quinta-feira, 22 de maio de 2014

Juliana e Maria Elisa começam bem, mas Eliza e Fê Berti vão mal em Praga

Com duas vitórias em dois jogos, dupla fica perto de vaga nas oitavas do Open na capital tcheca. Outra parceria precisa vencer para ir à repescagem


Por Praga, República Tcheca



Juliana volei de praia Praga (Foto: Divulgação/FIVB)
Juliana bloqueia a tcheca Bonnerova, 
em Praga(Foto: Divulgação/FIVB)

As duplas brasileiras iniciaram nesta quinta-feira o Open de Praga com uma parceria vencendo os dois jogos que fez e outra sendo derrotado nos dois compromissos. Juliana e Maria Elisa tiveram 100% de aproveitamento e têm tudo para confirmar a liderança do Grupo G. Já Elize Maia e Fernanda Berti, apesar dos dois resultados negativos, ainda têm chance de avançar à repescagem.

Juliana e Maria Elisa começaram o dia perdendo o primeiro set, mas conseguiram reagir e venceram as tchecas Martina Bonnerova e Barbora Hermannova por 2 sets a 1 (15/21, 21/12 e 15/10), em 43 minutos. Na sequência, as meninas superaram as letãs Dumbauskaite e Povilaityte por 2 sets a 0 (21/11 e 21/14), em 29 minutos.

A parceria volta a jogar nesta sexta-feira contra as chinesas Wang e Yue. Uma vitória assegura a liderança do Grupo G e faz o time avançar diretamente às oitavas de final.

Eliza Maia e Fernanda Berti fizeram o jogo mais longo dia – 1h de duração – e tiveram chance de vencer as holandesas Braakman e Van der Vlist, porém foram batidas, de virada, por 2 sets a 1 (21/23, 28/26 e 15/7). Na sequência, elas tiveram outra partida equilibrada contra as alemãs Ludwig e Walkenhorst, mas novamente perderam, dessa vez por 2 sets a 0 (24/22 e 21/16).

Em terceiro lugar no Grupo B, Eliza e Fernanda vão encarar nesta sexta-feira as tchecas Vorlova e Nakladalova. As brasileiras precisam vencer para avançarem à repescagem.

Elize Maria e Fernando Berti volei de praia Praga (Foto: Divulgação/FIVB)
Elize Maria e Fernando Berti em ação 
no Open de Praga (Foto: 
Divulgação/FIVB)


FONTE:

Bruninho busca evolução na Itália e espera ano de crescimento da seleção

Levantador diz que opção por se manter atuando fora do país visa a conhecer melhor os adversários do ciclo olímpico; Brasil estreia na Liga Mundial nesta sexta-feira


Por Rio de Janeiro


bruninho volei seleção brasileira (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Buninho em ação na Arena Jaraguá (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

A porta na Itália se abriu em janeiro, quando a situação ficou insustentável. Bruninho já não tinha mais como seguir no Rio de Janeiro. Não sem receber salários por quatro meses, não sem a tranquilidade necessária para render tudo o que podia. Era a hora de tomar outro rumo e voltar a defender o Modena. Depois de ajudar a equipe a chegar à semifinal do Campeonato Italiano, o levantador resolveu permanecer por mais uma temporada na Europa. Quer continuar evoluindo, enfrentar mais vezes jogadores que encontrará nos torneios internacionais com a seleção.   

- Acho que é bom para conhecer melhor ainda os adversários enfrentando um campeonato difícil. Além disso, há uma exigência maior com o jogador estrangeiro, uma pressão para jogar bem. A cidade é apaixonada por vôlei, a pressão é grande, então, cada jogo é uma final lá. Você não pode acomodar nunca. Acaba ficando ainda mais focado e vê o jogo evoluir - disse.

A palavra de ordem se aplica não só a ele, mas ao renovado grupo. Na metade do ciclo olímpico, Bruninho quer ver o time dar mais um passo em direção ao crescimento. Depois do vice-campeonato da Liga Mundial, o Brasil terminou o ano passado com o título da Copa dos Campeões. Nesta sexta-feira, contra a Itália, inicia a caminhada pelo 10º troféu da Liga Mundial. A partida será às 14h35, em Jaraguá do Sul (SC). A TV Globo transmite ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real. A última vez que o Brasil ergueu o troféu do torneio foi em 2010.


saiba mais


As seleções brasileira e italiana são responsáveis pela maior quantidade de títulos da história da Liga Mundial. A de Bernardinho tem nove, enquanto a comandada por Mauro Berruto soma oito nas 24 edições já realizadas.

- A Itália é uma equipe que está sempre no pódio nas competições internacionais. Tem muita tradição e temos um grande respeito. Agora, eles estão com um grupo jovem e talentoso com muita força de saque e ataque. 
Jogar em casa é sempre uma pressão maior, mas aprendemos a lidar com isso. 

Estamos treinando forte e precisamos ganhar ritmo de jogo. Esse é um ano importante e vai ser muito bom ver vários amigos na torcida. Temos que entrar na Liga Mundial com o mesmo espírito de sempre. Talvez não 100% entrosados no início, mas vamos usar todo jogo como final.

treino volei seleção brasileira (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Bruninho faz levantamento para Sidão 
no treino da seleção  (Foto: 
Alexandre Arruda/CBV)

O Brasil busca consistência na temporada em que tem como grande objetivo a conquista do quarto título mundial consecutivo, na Polônia, no período de 30 de agosto a 21 de setembro. Bruninho espera que desta vez a tristeza que sentiu na final dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, com a vitória de virada dos russos, não se repita.  

- A Rússia está um passo à frente dos outros times. Eu sempre digo que até a final das Olimpíadas, a gente cansou de dar porrada neles. Ganhamos inclusive na primeira fase em Londres. Foi um time que perdeu bastante para a gente. Aí nós sofremos três derrotas consecutivas em momentos importantes. Claro que fica engasgado. Mas não podemos pensar neles antes dos outros adversários. É o time a ser batido hoje. Nós temos que tentar voltar a vencer mais - afirmou o capitão.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/05/bruninho-busca-evolucao-na-italia-e-espera-ano-de-crescimento-da-selecao.html

Natália Martins supera surdez, volta à seleção e revela "truque antibroncas"

Primeira jogadora com grave problema auditivo a competir profissionalmente no Brasil, central de 29 anos ganha nova chance no grupo de José Roberto Guimarães


Por Rio de Janeiro


saiba mais

Do silêncio ao barulho vindo das pancadas lançadas em quadra. Natália Martins sabe bem como é viver os dois extremos. Aos 4 anos, a menina nascida em Lorena, no interior de São Paulo, foi diagnosticada com um grave problema auditivo. O auxílio de um aparelho de ouvido, no entanto, trouxe som e novos rumos a sua vida. Com ele, teve as mesmas oportunidades que qualquer menina de sua idade. E soube aproveitar cada uma delas. Hoje, a central de 29 anos e 1,86m de altura vive sua melhor fase. Depois de se destacar na Superliga feminina 2013/2014, a primeira jogadora surda a competir profissionalmente no Brasil voltou a ganhar chance na seleção. 
  
- Fiquei bastante surpresa com a convocação e muito feliz. Tive duas notícias felizes ao mesmo tempo: a cura de um tumor do meu pai e a convocação. Eu sou uma pessoa que não gosta de criar esperança para não ficar frustrada. 
Sou despretensiosa. Fiquei quietinha em casa e veio essa notícia. É o reconhecimento do nosso trabalho. Agora, quero agarrar essa oportunidade, plantar a semente e correr atrás - disse Natália.

Vôlei Brasil Natália Martins e Gabi (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
Natália Martins ao lado de Gabi, em 
treino da seleção brasileira em 
Saquarema (Foto: 
Alexandre Arruda / CBV)

 A primeira vez que vestiu a camisa da seleção brasileira foi em 2008, na seleção de novos. A convocação para o time principal adulto veio apenas em 2011, quando Fabiana machucou o ombro, e Natália foi convocada para substituí-la. Desde então, a central estava afastada da equipe do técnico José Roberto Guimarães. Até que, no início deste mês, veio o convite inesperado.
O treinador do Brasil lembrou-se do bom desempenho da jogadora pelo Praia Clube nesta temporada e decidiu convocá-la após o pedido de dispensa de Bia.

Tive 70% de perda de audição nos dois ouvidos. Com seis anos comecei a usar aparelho auditivo e não parei mais
Natália

Natália Martins está no grupo convocado para treinamentos visando ao Torneio de Montreux, de 27 de maio a 1º de junho, na Suíça. Enquanto espera a confirmação do seu nome na lista oficial da competição, a jogadora aproveita a experiência ao lado do treinador tricampeão olímpico. Do outro lado, Zé Roberto já fez elogios, frisou que o problema auditivo não atrapalha em nada dentro de quadra e até revelou uma “malandragem” da central para escapar das broncas.

- Ela ouve naturalmente. Não atrapalha o treinamento. Mas ela é danada. Ela diminui o volume do aparelho quando vai tomar bronca. É a única coisa. O resto é normal. Tratamos como uma jogadora normal, e não como uma jogadora que tem um problema auditivo – reforçou Zé Roberto.

A meio de rede do Praia Clube se defendeu das "provocações" do chefe. Explicou que, com o aparelho, o volume às vezes fica muito alto. De qualquer forma, tranquilizou seus técnicos garantindo não usar mais essa tática. 
- Não faço isso mais. Antes eu tinha um aparelho que me incomodava quando tinha muita gente falando. Então, desligava. Eu avisava para as meninas do meu time que estava desligando, e elas me ajudavam. Mas, com esse novo aparelho, não tem como fazer. Se eu desligar, a pilha pode cair, é complicado. 
Agora eu escuto as broncas. Eu brincava com isso com o Paulinho (Paulo Cocco, assistente técnico da seleção). Eles (técnicos) gostam de ficar me zoando, falam: “Vou dar esporro. Não desliga” – contou a sorridente jogadora. 

central Natália Martins Praia Clube Uberlândia (Foto: Divulgação/Praia Clube)
Central do Praia Clube se destacou na 
última temporada da Superliga feminina 
(Foto: Divulgação/Praia Clube)

As dificuldades da menina de 4 anos para escutar quando chamavam seu nome e a necessidade que sentia de ouvir sempre música muito alta começaram a preocupar sua mãe. Exames realizados em São Paulo, em seguida, comprovaram que Natália tinha mesmo perdido 70% da audição. Dois anos depois, passou a usar aparelho e, aos 11, já estava se aventurando no mundo esportivo. Primeiro, tentou a ginástica artística mas, por já ser muito alta naquela época, foi chamada para o vôlei. No início, enfrentou algumas dificuldades. Com a ajuda das companheiras de clube em Lorena, porém, foi melhorando sua comunicação e se adaptando à modalidade e ao som gerado por ela.

- Tive 70% de perda de audição nos dois ouvidos. Com seis anos, comecei a usar aparelho auditivo e não parei mais. Mas eu só uso aparelho de um lado.
No vôlei, não dá para usar nos dois. Posso levar uma bolada. Já tentei me adaptar com os dois, mas não consegui. Comecei a achar que era muito barulho também. Depois que você está acostumada a ouvir de um lado só, é muito difícil mudar. É como começar do zero, você tem que aprender tudo de novo – explicou. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/05/natalia-martins-supera-surdez-volta-selecao-e-revela-truque-antibroncas.html

Ghem vence outra e fica a uma vitória da chave principal em Roland Garros

Rogerinho cai diante do argentino Facundo Bagnis e dá adeus ao sonho no saibro


Por Paris (FRA)

André Ghem derrota Ricardo Mello no ATP Challenger de Campinas (Foto: João Pires / Divulgação Instituto Sports)André Ghem está perto da chave principal na França (João Pires / Divulgação Instituto Sports)

O gaúcho André Ghem mantém vivo o sonho de estar entre os tenistas que disputarão a chave principal do Torneio de Roland Garros. Na manhã desta quinta-feira, ele derrotou o alemão Michael Berrer, 114º do mundo, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/6 (9-7), em jogo válido pela segunda rodada do qualifying.

André, atualmente o número 233 do ranking da ATP, enfrentará o vencedor do duelo entre o chileno Hans Podlipnik-Castillo e o bósnio Damir Szumhur, que acontece nesta quinta, mas ainda não foi iniciado. O vencedor do duelo confirma lugar no pelotão de elite. Antes, o brasileiro havia vencido outro alemão, Matthias Bachinger, no jogo de estreia no qualifying.


Depois de um primeiro set seguro, no qual quebrou o serviço de Berrer uma vez, o brasileiro caminhava para o mesmo desfecho no segundo. Tinha o saque quando vencia por 5 a 4 e podia matar o jogo, mas não o fez. A partida acabou indo para o tie-break. Na série extra, o alemão chegou a abrir 4 a 1 sobre Ghem, mas o brasileiro foi perseverante. Buscou o empate em 6 a 6 e conseguiu a virada em 9 a 7, confirmando o set e a vitória.

FIM da linha para rogerinho

tênis copa davis rogerio dutra silva rogerinho (Foto: AFP)Rogerinho foi o segundo brasileiro a cair no qualifying (Foto: AFP)

Rogério Dutra Silva não conseguiu a desejada vaga na chave principal de Roland Garros. Na manhã nesta quinta, ele foi derrotado pelo argentino Facundo Bagnis por 2 sets a 1, parciais de 6/3,
6/7 (3-7) e 6/3, em partida disputada na quadra 11 do complexo.

Rogerinho fará companhia a João Souza, o Feijão, que já havia sido eliminado pelo esloveno Blaz Kavcic na rodada inicial.

Teliana Pereira e Thomaz Bellucci estão na chave principal e esperam o resultado do sorteio, nesta sexta, para saber seus rivais na estreia.



saiba mais

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/05/rogerinho-perde-pra-argentino-e-para-no-qualifying-em-roland-garros.html

Atuais campeões de Roland Garros, Nadal e Serena posam com troféu

Na beca, espanhol e americana estão em Paris para participarem no torneio francês, que começa na próxima semana, e aproveitaram para curtir o visual da Torre Eiffel


Por Paris, França


saiba mais

Rafael Nadal e Serena Williams, atuais líderes dos rankings masculino e feminino, posaram nesta quinta-feira para uma foto de apresentação do Grand Slam de Roland Garros, que começa a ser disputado no próximo domingo em Paris. De costas para a Torre Eiffel, principal cartão postal da cidade do amor, a dupla exibiu o troféu conquistado por ambos no ano passado, utilizando trajes de gala, vestimenta bem diferente da que costumam utilizar no saibro francês.

Os tenistas ainda não sabem quem irão enfrentar em suas primeiras partidas no torneio, já que a organização vai divulgar somente nesta sexta-feira a disposição dos jogos. O espanhol inicia o Grand Slam pressionado, após a derrota na final do Masters 1000 de Roma para o sérvio Novak Djokovic, e vê a sua liderança no ranking da ATP, confirmada no dia 7 de outubro do ano passado, ameaçada por Nole.

Já Serena navega em águas mais calmas. Absoluta na primeira colocação, a americana vem da conquista do WTA italiano diante da anfitriã Sara Errani e é a favorita ao título em Paris.

Rafael Nadal e Serena Williams taça quadra em frente a Torre Eiffel (Foto: AFP)
Rafael Nadal e Serena Williams com a 
taça conquistada no ano passado, de 
frente para a Torre Eiffel (Foto: AFP)


Rafael Nadal e Serena Williams taça quadra em frente a Torre Eiffel (Foto: EFE)
Os tenistas posaram vestidos na beca 
e com um grande visual (Foto: EFE)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/05/atuais-campeoes-de-roland-garros-nadal-e-serena-posam-com-trofeu.html

Para promover Roland Garros, bola gigante é pendurada na Torre Eiffel

Peça de oito metros de diâmetro é erguida no meio do ponto turístico de Paris


Por Paris


Um dos pontos turísticos mais visitados de Paris ganhou um adorno de respeito. Para promover a edição deste ano de Roland Garros, o segundo Grand Slam da temporada, cuja chave principal começa neste domingo, uma bola de tênis gigante de oito metros de diâmetro foi pendurada no meio da Torre Eiffel, entre o primeiro e o segundo andares da edificação.

De acordo com a imprensa francesa, os organizadores do torneio parisiense vão realizar, nesta quinta-feira, uma sessão de fotos com o espanhol Rafael Nadal e a americana Serena Williams, campeões do evento no ano passado, também para promover o campeonato.

tenis bola torre eiffel roland garros (Foto: AFP)
Quarteto se protege da chuva com a 
Torre Eiffel e a bola gigante de tênis 
no fundo (Foto: AFP)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/05/para-promover-roland-garros-bola-gigante-e-pendurada-na-torre-eiffel.html

Marta marca, mas Tyreso sofre virada, e brasileira é vice na Champions

Equipe sueca empata a partida duas vezes e arranca vitória no fim do segundo tempo para conquistar o bi na Liga dos Campeões feminina. Müller faz o gol do título


Por Lisboa


Quando a juíza Kateryna Monzul apitou o fim do primeiro tempo, as meninas do Tyreso foram para o vestiário com a impressão de que o título da Liga dos Campeões estava bem perto. Afinal, a equipe da brasileira Marta vencia o Wolfsburg por 2 a 0 com um gol dela e de Veronica. Mas as alemãs voltaram cheias de vontade e, depois de empatarem o placar duas vezes, conseguiram a virada. Müller, que já havia marcado, balançou a rede no fim do jogo para decretar a vitória por 4 a 3 e faturar o troféu no Estádio do Restelo, em Lisboa.

Comemoração do Wolfsburg contra o Tyreso (Foto: Getty Images)
Jogadoras do Wolfsburg comemoram o 
bicampeonato conquistado em cima do 
Tyreso em Lisboa (Foto: Getty Images)

Esta foi a terceira final de Champions League de Marta. A brasileira foi vice-campeã pela segunda vez. Em 2004, a jogadora cinco vezes melhor do mundo levou o título pelo Umea, também da Suécia, e em 2008, pelo mesmo clube, ficou com o vice.

Única brasileira a iniciar a partida, Marta abriu o placar num belo lance, aos 28 minutos. A  atacante recebeu bola na entrada da área, passou direto por três jogadoras e bateu para fazer 1 a 0. Depois, a espanhola Veronica ampliou para o time sueco, aos 30. Mas a boa vantagem do Tyreso acabou no início da segunda etapa. Em pouco tempo as alemãs Popp e Müller empataram, aos dois minutos e aos oito, respectivamente. 

Marta jogo Tyreso contra Wolfsburg final (Foto: AFP)
Marta chuta a gol durante a final: 
brasileira marcou duas vezes, mas 
ficou com o vice na Champions 
feminina (Foto: AFP)

Marta até poderia ter feito o gol do título do Tyreso, quando colocou a bola no canto direito em um chute com efeito, aos 11 minutos, fazendo 3 a 2. Aos 23, Verena Faißt, que tinha entrado na segunda etapa, colocou 3 a 3 no placar. E quando tudo parecia caminhar para a prorrogação, Müller balançou a rede pela segunda vez no jogo, aos 35 minutos, para garantir o título da Liga dos Campeões feminina para o Wolfsburg, que se sagrou bicampeão. 

Marta jogo Tyreso contra Wolfsburg final (Foto: AP)
Marta deixa o campo chorando após a 
derrota para o Wolfsburg na final 
(Foto: AP)


FONTE:

Fim da novela: com visto e passaporte em mãos, Jobson está livre para voltar

Atacante tem contrato com o Botafogo até dezembro de 2015 e quando embarcar deve sentar com dirigentes para definir seu futuro


Por Rio de Janeiro


Passaporte Jobson (Foto: Arquivo Pessoal)Em seu Facebook, Jobson postou: 'Final da novela, passaporte. "Chukram ala" (Foto: Reprodução Facebook)

Depois de passar por maus bocados na Arábia Saudita, onde atuou pelo Al-Ittihad, o atacante Jobson, enfim, está livre para voltar ao Brasil. O atleta já tem passaporte e visto de saída em mãos. A situação foi definida nesta quinta-feira, somente a data do embarque ainda não foi decidida. A informação é de Rodolpho Cézar, advogado do jogador.

- Final da novela.Passaporte. Acabou. "Chukram ala ♡♡♡♡♡" (a grafia correta é "shukran allah", um agradecimento árabe) - postou Jobson, em seu Facebook.

Jobson, de 26 anos, conseguiu a rescisão de contrato unilateral no último dia 14. Estava emprestado ao Al-Ittihad, e o contrato vencia em junho. Sem receber há quatro meses, algo que lhe colocou em condições degradantes em seus últimos dias no Oriente Médio, o brasileiro teve suas reservas financeiras esgotadas. Por pouco não teve onde dormir na última terça-feira, quando venceu a última das cinco diárias que havia fechado em um hotel em Jedá, cidade saudita.

Jobson, ‎Al-Ittihad (Foto: Reprodução/Twitter)Jobson já pode voltar a sorrir. O jogador está livre (Foto: Reprodução/Twitter)

Jobson tem contrato com o Botafogo até dezembro de 2015, e uma reunião deve ser feita em breve para resolver o futuro dele.

O advogado de Jobson, Rodolpho Cézar, que trabalhou o caso em parceria com Marcos Motta, data dezembro passado como o início do drama de seu cliente na Arábia Saudita. No mês em questão, a diretoria do Al-Ittihad foi alterada. E, de acordo com Rodolpho, o atleta foi afastado sem qualquer explicação. Os árabes, em contrapartida, alegaram que o paraense se recusou a fazer um exame antidoping. A defesa, porém, sustenta que nenhum documento sobre o tal exame.

Botafogo descarta abatimento mesmo após entrar no Z-4

Equipe chega ao Rio de Janeiro depois de derrota para o Grêmio, e Renan garante confiar em reação imediata no Brasileiro


Por Rio de Janeiro


A derrota por 2 a 1 não foi somente uma ducha de água fria para uma equipe que conseguiu sair na frente do placar e permitiu a virada. O resultado contra o Grêmio, na última quarta-feira, em Caxias do Sul (RS), fez o Botafogo desembarcar no Rio de Janeiro, na noite desta quinta-feira, dentro da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. No entanto, o discurso da equipe foi de otimismo, mesmo tendo pela frente duas pedreiras fora de casa até a paralisação para a Copa do Mundo: Palmeiras e Corinthians. Antes, neste domingo, o Alvinegro enfrenta o Vitória em Macaé (RJ).

- Ninguém aqui está abatido ou desanimado. Assim que entrou no vestiário, todo o grupo levantou a cabeça e adotou um discurso de seguir em frente. Essa derrota é coisa do futebol. O time é bom, e nós podemos ganhar fora de casa. O ideal é vencer já na próxima partida e iniciar uma sequência de vitórias - afirmou o goleiro Renan, substituto de Jefferson, que está de férias até se apresentar à seleção brasileira.

Renan desembarque Botafogo (Foto: Gustavo Roststein)
Renan vê avanços no elenco alvinegro, 
mesmo após a derrota em Caxias do 
Sul (Foto: Gustavo Roststein)

Apesar da má campanha no Campeonato Brasileiro – somente uma vitória em seis partidas, com duas derrotas seguidas –, Renan observa o Botafogo com um viés de alta. Segundo o goleiro, o grupo vem conseguindo fazer alguns ajustes significativos e ganhando entrosamento.

- Vejo o Botafogo ganhando um corpo, um espírito de equipe, de grupo. A cada jogo vem melhorando. Claro que ocorre um erro aqui e outro ali, mas vamos consertando. Hoje vejo o time melhor do que no início do ano. Vamos acertar os detalhes, aproveitar as oportunidades de gol para retomar as vitórias - disse.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/05/botafogo-descarta-abatimento-mesmo-apos-entrar-no-z-4.html

Enderson indica outra "postura" fora de casa e pode retomar três volantes

Com Alan Ruiz suspenso, Grêmio pode ter novamente três jogadores mais defensivos no meio-campo, com retorno de Edinho após polêmica nas redes sociais


Por Porto Alegre


A equipe do Grêmio pode ter duas caras no Brasileirão. Em casa, um time estruturado com linha de três armadores, como nas vitórias contra Fluminense e Botafogo, respectivamente. Já para os confrontos cujo mando de campo seja dos adversários, a formatação pode ser ajustada. Foi o que o técnico Enderson Moreira indicou após a vitória por 2 a 1 sobre o Fogão, na noite desta quarta-feira.

- Temos algumas possibilidades, informações sobre a equipe adversária, ver o que encaixa melhor. Em casa temos uma postura que estamos desenvolvendo. Fora, a gente pode ter uma conduta um pouco diferente. Os atletas podem fazer o encaixe - explica Enderson.

Sem Alan Ruiz, suspenso pelo 3º cartão amarelo, existe a possibilidade do retorno dos três volantes para a partida contra o São Paulo. Neste caso, Edinho retornaria ao time gremista, ao lado de Riveros e Ramiro.

gremio botafogo brasileirao maxi rodriguez (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Edinho e Maxi Rodríguez comemoram 
o gol do uruguaio diante do Botafogo 
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Outra possibilidade que surge para a formação tricolor, caso Enderson queira manter o mesmo esquema tático, é a entrada de Maxi Rodríguez no lugar de Ruiz. O uruguaio, que também ingressou no segundo tempo diante do Botafogo, marcou o gol da vitória gremista após passe de Zé Roberto. O próprio camisa 10 ainda é uma alternativa para o comandante da equipe gaúcha. Como tem treinado como volante, surge como alternativa para os dois sistemas.

Das opções disponíveis, a mais provável escolha é Edinho. O volante que era titular da equipe durante este início de Brasileirão, cumpriu suspensão no último domingo durante a vitória tricolor em cima do Fluminense por 2 a 1, e acabou perdendo espaço para Ramiro.

Edinho ainda esteve envolvido em uma polêmica nesta quarta-feira, quando teve foto com garrafa de cerveja na mão e ainda uniformizado com abrigo do Grêmio circulando nas redes sociais. Por causa do ocorrido, o volante resolveu se pronunciar por meio de nota oficial. Admitiu a veracidade da imagem, mas disse que foi tirada em outro momento, e negou a conversa por meio de um aplicativo de celular. Ou seja, alegou ter sido alvo de montagem “maliciosa”.

O grupo do Grêmio se reapresenta na tarde desta quinta-feira no Olímpico. Será quando o técnico Enderson Moreira começará a preparar a equipe contra o São Paulo e mostrar o que tem em mente para a próxima partida.



FONTE:

De virada, Grêmio cola na liderança do Brasileiro e joga Botafogo no Z

Com gols de Rodriguinho e Maxi Rodríguez, Tricolor supera duelo truncado e campo pesado em Caxias do Sul. Alvinegro teve estreia de Carlos Alberto


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com


Mesmo sem ser brilhante, o Grêmio mostrou que seu futebol de força briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Jogando em Caxias do Sul - a Arena do Grêmio está entregue à Fifa para a Copa do Mundo - na noite desta quarta-feira, o Tricolor conseguiu superar um duelo truncado contra o Botafogo, o campo pesado e com poças d'água do Alfredo Jaconi, além da adversidade no placar para vencer por 2 a 1. Desta vez Barcos, que costuma levar sorte contra o adversário, passou em branco. Mas Rodriguinho e Maxi Rodríguez - meia uruguaio que chegou a ser alvo do Alvinegro carioca em negociação frustrada - marcaram os gols que colocaram o time colado na liderança, com 13 pontos, mesmo número do Cruzeiro. Zeballos abriu o placar para os cariocas diante de 7.010 pagantes (8.101 presentes), em jogo nervoso e que terminou com confusão e tentativa de agressão de Emerson Sheik a um segurança do clube gaúcho. A renda foi de R$ 183.940,00.


saiba mais

Já o desfigurado e valente Botafogo termina a rodada dentro da zona de rebaixamento, com apenas quatro pontos. O time sentiu a ausência de cinco titulares, entre eles o goleiro Jefferson, que já está à disposição da Seleção. 
Carlos Alberto teve boa estreia em seu retorno ao clube depois de seis anos, com direito a assistência para o único gol da equipe. Porém, cansou no fim de uma partida em que os jogadores seguraram o empate, àquela altura um bom resultado fora de casa, até os 35 do segundo tempo.

gremio botafogo brasileirao maxi rodriguez (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Alvo do Botafogo no mercado, Maxi 
Rodríguez vira algoz do Alvinegro 
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Rodriguinho salvou a primeira etapa de um Grêmio muito apático em Caxias do Sul. Enquanto o Botafogo contou com um inspirado Carlos Alberto e um gol logo aos cinco minutos de Zeballos, em jogada do meia, que fez sua reestreia pelo Alviengro. O Tricolor só conseguiu assustar um recuado adversário em vantagem na bola parada. Mas num raro momento de paciência dos gaúchos para rondar a área carioca, Barcos fez o pivô para Rodriguinho deixar tudo igual, aos 43. O Pirata esteve muito apagado, mas apareceu nas duas melhores chances do time.

No segundo tempo, o Grêmio já havia retornado a campo muito superior ao adversário. Marcelo Grohe passou a ser espectador do jogo, mas desta vez os chutes de Rodriguinho foram sem pontaria. O Botafogo se segurou enquanto pôde, contou com uma boa atuação do criticado Airton, mas as cenas de jogadores caindo com cãibras mostravam o cansaço. Foi então que Enderson Moreira resolveu mexer, e a virada gremista teve o dedo do treinador. Zé Roberto e Maxí Rodríguez, que haviam acabado de entrar no jogo, criaram a jogada do gol da vitória. Após passe do primeiro, o meia uruguaio driblou Bolatti com muita facilidade na entrada da área e bateu colocado para garantir a vitória.

Grêmio x Botafogo (Foto: Itamar Aguiar / Ag. Estado)
Jogo teve momentos de confusões, 
principalmente com Sheik e Barcos 
(Foto: Itamar Aguiar / Ag. Estado)




FONTE:

Com obras 99% prontas, Atlético-PR entrega Arena da Baixada à Fifa

Fifa assume estádio, precisa fazer ajustes na parte interna e instalar estruturas temporárias no entorno. Local será palco de quatro jogos da Copa do Mundo


Por Curitiba


O Atlético-PR entrega a Arena da Baixada à Fifa nesta quinta-feira, 25 dias antes da primeira partida da Copa do Mundo no local - entre Irã e Nigéria, 16 de junho, uma segunda-feira, pelo Grupo F. A casa rubro-negra e o entorno, porém, ainda não estão prontas. Nas contas do clube e do governo, ela está 99% concluída. A previsão é que tudo esteja 100% até o próximo dia 31.

As obras começaram em dezembro de 2011. Na ocasião, a expectativa é que a Arena fosse reinaugurada em março de 2013. Mas dificuldades financeiras do clube e atrasos no repasse de empréstimos provocaram o atraso de mais de um ano. O valor da obra também teve reajustes nesse período. A previsão inicial é que a conclusão do estádio custasse R$ 184 milhões. Por conta dos atrasos e da inflação, o valor atual é de R$ 330 milhões.


Arena da Baixada recebe últimos retoques a 23 dias da Copa  (Foto: Ana Helena Goebel)
Arena da Baixada é entregue à Fifa 
nesta quinta-feira (Foto: 
Ana Helena Goebel)

O Atlético-PR poderia entregar o estádio à Fifa apenas no domingo, ou seja, 21 dias úteis antes do primeiro jogo da Copa do Mundo no local. Mas representantes do clube e do governo preferiram antecipar a entrega para evitar sustos e novos atrasos.

A curiosidade é que o clube entrega o estádio exatamente 20 anos após a reinauguração da antiga Baixada. Em 22 de maio de 1994, os paranaenses venceram o Flamengo por 1 a 0, com gol de Ricardo Blumenau aos 42 minutos do segundo tempo.

Mãos à obra, principalmente no entorno


saiba mais

Os operários ainda trabalham para finalizar as tendas que vão substituir o prédio e serão usadas pela imprensa durante o Mundial. Elas localizam-se no antigo estacionamento da Rua Brasílio Itiberê e devem ficar prontas dentro do prazo. As obras na praça Afonso Botelho também estão em andamento. O local vai abrigar estruturas provisórias, como estandes de patrocinadores, catracas de acesso e uma área de integração ao estádio.

Assim como o entorno, a parte interna do estádio do Atlético-PR também precisa de ajustes finais. A Fifa, a partir de agora, começa a colocar todo o mobiliário - como geladeiras, fornos e micro-ondas - nas lanchonetes. Além disso, o local ainda passará por uma limpeza geral, e algumas áreas ainda receberão acabamento e pintura. A telefonia já está sendo instalada. As reformas nas cabines de imprensa e na tribuna também estão próximas do fim. A expectativa é que todas essas obras também sejam concluídas até o final deste mês.

A maioria das obras, porém, já está pronta e passou nos dois testes - jogo-treino contra JMalucelli, em março, e amistoso contra o Corinthians, na semana passada. É o caso de vestiários, bancos de reservas, campo (com grama de inverno já plantada) e telões. A instalação das cadeiras está na reta final - faltam menos de 500 assentos.

Após os eventos realizados como preparação para a Copa do Mundo, representantes do Comitê Organizador Local (COL) elogiaram a estrutura do estádio. Tanto que afirmaram que não seria mais necessária a realização de um terceiro teste no local - o Atlético-PR, na época, tentava marcar um amistoso contra o Libertad-PAR, sem sucesso.

público arena da baixada atlético-pr corinthians jogo-teste (Foto: Monique Silva)
Após dois testes, parte interna da 
Arena está praticamente pronta para 
a Copa do Mundo (Foto: 
Monique Silva)

A Arena da Baixada vai receber quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo de 2014: Irã x Nigéria, Honduras x Equador, Austrália x Espanha e Argélia x Rússia.

Já a volta oficial do Atlético-PR para casa será após o Mundial. O time, porém, terá que fazer quatro partidas com portões fechados devido à briga entre rubro-negros e vascaínos no final do ano passado, na Arena Joinville. A primeira partida do Furacão no local com torcida será entre o final de agosto e o início de setembro. Dependendo da tabela, será o duelo das oitavas de final da Copa do Brasil (o adversário dependerá de sorteio) ou será o jogo contra o Palmeiras, no dia 7 de setembro, pela 19ª rodada do Brasileirão.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-pr/noticia/2014/05/com-obras-99-prontas-atletico-pr-entrega-arena-da-baixada-fifa.html

Leandro Ávila pode repetir escalação para o Atletiba; Marcelo é dúvida

Atacante do Atlético-PR, desfalque contra o Corinthians, depende de avaliação médica. Se ele for vetado, interino deve usar a mesma escalação no domingo


Por Curitiba


O técnico interino do Atlético-PR, Leandro Ávila, pode mandar a campo para o Atletiba, às 16h (horário de Brasília) de domingo, o mesmo time do empate em 1 a 1 com o Corinthians, na noite de quarta-feira. O clássico será disputado no Estádio Willie Davids, em Maringá.

A única dúvida é o atacante Marcelo, desfalque no último jogo por conta de dores musculares e que depende de avaliação médica. Se o jogador for mais uma vez vetado, o meia Bady deve seguir entre os titulares. Ele, porém, tem a "sombra" do atacante Douglas Coutinho, autor do gol rubro-negro em São Paulo e que tem características mais semelhantes ao titular.

Douglas Coutinho, atacante do Atlético-PR (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Gustavo Oliveira)
Douglas Coutinho pode roubar a vaga 
de Bady no Atletiba (Foto: Site oficial 
do Atlético-PR/Gustavo Oliveira)

Com isso, um provável Furacão para o duelo com o Coritiba no interior paranaense tem Weverton; Sueliton, Cleberson, Léo Pereira e Natanael; Otávio, Deivid, Paulinho Dias, Bady (Marcelo ou Douglas Coutinho) e Marcos Guilherme; Ederson.

Nesta quinta-feira, apenas reservas e não-relacionados trabalharam com bola. Titulares no empate com o Corinthians realizaram um treinamento regenerativo. Todos voltam aos treinos na manhã de sexta-feira, no CT do Caju.

Vamos procurar acertar nossos erros e tentar a vitória contra o Coritiba
Leandro Ávila, técnico interino

O Atletiba coloca frente a frente times que buscam reagir no Campeonato Brasileiro. O Furacão é o 14° colocado, tem seis pontos e não vence desde o 1 a 0 sobre o Grêmio, ainda na primeira rodada. O Coxa, por sua vez, ocupa a 18ª posição, com quatro pontos e nenhuma vitória. Apesar da vantagem na classificação, Leandro Ávila não vê o Atlético-PR como favorito:

- Eu não entendo que o Coritiba esteja enfraquecido. A torcida vai estar meio a meio. Vai ser quase um campo neutro em Maringá. Mas nossa equipe está preparada. Vamos procurar acertar nossos erros e tentar a vitória contra o Coritiba - falou o interino em entrevista após o jogo de quarta-feira, no Canindé.

O clássico terá transmissão do Premiere FC através do sistema pay-per-view, e será acompanhado em Tempo Real pelo GloboEsporte.com, com vídeos.


FONTE:

Pacotão do Timão: gol de pênalti, vacilo da zaga, tropeço e vaias no fim

Jadson abre o placar, mas time recua, comete falhas na defesa, leva empate e, por pouco, não toma a virada do Atlético-PR, no Canindé


Por São Paulo


O Corinthians saiu de campo vaiado após o empate em 1 a 1 com o Atlético-PR, nesta quarta-feira, no Canindé. Foi o segundo tropeço seguido do time de Mano Menezes como mandante - no domingo, a equipe foi derrotada por 1 a 0 pelo Figueirense, na inauguração da Arena Corinthians. Com os dois vacilos, o Timão perdeu a chance de entrar no G-4 do Campeonato Brasileiro.

A equipe abriu o placar com Jadson, no primeiro gol de pênalti do Corinthians após 28 jogos (o último havia sido com Pato, diante do Fluminense, em novembro). Mas a equipe de Mano recuou demais. Sofreu o empate e, por pouco, não levou a virada. 

Confira um resumo da partida:

futebol americano
 
O jogo foi no Canindé porque a Arena Corinthians e o Pacaembu já foram entregues à Fifa - o primeiro para sediar jogos, o segundo para treinos. O detalhe é que o gramado do estádio da Lusa estava com marcações de futebol americano - no último dia 12, o Lusa Rhynos venceu no local o Santos Tsunami por 23 a 22.

defesaça
 
Com dificuldades para superar a defesa do Atlético-PR, o Corinthians apostava nos lances de bola parada, sempre com Jadson. Aos 27 minutos do primeiro tempo, o meia cobrou falta do lado esquerdo do ataque - quase um escanteio -, e Guerrero ganhou no alto. O goleiro Weverton, formado no Timão e com passagem de destaque pela Lusa, mostrou estar à vontade no Canindé e fez excelente defesa, à queima roupa.

pênalti
 
O Corinthians abriu o placar de pênalti - marcado corretamente pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique, na opinião do comentarista Mauricio Noriega, do SporTV. Na jogada, Guerrero tinha a bola dominada na esquerda da área, quando Cleberson chegou atropelando. Jadson converteu a cobrança, com um chute à direita de Weverton, que caiu para o outro lado.

furada
 
Em vantagem, o Corinthians recuou demais e passou a dar espaço para o Atlético-PR, que foi crescendo em campo. Aos 38 minutos, o time paranaense perdeu uma chance incrível de empatar: Bruno Mendes cruzou, e Douglas Coutinho, livre na área, "furou" na tentativa de cabecear. Inacreditável Futebol Clube.

castigo
 
Engana-se quem pensa que, após o vacilo do Atlético-PR, o Corinthians corrigiria os problemas de marcação e seguraria a vantagem. Logo no minuto seguinte, Douglas Coutinho teve nova chance em bola alçada na área, e, desta vez, não desperdiçou. O atacante entrou livre, nas costas de Cléber, e cabeceou sem chances para o goleiro Cássio.

quase a virada
 
E poderia ter sido pior. Aos 42, já com o Corinthians todo no campo de ataque, Douglas Coutinho teve a chance para virar o jogo para o Atlético-PR. Ele recebeu na direita, cortou para dentro e, mesmo com a marcação de Bruno Henrique e Ralf, encontrou espaço para bater forte de esquerda. A bola beijou o travessão do Corinthians e saiu.

vaias

Com o novo tropeço como mandante, o time do Corinthians saiu vaiado de campo. O lateral-esquerdo Fábio Santos, um dos mais experientes do elenco, foi quem melhor resumiu o sentimento da equipe: "Cada um precisa assumir sua parcela de responsabilidade. Temos de pedir desculpas ao torcedor e tentar reverter isso."


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2014/05/pacotao-do-timao-gol-de-penalti-vacilo-da-zaga-tropeco-e-vaias-no-fim.html

Em nota, Napoli ameaça processar Aidar por associar clube à máfia

Ao comentar suposto interesse dos italianos em Ganso, presidente do São Paulo diz que "nem a Camorra toda" poderia lhe convencer a vender o meia


Por São Paulo


Carlos Miguel Aidar, novo presidente do São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Carlos Miguel Aidar,  presidente do São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

O Napoli emitiu nota em seu site oficial condenando uma declaração do presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, e ameaçando processá-lo por difamação, por ter associado o clube à máfia napolitana, a Camorra.

Em entrevista à rádio Jovem Pan, o dirigente são-paulino, ao comentar sobre o suposto interesse dos italianos em Ganso, afirmou que não o venderia de forma alguma e disse duvidar que o Napoli teria os 25 milhões de euros (pouco mais de R$ 75 milhões) para bancar o pagamento da multa rescisória do meia.

- Nem a Camorra toda - disse Aidar.

- Não acredito que o Napoli tenha essa bala toda. Sem menosprezar o Napoli. 
A Camorra já não tem mais esse poder todo - emendou.



saiba mais

Em nota, a diretoria do Napoli disse se sentir "seriamente difamada" pelas palavras de Aidar e comunicou que as declarações "já estão sob a consideração do departamento legal". 

Por mensagem de telefone, Aidar disse que não gostaria de comentar o assunto.

Vale lembrar que, em pouco mais de um mês no cargo, Aidar já coleciona polêmicas com os rivais Corinthians e Palmeiras. Com relação ao primeiro, o presidente do São Paulo desdenhou da localização da Arena do clube 
("Ninguém vai até Itaquera, aquilo é outro mundo, não dá para chegar lá").
 Com o segundo, gabou-se pela contratação de Alan Kardec, rebatendo as acusações de aliciamento feitas pelo presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, chamando-as de "patéticas" e desdenhando do histórico recente do clube alviverde.


Leia o comunicado oficial do Napoli
Sobre as declarações do presidente do São Paulo, que ofendeu a imagem e a história de uma companhia gloriosa e prestigiosa como o SSC Napoli, a única coisa que nós podemos dizer é que cada um é qualificado pelo que faz e diz. Esse comunicado não merece mais atenção do que nós damos com essa nota. Além do que já foi dito, é claro, nunca existiu qualquer negociação pelo jogador Ganso que nós tenhamos cuidado.

Em qualquer caso, as declarações ofensivas e fanáticas do Sr. Carlos Miguel Aidar já estão sob a consideração do departamento legal do Napoli, que vai tentar proteger a imagem do clube, em qualquer tribunal, seriamente difamada pelas palavras ditas pelo presidente do São Paulo.

Napoli São Paulo (Foto: Reprodução/site oficial)
Em site oficial, Napoli responde às 
declarações do presidente do São 
Paulo (Foto: Reprodução/site oficial)


FONTE:

Ceni não fala em falha e culpa campo do Maracanã: molhado e rápido

Goleiro não segurou dois chutes de longa distância que culminaram em gols de Walter e Wagner. Capitão lamenta queda de produção do São Paulo na etapa final


Por São Paulo

 
O goleiro Rogério Ceni acredita que o gramado do Maracanã foi determinante para não conseguir segurar os chutes que resultaram em gols de Walter e Wagner na goleada por 5 a 2 sofrida pelo São Paulo diante do Fluminense, no Maracanã, pelo Brasileirão. Na volta do time à capital paulista, nesta quinta-feira, o capitão não falou em falhas, mas destacou as dificuldades para defender as finalizações.

– Defendi, tentei afastar da área, num campo molhado. O Maracanã é um campo rápido – disse o capitão são-paulino, cercado por jornalistas e torcedores, no aeroporto de Congonhas.

As finalizações de longa distância atormentaram Ceni na partida. Ele não conseguiu agarrar as bombas de Conca e Rafael Sobis, uma em cada tempo, respectivamente, e permitiu que o Fluminense tirasse vantagem. Nas duas, os cariocas aproveitaram o rebote na área.


rogerio ceni desembarque são paulo (Foto: Marco Ambrosio/Agência Estado)
Rogério Ceni no desembarque em São 
Paulo: explicações para a derrota 
(Foto: Marco Ambrosio/Agência Estado)


Para o goleiro, a queda de rendimento do São Paulo e a melhora do Fluminense na etapa final acabaram decidindo o jogo. O Tricolor foi para os vestiários vencendo por 2 a 1, mas acabou encurralado na etapa final e acabou goleado.

– Foi um resultado elástico, que sai da rotina do que vínhamos jogando nas primeiras rodadas. Perdemos espaço no segundo tempo. O Fluminense cresceu e teve um volume de jogo bem maior que o nosso.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2014/05/ceni-nao-fala-em-falha-e-culpa-campo-do-maracana-molhado-e-rapido.html