domingo, 9 de março de 2014

Em dia inspirado de Thaísa, Osasco domina o Brasília e mantém os 100%

Fora de casa, time paulista vence por 3 sets a 1, com parciais de 21/16, 21/16, 16/21 e 21/16. Brasília desperdiça chance de ir aos playoffs - derrota no tie break daria vaga

Por Brasília, DF
 
 
O passado voltou a assombrar o Brasília na Superliga feminina. Após perder para o Osasco no primeiro turno por 3 a 0, o time candango recebeu o líder do torneio para uma revanche que valia a classificação para os playoffs. A missão era somar pelo menos um ponto. Bastava uma derrota no tie break para manter vivo o sonho de Paula Pequeno e companhia. Diante de sua torcida, que lotou o ginásio do Sesc Taguatinga, o Brasília venceu o terceiro set da partida com grandes defesas e, por pouco, não cumpriu a sua meta. Mas esbarrou em uma inspirada central e no entrosamento time paulista, que mostrou um belo repertório de jogadas. Em um dia de brilho de Thaísa, que marcou 17 pontos, sendo 10 de ataque e sete de bloqueio, o Osasco venceu as donas da casa por 3 sets a 1, com parciais de 21/16, 21/16, 16/21 e 21/16.

Apesar do revés, a classificação do Brasília está próxima. O time paulista, por sua vez, venceu o seu 25º jogo disputado até o momento, mantendo o recorde de invencibilidade no torneio. Eleita a melhor jogadora em quadra, a levantadora Fabíola teve a oportunidade de voltar a jogar no clube onde começou no vôlei.

Comecei a jogar aqui no Sesi, com 11 anos, então, neste momento, volta o começo de toda a história. Estou muito feliz de retornar ao clube que abriu as portas para mim e por Brasília voltar a ter uma equipe na Superliga. O jogo de hoje foi muito importante. O Osasco quer crescer mais, melhorar mais, então, independentemente de estar em primeiro, tem essa responsabilidade
Fabíola
 
- Comecei a jogar aqui no Sesi, com 11 anos, então, neste momento, volta muita coisa do começo de toda a história. Estou muito feliz de retornar ao clube que abriu as portas para mim e por Brasília voltar a ter uma equipe na Superliga. O jogo de hoje foi muito importante. O Osasco quer crescer mais, melhorar mais, então, independentemente de estar em primeiro, tem essa responsabilidade - explicou Fabíola.

Na última rodada do segundo turno, o Osasco fará o grande clássico da Superliga feminina, contra o Rio de Janeiro. O confronto será na sexta-feira, às 21h30h (de Brasília), no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ). O Brasília receberá o Campinas (SP) no mesmo dia e no mesmo horário, novamente em casa.


O jogo

thaisa brasilia x osasco volei (Foto: Bruno Spada/FotoJump/Divulgação)Thaísa e Fabíola no bloqueio contra o Brasília (Foto: Bruno Spada/FotoJump/Divulgação)
 
Superior tática e tecnicamente, o Osasco controlou as ações no primeiro set. Em um dia inspirado de Thaísa, que anotou sete pontos na parcial, sendo cinco de ataque, e ainda pegou dois bloqueios, o time comandado por Luizomar de Moura abriu 16 a 11, mesmo errando o saque quatro vezes. O Brasília se organizou, esboçou uma reação e cresceu nos pontos de bloqueio de Dani Scott, mas teve dificuldade para superar o rival. Confortável no placar, o Osasco não mudou a sua postura e seguiu jogando em alto nível. Com tranquilidade, fechou em 21 a 16. 

O segundo set começou equilibrado. O Brasília ainda liderou no início (4 a 3), mas o Osasco retomou o controle do jogo, com boas jogadas de Sheilla, aliadas a saques de força e efeito de Thaisa: 12 a 10. Dani Scott e Erika frearam as adversárias com duas cortadas potentes. O ace de Elisangela também manteve as donas da casa vivas na disputa. Mas o dia era do Osasco, que abriu uma vantagem de cinco pontos (19 a 14) com um ataque de Gabi. Numa bola de segunda de Fabíola, os visitantes venceram por 21 a 16. 

Thaisa  brasilia x osasco volei (Foto: Bruno Spada/FotoJump/Divulgação) 
Thaísa foi um dos destaques da vitória do 
Osasco sobre o Brasília (Foto: Bruno 
Spada/FotoJump/Divulgação)
 
Os intensos ralis do terceiro set mostraram que o Brasília iria vender caro a derrota para o líder da Superliga. O maior objetivo do time candango era vencer o set e levar a disputa para o tie break. Com grande defesas, contou com a experiência de Paulo Pequeno, Dani Scott e Érika para cumprir a sua missão. A torcida foi ao delírio com disputa, que se manteve acirrada. Em uma troca de bola de 34 segundos, Adenízia e Sheilla tentaram conter as rivais, mas Paula Pequeno apareceu na sequência e soltou o braço: 19 a 15 para as donas da casa. O Osasco não mudou a postura, mas esbarrou na defesa adversária. Comemorando cada ponto como se fosse uma vitória, as anfitriãs fizeram 21 a 16. 

O Brasília voltou desconcentrado para quarto set e viu as visitantes abrirem 5 a 1 com uma cortada de Caterina. Sérgio Negrão pediu tempo. Os saques de Thaísa desestabilizaram a defesa do time candango. A central ainda marcou três pontos de bloqueio e cinco de ataque. Sheilla também fez a diferença e, com a italiana Caterina, o Osasco fez 12 a 5. No ponto de saque de Thaísa, a equipe paulista colocou seis de vantagem: 17 a 11. A vitória veio no bloqueio da central, que fechou em 21 a 16.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/03/thaisa-brilha-em-vitoria-do-osasco-sobre-o-brasilia-que-vai-aos-playoffs.html

Em cinco sets, Campinas bate Rio e dá um presente de grego para Fabi

Líbero bicampeã olímpica faz 34 anos, mas ao invés de comemorar com o Rio de Janeiro, ela vê colegas de seleção brasileira comandarem vitória do time campineiro

Por Campinas


Uma das mais vitoriosas jogadoras do vôlei mundial, a líbero Fabi completou 34 anos nesta sexta-feira e ganhou um presente de grego de duas companheiras suas na seleção brasileira campeã olímpica em Londres-2012 – e também do técnico José Roberto Guimarães, com quem conquistou dois ouros olímpicos. Com bela atuação de Tandara, eleita a melhor em quadra, e de Natália, o Campinas vacilou feio no terceiro e no quarto set, mas se recuperou no tie-break e bateu o Rio de Janeiro, de Fabi, por 3 sets a 2 (21/15, 21/15, 19/21, 9/21 e 15/9), nesta sexta-feira à noite, no Ginásio do Clube Concôrdia, em Campinas (veja os melhores momentos da partida no vídeo).

O resultado manteve o time do interior paulista na vice-liderança da Superliga Feminina, com 20 vitórias e quatro derrotas, atrás apenas do líder Osasco, que na quinta-feira conquistou a sua 24ª vitória seguida, ao derrotar o Barueri por 3 sets a 0, em Osasco. Caso vencesse com dois ou mais sets de vantagem, a equipe do técnico Bernardinho, que manteve a terceira posição, iria ultrapassar o rival na tabela de classificação. 

– O nosso time é igual mulher de malandro, só aprende depois que leva porrada. Nós acordamos e conseguimos vencer o jogo – comentou a ponteira Tandara, ganhadora do troféu VivaVôlei, de melhor jogadora na partida
.
Faltando agora apenas duas rodadas para o fim da fase de classificação, Campinas e Rio de Janeiro, já garantidos nos playoffs tem mais dois jogos de preparação para o mata-mata. O próximo compromisso das campineiras vai ser na terça-feira, contra o Araraquara, novamente em Campinas. No mesmo dia, o Rio de Janeiro vai até Barueri, encarar o Barueri das musas Mari Paraíba e Luciane Escouto. 


Tandara Campinas x Rio de Janeiro (Foto: Felipe Christ/Divulgação) 
Tandara dá largadinha para marcar um dos seus 
pontos para o Campinas (Foto: 
Felipe Christ/Divulgação)


O jogo
O primeiro set começou com o Rio de Janeiro errando muito e o Campinas jogando com tranquilidade diante da sua torcida. Dos 10 primeiros pontos do time da casa, seis vieram de erros do time carioca. Maior pontuadora da Superliga, a campeã olímpica Tandara estava muito bem em quadra. Para conseguir parar a ponteira, a equipe de Bernardinho melhorou o seu bloqueio e teve sucesso em algumas jogadas. Mas o set era das campineiras, que também contavam com boa participação das veteranas Carol Gattaz e Walewska. O Rio resolver acordar e chegou a encostar no marcador: 15 a 18. Porém, o time de Zé Roberto não deu sopa para o azar e fez três pontos em sequência para fechar o set, o último deles numa largadinha de Tandara.

Na virada para o segundo set, Bernardinho cobrou muito as suas jogadoras. Ele pediu o fim dos erros bobos. Nada menos do que 11 dos 21 pontos de Campinas vieram de erros do Rio de Janeiro. Mais esperto, o time visitante passou a dominar as ações e chegou a esboçar que venceria a parcial. Porém, ele conseguiu manter a dianteira apenas até o placar de 7 a 6. Foi a senha para que as comandadas de Zé Roberto voltassem a se impor. Neste contexto, começou a crescer a ponteira Natália, que não fizera um grande primeiro set. Com três boas opções no ataque (Natália, Tandara e Carol Gattaz), o Campinas virava uma bola atrás da outra. E não demorou para ele vencer também o segundo set pelo mesmo placar do primeiro: 21/15.

Campinas x Rio de Janeiro (Foto: Felipe Christ/Divulgação) 
Jogadoras do Campinas comemoram ponto 
(Foto: Felipe Christ/Divulgação)

Disposto a vencer em sets direitos, o Campinas aproveitou o barulhento apoio da sua torcida, presente em ótimo número ao ginásio, para sufocar o Rio de Janeiro. Sacando bem e não desperdiçando os seus ataques, principalmente com Tandara, as campineiras não perderam o controle do set em nenhum momento. A equipe de Bernardinho estava irreconhecível. Estava mais nervosa do que o normal e, quando parecia que iria engrenar, dava pontos de graça ao adversário.

 Eis que o time, enfim entrou no jogo. Com a ponteira Amanda no serviço, ele foi perfeito no contra-ataque e contou com erros do rival para fazer sete pontos consecutivos e passar a liderar por 20 a 18. Assustado, o Campinas conseguiu virar uma bola. Mas o set era do Rio: 21/19.

Empolgado, o Rio começou com tudo o quarto set. Com belas defesas da aniversariante Gabi e enfim deixando de errar, as pupilas de Bernardinho mostraram que tinham tudo para levar o jogo para o tie-break. Quando o placar assinalou 7 a 5 para as cariocas, veio um tempo técnico e o técnico Zé Roberto olhou com cara de poucos amigos para as suas jogadoras. Ele cobrou mais concentração e empenho. Tandara pediu a palavra e disse que o Rio só havia crescido porque elas tinham perdido o foco. Mas não era só isso. As visitantes não paravam de fazer pontos e venceram com extrema facilidade o quarto set: 21/9.

O tie-break viu o Campinas recolocar a cabeça no lugar. Concentradas, as mandantes não ficaram atrás do placar em nenhum momento. Mantendo a toada, o Rio não deixou as adversárias se desgarrarem muito no marcador. Mas os erros que minaram a equipe nos dois primeiros sets voltaram a aparecer nos momentos decisivos e foram determinantes para o triunfo de Zé Roberto Guimarães e companhia. Com Tandara definindo os pontos em ataques fulminantes, o Campinas venceu por 15/9.

Outros resultados desta sexta-feira pela Superliga Feminina

Praia Clube 3 x 0 Araquara (21/17, 21/14 e 21/12)
Pinheiros 3 x 1 Maranhão (21/14, 21/12, 18/21 e 21/11)
Minas 3 x 1 São Bernardo (17/21, 21/17, 21/17 e 22/20)
Rio do Sul 2 x 3 São Caetano (21/14, 15/21, 18/21, 23/21, 7/15)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/03/em-cinco-sets-campinas-bate-rio-e-da-um-presente-de-grego-para-fabi.html

Sesi-SP leva susto, reage e sai na frente na série contra São Bernardo

Dona da segunda melhor campanha da fase de classificação, equipe da casa enfrenta dificuldades, mas vence no tie-break: 'Não queríamos ter sofrido tanto'

Por São Paulo
O adversário do outro lado da quadra nem parecia aquele que havia perdido por 3 a 0 as duas partidas da fase de classificação. Tinha um olhar diferente, uma postura agressiva e mostrava um equilíbrio de dar inveja. Parecia não se importar com o fato de estar diante de um dos favoritos ao título da Superliga masculina, dono da segunda melhor campanha da competição. Neste domingo, fora de casa, o sétimo colocado São Bernardo se agigantou. Teve chances reais de fechar o jogo 1 da melhor de três de quartas de final, mas permitiu que o Sesi-SP reagisse e levasse o confronto para o tie-break. E lá, os anfitriões não perdoaram:  3 sets a 2, parciais de 19/21, 22/20, 12/21, 21/15 e 15/9. 

serginho SESI-SP x São Bernardo (Foto: Lucas Dantas/Sesi-SP) 
Serginho vibra com mais um ponto do Sesi-SP 
(Foto: Lucas Dantas/Sesi-SP)

Mesmo com a derrota do seu time, o oposto Léozão foi o maior pontuador, com 17 acertos. Já o líbero Serginho foi eleito o melhor em quadra e recebeu o Troféu VivaVôlei.

- Playoff é um jogo diferente. Temos que parabenizar a equipe deles, que jogou bem e teve uma baixa importantíssima, que foi o Léozão e que estava muito bem. Respeitamos muito o adversário, mas não queríamos ter sofrido tanto para conseguir essa vitória. Jogamos abaixo do que vínhamos treinando e isso não pode acontecer de novo. De qualquer forma, o primeiro passo foi dado. 
Vamos para o segundo jogo ainda mais forte, pois sabemos que, em playoff, não pode haver erro. Fico feliz pela vitória, mas sabemos que jogamos abaixo e que temos que melhorar - disse Serginho.

As equipes voltam a se enfrentar na próxima sexta-feira, às 19h, desta vez em São Bernardo do Campo (SP). Em caso de triunfo do mandante, a decisão da série será em São Paulo.


O jogo
Se os anfitriões demoravam a engrenar, os visitantes aproveitavam para mostrar que estavam atentos. O saque de São Bernardo funcionava bem e o levantador Rodrigo acelerava as jogadas para se livrar do forte bloqueio do Sesi-SP.  Lucarelli e Evandro começaram a encontrar uma parede montada do outro lado da rede e viam os rivais comemorarem o comando do placar (14/11). Marcos Pacheco orientava, trocava as peças. Renan saiu do banco, fez dois pontos seguidos e fez sua equipe encostar (15/14). O empate veio pouco depois (17/17), num momento de desconcentração do São Bernardo, e foi o suficiente para o técnico Pedro Uehara parar o jogo. Na volta, o time se colocou outra vez em vantagem após um ataque de Léozão (19/18). Para ajudar, Lucarelli atacou para fora e deixou São Bernardo a um passo de fechar o set. No ataque seguinte, o jovem ponteiro se redimiu. Mas na segunda oportunidade, os donos da casa não conseguiram parar Léozão: 21/19.  

A situação não mudou muito na parcial seguinte. O Sesi-SP parava no bloqueio e não tirava proveito de uma de suas armas: o saque. Perdendo por 9/6, Marcos Pacheco reforçava a necessidade de acertar o fundamento para que o sistema pudesse funcionar. A essa altura, se o comandante conseguia manter a calma, já era possível perceber a irritação de alguns de seus jogadores. Os adversários mostravam consistência. Levavam a melhor no rali e ainda contavam com o oposto Léozão afiado nos ataques. O jogo de Lucão & Cia. não fluía. Até que duas bobeadas seguidas do São Bernardo fizeram a arquibancada acordar (18/17). O empate veio com Lucarelli e a virada com Evandro (20/19). Léozão manteve seu time vivo no set.  Em seguida, um saque na rede de Pedrinho deu a vantagem para o Sesi-SP.  Dessa vez, Evandro levou a melhor para alívio da torcida: 22/20.


saiba mais

O time do ABC paulista retomou a concentração e abriu rapidamente 11/3. Os comandados de Marcos Pacheco não esboçavam reação. Para piorar, Evandro recebia atendimento sentindo dores em um dos dedos da mão direita. O jovem Lucarelli chamava a responsabilidade. Apesar das quatro bolas viradas, o freio veio logo. O central Michael fechava os espaços na rede e o São Bernardo fazia 2 a 1: 21/12.  

Irreconhecível no set anterior, o Sesi-SP mudou a postura. Fez 5/1 e passou a pressão para o outro lado da quadra. Pedro Uehara pedia um pouco mais de atenção à marcação de Lucarelli. A facilidade de antes já não existia mais. Os anfitriões subiram de produção e ditavam o ritmo (11/6). Dois pontos seguidos de São Bernardo fizeram Pacheco pedir tempo.  Os adversários corriam atrás do prejuízo. Mesmo com câimbras na panturrilha, Léozão tinha sucesso nos ataques. Luizinho também dava sua contribuição e seu time encostava (14/13). Uma pancada de Léozão garantiu o empate. A equipe da Vila Leopoldina não se entregava. O bloqueio passou a funcionar bem. Mão também saiu entrou bem na partida. Sesi-SP mostrava mais agressividade e respirava: 21/15.

No tie-break, o levantador Sandro acionava Sidão. O central respondia e comemorava a liderança no placar (7/4). Se tudo dava certo do lado do Sesi-SP, São Bernardo perdia uma peça importante. Léozão não suportou as dores na panturrilha e foi acompanhar o resto da partida na lateral da quadra. De lá, viu sua equipe lutar, mas não conseguir evitar a derrota: 15/9.


calendário dos playoffs - quartas de final

Jogo 1
Campinas3 x 2 Canoas - em Campinas (SP)
Minas 3 x 0 Rio de Janeiro - em Belo Horizonte (MG)
Cruzeiro3 x 0 Maringá - em Contagem (MG)
Sesi-SP 3 x 2 São Bernardo - em São Paulo (SP)

Jogo 2
10/03 - 18h45m: Canoas x Campinas - em Canoas (RS)
11/03 - 21h30m: Rio de Janeiro x Minas - no Rio de Janeiro (RJ)
13/03 - 18h: Maringá x Cruzeiro - em Maringá (PR)
14/03 - 19h: São Bernardo x Sesi-SP - em São Bernardo do Campo (SP)

Jogo 3 (se necessário)
15/03 - Campinas x Canoas - em Campinas (SP)
15/03 - Minas x Rio de Janeiro - em Belo Horizonte (MG)
16/03 - Cruzeiro x Maringá - em Contagem (MG)
17/03 - Sesi-SP x São Bernardo - em São Paulo (SP)  



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/03/sesi-sp-leva-susto-reage-e-sai-na-frente-na-serie-contra-sao-bernardo.html

Copa da Inglaterra: City perde para time da Segundona e se despede

Wigan vence Citizens por 2 a 1 fora de casa e vai disputar semifinal do torneio contra o Arsenal, no dia 13 de abril. Hull City e Sheffield United lutam pela outra vaga na final

Por Manchester, Inglaterra

O que parecia impossível aconteceu no City of Manchester neste domingo. Os donos da casa foram derrotados por 2 a 1 pelo Wigan, da Segunda Divisão inglesa, e deram adeus à disputa da Copa da Inglaterra. Com os gols de Jordi Gomez, de pênalti, e Perch, os visitantes conquistaram uma vaga na semifinal do torneio e vão encarar o Arsenal, no dia 13 de abril, em Wembley. 

Manchester City x Wigan  (Foto: AFP) 
Jogadores do Wigan comemoram o gol marcado 
por Jordi Gomez. Atletas do City mostram 
desânimo (Foto: AFP)

A outra semifinal será entre Hull City, que bateu o Sunderland por 3 a 0 também neste domingo, e Sheffield United. O confronto acontecerá no dia 12 de abril. Além das semifinais do torneio, a decisão da competição também será em Wembley. 

Enquanto o Wigan foi melhor durante os 90 minutos, o City parecia acreditar que poderia vencer o jogo a qualquer momento. Mas não foi isso que ocorreu. O primeiro gol dos visitantes saiu aos 26 do primeiro tempo. Demichelis cometeu pênalti bobo em Fortune. Na cobrança, Jordi Gomez deslocou o goleiro Pantilimon e fez 1 a 0.

Dzeko Manchester City x Wigan (Foto: Reuters) 
Dzeko lamenta chance perdida diante do Wigan 
(Foto: Reuters)
 
Na etapa final, o City até voltou com uma postura mais ofensiva, mas foi surpreendido logo de cara com o segundo gol dos visitantes. Aos dois, após cruzamento da direita, Perch se antecipou ao lateral-esquerdo Clichy e empurrou para a rede para fazer o segundo. 

Com a desvantagem no marcador, o técnico Manuel Pellegrini mexeu no time. Fez logo três alterações: sacou Negredo, Navas e Yaya Touré e apostou nas entradas de Milner, David Silva e Dzeko. As substituições surtiram efeito e o City subiu de produção. Aos 23, Nasri acertou um belo chute da entrada da área e diminuiu o placar. 

A partir daí, os donos da casa tentaram o abafa em busca do gol de empate, mas em vão. No fim, os poucos torcedores do Wigan que acompanharam o time no City of Manchester foram premiados com a classificação à final da Copa das Inglaterra.

perch manchester city x wigan (Foto: Getty Images) 
Perch comemora o segundo gol do triunfo do 
Wigan sobre o Manchester City 
(Foto: Getty Images)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2014/03/copa-da-inglaterra-city-perde-para-time-da-segundona-e-se-despede.html

Emocionado, Duda recebe o ouro pelo bi mundial em Sopot

Brasileiro espera um dia pela premiação do salto em distância e segura as lágrimas ao se lembrar do pai. Mãe chora em São José do Rio Preto

Por Sopot, Polônia

O sorriso de Mauro Vinícius da Silva era largo. Um dia depois de se tornar o primeiro brasileiro bicampeão mundial em pista coberta, o paulista voltou à Ergo Arena, neste domingo, para enfim subir ao pódio e receber a medalha de ouro do salto em distância. O hino brasileiro soou em Sopot para coroar a grande conquista de Duda, que saltou 8,28m para ficar com o título na Polônia. A festa foi tímida, mas a emoção foi grande para o saltador. Ele segurou o choro, mas ficou com os olhos vermelhos e recordou o pai Mauro José da Silva.

duda atletismo mundial polonia (Foto: Getty Images) 
Duda recebe o ouro do salto em distância de 
Sopot (Foto: Getty Images)
 
- É inevitável se emocionar com o hino nacional. Pensamos na família, nos amigos e na minha namorada. Penso muito no meu pai. Ele me levou para o esporte e, infelizmente, não pôde me acompanhar. Ele faleceu em 2005 - disse Duda.


saiba mais

Logo depois do amigo sueco Michel Tornéus receber o bronze e do chinês Jinzhe Li levar a prata, Duda foi ao lugar mais alto do pódio. Em São José do Rio Preto, a mãe Iza Lourenço se desmanchava em lágrimas. Duda até chorou ao falar com ela antes da cerimônia de premiação, mas controlou a emoção no pódio.

- A medalha tem o formato de um V, de Vinícius. É o nosso Duda. Pensei que não tinha mais lágrimas, mas ainda chorei muito. Mesmo que eu não queira, as lágrimas vêm. Estou rouca de tanto que gritei, chorei e comemorei. Todo mundo me ligou emocionado. Obrigada, meu filho querido, por você existir e por dar esse presente para o Brasil. Você é especial, e é bicampeão porque é muito abençoado. Eu te amo muito. Aquele salto de 8,28m oi um milagre. Muita gente estava ajoelhada pedindo por isso - disse Iza Lourenço.

duda atletismo mundial polonia (Foto: AP) 
Duda se emociona ao ouvir o hino brasileiro na 
Polônia (Foto: AP)

Mãe e filho se encontrarão em São Paulo, mas Duda não terá muito tempo par aproveitar a feijoada de Iza Lourenço. O saltador descansará para disputar os Jogos Sul-Americanos já na próxima semana.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2014/03/emocionado-duda-recebe-o-ouro-pelo-bi-mundial-em-sopot.html

Pacotão do Cruzeiro tem 'caneta' de costas, polêmica e homenagens

Dedé dedica gol da vitória celeste às mulheres da vida dele. Praticamente sem espaço, Ceará levanta a torcida com um drible desconcertante

 

Por Belo Horizonte


O Cruzeiro derrotou o Tupi-MG, por 2 a 1, no Mineirão, e garantiu, de forma antecipada, o primeiro lugar da fase de classificação do Campeonato Mineiro. Além de três bolas nas redes do Mineirão, a vitória celeste teve um lance polêmico. A partida ainda rendeu homenagens ao volante Tinga, vítima de racismo na estreia da Raposa na Libertadores 2014, ao atacante Ademilson, que está lesionado, e às mulheres do zagueiro Dedé, autor do gol que definiu o triunfo do líder do estadual.

homenagens estampadas
Os jogadores do Tupi-MG entraram em campo usando camisas pretas estampadas com o seguinte texto: 'Não importa a cor da pele, por dentro somos todos iguais. Somos pretos, somos brancos, somos alvinegros de coração. #FechadocomoTinga'. O volante do Cruzeiro, que recebeu uma camisa de presente, foi vítima de racismo, por parte dos torcedores peruanos, no duelo contra o Real Garcilaso-PER, na estreia da Libertadores. Na parte de trás da camisa estava a estampa '#VoltalogoAde', em referência à recuperação do atacante Ademilson, do Tupi-MG, que rompeu o tendão do pé esquerdo e deve desfalcar a equipe por pelo menos quatro meses.



DESVIO 'PROIBIDO'
Aos 16 minutos do primeiro tempo, o lateral Toledo cobrou falta da meia esquerda. A bola resvalou em Rodrigo Souza e enganou o goleiro Fábio, entrando no canto direito do gol. Irritado com o lance, o capitão do Cruzeiro reclamou com o volante.



testada DO FLECHEIRO
Cinco minutos depois do gol do Tupi-MG, o Cruzeiro chegou ao empate no Mineirão. Aos 21 do primeiro tempo, Willian lançou o atacante Luan pela esquerda. O ala improvisado fez um cruzamento certeiro para Marcelo Moreno. O 'flecheiro' boliviano cabeceou no canto direito do goleiro Jordan e correu para o abraço dos companheiros.



POLÊMICA
O Cruzeiro poderia ter garantido a vitória sobre o Tupi-MG aos sete minutos do segundo tempo. Éverton Ribeiro cobrou falta da esquerda. Dedé trombou com o zagueiro Hélder que cabeceou para trás. Léo, quase em cima da linha, só empurrou para as redes. O lance foi invalidado pelo árbitro Igor Junio Benevenuto e pelo assistente Márcio Eustáquio Santiago, que assinalaram impedimento do zagueiro cruzeirense Léo.



'CANETA' DE COSTAS
Preservado para o confronto contra o Defensor-URU, pela Libertadores, o lateral Ceará começou a partida contra o Tupi-MG no banco de reservas. Aos 14 minutos do segundo tempo, Ceará entrou no lugar de Henrique para proporcionar um dos lances mais bonitos do jogo. Em disputa com o lateral Toledo, praticamente em cima da bandeira de escanteio, o ala cruzeirense, de costas, tocou por entre as pernas do marcador do Tupi-MG. O lance não resultou em gol, mas levantou a torcida do Cruzeiro no Mineirão.



as mulheres de dedé
Em jogada parecida com o gol anulado, o Cruzeiro chegou à vitória sobre o Tupi-MG. Novamente com Éverton Ribeiro cobrando falta, desta vez o zagueiro Dedé acertou a cabeçada e mandou para as redes do time de Juiz de Fora, aos 34 minutos da etapa final. Na comemoração, o defensor homenageou a mãe, a esposa e a irmã; as mulheres da vida de Dedé.




FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2014/03/pacotao-do-cruzeiro-tem-caneta-de-costas-polemica-e-homenagens.html

Marcelo ressalta amadurecimento e 'sabor melhor' em vitória celeste

Treinador também exalta a atuação de Dedé, que marcou o gol da vitória, e também a garantia do primeiro lugar

Por Belo Horizonte

Marcelo Oliveira, técnico do Cruzeiro (Foto: Reprodução\ PFC)Marcelo Oliveira acredita que vitória sobre Tupi-MG serviu de aprendizado (Foto: Reprodução\ PFC)
 
O Cruzeiro suou para conseguir vencer o Tupi, no Mineirão, neste sábado. Para o técnico Marcelo Oliveira, a atuação celeste serviu como aprendizado para todos. Segundo o treinador, em todos os jogos a Raposa terá dificuldades. Apesar de não ter tido facilidade contra o Galo Carijó, a vitória teve um sabor especial, já que garantiu o time como primeiro colocado da fase de classificação. 
  
- Foi um jogo tático, que serve como aprendizado e amadurecimento, não existe mais no futebol jogos fáceis, tem que estar ligado, atento, não que o Cruzeiro não estivesse. Mas, no início, demos mais espaço para eles, mas depois tomamos conta do jogo e infelizmente tomamos gol antes. Já joguei jogos semelhantes a esse, quando você faz gol primeiro, adversário abre e você sai mais. Mas gostei do resultado, gostei acima de tudo da persistência, dos jogadores acreditando, não desistindo nunca, tivemos 20 escanteios, outras tantas finalizações. Ficou até com sabor melhor, ficou sensação que não tem nada fácil, tem que sempre buscar com muito esforço o resultado.  
 
O Cruzeiro chegou aos 26 pontos e garantiu a classificação em primeiro lugar. Assim, o time tem vantagem de jogar por dois resultados iguais nas fases de mata-mata e decidir em casa. O treinador elogiou a atuação de Dedé, que marcou o gol da vitória, e também a garantia do primeiro lugar.   

- Eles treinam muito (Bruno Rodrigo e Dedé), são excepcionais jogadores, no sentido de cabeça, bola área. O importante é que estávamos fazendo os gols, as vitorias estão vindo. Essa vitória nos deu condições de primeiro colocado e nos interessava muito essas vantagens para as próximas fases.   

O Cruzeiro agora se prepara para viajar para o Uruguai. Na próxima terça-feira, a equipe celeste enfrenta o Defensor-URU, às 19h (de Brasília), em Montevidéu, no Uruguai, pela terceira rodada do grupo 5 da Libertadores.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2014/03/marcelo-ressalta-amadurecimento-e-sabor-melhor-em-vitoria-celeste.html

Cruzeiro vira sobre Tupi em jogo difícil e garante liderança da primeira fase

Raposa precisa de muito esforço para superar time de Juiz de Fora, que paga caro por retranca no segundo tempo e leva gol no fim

A CRÔNICA 
 
por Marco Antônio Astoni
 
O Cruzeiro precisou suar muito para vencer o Tupi por 2 a 1, de virada, na noite deste sábado, no Mineirão, e garantir a primeira colocação da fase inicial do Campeonato Mineiro. Toledo abriu o placar para Galo Carijó, mas Marcelo Moreno e Dedé viraram a partida. A vitória deixa o Cruzeiro com 26 pontos, nove à frente do vice-líder Atlético-MG, que enfrenta o Guarani neste domingo. O Tupi ainda tem boas chances de avançar às semifinais. Tem 15 pontos e está na terceira colocação.


saiba mais

Os 11.624 pagantes (12.669 presentes), que proporcionaram renda de R$ 358.095, viram um bom jogo. O time de Juiz de Fora começou atacando, tanto que abriu o placar. O Cruzeiro conseguiu o empate ainda no primeiro tempo, encontrou dificuldade com a retranca do Tupi no segundo, mas conseguiu a virada no fim, em lance de bola parada. A primeira colocação garante vantagem nos jogos de ida e volta no mata-mata (em caso de dois empates ou de uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols).

O técnico Marcelo Oliveira, que já decidira poupar Bruno Rodrigo e Dagoberto (substituídos por Léo e Willian), também tirou os laterais Ceará e Egídio do time titular, improvisando Henrique na direita e Luan na esquerda.

Na última rodada da primeira fase, o Cruzeiro vai a Tombos para enfrentar o Tombense, enquanto o Tupi recebe o Guarani em Juiz de Fora. Os jogos serão às 16h (de Brasília) de domingo, dia 16. Antes disto, os dois times têm compromissos por outras competições. Pela Libertadores, o Cruzeiro joga com o Defensor, em Montevidéu, às 19h de terça-feira. Pela Copa do Brasil, o Tupi encara o Juazeiro-BA, na quarta-feira, às 20h30m, no norte da Bahia.

Dede gol Cruzeiro (Foto: Igor Coelho / Agência Estado) 
Dedé comemora o gol da virada, marcado de 
cabeça após cobrança de falta (Foto: Igor 
Coelho / Ag. Estado)
 
Jogo bom e um gol para cada lado

O time de Juiz de Fora não se intimidou com o atual campeão brasileiro e apresentou postura de jogo ofensiva. Como atacar está no DNA do Cruzeiro, várias chances foram criadas pelas duas equipes no primeiro tempo. O Tupi começou um pouco melhor e já tinha levado perigo ao gol de Fábio duas vezes antes de abrir o placar, com Maguinho e Toledo. Foi o próprio Toledo quem tirou o primeiro zero do placar, ao cobrar falta de longe, aos 16 minutos. A bola desviou em Rodrigo Souza e traiu Fábio, que nada pôde fazer no lance.


Em desvantagem no placar, o Cruzeiro só teve como alternativa intensificar seu jogo ofensivo. Cinco minutos depois de sofrer o gol, foi premiado com o empate. Luan, um dos melhores em campo, cruzou na medida para Marcelo Moreno cabecear no contrapé de Jordan. A partir daí, o Cruzeiro passou a dominar as ações, dando muito trabalho ao sistema defensivo do Tupi. O Galo Carijó, mais fechado em campo, conseguiu resistir à pressão e levar o empate para o vestiário ao fim do primeiro tempo.

Virada e pressão
O panorama do segundo tempo foi semelhante ao do fim do primeiro. Só o Cruzeiro atacava. Como o Tupi abriu mão de buscar o gol, o jogo virou praticamente um duelo entre ataque e defesa. Assim, o Cruzeiro começou a criar sucessivas chances, mas sem conseguir concretizá-las em gol. Até chegou a marcar, com o zagueiro Léo, mas o árbitro invalidou o gol incorretamente, alegando impedimento. No lance, a bola foi tocada para trás por um zagueiro do Tupi.

Marcelo Oliveira mexeu no time três vezes para furar o bloqueio. Tirou Henrique, Ricardo Goulart e Willian e colocou Ceará, Marlone e Elber. O Cruzeiro lutou, criou jogadas e insistiu tanto que conseguiu o gol da virada. Aos 34 minutos, Éverton Ribeiro cobrou falta na cabeça de Dedé, que testou sem chances para o goleiro Jordan. Nos minutos finais, o Tupi ainda tentou sair para o jogo, mas já era tarde.





DONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/mineiro-2014/08-03-2014/cruzeiro-tupi-mg.html

De olho na Libertadores, Bota e Fla disputam clássico de impacto moral

lvinegro, com remotas chances de ir à semifinal, poupa titulares. Rubro-Negro já está classificado à fase decisiva e pode levar a Taça Guanabara antecipadamente

Por Rio de Janeiro

O Maracanã vai receber neste domingo um clássico de pouca influência na classificação das equipes para as semifinais do Campeonato Carioca. No entanto, o confronto entre Botafogo e Flamengo, às 18h30m (de Brasília), pela 13ª rodada da competição, é capaz sempre de causar um impacto na sequência de um trabalho, já que os dois times jogam na próxima quarta-feira pela Taça Libertadores, grande objetivo de ambos na temporada. E o Flamengo pode conquistar antecipadamente a Taça Guanabara, correspondente à fase classificatória do estadual, mas depende de um tropeço do rival Fluminense.

O Botafogo está praticamente eliminado do Campeonato Carioca, com remotas chances de ir à semifinal. Também por isso, escalará um time recheado de reservas, com destaque para o estreante Zeballos, regularizado na sexta-feira. A maior preocupação é o confronto com o Independiente del Valle-EQU, quarta-feira, na altitude.


saiba mais

Do lado do Flamengo, o discurso segue tratando o Campeonato Carioca com grande importância. Ainda que tenha o compromisso com o Bolívar, quarta-feira, no Maracanã, e lidere com folga a Taça Guanabara, o time atuará com seus principais jogadores à disposição. Até porque há a chance de conquistar a taça que corresponde à fase de classificação, já neste domingo. Para isso, precisa que o Fluminense não vença seu jogo contra o Duque de Caxias, às 16h, e ganhar do Botafogo. O atacante Hernane, que não atuou contra o Bonsucesso por causa de um problema na coxa direita, está de volta.

Daniel de Sousa Macedo apita o jogo, auxiliado por Lilian da Silva Fernandes Bruno e Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sá. O Premiere e o Premiere HD exibem ao vivo para todo o Brasil através do sistema pay per view. O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em Tempo Real com vídeos exclusivos.
 
HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)
Botafogo: o técnico Eduardo Hungaro vai armar um time de reservas, assim como ocorreu nos clássicos contra Vasco e Fluminense, já que a prioridade é o descanso dos titulares para a viagem ao Equador, nesta segunda-feira. A principal novidade neste domingo será a estreia de Zeballos, que vai atuar próximo a Henrique no ataque. A provável formação: Helton Leite, Lucas, Dankler, André Bahia e Junior Cesar; Airton, Bolatti, Renato e Daniel; Zeballos e Henrique. 
Flamengo: o técnico Jayme de Almeida não abre mão de colocar em campo um time forte, disposto a garantir o primeiro lugar geral e o título da Taça Guanabara. Com isso, vai mandar a campo Felipe, Léo Moura, Wallace, Samir e João Paulo; Cáceres, Muralha, Márcio Araújo, Everton e Gabriel; Hernane.

HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)

Botafogo:  Gabriel cumpre suspensão. Anderson, Ronny, Rodrigo Souto e Renan Lemos estão em recuperação após sofrerem lesões.
Flamengo: Elano, recuperando-se de lesão na coxa direita, não tem condições de jogo. André Santos, com um problema no pé direito, também não foi relacionado.

header pendurados 690 (Foto: arte esporte)
Botafogo:  Airton e André Bahia.
Flamengo: André Santos e Léo Moura.


header na historia 690 (Foto: arte esporte)


Nas semifinais da Taça Rio de 2008, o Botafogo não tomou conhecimento do Flamengo e eliminou o rival com uma vitória maiúscula: 3 a 0. Wellington Paulista, Alessandro e Lucio Flavio marcaram os gols da partida. Semanas depois, os times se reencontraram na decisão do Carioca, e, com duas vitórias (1 a 0 e 3 a 1), o Rubro-Negro venceu e conquistou o bicampeonato sobre o rival. Saiba mais sobre o histórico entre Botafogo e Flamengo no Futpédia.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2014/03/de-olho-na-libertadores-bota-e-fla-disputam-classico-de-impacto-moral.html

Das lesões ao ouro: os cinco passos de Duda na conquista do bi mundial

Determinado a chegar entre os primeiros em Sopot, saltador passou por via crúcis nos últimos três meses, quando chegou a perder festas de fim de ano por causa de lesão

Por Direto de Sopot, Polônia

 
O bicampeonato mundial de atletismo em pista coberta não veio por acaso. Desde o ano passado, Mauro Vinícius da Silva, o Duda, vinha se preparando para estar em condições de brigar pelo lugar mais alto do pódio da prova do salto em distância em Sopot, na Polônia. Neste sábado, a consagração veio com um salto de 8,28m na última tentativa. A marca garantiu o histórico título brasileiro e coroou uma via crúcis, que se arrastava por mais de três meses. Do controle do técnico Aristides Junqueira, ao sacrifício de deixar de participar de festividades de fim de ano, Duda teve a recompensa com a medalha mais valiosa do esporte.

- Cheguei na Polônia saltando não tão bem. Na final, acreditei até o último momento. A única coisa que eu mudei no último salto foi tentar subir um pouco mais. Agora tenho mais um compromisso que são os Jogos Sul-Americanos do Chile. Como o atletismo é ano após ano, ainda está cedo para começar a trabalhar para os Jogos Olímpicos. O que podemos fazer é continuar lutando para manter essa eficiência até lá – disse Duda, demonstrando a habitual humildade.

Mauro Vinicius Duda Salto em Distãncia (Foto: Reuters) 
Duda comemora o bimundial em pista coberta 
abraçado à bandeira do Brasil (Foto: Reuters)

01
Sem recesso e festas de fim de ano

A saga do saltador começou em dezembro do ano passado. Após sofrer lesão no pé, o atleta ficou 10 dias afastado dos treinamentos. A única opção para estar apto a realizar todo o cronograma planejado até o Mundial de Sopot era intensificar o tratamento nas semanas finais de dezembro. Com isso Duda, teve de sacrificar as festas de fim de ano. Exceção feita ao dia 1º de janeiro, quando teve folga, o bicampeão mundial trabalhou todo o período de festividades, no qual a maioria dos atletas costuma ter um recesso para ficar com a família. Mauro Vinicius se tratou no Centro Esportivo Eldorado, em São José do Rio Preto (SP).

02
Marcação cerrada do treinador

Terminado o período de tratamento de lesão e fisioterapia, Duda passou a receber “marcação cerrada” do seu treinador. Exigente e perfeccionista, Aristides Junqueira, o Tide, acompanhou o atleta em quase todos os seus momentos nos últimos dois meses. Zeloso pelos cuidados físicos de Duda, Tide fez de tudo para que o saltador não se desgastasse em viagens e nos poucos eventos sociais que participou no período. Na véspera da abertura do Mundial de Sopot, Tide chegou a pedir para Duda ficar sentado em um dos cantos da Ergo Arena, enquanto a maioria dos atletas caminhava pela pista, fazendo um reconhecimento do local onde iriam competir.

- Ele já salta amanhã. Não pode se desgastar – explicou Tide, na última sexta-feira.
Após o título, o atleta reconheceu a importância do treinador na trajetória rumo ao segundo título mundial.

- Ele é a pessoa que me prepara, então, se não fosse ele, eu não teria ganho. Como eu fiz a minha parte, é 50% para cada um, mas ele é muito importante – afirmou Mauro Vinicius da Silva, na coletiva de imprensa após a final do salto em distância.

Duda Mauro e Antônio Carlos Gomes salto em distância (Foto: Flávio Dilascio) 
Duda (D) ao lado do supervisor de alto 
rendimento da CBAt, Mauro e 
Antônio Carlos Gomes 
(Foto: Flávio Dilascio)


03
Competições para readquirir a forma

Duda está fora do Brasil desde o início de fevereiro, quando viajou para Portugal para realizar período de treinamentos no Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Lisboa. De lá, ele foi para Birmingam, no Reino Unido, onde disputou o GP local, um dos mais prestigiados pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Em seguida, Mauro voltou para Portugal para saltar no Nacional de Clubes, em Pombal. As marcas obtidas nos dois eventos foram baixas (7.89m e 7,98m) se comparadas ao seus melhores números. Contudo, o objetivo maior da comissão técnica do saltador era que ele usasse os dois eventos para readquirir sua melhor forma física ou aproximar-se dela. 
  
-  No fim do ano passado e início desse ano, perdi treinos de musculação e velocidade. Tudo isso foi somando para que eu voltasse abaixo da minha forma ideal. Corri atrás nessas competições na Inglaterra e em Portugal e vim para a Polônia praticamente na minha forma ideal – contou Duda, antes do Mundial.

04
Recuperação da confiança

Uma das metas traçadas por Mauro e sua comissão técnica foi recuperar a confiança para saltar bem no Mundial. O atleta sabia que não vivia um bom momento e que a pressão por bons resultados em Sopot era enorme. Para resgatar a autoestima, Duda convenceu-se que era necessário voltar a saltar acima de 8,00m para mostrar que o campeão mundial de 2012 estava mais vivo do que nunca. O salto que resgatou a confiança aconteceu na sua última tentativa na fase eliminatória do Mundial. Com um 8,02m, Duda se credenciava para chegar forte na disputa pelo título, neste sábado.
  
- A confiança é tudo. É incrível como um atleta confiante adquire uma força imaginável. A técnica aparece, a dor não aparece. Isso é o máximo em provas como a minha – destacou o bicampeão mundial.

Mauro Duda Salto em Distãncia (Foto: Reuters) 
Duda consegue seu maior salto na última 
tentativa da final (Foto: Reuters)

05
respeito

A comissão técnica de Duda sempre trabalhou o atleta como possível ganhador de títulos expressivos no atletismo. Mesmo havendo desconfiança por parte da crítica especializada pelo fato de o título mundial de 2012, em Istambul, ter sido conquistado sem a presença de alguns dos maiores nomes do salto em distância, Duda recebeu toda a preparação digna de um campeão. O saltador foi o primeiro atleta a chegar a Sopot. Na cidade polonesa, treinou forte quase todos os dias, utilizando a estrutura da Universidade AWK, em Gdansk, próximo ao hotel onde ficou concentrada a delegação brasileira. Todo o planejamento traçado acabou levando o atleta a desenvolver o seu máximo potencial na final.   

- Não sei o que muda na minha vida com o bicampeonato. Só sei que tenho que focar em novas preparações para me manter bem. Agora eu posso ser pelo menos mais um pouco respeitado pelos atletas e pessoas que acompanham o atletismo – comentou Duda.

Mauro Vinicius Da Silva atletismo Polônia (Foto: AFP) 
Duda voa e garante o bicampeonato mundial em 
pista coberta em Sopot, na Polônia (Foto: AFP)
 
 
FONTE: