terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Dória agradece convívio com Seedorf e diz que foi difícil se despedir

Perguntado sobre possível ida para o Milan, zagueiro ri e deixa a responsabilidade com o novo treinador da equipe italiana

Por Saquarema, RJ

seedorf doria botafogo (Foto: Fred Huber) 
Seedorf cumprimenta Dória na chegada a 
Saquarema (Foto: Fred Huber)
 
Depois de confirmar sua saída do Botafogo e anunciar que será o técnico do Milan, Seedorf foi direto para Saquarema, onde o Glorioso realiza a pré-temporada, para se despedir dos agora ex-companheiros. Depois de descer do helicóptero, o primeiro jogador que o holandês cumprimentou foi o zagueiro Dória. Os dois se abraçaram e depois seguiram para um discurso emocionado do camisa 10.

Dória disse que foi complicado dizer adeus ao holandês e afirmou que guardará este momento por toda sua vida.

- É chato, não gosto de despedida. É difícil dizer adeus a um cara que nos ajudou bastante. Vida que segue, vamos nos encontrar mais para frente. Ele me deu um abraço muito forte, me agradeceu por tudo que fiz por ele. Vou guardar para o resto da vida, tivemos uma boa sintonia.

O jovem zagueiro chegou a ter uma discussão com Seedorf depois que o craque fez uma cobrança no durante um treinamento. Depois, tudo ficou resolvido.

- No início não sabia muito bem como lidar, às vezes ele era um pouco mais severo, mas durante o ano fomos aprendendo a conviver. Conversava comigo até sobre posicionamento do meu corpo, forma de fazer lançamento e dizia para eu observar as atitudes dele. Ele nos deixava mais ligados nos jogos. Dei sorte por encontrar ele no início da minha carreira.

Perguntado sobre a chance de Seedorf o indicar para ser jogador do Milan, Dória riu e deixou tudo nas mãos do holandês.

- O Seedorf vai começar uma nova fase na vida, vai ter muita coisa para pensar lá no Milan. Isso é uma coisa que vai caber a ele. Fico tranquilo, não gosto de forçar a barra. Se acontecer um dia o interesse, fico mais tranquilo para jogar o meu futebol.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/
botafogo/noticia/2014/01/doria-agradece-
 convivio-com-seedorf-e-diz-que-foi
-dificil-se-despedir.html

'Time do Carioca' vence o Olaria em jogo-treino em Saquarema

Meia Daniel, de 19 anos, é o grande destaque da partida e faz os dois gols. 'Time da Libertadores' faz atividade física na praia

Por Saquarema, RJ

Daniel jogo treino Botafogo x Olaria (Foto: Satiro Sodre/SS Press) 
Daniel (chuteiras vermelhas) fez os dois gols do 
Botafogo na vitória sobre o Olaria em 
Saquarema (Foto: Satiro Sodre/SS Press)
 
A equipe do Botafogo que vai disputar o Campeonato Carioca teve nesta terça-feira o primeiro teste antes do início da disputa. O Alvinegro venceu o Olaria por 2 a 1, em Saquarema, em um jogo de poucas chances de gol. Dos jogadores que devem estar no grupo da Libertadores, apenas Dória, Gabriel e Henrique atuaram. Cerca de 50 tocedores subiram no muro do CT da CBV para assistir a partida.

O grande destaque foi o meia Daniel, que fez dois bonitos gols e teve boa movimentação. O técnico Eduardo Hungaro tem dado muitas oportunidades para atleta, de 19 anos, que subiu para o profissional este ano. Renato também foi bem na atividade e acertou uma cabeçada no travessão.

O time que jogou o primeiro tempo, de 40 minutos, teve: Renan, Lucas, Dankler, Dória e Lima; Gabriel, Rodrigo Souto; Renato, Gegê e Daniel; Henrique. Na segunda etapa, os 11 atletas foram trocados, e a equipe ficou com: Jefferson, Alex, Matheus Menezes, André Bahia e Renan Lemos; Dedé, Fabiano, Jeferson, Octávio; Yguinho e Sassá. Renan Lemos deixou o campo com dores no joelho direito.

Enquanto os reservas estiveram em campo, os titulares foram para as areias da praia de Saquarema para uma atividade física. 'El tanque' Ferreyra e Bolatti fizeram parte deste grupo.

A estreia do Botafogo no Carioca será neste sábado, contra o Resende, em Volta Redonda. A primeira partida contra o Deportivo Quito será dia 29 de janeiro, na capital equatoriana. 



FONTE:

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/
botafogo/noticia/2014/01/time-do-carioca-
vence-o-olaria-em-jogo-treino-em-
saquarema.html

Seedorf torce por possível final do Mundial entre Bota e Milan: 'Gostei'

Agora técnico da equipe italiana, holandês afirma que Alvinegro precisa acreditar em título da Libertadores em 2014

Por Rio de Janeiro

Mauricio assumpção, presidente do Botafogo ao lado de Seedorf (Foto: Bruno Turano / Agência Estado)Seedorf e Assumpção: reencontro no Marrocos? (Foto: Bruno Turano / Agência Estado)
 
Quando se despediu do Botafogo, Seedorf fez questão de dizer que não seria um adeus, mas um até breve. Entretanto, existe uma chance de o reencontro ocorrer em dezembro. Agora treinador do Milan, ele também comandará o time na Liga dos Campeões. Enquanto isso, o Alvinegro vai lutar pelo título da Libertadores. Caso ambos vençam suas respectivas competições, vão duelar na decisão do Mundial de Clubes, no Marrocos.

- Gostei - disse Seedorf, ao pensar na possibilidade, abrindo o sorriso.

O presidente Maurício Assumpção emendou:

 - Você joga meio tempo com a gente e treina o Milan no outro tempo - brincou.


saiba mais
Independentemente de ser um possível adversário, Seedorf procurou tratar o Botafogo ainda como o time pelo qual ele vai torcer. Personagem fundamental para a volta da equipe à Libertadores, o holandês mostrou que vai acompanhar a campanha de seus agora ex-companheiros, que enfrentam o Deportivo Quito, dia 29, pelo jogo de ida da fase prévia da competição.

- As coisas não saíram como a gente esperava com o Atlético-MG. Então o Botafogo pode ser o time que trará o Mundial novamente para o Brasil. Tem que sonhar. E tomara que eu possa chegar como treinador do Milan à final do Mundial - disse ele, que vai assinar contrato com o clube italiano válido por dois anos e meio.

Além de assumir o Milan em péssima campanha no Campeonato Italiano (11ª posição), Seedorf vai comandar o time de Kaká e Robinho nas oitavas de final da Liga dos Campeões. A equipe enfrenta o Atlético de Madri no mata-mata a partir de 19 de fevereiro.

Seedorf também não descartou vestir novamente a camisa do Botafogo para um jogo festivo ou de despedida. Mas deixou claro que isso ainda não faz parte de seus planos.

- Mais para frente poderemos fazer alguma coisa nesse sentido, mas tudo com calma. Existem outros clubes que fizeram parte da minha vida e que foram também muito importantes - explicou.
publicidade


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/
botafogo/noticia/2014/01/seedorf-torce-por-
possivel-final-do-mundial-entre-bota-e- 
milan-gostei.html

Seedorf anuncia adeus ao Bota: 'Que possa manter o que a gente construiu'

Holandês se aposenta para dar início à carreira de treinador no Milan, da Itália

Por Rio de Janeiro


saiba mais
Chegou ao fim a passagem de Seedorf pelo futebol brasileiro e pelo Botafogo. O craque abriu mão dos últimos seis meses de contrato que restavam no clube e da chance de disputar a Libertadores, o que seria seu primeiro torneio internacional na América do Sul, para se aposentar aos 37 anos e dar início à carreira de treinador no Milan, da Itália. Alvo antigo do clube milanês, a investida sobre o holandês aumentou com a demissão do técnico Massimiliano Allegri, que não resistiu à vexatória derrota para o modesto Sassuolo, pelo Campeonato Italiano, no último domingo. O convite pesou, e craque, sorridente e tranquilo, anunciou sua despedida em entrevista coletiva nesta segunda-feira, no Engenhão.


 
lagrimas e gols 
Relembre em imagens a trajetória 
de Seedorf no Botafogo
 
o anúncio 
Em entrevista coletiva, Seedorf revela 
que deixará o Botafogo
 
reconhecimento
 Seedorf agradece à torcida do Botafogo pelo carinho


- Vou parar de jogar futebol depois de 22 anos. Foi uma noite difícil, mas estou satisfeito com o que fiz na minha carreira, no que fiz com o Botafogo. Objetivo de voltar a sonhar, a entrar na Libertadores após 17 anos. Minha felicidade de poder ter deixado também em campo resultados importantes. Carioca foi um começo. Não acabou mal. Conseguimos a vaga na Libertadores que o clube merece, o grupo que estou deixando aqui merece. Gostaria de agradecer a todos. Agradeço o projeto do Botafogo e desejo o melhor. Que possa manter a autoestima, melhorar e manter o que a gente construiu. Muitos times poderiam ser melhores tecnicamente que o Botafogo, mas por causa da nossa cabeça fizemos melhor. Vou seguir o Botafogo à distância. Obrigado por essa convivência, muitas coisas positivas, agradeço ao Rio, ao Brasil, a todos vocês que estão aqui e aos que não estão. Me abraçaram daquela forma. Estou feliz e satisfeito, não tenho arrependimento. Posso me aposentar tranquilo. Poderia jogar muito mais, treinar mais. Ver a garotada treinando me motivava. O Brasil, que me abraçou, não vou esquecer nunca mais, acho que dei algo importante, que fiz isso e por isso estou tranquilo para fechar - declarou.

Seedorf ainda vai de helicóptero a Saquarema nesta tarde para abraçar os jogadores que estão realizando a pré-temporada. O craque, porém, disse que o anúncio não se trata de um adeus. Ele deixa em aberto a possibilidade de reencontrar um dia não só o Botafogo, como o Brasil. E antes e partir rumo à Itália, o holandês desejou sorte à Seleção na Copa do Mundo daqui a cinco meses.

- Não é um adeus, vamos nos encontrar ainda. Essa experiência nesse um ano e meio me fez crescer muito e me ajudará no meu próximo passo, que será como treinador do Milan. Queria fechar de maneira elegante e correta. Muito obrigado de novo a todos. Espero que o Brasil possa ter uma Copa inesquecível e que a seleção brasileira possa honrar as cores. Obrigado.


Seedorf despedida Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein) 
Seedorf é homenageado pelo presidente 
alvinegro com um quadro e a mensagem: 
'Obrigado' (Foto: Gustavo Rotstein)
O presidente alvinegro, Mauricio Assumpção, admitiu a perda de qualidade técnica que o time terá sem o Seedorf e tratou de dizer que encontrar um substituto será um desafio. Mas o comandante aposta no legado do próprio holandês não só para atrair jogadores, como para evoluir as categorias de base do clube.


Agradeço o projeto do Botafogo e desejo o melhor. Que possa manter a autoestima, melhorar e manter o que a gente construiu. Muitos times poderiam ser melhores tecnicamente que o Botafogo, mas por causa da nossa cabeça fizemos melhor. Vou seguir o Botafogo à distância. Obrigado por essa convivência, muitas coisas positivas, agradeço ao Rio, ao Brasil
Seedorf, ex-meia e novo treinador do Milan

- Vai ser difícil (achar um substituto). É um desafio que temos aqui. Achar alguém que traga tudo o que ele trouxe. Algumas contratações estão sendo feitas. A vinda dele e a saída dele vão abrir as portas de um Botafogo para muito jogador do quilate dele, embora seja difícil achar. O Botafogo se credencia como um clube que tem condições de receber alguém assim, fica fácil para o mercado internacional entender. Meu sócio-torcedor pulou mais de 100%, isso é representativo.

Mas tenho de falar da chancela que ele deu à base. Vi gerações surgirem e desaparecerem sem chancela. O Botafogo pôde subir garotos com o Seedorf, convivendo com ele no dia a dia. Esse é o ganho maior de todos. Não é a toa que hoje temos mais de 16 atletas da base no elenco. Essa foi a maior contribuição e vai se perpetuar a outras gerações. O que é bem feito não é perdido - defendeu.

Logo no início da coletiva, Seedorf teve a palavra e fez questão de agradecer alguns profissionais que, em sua avaliação, foram determinantes para sua adaptação ao futebol e à cultura que envolve o esporte no Brasil. Todos eles deixaram o Botafogo ao longo da última temporada ou ao fim de 2013. No entanto, o holandês fez questão de dizer que respeitou a decisão tomada pela diretoria.


Seedorf despedida Botafogo (Foto: Reuters)Seedorf se mostrou tranquilo e sorridente em sua despedida da carreira de jogador (Foto: Reuters)
- Gostaria de agradecer algumas pessoas que foram muito importantes, principalmente nos meus primeiros meses de Brasil. Primeiro o Oswaldo (de Oliveira), com quem tive um relacionamento fantástico. Também o Luis Alberto, auxiliar técnico, o Alex Evangelista, fisioterapeuta  com quem trabalhei muito, e o Altamiro (Bottino), fisiologista que ajudou a me adaptar. Foram relações importantes nesse meu começo aqui. O Anderson Barros (ex-gerente de futebol) me ajudou a entender o clube e o futebol brasileiro. Eles me colocaram em condições para ir bem dentro de campo. Isso de eles terem saído é uma decisão do clube. Também agradeço ao presidente por ido à Itália me convencer a vir para o Botafogo.

Bem-humorado e transmitindo segurança ao ter tomado a decisão de antecipar a aposentadoria para assumir o comando do Milan, Seedorf lembrou a partida contra o Criciúma, pela última rodada do Brasileirão, como o momento mais emocionante de sua trajetória pelo Botafogo. E deixou claro estar certo de que ao migrar de uma sólida carreira nos gramados para outra ainda incerta à beira dele, está certo de que deu um passo firme em direção ao futuro.

- Gosto de trabalhar, de estar nesse mundo do futebol, e acho que vou continuar ajudando na minha missão de vida, que é ajudar a fazer um mundo melhor, não mais como ator no campo, mas treinando esses atores, que são modelos para as crianças. É um passo natural. Um taça a mais ou a menos não vai mudar minha história. O legado deixado é o importante para mim. Isso foi fantástico, bonito e feliz por tudo que fiz. Ninguém sabe qual é o momento certo. Tem que ter coragem pra seguir o coração. A cabeça pode tomar decisões erradas, mas o coração dificilmente erra.

Do anúncio da contratação até a confirmação do fim da trajetória de Seedorf no Botafogo foram 564 dias, 81 jogos e 24 gols. O camisa 10 ajudou o clube na conquista do Carioca de 2013, quando foi eleito o melhor jogador da competição, e na conquista da vaga para a Libertadores de 2014 após 17 anos longe do torneio. A chegada foi apoteótica, no aeroporto lotado. A apresentação, no Engenhão, também emocionou os torcedores. A chegada do ídolo, além da qualidade técnica, serviu para elevar a autoestima dos alvinegros.


Seedorf um dia de treinador do nova iguaçu (Foto: Divulgação/NIFC)No Brasil, o novo técnico do Milan fez curso de treinador com os jovens do Nova Iguaçu (Foto: Divulgação/NIFC)
Como em todo casamento, na relação de Seedorf com o Bota houve momentos de turbulência. O camisa 10 ficou bastante chateado com ao episódio em que torcedores foram ao aeroporto hostilizar os atletas e atirar ovos no ônibus após uma derrota para o Internacional. Outra coisa que incomodava o holandês eram os contantes atrasos de salários do elenco. O perfil participativo e as cobranças durante treinos e jogos por vezes criaram algumas rusgas, por exemplo, com Dória, Gilberto, Jefferson e Antônio Carlos.

Diante da má receptividade, ele ficou mais calado. O grupo percebeu e pediu a volta do "pai chato", já que consideravam que o meia conseguia fazer com que os companheiros produzissem mais. No início deste ano, a notícia de que Oswaldo de Oliveira não renovaria contrato também desapontou Seedorf, que sempre disse ter uma relação especial com o comandante.

Um craque emotivo e com talento musical

Neste um ano e meio no Brasil, Seedorf mostrou um lado bastante emotivo e chorou algumas vezes. A primeira vez, no entanto, não foi de alegria. Em uma partida do Brasileiro de 2012, contra o Atlético-GO, no Engenhão, vencida por 4 a 0 pelo Botafogo. O holandês fez um dos gols, mas machucou a coxa ainda no primeiro tempo e deixou o gramado lentamente, com lágrimas nos olhos, enquanto era aplaudido pela torcida alvinegra.

O segundo choro do holandês foi um somatório de emoções. Ele fez três gols (pela primeira vez na carreira) na vitória sobre o Macaé e ainda tinha recente em sua memória a lembrança da perda de sua avó, que havia morrido dias antes no Suriname. Talvez o choro mais inesquecível para os botafoguenses foi o do dia da conquista do Carioca. Seedorf, o mesmo que já ganhou quatro vezes a Liga dos Campeões, derramou lágrimas para celebrar mais um triunfo na carreira. 

Mosaico: Seedorf melhores momentos no botafogo (Foto: editoria de arte) 
Os momentos marcantes de 
Seedorf durante pouco mais 
de um ano e meio de Botafogo 
(Foto: editoria de arte)

Na última partida que fez pelo Bota, na vitória sobre o Criciúma, no Maracanã, como se já imaginasse que não vestiria mais a camisa alvinegra, ele também se emocionou bastante ao ser aplaudido pela torcida. Na saída de campo, disse que estava com o sentimento de dever cumprido.

A música também foi parte importante na vida de Seedorf no Brasil. O craque conseguiu influenciar o vestiário do Bota com seu gosto musical, especialmente pelo reggae. Foi a canção "One Love" do cantor jamaicano Bob Marley que se tornou símbolo da conquista do Carioca. Na comemoração do título, na sede lotada de General Severiano, o craque soltou a voz e foi acompanhado pelos torcedores.

O Rio de Janeiro perde um "quase carioca". Frequentador da cidade mesmo antes de se transferir para o Botafogo, até porque é casado com a brasileira Luviana, o holandês adorava pegar sua bicicleta e dar uma volta pela orla. Colocava um boné, fone nos ouvidos e seguia sem quase ser incomodado nas ruas.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/
botafogo/noticia/2014/01/seedorf-anuncia-
aposentadoria-estou-satisfeito-com-o-que-
fiz-na-carreira.html

Seedorf chega de helicóptero a Saquarema e chora em despedida

Jogador abraça os ex-companheiros de Botafogo e deve viajar ainda na noite desta terça-feira para a Itália, onde será apresentado como treinador do Milan

Por Saquarema, RJ

Praticamente uma hora depois de conceder entrevista coletiva na qual anunciou sua aposentadoria dos gramados, o holandês Seedorf já estava em Saquarema-RJ para se despedir do elenco do Botafogo, que realiza pré-temporada na cidade da Região dos Lagos. O meia chegou de helicóptero ao Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e se emocionou ao abraçar os ex-companheiros, chorando no adeus.


Seedorf botafogo despedida (Foto: Satiro Sodré / SSPress) 
Seedorf chora na despedida do Botafogo com os 
companheiros (Foto: Satiro Sodré / SSPress)


saiba mais
Seedorf havia dito que fazia questão de abraçar todos os jogadores. E o fez. A maioria o acompanhou durante o um ano e meio em que o agora ex-jogador defendeu o Botafogo. No clube, o holandês venceu o Carioca de 2013 e conquistou a vaga para a disputa da Taça Libertadores de 2014. O craque também cumprimentou os funcionários do departamento de futebol.

- Na vida, quando a oportunidade vem, você tem que pegar. E o futebol dá muitas oportunidades de crescer como profissional e como homem. O que construímos aqui juntos é o que me dá tranquilidade para este novo desafio. Cada um de vocês me fez pensar e raciocinar. Agradeço a todos pelo apoio e por aceitarem meu jeito de ser. O mais importante foi a mentalidade que construímos. Meu sonho é sempre ver esse espírito vencedor. Tinha muita vontade de ajudar mais e tenho orgulho de ter feito parte deste grupo - disse Seedorf, emocionado. 


O lateral-direito Edilson comentou sobre a convivência com o craque, sobre seus ensinamentos no dia a dia e desejou sorte ao ex-companheiro neste desafio à frente do Milan.

- Desde o meu primeiro dia no Botafogo, eu aprendi demais com o Seedorf. Nos treinos, nos jogos, na concentração. Perdemos um jogador fantástico e um ser humano maravilhoso. Desde as orientações táticas pela sua vivência no futebol europeu até os conselhos de vida, ele me ensinou muito. Eu só tenho a agradecê-lo pela convivência e pela amizade que construímos. Torço muito para o seu sucesso na Europa. Com certeza, se tornará um excelente técnico - afirmou o lateral.

O retorno ao Rio de Janeiro cerca de uma hora depois, também de helicóptero. Antes, ele acenou para os cerca de 50 tocedores que acompanhavam tudo do muro e ouviu pela última vez sua música como atleta alvinegro: "Seedorf, oba, oba!". 


Seedorf planeja embarcar para a Itália em um voo nesta noite. Se não conseguir, viajará na manhã de quarta-feira para, onde será apresentado como novo treinador do Milan.



seedorf   botafogo (Foto: Fred Huber) 
Seedorf chega de helicóptero ao CT da CBV em 
Saquarema (Foto: Fred Huber)



seedorf doria botafogo (Foto: Fred Huber) 
Seedorf se despede do zagueiro Dória, a quem 
elogiou em sua entrevista coletiva 
(Foto: Fred Huber)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/
botafogo/noticia/2014/01/seedorf-chega-de-
helicoptero-saquarema-para-se-despedir-
do-grupo.html

Na volta da Copa Brasil, equipes lutam por vaga ao Sul-Americano

Com oito times, competição retorna ao calendário nacional depois de seis anos

Por Rio de Janeiro

vôlei Juiz de Fora x Rio de Janeiro Superliga (Foto: Stefânia Sangi/Divulgação UFJF)Rio tenta mostrar força na Copa do Brasil (Foto: Stefânia Sangi/Divulgação UFJF)
 
Foram seis anos fora do calendário. Mas, nesta terça-feira, a Copa Brasil volta a ser uma atração para os fãs de vôlei. A competição, que reúne os oito melhores times da Superliga até o fim do primeiro turno, definirá o representante brasileiro no Sul-Americano de clubes. No primeiro dia, dois duelos: Campinas encara o Minas no Taquaral, às 19h, enquanto o Rio de Janeiro recebe o Canoas, às 21h, no ginásio do Tijuca Tênis Clube. As partidas terão transmissão do SporTV.

A Copa Brasil será disputada em formato de eliminatória, com os primeiros duelos válidos pelas quartas de final. As outras duas vagas nas semifinais serão decididas na quarta. O Cruzeiro receberá o São Bernardo, às 20h, em Contagem, enquanto o Sesi-SP jogará contra o Maringá, às 19h, em São Paulo. As semifinais e a decisão estão marcadas para os dias 23 e 25, respectivamente, em Maringá.

Na abertura, Campinas e Minas prometem um duelo equilibrado. O time da casa venceu os mineiros por 3 sets a 0 no turno da Superliga, mas as campanhas são semelhantes. Os paulistas aparecem em terceiro lugar na tabela da classificação, enquanto os rivais estão em quinto. Os campineiros, porém, estão invictos em casa.

- Estamos vindo de uma sequência boa. O conjunto ganhou força nos últimos jogos e isso nos deixa animados para o duelo, mas sabemos que não teremos vida fácil. O Minas é um adversário qualificado, que está em ascensão. Precisamos entrar ligados e concentrado – disse Alexandre Rivetti, técnico do Campinas. 

Na outra partida desta terça, um desfigurado Rio de Janeiro tenta mostrar que ainda tem condições de se manter forte diante do Canoas. O time carioca, que venceu o Juiz de Fora na última rodada da Superliga, encara os gaúchos em casa. De cada lado, um central campeão olímpico em Atenas 2004: Rodrigão, pelo Rio, e Gustavo, pelo Canoas.

Campinas x Maringá Superliga masculina de vôlei (Foto: Cinara Picollo / Brasil Kirin) 
Campinas tentará mostrar sua força contra o
Minas (Foto: Cinara Picollo / Brasil Kirin)


FONTE:

Em partida com chuva de granizo, Campinas bate Minas pela Copa Brasil

Na estreia no torneio, paulistas superam time misto mineiro por 3 sets a 0, em duelo que teve primeiro set interrompido por dez minutos por conta de gelo na quadra

Por Campinas

Na volta da Copa Brasil ao cenário do voleibol nacional após seis anos, o Campinas superou a "cachoeira" de granizo (assista ao vídeo acima), que quebrou a telha do ginásio Taquaral, na cidade paulista, e paralisou o primeiro set por dez minutos, e venceu o time misto do Minas por 3 sets a 0 (21/15, 21/19 e 21/16), na noite desta terça-feira. O resultado qualificou o atual quarto colocado da Superliga à semifinal da competição diante do vencedor do jogo entre Cruzeiro e São Bernardo, que se enfrentam na quarta-feira, às 20h, em contagem (MG). A competição reúne as oito melhores equipes do primeiro turno desta Superliga 2013/14 e classifica o campeão ao Sul-Americano, que já tem os mineiros como um dos representantes brasileiros. 

O ponteiro Rivaldo, com 15 pontos, foi o destaque e maior pontuador do confronto. Com ataques certeiros, o camisa 10 comandou sua equipe a ultrapassar o fraco bloqueio adversário, que só marcou quatro pontos em toda a partida.

Mesmo em processo de readaptação do time, que perdeu o ponteiro João Paulo Bravo por causa de uma hérnia de disco, os campineiros comemoram o bom momento vivido. 

- Vivemos um bom momento. Nossa equipe está sabendo se adaptar desde a saída do Bravo. Vamos mais confiante para Maringá (local da semifinal) - disse Rivaldo.

Campinas x Minas Copa Brasil (Foto: Divulgação) 
Campinas supera Minas e avança na Copa Brasil
de vôlei (Foto: Divulgação)

"Cachoeira" interrompe primeiro set
O jogo começou com os donos da casa mais ligados e logo abrindo 4 a 0. Mas os bons saques dos mineiros equilibraram a partida, que chegaram a diminuir para 5 a 4. A partir daí, as equipes se revezavam entre bons e maus momentos, até a paralisação do primeiro set, por dez minutos, quando o placar apontava 14 a 12 para os paulistas. O motivo: uma chuva de granizo, que quebrou um pedaço da telha do ginásio Taquaral. No recomeço, os três pontos seguidos do Campinas, com atuação de destaque de Rivaldo, definiu o vencedor da parcial por 21 a 15.
A volta para o segundo set teve apenas o Campinas em quadra. A fusão de bloqueio forte, defesa compacta e ataque preciso fez com que os paulistas abrissem sete pontos de frente na segunda parada técnica, enquanto o Minas não se encontrava. Porém, na volta ao jogo, os donos da casa tiraram o pé do acelerador e permitiram a reação do adversário, que empatou em 19 a 19. Quando parecia que o set iria para os visitantes, o central Gustavão cresceu em dois bloqueios e foi fundamental para o fim da parcial em 21 a 19 para o time de Campinas.

Precisando vencer para adiar a eliminação no torneio, os mineiros demonstraram nervosismo no início do terceiro e deram quatro pontos em erros ao Campinas, que comandava o placar por 4 a 2. Com o andamento do set, os visitantes foram acalmando e, num saque de Piá, empataram por 6 a 6. Porém, a equipe mineira voltou a errar muito e foi vendo Rivaldo e Cia. retomarem o domínio do set, fechando a partida em mais um parcial tranquila (21 a 16).

Campinas x Minas Copa Brasil vôlei (Foto: Cinara Piccolo / Brasil Kirin) 
O levantador Paulo Renan comanda mais um 
ataque da equipe de Campinas na vitória por 
3 sets a 0 sobre o Minas pela Copa Brasil de 
vôlei (Foto: Cinara Piccolo / Brasil Kirin)
 
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/01/
campinas-vence-minas-pela-copa-brasil-em-jogo-
com-chuva-de-granizo.html

Tenista deixa o Aberto da Austrália após dez minutos e recebe R$ 63,7 mil

Polona Hercog, da Eslovênia, lesiona o ombro em sua estreia contra Alize Cornet e precisa deixar a partida. Atleta recebe R$ 10,6 mil por cada ponto disputado

Por Melbourne, Austrália

 Tenista Polona Hercog (Foto: Getty Images)Tenista Polona Hercog recebe R$ 63,7 mil por dez minutos de partida (Foto: Getty Images)
 
A tenista da Eslovênia Polona Hercog não teve nem tempo de mostrar seu desempenho do Aberto da Austrália, mas não tem do que reclamar. Por causa de uma lesão no ombro, a atleta foi obrigada a abandonar a partida de estreia contra a francesa Alize Cornet após dez minutos de jogo, mas acabou levando para casa uma quantia de 30 mil dólares australianos pela participação na primeira rodada do Grand Slam, aproximadamente R$ 63,7 mil. 

Hercog disputou apenas seis pontos no primeiro game de jogo antes de ser atendida pela equipe médica do Aberto da Austrália e recebeu R$ 10,6 mil para cada um deles. A francesa venceu a a partida após a desistência e avançou no torneio.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014
/01/tenista-deixa-o-aberto-da-australia-apos-dez
-minutos-e-recebe-r-637-mil.html

Rival desiste, e Bellucci avança e vai pegar Tsonga na Austrália; Teliana cai

Paulista sai perdendo, consegue a virada e conta com abandono de Julian Reister para vencer. Fazendo história na elite, pernambucana perde para Pavlyuchenkova

Por Melbourne, Austrália

Depois de seis derrotas consecutivas em Grand Slams, Thomaz Bellucci venceu. O brasileiro superou o alemão Julian Reister na primeira rodada do Aberto da Austrália, após desistência do adversário, na madrugada desta terça-feira. Quando Reister abandonou o jogo, Bellucci havia acabado de virar o placar para 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 7/6(5). Seu próximo adversário será o francês Jo-Wilfried Tsonga, número 10 do mundo, na quinta-feira em Melbourne.

- Foi um jogo complicado, porque ele (Reister) jogou agressivo o tempo todo. Então tive que jogar muitas vezes me defendendo e isso acabou fazendo toda a diferença. Fiquei firme na partida até o final, ele sentiu o calor que estava muito forte, baixou a intensidade e consegui aproveitar a brecha - contou Bellucci.

tênis thomaz bellucci aberto da austrália (Foto: EFE) 
Bellucci terá na segunda rodada um duelo duro 
contra Tsonga, atual número 10 do 
mundo (Foto: EFE)

Bellucci iniciou a partida com algumas dificuldades diante do número 88 do mundo e foi derrotado no primeiro set. No segundo, o brasileiro, que atualmente ocupa a 129ª posição no ranking mundial, novamente não teve boa atuação - até que reagiu, virou e fechou em 6/3. O terceiro set foi equilibrado, sendo decidido no tie-break à favor do brasileiro, por 7 a 5. Antes do retorno para o quarto set, Julian desistiu.


saiba mais
Esta é a sexta participação de Bellucci no Aberto da Austrália. Neste ano, o paulista disputou o qualifying para o torneio, passando pelo francês Maxime Teixeira (6/4 e 6/0), pelo austríaco Martin Fischer (4/6, 6/3 e 10/8) e pelo japonês Taro Daniel (7/5 e 6/2) para poder disputar a chave principal.

Bellucci nunca passou da segunda rodada do Aberto da Austrália e também conta com um retrospecto desfavorável contra Tsonga, próximo adversário. O brasileiro perdeu nas duas vezes que enfrentou o francês, em 2012: no ATP 250 de Winston-Salem e nos Jogos Olímpicos de Londres.

- O Tsonga é um ótimo jogador nessas condições de jogo, com a quadra rápida.Tem um estilo bem agressivo, bom saque e boa direita. Quero entrar firme e impor meu jogo para encontrar espaços e seguir em frente aqui na Austrália. É sempre uma motivação extra voltar a enfrentar um top 10, em uma quadra grande, com bastante público - afirmou o brasileiro.

tênis teliana pereira aberto da austrália (Foto: Getty Images)Teliana não conseguiu passar pela cabeça de chave Pavlyuchenkova (Foto: Getty Images)
 
Teliana estreia em Grand Slam com derrota
Em seu primeiro jogo em chave principal de Grand Slam, a brasileira Teliana Pereira acabou derrotada pela russa Anastasia Pavlyuchenkova, cabeça de chave nº 29 em Melbourne, por 2 sets a 0 (7/6 e 6/4). A pernambucana conseguiu realizar um jogo equilibrado, levando o primeiro set para o tie-break, vencido pela adversária por 7 a 6. No segundo set, Teliana acabou derrotada após duas quebras de serviço.

- Fiquei triste hoje por não ter vencido. Joguei bem, mas falhei em alguns momentos importantes do jogo e isso fez a diferença. Sei que posso jogar muito melhor ainda, mas saio daqui confiante e sabendo que estou no caminho certo. Agradeço a todos pelo apoio, foram muitas mensagens que recebi e espero dar muitas alegrias ainda a essas pessoas - comentou a pernambucana.
Apesar da derrota, Teliana colocou seu nome na história do tênis feminino brasileiro. A última vez que uma tenista do país disputou a chave principal de um Grand Slam foi Andrea Vieira, no US Open de 1993. Atual número 97 do mundo, a pernambucana, pela primeira vez na carreira, não precisou disputar o qualifying de um Grand Slam e entrou diretamente na elite do Aberto da Austrália.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014
/01/adversario-desiste-e-bellucci-avanca-para-2
-rodada-do-aberto-da-australia.html

Nadal se beneficia com desistência de Tomic e vence na estreia na Austrália

Australiano sente a perna desde o começo do jogo e abandona partida ao final do primeiro set. Número 1 do mundo pega Thanasi Kokkinakis, de 17 anos, na 2ª rodada

Por Melbourne, Austrália

tênis rafael nadal bernard tomic aberto da austrália (Foto: AP)Nadal demonstra apoio a Tomic (Foto: AP)
 
Devido ao forte calor durante o dia em Melbourne - os termômetros marcaram em torno de 40ºC - muitos tenistas precisaram suar para avançar de fase, nesta terça-feira, no Aberto da Austrália. Mas, na sessão noturna, Rafael Nadal nem precisou fazer muito para se classificar para a segunda rodada. Adversário de estreia do espanhol, o australiano Bernard Tomic foi prejudicado por uma lesão na perna e abandonou a partida logo depois de perder o primeiro set por 6/4.

- Me sinto mal por Tomic. Espero que ele se recupere logo. Desde o começo vi que ele estava tendo algum problema na perna e eu tentei durante todo o tempo me manter concentrado e buscar as oportunidades certas - disse Nadal, após o jogo.

Desde o começo da partida, Tomic sentia o incômodo. Ao fechar o primeiro set, já acusava as dores ao pisar com o pé na quadra depois do saque. Nos intervalos entre os games, colocava a mão na virilha e chamava sempre os fisioterapeutas. Depois do terceiro game, ele foi até para o vestiário.

Apesar do incômodo, o australiano conseguiu não só continuar no jogo mas evitar que Nadal tomasse conta da partida. Só no nono game do confronto é que Tomic perdeu ritmo e permitiu a quebra de saque do Touro Miúra. Depois que o espanhol fechou o primeiro set, recebeu o aperto de mão do adversário, sinal da desistência. Pela atitude, o australiano chegou a receber vaias, mas aos poucos os apupos foram dando lugar a aplausos.

Na próxima rodada, na quinta-feira em Melbourne, Nadal vai enfrentar o australiano Thanasi Kokkinakis, de apenas 17 anos. O jovem tenista da casa, que foi vice-campeão juvenil do Aberto da Austrália em 2013, superou o holandês Igor Sijsling, número 73 do mundo, nesta terça-feira, por 3 sets a 1, com as parciais de 7/6(4), 0/6, 7/6(3) e 6/2.

Em busca de um feito histórico
Ausente em Melbourne no ano passado, por causa da lesão no joelho esquerdo que o tirou do circuito por sete meses, Nadal tenta obter uma marca importante com o retorno ao Aberto da Austrália. Caso seja campeão, o espanhol vai se tornar o primeiro homem na Era Aberta - e o terceiro na história do tênis - a ganhar cada um dos quatro Grand Slams (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open) pelo menos duas vezes na carreira. Os australianos Roy Emerson e Rod Laver são os únicos que conseguiram o feito.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014
/01/nadal-se-beneficia-com-desistencia-de-tomic
-e-vence-na-estreia-na-australia.html

Modelitos se destacam, e Sharapova bate americana na estreia na Austrália

Sem encantar, ao contrário dos uniformes que chamaram atenção, número 3 do mundo passa por Mattek-Sands em sets diretos e pega 44ª do ranking na 2ª rodada

Por Melbourne, Austrália

Maria Sharapova e Bethanie Mattek-Sands chamaram atenção antes mesmo de iniciar o confronto desta terça-feira, válido pela primeira rodada do Aberto da Austrália. A americana entrou em quadra com um dos seus 'looks' alternativos, com meiões pretos, saia de estampa e parte do cabelo colorido de roxo. A russa inovou com um vestido mais curto e jogou de shortinho, no estilo daqueles usados em treinos e academias. A partir do começo da partida, todas as atenções se voltaram para a atuação da número 3 do mundo, que se classificou para a segunda rodada com uma vitória burocrática em sets diretos sobre a 41ª do ranking da WTA: 6/3 e 6/4. A italiana Karin Knapp (44ª), que superou a argentina Paula Ormaechea (59ª) por 6/4 e 6/2, será a próxima adversária de Sharapova, nesta quinta-feira.

sharapova x Bethanie Mattek-Sands tenis (Foto: Getty Images) 
Sharapova e Mattek-Sands chamam atenção 
com uniformes escolhidos para o Aberto da 
Austrália (Foto: Getty Images)

O início de jogo de Sharapova foi dominante. Duas quebras consecutivas e um set que parecia se encaminhar para o "pneu" (6/0). Porém, a russa passou a errar demais e a se complicar nos games de saque. Mattek-Sands devolveu uma das quebras, no quinto game, e ainda teve um break point quando perdia por 4/2. A tenista russa conseguiu se recuperar a tempo de evitar a segunda quebra, confirmou os serviços e chegou à vitória parcial.

Sharapova atuava serena e sem encantar. O volume de duplas faltas da russa - nove em toda a partida, juntamente com cinco aces - era apenas uma das estatísticas que mostravam que a número 3 do mundo não apresentava regularidade em quadra. Ainda assim, Mattek-Sands não conseguia se sobressair. A americana ficou à frente de uma parcial pela primeira vez só quando fez 4/3 na segunda. Beneficiada por uma dupla falta da adversária que lhe deu uma quebra e a virada, Sharapova sacou para o jogo e conquistou a vitória.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014
/01/modelitos-se-destacam-e-sharapova-bate-
americana-na-estreia-na-australia.html

Próximo oponente de Bellucci, Tsonga critica calor: 'Poderia fazer um omelete'

Temperatura nesta terça-feira em Melbourne, sede do Aberto da Austrália, bateu os 40ºC. Murray e canadense Dancevic engrossam coro: 'Cheguei a ver o Snoopy'

Por Melbourne, Austrália

Tênis Tsonga Aberto Australia (Foto: Getty images)Tsonga disse que poderia fazer um omelete em quadra, diante do forte calor (Foto: Getty images)
 
Já não bastasse ser o primeiro Grand Slam da temporada, o Aberto da Austrália ainda leva os tenistas ao limite da condição física por causa do intenso calor do verão no país. A temperatura em Melbourne nesta terça-feira bateu a casa dos 40ºC, e cenas como desmaios de um boleiro e de torcedores, além de muita gente passando mal, foram corriqueiros. Inclusive os próprios jogadores penaram em quadra. Próximo adversário do brasileiro Thomaz Bellucci, o francês Jo-Wilfried Tsonga brincou com as condições extremas e recebeu o apoio de outros companheiros, como o britânico Andy Murray e o canadense Frank Dancevic.

- Com dois ovos eu poderia tranquilamente fazer um omelete sobre a quadra para o café da manhã. Já fizeram essa experiência, me parece. Nós temos a impressão de andar sobre as cinzas. Isso amolece o plástico dos tênis e não podemos reagir tão rapidamente - disse o número 10 do mundo.

Nascido em uma terra onde dias de muito sol são raros, Murray também é crítico quanto a jogar sob o forte calor australiano e pediu a atenção dos organizadores pelos acontecimentos com jogadores, boleiros e público nesta terça.

- Isso é algo que talvez devêssemos nos preocupar um pouco. Ainda que seja fácil dizer que as condições são seguras, basta apenas uma coisa ruim acontecer. É visivelmente terrível para o esporte quando as pessoas desmaiam, boleiros desmaiam, gente na arquibancada desmaia. Precisamos ser bastante cuidadosos nos dias de hoje - apontou Murray.

O calor excessivo chegou até a provocar alucinações em Dancevic. O 122º do ranking da ATP desmaiou em quadra e recebeu um longo atendimento até se recuperar. Longe da forma física ideal, o canadense perdeu na estreia para o francês e cabeça de chave Benoît Paire em sets diretos.

- Eu vi o Snoopy (personagem de desenho). Eu estava começando a alucinar um pouco no primeiro set e pensei: "Que estranho". Eu continuei jogando, porque isso não importava muito. Não fiquei com medo, porque não me recordo de nada. Só lembro de acordar e ter um monte de pessoas ao meu redor e dois médicos. São muitos jogadores reclamando com os organizadores de que está muito calor para jogar. Até alguém morrer, eles vão continuar colocando partidas nesse calor - disparou Dancevic.

tênis frank dancevic aberto da austrália (Foto: AP) 
Dancevic desmaiou em quadra após ter tido
alucinações com o personagem Snoopy (Foto: AP)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014
/01/proximo-oponente-de-bellucci-tsonga-critica
-calor-poderia-fazer-um-omelete.html

Gata do dia: esposa vê Hewitt cair, mas atrai olhares em Melbourne

Cantora e ex-atriz, Bec Carwright se dirige ao seu lugar para se sentar e vira alvo dos espectadores masculinos nas arquibancadas. Marido perde para Andreas Seppi

Por Melbourne, Austrália

Cantora e ex-atriz, Bec Cartwright, ou melhor, senhora Hewitt, chamou a atenção em Melbourne, no Aberto da Austrália, nesta terça-feira. Com seus cabelos loiros platinados e os olhos muito azuis, a moça de 30 anos viu o marido Lleyton Hewitt, com quem tem três filhos, ser eliminado da competição ao perder para o italiano Andreas Seppi.

Bec Cartwright procura seu lugar para ver o amado e vira alvo de olhares masculinos (Foto: AFP) 
Bec Cartwright procura seu lugar para ver o
amado e vira alvo de olhares masculinos
(Foto: AFP)

Os dois lutaram por mais de quatro horas sob o forte calor da cidade australiana, e o adversário levou a melhor por 3 a 2, parciais de 7/6(4), 6/3, 5/7, 5/7 e 7/5. Mas muitos dos espectadores nas arquibancadas pareciam estar mais interessados mesmo em Bec. Assim que loira chegou ao local e foi procurar seu lugar para se sentar, ela atraiu muitos olhares masculinos com sua blusa rosa e sua bermuda preta, que deixava um pedaço das coxas à mostra.

Esposa de Hewitt  vê o tenista perder para o italiano Andreas Seppi (Foto: Getty Images) 
Ao lado da sogra, esposa de Hewitt vê o tenista
perder para o italiano Andreas Seppi
(Foto: Getty Images)

No início de janeiro, Hewitt, atual 43 no ranking de simples, venceu o suíço Roger Federer, número seis, no ATP de Brisbane, e foi campeão ao fazer 2 sets a 1, parciais de 6/1, 4/6 e 6/3, seu primeiro título desde 2010. O australiano foi o tenista mais jovem a ser número um do ranking mundial, em 19 de novembro de 2001. Seu melhor resultado em Melbourne foi uma final em 2005.

Olhos claros e cabelos loiros platinados de Bec chamaram a atenção (Foto: Getty Images) 
Olhos claros e cabelos loiros platinados de Bec
 chamaram a atenção (Foto: Getty Images)
 
 
FONTE:

Kalil brinca sobre local de reunião e é o dono do 'Frases da Semana'

Presidente do Atlético-MG despista ao falar de encontro que selou renovação de R10 no Galo. Promotor do caso Lusa fica em segundo

Por Rio de Janeiro

Alexandre Kalil presidente do Atlético-MG coletiva (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG) 
Kalil despistou sobre conversa com R10
(Foto: Bruno Cantini / Site
 Oficial do Atlético-MG)
 
O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, venceu a enquete "Frases da Semana" do "Redação SporTV". Em mais de 1400 votos, o dirigente recebeu 88,2% após afirmar que daria quase todas as informações sobre o encontro que acertou a renovação de Ronaldinho Gaúcho com o Galo.

- Faço questão de comunicar toda a imprensa quando tiver dia e hora da reunião. Só vou dar o lugar errado. Mas ou avisar o dia e a hora, para vocês irem ver, para, na hora que acabar a reunião, o contrato está fechado ou não está fechado - disse Kalil.

Em segundo lugar, o promotor Roberto Sense Lisboa, do Ministério Público de São Paulo, recebeu 3,45% dos votos por garantir que vai fazer a CBF devolver os quatro pontos tirados da Portuguesa por escalar um jogador irregular no Brasileiro de 2013.

- Se a pessoa é condenada, a pessoa sabe dessa condenação, mas não foi formalmente informada a respeito, essa condenação ainda não vale. Ao contrário de todos os torcedores de Portuguesa e Vasco da Gama, que entrarão com várias ações na Justiça comum, o Ministério Público está interessado no cumprimento da lei. É isso que interessa para a sociedade - disse o promotor.
Mano Menezes também contou com presença entre os três primeiros. O técnico do Corinthians ganhou 2,7% da votação por garantir que jamais errará novamente deixando o Timão para treinar a seleção brasileira.

- Eu não penso em seleção brasileira e, provavelmente, não vou pensar nos próximos dez anos. Não costumo fazer a mesma coisa duas vezes, o mesmo erro duas vezes. Então certamente não vou sair daqui para ir para a Seleção - afirmou o treinador.

Confira o resultado completo da votação


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/redacao
-sportv/noticia/2014/01/kalil-brinca-sobre-local
-de-reuniao-e-e-o-dono-do-frases-da-semana.html

Djokovic 'vibra' ao saber que ganhou mais fãs mulheres após noivado

Após vencer na estreia do Aberto da Austrália, tenista se diverte cominformação: 'Sem ofensas aos homens, mas eu gosto mais das mulheres'

Por Melbourne, Austrália

O tenista sérvio Novak Djokovic ficou noivo em setembro, depois de um longo namoro de oito anos com a bela Jelena Ristic, e nesta segunda-feira, depois de estrear com vitória no Aberto da Austrália, foi surpreendido com uma informação inusitada na coletiva depois do jogo contra o eslovaco Lukas Lacko, em que venceu por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 7/6 e 6/1. A jornalista que fez a pergunta disse que Djokovic ganhou mais fãs mulheres após anunciar o noivado, e o tenista gostou de saber, sempre brincalhão como de costume (assista ao vídeo).

- Eu tenho mais fãs mulheres? É isso o que você disse? Bem, isso me deixa feliz, se você está dizendo. Sem ofensas aos homens, mas eu gosto mais das mulheres. Este é mais um passo no nosso relacionamento, ficar noivo. Estou muito feliz. Eu amo e sou amado. Essa é a coisa mais legal que você pode experimentar como um ser humano, para mim.

Depois da partida, sem a presença da noiva no duelo, o sérvio arrancou risadas dos fãs quando perguntado se ele perdia o noivado, mas não perdia um jogo.

- Você me colocou em situação complicada agora (risos). Ainda não temos uma data marcada para casar, mas ela sabe do que eu gosto e vai organizar tudo da melhor maneira - brincou Djokovic.
O número 2 do mundo já sabe o segundo adversário no torneio, pela segunda rodada, que será o argentino Leonardo Mayer, em partida inédita entre os dois tenistas.

tênis novak djokovic australian open (Foto: Getty Images) 
Novak Djokovic venceu na primeira rodada do
Aberto da Austrália (Foto: Getty Images)
 
 
FONTE:

Jurista defende a Lusa e diz que a CBF deveria tentar 'solução política'

Ives Gandra afirma que Estatuto do Torcedor tem mais força que Código Brasileiro de Justiça Desportiva e defende concurso para juiz do STJD

Por Rio de Janeiro

Um dos principais juristas do Brasil, Ives Gandra Martins está ao lado da tese da Portuguesa e de seus torcedores para tentar seguir na Série A do Campeonato Brasileiro, depois de o clube ser condenado com a perda de quatro pontos por escalação irregular em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Em entrevista ao “SporTV News”, o jurista ainda defende uma “solução política” por parte do presidente da CBF, José Maria Marín, em função de uma série de ações de torcedores na Justiça comum, e questiona o principal tribunal esportivo do país (assista ao vídeo).

- Se não houver uma solução política, o campeonato pode ser parado a toda hora. Terá que haver uma legião de advogados da CBF em todo o Brasil para tentar segurar os absurdos. A não ser que o Supremo venha decidir de forma definitiva. Se o Marín tiver o sentido de compreender que é bobagem ficar numa luta jurídica defendendo uma tese de que o regulamento da CBF vale mais que a lei federal, e tentar já fazer uma composição, ele poderia salvar e eliminar todo esse mal-estar - disse.

João Zanforlin julgamento STJD brasileirão 2013 (Foto: Edgard Maciel de Sá) 
Portuguesa perdeu nas duas instâncias no
STJD(Foto: Edgard Maciel de Sá)
 
Dois torcedores obtiveram na mesma 42ª vara cível de São Paulo liminares que determinam a devolução de quatro pontos retirados tanto de Flamengo como de Portuguesa, após decisões do juiz Marcello do Amaral Perino, que entendeu que nos dois casos a decisão da Justiça Desportiva desrespeitou o artigo 35, “caput”, e parágrafo 2º do Estatuto do Torcedor, que fala em dar publicidade aos resultados dos julgamentos. No caso da Portuguesa, Perino afirmou que a data da publicidade da decisão da suspensão de Héverton “se deu em momento posterior ao jogo contra o Grêmio (9/12/2013), conforme demonstrado na exordial, de forma que o referido atleta estava em condições regulares para participar da partida contra o time gaúcho – 06/12/2013”.

- O Estatuto do Torcedor, sendo uma lei federal e posterior ao CBJD, tem uma força que não pode ser tirada, e nesse particular, para que o torcedor seja sempre informado, foram colocados três artigos, 34, 35 e 36, e um deles traz a declaração nítida de que decisões passam a prevalecer a partir do momento em que haja publicação, conforme os tribunais federais - sustenta Ives Gandra, que é conselheiro vitalício do São Paulo.

O jurista ainda faz uma série de questionamentos ao STJD, além de defender uma reforma de legislação desportiva.

- Temos que ter concurso para juiz do STJD, termos adaptação desse código antiquado para a lei do torcedor, e fazer com que efetivamente nós tivéssemos a possibilidade de os torcedores serem notificados de qualquer decisão do STJD - concluiu Gandra, irmão do maestro João Carlos Martins, ilustre torcedor da Portuguesa.


saiba mais

Jornalista lembra que norma aplicada contra Lusa e Fla era aceita por todos

Carlos Mansur diz que busca na Justiça comum é 'casuística', e que quem milita no Direito Desportivo não vê conflito entre CBJD e Estatuto do Torcedor

Por Rio de Janeiro

O futuro do Campeonato Brasileiro é uma verdadeira incógnita, depois que torcedores de Flamengo e Portuguesa, clubes punidos com a perda de pontos no último Brasileirão por escalações irregulares, decidiram levar a questão à Justiça comum. Dois torcedores obtiveram liminares determinando que os quatro pontos perdidos por cada clube lhe fossem devolvidos, sob a alegação de desrespeito a um dos artigos do Estatuto de Torcedor. No “Redação SporTV”, o jornalista de "O Globo", Carlos Eduardo Mansur, defende a punição aplicada pela Justiça Desportiva, e lembra que a alegação na Justiça comum vai contra a norma utilizada nos últimos anos por todos os clubes (assista ao vídeo).

- Confesso que remo um pouco contra a maré. Estamos diante de um enorme exercício de casuísmo em alguns aspectos, lembrando que a Justiça Desportiva brasileira é criada pela Constituição Federal, que exige que tenha, entre outras questões, a celeridade. Ela pode ser melhorada? Pode, mas é uma discussão para depois. O fundamental é a gente entender que existe uma norma e, principalmente, existe uma aceitação desta norma que vem sendo praticada já há alguns anos no futebol brasileiro: julgamentos na sexta-feira são cumpridos no fim de semana. Todos os clubes sabem e adotam essa norma, é algo absolutamente do cotidiano do futebol brasileiro. E casuisticamente está se tentando buscar um subterfúgio da Justiça comum, que acho que indevidamente está interferindo nesse processo, para se tentar alterar uma norma que é aceita por todos - disse Mansur.

heverton portuguesa 2013 (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press) 
Héverton se tornou pivô de grande polêmica
em2013 (Foto: Marcos 
Bezerra/Futura Press)
 
 
Dois torcedores obtiveram liminares através do mesmo juiz, Marcello do Amaral Perino, da 42ª vara cível de São Paulo, determinando que os quatro pontos perdidos por cada um na Justiça Desportiva fossem devolvidos, o que levaria o Fluminense, então salvo da queda, novamente à Segunda Divisão. Carlos Mansur destaca que, até o momento, a maioria dos processos foram negados.

- Menos mal que, por enquanto, aparentemente o Judiciário não está comprando tanto essa ideia. Apenas um juiz concedeu duas liminares e houve um grande festival de indeferimentos até aqui. Nenhum jurista que milita no Direito Desportivo, a não ser os envolvidos no processo, enxerga essa tal conflito com o Estatuto do Torcedor. Na minha opinião é claríssimo ao dizer que deve haver a publicidade da norma para que o torcedor seja informado, e jamais estabelece essa publicidade como ponto de partida para execução da pena. Não consigo enxergar um meio capaz de tornar defensável a posição de Portuguesa e Flamengo nesse aspecto.

O jornalista de "O Globo" ainda fez duras críticas aos clubes, que no caso de Portuguesa e Flamengo, teriam errado ao colocar Héverton e André Santos, respectivamente, em campo na última rodada do Campeonato Brasileiro.

André Santos treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem) 
André Santos teria jogado de forma irregular
peloFlamengo (Foto: Alexandre 
Vidal / Fla Imagem)
 
- A gente está diante desse episódio, claramente, não de um resquício daquele Brasil de virada de mesa, mas diante de resquício de clubes administrados como armazéns, capazes de cometer erros ridículos e patéticos, como foram essas duas escalações na rodada final do Campeonato Brasileiro - concluiu Mansur no "Redação SporTV".

O 'placar' até o presente momento é de 14 liminares extintas ou arquivadas na Justiça Ccmum, em 12 varas cíveis diferentes (duas no Rio de Janeiro e 12 em São Paulo) contra duas liminares, concedidas na 42ª Vara de São Paulo.

Segundo a assessoria do Tribunal de Justiça de São Paulo, o juiz Marcello do Amaral Perino entendeu que nos dois casos, a decisão da Justiça desportiva desrespeitou o artigo 35, “caput”, e parágrafo 2º do Estatuto do Torcedor. No caso da Portuguesa, Perino afirmou que a data da publicidade da decisão da suspensão de Héverton “se deu em momento posterior ao jogo contra o Grêmio (9/12/2013), conforme demonstrado na exordial, de forma que o referido atleta estava em condições regulares para participar da partida contra o time gaúcho – 06/12/2013”. O mesmo se aplicaria ao caso do Flamengo e seu jogador André Santos.


saiba mais