quinta-feira, 27 de março de 2014

Rainha da Praia: irmãs Maria Clara e Carol podem se enfrentar pela 1ª vez

Juntas desde 2003, vice-campeãs mundiais estão em lados opostos no torneio, neste fim de semana, em Ipanema. Cartão-postal carioca é o 'quintal de casa' da família


Por Rio de Janeiro

vôlei de praia maria clara e carol etapa da tailândia (Foto: FIVB)Juntas desde 2003, Maria Clara e Carol nunca se enfrentaram no vôlei de praia (Foto: FIVB)

O ano de 2013 foi especial para Maria Clara e Carol. Vice-campeãs do Circuito Mundial, elas conquistaram pela primeira vez um Grand Slam, em Moscou, na Rússia, além das medalhas de prata nas etapas da Holanda e dos Estados Unidos e bronze na China, na Argentina e na Tailândia. Juntas desde 2003, elas estarão em lados opostos no Rainha da Praia, neste final de semana, nas areias de Ipanema, com transmissão do SporTV. As irmãs, afastadas do torneio há dois anos, nunca se enfrentaram ao longo de toda a carreira.

- A gente nunca se enfrentou na vida. Estamos em chaves diferentes. Só vamos jogar uma contra a outra se as duas passarem para a final. Adoraria jogar contra a Maria, a gente ia se divertir, mas não tem nada de "jogo amigo". Somos competitivas, mas seria engraçado. Estou muito animada para o Rainha, eu adoro. É uma competição divertida, leve, não tem peso. É claro que todo mundo que está lá vai querer ganhar, mas é sempre divertido - contou Carol.


saiba mais

A gente nunca se enfrentou na vida. Só vamos jogar uma contra a outra se as duas passarem para a final. Adoraria jogar contra a Maria, a gente ia se divertir, mas não tem nada de "jogo amigo". Somos competitivas, mas seria engraçado"
Carol Solberg

A praia de Ipanema é o quintal de casa da família Salgado, que tem o seu centro de treinamento montado no cartão-postal carioca.

- O Rainha da Praia é um torneio que eu sempre gostei de jogar. E terei o maior prazer de jogar em Ipanema, no Rio, que é a minha casa. É uma disputa diferente, já que não jogamos com as nossas parceiras, mas com as rivais. Vai ser um torneio legal e o nível esta alto porque todo mundo está mais treinado. É uma coisa mais descontraída, mas todas são competitivas e querem ganhar, apesar de ter pressão. Eu espero conseguir o título, que eu ainda não tenho.
Estou muito feliz de estar melhorando, meu ombro está quase 100% recuperado - afirmou Maria. 

Maria Clara e Carol conquistam o Grand Slam de Moscou (Foto: Divulgação/FIVB)
Vice-campeãs do Circuito Mundial, 
irmãs levaram título inédito no 
Grand Slam de Moscou (Foto: 
Divulgação/FIVB)

Em boa fase no exterior, a dupla viveu altos e baixos no Circuito Brasileiro 2013/2014, encerrado em Maceió (AL). Em nove etapas, elas chegaram à final duas vezes, sendo campeãs no Rio e vice em João Pessoa (PB). No início do ano, as irmãs abdicaram de disputar a etapa de São Luís (MA) por conta de uma bursite aguda no ombro direito de Maria Clara. Mas ainda encontraram outras dificuldades pelo caminho que as deixaram fora da briga pelo título da temporada. Apesar dos contratempos, as cariocas terminaram em quarto lugar no ranking nacional.

Maria Clara Carol vôlei de praia rio de janeiro (Foto: Paulo Frank/CBV)Maria Clara e Carol conquistaram a etapa do Circuito Brasileiro no Rio (Foto: Paulo Frank/CBV)

- O ano passado foi muito feliz, foi o nosso melhor ano no Circuito Mundial, sem dúvidas. A próxima temporada será ainda mais difícil, porque precisamos evoluir e manter uma regularidade. Estamos treinando forte para a etapa de abertura do Circuito Mundial e para o Superpraia. Queremos começar bem o Circuito Brasileiro, mas ainda falta, é só em setembro. Vamos nos fortalecer, aparando as arestas. Ficamos meio soltas, não estávamos organizadas como sempre trabalhamos. Ainda estava com o ombro ruim, longe de 100%, jogando sem treinar. Me preocupei em ficar boa. Não conseguimos render no Brasileiro de uma maneira regular. Vamos buscar a regularidade na próxima temporada no Brasil e no Circuito Mundial - disse Maria Clara.

- Eu e a Maria já começamos a temporada do Brasileiro meio desestruturadas, sem um técnico fixo. Minha mãe (a ex-jogadora Isabel) até nos deu uma força, mas já não queria mais, tinha que tocar as coisas dela. Trabalhar com uma pessoa ao seu lado, com uma comissão a sua volta, faz toda a diferença, a confiança é outra. Ainda bem que fechamos com o Renato França - disse Carol, que gosta de praticar surfe nas horas vagas.

Após o Rainha da Praia e o Superpraia, de 9 a 13 de abril, em Salvador (BA), as irmãs entram na reta final da preparação do Circuito Mundial. A abertura da edição de 2014 será na China, no Open de Fuzhou, de 22 a 27 de abril. Na semana seguinte, Maria Clara e Carol disputam o Grand Slam de Xangai, entre os dias 29 de abril e 4 de maio.


Maria Clara e Carol vôlei de praia (Foto: Divulgação / CBV)
Ouro na etapa do Circuito Brasileiro no 
Rio, irmãs voltam a competir no 
"quintal de casa" (Foto: 
Divulgação / CBV)

Info_Rei-Rainha_PRAIA (Foto: Infoesporte)

Confira a tabela de jogos do Rainha da Praia 2014:

Bárbara / Talita X Maria Elisa / Carol
Ágatha / Taiana X Juliana / Maria Clara
Bárbara / Maria Elisa X Talita / Carol
Ágatha / Juliana X Taiana / Maria Clara
Bárbara / Carol X Maria Elisa / Talita
Ágatha / Maria Clara X Juliana / Taiana



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei-de-praia/noticia/2014/03/rainha-da-praia-irmas-maria-clara-e-carol-podem-se-enfrentar-pela-1-vez.html

Rio e Campinas tentam confirmar favoritismo e garantir vaga na semi

Times precisam vencer nesta sexta-feira para avançar na Superliga sem precisar de um terceiro duelo nas quartas de final


Por Rio de Janeiro

Dois times podem garantir, nesta sexta-feira, sua vaga na Superliga Feminina de vôlei. Para isso, Rio de Janeiro e Campinas precisam vencer respectivamente Pinheiros e São Caetano, que tentam forçar o terceiro duelo no confronto das quartas de final. O SporTV transmite as duas partidas, e o GloboEsporte.com acompanha o duelo entre cariocas e paulistas em Tempo Real.

Rio de Janeiro x Pinheiros
Volei - Pinheiros x Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Bufolin)Gabi é um dos destaques do Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Bufolin)

Atual campeão da Superliga, o Rio de Janeiro jogará com o apoio da torcida no Maracanãzinho, a partir das 19h. O técnico Bernardinho espera que suas comandadas encaixem o saque e acertem os passes para ter uma vitória mais tranquila em relação ao primeiro jogo contra o Pinheiros, quando as cariocas venceram no tie-break.

- Precisamos limitar as sequências de erros. Temos que procurar não tomar decisões erradas, como enfrentar um bloqueio desnecessariamente. Assim fazemos com que o principal fundamento do Pinheiros funcione. É importante também termos lucidez na relação saque/passe. Sacando bem, nosso sistema defensivo tem mais facilidade de atuar. Sabemos que temos uma deficiência no passe, mas também precisamos passar melhor, ter regularidade, para dar tranquilidade para nossas levantadoras. O que espero é que não concedamos pontos ao adversário facilmente. Não fez o passe perfeito, mas não leva o ponto. Isso é importante para ganharmos confiança - disse Bernardinho.

O Rio de Janeiro terá força máxima. A levantadora capitã Fofão pode voltar ao posto de titular no lugar de Roberta. Depois de fazer a diferença no primeiro duelo, as estrangeiras Mihajlovic e Sarah Pavan também estarão em quadra. Completam o time a ponteira Gabi, a líbero Fabi e as centrais Juciely e Carol.

Volei - Pinheiros x Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Bufolin)
Andréia é a veterana e líder do 
Pinheiros (Foto: Ricardo Bufolin)

O Pinheiros, por sua vez, acredita que pode conseguir a virada mesmo jogando fora de casa. O jovem time terá mais uma vez como destaque as ponteiras Ellen e Samara. Completam a equipe Lara, Vivian, Macris, a líbero Léia e a capitã Andréia, a veterana e líder do grupo.

- Não sinto um peso grande por ser a mais experiente. Hoje, na quadra, me sinto muito mais à vontade e confiante e devo isso à experiência que acumulei ao longo desses anos de vôlei. E confesso que gosto dessa responsabilidade. Tenho a sensação de que essa confiança que as meninas depositam em mim me move. Muitas vezes não é um ponto que preciso fazer, mas, sim, passar uma palavra de incentivo, uma cobrança ou uma orientação - disse Andréia.

São Caetano x Campinas
Tandara ponteira Campinas vôlei feminino (Foto: Felipe Christ / Amil)Após entorse no tornozelo, Tandara será reavaliada antes do jogo desta sexta (Foto: Felipe Christ/Amil)

Segundo colocado na fase de classificação, o Campinas tenta confirmar o favoritismo para depois tentar quebrar a hegemonia de Rio de Janeiro e Osasco, que fazem a final da Superliga desde a temporada 2004/2005. Para isso, um passo importante pode ser dado no confronto com o São Caetano, fora de casa, às 21h30m.
  
- Estamos em um mata-mata e temos que pensar jogo a jogo. Claro que temos o sonho de disputar uma final, mas a nossa decisão agora é contra o São Caetano. Ganhamos a primeira, mas não esperamos facilidades na casa deles, que têm um time que joga com muita velocidade no ataque. Precisamos jogar bem e sempre com atenção ao sistema defensivo - disse o técnico José Roberto Guimarães.

Depois de vencer por 3 a 0 no primeiro confronto, o Campinas pode ganhar o reforço de Tandara. A maior pontuadora da competição, que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo, será reavaliada antes da partida em São Caetano do Sul. Rosamaria está pronta para assumir o posto de oposta caso Tandara seja desfalque novamente. Completam a equipe Natália, Walewska, Kristin, Carol Gattaz, Claudinha e a líbero Michelle.

O São Caetano, por sua vez, acredita que o fator casa pode ser decisivo a seu favor. O técnico Hairton Cabral volta a montar o time com Roberta, Sabrina, Thaisinha, Silvana, Mara, Carol e a líbero Nine.

- O Campinas já entrou favorito na série e, depois da primeira vitória, ficou ainda mais. Porém, nós não vamos abandonar a disputa. Vamos lutar até o fim. Sabemos que é difícil, mas queremos tentar surpreender. Não jogamos o que poderíamos na primeira partida e trabalhamos bastante, especialmente a ansiedade e o nervosismo, já que muitas jogadoras nunca tinham disputado essa fase como titulares. Estou confiante de que agora vamos jogar melhor - disse Hairton Cabral.

Hairton Cabral, técnico do vôlei do São Caetano (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Técnico Hairton Cabral crê em 
evolução do São Caetano (Foto: 
Alexandre Arruda/CBV)


FONTE:

Osasco perde set, mas se recupera, bate Brasília e vai à semi da Superliga

Agora invicto há 28 partidas na competição, time de Sheilla e Thaisa espera o ganhador de Sesi-SP e Praia Clube para disputar uma vaga na grande decisão


Por Brasília

 
Já são 28 partidas sem perder e uma vaga na semifinal da Superliga feminina. Invicto na fase de classificação, o Osasco também passou ileso pelas quartas de final ao vencer nesta quinta-feira o Brasília por 3 sets a 1, com parciais de 19/21, 21/14, 21/8 e 21/10, no Ginásio de Taguatinga. (veja o vídeo com os melhores momentos do jogo). Com o triunfo, a equipe da Grande São Paulo fechou por 2 a 0 a série em melhor de três jogos, perdendo apenas um set, o da partida desta quinta.

Para chegar ao triunfo, o Osasco, das estrelas Sheilla e Thaisa, precisou acordar após um sofrível primeiro set. Depois do baque pelo revés na primeira parcial, só deu o time visitante, que espera na semi o vencedor do confronto entre Sesi-SP e Praia Clube. Algoz do Osasco na final do Sul-Americano de Clubes, no mês passado, o time paulistano lidera a série de quartas de final por 1 a 0 e vai à semifinal se vencer o segundo duelo, neste sábado, às 13h (horário de Brasília), no Ginásio Praia Clube, em Uberlândia (MG).

Osasco x Brasília Superliga (Foto: Joel Rodrigues/FotoJump/Divulgação)
Thaisa teve importante atuação na 
vitória do Osasco (Foto: Joel 
Rodrigues/FotoJump/Divulgação)

Muito bem na partida, a central Adenízia, que marcou 13 pontos (sete de ataque e seis de bloqueio), foi eleita a melhor jogadora em quadra, ganhando o Troféu VivaVôlei.

– Foi um jogo difícil, porque nossa equipe não conseguiu impor o ritmo desde o começo. Começamos meio devagar. No decorrer da partida, aí sim começamos a jogar nosso vôlei, mas isso não pode acontecer. Daqui para frente é pauleira, porque todo mundo vai lutar para ser campeão – disse Adenízia.

Pelo lado do Brasília, a veterana Érika lamentou a derrota e disse que o seu time poderia ter complicado a vida do invicto Osasco.

– Nós conseguimos aproveitar os erros delas no primeiro set, depois demos uma desconcentrada. Lutamos até o final, tivemos um pouco de desconcentração no último set. Acho que poderíamos ter dado mais trabalho – comentou ela.


O jogo
Disposto a não ser eliminado, o Brasília começou muito bem o jogo e não pareceu sentir o desfalque da ponta bicampeã olímpica Paula Pequeno. Contando com bons ataques das veteranas Érika e Dani Scott, o time da casa também aproveitou erros tolos de Osasco para saltar na frente do placar. Um pouco desconcentrado, o poderoso Osasco não conseguia neutralizar as jogadas da levantadora Flavinha, substituta da lesionada Claudia Adão. Em uma parada técnica, o técnico Luizomar de Moura pediu que a equipe paulista ficasse mais ligada na partida, caso contrário Brasília iria se empolgar com o apoio da torcida e vencer o primeiro set. Ele tinha razão.  Medalhista de bronze olímpica em Sydney 2000, Érika encaixou bons saques e o Brasília abriu seis pontos (16 a 10). Após alguns vacilos de Brasília, Thaisa e Adenízia fizeram boas jogadas e o Osasco encostou no placar (19 a 18). Mas o set era para ser mesmo das mandantes. Ju Maranhão acertou uma bela paralela e, depois, Érika bloqueou para o Brasília vencer o primeiro set por 21/19, em pouco menos de 25 minutos de jogo.

Na virada para o segundo set, Luizomar chamou a atenção das suas comandadas e a bronca deu resultado imediato. Com a manutenção da reserva Gabi no lugar da italiana Caterina na ponta, o Osasco demonstrou uma postura muito superior em quadra e aproveitou todos os seus ataques para abrir 7 a 1 no placar antes da primeira parada técnica. Preocupado, o experiente treinador do Brasília, Sérgio Negrão, pediu que o seu time atacasse a bola entre Sheilla e Thaisa. Ligadas em quadra, as visitantes não deram espaço para que a tática desse certo.  A melhor equipe da competição ficou esperta na defesa e contou com erros da rival para caminhar tranquilo rumo ao triunfo na parcial. Melhor sacadora desta Superliga, Sheilla teve uma ótima passagem no saque e deixou Osasco com bela vantagem (18 a 9). 

Apesar de uma boa reação do Brasília, o set tinha dono. Thaisa soltou o braço e cravou a bola na quadra para empatar o jogo: 21/14.

Osasco x Brasília Superliga (Foto: Joel Rodrigues/FotoJump/Divulgação)
Bloqueio foi uma das maiores armas do 
Osasco na partida (Foto: Joel 
Rodrigues/FotoJump/Divulgação)

Totalmente recuperado da fraca atuação no primeiro set, o Osasco repetiu o roteiro da segunda parcial e iniciou muito bem o terceiro set. Contando com uma recepção ruim do Brasília, o time de Luizomar de Moura tinha facilidade para armar os seus contra-ataques. Assim, Sheilla cresceu no jogo. A oposta, além de defender bons contra-ataques e dar passes açucarados, aproveitava a boa atuação da levantadora Fabíola para cravar bolas no fundo de quadra com extrema facilidade.  Quem também não deixava por menos era a central Thaisa, que vive grande fase.  Arrumado taticamente, o Osasco não errava seus ataques. Cabia ao Brasília fazer mudanças, como forçar mais o saque e trocar sua central e uma ponta. Mas a modificação parou no bloqueio do Osasco, que estava muito bem, principalmente com Adenízia que parou Ju Maranhão duas vezes quase seguidas. Com tantos destaques individuais e com sete pontos de bloqueio, o favorito ao título da Superliga feminina venceu o terceiro set por inquestionáveis 21/8.

O quarto set foi uma lavada de Osasco. Funcionando quase como uma engrenagem, as meninas esbanjaram confiança e viraram bola atrás de bola com extrema facilidade. O placar rapidamente estava 10 a 3. Perdido, o Brasília ajudava o adversário cometendo erros atrás de erros. Satisfeito, o Osasco começou a jogar como quis. Alternava jogadas e se dava ao luxo até de errar alguns ataques tranquilos. Quem também não brilhava pôde aparecer, como a sérvia Sanja, que chegou a dez pontos na partida. Até a levantadora reserva Ana Maria teve os seus raros minutos em quadra e foi bem. Com tudo isso, o Osasco fechou o jogo com uma tranquila vitória por 21/10 na parcial final, após o time desperdiçar nada menos do que cinco match points. As meninas vibraram muito com a vaga na semifinal da Superliga.


FONTE:

De virada, Nishikori surpreende Federer e encara Djoko na semi

Após eliminar Dimitrov e Ferrer, japonês derruba o ex-número 1 do mundo e segue vivo na luta pelo título do Masters 1.000 de Miami


Por Miami, EUA



Vindo de duas vitórias importantes (contra o búlgaro Grigor Dimitrov naterceira rodada e o espanhol  David Ferrer nas oitavas de final), Kei Nishikori aprontououtra na noite desta quarta-feira no Estados Unidos 
(já madrugada de quinta no Brasil). De virada, o japonês derrotou Roger Federer por 2 sets a 1 e garantiu presença nas semifinais do Masters 1.000 de Miami.

O próximo desafio do atrevido Nishkori (21º do ranking da ATP) será o sérvio Novak Djokovic (2°), que eliminou mais cedo o britânico Andy Murray (6º) por categóricos 2 a 0, parciais de 7/5 e 6/3. O SporTV2 transmite ao vivo o Masters 1.000 de Miami.


tenis Nishikori (Foto: Reuters)
Nishikori não se intimidou com Federer 
e passou às semis em Miami 
(Foto: Reuters)


O jogo
Com uma esquerda na rede, Federer desperdiçou um break point no quarto game. Ele ainda teve uma outra chance de quebra no game e foi beneficiado com um erro de Nishikori, que atacou para fora uma devolução de saque do suíço que quicou próxima da rede. Até o sexto game, Federer tinha um índice baixo de saque no primeiro serviço (menos de 40%) Sem encaixar a reposição de bola, o suíço pontuou apenas uma vez no sétimo game e viu o oponente devolver a quebra: 4/3. O ex-número 1 do mundo, porém, nem precisou se preocupar com o empate. Pressionando o adversário para o fundo da quadra, Federer obteve mais uma quebra e chegou ao 5/3. Apesar da dupla falta no triplo set point, o suíço fechou o set com um forte saque que Nishikori não conseguiu rebater.

No segundo set, Federer já começou com quebra no terceiro game: maltratou o adversário de um lado a outro da quadra para alcançar o break point e o converteu com uma bola do japonês para fora. Quando não cometia erros bobos, Nishikori dava trabalho ao ex-número 1 do mundo e foi assim que ele devolveu a quebra logo na sequência: 2/2. Federer voltou a ser quebrado logo depois de conquistar uma quebra: 4/4. E Nishikori cresceu no momento em que o suíço demonstrou menos convição nos ataques. O japonês adquiriu um duplo set point em cima do saque de Federer e matou a parcial com uma bola do suíço na rede. Ao final do set, ambos os tenistas se dirigiram aos vestiários.

tenis Federer (Foto: Getty Images)
O suíço deu adeus ao título do Masters 
1.000 (Foto: Getty Images)

A parcial decisiva foi marcada pelo equilíbrio. Federer e Nishikori defenderam com eficiência seus serviços até o décimo game, quando o japonês quebrou o saque do ex-número 1 do mundo e decidiu a parada, vencendo o set por 6/4 e carimbando seu passaporte às semifinais do Masters 1.000 de Miami.

Confira a tabela do Masters 1.000 de Miami (horários de Brasília):

Quarta-feira, dia 26
Andy Murray (GBR) 0 x 2 Novak Djokovic (SER) - 5/7 e 3/6
Roger Federer (SUI) 1 x 2 Kei Nishikori (JAP) - 6/3, 5/7 e 4/6


Quinta-feira, dia 27
16h - Alexandr Dolgopolov (UCR) x Tomas Berdych (TCH)
20h - Rafael Nadal (ESP) x Milos Raonic (CAN)


Sexta-feira, dia 28
Semifinais, a partir de 16h
Kei Nishikori (JAP) x Novak Djokovic (SER)
Rafael Nadal (ESP) ou Milos Raonic (CAN) x Alexandr Dolgopolov (UCR) ou Tomas Berdych (TCH)


Domingo, dia 30
15h30m - Final



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2014/03/de-virada-nishikori-surpreende-federer-e-encara-djoko-na-semi.html

Serena Williams vira, amplia freguesia de Sharapova e busca título em Miami

Americana larga atrás nos dois sets, mas se aproveita de fragilidade da russa para avançar à final do torneio, onde pega a vencedora do duelo entre Na Li e Cibulkova


Por Miami, EUA


Serena Williams  (Foto: Getty Images)Serena Williams vibra muito (Foto: Getty Images)

A bela campanha de Maria Sharapova em Miami não resistiu à Serena Williams. No início dos dois sets, a russa deu indícios de que poderia enfim quebrar o jejum de vitórias de quase dez anos diante da americana. Mas, nos momentos decisivos, a fragilidade emocional da russa e a potência dos golpes da número 1 do mundo fizeram a diferença. Após sair atrás no placar nas duas parciais, Serena derrotou a musa e avançou à final do WTA de Miami. Em busca de seu sétimo título no torneio americano, ela enfrentará na decisão, no sábado, a vencedora do confronto entre a chinesa Na Li e a eslovaca Dominika Cibulkova, que duelam em Key Biscayne ainda nesta quinta-feira, à noite.

- Eu nem acredito. Adoro jogar em Miami, é minha casa. Não foi fácil, ela (Sharapova) jogou muito bem. Eu decidi que deveria fazer melhor e focar - disse Serena, em entrevista ainda em quadra.

Com o triunfo desta quinta, Serena ampliou a freguesia de Sharapova. Em 18 confrontos, a americana venceu 16. A última vez que a russa comemorou diante da atual líder do ranking da WTA foi em novembro de 2004, ao virar sobre a americana no WTA Championship, nos Estados Unidos.

Serena Williams  (Foto: Getty Images)
Serena Williams se estica toda: duas 
viradas selam ida para a final em 
busca do sétimo título em Miami 
(Foto: Getty Images)

Serena vira duas vezes
Serena quase pagou caro pelas chances desperdiçadas no início do jogo. Já no primeiro game a americana teve duas chances de quebrar o serviço de Sharapova, mas a russa se safou com um winner na paralela e com um erro não forçado da rival. Quando foi sacar, a número 1 do mundo também mostrou irregularidade no primeiro serviço e penou para confirmar o game. No ponto seguinte, Sharapova voltou a salvar dois break points e ganhou confiança para, no quarto game, quebrar o saque da líder do ranking.

Quando o placar marcou 4 a 1 e o cenário parecia perfeito para Sharapova, Serena se encontrou na partida. Com mais mobilidade em quadra e mais subidas à rede, a americana pressionou a russa e ganhou terreno. Confirmou o serviço e, com dois break points a favor, desta vez aproveitou a oportunidade. Com um ace no game seguinte, veio o empate em 4 a 4, e uma série de bolas na rede de Sharapova deu a virada à Serena. Sacando para fechar o set, a número 1 foi fatal. Três pancadas desestabilizaram a russa e selaram a brilhante reação: 6/4.

Sharapova Miami (Foto: AP)A frustração de Sharapova: erros selam virada e dão sets de presente para Serena  (Foto: AP)

A pausa entre uma parcial e outra mudou mais uma vez o cenário da partida. 
Com os nervos sob controle, Sharapova voltou a se impor e foi construindo sua vantagem ponto a ponto. Serena, por sua vez, pecou no saque e na pontaria. Com um erro não forçado, cedeu a quebra para a russa, que abriu 2 a 0. A felicidade da musa, porém, durou pouco. Serena ganhou moral no próprio serviço e se aproveitou da fragilidade psicológica da rival que, após ter um duplo game point, cedeu a quebra em uma dupla falta. O empate da americana veio em devolução para fora de Sharapova.

Após uma confirmação de serviço para cada lado, Serena assumiu a liderança do placar pela primeira vez no set ao quebrar o serviço de Sharapova no sétimo game. No oitavo, a russa até ameaçou uma recuperação, mas a mão calibrada no saque fez a americana ampliar a vantagem para 5 a 3. No momento crucial para a definição da partida, mais uma vez Sharapova falhou.

 Com 40 a 0 no game, a musa abusou dos erros e cedeu a improvável virada. Em uma bola na rede, a russa deu mais uma vitória – a 16 em 18 confrontos – para a americana: 6/3.

Serena Williams tênis contra Sharapova Miami (Foto: Reuters)
Serena Williams fala com Sharapova 
ao final da partida em Miami: 
americana tem supremacia 
no duelo (Foto: Reuters)


FONTTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/03/serena-williams-vira-amplia-freguesia-de-sharapova-e-busca-titulo-em-miami.html

Problemas no Brasil podem fazer Fifa mudar planejamento para a Rússia

Questão envolvendo estádios privados e estruturas temporárias são as principais questões que a entidade deve rever para competições futuras


Por Rio de Janeiro


jerome valcke coletiva fifa copa do mundo 2014 (Foto: Wilton Junior/Agência Estado)Valcke admite mudanças nas regras para Copa de 2018 (Foto: Wilton Junior/Agência Estado)

A 77 dias da abertura da Copa do Mundo, a Fifa já enfrentou diversos tipos de problemas com atrasos e prazos. Foi assim com os seis estádios da Copa das Confederações – em sua maioria concluídos às vésperas do torneio – e está sendo assim para a Mundial. Das 12 arenas da Copa, apenas Mineirão e Castelão foram entregues dentro do prazo inicial. 

Além dos atrasos nas obras, uma nova questão surgiu nos três estádios privados da Copa do Mundo (Arena Corinthians, Beira-Rio e Arena da Baixada): as estruturas temporárias. Os clubes - proprietários dos estádios – não admitem arcar com os custos de equipamentos necessários somente para os torneios (áreas de imprensa, tecnologia e segurança privada), apesar de terem assinado o compromisso quando se colocaram à disposição para receber os jogos.  Os constantes impasses em relação ao assunto devem fazer com que a Fifa mude o cenário para as próximas Copas, começando pela Rússia, em 2018.


valcke
Secretário da Fifa fala sobre estruturas temporárias

Valcke
Dirigente elogia andamento das obras da Arena da Baixada

governo
Luís Fernandes fala sobre ritmo das obras em Curitiba


- Esse foi um grande problema que enfrentamos no Brasil. Essas responsabilidades (estruturas temporárias) são conhecidas há muito tempo. Todas as cidades-sedes assinaram os documentos. Vamos descobrir um jeito diferente de trabalhar no Rússia, que também terá 12 sedes. Na Rússia esse problema deverá ser minimizado, uma vez que teremos apenas um estádio privado. Os demais são todos do governo. Estádios privados não querem pagar por estruturas temporárias. Temos que achar um outro jeito daqui para frente – disse Jérôme Valcke, após reunião com membros do governo federal e do Comitê Organizador Local (COL), nesta quinta-feira, no Maracanã, no Rio de Janeiro.



saiba mais

Às vésperas da Copa do Mundo, Valcke reconheceu que os muitos atrasos não eram esperados e que, de alguma forma, podem comprometer para a Copa do Mundo. Apesar de tudo, o secretário-geral da Fifa  disse que todos se uniram e estão correndo atrás do tempo perdido para entregar tudo em perfeitas condições. Mesmo assim, reconhece que o Brasil não pode servir de exemplo para as próximas competições. 

- Nunca direi que tudo está ok, pois outros países dirão: “Por que temos que entregar os estádios seis meses antes, se no Brasil entregaram 15 dias antes da Copa?”. Não foi o ideal, mas estamos encarando os desafios e trabalhando muito para termos as 12 cidades-sede no Mundial.

Por fim, Jérôme Valcke reiterou que a decisão de manter Curitiba na Copa do Mundo foi acertada. O dirigente, no entanto, afirmou que a Copa do Mundo não está livre de problemas, principalmente por conta da falta de testes suficientes nos estádios antes do Mundial.

- Sempre que falo alguma coisa, vocês já reclamam de mim. Imaginem se eu tirasse Curitiba da Copa. Eu seria considerado a pior pessoa do mundo (risos). Quando uma cidade é aprovada para receber jogos da Copa do Mundo, só uma catástrofe tira essa cidade do torneio. Mas para se ter uma Copa, são necessários estádios. Curitiba deu problema, mas hoje está correndo tudo bem. São coisas que podem acontecer. É um desafio. Não ficamos em Zurique com um mapa dizendo que tal cidade está dentro e a outra está fora. É um trabalho de equipe. É claro que estamos atrasados. Temos desafios, muito trabalho e corremos alguns riscos por falta de testes. 

Após uma semana em reuniões no Rio de Janeiro, Jérôme Valcke retorna ao Brasil no final de abril para visitar cidades e estádios da Copa do Mundo.


Arena Corinthians (Foto: Marcos Ribolli/GloboEsporte.com)
Apesar da confiança de que tudo ficará 
pronto, Valcke reclamou do impasse 
 sobre as estruturas temporárias no 
Brasil. Arena Corinthians é um dos 
 estádios com problemas neste item 
(Foto: Marcos Ribolli/
GloboEsporte.com)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/03/problemas-no-brasil-podem-fazer-fifa-mudar-planejamento-para-russia.html

Em visita ao País Basco, ex-presidente Lula conhece o estádio do Athletic

Antecessor de Dilma recebe camisa do clube e retribui com outra da seleção brasileira


Por Bilbao, Espanha


Em visita ao País Basco, na Espanha, para uma palestra, o ex-presidente do Brasil Luis Inácio Lula da Silva esteve no San Mamés, estádio do Athletic de Bilbao, na manhã desta quinta-feira. Acompanhado pelo presidente de uma empresa energética da região, Lula foi recebido pelo mandatário do clube, José Urrutia, de quem recebeu uma camisa personalizada do Athletic - e retribuiu com uma da seleção brasileira.

Lula no estádio do Athletic de Bilbao (Foto: Reprodução / Site oficial Atletico Bilbao)
Lula recebe camisa personalizada no 
San Mamés (Foto: Reprodução / Site 
oficial Atletico Bilbao)

Lula conheceu toda a sede do clube, sendo apresentado a uma parede repleta de fotografias de ídolos históricos do Athletic - clube considerado um dos grandes divulgadores da identidade basca, assim como o Barcelona é para a Catalunha. Depois, foi ao gramado do estádio, que tem capacidade para cerca de 39 mil pessoas.

No próximo sábado, o San Mamés será palco de uma partida que pode alterar a ponta da classificação do Campeonato Espanhol: o Athletic receberá o líder Atlético de Madrid, que está apenas um ponto acima do Barcelona.

Lula no estádio do Athletic de Bilbao (Foto: reprodução / site o)
Lula entrega camisa da seleção 
brasileira a presidente do 
Athletic (Foto: Reprodução
/Site oficial do Athletic 
de Bilbao)

Lula no estádio do Athletic de Bilbao (Foto: Reprodução / Site oficial Atletico Bilbao)
Ex-presidente conversa com Urrutia e 
presidente de empresa de energia 
(Foto: Reprodução/Site oficial do 
Athletic de Bilbao)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2014/03/em-visita-ao-pais-basco-ex-presidente-lula-conhece-o-estadio-do-athletic.html

Pacotão do Grêmio: vitória tem briga, muito bate-boca e golaços polêmicos

Tricolor bate Brasil de Pelotas e vai à final em jogo de lances ríspidos e reclamações com a arbitragem e até cadeiras arrancadas da Arena na área da torcida visitante


Por Porto Alegre

CARROSSEL - Pacotão Grêmio Brasil de Pelotas (Foto: Editoria de arte)Grêmio e Brasil-Pel fizeram jogo pegado(Foto: Editoria de arte)

O Grêmio obteve uma vitória suada e cheia de tensão contra o valente Brasil de Pelotas, na noite de quarta-feira. A classificação para final do Gauchão 2014 veio com um 2 a 1, marcado por jogadas polêmicas e brigas entre os jogadores das duas equipes.

No início do jogo, uma falta dura sofrida por Dudu foi motivo de muitos protestos dos gremistas. Rhodolfo e Barcos eram os mais exaltados. O Pirata ainda protagonizou uma longa discussão com o volante Leandro Leite. O Xavante ainda reclamou muito de um impedimento assinalado no final do primeiro tempo. Na jogada, Wellington marcou de bicicleta, mas o árbitro flagrou um jogador à frente da zaga. Nada, no entanto, seria mais lamentado do que o gol de Luan. Segundo os visitantes, fora marcado de maneira irregular.

Confira os momentos que marcaram o confronto desta quarta à noite:

barcos x leandro leite

No início do segundo tempo, Barcos e Leandro Leite tiveram longa discussão depois de falta em Túlio Souza, quase um 'D.R.'. Os jogadores tiveram que ser contidos pelos companheiros. A dupla já tinha protagonizado confusão no primeiro tempo depois de Dudu sofrer falta.

cONFUSÃo sem cartão

Após contra-ataque do Brasil-Pel, Dudu recupera a bola e é derrubado por dois adversários. Os gremistas não gostam do lance e partem cobram uma atitude do bandeira. Na confusão, jogadores das duas equipes trocando empurrões. O árbitro ficou só na conversa e não deu cartão para nenhum atleta.

golaço que não valeu

Aos 45 minutos, a zaga do Brasil-Pel mandou um balão para a área, e Washington emendou de bicicleta. A bola vai para as redes, mas havia um impedimento na origem. Após o lance, os jogadores do Xavante reclamaram muito com o árbitro Fabrício Corrêa. 

golaço que valeu

Se a bicicleta não valeu, outro lance bonito acabou surtindo efeito. Aos três minutos do segundo tempo, Luan deu bela arrancada, driblou com habilidade o goleiro e rolou para o gol. Um belo gol. Na origem do lance, no entanto, Luan só havia resgatado a bola após o xavante Wender chutá-la sobre o seu braço. É falta ou não? O árbitro mandou seguir. E valeu o gol.

cadeira na mão?

Fora de campo, a torcida do Brasil de Pelotas fez bonito: compareceu a Arena e apoiou o time do início ao fim. Mas há de se lamentar um episódio ocorrido em meio aos xavantes. Alguns torcedores exibiram cadeiras quebradas do estádio.


Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/campeonato-gaucho/noticia/2014/03/pacotao-do-gremio-vitoria-tem-briga-muito-bate-boca-e-golacos-polemicos.html

Pacotão do Inter: Inacreditável FC, mão 'boba' e lançamento ao bandeira

Vitória colorado sobre o Caxias, que levou o time à final, ainda teve dois gols de Wellington Paulista e o fez alcançar Rafael Moura na artilharia em 2014


Por Porto Alegre

CARROSSEL - Pacotão INternacional e Caxias (Foto: Editoria de arte)Inter tem vaga tranquila contra o Caxias no Vale (Foto: Editoria de arte)

Antes da partida desta quarta, o Inter rechaçava o papel de favorito e esperava um Caxias melhor do que no primeiro confronto entre duas equipes na primeira fase do Gauchão. Na ocasião, os colorados venceram por 4 a 0 na estreia do novo Beira-Rio. 

Mas a verdade é que o Inter novamente mandou na partida contra o time da Serra e obteve outro placar elástico. Nos 3 a 0, destaque para o artilheiro Wellington Paulista, que balançou a rede duas vezes. Teve ainda Fabrício perdendo gol sem goleiro e uma inversão de jogo no mínimo estranha de Paulão. Pelo menos, Juan honrou a zaga colorada e, em dois carrinhos, exibiu um tempo de bola perfeito, desarmando dois jogadores do Caxias em sequência.

Confira os lances que o GloboEsporte.com selecionou da partida:

GOLEADOR DA NOITE


Wellington Paulista substituiu o lesionado Rafael Moura nas últimas duas partidas e não deixou os colorados nem sentiram saudades do artilheiro da temporada com sete gols. Foi um gol contra Cruzeiro-RS no último sábado e dois na noite desta quarta contra o Caxias. Alcançou He-Man no número de gols em 2014. 

passe para o bandeira

Paulão recebeu bola na direita e inverteu para Fabrício. O passe não foi ruim. Foi péssimo. A bola saiu pela lateral. Sorte do zagueiro que não gerou chance de gol para o Caxias. Fica mesmo o constrangimento pela falta de técnica no lance. E um alerta para o Gre-Nal.

CARRINHOS DE JUAN

Juan pode não ser mais o grande zagueiro titular do Brasil em duas Copas do Mundo, mas ainda esbanja categoria e ótimo de tempo de bola. Na partida, deu dois carrinhos em sequência e evitou o ataque do Caxias. Experiência é tudo.

INACREDITÁVEL FC

Fabrício tem se destacado pelas gols e belas atuações que levaram o levaram até ser cogitado na Seleção, segundo o comandante Abel Braga. Mas, na partida desta quarta, perdeu uma chance de gol inacreditável. Depois do cruzamento de Paulão, que se recuperara do lançamento errado, o jogador cabeceou para fora dentro da pequena área (e sem goleiro). 

polÊMICA DA NOITE
Aos 36 minutos da primeira etapa, Alisson emendou uma bicicleta e a bola bateu no braço de Paulão. O juiz Jean Pierre Lima interpretou que o zagueiro do Inter não teve a intenção. O jogo seguiu para protesto da torcida do Caxias.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/campeonato-gaucho/noticia/2014/03/pacotao-inter-inacreditavel-fc-mao-boba-e-lancamento-para-o-bandeira.html

Seedorf valoriza 'raça', rebate críticas e adota discurso humilde: 'Posso errar'

Técnico intensifica marcação, e Milan chega a cometer 30 faltas contra a Fiorentina. Comandante rossonero desabafa: 'Coisas falsas foram ditas para criar polêmica'


Por Florença, Itália

Depois de quatro rodadas sem vencer, o Milan superou a Fiorentina por 2 a 0 nesta quarta-feira e ganhou fôlego em meio à crise que assola o clube. Orgulhoso do elenco rossonero, o técnico Clarence Seedorf exaltou o comportamento do time no estádio Artemio Franchi. 
  
Seedorf milan e Fiorentina (Foto: Agência AP)
Seedorf aplaude os jogadores do Milan 
na vitória sobre a Fiorentina: 
'Mostraram que têm coração'
 (Foto: Agência AP)


saiba mais
- Foi uma vitória para o Milan e para todos os torcedores. Os jogadores mostraram que têm coração. Foi uma belíssima vitória. O time teve raça e reagiu. Gostei do desempenho, da maneira como se comportaram. Estão de parabéns. 
  
Além da boa atuação de Mario Balotelli, que marcou o segundo gol e cobrou falta que deu origem ao primeiro, o Milan contou com uma mudança de postura para vencer a partida. Seedorf intensificou a marcação para segurar o time de Florença, que atuava com o apoio de sua torcida. Ao todo, o clube de Milão cometeu 30 faltas, o maior número registrado por uma equipe em um único jogo do “calcio” nesta temporada. 
  
MExes e balotelli milan gol Fiorentina (Foto: Agência Reuters)
Balotelli cumprimenta Mexes depois 
do primeiro gol do Milan diante da 
Fiorentina (Foto: Agência Reuters)

Quanto às críticas recebidas nos últimos dias, o comandante disse que não se importa.
  
- Muitas coisas falsas foram ditas apenas para criar polêmica. Não me incomoda por que o meu objetivo é melhorar a equipe. Minha consciência está tranquila. Tenho muito o que aprender e sei que posso cometer erros. 
  
Seedorf aproveitou para dedicar o bom resultado a um amigo que morreu em um acidente de moto em 2014. 
  
- Dedico a vitória ao Claudio Lippi, repórter do Canal Milan que nos deixou no ano passado - concluiu.


FONTE:

Telão testado e lanchonete em obras: a Baixada às vésperas do jogo-teste

Estádio do Atlético-PR tem várias obras concluídas e algumas ainda inacabadas. Reinauguração, com jogo-treino contra o JMalucelli, está marcada para sábado

Por Curitiba

Imagem aérea da Arena da Baixada, do Atlético-PR, em março de 2014 (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Alexandre Carnieri/Studio Gaea)Arena será reinaugurada sábado (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Alexandre Carnieri/Studio Gaea)

A Arena da Baixada, casa do Atlético-PR que será reaberta no sábado, com um jogo-treino contra o JMalucelli, tem várias obras já concluídas, mas algumas ainda inacabadas. As 10 mil pessoas convidadas ou sorteadas para a reinauguração do estádio poderão ver, por exemplo, os dois telões com imagem em alta definição já instalados. Por outro lado, deverão encontrar as lanchonetes fechadas - ou, pelo menos, com improvisações. A expectativa do clube é de que tudo esteja pronto apenas no fim de abril. A Fifa exige que o estádio esteja 100% até o dia 15 de maio.

Até lá, o Rubro-Negro terá tempo para concluir as lanchonetes. Atualmente, elas estão vazias. Precisam receber geladeiras, chapas, fornos, micro-ondas, pias... Outra obra ainda em andamento na nova Arena são as instalações para a imprensa. O prédio metálico, com entrada na Rua Brasílio Itiberê, ainda está sendo montado. Até por isso, segundo o clube, os jornalistas não poderão acompanhar o evento-teste de sábado. Essas obras, porém, devem ser concluídas a tempo da Copa do Mundo de 2014.

Enquanto algumas obras estão em andamento, outras estão prontas. É o caso dos dois telões, instalados atrás dos gols e já testados. Na quarta-feira, eles exibiam o símbolo do Atlético-PR e a imagem do Fuleco, tatu-bola mascote do Mundial. As catracas também já estão colocadas. O clube não informa se elas já serão usadas no sábado. Os banheiros já têm pias. As caixas de incêndio estão instaladas, faltando apenas as mangueiras.

Telão da Arena da Baixada, do Atlético-PR (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)
Telão da Arena da Baixada exibe o 
símbolo do Atlético-PR (Foto: Site
 oficial do Atlético-PR/Divulgação)

A instalação das cadeiras também avança em ritmo acelerado. No último sábado, o número já era de 25 mil. O estádio terá capacidade para 43.981 pessoas. Os assentos da área VIP, no setor Brasílio Itiberê, já estão sendo colocados. As placas de informação sobre cada setor, também. Antes, o Atlético-PR já tinha instalado as poltronas no banco de reservas e as câmeras de segurança na Arena da Baixada.

A previsão inicial era de que o estádio fosse reaberto em março do ano passado. Mas dificuldades financeiras e atrasos no repasse de empréstimos por falta de garantia ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) adiaram a reinauguração em exatamente um ano. O local vai receber quatro jogos da Copa, todos pela primeira fase. O primeiro será entre Irã e Nigéria, no dia 16 de junho. Os outros serão Honduras x Equador (dia 20 de junho), Austrália x Espanha (dia 23) e Argélia x Rússia (dia 26).

Confira, a seguir, mais imagens da Arena da Baixada:

Catracas da Arena da Baixada, do Atlético-PR (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)
Catracas são instaladas (Foto: Site 
oficial do Atlético-PR/Divulgação)

Área VIP da Arena da Baixada, do Atlético-PR (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)
Área VIP já tem algumas cadeiras 
(Foto: Site oficial do Atlético-PR
/Divulgação)

Área VIP da Arena da Baixada, do Atlético-PR (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)
Área fica no setor Brasílio Itiberê 
(Foto: Site oficial do Atlético-PR
/Divulgação)

Informação sobre setores da Arena da Baixada, do Atlético-PR (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)
Operários instalam placas com 
informação sobre setores 
(Foto: Site oficial do 
Atlético-PR/Divulgação)

Piás do banheiro da Arena da Baixada, do Atlético-PR (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)
Banheiro da Arena da Baixada já tem 
pias (Foto: Site oficial do Atlético-PR
/Divulgação)

Lanchonete da Arena da Baixada, do Atlético-PR (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)
Lanchonetes da Arena da Baixada 
ainda estão vazias (Foto: Site 
oficial do Atlético-PR
/Divulgação)


Instalação das caixas para mangueira de incêndio da Arena da Baixada, do Atlético-PR (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)
Caixa é instalada: falta a mangueira de 
incêndio (Foto: Site oficial do Atlético-
PR/Divulgação)

Telão da Arena da Baixada, do Atlético-PR (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)
Visão geral da Arena, com o Fuleco no 
telão (Foto: Site oficial do Atlético-PR
/Divulgação)

Imagem aérea da Arena da Baixada, do Atlético-PR, em março de 2014 (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Alexandre Carnieri/Studio Gaea)
Arena terá capacidade para 43.981 
pessoas (Foto: Site oficial do Atlético-
PR/Alexandre Carnieri/Studio Gaea)

Imagem aérea da Arena da Baixada, do Atlético-PR, em março de 2014 (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Alexandre Carnieri/Studio Gaea)
Primeiro evento-teste está marcado 
para sábado (Foto: Site oficial do 
Atlético-PR/Alexandre Carnieri
/Studio Gaea)

Imagem aérea da Arena da Baixada, do Atlético-PR, em março de 2014 (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Alexandre Carnieri/Studio Gaea)
Arena vai receber quatro jogos da 
Copa do Mundo (Foto: Site oficial 
do Atlético-PR/Alexandre 
Carnieri/Studio Gaea)


FONTE: