sábado, 26 de abril de 2014

Após perder golaço, Zé Love lamenta empate: "Infelizmente a bola não entrou"

No reencontro com o time no qual viveu a melhor fase da carreira, atacante do Coritiba tem boa atuação, mas perde chance incrível contra o Santos no Couto Pereira


Por Curitiba

 
Parado no travessão. Assim pode ser resumida a atuação do atacante Zé Love na partida sem gols do Coritiba contra o Santos, na noite deste sábado, no Estádio Couto Pereira.

O camisa 7, que reencontrou a equipe santista, onde teve destaque em 2010 e 2011, teve várias chances de marcar com a camisa alviverde, mas acabou passando em branco na segunda partida da equipe no Campeonato Brasileiro.
A principal delas aconteceu aos 39 minutos do segundo tempo. A bola sobrou na área, Jajá tocou de cabeça, e Zé Love arriscou de bicicleta, mas a bola tocou no travessão e foi para fora. 

- Infelizmente a bola não entrou hoje, mas temos que exaltar a garra da equipe. Se tivesse um para sair com a vitória era o Coritiba, que merecia bastante. Mas o futebol é isso, não fizemos. Agora é levantar a cabeça que o Brasileiro é difícil. O que vale é o espírito de luta da equipe. Temos que continuar assim - disse ao final da partida.

Após o empate sem gols com o Santos, o Coritiba volta as atenções para a Copa do Brasil. O time do técnico Celso Roth tem folga no domingo e volta aos treinos na segunda-feira, no CT da Graciosa. Já na terça a delegação viaja para Minas Gerais, onde encara a Caldense-MG, no Ronaldão.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/coritiba/noticia/2014/04/ze-love-arrisca-bicicleta-mas-para-na-trave-infelizmente-bola-nao-entrou.html

Santistas lamentam empate, e Damião diz: "A bola não estava chegando"

Centroavante foi substituído por Geuvânio no intervalo do empate no Couto Pereira


Por Curitiba, PR


O Santos empatou em 0 a 0 com o Coritiba na noite deste sábado, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, no Couto Pereira. Substituído no intervalo pelo técnico Oswaldo de Oliveira, o atacante Leandro Damião lamentou o início sem vitórias na competição - o Peixe empatou em 1 a 1 com o Sport na estreia. 

O centroavante, que tem sido criticado pela torcida santista, não marca gols desde a semifinal do Paulistão, contra o Penapolense. Para ele, a falta de oportunidades tem atrapalhado.

- Nós não jogamos como no início do ano nos últimos jogos. Infelizmente empatamos mais uma vez. Eu estou trabalhando e procurei ajudar, infelizmente a bola não estava chegando - disse o jogador na saída do gramado. 



O Alvinegro, inclusive, não vence desde a final do estadual, que foi decidida nos pênaltis depois do 1 a 0 para os santistas no tempo normal - o Ituano ficou com o título. Damião acredita que o time comandado por Oswaldo de Oliveira mudou o estilo de jogo e, por isso, caiu de rendimento.

- Deixamos de fazer aquela correria, com jogadores vindo de trás, todo mundo apoiando. Temos que saber que o time está tentando se ajudar, mas no Brasileirão tem de pontuar no começo – falou.

Apesar da falta de vitórias no início do Brasileirão, Cícero acredita que o empate fora de casa ficou de bom tamanho pelo futebol apresentado pelo Peixe.

- Pelo o que fizemos, empate está bom demais - desabafou.

O Santos volta a campo no próximo sábado, às 18h30, contra o Grêmio, na Vila Belmiro, pela terceira rodada do Brasileirão. 


Leandro Damião, Cícero, e Luccas Claro, Coritiba x Santos (Foto: Geraldo Bubniak/Agência Estado)
Cícero e Leandro Damião em ação 
contra o Coritiba, no Couto Pereira 
(Foto: Geraldo Bubniak/Agência Estado)


FONTE:

Em duelo morno, Coxa joga mais que Peixe, mas equipes não saem do zero

No Couto Pereira, Coritiba é mais perigoso, mas não consegue superar a defesa santista, que conta com o goleiro Aranha em noite muito inspirada


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com


O Coritiba jogou melhor, criou mais chances, encurralou o Santos, mas não conseguiu vencer o goleiro Aranha na noite deste sábado, no Couto Pereira, no jogo que abriu a segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Resultado: mesmo depois de dominar, o time paranaense não saiu de um empate por 0 a 0 com um modificado, apático e sonolento Peixe.


saiba mais
A igualdade não fez justiça ao jogo, mas deu alento à torcida paranaense, que viu seu time ser superior, especialmente no primeiro tempo. Ao Peixe, sobra preocupação. Mesmo modificada, a equipe paulista não melhorou seu desempenho, e a igualdade no placar pode ser encarada como um prêmio pelo Alvinegro - o meia Cícero chegou a dizer que, "pelo que o time fez, o empate ficou bom demais". O goleiro Aranha foi o melhor santista em campo, enquanto Zé Eduardo foi o destaque alviverde - no fim do jogo, quase marcou um golaço de bicicleta.

Com o empate, Santos e Coritiba chegaram aos dois pontos no Brasileirão. O próximo jogo do Peixe é no sábado, contra o Grêmio, na Vila Belmiro. No mesmo dia, o Coxa encara o São Paulo, no Pacaembu.

Muito modificado em relação ao empate com o Sport na estreia pelo Brasileirão, o Santos entrou em campo com a proposta de ganhar o jogo no meio-campo. Por isso, Alan Santos foi escalado na vaga de Geuvânio. O time de Oswaldo de Oliveira até procurou tocar a bola nos primeiros minutos. Mas logo foi engolido pelo ímpeto do Coritiba. Com Gil, Zé Eduardo e Jajá acesos, o Coxa chegou ao ataque com perigo em diversas oportunidades, acertando a trave e transformando Aranha no melhor jogador da etapa inicial.

No segundo tempo, Oswaldo até tentou mudar as coisas. Ele mandou Geuvânio a campo no lugar de Leandro Damião. Mas o time seguiu preguiçoso. O Coxa, porém, não manteve a intensidade. Mesmo mais lento, a equipe de Celso Roth foi mais perigosa. Geraldo, pegando de primeira um lançamento milimétrico de Jajá, quase fez um golaço. Zé Eduardo, de bicicleta, também andou perto de merecer uma placar no Couto Pereira. Mas o 0 a 0 não saiu mesmo do marcador.

Cicinho e Chico, Coritiba x Santos (Foto: Ricardo Saibun/Agência Estado)
Cicinho e Chico sobem para disputar a 
bola (Foto: Ricardo Saibun/
Agência Estado)

 


FONTE:

Domingo de Brasileirão, decisão da Superliga e muito mais no SporTV

Canal Campeão ainda mostra Stock Car, NBB, Mundial de Vôlei de Praia,Campeonato Francês, Mundial de Motovelocidade e ginástica. Não perca!


Por Rio de Janeiro



arena grêmio gre-nal 400 (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)
arena grêmio gre-nal 400 (Foto: 
Diego Guichard/
Globoesporte.com)

Um domingo do jeito que o brasileiro gosta! Tem muito esporte pelo país e ao redor do mundo, e o SporTV deixa você por dentro de tudo o que acontece. As transmissões ao vivo passam por futebol, vôlei, automobilismo, basquete, vôlei de praia e ginástica, com Brasileirão, Stock Car, Francês, Superliga e muito mais. Além disso, você acompanha as notícias com o “Tá na Área” e o “SporTV News”. Confira abaixo os detalhes de cada evento ao vivo!

Campeonato Brasileiro
Domingo é dia de Brasileirão, e o SporTV mostra as emoções de Grêmio e Atlético-MG, que se enfrentam a partir de 18h30 na Arena, em Porto Alegre, pela segunda rodada. Na estreia, o Grêmio perdeu para o Atlético-PR por 1 a 0, enquanto o Atlético ficou no empate sem gols com o Corinthians. A narração fica por conta de Júlio Oliveira, que terá os comentários de Batista e as reportagens de Thiago Morão e Matheus Pereira.

Superliga Feminina
O ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, recebe neste domingo, a partir de 10h, a grande final da Superliga Feminina, entre Rio de Janeiro e Sesi-SP, com transmissão ao vivo do SporTV. A narração fica por conta de Jáder Rocha, que contará com os comentários de Nalbert e Marco Freitas, além das reportagens de Anselmo Caparica e Bruna Gosling.

Stock Car
A largada para a primeira corrida da etapa de Brasília da Stock Car, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, acontece às 12h33, e o SporTV transmite ao vivo com a narração de Sérgio Maurício, os comentários de Lito Cavalcanti e Reginaldo Leme, e as reportagens de Thiago Crespo. Esta será a terceira etapa do ano, e o pole position é Felipe Fraga. Com grid invertido entre os dez primeiros colocados, a segunda corrida começa às 13h48.


Limeira x Mogi - NBB (Foto: Guilherme Peixinho)
Limeira recebe o Mogi após vencer 
o primeiro jogoda série das quartas 
(Foto: Guilherme Peixinho)

Novo Basquete Brasil
Pelo segundo jogo das quartas de final do NBB, o Limeira recebe no ginásio Vô Lucato o Mogi das Cruzes, em partida às 15h, com transmissão do SporTV2, que terá a narração de Odinei Ribeiro, os comentários de Renatinho e as reportagens de Gláucia Santiago. No primeiro jogo, o Limeira venceu por 97 a 82, na série melhor de cinco.

Vôlei de Praia
Chega ao fim neste domingo a primeira etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia de 2014, que acontece em Fuzhou, na China. O SporTV mostra a disputa do terceiro lugar e a grande final feminina a partir de 3h, com narração de Clayton Carvalho e comentários de Sandra Pires. As duas partidas terão presença brasileira, já que as duplas Juliana/Maria Elisa e Maria Clara/Carol fazem uma das semifinais.

Campeonato Francês
Este domingo pode ser de título para o Paris Saint-Germain. O clube dos brasileiros Lucas, Thiago Silva, Alex, Maxwell e Marquinhos enfrenta o Sochaux a partir de 9h, no Estádio Auguste Bonal, casa do adversário, com transmissão ao vivo do SporTV2, que terá a narração de Daniel Pereira e os comentários de Carlos Eduardo Lino. Ao PSG basta uma vitória para ficar com o título.


moto gp marc Marquez gp de doha (Foto: Agência Reuters)
Espanhol Marc Marquez é o líder do 
Mundial deMotovelocidade (Foto: 
Agência Reuters)

Pela mesma 35ª rodada do Francês, o Lille recebe o Bordeaux no Estádio Metropole neste domingo, às 16h, e o SporTV mostra com a narração de Cláudio Uchoa e os comentários de Teixeira Heizer. O Lille, em terceiro lugar, está próxima de garantir uma vaga na Liga dos Campeões, enquanto o Bordeaux, em sétimo, sonha ao menos em ir à Liga Europa.

Motovelocidade
A terceira etapa do Mundial de Motovelocidade acontece no Circuito Termas de Río Hondo, na Argentina, e o SporTV2 acompanha a corrida a partir de 11h, com narração de Guto Nejaim e comentários de Fausto Macieira. O campeonato é liderado pelo atual campeão Marc Marquez, da Honda, que soma 50 pontos, com vitórias nas duas corridas realizadas até aqui.

Ginástica
A etapa de Osijek, na Croácia, da Copa do Mundo de ginástica artística, chega ao fim neste domingo, e o SporTV3 acompanha a competição a partir de 11h30, com narração de Paulo Stein e comentários de Andrea João.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2014/04/domingo-de-brasileirao-decisao-da-superliga-e-muito-mais-no-sportv.html

Irritado, Argel diz: "Não aguento mais ouvir esse papo de Série A, B ou C"

Após empate por 1 a 1 com o Santa Cruz, técnico da Portuguesa dá bronca aos berros em entrevista coletiva no Canindé por conta do barulho


Por São Paulo

 
Argel Fucks demonstrou muita irritação após o empate por 1 a 1 da Portuguesa com o Santa Cruz, na noite deste sábado, no Canindé. Satisfeito com a doação e o desempenho do time dentro de campo, o treinador se esquentou ao ouvir perguntas sobre a indefinição da equipe na Série B. Com o clube ameaçado de ser rebaixado para a Série C pelo procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, o técnico pediu para que o foco das perguntas se limitasse ao jogo de futebol.

- Não aguento mais escutar essa conversa de Séries A, B e C. Espero que daqui para a frente a gente possa trabalhar. Vivemos de jogo. O resultado não foi dos piores - disse.

Citado por Schmitt por ter retirado a equipe de campo aos 16 minutos do primeiro tempo no duelo contra o Joinville, na estreia da Série B, Argel lembrou que apenas cumpriu ordens e ironizou as acusações de fraude feitas pelo membro da corte.

- Existia um delegado da partida. Ele que entrou com a liminar em campo. Deveria ter consciência de quem entregou isso a ele. Foi o delegado que parou o jogo. Se ele não entrasse, o jogo não teria parado. Fomos lá para jogar. Mas mesmo que eu quisesse jogar e o time também, pois estávamos jogando bem, somos funcionários do clube e temos que cumprir a ordem do presidente. Não foi o árbitro, a CBF, os treinadores, foi o delegado que parou o jogo. Ele deveria ter se informado se tinha lá um oficial de justiça. Se eu fui citado no processo, sem problemas, vou e falo a mesma coisa que estou dizendo para vocês - afirmou.


Argel Fucks Portuguesa (Foto: Marcelo Braga/GloboEsporte.com)
Argel Fucks fica irritado durante 
coletiva no Canindé (Foto: Marcelo 
Braga/GloboEsporte.com)

Cada vez mais exaltado, o treinador levantou da cadeira em que estava sentado na sala de entrevistas do Canindé para dar bronca em funcionários da Federação Paulista de Futebol que falavam alto ao fundo da sala.

- Falem mais baixo, parece uma feira! Estou na sala de imprensa. Façam o favor vocês aí - disse, aos gritos.

Focado no trabalho, o treinador pediu para que o STJD não tire a equipe da competição. Ele acredita que o time poderá dar bons frutos:



- Aqui a gente trabalha, somos sérios e honestos. Aqui tem seriedade, gente séria. Hoje demos um passo importante que foi jogar a competição. Quando assinei contrato não perguntei a divisão que ia jogar. Vamos tentar colocar a Portuguesa de volta ao lugar em que merece. Nos deixem jogar a Série B - finalizou.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2014/04/irritado-argel-diz-nao-aguento-mais-ouvir-esse-papo-de-serie-b-ou-c.html

Dragão e Ponte flertam com a vitória, mas voltam a empatar pela Série B

Dragão é melhor no primeiro tempo, enquanto Macaca domina a etapa final. Alexandro é destaque ao fazer dois gols para os campineiros



 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com


Seja pelas possibilidades que a dimensão do gramado do Serra Dourada proporciona ou pela entrega dos jogadores. Seja pela inspiração de uma ou outra peça individual ou por descuidos defensivos. Mas principalmente pela sede de vitória dos dois times. O fato é que Atlético-GO e Ponte Preta fizeram um duelo repleto de alternativas na tarde deste sábado. Ambos estiveram perto de comemorar o primeiro triunfo na Série B do Brasileiro. 
Diante do cenário da partida, cada um vai ter motivos para lamentar ou comemorar o empate por 2 a 2.



saiba mais

Se quiser lamentar, o Dragão pode usar o argumento de que ficou duas vezes na frente no placar e vencia por 2 a 1 até os 34 minutos do segundo tempo. Por outro lado, tem a consciência de que foi inferior ao adversário no segundo tempo. A Macaca, por sua vez, evitou o que seria uma injustiça, já que dominou a etapa final, criou as melhores oportunidades e acertou uma bola na trave em um dos últimos lances. Mas também não pode deixar de levar em consideração que era um jogo fora de casa e que a marcação do pênalti foi duvidosa - Alexandro perdeu, mas marcou no rebote. Foi dele o outro gol do time. Viçosa e Márcio fizeram para o Dragão.

A nova igualdade deixa as equipes na parte intermediária da tabela e aumenta uma marca positiva do Dragão e uma negativa da Ponte. Os goianos alcançaram seu 11º jogo de invencibilidade, enquanto os paulistas completaram o sexto de jejum - Dado Cavalcanti chega ao terceiro empate em três partidas. O próximo desafio de ambos será no sábado, às 16h20. O Atlético-GO visita o Vasco, e a Macaca recebe o Luverdense, uma das sensações neste início de Série B.

A grande dimensão do Serra Dourada tem pontos positivos e negativos. Depende do ponto de vista e, principalmente, da sua função em campo. Do meio para a frente, é o paraíso para meias e atacantes, com espaços de sobra para criar. Do meio para trás, sofrem volantes, laterais e zagueiros: falta perna para correr atrás da bola. Atlético-GO e Ponte experimentaram os dois lados no primeiro tempo. Quando colocaram a bola no chão, chegaram com perigo. Azar das defesas. A Ponte não parou Juninho, que cruzou para Viçosa abrir o placar. Depois, o Dragão não viu Elton aparecer livre nas costas da defesa para colocar na cabeça de Alexandro, que deixou tudo igual.

Edno, cara a cara com Márcio, teve a chance de transformar a superioridade da Ponte no segundo tempo em gol, mas errou. A Macaca tinha domínio territorial e também mais posse de bola. O Atlético-GO demorou a se encontrar, mas mostrou eficiência quando teve as chances.  Na primeira, Roberto salvou a Ponte em chute preciso de Viçosa. Quando Juninho foi derrubado por César na área, Márcio cobrou com categoria para recolocar o Dragão na frente. Alexandro, em rebote de pênalti polêmico - a bola tocou no braço de Artur -, deixou tudo igual novamente. Ele só não se consagrou de vez, porque parou na trave aos 44 minutos.


Atlético-GO x Ponte Preta - Série B - 2014 - Serra Dourada (Foto: O Popular)
Lance de Atlético-GO e Ponte Preta: 
os dois times tiveram a chance de 
vencer (Foto: O Popular)




FONTE:

Com dois de Careca, Náutico bate o Vila e assume a liderança da Série B

Resultado levanta a poeira do Timbu após a perda do título estadual, na última quarta-feira. Já o time goiano entra na zona de rebaixamento



 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com


Novidade no time titular do Náutico, Rodrigo Careca fez a diferença na tarde deste sábado. Com dois gols, o atacante garantiu a vitória por 2 a 0 sobre o Vila Nova, na Arena Pernambuco, e confirmou o bom início de caminhada do time na Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado valeu a liderança, com quatro pontos - alvirrubros levam vantagem no saldo de gols sobre Bragantino e Luverdense. E serve para levantar um pouco o moral do time após a perda do estadual para o Sport. Já o time goiano segue em branco. Na primeira rodada, empatou sem gols com o Luverdense, no Serra Dourada.



saiba mais

Na zona de rebaixamento, o técnico Sidney Moraes terá de lidar com a pressão antes do jogo diante do Avaí, no próximo sábado, às 21h, no Serra Dourada. Já Lisca terá um pouco mais de tranquilidade na preparação para o jogo contra o Ceará, sábado, às 16h20, na Arena Castelão. Neste sábado, apenas 3.075 torcedores estiveram na Arena PE.

O Náutico fez por onde merecer o resultado desde o primeiro tempo. Antes de abrir o placar, já havia colocado duas bolas na trave, ambas com Marinho, que mais uma vez se mexeu bem no ataque. Apesar do maior volume de jogo, o Náutico cedia espaços e permitia que o Vila chegasse em contra-ataques.
Ainda assim, o goleiro do Náutico, Alessandro, não foi exigido. O gol saiu aos 34 minutos: Raí fez lançamento preciso para Elicarlos, que ajeitou para Careca cabecear.

No segundo tempo, houve mudanças. Um dos destaques do Timbu até então, o meia Zé Mário foi substituído no intervalo pelo atacante Paulo Júnior. No Vila, Gustavo substituiu Ângelo, e mais tarde, Furlan entrou no lugar de Rafael Oliveira. O decorrer da partida, porém, seguiu em ritmo semelhante à primeira etapa. Aos 30 minutos, Careca apareceu de novo, decisivo. Dominou na área e emendou um chute seco no canto direito do goleiro: 2 a 0.


Náutico x Vila Nova (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)
Careca sai para comemorar o primeiro 
gol do Náutico (Foto: Aldo Carneiro/ 
Pernambuco Press)





FONTE:

Portuguesa joga 90 minutos e empata com o Santa Cruz em casa

Após abandonar a partida de estreia, Lusa cumpre promessa e soma seu primeiro ponto na Série B. Time pernambucano estreia Sérgio Guedes


 A CRÔNICA


por Maria Clara Ciasca


A Portuguesa jogou por 90 minutos, como prometido, e ficou no empate por 1 a 1 com o Santa Cruz, no Canindé. É o primeiro ponto da Lusa após ter abandonado o duelo de estreia na Série B do Campeonato Brasileiro, com o Joinville, aos 16 minutos do primeiro tempo, na semana passada, por conta de imbróglio judicial. Já o Santa Cruz, que estreou o técnico Sérgio Guedes na tarde deste sábado, agora soma dois.


saiba mais

Nome do jogo no primeiro tempo, o goleiro Tiago Cardoso não conseguiu evitar o gol de Rudnei para a Portuguesa, aos 17 minutos da etapa final. Pouco depois, Flávio Caça-Rato empatou para os visitantes - que, curiosamente, eram maioria na arquibancada do Canindé. O público pagante foi de 1.337, e a renda, de R$ 38.030.

O Santa Cruz volta a campo na sexta-feira que vem, para enfrentar o Paraná, no estádio Arruda. Na terça, a Portuguesa visita o Bragantino no Nabi Abi Chedid. Antes disso, o clube lusitano terá de lidar com o pedido de exclusão e rebaixamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta do abandono em Joinville.

A rede só não balançou no primeiro tempo por causa de Tiago Cardoso. Ele realizou pelo menos duas grandes defesas e impediu a festa dos donos da casa. Mas só começou a trabalhar a partir dos 30 minutos. Antes disso, o jogo era de muito equilíbrio e poucas chances de gol. Felipe Nunes, que por duas vezes caiu no gramado e quase foi substituído, foi o primeiro a dar emoção ao jogo, quando cabeceou forte. Tiago Cardoso estava lá para defender. Coutinho e Romão também pararam no goleiro.

Depois de sentir dores durante o primeiro tempo, Felipe Nunes deixou o time da Lusa no início da etapa final, para a entrada de Rudnei. Ponto para o técnico Argel Fucks, que dez minutos depois viu o jogador abrir o placar. Após bola levantada, a defesa do Santa marcou apenas Romão, e Rudnei teve liberdade para encher o pé e, finalmente, vencer Tiago Cardoso. A Portuguesa, no entanto, não demonstrou organização e passou a ser sufocada. Flávio Caça-Rato, que havia entrado no intervalo, aproveitou boa troca de passes do ataque e empatou aos 22 minutos.

Felipe Nunes Portuguesa e Oziel Sant Cruz (Foto: Marcos Bezerra / Agência Estado)
Felipe Nunes e Oziel disputam a bola 
durante jogo  no Canindé (Foto: 
Marcos Bezerra / Agência Estado)

CORREÇÃO: Ao contrário do publicado inicialmente, o jogo entre Bragantino e Portuguesa será na terça-feira e não na sexta. O equívoco foi publicado às 18h39 e corrigido às 19h36.




FONTE:

Oeste marca no fim e derruba invencibilidade do América-RN

Após sofrer empate aos 43, Borebi recoloca paulistas em vantagem e garante primeira vitória na Série B: 2 a 1. Mecão perde após 12 jogos


Por Itápolis, SP



O Oeste mostrou sinais de reação e venceu a primeira na Série B do Campeonato Brasileiro. Diante do América de Natal, invicto há 12 jogos e finalista no Campeonato Potiguar, o time de Itápolis fez valer a estreia em casa e venceu por 2 a 1, na tarde deste sábado, no estádio dos Amaros.


saiba mais

O gol da vitória saiu aos 46 do segundo tempo, em toque rasteiro de Borebi, três minutos após os mandantes terem sofrido o empate.

O resultado dá os três primeiros pontos ao time paulista, que havia perdido na estreia. O América-RN agora tem uma vitória e uma derrota e também fica com três pontos. Na próxima rodada, o Oeste encara o Sampaio Corrêa, no estádio Castelão, em São Luís, no Maranhão. A bola rola às 21h de sábado. Um pouco mais cedo, às 16h20, o Mecão faz o clássico de Natal contra o ABC, na Arena das Dunas.

Emoção no fim
A partida começou morna, sem adrelina, comum às primeiras partidas de uma competição. Não houve grandes chances criadas pelas equipes na etapa inicial. O jogo começou a ficar interessante a partir do segundo tempo, após mudanças nos dois times.

Com mais vontade, o Oeste passou a frequentar bastante o campo de ataque e abriu o placar aos 28 minutos, com Jeferson Paulista, que deixou o banco de reservas e fez após bate-rebate. Quando o jogo parecia decidido para os donos da casa, Cléber marcou de cabeça após cruzamento, aos 43 minutos. No entanto, o time de Itápolis se manteve com esperança de retomar a vantagem no fim e conseguiu: aos 46, Borebi apareceu no meio da marcação, mas na pequena área, e chutou rasteiro para garantir a primeira vitória do Oeste na competição.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2014/04/oeste-marca-no-fim-e-derruba-invencibilidade-do-america-rn.html

Adílson Batista lamenta derrota para o Luverdense: 'Faltou inteligência'

Técnico não vê atuação tão ruim do Vasco na Arena Pantanal, percebe falta de tranquilidade e diz que derrota é consequência de erros da equipe


Por Cuiabá, MT

 
O técnico do Vasco, Adílson Batista, percebeu situações de falta de inteligência e de tranquilidade em sua equipe na derrota de 2 a 1 para o Luverdense, neste sábado, na Arena Pantanal (veja os melhores momentos no vídeo). Na visão do treinador, a atuação não foi tão ruim, mas o resultado se justificou pelos erros da equipe em Cuiabá.

- Acho que nossa atuação não deixou a desejar, mas faltou inteligência para penetrarmos, buscarmos os lados, aproveitarmos as oportunidades. Poderíamos ter decidido e definido, ter tido mais tranquilidade, mas não fizemos. Por isso, mexemos em função do sistema do adversário, que proporcionava espaços nas duas linhas para penetração de laterais mais velozes. Por isso que entramos com Barbio e Yago depois. Pecamos pelos nossos erros. Parabéns ao Luverdense - disse ele.

Reinaldo e Rubinho fizeram os gols do Luverdense. Yago descontou para o Vasco, agora 17º colocado, na zona de rebaixamento para a Série C.


Atuação
Não vi um time apático. Saímos, tentamos empatar, fizemos um gol, criamos situações, algumas até claras. Mas o adversário se fechou, explorou o contra-ataque. Tivemos alguns erros. Faltou velocidade na hora de virar algumas bolas, de tocar, de penetrar... Eles tiveram até chance de marcar o terceiro. Mas não vi nosso time sonolento ou preguiçoso. Erramos muitos passes, como no primeiro gol, por exemplo. Lamentamos isso e vamos tentar melhorar.

Desfalques
Acredito que o Vasco vai fazer prevalecer sua experiência, tradição, qualidade... Tínhamos seis ou sete desfalques hoje. Não se remonta um time da noite para o dia. Tivemos uma sequência a partir de terça e trabalhamos o time que foi a campo. Fizemos um bom primeiro tempo. Faltou ser mais incisivo e definir o jogo. Não dá para cobrar muito em função dessas ausências. Não vamos sofrer até o fim do campeonato. Pela tradição e qualidade do time, em breve vamos melhorar.

Arena Pantanal
A Arena está de parabéns. O lugar é agradável, dá ótimas condições, o povo é maravilhoso. Todos procuraram ajudar, incentivar. Foi bonito como em Manaus, onde jogamos recentemente. Só o custo que a gente fica bravo. Não precisava ser tanto assim.

Semana curta
Trouxemos 20 jogadores, o Martín deve voltar na quarta. Ainda tenho o Henrique o Jhon Cley que ficaram no Rio. Precisamos reagir e vamos mostrar isso em campo. Vamos cobrar para que o time melhore. A Copa do Brasil é outra competição. Enfrentamos o Resende sem a equipe titular e empatamos fora de casa. Precisamos fazer a nossa parte agora.

Luverdense
Não me surpreendeu. Eu já conhecia o Misael e observei o primeiro jogo deles. Não fugiu muito do que eles fizeram contra o Vila Nova. No Ceará, o Misael jogava aberto com o Oswaldo. O Vasco teve posse, controle de bola. 
Só que não definiu o jogo. Eles usaram bem o contra-ataque e o Misael apareceu algumas vezes. O Luverdense não me surpreendeu. Vi organização, disciplina. O campeonato é longo e precisamos ter calma para analisar. Ainda é muito cedo para isso, para avaliar as condições de cada equipe. É uma maratona e isso requer fôlego. Mas o Luverdense tem condições de subir, sim.

Vasco sobe?
O elenco é o de hoje, com os sete que estão no departamento médico e ainda estamos contratando. Então sobe, sim.

Algum machucado volta quarta ou no fim de semana?
Acho difícil. Só o Martín mesmo. Tenho ainda o Henrique e o Jhon Cley à disposição. Em princípio são esses.

Reforços
Evidente que estou sabendo, mas vamos deixar os atletas chegarem.

Yago
Tanto o Yago, quanto o Marquinhos, os outros jovens... Depende deles, da dedicação, do empenho, da entrega, do rendimento nos jogos. Nossa obrigação é passar tranquilidade, confiança, fazer eles crescerem profissionalmente. Teremos muitos jogos até o fim do ano. Acredito que eles devem aproveitar as oportunidades.

Cidade
Está cheia de obras, né? Isso dificultou um pouco. A escolta facilitou nosso trajeto, mas ainda há muita coisa a ser feita e não sei se teremos tempo suficiente até a Copa. Mas vejo um esforço muito grande de todos.

Pressão no cargo
Pode ser. Mas temos que analisar o motivo, o que aconteceu, a situação, o jogo. É assim que eu vejo. Estou bem consciente. Sabia das dificuldades e estou tranquilo.


FONTE:

Vasco joga mal e leva 2 a 1 do Luverdense na Arena Pantanal

Com sete desfalques, time de Adilson Batista mostra muitas falhas, segue sem vencer e frequenta zona de rebaixamento na Série B


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com


Dois jogos, nenhuma vitória, primeira derrota e presença na zona de rebaixamento da Série B. O Vasco começa mal sua luta para retornar à primeira divisão do Campeonato Brasileiro - com dificuldades que foram resumidas neste sábado, em Cuiabá, ao ser batido pelo Luverdense por 2 a 1 em jogo que serviu de teste para a Arena Pantanal, uma das sedes da Copa do Mundo. O resultado, somado ao empate com o América-MG na estreia, deixa o time carioca na 17ª posição, entre aqueles momentaneamente derrubados para a Série C.


saiba mais

O panorama pouco animador nem pode ser contestado pelo Vasco, que teve atuação muito fraca. Só acordou no segundo tempo, quando já perdia por 2 a 0 e dava pinta de que poderia levar mais gols. A ressalva é a ausência de boa parte da base da equipe. Martin Silva, Rodrigo, Guiñazu, Pedro Ken e Edmilson, alguns dos principais jogadores da equipe, estiveram fora.

Mesmo assim, a atuação esteve abaixo do aceitável. O ataque foi ineficiente, e a defesa cedeu espaços o tempo todo. A vida de Luan virou um inferno. Era sempre ele contra Misael, o destaque do Luverdense, agora terceiro colocado na Série B, com quatro pontos. O atacante foi a principal saída de ataque, aproveitando as costas de Diego Renan e a cobertura insuficiente dos volantes vascaínos.

Mas os gols não foram dele. Quem abriu o placar, ainda no primeiro tempo, foi o centroavante Reinaldo, ex-Flamengo, após disparada pela direita de Raul Prata. Na etapa final, Rubinho aproveitou pênalti sofrido por Misael, em puxão de André Rocha, e bateu no canto oposto ao do goleiro Diogo Silva para ampliar.

O Vasco demorou para acordar. Só despertou depois de golaço de Yago, que encaixou pancada de fora da área. Houve pressão sobre o Luverdense em busca do empate, mas aos poucos o adversário soube equilibrar novamente a partida. No final, o Vasco passou a atacar de qualquer jeito, totalmente desarrumado, e o time mandante, em contra-ataques, perdeu a chance de ampliar.

Luverdense x Vasco (Foto: Chico Ferreira/Futura Press)
Luverdense supera Vasco na Arena 
Pantanal (Foto: Chico Ferreira/
Futura Press)




FONTE:

Jogadores do Barcelona prestam homenagem a Tito no Camp Nou

Falecido na sexta-feira aos 45 anos, em decorrência de um câncer, ex-técnico do Barcelona ganha memorial, visitado por mais de 20 mil torcedores neste sábado


Por Barcelona, Espanha


Memorial Tito Vilanova velório jogadores Barcelona (Foto: Reprodução / Instagram)Jogadores do Barcelona prestam homenagem a Tito Vilanova (Foto: Reprodução / Instagram)

Os jogadores do Barcelona foram os primeiros a chegar ao Camp Nou na manhã deste sábado na homenagem do clube a Tito Vilanova. Todos usavam no peito uma fita preta em memória ao ex-treinador da equipe, que faleceu na sexta-feira aos 45 anos. Ao fim do dia, mais de 20 mil torcedores passaram pelo clube para lembrar do comandante do título espanhol de 2012/13.

Vilanova chegou a ser submetido a uma cirurgia de urgência na garganta na noite da última quinta-feira. Ele lutava contra um câncer na glândula parótida desde 2011, razão pela qual deixou o comando do clube catalão em julho de 2013.

Na homenagem no estádio do clube catalão, também esteve presente o presidente do Espanyol, Joan Collet. O dirigente disse se tratar de um dia muito triste para o futebol e lembrou a perda de Dani Jarque, morto por um ataque cardíaco em agosto de 2009, quando tinha acabado de virar capitão do time.


saiba mais

- O Espanyol tinha que estar aqui. Era nossa obrigação. É um dia muito triste para o futebol e para o Barcelona. Estamos na mesma cidade, falamos a mesma língua, e o futebol não tem fronteiras. Por infelicidade, sabemos o que é perder uma referência, e muito torcedores do Barça, diretores e jogadores foram ao nosso estádio naquela ocasião. Enviamos nossas condolências à família de Tito, a todos que o conheceram, à direção do Barça e toda a torcida - disse Collet ao jornal catalão "Sport".

Memorial Tito Vilanova velório jogadores Barcelona messi (Foto: Reprodução / Instagram)
De preto, Messi, Fàbregas e outros 
jogadores do Barça prestam 
homenagem a Tito (Foto: 
Reprodução / Instagram)


Memorial Tito Vilanova velório jogadores Barcelona (Foto: Reprodução / Facebook)
Jogadores se reúnem perto do memorial 
de Tito (Foto: Reprodução / Facebook)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2014/04/atletas-do-barca-prestam-homenagem-tito-vilanova-no-camp-nou.html

Leverkusen empata com Dortmund e segue na luta por vaga na Champions

Bayer fica um ponto à frente do Wolfsburg, primeira equipe fora da zona de classificação para o torneio continental. Borussia permanece em segundo lugar


Por Leverkusen, Alemanha


saiba mais
O Bayer Leverkusen conquistou um resultado importante para seguir na briga por uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. Neste sábado, a equipe empatou por 2 a 2 com o vice-líder Borussia Dortmund, em casa, e chegou aos 55 pontos, um a mais do que o Wolfsburg, primeira equipe fora da zona de classificação para o principal torneio da Europa. 
 
Os gols do Leverkusen foram marcados por Lars Bender e Gonzalo Castro. Marco Reus, de pênalti, e Oliver Kirch igualaram o placar para o Dortmund, que seguiu na segunda colocação da Bundesliga, com 65 pontos.

Emre Can Leverkusen e Olivier Kirch Borussia Dortmund (Foto: Agência AP)
Emre Can, do Leverkusen, disputa o 
ance com Olivier Kirch, autor de um 
dos gols do Dortmund 
(Foto: Agência AP)

Na próxima rodada, enquanto o Leverkusen vai visitar o  Eintracht Frankfurt, o Dortmund receberá o Hoffenheim, no Westfalenstadion. Vale lembrar que a competição já tem o seu campeão. O Bayern de Munique, com 84 pontos, levou o caneco de forma antecipada.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/2014/04/leverkusen-empata-com-dortmund-e-segue-na-luta-por-vaga-na-champions.html

Com Pep abatido e de luto por Tito, Bayern goleia antes de enfrentar Real

Jogadores do time bávaro usam faixas pretas nas mangas em homenagem ao ex-auxiliar de Guardiola no Barcelona, falecido na última sexta-feira por câncer


Por Munique


saiba mais

Um time de luto, mas com um futebol alegre. Em partida repleta de homenagens ao ex-técnico Tito Vilanova, que faleceu nesta sexta-feira por causa de um câncer na glândula parótida, o Bayern de Munique fez do bom futebol e muitos gols seu principal tributo ao ex-treinador do Barcelona. Com todos os jogadores usando faixas pretas nas mangas, a equipe bávara goleou o Werder Bremen por 5 a 2, de virada, no Allianz Arena.

A imagem da partida, no entanto, não foi um dos belos gols. A cena mais marcante neste sábado, no Allianz Arena, certamente foi o técnico Pep Guardiola, de quem Tito Vilanova foi auxiliar no Barcelona. Com o olhar distante, o treinador espanhol não teve forças para comemorar. O dia não era de celebração.

Bicampeão com sete rodadas de antecipação, o Bayern entrou em campo de luto para a antepenúltima rodada da Bundesliga. Antes de a bola rolar, os dois times se uniram no centro do gramado e fizeram um minuto de silêncio a Tito Vilanova.

- Jogos contra o Werder Bremen são sempre especiais para o Bayern. Fizemos um grande segundo tempo e conseguimos uma grande vitória. A equipe está de parabéns pela reação e pela postura no  segundo tempo. Jogamos muito bem e os gols foram saindo - analisou o zagueiro brasileiro Dante.

Guardiola bayern de munique ribery e werder Bremen (Foto: Agência Reuters)
Guardiola cumprimenta jogadores do 
Bayern à beira do campo após gol 
(Foto: Agência Reuters)


Com a bola rolando, os bávaros encontraram dificuldades na etapa inicial. Logo aos 10 minutos, Gebre Selassie colocou o Werder Bremen na frente. Em bonita jogada individual, Ribéry deixou tudo igual, mas por poucos tempo. Com um futebol envolvente, o Werder voltou a ficar na frente, com Hunt, e levou a vantagem para o intervalo.

Apático à beira do gramado, Guardiola deve ter mexido com os brios de seus jogadores no vestiário. Para a segunda etapa, o Bayern voltou mais atento e disposto, conseguindo, rapidamente, recuperar a desvantagem.

Homenagem tito vilanova bayern de munique ribery e werder Bremen (Foto: Agência EFE)
Antes da partida, jogadores dos dois 
times fazem um minuto de silêncio 
em homenagem a Tito 
(Foto: Agência EFE)

Em apenas quatro minutos, Pizarro virou a partida, marcando duas vezes, aproveitando assistências de Thomas Müller e Alaba, esse último após grande jogada de Ribéry.

E não tardou para a virada se tornar goleada. Aos 16, Schweinsteiger aproveitou cruzamento de Lahm e marcou de cabeça. Aos 29, Robben marcou o quinto e deu números finais ao jogo.

O Bayern de Munique chegou a 84 pontos. Foi a 27ª vitória da equipe de Guardiola em 31 jogos. O Werder soma 36 na classificação, em 14º lugar, e não almeja mais qualquer coisa no Alemão.

As atenções de Guardiola se voltam todas agora para a Liga dos Campeões. Na terça-feira, no Allianz Arena, o clube alemão recebe o Real Madrid, pelo jogo de volta das semifinais, às 15h45 (de Brasília) - a TV Globo e o GloboEsporte.com transmitem ao vivo. Na primeira partida, na Espanha, o clube espanhol ganhou por 1 a 0. Por isso, o Bayern precisa vencer por dois gols de diferença. Inversão do placar leva a decisão da vaga para a prorrogação.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/2014/04/com-guardiola-abatido-e-de-luto-por-tito-bayern-goleia-antes-de-pegar-o-real.html

Reta final: Atlético-PR divulga imagens noturnas da Arena da Baixada; veja

Com 96% das obras concluídas para a Copa do Mundo, Atlético-PR realiza últimos ajustes do ângulo dos holofotes no estádio. Fifa assumirá o estádio no dia 22 de maio


Por Curitiba


Na reta final das obras de reforma da Arena da Baixada, que ficará pronta em maio, foram divulgadas neste sábado imagens noturnas do estádio em Curitiba. Segundo o secretário municipal da Copa do Mundo, Reginaldo Cordeiro, as obras estão 96% concluídas. De acordo com o clube paranaense, a iluminação do estádio está em ajustes finais de alinhamento do ângulo dos holofotes. O novo caldeirão do Atlético-PR será palco de quatro jogos da Copa do Mundo entre 16 e 26 de junho.

Na noite de sexta-feira, o estádio recebeu a visita do diretor de competições da FIFA, Mustapha Fahmy, além de membros do Comitê Organizador Local (COL). O diretor realizou inspeções no gramado, iluminação, área VIP e áreas dos vestiários.

Arena da Baixada  (Foto: Divulgação/ Atlético-PR)
Arena da Baixada vista à noite 
(Foto: Divulgação/ Atlético-PR)

Faltando 16 mil assentos, o estádio recebeu nesta semana a última visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que avaliou as obras em Curitiba acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL), Ronaldo.

O evento-teste na Arena da Baixada está marcado para o dia 14 de maio, com adversário ainda indefinido pelo Atlético-PR. A Fifa assumirá o estádio no dia 22. Veja abaixo as imagens divulgadas:

Arena da Baixada (Foto: Divulgação/ Atlético-PR)
Arena da Baixada receberá quatro jogos 
da Copa do Mundo (Foto: 
Divulgação/ Atlético-PR)

Arena da Baixada (Foto: Divulgação/ Atlético-PR)
Evento-teste está marcado para o dia 
14 de maio (Foto: Divulgação/ 
Atlético-PR)

Arena da Baixada (Foto: Divulgação/ Atlético-PR)
Faltando a colocação de 16 mil assentos, 
estádio recebe os últimos ajustes 
(Foto: Divulgação/ Atlético-PR)

Arena da Baixada (Foto: Divulgação/ Atlético-PR)
Arena da Baixada (Foto:
 Divulgação/ Atlético-PR)

Valeskinha disputa a sua 14° final de Superliga: "Tem um gosto diferente"

Hoje opção no banco de reservas, veterana admite que ainda sente ansiedade


Por Rio de Janeiro


Valeskinha carrega experiência e conquistas importantes na bagagem: 17 Superligas e 14 finais não são para qualquer uma. A campeã olímpica já defendeu o Flamengo, Pinheiros, Osasco e Rio de Janeiro - seu atual clube - e jogou por três anos na Itália e na Turquia. Com 38 anos, a atleta está perto de alcançar a marca de nove títulos da principal competição de vôlei nacional, se a equipe do técnico Bernardinho vencer o Sesi-SP neste domingo, às 10h, no Maracanãzinho. O GloboEsporte.com acompanha a decisão em Tempo Real; a TV Globo e o SporTV transmitem ao vivo.

Valeskinha, ao centro, estará na sua 14ª final em 17 participações na Superliga (Foto: Lydia Gismondi)
Valeskinha, ao centro, estará na sua 14ª 
final em 17 participações na Superliga 
(Foto: Lydia Gismondi)

Mesmo sendo figurinha carimbada no torneio, a central confessa que o nervosismo ainda faz parte e é indispensável para mantê-la viva no jogo. Para ela, cada final provoca um sentimento diferente.

- A ansiedade e o nervosismo têm que ter, são essenciais, enquanto eu sentir isso, sei que estou bem, quando eu não sentir mais, acho que é um sinal que chegou a hora de parar. Toda final tem um gosto, grupos, lugares, técnicos e histórias diferentes, que são escritas no decorrer do ano, cada time com a sua peculiaridade. Você faz amizade, essas pessoas passam a ser parte da sua família. Sei que tem a rixa entre as torcidas, mas a maioria se conhece da própria seleção, na hora do jogo não tem amizade, mas depois sai todo mundo para comer - disse a central.


saiba mais

A final com o Sesi-SP, adversário inédito, não parece ter surpreendido a jogadora. A vontade de vencer e de fazer um bom trabalho continua a mesma. Ela lembra que, no domingo, o time carioca terá apenas um jogo para provar que merece continuar dono do título de campeão da Superliga. 

- Vamos enfrentar o Sesi-SP como enfrentaríamos qualquer outro time, vamos jogar com a mesma responsabilidade, com a mesma preocupação, sabendo o que temos que fazer. Tentar neutralizar o máximo possível os pontos fortes delas, criar contra-ataque, forçar o saque. Final é tudo em um jogo, temos que ir com vontade e concentração, porque não terá o próximo. Cada bola é importante - falou.

Valeskinha aposta no bom saque para derrotar o time com a melhor recepção da Superliga. A meio de rede, que hoje é reserva, sabe que agora é a hora de mostrar todo o potencial da equipe.

- O Bernardinho fala que não podemos levar o ponto direto. Está com dificuldade, põe para cima, a levantadora vai chegar e vai levantar a bola da melhor maneira possível para a atacante. Atacar também da melhor maneira possível, tentar não errar, confiar no nosso bloqueio, confiar na nossa defesa e sacarmos bem. Nossas sacadoras são muito boas. É um bom saque contra uma boa recepção. O que importa é que chegamos à final - explicou a veterana.

Valeskinha (Foto: Lydia Gismondi)
Hoje reserva, Valeskinha garante ainda 
sentir todo o nervosismo de uma 
véspera de final 
(Foto: Lydia Gismondi)

Com a vantagem de decidir em casa, o Rio vai contar com o apoio da torcida, que esgotou os ingressos em apenas três horas para acompanhar a final da arquibancada. 

-  É muito bom jogar em casa, no ginásio que você conhece, com a torcida a seu favor, a família te apoiando. Isso nos deixa mais confortáveis, não que isso nos faça ganhar o jogo, mas ajuda. Todos queriam chegar à final, é um grande desafio. Temos meninas da seleção brasileira dos dois lados.Tenho certeza que será um grande espetáculo, um voleibol de alto nível - concluiu. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/04/valeskinha-disputa-sua-14-final-de-superliga-tem-um-gosto-diferente.html

Homens de referência e ataques coletivos duelam pelo título de 2014

Campeão Cruzeiro, Fluminense, Santos e Vitória têm rotatividade de artilheiros enquanto Inter, Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Grêmio jogam para um homem só


Por Rio de Janeiro, RJ
27 comentários

ataques coletivos
O Santos fez 51 gols, e 37 foram 
marcados por cinco jogadores

dupla dinâmica
Romarinho e Luciano  fizeram 14 dos 
26 gols do Corinthians

Homem de referência
O Grêmio tem 43 gols neste ano, sendo 
um terço feito por Barcos

O que é melhor: fazer um caminhão de gols e não ser campeão ou marcar poucos gols e levantar duas taças? O Sport venceu a Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano tendo média de 1,29 gol por partida neste ano. O Santos está com média de 2,32 gols por jogo, mas não conseguiu levar o Paulistão. O segredo dos pernambucanos é ter uma defesa eficaz, que levou só 17 gols em 27 jogos (média de 0,63 por partida). Enquanto no Santos cinco jogadores marcaram juntos 37 dos 51 gols do ano, no Sport um único jogador fez 15 dos 34 gols da equipe. Não existe uma regra para o sucesso, tanto que as duas equipes empataram na primeira rodada do Brasileirão.

Nas diferentes competições que disputaram até aqui, as 20 equipes da Série A apresentaram características distintas, cada uma com um padrão próprio que foi repetido na primeira rodada do Brasileirão, mas nem todos os ataques obtiveram sucesso. Considerados todos os gols marcados pelos times da elite nacional desde o início do ano, compare como funcionam as engrenagens de ataque de cada time.


Característica dos ataques na Série A do Brasileirão (Foto: Futdados)

ataques COLETIVOS

Ter muitas opções para definir uma partida é o que todo técnico deseja, mas apenas quatro times funcionam assim. O atual campeão Cruzeiro conta com seis jogadores que fazem gols constantemente, entre eles o zagueiro Bruno Rodrigo, que marcou cinco gols. O Santos, com seu DNA ofensivo, tem os medalhões Thiago Ribeiro e Leandro Damião e o meia-atacante Gabriel formando um ataque reforçado pelo volante Cícero e o meia Geuvânio, que juntos tornaram o Peixe o time com a melhor média de gols marcados por jogo no ano (2,32).

O Fluminense desfruta de quatro jogadores que estão balançando as redes: Fred, Walter, Conca e Wagner, que marcaram 68,3% dos 41 gols tricolores. Já o Vitória inova com os laterais Juan e Ayrton entre os matadores, que juntos somam 16 gols no ano. O centroavante Dinei fez mais cinco. O trio conseguiu metade dos 44 gols do Rubro-Negro baiano.

Na primeira rodada, o Fluminense bateu o Figueirense por 3 a 0, gols de Rafael Sobis e Fred (além de um gol contra). A dupla brilhou também contra o Tupi-MG, na Copa do Brasil, o que mostra o potencial de Sobis para encostar na ponta da artilharia do clube.

Já o Cruzeiro derrotou o Bahia por 2 a 1 fora de casa e com um time reserva, deixando claro estar muito bem preparado para buscar mais um título. Além dos seis jogadores que se destacam na artilharia (Dagoberto, Marcelo Moreno, Julio Baptista, Bruno Rodrigo, Ricardo Goulart (5 gols) e Willian (4), a variedade ofensiva dos mineiros é engrossada por Marlone, com duas assistências para Moreno) e Nilton, volante que marcou oito gols em 2013 e já deixou sua marca na estreia contra o Bahia.  


DUPLAS

Apenas Corinthians e Figueirense possuem uma dupla de ataque que divide junta a responsabilidade pelos gols, e estão longe das melhores médias de gols na temporada (1,53 e 1,4 gol por jogo, respectivamente). Romarinho e Luciano, que curiosamente marcou sempre de dois em dois, marcaram 14 dos 26 gols do Timão em 2014.

O Figueirense tira boa parte de seus gols da harmonia de Lúcio Maranhão e Éverton Santos com as redes. Quase 40% dos tentos catarinenses foram conquistados pelos dois. Foi o suficiente para o Figueira ser campeão catarinense. Ambos os alvinegros, no entanto, passaram em branco na estreia pelo nacional.


HOMENS DE REFERÊNCIA

A maioria das equipes se concentra no grupo que depende de um homem-gol. Às vezes há até uma grande variedade de jogadores capazes de balançar a rede. No caso do Grêmio, 20 atletas já sentiram o gostinho em 2014, o maior número entre os 20 times. Mas a grande referência é o argentino Barcos, autor de 15 gols ou 1/3 dos tentos gremistas. Em segundo lugar aparecem Luan e Dudu, com quatro gols.

No Inter, Wellington Paulista e Rafael Moura se revezam em campo. Sem nunca jogarem lado a lado, fizeram 16 dos 47 gols do Colorado (34%). O Sport, citado no início do texto, é o time mais dependente de um só atleta: Neto Baiano fez impressionantes 43% dos 35 gols pernambucanos nesta temporada.

Flamengo e São Paulo condicionam seus resultados ao rendimento dos veteranos Alecsandro e Luís Fabiano, respectivamente. Com 12 gols, o atacante rubro-negro é peça-chave do ataque que mais fez gols: 54 em 26 jogos, média de 2,08. No Tricolor, Fabuloso também marcou 12 gols até o momento, mas isso representa 33% dos gols são-paulinos, enquanto Alecgol é responsável por 22%.


Se o Palmeiras tem Alan Kardec, dono de 10 dos 35 gols alviverdes, o Bahia tem como homem de referência um meia de criação. Anderson Talisca vem jogando mais adiantado sob o comando do técnico Marquinhos Santos e está sendo mais decisivo. No entanto, vale ressaltar que seus sete gols se originam, em grande maioria, de lances de bola parada. Por isso, a diretoria do Bahia contratou Henrique, ex-Botafogo, e vem tentando trazer Michael, do Fluminense, para compartilhar a responsabilidade de decidir.
em busca de um atacante

A realidade de Chapecoense, Coritiba, Criciúma e Botafogo é um tanto diferente, Têm quatro das cinco piores médias de gols feitos por jogo e não contam com uma defesa estruturada como a do Sport, que completa a lista. Não pode ser considerado apenas coincidência que tenham fracassado na primeira rodada. Os clubes parecem ter um problema maior do que o poder de gol de Régis, Júlio César e Alex, Paulo Baier e Ferreyra e Wallyson. Para eles, há um longo caminho para pela frente.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2014/04/homens-de-referencia-e-ataques-coletivos-duelam-pelo-titulo-de-2014.html