segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Xará de Conca, do Flu, marido de Brait nega ter ciúmes e libera até ensaio nu

Caio Conca foi jogador do São Paulo e disputou três edições da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Casados desde abril, eles lembram início do relacionamento

Por Rio de Janeiro

Conca. Esse sobrenome traz boas lembranças aos torcedores do Fluminense e é sinônimo de qualidade técnica dentro das quatro linhas. Recentemente, o time carioca repatriou o meia, que estava no Guangzhou Evergrande, da China, e agora volta a brilhar nos gramados nas atuações pelo Campeonato Carioca. Para a líbero Camila Brait, o sobrenome tem outro significado. É que a jogadora do líder da Superliga, o Osasco, é casada desde abril do ano passado com Caio Conca, de 25 anos que, curiosamente, já foi jogador de futebol. Mas, apesar de serem xarás, ele e Darío não são parentes, nem mesmo tomaram rumos parecidos. Depois de passar por algumas equipes, como o São Paulo, e disputar até a Copa São Paulo de Futebol Júnior, Caio parou aos 19 anos e optou por estudar economia.

montagem conca e caio conca Camila Brait (Foto: Editoria de Arte) 
Caio, à esquerda, e Darío, à direita: os dois têm 
o mesmo sobrenome, mas não são parentes 
(Foto: Editoria de Arte)
 
- A minha carreira foi mais curta do que o normal. Não cheguei a jogar profissionalmente. Joguei três vezes a Copinha, mas resolvi fazer faculdade. Passei no sub-13 do São Paulo, pelo Osasco, que hoje é o Audax, Nacional-SP e voltei para o Osasco. Até cheguei a treinar com o profissional, mas só joguei o Paulista nos juniores. Muita gente me pergunta se sou parente dele (Darío Conca). Ainda mais quando falo que joguei bola. Conca, no Brasil, conheço poucos. Sei que quando os italianos vieram para cá, o pedaço que foi para a Argentina manteve o nome. Se eu jogasse a metade do que ele joga (risos) - brincou o ex-atleta, que diz já ter sido companheiro do atacante Diogo, ex-Portuguesa, Flamengo e Santos, atualmente no Palmeiras, em uma competição na Europa, e de Otacílio Neto, ex-Corinthians.

Para Brait, o fato de Caio não ter seguido na carreira de jogador de futebol fez com o que relacionamento dos dois fosse possível. Para ela, não daria para conciliar as duas carreiras esportivas, já que, por atuar na seleção brasileira e no Osasco, a líbero viaja bastante durante o ano. Ela conta ainda que o marido não fica com ciúmes com todas as idas para outros países e cidades. Mas segundo Brait, seu pensamento é bem diferente do de Caio.

Até brinco com ela: 'se alguém oferecer para você posar nua, fique à vontade. Vamos pensar na aposentadoria'
Caio Conca

- Quando era mais novo, ele estava dando muito certo no futebol. Mas o pai dele colocou ele na melhor faculdade de economia e ele largou tudo. Mas eu não namoraria jogador de futebol não. Seria muita correria. Imagina? Íamos ter problemas para nos encontrar, ficar sem nos ver por meses. Ciúmes? Ele é muito tranquilo. Se tem, não fala nada, fica quietinho. Eu vou sair com as amigas e ele diz que está tudo certo. Mas eu sou ciumenta demais e não disfarço não. Eu não pego no pé dele para sair, é mais quando eu viajo para o Japão, por exemplo, que ele diz que vai sair com os amigos, eu falo, onde, com quem, me liga quando chegar - disse a atleta, que é considerada uma das musas da Superliga e é muito assediada após as partidas.

- Eu sou bem tranquilo. Não sou de ter ciúmes não. Se ninguém desrespeitá-la, é normal. Ainda mais no vôlei que, pela questão física, a pessoa é mais acessível. Você sai do ginásio, está na rua. Não é como no futebol que o ônibus é escoltado. Não tenho ciúmes não. Às vezes é mais aquele torcedor que quer uma camisa, que quer uma foto, mas me dou bem com isso. Até brinco com ela: 'se alguém oferecer para você posar nua, fique à vontade. Vamos pensar na aposentadoria'.

Caio e Camila se conheceram porque o primo do economista, Andrey, o levou para um treino de vôlei, já que a namorada, a levantadora Ana Tiemi, atualmente no Bursa Büyükşehir Belediyespor, era companheira de time de Brait. A líbero lembra que o marido, na ocasião, chegou a relutar. Apesar de estar solteiro, considerava as meninas muito altas para ele. Mas, ao ver a loira, que tem 1,68m, ele se animou.

vôlei camila Brait casamento (Foto: Arquivo Pessoal) 
Caio e Camila se casaram em abril de 2013 
(Foto: Arquivo Pessoal)
 
- Ele não queria ir, queria ficar em casa. Ele falou pro Andrey: 'Só tem menina alta aqui, eu tenho 1,71m, estou solteiro e você me traz para um treino de vôlei?'. Quando ele me viu, se interessou porque eu era mais baixinha, bundudinha (risos), me achou bonita. Um dia ele foi na casa do Andrey comer pizza e pediu para me ligar. A gente se encontrou. No terceiro dia, a gente ficou. E duas semanas depois ele me pediu em namoro e não desgrudamos até hoje - afirmou Brait.

- Até conhecia algumas pessoas do time e tinha amigos em comum. Mas nunca tinha me relacionado com nenhuma menina do vôlei. Elas são muito altas e eu, muito baixinho. Fui um dia no treino porque o Andrey pediu. Vi ela lá, baixinha, e falei: 'Essa daí dá'. Combinamos de sair e nos conhecemos melhor - comentou Conca.

Depois do início do relacionamento, o economista passou a acompanhar sempre as partidas e treinamentos de Camila. E, aos poucos, conta ela, virou um "especialista em voleibol". De acordo com Brait, ele até dá pitacos sobre as suas atuações em quadra.

- Ele me acompanha muito, vem em todos os jogos, sai do trabalho e vem direto. Ele não ligava muito para o vôlei no início e hoje em dia entende demais, dá opinião. Ele entende as regras, quando o juiz erra, fica revoltado. Mas às vezes dá até raiva, quando eu saio do jogo e não jogo bem, eu nem falo nada. E ele vem com aquela cara e fala: 'Você vai querer que eu fale algo? Até eu chegava naquela bola, Camila'. Ele me cobra bastante - revelou a jogadora.

vôlei camila Brait casamento (Foto: Arquivo Pessoal)Casal se conheceu em treino de vôlei e está casado há quase um ano (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Apesar de se darem muito bem, Camila e Caio tem um ponto de divergência. No futebol, ele é Corinthians e ela, Palmeiras. A rivalidade já chegou até a dar briga no começo do namoro. E tudo por conta do ex-atacante Ronaldo Fenômeno. Pelo Timão, ele fez um gol de cabeça aos 47 minutos do segundo tempo sobre o Verdão, empatando em 1 a 1 uma partida válida pelo Campeonato Paulista de 2009.

-  Quando não tínhamos nem um ano de namoro, quase terminamos quando o Ronaldo fez um gol de cabeça no primeiro jogo dele contra o Palmeiras. A gente brigou mesmo. Ele fica me enchendo o saco o dia inteiro por causa disso. Se deixar, se der trela, a gente briga. Quando fomos para a segunda divisão, eu não aguentava mais ele. Só falava que eu tinha que mudar de time porque o dele era campeão da Libertadores, do Mundial, e o meu, de segunda divisão - comentou Camila.

Mas Caio se defende.
- A implicância não é nem mais com o fato dela torcer pelo Palmeiras. Mas ela é aquela torcedora que só enche o saco quando o time ganha. Quando perde, diz que não liga muito. Mas quando ganha, ela torce. Aí é fácil torcer. Quando o time dela estava na segunda, ela brincava que não estava nem aí. Uma vez a levei no Corinthians e Palmeiras e fiz ela ir na torcida do Corinthians. Mas já nos acostumamos com essas brincadeiras - concluiu.

vôlei camila Brait  (Foto: João Pires / FotoJump / Divulgação) 
Brait vive um bom momento pelo Osasco na 
Superliga (Foto: João Pires / 
FotoJump / Divulgação)


FONTE:

http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/02/xara-de-idolo-do-flu-marido-de-brait-nega-ter-ciumes-e-libera-ate-ensaio-nu.html

Tema de samba-enredo no Pantanal, Talita revela torcida pela Mangueira

Atual campeã do Circuito Mundial e vencedora da sétima etapa do Circuito Brasileiro, em Natal, atleta mira pódio em 2016 e diz: 'Trabalho é a receita'

Por Direto de Natal, RN

"É o sonho da Escola Unidos da Princesa. É Aquidauana no vôlei. É a Talita que leva a Cidade Natureza ao pódio das praias do mundo e do Brasil". Esses são alguns versos do samba-enredo que será apresentado pela Unidos da Princesa no carnaval de 2014, em homenagem a Talita Antunes, o maior orgulho da pequena Aquidauana, a "Cidade Natureza" ou a "Princesa do Sul".

 O paraíso perdido às margens do rio que leva o nome da cidade, na Serra de Maracaju, interior do Mato Grosso do Sul, é a porta de entrada para o Pantanal, reserva natural conhecida pela sua rica fauna e flora. Um refúgio para a atleta olímpica de 31 anos, atual campeã do Circuito Mundial e vencedora da última etapa do Circuito Brasileiro, em Natal (RN), ao lado de Taiana. Foi lá que Talita deu os primeiros passos no esporte, viveu até os 14 anos e tem o aconchego da família.

Talita atual campeã do Circuito Mundial e da etapa do Circuito Brasileiro em Natal - vôlei de praia (Foto: Paulo Frank/CBV) 
Talitajoga champagne em Taiana após o título 
na sétima etapa do Brasileito, em Natal 
(Foto: Paulo Frank/CBV)
 
Quando disputou os Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012, ficando em quarto e nono lugares, respectivamente, boa parte dos 46 mil habitantes de Aquidauana parou para vê-la jogar através de um telão montado no centro da cidade. Nada mais justo do que uma bela homenagem na maior festa popular do país. Com o título "O Mundo de Talita e a Copa do Mundo", o samba escrito por José Pedro Frazão, com melodia de Archibald Mac, deixou a atleta sem palavras.

- Não tenho nem palavras para expressar a felicidade que eu fiquei quando soube que receberia essa homenagem, fiquei emocionada com o carinho das pessoas. Gostaria muito de participar do desfile, mas não sei conseguirei porque tenho um campeonato nessa época. Eu admiro muito a dedicação de todos os que trabalham com o carnaval, eles se dedicam o ano inteiro e abdicam de uma série de coisas pela escola, assim como nós atletas fazemos em nossas vidas - contou Talita, que é fã de MPB.

Talita atual campeã do Circuito Mundial e da etapa do Circuito Brasileiro em Natal - vôlei de praia (Foto: Paulo Frank/CBV) 
Com duas Olimpíadas na bagagem, Talita 
sonha com medalha nos Jogos de 2016 
(Foto: Paulo Frank/CBV)
 
Radicada no Rio de Janeiro há 12 anos, a jogadora descobriu a paixão pelo carnaval nos ensaios na quadra da Mangueira, escola que já prestigiou tanto na comunidade como na Sapucaí. Ela só não desfilou, algo que planeja no futuro. Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Marisa Monte são alguns dos seus cantores prediletos na canção popular, assim como os sambas da verde e rosa. Mas quando o assunto é samba no pé, a a atleta prefere recuar.

- Eu não posso nem me atrever a sambar aqui porque eu não sei (risos). Todas as vezes que eu fui à Sapucaí foi para ver as escolas de longe. Nunca desfilei, mas gostaria. Eu costumo estar jogando nessa altura do ano, por isso, não faço planos. Um amigo me levou na quadra da Mangueira e eu fiquei encantada como o carnaval. Realmente, é uma coisa contagiante. Quando os músicos anunciam a bateria da Estação Primeira de Mangueira, a arquibancada vai abaixo. Já fui muitas vezes nos ensaios e criei um carinho pela escola, pela qual eu torço hoje em dia. Mas, se fosse para escolher um samba-enredo, eu escolheria o "Mundo de Talita" - revelou a atleta, que não almeja nenhum bem material, apenas ser feliz.

Talita atual campeã do Circuito Mundial e da etapa do Circuito Brasileiro em Natal - vôlei de praia (Foto: Paulo Frank/CBV) 
Natural de Aquidauana, atleta de 31 anos será 
homenageada com samba-enredo 
(Foto: Paulo Frank/CBV)
 
A música e o samba são um passatempo na vida de Talita, que também gosta de ir ao cinema e assistir séries de televisão, como CSI e 24h, seu vício no momento. Um lazer que ajuda a tirar o peso de uma rotina árdua, com treinos diários na Praia de Copacabana. Após o título em Natal, por exemplo, ela terá apenas um dia de descanso. Nesta terça-feira, retorna ao trabalho para manter a regularidade e lutar pelo título na próxima etapa do Circuito Brasileiro, em João Pessoa (PB), de 21 a 23 de fevereiro.

Ninguém alcança o sucesso se não trabalhar. Buscar a regularidade na temporada é a nossa gasolina. Não podemos perder o foco. Já consegui conquistar metade dos sonhos da minha carreira, mas ainda faltam alguns. E o principal é a medalha nas Olimpíadas de 2016. É o que falta no currículo"
Talita
 
- Ninguém alcança o sucesso se não trabalhar. Não existe dupla vencedora ou atleta campeão sem trabalho. Acredito que seja essa a receita. Buscar a regularidade na temporada é a nossa gasolina. Não podemos perder o foco. Já consegui conquistar metade dos sonhos da minha carreira, mas ainda faltam alguns. E o principal é a medalha nas Olimpíadas de 2016. É o que falta no currículo e eu espero alcançar esse objetivo com muito suor - analisou a Rainha da Praia em 2008 e 2013.

O ano passado foi especial para a atleta de Aquidauana. Além da conquista mundial, a jogadora foi eleita a melhor da categoria em 2013 pelo Prêmio Brasil Olímpico. A Federação Internacional de Vôlei, por sua vez, a premiou em quatro categorias: melhor bloqueio, melhor atacante, melhor jogadora ofensiva e dupla do ano. Taiana também foi destaque com a eleição de personalidade nas areias.

Atualmente, Talita e a sua parceira ocupam a terceira colocação no Circuito Brasileiro 2013/2014, com 2.280 pontos, a duas etapas do fim. Vice-campeãs em Natal, Juliana e Maria Elisa assumiram a liderança da competição, dividindo o topo com Ágatha e Bárbara Seixas, com 2.400. O critério de desempate é a colocação na última etapa.


Conheça o samba-enredo "O Mundo de Talita e a Copa do Mundo":

O mundo atravessou os mares
Pra correr atrás da bola na América do Sul,
No Brasil, a terra de Pedro Álvares,
Futebol verde e amarelo
E do céu mais branco e azul.

É a Copa do Mundo unindo as nações,
É o Brasil de chuteiras no campo dando show...
É o resto do mundo e os pentacampeões,
É a Seleção do meu país fazendo gol.

E a Princesa do Sul, nesses ares,
Coloca nos altares do Rei do Carnaval,
A Rainha das praias, a mais bonita,
Nossa campeã Talita,
Do vôlei mundial...

É o sonho da Escola Unidos da Princesa,
É Aquidauana no vôlei, em grande desafio,
É a Talita que leva a Cidade Natureza
Ao pódio das praias do mundo e do Brasil

 
 
 
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2014/02/tema-de-samba-enredo-no-pantanal-talita-revela-carinho-pela-mangueira.html

Após título sul-americano, Sesi-SP provoca o Osasco: 'Roemos tudo'

Equipe da Vila Leopoldina alfineta rivais em seu perfil oficial numa rede social

Por São Paulo

Vitória por 3 sets a 0, na casa do adversário, título sul-americano e vaga no Mundial de Clubes. A equipe do Sesi-SP tinha motivos de sobra para comemorar o triunfo de domingo sobre o Osasco. Mas a festa não terminou em quadra. A menção à conquista continuou na internet, no perfil oficial da equipe numa rede social. Além de lembrar o trabalho realizado pelo time para alcançar o feito, a mensagem também trazia a frase "roemos tudo", uma alusão ao slogan do rival: "Osso duro de roer". Antes de chegar ao alto do pódio, o Sesi-SP tinha amargado duas derrotas nesta temporada exatamente para Sheilla & Cia: foi vice no Campeonato Paulista e na Copa Brasil.

sesi provocação osasco vôlei sul-americano (Foto: Reprodução/Facebook) 
Sesi alfineta o Osasco após conquista do título 
sul-americano (Foto: Reprodução/Facebook)

"Quem trabalha duro sabe que, com dedicação, talento e confiança em si mesmo, todo desafio pode ser superado. E assim conseguimos roer o osso inteiro! Sesi-SP --> Campeão Sulamericano de Vôlei Feminino. #OrgulhodeserSESI # SESIéTop", diz a mensagem.

Já o Osasco preferiu valorizar o empenho de suas jogadoras após o revés.

"Somos Osasco na vitória e na derrota! Nossas guerreiras lutaram demais, só que dessa vez, a taça foi para o outro lado." 


saiba mais
 

ATP anuncia calendário de 2015 sem semana definida para o Brasil Open

Torneio continua em fevereiro e segue parte da gira sul-americana de saibro, mas entidade ainda vai decidir se evento será disputado antes ou depois do Rio Open

Por Rio de Janeiro

A ATP anunciou nesta segunda-feira o calendário de 2015 com uma indefinição. O Brasil Open ainda não tem data certa para acontecer, mas continua integrando a gira sul-americana de saibro em fevereiro. A entidade decidirá mais à frente quando o evento será realizado: se antes ou depois do Rio Open, de nível ATP 500 e o mais importante da América do Sul, que acontecerá na semana do dia 16 de fevereiro. O ATP 250 de Buenos Aires passa pelo mesmo caso que a competição paulista.

Clique aqui e confira o calendário completo de 2015

Além da indefinição sobre as datas do Brasil Open e de Buenos Aires, o calendário do próximo ano da ATP ratificou o que a WTA já anunciara no ano passado. A gira de grama terá uma semana a mais, espaçando Roland Garros e Wimbledon em três semanas. Nottingham substitui Eastbourne, e Halle e Queen's subirão para nível 500. O ATP de Stuttgart sai do saibro e será jogado sobre a grama.

tênis brasil open ibirapuera (Foto: Alexandre Cossenza) 
Brasil Open continua em fevereiro em 2015, 
mas ainda não tem data definida 
(Foto: Alexandre Cossenza)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/02/atp-anuncia-calendario-de-2015-sem-semana-definida-para-o-brasil-open.html

Fantasiadas, esposa e filha de Falcao comemoram aniversário do atacante

Atacante é acordado com bolo especial e família vestindo roupas de palhaço

Por Monaco

Falcao García ganhou uma comemoração muito especial no seu aniversário de 28 anos nesta segunda-feira. O atacante do Monaco foi acordado pela esposa com um bolo personalizado. Para fechar a grande homenagem, Lorelei se vestiu com fantasia de palhaço e a pequena Dominique também entrou no clima para dar as felicitações ao pai.

- Você sabe como me fazer sorrir até nos momentos mais difíceis. Obrigado por estar sempre presente, amor. O melhor presente você já me deu #Dominique - escreveu o atacante colombiano no Instagram.


Falcão Aniversário (Foto: Reprodução / Instagram) 
 
Falcão ganha bolo da esposa e da filha 
(Foto: Reprodução / Instagram)

O atleta também teve uma comemoração na clínica onde passou por cirurgia no joelho. Falcao teve a lesão na vitória por 3 a 0 do Monaco sobre o Chasselay, pela Copa da França. A previsão inicial é de que o artilheiro leve seis meses para se recuperar completamente - prazo que o tiraria da Copa. Entretanto, após o procedimento, o médico José Carlos Noronha afirmou que há 50% de chances do jogador estar no Mundial.

falcão garcia bolo hospital (Foto: Reprodução ) 
Falcao também recebeu homenagem na clínica 
onde se recuperou de cirurgia 
(Foto: Reprodução )



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/boleirama/noticia/2014/02/fantasiadas-esposa-e-filha-de-falcao-fazem-homenagem-no-aniversario.html

Curtinha: CBF revela bola oficial do Brasileirão, que volta a ser branca

Após modelo laranja em 2013, campeonato deste ano terá bola branca com detalhes em azul, amarelo e verde

Por Rio de Janeiro

A CBF divulgou nesta terça-feira as imagens da bola oficial do Brasileirão de 2014: depois de fazer um modelo laranja em 2013, a Nike voltou a produzir uma bola branca, com agora detalhes em azul, amarelo e verde.

Bola do Brasileirão 2014 (Foto: Rafael Ribeiro/CBF) 
Bola do Brasileirão de 2014 volta a se 
predominantemente branca 
(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
 
 
FONTE:

Atlético-PR tem até terça-feira para decidir se Adriano joga a Libertadores

Prazo para inscrição do atacante encerra 48 horas antes do jogo de quinta-feira. Imperador pode assinar um contrato de produtividade ainda nesta segunda-feira

Por Curitiba

ADriano é recebido por empresários do Atlético-PR (Foto: Divulgação) 
Adriano foi recebido de braços abertos pela 
diretoria mesmo depois de uma semana de 
atraso (Foto: Divulgação)
O Atlético-PR tem até esta terça-feira para definir se Adriano vai integrar o elenco que disputará a fase de grupos da Taça Libertadores. O regulamento da Conmebol determina que os 30 jogadores precisam ser inscritos até 48 horas antes da primeira partida. O Furacão enfrenta o Strongest, da Bolívia, na próxima quinta-feira, na Vila Capanema, às 20 horas. 


O clube não se pronuncia oficialmente, mas é grande a possibilidade de Adriano fechar contrato ainda nesta segunda-feira e ser inscrito a tempo na CBF. O passo seguinte após a regularização é colocá-lo na lista de quem vai jogar o torneio. Segundo informações da jornalista e blogueira Nadja Mauad, a diretoria do Atlético-PR e os empresários do jogador se reuniram durante o fim de semana para definir a sua permanência.


saiba mais

O contrato com Adriano deve ser por produtividade com gols marcados, jogos realizados, além da venda com camisas e patrocínios que o jogador pode trazer. O salário do Imperador deve ser R$ 100 mil mensais, além da casa que ele já alugou na capital paranaense. 

Ainda conforme a jornalista apurou, Adriano pode aparecer no banco de reservas já na quinta-feira. A preocupação com ele já não é mais com o peso, mas a falta de ritmo de jogo e também a recuperação da lesão no tendão de aquiles, que se arrasta desde 2012. 

Adriano começou a treinar no início de dezembro no Atlético-PR, com o objetivo de se recuperar fisicamente para voltar a jogar. O jogador publicou várias fotos do treinamento pelas redes sociais e comemorou o primeiro dia em que fez um treino com bola. No entanto, após uma folga de dois dias, ele retornou somente após uma semana no Rio de Janeiro, onde voltou a aparecer em festas e shows com os amigos

A última aparição de Adriano foi na partida contra o Sporting Cristal, na última quarta-feira, quando o Furacão garantiu a classificação para a fase de grupos. O Imperador mostrou estar bem sintonizado com o Atlético-PR e foi recebido pela torcida com gritos de incentivo, além de ter torcido pela equipe durante todo o jogo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-pr/noticia/2014/02/atletico-pr-tem-ate-terca-feira-para-decidir-se-adriano-joga-libertadores.html

Vidente? Fernandinho, ex-Furacão, crava placar do Atletiba: '3 a 0 fácil'

Meia, revelado pelo Atlético-PR e hoje no Manchester City, escreve, no começo do jogo, que o Furacão venceria o Coritiba

Por Curitiba

O meia Fernandinho, hoje no Manchester City, é jogador de futebol, mas mostrou um lado vidente na noite deste domingo. O jogador, revelado pelo Atlético-PR, escreveu no Twitter que o sub-23 venceria o Coritiba por "3 a 0 fácil" em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Paranaense. Dito e feito. Os comandados de Petkovic dominaram a partida e ganharam justamente por 3 a 0 - gols de Bruno Mendes, Marcos Guilherme e Bruno Furlan.

Fernandinho começou a carreira nas categorias de base do Rubro-Negro. Em 2005, foi vendido para o Shakhtar Donetsk. No ano passado, acertou com o inglês Manchester City. Apesar do período longe do Furacão, ele costuma publicar mensagens de incentivo ao clube paranaense:


Fernandinho Twitter Atlético-PR (Foto: Reprodução) 
Fernandinho crava placar do Atletiba na rede social 
(Foto: Reprodução)
 
Com a vitória no Atletiba, o Atlético-PR chegou aos cinco pontos e subiu para a nona posição. O próximo compromisso do clube, com os titulares, será contra o The Strongest, às 20h (horário de Brasília) de quinta-feira, na Vila Capanema, pela Libertadores. Já o sub-23 volta a campo para enfrentar o Cianorte às 16h do próximo domingo, no Estádio Albino Turbay, pelo estadual.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-pr/noticia/2014/02/vidente-fernandinho-ex-furacao-crava-placar-do-atletiba-3-0-facil.html

Miguel Ángel mexe no time atleticano para o confronto com The Strongest

Técnico é obrigado a fazer uma alteração no meio-campo e outra no ataque. Ele também pode promover a entrada do espanhol Fran Mérida no time titular

Por Curitiba

Miguel Ángel Portugal, técnico Atlético-PR (Foto: Fernando Freire)Miguel Portugal precisa mexer em dois setores do time (Foto: Fernando Freire)
 
O técnico Miguel Ángel Portugal vai promover pelo menos duas alterações no time do Atlético-PR para o jogo contra o The Strongest, às 20h (horário de Brasília) de quinta-feira, na Vila Capanema, pela fase de grupos da Libertadores.

O treinador não conta com o meia Zezinho e com o atacante Marcelo. O primeiro cumpre suspensão por ter sido expulso diante do Sporting Cristal, pela fase prévia do torneio. O segundo, por ter sofrido uma lesão no tornozelo que o afastará dos gramados por mais três semanas.

O volante João Paulo, desfalque na pré-Libertadores por conta de um mau estar, é o favorito para ocupar a vaga no meio-campo. Já se Miguel Portugal optar por uma formação mais ofensiva, Marcos Guilherme e Nathan seriam as opções. Já no setor ofensivo, três jogadores disputam uma vaga: Bruno Mendes, Douglas Coutinho e Mosquito. O primeiro, autor de um gol na vitória do time sub-23 por 3 a 0 sobre o Coritiba, pelo Campeonato Paranaense, sai na frente.

Miguel Ángel Portugal pode fazer mais uma troca, mas por opção. O meia Fran Mérida, destaque no segundo tempo contra o Sporting Cristal, pode ganhar uma chance como titular. Ele entraria no lugar do atacante Douglas Coutinho, e o time passaria de um 4-3-3 sem um meia de criação para um 4-4-2. Com isso, um provável Furacão para quinta-feira tem Weverton; Sueliton, Manoel, Cleberson e Natanael; Deivid, João Paulo, Paulinho Dias e Fran Mérida; Bruno Mendes (Douglas Coutinho ou Mosquito) e Ederson.

O jogo entre Atlético-PR e The Strongest terá transmissão em Tempo Real pelo GloboEsporte.com.

 O duelo entre Universitario e Vélez Sarsfield, que completam o grupo 1 da Libertadores, está marcado para 00h30m (horário de Brasília) de quarta-feira, no Monumental Coloso de Ate, em Lima, no Peru.


FONTE>
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-pr/noticia/2014/02/miguel-angel-mexe-no-time-atleticano-para-o-confronto-com-strongest.html

Caso Zeballos tem reviravolta, e atacante pode fechar com o Bota

Paraguaio chegou a ser apresentado no Olimpia em janeiro, mas negociação com o Alvinegro é retomada e jogador é esperado no Rio nesta segunda para conversar

Por GloboEsporte.com

Pablo Zeballos do Olímpia Pedro Quiñonez do Emelec (Foto: AFP)Atacante Pablo Zeballos acertou com o Olimpia em janeiro (Foto: AFP)
 
O caso do atacante Pablo Zeballos pode sofrer uma reviravolta favorável ao Botafogo, 20 dias depois de o Alvinegro dar o jogador como perdido. Mesmo anunciado pelo Olimpia em janeiro, o paraguaio estaria chegando ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira para retomar as negociações com o clube carioca. 

Em janeiro, Zeballos acertou salários (cerca de R$ 100 mil) com o Botafogo, que pagaria R$ 1,3 milhão através de um investidor, mas a diretoria insistia em fechar o negócio somente a partir do momento em que o Krylya Sovetov, da Rússia, confirmasse a liberação do atacante.

- Conseguimos o aporte do empréstimo e conseguimos a liberação. Chegamos no Rio nesta segunda para acertar os detalhes e realizar os exames. A intenção dele sempre foi jogar no Brasil - confirmou Audinei Azevedo, empresário do jogador.

Durante as negociações, um investidor paraguaio entrou na história para levar o jogador de volta ao Olimpia, de onde saiu em 2012, e ele chegou a ser apresentado. No entanto, o caso agora pode sofrer uma virada. Pela negociação anterior, Zeballos assinaria contrato de um ano com o Alvinegro, mas não poderia ser inscrito para a fase de grupos da Taça Libertadores, porque o clube já enviou a lista com 30 jogadores para a Conmebol e o prazo se encerra nesta segunda-feira. Ele só poderia jogar caso o time chegasse às oitavas de final.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/02/caso-zeballos-tem-reviravolta-e-atacante-pode-fechar-com-o-bota.html

Com time definido, Bota faz os últimos ajustes antes de pegar San Lorenzo

Bolívar afirma que equipe tem que se impor no Maracanã e precisa ter paciênciapara furar o bloqueio argentino: 'Eles se defendem bem. São perigosos', alerta

Por Rio de Janeiro

Eduardo Hungaro no treino do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SS Press)Eduardo Hungaro acerta detalhes da equipe que enfrenta San Lorenzo (Foto: Vitor Silva / SS Press)
 
O Botafogo realizou, na tarde desta segunda-feira, a última atividade antes de enfrentar o San Lorenzo, às 20h de terça, no Maracanã. Com o time já definido, Eduardo Hungaro comandou um trabalho tático para ajustar o posicionamento e praticar as bolas paradas. Antes, a comissão técnica exibiu um vídeo com características do rival argentino.

O Glorioso entra em campo nesta terça com: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro e Jorge Wagner; Wallyson e Tanque Ferreyra. A equipe é a mesma que goleou o Deportivo Quito por 4 a 0 na fase preliminar da Libertadores.

O zagueiro Bolívar comentou sobre o San Lorenzo e disse que o Bota precisa se impor dentro de casa, mas, para isso, precisará ter muita paciência em campo.

- É um time que obedece um esquema tático, diferente do Deportivo Quito. Eles jogam com duas linhas de quatro, com dois homens à frente, e saem rápido no contra-ataque. Precisamos ter paciência, porque eles defendem muito bem. É um time perigoso, o atual campeão argentino, mas dentro de casa temos que impor nosso ritmo. Temos que furar o bloqueio deles.

Além de Botafogo e San Lorenzo, o Grupo 2 da Libertadores tem Unión Española, do Chile, e Independiente del Valle, do Equador.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/02/com-time-definido-bota-faz-os-ultimos-ajustes-antes-de-pegar-san-lorenzo.html

Em duelo de orações com o Papa, Hungaro diz: 'nossa torcida é gigante'

Técnico do Botafogo acredita que há mais alvinegros do que fãs do San Lorenzo

Por Rio de Janeiro

Papa Francisco I com o escudo do San Lorenzo (Foto: Reprodução)Papa Francisco é apaixonado pelo San Lorenzo (Foto: Reprodução)
 
No dia 13 de março de 2013, o argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito o novo Papa e sucedeu Bento XVI. Francisco, como é chamado, automaticamente também passou a ser o mais ilustre torcedor do San Lorenzo, adversário do Botafogo nesta terça-feira, às 20h, no Maracanã.
A fé do Papa no San Lorenzo, porém, não assusta os alvinegros. Segundo o técnico do Bota, Eduardo Hungaro, há mais gente pedindo a Deus por uma vitória do Glorioso do que por um triunfo do adversário.

- O Papa é filho de Deus, como todos nós. Figura que temos que respeitar, mas acho que ele vai brigar com muita gente nessa disputa de oração, a torcida do Botafogo é gigantesca. Ele pede de lá, nós pedimos de cá. A torcida do San Lorenzo, até pela densidade demográfica da Argentina, não pode ser maior do que a do Botafogo. Nós saímos na frente - afirmou.

O "geógrafo" Hungaro está certo quanto aos números. A população brasileira, segundo o IBGE afirmou em agosto de 2013, já supera a casa dos 200 milhões de habitantes, número bem superior aos 41,2 milhões de argentinos - estimados  pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos da Argentina em 2012. 

Em pesquisa realizada pelo Sistema Nacional de Consumos Culturais da Argentina, o San Lorenzo conta com a torcida de 3,3% da população local (cerca de 1,36 milhão). Os botafoguenses, segundo o Ibope, são mais de 3,1 milhões.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/02/em-duelo-de-oracoes-com-o-papa-hungaro-diz-nossa-torcida-e-gigante.html

De torcedor a reforço? Loco Abreu sonha jogar Libertadores pelo Bota

Ídolo também no San Lorenzo, uruguaio reforça torcida pelo Alvinegro no jogo desta terça e diz: 'Acho que não vou encerrar minha carreira sem voltar e fazer um final feliz'

Por Rio de Janeiro

Loco abreu botafogo gol bangu semifinal taça rio (Foto: Bruno Gonzalez / O Globo)Do lado esquerdo do peito: Loco fala do carinho pelo Alvinegro (Foto: Bruno Gonzalez / O Globo)
 
Loco Abreu não tem dúvidas: nesta terça-feira à noite, ele estará ao lado da sua família em frente à televisão para acompanhar a partida entre Botafogo e San Lorenzo, às 20h (de Brasília), no Maracanã. Mesmo tendo uma história marcante pelo clube argentino, o centroavante não hesita ao dizer que sua torcida será pelo Alvinegro. E se depender de sua vontade – ou seu sonho –, futuramente estará novamente em campo com a Estrela Solitária no peito para disputar uma Libertadores.

O dia 24 de junho de 2012 marcou a última partida de Loco Abreu pelo Botafogo. No entanto, o camisa 13 tem a confiança de que sua trajetória no clube sofreu apenas uma interrupção.
Em entrevista ao GloboEsporte.com por telefone, o hoje atacante do Rosario Central, da Argentina, fez uma espécie de mea-culpa, mostrando arrependimento por tomar a decisão de deixar General Severiano após divergências com o técnico Oswaldo de Oliveira.

- Acho que não vou encerrar minha carreira sem voltar e fazer um final feliz, porque os dois merecem - afirmou o jogador de 37 anos. 

Confira a entrevista abaixo:
GloboEsporte.com: A busca do Botafogo por uma vaga na Libertadores vem desde quando você chegou ao clube, em 2010. Qual seu sentimento ao ver a equipe finalmente classificada para a fase de grupos?
LOCO ABREU: Mesmo fora do Brasil, continuo com essa ligação com o Botafogo e torcendo muito. Existia a expectativa de conseguir a vaga que o clube tanto desejava. Disputar a pré-Libertadores já foi bom. Ver o Maracanã lotado contra o Deportivo Quito foi uma grande felicidade por essa construção feita pelo Maurício (Assumpção, presidente) desde 2009, com André Silva e Anderson Barros, depois Chico Fonseca e Aníbal Rouxinol. Todos sabiam que seria um trabalho a longo prazo, com paciência e continuidade. Demorou, mas o clube conseguiu o objetivo, que é um dos mais importantes. Pelo que via do trabalho, sabia que cedo ou tarde o Botafogo conseguiria a vaga. O momento chegou, e o torcedor tem que desfrutar desse momento, enchendo o Maracanã. É uma sensação diferente olhar a Estrela Solitária em todo o continente. 

Existia a expectativa de conseguir a vaga que o clube tanto desejava. Disputar a pré-Libertadores já foi bom. Ver o Maracanã lotado contra o Deportivo Quito foi uma grande felicidade.
Loco Abreu
 
 Para um clube que ficou quase 20 anos sem disputar uma Libertadores, o que é preciso para ir longe nessa competição?
O Botafogo tem um grupo com jogadores experientes. Nos dois jogos contra o Deportivo Quito já deu para perceber como atua a arbitragem. Os gramados mudam e a característica do futebol também. Os times argentinos, por exemplo, não dão espaço para jogar, têm uma pegada forte, gostam do contato físico e das bolas divididas. É ir experimentando jogo a jogo. Mas, independentemente disso, o Botafogo tem que manter sua linha de trabalho e se adaptar a esse jogo pegado.

Por falar em time argentino, você atualmente joga na Argentina e conhece bem o San Lorenzo. Por esse clube você conquistou um título nacional (2001) e tem 42 gols em 72 partidas disputadas. O que dizer sobre o primeiro adversário do Botafogo na fase de grupos da Libertadores?
O San Lorenzo tem como estilo fazer muita pressão no campo adversário e sai rápido para o ataque quando recupera a bola. É um time que gosta do um contra um, que parte rápido para cima dos zagueiros e desequilibra a área rival. O principal é que não desista da marcação. O clube passou por uma crise econômica há uns quatro anos, mudou sua diretoria, e o time se transformou. Quem faz a equipe jogar é o Romagnoli, homem de ligação. Correa e Blandi são atacantes rápidos e agora chegou o Matri, que foi um dos artilheiros do último campeonato argentino e atua bem entre os zagueiros. No meio-campo tem o Mercier, que cadencia mais o jogo. Mas o principal é essa forma de jogar que é de pressão no campo rival. O San Lorenzo quer sempre ser o dono do jogo, e o adversário tem que interpretar isso rapidamente.

 Fui muito feliz no San Lorenzo, conquistei o título nacional. Mas com o Botafogo a ligação é mais forte, muito mais marcante.
Loco Abreu
 
 Sua torcida chega a ficar dividida numa partida entre Botafogo e San Lorenzo?
Fui muito feliz no San Lorenzo, conquistei o título nacional e fiz parte de um time que alcançou recordes ainda não derrubados, como 13 vitórias seguidas e 47 pontos. Mas com o Botafogo a ligação é mais forte, muito mais marcante. Eu cheguei já mais experiente e vivi um grande momento da minha carreira.

Retornar ao Botafogo ainda é um objetivo?
Acho que não vou encerrar minha carreira sem voltar e fazer um final feliz, porque os dois merecem. Assumo a responsabilidade de que me precipitei na minha decisão. Errei numa decisão rápida. Minha personalidade é boa para algumas coisas, mas também pode me atrapalhar. Às vezes me fecho e não escuto as pessoas. Agora que passou um tempo, estou totalmente convencido de que não foi uma decisão correta. Mas ainda tenho a esperança de voltar, porque ainda estou jogando bem. Quero fazer um final feliz com uma cereja no bolo e não como um filme interrompido. Esse sonho vai continuar até eu me aposentar. Se não acontecer, vou ficar na torcida, como sempre.

Para você, que perseguiu o objetivo de levar o Botafogo à Libertadores, disputar essa competição pelo clube seria o melhor dos mundos?
Quero jogar pelo Botafogo, não importa a competição. Quero é vestir essa camisa novamente. Mas, por exemplo, meu contrato de empréstimo com o Rosario Central termina em junho, e as quartas de final da Libertadores começam depois da Copa do Mundo. Então por que não sonhar em disputar essa fase pelo Botafogo?

Loco abreu botafogo banco de reservas guarani copa do Brasil (Foto: Dhavid Normando / Agência Estado) 
Loco' para voltar: atacante sonha em disputar a 
atual Libertadores pelo Bota (Foto: 
Dhavid Normando / Agência Estado)

Como avalia esse início de passagem de Tanque Ferreyra pelo Botafogo, um jogador que atua na sua posição, e o primeiro com essa característica contratado pelo clube desde a sua saída?
Eu vi o Ferreyra somente nesses dois jogos do Botafogo na Libertadores e em alguns jogos pelo Olimpia. Com mais ritmo e conhecimento do futebol brasileiro ele vai se sentir melhor e será importante para o Botafogo. Não acompanho o dia a dia, mas sei que um jogador dessa posição precisa conhecer bem os companheiros para sentir-se bem. Tomara que ele consiga se adaptar, e também é importante que o time se adapte às suas características.

E qual o planejamento que faz da sua carreira, aos 37 anos? Já pensa em quando vai se aposentar?
Vou jogando enquanto estou me sentindo bem, aproveitando treinos e jogos. O principal é que cabeça, coração e pernas estão funcionando. É preciso muitas coisas para o centroavante sentir-se importante dentro de campo. Estou com uma sensação boa, fisicamente ainda consigo suportar esse profissionalismo do futebol. Continuo com toda a dedicação. Não tenho planos de parar porque o corpo não me mandou essa mensagem.

Loco Abreu Uruguai x Angola (Foto: AP)Não sai da cabeça: Loco quer jogar Copa, mas destaca forte concorrência  (Foto: AP)
 
Dessa forma, disputar a Copa do Mundo no Brasil ainda é um objetivo para você?
Tenho que brigar, mas dentro da realidade, porque é muito concorrido. Confio primeiro em continuar jogando bem, pois assim fico mais perto dos olhos do treinador da seleção. É importante manter a perseverança, mas a única coisa que está dentro das minhas possibilidades é treinar e jogar bem.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/02/de-torcedor-reforco-loco-abreu-sonha-jogar-libertadores-pelo-bota.html

Ribéry desfalca Bayern no jogo de ida das oitavas de final contra o Arsenal

Operação para retirada de hematoma no glúteo é bem sucedida, mas força craque francês a ter duas semanas de recuperação, o que o tira de partida pela Champions

Por Munique, Alemanha

Treino Bayern Ribery (Foto: EFE)Ribéry no treino do Bayern: craque fora de ação nas próximas duas semanas (Foto: EFE)
 
O técnico Pep Guardiola ganhou uma notícia boa e outra ruim nesta segunda-feira. Pôde comemorar a confirmação de que foi bem sucedida a operação para a retirada de um hematoma que pressionava um nervo no glúteo de Ribéry, na última quinta. Só que foi informado pelo departamento médico que o craque francês só voltará aos treinos no fim da semana, precisando de cerca de 15 dias para estar pronto para entrar em campo novamente, o que o tira do jogo de ida pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, contra o Arsenal, em Londres.

Mesmo sem Ribéry, o Bayern sobra no Campeonato Alemão. No último sábado, venceu o Nuremberg por 2 a 0, fora de casa, e manteve os 13 pontos de vantagem na liderança frente ao Bayer Leverkusen.

Nesta quarta-feira, os bávaros entram em campo para disputar uma vaga nas semifinais da Copa da Alemanha. Enfrentam o Hamburgo, fora de casa. Antes de jogarem contra o Arsenal, ainda têm um compromisso pelo Alemão, diante do Freiburg, na Allianz Arena, no sábado que vem.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/2014/02/ribery-desfalca-bayern-no-jogo-de-ida-das-oitavas-de-final-contra-o-arsenal.html

Adorável' Massa contagia ambiente da Williams: 'É um grande motivador'

Dirigente da equipe e filha de Sir Frank Williams, Claire rasga elogios ao brasileiro

Por Londres, Inglaterra

Felipe Massa já disse em diversa ocasiões que o ambiente encontrado na Williams tem sido um estímulo para ele em sua busca pela volta à boa fase na Fórmula 1. Agora foi a vez de Claire Williams, vice-chefe da equipe e filha de Sir Frank, fundador e comandante do time, revelar que o jeito do recém-chegado piloto brasileiro tem contagiado e servido de grande motivação para o pessoal de Grove:

- Ele é um grande cara, é adorável. Penso que este é um desafio empolgante para ele e para todo o time. E ele é realmente um grande motivador – contou à TV inglesa “Sky Sports”.


Altas Horas: confira a participação de Felipe Massa no programa da TV Globo
Claire Williams, filha de Sir Frank Williams e vice-chefe da equipe (Foto: Divulgação) 
Claire Williams, filha de Sir Frank Williams e 
vice-chefe da equipe (Foto: Divulgação)

Após encerrar uma história de 11 anos com a Ferrari (oito como titular), Massa foi contratado pela Williams para ser um dos pilares do reerguimento da tradicional equipe a partir de 2014. E tanto o piloto brasileiro quanto o novo carro do time, o FW36, impressionaram na primeira semana de testes de pré-temporada, em Jerez de la Frontera, Espanha. Apesar das diversas mudanças de regulamento, o bólido mostrou confiabilidade e velocidade. Massa fechou as atividades com o segundo melhor tempo.

- Realmente fizemos um bom teste em Jerez, o que, óbvio, é fantástico para o time. Foi um empurrão. Mas todos sabem que a temporada é longa. Foi o primeiro teste e será um ano muito difícil, muito diferente para todos com as novas regras. 


Fórmula 1 Felipe Massa Williams testes Jerez (Foto: Divulgação Williams) 
Tudo azul: Felipe Massa começou bem na 
Williams nos testes de Jerez 
(Foto: Divulgação Williams)

Outro fator que conta a favor da Williams é a nova parceria com a Mercedes. A escuderia inglesa trocou os motores Renault pelos da montadora alemã para esta temporada. E parece estar satisfeita com a escolha, já que os propulsores da Mercedes foram os que se mostraram mais confiáveis no circuito espanhol.

- A Mercedes é uma parceira fantástica. Eles realmente estão sendo bons para a gente nesses seis meses de desenvolvimento com eles. Então estamos ansiosos para continuar o trabalho ao longo desse ano.

O campeonato de 2014 da Fórmula 1 começa no dia 16 de março com o GP da Austrália. Antes disso, os pilotos voltam à pista para mais duas sessões de testes de pré-temporada, no Bahrein. Uma de 19 a 22 de fevereiro e a outra de 27 de fevereiro a 2 de março.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/02/adoravel-massa-contagia-ambiente-da-equipe-williams-grande-motivador.html

Vale vaga na Sul-Americana: veja o guia da primeira Copa Verde

 

copa verde

 

Competição começa a ser disputada nesta terça-feira e vai até o dia 09 de abril, com a participação de 16 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e do Espírito Santo

Por Rio Branco, AC
Dar visibilidade com um calendário mais preenchido aos times que não disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro, e participam de estaduais de pouca expressão. Com essas propostas, foi criada a Copa Verde, competição organizada pela CBF que começa a ser disputada nesta terça-feira e vai até o dia 09 de abril, com a participação de 16 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e do estado do Espírito Santo.

Além de servir como uma espécie de vitrine para esses times, a Copa Verde nasceu a partir da ideia de se fazer um torneio regional, semelhante à Copa do Nordeste, para clubes da região Norte. Por isso o nome faz alusão à Floresta Amazônica. Posteriormente decidiu-se ampliar o campeonato para clubes do Centro-Oeste e do Espírito Santo (que disputava a extinta Copa Centro-Oeste).


Charles - zagueiro do Paysandu (Foto: Tarso Sarraf/O Liberal) 
Tradicionais Paysandu e Remo vão disputar a 
primeira edição da Copa Verde 
(Foto: Tarso Sarraf/O Liberal)


Para a maioria das equipes, a Copa Verde pode ser uma oportunidade de disputar pela primeira vez uma competição internacional. O futuro campeão garante uma vaga na Copa Sul-Americana do ano seguinte. Entre os participantes, o estado do Pará aparece com o maior número (três), seguido por Mato Grosso, Amazonas e Distrito Federal (dois cada). Os demais estados - Acre, Tocantins, Amapá, Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo - possuem um representante cada.

De acordo com o regulamento oficial, a Copa Verde 2014 será disputada em quatro fases (oitavas, quartas, semis e finais), no sistema de mata-mata. O time que fizer mais pontos, ao final das duas partidas, avança para a próxima fase. Se as equipes estiverem empatadas na soma dos resultados, a vaga será decidida nas cobranças de pênaltis. Os gols marcados fora de casa valem como critério de desempate.


01
Estádios

Entre os mais de 15 estádios que podem receber os jogos da Copa Verde 2014, três se destacam. Construídos para a Copa do Mundo 2014, a Arena da Amazônia, em Manaus, a Arena Pantanal, em Cuiabá, e o Mané Garrincha, em Brasília, custaram mais de R$ 2,5 bilhões aos cofres públicos. Em etapa final de acabamento, os dois primeiro poderão ser utilizados nas próximas fases, assim como o Mané Garrincha, que está pronto desde maio de 2013.


Arena Pantanal, Arena da Amazônia e Mané Garrinha (Foto: Montagem/Globoesporte.com) 
Arena Pantanal, Arena da Amazônia e Mané 
Garrinha (Foto: Montagem/Globoesporte.com)


Enquanto isso, as equipes do Amazonas e do Mato Grosso vão mandar as suas partidas no Presidente Eurico Gaspar Dutra, o 'Dutrinha', em Cuiabá, e no Gilbertão, localizado em Manacapuru, respectivamente. No caso das equipes brasilienses, por recomendação da Fifa, o Mané Garrincha não deve receber muitos jogos antes da Copa do Mundo, para preservar o gramado.

O Espírito Santo não será uma das sedes da Copa, mas irá receber as seleções da Austrália e do Camarões, antes e durante o Mundial. Os australianos vão treinar na Arena Unimed Sicoob, antigo Engenheiro Araripe, casa da Desportiva Ferroviária. Por isso, o estádio ganhou um gramado 'padrão Fifa', que será inaugurado na estreia do time contra o Cuiabá, nesta quarta-feira.


Extremos
Além das arenas da Copa, a primeira edição da Copa Verde terá jogos em grandes estádios das regiões Norte e Centro-Oeste. O Mangueirão, em Belém, com capacidade superior a 40 mil pessoas, que vai receber os jogos do Remo e Paysandu, e o Morenão, em Campo Grande, casa do Cene, que pode abrigar quase 30 mil torcedores.

No outro extremo da competição há as equipes que possuem estádios com estruturas modestas e que não passam dos 5.000 lugares. São os casos do Vilhena, de Rondônia, que joga no Portal da Amazônia para no máximo 3.000 pagantes; do Interporto, que manda as suas partidas no General Sampaio, que cabem 2.000 pessoas; e do Náutico-RR, que somente após a liberação da CBF, vai atuar no Estádio Ribeirão, em Boa Vista, para até 1.207 pagantes.


Jogo foi bem disputado e o empate de 1 a 1 foi justo (Foto: Ribamar Rocha) 
Estádio Ribeirão, em Boa Vista, é com a menor 
capacidade da Copa Verde (Foto: Ribamar Rocha)

02
Clubes participantes

Header_Brasilia_690 (Foto: Arte Esporte)

Claudecir é a principal esperança de gols do Brasília (Foto: Cláudio Reis/Divulgação)Claudecir é a principal esperança de gols do Brasília (Foto: Cláudio Reis/Divulgação)
 
O Brasília Futebol Clube é o time profissional mais antigo em atividade no Distrito Federal e que mais vezes disputou a Série A do Campeonato Brasileiro, com sete participações entre 1977 e 1985. Após anos fora do cenário nacional, o clube vive um período de reestruturação e vê na Copa Verde a oportunidade de consolidar o momento de ascensão.

Vice-campeão candango do ano passado, o time era comandado pelo jovem treinador Marcos Soares, de 39 anos, que fez estágio nas últimas férias com o badalado Pep Guardiola, no Bayern de Munique. Porém, neste sábado, o técnico foi demitido mesmo com a campanha invicta no Candangão, com duas vitórias, três empates e a terceira colocação, após cinco rodadas disputadas.

Com a saída do treinador, a diretoria do Colorado efetivou Luiz Carlos Souza, que teve boa participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2014, quando levou a equipe Sub-20 até as oitavas de final. Com Marcos Soares, o time do Brasília vinha jogando com Artur; Tamaré, André Nunes, Márcio Santos e Kaká; Pedro Ayub e Clécio; Mateuzinho, Gilmar e Alekito; Claudecir.



Header_Brasiliense_690 (Foto: Arte Esporte)

Zé Roberto, meia do Brasiliense (Foto: Cláudio Bispo/Brasiliensefc.com.br)Zé Roberto, ex-Flamengo e Vasco, é o principal reforço do Brasiliense (Foto: Cláudio Bispo/Brasiliensefc.com.br)
 
Comandado pelo experiente Reinaldo Gueldini, que está em sua quinta passagem pelo clube e é o técnico recordista em número de partidas, o Brasiliense entra na Copa Verde sonhando com o título. Finalista da Copa do Brasil de 2002 e integrante da primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2005, o Jacaré busca recuperar o prestígio perdido nas últimas temporadas no cenário nacional. Atualmente, o time candango disputa apenas a Série D do Brasileirão.

O principal reforço do Brasiliense assinou contrato com o clube apenas na última semana: trata-se do meia Zé Roberto, campeão brasileiro de 2009 com o Flamengo. O jogador, que não atua desde novembro do ano passado, ainda trabalha para melhorar a forma física e não deve estar pronto para estrear no primeiro jogo, contra o Interporto. Além de Zé Roberto, o elenco do Jacaré conta ainda com o volante Baiano (ex-Santos e Palmeiras) e o meia Ramon (ex-Atlético-MG e Corinthians).

O Brasiliense começou bem a atual temporada. O time está invicto no Candangão com três vitórias, dois empates e está na vice-liderança da competição, atrás apenas do Luziânia. O time base é: Welder; Bruno Paraíba, Rafael Tavares, Cauê e Léo Campos; Júlio Bastos, Everton, Ramon e Thomaz; Edicarlos e Laécio.

Elenco
Goleiros: Edson, Guto e Welder
Laterais: Bruno Paraíba, Dedé, Jorge Henrique e Léo Campos
Zagueiros: Cauê, Fábio Braz, Ferreira e Rafael Tavares
Volantes: Ederson, Baiano, Everton, Felipe e Júlio Bastos
Meias: Zé Roberto,Elivelto, Lucas, Peninha, Ramon, Thomaz e Valber
Atacantes: Daniel, Edicarlos, Formiga, Gilvan, Laécio, Luiz Carlos, Luquinhas, Mendes, Romarinho e William
Técnico: Reinaldo Gueldini



Header_cene_690 (Foto: Arte Esporte)


Gerente de futebol Paulo Telles e técnico Paulo Muller (Foto: Hélder Rafael)Após 10 anos como preparador físico do clube, Paulo Muller foi efetivado com o técnico do Cene (Foto: Hélder Rafael)
 
O ano promete ser recheado para o Cene, atual campeão sul-mato-grossense. Além da Copa Verde, o Furacão Amarelo terá pela frente outras três competições. Mas, apesar de tantos compromissos importantes, o clube não recebeu o investimento financeiro desejado para formar uma equipe competitiva. O jeito foi apostar em quem veste a camisa há bastante tempo. Depois de 10 anos e quatro títulos estaduais como preparador físico pelo Cene, Paulo Muller foi efetivado como técnico.

A maioria do elenco campeão estadual em 2013 deixou o clube. Permaneceram alguns nomes importantes para o time principal, como o lateral-direito Cafu, os volantes Naka e Baiano, e o meia Márcio. Um dos ídolos cenistas, o zagueiro Dubinha, retornou ao Furacão após três temporadas. No setor ofensivo, o destaque fica por conta do atacante Guilherme. O elenco conta com 25 atletas, mas outros cinco ainda devem ser contratados nas próximas semanas.

Em que pese as dificuldades financeiras do clube, a torcida cenista não tem do que reclamar do time no início do Campeonato Sul-Mato-Grossense. O Furacão lidera o Grupo A e está invicto nos cinco jogos que disputou. Até agora foram três vitórias e dois empates.

A boa campanha no estadual deve fazer com que Paulo Muller repita a escalação do time titular para a estreia na Copa Verde, diante do Brasília (DF) fora de casa. O Cene deve ir a campo com André Moreto, Guto, Maicon, Dubinha, e Cafu; Naka, Baiano, Cezinha e Biro-Biro; Erick e Guilherme.

- Sabemos que o adversário é forte, do mesmo nível que o nosso, mas vamos entrar em campo com garra em busca da classificação. Quero passar minha experiência em competições nacionais para os mais novos do grupo, e com isso ajudar o Cene a chegar cada vez mais longe – disse o volante Naka, de 33 anos, e que está no Furacão Amarelo desde 2010.

Elenco
Goleiros: André Moreto, Zé Augusto
Laterais: Cafu, Guto, Kauê, Vagner
Zagueiros: Natão, Maicon, Dubinha
Volantes: Naka, Baiano, Wellington, Márcio
Meias: Biro-Biro, Cezinha, Eduardo
Atacantes: Erick, Guilherme, Carneiro, Ramires



Header_Cuiabá_690 (Foto: Arte Esporte)


Treinador Luciano Dias (Foto: Assessoria/Cuiabá Esporte Clube)Treinador Luciano Dias volta ao comando do clubeFoto: Assessoria/Cuiabá Esporte Clube)
 
Atual campeão mato-grossense o Cuiabá iniciou a temporada 2014 da estaca zero. Do elenco que se livrou do rebaixamento à Série D na última rodada, nenhum jogador permaneceu. Mais de 20 reforços desembarcaram para as disputas do Campeonato Mato-grossense, Copa Verde, Copa do Brasil e Série C do Brasileiro.

O treinador era Gian Rodrigues, mas que durou apenas dois jogos no comando do Dourado. Após somar apenas um ponto, ele foi dispensado. Em seu lugar, Luciano Dias foi contratado para sua segunda passagem pelo clube. Em 2012, ele comandou a equipe nas últimas seis rodadas da Série C e livrou o time do rebaixamento. 

- Volto empolgado pelo calendário cheio do clube. Temos essa nova competição que é muito boa para os clubes que buscam um reconhecimento no cenário nacional. Essa vaga na Sul-Americana é um chamariz grande e o Cuiabá vai em busca dela – disse Luciano. 

Entre os destaques da equipe estão os zagueiros Samuel e Luis Eduardo, o atacante Caio e o lateral-direito Éder Sciola, que fez parte do grupo do São Paulo, em 2008, quando o time sagrou-se tricampeão brasileiro.

- Uma nova competição, em que o Cuiabá conquistou a vaga merecidamente, por ser o atual campeão estadual. É um torneio nacional, muito importante e estamos trabalhando forte para conseguir um bom resultado fora de casa. Esperamos conquistar uma boa vantagem para decidir no Dutra. Depois dos 180 minutos, vamos pensar na outra fase - analisou o zagueiro Samuel.

A equipe é formada basicamente por Willian Alves; Éder Sciola, Luis Eduardo, Samuel e Ruan; Natan, Bosco, Vinicius Kiss e Edilson; Éder Belém e Caio.

No Campeonato Mato-grossense, o time ocupa a terceira posição do grupo A, com quatro pontos. Nesta chave, as quatro equipes já estão classificadas à próxima fase. Na Copa do Brasil, o adversário será a Barbalha-CE.

Elenco
Goleiros: Willian Alves e Murilo
Laterais: Neno, Ruan Carlos, Éder Sciola e Rafael Frarão
Zagueiros: Samuel, Luis Eduardo, Márcio Paraíba e Gabriel
Volantes: Bosco, Vinicius Kiss, Natan, Gean e Kalil
Meias: Caio, Patrick, Edilson, Jeferson, Wele Dener e Marquinhos
Atacantes: Valdanes, Éder Belém, Athan, Renato Dias e Wanderson


Header__DESPORTIVA-FERROVIÁRIA_690 (Foto: Arte Esporte)

Desportiva Ferroviária (Foto: Vitor Jubini/A Gazeta)Atacante Hércules e zagueiro David dividem a artilharia da Desportiva Ferroviária na temporada 2014 (Foto: Vitor Jubini/A 
Gazeta)
 
Desde que retornou às atividades, em 2011, a tradicional Desportiva Ferroviária vem trabalhando na reconstrução do futebol profissional. O clube, que nos anos 80 e 90 fez boas campanhas nas divisões de acesso do Campeonato Brasileiro, encara a participação na Copa Verde como uma oportunidade de dar mais um passo para reviver os bons momentos de um passado recente.

De olho nas disputas de nível nacional, da temporada 2014, a Tiva manteve a base do elenco campeão capixaba do ano passado e se reforçou com jogadores de destaque no futebol local. Entre os contratados estão os atacantes Hércules, Vitinho, Badinho e Regílson, o meia Marcinho, o volante Tababa, o lateral Ayrton, o zagueiro Felipe Almeida e o goleiro Reinaldo.


Em paralelo a Copa Verde, a Locomotiva Grená estará disputando o Campeonato Capixaba 2014. Na competição, que está na quarta rodada da primeira fase, a Desportiva ocupa a vice-liderança, com duas vitórias e apenas uma derrota, na estreia. Após quatro jogos oficiais disputados na temporada, incluindo a final da Copa dos Campeões do ES, o zagueiro David e o atacante Hércules dividem a artilharia da equipe na temporada, com três gols marcados cada

No início da preparação, em novembro de 2013, o clube grená era comandado pelo técnico Marcos Magalhães. Porém, antes mesmo de dirigir o time em um jogo oficial, foi demitido. Para o seu lugar, a diretoria trouxe Eleomar Pereira, que já em sua primeira partida garantiu o título da Copa dos Campeões do ES (assista aos gols). Firmado na equipe, após quatro jogos, o novo treinador revela que a Tiva entra na Copa Verde para buscar o título.

- Não estamos entrando apenas para participar. Estamos entrando forte, e para ganhar. Sabemos da importância da competição. Os atletas estão bastante motivados, sempre falando e comentando (sobre a Copa Verde). O Léo Oliveira e o Felipe, por exemplo, que são muito importantes para a equipe, comentam a necessidade de fazer um bom jogo contra o Cuiabá. Têm chegado poucas informações sobre eles. Mas sabemos que eles não inciaram bem o estadual, teve saída de treinador e derrota na estreia - contou Eleomar Pereira.

Elenco
Goleiros: Felipe, Reinaldo e Victor
Laterais: Sorriso, Renatinho, Tatá e Ayrton
Zagueiros: David, Renan, Diego Martins, Mayko Jhordan e Felipe Almeida
Volantes: Gilmar, Tabata, Thiago, Victor Hugo
Meias: Léo Oliveira, Marcinho, Flávio Santos e Gabriel Vargas
Atacantes: Badinho, Regílson, Vitinho e Hércules
Técnico: Eleomar Pereira



Header_Interporto (Foto: Infoesporte)

Técnico do Interporto, Uidemar Oliveira, durante treino coletivo (Foto: Vilma Nascimento/GloboEsporte.com)Técnico do Interporto, Uidemar Oliveira, durante treino coletivo (Foto: Vilma Nascimento/GloboEsporte.com)
 
Saindo de um jejum de 14 anos sem título o Interporto foi campeão do Tocantinense 2013 e vai representar o Tocantins nas competições nacionais deste ano, entre elas a Copa Verde. O time está em pré-temporada desde o dia 7 de janeiro comandado sob os comandos do técnico e ex-Flamengo Uidemar Oliveira, que não mede esforços para colocar o elenco ‘na linha’.

Alguns jogadores que chegaram ao time acima do peso sentiram um pouco de dificuldade para se acostumar com o ritmo do novo técnico, mas o resultado já foi visto nos amistosos realizados em Goiás entre os dias 27 de janeiro e 4 de fevereiro. Os resultados surpreenderam o técnico, que disse estar satisfeito com a evolução do elenco que estava treinando há apenas 20 dias. De volta a Porto Nacional os trabalhos continuaram intensos e durante os coletivos Uidemar mencionava os erros que o time cometeu nos amistosos.

- A temporada em Goiás ajudou a dar uma acelerada no time, sabemos que ainda precisamos de alguns acertos principalmente no aspecto físico, mas do aspecto técnico do time eu tenho gostado. Com tudo vamos fazer um grande jogo contra o Brasiliense - afirmou.


Fábio Bala foi artilheiro do Interporto em 2013 (Foto: Vilma Nascimento/GloboEsporte.com)Fábio Bala foi artilheiro do Interporto em 2013(Foto:VilmaNascimento/
GloboEsporte.com)

O time montado para a temporada 2014 tem algumas ‘figurinhas’ repetidas, como o atacante Fábio Bala, ex-Fluminense e Grêmio, campeão junto com o Interporto e artilheiro do estadual no ano passado com 12 gols. Com essa fama de goleador ele espera fazer o mesmo este ano.
- Ainda não conheço o jogo do Brasiliense, mas vou fazer o melhor e se Deus quiser, fazer muitos gols também - garantiu.

E por falar em adversário, o técnico Uidemar disse que tem informações sobre o estilo de jogo do time e pretende ver de perto como é se movimenta em campo. Para a estreia Uidemar escolhe estilo 4-4-2, com a seguinte escalação: Robinho; Pedro Balu, Eraldo, Luciano e Gilberto Mineiro; Valdo, Uésley, Igor e Geovani; Lourival e Fábio Bala.

Na temporada 2014 o Interporto disputa também o Tocantinense que começa no próximo dia 22 e a estreia será contra o Colinas. No dia 12 de março o time de Porto Nacional enfrenta o Samapio Corrêa pela Copa do Brasil e por fim a Série D do Brasileirão.

Elenco
Goleiros: Roger, Robinho e Felipe
Laterais: Balu, Matheus Mendes, Gil e Luan
Zagueiros: Fábio Bahia, Heraldo, Luciano, Rodrigo e Willian
Volantes: Wesley, Valdo, Roger e Andrei
Meias: Igor, Geovane, Vinícius, Juninho e Jota
Atacantes: Fábio Bala, Lourival, Lucas Sousa e Rodolfo
Técnico: Uidemar Oliveira



Header_Mixto_690 (Foto: Arte Esporte)

Treinador Éder Taques do Mixto (Foto: Reprodução/TVCA)Éder Taques, treinador do Mixto (Foto: Reprodução/TVCA)
 
Time mais tradicional de Mato Grosso com 24 títulos estaduais, o Mixto conquistou a vaga na Copa Verde pelo vice-campeonato estadual em 2013. A equipe sofreu uma grande reformulação neste início de ano. Do time de 2013, apenas o volante Kiko permaneceu. No comando técnico, já houve a primeira troca. Éder Taques assumiu a vaga deixada pelo demitido Zé Roberto, que durou apenas três rodadas no comando.

No elenco, os destaques são o goleiro Igor Lemos, que voltou ao clubes neste ano e do atacante Célio Codó, um dos destaques do Sampaio Corrêa-MA, na campanha que levou o time à Série B do Brasileiro. Além da Copa Verde, o Mixto também está na disputa da Copa do Brasil. Vai enfrentar o Santos, no dia 02 de abril, na Arena Pantanal.


- Para nós disputar um torneio desse será um grande prazer. Vamos jogar com muita vontade de vencer, pois estar na Sul-Americana é o sonho para qualquer atleta., sem contar em ter mais um título na carreira. Será uma competição bacana, e com emoção ao torcedor já que é no estilo mata-mata – disse o goleiro Igor. 

Goleiro Igor do Mixto (Foto: Reprodução/TVCA)Goleiro Igor é um dos destaques da equipe
(Foto: Reprodução/TVCA)
 
Segundo o treinador Éder Taques, a Copa Verde é um torneio importante para o calendário dos clubes, já que os participantes tem a chance de conquistar mais um título na temporada.

- O Mixto vai entrar para ganhar, pela sua tradição, sua força e sua torcida. Cada jogo será uma final. Vamos decidir a primeira fase em casa e a ideia é buscar um bom resultado no jogo de ida. Eu conheço bem o elenco do Vilhena-RO e sei que eles tem qualidade – afirmou Taques.

Após um início ruim no Campeonato Mato-grossense, o Mixto se recuperou e já ocupa a vice-liderança do grupo B, com oito pontos.

A equipe base para a competição é formada por Igor, Denilson, Zé Adriano, Robinho e Rogério; César Romero, Kiko, Filipe e Sandro; João Paulo e Célio Codó.

Elenco
Goleiros: Igor, Léo e Rogério
Laterais: Denilson, Rogério, Ítalo e Jairo
Zagueiros: Zé Adriano, Robinho, Douglas e Pio
Volantes: César Romero, Kiko, Pitbull, Chicão e Flatini
Meias: Sandro, Filipe, Neném, Douglas e Pedro
Atacantes: João Paulo, Célio Codó, Leandrinho, Gabriel, Patrick e João Felipe


Header_Nacional-AM (Foto: Infoesporte)


Chapinha (Foto: Adeilson Albuquerque)Chapinha (Foto: Adeilson Albuquerque)
 
Um dos gigantes do futebol do norte do país, o
Nacional-AM tem um grande desafio no ano de 2014: acabar com a desconfiança do torcedor amazonense. Maior campeão do estado, o Leão da Vila Municipal, como é conhecido, luta não apenas para reconquistar sua torcida, mas também em voltar a brilhar em uma competição a nível nacional.

A equipe, que em 2013 foi uma das surpresas do futebol brasileiro, teve grande parte do elenco desfeito para a atual temporada. Entre os que ficaram, destaque para o zagueiro Rafael Morisco e o atacante Leonardo. A grande contratação foi a chegada do meia Chapinha, que brilhou com o Icasa na Série B, assim como o técnico Francisco Diá, novo comandante do Naça.

Baseado na estreia no Estadual, a pressão só aumentou. Na primeira rodada do Campeonato Amazonense, o Nacional foi derrotado pelo Borbense, recém-promovido da Série B do estado.  E os bastidores dizem até mesmo que Diá, em caso de novo tropeço, pode perder a vaga como treinador do time.

-  Estamos com uma boa esperança para a Copa Verde. Sabemos que serão jogos complicados, difíceis. É uma competição de mata-mata, não podemos esquecer disso. Então, mesmo com uma estreia negativa no Estadual, a gente espera que nesta Copa Verde a gente possa estrear bem e sair com um bom resultado neste primeiro jogo, contra o Plácido de Castro. É a primeira edição do torneio e o Nacional não poderia estar de fora, até pela campanha da Copa do Brasil ano passado - disse Chapinha

Diá tem escalado o time no esquema 3-5-2, com a seguinte formação: Vagner; Índio, Rodrigão, Morisco; Amaral, Negrete, Éder, Chapinha e Jeferson Recife; Fabiano e Leonardo.  A base deve ser mantida para a estreia na Copa Verde, já que o treinador tem como foco o título da competição.

O Nacional, na primeira partida diante do Plácido, irá atuar no estádio Gilberto Mestrinho, o Gilbertão. O local, que pertence ao Princesa do Solimões, foi escolhido pela escassez de campos no estado do Amazonas. As delegações terão que se deslocar 84 km de Manaus para Manacapuru. Com capacidade para 15 mil pessoas, o Gilbertão deverá ser utilizado apenas na primeira fase da Copa Verde.

Elenco:
Goleiros: Vagner, Jairo e Douglas
Laterais: Amaral, Rodrigo Ítalo, Fabinho, Daylson e Jeferson Recife
Zagueiros: Índio, Rodrigão, Rafael Morisco, Luan
Volantes: Negrette, Nando, Diego Alan, Ramon e Romarinho
Meias:  Chapinha, Ribinha e Eder
Atacantes: Leonardo, Eric Vinicius, Fabiano e Douglas



Header_Náutico-RR (Foto: Infoesporte)


Thiago é aposta do Alvirrubro na criação das jogadas (Foto: Herianne Cantanhede/GloboEsporte.com)Thiago é aposta do Alvirrubro na criação das jogadas(FotoHerianCantanhede/
GloboEsporte.com)
 
O Náutico-RR mudou quase toda a equipe da campanha vitoriosa de 2013, quando o Alvirrubro de Caracaraí, como é conhecido, conquistou o Campeonato Roraimense. Permaneceram no clube apenas cinco jogadores e mais 13 chegaram para reforçar o elenco. O treinador Fábio Luiz, também recém-chegado, encontra dificuldades para montar o time antes da estreia na Copa Verde contra o Paysandu, dia 11, às 19h30 (horário de Brasília), no estádio Ribeirão. 

Permaneceram no clube apenas o goleiro Stanley, os zagueiros Vicente Tomaz e Elton, o volante Eduardo, além do atacante Laércio. Os reforços vieram de diversos lugares do país, entre eles o Goleiro Dida, que vem do Nacional (AM) e já jogou no Vasco e que chega com status de titular no time roraimense. O meia-atacante Thiago, ex-Arsenal (MG) é outro destaque recém-contratado pelo Alvirrubro.

O time roraimense começou a preparação para a temporada 2014 no dia 13 de janeiro, com parte do elenco sendo formado paralelamente aos treinamentos. A dificuldade no planejamento, aliada a falta de ritmo de jogos oficiais (Campeonato Roraimense começa dia 8 de março, mas a tabela ainda não foi definida) faz o comandante do Alvirrubro colocar o Paysandu como franco favorito.
- Espero um jogo difícil, porque eles são os favoritos para o jogo em função da qualidade técnica deles, a condição de trabalho que é melhor e por eles estarem em uma evolução técnica bem maior. Já fizeram sete jogos no Paraense e esse vai ser o nosso primeiro jogo oficial neste ano - Fábio Luiz.

Aposta
Entre as 13 contratações do Náutico-RR para a Copa Verde, o meio-campista Thiago, 26, é um dos que inspira esperança na comissão técnica do Alvirrubro. O último clube do jogador foi o Arsenal (MG) e ele quer usar o próximo desafio para aparecer no futebol nacional.
- Venho da segunda divisão de Minas Gerais e já rodei por vários times do futebol brasileiro. Estamos (Náutico-RR) trabalhando forte para fazermos um bom papel e quero ser visto na Copa Verde, que é uma vitrine - conta o meio campo.

Elenco
Goleiros: Dida e Stanley
Laterais: Souza, Marabá e Leandro
Zagueiros: Elton, Claiton e Vicente
Volantes: Eduardo e Natal
Meias: Alex, Val, Jackson, Thiago e Franklin.
Atacantes: Laércio e Bruno e Soldado


Header_materia_PARAGOMINAS (Foto: Infoesporte)

O técnico Cacaio admitiu que sua equipe não jogo bem (Foto: Alberto Rolla/GLOBOESPORTE.COM)Cacaio, técnico do Paragominas (Foto: Alberto Rolla/GLOBOESPORTE.COM)
 
O Paragominas entra na competição como caçula. Fundado em 2012, a equipe do interior do Pará - cerca de 300 km de distância de Belém - ganhou direito a vaga após conquistar o vice-campeonato paraense de 2013.

O treinador Cacaio tem uma equipe modesta, mas mesmo assim conseguiu colocar o Jacaré do Norte nas semifinais do Parazão deste ano, sendo eliminado pelo Paysandu. O time que vem atuando tem Paulo Wanzeler, Rondinelli, Renan, George e Mauryan; Diego Carioca, Paulo de Tarcio, Lourinho e Fabrício; Rafael e Aleilson.

- Será a segunda competição nacional que iremos disputar na história do clube. Já mostramos o nosso valor na Série D em 2013 realizando boa campanha, e vamos continuar querendo ser a pedra no sapato dos grandes. Estamos preparados - garantiu Cacaio, treinador do Paragominas.

Elenco
Goleiros: André Luis, Redson, Paulo Roberto e Paulo Wanzeler.
Zagueiros: Renan, George, Vitor Hugo, Hallyson e Thiago Bala.
Laterais: Magno, Rondinelle, Pablo, Mauryan e Gilbertinho,
Volantes: Paulo de Tarcio, Robinho, Diego Carioca, Sandro e Adelson, Lucas Gaia.
eias: Fabrício, Robson, João, Luquinha, Lourinho, Weliton.
Atacantes: Aleílson, Rafael, Adriano Mirando, Buiu, Lucas Sheldon, Andrey, Caica.



Header_materia_PAYSANDU (Foto: Infoesporte)

Heverton foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira (Foto: Reprodução / TV Liberal)Pivô da briga entre Portuguesa e CBF, Heverton é um dos reforços do Papão para a temporada 2014 (Foto: Reprodução / TV Liberal)
 
Um dos candidatos ao título da Copa Verde é o Paysandu. Após o rebaixamento para a Série C, o Papão viveu dias de tristeza com sua torcida, que só terminaram após a vitória por 2 a 1 no clássico contra o Remo, pela quinta rodada do Campeonato Paraense.

O atacante Lima, com sete gols em sete jogos, é o principal nome da equipe do treinador Mazola Junior, que teve dificuldades na montagem do elenco por conta da demora nas contratações. Mesmo assim, os bicolores conseguiram chegar até as finais da Taça Cidade de Belém, que equivale ao primeiro turno.

O lateral-direito Yago Pikachu, que passou a ser usado como atacante, e o meia Héverton, pivô da briga entre Portuguesa e CBF, são outras atrações do Papão, que deve alternar seus jogos na Copa Verde no Mangueirão e Curuzu. O time tem atuado com Matheus; Djalma, Charles, Pablo e Airton; Augusto Recife (Vanderson), Zé Antônio, Bruninho e Héverton; Lima e Yago Pikachu.
- A Copa Verde será importante para o nosso currículo no futebol, porém, a dificuldade será enorme, pois estaremos disputando o estadual. Mas o grupo está seguro e vamos entrar nesta competição para conquistar o título - disse Djalma, meia que vem sendo utilizado na lateral.

A estreia do Papão na Copa Verde acontece nesta terça-feira, contra o Náutico-RR, a partir das 22h (horário de Brasília), no Estádio Raimundo Ribeiro, em Roraima.


Elenco
Goleiros: Paulo Rafael, Matheus, Paulo Ricardo, Paulo Eduardo e João Gabriel
Zagueiros: Marquinhos, João Paulo, Leandro Silva, Charles, Pablo e Lacerda
Laterais: Yago Pikachu, Caio e Airton
Volantes: Vanderson, Ricardo Capanema, Romário, Zé Antônio, Chileno, Murilo e Augusto Recife
Meias: Lineker, Djalma, Helisson, Bruninho e Héverton
Atacantes: Heliton, Bruno, Dennis, Lima, Leandro Carvalho e Thiago Silva



Header_Plácido-de-Castro (Foto: Infoesporte)

Douglas Alves meio-campo do Galvez (Foto: João Paulo Maia)Douglas Alves, ex-Galvez, é uma das apostas do Tigre (Foto: João Paulo Maia)
 
Campeão acreano 2013 de forma surpreendente, o Plácido de Castro entrou no futebol profissional há seis anos e busca espaço no cenário nacional. Entre a dificuldade de recursos financeiros e a vontade de ir longe, o representante do Acre entra na Copa Verde para voltar a surpreender.

Apesar das dívidas, conseguiu manter parte do elenco de 2013. Entre os principais jogadores, o clube renovou com o zagueiro Gilson, o meio-campo Renatinho e o atacante Sandro Goiano. No comando técnico, o time trocou Nilton Nery por Carlinhos Minaçu, que foi preparador físico nos dois últimos anos e vai encarar o desafio de treinador.

Uma das apostas do Tigre do Abunã neste início de temporada é o novo camisa 10 do time: o meio-campo Douglas. O jogador de 25 anos já defendeu Juventus-AC, Rio Branco e Galvez, sendo destaque por onde passou. Agora, tem o desafio de comandar o setor de criação do Plácido.

- Por ser uma competição nacional estamos nos preparando forte e nosso time está pronto. Nossa intenção é passar de fase, primeiro por esses dois jogos contra o Nacional-AM. Não adianta pensar lá na frente, tem que ser um passo de cada vez e ir até onde conseguir - comentou Douglas.
A pré-temporada começou 'atrasada'. O elenco placidiano se apresentou no dia 20 de janeiro, menos de um mês para a estreia. Com o estádio José Ferreira, o Ferreirão, no município de Plácido de Castro, sem condições para receber jogos, o Tigre tem como 'casa' o Florestão, em Rio Branco. A estreia no Campeonato Acreano será contra o Vasco-AC, no dia 16 de março, na abertura do torneio. O Plácido ainda não jogou uma partida oficial em 2014.

Elenco
Goleiros: Darlan e Diego
Laterais: Íris, Layo e Zagalo
Zagueiros: Gilson, Gato e Pé de Ferro
Volantes: Joel, Rogério e Zé Nilton
Meias: Renatinho, Dênis, Francisco, Gustavo e Douglas
Atacantes: Neto, Edilson 'De La Coe', Renan Plácido e Sandro Goiano
Técnico: Carlinhos Minaçu



Header_Princesa-do-Solimões (Foto: Infoesporte)

Marcos Piter - técnico Princesa do Solimões (Foto: Isabella Pina)Marcos Piter quer fazer história com o Princesa (Foto: Isabella Pina)
 
Atual campeão amazonense, o Princesa do Solimões inicia sua campanha na Copa Verde em meio a uma temporada atípica. O Tubarão do Norte conquistou seu primeiro título estadual em 2013 e terá, neste ano, quatro competições pela frente, o que exigiu um investimento ‘de peso’ da diretoria.

O projeto começou com a manutenção de grande parte do elenco. Cerca de 85% dos jogadores que estiveram no clube no último ano foram mantidos, assim como o técnico Marcos Piter. O plantel possui 28 jogadores, mas as principais estrelas do time seguem sendo o atacante Marinelson, com passagem pelo futebol paulista, o centroavante Nando, os meias Michel Parintins e Fininho e o zagueiro He-Man.

O início no Campeonato Amazonense não foi como a torcida esperava. Jogando em Manacapuru, no mesmo Gilbertão que será palco do duelo contra o Santos (AP), o Princesa ficou no empate com o Manaus. O ponto positivo é que o time, que por três vezes ficou atrás no placar, teve forças para buscar a igualdade.

Um novo tropeço no estadual pode obrigar Piter a mudar algumas peças no time titular, mas a tendência é que ele inicie o duelo contra o time do Amapá com Rascifran, Clemilton, Lídio, Flávio e Clayton He-Man; Amaral, Rondinelle, Fininho e Michell Parintins; Nando e Marinelson.

- Ainda não tenho informações sobre o Santos, mas a verdade é que a competição é muito especial para nós. Temos uma expectativa muito grande e até mesmo a curiosidade em participar de um torneio desse porte. Temos jogadores experientes, e isso é fundamental para esse tipo de campeonato - afirmou Piter.

Elenco
Goleiros: Raiscifran e Milton
Laterais: Alberto, Geovane, Clemilton e Grow
Zagueiros: Tiago Brandão, Piru, He-man, Lídio, Reginaldo e Flávio
Volantes: Amaral, Baé, Rondinele, Deurick e Rithison
Meias: Delciney, Toró, Fininho, Rael, Michel Parintins
Atacantes: Nando, Charles, Canutama, Neto e Marinelson


Header_materia_REMO (Foto: Infoesporte)

Charles Guerreiro - técnico do Remo (Foto: Marcelo Seabra/O Liberal)Charles Guerreiro, técnico do Remo (Foto: Marcelo Seabra/O Liberal)
 
O Clube do Remo é outro forte candidato ao título da Copa Verde. Dono de uma das torcidas mais fanáticas do Brasil, o Leão fez um investimento altíssimo para a temporada 2014, apostando em jogadores como o volante Dadá, ex-Náutico, os meias Athos, ex-Chapecoense, e Eduardo Ramos, ex-Paysandu, além do atacante Leandrão, ex-ABC e Botafogo.

O treinador Charles Guerreiro é o responsável por comandar a equipe que está na final da Taça Cidade de Belém, que equivale ao primeiro turno, contra o Paysandu. Como a maioria dos reforços só se apresentou no início do ano e o Parazão começou no dia 12 de janeiro, o time vem oscilando na temporada e ainda não passou a confiança necessária para a torcida.

- Estamos focados nesta competição. Já conversei com o elenco e estamos centrados para garantir o título - disse Charles Guerreiro.

O time que vem sendo usado tem atuado no sistema 4-4-2, com Fabiano; Diogo Silva, Max, Rogélio e Alex Ruan; Dadá, Jhonnatan e Eduardo Ramos; Thiago Potiguar, Leandrão e Zé Soares. Remo estreia na Copa Verde contra o Paragominas, dia 13 de fevereiro, na Arena Verde, em Paragominas. O jogo da volta está programado para o dia 20 do mesmo mês, no Mangueirão, em Belém.

Elenco
Goleiros: Fabiano, Jader e Maycki Douglas.
Zagueiros: Henrique, Carlinhos Rech, Igor João, Rubran, Rogélio e Max.
Laterais-direitos: Diego Silva e Levy.
Laterais-esquerdos: Alex Ruan e Rodrigo Fernandes.
Volantes: André, Jhonnatan, Nadson, Dadá, Bruno Arrabal e Ilailson.
Meias: Ted, Ratinho, Rodrigo, Eduardo Ramos, Athos e Thiago Potiguar.
Atacantes: Val Barreto, Leandro Cearense, Guilherme, Zé Soares e Leandrão.



Header_Santos-AP (Foto: Infoesporte)

Hector Vasques, jogador uruguaio do Santos-AP (Foto: Globoesporte.com)Hector Vasques, jogador uruguaio do Santos-AP (Foto: Globoesporte.com)
 
O Santos-AP intensificou os treinamentos durante os meses de dezembro e janeiro para a estreia na Copa Verde contra o Princesa do Solimões, em Manaus, dia 12 de fevereiro. Para garantir uma boa campanha na competição, o clube amapaense fez pelo menos 16 contratações, para reforçar o elenco.

Entre os destaques, está o jogador uruguaio Hector Anselmo Vasques, que chega com a missão de compor o setor defensivo do 'Peixe da Amazônia'. Já treinando, Vasques diz que a meta é levar o clube alvinegro amapaense à classificação no novo campeonato.

- Minha expectativa é fazer uma boa atuação no Santos, espero muito que possamos chegar a final do campeonato. O atacante Acosta é meu amigo, e por isso estamos aqui - declarou o jogador.

Os jogadores Sandro Monteiro e Marcus Vinicius são outros reforços apresentado pelo Santos. Ambos vêm do futebol nordestino e trazem referências e com participação em grandes competições. Sandro é lateral esquerdo e atuou recentemente no futebol baiano pelo Juazeirense. Já o quarto zagueiro do Marcus Vinicius vestiu a camisa do Lagarto, de Sergipe, e terá a responsabilidade de organizar o setor do time santista.

O técnico santista Jásson Rodrigues afirma que o esquema tático será reformulado com os novos reforços. O treinador também já pensa na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro. O time do Amapá também busca o bicampeonato estadual, que inicia no dia 15 de março.

Nova casa

O clube deve fazer os jogos no estádio Milton de Souza Corrêa, o 'Zerão'. Em obras há seis anos, o estádio - conhecido pela linha central do campo ser a Linha do Equador, que divide o planeta em dois hemisférios - deverá ser reinaugurado no dia 15 de fevereiro. A capacidade do espaço é para o público de cinco mil torcedores. A primeira partida do Santos no Zerão é o jogo de volta contra o Princesa do Solimões pela Copa Verde, marcado para o dia 19 de fevereiro.


Elenco
Goleiros: Diego, Zé Maria e Darlan
Laterais: Gil Bala, Romarinho, Maícon Gaúcho, Sandro Monteiro, Esquerdinha
Zagueiros: Hector Anselmo, Macus Vinicius, Bruno Oliveira, Roberto Assis
Volantes: Pretão, Diego Luiz, Andre Cabeça
Meias: Daniel Vilela, Vicente Junior, Sandro Monteiro, Cabralzinho, Willian Fazendinha, Fabinho
Atacantes: Rodriguinho, Jean Marbaixo, Gabriel Apolo, Everton, João Olavo, Tiquel
Técnico: Jason Rodrigues



Header_vilhena (Foto: Infoesporte)

Cabixi e Edilsinho são esperanças de gols do Vilhena (Foto: Shara Alencar/GLOBOESPORTE.COM)Edilsinho é aposta da equipe (Foto: Shara Alencar)
 
No embalo da conquista recente do título estadual em 2013, o Vilhena Esporte Clube (VEC) começa o ano cheio de esperança. Enquanto aguarda o início do Rondoniense (23 de fevereiro - Vilhena x Rolim de Moura), a primeira missão será a Copa Verde, no dia 12, quando enfrenta o Mixto-MT, no estádio Portal da Amazônia, em Vilhena (RO). Competição que o Lobo do Cerrado, como é conhecido, encara como uma oportunidade de se destacar no cenário nacional.

Depois de recusar a participação na Série D de 2013, por falta de recursos financeiros, o VEC virou o ano com mudanças na diretoria. Jogadores que atuaram na campanha da Série D 2012 e Rondoniense 2013 foram repatriados. Alex Barcelos, Edilsinho e Cucaú foram alguns desses jogadores que participaram da campanha que marcou o futebol rondoniense, quando o Vilhena chegou até as oitavas de final na Série D, pela primeira vez na história de um clube do estado.

Além deles, o técnico que comandou a equipe no tetracampeonato estadual, Marcos Birigui, velho conhecido do futebol mato-grossense, que estava no Sorriso-MT, retornou à equipe. Novamente dirigindo o Vilhena, o treinador revela que tem um time ofensivo e entrosado.

- É um campeonato importante para o time. Por ser a primeira Copa Verde, com certeza irá entrar para a história do clube. Existem bons times nesta competição e por isso queremos ir o mais longe possível no campeonato. A nossa equipe é ofensiva e joga sempre buscando de gols. De todos os jogos que a equipe disputou no meu comando apenas um acabou sem marcar nenhum gol. Esse é o tipo de equipe que eu gosto. A preparação está sendo acima do esperado, a equipe está bem entrosada. A maioria dos atletas já me conhece e joga comigo há mais de um ano - relata Birigui.

A Copa Verde será o primeiro teste, importante, para o Vilhena na preparação para a Copa do Brasil. O time rondoniense recebe o Palmeiras em março e, por isso, o Estádio Portal da Amazônia recebe melhorias, mas que não devem estar prontas para a estreia do time na Copa Verde. A capacidade não deve passar de 3 mil pessoas, sentadas.


Elenco
Goleiros: Douglas e Wagner
Laterais: Igor Pontes e Maycon
Zagueiros: Marinho, Júnior, Tiago Silva, Alex e Tayron
Volantes: Almir, Willian Santos, Cucaú e Carlinhos
Meias: Edilsinho, João Vitor, Alex Sorocaba e Rocha
Atacantes: Buda, Jailson e Roalace
Técnico: Marcos Birigui



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-verde/noticia/2014/02/vale-vaga-na-sul-americana-veja-o-guia-da-primeira-copa-verde.html