quinta-feira, 3 de abril de 2014

Teliana busca reação, mas perde para Hantuchova nas oitavas de Charleston

Número 1 do Brasil quase leva 'pneu' e chega a estar à frente na segunda parcial, mas é eliminada em sets diretos. Ela vencera uma Top 30 pela 1ª vez na terça-feira


Por Charleston, EUA


tenis teliana pereira charleston (Foto: AP)Após primeira vitória sobre uma Top 30, Teliana cai diante de Hantuchova, 32ª do ranking (Foto: AP)

Teliana Pereira vinha de uma importante vitória no WTA de Charleston. Motivada pelo triunfo sobre a romena Sorana Cirstea, o primeiro dela em cima de uma Top 30 do ranking, a número 1 do Brasil e 99ª do ranking mundial, porém, não conseguiu ir além no saibro verde do torneio americano.

Nas oitavas de final, nesta quinta-feira, a eslovaca Daniela Hantuchova (32ª) quase aplicou um "pneu" (6/0) sobre a pernambucana e virou o placar no segundo set para se classificar para as quartas de final pelas parciais de 6/2 e 6/3, em 1h20m de partida.

Hantuchova volta à quadra nesta sexta-feira, para lutar pela vaga nas semifinais contra a compatriota Jana Cepelova (78ª). A algoz da número 1 do mundo Serena Williams eliminou outra cabeça de chave em Charleston. Pelas oitavas de final, ela superou a russa Elena Vesnina (34ª) por 2 sets a 1, parciais de 7/6(4), 3/6 e 6/3.


O jogo
No primeiro set, Teliana praticamente não entrou em quadra. Com duas quebras tomadas, viu Hantuchova chegar ao 5/0 com facilidade. Mas, com direito ao primeiro ace na partida, a número 1 do Brasil iniciou um esboço de reação. Após escapar do "pneu", pressionou e alcançou um triplo break point. Depois de ver a adversária chegar ao 40-40, a pernambucana foi buscar na igualdade a primeira quebra na partida. Porém, no game de saque seguinte, Teliana devolveu o presente e forneceu um triplo break point para Hantuchova. A brasileira levou a melhor em apenas um ponto, e a eslovaca matou o set numa bola vencedora de devolução.


saiba mais

O primeiro serviço estava sendo o ponto fraco de Teliana na partida. Apesar da baixa eficiência no fundamento, ela equilibrou mais o jogo no segundo set. No quinto game, conseguiu as duas primeiras chances de quebra na parcial. 

Com uma forte devolução na paralela, converteu o break point. Era a primeira vez que estava à frente no placar, mas foi justamente nessa hora que levou a virada. Hantuchova não só devolveu a quebra no game seguinte como também quebrou novamente o serviço da brasileira, numa bola da pernambucana para fora. Com 5/3 de vantagem, Hantuchova pontuou três vezes e quase venceu o game de zero para selar a vitória. Depois de atacar para fora, a eslovaca acertou uma paralela em cima da linha para garantir a classificação para as quartas de final.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/04/teliana-busca-reacao-mas-perde-para-hantuchova-nas-oitavas-de-charleston.html

Após WTA de Miami, Sharapova aproveita dias de praia em Cancún

Tenista russa foi flagrada pelos fotógrafos de biquíni em uma praia do México


Por Cancun, México


saiba mais

Na última semana, a russa Maria Sharapova viu sua freguesia crescer diante da americana Serena Williams. Derrotada na semifinal do WTA de Miami, a tenista conheceu sua 16ª derrota em 18 partidas contra a número 1 do mundo. Dias depois do revés, a musa do circuito resolveu tirar alguns dias de folga e escolheu as belas praias de Cancún. Nesta quarta-feira, Sharapova curtiu as águas transparentes do México e foi flagrada pelo fotógrafos. Ela estava ao lado de uma amiga e sem o namorado, o também tenista Grigor Dimitrov. Seu próximo compromisso em quadra será no dia 21 de abril, pelo WTA de Stuttgart, na Alemanha. Atualmente a russa é a número nove do ranking mundial.

- Estou pronta para o verão, que belo dia -  brincou Sharapova nas redes sociais.

Maria Sharapova de biquíni em praia no México (Foto: AKM-GSI Brasil)
Musa russa aproveitou a folga em 
Cancún, no México (Foto: 
AKM-GSI Brasil)

Maria Sharapova de biquíni em praia no México (Foto: AKM-GSI Brasil)
Maria Sharapova chamou 
a atenção ao lado de uma 
amiga e sem o namorado 
Dimitrov (Foto: AKM-
GSI Brasil)

Maria Sharapova (Foto: Reprodução/Twitter)
Maria Sharapova postou foto 
nas redes sociais (Foto: 
Reprodução/Twitter)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/04/apos-wta-de-miami-sharapova-aproveita-dias-de-praia-em-cancun.html

Revelação de 2013, Bouchard elimina Venus nas oitavas em Charleston

Canadense de 20 anos supera ex-número 1 do mundo em 2h14m de partida


Por Charleston, EUA


tenis venus williams charleston (Foto: AP)Venus lamentou o número de erros não forçados que teve na partida: 39, contra 31 da rival (Foto: AP)

No duelo entre a juventude e a experiência, prevaleceu a nova geração. Em uma partida equilibrada nesta quinta-feira, pelas oitavas de final do WTA de Charleston, a canadense Eugenie Bouchard, de 20 anos, derrotou a americana Venus Williams, de 33 anos, 28ª do ranking mundial e campeã do torneio em 2004. Com as parciais de 7/6(6), 2/6 e 6/4, em 2h14m, a tenista revelação de 2013 levou a melhor sobre a ex-número 1 do mundo e aguarda a adversária de sexta-feira, pelas quartas de final.

- Toda vez em que entro em quadra eu sinto que posso vencer - comentou Bouchard, na coletiva de imprensa pós-jogo.

A partida foi equiparada até nas estatísticas. Ao mesmo tempo em que acertou 39 bolas vencedoras (contra 26 de Bouchard), Venus cometeu o mesmo número em erros não forçados (contra 31 da canadense).


saiba mais

- Eu realmente não tive a resistência necessária. Cometi muitos erros - resumiu a americana, após a partida.

A próxima rival de Bouchard, 20ª do ranking da WTA e semifinalista do Aberto da Austrália neste ano, será definida ainda nesta quinta. Ela enfrenta quem vencer do confronto entre a sérvia Jelena Jankovic (8ª) e a croata Alja Tomljanovic (75ª).

tenis eugenie bouchard charleston (Foto: AP)
Semifinalista do Aberto da Austrália, 
Bouchard está nas quartas de final 
em Charleston após bater Venus 
(Foto: AP)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/04/revelacao-de-2013-bouchard-elimina-venus-nas-oitavas-em-charleston.html

'Dia do Torcedor do Botafogo' é aprovado em votação na Alerj

Oficialização acontecerá quando o governador Sérgio Cabral fizer a sanção


Por Rio de Janeiro


A quarta-feira teve ao menos uma boa notícia para os alvinegros, já que foi aprovada em segunda votação o "Dia do Torcedor do Botafogo", que será comemorado no 9 de agosto em forma de homenagem a Zagallo. Agora, para oficialização falta apenas a sanção do governador Sérgio Cabral.

- Os torcedores me solicitaram esse dia, e eu, como representante legítima da sociedade e botafoguense apaixonada que sou, consegui proporcionar merecidamente essa felicidade para eles. Estamos muito contentes, agora o Dia do Torcedor é para valer! Que todo dia 9 de agosto a torcida da estrela solitária tenha um motivo para festejar - disse a deputada estadual Enfermeira Rejane, a idealizadora.

Em campo, o Botafogo não conseguiu dar alegrias aos seus torcedores na quarta-feira. A equipe perdeu por 1 a 0 para o Unión Española em um Maracanã cheio e desperdiçou a chance de garantir a classificação para as oitavas de final da Libertadores. Agora, a decisão vai para a última rodada, quando o Glorioso enfrenta o San Lorenzo, na Argentina. 



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/04/dia-do-torcedor-do-botafogo-e-aprovado-em-votacao-na-alerj.html

Em clima de confiança, elenco do Praia sonha com primeira semifinal

Jogadoras buscam descontração nos treinos para aliviar tensão da partida. Terceiro jogo com Sesi-SP será nesta sexta-feira, às 21h30, na Vila Leopoldina, em São Paulo


Por Uberlândia, MG


Mari, Praia Clube, Superliga (Foto: Gullit Pacielle)Mari acredita na tranquilidade para vencer o Sesi (Foto: Gullit Pacielle)

O time de vôlei do Praia Clube espera chegar à semifinal da Superliga Feminina há muito tempo. E essa conquista pode ser realizada nesta sexta-feira, às 21h30, em um jogo difícil contra o Sesi, na Vila Leopoldina, em São Paulo. O  vencedor enfrentará o Osasco na próxima fase. No último jogo, o Praia bateu as paulistas por 3 sets a 1, em casa. A partida de sexta terá ainda um ‘gosto’ de revanche, já que foram as paulistas que tiraram  as mineiras da semifinal da temporada passada.

Segundo a ponteira Mari, tudo vai depender da calma dentro de quadra.
– Diz a lenda que elas não ganham aqui e nem nós ganhamos lá, mas no terceiro jogo valendo tudo, não dá para falar. São dois times equivalentes que têm o mesmo número de vitórias e derrotas, então acho que realmente os nervos vão decidir o jogo. Quem conseguir ficar mais calmo, vence – disse.

Mari ainda afirma que os treinos estão ajudando na concentração e a diminuir a tensão antes do jogo.

– Temos que manter a harmonia do grupo que está muito legal, manter a felicidade. Os treinos estão bem descontraídos, e nós estamos tentando tirar um pouco do estresse que antecedesse a decisão – relatou.

No último jogo, onde o Praia venceu, a torcida foi um sétimo elemento dentro de quadra. Mas dessa vez o time não vai poder contar com a ajuda dos torcedores. Segundo técnico Spencer Lee, o importante é acreditar na vitória.

Praia Clube x Sesi - Superliga 2014 (Foto: Gullit Pacielle)
Praia venceu o último jogo por 3 sets 
a 1 (Foto: Gullit Pacielle)

– O importante é continuar mantendo a autoconfiança da nossa equipe nesse momento, acreditando na possibilidade de vencer esse jogo frente ao Sesi e fora de casa, e disputarmos pela primeira vez uma semifinal da Superliga Nacional – afirmou. 


saiba mais

Olimpíadas em casa: os perigos da internet e a importância do sono

COB programa palestras para conscientizar atletas sobre os efeitos 'do estar conectado' antes e durante os Jogos, e a respeito do poder reparador do sono


Por Rio de Janeiro

volei natalia jogadoras seleção brasil corredor internet (Foto: Globoesporte.com)Jogadoras da seleção de vôlei no corredor do hotel emTóquio 
(Foto: Globoesporte.com)

A caminhada de cerca de 50 metros dos quartos até o ginásio do CT de Saquarema passou a ser feita sem os celulares. Bernardinho queria que aquele momento antes do treino fosse dedicado exclusivamente ao time, sem as distrações das redes sociais. A rotina de estar sempre online, preocupado em abastecer os perfis pessoais, pode parecer algo inofensivo, mas não para o americano John Underwood. Expert em performance e consultor da U.S. 
Navy Seals (tropa de elite da Marinha dos EUA), ele acredita que a "Geração Internet" pode ter seu desempenho comprometido exatamente pelo excesso de estímulo cerebral. Por isso, considera importante que atletas tenham conhecimento de que é preciso levar em consideração o nível de fadiga do cérebro, e que os treinadores tenham conhecimento do estilo de vida de seus comandados quando eles estiverem fora do alcance de seus olhos, nas outras 21 horas do dia.

A experiência de Underwood será usada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na preparação para os Jogos do Rio. Ciente de que não terá como proibir em 2016 o acesso da delegação à grande rede, a entidade pretende dar informações para que os possíveis integrantes saibam o que pode ou não ser benéfico antes e durante o evento. O objetivo é tentar minimizar tudo que possa aumentar a pressão de competir em casa. De acordo com Jorge Bichara, gerente geral de performance esportiva do COB, o "efeito internet" pode mexer emocionalmente com os atletas, que ficariam expostos não apenas aos elogios, mas às críticas, conselhos e xingamentos. O aspecto do sono também é relevante.

- A última fronteira do desempenho humano será o cérebro. Nos próximos dez anos, a maior parte do desempenho humano vai ser sobre impulsos cerebrais e estrutura muscular. O corpo se recupera de forma diferente do cérebro. Sacrifícios eram mais fáceis nas duas últimas gerações. Atletas hoje querem viver a vida como todo mundo, e a sobrecarga de informações os afeta. 
Precisam entender que o excesso de estímulo cerebral pode afetar o desempenho. E isso é algo tão importante quanto o treinamento e é preciso prestar atenção - disse Underwood, que já trabalhou com os Comitês Olímpicos dos Estados Unidos e do Canadá. 


saiba mais

Ver TV demais, jogar videogame demais, estar conectado e exposto à luz azul por muito tempo "não deixam o cérebro desligar". Contribuem para comprometer o processo de recuperação, considerado por ele tão importante quanto o treinamento. O especialista inclui também na lista o uso de álcool e maconha.

- Não dormir afeta a frequência cardíaca, a função muscular e a liberação de hormônio. Alguns atletas são obsessivos compulsivos e acham que não podem tirar um dia de folga. Mas eles têm que lembrar que o cérebro também precisa descansar. O que afeta o desempenho é o sono. Se você dorme uma hora e meia menos do que está acostumado, o estado de alerta diminui em até 30% o tempo de reação ao estímulo. O álcool impede o sono REM (fase que restabelece a parte psicobiológica e cognitiva), diminui a capacidade de saltar, afeta a visão e o sistema imunológico, fazendo com que lesões demorem mais a serem curadas. A maconha faz o tempo de reação ser afetado, além da comunicação entre áreas do cérebro. Se você não teve um bom desempenho, posso dizer em nove de dez vezes que não foram seus músculos, mas seu cérebro. 

Bicampeão olímpico dos 400m rasos, Michael Johnson acompanhou a palestra do especialista no ano passado, durante o Fórum Internacional sobre Esportes de Elite realizado na sede do COB. Também vem tentando se adaptar a uma realidade diferente da que viveu nos tempos em que dominava as pistas. 
Atualmente, ele presta assessoria técnica aos atletas e treinadores brasileiros através de seu instituto, em Dallas, nos Estados Unidos. 

- Os atletas são muito jovens e não tão amadurecidos como a última geração. Eles têm que atualizar Facebook, Twitter... Eu tenho que entender que isso faz parte da vida deles, embora ache ridículo. Eles têm muitas distrações - afirmou na ocasião. 

John Underwood consultor COB atletas (Foto:  Heitor Vilela / COB)John Underwood durante palestra na sede do COB (Foto: Heitor Vilela / COB)

Para tentar evitá-las, a psicóloga da seleção brasileira de handebol, Alessandra Dutra, diz que está sendo feito um trabalho nas categorias de base a respeito do uso do celular e da internet.

- No futebol, já participei de equipes importantes onde a comissão técnica recolhia todos os celulares. No handebol, para disciplinar, os telefones são recolhidos para quando chegarem ao profissional já estarem acostumadas. É importante para não gerar um desgaste, uma foto- estimulação e também informações que possam afetá-las. Se um atleta vê uma manchete falando mal dele, pode ficar vulnerável e não se recuperar no dia seguinte.

Cesar Cielo sabe bem disso. Ao longo da carreira, aprendeu a se proteger das palavras que exerciam um poder perigoso sobre ele. Criou uma regra de ouro para poder conseguir entrar num clima de isolamento para um campeonato.

- Na verdade, duas ou até três semanas antes de uma competição como essa eu tenho uma regra de não entrar na internet. Qualquer notícia, qualquer coisa que saia eu acabo não vendo porque acho que atrapalha. Pode mudar o seu humor, o seu pensamento. É uma das poucas regras que eu tenho, mas que eu acho que é uma das mais importantes... Então, ficar bem focado no que estou fazendo, não entrar na internet, ficar pensando apenas naquilo que você acha que é importante e aí, depois que passar a prova, não tem mais problema. O mais importante é não deixar nada externo mudar a sua confiança, o seu humor, a sua sensibilidade. É uma das coisas que tento fazer todas as vezes que tem uma competição grande e importante - disse Cielo. 
sono

Nem todos conseguem estabelecer uma rotina como o tricampeão mundial. Nem todos conseguem ter um sono tranquilo às vésperas de uma competição importante. O COB vem preparando uma palestra para explicar a função do sono no processo de recuperação. O responsável será Marco Tulio de Mello, professor doutor da disciplina de Medicina e Biologia do Sono do departamento de Psicobiologia da Unifesp.  No ano passado, 120 atletas brasileiros foram submetidos a exames para identificar distúrbios do sono.
 
Cesar Cielo natação Mundial Barcelona (Foto: Getty Images)
Cielo evita a internet antes e durante 
competições importantes para manter 
o foco (Foto: Getty Images)

- No período que a gente dorme tem duas fase fundamentais. A delta é importante para a recuperação física. É quando é liberado o GH, hormônio que ajuda a recuperar todas as questões físicas. A do sono REM restabelece a parte psicobiológica e cognitiva. Nesse trabalho, observamos quais atletas não passam bem por essas fases, que têm ronco, apneia, movimentam as pernas ou rangem os dentes. Os que têm apresentam um sono pobre e acabam não se recuperando. Com o conhecimento de dados que temos vamos poder ajudá-los no dia a dia, passando conhecimento para os técnicos e fisioterapeutas também. Nesses exames que fizemos, não chegou a 5% o total com distúrbio. Eu não esperava isso. Na população em geral, a média é de 65%. Em São Paulo, o percentual chega a 82% - disse Marco Tulio.

A ansiedade de disputar as Olimpíadas em casa também é um fator que pode afetar a performance. A insônia pode prejudicar uma saída, roubando do atleta o reflexo, a atenção e a concentração.

- O atleta que não consegue dormir na véspera de uma estreia não vai passar no sono delta e vai chegar cansado fisicamente. Não vai ter a concentração adequada porque não passou pelo sono REM. Com o trabalho, podemos associar dados do sono, do estresse, da ansiedade, características de depressão para saber quais atletas podem ter um quadro agudo de insônia. É importante também fazer um trabalho onde tenha controle emocional. O atleta tem que entender também que na hora de dormir o celular não pode ficar ligado. Para se concentrar, é preciso se afastar um tempo da internet. Essas mídias trazem o fator positivo de interação e acesso ao conhecimento. Mas o negativo é que se distancia das pessoas mais próximas. O atleta é um somatório de detalhes. A falta de qualquer um pode levar à perda de medalha. O que não entende que é preciso descansar e se recuperar é um desastre total durante uma competição. Ele chega mais cansado e não rende - afirmou Marco Tulio, lembrando que trabalho semelhante já foi desenvolvido pela Austrália e Estados Unidos. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2014/04/olimpiadas-em-casa-os-perigos-da-internet-e-importancia-do-sono.html

Rei da Praia: com 30 anos de areia, Franco diz que emocional pode decidir

Ex-jogador, que atualmente trabalha com as categorias de base da CBV, dá dicas aos candidatos à coroa; Gabi, da seleção e do Rio de Janeiro, é fã da competição


Por Rio de Janeiro


O evento Rei e Rainha da Praia é um dos xodós de atletas e ex-atletas do vôlei de praia e de quadra. No último final de semana, as mulheres iniciaram a disputa, coroando Talita com o tricampeonato. Neste sábado, em Ipanema, chega a vez de os homens brigarem pela coroa. Alison, prata em Londres 2012, é tricampeão do Rei da Praia (2011, 2012 e 2013) e terá pela frente Emanuel, Ricardo, Pedro Solberg, Marcio, Bruno Schmidt , Evandro e o estreante Vitor Felipe, jogador mais novo do torneio, com 23 anos. 

Rei e Rainha da Praia (Foto: Divulgação/Rei e Rainha da Praia)
Alison vai defender o título de Rei da 
Praia  (Foto: Divulgação/Rei e Rainha 
da Praia)

O ex-jogador Franco, com 30 anos de experiência nas areias e mais velho a ganhar uma etapa do Circuito Mundial, com 40 anos, ao lado de Pedro Cunha, agora trabalha na Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) com as categorias de base e faz questão de dar algumas dicas para os postulantes à coroa neste ano.

- Esse torneio é diferenciado e para ganhar tem que saber tirar o melhor proveito possível do parceiro que estará jogando com ele naquele set.
Depende muito também do aspecto emocional, da alegria de jogar, de você se concentrar e conseguir enxergar a deficiência de seus adversários. Acredito que essa seja a receita para o jogador se tornar o campeão - disse Franco que, apesar do discurso, nunca venceu o Rei da Praia.

Franco vôlei de praia  (Foto: Renata Heilborn )
Franco, ex-jogador de vôlei, dá dicas 
sobre o desafio de vencer o Rei da 
Praia (Foto: Renata Heilborn )

Bicampeão do Circuito Mundial e tetracampeão do Circuito Brasileiro, Franco acredita que, a cada ano que passa, o evento está melhor, para jogadores e público. 

- É um evento muito charmoso. São sets mais curtos e com parceiros diferentes, então você nunca vê a mesma dupla jogando. Isso atrai a curiosidade dos fãs, da imprensa, de todos que estão envolvidos no meio do vôlei, de realmente descobrir quem são o Rei e a Rainha da praia. É um evento que já está há mais de 15 anos e eu fico muito feliz de estar participando, está cada vez melhor. Quero aproveitar e convidar o público para vir torcer, porque é um grande espetáculo - declarou Franco.


Gabi vôlei  (Foto: Renata Heilborn )Gabi, jogadora de vôlei da quadra, foi acompanhar de perto a final do Rainha da Praia (Foto: Renata Heilborn )

Para Gabi, jogadora da seleção brasileira de vôlei de quadra e do Rio de Janeiro, a praia também tem seus encantos. 

- Eu acompanho muito vôlei de praia pela televisão, mas nunca tinha tido a oportunidade de acompanhar o Rei e Rainha da praia. Quando surgiu essa oportunidade, eu não podia deixar escapar, porque eu adoro vôlei, e o vôlei de praia tem se tornado uma rotina desde que eu cheguei no Rio. Quando eu venho à praia, acabo jogando com os amigos, então para mim é um prazer muito grande poder assistir a esse torneio.É sem dúvida um grande evento. 

Um dos candidatos ao título é Pedro Solberg, Rei da Praia em 2009. Ele admite que, quando não está jogando, vira torcedor para acompanhar as irmãs Carol e Maria Clara, que disputaram o Rainha da Praia.

- Eu torço muito, gosto de vê-las jogando. Sempre que posso ir aos torneios, eu paro um tempinho para ver o jogo delas, adoro! 

maria clara, carol, pedro solberg, isabel Vôlei (Foto: Túlio Moreira)
Pedro com as irmãs Maria clara, Carol 
e a mãe, a ex-jogadora de vôlei Isabel 
(Foto: Túlio Moreira)

Em relação ao Rei da Praia, Pedro garante que o nível técnico está muito bom e revela qual a sua estratégia para poder chegar ao lugar mais alto do pódio.
- Eu estou empolgado, é um ano diferente, em que os atletas tiveram mais tempo para se preparar, estão todos em um nível altíssimo, e eu espero me sair bem.Todos nós nos conhecemos, treinamos junto, jogamos juntos todo final de semana. Na minha chave, já joguei com o Márcio, com o Alison, já joguei aqui no Rei da Praia. O torneio é muito curto, então você tem que se concentrar, estar bem, com a cabeça boa. Venho tendo bons resultados no Circuito Brasileiro, e quero ser campeão. 

A competição mantém o formato de 2013. No sábado, serão disputados jogos com um set de 21 pontos, de acordo com as regras oficiais da FIVB. No primeiro dia, serão realizadas seis partidas, e o atleta com maior número de vitórias em cada chave se classifica para a decisão no domingo. Para a final, disputada em melhor de três sets, o jogador poderá escolher qualquer outro participante já eliminado para compor sua dupla. Quem vencer será coroado.
No Grupo A estão Alison, Márcio, Vitor Felipe e Pedro. No Grupo B, Emanuel, Ricardo, Evandro e Bruno Schmidt. O torneio começa às 11h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.


Renata Heilborn, estagiária, sob supervisão de Eduardo Orgler


FONTEhttp://globoesporte.globo.com/volei-de-praia/noticia/2014/04/rei-da-praia-com-30-anos-de-areia-franco-diz-que-emocional-pode-decidir.html

Com o 'caçula' Vitor Felipe, Paraíba volta ao Rei da Praia depois de 14 anos

Convidado para ser reserva do torneio em 2013, jovem de 22 anos será um dos protagonistas do torneio, que teve Zé Marco em 1999 e 2000 representando o estado


Por Maceió


saiba mais

O paraibano Vitor Felipe vai ter a oportunidade de jogar pela primeira vez o Rei da Praia, que acontece neste fim de semana nas areias de Ipanema, no Rio de Janeiro. Aos 22 anos, o jogador mais novo da competição terá um grande desafio pela frente: representar o estado da Paraíba, que há 14 anos não tem um atleta na disputa do torneio. Novo morador do Rio e apaixonado pelo esporte desde pequeno, ele garante que vai se divertir e revela que, graças à mãe, virou jogador de vôlei de praia.

- Estou muito feliz, ano passado fui reserva e fiquei com muita vontade de participar do Rei da Praia. Este ano eu consegui, entrei num ranking melhor e espero aproveitar todos os momentos com os parceiros que eu for jogar.

Quero aprender, é meu primeiro ano, então não sei muito sobre o torneio. Minha dupla será mais experiente que eu, porque ali, todos já participaram.
Vou tentar me divertir e aproveitar o torneio que é tão diferente. O Rei da Praia tem uma energia positiva, todo mundo está sempre rindo. Eu acho muito legal - disse Vitor Felipe, que completa 23 anos na próxima semana, no dia 10 de março.

vitor felipe, vôlei de praia, paraibano vitor felipe (Foto: Paulo Frank / CBV)
O paraibano é o atleta mais jovem da 
temporada de 2014 do Rei da Praia 
( Paulo Frank/CBV)

O torneio vai contar com os melhores atletas do vôlei de praia do país. No Grupo A estão Alison, Márcio, Vitor Felipe e Pedro Solberg. No B, Emanuel, Ricardo, Bruno Schmidt e Evandro, seu parceiro oficial nas competições oficiais. Vitor monstra orgulho e preocupação ao saber que será o único representante da Paraíba, desde a participação de Zé Marco, no Rei da Praia de 2000. 

- Fiquei muito feliz, o vôlei de praia da Paraíba tem atletas de nível muito forte. Não consigo entender porque demorou esse tempo todo para ter um novo representante da Paraíba. Fico muito feliz de representar meu estado, é o lugar que eu amo.

vitor felipe, vôlei de praia (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
Vitor Felipe mostra algumas de suas 
conquistas no vôlei de praia (Lucas 
Barros / Globoesporte.com/pb)

Para Vitor Felipe, que antes da praia passou pelas quadras, o vôlei começou muito cedo. O menino tímido de João Pessoa, capital paraibana, confessa que se não fosse pela insistência da mãe, talvez ele não tivesse conseguido realizar o grande sonho de sua vida.

- Comecei a jogar no vôlei muito novo, com 13 anos. Na época, minha mãe resolveu me levar no Iate Clube lá em João Pessoa. Eu não queria ir, porque era muito tímido, mas ela me deu força. Quando cheguei no ginásio, estava rolando um projeto de verão que eram treinamentos para os torneios paraibanos, o técnico era o João Pereira e foi lá que onde tudo começou. Se não fosse pela minha mãe, talvez eu não tivesse me apaixonado pelo vôlei de praia. Eu sempre adorei vôlei, sempre tive esse sonho de ser jogador de vôlei. Joguei na quadra porque tinha a seleção paraibana. Aprendi muito na escolinha, é uma fase da vida que eu quis passar e que me ajudou muito para ter base no vôlei de praia. 

saudades da paraíba
Mesmo acostumado com a nova rotina de carioca, o morador do tradicional bairro de Copacabana há quase dois anos ainda sente saudades de casa e recorda com carinho o lugar onde nasceu. 

- Tudo que eu gostava de fazer em João Pessoa eu consigo fazer no Rio. Para mim, a única diferença do Rio para João Pessoa é que no Rio tudo é bem maior. Sempre que dá eu vou à Paraíba, sinto muita falta. Minha namorada está no Rio agora, mas meus pais, minha irmã e meus amigos estão lá. Sinto saudades da minha família, da minha casa, da minha cama, sinto falta de tudo. Sempre que dá, faço uma visita - afirma Vitor Felipe.

vitor felipe, o músico
Além do talento nas quadras, ele começa a dar os primeiros passos na música. Quando o assunto é o passatempo nas folgas, a lista parece não terminar. Vitor Felipe diz que nunca fica parado e revela que, mesmo se esforçando, ainda está nas primeiras notas musicais.

- Gosto de cinema, teatro, de surfar, de caminhar na praia, jogo videogame, sou hiperativo! Estou aprendendo a tocar gaita, mas ainda estou no dó-ré-mi-fá. Demorei um mês para aprender "Marinheiro Popeye", sou uma negação.
Agora estou tentando tocar uma música natalina. É o primeiro instrumento que estou aprendendo. Escolhi a gaita porque adoro o som e dá para levar nas viagens, pena que incomoda quem está do lado - brinca o atleta. 

Evandro e Vitor Felipe, na etapa pernambucana do Circuito Brasileiro de vôlei de praia (Foto: Paulo Franck/CBV)
Vitor Felipe com seu parceiro Evandro, 
na etapa pernambucana do Circuito 
Brasileiro (Foto: Paulo Franck/CBV)

Sobre o fato de ele nunca ter mostrado seu "talento" na música para seu parceiro Evandro, que também irá participar do Rei da Praia, o jogador admite que precisa de mais algumas aulas para tocar melhor. 

- Ainda não posso tocar para ninguém, tenho que treinar no banheiro para as pessoas não escutarem - diverte-se Vitor Felipe.

O SporTV transmite os jogos neste sábado e domingo, ao vivo. Alison, atual tricampeão seguido, briga por mais uma coroa do Rei da Praia. Emanuel, também tricampeão, luta diretamente para não perder a liderança em títulos.

Confira abaixo todos os vencedores do torneio:

Info_Rei-Rainha_PRAIA (Foto: Infoesporte)

* Com a colaboração de Renata Heilborn, estagiária do GloboEsporte.com


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei-de-praia/noticia/2014/04/com-o-cacula-vitor-felipe-paraiba-volta-ao-rei-da-praia-depois-de-14-anos.html

Presidente do Barça alega ataque ao clube e critica 'decisão abusiva' da Fifa

Josep Maria Bartomeu critica atraso na notificação, dá a entender que existe uma conspiração contra a equipe e revela que Valcke admitiu que medida é excessiva


Por Barcelona, Espanha


Coletiva Josep Maria Bartomeu Presidente Barcelona (Foto: REUTERS)Josep Maria Bartomeu: revolta com punição(Foto: REUTERS)

A punição da Fifa que deixará o Barcelona sem poder fazer contratações até o fim da próxima temporada está trazendo grande dor de cabeça à diretoria do clube. O presidente Josep Maria Bartomeu convocou uma entrevista coletiva nesta quinta-feira para tentar realizar a defesa pública do Barça, alegando que o clube foi vítima de uma injustiça por parte da entidade máxima do futebol mundial.

- É estranho que (a Fifa) se reúna, tome uma decisão abusiva e nos comunique quatro meses depois. Cada um interpreta como quiser. Quero dizer aos sócios que estamos indignados. Castigam um modelo de 35 anos para castigar a essência de nosso clube, um modelo exemplar que a Fifa abalou. Não pensamos em renunciar a nossa formação modelo. Defenderemos todos os menores, seremos um acompanhante de luxo na formação. E a mensagem é que La Masía não se altera, não se mexe. Com esta sentença que queremos ser entendidos - declarou, lembrando que a investigação da Fifa ocorre desde novembro.

Apesar da punição da Fifa afetar diretamente o time profissional, pela proibição de contratações, o tom da entrevista de Bartomeu foi, principalmente, da escola de La Masía, já que a infração do clube teria sido justamente a contratação irregular de menores estrangeiros.  O modelo de formação consagrou as categorias de base do clube na última década após gerar, dentro do clube, a atual geração, a mais vencedora de sua história. Em tal modelo, diversos talentos são buscados em todo o mundo e desenvolvidos pelo clube, com direito a moradia, escola e estrutura completa.

Bartomeu garantiu que o clube não descumpriu o artigo citado pela Fifa, alegando que todos os menores, quando jogaram partidas oficiais, tinham documentação regularizada. O presidente também afirmou que não haverá modificações no planejamento da próxima temporada por enquanto e que a preocupação do clube hoje é investigar o motivo da punição, para poder entrar com um recurso para anulá-la.

Coletiva Josep Maria Bartomeu Presidente Barcelona (Foto: AFP)
Barcelona entrará com recurso junto à 
Fifa contra punição (Foto: AFP)

- Aqui não há nenhuma atitude passiva. O que percebemos externamente é que estão tentando fazer dano ao Barça. E estamos investigando e temos evidências. Teremos certeza do que acontece. Aqui faz-se as coisas muito bem feitas, e alguém tem vontade de nos fazer dano. Estamos revisando a veracidade dos documentos e veremos quem está por trás de tudo isso.

 Lutaremos muito por La Masía. Estamos sofrendo muito nos últimos tempos. Estão atacando nosso modelo e se temos uma certeza, a demonstraremos.
Iremos até onde precisarmos, pois o correto tem que vir à tona. Vamos até o final - disse, quando questionado sobre a possibilidade de um recurso junto à Justiça comum.

O presidente preferiu não apontar possíveis responsáveis pelas denúncias contra o clube e revelou que o secretário geral da Fifa, Jérome Valcke, achou que a punição ao clube catalão foi pesada.

- Não falei com Blatter, mas com Valcke. Eles estão surpresos, pois creem que a medida é excessiva. Veremos nos próximos dias. Me disse que voltará à Suíça e falará com o departamento jurídico. Quer saber o que aconteceu.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2014/04/presidente-do-barca-alega-ataque-ao-clube-e-critica-decisao-abusiva-da-fifa.html

Operários paralisam as obras do Parque e da Vila Olímpica do Rio 2016

Consórcio responsável confirma paralisação, mas alega que já entrou em acordo com sindicato da categoria e que trabalhadores voltarão ao serviço nesta sexta-feira


Por Rio de Janeiro


As obras do Parque Olímpico e da Vila Olímpica das Jogos do Rio 2016 foram paralisadas nesta quinta-feira. Desde o início da manhã, os operários não trabalharam no local, que fica na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade, e é a principal estrutura do evento.

instalações Rio 2016 Parque Olímpico  (Foto: Lydia Gismondi)
Entrada do Parque Olímpico do Rio 
2016, na tarde desta quinta-feira 
 (Foto: Lydia Gismondi)

A reportagem do GloboEsporte.com foi ao local, mas não encontrou trabalhadores para comentar o fato. Os seguranças na entrada se recusaram a dar declarações. Responsável pelas obras, a concessionária Rio Mais confirmou a paralisação e emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira, afirmando que já entrou em acordo com o sindicato da categoria, e que os trabalhos serão retomados nesta sexta-feira (confira a nota na íntegra abaixo).


Durante a semana, operários que participam das obras da Transcarioca também fizeram paralisações na capital carioca. No caso deles, a reclamação é de que houve um desconto além do devido nos salários do mês de março. 
Além disso, na terça-feira, a presidente da Empresa Olímpica Municipal (EOM), Maria Silvia, pediu demissão para retornar ao setor privado, dez dias depois da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 deixar o Rio de Janeiro. Na ocasião, foi informado, por meio de nota da Prefeitura, que ela "seguirá participando do projeto olímpico da cidade ao lado do prefeito Eduardo Paes, como conselheira especial, colaborando com o conhecimento adquirido em quase três anos de cargo". 

Confira na íntegra a nota oficial emitida pela concessionária Rio Mais:

"A Concessionária Rio Mais, responsável por parte das obras no Parque Olímpico Rio 2016, informa que cumpre a Convenção Coletiva dos Trabalhadores vigente e que já houve acordo como sindicato que representa seus trabalhadores para a Convenção que vigorará nos próximos 12 meses. Por essa razão, os trabalhos serão retomados nesta sexta-feira (04/04). A Rio Mais reafirma a postura de diálogo permanente e transparente com todos os funcionários desde o início das atividades. Por fim, reitera que as horas de paralisação serão reprogramadas dentro do cronograma de produção, de modo a não impactar no prazo final de conclusão das obras".


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2014/04/operarios-paralisam-obras-do-parque-e-da-vila-olimpica-do-rio-2016.html

MP ameaça interditar Arena do Timão mesmo durante a Copa do Mundo

Promotoria exige que a construtora responsável pelas obras do estádio cumpra as exigências do Corpo de Bombeiros para garantir segurança no local


Por São Paulo

 
O Ministério Público de São Paulo ameaça interditar a Arena Corinthians, mesmo durante a Copa do Mundo, caso a construtora responsável pelas obras não atenda às exigências feitas pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo. De acordo com nota publicada pelo site do MPSP, uma reunião será marcada na próxima semana entre a Promotoria, representantes do estádio e o Corpo de Bombeiros para tornar efetivas as cobranças da corporação.

O comunicado afirma que, caso haja a interdição do estádio durante o Mundial, os prejuízos dos torcedores que compraram ingressos deverão ser cobrados dos organizadores do evento e dos dos responsáveis pela construção da Arena.

Além das questões estruturais apontadas pelos Bombeiros (veja abaixo), há problemas de seguranças para os operários que trabalham nas obras. No último sábado, Fábio Hamilton da Cruz morreu ao cair de uma altura de 8 metros. Foi o terceiro caso fatal na Arena Corinthians. Nesta quinta-feira, houve uma reunião entre representantes da Superintendência do Ministério do Trabalho e a empresa responsável pelas estruturas provisórias da Arena para discutir medidas para evitar novos acidentes. 


saiba mais

No último dia primeiro, em entrevista ao G1, o major Sidnei Turato, do Corpo de Bombeiros, disse que há 26 irregularidades no projeto. No mesmo dia, a Fast Engenharia, empresa responsável pela montagem das arquibancadas provisórias (local onde ocorreu o acidente do último sábado), instalou grades de proteção para tentar evitar novas quedas.


O setor da obra onde ocorreu a queda do operário segue interditado. Nesta quinta-feira, houve uma reunião entre representantes da Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego e da Fast Engenharia para definir quando 
os trabalhos serão retomados. Haverá uma vistoria ainda nesta quinta. 

acidente arena corinthians (Foto: Taba Benedicto/Futura Press)
Local onde ocorreu o acidente do 
último sábado segue interditado 
(Foto: Taba Benedicto/Futura Press)

CONFIRA AS EXIGÊNCIAS DOS BOMBEIROS

1.        PROCEDIMENTOS
1.1.        Legado (Estádio Itaquera)
1.1.1.        Apresentar o Projeto de Proteção contra Incêndio para reanálise;
1.1.2.        Após a aprovação do Projeto, deve-se apresentar requerimento para análise em CTAA (Comissão Técnica de Autorização para Adequação), devendo propor medidas de proteção compensatórias para atender a outras medidas não executadas; 


1.2.        Evento temporário Copa do Mundo
1.2.1.        Após a aprovação da CTAA, deve-se apresentar o Projeto Temporário do Evento Copa do Mundo.
SUGESTÃO: elaborar todos os procedimentos (Projeto Técnico, CTAA e Projeto Temporário) simultaneamente, para protocolar assim que o procedimento anterior for aprovado.
2.        PROJETO TÉCNICO LEGADO (MEDIDAS DE PROTEÇÃO)
2.1.        Apresentar Estudo de Fluxo de Pessoas (memorial de cálculo de lotação, saídas de emergência e tempo de percurso);
3.        ALA LESTE
3.1.        Comprovação de que o local possui área de ventilação efetiva mínima de 1/3;
3.2.        Os materiais de acabamento e revestimento dos pisos, paredes e tetos deverão ser de, no máximo, classe II-A, conforme Instrução Técnica 10/2011;
3.3.        Deverão ser instalados sistema de detecção de incêndio e sistema de chuveiros automáticos em toda a área e compartimentação nas áreas de lojas, lanchonetes e similares, em relação ao corredor de circulação, bem como exaustão destes ambientes, conforme Instrução Técnica 15/2011;
4.        ALA OESTE
4.1.         O pavimento térreo da saída da arquibancada deverá possuir as mesmas exigências requeridas na ala Leste;
4.2.         O piso de descarga da área de camarotes deverá ser compartimentado em relação aos demais pisos inferiores;
4.3.        Deverá ser previsto sistema de controle de fumaça em todos os átrios, corredores de circulação e em todas as áreas ocupadas, inclusive as que possuam área inferior a 300 m²;
4.4.        Os materiais de acabamento e revestimento dos pisos, paredes e tetos deverão ser de, no máximo, classe II-A, conforme Instrução Técnica 10/2011;
4.5.        Deverão ser previstos sistemas de detecção de incêndio, chuveiros automáticos e compartimentação das áreas de lojas, lanchonetes, restaurantes, salões de conferência e similares, em relação aos corredores de circulação. 


Comando do Corpo de Bombeiros
Departamento de Segurança contra Incêndio



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2014/04/mp-ameaca-interditar-arena-do-timao-mesmo-durante-copa-do-mundo.html

Massa diz que 'faster than you' parecia até brincadeira: 'Deu vontade de rir'

No Bahrein para corrida deste fim de semana, piloto brasileiro afirma que Williams entendeu sua posição e revela que equipe até pediu desculpas: 'Faria de novo'


Por Direto de Sakhir, Bahrein


Raiva, irritação, decepção? Nada disso. No Circuito do Bahrein, palco do GP deste fim de semana, Felipe Massa revelou seu sentimento quando ouviu da equipe Williams, no GP da Malásia do último domingo, a polêmica frase “Valtteri is faster than you” (Valtteri está mais rápido do que você), que ele mesmo admite ter remetido ao famoso “Fernando is faster than you”, quando teve que entregar a vitória a Alonso na Alemanha, em 2010.

- Lógico que foi um pensamento que me aconteceu naquele momento. Tipo, parecia uma brincadeira. Sem dúvida, quando ouvi aquela frase de novo deu até vontade de rir, para falar a verdade. Mas não por causa disso, porque não era a coisa certa naquele momento, pelo que estava acontecendo. Era a coisa totalmente errada a fazer – disse Massa.


saiba mais

Para o brasileiro, era totalmente equivocada a ordem de deixar Bottas naquele momento da prova, a poucas voltas do fim, com a dupla ocupando a sétima e oitava posições. Na ocasião, a intenção da Williams era que o finlandês, com pneus em melhores condições, pudesse ainda ter uma chance de ameaçar a sexta colocação de Jenson Button, da McLaren.

- Pensando em todas as equipes, a gente não vê esse tipo de coisa acontecer em segunda corrida do campeonato, no momento onde não era o ideal para acontecer, com dois carros na mesma estratégia.

Felipe Massa cercado pela imprensa no Circuito do Bahrein (Foto: Divulgação)
Com semblante tranquilo, Felipe 
Massa é cercado pela imprensa
 no Circuito do Bahrein (Foto: 
Divulgação)

A polêmica criou uma saia-justa na equipe inglesa. Na noite de domingo, Massa e Bottas foram chamados para debater o assunto com a cúpula do time. As conversas se estenderam no Bahrein e o brasileiro garante que a situação foi esclarecida, que a Williams entendeu sua posição e revela que recebeu até um pedido de desculpas.

- Não tenho nenhum receio daquilo que aconteceu. E se alguma vez acontecer algo parecido errado, vou fazer o mesmo. Sou profissional, sempre fui profissional com a empresa que trabalho. Na hora certa no momento certo eu seria o primeiro a ajudar a equipe. Mas na hora errada não. Foi o que passei para todas as pessoas da equipe e no final eu pedi até um pedido de desculpas por aquilo que aconteceu e se a equipe ainda não falou, vai falar.

- Não foi rebelião. Não estou aqui para fazer rebelião. Estou aqui para fazer a coisa certa e fiz a coisa certa. Olhando a história que tem a Williams, é uma equipe de competição, sempre foi assim. Acredito que o Frank (Williams, dono e chefe da equipe) tem a cabeça no lugar e sabe bem o que fazer. Não só ele, como as pessoas que interessam - disse o piloto, que achou que saiu fortalecido do episódio.

INFO - Horários GP do Bahrein (Foto: Editoria de arte)
Felipe Massa e Bottas prova GP Malásia F1 (Foto: Reuters)
Felipe Massa e Valtteri Bottas durante 
o GP da Malásia (Foto: Reuters)

Massa garantiu também que o episódio não abalará sua relação com seu companheiro de equipe Bottas:


- Não tem nada a ver com ele. Não vejo motivo para ter problemas com ele por isso, já que o erro não veio dele. Não foi uma rebelião minha, estou aqui para fazer a coisa certa e foi isso que eu fiz – completou.

INFO - Circuito GP do Bahrein (Foto: Editoria de arte)


saiba mais

Cristóvão chega disposto a mudar o Fluminense: 'O time pode muito mais'

Técnico é apresentado após a demissão de Renato Gaúcho, elogia o elenco e acredita em reação na Copa do Brasil: 'Time tem qualidade, potencial e força'


Por Rio de Janeiro


Cristóvão Borges chegou ao Fluminense, na tarde desta quinta-feira, decidido a não perder tempo e com a sensação de um iniciante. Apresentado pelo vice de futebol, Ricardo Tenório, como substituto de Renato Gaúcho, o treinador, ex-Vasco e Bahia e que assinou contrato com o Tricolor até o fim do ano, começou a trabalhar logo após coletiva realizada nas Laranjeiras. Com as atenções iniciais voltadas ao jogo de volta contra o Horizonte-CE, dia 10, a missão imediata é evitar uma eliminação na primeira fase da Copa do Brasil.

 

Cristóvão assume com a responsabilidade de dar padrão de jogo ao time, mas já sob risco de queda na segunda competição mais importante do país. Pior: chega sem o aval do presidente da patrocinadora do clube, Celso Barros, que não queria a demissão de Renato. Embora em diversos momentos da coletiva tenha se classificado como um iniciante, alguém que ainda está aprendendo com profissionais mais gabaritados, demonstrou confiança na possibilidade de mudar o quadro.

– É um desafio grande pelo tamanho e pela qualidade do Fluminense. Mas o clube e o time têm potencial para corresponder. Todos vocês falam que o time pode muito mais, e eu acho que pode muito mais. Estou aqui, espero que possa fazer isso acontecer. A vontade é grande, estou muito motivado para isso. E sabendo da qualidade dos jogadores, o desafio me deixa muito motivado. É um desafio, temos de tirar essa vantagem, o time tem condições. Agora temos que tirar a vantagem. O time tem qualidade, potencial e força.

novo técnico
Cristóvão fala sobre o desafio que terá 
à frente do Flu

patrocinador
Novo técnico diz não se importar com 
questões da diretoria

reforços
Para Cristóvão, elenco é de qualidade, 
mas precisa de acertos

O novo treinador tricolor falou diversas vezes em motivação, em superar desafios. E eles não são poucos: um time em busca de recuperação, um clube com os bastidores em ebulição, uma torcida em busca de respostas. Cristóvão, no entanto, parece não se preocupar. Com seu jeito sereno, arregaça as mangas e encara como um degrau a mais em sua carreira.

– Estou ansioso, feliz, contente, com uma sensação de iniciante. É um grande desafio, uma grande oportunidade, e farei de tudo para segurar bem. Penso muito na minha carreira. Quando terminei o Brasileiro no Bahia, aquilo me deu enorme contribuição. Foi um trabalho muito bom. Pensei, sonhei dar um passo maior. Por isso esperei, e tive outras propostas. Apareceu o Fluminense, compatível com o que desejava. Vou dar tudo para dar certo.

Cristóvão Borges Flu (Foto: Nelson Perez / Fluminense FC)
Cristóvão Borges posa já com o 
uniforme de treino do Fluminense 
(Foto: Nelson Perez / Fluminense FC)

O acerto entre as partes foi rápido. Ocorreu na quarta-feira, mesmo dia em que o Tricolor anunciou a saída de Renato. O presidente do clube, Peter Siemsen, e o vice de futebol, Ricardo Tenório, fizeram valer a sua vontade de troca de comando superando o desejo de Celso Barros, que desejava a continuidade do trabalho mesmo após a eliminação no Carioca, na semifinal contra o Vasco.  A queda de braço, aliás, tornou a relação entre clube e Unimed-Rio delicada. É a maior crise em 15 anos, e há chances de não renovação do contrato no fim de 2014, quando ocorrerá a avaliação do vínculo – em entrevista a uma rádio, o presidente da patrocinadora classificou como covarde a atitude de Siemsen.

Ao contrário da apresentação de Renato, técnico que Celso Barros queria, o presidente Peter Siemsen não esteve na chegada de Cristóvão Borges, treinador bancado por ele. Sobre o conflito, Cristóvão ergueu a bandeira branca. Torce pela união dos poderes para a recuperação do clube. 

– O desejo é ver o Fluminense bem, ganhando. Vamos somar forças para isso.
Trata-se de uma volta ao Tricolor. Agora, Cristóvão é treinador. A passagem como jogador foi de sucesso. De 1979 a 1983: com 100 jogos, 26 gols e um título do Carioca. O auge foi um golaço contra o Flamengo de Zico em clássico no Maracanã no primeiro ano de clube. O agora treinador tentará repetir bons trabalhos feitos em outras equipes, especialmente no Vasco.  

"O clube e o time têm potencial para corresponder. Todos vocês falam que o time pode muito mais. Estou aqui, espero que possa fazer isso acontecer. Vontade é grande, muito motivado para isso."
Cristóvão Borges

Ele saiu do Cruz-Maltino ao pedir demissão em 10 de setembro de 2012, após derrota por 4 a 0 para o Bahia pelo Brasileirão. Ficou pouco mais de um ano no cargo. Assumiu o comando da equipe em 28 de agosto de 2011, quando Ricardo Gomes sofreu um AVC durante o clássico contra o Flamengo. Desde então, saltou do posto de auxiliar para o de técnico titular. Dirigiu a equipe em 78 partidas, com 41 vitórias,18 empates e 19 derrotas, um aproveitamento de 60,2% dos pontos disputados. Foi vice do Nacional em 2011. Caiu nas quartas da Libertadores. Ambos com resultados adversos para o Corinthians.

Depois, passou um período sem trabalhar. Até assumir o Bahia em 17 de maio de 2013 após a saída de Joel Santana, resultado de goleada de 7 a 1 para o Vitória na final do Baiano. Livrou a equipe do risco de rebaixamento na Série A. Disputou 42 partidas. Conquistou 14 triunfos, 13 empates e 15 derrotas, aproveitamento de 43,6%.

diálogo
Cristóvão diz que ter sido jogador 
facilita no trato com medalhões

parceria
Treinador deixa aberto o canal de 
diálogo com o patrocinador

pressãoCristóvão diz que momento do 
time não o preocupa

Confira a íntegra da entrevista:

Qual o tamanho do desafio? Alguns treinadores não conseguem fazer este time, tido como muito bom, render. Como se prepara para a decisão na Copa do Brasil?
O desafio é grande, pela qualidade e tamanho do Fluminense. O clube e o time têm potencial e força para corresponder. De todos vocês, de todo mundo que acompanha, ouço que o potencial é bom. Espero que consiga fazer render. O time tem qualidade e força para isso.

Que tipo de pedido foi feito à direção? Reforços?
Já existia essa necessidade. O elenco tem qualidade, mas precisa de alguns acertos. Já falamos, daremos continuidade.

A história no Fluminense. E preocupa o momento de crise?
Não me preocupa, não. Todo mundo que está a volta tem o mesmo desejo: ver o Fluminense bem. Vamos somar forças. Foi com o Fluminense que assinei o primeiro contrato como profissional. Vim como amador. Me deu muitos ensinamentos. A minha passagem aqui teve momentos marcantes. No segundo jogo, teve o Fla-Flu. Fiz um gol, um dos mais bonitos da minha carreira. 

Cristovão Borges apresentado no Fluminense (Foto: Fernando Cazaes / Photocamera)Cristóvão Borges em sua coletiva de apresentação (Foto: Fernando Cazaes / Photocamera)

Pretende buscar contato com a patrocinadora?
Estarei junto com todo mundo. O desejo de todos, como falei antes, é o mesmo. Talvez por vias diferentes, mas o desejo é o mesmo. Não tenho problema nenhum. Vamos nos juntar e correr atrás dos mesmos objetivos. Juntos somos mais fortes

Passou lista de reforços?
Claro que opinei sobre isso, mas junto com todos que fazem parte. Mas não posso falar nomes. Contratação tem várias maneiras de ser concluída. A necessidade existe. Algumas, não muitas. O grupo é qualificado. Pode mais.

Preocupa o fato de a Unimed não bancar mais contratações?
Não me preocupa. Acompanho futebol, moro no Rio e, com as conversas que tive, tenho ideia do que acontece no Fluminense. Pelo o que falamos, o que me foi passado foi positivo.

Fred e Walter podem jogar juntos?
Terei carinho por todos. A minha relação com os jogadores sempre foi boa. Vou tratar todos da mesma forma. O Fred é muito importante. Se o Felipão diz que precisa dele, imagina eu. Ele pesa, sim. Eles podem jogar juntos, sim. Vai depender da necessidade. Do que a equipe precisa. Eles podem. Mas se vão jogar, nós vamos ver ainda

Qual o grande desafio?
Mudar o quadro. Houve a desclassificação no Carioca. Os momentos recentes não foram bons. Vamos tentar transformá-los em bons momentos. Estou confiante. Qualquer treinador que chegar aqui ficará animado. Vejo muitas possibilidades, e pelas conversas que tive, pelo o que senti, todos têm a vontade de mudar. Todos estão incomodados com a atual situação.

Proposta do Oriente Médio?
Eu penso a minha carreira e tenho a necessidade de permanecer no Brasil. Preciso solidificar a minha carreira. Não foi a primeira oportunidade que tive para vir. Me sinto bem, em casa. As outras vezes não aconteceram, mas não vem à tona. Isso fica para trás

Qual o motivo para toda a confiança?
Não tenho a pretensão e nem quero me comparar a outros treinadores. Em relação a eles, sou aprendiz. Procuro me informar e estudar. Estou confiante. Aceitei o desafio pelo potencial que vejo. Estou aqui. Aceitei. Estou feliz.

Teve contato com os jogadores?
Ainda não. Vou falar com eles logo depois. Cheguei muito cedo, ainda não os vi

Sente-se pressionado pelas recentes trocas de treinador?
Nada. Olho para a frente, espero que seja coincidência. Que não aconteça comigo. Espero que eu possa desenvolver o meu trabalho
Renato foi criticado por não fazer coletivos...
Farei o que fiz nos clubes pelos quais eu passei. Vou procurar repetir. Foi bem aceito. Espero que eles entendam e aceitem. Isso acontecendo, as chances de darem certo aumentam

Você é top no Brasil?
Não. Sou iniciante. Esses citados são referências. Eu observo, aprendo. Procuro enriquecer o meu trabalho. Me interesso muito em aprender
São 15 dias até o Brasileirão
Vamos aproveitar da melhor maneira possível. A primeira tarefa é o Horizonte. Depois, o Brasileiro. Queremos tirar a vantagem. Temos condições e vamos nos preparar muito bem

Quais os projetos de mudanças no clube?
Não se pode chegar com nada pré-estabelecido. Não posso impor nada. Tenho de conhecer o meu grupo, mas sou adversário há três anos, conheço bem. Vejo só de jogar contra. Vou analisar isso, ver de qual maneira podemos ser eficientes, estudar o elenco e fazer render na plenitude

Como será hoje?
Estou ansioso, sensação de iniciante. É um grande desafio. Grande oportunidade. Farei de tudo para encerrar bem

Sonhava com isso?
Claro. Quando terminei no Bahia, sabia que aquilo teria boa contribuição e valorização da carreira. Sonhei em dar um passo maior. Tive paciência e esperei. Surgiram outras oportunidades, mas esperei. E agora aconteceu o que eu queria

Pode reeditar a dupla com o Ricardo Gomes? Ele como executivo?
Sempre. O futebol precisa do Ricardo. Uma pessoa com a inteligência e a capacidade dele. O futebol precisa. Não sei nada sobre isso. Se tiver a oportunidade, adoraria

A realidade atual lhe deixa pressionado?
Foi ontem mesmo o primeiro contato. Após o anúncio da saída do Renato, me ligaram. Estou acostumado com a pressão. Se chega em time que ganha, tem de manter. Isso não é fácil, nem simples. O mesmo acontece no contrário. Isso é assim. Estou acostumado. O alento é ter a chance de responder isso de forma positiva

Fluminense tem obrigação de avançar na Copa do Brasil?
O Fluminense tem que passar porque participa de campeonato para ser campeão. Nós queremos ganhar a Copa do Brasil, então temos que passar. Ainda mais pelo resultado, o Horizonte tem uma vantagem que precisamos tirar. O Fluminense joga para ganhar, participa para ganhar, time de ponta, de alto investimento. Tem compromisso com vitória, com título, tem que passar. 

Renato optava por três volantes e deixava Conca sobrecarregado. Qual o esquema que pretende adotar?
Se o Renato fazia assim, tinha razões para isso. Aquilo que imagina ele acredita e faz. O que vou precisar é olhar. O Fluminense é um time de muita técnica, muita qualidade, tem uma essência ofensiva. No futebol nós buscamos equilíbrio. Não podemos perder essa característica, desde que não ofereça facilidade aos adversários. É essa a busca, a procura, vendo a característica de jogadores que nós temos. 


FONTE: