quarta-feira, 2 de abril de 2014

Campeã olímpica, Sandra Pires rasga elogios a Talita: 'Melhor da atualidade'

Após ver atleta igualar seu feito ao ser tricampeã do Rainha da Praia, carioca destaca equilíbrio entre as melhores do país e renova esperanças de bons resultados em 2016


Por Rio de Janeiro


vôlei jaqueline silva sandra pires atlanta 1996 (Foto: Agência Getty Images)Jaqueline Silva e Sandra Pires após o ouro nas Olimpíadas de Atlanta (Foto: Agência Getty Images)

Uma das pioneiras do vôlei de praia brasileiro, Sandra Pires se aposentou há cinco anos, mas muitas de suas marcas ainda permanecem intactas. Desde 2009, quando conquistou o tricampeonato do Rainha da Praia, a campeã olímpica nunca havia sido alcançada. Até chegar Talita, a atleta que saiu de Aquidauana (MS) para o mundo, colecionando importantes conquistas nas areias. Número um do ranking mundial e medalhista de bronze no Mundial de 2009, a sul-mato-grossense foi coroada pela terceira vez no último domingo, igualando o feito da carioca. Emocionada por ser lembrada, Sandra rasgou elogios a Talita.

- Acho que faz parte do esporte os atletas conquistarem títulos, igualarem e superarem marcas, é muito bacana. A Talita é a nossa melhor jogadora da atualidade. Ela é uma atleta completa, que evoluiu muito e amadureceu. E está de parabéns porque não é fácil jogar esse torneio, tem que ter muita versatilidade. Eu joguei 11 edições para vencer três. Fui princesa várias vezes, mas princesa não vale nada, só vale ser rainha. Fico feliz de ainda estar sendo lembrada, estou parada desde 2009. O Rainha é um torneio prazeroso. Sou carioca, é difícil não achar maravilhoso jogar em Ipanema e poder ter família e os amigos por perto. E você fica com a coroa o ano inteiro - disse a ex-jogadora.

Rei e Rainha da Praia (Foto: Divulgação/Rei e Rainha da Praia)
Rainha da Praia em 2000, 2001 e 2009, 
Sandra rasgou elogios à Talita (Foto: 
Divulgação/Rei e Rainha da Praia)

Feliz com o título, Talita afirma que nada teria sido possível sem a ajuda de Maria Elisa, que marcou 20 pontos na final contra Ágatha e Maria Clara. As atletas formaram uma parceria por quatro anos, de 2009 a 2012, quando Maria Elisa aceitou substituir Larissa como dupla de Juliana. Juntas, elas conquistaram o bronze no Mundial no ano de estreia, em Stavanger, na Noruega, além de oito etapas (um total de 25 pódios) do Circuito Mundial, sendo vice-campeãs da competição em 2009 e 2010. Entrosamento que fez diferença na decisão. 

- É inegável que formamos um grande time, não é à toa que garantimos a vaga para as Olimpíadas de Londres (na ocasião, terminaram em nono lugar). A Maria é a jogadora que eu tenho mais afinidade em quadra por ter jogado mais tempo. Mas é uma afinidade que ela pode ter também com a Juliana e eu com a Taiana, com quem eu estou construindo uma história. Não teria sido rainha sem a Maria. Quem fez a maioria dos pontos não é coadjuvante, parecia que era ela que estava disputando a coroa. Para mim, a Maria foi a estrela principal e eu espero poder retribuir essa ajuda no futuro. Não só pelo que ela fez este ano, mas por ter me ajudado a ganhar a minha primeira coroa, em 2008. Agora, vou curtir meu reinado um pouquinho.

Talita Rainha da praia troféu vôlei de praia (Foto: Mauricio Kaye)Talita beija o troféu após ser coroada pela terceira vez no Rainha da Praia (Foto: Mauricio Kaye)

Para Talita, defender a coroa no ano que vem será ainda mais complicado.
- Quero muito vencer em 2015, mas será difícil. Estaremos perto de 2016 e as duplas estarão mais bem preparadas. As Olimpíadas são o meu objetivo final. Eu e Taiana temos uma longa caminhada e vamos trabalhar passo a passo, ano a ano. Independentemente de quem estiver no Rio, é certo que o Brasil será muito bem representado. Temos grandes atletas e só passam duas duplas. Vai ser uma briga boa, de alto nível. 

Esperança de pódio em 2016
Medalhista de ouro nos Jogos de Atlanta 1996 e bronze em Sidney 2000, Sandra destacou o equilíbrio de forças no país desde o rompimento de Juliana e Larissa, hexacampeãs mundiais. Segundo ela, as duplas que estão na briga pelas duas vagas olímpicas são Talita/Taiana, Ágatha/Bárbara, Juliana/Maria Elisa e Maria Clara/Carol.

- A dupla da Juliana e da Larissa tinha uma hegemonia muito grande tanto no Circuito Mundial como no Brasileiro. Só dava elas, que ganhavam tudo durante muitos anos. Depois que a Larissa parou de jogar, não existe mais dupla mais forte, todas têm chances. Talita e Taiana venceram o Circuito Mundial, Agatha e Barbara foram bicampeãs brasileiras e todas estão evoluindo. Estamos vivendo uma fase intermediaria. Passamos do momento Shelda/Adriana, eu e Jacqueline e Mônica/Adriana para Juliana/Larissa até essas quatro boas duplas. Acredito que p Brasil estará brigando pelos lugares mais altos do pódio em 2016. 


* Colaborou Renata Heilborn, estagiária do GloboEsporte.com

Info_Rei-Rainha_PRAIA (Foto: Infoesporte)

CR7 iguala Messi, mas se lesiona em vitória do Real Madrid sobre Borussia

Craque português chega aos 14 gols na atual edição da Champions, mas deixa o gramado com dores no joelho e pode preocupar para a sequência da temporada


Por Madri


saiba mais

Estava tudo correndo a favor do Real Madrid. Vitória por 3 a 0, vaga na semifinal praticamente assegurada, mas um instante provocou a mudança de humor dos merengues nas arquibancadas do Santiago Bernabéu. Cristiano Ronaldo, autor do terceiro gol nesta quarta-feira, sentou-se no gramado, recebeu atendimento médico e precisou ser substituído com dores no joelho esquerdo - momento raro em sua carreira. O susto com o seu maior craque contrastou com a tranquilidade da partida diante do antigo algoz Borussia Dortmund.

A vantagem é tamanha que nem mesmo a repetição do 4 a 1 da semifinal de 2013 para os alemães seria necessária para mudar o cenário do confronto. 


Qualquer derrota por dois gols de diferença - ou três, desde que marque ao menos um gol - classificará o Real de Gareth Bale e Isco, os outros destaques da noite. A partida acontecerá na próxima terça-feira, dia 8, às 15h45m (de Brasília), no Signal Iduna Park. O GloboEsporte.com acompanhará em Tempo Real.

Cristiano Ronaldo comemoração Real Madrid e Borussia Dortmund Liga dos Campeões (Foto: Getty Images)
Cristiano Ronaldo comemora o seu 14º 
gol na atual edição da Liga dos 
Campeões (Foto: Getty Images)

Cristiano Ronaldo ao menos pôde comemorar uma importante marca. Se não conseguiu alcançar ainda o brasileiro Ronaldo Fenômeno e seus 420 gols (soma agora 419), ele se igualou ao argentino Lionel Messi e ao ítalo-brasileiro José João Altafini, o Mazzola. Todos têm 14 gols numa só edição da Liga dos Campeões - embora o português tenha ao menos mais uma oportunidade de ampliar o recorde. O camisa 7 merengue ainda estendeu sua sequência de jogos marcando para onze - dez pelo Real e um pela seleção portuguesa.


Cristiano atuou durante 80 minutos e pareceu exausto ao ser substituído pelo brasileiro Casemiro - o lateral-esquerdo Marcelo, com lesão muscular, não atuou. Os jornais "AS" e "Marca" afirmam que o problema não é novidade:
para ambos, ele já vinha atuando com dores sem ganhar um descanso diante da necessidade de o Real se manter ativo também na briga pelo título do Espanhol. Na última sexta, quando a notícia foi divulgada, o técnico Carlo Ancelotti afirmou que se tratava apenas de um "incômodo"

Por ora, até exames mais detalhados, não há motivos para pensar em semanas de baixa. O diretor Emilio Butragueño, por exemplo, falou em uma mexida por "precaução". Cogita-se, inclusive, que Cristiano Ronaldo esteja em campo no sábado, quando o Real Madrid visitará o Real Sociedad, em Anoeta, pela 32ª rodada do Espanhol.

Cristiano Ronaldo jogo Real Madrid e Borussia Dortmund Liga dos Campeões (Foto: AP)
Cristiano Ronaldo desaba no gramado 
instantes antes de ser substituído 
(Foto: AP)

Real engole alemães

Bale comemoração Real Madrid e Borussia Dortmund Liga dos Campeões (Foto: Reuters)O galês Gareth Bale teve boa atuação (Reuters)

Uma gastroenterite tirou o argentino Di María momentos antes do jogo. De fato um desfalque importante, ainda mais levado em conta o desempenho recente do meia do Real Madrid. Mas nada comparado ao que sofria o Borussia Dortmund do outro lado. Em relação ao time que eliminou os merengues na semifinal da última temporada, apenas Weidenfeller, Hummels e Reus estavam ali - Lewandowski, então herói, cumpria suspensão.

Totalmente desfigurados, os alemães foram presa fácil para um Real Madrid talentoso - e muito aguerrido. O time de Carlo Ancelotti mordia na frente e basicamente não deixava os aurinegros respirarem, como se o feitiço de 2013 estivesse agora contra o feiticeiro. Foi assim que logo o placar foi inaugurado: aos três, Benzema caiu pela direita e deixou para Carvajal. O passe saiu na medida para Bale se antecipar a Sokratis e tocar na saída de Weidenfeller.

Só dava Real. O segundo nasceu em outra pressão avançada: Mkhitaryan vacilou, Isco aproveitou. Da entrada da área, o substituto de Di María acertou um chute colocado, no canto direito de Weidenfeller. Bale, aos 30, por muito pouco não transformou o placar em goleada ainda no primeiro tempo - o goleiro da seleção alemã espalmou um chutaço de falta. Reação dos visitantes? Apenas nos minutos finais, com Casillas ainda assim trabalhando pouco.


Bale jogo Real Madrid e Borussia Dortmund Liga dos Campeões (Foto: Reuters)
Gareth Bale toca na saída de 
Weidenfeller para abrir o 
placar logo aos três minutos 
(Foto: Reuters)


Festa e preocupação

A chuva trouxe um Borussia mais perigoso no segundo tempo. Marco Reus era quem liderava os alemães no contra-ataque, deixando Pepe e Sergio Ramos em apuros. Pena - para ele - que seus companheiros não estavam no mesmo nível: Aubameyang e Mkhitaryan desperdiçaram chances preciosas. Cristiano Ronaldo, é claro, não perdoaria. Aos 11, Modric roubou a bola e acionou o português, que tirou Weidenfeller com um rápido drible e tocou para balançar as redes.

A vitória era mais que confortável, o clima era de festa pela proximidade de mais uma semifinal. Benzema parou em Weidenfeller, Bale concluiu para fora depois de linda arrancada - nada disso tirou um pingo de alegria dos merengues. O problema foi quando o camisa 7 desabou em campo, esticando as pernas e pedindo atendimento médico. Não era cansaço. Cristiano Ronaldo teve de ser substituído a dez minutos do fim. Apesar de deixar o gramado andando, tornou-se uma preocupação para a sequência da temporada. Menos mal que a semifinal já estava muito bem encaminhada.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2014/04/cr7-iguala-messi-mas-se-lesiona-em-vitoria-do-real-madrid-sobre-borussia.html

Portuguesa consegue liminar; neste momento, Brasileiro teria 21 clubes

Bastidores FC


Ilídio Lico, presidente da Portuguesa
A Portuguesa conseguiu uma liminar na 43ª Vara Cível de São Paulo que obriga a CBF a suspender a decisão do STJD que rebaixou o clube no ano passado. O juiz Miguel Ferrari Júnior acatou os argumentos da Portuguesa e fixou multa diária para a CBF em R$ 500 mil (caso o Brasileirão comece sem a Lusa).

A sentença fala apenas em "inclui-la [a Portuguesa] no Campeonato Brasileiro de 2014", não fala em rebaixar outro clube. Segundo especialistas ouvidos pelo blog, isso não quer dizer que o Flamengo ou o Fluminense seriam rebaixados. Ao contrário: hoje, o Brasileiro teria 21 clubes.

Saiba mais: Portuguesa entra com ação na Justiça comum


Confira a sentença:

Em face do exposto, concedo a tutela de urgência para o exato fim de suspender os efeitos do julgamento nº 320/2013 do Pleno da Justiça Desportiva e restabelecer os quatro pontos perdidos pela autora, devendo a CBF inclui-la no Campeonato Brasileiro de 2014, sob pena de multa diária que fixo em R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), para o caso de descumprimento do preceito, a contar do início do campeonato. Concedo, também, a tutela de urgência, para que as rés se abstenham de impor à autora qualquer espécie de sanção pelo fato de ter ingressado em juízo, sob pena de multa diária que fixo em R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). Citem-se, observando-se as recomendações feitas pela autora. Intime-se. São Paulo, 02 de abril de 2014.


FONTE:

Em jogo do sub-17, torcida do Flu provoca Fla com Emelec em faixa

Tricolores presentes ao Alair Correa citam adversário do Rubro-Negro nesta quarta pela Libertadores. Se perder, time da Gávea está fora


Por Cabo Frio, RJ



Rivalidade e provocação sadia não têm idade nem local para acontecer. E torcedores do Fluminense aproveitaram para engrossar a torcida do Emelec. Na noite desta terça-feira, em jogo válido pela Copa Rio sub-17, o Tricolor bateu o Flamengo nos pênaltis (3 a 1), depois de empate por 1 a 1 no tempo normal. Alguns torcedores tricolores presentes aos estádio Alair Corrêa, em Cabo Frio, decidiram provocar e estenderam uma faixa com apenas uma palavra: "Emelec". Ao lado, uma bandeira tricolor (assista ao vídeo).

Flamengo e Emelec se enfrentam às 22h (de Brasília), nesta quarta-feira, no Equador. Com quatro pontos, o Rubro-Negro é o lanterna do Grupo 7, e a matemática para levar a decisão da vaga para o confronto com o mexicano León, dia 9, no Maracanã, não é das mais complicadas. Derrota significa eliminação; um empate ou vitória simples o farão depender somente de uma vitória diante dos mexicanos; enquanto triunfo por dois ou mais gols permite até um empate no Rio de Janeiro. O boliviano Bolívar, com oito pontos, é o líder da chave, seguido pelo León, com sete e o Emelec, com seis.

sub-17 Flamengo e Fluminense (Foto: Reprodução/Sportv)
À esquerda, uma faixa com o nome do 
Emelec provoca o Fla (Foto: 
Reprodução/SporTV)

Garotada do Flu leva a melhor
No jogo do sub-17, o Flu abriu o placar. O empate do Flamengo saiu aos 46 minutos do segundo tempo. A decisão foi para os pênaltis. O Rubro-Negro errou duas cobranças - duas por cima do travessão -, o Tricolor foi mais eficiente, fez 3 a 1 e avançou para a semifinal da competição. O adversário será o Palmeiras, na próxima sexta-feira, às 19h, também em Cabo Frio. Bahia e Vitória decidem a outra vaga na decisão.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2014/04/em-jogo-do-sub-17-torcida-do-flu-provoca-fla-com-emelec-em-faixa.html

CBFS hospedou seleção feminina em quartos com 7 atletas, revela Vanessa

Após aderir ao boicote, craque da seleção reclama da estrutura na preparação para o último Mundial: 'O local tinha muitos mosquitos, não tinha ventilador nem televisão'


Por Rio de Janeiro

Um alojamento com apenas dois quartos para 14 pessoas. Acomodações nada confortáveis, sem ventilador, televisão e com muitos mosquitos. Esse foi o local escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) para hospedar a seleção brasileira feminina no período de preparação para o Mundial da Espanha, realizado em dezembro do ano passado. A revelação foi feita pela ala Vanessa Pereira. Eleita três vezes a melhor jogadora de futsal do mundo, a camisa 7 de Brasil aproveitou o movimento liderado por Falcão para criticar a gestão do futsal brasileiro. Assim como a maioria das colegas de seleção, Vanessa aderiu ao boicote, afirmando que só voltará a vestir a camisa canarinho quando acontecerem mudanças significativas na gestão da modalidade.

Vanessa Pereira futsal feminino (Foto: Reprodução Facebook)
Vanessa Pereira não poupou CBFS das 
críticas: 'Falta organização e vontade' 
(Foto: Reprodução Facebook)

- A CBFS sempre disponibilizou condições muito ruins para o futsal feminino.

Na preparação para o Mundial do ano passado, ficamos hospedadas no alojamento de um ginásio em Brusque (SC). Acomodaram as 14 jogadoras em dois quartos. Eram sete em cada. O local tinha muitos mosquitos, não tinha ventilador nem televisão - contou Vanessa.

A jogadora contou também que o elenco tinha de se deslocar do alojamento para fazer as refeições.

- Vez ou outra o transporte, que era precário, não vinha nos buscar - completou.

A atleta do Female/Chapecó revelou ainda que o grupo de jogadoras viajou para a Espanha sem um dos profissionais mais importantes da comissão técnica. Ela também disse que as meninas chegaram a fazer reclamações com o diretor de futsal da CBFS, Edson Nogueira, e com a comissão técnica e que apenas algumas reivindicações foram atendidas.

- Fomos para o Mundial sem fisioterapeuta, isso é inadmissível. Só na Espanha contrataram um profissional de lá para atender as jogadoras - frisou.
Apesar de todos os problemas na preparação, o Brasil voltou da Espanha com o título, ao vencer a seleção anfitriã por 2 a 1 na grande final. Foi o quarto troféu brasileiro em quatro edições do Mundial feminino. A competição deste ano está prevista para acontecer na Rússia, sem data definida.

Brasil Espanha final mundial futsal feminino (Foto: Reprodução Facebook)
Seleção brasileira conquistou o tetra 
mundial em dezembro, na Espanha 
(Foto: Reprodução Facebook)

- Ganhamos o Mundial mesmo com todos os problemas, porque o grupo era muito competente e estava bastante focado. A seleção é um sonho meu de criança, mas não dá mais para continuar. Esperamos que o nosso movimento mude o futsal do Brasil. A verdade em breve vai aparecer. Precisamos evoluir, pois as pessoas que administram o nosso esporte não têm interesse em colocar o futsal feminino no lugar mais alto. Falta organização e vontade - finalizou Vanessa, que sugeriu a criação de um departamento apenas para a categoria.

cbfs se defende
Procurada pelo GloboEsporte.com, a CBFS se defendeu das críticas da jogadora por meio da sua assessoria de imprensa. Segundo a entidade, mesmo com todos os problemas revelados por Vanessa, o clube escolhido para a preparação (Barateiro Futsal) dispõe de uma das melhores estruturas de futsal feminino do país. O local (Brusque-SC) também foi selecionado pelo fato de a maioria das jogadoras da seleção atuarem em Santa Catarina.
Quanto à ausência de um fisioterapeuta na comissão técnica que viajou para o Mundial, a CBFS minimizou o episódio, lembrando que contratou o profissional local Vicente Segura Baez assim que chegou à Espanha.


saiba mais

No limite: sem ruptura, Diego Costa é desfalque quase certo para Madri

Antes de exame, atacante chega a afirmar que seria desfalque para decisão da vaga com Barcelona, mas tempo de recuperação de lesão na coxa pode permitir escalação


Por Madri

 
O atacante Diego Costa está com um pé fora do jogo de volta das quartas de final da Liga dos Campeões contra o Barcelona, na próxima quarta-feira, no Vicente Calderón. Substituído aos 29 minutos do empate do Atlético de Madrid por 1 a 1, no Camp Nou, devido a uma lesão na coxa, o brasileiro naturalizado espanhol passou por exames médicos nesta quarta-feira para saber a gravidade do problema. Antes do resultado oficial, chegou a dizer que não poderia entrar em campo na decisão da vaga, na próxima semana. Mas, na saída da clínica Fremap, depois do diagnóstico de que não houve ruptura na parte posterior da coxa direita, passou mais sorridente pelos jornalistas e confiante na recuperação.


saiba mais

- Estou melhor do que ontem. Tenho um pouco de dor, mas nem tanto. Vou com tudo - afirmou Diego Costa ao jornal espanhol "Marca".

O Atlético de Madrid não deu muitos detalhes sobre o tempo de recuperação, confirmando apenas o tipo de lesão sofrida pelo atacante, autor de sete gols na Liga dos Campeões. O jornal "Marca" estima que Diego Costa precisará de sete a dez dias para voltar, o que o tiraria do jogo de volta contra o Barcelona, na próxima quarta-feira.

Certo mesmo é que o atacante perderá o jogo contra o Villarreal, neste sábado, pela 32ª rodada do Campeonato Espanhol. O Atlético de Madrid lidera a competição com 62 pontos, um a mais que o Barcelona e três à frente do Real Madrid.

Diego Costa, Barcelona x Atlético de Madrid (Foto: Reuters)
Diego Costa deixa o gramado do Camp 
Nou  (Foto: Reuters)


FONTE:

Bota acaba com campo de General, e conselheiros prometem ir à Justiça

Beneméritos reclamam que projeto de transformação no campo de sede do Botafogo em área de lazer não foi comunicado ao Conselho Deliberativo


Por Rio de Janeiro


Em meio à indignação por conta do atraso de salários e saída do Botafogo do Ato Trabalhista, um outro assunto toma conta dos bastidores do clube. Conselheiros e beneméritos mostraram-se contrariados com a notícia de que o campo de General Severiano vai passar por modificações, sendo transformado numa área para sócios com atividades de lazer para gerar receita. A queixa é de que o projeto deveria ter sido discutido junto ao Conselho Deliberativo.

O gramado vai dar lugar a um complexo com três campos sintéticos para locação ou reservas. Vestiários e banheiros serão reformados, e uma área social e um bar serão construídos. As obras já começaram e há tratores no local, como mostrou uma foto que circulou em grupos de sócios nas redes sociais. A diretoria deixou claro que isso não impede treinamentos da equipe no local, mas para os conselheiros, entretanto, o projeto afasta o futebol do clube. Segundo alguns integrantes do Conselho Deliberativo, isso contraria uma tradição e fazer General Severiano perder um de seus charmes, que é a aproximação entre jogadores e torcedores.


FUTEBOL - CT Botafogo (Foto: Reprodução )
Imagem do início da semana mostra que 
tratores tomaram conta do campo de 
 General Severiano, que passará a ter
quadras de grama sintética (Foto: 
 Reprodução )

Devolvido ao Botafogo em 1996, General Severiano abriga a concentração do futebol do Botafogo, sala de musculação e vestiários, além de ser a sede administrativa do clube. O CT João Saldanha passou por uma reforma com investimentos privados a partir da chegada de Bebeto de Freitas à presidência, em 2003. No entanto, a partir do momento em que ganhou a concessão do Engenhão, em 2007, os treinos passaram a ser cada vez realizados com mais frequência no estádio, que ganhou a infraestrutura necessária. O já antigo campo de General Severiano é visto por especialistas como inadequado para treinos de alto nível.

- Aquele foi um investimento de botafoguenses para recuperar a história do clube. Isso não pode ser destruído de qualquer maneira. Alguma coisa precisa ser feita para impedir. Estou revoltado - disse um benemérito com influência na política do clube, que participou do projeto de construção do CT de General Severiano.


Obra General Severiano botafogo (Foto: Reprodução)Foto desta quarta mostra que grama já foi totalmente removida (Foto: Reprodução)

Outra reclamação é relativa ao fato de que o aluguel das quadras de grama sintética para não-sócios terá influência negativa no ambiente do clube, com a entrada de torcedores rivais. Assim, integrantes do Conselho Deliberativo prometem enviar em breve uma notificação ao presidente Maurício Assumpção, reclamando que o projeto não foi discutido numa das reuniões. Há também a intenção de levar o caso à esfera judicial.

A diretoria respondeu por meio da seguinte nota: "O Botafogo FR informa que o projeto em questão não se enquadra nas hipóteses que necessitam de aprovação pelo Conselho Deliberativo".

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo, José Luiz Rolim, ainda não houve uma reclamação formal relativa ao projeto anunciado pela diretoria. Segundo ele, o projeto não fere o estatuto do Botafogo. A próxima reunião do Conselho será em junho, ainda sem data definida.

- Obra como essa é um ato de gestão, algo da diretoria executiva do clube. Preferia que os conselheiros fizessem chegar até mim qualquer tipo de ansiedade para que fosse debatida no âmbito interno. Mas até agora nada me foi falado - disse Rolim.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/04/conselheiros-prometem-ir-justica-contra-obras-em-general-severiano.html

Ensaio geral reúne luzes e projeções pela primeira vez no Beira-Rio; foto

A ser reinaugurado oficialmente no fim de semana, com festa no sábado e amistoso contra o Peñarol no domingo, estádio colorado passa por grande transformação


Por Porto Alegre


A cada movimento, uma novidade. Assim são os preparativos para "Os Protagonistas", festa que marcará, no sábado, a reabertura oficial do Beira-Rio. Na noite desta terça-feira, o ensaio geral contou pela primeira vez com luzes, projeções e música original, além das centenas de bailarinos - tudo ao mesmo tempo, dando forma aos shows que prometem emocionar os colorados.
As projeções de imagens, aliás, serão uma das grandes atrações. Segundo a organização, a potência total dos projetores colocados para a festa será de um milhão de lumens (unidade de medida de fluxo luminoso) e serão capazes de ilustrar várias superfícies do estádio. Um projetor utilizado em casa, por exemplo, tem entre 1,5 mil e 2 mil lumens.

beira-rio ensaio festa reinauguração inter (Foto: Fred Colorado/Divulgação)
Beira-Rio está cada vez mais com a 
cara da festa de sábado (Foto: Fred 
Colorado/ Divulgação)

O espetáculo começa a partir das 20h de sábado e contará a história do Beira-Rio através de mais de 30 nomes que marcaram o clube, como Falcão, Fernandão, Figueroa, Fabiano, Gabiru, Valdomiro, Caçapava e D'Alessandro. 

Além de comparecerem ao evento, eles gravaram depoimentos exclusivos, com histórias e bastidores das conquistas coloradas.

O espetáculo também já tem nomes da música nacional confirmados, como Blitz, Papas da Língua, Hermes Aquino, Kleiton e Kledir, Cachorro Grande, Nenhum de Nós e Duca Leindecker, e as participações especiais de Elton Saldanha, Victor Hugo, Neto Fagundes, Pirisca Greco, Marcelo do Tchê, Fernando do Ó, Ernesto Fagundes, Edu Nascimento, Frank Solari, Ana Lunardi e Ataque Colorado. O DJ inglês Fatboy Slim encerrará a festa.

- Vamos contar a história do Internacional por meio da música, da fotografia e de imagens, despertando sentimentos e emoções. Em cada década vamos relembrar o que éramos, o que acontecia no mundo, em Porto Alegre e no Internacional. Enfim, a história das nossas vidas - diz o diretor artístico Edson Erdmann.

No dia 6, haverá o amistoso contra o Peñarol, a partir das 16h.


> Confira o serviço da festa:

“Os Protagonistas”
Data: 5 de abril
Local: Estádio Beira-Rio
Abertura dos portões: 16h
Início do evento: 20h

Valores:
Cadeira Inferior: R$ 700. Para sócios: R$ 525. Idosos R$ 350
Cadeira Locada: R$ 800. Para sócios: R$ 600. Idosos R$ 400
Assento VIP: R$ 1.200. Para sócios: R$ 900. Idosos R$ 600
Cadeira Perpétua: R$ 260. Para sócios: R$ 195. Idosos R$ 130

Valores para Pessoa com Deficiência (PCD) para "Os Protagonistas":
Individual: R$ 260
Sócio: R$ 195

Onde comprar:
Site: www.festagigante.com ou www.livepass.com.br
Call Center: 4003 1527
Bilheteria: Estádio Beira Rio - Bilheteria G
Horário de Funcionamento: de segunda a domingo – das 10h às 18h.


 
Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rs/o-novo-beira-rio/noticia/2014/04/ensaio-geral-reune-luzes-e-projecoes-pela-primeira-vez-no-beira-rio-foto.html

Peter nega atrito com patrocinador, mas diz: 'Quem toma a decisão sou eu'

Presidente do Fluminense admite ter bancado a saída de Renato e explica que o clube vai buscar novo técnico com recursos próprios. Decisão sairá em dois dias


Por Rio de Janeiro


Foi quase um grito de liberdade. Ainda com voz falha, nada definitivo, mas que marca a primeira grande vitória do presidente do Fluminense, Peter Siemsen, na queda de braço que virou a relação com o presidente da patrocinadora do clube, Celso Barros. Ao decidir e bancar demitir Renato Gaúcho, Peter não deixou valer a vontade do parceiro, que exigia a permanência do treinador, e acompanhou a pressão interna no Tricolor que forçava a queda do ex-atacante. Na manhã desta quarta-feira, Renato foi dispensado antes do treino nas Laranjeiras.

explicação
Peter fala sobre a decisão de demitir
 Renato Gaúcho

próprias pernas
Presidente diz que clube arcará com 
custo do novo treinador

bem claro
Questionado, Peter Siemsen diz: 
'Quem toma a decisão sou eu'

Pouco depois, na sala da presidência e acompanhado do vice de futebol Ricardo Tenório, o mandatário anunciou o fim da quinta passagem do técnico pelo clube e justificou sua decisão. Peter minimizou o atrito com Barros no processo de demissão de Renato, o qual classificou como "divergência de opinião", mas ao mesmo tempo confirmou que a parceira não ajudará na chegada do novo comandante (o favorito é Ney Franco), cujo investimento ficará a cargo do clube. O anúncio, segundo ele, deve acontecer em até dois dias. Diante do embate com o patrocinador, a ser questionado sobre de quem era o comando do clube, mesmo sem tom ríspido, foi direto:

Nenhum de nós, torcedores, dirigentes, atletas, todos envolvidos no futebol, ninguém estava satisfeito com os resultados.

Peter Siemsen, presidente do Fluminense
- Quem toma a decisão pelo clube sou eu, sem dúvida nenhuma - disse Peter, que deu sua justificativa para a saída de Renato:
- Já foi anunciada a saída do Renato, uma coisa que acontece no futebol, faz parte. Nenhum de nós, torcedores, dirigentes, atletas, todos envolvidos no futebol, ninguém estava satisfeito com os resultados. Sabemos que hoje temos grandes jogadores, aliás, jogadores que poderiam estar em várias seleções. Mas o clube precisa se reforçar para dar equilíbrio maior ao elenco. Estamos procurando soluções importantes. Não temos ainda um técnico novo definido. 

A gente deve informar a vocês em breve. Hoje , Marcão treina interinamente o time. Até que outro treinador possa assumir, Marcão estará nessa função. A falta de comando a gente acredita que ficará restrita a dois dias. Nem digo que é falta de comando. Será um transição. Curtíssima. 


Peter Siemsen coletiva Fluminense (Foto: Nelson Perez / Site Oficial do Fluminense)
Peter Siemsen concede coletiva na sala 
da presidência do Flu (Foto: Nelson 
Perez / Site Oficial do Fluminense)

O presidente em seguida admitiu divergências com o patrocinador no processo que levou à  saída de Renato, mas negou que o clima seja de briga e revelou que, diante da negativa de investimentos por parte da Unimed, o clube arcará com as despesas do novo comandante.

- Quero esclarecer que não há briga minha com o patrocinador. Temos divergências, algo normal. São conversas naturais e saudáveis. Como as que existem em empresas, casas e famílias. Muita coisa que eu leio não reflete a realidade. Ricardo e eu achamos por bem mudar agora. O patrocinador deixou claro que o ano é de poucos investimentos. Entendemos o recado. Estive pessoalmente com ele ontem. A decisão foi tomada. Assumo total responsabilidade. O patrocinador tem a opinião dele, e eu a respeito. Entendi que chegou o momento. É o Fluminense que vai custear esse novo treinador. Vamos trabalhar com o melhor custo-benefício possível. Temos condições de contratar um bom treinador. 

ReforçosFluminense buscará 
equilíbrio com com novas contratações

planejamento
Para Peter, Copa do Brasil não 
poderia nortear decisão

decisão
Peter sobre demissão de Renato:
 'Dói muito nesse momento'

O mandatário tricolor decidiu bancar a demissão de Renato, apesar de o parceiro se recusar a colocar dinheiro na contratação do novo treinador. No ano passado, as imposições de Celso Barros funcionaram quando Abel Braga saiu, em julho, e ao término do Brasileirão, em dezembro. O presidente da Unimed conseguiu fazer prevalecer sua vontade e contratou Vanderlei Luxemburgo e Renato Gaúcho, respectivamente. Nos dois momentos, Ney Franco, que está no Vitória, era o preferido de Peter. O treinador novamente é o nome mais forte para assumir o time.

O contrato entre Fluminense e Unimed termina no fim de 2016, mas a cada virada de ano pode ser rediscutido e até rompido. Peter Simsen descarta a ruptura.

- Nós temos um contrato de dois anos (além de 2014), sempre com a cláusula de saída no fim do ano. Da minha parte, a luta vai ser para caminhar junto. Existe um grande respeito meu pessoal. Minha luta é para continuarmos - frisou. 

A eliminação na semifinal do Carioca e o risco de sair da Copa do Brasil na primeira fase fizeram crescer a resistência interna ao treinador nos últimos dias. Além disso, Renato não agradava pelo estilo de trabalho. A falta de coletivos e treinos táticos depois da pré-temporada gerou críticas nos bastidores.  O técnico tinha um contrato com o Fluminense e outro com a Unimed-Rio. O treinador custava cerca de R$ 550 mil mensais. Deste valor, R$ 50 mil de responsabilidade do clube, e o restante da patrocinadora. A opção desejada por Siemsen significaria um custo de aproximadamente R$ 450 mil mensais. 

Peter Siemsen coletiva Fluminense (Foto: Nelson Perez / Site Oficial do Fluminense)Peter Siemsen em coletiva no Fluminense (Foto: Nelson Perez / Site Oficial do Fluminense)

Nesta quinta passagem pelas Laranjeiras, Renato comandou o time em 18 partidas. Foram nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas, um aproveitamento de 59,2%. O Fluminense fez 33 gols e sofreu 21.

Confira trechos da entrevista de Peter Siemsen nas Laranjeiras:
Decisão de demitir Renato antes do jogo contra o Horizonte
Não vou entrar nessa questão porque não é véspera do jogo, vamos ter alguns dias para trabalhar. Entendemos que o time não está rendendo hoje o que precisa render, até para enfrentar um jogo que precisamos de um grande número de gols. Estamos focados no Brasileiro. Sabemos que é duríssimo, difícil. Como teremos a parada para a Copa do Mundo, teremos jogos atrás de jogos, calendário apertado. Não posso me preocupar apenas com um jogo contra o Horizonte. Mesmo com o jogo tão importante, entendemos que não era possível começar o Brasileiro do jeito que está hoje. Vamos ter alguns dias para preparar o time contra o Horizonte e vamos ter mais tempo para o Brasileiro.

Contratação de um técnico sem apoio do patrocinador
O patrocinador deixou claro que esse era um ano de poucos investimentos. Entendemos o recado, estive pessoalmente com ele ontem (terça-feira), a decisão foi tomada após a conversa. Decisão que assumo a responsabilidade. Patrocinador tem a opinião dele, entendo, respeitei. Entendemos que havia chegado um momento. Fluminense vai custear o novo treinador. Acho que Fluminense tem condições de ter um bom técnico para enfrentar um desafio que vai ser o Brasileiro esse ano. 

Chance de efetivar Marcão
Ainda não. Passou a integrar recentemente a nossa comissão. Trabalho dele é muito importante, tem potencial muito grande. Vamos acompanhar ao longo do tempo. No momento seria prematuro dar a ele essa responsabilidade enorme que vamos ter. Pretendemos em breve, hoje ou amanhã, apresentando um novo nome de técnico. 

Estuda nomes ou já fez contato?
São questões tratadas em sigilo, natural. Não posso adiantar muita coisa.

Relação com a Flusócio
Composta de torcedores como eu, que em momentos de desempenho que não sejam esperados tornam o ambiente mais tenso porque é uma pressão que vem da arquibancada. Parte das críticas eu mesmo assumo e concordo com elas. Concordo com a Flusócio, faz um trabalho importante. Não há ruptura. Há um momento de tensão e ao mesmo tempo algumas críticas verdadeiras. Sou bastante democrático, avalio, fazemos mudanças que consideramos importantes. A questão tributária atrapalhou bastante o momento do Fluminense e acabou criando o momento difícil do clube. Estamos trabalhando bastante para que possamos retomar a fase de crescimento de 2011 e 2012.
O patrocinador deixou claro que esse era um ano de poucos investimentos.  Entendemos o recado, estive pessoalmente com ele ontem (terça-feira), a decisão foi tomada após a conversa. Decisão que assumo a responsabilidade. Patrocinador tem a opinião dele, entendo, respeitei. Entendemos que havia chegado um momento de mudança. O Fluminense vai custear o novo treinador. Acho que Fluminense tem condições de ter um bom técnico para enfrentar o desafio que vai ser o Brasileiro esse ano.
Peter Siemsen

Perfil do novo treinador
Não traçamos um perfil na linha colocada. Identificamos técnicos que poderiam ser opções hoje. Imediatamente após tomar a decisão, começamos a trabalhar nessa linha do que é possível hoje no mercado. Não pré-determinamos o limite aqui e acolá. (Sobre reforços) Buscar atletas que possam dar equilíbrio maior ao elenco e possa fazer trabalho num curto espaço para enfrentarmos o Brasileiro.

Planejamento para o ano começa errado?
Eu não vou entrar nos detalhes. O Renato é um cara espetacular, um ídolo, pessoa que admiro muito. Dói tomar uma decisão dessa, mas tenho que olhar a situação do Fluminense. Entendemos que o trabalho não estava alcançando os resultados que deveria alcançar nesse momento. Teremos um Brasileiro duro, com jogos espremidos, por conta da parada da Copa do Mundo.

Estratégia na busca de reforços
A falta de comando a gente acredita que ficará restrita a dois dias. Será um transição. Curtíssima. Temos atletas de altíssimo nível. Mais de um em algumas posições e apenas ou nenhum em outras. Precisamos buscar equilíbrio

Contratação de um diretor executivo
A gente pensa, sim. Continuamos trabalhando com essa hipótese, mas não é emergencial. Trabalhamos neste momento com a busca com o técnico.
Clube precisava se impor na parceria?
Divergir é natural, o importante é conversar, ficou para trás. A gente conviveu com isso, chegou o momento que a gente entendeu que era a hora de mudança. Não há nada contra o patrocinador, pelo contrário. A gente espera que a parceria siga por muitos e muitos anos no Fluminense além da minha gestão. A gente espera que a decisão tomada colabore com o futebol do Fluminense e com o projeto.

Quem manda no clube? Você ou Celso Barros?
Quem toma a decisão sou eu. O projeto é discutido. A gente pretende repensar acertos e erros para que a gente possa caminhar. Eu e Ricardo entendemos que esses dias antes do Brasileiro são preciosos para a nossa preparação. Se a gente insistisse e percebesse que foi errado, não teríamos tempo. O que não está sendo normal é o desempenho jogo a jogo. Ninguém está satisfeito com o que estamos vendo em campo em termos de resultado. Seria pior se a decisão não fosse tomada. Seria mais grave em termos de planejamento.

Troca constante de técnico
Existe alguma dificuldade, mas até que a gente encontre o treinador para esse longo tempo. Não foi possível o Abel (Braga) continuar por várias razões. A gente espera que esse treinador que chegará possa mudar isso.

Aposentadoria de Héverton
Não vou comentar a decisão de um jogador que se aposentou. É bom (jogador). Ruim para o futebol. Todo mundo sabe que o Fluminense não tem nada a ver com isso (queda da Portuguesa). Desejo sorte a ele.

Descarta romper com a Unimed?
Nós temos um contrato de dois anos, sempre com a cláusula de saída no fim do ano. Da minha parte, a luta vai ser para caminhar junto. Existe um grande respeito meu pessoal. A parceria é importante. Espero que a minha decisão ajude o clube e ao parceiro.


FONTE:

Lusa não teme punição da Fifa após ação na Justiça: 'Estamos preparados'

Vice jurídico Orlando Barros explica demora do clube para tomar tal medida e acredita que 'politicamente e na pressão econômica tudo pode acontecer'


Por São Paulo



A briga entre Portuguesa e CBF promete ir longe, e o novo capítulo acontecerá na Justiça comum. Nesta quarta-feira, o clube paulista anunciou o ingresso de ação que corre na 43ª vara cível de São Paulo, com o pedido de anulação da decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que rebaixou o clube no Campeonato Brasileiro no ano passado, após denúncia de escalação irregular do jogador Héverton na última rodada. No “Arena SporTV”, o vice jurídico da Lusa, Orlando Cordeiro de Barros, explicou a demora para tal decisão, disse que a Portuguesa é vítima e juridicamente não vê risco de punição da Fifa.

- A nova diretoria tentou de todas as maneiras evitar uma contenda judicial. Tentou na verdade uma conversa para que o bom senso pudesse ser adequado ao que está acontecendo com a Portuguesa e não conseguiu, e por isso esse falatório de entra ou não encontra (com a ação), mas da minha boca ninguém nunca ouviu nada diferente do que o ingresso no Judiciário, isso partiu do presidente e alguns diretores, e ontem nós propusemos a ação. Lógico que você mexe com uma passionalidade muito grande e com uma responsabilidade de um clube centenário, e por tanto você tem essa claudicância no decorrer desses meses, até que efetivamente, não restando outra saída à Portuguesa, ela teve que ir ao Judiciário - afirmou.

Orlando Cordeiro de Barros, vice jurídico da Portuguesa (Foto: Marcelo D. Sants/Agência Estado)
Orlando de Barros disse não haver 
outra saídapara o caso (Marcelo 
D. Sants/Agência Estado)

No programa, o dirigente ainda explicou que o clube fez pedidos liminares, como a inclusão imediata da Portuguesa na Série A do Brasileiro deste ano, que já teve sua tabela divulgada prela CBF sem o clube. Orlando Barros ainda citou o embasamento jurídico da ação.

- Primeiro a inobservância do artigo 35, parágrafo segundo, do Estatuto do Torcedor, e a revogação do artigo 133 do CBJD, que nós entendemos que era um artigo que estava revogado desde 2010, basicamente são essas as proposições colocadas pela Portuguesa na ação.

O vice jurídico do clube do Canindé ainda disse não temer punições da Fifa ou da CBF, ressaltando não haver outra saída ao clube nesse momento.
- Vítima a Portuguesa já é, desde o início. Um clube que conquista seu direito dentro de campo e é rebaixado da maneira como foi a injustiça já existe, não há muito mais o que perder. Não vejo nenhum tipo de retaliação jurídica possível, uma coisa é não concordarem ou não aceitarem, mas o que me importa é aquilo que está na Constituição Federal e não no regulamento da Fifa. Se há uma nulidade, se há algo ilegal que foi perpetrado contra a Portuguesa, não vejo e não temo nada, e se realmente ocorrer alguma sanção nesse sentido nós vamos brigar e temos consciência disso, o que não podemos é ficar calados com o que ocorreu, isso é inadmissível. Juridicamente não vejo essa possibilidade (de punição da Fifa), mas politicamente e na pressão econômica tudo pode acontecer, e aí estamos preparados e sabedores dos riscos que estamos correndo, mas não haveria outra alternativa à Portuguesa.

Torcidas julgamento STJD brasileirão 2013 (Foto: Thales Soares)
Torcedores de Portuguesa e 
Fluminense no STJD
para julgamento (Foto: 
Thales Soares)

Logo após a punição que rebaixou o clube no STJD e deixou o Fluminense na Série A, torcedores entraram com ações na Justiça comum, mas a CBF conseguiu cassar todas as liminares obtidas até então tanto a favor da Portuguesa como a favor do Flamengo, que também perdeu pontos por escalação irregular na última rodada. Orlando de Barros ressalta que isso não influencia na ação proposta pelo clube agora.

- São coisas diferentes. As liminares foram cassadas por falta de legitimidade de parte, entenderam que o torcedor não tinha legitimidade para propor a ação em nome da Portuguesa. Quando você propõe uma ação sabe como começa mas não sabe como termina, o que pode ocorrer em desfavor da Portuguesa seriam outros fundamentos, e não esses das liminares - concluiu.

Carlos Eugênio Lopes, diretor jurídico da CBF, não quis se manifestar, mas disse não entender porque a Portuguesa entrou com a ação em São Paulo, e não no Rio, onde fica a sede do STJD.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/arena-sportv/noticia/2014/04/lusa-nao-teme-punicao-da-fifa-apos-acao-na-justica-estamos-preparados.html

Peter nega atrito com patrocinador, mas diz: 'Quem toma a decisão sou eu'

Presidente do Fluminense admite ter bancado a saída de Renato e explica que o clube vai buscar novo técnico com recursos próprios. Decisão sairá nos próximos dias


Por Rio de Janeiro


Foi quase grito de liberdade. Ainda com voz falha, nada definitivo, mas que marca a primeira grande vitória do presidente do Fluminense, Peter Siemsen, na queda de braço que virou a relação com o presidente da patrocinadora do clube, Celso Barros. Ao decidir e bancar demitir Renato Gaúcho, Peter não deixou valer a vontade do parceiro, que exigia a permanência do treinador, e acompanhou a pressão interna no Tricolor que forçava a queda do ex-atacante. Na manhã desta quarta-feira, Renato foi dispensado antes do treino nas Laranjeiras.

Pouco depois, na sala da presidência e acompanhado do vice de futebol Ricardo Tenório e do presidente do Conselho Deliberativo Marcus Vinícius Bittencourt, o mandatário anunciou o fim da quinta passagem do técnico pelo clube e justificou sua decisão. Peter minimizou o atrito com Barros no processo de demissão de Renato, o qual classificou como "divergência de opinião", mas ao mesmo tempo confirmou que a parceira não ajudará na chegada do novo comandante, cujo investimento ficará a cargo do clube. Diante do embate com o patrocinador, a ser questionado sobre de quem era o comando do clube, mesmo sem tom ríspido, foi direto:

- Quem toma a decisão sou eu - disse Peter, que deu sua justificativa para a saída de Renato:

- É uma coletiva simples, para informar a vocês a mudança no comando técnico do futebol, já foi anunciada a saída do Renato, uma coisa que acontece no futebol, faz parte. Nenhum de nós, torcedores, dirigentes, atletas, todos envolvidos no futebol, ninguém estava satisfeito com os resultados. Sabemos que hoje temos grandes jogadores, aliás, jogadores que poderiam estar em várias seleções. Mas o clube precisa se forçar para dar equilíbrio maior ao elenco. Estamos procurando soluções importantes. Não temos ainda um técnico novo definido. A gente deve informar a vocês em breve. Hoje Marcão treina interinamente o time. Até que outro treinador possa assumir, Marcão estará nessa função.

peter siemsen fluminense coletiva (Foto: Richard Souza)
Peter Siemsen em entrevista coletiva 
ao lado de Ricardo Tenório (Foto: 
Richard Souza)

O presidente em seguida admitiu divergências com o patrocinador no processo que levou à  saída de Renato, mas negou que o clima seja de briga e revelou que, diante da negativa de investimentos por parte da Unimed, o clube arcará com as despesas do novo comandante.

- Quero esclarecer que não há briga minha com o patrocinador. Temos divergências, algo normal. São conversas naturais e saudáveis. Como as que existem em empresas, casas e famílias. Muita coisa que eu leio não reflete a realidade. Ricardo e eu achamos por bem mudar agora. O patrocinador deixou claro que o ano é de poucos investimentos. Entendemos o recado. Estive pessoalmente com ele ontem. A decisão foi tomada. Assumo total responsabilidade. Patrocinador tem a opinião dele, e eu a respeito. Entendi que chegou o momento. É o Fluminense que vai custear esse novo treinador. Vamos trabalhar com o melhor custo benefício possível. Temos condições de contratar.

O mandatário tricolor decidiu bancar a demissão de Renato, apesar de o parceiro se recusar a colocar dinheiro na contratação do novo treinador. No ano passado, as imposições de Celso Barros funcionário quando Abel Braga saiu, em julho, e ao término do Brasileirão, em dezembro. O presidente da Unimed conseguiu fazer prevalecer sua vontade e contratou Vanderlei Luxemburgo e Renato Gaúcho, respectivamente. Nos dois momentos, Ney Franco, que está no Vitória, era o preferido de Peter, e é o nome mais forte para assumir o time.

A eliminação na semifinal do Carioca e o risco de sair da Copa do Brasil na primeira fase fizeram crescer a resistência interna ao treinador nos últimos dias. Além disso, Renato não agradava pelo estilo de trabalho. A falta de coletivos e treinos táticos depois da pré-temporada gerou críticas nos bastidores.  

O técnico tinha um contrato com o Fluminense e outro com a Unimed-Rio. O treinador custava cerca de R$ 550 mil mensais. Deste valor, R$ 50 mil de responsabilidade do clube, e o restante da patrocinadora. A opção desejada por Siemsen significaria um custo de aproximadamente R$ 450 mil mensais. Em um primeiro momento, a patrocinadora não ajudaria na contratação, e apesar de o clube passar por dificuldades financeiras, o mandatário tricolor assumiu a responsabilidade de aumentar a despesa com treinador para ter um profissional de sua escolha.


Nesta quinta passagem pelas Laranjeiras, Renato comandou o time em 18 partidas. Foram nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas, um aproveitamento de 59,2%. O Fluminense fez 33 gols e sofreu 21.

Confira trechos da entrevista de Peter Siemsen nas Laranjeiras

Decisão de demitir Renato antes do jogo contra o Horizonte
Não vou entrar nessa questão porque não é véspera do jogo, vamos ter alguns dias para trabalhar. Entendemos que o time não está rendendo hoje o que precisa render, até para enfrentar um jogo que precisamos de um grande número de gols. Estamos focados no Brasileiro. Sabemos que é duríssimo, difícil. Como teremos a parada para a Copa do Mundo, teremos jogos atrás de jogos, calendário apertado. Não posso me preocupar apenas com um jogo contra o Horizonte. Mesmo com o jogo tão importante, entendemos que não era possível começar o Brasileiro do jeito que está hoje. Vamos ter alguns dias para preparar o time contra o Horizonte e vamos ter mais tempo para o Brasileiro.

Contratação de um técnico sem apoio do patrocinador
O patrocinador deixou claro que esse era um ano de poucos investimentos. Entendemos o recado, estive pessoalmente com ele ontem (terça-feira), a decisão foi tomada após a conversa. Decisão que assumo a responsabilidade. Patrocinador tem a opinião dele, entendo, respeitei. Entendemos que havia chegado um momento. Fluminense vai custear o novo treinador. Acho que Fluminense tem condições de ter um bom técnico para enfrentar um desafio que vai ser o Brasileiro esse ano. 

Chance de efetivar Marcão
Ainda não. Passou a integrar recentemente a nossa comissão. Trabalho dele é muito importante, tem potencial muito grande. Vamos acompanhar ao longo do tempo. No momento seria prematuro dar a ele essa responsabilidade enorme que vamos ter. Pretendemos em breve, hoje ou amanhã, apresentando um novo nome de técnico. 


Estuda nomes ou já fez contato?
São questões tratadas em sigilo, natural. Não posso adiantar muita coisa.
Relação com a Flu-Sócio

Composta de torcedores como eu, que em momentos de desempenho que não sejam esperados tornam o ambiente mais tenso porque é uma pressão que vem da arquibancada. Parte das críticas eu mesmo assumo e concordo com elas. Concordo com a Flu-Sócio, faz um trabalho importante. Não há ruptura. Há um momento de tensão e ao mesmo tempo algumas críticas verdadeiras. Sou bastante democrático, avalio, fazemos mudanças que consideramos importantes. A questão tributária atrapalhou bastante o momento do Fluminense e acabou criando o momento difícil do clube. Estamos trabalhando bastante para que possamos retomar a fase de crescimento de 2011 e 2012.

Perfil do novo treinador
Não traçamos um perfil na linha colocada. Identificamos técnicos que poderiam ser opções hoje. Imediatamente após tomar a decisão, começamos a trabalhar nessa linha do que é possível hoje no mercado. Não pré-determinamos o limite aqui e acolá. (Sobre reforços) Buscar atletas que possam dar equilíbrio maior ao elenco e possa fazer trabalho num curto espaço para enfrentarmos o Brasileiro.


FONTE:

Tata esnoba vantagem do Atlético e elogia Diego: 'Golaço! Eu quis gritar!'

Técnico do Barcelona lembra que vitória simples classifica o time catalão no jogo de volta e exalta goleiro rival: ‘Melhor do mundo’


Por Barcelona, Espanha


Sem lamentar o empate em 1 a 1 em casa diante do Atlético de Madrid, o técnico do Barcelona, Tata Martino, se mostrou otimista para a segunda partida das quartas de final. Em entrevista ao jornal “Mundo Deportivo”, o treinador aprovou a atuação da equipe.

- Se a matemática não me falha, podemos passar com um gol. A decisão segue muito equilibrada. O resultado nos coloca um pouco abaixo, mas houve um rendimento que me dá muita tranquilidade. Se repetirmos, temos muitas chances de passar (de fase).

Barcelona Coletiva Tata Martino (Foto: Reuters)
Tata Martino em coletiva: 'Houve um 
rendimento que me dá muita 
tranquilidade' (Foto: Reuters)

Tata exaltou a participação de Iniesta na partida e confessou que não chegar às semifinais da Champions seria “um fracasso”, já que o clube ficou entre os quatro melhores nos últimos sete anos.

O técnico também dedicou elogios aos jogadores rivais. O comandante do Barça falou sobre o gol sofrido pelo time, em um belo lance do brasileiro Diego.

- Me deu vontade de gritar. Foi um golaço! 
 Tata ainda opinou sobre o goleiro do Atlético.
- Não vou comentar sobre o que vai acontecer na próxima temporada, mas me parece o melhor goleiro do mundo, sem dúvida – falou sobre Courtois.

Diego gol, Barcelona x Atlético de Madrid (Foto: AP)
Diego prepara chute antes de marcar 
um golaço no Camp Nou: brasileiro foi
 elogiado por Tata Martino (Foto: AP)