Londres


Roger Federer segue sua caminhada em Wimbledon. Neste sábado, ele superou o colombiano Santiago Giraldo por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/1 e 6/3, e assegurou uma vaga nas oitavas de final. Seu próximo duelo, provavelmente na segunda-feira, acontecerá contra o espanhol Tommy Robredo, que bateu o polonês Jerzy Janowicz num jogo de cinco sets.

Roger começou a construir a vitória nos dois primeiros sets.Com ótimo índice de aces (6) e winners (22) no período, foi impondo quebras de serviço à Giraldo desde o início. No set inicial, quebrou o colombiano no segundo game, enquanto no segundo não permitiu que o rival confirmasse seu saque nos games 1 e 3. Com isso, pavimentou o caminho para o 2 a 0 no placar

roger federer avança às oitavas de final em wimbledon (Foto: Reuters)
Roger Federer vence Santiago Giraldo avança 
às oitavas de final em Wimbledon 
(Foto: Reuters)

Com ótimo índice de aces e winners durante a partida, o suíço teve mais dificuldades no terceiro set. Com 3 a 2 no placar, Giraldo teve duas chances de quebrar o serviço de Federer, que se salvou emendando dois aces.

A chance desperdiçada custou caro para o colombiano. Dali em diante, Federer tomou as rédeas do jogo novamente e não deixou Giraldo vencer sequer um game até o fim do jogo. A luta pelo oitavo título na grama londrina continua para o ex-número 1 do mundo.


Jogos cancelados

Por conta da chuva, vários jogos que seriam disputados neste sábado foram cancelados. Entre eles, as partidas dos brasileiros nas duplas: Alexander Peya (AUT)/Bruno Soares (BRA) x Martin Klizan (ESL)/Dominic Thiem (AUT), Julian Knowle (AUT)/Marcelo Melo (BRA) x Aleksandr Nedovyesov (CAZ)/Dmitry Tursunov (RUS) e Nicholas Monroe (EUA)/Shuai Zhang (CHN) x Bruno Soares (BRA)/Martina Hingis (SUI).



Jogos deste sábado:

Mikhail Kukushkin (CAZ) 1 x 3 Rafael Nadal (ESP) - 7/6(4), 1/6, 1/6 e 1/6
Santiago Giraldo (COL) 0 x 3 Roger Federer (SUI) - 3/6, 1/6 e 3/6
Milos Raonic (CAN) 3 x 0 Lukasz Kubot (POL) - 7/6(2), 7/6(4) e 6/2
Nick Kyrgios (AUS) 3 x 1 Jiri Vesely (CZE) - 3/6, 6/3, 7/5 e 6/2
Jerzy Janowicz (POL) 2 x 3 Tommy Robredo (ESP) - 2/6, 4/6, 7/6(5), 6/4 e 3/6



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2014/06/federer-supera-colombiano-giraldo-em-tres-sets-e-avanca-em-wimbledon.html

Alize Cornet, 25 do mundo, elimina a nº 1 Serena Williams em Wimbledon

Francesa surpreende, cresce depois de perder por 6/1 o primeiro set e avança para as oitavas de final do terceiro Grand Slam do ano


Por Londres, Inglaterra


Na maior surpresa de Wimbledon até o momento, a francesa Alize Cornet derrotou a número 1 do mundo Serena Williams por 2 sets a 1, parciais de 1/6, 6/3 e 6/4, e alcançou as oitavas de final do torneio inglês. Com o resultado, Serena perde a chance de chegar ao hexacampeonato na grama londrina, enquanto Cornet está pela primeira vez na quarta rodada de um Grand Slam.

A próxima adversária de Cornet é a canadense Eugenie Bouchard, cabeça de chave 13, que venceu neste sábado a alemã Andrea Petkovic por 2 sets a 0. Após a vitória, a emoção tomou conta da francesa de 24 anos:

- Há alguns anos, eu não conseguia jogar na grama e agora venci a Serena Williams. Eu não posso acreditar nisso - disse a jogadora.

alize cornet contra serena williams em wimbledon (Foto: Reuters)
Cornet surpreende e vence americana  
(Foto: Reuters)

No primeiro set, a americana não deu chances para a francesa. Quebrou três vezes o saque de Cornet, mas foi ameaçada outras duas vezes em seu serviço, cedendo um dos games. Serena subiu sete vezes à rede e ganhou seis desses pontos e ainda conseguiu 10 winners, contra apenas três das rivais. No fim, 6 a 1.


saiba mais

O segundo set foi totalmente diferente. A francesa abriu 4 a 0, com duas quebras de serviço. Em dois games, Cornet ganhou oito dos onze pontos em que recebeu o saque. Enquanto isso, Serena errava muito e deixava de subir à rede. Na sequência, a americana quebrou o saque da rival uma vez, mas Cornet fechou a parcial em 6/3.

O primeiro game do terceiro set demorou 14 minutos, Serena salvou três break points para abrir a parcial à frente. Quando o placar apontava 2 a 2, a francesa perdeu três chances de quebra, mas aproveitou a quarta, virando a partida. Depois, nova quebra para a francesa, que fez 5 a 2 sacou para fechar jogo. Mas Serena voltou ao jogo, forçou os erros da francesa, atacou bastante e diminuiu para 5 a 4. Na segunda vez que sacou para o jogo, porém, Cornet se impôs e venceu a partida.


Jogos deste sábado:

Serena Williams (EUA) 1 x 2 Alize Cornet (FRA) - 6/1, 3/6 e 4/6
Alison Riske (EUA) 0 x 2 Maria Sharapova (RUS) - 3/6 e 0/6
Angelique Kerber (ALE) 2 x 1 Kirsten Flipkens (BEL) - 3/6, 6/3 e 6/2
Andrea Petkovic (ALE) 0 x 2 Eugenie Bouchard (CAN) - 3/6 e 4/6
Simona Halep (ROM) 2 x 0 Belinda Bencic (SUI) - 6/4 e 6/1
Vera Zvonareva (RUS) 1 x 2 Zarina Diyas (CAZ) - 6/7(1), 6/3 e 3/6


Cornet wimboledon (Foto: Reuters)
Cornet equilibrou o jogo, mas acabou eliminada
(Foto: Reuters)


FONTE:

Suíços muçulmanos garantem manter a rotina mesmo com início do Ramadã

Behrami e Inler responderam perguntas sobre o assunto e disseram que o foco no trabalho é o mais importante no momento, não podendo cumprir o jejum


Por Porto Seguro

Algumas seleções, como a Argélia, preferiram não abordar o tema "Ramadã". Na Suíça, no entanto, perguntas sobre o período religioso dos muçulmanos, que começou neste sábado (28), foram respondidas com naturalidade por jogadores que seguem a religião, como Behrami e Inler - o último chegou a demonstrar certo desconforto com o tema. Os volantes da seleção suíça garantiram que, por força do trabalho, eles não poderão seguir o jejum completo do amanhecer ao entardecer durante o período religioso, até que a equipe saia da Copa do Mundo.

Behrami e Inler coletiva Suíça (Foto: EFE)
Behrami e Inler disseram que não poderão 
seguir o Ramadã à risca durante o período 
de Copa do Mundo (Foto: EFE)

Na equipe, há alguns jogadores que seguem o Islã, como Behrami, que nasceu no Kosovo - Shaqiri é outro exemplo - e Inler, que é de origem turca. Para ambos, seria complicado conciliar a profissão, que exige um enorme esforço físico, e seguir em período de jejum. No entanto, garantiram que, após a competição, seguirão a rotina de sua religião.


saiba mais

- Especialmente com o clima que faz aqui, muito calor, nós temos que repor energia. Então, temos que estar bem. Comer e beber é importante nesse momento. Respeitamos sim (o Ramadã), mas vamos seguir o jejum somente depois, agora não é o momento - afirmou Behrami.

Inler concordou com o companheiro de seleção suíça e também do Napoli, da Itália. Porém, se mostrou um pouco mais incomodado com o tema, apesar de ter respondido.

- Tem outras coisas mais importantes para falar agora. Eu não acho que é um bom momento para falar sobre o Ramadã. Temos prioridades nas nossas vidas, estamos jogando futebol, e você tem que fazer tudo perfeitamente. Eu acho que ninguém no grupo vai seguir o Ramadã agora - disse o capitão da Suíça.

A Suíça enfrenta a Argentina na próxima terça-feira, 01 de julho, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. A partida será em São Paulo, na Arena Corinthians, às 13h (de Brasília).


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/suica/noticia/2014/06/suicos-muculmanos-garantem-rotina-normal-mesmo-com-inicio-do-ramada.html

Com proteção na coxa, Sakho treina separado e pode desfalcar os Bleus

Distensão muscular pode tirar zagueiro do Liverpool das oitavas de final contra a Nigéria; jogadores treinaram às 13h, horário da partida


Por Ribeirão Preto, SP

Sakho faz treino físico e pode desfalcar os Bleus nas oitavas de final (Foto: Cleber Akamine)
Sakho, ao fundo, pode desfalcar os Bleus 
(Foto: Cleber Akamine)

Último a entrar no gramado do estádio Santa Cruz, o zagueiro Mamadou Sakho não treinou com o elenco neste sábado, em Ribeirão Preto. Com uma faixa na coxa esquerda, o jogador do Liverpool fez alongamentos e correu em volta do gramado ao lado de um integrante da comissão técnica, mas não chegou a participar das atividades de chute a gol.

Principal preocupação da França para a partida contra a Nigéria, válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo, Sakho sente um incômodo muscular desde a sua chegada ao Brasil. Contra o Equador, ele foi substituído no segundo tempo por causa da lesão.

Caso não tenha condições de jogo, o técnico Didier Deschamps deve optar por Laurent Koscielny, que também tem problemas físicos, mas não a ponto de tirá-lo da partida.

- Estou com uma tendinite há dois, três meses. Estou tentando gerenciar isso participando de todos os treinos. Tenho feito uma programação de recuperação com o médico. Não fui mal contra o Equador. Sei que tenho alguns problemas, mas vou fazer de tudo para evitar os gols.

A seleção francesa viaja a Brasília neste sábado, em voo fretado, às 18h. Domingo, o time treina às 12h30 no estádio Mané Garrincha, onde enfrenta a Nigéria, segunda-feira, às 13h.

Sakho corre em volta do gramado e não treina com bola (Foto: Cleber Akamine)
Sakho usa proteção na coxa esquerda durante 
atividades físicas (Foto: Cleber Akamine)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/franca/noticia/2014/06/com-protecao-na-coxa-sakho-treina-separado-e-pode-desfalcar-os-bleus.html

Com lesão muscular, Podolski não enfrenta a Argélia; Boateng é dúvida

Joachim Löw, porém, não confirma se utilizará Schweinsteiger ou Khedira no meio. Partida entre as duas seleções será na segunda-feira, às 17h, no Beira-Rio

Por Santa Cruz Cabrália

A Alemanha tem problemas para enfrentar a Argélia, na próxima segunda-feira, às 17h (de Brasília), no jogo que definirá sua sobrevida na Copa do Mundo. Está confirmada a ausência do atacante Lukas Podolski, titular contra os Estados Unidos, por conta de uma lesão muscular. Além dele, o zagueiro Jérôme Boateng, que tem atuado como lateral-direito, ainda luta contra uma inflamação no joelho e é dúvida. Ambos viajarão ainda neste sábado para Porto Alegre, local da partida pelas oitavas de final.

– Podolski está com complicações musculares e inclusive teve que ser retirado do treino de sexta depois de 45 minutos. Não melhorou e não conseguiu estar em campo neste sábado (durante o treino fechado), portanto, precisará descansar para melhorar. Colocá-lo para jogar seria uma imprudência, mas acredito que, se avançarmos, ele estará bem o suficiente para jogar nas quartas de final – disse o técnico Joachim Löw. 

Joachim Low Coletiva Alemanha  (Foto: Agência EFE)
Com dois jogadores lesionados, Löw terá que 
mexer no time que enfrenta Argélia, na
segunda-feira (Foto: Agência EFE)


Sobre a presença de Boanteg, ele se mostra mais confiante. 
– Ele passou por uma avaliação e está com um resquício de inflamação. Acredito que consiga treinar no domingo.

O desfalque de Podolski deve obrigar Löw a escalar Mario Götze, titular na estreia contra Portugal e também diante de Gana, quando marcou o primeiro gol dos alemães no empate por 2 a 2. Na defesa, não ter Boateng pode significar a entrada de Mustafi, outro zagueiro, na lateral. O capitão Philipp Lahm seguirá no meio-campo. 

Howedes Ozil Neuer Gotze alemanha treino (Foto: Agência Reuters)
Götze deve entrar no lugar de Podolski 
(Foto: Agência Reuters)

Com quem Lahm fará companhia no setor é o outro mistério. Toni Kroos será novamente titular, mas Bastian Schweinsteiger e Sami Khedira lutam pela outra vaga. O primeiro vem de boa partida contra os EUA, enquanto o segundo ganhou um descanso por ter jogado nos dois primeiros compromissos do time.

– Em 2010 aconteceu algo bem parecido. Jogamos com os dois, dependendo da situação a gente colocou um ou outro. Tanto Schweinsteiger quanto Khedira progrediram muito fisicamente e também tecnicamente. São inteligentes e têm totais condições de estarem em campo. São ótimas possibilidades para nós – despistou Löw.

A Alemanha seria escalada da seguinte maneira: Neuer, Boateng (Mustafi), Mertesacker, Hummels e Höwedes; Lahm, Schweinsteiger (Khedira) e Kroos; Özil, Müller e Götze.


FONTE:

Hulk assume falha no gol do Chile, reclama de pênalti e exalta o grupo


Atacante foi um dos destaques do time na dramática vitória sobre o Chile, mas agradece a Julio Cesar pelas defesas das penalidades e fala da união do grupo


Por Belo Horizonte



O atacante Hulk viveu uma verdadeira montanha-russa de emoções na dramática vitória do Brasil sobre o Chile, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. O atacante teve atuação destacada, participando bem das jogadas ofensivas, mas falhou no lance que originou o gol chileno e ainda perdeu sua cobrança na disputa de penalidades. Ao final do jogo, ele não fugiu da responsabilidade e assumiu os erros.

- Concentramos do começo ao fim, mas num lance ali no qual tentei dar o passe para o Marcelo, eu errei e acabou saindo o gol deles. No único lance que erramos saiu o gol. Mas controlamos a partida, tivemos muitas chances, um pênalti não marcado, mas faz parte - disse Hulk lembrando de lance ainda no primeiro tempo, quando foi derrubado dentro da área.


Hulk Brasil Isla Chile Mineirão (Foto: Agência Reuters)
Hulk foi um dos destaques do Brasil na partida 
contra o Chile, tanto positiva quanto 
negativamente.(Foto: Agência Reuters)

Além do lance do pênalti, o atacante ainda reclamou do gol que marcou, mas que foi anulado pelo árbitro inglês, Howard Webb. Auxiliado pelo bandeirinha, ele assinalou toque de mão no momento de dominar a bola.


- Tivemos o meu gol também. Pra mim foi limpo, dominei a bola no peito e anularam. Dominei no ombro. A bola passou e eu levei aqui (apontando para o peito). E eu vi claramente que foi gol. Depois que ele anulou eu achei que tivesse marcado impedimento. Falei: "Impedimento não foi, eu não estava". Ele deu mão, mas o importante é a classificação, graças a Deus - comemorou Hulk.

Além do erro no lance do gol do Chile, Hulk também desperdiçou sua cobrança na disputa de pênaltis. Após Bravo defender o chute do camisa 7 brasileiro, o Chile marcou com Díaz e chegou à igualdade pela primeira vez durante a disputa. Mas para alegria brasileira Neymar também converteu e Jara mandou na trave a última cobrança. Hulk fez questão de agradecer ao goleiro Julio Cesar, que naquele momento já havia defendido duas cobranças chilenas, e ao elenco brasileiro, que lhe deu total apoio.


Julio Cesar Jara brasil x chile (Foto: AP)
Hulk comemora com Julio César ao final da 
disputa de cobranças de penalidades. Atacante
 perdeu sua cobrança e o goleiro foi o grande 
herói brasileiro neste sábado. Camisa 7 
agradeceu ao apoio do grupo após pênalti 
perdido. (Foto: AP)

- Nessas horas que a gente vê a força do nosso grupo. Quando a gente erra, eles vêm, nos apoiam, falam: Estamos juntos! Não baixa a cabeça, vamos passar. Podia errar qualquer um! Mas graças a Deus o Julio fez duas defesas ali muito boas, maravilhosas, que ajudaram a gente. É isso, sofrimento, correndo até o fim e passando. Se Deus quiser até a final vamos nessa.

O Brasil volta a campo na próxima sexta-feira, às 17h, no estádio do Castelão, em Fortaleza. O adversário será definido no confronto entre Colômbia e Uruguai, neste sábado, no Maracanã.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/06/hulk-assume-falha-no-gol-do-chile-reclama-de-penalti-e-exalta-o-grupo.html

Falcao García festeja classificação da Colômbia às quartas: "Histórico"

Ausente do Mundial, atacante elogia James Rodríguez e diz que primeiro gol do meia contra o Uruguai, neste sábado, no Maracanã, foi o mais bonito da Copa do Mundo


Por Rio de Janeiro

Maior estrela do futebol colombiano, o atacante Falcao García não está participando da Copa do Mundo por estar se recuperando de lesão, mas tem acompanhado os passos dos "Cafeteros" de longe. Neste sábado, a Colômbia venceu o Uruguai por 2 a 0 no Maracanã e avançou às quartas de final pela primeira vez na história dos Mundiais. O goleador exaltou o feito através das redes sociais.


saiba mais

- Histórico. Primeira vez nossa seleção da Colômbia está nas quartas de final de uma Copa do Mundo. Graças a Deus por tanto. Orgulhosamente colombianos.

O meia James Rodríguez, que também joga com Falcao no Monaco, tem sido o protagonista da campanha no Brasil. Contra os uruguaios, fez dois gols, chegando a cinco na competição. O primeiro da partida deste sábado foi uma pintura, classificada pelo companheiro como o mais bonito da Copa.

- O melhor gol do Mundial, de longe, o que acaba de fazer James - publicou logo após o gol feito pelo camisa 10, que dominou com o peito e chutou sem deixar a bola cair.

Falcao Garcia treino Colômbia (Foto: Getty Images)
Falcao chegou a treinar com a seleção, mas foi 
cortado às vésperas do Mundial 
(Foto: Getty Images)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/colombia/noticia/2014/06/falcao-garcia-festeja-classificacao-da-colombia-quartas-historico.html

"A Copa poderia acabar hoje", diz Susana Werner, mulher de Julio César

Com dois pênaltis pegos pelo goleiro e classificação da Seleção atriz explode de alegria em postagens no Twitter: "Obrigada a todos que acreditaram no Julio"


Por Belo Horizonte

Depois de ver o marido Julio César defender duas cobranças na disputa de pênaltis contra o Chile, na partida deste sábado, no Mineirão, em Belo Horizonte, a atriz Susana Werner comemorou a classificação da seleção brasileira para as quartas de final da Copa do Mundo. Na vitória do Brasil nos pênaltis após o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar com a Roja, ela elogiou o amado e também posou para uma foto com o troféu de melhor em campo.

Susana Werner elogia marido Julio César após classificação para quartas de fina (Foto: Reprodução / Instagram)
Susana Werner elogia marido Julio César após 
classificação para quartas de final (Foto: 
Reprodução / Instagram)


Susana Werner e a filha Giulia no Mineirão (Foto: Reprodução / Instagram)Susana Werner e a filha Giulia no Mineirão
Foto: Reprodução / Instagram)

- Para mim a Copa poderia até acabar hj, se é que vocês me entendem. Muito obrigada a todos que acreditaram no Julio, que torceram pela gente. Para mim, não importa o resto e sim o que ele fez para chegar até aqui. Deus, obrigada por tudo. Amém. Outra coisa não darei entrevistas, espero que respeitem este meu momento, a estrela lá em casa é o Julio - postou Susana, no Twitter e no Instagram.

O Brasil vai pegar nas quartas de final o vencedor do duelo entre Colômbia e Uruguai, que se enfrentam às 17h (de Brasília) deste sábado, no Maracanã, no Rio de Janeiro. A partida que valerá vaga nas semifinais será disputada nesta sexta-feira, às 17h, na Arena Castelão, em Fortaleza.

Julio Cesar brasil x chile (Foto: Getty Images)
Julio César pega pênalti e ajuda a Seleção a 
avançar às quartas de final (Foto: Getty Images)

Susana com o troféu de melhor em campo recebido por Julio César (Foto: Reprodução/Instagram)
Susana com o troféu de melhor em campo 
recebido por Julio César (Foto: 
Reprodução/Instagram)


FONTE:

O fantasma sai de cena: Colômbia bate Uruguai e agora pega o Brasil

James Rodríguez faz os dois gols da vitória de 2 a 0 no Maracanã, leva os cafeteros a sua melhor campanha em Copas e evita revanche da final de 50


 A CRÔNICA

por Alexandre Alliatti

No Maracanã o fantasma nasceu, no Maracanã o fantasma se despediu. Graças à melhor Colômbia que já pisou as chuteiras numa Copa do Mundo, não acontecerá a tão esperada revanche da final da Copa do Mundo de 1950. É a talentosa seleção comandada pelo craque James Rodríguez, dono da vitória de 2 a 0 neste sábado, quem desafiará o Brasil nas quartas de final do Mundial. E o fantasma sai de cena – o Uruguai está fora da Copa.

A assombração agora é outra. A mística uruguaia, com as lembranças de 64 anos atrás, dá lugar à exuberância da seleção cafetera. A Colômbia jamais havia passado das oitavas de final em uma Copa do Mundo. Pois agora passou com sobras: tem 100% de aproveitamento, 11 gols marcados, apenas dois sofridos e uma campanha superior à do Brasil – que precisou recorrer aos pênaltis para eliminar o Chile. E tem James Rodríguez...

James Rodriguez Colômbia e Uruguai (Foto: Agência Reuters)
James Rodríguez acaba com o jogo e dá 
classificação história à Colômbia 
(Foto: Agência Reuters)

O camisa 10, melhor jogador da primeira fase para a Fifa, fez um golaço para ser cristalizado nas retinas colombianas. Matou no peito e, sem deixar a bola cair, abriu o placar da vitória – complementada por ele próprio no segundo tempo. O Uruguai, valente como sempre, abastecido de indignação pela suspensão aplicada a Luis Suárez, teve força para encarar o adversário. Mas não teve futebol. A equipe de José Pekerman é bastante melhor.

Sexta-feira, dia 4 de julho, às 17h (de Brasília), Brasil e Colômbia se enfrentam na Arena Castelão, em Fortaleza. O vencedor estará nas semifinais.

Tensão e pintura
Quando a bola começou a rolar no Maracanã, na despedida da tarde carioca, dois sentimentos saíam de cada canto do estádio e eram tão firmes, tão presentes, que quase deixavam de ser abstrações para se tornar sólidos – objetos que podem ser tocados. A raiva dos uruguaios estava presente em cada semblante, em cada máscara de Suárez a ornamentar um rosto, em cada faixa expelindo indignações contra a punição que alijou o atacante da Copa. E era proporcional ao surto de euforia dos colombianos, em êxtase com uma seleção que lhes permite sonhar um sonho outrora utópico.

A presença de dois estados de espírito tão opostos deixou o jogo tenso em campo e fora dele. Enquanto os atletas discutiam, dividiam cada bola com um pouco mais de força (especialmente os uruguaios), torcedores se desafiavam nas cadeiras, xingavam uns aos outros (especialmente os uruguaios).
  •  
James Rodriguez Colômbia e Uruguai (Foto: Getty Images)
Craque do jogo, James Rodríguez comemora o 
primeiro gol (Foto: Getty Images)

No gramado, o que se viu foi uma Colômbia muito mais talentosa e um Uruguai além de seus próprios limites de obstinação – algo que poderia parecer impossível para uma equipe que tem a garra tatuada na alma desde que o mundo é mundo. Só que a diferença pró-Colômbia no primeiro quesito é maior do que a diferença pró-Uruguai no segundo. Não por acaso, o time de José Pekerman, na bola, na qualidade, pulou na frente na etapa inicial.

E foi justo. A Colômbia propôs o jogo, se mostrou mais veloz, usou melhor os lados. E tem um diamante em campo com a camisa 10. Aos 27 minutos, a bola pareceu se teleguiar até o peito de James Rodríguez. Ele a aninhou no corpo e, na queda, já emendou de canhota. O toque no travessão foi o último ato antes do grito de gol. De golaço. De enorme golaço.

A Colômbia teve 63% de posse, mais saídas para o ataque e mais do que o dobro de tentativas de gol do que o Uruguai no primeiro tempo. Mas sua superioridade não a deixou imune a ataques celestes. Cavani, de falta, quase empatou. E depois, pelo alto, não desviou de cabeça por detalhes – seria fatal a conclusão.

Cavani lamentando Uruguai x Colômbia (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Cavani tem as melhores chances do Uruguai, 
mas sem sucesso (Foto: André Durão
 / Globoesporte.com)

O fantasma sai de cena
O começo do segundo tempo ainda não estava munido de definições. Afinal, era o Uruguai do outro lado: tudo poderia acontecer. Mas não demorou para o fantasma sair de cena. Aos quatro minutos, a Colômbia trocou passes de pé em pé. Armero, da esquerda, mandou na cabeça de Cuadrado, que deixou a bola redonda (com o perdão do trocadilho) para James Rodríguez completar para a rede: 2 a 0, quinto gol do camisa 10 na Copa, agora artilheiro isolado, deixando Neymar, Messi e Thomas Müller para trás.

O Uruguai fez o que podia para reagir. Óscar Tabárez tirou Forlán (uma triste versão do craque do Mundial de 2010) e Álvaro Pereira para colocar Stuani e Gastón Ramírez. A seleção celeste até criou algumas chances, geralmente com Cavani, mas jamais deu pinta de que poderia virar o jogo – até porque o goleiro Ospina foi infalível. Com o passar do tempo, o time charrua ainda se tornou excessivamente viril – como em pancada desleal de Ramírez em Armero.

Enquanto isso, a parte brasileira da torcida passou a gritar “eliminado” para o Uruguai e a avisar aos próximos adversários: “Colômbia, pode esperar, a tua hora vai chegar”. Mas eles pouco ligaram. Responderam cantando: “Se vive, se sente, Colômbia está presente”.

E está mesmo. Como jamais esteve.

Torcedor vestido de fantasma de 50 com dentes do "vampiro Suárez" (Foto: Gettyimages)
Torcedor uruguaio vestido de fantasma e com 
dentes da mordida de Suárez (Foto: Gettyimages)




FONTE:

Neymar preocupa, e Felipão ataca gringos após vitória: “Hora de mudar”

Técnico da seleção brasileira acredita que está sendo cavalheiro demais com insinuações de benefícios ao Brasil e promete voltar ao estilo mais “agressivo”


Por Belo Horizonte

 
Felipão está preocupado com Neymar. Mesmo ainda faltando seis dias para as quartas de final, o técnico colocou em dúvida a presença do atacante. O camisa 10 da seleção brasileira terá, muito provavelmente, que passar por um período de recuperação de uma pancada na coxa, sofrida logo no começo do jogo com o Chile.  

- A coxa do Neymar está deste tamanho. Provavelmente vai ter um inchaço grande nos próximos dias e pode ser um problema grande para outra partida – disse Felipão, fazendo gesto com as mãos.  

Inconformado com o fato de o árbitro não ter dado cartão amarelo ao adversário, o técnico da Seleção valorizou a permanência do seu maior craque em campo.  


saiba mais

- Não consigo entender. As pessoas dizem que o Neymar cai o tempo todo. Mas ele tem de ser valorizado hoje por ter atuado a maior parte do jogo com um problema grande na coxa, de uma pancada forte que ele levou logo no início da partida. – comentou Felipão.
  
O técnico brasileiro também está incomodado com o tratamento dos técnicos, jogadores e jornalistas dos outros países em relação à Seleção. Principalmente no que diz respeito à arbitragem. Antes dos jogos contra o Brasil, os rivais têm colocado pressão nesse sentido, insinuando que a equipe verde e amarela pode ser favorecida. 
  
- Estamos sendo muito cavalheiros, muito educados com os estrangeiros. Está na hora de mudar um pouco o nosso discurso. Não devemos ser apedrejados por técnicos, jogadores e imprensa estrangeira. Está na hora de eu voltar um pouco ao meu estilo: ser agressivo. Não estou conseguindo aguentar mais – falou o técnico.  

Brasil x Chile -  Felipão Scolari  (Foto: Getty Images)
Felipão está irritado com os estrangeiros que 
insinuam favorecimento ao Brasil na Copa 
(Foto: Getty Images)

Para o comandante, os árbitros estão entrando nessa pressão e deixando de marcar algumas coisas para a seleção brasileira, como pênaltis, faltas...

  - Estamos um pouco apreensivos com o que está acontecendo. Tudo que acontece é a seleção brasileira. Estamos vendo que os árbitros estão meio reticentes com o Brasil. Se vamos ser campeões, não sei. Se não querem, tudo bem. Mas a arbitragem tem de ser igual para todo mundo – acrescentou Scolari.


Confira a íntegra da entrevista coletiva do técnico Luiz Felipe Scolari:

DIFICULDADES CONTRA O CHILE
- Foi como a gente esperava e havia manifestado sete, oito meses atrás, quando soubemos do sorteio. Teríamos uma dificuldade muito grande. É um time que joga organizado, bom sistema tático. Foi um jogo muito equilibrado. Tanto que foi para os pênaltis. Foi uma vitória nossa, que não desmerece o Chile, mas nos valoriza. 


EMOCIONAL
- Vamos recuperar os jogadores dando a folga até segunda-feira de manhã. Depois iremos mostrar os motivos por termos conquistado a classificação e o que podemos melhorar para o próximo jogo. E também, quando se ganha com essa emoção, dessa maneira, podemos fazer disso uma coisa boa.

DRAMA
- Infartar depende dos exames que foram feitos antes ou depois da Copa do Mundo (risos). Depois de infartar não tem muito mais jeito. A Copa do Mundo está mostrando jogos muito equilibrados e emocionantes. São jogos muito idênticos e quem não aproveita as chances pode pagar cara, como quase pagamos com aquela bola na trave, aos 118 minutos de jogo. 

PSICOLÓGICO
- Mesmo os jogadores mais experientes sentem em uma Copa do Mundo. Quem disser que não sente, está mentindo. Não é um jogo comum. Como temos ainda muita gente nova, vamos acrescentar experiência. Willian errou, mas é uma experiência. Vai acrescentar algo para ele no futuro. Vamos ver se a gente comete menos erros por inexperiência. De repente pode não ter a mesma sorte que teve hoje, aos 118 uma bola na trave. 

RISCOS
- Nós fizemos o gol e depois tomamos o gol de lateral, que é algo que não se admite no nível mundial como o nosso. Depois tivemos três, quatro chances para marcar os gols, por detalhes, precisão demais, não fizemos. E aí a gente correu mais riscos do que em qualquer outro momento. 


NEYMAR
- Em primeiro lugar, Neymar tem 22 anos e parece que tem 35. Maduro, pronto. Ele lida naturalmente com essa dificuldade de não ter a experiência de idade. Ele é muito bom mentalmente. Tem detalhes na vida dele que indicam que ele estava pronto desde os 17, 18 anos. Ele é simples. Ele gosta de jogar. Ele vai bater o pênalti como se fosse bater na pelada lá em Santos. Essa é a capacidade dele. 

PAÍS DA COPA
- Para o país está sendo importante para ver que podemos nos sentir orgulhosos do que temos. Tratamos muito bem a todos. E somos muito cordiais. O que nós queremos ainda é poder seguir em frente. Não é feio valorizar a nacionalidade. 

ANFITRIÃO
Não é fácil jogar em casa. Assumimos a responsabilidade de que temos de ser campeões. O povo abraçou essa ideia. Podíamos fugir do assunto, mas quando se faz uma promessa tem de ir até o fundo. Existe uma tensão, uma dificuldade, uma apreensão... Faltam três jogos para atingir o céu.


FONTE>

Fifa analisa punição maior para o belga Defour, expulso contra a Coreia do Sul

Comitê Disciplinar da entidade abre procedimento para avaliar necessidade de pena maior e deve divulgar decisão até domingo


Por Rio de Janeiro

Steven Defour, da Bélgica, expulso na partida contra a Coreia do Sul, terá a possibilidade de punição além da suspensão automática pelo Comitê Disciplinar da Fifa. Ele recebeu o cartão vermelho por conta de uma entrada de sola em Kim. A Fifa, porém, parece passar ao largo de outro lance que vem sendo questionado com frequência, a cotovelada de Sakho, da França, em Enner Valencia, do Equador.

Steven Defour Belgica x Coreia (Foto: Reuters)
Expulso contra a Coreia do Sul, Defour pode 
receber uma punição maior da Fifa (Foto: Reuters)

- Confirmamos que abriram procedimento para analisar a expulsão de Steven Defour na partida entre  Coreia e Bélgica. Se decidirem por uma suspensão além da suspensão automática pelo cartão vermelho, vamos informar. Devemos ter uma posição até domingo (29).

Sobre o lance envolvendo o francês Sakho na última partida da fase de grupos, Fischer afirmou que o Comitê Disciplinar analisa todos os lances.

- O Comitê Disciplinar está olhando por todos os ângulos, não estou em posição de comentar decisões desse comitê independente.




saiba mais

Julio César pega dois pênaltis, Chile bate na trave, e Brasil vai às quartas

Após jogo ruim da Seleção e 120 minutos de sofrimento, goleiro promete defesa a Thiago Silva, cumpre, e cumpre grito da torcida: "Eu acredito"


 A CRÔNICA

por Martín Fernandez

Quatro palavras, separadas em duas frases, resumem o que aconteceu neste sábado à tarde no Mineirão. Primeiro, o que Júlio César disse a Thiago Silva, instantes antes de o Brasil eliminar o Chile nas cobranças de pênalti, por 3 a 2, após empate por 1 a 1 até o fim da prorrogação, e avançar para as quartas de final da Copa do Mundo. Disse o camisa 12 ao capitão:
- Vou pegar.

E pegou. Julio Cesar defendeu a cobrança de Pinilla, que chutou forte, mas no meio do gol. E em seguida espalmou o chute de Alexis Sánchez. Não precisou pegar o chute de Jara, que explodiu na trave e fez explodir o Mineirão. David Luiz, Marcelo e Neymar marcaram.

Julio Cesar Alexis Sanchez brasil x chile (Foto: AP)
Julio César defende a cobrança de Alexis 
Sánchez: goleiro conduz a Seleção às 
quartas de final (Foto: AP)

A segunda frase que explica o jogo nasceu no meio da prorrogação, no auge da agonia, no ápice do sofrimento, quando quase não se respirava nas arquibancadas e mal se pensava em campo. O Brasil sofria e fazia sofrer.

- Eu acredito!
Foi tamanho o nervosismo, o sofrimento, que o Mineirão tratou de inventar um grito novo, jamais ouvido em partidas do Brasil. E a Seleção lá é time no qual é preciso declarar fé?
  •  
Felipão Scolari comemora enquanto Neymar chora brasil e chile mineirão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Felipão vibra com a vaga, Neymar e Thiago 
Silva, ao fundo, choram (Foto: Marcos 
Ribolli/Globoesporte.com)
 
Neste sábado, foi preciso. Não poderia estar mais certo Luiz Felipe Scolari, quando previu que o Chile seria o adversário mais difícil possível para o Brasil nas oitavas.

O Chile de 2014 nada tem a ver com o de 1962, 1998 ou 2010 - aqueles a quem o Brasil destroçou quando cruzou nas Copas do Mundo. A equipe treinada pelo argentino Jorge Sampaoli joga, pensa, cria problemas, enquadra Neymar, faz sofrer.

O retrospecto não entra em campo, como insistiram Felipão e seus jogadores desde que ficou definido que o confronto das oitavas de final da Copa do Mundo seria contra os fregueses. Brasil e Chile fizeram um jogo de nervos - com algum futebol no meio. O "Mineirazo" esteve sempre à espreita. mas Julio Cesar avisou:

- Vou pegar.

O Mineirão devolveu:

- O campeão voltou.

Na próxima sexta-feira, na Arena Castelão, o Brasil enfrenta nas quartas de final o vencedor de Uruguai e Colômbia, adversários no fim da tarde deste sábado, no Maracanã.

Desequilíbrio na sombra
A sombra numa faixa de gramado do Mineirão era só uma coincidência, mas o fato é que só se jogava por ali. Marcelo era o jogador mais acionado quando o Brasil tinha a bola - e o mais incomodado quando o Chile tomava as ações.

Daniel Alves colaborou para esse desequilíbrio. O lateral direito perdeu uma bola ao sair jogando, nos lances iniciais da partida, e ofereceu um contra-ataque perigoso ao Chile. Desde então, o campo se inclinou para o outro lado. O camisa 2 só voltou a aparecer a três minutos do fim do primeiro tempo, ao arriscar um chute de fora da área que obrigou Bravo fazer linda defesa.
  •  
David Luiz Gol Brasil e Chile (Foto: Agência AP)
Jara desvia de chilena, bola raspa na barriga de 
David Luiz e vai para o gol (Foto: Agência AP)
   
Foi de um ataque pela esquerda que surgiu o escanteio que Neymar cobrou na cabeça de Thiago Silva. O capitão desviou no meio da área, e David Luiz entrou com Jara na segunda trave. A bola foi para a rede, desviada de chilena por Jara, mas o gol foi dado para o camisa 4, em quem a bola raspou por último, de leve, na barriga. Primeiro gol dele com a camisa amarela, o único titular que ainda não tinha marcado pela Seleção. E como gritou David Luiz, e como gritou o Mineirão.

Brasil x Chile - David Luiz  (Foto: Getty Images)
David Luiz agradece ao céu pelo primeiro gol 
pela seleção brasileira (Foto: Getty Images)
 
O gol deixou o Brasil à vontade para jogar no contra-ataque. O time de Felipão desistiu de marcar por pressão, recuou suas linhas, esperou o Chile e sempre esteve mais perto de marcar o segundo do que sofrer o empate. Fred tentou, Neymar tentou, Hulk tentou - só Oscar não arriscou contra o gol chileno.

O Chile tinha a bola por mais tempo - 57% a 43% de posse no primeiro tempo - mas a marcação brasileira funcionava. Vidal, que ameaçara uma atuação brilhante nos minutos iniciais, caiu num buraco negro em algum lugar entre David Luiz e Marcelo e dali nunca saiu. Alexis tinha que ir até a defesa para tentar alguma coisa diferente, Vargas mal via a bola.

Tanto conforto em campo se transformou em desatenção. Hulk devolveu mal um lateral cobrado por Marcelo, a bola sobrou limpa para Alexis, que venceu Julio Cesar com um chute cruzado, preciso, rasteiro: 1 a 1. O Mineirão calou - com exceção das pequenas manchas vermelhas nas arquibancadas

Alexis Sanchez comemora gol do chile contra o Brasil (Foto: Agência Reuters)
Alexis Sánchez salta para comemorar o gol 
diante da massa amarela e um chileno 
(Foto: Agência Reuters)


Jogo bruto

O Brasil voltou a tomar a iniciativa no segundo tempo. O Mineirão cantava o hino, os de pé cobravam os sentados: "Levanta!". E o time de Scolari lutava. Como na maior parte do primeiro tempo, era um jogo sujo, bruto, com mais divididas do que troca de passes, com mais faltas do que finalizações.

Hulk chegou a desempatar, mas foi flagrado por Webb dominando no braço o lançamento de Marcelo (assista ao lance no vídeo ao lado). O Chile devolveu com uma linda tabela pela direita. Aranguiz acertou disparo de dentro da área, Julio Cesar fez uma defesa espetacular, no contrapé.
Felipão mexeu: trocou Fernandinho por Ramires e Fred por Jô. O Brasil agora tinha mais a bola, mas não ideias. Hulk obrigou Bravo a trabalhar, Jô furou diante do goleiro batido em cruzamento rasteiro. Quando conseguia sair das cordas, o Chile incomodava - mas finalizava mal. Depois de 16 anos, o Brasil voltou a uma prorrogação na Copa, sua sexta na história do torneio.

Cansaço psicológico
Acaba o segundo tempo, há toda uma prorrogação a disputar, dois tempos de 15 minutos que vão decidir o futuro do Brasil na Copa do Mundo. Um a um, os brasileiros caem. Fred, substituído por Jô, entra em campo com garrafas d'água. Enquanto isso, os chilenos se abraçam, todos de pé. Fazem uma rodinha, como se houvesse todo um jogo pela frente. Neymar se ajoelha, esconde a cabeça entre os braços, Thiago Silva está exausto.

Felipão scolari brasil e Chile Mineirão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Felipão conversa com os jogadores do Brasil 
antes da prorrogação (Foto: Marcos Ribolli / 
Globoesporte.com)
 

Hulk é a exceção. O camisa 7 atravessa o campo com a bola dominada, cava falta. Em seguida, corta o campo em diagonal outra vez e chuta de longe, com força, para outra boa defesa de Bravo. É o mais lúcido do ataque brasileiro, que, no mais, não cria. O Chile faz pouco, parecem eles os exaustos agora. Felipão troca Oscar por Willian, é a última substituição.

Com a respiração presa, o Mineirão assistiu a um festival de cruzamentos sem perigo, passes errados, faltas e jogadores chilenos caídos no segundo tempo. Num contra-ataque, quando os relógios do estádio mostravam 119 minutos e 40 segundos jogados, Pinilla acertou uma bomba no travesão de Julio Cesar. Último susto antes do capítulo final nos pênaltis.

Com câimbras desde antes do apito final, Neymar desabou. Na preparação para as cobranças, o veterano Julio César expôs a tensão brasileira e chegou a derramar lágrimas. O camisa 10, o goleiro e o Fred discursaram na rodinha.

David Luiz iniciou a série acertando com força no canto. A mesma firmeza com que Julio César defendeu a cobrança de Pinilla. Em seguida, Willian chutou para fora, apesar de deslocar o goleiro. Mas o camisa 12 brasileiro salvou outra, parando Alexis Sánchez. Marcelo converteu, com leve desvio de Bravo. Aranguíz encheu o pé e balançou a rede no ângulo. Hulk também bateu forte, mas o 1 chileno tirou com o pé. Díaz igualou para 2 a 2 em seguida. Neymar fez o dele. Ficou para o autor do gol contra que foi marcado para David Luiz decidir. E Jara parou na trave. Alívio final. Sexta-feira tem mais.




FONTE: