segunda-feira, 14 de abril de 2014

Teve Isso! Nariz quebrado, bebida liberada, W.O. e pênalti relâmpago

Curiosidades do futebol brasileiro no fim de semana têm ainda a revolta de presidente após final, apresentador de TV acusado de racismo e goleiro recusando pedido de juiz


Por Rio de Janeiro

O fim de semana no futebol brasileiro foi marcado por inúmeros fatos curiosos, engraçados e inusitados, como o preparador físico que teve o nariz quebrado por jogador do próprio time; o clube que perdeu por W.O. por não ter providenciado enfermeiros; o pênalti relâmpago na decisão de Estadual; a liberação de bebidas alcoólicas em estádios; o apresentador de TV que foi acusado de racismo; a revolta de presidente após decisão; e o goleiro campeão que recusou pedido do juiz. Quer saber o que rolou no fim de semana? Então não deixe de conferir o Teve Isso! desta segunda-feira.

racismo
O apresentador Lourival Santos, da Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná, foi detido durante a segunda e decisiva partida da final do Paranaense entre Maringá e Londrina, no estádio Willie Davis. Ele foi acusado de chamar de 'macaco' o lateral Maicon Silva, do Londrina, logo após ele ter feito o primeiro gol. O apresentador estava no gramado cobrindo a partida. O apresentador foi liberado após prestar depoimento na delegacia. O jogador não foi ouvido, mas pode abrir representação criminal até seis meses após o registro da ocorrência. Esta foi a segunda acusação de racismo que ocorreu no Paraná nos últimos dias em campos de futebol. O Londrina conquistou o Estadual ao vencer o Maringá na decisão por pênaltis por 4 a 3 após empate em 1 a 1 no tempo normal

comemora londrina maicon silva paranaense (Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná)
Lateral Maicon Silva foi vítima de 
racismo após marcar o gol do Londrina
(Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná)

nariz quebrado
Durante a partida contra o Capivariano, que decretou o rebaixamento da Itapirense para a Série A3 do Campeonato Paulista, o meia Diego Barbosa quebrou o nariz do preparador físico Sérgio Tanaka com uma cabeçada no banco de reservas. A confusão aconteceu quando o Capivariano marcou o segundo gol, aos 43 minutos do segundo tempo - o jogo estava empatado. Irritado por não ter entrado em campo, Diego Barbosa começou a esmurrar o banco e partiu para cima de Tanaka ao ser repreendido pelo descontrole. A causa da insatisfação de Barbosa teria sido uma confusão feita pela comissão técnica entre ele e o atacante Diego Souza. Barbosa foi chamado para entrar, mas na verdade a intenção era colocar o xará. O meia achou que Tanaka influenciou na decisão e se revoltou. O preparador físico foi a uma delegacia e fez Boletim de Ocorrência contra Diego Barbosa. O atleta já foi dispensado pelo clube e sequer voltou para Itapira no ônibus da delegação - ele ainda será multado. O Capivariano venceu o jogo por 3 a 1.

Sergio Tanaka, preparador físico da Itapirense (Foto: Reprodução EPTV)
Sergio Tanaka, preparador físico da 
Itapirense, foi agredido por jogador 
do próprio time (Foto: 
Reprodução EPTV)

revolta
O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, invadiu o campo do Mineirão após o fim da partida contra o Cruzeiro pela decisão do Campeonato Mineiro para reclamar com o árbitro do gaúcho Leandro Pedro Vuaden. Ele estava indignado com um lance ocorrido aos 43 minutos da segunda etapa. Após ser lançado por Neto Berola, o atacante Jô caiu na área numa disputa com o zagueiro Dedé. Vuaden chegou a marcar o pênalti, mas na sequência volta atrás ao ver o auxiliar apontando impedimento de Jô, inexistente. Com o empate por 0 a 0, a Raposa ficou com o título.

- Foi um escárnio, um escândalo. Por isso nós ganhamos a Libertadores, porque essa gangue não entra em campo - disse Alexandre Kalil, que chamou o árbitro de "vagabundo". 
  
Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG, xinga arbitragem ao fim do clássico (Foto: Reprodução\TV Globo Minas)
Alexandre Kalil, presidente do Atlético
-MG, invadiu o campo após o clássico 
(Foto: Reprodução\TV Globo Minas)

pênalti relâmpago
A segunda e decisiva partida da final do Campeonato Catarinense entre Figueirense e Joinville estava com apenas 10 segundos de bola rolando, quando o atacante Everton Santos, do Figueira foi derrubado dentro da área pelo goleiro Ivan e o árbitro Heber Roberto Lopes marcou pênalti. O meia Giovanni Augusto cobrou a penalidade, mas Ivan defendeu. No entanto, o atacante Dudu pegou o rebote e mandou a bola pro fundo da rede, abrindo o caminho para a vitória do Furacão do Estreito por 2 a 1 que garantiu o título do Estadual.  

é minha
Após defender a cobrança de pênalti do zagueiro santista Neto, o goleiro Vagner, do Ituano, não largou mais a bola. O árbitro Raphael Claus ainda pediu, mas o arqueiro se recusou a entregá-la (assista ao vídeo a partir de 6m30). O Ituano conquistou o Campeonato Paulista ao derrotar o Santos na disputa de pênaltis por 7 a 6 após vitória do Peixe no tempo normal por 1 a 0, com gol de Cícero que converteu uma penalidade máxima no primeiro tempo. 

defesa de peito
Além defender a penalidade que garantiu o título do Campeonato Paulista, o goleiro Vagner, do Ituano, fez uma linda defesa com o peito aos 34 minutos do primeiro, evitando que o Santos abrisse o placar na segunda e decisiva partida da final. Após cruzamento do lateral Cicinho, o atacante Leandro Damião cabeceou à queima-roupa, mas a bola acabou batendo no peito de Vagner. Se o Santos vencesse por dois gols de diferença ficaria com o título sem a necessidade da disputa de pênaltis. No entanto, como venceu por 1 a 0 a decisão foi para os pênaltis e o time de Itu acabou vencendo por 7 a 6. 

valeu felipão
Os jogadores do Ituano entraram em campo na final do Campeonato Paulista, contra o Santos, no Pacaembu, com uma faixa de agradecimento e apoio a Luiz Felipe Scolari, técnico da Seleção Brasileira. A faixa tinha os seguintes dizeres: "Felipão, nós acreditamos, nós confiamos. Boa sorte!" Assim que o time de Itu se classificou para a fase de mata-mata do Paulistão, o treinador do Brasil gravou um vídeo motivacional para servir de incentivo na hora que o clube fosse enfrentar os grandes na competição.

torcida à distância
Os torcedores do Ituano que não foram ao Pacaembu acompanhar a decisão do Campeonato Paulista contra o Santos também comemoraram bastante a conquista do título. Assim que o goleiro Vagner defendeu a cobrança de pênalti feita pelo zagueiro santista Neto, a torcida do Galo explodiu de alegria na arquibancada do Estádio Novelli Júnior. Mesmo à distância, eles apoiaram muito a equipe durante toda a partida.

bom senso
Os jogadores do Atlético-MG entraram em campo na final do Campeonato Mineiro, contra o Cruzeiro, no Mineirão, com uma faixa do movimento Bom Senso Futebol Clube, que reivindica melhores condições para o futebol brasileiro. A faixa, que exibia o endereço na internet para que simpatizantes às reinvidicações possam participar assinando a petição formulada por uma comissão de jogadores, tinha os seguintes dizeres: "Final de campeonato: um campeão, 500 clubes sem atividades e 12 mil desempregados.

#profutebolnãoparar". A iniciativa também foi realizada em outros estados como Rio Grande do Sul, na final entre Internacional e Grêmio, e Goiás, na decisão entre Goiás e Atlético-GO.

Jogadores do Atlético-MG entram em campo, com faixa do Bom Senso FC (Foto: Reprodução\TV Globo Minas)
Jogadores do Atlético-MG entram em 
campo com faixa do Bom Senso FC 
(Foto: Reprodução\TV Globo Minas)

homenagem
A Federação Mineira de Futebol homenageou o ex-narrador Osmar Santos, que trabalhou nas principais rádios e emissoras de TV do Brasil, durante a final do Campeonato Mineiro entre Cruzeiro e Atlético-MG, no Mineirão. Coube ao "Pai da Matéria" dar o pontapé inicial do clássico. Após sofrer um acidente automobilístico no interior paulista em 1994, Osmar Santos ficou com a fala comprometida, entre outras sequelas, por conta dos danos cerebrais provocados. Com o empate em 0 a 0, a Raposa conquistou o título.

osmar santos atletico-mg x cruzeiro (Foto: Douglas Magno)
Osmar Santos foi homenageado pela 
Federação Mineira antes do jogo 
entre Atlético-MG e Cruzeiro 
(Foto: Douglas Magno)

bebida liberada
Entrou em vigor neste fim de semana a lei estadual que libera a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em estádios e arenas desportivas do Rio Grande do Norte. A venda poderá ocorrer a partir de duas horas antes de começar a partida ou evento desportivo até uma hora após a sua conclusão. Só poderão ser comercializadas bebidas com, no máximo, 43% de teor alcoólico. Além disso, elas só poderão ser vendidas e entregues aos consumidores em copos plásticos flexíveis de até 500 ml.

Torcedores do Alecrim com cerveja no Estádio Iberezão (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)
Torcedores do Alecrim com cerveja no 
Estádio Iberezão (Foto: Canindé 
Pereira/Divulgação)

CONFUSÃO
A partida entre Marcílio Dias e Atlético Ibirama, válida pela última rodada do hexagonal final do Campeonato Catarinense, começou com 10 minutos de atraso e terminou aos 43 minutos do segundo tempo, dois minutos antes do tempo regulamentar previsto. Como o Marcílio dependia do resultado do confronto entre Chapecoense e Avaí - em caso de empate, o Marcílio precisaria vencer por dois ou mais gols de diferença - o jogo não iniciou no horário previsto. Outro fato que chamou a atenção foi a ambulância ter deixado o estádio para atender uma emergência após Adriano marcar, de pênalti, o gol da vitória do Atlético por 1 a 0. Como se não bastasse, torcedores, indignados com duas expulsões e o pênalti marcado, cercaram o carro do presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Delfim Pádua Peixoto Filho. A Polícia Militar entrou em confronto com parte da torcida marcilista, que respondeu jogando pedras. Interrompida aos 37 minutos do segundo tempo, a partida só foi reiniciada meia hora depois com o retorno da ambulância. Apesar da PM ter garantido a segurança para a continuidade do jogo, o árbitro encerrou o confronto aos 43 minutos da segunda etapa. Com o resultado, o Atlético Ibirama escapou do rebaixamento por ter uma vitória a mais que o Brusque.

Marcílio Dias x Atlético de Ibirama confusão briga (Foto: Guilherme Luz/Arquivo pessoal)
Torcedores ficaram indignados com 
expulsões e pênalti marcado contra 
o Marcílio (Foto: Guilherme Luz/
Arquivo pessoal)

w.o.
O Paduano perdeu por W.O. a partida contra o São João da Barra, válida pela primeira rodada da Taça Corcovado, Segundo Turno da Série B do Campeonato Carioca. Por ser o mandante do jogo, o clube deveria providenciar os enfermeiros para atuar no Estádio Carneirão conforme prevê o regulamento. Após aguardar o tempo de tolerância regulamentar, o árbitro Fabricio Ribeiro Aguiar decretou o fim da partida e a vitória do time sanjoanense pelo placar de 3 a 0. Esse foi o terceiro W.O. na atual edição da Segundona do Rio, o segundo somente nesta rodada.

w.o. são joão da barra x paduano, série b do carioca (Foto: Fabio Menezes)
w.o. são joão da barra x paduano, série 
b do carioca (Foto: Fabio Menezes)

festa
A torcida do Campinense comemorou o aniversário de 99 anos do clube de uma forma inusitada. Um grupo de torcedores rubro-negros fez uma festa no Calçadão da Rua Cardoso Vieira com direito a bolo e bandinha de frevo. Embora dentro de campo ainda não esteja vivendo um momento tão bom como o de 2013 quando conquistou a Copa do Nordeste, o time começa a viver dias melhores após um início de ano turbulento. No fim de semana, por exemplo, a equipe derrotou o Treze por 2 a 1, pela oitava rodada do Segundo Turno do Estadual.

Torcida comemora 99 anos do Campinense (Foto: TV Paraíba)
Torcedores do Campinense 
comemoraram o aniversário de 99 
anos do clube com bolo e bandinha 
(Foto: TV Paraíba)

na torcida
O atacante Walter prestigiou a final da Taça Guanabara de juniores vencida pelo Fluminense após derrotar o Nova Iguaçu por 2 a 1, nas Laranjeiras. O atacante assistiu a partida ao lado do presidente Peter Siemsen. Kenedy e Marcelo marcaram os gols do Tricolor, enquanto que Marlon descontou para a equipe da Baixada Fluminense.

- Esse contato com os garotos é importante. Quando era dos juniores do Inter, o Fernandão ia sempre quando era final. Isso era muito importante para mim, gostava desse incentivo. Então estou aqui para incentivar a garotada - disse Walter.

walter fluminense x nova iguaçu (Foto: BRUNO HADDAD/FLUMINENSE F.C.)
Walter prestigia os garotos do Flu na 
final da Taça Guanabara de juniores 
(Foto: BRUNO HADDAD/
FLUMINENSE F.C.)

escada
No jogo entre Tupy-ES e Serra, válido pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Capixaba, um gandula roubou a cena. A partida estava no segundo tempo, quando o senhor, responsável pela reposição das bolas, entrou no gramado com uma escada e atrapalhou o contra-ataque serrano.

Ele atravessou o campo e se dirigiu ao muro lateral, do Gil Bernardes, para pegar uma bola, que havia sido chutada no quintal do vizinho. A partida terminou empatada em 2 a 2.


Gandula entra em campo com escada para recuperar bola (Foto: Adriano Barbosa / Serra FC)
Gandula entra em campo com escada 
para recuperar bola (Foto: Adriano 
Barbosa / Serra FC)

saída em série
No Campeonato Acreano, três técnicos entregaram os seus cargos na sétima rodada. Nilton Nery pediu para deixar o comando do Galvez logo após a derrota para o Andirá por 3 a 2. Mesmo com a vitória, o treinador do Andirá, Afonso Alves, também pediu para sair. Ele acumulava as funções de treinador, preparador físico e diretor de futebol do clube. Já, Francisco Dias, o Jangito, pediu demissão no Vasco-AC após a segunda derrota seguida do time no Estadual, desta vez para o Rio Branco por 3 a 0.

Rodada do Acreano 2014 tem queda de três técnicos (Foto: GloboEsporte.com)
Três técnicos entregaram o cargo na 
rodada do Campeonato Acreano 
(Foto: GloboEsporte.com)

briga e camisa amarela
Na vitória do Cori-Sabbá por 1 a 0 diante do River-PI, pela quinta rodada do Campeonato Piauiense, torcedores das duas equipes entraram em confronto após um esbarrão acidental de um torcedor do River num idoso da torcida adversária e a polícia precisou intervir. Além da confusão, a partida precisou ser parelisada duas vezes por conta de queda de energia. Já o Parnahyba usou uma camisa amarela para homenagear a Seleção Brasileira na derrota por 1 a 0 para o Flamengo-PI.

Parnahyba com uniforme novo (Foto:  Elmadã Gonçalves / Torcida Azulina)
Parnahyba usou uma camisa amarela 
em homenagem à Seleção (Foto: 
Elmadã Gonçalves / Torcida Azulina)


FONTE:

Vasco anuncia medidas e vai pedir a anulação da partida final do Carioca

Clube vai solicitar exclusão dos árbitros da partida dos quadros da CBF e da Fifa, irá entrar com ação reparatória contra a Ferj e fará denúncia formal por frase de Felipe


Por Rio de Janeiro

 
Para o Vasco, o Campeonato Carioca ainda não acabou. Na tarde desta segunda-feira, um dia após o empate por 1 a 1 com o Flamengo, a diretoria cruz-maltina se reuniu para definir quais medidas vai tomar após o gol irregular que deu o título estadual para o rival. Entre as providências, o clube vai tentar anular o resultado da final no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio (TJD/RJ) por causa da falha da arbitragem que deu origem ao gol sofrido aos 45 do segundo tempo (veja no vídeo acima). O Cruz-Maltino vai entrar com uma ação reparatória contra a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) na Justiça Comum, fará uma representação na CBF e na Fifa pedindo a exclusão dos árbitros envolvidos na partida, além de uma denúncia formal no TJD contra o goleiro Felipe por suas declarações após o confronto.

A reunião em São Januário mobilizou a diretoria vascaína. Estavam presentes na coletiva de imprensa o presidente Roberto Dinamite, o diretor geral Cristiano Koehler, o diretor executivo de futebol, Rodrigo Caetano, o advogado Marcello Macedo, o vice-presidente geral Antônio Peralta, o presidente da Assembleia Geral Olavo Monteiro de Carvalho, além de representantes do departamento de marketing. Segundo Macedo, a súmula da partida "está tentando transformar erro de direito em erro de fato" ao apontar Nixon e não Márcio Araújo como autor do gol.

O erro cometido é gravíssimo e tem um agravante pela prática do erro cometido na confecção da súmula. Isso nos deixou preocupados. Ficou estampado um erro de direito, foi reconhecido pela federação, pelo trio de arbitragem... Todos sabiam que o Márcio Araújo havia feito o gol, ninguém tinha dúvidas, e a súmula equivocadamente e propositadamente aponta o Nixon já tentando desmontar a busca do Vasco pela anulação. Estão tentando transformar um erro de direito em erro de fato. 
Marcello Macedo, advogado do Vasco

- Estou aqui para colocar o que pretendemos adotar como providência de imediato. A primeira ainda amanhã (terça-feira) será a notificação da Ferj, juntamente ao seu Rabello (Jorge, presidente da Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro), e a notificação da comissão de arbitragem e dos árbitros que participaram da partida. O erro cometido é gravíssimo e tem um agravante pela prática do erro cometido na confecção da súmula. Isso nos deixou preocupados. Ficou estampado um erro de direito, foi reconhecido pela federação, pelo trio de arbitragem... Todos sabiam que o Márcio Araújo havia feito o gol, ninguém tinha dúvidas, e a súmula equivocadamente e propositadamente aponta o Nixon já tentando desmontar a busca do Vasco pela anulação. Estão tentando transformar um erro de direito em erro de fato. 

É um problema ainda maior. Vamos dar entrada ainda em uma ação reparatória contra a Ferj na Justiça Comum e pedir também a anulação da partida. Se for necessário, vamos às veias criminais. Temos que ser reparados pelos prejuízos que sofremos - até mesmo de ordem moral - por um título que não tinha como Vasco perder naquele momento. Vamos fazer uma representação na Fifa e na CBF pedindo a exclusão dos árbitros envolvidos no jogo e ainda uma representação contra o goleiro Felipe por suas declarações no fim da partida - frisou.

Quem deu início ao pronunciamento foi o presidente Roberto Dinamite. Ele deixou claro que o clube deseja ver o futebol do Rio em alto nível e pediu a adoção da tecnologia no esporte para evitar que erros como o de domingo se repitam.

- É importante deixar claro todas as medidas que vamos tomar. Estou aqui com meus diretores, vice-presidentes, com a parte jurídica do clube... Antes de mais nada quero dizer que muitas vezes sou criticado por querer e desejar o futebol do Rio de Janeiro em alto nível. O Vasco se preparou para essa competição e isso não foi suficiente. Foi tudo jogada por água. Fomos nitidamente prejudicados nos resultados, nas finanças, nos nossos compromissos. Todos têm o direito de errar, mas coincidentemente só contra o Vasco e praticamente as mesmas pessoas é difícil de engolir. Estamos buscando, acima de tudo, o respeito. Não queremos ser beneficiados, mas não podemos mais ser prejudicados. Principalmente no confronto direto contra o Flamengo - resumiu o mandatário.

vasco coletiva roberto dinamite (Foto: Marcelo Sadio / vasco.com.br)
Peralta, Macedo, Dinamite e Koehler na
 entrevista que anunciou as medidas que 
o Vasco vai tomar após o gol irregular 
que tirou o título carioca de 2014 de 
São Januário (Foto: Marcelo Sadio / 
vasco.com.br)


FONTE:

Petraglia cita clima ruim após chegada de Adriano e critica 'donos do clube'

Presidente do Atlético-PR diz que ambiente já não era bom no final do ano passado. 'Alguns jogadores acham que são os donos do clube porque são mais velhos', diz


Por Curitiba


Adriano no jogo do Atlético-PR (Foto: EFE)Mario Celso Petraglia diz que clima teria piorado após chegada do Imperador (Foto: EFE)

O presidente do Atlético-PR, Mario Celso Petraglia, revelou que o clima no grupo piorou após a chegada do atacante Adriano, no final de 2013. O mandatário rubro-negro falou que o ambiente, que já era ruim antes de dezembro, ficou insustentável porque, segundo ele, alguns jogadores passaram a não respeitar o técnico e a achar que eram donos do clube.
Petraglia disse ter sido alertado sobre isso pelo diretor de futebol, Antônio Lopes, e o clube, então, decidiu por dispensar o Imperador na última sexta-feira e afastar o zagueiro Manoel no sábado.

- Quando (Adriano) vem para um grupo que já não está bom, cria-se um clima ainda pior. Alguns jogadores passam a não respeitar o técnico, acham que são os donos do clube porque são mais velhos, porque é o capitão da equipe... O Lopes alertou isso. Por isso, estamos mudando tudo. Ele alertou que tínhamos que fazer alguma coisa e, de forma rápida, tomamos essa decisão. Só não tomamos antes porque estávamos na Libertadores. Determinamos que aguardaríamos até o final da nossa participação. Lamentavelmente, fomos muito mal e perdemos dois jogos em razão desse ambiente. Então, não há uma posição assim. O Adriano não foi possível continuar. O Manoel, assim como outros, em razão da falta de vontade e da motivação de jogar no clube...
Ninguém é obrigado a jogar - falou o presidente em entrevista à rádio oficial do clube.


saiba mais

O zagueiro Manoel, segundo Mario Celso Petraglia, vai integrar o "expressinho", um grupo que treina em separado no CT do Caju, sem disputar jogos oficiais. O defensor deverá ser negociado. Ainda há a possibilidade de que Manoel volte a treinar com o grupo principal, desde que mude o comportamento.

O zagueiro tem contrato com o clube até o final de 2015, e 80% dos direitos federativos dele pertencem ao Rubro-Negro. Manoel é titular do Furacão desde 2009 e era o único jogador que tinha participado de todas as partidas do time na Libertadores - o time caiu ainda na fase de grupos. Já Adriano entrou durante os minutos finais de duas partidas (contra The Strongest e Vélez Sarsfield) e atuou durante os 90 minutos em apenas duas ocasiões (nas derrotas para o Londrina, pelo estadual, e para o The Strongest, na Bolívia, pelo torneio continental).


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-pr/noticia/2014/04/petraglia-cita-clima-ruim-apos-chegada-de-adriano-e-critica-donos-do-clube.html

Dani Lins pede Sesi-SP com pé no chão contra Osasco: 'Outro jogo difíci

Levantadora alerta time paulistano após acabar com invencibilidade do rival estadual, na semifinal da Superliga: 'Osasco é o time a ser batido. É difícil, mas não impossível'


Por São Paulo


Do outro lado da quadra estava o time de melhor campanha na história da Superliga feminina, com todas as estrelas da seleção brasileira e os reforços de duas estrangeiras. Só que a levantadora Dani Lins orquestrou bem o Sesi-SP, que bateu o Osasco então invicto no torneio nacional. A campeã olímpica festejou a vitória por 3 sets a 1 na abertura da série semifinal(veja os melhores momentos no vídeo acima), mas fez um alerta a seu time, que está a um passo da inédita vaga na final da Superliga feminina de vôlei.

- Sabemos que o time delas é muito bom, com jogadoras de seleção e com estrangeiras. É o time a ser batido. É difícil, mas não é impossível. Nós nos conhecemos muito bem, jogando nos clubes e juntas na seleção. Contra a Thaisa, uma super bloqueadora, uma atacante que lê bem o jogo. A Sheilla é muito habilidosa. É bola para frente, descansar agora, com a cabeça no lugar e pé no chão. Vai ser outro jogo difícil no Sesi - disse Dani Lins.

Dani Lins (Foto: Everton Amaro/Sesi)Dani Lins faz alerta ao Sesi: 'Cabeça no lugar e pé no chão' (Foto: Everton Amaro/Sesi)

Campeão sul-americano em uma final contra o rival estadual, o Sesi foi o único time a vencer o Osasco nesta temporada, mas ainda está perdendo nos confrontos diretos (4 a 3). O caminho para conseguir o feito foi ter uma Fabiana inspirada e muito volume de jogo, com uma defesa capaz de subir as bolas de Sheilla, Thaisa & Cia.

- É paciência. Conseguimos tocar muito em bloqueio, ter defesa. A Fabiana teve uma atuação brilhante. O time todo está de parabéns. O banco deu força, as meninas que entraram fizeram a diferença. Nossa união contagia. Vemos aquela pequena torcida dando força dá mais energia para jogar bem - disse Dani Lins, referindo-se aos torcedores do Sesi que foram ao ginásio José Liberatti, em Osasco.

O Sesi agora precisa de mais uma vitória diante do rival estadual para chegar à final da Superliga. O próximo confronto está agendado para o próximo sábado, às 10h, no ginásio do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo - a partida terá transmissão ao vivo da TV Globo. Dani Lins acredita que a torcida pode fazer a diferença.


saiba mais

- Nossa vantagem é jogar em casa, com nossa torcida, em um ginásio que conhecemos. Mas é outro jogo. Tem de trabalhar de novo. Vê o que errou. Eu particularmente acho que não fiz uma partida muito boa de precisão no primeiro jogo. Tem de treinar até sábado - disse a levantadora.

Em caso de triunfo do Osasco, a vaga na final será decidida em um terceiro duelo, no dia 22 de abril, no ginásio José Liberatti. Quem passar encara o Rio de Janeiro do técnico Bernardinho, no dia 27. O time carioca fez 2 a 0 no Campinas na outra semifinal e fará sua 10ª decisão seguida de Superliga.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/04/dani-lins-pede-sesi-sp-com-pe-no-chao-contra-osasco-outro-jogo-dificil.html

'Insatisfação diária de Bernardinho' fez Rio chegar à 10ª final, diz Fabi

Líbero do Rio de Janeiro elogia trabalho da comissão técnica e lembra das dificuldades na semifinal da Superliga, contra o Campinas


Por Rio de Janeiro



Após nove decisões consecutivas de Superliga, o Rio de Janeiro chegou na semifinal da competição como azarão para enfrentar o Campinas, que fez a segunda melhor campanha da fase classificatória e venceu a equipe carioca nos dois turnos. Entretanto, na hora de brigar pela vaga na decisão, duas vitórias para as cariocas, sendo a última neste sábado, por 3 sets a 2, no Maracanãzinho. Para Fabi, o crescimento na hora decisiva é reflexo das cobranças de Bernardinho e sua comissão técnica.

- A questão é essa insatisfação diária do Bernardinho. Ele é muito responsável por tudo isso e, especialmente, por fazer a gente acreditar. Fomos irregulares na fase classificatória, nem nos nossos sonhos imaginávamos ganhar de 3 a 0 e essa insatisfação diaria fez o time acreditar que poderia vencer no momento decisivo. É uma história de 10 anos e não é por acaso. Essa comissão técnica tem valor nessa conquista da vaga para a final - afirmou a líbero.


saiba mais

Fabi ainda elogiou a equipe do Campinas pelas duas partidas na semifinal. A líbero lembrou que mesmo no primeiro jogo, quando o Rio venceu por 3 sets a 0, os dois primeiros sets foram complicados e poderia ter ido para o time de São Paulo.

- Foi um jogão. Desde o primeiro jogo, já era esperada uma série difícil. O Campinas ganhou duas vezes da gente, no primeiro e no segundo turnos, foi um time montado para disputar o título, cada ano que passa é mais complicado chegar em decisões, mas o Rio de Janeiro tem uma história muito bacana. 
Estamos indo para a 10ª final de Superliga consecutiva. Já foi um jogo complicado em Campinas, com ginásio lotado, pressão enorme. Apesar do 3 a 0, foi 30 a 28 e 25 a 23, só o terceiro set foi mais tranquilo - concluiu.

Agora, o Rio de Janeiro aguarda o vencedor da série entre Sesi e Osasco. No primeiro jogo, o Sesi venceu fora de casa por 3 sets a 1, quebrando a invencibilidade das rivais. A próxima partida será no sábado e a equipe da capital paulista só precisa de mais uma vitória para se classfiicar para a decisão da Superliga.

rio x campinas - fabi vôlei (Foto: Fernando Maia/MPIX)
Fabi comemora vitória sobre o 
Campinas, que levou o Rio à 
decisão (Foto: Fernando 
Maia/MPIX)


FONTE:

Cruzeiro domina eleição popular dos melhores da Superliga masculina

Time celeste, campeão da competição no último domingo, tem sete dos nove eleitos


Por Rio de Janeiro


Vôlei wallace cruzeiro sesi (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Oposto Wallace (D) na decisão: entre os melhores segundo a galera (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

Que o azul celeste é a cor da moda no vôlei masculino brasileiro todos têm certeza desde o domingo passado, no qual o Cruzeiro obteve o bicampeonato nacional. A escolha da Seleção da Galera, eleição promovida pelo GloboEsporte.com, ratificou o êxito cruzeirense: sete dos nove premiados vieram de Minas Gerais.

Na equipe ideal, só o ponteiro Diogo, do Campinas, equipe terceira colocada no certame, conseguiu se infiltrar. De resto, apenas os celestes marcaram presença entre os preferidos do público: os centrais Éder e Isac, o levantador William Arjona, o oposto Wallace, o ponteiro Leal e o líbero Serginho, além do técnico Marcelo Mendez.


vôlei Sada cruzeiro campeão superliga masculina (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
William ergue o troféu de campeão da 
Superliga masculina 2013/14 (Foto: 
Alexandre Arruda / CBV)

Curiosamente, a revelação não veio do campeão: Rodriguinho, que defendeu o Rio de Janeiro, que terminou a competição em quinto lugar.

O Cruzeiro foi campeão da Superliga ao vencer o Sesi-SP por 3 sets a 0, parciais de 21/19, 21/18 e 21/17, em 1h15 de duelo.


tabela seleção da galera superliga masculina (Foto: Arte)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/04/cruzeiro-domina-eleicao-popular-dos-melhores-da-superliga-20132014.html

Fabi concorda com o chefe e alerta para final: 'Temos que melhorar tudo'

Emocionada com a classificação para sua décima decisão consecutiva de Superliga, líbero admite altos e baixos na competição, mas pede respeito ao Rio de Janeiro


Por Rio de Janeiro

 
Jogadora mais antiga do elenco do Rio de Janeiro, Fabi está mais do que acostumada com os métodos de trabalho de Bernardinho. Gritos, caretas, broncas... Tudo isso faz parte da rotina da líbero do atual campeão da Superliga há mais de uma década. Mas o técnico da seleção brasileira masculina tem muito mais a oferecer. Conhecimento, competência e dedicação ao projeto que começou lá no Paraná, em 1997, são as marcas registradas do campeão olímpico em Atenas-2004. Talvez essa combinação seja o principal segredo do sucesso da equipe carioca, que chega à sua décima decisão nacional consecutiva após eliminar o Campinas, sábado passado, no Maracanãzinho. 

Perfeccionista, Bernardinho nunca está satisfeito, é incansável na busca pela perfeição e quer sempre mais. Desta vez, porém, o chefe do maior vencedor da Superliga feminina tem uma aliada de peso dentro de quadra.


saiba mais


- Sabemos que temos um treinador e uma comissão técnica que nunca estão satisfeitos, que gostam de trabalhar duro e querem sempre mais. Eles foram muito importantes e fizeram a diferença para chegarmos até aqui mais uma vez. Desta vez, o Bernardo inovou e usou uma frase durante a semana que acho que resume o sentimento de todos. "Temos que melhorar tudo se quisermos conquistar mais uma Superliga" - afirmou Fabi.

Exageros à parte, a líbero do Rio de Janeiro reconhece que o time oscilou demais durante toda a fase de classificação e precisa repetir as atuações contra o Campinas para superar o vencedor de Osasco e Sesi-SP - o time da capital venceu o primeiro jogo fora de casa e lidera a série por 1 a 0 - e conquistar o novo título nacional.

rio x campinas - fabi vôlei (Foto: Fernando Maia/MPIX)
Eleita a melhor em quadra, Fabi 
comemora mais um ponto do Rio 
de Janeiro na vitória sobre o 
Campinas por 3 a 2 (Foto: 
Fernando Maia/MPIX)

- Está cada vez mais difícil chegar à decisão. Seja contra que for, sabemos que essa final será sinistra. Tivemos muitos altos e baixos durante a temporada, mas nos momentos decisivos nos superamos mais uma vez e conseguimos jogar. Sabemos que estávamos desacreditadas, mas essa equipe tem uma história de mais de dez anos e tem que ser respeitada. Isso não é um desabafo, é apenas alegria, um momento especial. Elas foram melhores durante o campeonato todo, tinham a vantagem de decidir em casa e estavam jogando mais do que a gente. É até difícil acreditar que conseguimos e estamos na final. O esporte é fascinante por isso - afirmou Fabi.   


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/04/fabi-concorda-com-o-chefe-e-alerta-para-final-temos-que-melhorar-tudo.html

Com pódio aos 15 anos, Duda ganha elogios e status de 'gente grande'

Sergipana supera pressão, alcança terceiro lugar no Super Praia ao lado de Lili, conquista a torcida em Salvador e o respeito das adversárias em quadra


Por Direto de Salvador


Após o último ponto, a emoção e o cansaço foram tão grandes que as pernas cederam. Ali, sentada na areia, Lili recebeu o abraço de Duda. Com apenas 15 anos, a sergipana compartilhou com a capixaba seu sorriso de menina, largo pela conquista do primeiro pódio da carreira entre profissionais. Com o nome gritado pela torcida e uma série de elogios da companheira e da comissão técnica, Duda mostrou ao Brasil que, pelo menos dentro de quadra, ela não é mais uma criança.

vôlei de praia Duda Salvador (Foto: Helena Rebello)
Duda e Lili comemoram sentadas na 
areia: mistura de cansaço e emoção 
pelo pódio (Foto: Helena Rebello)

Derrotadas na estreia do Super Praia por Maria Clara e Carol, Lili e Duda fizeram uma campanha de recuperação. Com duas vitórias – uma delas sobre Juliana e Maria Elisa -, elas avançaram às semifinais de um torneio nacional pela primeira vez juntas. Não resistiram à Talita e Taiana, mas ergueram a cabeça para a disputa pelo terceiro lugar. Novamente, tiveram as irmãs cariocas pela frente.

Apesar do forte calor na arena montada na Praia da Armação, em Salvador, ninguém se poupou. Maria Clara e Lili solicitaram atendimento médico, mas seguiram firmes no jogo. No fundo de quadra, Duda esbanjava energia catando bolas em defesas improváveis. Assim, conquistou o público a seu favor. Quando a conquista foi selada, a alegria se dividiu com a ciência de que um novo patamar esportivo foi alcançado.


- É uma felicidade muito grande, imensa por uma meta cumprida. Nós aos poucos fomos evoluindo e gora conseguimos. Estou muito feliz, gostei muito daqui, uma energia muito boa. Tenho que agradecer à minha parceira, que sempre esteve ao meu lado, à minha família, a Deus... Eu tenho 15 anos, mas eu acho que não pareço ter essa idade em quadra. Eu tenho que ter atitude para fazer as coisas, porque idade não é documento. O importante é a força de vontade dentro da quadra, e o querer é o principal. Agora estamos tendo muita união, e isso é o que importa. Estou muito feliz.

volei de praia pódio super praia (Foto: Paulo Frank/CBV)
Duda ficou em terceiro lugar ao lado de 
Lili (Foto: Paulo Frank/CBV)
 
A parceria com Lili foi firmada no início deste ano. A capixaba jogava com Rebecca e havia disputado o título da temporada 2012/2013 até o fim com Ágatha e Bárbara Seixas. Mas uma gravidez inesperada da cearense mudou os planos de todos radicalmente. Junto com o técnico Élmer Calvis, Lili tomou a decisão de mais uma vez apostar em um jovem talento.

Como o título do Circuito Brasileiro 2013/2014 tornou-se inalcançável com a troca de parceria, o planejamento da dupla a curto prazo foi todo montado para o Super Praia. Duda trocou Aracaju por Fortaleza, deixou os estudos em segundo plano e apostou no projeto. Nos primeiros Opens que disputaram, a parceiras foram se ajustando, e a menina foi crescendo. A cada pancada que levava, foi aprimorando sua técnica e, sobretudo, sua resistência psicológica.

- No começo sabíamos que ela ia sentir um pouco, porque ela saiu de uma categoria em que ela era supercampeã para uma categoria onde todo mundo ia miná-la, isso era um fato. Só que ela é muito bem criada. O que a Cida (mãe e ex-jogadora) ensinou para ela como pessoa facilita muito. A Duda é uma excelente jogadora, não é mais um futuro, e já está aí passando por coisa que os adultos passam. É uma garota que escuta, que te respeita o tempo todo. Fica fácil dirigir deste jeito. Não é uma jogadora com vícios, para quem você fala algo e ela te contesta. Ela foi para Fortaleza, ficou três meses lá, e nós aprendemos também muito com ela em relação à postura – disse o treinador.


vôlei de praia Duda Salvador (Foto: Helena Rebello)
Duda recebe os parabéns pela 
conquista. De branco, a mãe 
Cida exibe sorriso orgulhoso 
(Foto: Helena Rebello)

Lili engrossa o coro. Medalha de bronze no Mundial de 2013, a jogadora mostra muita paciência em quadra quando a jovem parceira falha ou cede à pressão e a vê muito disposta a aprender. Tanto que releva quando surge alguma discussão durante a partida, sempre pensamento no processo de formação de Duda enquanto atleta.

- Eu entendo porque já passei por isso. Sei que tem momentos em que ela fica mais tensa, às vezes fala um pouco mais alto, mas é com ela mesma. Sei que não é comigo. Aí tento dar tranquilidade para ela, baixar um pouquinho a poeira para a gente ter tranquilidade para pensar no jogo, e não ter algum tipo de picuinha ou coisa ruim. Do nosso lado da quadra não pode ter energia ruim, a gente tem que focar junto para ficar com força total contra o outro time. Às vezes uso um pouquinho de psicologia, do que já passei e da experiência que eu tenho para passar para ela. Quero o melhor para ela, e assim vamos crescer como time. (...) Estou muito feliz por mim, é claro, mas muito feliz mesmo pela Duda. É a primeira vez que ela vai para uma semifinal, que ela vai para o pódio, então é muito gratificante poder fazer parte da história de outra pessoa. Estar com ela no primeiro pódio da vida, para mim é uma sensação maravilhosa.

Nesta semana, Duda se apresenta no Centro de Treinamento de Saquerema, onde treinará com as seleções de base sob o comando de Reis Castro, técnico heptacampeão do Circuito Mundial com Juliana e Larissa. Em duas semanas, a sergipana reencontra Lili para a disputa da primeira etapa do Circuito Challenger, em Bauru. A competição será de 24 a 27 de abril.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2014/04/com-podio-aos-15-anos-duda-ganha-elogios-e-status-de-gente-grande.html


Sidão e Dani Lins planejam ter filho após medalhas nas Olimpíadas do Rio

Noivos, jogadores do Sesi-SP e da seleção brasileira revelam planos para o futuro: casamento no ano que vem e encomenda do herdeiro depois dos Jogos de 2016


Por Belo Horizonte


Sidao e Dani Lins volei (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Sidão e Dani Lins ficaram noivos em jantar romântico no ano passado (Foto: Marcos Ribolli)

Nem só de derrotas se faz a vida. O central Sidão sabe bem disso e, depois da derrota do seu Sesi-SP para o Cruzeiro na final da Superliga masculina, no domingo, ele já sabe o que fazer para recolocar o sorriso na cara e olhar para o futuro. Ele a sua noiva, a levantadora campeã olímpica, Dani Lins, do time feminino do Sesi-SP,   já definiram quando sai o casamento e quando vão ter o primeiro filho juntos. Como ambos são figuras certas na seleção brasileira, tudo é planejado de acordo com as Olímpiadas do Rio 2016.

– O nosso plano é casar em 2015 e ter filho depois das Olimpíadas. Queremos ganhar mais medalhas olímpicas e viver a alegria de ser pai e mãe. Já tenho a prata e quero ser campeão olímpico com a seleção jogando no Brasil – disse Sidão.

Questionada sobre o planejamento revelado por seu amado, Dani demonstrou muita alegria ao falar do assunto.

– Nós nos amamos muito e, apesar de já estarmos morando juntos há um tempo, vamos casar no papel e com tudo que temos direito. Quero ser mãe depois de ser bicampeã olímpica, se tudo der certo – comentou Dani, titular na conquista do ouro olímpico da seleção brasileira feminina em Londres 2012.

Como não poderia ser diferente, o vôlei é um dos assuntos mais rotineiros na casa de Sidão e Dani Lins. Eles trocam dicas e comentam as atuações de ambos em quadra. Porém, a jogadora diz que o noivo não leva muito a sério as suas observações.

– Ele diz que as minhas dicas são muito de “mulherzinha”. Ele fala que no vôlei masculino as suas coisas são diferentes. Mas ele sempre me ouve. E o Sidão me ajuda muito, já que ele conhece tudo da rede e me diz como eu devo observar o jogo e outras coisas assim.

Um bom exemplo de casal de sucesso no vôlei e na vida familiar são Murilo e Jaqueline. No fim do ano passado, a ponteira bicampeã olímpica deu luz a Arthur, primeiro filho da casal. No domingo, os dois foram ao Mineirinho, em Belo Horizonte, para ver de perto o jogador do Sesi-SP atuar, mas para azar deles deu Cruzeiro.

Sidão Sesi-SP (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Sidão revelou os planos do casal para 
os próximos dois anos (Foto: 
Alexandre Arruda/CBV)


FONTE:

'Argentino mineiro', técnico faz história no Cruzeiro e já projeta bi mundial

Nascido na Argentina, mas já com características mineiras, Marcelo Mendez é figura fundamental na grande série de conquistas do clube celeste no vôlei brasileiro


Por Belo Horizonte


treino cruzeiro final superliga masculina de volei - marcelo mendez (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Mendez está na sua quinta temporada no comando do Cruzeiro (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Para ser campeão de tudo nos últimos anos, como a conquista da Superliga no domingo, o Cruzeiro contou com um profissional que virou um "argentino mineiro". Há cinco anos no Brasil, o técnico Marcelo Mendez já fala misturando os sotaques argentino e mineiro, demonstra uma personalidade que mescla a tranquilidade do povo mineiro e a autoconfiança, comum aos argentinos. Até a carne hermana já perdeu lugar para uma verdadeira paixão de Minas: o feijão tropeiro.

– Eu adoro feijão tropeiro, comeria sempre. Gosto muito da comida, da cultura e da gente mineira. São todos muitos atenciosos e receptivos. É muito importante para mim e para minha família viver aqui – comentou Marcelo, ganhador de um título mundial, dois sul-americanos, duas Superligas e três mineiros com o Cruzeiro, dentre outros importantes canecos.

Da beira da quadra, Mendez até que não é de se exaltar tanto como outros treinadores. Mas isso não significa que ele não esteja sempre pronto para estourar ou tomar uma atitude imprevisível, como aconteceu no fim de fevereiro, quando o técnico evitou uma briga do seu líbero Serginho com o líbero Mário Junior, do Rio de Janeiro. Para que o pior não acontecesse, o gringo aplicou uma gravata no seu atleta, imobilizando-o no chão. 

– Eu sou tranquilo, mas sempre faço tudo para que o meu time esteja bem, concentrado no jogo e em busca da vitórias – disse.

Depois de conquistar o seu segundo título da Superliga no comando do Cruzeiro – o outro foi na temporada 2011/2012 –, Marcelo Mendez quer ser bicampeão mundial, de forma consecutiva. O clube celeste defenderá o título da competição no Mineirinho, mesmo palco da inesquecível manhã do último domingo para os cruzeirenses.
– O nosso grupo tem o objetivo de ganhar tudo. Ele sabe o que quer. São jogadores com um nível técnico muito grande e que não desistem em quadra. Vamos lutar pelo bicampeonato mundial, que vai ser difícil, mas muito importante para todos nós.

vôlei Marcelo Mendez Sada cruzeiro campeão superliga masculina (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
Marcelo Mendez vibra com a conquista 
da Superliga masculina (Foto: 
Alexandre Arruda / CBV)


FONTE: