quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Alvo do Santos, Diego ressalta que sequência na Europa é prioridade

Meia do Wolfsburg deixa aberta possibilidade de retornar ao Peixe, mas reconhece que as oportunidades no Velho Continente são favoráveis. Jogador está de férias

Por Santos, SP

A torcida do Santos pode ter de esperar mais do que gostaria pela volta de Diego. O meia, que tem vínculo com o Wolfsburg, da Alemanha, até o fim de junho de 2014, não fecha as portas para um eventual retorno ao Brasil, mas ressalta que a vontade é seguir no futebol europeu no ano que vem.

– Eu sempre deixei claro que a minha prioridade é continuar na Europa, até pelas possibilidades que existem nesse momento. Tenho um carinho muito grande e sou muito grato ao futebol brasileiro, principalmente ao Santos. E foi por isso que eu deixei aberta essa possibilidade (de retornar ao Santos). Não fecho as portas e procuro conduzir as coisas de forma que, no fim, todas as partes, independentemente do que aconteça, saiam satisfeitas – disse, em entrevista ao GloboEsporte.com.

O Santos tem conversado diretamente com o pai de Diego, Djair Ribas. O Peixe já admite pagar cerca de R$ 700 mil mensais ao meia, mas tenta reduzir o pedido de luvas – aproximadamente R$ 5 milhões. Parte do Comitê de Gestão defende que o Alvinegro busque a assinatura de um pré-contrato com o jogador em janeiro para contar com ele no segundo semestre.


Diego praia Santos (Foto: Fúlvio Feola)Ídolo santista, Diego aproveita as férias nas praias da Baixada (Foto: Fúlvio Feola)
 
Diego garante não ter nada acertado com o ex-clube e afirma que o foco está no Wolfsburg, para onde retorna daqui uma semana. O meia voltou a reconhecer que um pré-contrato é uma opção, mas reconhece ser difícil prever o que acontecerá na carreira nos próximos seis meses.

– Existe a possibilidade (assinar pré-contrato com o Santos), mas é complicado ter certeza nesse momento. Vivo uma situação especial, são meus últimos seis meses de contrato. Existem muitas possibilidades e interesses, até do Wolfsburg querer a renovação do contrato. Tenho procurado me concentrar no momento positivo que nós vivemos no Campeonato Alemão (a equipe ocupa o quinto lugar, com 30 pontos, e luta por vaga nas competições europeias). Nesse momento, eu tenho de jogar concentrado e corresponder. E é o que tenho feito – explica o meia, que está de férias na Baixada Santista.

Diego é o principal sonho do Santos no mercado. Além dele, o Peixe negocia as contratações dos atacantes Eduardo Vargas (Napoli, da Itália) e Rildo (Ponte Preta).


FONTE?
http://globoesporte.globo.com/sp/santos-e-regiao/noticia/2013/12/alvo-do-santos-diego-admite-que-sequencia-na-europa-e-prioridade.html

Palmeiras confirma interesse em Ronaldinho, mas só com parceiro

Dirigente alviverde, diz que é preciso uma empresa para bancar o salário do jogador,
mas que sonho não é impossível: 'Não correríamos risco, achamos que ele se paga'

Por São Paulo

Ronaldinho Gaúcho dá primeira entrevista no Marrocos (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)Ronaldinho tem contrato com o Atlético-MG até terça-feira (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)
 
Ronaldinho Gaúcho é "um dos muitos nomes de peso na lista para o Centenário" do Palmeiras, confirmou o diretor executivo do clube paulista, José Carlos Brunoro, em entrevista à Rádio Globo, na tarde desta quinta-feira. O contrato do meia-atacante com o Atlético-MG termina na próxima terça-feira, e o dirigente ressaltou que ainda não abriu negociação com o camisa 10. Segundo ele, isso só vai acontecer se o Alviverde tiver a ajuda de um parceiro para bancar parte dos salários do jogador.

Brunoro disse que no momento a "operação é difícil", já que muitas empresas estão em recesso.

– Um grande projeto de imagem, nesta época do ano, é difícil. É difícil ir ao mercado para consolidar o projeto. Mas é lógico que interessa, desde que num projeto de consistência um pouco mais demorada, porque demoraria para se montar o projeto com empresas. Depois desse período de festas, se ele não tiver fechado contrato com ninguém, o Palmeiras pode pensar, sim. Mas não houve contato – disse Brunoro.

O dirigente ressaltou que a política salarial do clube impede que um grande investimento seja feito, mesmo com o centenário. Mas apesar das dificuldades, deixou claro que, com ajuda de um parceiro, a contratação de Ronaldinho não é um sonho impossível.

– Nós não correríamos risco, porque achamos que ele se paga.

O Palmeiras ainda não fechou contrato de patrocínio master para 2014. A Caixa Econômica Federal seria uma das interessadas, mas não necessariamente estaria envolvida na contratação de um jogador de peso, como Ronaldinho Gaúcho.

– O Palmeiras não vai fazer grandes loucuras por conta do centenário. Precisamos ter pé no chão, independentemente se é centenário ou não. Só vamos assumir compromissos que pudermos honrar. Não vamos encher o time de estrelas se não pudermos honrar os compromissos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/12/palmeiras-confirma-interesse-em-ronaldinho-mas-ve-operacao-dificil.html

Anderson imita, brinca com Dana e rouba cena na coletiva do UFC 168

Brasileiro fala como Ronaldo e Felipão e se mostra relaxado para a luta contra Chris Weidman, que ofereceu o cinturão ao brasileiro na encarada

Por Las Vegas, EUA

Descontração nas palavras, seriedade na encarada. Assim se pode descrever a participação de Anderson Silva na coletiva oficial do UFC 168, que aconteceu nesta quinta-feira no MGM Grand Garden, em Las Vegas. Respondendo perguntas com bom humor, a ponto de imitar Ronaldo e Felipão em alguns momentos e brincando com Dana White em outros, o ex-campeão dos pesos-médios - e agora desafiante - roubou a cena da entrevista. Mesmo após a encarada, quando Weidman ofereceu-lhe o cinturão - repetindo o gesto que Anderson teve na coletiva do UFC 162 - o Spider foi gentil, e simplesmente recusou a pegar o artefato, limitando-se a agradecer e sorrir.

Anderson Silva e Chris Weidman encarada UFC Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues) 
Longe um do outro, Anderson Silva e Chris
Weidman se cumprimentam na encarada 
(Foto: Evelyn Rodrigues)
 
Perguntado se estava mais motivado para a luta contra Weidman e também se poderia lutar pelo Brasil nas Olimpíadas de 2016 no taekwondo, ou mesmo enfrentar Roy Jones Jr. nas regras do boxe, o Spider imitou a voz do ex-jogador Ronaldo antes de dar a resposta.

- Vou responder igual ao Ronaldo: claro que eu vou voltar  e jogar... e tô muito feliz... e queria dizer que pô, vou voltar a jogar (risos). Eu queria muito fazer isso, mas não tenho tempo hábil. Eu teria que nascer de novo para fazer tudo o que eu quero fazer. Seria uma honra representar o Brasil no taekwondo nas Olimpíadas. Mamãe não gosta, papai não quer - disse, apontando para Dana White, que riu da brincadeira.

Anderson Silva coletiva UFC Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues) 
Anderson Silva brinca com Dana White na
coletiva doUFC 168 em Las Vegas (Foto:
Evelyn Rodrigues)
 
Em seguida, ao ser questionado se o resultado da luta influenciaria a sua decisão de continuar lutando ou de se aposentar, o brasileiro imitou Luis Felipe Scolari antes de responder.

- Essa vou responder igual ao Felipão: "É claro que eu vou, pô" (risos). Eu tenho oito lutas ainda no  meu contrato. Enquanto eu ainda tiver vontade de fazer o que eu faço, eu vou fazer. Pode ser que sim e pode ser que não, é algo que não tem como eu te dizer agora. São coisas que só o coração pode saber.
Mais sério que Anderson, Chris Weidman falou sobre sua preparação e sobre a pressão de lutar como campeão pela primeira vez.

- Sempre há pressão em todos os períodos de treinamento, mas neste achei que houve menos. No último houve o furacão Sandy, eu me lesionei... Desta vez não tenho nenhuma lesão, estou 100%, então não tenho dúvidas para este. Acho que uma das maiores vantagens que tenho nessa luta são meu wrestling e o meu jiu-jítsu. Meu preparo físico está excelente, principalmente pelos meus parceiros de treino. Eu me preocupo muito com isso, e acho que hoje é também um dos meus trunfos.

Chris Weidman coletiva UFC Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues) 
Chris Weidman mostrou-se muito sério durante
grande parte da coletiva do UFC 168 (Foto: 
Evelyn Rodrigues)
 
Também perguntado sobre a pressão e a possibilidade de voltar a sentí-la caso reconquiste o cinturão, o Spider disse que ser lutador do UFC é sinônimo de pressão.

- Eu acho que quando você é um lutador do UFC, sempre vai ter pressão na sua vida. Graças a Deus eu alcancei um estágio onde eu consegui realizar feitos gratificantes e que trouxeram todo esse peso para a minha carreira e para a minha vida. Estou contente de não estar com todo esse peso (de estar com o cinturão). Mas vai começar tudo de novo daqui a dois dias - disse, sendo aplaudido pelos brasileiros presentes.

Anderson Silva coletiva UFC Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues) 
Anderson Silvamostrou-se descontraído
na coletivado UFC 168 em Las Vegas
(Foto: Evelyn Rodrigues)
 
Perguntado sobre o que foi conversado entre ele e Dana White após a luta em que foi derrotado por Weidman, Anderson Silva revelou que o presidente do UFC foi cordial com ele.

- Na verdade ele falou: "Cara a casa é tua, você sabe que qualquer decisão que você tomar nós vamos aceitar. Mas você tem que continuar... você tem que fazer isso... você precisa." Eu agradeci a ele e ao meu adversário por aceitar lutar pelo cinturão de novo. Depois que caiu a ficha, depois que eu saí da última  luta, eu fui para o quarto e dei uma pensada: "Pô acho que agora é a hora de parar, acho que já deu". Mas aí eu peguei o telefone e falei com o meu filho, e ele disse: "Pai, faz o que tem que fazer e esquece o resto. Vê o que vai te fazer feliz e vai até o final.

Sério, Weidman sorri apenas no fim da entrevista

Weidman pareceu um pouco irritado ao ser perguntado sobre o que esperava que Anderson faria diferente na luta do próximo sábado.

- Como ele estará diferente? Não faço ideia, mas não me importo com isso. Sempre haverá muitos com dúvidas, mas quero impressionar e mostrar que terei o cinturão por um longo tempo. Não existe perda de motivação. Anderson Silva é a luta mais difícil que eu poderia ter. Eu sabia que haveria uma revanche caso eu vencesse, e ela chegou. Vou ter que vencer de novo. Eu não queria que nada acontecesse comigo, então fiz sparring com os caras de mãos abaixadas, brincando, para não perder a cabeça. Não sei. Você não quer perder a cabeça. Mas eu perdi, e funcionou, então acho que tenho que ser eu mesmo. Se eu me irritar, eu vou me irritar!Eu tenho muito a provar a mim mesmo, já que o meu objetivo é ser o melhor do mundo - disse, arrancando aplausos dos americanos presentes à coletiva.

Anderson Silva e Chris Weidman encarada UFC Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues) 
Chris Weidman oferece o cinturão a Anderson
Silva, que não aceita pegá-lo
(Foto: Evelyn Rodrigues)
 
O atual campeão só relaxou ao ser perguntado se estava pronto para ser o inimigo número um dos brasileiros, já que terá pela frente na categoria nomes como Lyoto Machida e Ronaldo Jacaré.
- Estou certo que já há muitos brasileiros bravos comigo antes dessa luta, e haverá mais depois. Estou pronto para enfrentá-los. Mas eu amo o Brasil (risos).

Dana White confirma Vitor como próximo desafiante

O presidente do UFC também mostrou bom-humor na coletiva. Além de rir das brincadeiras de Anderson Silva e de se mostrar ansioso para ouvir algumas respostas, o dirigente confirmou que Vitor Belfort será o próximo desafiante ao cinturão dos pesos-médios.

- Vitor ganhou o direito de ser o próximo desafiante. Ele ganhou de quem tinha que ganhar e conquistou a sua chance.

Dana também disse que os planos do UFC são fazer com que Fabrício Werdum, que enfrentaria Cain Velásquez antes da cirurgia do campeão dos pesados, encare o vencedor da luta entre Travis Browne e Josh Barnett enquanto Velásquez se recupera.

- Esse é o nosso plano.

Ronda Rousey e MIesha Tate fazem a encarada mais agressiva

Relegadas a segundo plano na coletiva, as rivais - e inimigas - Ronda Rousey e Miesha Tate, que fazem o co-evento principal da noite de sábado, falaram sobre a revanche.

Ronda Rousey encarada UFC Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues) 
Ronda Rousey e MIesha Tate se encaram após
a coletiva do UFC 168 em Las Vegas (Foto:
Evelyn Rodrigues)
 
- Se eu tivesse que voltar atrás, eu com certeza faria o mesmo, porque foi assim que crieri tanto interesse por aquela primeira luta. Se não criasse tanto interesse, não sei se Dana e Lorenzo a veriam. Até então, todos estavam dando uma de Miss América e ninguém estava vendo as lutas. É preciso criar interesse. É duro se manter motivado. Ganhei da Miesha antes, ganhei o cinturão, e só por isso eu fui fazer filmes, quis me colocar numa posição em que as pessoas tivessem uma dúvida sobre mim, para que eu voltasse com algo a provar. Sempre quero que as pessoas duvidem de mim, não quero ter uma luta que seja "perder ou perder", que eu vença e as pessoas digam que não fiz mais do que a obrigação.

Já a desafiante falou sobre ter que falar tanto sobre a adversária, também e sobre o que a fez ser derrotada na primeira vez em que se encontraram.

- Eu venho respondendo perguntas sobre Ronda Rousey por meses e meses, muito mais durante o TUF. Estou acostumada. O esporte é tão físico quanto emocional. Eu aprendi a lidar com isso da pior maneira. Meu erro na última luta foi físico, mas mentalmente eu estava fraca. Isso não acontecerá novamente
.
O UFC 168 será realizado na noite deste sábado, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas (EUA). O canal Combate transmite o evento ao vivo a partir das 21h30 (horário de Brasília), e o Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real. O site ainda transmite ao vivo a primeira luta do card, entre os penas (até 66kg) Robbie Peralta e Estevan Payan. A TV Globo transmite os principais duelos do evento, por força contratual, com atraso de 30 minutos. Na sexta-feira, canal Combate e Combate.com transmitem a pesagem oficial a partir das 22h (de Brasília).

UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)


CARD PRINCIPAL
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Josh Barnett x Travis Browne
Jim Miller x Fabrício Morango
Dustin Poirier x Diego Brandão


CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Uriah Hall
Gleison Tibau x Michael Johnson
Dennis Siver x Manny Gamburyan
John Howard x Siyar Bahadurzada
William Patolino x Bobby Voelker
Robbie Peralta x Estevan Payan


Banner UFC Combate (Foto: Combate)
 
 
 
FONTE:

Caso Mateus e a Liga dos 22: quando tribunais são protagonistas na Europa

Portugal e Espanha possuem no histórico episódios em que ligas nacionais sofreram influência de dispositivos jurídicos, mas com efeitos bem diferentes

Por Rio de Janeiro

Mateus Galiano da Costa tem 29 anos, nasceu em Angola e possui um currículo sem muita expressão no futebol, tendo passado por clubes modestos de Portugal. Entretanto, o atacante entrou para a história por se tornar o pivô de uma batalha jurídica que ameaçou o futebol lusitano em 2006, num dos exemplos de que os tribunais esportivos não assumem protagonismo apenas no Brasil, mas também na Europa.

Nesta sexta-feira, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva julga os recursos de Portuguesa, Flamengo e Vasco. Os dois primeiros lutam para recuperar os pontos perdidos após serem condenados em primeira instância por terem escalado jogadores suspensos na última rodada do Campeonato Brasileiro - 
caso a punição seja mantida, a Lusa cai no lugar do Fluminense. O último briga para que haja um julgamento no qual pleiteia os pontos da partida contra o Atlético-PR, que chegou a ser interrompido por causa de uma briga generalizada entre torcedores.

O Caso Mateus, bem como a Liga dos 22, na Espanha, são episódios em que os departamentos jurídicos dos clubes envolvidos tiveram a mesma relevância que os jogadores dentro de campo. Os resultados foram diferentes: em Portugal, o Gil Vicente, time de Mateus, foi rebaixado, mas luta até hoje por indenização. Em terras espanholas, o que seria o rebaixamento de duas equipes importantes por causa de problemas administrativos transformou-se no inchaço do campeonato nacional.

Mateus Galiano da Costa jogo Angola (Foto: Getty Images) 
Mateus, em ação pela seleção de Angola:
atacante foi pivô de batalha jurídica em
Portugal (Foto: Getty Images)


CASO MATEUS

Contratado pelo Gil Vicente em 2005, Mateus teve sua inscrição na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e na Liga Portuguesa de Futebol (LPF) recusada pelas entidades em janeiro de 2006, sob a alegação de que ele havia passado para a condição de jogador amador ao chegar a seu clube anterior, o Lixa. Pelos regulamentos da FPF, ele deveria permanecer um ano com o status de amador e, portanto, não poderia ser utilizado pelo Gil Vicente.

- Por sermos da opinião que o recurso sobre a inscrição do jogador era de caráter laboral, nós e o Mateus recorremos aos tribunais comuns, argumentando que o contrato que Mateus tinha com o Lixa era ilegal, pois era um contrato como contínuo daquele clube, e não um contrato esportivo – explicou Antonio Fiusa, presidente do Gil Vicente, em entrevista ao GloboEsporte.com.

A princípio, o recurso na Justiça Comum deu certo. O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto intimou a LPF a aceitar a inscrição de Mateus, que atuou em apenas quatro jogos naquela edição do campeonato. A revanche veio no fim da temporada: a FPF puniu o clube, que terminou em 12º lugar, e o rebaixou para a segunda divisão, mantendo o Belenenses -  ao lado do Boavista, o único time a superar Porto, Benfica e Sporting e ser campeão português (feito alcançado em 1946)
.
- O Belenenses é um clube histórico em Portugal, já foi um dos quatro grandes, por isso tem um peso maior na imprensa do que o Gil Vicente. Mas é impossível dizer que a opinião pública esteve mais do lado de um clube. Houve quem apoiou o Gil Vicente e quem apoiou o Belenenses – contou o jornalista Sérgio Pereira, do site “Mais Futebol”. 

Antonio Fiusa presidente Gil Vicente (Foto: Divulgação/Site Oficial Gil Vicente)Presidente do Gil Vicente, Antonio Fiusa ainda briga na Justiça por indenização (Foto: Divulgação)
 
 
Mesmo rebaixado, o Gil Vicente não desistiu da briga, e a batalha nos tribunais teve diversas reviravoltas, que culminaram numa intervenção da Fifa, que ameaçou suspender a FPF caso não houvesse uma punição ao Gil Vicente por ter entrado na Justiça Comum. Se a entidade não agisse, a seleção portuguesa poderia ficar fora das eliminatórias para a Eurocopa de 2008, e os times lusitanos não poderiam disputar os torneios continentais. O ultimato acabou por ser decisivo no rebaixamento do Gil Vicente.
 
Entretanto, o clube segue até hoje nos tribunais, pedindo ressarcimento por causa das perdas financeiras que sofreu. Depois do descenso em 2006, a equipe passou cinco temporadas na segunda divisão, até retornar à elite em 2011. Fiusa estima que o prejuízo foi de € 25 milhões, mas admite que, por outro lado, a imagem do Gil Vicente melhorou.

- O clube passou por enormes prejuízos causados pelo rebaixamento em 2006 e pelas proibições de participar da Taça de Portugal e nos campeonatos nacionais de juniores e juvenis na temporada 2006/2007. Prejuízos em bilheteria de jogos, nas receitas de televisão, na exposição do clube, na valorização dos seus ativos. Além de tudo isso, há ainda os prejuízos decorrentes do não cumprimento de contratos de patrocínio e publicidade. O Gil tem direito ao ressarcimento total dos danos referidos, e é por isso que ainda luta no tribunal. Em termos de imagem do clube, que é pequeno, posso dizer que o caso, apesar de tudo, deu uma imagem de clube batalhador, que persegue a justiça e a verdade esportiva, sem ceder a pressões – disse Fiusa.

Até aqui, o Gil Vicente vem tendo sucesso em sua batalha. O clube já venceu nos tribunais de primeira instância e de apelação, inclusive no Supremo Tribunal Administrativo. Com isso, tornou-se até referência para outras equipes europeias, que buscaram informações para lidar com seus problemas.

- O Gil Vicente e nossos advogados chegaram a ser procurados pelo Sion (Suíça), que estava em litígio com a Uefa e foi excluído por não ter respeitado uma proibição de contratações impostas pela FIFA. Nossos advogados foram ainda procurados pela Universidade de Craiova (Romênia), quando estes tiveram processos semelhantes. O Sion e o Universidade de Craiova recorreram aos tribunais, com a assessoria dos nossos advogados, para contestar decisões das instâncias esportivas, e conseguiram vencer.

Laionel e Joao Moutinho, Porto x Gil Vicente (2011) (Foto: Getty Images) 
Gil Vicente enfrenta o Porto: após o
rebaixamento em 2006, equipevolto
à elite em 2011 (Foto: Getty Images)

Para Fiusa, o Caso Mateus expôs diversos problemas na Justiça Esportiva portuguesa. Para o dirigente, os tribunais ainda davam mais importância às decisões administrativas do que ao futebol em si. Além disso, o presidente do Gil Vicente acredita que o resultado não teria sido o mesmo se os gigantes lusitanos – Porto, Benfica e Sporting – estivessem envolvidos.

- Existem vários casos de corrupção esportiva em Portugal, que tramitaram nos organismos disciplinares da Federação Portuguesa de Futebol e nos tribunais, mas cujo efeito foi nulo. Por tais fatos, um clube grande chegou a ser penalizado por perda de pontos, mas não foi rebaixado. O que resultou para nós, relativamente ao Caso Mateus, é que os clubes modestos como o Gil Vicente não têm o poder de outros clubes perante determinados organismos e entidades do futebol. Pelo que conheço do futebol português, e depois da batalha travada por referência ao Caso Mateus, sei que se fosse o Porto, o Benfica ou o Sporting no lugar do Gil Vicente a Justiça não teria sido a mesma – lamentou. 

A LIGA DOS 22 NA ESPANHA

Na Espanha, a polêmica não começou por causa de um jogador, mas passou para os tribunais e terminou de uma maneira que não é estranha ao futebol brasileiro: a ampliação do número de times na primeira divisão graças a um imbróglio administrativo. No caso do país europeu, a elite passou a ter 22 equipes, no episódio que ficou conhecido como "A Liga dos 22".

Capa Marca Celta Sevilla 1995 (Foto: Reprodução)Capa do jornal espanhol 'Marca' anuncia queda de Sevilla e Celta à terceira divisão (Foto: Reprodução)
 
Tudo começou no início da temporada 1995/1996. Em 1º de agosto de 1995, na preparação para a nova edição do campeonato nacional, a Liga Nacional de Futebol Profissional (LFP) decidiu rebaixar Celta de Vigo e Sevilla para a Segunda Divisão B, equivalente à terceira divisão, porque os clubes não haviam entregado a tempo a documentação necessária para a inscrição no torneio, que incluía o pagamento de 5% do orçamento de cada clube para um fundo de prevenção de dívidas, conforme previa o Decreto Real 449, publicado em março de 1995, que não admitia recursos. Com isso, Valladolid e Albacete, rebaixados na competição anterior, foram convidados a permanecer na elite.

Como era de se esperar, Celta e Sevilla não aceitaram prontamente a decisão. O time de Vigo tinha de pagar 45 milhões de pesetas, e os andaluzes, que haviam se classificado para a Copa da Uefa, deviam 85 milhões. Seus representantes passaram a pressionar na sede da LFP, lembrando que outros times, como o Real Madrid, também haviam tido problemas na inscrição, mas não sofreram punição.

- Em Sevilla e Vigo tiveram início diversas manifestações para que as equipes continuassem na primeira divisão, argumentando que o rebaixamento não era justo. As pessoas neutras, por sua vez, não gostaram disso. Eram a favor de que Sevilla e Celta caíssem – contou o jornalista espanhol Andrés Cabrera. 

A batalha foi para os tribunais. A LFP afirmou que o único caminho era um recurso no Conselho Nacional de Esportes (CSD, na sigla em espanhol), que, por sua vez, sinalizou que era necessário entrar com uma ação na Justiça Comum. Sevilla e Celta foram à luta e tentaram se amparar na Lei Geral de Administração e Procedimento Administrativo Comum, alegando que não tiveram tempo para regularizar a documentação. Valladolid e Albacete ingressaram no CSD pedindo o "cumprimento da lei", no caso o Decreto Real 449.

José María del Nido presidente Sevilla (Foto: Getty Images)Del Nido, ex-presidente e então vice do Sevilla, não entregou documentos à Liga (Foto: Getty Images)
 
- Quando se fala da Liga de Futebol Profissional estamos falando de uma entidade privada. Por essa razão, esta incompetência deve se traduzir na improcedência do recurso administrativo. A aplicação do Decreto Real não é desproporcional, já que é uma questão de ordem interna - afirmou Juan José Remiro, presidente do Albacete na época. 

Em meio à confusão, o jornal espanhol “El País” mostrou preocupação com as questões e projetou uma solução que deixaria todos os envolvidos satisfeitos. A decisão seria tomada por uma assembleia formada pelos clubes das duas primeiras divisões da Espanha.

- A posição da grande maioria é contrária à ampliação (de clubes), que é considerada inviável por várias razões. A próxima temporada deve terminar em 19 de maio por causa da Eurocopa, e, assim, não há datas livres para rodadas do campeonato. Além disso, o precedente da permanência de Sevilla e Celta suporia que, no futuro, qualquer um poderia se livrar da lei por causa dos recursos. Entretanto, deixar estes dois times na terceira divisão reviveria o conflito. Tudo aponta para uma decisão consensual. Todas as partes estão de acordo que a lei atual é demasiadamente dura, embora os clubes a tenham aceitado. Por isso, não está descartada uma mudança para suavizar a lei no futuro – dizia a edição de 10 de agosto de 1995 do diário.

De fato, a decisão tomada minimizou os problemas. Na assembleia dos clubes, ficou decidido que Sevilla, Celta, Albacete e Valladolid permaneceriam na elite, aumentando o número de equipes para 22. O tamanho se manteve em 1996/1997, quando mudanças no sistema de rebaixamento e promoção deixaram a liga novamente com 20 times. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/12/caso-mateus-e-liga-dos-22-quando-tribunais-sao-protagonistas-na-europa.html

Praia Clube desembarca na Suíça para representar Brasil em torneio

Equipe uberlandense chegou ao país nesta quinta-feira e estreia no Torneio Internacional Top Volley na sexta. Final da competição ocorre no domingo

Por Uberlândia, MG

Juliana Carrijo Isabela Paquiardi Torneio Internacional Top Volley Suíça Praia Clube Brasil (Foto: Reprodução/Instagram)Meninas do Praia já anunciam chegada em redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram)
 
 
As meninas do vôlei do Praia Clube desembarcaram na Suíça nesta quinta-feira, onde representam o Brasil no Torneio Internacional Top Volley. Na sexta-feira, a equipe uberlandense estreia na competição contra as francesas e atuais campeãs, o Racing Club, a partir das 17h30m.

O torneio começa nesta sexta-feira e vai até domingo. Além do Praia Clube, representante brasileiro, outras cinco equipes estão na disputa: Racing Club (FRA) Schweriner SC (ALE), Volero Zürich (SUI), Dinamo Krasnodar (RUS) e Team Suisse (SUI).

Após a estreia, a equipe brasileira enfrenta o Team Suisse, no sábado. No mesmo dia ocorrem às duas semifinais. Para o domingo está marcada a final do torneio, além de dois jogos para definirem as outras colocações da competição.

Após a disputa, o Praia retorna ao Brasil no dia 31 de dezembro e retoma às atividades no dia 3 de janeiro, às 17h. 



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2013/12/praia-clube-desembarca-na-suica-para-representar-brasil-em-torneio.html

Em alta, Tandara coloca boa fase no Campinas na conta da maturidade

Oposta quebra mercas e fecha 2013 como principal pontuadora da Superliga feminina: 'Mantenho o foco em melhorar sempre, evoluir a cada dia de treinamento'

Por Campinas, SP

A boa campanha do Campinas até o momento na Superliga, com 12 vitórias em 10 jogos, passa diretamente pelo momento da oposta da Tandara. Em alta, ela fechou 2013 com quebra de recorde e como a principal pontuadora da Superliga feminina – título que é a atual dona. Para a atleta, o amadurecimento profissional é o principal responsável pela evolução na carreira.

- Acredito que amadureci. Mantenho o foco em melhorar sempre, evoluir a cada dia de treinamento. Fico muito feliz com os números que tenho obtido, mas, além da pontuação, minha meta mesmo é me tornar uma jogadora mais regula. Trabalho firme para diminuir o número de erros que ainda cometo durante as partidas – afirmou.
 
Com a média de 20 pontos por jogo, Tandara já teve 240 acertos (210 de ataque, 18 de bloqueio e de saque). A maior marca foi na vitória por 3 sets a 2 sobre o Praia Clube, em 30 de novembro, quando, com 37 pontos, quebrou o recorde da história da Superliga feminina que pertencia a Fernanda Garay e Karin Rodrigues, com 36. As duas atingiram a pontuação em sets de 25, ao contrário de Tandara. Atualmente, as parciais vão até 21. 

Tandara Campinas Vôlei (Foto: Felipe Christ/Vôlei Amil) 
Tandara é um dos principais destaques do
Campinas na Superliga feminina (Foto:
Felipe Christ/Vôlei Amil)
 

O desempenho tem relação direta com a condição física de Tandara. Assim que chegou ao Campinas, no fim de junho, ela começou a cuidar de uma lesão no ombro. O tratamento surtiu efeito, e ela garante que já não sente mais dores no local durante as partidas.

- Sinto apenas o cansaço normal após as partidas. Contra o Rio, eu caí sobre o ombro e foi meio complicado, mas eu tenho um acompanhamento muito bom no clube – destacou.

O rendimento de Tandara em quadra rende elogios do técnico Zé Roberto. Segundo o comandante do Campinas, a oposta colhe os frutos do próprio esforço.

- Ela tem mantido um comportamento muito bom, com o foco nos treinos e em melhorar sempre, evoluir a cada dia. Isso faz diferença na hora de decidir. A Tandara tem nos ajudado muito, especialmente nos momentos de dificuldade. A prova está nas estatísticas.

Zé Roberto, alias, foi um dos motivos que levou Tandara a escolher o Campinas diante das várias propostas que recebeu entre o fim da temporada passada e o começo da atual. Ela considera a passagem por Campinas, ainda que apenas no início, um salto de qualidade.

- Recebi uma série de propostas, mas preferi apostar no projeto de Campinas, com sua reconhecida estrutura e a presença do Zé Roberto – disse a oposta de 25 anos, que também trabalha com o treinador na seleção brasileira. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2013/12/em-alta-tandara-coloca-boa-fase-no-campinas-na-conta-da-maturidade.html

Retrospectiva 2013: as revelações que se destacaram e prometem para 2016

Os destaques: Gabi, ponteira do Rio de Janeiro; Isaquias Queiroz, campeão mundial na canoagem; Lucarelli, atacante do Sesi; e Jorge Zarif, Atleta do Ano pelo COB

Por São Paulo

Com o fim do ano se aproximando, é hora de olhar para trás e relembrar os fatos esportivos mais marcantes de 2013. E esta temporada revelou para o Brasil atletas jovens e que até então eram pouco conhecidos do público. O ano ficou marcado pelo fato de a nova geração de esportistas brasileiros disputar as grandes competições sem medo dos mais antigos. Assim, Gabi, ponteira do Rio de Janeiro, Isaquias Queiroz, campeão mundial da canoagem, Lucarelli, atacante do Sesi-SP, e Jorge Zarif, da vela, conseguiram marcar seus nomes como as revelações de 2013.

Jorge Zarif: A quebra do jejum de 41 anos

Desde 1972, quando Jörg Bruder venceu o Finn Gold Cup, o Brasil não tinha um campeão da categoria. A quebra do jejum não poderia vir de uma maneira melhor. O paulistano Jorge Zarif chegou à última regata da competição precisando apenas terminar a prova para sagra-se campeão. E foi isso que ele fez. De quebra e para deixar 2013 ainda mais perfeito, o velejador arrebatou também, em julho, o mundial júnior da modalidade. Com isso, tornou-se o mais jovem a unificar os dois títulos.

Jorge Zarif está perto do título mundial da classe Finn (Foto: Hanna Odras/Finn Gold Cup 2013 Tallinn) 
Jorge Zarif foi mundial da classe Finn (Foto:
Hanna Odras/Finn Gold Cup 2013 Tallinn)
 


Lucarelli: Um cara de condições diferenciadas
Com 1,96m, Ricardo Lucarelli deu em 2013 o maior salto da sua carreira. Considerado uma das maiores promessas do vôlei brasileiro, o mineiro de 21 anos abriu a temporada campeão da primeira edição do Mundial de vôlei sub-23. Ainda levou o título de melhor jogador do torneio.

Mas não parou por aí. Com a lesão de Murilo, que teve que operar o ombro, Lucarelli ganhou espaço na seleção adulta. Assim, disputou e ganhou o campeonato Sul-Americano e a Copa dos Campeões, no Japão. Seu desempenho foi tão bom que Bernardinho definiu o atacante como sendo “diferenciado” após a conquista que botou fim ao jejum de quatro anos sem conquistas no vôlei masculino.

Lucarelli impede bloqueio italiano na Copa dos Campeões (Foto: Divulgação/FIVB) 
Lucarelli impede bloqueio italiano na Copa dos
Campeões (Foto: Divulgação/FIVB)


gabi: Esperança para manter a hegemonia no vôlei

A seleção feminina de vôlei sabe que será o time a ser batido nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Atuais bicampeãs olímpicas e vencedoras de todas as competições que disputaram no ano, as comandadas de José Roberto Guimarães entrarão no torneio com a responsabilidade em alta e também pelo fato de jogarem em casa. Pensando nisso, o treinador tenta criar alternativas para surpreender os seus adversários.

Assim, apareceu Gabi. Destaque do Rio de Janeiro na conquista da última edição da Superliga, a ponteira foi beneficiada na seleção pelo fato de Jaqueline dar uma pausa na carreira para ser mãe. E Gabi correspondeu plenamente. Foi campeã no Sul-Americano, um dos destaques da conquista do Grand Prix e só não esteve no título da Copa dos Campeões por conta de uma lesão nas costas.

vôlei Gabi Rio de Janeiro (Foto: Luiz Doro/Adorofoto) 
Gabi é uma das esperanças do vôlei brasileiro
 (Foto: Luiz Doro/Adorofoto)
 

isaquias queiroz: O menino de ouro de Ubaitaba

Em tupi-guarani, Ubaitaba significa “cidade das canoas”. Não há melhor definição para o lugar onde nasceu Isaquias Queiroz. O baiano de 19 anos tornou-se o primeiro campeão mundial de canoagem do país, depois de conquistar o ouro no C1 1000m em Duisburg, na Alemanha, no mês de setembro.

Mas, por mais que possa ser surpresa, foi o bronze conquistado na mesma competição, mas no C1 500m, que empolgou mais Isaquias. Isso porque esta prova faz parte do programa olímpico, ao contrário do C1 1000m. Agora é só fazer da Lagoa Rodrigo de Freitas, local que abrigará os torneios de canoagem dos Jogos do Rio, a sua Ubaitaba e torcer para o desempenho se manter para levar o ouro em 2016.


Isaquias Queiroz conquista o ouro no Mundial de Canoagem na Alemanha (Foto: Divulgação) 
Isaquias Queiroz conquista o ouro no Mundial
de Canoagem na Alemanha (Foto: Divulgação)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2013/12/retrospectiva-2013-revelacoes-que-se-destacaram-e-prometem-para-2016.html

Mari Paraíba e musas dão dicas para manter a boa forma no fim de ano

Belas atletas revelam truques para quem não consegue resistir às tentações do fim de ano, mas quer resgatar a boa forma logo após o período de festas

Por Rio de Janeiro

Nem mesmo as musas do esporte brasileiro conseguem resistir às tentações do fim de ano. As belas atletas dão uma pausa na dieta rigorosa e cometem seus “pecados” durante as reuniões festivas. No entanto, algumas dicas simples podem ajudar a manter a boa forma no intervalo entre a comilança do Natal e do Ano Novo. A jogadora de vôlei Mari Paraíba, que aproveita o descanso ao lado da família, recomenda manter a rotina de exercícios e comer sem exageros.

- O que mais gosto de comer na ceia de fim de ano são as comidas típicas aqui do Nordeste. Como fico muito tempo fora de casa, quero sempre a galinha caipira com um cuscuz quando volto. O peru e as outras coisas ficam sempre em segundo plano. É difícil não engordar ao menos um quilinho na folga de fim de ano, mas para não passar disso, procuro manter a rotina de exercícios, como academia e corrida, e comer sem exageros - explicou a jogadora paraibana, que se prepara para representar o Barueri em 2014.

MOSAICO em forma com Mari paraiba Dayane Amaral Lorena Molinos Rapha Galacho (Foto: Editoria de arte)
Talisca Reis, musa do taekwondo, também pretende retomar a malhação nesta quinta-feira, após praticar os excessos da ceia natalina. A estratégia de voltar à dieta logo no dia seguinte também é adotada pela amiga Raphaella Galacho, outra bela lutadora da arte marcial. A dupla confessa que abusa dos doces, especialmente o chocotone, mas fecha a boca e volta a praticar exercícios para evitar o arrependimento - pelo menos até o início das festas de réveillon.

- Eu costumo só exagerar no Natal. Esse é o truque, somente no dia. Na verdade, nos dois dias, 24 e 25. No dia 26, volto à eterna dieta. Eu até passo mal de comer doce. Amo doce, amo sobremesa natalina. É meu ponto fraco. Prefiro passar o dia comendo doce que a mesa de carnes, por exemplo. Gosto de manjar, chocotone, bolo, todo tipo de chocolate. Entro de férias do taekwondo no dia 23 sempre. Mas sempre faço minha corridinha e, claro, volto à dieta depois - afirmou Talisca.

- Eu já estou acostumada com dieta o ano inteiro, né? Minha missão é comer muito nesses dias, 24 e 25 de dezembro. Depois eu dou conta do estrago. Volto com a dieta e os treinos no dia 26. Eu tenho desejo é de chocotone... Minha nutricionista vai me matar comigo falando isso - brincou Rapha Galacho.

Raphaella Galacho e Talisca Reis voltam à dieta já no dia 26 (Foto: Reprodução / Instagram) 
Talisca Reis e Raphaella Galacho voltam à
dieta já no dia 26 (Foto: 
Reprodução / Instagram)


Lorena Molinos, do nado sincronizado, Luiza Almeida, do hipismo, e Dayane Amaral, da ginástica rítmica, admitem que é difícil resistir às guloseimas típicas dessa época do ano. Outra dica importante para diminuir o “estrago” é abusar das saladas antes, para reduzir o apetite na hora de pratos como peru e bacalhau.

- É muito importante comer muita salada, uns três pratos, para quando chegar na comida não aguentar mais comer tanto. Mas se não for possível resistir, eu como tudo e depois corro para a academia - disse Luiza Almeida, musa do hipismo.

- Eu não me descuido nunca, nem quando entro de férias. Continuo malhando, fazendo exercícios aeróbicos, tenho que manter, né? Mas no Natal gosto de peru e adoro chocolate, tudo com chocolate - confessou a bela Lorena Molinos.

- Bom, eu sou ginasta, né? E um dos meus pré-requisitos é estar magra. Tento me controlar. Se exagerar um pouco nessas festas de fim de ano, compenso na dietinha depois. Até fico sem chocotone, mas no geral, a ceia e o almoço com sobremesa, essa parte é que é difícil resistir para mim - completou Dayane Amaral, que tem 20 anos e foi campeã pan-americana em Guadalajara, em 2011.

*Contribuiu Fabio Leme



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2013/12/mari-paraiba-e-musas-dao-dicas-para-manter-boa-forma-no-fim-de-ano.html

Nadal, Djoko, Murray e cia. disputam corrida antes de estreia em Abu Dhabi

Tenistas se arriscam na pista para 'aquecer' para o evento-exibição

Por Abu Dhabi

Rafael Nadal (1), Novak Djokovic (2), David Ferrer (3), Andy Murray (4), Stanislas Wawrinka (8) e Jo-Wilfried Tsonga (10) resolveram fazer um "aquecimento" diferente para o Mubadala World Tennis Championship. Na manhã desta quarta-feira, antes do jogos de estreia do torneio-exibição, alguns dos principais tenistas do mundo apostaram corrida em uma pista de atletismo em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.  

tênis Rafael Nadal, Novak Djokovic, Andy Murray, David Ferrer, Jo Wilfried Tsonga e Stanislas Wawrinka Abu Dhabi (Foto: Reprodução / Facebook) 
Nadal, Djokovic, Murray, Ferrer, Tsonga e
Wawrinka se preparam para a largada 
(Foto: Reprodução / Facebook)

No torneio disputado em quadra dura, Djokovic terá a oportunidade de avaliar pela primeira vez sua parceria com o ex-número 1 do mundo Boris Becker. Na última quarta-feira, Nole anunciou que o ex-tenista alemão seria seu técnico na próxima temporada, que começa oficialmente no dia 29 de dezembro. O sérvio afirmou que o evento-exibição em Abu Dhabi lhe dá a preparação perfeita para o Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada, que será disputado em Melbourne entre 12 e 26 de janeiro.

Atual campeão olímpico e de Wimbledon, Murray também fará testes em Abu Dhabi. O número 4 do mundo entrará em quadra pela primeira vez depois de se recuperar de uma cirurgia nas costas, realizada no final de setembro. Desde então o britânico não disputa uma partida oficial. Em meados de novembro, ele voltou aos treinamentos, em Miami.

tênis Rafael Nadal, Novak Djokovic, Andy Murray, David Ferrer, Jo Wilfried Tsonga e Stanislas Wawrinka Abu Dhabi (Foto: Reprodução / Twitter) 
Djokovic posta em sua página no Twitter uma
foto dos rivais na pista (Foto: 
Reprodução / Twitter)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/12/nadal-djoko-murray-e-cia-disputam-corrida-antes-de-estreia-em-abu-dabi.html

Ex-número 2 do mundo é a primeira estrangeira confirmada no Rio Open

Atualmente sem ranking, Zvonareva recebe convite da organização do torneio. Evento WTA também contará com presença de Teliana Pereira, número 1 do Brasil

Por Rio de Janeiro

tênis vera zvoraneva (Foto: Divulgação / Cynthia Lum)Zvoraneva perdeu ranking por não ter jogado a última temporada (Foto: Divulgação / Cynthia Lum)
 
A organização do Rio Open anunciou nesta quinta-feira o nome da primeira tenista estrangeira que vai disputar o torneio, entre 15 e 23 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. Vera Zvonareva, que chegou a ser número 2 do mundo em outubro de 2010, recebeu um convite para a competição já que está atualmente sem ranking. A russa se ausentou de toda a última temporada por causa de uma cirurgia no ombro direito realizada em fevereiro.

- Depois de todo este tempo longe das quadras estou com muita vontade de competir novamente,  e jogar o Rio Open será um passo muito importante no meu caminho de volta para onde eu estava. Eu também estou muito animada para jogar este torneio novo no circuito da WTA e ir ao Rio pela primeira vez - declarou Zvoraneva.

O Rio Open é um evento integrado do calendário da ATP e da WTA, em que terá nível 500 (terceiro maior) no masculino e International (terceiro maior, mas de nível menor que os ATPs 500) no feminino.

Além de Zvoraneva, o Rio Open já tem confirmadas as presenças de Rafael Nadal, número 1 do mundo, e David Ferrer, 3º do ranking - além dos brasileiros Thomaz Bellucci, Bruno Soares, Marcelo Melo, André Sá e Teliana Pereira, número 1 do Brasil no feminino. O evento distribuirá uma premiação total de cerca de US$ 1,3 milhão (R$ 3,06 milhões) para ATP e US$ 250 mil (R$ 587 mil) para WTA. Os tenistas jogarão em oito quadras, incluindo uma quadra central com capacidade para 6.200 pessoas. O espaço montado no Jockey Club Brasileiro também terá áreas de entretenimento e de alimentação.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/12/ex-numero-2-do-mundo-e-primeira-estrangeira-confirmada-no-rio-open.html

No retorno às quadras, Murray perde para Tsonga em torneio em Abu Dhabi

Ainda sem ritmo de jogo, britânico é derrotado por 2 a 0. No outro duelo do dia, Ferrer supera Wawrinka. Semis e disputa do 5º lugar da competição acontecem nesta sexta

Por Abu Dhabi

No primeiro jogo que disputava desde que passou por uma cirurgia nas costas no final de setembro, Andy Murray não saiu de quadra com a vitória. Na partida preliminar do Mubadala World Tennis Championship, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o número 4 do mundo perdeu, nesta quinta-feira, para o francês Jo-Wilfried Tsonga em sets diretos, pelas parciais de 7/5 e 6/3. Até pelos quase três meses de falta de ritmo de jogo, o britânico atuou sempre abaixo do 10º do ranking da ATP, que se beneficiou da eficiência no saque para conquistar a vitória.

tênis andy murray jo-wilfried tsonga mubadala (Foto: AP) 
Após quase três meses parado por causa de
cirurgia nas costas, Murray foi derrotado
por Tsonga em Abu Dhabi (Foto: AP)


- A quadra aqui é muito rápida e você precisa reagir com rapidez. Jo esteve melhor que eu, ele sacou muito bem. É sempre divertido jogar aqui. É uma grande preparação para a temporada, já que você joga contra os melhores do mundo - analisou Murray.

Antes do confronto entre Murray e Tsonga, o espanhol David Ferrer e o suíço Stanislas Wawrinka se enfrentaram pela outra partida preliminar do torneio. O número 3 do mundo levou a melhor também por 2 sets 0 (7/5 e 6/1).

Nesta sexta, todos os tenistas inscritos na competição estarão em ação. Às 6h30 (de Brasília), Wawrinka e Murray, os dois perdedores desta quinta, se enfrentam para saber quem fica com a quinta posição do campeonato. Na sequência acontecem as semifinais: Ferrer pega o compatriota Rafael Nadal, número 1 do mundo, às 9h, e Tsonga encara Novak Djokovic, vice-líder do ranking mundial, às 11h.


Confira a programação do torneio (horários de Brasília):

Quinta, 26/12
Jogo 1 - 11h - Ferrer 2 x 0 Wawrinka - 7/5 e 6/1
Jogo 2 - 13h - Murray 0 x 2 Tsonga - 7/5 e 6/3

Sexta, 27/12
6h30 - Wawrinka x Murray
9h - Nadal x Ferrer
11h - Djokovic x Tsonga

Sábado, 28/12
9h - 3º lugar
11h - Final


Os campeões do torneio:
2009 - Andy Murray
2010 - Rafael Nadal
2011 - Rafael Nadal
2011 - Novak Djokovic
2012 - Novak Djokovic



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/12/no-retorno-quadras-murray-perde-para-tsonga-em-torneio-em-abu-dhabi.html

Pragmático, Chelsea vence Swansea e segue na disputa pela liderança

Ao contrário de outros jogos, Blues seguram vitória apesar de diversas chances desperdiçadas e se mantêm a um ponto do Arsenal no Campeonato Inglês

Por Londres, Inglaterra

O roteiro que vem assombrando o Chelsea na temporada não se repetiu nesta quinta-feira. Jogando em casa, os Blues voltaram a criar - e desperdiçar - diversas chances, marcaram apenas uma vez, mas conseguiram segurar o resultado e derrotaram o Swansea por 1 a 0, pela 18ª rodada do Campeonato Inglês. Hazard foi o autor do gol do triunfo.

Em outras ocasiões na temporada, os Blues haviam se tornado vítimas de seu próprio desperdício, deixando de conseguir importantes vitórias graças à maior eficiência do adversário, o que chegou a fazer com que José Mourinho cogitasse mudar o estilo de jogo da equipe para algo mais conservador - não à toa, Obi Mikel fez sua segunda partida como titular consecutiva no time.

Hazard chelsea gol swansea (Foto: Agência Reuters) 
Hazard festeja seu gol, que garantiu a vitória do
Swansea (Foto: Agência Reuters)

Coincidência ou não, a sutil mudança de Mourinho deu resultado. O Chelsea voltou a não sofrer gols - assim como no empate com o Arsenal na segunda-feira - e continua na briga pela liderança do Campeonato Inglês. Agora, os Blues estão na segunda posição e têm 38 pontos, contra 39 dos Gunners. Entretanto, Manchester City e Liverpool se enfrentam mais tarde e podem ultrapassar o Chelsea. 

Reservas no empate com o Arsenal na segunda-feira, David Luiz e Oscar voltaram ao time titular. O meia brasileiro, aliás, chegou a seu 50º jogo com a camisa dos Blues. Ramires seguiu no onze inicial, que teve ainda Eto'o no ataque, no lugar de Fernando Torres. Willian ficou no banco e entrou no segundo tempo. 

CHELSEA DOMINA, E HAZARD MARCA

O primeiro tempo foi de domínio absoluto do Chelsea. Ciente do estilo de jogo do Swansea, José Mourinho optou por uma marcação na saída de bola rival, tentando aproveitar algum passe equivocado. No início, os galeses conseguiram driblar a armadilha, mas, aos poucos, a pressão tornou-se sufocante.

Quando o Swansea não conseguia mais chegar ao ataque, foi a vez de o Chelsea começar a incomodar. Foram diversas chances de gol, quase sempre em trocas rápidas de passes entre Hazard, Oscar e Mata, que contavam com a boa movimentação de Eto'o na frente. Até David Luiz virou opção ofensiva em algumas jogadas.

Neste cenário, o gol do Chelsea foi apenas consequência. Ele veio aos 29 minutos, quando Hazard recebeu pela esquerda, passou por Rangel, cortou para o meio e arriscou o chute. O zagueiro Williams tentou desviar, mas atrapalhou o goleiro Tremmel, que nada pôde fazer: 1 a0 para os Blues.

A julgar pela primeira jogada da etapa final, parecia que o Chelsea não teria dificuldades para confirmar a vitória. Logo após a saída da bola, David Luiz lançou Mata em profundidade, e o espanhol cruzou na medida para Eto'o, que, dentro da pequena área, escorou para o gol, mas viu Tremmel fazer uma defesa milagrosa. 

Oscar e Jose Alberto Canas, Chelsea v Swansea City (Foto: Getty Images) 
Oscar disputa a bola com Cañas: brasileiro fez
seu 50º jogo pelo Chelsea (Foto: Getty Images)

DEFESA VAI BEM E GARANTE TRIUNFO

Coube ao camaronês o desperdício das principais chances do Chelsea no jogo. No primeiro tempo, o atacante já havia perdido boas oportunidades, e a sequência se manteve nos últimos 45 minutos, embora os Blues tenham criado bem menos ocasiões.


O Swansea, sem força, ainda ensaiou uma reação, mas esbarrou em suas próprias limitações e na partida segura dos defensores do Chelsea, que não permitiram uma chance mais concreta para os galeses.
Assim, os Blues se contentaram em administrar o resultado. Recuaram, impediram as trocas de passe do Swansea e apostaram nos contra-ataques. A dose de pragmatismo deu resultado, e a vitória foi confirmada sem sustos. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/12/pragmatico-chelsea-vence-swansea-e-segue-na-disputa-pela-lideranca.html

Crise? Onde? Mario Balotelli viaja com a namorada Fanny para Dubai

Modelo belga posta foto com o atacante italiano em jatinho antes de viagem

Por Milão, Itália

A imprensa italiana chegou a noticiar uma suposta crise entre Balotelli e a namorada Fanny até mesmo com um término temporário do relacionamento. Mas pelo jeito o amor continua no ar entre os dois. A modelo belga postou uma imagem do casal dentro de um jatinho em direção a Dubai, local escolhido para o ano novo. Elegante, o atleta deixou de lado os anéis chamativos e vestia uma manta de lã preta no pescoço e uma blusa em um tom próximo ao cinza.

O atacante do Milan e da seleção itaiana usou o Twitter na última semana para desmentir o final do namoro. As revistas locais chegaram a especular sobre um romance com a modelo italiana Carol Beltram, que já foi até mesmo Miss Itália.

- Minha mulher não é Goriziana (em referência à modelo Carol Beltram). Sinto desapontá-los. Sabem bem que é minha mulher - escreveu.

Balotelli volta a ter compromisso com o time rossonero no dia 6 de janeiro. A equipe enfrenta o Atalanta pelo Campeonato Italiano, no San Siro.


balotelli namorada avião (Foto: Instagram) 
Balotelli com a namorada Fanny antes da
partida do jatinho (Foto: Instagram)


FONTE:

Bastidores FC - Libertadores


veja todos os posts
por Martín Fernandez

 

tour problemas maracanã
Flamengo e Botafogo pretendem mandar seus
jogos da Taça Libertadores da América no
Maracanã, apesar da recomendação da
Fifa para limitar o número de partidas
 no estádio a quatro por mês.

- Nós já temos uma sinalização do consórcio (que administra o estádio) de que é possível jogar mais vezes, sem prejuízo ao gramado. É a nossa casa, nossa prioridade é jogar lá - disse o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello.

A alternativa mais provável é que os dois clubes mandem seus jogos pelo Campeonato Carioca em outros estádios, e assim preservem o Maracanã para duelos da Libertadores.

Consultado pelo blog, o COL (Comitê Organizador Local) da Copa informou que não se trata de uma proibição de uso do estádio, mas apenas uma sugestão.

O Botafogo precisa passar pelo mata-mata prévio à fase de grupos. Caso supere o Deportivo Quito, o Alvinegro também pretende usar o Maracanã no decorrer da competição. O Mané Garrincha, em Brasília, é a alternativa mais provável na hipótese de o Maracanã ser negado aos dois clubes.

Confira a tabela da Libertadores 2014.



FONTE:
 

Walcott faz dois, Podolski marca em retorno, e Arsenal reassume liderança

Gunners vencem o West Ham por 3 a 1 fora de casa e de beneficiam da derrota do Liverpool para o Manchester City. Tottenham tropeça (de novo) em estreia de técnico

Por Londres

O mais desavisado poderia não acreditar numa vitória do Arsenal com gols de Theo Walcott e Lukas Podolski, mas foi exatamente o que aconteceu nesta quinta-feira. No "Boxing Day", dia tradicional na Inglaterra para grandes liquidações e muito futebol, os Gunners derrotaram o West Ham, por 3 a 1, de virada, no Boleyn Ground, e reassumiram a liderança do Campeonato Inglês após 18 rodadas graças ao talento de sua dupla ofensiva, antes lesionada.

Como o Liverpool perdeu nesta quinta-feira para o Manchester City, o Arsenal voltou ao topo da tabela da Premier League. O time de Arsène Wenger chegou aos 39 pontos, contra 38 dos Citizens, e 37 do Chelsea. Os Reds somam 36. O West Ham, por sua vez, é apenas o 19º, com 14.


Podolski Walcott Arsenal (Foto: Getty Images) 
Podolski e Walcott comemoram a vitória do
Arsenal: antes lesionada, dupla foi
 undamental (Foto: Getty Images)


Walcott e Podolski desfalcaram o Arsenal em boa parte da temporada. O inglês já havia voltado contra o City, há uma semana e meia - e marcado duas vezes -, mas o alemão consumou o seu retorno após quatro meses afastado com o gol que encerrou o triunfo. Carlton Cole abriu o placar para os Hammers.

Tottenham estreia técnico com empate

Outro time londrino, o Tottenham tropeçou novamente no White Hart Lane. Desta vez na estreia de seu novo comandante, o antigo interino Tim Sherwood, substituto do português André Villas-Boas. Sem Paulinho, suspenso, os Spurs ficaram no empate por 1 a 1 com o West Bromwich. Eriksen e Olsson marcaram os gols do jogo.


Tim Sherwood, Tottenham Hotspur x West Bromwich (Foto: Getty Images) 
Tim Sherwood orienta os jogadores do
Tottenham no empate com o West
Bromwich (Foto: Getty Images)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/12/walcott-faz-dois-podolski-marca-em-retorno-e-arsenal-reassume-lideranca.html