sábado, 8 de fevereiro de 2014

Jayme vê bom início do Fla e critica: 'Gols do Flu saíram por bobeira nossa'

Treinador defende Erazo, não diz se mantém equatoriano como titular e adianta que não deve mudar muita coisa para estreia na Libertadores: 'Temos que estar atentos'

Por Rio de Janeiro

Com o gosto amargo da derrota no primeiro clássico do ano - e no primeiro teste mais forte para o time antes da estreia na Libertadores -, o técnico do Flamengo, Jayme de Almeida, tentou minimizar a vitória por 3 a 0 em cima do seu time nesta noite de sábado no Maracanã. Para o treinador, "sem querer tirar o mérito do Fluminense", foram os erros da sua equipe que proporcionaram o placar para os tricolores. No entanto, ele viu um bom início do Flamengo, com jogadas trabalhadas e também chance de reação até levar o segundo gol.

O treinador não quis entrar em detalhes de como vai armar o time para estrear na Libertadores na próxima quarta-feira, contra o León, no México. Pelo contrário, disse que ainda havia "muito tempo" para pensar, por exemplo, se retornava com Samir na zaga, no lugar de Erazo. O equatoriano, que não foi bem em seu segundo jogo com a camisa rubro-negra, foi defendido pelo técnico Jayme de Almeida.

- A falha não acontece sozinha, ela é da defesa, que deixou o rapaz saltar sozinho. Mas isso não pode voltar a acontecer. Jogar tudo nas costas do Erazo é maldade  - disse o treinador do Flamengo.

Após reclamar
 da não marcação de um pênalti no primeiro tempo, Jayme procurou elevar a moral da sua equipe. Ele quer a postura do início do Fla-Flu, mas, evidentemente, com um time mais atento, principalmente nas jogadas aéreas.


Confira abaixo a íntegra da coletiva de imprensa do técnico do Flamengo.

DERROTA
Derrota sempre é ruim. Fizemos um primeiro tempo até bom, o Fluminense mais atrás, procuramos pressionar. Eles fizeram o gol numa bola roubada que bateu na mão do Diguinho, sobrou para o Conca, mas acho que jogamos até melhor. Mas no segundo tempo falhamos muito mesmo. Falha nossa, falha minha também, minha defesa que falhou, tomou o segundo gol com 3 minutos. Nosso time se perdeu um pouco, tentou organizar até os 20, tentou sair para ganhar, mas o Flu foi mais perigoso. Nosso time parou, levou o terceiro gol. São lições que tivemos que aprender. Mas o resultado foi péssimo, não esperava perder de 3 a 0. Não temos muito o que mexer para quarta-feira, só espero que possamos fazer um jogo mais atento. Principalmente em jogadas fundamentais, como nas bolas aéreas, em que falhamos muito hoje.

ESCALAÇÃO DE TITULARES
A programação foi feita assim. Jogamos três jogos com os titulares, descansamos na quarta-feira e voltamos com os titulares hoje. Não foi esse nosso problema hoje. Não vou tirar o mérito do F luminense, mas depois do segundo gol nos perdemos. Se conseguirmos repetir o primeiro tempo de hoje, do Fla-Flu, na Libertadores, acho que vamos bem no México. Tivemos a bola, houve o pênalti. Mas depois do segundo gol perdemos o plano tático e nos perdemos no jogo.

ERAZO OU SAMIR
Não pensei nisso ainda. A falha não acontece sozinha, ela é da defesa, que deixou o rapaz saltar sozinho. Mas isso não pode voltar a acontecer. Jogar tudo nas costas do Erazo é maldade, quando perde, perdemos todos. Era uma derrota que não queria, mas não podemos caçar cabeça de jogador. Quando perde tem que trabalhar lado emocional. Vi coisas boas no nosso time no primeiro tempo, foi bem. Espero que a gente não repita as falhas contra o León.

ESTREIA DE EVERTON
Acho que fez um bom primeiro tempo, com as dificuldades de um Fluminense muito fechado, jogando no nosso erro. Criamos várias faltas perto da área, temos jogadores que batem bem. No segundo tempo, o Mugni entrou, ele prende bem a bola, errou bolas bobas, mas quase fez o gol em boa jogada. Era essa a ideia. Gabriel entrou bem nos últimos jogos, tentei colocá-lo no lado direito junto com o Léo Moura.

SENTIMENTO APÓS DERROTA COM TIME PRINCIPAL
Nenhum. Faz parte do jogo ganhar ou perder. O Fluminense foi mais competente, por erros nossos na defesa. Mas os meninos lutaram, foram até o final, procuraram reverter o quadro, houve bola antes para fazer 2 a 1, poderia reagir, mas o Fluminense foi melhor da metade do segundo tempo para frente. Time fez um primeiro tempo bom, depois lutou até o final, resultado não veio, mas os gols saíram por bobeiras nossa.

ESQUEMA PARA ESTREIA NA LIBERTADORES
Não é que o Flamengo foi ofensivo hoje, é que o Fluminense foi defensivo. O Flamengo saiu para jogar porque o Fluminense estava mais atrás. Até o jogo do León tem muito tempo. Vimos mais de oito jogos do León, um bom adversário. Não vamos para empatar, vamos tentar vencer. Se entrar para empatar, vai perder. O Flamengo sempre tem que entrar para ganhar. Mas não vamos sair que nem malucos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2014/02/jayme-de-almeida-admite-atuacao-ruim-do-fla-falhamos-muito-mesmo.html

Renato vibra com vitória: 'Sobramos em todos os sentidos. Foi barato 3 a 0

Técnico do Flu é só elogios após a vitória sobre o Flamengo, no Maracanã

Por Rio de Janeiro

O técnico Renato Gaúcho foi só elogios a seus comandados após a vitória do Fluminense sobre o Flamengo, neste sábado, no Maracanã. Com o resultado de 3 a 0, o Tricolor tomou do rival a liderança da Taça Guanabara, primeira fase do Campeonato Carioca. Na entrevista coletiva após o clássico, Renato até destacou nomes como Conca, Michael e Walter, mas fez questão de frisar que todos os jogadores foram bem. Pelo menos em três respostas afirmou que esta foi a melhor atuação da equipe sobe seu comando.

- Acho que o que foi determinante foi a entrega da equipe na parte física, técnica, na parte tática foi a melhor partida no ano. Minha equipe manteve o controle do jogo durante os 90 minutos. Conseguimos o gol no primeiro tempo, depois o segundo no início do segundo tempo. Criamos oportunidades, depois Waltinho entrou, belíssimo gol na jogada do Chiquinho. Poderíamos ter feito o quarto. Fizeram uma grande partida, já falei isso. Mas também é pé no chão, não ganhamos nada, mas ganhamos do maior rival. Vamos em busca do objetivo, que é a classificação. Muito bom uma vitória no Maracanã, contra um grande adversário. Muito bom mesmo.

Renato acredita que o placar poderia ser ainda mais elástico. Para ele, em nenhum momento o Flamengo conseguiu equilibrar o jogo.

- Sobramos em todos os sentidos, partida perfeita, o melhor jogo do ano. Foi barato 3 a 0, com todo o respeito ao adversário. Se hoje acaba 5 a 0, 5 a 1, seria normal diante das circunstâncias.
A vitória teve a marca do talento de Conca, novamente o melhor do time, do oportunismo de Michael, o substituto de Fred, que está machucado, e estrela de Walter, o estreante da noite. O camisa 18, aliás, foi muito festejado pelo comandante.

- Fiquei feliz por ele ter entrado e entrado bem. Levei ele para concentração porque perdeu peso, tem treinado bem. É um jogador que desequilibra, fez 13 gols no Brasileiro do ano passado. Ele tem qualidade.  
O Fluminense só volta a jogar no próximo sábado, contra o Boavista, às 19h30m, no Maracanã, pela oitava rodada. Após a vitória no clássico, Renato ampliou a folga do grupo de um para dois dias. Sendo assim, os atletas só voltam aos treinos na manhã de terça-feira, nas Laranjeiras.

Confira a íntegra da entrevista:

Ausência de Fred
- No momento que perdemos o Fred, falei que não tinha dúvidas. Até porque toda vez que precisei do Michael ele entrou, foi bem, fez gol, hoje fez um gol típico de atacante. Taticamente hoje minha equipe fez a melhor partida, se postou muito bem, não deu oportunidades. Tocamos a bola e jogamos com personalidade e confiança. Hoje em dia todos estão se ajudando, voltando, ajudando na marcação.

Renato Gaucho fluminense e flamengo (Foto: Fernando Cazaes / Photocamera)Renato orienta o time no Fla-Flu
(Foto: Fernando Cazaes / Photocamera)
Conca

- O Conca é o que sempre falo para vocês. Tenho que agradecer ao doutor Celso Barros (presidente da patrocinadora), ao Peter (Siemsen, presidente do clube) e ao Tenório (Ricardo, vice de futebol). É um craque, ídolo da torcida, vem jogando bem em todos os jogos. Hoje, se destacou novamente. É até esquisito elogiar o Conca pelas qualidades que ele tem.
Waltinho
- Foi muito feliz, fez gol de atacante, de quem sabe. Falei que iria nos ajudar bastante, é um jogador inteligente, perdeu bastante peso. Você olha e vê a diferença. Está sendo muito profissional dentro e fora do campo e com certeza vai nos ajudar dentro do campeonato.
Walter titular em breve?
- Fiquei feliz por ele ter entrado e entrado bem. Levei ele para concentração porque perdeu peso, tem treinado bem. É um jogador que desequilibra, fez 13 gols no Brasileiro do ano passado. Ele tem qualidade. Quem se escala é o jogador, já disse. O treinador não tem apenas um time. Tem que ter um grupo. Nem sempre vai contar com todo mundo. É o que mais cobro deles. Quando chamar, tem que aproveitar. O grupo é bom e não posso levar mais que 18. Todos têm que buscar. Todos têm dado conta do recado. É essa dor de cabeça que eu quero. Deixa para mim, deixa que eu resolvo. Deixa se destacar, jogar. Sou um treinador que não sacaneia ninguém, converso olhando nos olhos. Sempre vai jogar o melhor. Às vezes, alguém fica triste por estar fora. Só posso colocar 11 em campo. Procuro ver o melhor para o time.  
Como classifica a equipe?
- Não é porque falei que a equipe seria diferente a partir da quinta rodada. Hoje, quase todos que estavam afastados, menos o Fred que não jogou, jogaram 90 minutos. O Fluminense foi uma equipe madura, jogou com confiança, com jogadores que desequilibram. Falei que só qualidade técnica não vai vencer o clássico. Tem que ter raça. Hoje em dia você precisa ajudar na marcação. São muito bons tecnicamente e desequilibraram.
Equipe está pronta?
- É sempre muito difícil falar isso. Não é pela vitória que está tudo bem. Melhoramos bastante. A cada partida o time vem melhorando. Hoje tivemos a maior base da equipe que não jogava, jogadores melhores na parte física. Muito importante uma vitória dessas, contra um grande adversário. É nessas horas que você vê a sua equipe. Mas não ganhamos nada. Hoje todos eles jogaram bem e subiram de produção. Isso me deixou muito feliz.
Defesa em recuperação
- Mais importante de tudo são os treinamentos, colocar os jogadores da maneira que eu gosto, que eu quero que se comportem. Tenho conversado muito com a defesa, tem sido importante a marcação no meio, a ajuda dos atacantes. Não quero que a equipe faça faltas próximo da área, isso diminuiu bastante. Eles melhoraram em todos os sentidos. Os outros que não estão jogando também são importantes. O que melhorou foi o posicionamento deles e a marcação no meio-campo.
Semana inteira de trabalho
- É a primeira que nós temos. Mesmo sem jogo, sempre temos que corrigir. É sempre bom ter a semana cheia para poder treinar.
Superioridade no clássico
- A gente tem todas as informações, pessoas competentes que buscam saber tudo dos adversários. O que mais me deixou feliz foi a parte tática da minha equipe. Hoje foi a melhor partida sobre o meu comando. O que deixa o treinador feliz é que no momento que você treina, que temos nosso esquema de jogo, é que isso dá certo. O Fluminense é um time grande, de grande torcida, que precisa disputar títulos. Fico feliz por ver o torcedor feliz por onde passa. Isso tudo tem a ver com o meu grupo. 
Postura tática do time
- Era o que falava no Grêmio e falo no Fluminense. Gosto de ver minha equipe jogando para frente. Todo treinador arma a equipe com base naquilo que ele tem. Não adianta armar a equipe se não tem jogadores adequados. Hoje minha equipe, mesmo com três jogadores de marcação, é ofensiva. É só ver os gols e chances que criamos. O importante é a liberdade que você dá para a sua equipe. Sem a bola a gente vai marcar, com a bola a gente vai atacar. Hoje foi isso.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2014/02/renato-minha-equipe-manteve-o-controle-do-jogo-durante-90-minutos.html

Bom de cabeça e com gol de Walter, Flu bate o Fla e dorme na liderança

Tricolor faz 3 a 0 no Rubro-Negro e quebra marca negativa que vinha desde 2012. Estreante da noite, camisa 18 balança a rede e ainda acerta a trave 


A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM
 
O Fluminense entrou em campo na noite deste sábado para enfrentar o Flamengo sem Fred, que sofreu nova lesão na coxa direita. Mas, sem abatimento, o time mostrou que está bom da cabeça sem o camisa 9. Com dois cabeceios, de Michael e Elivelton, e um gol do estreante Walter, o Tricolor decretou a vitória por 3 a 0 sobre o Rubro-Negro no Maracanã.


saiba mais

Com o resultado, o Fluminense chegou aos 16 pontos e vai ao menos dormir na liderança do Carioca, pois leva vantagem no saldo de gols, já que o Flamengo tem a mesma pontuação. Neste domingo, o Vasco pode ultrapassar a dupla Fla-Flu e chegar a 17 pontos. Para isso, precisa vencer o Nova Iguaçu, no Raulino de Oliveira.

- Estou muito feliz por fazer gol na estreia contra o Flamengo. Totalmente diferente (um Fla-Flu) - afirmou Walter.

A vitória do Tricolor na noite deste sábado colocou fim a um longo jejum: o time não ganhava um clássico desde o dia 6 de outubro de 2012, quando, com um gol de Fred, venceu o Botafogo pelo Brasileirão.

O Flamengo agora volta sua atenções para a Libertadores. O time fará sua estreia quarta-feira, contra o Leon, no México.

- Tem que saber dividir. Hoje sofremos três gols por bobeira e falta de atenção, mas pressionamos, tentamos, mas não conseguimos. Agora é virar a chave porque na Libertadores temos que estrear bem - avaliou Léo Moura.

O Fluminense volta a campo pelo Carioca no sábado, quando receberá o Boavista, no Maracanã.

Michael marca de cabeça

MIchael fluminense gol flamengo (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Braços e abraços: Michael comemora gol com 
companheiros (Foto: André Durão / 
Globoesporte.com)
 
Antes de a bola rolar, foi respeitado um minuto de silêncio por conta da morte de Maicon Oliveira, do Shakhtar Donetsk, vítima de um acidente de carro na cidade ucraniana neste sábado. O atacante tinha 25 anos e passou pela base de Fluminense (2005-2006) e Flamengo (2007-2008).

O jogo começou com os times trocando passes, com certa cautela, sem exposição defensiva e com pouca ação ofensiva. No início, Amaral chegou a vigiar Conca de perto, mas o argentino logo ficou solto e protagonizou bons lances com bela atuação. O primeiro time a chegar bem foi o Flamengo. Depois de a zaga tricolor afastar uma bola pelo alto, André Santos pegou de primeira e acertou a trave, aos 15 minutos.

O Fluminense só conseguiu chegar com perigo em chute de Jean, aos 20 minutos. Na segunda chance, o Tricolor foi preciso. Conca recebeu pela esquerda e, sem marcação, teve espaço para fazer belo cruzamento. Michael - substituto de Fred, lesionado - se antecipou a Erazo e, com cabeceio certeiro, fez 1 a 0.

O time de Renato Gaúcho subiu de produção. O Flamengo sentiu o golpe e só voltou a assustar nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 41, Everton recebeu de Hernane na área e levou perigo ao gol de Cavalieri. E Elano cobrou falta por cima do travessão.

Elivélton amplia
Mal a bola rolou no segundo tempo e o Fluminense ampliou. Novamente em jogada de Conca; e novamente pelo alto, de cabeça. Em cobrança da falta, o argentino alçou a bola  na área, Gum subiu mais do que a zaga, cabeceou, Felipe espalmou pra frente, a bola subiu um pouco e Elivélton de cabeça fez 2 a 0.

Aos 16, Jayme de Almeida fez duas alterações na equipe: Mugni e Gabriel entraram nas vagas de Elano e Everton. No tempo técnico, o treinador não escondeu seu descontentamento com a postura da equipe em campo.

Gritos de 'olé' e gol de Walter

Walter fluminense gol flamengo (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Walter celebra o gol que fechou o caixão rubro
-negro (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
Aos 28 minutos, a torcida tricolor gritou "olé" enquanto o time trocava passes. Logo em seguida, Walter entrou na vaga de Michael e fez sua estreia pelo Tricolor. O Flamengo seguiu lutando. Aos 34, Hernane teve boa chance. Pouco depois Amaral consguiu boa finalização.

Aos 40, porém, o Fluminense selou a vitória. E com gol de estreante. Depois de cruzamento de Chiquinho, Walter conseguiu escorar bem e fechou o placar. Pouco depois, ele ainda acertou uma bola na trave.

 
 
FONTE:

Antes de enfrentar o Botafogo, San Lorenzo é derrotado no Argentino

Time de Almagro perde por 2 a 0 para o Olimpo, em seu primeiro jogo no ano

Por Buenos Aires

San Lorenzo perde para Olimpo na estreia do Argentino (Foto: Reprodução / Site Oficial)San Lorenzo perde para Olimpo na estreia do Argentino (Foto: Reprodução / Site Oficial)
 
No seu último jogo antes da estreia na Taça Libertadores, o San Lorenzo tropeçou. A equipe de Almagro foi derrotada pelo Olimpo, por 2 a 0, na noite de sexta-feira, em Buenos Aires. Furios e Miralles marcaram os gols da partida, válida pela primeira rodada do Torneio Final do Campeonato Argentino.

Este foi o primeiro jogo oficial realizado pelo clube argentino em 2014. O time do Papa Francisco foi o campeão do Torneio Inicial do campeonato nacional, o que rendeu a vaga direta para a fase de grupos da Taça Libertadores. Considerando a reta final da temporada passada, o San Lorenzo já soma quatro jogos sem vencer.

Na próxima terça-feira, os argentinos visitam o Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo, às 20h (de Brasília) na primeira rodada do grupo 2 da Libertadores. Completam a chave o Independiente del Valle, do Equador, e o Uniõn Española, do Chile.


saiba mais

Libertadores: Bota inscreve mais cinco atletas para a fase de grupos

Junior Cesar, Ronny, Airton, Cidinho e Fabiano agora podem defender o Alvinegro na competição. Uruguaio Mario Risso fica fora

Por Rio de Janeiro

Junior Cesar e Mario Risso, reforços Botafogo (Foto: Fred Huber) 
Junior Cesar (direita) está dentro, e Mario 
Risso está fora da lista dos 30 jogadores da 
Libertadores (Foto: Fred Huber)
 
Depois da classificação para a fase de grupos, o Botafogo tem direito a adicionar mais cinco jogadores na lista anterior de 25 que podiam defender o time na Libertadores. Os nomes já foram escolhidos: os volantes Airton e Fabiano, o lateral-esquerdo Junior Cesar e os meias Ronny e Cidinho.

A principal ausência é a do zagueiro uruguaio Mario Risso, contratado recentemente junto ao Defensor-URU, que ainda não foi regularizado na Federação de Futebol do Rio de Janeiro FERJ). De acordo com o regulamento da Conmebol, o Bota tem que enviar a relação 48h antes do jogo contra o San Lorenzo, terça-feira, no Maracanã.

Se avançar mais na Libertadores, o clube ainda poderá mexer em três jogadores desta lista de 30, que atualmente está assim:

Confira a lista e a numeração fixa abaixo:

1 - Jefferson
2 - Lucas
3 - Edílson
4 - Bolívar
5 - Marcelo Mattos
6 - Julio Cesar
7 - Daniel
8 - Renato
9 - Ferreyra
10 - Jorge Wagner
11 - Gabriel
12 - Helton Leite
13 - André Bahia
14 - Lodeiro
15 - Octávio
16 - Dankler
17 - Rodrigo Souto
18 - Anderson
19 - Wallyson
20 - Henrique
21 - Dória
22 - Renan
23 - Bolatti
24 - Gegê
25 - Elias
26 - Fabiano
27 - Cidinho
28 - Airton
29 - Ronny
30 - Junior Cesar



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/02/libertadores-bota-inscreve-mais-cinco-atletas-para-fase-de-grupos.html

Após derrota, Hungaro admite má atuação: 'Assumo a responsabilidade'

Técnico diz que time não conseguiu realizar o que mostrou nos treinamentos

Por Rio de Janeiro

Depois da emoção da classificação na Libertadores, o Botafogo reencontrou sua árdua rotina até agora neste Campeonato Carioca. Neste sábado, no calor do estádio Moça Bonita, em Bangu, a equipe reserva do Alvinegro perdeu para o Friburguense por 1 a 0 e segue em posição ruim na tabela, já que somou apenas cinco pontos em seis partidas.

Após a partida, o técnico Eduardo Hungaro não escondeu a tristeza com mais um resultado ruim dos reservas. Ele reconheceu que, neste momento, não se pode iludir a torcida e falar em possibilidade de classificação para as semifinais. O comandante do Bota, no entanto, acredita que ainda há margem para uma reação.

- A classificação deu uma complicada, mas temos que ver como será o andamento. Ainda faltam nove rodadas, podemos conquistar mais 27 pontos e chegar a 32. Mas sem dúvida que até agora não é uma campanha para ficarmos discutindo possibilidade de classificação. Temos que ser realistas. Em 18 pontos, fizemos cinco. Não podemos iludir os torcedores, precisamos melhorar rendimento e os resultados para pensar em semifinal - afirmou.

Em sua análise do jogo, Hungaro disse que o time não repetiu o que fez nos treinamentos. O treinador assumiu a culpa pela posição ruim do clube na tabela de classificação.

- Não estamos tendo os resultados que precisamos ter, infelizmente a equipe mais uma vez não conseguiu a vitória. Levamos um gol logo no início, tentamos reagir a criamos algumas poucas jogadas de gol. O goleiro deles fez boas defesas. Eles também poderiam ter ampliado em erros nossos.Não repetimos o desempenho dos treinos. Nossa colocação no campeonato não tem nada a ver com o Botafogo. Eu assumo a responsabilidade pelos resultados.

Na terça-feira, o Bota volta a entrar em campo pela Libertadores. Às 20h, a equipe encara o atual campeão argentino San Lorenzo no Maracanã. Será o primeiro jogo pela fase de grupos.

Confira a entrevista completa de Eduardo Hungaro:

Titulares no Carioca?

- Temos um planejamento. Há jogos do Carioca que o time principal vai fazer, mas tudo tem um limite. A hora que o Botafogo estiver correndo algum tipo de risco... o Botafogo, não estou dizendo o Eduardo Hungaro... se acharmos que temos que rever esta posição (de escalar os reservas), vamos alterar esta ideia. Ainda não há motivo para isso, enxergamos a possibilidade de reação. Estão incomodados, tristes, e querem mudar a situação. Quando houver o distanciamento deste jogo do San Lorenzo para o próximo da Libertadores, a equipe principal, até para não perder ritmo, vai fazer algumas partidas no Carioca. Acreditamos que a possibilidade de reação aumenta.

Atuação do goleiro Renan
- Ele reconhece o erro no gol, mas acho que o gramado dificultou ele. Mas ele reconhece e temos que encarar de frente. Ele é muito sério, comprometido, e dentro do próprio jogo nos salvou em duas oportunidades. São coisas que acontecem. Ele tem muito crédito no Botafogo. Tem que seguir trabalhando que muito provavelmente não vai repetir esse erro.

Participação do argentino Bolatti

- Fez seu segundo jogo e teve bons momentos, mas ainda carece de continuidade para melhorar o rendimento. O horário que jogamos, o campo... de alguma forma dificulta a avaliação. Dentro das condições, acho que a atuação foi boa, mas é precoce para entrar no time titular na terça-feira.

Erros do time nas derrotas no Carioca

- Nossa equipe oscila muito nos jogos. Contra o Vasco, em função da dificuldade e até da boa qualidade do gramado, fizemos um jogo mais competitivo, embora o Vasco tenha controlado a partida. Contra o Cabofriense foi nosso pior jogo. Contra o Friburguense, tivemos chances para empatar e virar, assim como eles também puderam ampliar. Não temos tido rendimento suficiente.

Foco no jogo contra o San Lorenzo

- Concentração agora é na Libertadores. Esperávamos ter bons resultados no Carioca também... estamos tristes, ninguém mais do que nós da comissão técnica e jogadores. Estão se cobrando muito. Mas terça é outra situação. O grupo da Libertadores fez três bons jogos. Em Quito não foi um jogo fácil de se jogar, principalmente por causa da altitude. Fez um grande jogo na volta e os jogadores estão muito motivados, embora saibam que teremos um adversário complicado, o campeão da Argentina.

Dificuldades do time reserva em se impor
- Todas as equipes neste momento estão oscilando, e nós estamos tendo do azar de levar os gols nestes nossos momentos de oscilação, assim como neste jogo contra o Friburguense. Se para nosso time principal já é difícil, para esta equipe que está no Carioca é mais ainda. O fato de termos jogadores experientes não significa que a equipe será consistente já no primeiro mês. Não quero justificar, até porque nossa posição na tabela não tem justificativa. Mas vamos dar a volta nesta situação.

Estreia do lateral-esquerdo Allano, de 18 anos

- Foi um dos aspectos positivos. Foi chamado em caráter de emergência e começou o jogo um pouco indeciso, o que é normal. Alguns torcedores já estavam cobrando. Depois que encaixou a primeira jogada, foi se soltando. Exergo um potencial grande para o futuro. Ele é talentoso, forte, ousado, tem habilidade, uma perna esquerda boa também na bola parada...


FONTE:

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/02/apos-derrota-hungaro-admite-ma-atuacao-assumo-responsabilidade.html

Botafogo para no goleiro Afonso e perde para o Friburguense por 1 a 0

Time pressiona, vê adversário fazer boas defesas e, com falha de Renan, é derrotado e fica em situação complicada. Público ruim bate recorde negativo

A CRÔNICA 
 
por GloboEsporte.com
 
A Libertadores é prioridade, tudo bem. Mas os apenas cinco pontos conquistados no Campeonato Carioca após seis partidas preocupam. Apesar da pressão no segundo tempo, o time reserva do Botafogo parou, principalmente, nas defesas do goleiro Afonso. E com a falha de Renan e o gol de Bidu, o Friburguense venceu os alvinegros por 1 a 0 na tarde deste sábado, em Moça Bonita, sétima rodada. O público foi o pior entre os grandes no estadual. Os 693 pagantes bateram o recorde negativo do Flamengo, de 991, também em Bangu, na última quarta-feira.


saiba mais

O Glorioso está temporariamente na 12ª posição. O Friburguense chega a oito pontos, três a mais que o rival, respira e se distancia da zona de rebaixamento. A última vitória do Tricolor da Serra sobre o Bota havia sido em 2005, também por 1 a 0.

O Botafogo já volta as atenções novamente para a Libertadores. Terça-feira, às 20h (de Brasília), reencontro com a torcida no Maracanã, contra o San Lorenzo, da Argentina. Confronto válido pela primeira rodada do Grupo 2. Pelo Carioca, entra em campo dois dias depois, na quinta, em jogo adiado da sexta rodada contra o Bonsucesso, em Moça Bonita, 17h.


A gente fica triste, o time vem fazendo bons jogos no Carioca. É lamentável. Agora é pensar na Libertadores, no jogo de terça-feira - disse o atacante Elias.

O Friburguense pega o Audax no próximo sábado, estádio Eduardo Guinle, às 17h. Afonso, herói do jogo contra o Botafogo com boas defesas, dividiu seus méritos com os colegas de time.
- Graças a Deus fiz boa partida, quatro defesas difíceis. É fruto do trabalho. Quero agraceder a Deus e ao elenco. Saio de campo feliz - disse o goleiro.

Andre Bahia, Botafogo x Friburguense (Foto: Vitor Silva/SSPress) 
Botafogo para na defesa do Friburguense e perde 
por 1 a 0 (Foto: Vitor Silva/SSPress)
 
Renan falha
O calor prejudica. Mas, apesar das influências climáticas - 39º no início da partida, em Bangu -, o primeiro tempo foi movimentado. Dos reservas escalados por Eduardo Hungaro, Daniel e Gegê pareciam mais à vontade. Daniel caiu pela direita, e sem medo de tentar um drible, de finalizar. Gegê também aprontou das suas pela esquerda, arriscou ainda cruzamentos. Enquanto isso, o centroavante Elias contava muitas vezes com as aparições de Renato como companhia na área. Mas o problema estava atrás.

E não demorou muito para aparecer. Em uma cobrança de falta de Jorge Luiz aos 11 minutos, Bidu subiu mais que a defesa e cabeceou para o chão. O quique no gramado fez o goleiro Renan se atrapalhar: 1 a 0 para o Friburguense. Poderia ter sido pior: Dankler esperou, esperou, não tocou nem chutou e Lucas roubou a bola em outro lance. Renan, que já havia feito uma boa defesa, redimiu-se. Pelo lado do Bota, Daniel e Gegê tentaram, mas Afonso mostrou que não haveria moleza e salvou o Frizão com duas boas defesas.

Afonso inspirado

No segundo tempo, o goleiro do Friburguense voltou ainda mais afiado. Esticou-se todo para tirar um chute bem colocado de Renato. Defendeu também outra finalização de Daniel, após boa jogada do lateral-direito Alex. Ele tirava tudo. Só não foi possível tirar de campo as duas pipas que caíram. Tarefa que ficou para Allano. O Friburguense era bem cauteloso, jogando com quase todos atletas no campo de defesa. Aí Eduardo Hungaro resolveu mexer. Mexeu mal.

Bem em campo, os dois jogadores mais perigosos no ataque saíram. Daniel e Gegê deram lugar a Sassá e Octávio, respectivamente. Octávio, particularmente, mostrou-se a opção menos acertada. Errou cruzamentos de forma bizarra. Quando deu certo, um tapinha de Afonso amorteceu a bola por cobertura de Elias, e Zé Victor tirou quase em cima da linha. A última cartada alvinegra foi trocar o volante Rodrigo Soutto pelo atacante Yguinho.

Com Renato apagado e o adversário recuado, Bolatti passou a aparecer mais na frente. Elias ainda quase marcou, passou raspando. Depois Sassá e Yguinho voltaram a parar em Afonso. 


Bloqueio impenetrável e muita comemoração do Friburguense.

 
 
 
FONTE;

Apesar de resultado ruim, técnico valoriza empenho dos garotos do Galo

Renê Weber, auxiliar técnico de Paulo Autuori, ressalta vontade dos jogadores reservas do Atlético-MG na derrota para o Tupi-MG por 2 a 0

Por GloboEsporte.comJuiz de Fora, MG

Na derrota por 2 a 0 para o Tupi-MG, em Juiz de Fora (Veja os melhores lances no vídeo acima), o Atlético-MG nem parecia Atlético-MG. O time foi formado por jogadores da base e por reservas, já que o time titular viajou para a Venezuela, onde enfrenta o Zamora, nesta terça-feira, pela Libertadores. Até o treinador em Juiz de Fora foi o reserva. Como Paulo Autuori viajou com o o elenco, Renê Weber assumiu a função de comandar a equipe na beira do gramado. 

Apesar da derrota, o assistente técnico gostou do empenho dos atletas, principalmente dos jovens garotos da base. Renê acredita que a intenção da partida contra o Tupi-MG era dar ritmo de jogo aos reservas e, que apesar do resultado negativo, o time se comportou bem para uma equipe com pouco entrosamento. 

saiba mais

- A ideia do jogo era colocar os jogadores que estavam sem forma para jogar. Foi importante para o Lucas Cândido participar de um jogo com um pouco mais de tempo. Pudemos observar alguns jogadores que ainda não tiveram a oportunidade de jogar muito, como André, o Leonardo, o Renan Oliveira. E foi bom para observar os garotos. O resultado foi horrível, mas a atuação foi satisfatória dos jogadores jovens, o que nos deixa boas condições de deixa-los na equipe profissional. 

O time terminou a partida com oito jogadores revelados na base. Renê Weber percebeu que o time criou várias chances e que a defesa deu segurança para Lee, apesar dos dois gols do Tupi-MG. 

- Faltou o gol, mas se não me engano criamos três boas chances de gol. É uma quantidade significativa de oportunidades para uma equipe que não joga junto. O Lee não fez nenhuma grande defesa. Erramos muitos passes, o que é comum para um time que não tem entrosamento. Tirando o resultado horroroso, não temos nada que reclamar do empenho da equipe.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2014/02/apesar-de-resultado-ruim-tecnico-valoriza-empenho-dos-garotos-do-galo.html

Em Juiz de Fora, Tupi-MG supera falta de inspiração do Atlético-MG e vence mais uma

Mostrando segurança na partida, equipe da Zona da Mata faz bom primeiro tempo, sofre pressão na etapa final e segura importante vitória sobre o Galo


A CRÔNICA 
 
por Raphael Lemos
 
Com as atenções voltadas para a Libertadores, o Atlético-MG mandou o time reserva para enfrentar o Tupi-MG, em Juiz de Fora. Sem se importar com isso, o time da casa foi muito superior ao alvinegro na capital e venceu por 2 a 0. Da Silva abriu o placar no primeiro tempo e Núbio Flávio, de pênalti, marcaram os gols do Tupi na partida.


saiba mais

Com o resultado, o Atlético-MG ocupa provisoriamente o oitavo lugar. O Tupi-MG dorme na liderança, com sete pontos, mesma pontuação do Cruzeiro, mas à frente no saldo de gols. As posições podem sofrer alterações dependendo dos resultados dos jogos deste domingo.

Na quinta rodada, o Atlético-MG faz o clássico contra o Cruzeiro no Independência, no próximo domingo, às 16h (de Brasília). Antes, o Galo estreia na Libertadores, na terça-feira, contra o Zamora (VEN), em Barinas, às 22h15. O Tupi-MG volta a campo no sábado, quando vai a Poços de Caldas enfrentar a Caldense, às 17h, no estádio Ronaldão.

Tupi melhor
O Tupi-MG começou com Henrique e Da Silva dando trabalho pelo lado direito do ataque do time de Juiz de Fora. O Galo, por sua vez, pouco progredia com a bola nos pés nas saídas para o ataque. Renan Oliveira, preso entre os volantes adversários, não conseguia armar as jogadas do time.

O primeiro lance de perigo do jogo veio com Núbio Flávio, que foi lançado pela esquerda, pedalou pra cima de Donato, foi ao fundo e cruzou. A zaga do Galo afastou mal, Sidinei pegou a sobra e bateu de primeira, a bola bateu em Lucas Cândido e saiu pela linha de fundo. Os jogadores do Tupi-MG pediram pênalti por mão na bola, mas o árbitro Marcos Vinícius de Sá dos Santos deu apenas escanteio.

lance de Tupi e Atlético_MG  (Foto: Pedro Vilela / Agência Estado) 
Alex tenta avanço entre dois adversários do
Tupi-MG (Foto: Pedro Vilela / 
Agência Estado)
 
No Galo, Marion, pela esquerda, era o jogador mais perigoso, usando a velocidade para cima de Fabricio Soares e explorando as subidas do lateral-direito Henrique. Apesar de oferecer risco pela esquerda, era justamente este o lado mais vulnerável da defesa do Atlético-MG. Alex tinha dificuldade para acompanhar os avanços do lateral do Tupi. E foi por ali que saiu o gol. Aos 24 minutos, Henrique cruzou da direita, a defesa do Galo não cortou e Da Silva, nas costas da zaga, acertou um belo voleio no canto direito do goleiro Lee: 1 a 0 Tupi-MG.

O Atlético-MG sofria com a falta de criatividade no meio de campo, enquanto o Tupi-MG se mostrava mais à vontade na partida. Aos 34, a primeira grande chance do Galo. Leonardo foi lançado pelo meio, girou sobre o defensor e ficou cara a cara com o goleiro Jordan, mas o atacante bateu de esquerda por cima do gol. Dois minutos depois, após uma das poucas boas trocas de passes pelo meio, a zaga do Tupi afastou mal e Marion, sozinho, tentou bater de primeira e mandou por cima.

Donos da casa seguram pressão
O Atlético-MG voltou melhor para o segundo tempo e a primeira boa chance não demorou a surgir. Marion recebeu na esquerda, se livrou da marcação e tocou para o zagueiro Gabriel, mas faltou instinto de atacante para o defensor, que não dominou e perdeu a chance. O Tupi-MG respondeu com Núbio Flávio, que desceu livre pela direita, mas se atrapalhou na hora de cruzar.

O ritmo do jogo diminuiu. Buscando dar novo fôlego ao time, Renê Weber resolveu colocar a garotada. Carlos entrou no lugar de Leonardo, que sentiu o calor e o campo pesado. Lucas Cândido, que deve jogar na terça-feira pela Libertadores, também saiu para dar lugar ao volante Eduardo. O Atlético-MG passou a ter mais iniciativa no jogo, mas sem qualidade. Afobados no ataque, os jogadores eram flagrados diversas vezes em impedimento. Aos 27, lance polêmico: Marion lançou Carlos, que escapou pela esquerda e rolou para André, livre no meio da área, completar para o gol. A arbitragem anulou a jogada alegando impedimento.

Depois de momentos de calmaria, momento de emoção só aos 38, quando em lance similar ao do impedimento, Carlos penetrou pela esquerda e cruzou para André, que chegou atrasado e não conseguiu completar. O Tupi-MG respondeu imediatamente com Miguel, que entrou no lugar de Fábio Tenório. Ele entrou na área atleticana pela direita, mas chutou fraco à direita do gol de Lee.

Aos 45 minutos, esperança para o Galo de, pelo menos empatar, acabou. Leleu bateu falta fraca e, no contra-ataque do Tupi-MG, Núbio Flávio esticou pela esquerda e lançou Da Silva. O centroavante tentou cruzamento, mas a bola bateu na mão de Alex. Pênalti. Na cobrança, Núbio Flábio bateu no canto direito de Lee, que nem saiu na foto, para dar números finais ao jogo.

 
 
FONTE:

Brasil bate o Paraguai, leva Zonal da Fed Cup e volta ao Grupo Mundial

Com grandes atuações de Paula Gonçalves e Teliana Pereira, seleção feminina volta ao topo do tênis feminino mundial. Sorteio dos grupos será na próxima terça-feira

Por Lambaré, Paraguai


saiba mais
O tênis feminino brasileiro conquistou um grande resultado neste sábado. Atuando em Lambaré, no Paraguai, a seleção brasileira feminina venceu o time da casa e conquistou o Zonal Americano da Fed Cup. Com o resultado, o Brasil voltará a disputar o playoff do Grupo Mundial da Fed Cup, a Copa do Mundo do tênis feminino. O triunfo veio com duas vitórias, de Paula Gonçalves e Teliana Pereira, que um dia antes já haviam eliminado a Colômbia. Entre os dias 19 e 20 de abril, o Brasil joga pelo Grupo Mundial I, quando tentará a vaga no Grupo Mundial II.


Meninas  comemoram título do Zonal Americano da Fed Cup (Foto: Reprodução/Facebook) 
Meninas comemoram título do Zonal Americano 
da Fed Cup (Foto: Divulgação/CBTênis)


No primeiro jogo do dia, Paula, 314 do ranking mundial, venceu Montserrat Gonzalez por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 4/6 e 6/1. No jogo seguinte, Teliana Pereira, 92 do mundo, bateu fácil Veronica Cepede por 2 sets a 0, 6/3 e 6/2. O Brasil ainda teve na equipe Laura Pigossi e Gabriela Cé que atuaram nos duelos de duplas e venceram todas.


Agora, a seleção espera o sorteio do Grupo Mundial, na terça-feira. O time não joga a competição desde 2004. O rival do Brasil vai sair de um dos times perdedores do Grupo Mundial II, que podem ter Sérvia, Canadá, Suécia, Polônia, França, Suíça, Argentina e Japão. A definição sai neste domingo.
Time brasileiro festeja título em cima das paraguaias (Foto: Divulgação/CBTênis) 
Time brasileiro festeja título em cima das 
paraguaias (Foto: Divulgação/CBTênis)
FONTE:

Nadal anuncia que não jogará ATP de Buenos Aires devido a vírus estomacal

Espanhol sofre problema enquanto se recuperava de uma lesão nas costas que teve na final do Aberto da Austrália. Ferrer substitui compatriota na capital argentina

Por Rio de Janeiro


saiba mais

Rafael Nadal confirmou na tarde desta quinta-feira que não jogará o ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, na próxima semana, entre os dias 10 e 16 de fevereiro. Em um vídeo postado em sua conta no Twitter, o espanhol anunciou sua ausência na competição e disse que, apesar de estar se recuperando bem das dores nas costas que o afetaram na final do Aberto da Austrália, ele passa por um problema estomacal que atrapalhou sua preparação para o torneio argentino. O compatriota David Ferrer entrará no lugar do Miúra.

- Lamento anunciar minha retirada do torneio de Buenos Aires. Saudações muito carinhosas aos meus fãs argentinos e aos organizadores. Mas um vírus estomacal não me permitiu jogar - escreveu Nadal nas redes sociais.


rafael nadal tenis anuncio atp buenos aires (Foto: Reprodução/Youtube) 
Rafael Nadal grava vídeo lamentando ausência 
no ATP de Buenos Aires 
(Foto: Reprodução/Youtube)

Na semana seguinte ao ATP de Buenos Aires será disputado o ATP 500 do Rio de Janeiro, de 17 a 23 de fevereiro, e a presença do tenista número 1 do mundo é aguardada pelos organizadores do evento. De acordo com o médico do espanhol, Àngel Ruiz Cotorro, os exames das costas de Nadal apontaram uma grande melhora. Ele havia sofrido um estiramento muscular na derrota para o suíço Stanislas Wawrinka na decisão do primeiro Grand Slam da temporada.

Além de Nadal, o Rio Open espera a presença de mais quatro tenistas top 20 da ATP: os espanhóis David Ferrer (5), Tommy Robredo (16) e Nicolás Almagro (17) e o italiano Fabio Fognini (15).



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia
/2014/02/nadal-anuncia-que-nao-jogara-atp
-de-buenos-aires-devido-virus-estomacal.html

Serena Williams mantém o boicote a Indian Wells e desiste do torneio

Número 1 do mundo não disputa a competição desde 2001, quando alegou ter sofrido insultos racistas, vindos da torcida. Venus também não participa do campeonato

Por Indian Wells, EUA

Atual número 1 do mundo, a americana Serena Williams segue boicotando o torneio de Indian Wells, que acontece este ano entre os dias 3 e 16 de março. Neste sábado, Serena confirmou que não participará da competição. O boicote das irmãs Williams ao torneio já dura 13 anos.

Serena Williams Venus Williams evento Australian Open (Foto: AFP) 
Venus (à esq.) e Serena alegam ter sido 
discriminadas pela torcida de Indian 
Wells, em 2001 (Foto: AFP)
 
- Pensei bastante e não retornarei a Indian Wells neste ano. Desejo o melhor a todos envolvidos no torneio - afirmou Serena, que chegara a dar declarações admitindo que poderia voltar a disputar o campeonato.

Em 2001, Serena e Venus protagonizaram grande polêmica, que resultou em acusações de racismo por parte das irmãs. As duas se enfrentariam na semifinal de Indian Wells, mas Venus desistiu da partida. Após o episódio, Serena foi vaiada na final contra Kim Clijsters. A número 1 do mundo alegou ter ouvido insultos raciais vindos da torcida californiana. Desde então, a dupla nunca mais voltou a participar da competição, mesmo sendo esta obrigatória.

- Serena Williams segue com boicote e decide não participar de Indian Wells. Espero que ela tenha sorte nesta temporada e que ela venha para cá ano que vem - disse o diretor do evento Steve Simon.

Com a desistência de ir a Indian Wells, Serena Williams deve voltar às quadras apenas no Master de Miami, na segunda metade de março. A americana também não vai participar do Premier de Doha, na próxima semana.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/02/serena-williams-mantem-o-boicote-indian-wells-e-desiste-do-torneio.html

Sem CR7, Bale e Jesé brilham em vitória do Real; Marcelo sai lesionado

Galês volta ao time, marca e dá assistência no 4 a 2 sobre o Villarreal. Jovem espanhol balança a rede pelo quarto jogo seguido com a camisa merengue

Por Madri, Espanha

O Real Madrid nem precisou de Cristiano Ronaldo neste sábado. Sem o melhor jogador do mundo de 2013 - suspenso -, o time de Carlo Ancelotti venceu o Villarreal por 4 a 2, no Santiago Bernabéu, em dia de Bale e de Jesé, pela 23ª rodada do Campeonato Espanhol. Mas também houve motivos para preocupação: o lateral-esquerdo Marcelo deixou o campo aos 17 minutos do primeiro tempo, lesionado, e pode ficar fora da convocação da Seleção, terça-feira.

Bale, Benzema (duas vezes) e Jesé fizeram os gols do Real, enquanto Mario e Giovani dos Santos fizeram para o Villarreal. Fora do time merengue nos dois últimos jogos por lesão, o galês retornou em grande estilo, abriu o placar e fez bela jogada na assistência do primeiro do francês. Já Jesé, de 20 anos, balançou a rede pela quarta partida seguida, também deu passe para Benzema marcar e vai conquistando cada vez mais seu espaço na equipe de Ancelotti.

O resultado no Bernabéu deixou o Real com 57 pontos, empatado na liderança com o Atlético de Madrid. Mas o time de Diego Simeone ainda joga neste sábado, contra o Almería (17º, com 22), fora de casa. O Barcelona, em terceiro com 54, visita o Sevilla (oitavo, 31) no domingo.

gareth Bale real madrid gol villarreal (Foto: Agência EFE) 
De volta ao Real, Bale comemora com a torcida 
o primeiro gol da vitória sobre o Villarreal 
(Foto: Agência EFE)

Sem Cristiano Ronaldo, Ancelotti escalou o Real com Diego López, Carvajal, Pepe, Sergio Ramos, Marcelo, Illarra, Modric, Di María, Benzema, Bale e Jesé. Logo aos seis minutos, o galês abriu o placar: i zagueiro Dorado falhou na frente do camisa 11 merengue e tentou sair jogando, mas Bale roubou com facilidade e deu um toquinho na saída do goleiro Asenjo.

Marcelo real madrid contusão (Foto: Agência EFE)Marcelo deixa o campo após sentir dores nas costas no primeiro tempo (Foto: Agência EFE)
 
Aos 14, momento de preocupação para o técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari: após uma disputa de bola com Aquino, Marcelo acabou tropeçando no rival e caiu; em seguida, o brasileiro ficou de pé, colocou as mãos nas costas, se ajoelhou no gramado e pediu atendimento. Ainda com as mãos nas costas, conversou com dois médicos do Real e decidiu sair, para a entrada de Coentrão, aos 17.

O clube merengue ainda não divulgou a gravidade da lesão do lateral-esquerdo. Na terça, Felipão convocará a seleção brasileira para o amistoso com a África do Sul, dia 5 de março, em Joanesburgo, o último antes da lista final da Copa do Mundo. Os atacantes Fred e Neymar também estão machucados.
O Real ampliou aos 24. Bale fez bela jogada pela esquerda, pedalou, foi na linha de fundo e cruzou para Benzema desviar e marcar o segundo dos donos da casa. O Villarreal ainda descontou no primeiro tempo, aos 42, com um lindo chute de Mario, sem chances para López.

Na etapa final, o Real voltou sem Coentrão, também machucado (Arbeloa entrou). Aos 18, o time de Ancelotti fez 3 a 1: Di María deu bom passe para Jesé, que recebeu e tocou com categoria no canto, tirando do goleiro Asenjo. A revelação já havia marcado também contra Espanyol, Athletic Bilbao e Atlético de Madrid.

O Villarreal voltou a descontar com um belo gol de falta do mexicano Giovani dos Santos, no ângulo direito, sem defesa para o goleiro do Real, aos 23. Mas o time da casa fechou o placar aos 31, quando Benzema recebeu de Jesé e bateu rasteiro, à direita de Asenjo: 4 a 2.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2014/02/sem-cr7-bale-e-jese-brilham-em-vitoria-do-real-marcelo-sai-lesionado.html

Como Pelé e Romário, Túlio marca 'milésimo gol' de pênalti, em Minas

Aos 44 anos, artilheiro balança a rede pelo Araxá Esporte no Módulo II do Campeonato Mineiro: 'Dedico à minha família. Nasci e vou encerrar artilheiro'

Por Uberaba, MG


Gol Mil Túlio Maravilha Comemoração (Foto: Maritza Borges) 
Gol Mil Túlio Maravilha Comemoração 
(Foto: Maritza Borges)

A camisa alvinegra não era a do clube que o consagrou. Ao contrário do famoso e mitológico número 7 do Botafogo, o número 999 era o que estampava as costas de Túlio Maravilha. Porém, ele representava mais do que o registro do atacante na súmula do confronto entre Araxá Esporte e Mamoré: fazia referência à maior motivação do artilheiro em continuar jogando com 44 anos: o milésimo gol, segundo as contas do jogador. Depois de uma verdadeira saga por vários times do Brasil e do mundo, ele veio. Demorado. Suado. Questionado. Comemorado. E muito. Pois o dia 8 de fevereiro era o mais esperado na carreira do artilheiro.

Assim como Pelé e Romário, o milésimo gol - segundo as contas do artilheiro - saiu de bola parada. Aos 27 minutos do primeiro tempo, o árbitro da partida no Fausto Alvim, casa do Araxá Esporte, marcou um toque de mão da defesa do Mamoré. Túlio Maravilha pegou a bola e ajeitou para bater. O goleiro Fabrício do time de Patos de Minas ainda tentou desestabilizar o camisa 999. Tranquilo, bateu no canto esquerdo e fez. Tirou a farda e mostrou o número 1000 na camisa. Dedicou o gol à esposa, aos filhos e para ele, claro, foi diferente de Pelé e Romário.


- Eles marcaram do lado esquerdo e eu do lado direito - afirmou, para em seguida completar:
-  Dedico à minha família. Nasci e vou encerrar artilheiro.

início e desfecho no interior de mg

A contagem do gol 1000 começou a partir de 500. E assim como o desfecho do projeto, o início de toda a saga pelo gol mil foi no interior de Minas Gerais durante o Campeonato Mineiro. Apesar de toda autoconfiança que lhe é característica e a certeza de que ele estar em campo é sinônimo de gol, o atacante adotou o projeto em 1999, quando vestia a camisa do Cruzeiro.

- Vislumbrei este projeto há 15 anos, quando fiz o gol de número 500 no Campeonato Mineiro contra o Democrata de Governador Valadares. A partir daí, já sonhava com o gol de número mil - afirmou.

Depois do Cruzeiro foram 21 clubes e 418 gols - segundo a contagem do artilheiro - até o tento 999. A última vez que balançou as redes foi na vitória do Vilavelhense por 2 a 1 sobre o Linhares no estádio Virgílio Grassi em Rio Bananal (ES).


Túlio Maravilha, atacante da Vilavelhense, em ação contra o Linhares (Foto: Edson Chagas/A Gazeta) 
Túlio Maravilha, atacante da Vilavelhense, 
em ação contra o Linhares 
(Foto: Edson Chagas/A Gazeta)

título brasileiro e mão contra hermanos

O atacante não precisa nem de um segundo para responder qual gol é o mais importante entre os mil. Cobrança de falta de Sérgio Manoel pela esquerda. Jamir cabeceou para o chão e a bola encontrou o pé direito de Túlio. O artilheiro ajeitou e arrematou com a esquerda. Gol do Botafogo que abriu caminho para o título Brasileiro de 1995.

- O gol na final contra o Santos no Pacaembu é o mais importante da minha carreira. Também está entre os mais importantes do clube pelo título brasileiro – afirmou Tulio.

O lance foi rápido. A defesa do Santos nem reclamou. Mas, na hora da cabeçada, o artilheiro estava impedido. Lance polêmico na final e Tulio admite a irregularidade.

- Eu estava à frente, mas o juiz não deu na hora. Agora não adiante. Não tem mais como voltar – disse o artilheiro.

Mas polêmico mesmo foi o segundo gol lembrado pelo artilheiro. Jogos decisivos contra Argentina sempre representa dificuldades. Aquele do dia 17 de julho de 1995 contou ainda com gol antes dos três minutos de jogo, falha de Tafarel no chute de Batistuta e a violência dos argentinos que terminaram o primeiro tempo com um a menos.

Com a entrada do zagueiro Ayala no lugar de Batistuta, a Argentina se trancou na defesa para tentar segurar o 2 a 1 que garantiria a vaga na final. Mas Tulio usou um artifício conhecido dos argentinos: impedido, o atacante dominou a bola com o braço esquerdo após cruzamento. Só o juiz viu a bola no peito de Tulio. Gol do empate em 2 a 2. Decisão por pênaltis, Tafarel se redimindo com duas defesas e Brasil na final.

- Gol de mão contra a Argentina é muito bom. Costumo brincar que um gol desta importância deveria valer cinco. Se tivesse contabilizado assim teria completado os mil já – brincou.

Túlio ainda relembrou o gol de “futebol arte, tetracampeão” marcado de calcanhar na vitória do Botafogo por 4 a 1 contra o Universidad do Chile pela Libertadores de 1996, no Maracanã, um gol de bicicleta no início da carreira no Goiás e a meia bicicleta que deu o título da Série A2 do Campeonato Paulista para o São Caetano e a vaga na elite paulista.

- O coroamento e o mais importante agora é o milésimo - ressaltou.


identificação com o botafogo
Foram 28 clubes antes do Araxá, além da seleção brasileira. Apesar do início da carreira no Goiás, clube onde fez o maior número de gols – 187, segundo contagem do artilheiro –, a grande identificação de Tulio é com o Botafogo. Pelo alvinegro carioca foram 167 gols, duas artilharias no Campeonato Brasileiro da Série A e um título nacional.

Em 2013, foi criado o projeto "Túlio a 1000 - 7 Gols de Solidariedade" em que ajudaria o jogador a fazer o milésimo com a camisa 7 alvinegra. Não vingou, segundo o atacante, por causa do próprio clube. Mesmo com os problemas, a intenção era fazer o milésimo com a camisa do time carioca.

- O objetivo, a princípio, era fazer este gol com a camisa do Botafogo, pela identificação e por ser um ídolo do clube, O ideal era ter feito lá. Mas houve um desentendimento e o sonho não foi possível – lamentou.


Tulio Maravilha botafogo treino (Foto: Satiro Sodre / AGIF) 
Intenção do artilheiro era marcar o 
milésimo com a camisa do Botafogo 
(Foto: Satiro Sodre / AGIF)

mil?
Tulio Maravilha tem certeza que fez mil gols. Para o artilheiro, o primeiro gol dele com a camisa do Araxá é a cereja do bolo de uma relação com as redes que poucos tiveram. O atacante lembrou ainda que não foi só a contagem dele que gerou dúvida.

- Os gols de Pelé tiveram o questionamento. O do Romário foram questionados. Mas não foi por isso que eles deixaram de marcar. Estão eternizados – lembrou.

Para os críticos, o atacante do Araxá fez questão de relembrar alguns os feitos da carreira, entre eles, o que ele chama de “Hexa artilheiro do Brasileirão”.

- Fui artilheiro por três vezes do Brasileiro em três divisões diferentes. Uma pelo Goiás e duas pelo Botafogo pela Série A, uma vez artilheiro da Série B, pelo Vila Nova - GO, e duas vezes da Série C com o Brasiliense e com o Vila Nova – GO. No total foram mais de 220 gols. Nasci e vou encerrar artilheiro – afirmou Tulio


fim da carreira
Independente do milésimo gol, Tulio tem um contrato de cinco jogos com o Araxá e, possivelmente, entrará em campo no confronto entre o Araxá Esporte e o Nacional de Uberaba, na próxima rodada do Módulo II do Campeonato Mineiro. Se vai aposentar após o contrato, Tulio não sabe. Mas sabe que, após o fim da carreira, vai atacar em outros campos.

- Vou me transformar em comentarista. De certa forma vou continuar no futebol – concluiu.



saiba mais


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2014/02/tulio-faz-milesimo-dedica-familia-e-afirma-nasci-e-vou-encerrar-artilheiro.html

Dez anos depois, Daiane tira peso da queda em Atenas e se vê vitoriosa

Campeã mundial em 2003, ginasta era favorita para ouro na Olimpíada de 2004. Ao RBS Esporte, da RBS TV, aos 30 anos, faz balanço positivo da carreira

Por Eduarda StrebPorto Alegre

Ela chegou com o velho sorriso no rosto. Blusa branca, saia verde, curtinha, mostrando as pernas torneadas por mais de 20 anos de ginástica olímpica. Daiane dos Santos, 30 anos, há oito mora em São Paulo onde atualmente trabalha num projeto especial. Quer criar centros de ginástica em três capitais do Brasil. Para, quem sabe, repetir o seu sucesso em outros novos talentos. Porque, mesmo sem a medalha de ouro na Olimpíada de Atenas, que há dez anos lhe escapava, Daiane se considera, acima de tudo, uma vencedora. Para relembrar esse e outros momentos marcantes, ela recebeu a reportagem do programa RBS Esporte, da RBS TV.

Daiane deixou de ser uma promessa ao vencer o Mundial de Anhaheim, na Califórnia, em 2003. Impressionou o Brasil. E a ginástica. A ponto de o duplo twist carpado ganhar oficialmente o nome de salto Dos Santos. A Olimpíada do ano seguinte virou certeza de medalha dourada. Ao menos para os torcedores, que acabaram decepcionados ao ver a joia brasileira pisar fora do tablado logo no primeiro salto.


daiane dos santos (Foto: Eduarda Streb/RBS TV)Daiane dos Santos está com 30 anos
(Foto: Eduarda Streb/RBS TV)


Hoje, aos 30 anos (faz 31 na segunda-feira), revendo cada detalhe daquela prova em Atenas, Daiane transborda maturidade. E espírito esportivo. Deixa a lição de que a vitória, que parecia tão próxima, tem, na verdade, muita chance de se transformar em dolorida derrota. Derrota em termos, ressalva a ex-ginasta, que celebra uma trajetória sólida no esporte.

- Muita gente perguntou, ‘por que tu não chorou’? E que adianta chorar? Gente, eu errei, sou ser humano. As pessoas já me viam como campeã olímpica por eu ser campeã mundial. Mas isso não acontece sempre - explica. - Gente, eu fui a quinta melhor do mundo. É muita coisa. Tenho o elemento mais difícil da FIG (Federação Internacional de Ginástica. É muito coisa. Eu tenho que me lembrar disso. Me orgulhar disso. Não que não ganhei a olimpíada.

Descoberta pela professora Cleusa, numa pracinha de Porto Alegre aos 12 anos, Daiane era considerada "velha" para a modalidade, uma vez que a maioria começava com seis anos. O amigo e ex-ginasta Mosiah Rodrigues conta que muita gente dizia para ela ir tentar a sorte no atletismo. Valeu a pena contrariar esses precários conselhos.

O título mundial, seu auge, abriu portas. Daiane ganhou fama do tamanho do mundo. Em seu quintal, em Porto Alegre, desfilou em carro do Corpo de Bombeiros, pompa só reservada aos sempre bajulados jogadores de futebol. Mas é recebendo o carinho de quem a viu crescer no esporte é que Daiane se desmancha em lágrimas e emoção. Ao revisitar a sua carreira, assistiu, olhos marejados, a depoimentos de seus primeiros técnicos.

- Para mim, ela será sempre medalha de ouro - avisa Mosiah, só orgulho.

Primeiro técnico no Grêmio Náutico União, Kiko promete amizade eterna:

- Me sinto meio pai. Até hoje, ela sabe que mora nos nossos corações. Nunca vou me esquecer dela.

O Brasil também não se esquecerá de Daiane dos Santos. Do que já fez no tablado. E do que pode fazer na busca de novos talentos.

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


daiane dos santos (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com) 
Daiane dos Santos nos Jogos de 2004, 2012 e no 
pódio no Mundial de 2003 (Foto: Editoria de 
Arte/Globoesporte.com)



FONTE: