quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Fim de novela: Fifa confirma que Fernandinho poderá jogar o Mundial

.

Porta-voz da entidade anuncia que atacante poderá vestir a camisa do Atlético-MG na competição intercontinental no Marrocos: 'Podemos confirmar que está apto'

Por Belo Horizonte

Fernandinho, atacante do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Flickr do Atlético-MG)Fernandinho é titular absoluto do time de Cuca (Foto: Bruno Cantini / Flickr do Atlético-MG)
 
Depois de longa novela, Fernandinho está confirmado no Mundial de Clubes. Nesta quinta-feira, o nome do jogador apareceu na lista de inscritos no site da Fifa, porém o Atlético-MG decidiu manter a cautela e esperar um novo parecer da entidade. Horas depois, em contato com a produção da TV Globo Minas, o porta-voz da Fifa, Wolfgang Resch, revelou que o atacante poderá entrar em campo na competição no Marrocos.

- Podemos confirmar que o jogador Fernandinho está apto a defender o Atlético Mineiro no Mundial de Clubes da Fifa - disse Resch em e-mail.

A Fifa chegou a enviar dois pareceres no qual vetava a inscrição de Fernandinho no Mundial, com a argumentação de que ele havia sido inscrito pelo Atlético-MG depois do fechamento da janela de transferências internacionais no Brasil, no dia 20 de julho. Porém, o Galo enviou novos documentos à entidade nos quais mostrava que o atacante assinou contrato em 19 de julho.

Assim, na semana passada, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, mandou parecer no qual dizia que Fernandinho foi inscrito dentro do prazo, o que aumentou a confiança dos atleticanos. A diretoria, no entanto, preferiu adotar tom cauteloso mesmo depois da divulgação da lista no site da entidade. Agora, porém, não há mais dúvida: Fernandinho estará em campo na estreia do Atlético no Mundial, no dia 18, contra Monterrey (México), Raja Casablanca (Marrocos) ou Auckland City (Nova Zelândia).


Fernandinho chegou ao Galo com a missão de substituir Bernard, xodó da torcida que se transferiu para o Shakhtar Donetsk logo depois da conquista da Libertadores, e caiu rapidamente nas graças dos torcedores. Peça-chave no esquema tático de Cuca, ele atua pelo lado esquerdo na linha de três jogadores ofensivos - que também conta com Ronaldinho pelo meio e Diego Tardelli pela direita - com a missão de municiar Jô.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/12/fim-de-novela-fifa-confirma-que-fernandinho-podera-jogar-o-mundial.html

Jogadores mostram confiança em Oswaldo, cotado para dirigir o Santos

Clube paulista investe na contratação do treinador, mas capitão Jefferson garante que grupo já saberia do próprio comandante se situação estivesse resolvida

Por Rio de Janeiro

Oswaldo de Oliveira Botafogo treino (Foto: Satiro Sodré / SSPress)Oswaldo de Oliveira orienta Renato no treino (Foto: Satiro Sodré / SSPress)
 
O fim do ano se aproxima e com ele a intensa movimentação do mercado do futebol. O nome de Oswaldo de Oliveira já foi cotado em vários clubes brasileiros e até na China. No momento, o mais forte deles é o Santos, justamente quando o Botafogo vai decidir na última rodada do Campeonato Brasileiro a sua classificação para a Taça Libertadores.

A situação parece não incomodar os jogadores, que confiam muito em Oswaldo. Segundo o goleiro Jefferson, capitão do time, o treinador seria o primeiro a comunicá-los caso houvesse um destino definido em seu futuro.

- Já colocaram Oswaldo em tantos clubes, colocaram Seedorf, eu, e nada aconteceu. Não tem nada concreto. Se tiver, ele será o primeiro a falar pelo grande profissional que é. Estamos concentrados no jogo. Depois de domingo vamos sentar e ver o futuro de cada um. Agora, nada vai atrapalhar - afirmou Jefferson.

O Botafogo vai enfrentar o Criciúma, domingo, no Maracanã. Para se classificar para a Taça Libertadores do ano que vem, o time precisa vencer e torcer por um tropeço do Goiás diante do Santos e uma derrota do Atlético-PR para o Vasco.

Durante o Campeonato Brasileiro, o Botafogo esteve em situação muito mais confortável e com a mão na vaga na Libertadores. No entanto, a queda de rendimento no segundo turno levou o time a viver essa situação na última rodada.

- As saídas de jogadores desestabilizaram o ritmo de jogo, a maneira de escalar o time, mas depois nos recuperamos. A perda de jogadores pode ter prejudicado, mas agora é passado - comentou Jefferson, sobre as negociações de Fellype Gabriel, Andrezinho, Vitinho e Antônio Carlos durante o Brasileiro.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/12/jogadores-do-bota-mostram-confianca-em-oswaldo-cotado-no-santos.html

Atrás da segunda vitória na Superliga, Rio do Sul pode mudar o esquema

Equipe catarinense encara o Maranhão na sexta-feira, fora de casa, e venceu apenas um dos sete jogos da competição: 'O que podemos fazer é mudar o esquema tático'

Por São Luís (MA)

Priscila Rio do Sul (Foto: Clóvis Eduardo Cuco/Divulgação) 
Rio do Sul está em 12º lugar na Superliga Feminina 
(Foto: Clóvis Eduardo Cuco/Divulgação)

A longa viagem entre Rio do Sul, em Santa Catarina, até São Luis, no Maranhão, rendeu momentos de reflexão para as jogadoras e comissão técnica do time catarinense. Com mais de 12 horas entre avião e ônibus, a partida desta sexta-feira fica ainda mais em evidência no pensamento da delegação catarinense, em função do momento ruim em o time vive na Superliga Feminina de Voleibol. O time do Vale está em 12º lugar na competição, com uma vitória em sete jogos.   

Tanto Rio do Sul como Maranhão vêm de derrota na rodada passada. E o jogo marcado para as 20h, no ginásio Castelinho, será fundamental para a pretensão dos dois times no campeonato. Rio do Sul sofreu um revés em casa na última rodada para o Araraquara e o momento é de aprendizado para as catarinenses. A ponta Priscila reafirma o compromisso do time para a continuidade da Superliga.
 
Rogério Portela técnico Rio do Sul (Foto: Clóvis Eduardo Cuco/Divulgação)Rogério Portela pensa em mudar o esquema tático (Foto: Clóvis Eduardo Cuco/Divulgação)
 
- A gente sabe que deixou a desejar na partida passada. Mas como a competição é curta, é tempo de trabalhar mais e mostrar mais resultado. Nosso time é muito unido e terá um jogo importante em São Luis para fazer a diferença – apontou.

Se a estratégia adotada pelo técnico Rogério Portela na partida passada não funcionou, agora ele se comprometeu em estudar novas alternativas para seguir adiante na competição nacional.
- Temos um desafio difícil pela frente e além do mais, jogar fora de casa é sempre difícil. O que podemos fazer é possivelmente mudar o esquema tático para o jogo e encarar este desafio com muita coragem - ressaltou o treinador.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sc/noticia/2013/12/atras-da-segunda-vitoria-na-superliga-rio-do-sul-pode-mudar-o-esquema.html

Bernardinho vê ponteira sérvia fora de forma, mas elogia determinação

Mihajlovic passou por lesão recente no cotovelo, mas já ganhou seu espaço na equipe do Rio de Janeiro e também a admiração do treinador

Por Rio de Janeiro

Com a saída da ponteira Natália, a equipe feminina de vôlei do Rio de Janeiro foi buscar fora do país a substituta, mais precisamente no Leste Europeu. A sérvia Brankica Mihajlovic chegou à cidade há menos de dois meses e, nesse pouco tempo, já ganhou a simpatia de todo o grupo, inclusive do técnico Bernardinho, que ressaltou a dedicação da atleta. Em entrevista ao SporTV, o comandante do Rio de Janeiro e da seleção brasileira masculina lembrou que Mihajlovic ainda busca a melhor forma após se recuperar de uma lesão, mas que sua dedicação o conquistou (assista ao vídeo).

- Claro que ela está ainda um pouco fora de forma, está voltando agora depois de uma contusão no cotovelo que teve no Campeonato Europeu. Ela está tentando entrar em forma aqui no Rio, mas a vontade que ela demonstra, a vontade de vir trabalhar, de crescer, é uma das coisas que me seduziu - disse Bernadinho.

Nascida em Brcko, na Bósnia, e naturalizada sérvia, antes de se mudar para o Rio de Janeiro, Brankica Mihajlovic nunca havia estado na cidade e, como tem se dedicado aos treinos e às competições, ainda não pôde conhecer todas as belezas da Cidade Maravilhosa. Mas, assim que tiver um tempo, já sabe onde ir.

Rio de Janeiro x Maranhão - Mihajlovic volei (Foto: Marcio Rodrigues / MPIX) 
Mihajlovic ainda quer visitar o Pão de Açúcar
(Foto: Marcio Rodrigues / MPIX)
 
- Eu quero visitar o "sugar"..."sugarloaf". Ok, Pão de Açúcar. E caminhar muito, pois moro em Copacabana. E também tem muitos restaurantes, são muitas coisas para conhecer e para ver – disse a ponteira de 22 anos, que chamou a atenção de Bernardinho jogando pela seleção da Sérvia. Aliás, treinar sob o comando do multicampeão é um sonho já realizado.

- Acho que o sonho de todo jogador é trabalhar com técnicos tão bons como o Bernardo, principalmente na minha idade. Posso melhorar mais o meu jogo e acho que o Brasil tem uma das melhores ligas, com muitos times bons. Você tem que estar sempre concentrado e motivado se quiser dar o seu melhor e jogar - enfatizou Mihajlovic, que ainda terá muito o que aprender também fora de quadra.

– Estou aprendendo português, mas ele não é tão bom, ok? Eu entendo muito, mas é "muito difícil" para "hablar?" Isso é espanhol, espanhol – disse ela, aos risos, para em seguida disparar seu repertório português: “Bom dia, boa tarde, obrigado e boa noite”.

Com a presença de Mihajlovic em quadra, que marcou 16 pontos, o Rio de Janeiro entrou em quadra nesta terça-feira e venceu o Pinheiros por 3 sets a 1 (21/19, 16/21, 22/24 e 24/26), pela sétima rodada da Superliga 2013/2014. A equipe soma seis vitórias e uma derrota até aqui no primeiro turno.

Brasil já sabe quem enfrenta na Liga Mundial e Grand Prix de vôlei em 2014

Seleções masculina e feminina conhecem adversários e datas que entram em quadra

Por Rio de Janeiro

O Brasil já pode se preparar sabendo quem enfrenta na Liga Mundial e no Grand Prix de vôlei, ambos em 2014. Nesta terça-feira, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) divulgou os adversários que as seleções brasileiras masculina e feminina terão pela frente nas competições que começam em maio e agosto, respectivamente.

Adenizia e Fernanda Garay Vôlei Brasil x Japão (Foto: FIVB) 
Seleções brasileiras masculina e feminina já sabem 
quem enfrentam em 2014 (Foto: FIVB)
 
A seleção masculina comandada por Bernardinho, atual líder do ranking mundial, está no Grupo A da Liga Mundial, junto com Itália, Polônia e Irã. A competição, que terá início em maio e tem previsão de término para julho, contará com jogos disputados em turnos dentro e fora de casa. A luta é pelo décimo título brasileiro na Liga.

Já a seleção feminina convocada por José Roberto Guimarães entra em quadra no Grand Prix diante da China, Itália e República Dominicana, do dia 1 a 3 de agosto, pelo Grupo C, que será disputado em solo italiano. Na segunda rodada, do dia 8 ao 10, os duelos são no Brasil. A seleção encara Estados Unidos, Coreia e Rússia, pelo Grupo D. Na terceira semana, de 15 a 17, as brasileiras viajam até a Tailândia para encarar os Estados Unidos, a República Dominicana e as donas da casa.

A seleções que mais pontuarem participarão da fase final entre os dias 20 e 24 de agosto. O local que pode também ser o décimo título das meninas na competição ainda não está definido.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/12/brasil-ja-sabe-quem-enfrenta-na-liga-mundial-e-grand-prix-de-volei-em-2014.html

Em 'família', Jorge festeja dupla com Solberg na última etapa do Brasileiro

Amigos há mais de 12 anos, eles vão formar parceria na etapa de São José, em Santa Catarina. E com um carinho especial pela família Salgado, ele vibra com a chance

Por João Pessoa

jorge, vôlei de praia,  (Foto: Divulgação / CBV)Jorge vai formar dupla com Pedro Solberg na última etapa do Circuito Brasileiro deste ano
(Foto: Divulgação / CBV)
 
Com mais de uma década no vôlei de praia, Jorge tem um carinho especial pela família Salgado, que tem tradição na modalidade. Principalmente por Isabel, ex-jogadora e uma das estrelas do esporte no país. Mãe de Pedro Solberg, Maria Clara e Carol, a matriarca da família foi a grande responsável pelo início da carreira do paraibano, além de ser a sua madrinha de casamento. E essa amizade proporcionou um momento especial na vida de Jorge: a oportunidade de ser parceiro de Solberg pela primeira vez na última etapa do Circuito Brasileiro deste ano, em São José, Santa Catarina.

Em 1997, Jorge tinha acabado de ingressar na universidade e, por isso, pensou em abandonar o esporte. Mas mudou de ideia, largou a faculdade, e decidiu permanecer nas areias. Tudo depois de uma palavra. Ou melhor, graças a um 'empurrão' de Isabel, que percebeu que ele poderia se tornar um grande jogador.

- Eles são a minha família. Isabel viu toda minha trajetória como jogador desde o começo. Morei na casa deles durante cinco anos no início de tudo. Isabel é minha madrinha de casamento, e foi através dela que despertou o meu interesse para voltar a jogar. Ela disse que eu tinha um potencial muito grande e que eu deveria continuar jogando. Ela quem me deu a oportunidade de morar no Rio de Janeiro e de poder treinar com um pessoal muito bom - destacou Jorge. 


Isabel é uma das maiores referências do vôlei no Brasil. No currículo, ela tem participações em duas Olimpíadas (1980 e 1984) e dois Pan-Americanos pela Seleção. Após 30 anos como jogadora e técnica, na quadra e na areia, ela passou a supervisionar a carreira dos filhos Pedro Solberg, Maria Clara e Carol, que são jogadores de vôlei de praia.

maria clara, carol, pedro solberg, isabel Vôlei (Foto: Túlio Moreira) 
Jorge tem um carinho especial pela família Salgado 
(Foto: Túlio Moreira)
 
Jorge conheceu Pedro Solberg ainda na juventude - o paraibano tinha 22 anos e o carioca, 12. Hoje aos 37, o atleta mais experiente está orgulhoso em ter a oportunidade de jogar ao lado de um "irmão" e profissional de "alto nível" durante as disputas do Circuito Brasileiro, em Santa Catarina. 

- A gente nunca tinha formado essa dupla. Isso traz uma satisfação muito grande. Muito feliz. Pedro é um irmão mesmo para mim e ele sabe disso. Tenho o maior respeito por todos da família Salgado e vice-versa. Ele poderia ter escolhido qualquer outra pessoa para disputar esta última etapa, mas essa afinidade proporcionou isso. 

Eles são a minha família. Isabel viu toda minha trajetória como jogador desde o começo. Morei na casa deles durante cinco anos no início de tudo
Jorge
 
 Depois do fim da parceria com Bruno Schmidt, Pedro Solberg ficou de fora da etapa do Guarujá, em São Paulo. Para encerrar o ano com chave de ouro, fez o convite à Jorge, de olho na disputa da última etapa - temporada 2013/2014 - deste ano. Durante 10 dias, eles treinaram juntos no Rio de Janeiro. E para o paraibano, a dupla não deve se cobrar muito com essa parceria temporária.

- O resultado vai ser consequência do que a gente apresentar. Cada um tem sua qualidade individual. Mas se não der, a gente vai para se divertir. Mas, claro, que queremos fazer um grande resultado. Quero ir para ganhar. Estou ao lado de um cara que é campeão em várias etapas, já conquistou o Circuito Brasileiro, e isso é muito valioso. 


A etapa de São José, em Santa Catarina, começa nesta sexta-feira e segue até o domingo, quando serão conhecidos os campeões. Além da união temporária de Jorge e Pedro Solberg, o torneio vai marcar o fim da dupla de Alison e Emanuel. Estão também na disputa do masculino: Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Ricardo/Márcio (BA/CE), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Moisés/Gilmário (BA/PB), Harley/Renatão (DF/PB), Benjamin/Fernandão (MS/ES), Edson Filipe/Álvaro Filho (ES/PB), Jô/Averaldo (PB/TO), Thiago/Oscar (SC/RJ), Bernardo Lima/Ramon Gomes (CE/RJ), Léo Vieira/Bernat (DF/RJ), Luciano/Ferramenta (ES/RJ), Allison/Guto (SC/RJ) e Rodrigo Saunders/Luizão (CE/AM).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2013/12/em-familia-jorge-festeja-dupla-com-solberg-na-ultima-etapa-do-brasileiro.html

Talita e Taiana ressaltam que foco da dupla é medalha de ouro no Rio 2016

Campeãs do Circuito Mundial por antecipação, jogadoras garantem que vão entrar com tudo na etapa de Durban, na África do Sul, mesmo com título já garantido

Por São Paulo

Talita e Taiana já garantiram o título do Circuito Mundial 2013 de vôlei de praia com uma etapa de antecedência. A sul-mato-grossense e a cearense ainda têm o Open de Durban, na África do Sul, pela frente, mas não podem ser mais ultrapassadas pelas alemãs Semmler e Holtwick no ranking. Nesta terça-feira, em evento em São Paulo, as meninas também receberam o prêmio de melhor dupla do ano. Com a temporada impecável, o time formado há 12 meses diz que se juntou com foco claro na disputa das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

Campeãs do Circuito Mundial, Talita e Taiana foram escolhidas como melhor dupla (Foto: Alessandra Colturato) 
Talita e Taiana foram destaque em evento realizado 
em São Paulo (Foto: Alessandra Colturato)

- Nos juntamos pensando única e exclusivamente nas Olimpíadas. É claro que há etapas que temos que cumprir, e temos que viver cada momento para chegar lá, para no fim conseguirmos concretizar o que tanto esperamos e trabalhamos. Temos que continuar fazendo o que a gente já está fazendo e tentar melhorar a cada dia para chegar bem em 2016 – disse Taiana.

Presente nos Jogos de Pequim e Londres, Talita acredita que as conquistas de 2013 abrem uma grande vantagem para as brasileiras nos Jogos de 2016, começando a corrida olímpica com o "pé direito". Mas a atleta nega que o ano já tenha acabado e garante que a dupla fará o seu melhor dentro da quadra para ganhar também o Open de Durban e fechar a temporada com chave de ouro.

- Não tem essa de o (Circuito) Mundial já estar conquistado. Defendemos o nosso nome. Entramos em um torneio defendendo o nosso time, então temos que dar o nosso melhor sempre. Se a nossa dupla conquistou o título do Circuito, as pessoas esperam mais ainda, e tudo será avaliado quando entrarmos na quadra – afirmou Talita. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei-de-praia/noticia/2013/12/talita-e-taiana-ressaltam-que-foco-da-dupla-e-medalha-de-ouro-no-rio-2016.html

Egípcios culpam crise do futebol no país por perder vaga na Copa de 2014

Povo lista prejuízo e pede volta do campeonato local, previsto para próximo dia 7

Por Direto de Cairo, Egito
Uma semana após a eliminação do Egito para Gana, na disputa por uma vaga na Copa do Mundo de 2014, a população do país ainda está engasgada com o assunto. Na capital Cairo, a opinião é unânime: a culpa de ver a seleção local amargar 24 anos longe do Mundial é da crise do futebol nacional (veja no vídeo acima). Desde a tragédia de Port Said, que deixou 72 mortos e 248 feridos em fevereiro de 2012, apenas seis meses de competição foram disputados nos últimos dois anos por questões de segurança. Para os egípcios, a falta de condicionamento físico devido à paralisação do torneio e a pressão da revolução política  - manifestações levaram ao fim do regime ditatorial de 30 anos de Hosni Mubarak e um ano depois fizeram o primeiro presidente eleito, Mohamed Morsi, ser deposto pelo exército - explica a queda nas eliminatórias africanas por 7 a 3 no placar agregado: 6 a 1 fora e 2 a 1 em casa.


Neste mês de novembro, os torcedores puderam voltar a ver futebol no Cairo, mas longe do Estádio Nacional, com 70 mil lugares. Por questões de segurança, as autoridades locais não autorizam grandes concentrações de pessoas na capital. Com isso, o estádio Arab Contractors, um dos menores do país com capacidade para 30 mil espectadores, foi o palco dos dois jogos na cidade: 2 a 1 da seleção sobre Gana e 2 a 0 do Al Ahly sobre o Orlando Pirates, da África do Sul, que deu o título de campeão africano para o time egípcio após empate por 1 a 1 na partida de ida.

De acordo com Gamal Raif, jornalista da revista "October Magazine" e diretor da "Dream TV", houve pequenos conflitos fora dos estádios nas duas ocasiões: por torcedores não conseguirem entrar no duelo entre clubes e por uma manifestação política ter acontecido simultaneamente ao confronto das seleções. Ele responsabiliza as torcidas organizadas pelos problemas e revela que o Campeonato Egípcio, antes previsto para começar no próximo sábado, teve sua data adiada para o dia 7 de dezembro.

- Todos os times estão preparados para isso. Espero que vá bem porque o último campeonato, no ano passado, foi interrompido por causa de uma nova revolução (contra o então presidente Mohamed Morsi). As torcidas organizadas, formadas por jovens, tiveram problema o tempo todo com exército e polícia porque eles não gostam de ser controlados, de seguir regras. Por isso o governo parou com os eventos futebolísticos. E esses torcedores apoiaram a segunda revolução porque o governo anterior queria controlá-los para dar segurança. Mas eles não entendem isso. 


Antes, a polícia não gostava de fazer a segurança dos jogos para não ter conflito com os torcedores. Agora o exército assumiu o controle. Todas as pessoas, da economia, da política, estão dando apoio para o campeonato voltar. Seria no dia 30, mas passou para o dia 7. No Egito, temos muitas pessoas trabalhando com esportes, especialmente o futebol. O turismo quebrou e agora tentamos consertar nossa imagem, mostrar que é seguro - afirmou Raif.



torcida al-ahly confusão tumulto egito (Foto: Agência AP) 
Torcedores do Al Ahly celebram veredicto no Cairo 
(Foto: Agência AP)

Os problemas de segurança, que levaram os jogos a serem realizados com portões fechados ou longe da torcida - o Al Ahly, por exemplo, fez sua campanha a mais de 400km da capital, em El-Gouna, junto ao Mar Vermelho - acarretaram numa crise financeira do esporte. Sem exposição da marca, os patrocinadores abandonaram as equipes, e Al Ahly e Zamalek foram considerados os campeões dos seus grupos sem jogar a fase final. Segundo o jornalista, a situação foi pior para os clubes de menor investimento do país e causará um impacto tão logo o campeonato retornar.


 - Sem campeonato não há dinheiro para os clubes. E os jogadores precisam receber, isso causou um grande problema. Os patrocinadores pararam de investir nos times e a economia do esporte caiu. Os pequenos clubes daqui têm bons jogadores e não querem vender. Mas agora eles não tem dinheiro. Já os clubes grandes ainda  têm um estoque e pegam esses jogadores.

O Egito disputou duas Copas do Mundo, ambas na Itália, quando acabou eliminado na primeira fase em 1934 e em 1990. Este ano, os torcedores se viram otimistas por voltar ao Mundial após a equipe vencer todos os jogos num grupo com Guiné, Moçambique e Zimbábue e somar o maior número de pontos da primeira fase. Porém, Raif disse que a goleada por 6 a 1 para Gana tirou todas as esperanças da população e lamentou pela atual geração egípcia não ter mais oportunidades de disputar o principal torneio de futebol do planeta.

- Nós sabíamos que não iríamos para a Copa do Mundo (após a goleada no jogo de ida para Gana). E nós estamos tristes porque jogadores como Aboutrika (35 anos), Mohamed Gedo (29 anos) e outras estrelas do Egito não terão mais tempo para jogar um Mundial, pois já estão com idade avançada. Acho que sempre tivemos má sorte nas eliminatórias - reclamou. 



Torcida Al ahly (Foto: Agência AP ) 
Torcida do Al Ahly pendurada no placar eletrônico 
do estádio (Foto: Agência AP )
FONTE:

Karembeu vê França 'mais talentosa' e aposta em nova final contra o Brasil

Campeão mundial em 98, ex-volante elogia trabalho de Deschamps e evolução
dos Bleus, mas constata carência de um líder e crê em título brasileiro na Copa

Por Direto de Casablanca, Marrocos

Christian Karembeu Tour da Copa Argélia  (Foto: Thiago Lima)Christian Karembeu durante passagem do Tour da Copa pela Argélia (Foto: Thiago Lima)
 
Da suada classificação na repescagem para a final da Copa do Mundo de 2014. E contra o Brasil. Para Christian Karembeu, o salto é possível para a França "mais talentosa dos últimos tempos". Campeão mundial em 1998, o ex-volante dos Bleus viu no calvário francês durante as eliminatórias um processo de evolução do elogiado trabalho do técnico Didier Deschamps. O 3 a 0 sobre a Ucrânia na semana passada, que selou a sofrida vaga após perder o jogo de ida por 2 a 0, beirou a perfeição segundo o antigo companheiro de Roberto Carlos no espanhol Real Madrid. 

Ele evita comparações com sua geração, constata carência de um líder no elenco, diz que Zidane é insubstituível e que a equipe está abaixo de outras cinco seleções. Mas nada que o impeça de apostar numa revanche com os brasileiros na decisão, dependendo da posição de ambos no sorteio dos grupos no dia 6 de dezembro. Mesmo que isto custe a perda do título. 

- Seria adorável se a França pudesse enfrentar o Brasil. (...) Eles são os líderes, e para nós estar em campo contra o Brasil é um grande momento, enfrentando o melhor time do mundo. (...) A gente ganhou na França, talvez perca no Brasil... Pode ir para os pênaltis, não? (risos). Neste momento, o Brasil venceria a final por causa de sua maturidade, todos os seus jogadores disputam grandes campeonatos por grandes equipes - opinou o francês, com certa dificuldade para admitir os brasileiros como favoritos numa eventual revanche. 

Karembeu acompanha de longe sua seleção. O jogo da classificação, por exemplo, foi visto da Argélia, na África. Embaixador da Fifa, o ex-volante está viajando por alguns países com o "tour da taça" da Copa do Mundo. É quando pode erguer novamente a taça, que só pode ser tocada por chefes de estado ou campeões mundiais. E ele não esconde de ninguém a satisfação por isso. Vale até beijo no troféu "à la Cafu", como o próprio brincou. Em pouco mais de 30 minutos de bate-papo, ainda sobrou tempo para recordar história da infância - antes de deixar a Nova Caledônia para se naturalizar francês -, relembrar a traumática derrota do Brasil em 1998, alçar Gana como candidata à surpresa do próximo Mundial e, amparado pelos títulos do Campeonato Alemão, da Liga dos Campeões e da Supercopa Europeia, acreditar em Ribéry para faturar o prêmio de melhor jogador da temporada.

Karembeu com a taça da Copa, Tour da copa (Foto: Ted Craig / Coca-Cola) 
Karembeu com a taça da Copa do Mundo 
(Foto: Ted Craig / Coca-Cola)

Confira a entrevista completa:
Como é ser embaixador da Fifa e erguer o troféu novamente? 
É um título mais importante para mim, um privilégio, me faz estar perto do futebol novamente. E fazer as missões como embaixador é parte da paixão que eu sempre tive pelo esporte, de ser parte dos programas da Fifa. Por causa deste título, todos me recebem como um grande convidado. Todos sabemos que o futebol é muito popular, e com a filosofia da Fifa todas as portas se abrem. Estou muito orgulhoso por isso. A juventude precisa de direção, e tentamos dá-la porque acreditamos em sonhos, esperanças e emoções. 

Quando você ergue o troféu hoje, para você é a mesma emoção de quando fez o gesto em 1998?
Eu diria que é a mesma emoção de quando eu era criança. Costumo dizer que quando chego perto da taça, tem alguma energia que emana de dentro dela e nos faz querer tocá-la novamente. Talvez Deus me deu esta sorte de conquistar o troféu e, por isso, posso novamente erguê-lo. E quando você o tem nas mãos, faz você acreditar: "Sim, talvez eu fiz algo incrível. Obrigado aos meus companheiros pela chance de fazer parte desta vitória". Minha primeira Copa do Mundo foi em 1986, eu tinha 15 anos. Meu pai comprou uma televisão, e toda a família foi para minha casa. Eu não pude ver a tela porque havia muitas pessoas, mais de cem em um quarto (risos). Via só um pedacinho, mas não a bola. Sabia se era gol ou não pela reação do povo. Foi parte da minha história. Foi Brasil contra França, e o jogo foi para os pênaltis. A França passou, e para mim já foi uma final quando era criança. Eu me lembro bem do Zico e do Platini, os dois camisas 10, perderem seus pênaltis. Foi muito difícil de entender. Mas foi uma grande memória para mim e claro que adoro falar sobre o futebol brasileiro, porque eu adoro, é muito eficiente. Quando criança gostava de dizer que era Zico, Pelé, todos os grandes jogadores do Brasil. Nunca de um francês (risos). Mas depois quando joguei na França tinha Marius Trésor, Platini, todos queriam ser estes tipos de jogadores. Eu nunca soube que isso poderia acontecer, então quando uma seleção como a França me convida para defendê-la, eu tinha 15 anos. Fui para a França, fui educado como me tornar um jogador profissional. E passo a passo, sacrifícios e esforços me deram muitos compromissos e títulos. 

O que acha da atual seleção francesa?
Hoje acho que temos um dos times mais talentosos da França. Você vê Nasri, Benzema, Ribéry, Pogba, Matuidi, Varane, Sakho, Cabaye... Muitos grandes talentos. Não temos a experiência e maturidade como time, mas ao menos mostramos que podemos jogar. No último jogo por exemplo, da classificação, jogamos um futebol incrivelmente eficiente, como o Brasil. Um controle, um passe, um controle, um passe. Foi fácil e efetivo, um jogo completo. Eu não imaginava que eles podiam jogar assim, estava esperando isso há muito tempo e aconteceu agora. Antes, eu costumava dizer que não tínhamos um ritmo. Tínhamos muitos talentos, mas o jogo era muito confuso, não jogavam como um time. Na terça-feira foi uma vitória coletiva, e as individualidades apareceram. Nós demos este passo, de ser um todo eficiente. Didier (Deschamps, técnico) é parte disto, ele está tentando implementar sua filosofia: maior agressividade, controle de bola, antecipação... Eles participam mais do jogo no campo de ataque.

leomar Karembeu brasil x frança   (Foto: Getty Images)Leomar e Karembeu em lance do confronto entre Brasil e França (Foto: Getty Images)
 
Você enxerga alguma semelhança entre a França atual com a campeã do mundo em 1998? 
Talvez em algumas ações podemos ver semelhanças, mas só existe um Zidane. Não é possível substituir o Zidane. Então não há semelhança nesse ponto. Ele era o maestro da orquestra. Por um longo tempo nós não temos um líder, agora talvez ele surja com as vitórias. Veremos, mas ainda é muito cedo.
 
Mas você acha necessário ter um líder?
Em qualquer time você precisa de um líder. Os clubes têm sempre um líder. No Real Madrid é o (Cristiano) Ronaldo, no Barcelona é o Messi. E eles têm o mesmo papel por suas seleções, como foi com Zidane, Didier, Desailly. Antes teve Zico, Dunga, Pelé, Zagallo... Sempre tem um líder.
 
Quem é o mais próximo de ser um líder da atual geração francesa? 
Acho que Frank Ribéry pode ser um, mas talvez seja demais para ele carregar. Porém, se ele ganhar a bola de ouro, pode vir a se tornar este líder. Vejo alguém, mas precisa jogar mais, como Cabaye. É um meia como Didier Deschamps, carrega a bola, tem grande passe. Acho que o Didier encontrou seu próprio espelho no Cabaye. 

Acha que o Ribéry pode ganhar a bola de ouro este ano?
Messi este ano teve muitos problemas de lesão, como Ribéry já teve. A gente esquece que o Ribéry teve conquistas e as lesões o deixaram fora da relação. O foco é maior nos jogadores do Real Madrid, do Barcelona, porque é um jogo muito ofensivo, o show está lá. Mas Ribéry ganhou tudo com o Bayer de Munique, então... É possível. 

Até onde a França pode chegar na Copa do Mundo de 2014?
Na final, contra o Brasil de novo (risos). Mas agora depende do sorteio, não é? Seria adorável se a França pudesse enfrentar o Brasil. Não seria uma revanche, mas parte da história (da colonização). Talvez seja bom para os jogadores saberem que havia uma parte (das terras) ocupada pela França antes de saírem e deixarem só os portugueses. É ainda uma grande oportunidade de conhecer a cultura do Brasil. Eles são os líderes, e para nós estar em campo contra o Brasil é um grande momento, enfrentando o melhor time do mundo. 
 
No avião você comentou comigo sorrindo que o Brasil deve ganhar a Copa. Foi brincadeira ou realmente acha o Brasil favorito? 
Claro, nós ganhamos em casa em 1998. Eu sei que foi uma dor muito grande para os brasileiros perder para o Uruguai em casa tempos atrás. Agora tudo mudou. O Brasil é o líder de conquistas 
da Copa do Mundo e tem mais estrelas do que qualquer outra seleção. Por que eu disse aquilo? Pois o esporte, o futebol é claro, fez o Brasil se unir após ditaduras e democracias. Eu sei que o esporte deu esta oportunidade ao Brasil mais do que em qualquer parte do mundo. A gente pode falar do Ayrton Senna na Fórmula-1, Zico, Pelé e Ronaldo no futebol, grandes jogadores de basquete, de vôlei... O esporte é a cultura no seu país, está na veia. Estou muito orgulhoso de ver isto, para mim é um exemplo para todas as nações. E na última Copa das Confederações, vimos que o público empurrou o Brasil para o título.

Christian Karembeu of France goes in on Rivaldo of Brazil during the World Cup Final at the Stade de France in St Denis. France won 3-0.  (Foto: Getty Images) 
Christian Karembeu e Rivaldo em jogada da final da Copa 
do Mundo de 1998, na França (Foto: Getty Images)

Mas se a final for Brasil e França? 
Tem que perguntar ao Zico e ao Platini (risos). A gente ganhou na França, talvez perca no Brasil... Pode ir para os pênaltis, não? (risos). Neste momento, sim, o Brasil venceria a final por causa de sua maturidade, todos os seus jogadores disputam grandes campeonatos por grandes equipes.
 
Quais são as três seleções mais fortes do momento? 
Brasil, Itália, Alemanha, Espanha e Argentina. Você perguntou cinco?
Na verdade eram três (risos). 
É porque estes cinco já ganharam uma Copa do Mundo. Depois viriam a França e talvez a Inglaterra (risos). Mas se a gente falar de lógica, estes que já tem uma Copa, como o Uruguai também, devem ser o próximo vencedor. Estatisticamente, são sempre os mesmos: o Uruguai ganhou duas, a Argentina duas, a Alemanha três ou quatro, como a Itália, e só uma para França e Inglaterra. A não ser que alguém de fora surpreenda, que pode ser um time africano como Gana, que já quase foi à semifinal (em 2010).
Sobre a final contra o Brasil em 1998, o resultado foi uma surpresa para todos os brasileiros, que não entenderam o motivo de o time ter jogado tão mal. O que acha que aconteceu com o Brasil naquela ocasião? 
Todos nós sabíamos que se eles fossem para jogar, iriam nos matar. Então a gente estudou cada ação, movimento dos brasileiros, e o técnico quando montou o time determinou que antes de atacar tínhamos que proteger nosso gol. Tanto que naquela Copa do Mundo terminamos com a melhor defesa (dois gols sofridos, ao lado do Paraguai). Por exemplo, eu jogava com o Roberto Carlos e sabia como ele se movimentava, o Zidane jogava com outro brasileiro, então ensinamos aos companheiros como se resguardar. Bebeto, Rivaldo, tinham muitos com quem tomar cuidado. Foi um grande desafio para a gente porque já estávamos na final e em casa. As pessoas na França ficaram surpresas por termos chegado lá, mas confiaram nas nossas habilidades. E no intervalo a gente zerou o placar. Dizemos: "Vamos voltar para o 0 a 0, não podemos permitir perder a partida porque sabemos que o Brasil pode reagir". Respeitávamos aquele time. E outro fato foi a parte clínica do Ronaldo antes do jogo (o atacante teria sentido problemas estomacais). Mas era o Ronaldo, precisávamos ter cuidado com ele.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/tour-da-taca/noticia/2013/11/karembeu-ve-franca-mais-talentosa-e-aposta-em-nova-final-contra-o-brasil.html

Taça retorna à África do Sul e se despede da sede da última Copa

Rota do "tour" promove último encontro entre troféu e país, com direito a coral infantil, antes do início do Mundial de 2014, que tem o seu sorteio dos grupos nesta sexta-feira

Por Direto de Joanesburgo, África do Sul

Três anos e três meses depois, a taça da Copa do Mundo está de volta à África do Sul. O troféu desembarcou neste domingo em Joanesburgo, maior cidade do país, para um reencontro de despedida. A rota do "tour" foi programada justamente para que a sede do Mundial de 2010 seja a última parada antes de iniciar a próxima edição do torneio, no Brasil, numa espécie de passagem de bastão. A bola só começa a rolar em junho de 2014, mas a competição terá dada a sua largada nesta sexta-feira com o sorteio dos grupos, às 14h (de Brasília) na Costa do Sauípe, na Bahia. A TV Globo transmite o evento, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

Tour da Taça Africa do Sul (Foto: Thiago Lima) 
 Sem a presença do presidente Jacob Zuma, autoridades
 não puderam erguer a taça (Foto: Thiago Lima)
 
O reencontro dos sul-africanos com a taça foi num galpão decorado no próprio aeroporto, com direito a tapete vermelho, bandeiras do país, vista para o avião do "tour", além da presença de políticos, autoridades locais e do defensor da seleção Happy Jele. Como o presidente Jacob Zuma não compareceu, ninguém pôde erguer o objeto dourado, permitido apenas ser tocados por campeões mundiais e chefes de estado. 

A trilha sonora da cerimônia ficou a cargo de um coral infantil, formado por 33 meninos. Logo depois, o troféu visitou jovens de uma comunidade carente do subúrbio de Joanesburgo para fotos. O prêmio máximo do futebol mundial permanece na cidade por mais dois dias, quando estará em exposição para o público em geral.

 Os "Bafana-Bafana", como é conhecida a seleção nacional, fizeram uma boa campanha nas eliminatórias da África para o Mundial de 2014: terminaram em segundo lugar do grupo A, com 11 pontos, a dois da Etiópia. Porém, a equipe não se classificou para ir ao Brasil depois de ter participado de três das últimas quatro Copas do Mundo - sendo a última edição por ser o país sede.

A África do Sul é o 45º país dos 89 da lista, e o último do continente africano, a receber a visita da taça. Após o sorteio dos grupos da Copa, o troféu recomeça o "tour" pelo mundo no dia 9 de dezembro, na Arábia Saudita.

Tour da Taça Africa do Sul (Foto: Thiago Lima) 
Coral infantil animou o evento em Joanesburgo 
(Foto: Thiago Lima)

FONTE:

http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/tour-da-taca/noticia/2013/12/taca-retorna-africa-do-sul-e-se-despede-da-sede-da-ultima-copa.html

Carreata da taça atrai curiosos à rua e para cidade no interior da Tanzânia

Mesmo sem o troféu visível durante transporte, habitantes formam corredor na principal via de Mwanza. Presidente ergue prêmio máximo do futebol em estádio

Por Direto de Mwanza, Tanzânia

A notícia se espalhou rápido: a taça da Copa do Mundo chegou em Mwanza, a 516km de Dodoma, capital da Tanzânia. O país recebe a visita do troféu pela terceira vez na história, mas para a cidade é novidade. Foi o local escolhido pelo presidente Jakaya Kikwete para a recepção. Em poucos minutos, centenas de pessoas já estavam à beira da Makongoro, principal via local, numa espécie de corredor à espera da carreata que saía do aeroporto (veja no vídeo ao lado). Só que os olhares famintos por uma visão qualquer do ouro reluzente tiveram que apelar para a imaginação. Afinal, o prêmio máximo do futebol mundial não fica visível durante o transporte. Mas a expressão de desapontamento dos curiosos durava apenas segundos, até o sorriso e os braços esticados para o alto saudarem os convidados.

Tour da taça Jakaya Kikwete Tanzânia (Foto: Thiago Lima)Presidente Jakaya Kikwete ergue a cobiçada taça do Mundial (Foto: Thiago Lima)
 
O corredor humano fez a escolta da taça até a chegada ao acanhado estádio C.C.M. Kirumba. Mas o grande movimento externo do palco não se repetiu do lado interno, e menos da metade da capacidade do local (aproximadamente 35 mil pessoas) esteve preenchida com entrada franca. Sob o calor e um sol de meio-dia, muitos tanzanianos demonstraram paciência ao aguardar a chegada do presidente, que se atrasou em mais de uma hora. Kikwete, que chegou de avião a Mwanza durante a tarde, dispensou ternos, gravatas e outros trajes formais. Com roupa esportiva e num palco montado no centro do campo de futebol, ele pôde se sentir como um jogador ao erguer o troféu. Inspiração suficiente para acreditar numa classificação inédita do país para os Mundiais do futuro.

- Nada se compara com a Copa do Mundo no mundo do futebol. Nós estamos muito orgulhosos, pois a Tanzânia sempre é lembrada como um dos destinos da taça. Podemos não ter grandes conquistas, mas somos um dos povos que mais amamos o esporte. Espero que um dia os jogadores levem a Tanzânia para a final da Copa, e que o nosso presidente no futuro tenha esta mesma oportunidade de erguer o troféu. É possível. A África tem cinco vagas no Mundial, se esses cinco classificados podem, por que nós não podemos? O que há de errado conosco? O "a", "b", e "c" do jogo é investir no treino, buscar talentos que possam crescer e fazer deste sonho possível - desejou.



Tour da taça Tanzânia (Foto: Thiago Lima) 
A curiosidade tomou conta de boa parte da populaçõa
 de Mwanza (Foto: Thiago Lima)

A seleção da Tanzânia jamais participou de um Mundial. Nas últimas eliminatórias africanas, o país terminou em terceiro lugar do Grupo C, à frente da Gâmbia e atrás de Marrocos e Costa do Marfim. A equipe somou seis pontos, com duas vitórias e quatro derrotas, e esteve longe de brigar pela única vaga da chave para o mata-mata final - que foi para a Costa do Marfim.

Depois de deixar o estádio em Mwanza, logo após o discurso do presidente, o troféu embarcou à noite para Dar es Salaam, maior cidade da região, onde permanecerá por mais um dia. A Tanzânia é o 44º país visitado pelo "tour da taça" e o penúltimo da África. O destino final no continente será a África do Sul, na manhã de domingo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/tour-da-taca/noticia/2013/11/carreata-da-taca-atrai-curiosos-rua-e-para-cidade-no-interior-da-tanzania.html

Embaixadora da Copa 2014, Marta torce por 'começo leve' para o Brasil

Cinco vezes melhor do mundo, jogadora do Tyresö FF, da Suécia, está na Costa do Sauípe para participar do Sorteio Final da Copa nesta sexta-feira

Por Costa do Sauípe, BA

Cinco vezes eleita a melhor jogadora de futebol do mundo, Marta está na Costa do Sauípe como uma das embaixadoras do Sorteio Final da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Atualmente, a brasileira defende o Tyresö FF, da Suécia. Em entrevista exclusiva ao "É Gol!!!", ela comentou a expectativa e revelou o desejo para que o Brasil pegue um grupo mais fácil (assista ao vídeo.

- Estou na torcida para que a gente possa começar de leve. Mas para ser campeão da uma Copa do Mundo não pode escolher adversário, tem que estar preparado para qualquer um que vier pela frente. Resta torcer para que o Brasil caia em um grupo bom e, de uma forma geral, esteja preparado para fazer uma belíssima Copa - comentou.

Marta coletiva Fifa sorteio (Foto: Reuters) 
Ao lado de Ronaldo, Marta participa de coletiva da
 Fifa sorteio (Foto: Reuters)
 
Com a seleção brasileira feminina, Marta conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2003 e 2007, sendo artilheira com 12 gols. Nas Olimpíadas de 2004 e 2008, a atacante também esteve em campo, mas ficou com a prata. Na semifinal da Copa do Mundo de futebol feminino de 2007, contra os Estados Unidos, a jogadora fez o gol mais bonito da competição, que ajudou o País a chegar a pela primeira vez à final do torneio. As brasileiras terminaram em segundo e Marta foi artilheira com sete gols e premiada com a Bola de Ouro. Ela explicou como é a ansiedade antes de um sorteio de Mundial. 

- Fico nervosa, como acontece em qualquer modalidade coletiva. É aquela expectativa de quem vai cair no grupo. Acontece no feminino também, em Copa do Mundo, Olimpíadas. Ansiedade para saber os adversários e já começar a estudá-los - disse.

O SporTV transmite o Sorteio Final da Copa do Mundo da FIFA 2014 a partir das 13h50 desta sexta-feira.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/e-gol/noticia/2013/12/embaixadora-da-copa-2014-marta-torce-por-comeco-leve-para-o-brasil.html

Brasil tem 62,5% de chances de pegar pedreira já na 1ª fase, diz matemático

Antes de sorteio, Tristão Garcia simula combinações e avalia que seleção de Felipão tem 6,95% de cair em um 'supergrupo da morte', por exemplo, com Itália e Holanda

Por Rio de Janeiro

Antes das bolinhas, a calculadora. Na frieza dos números, pode-se afirmar que a Seleção tem chances consideráveis de enfrentar um adversário de peso logo na primeira fase do Mundial. No mais, vai depender da sorte que Neymar e companhia terão nesta sexta-feira, no Sorteio Final da Copa do Mundo de 2014. E, segundo o matemático Tristão Garcia, a probabilidade de o Brasil ter pedreira pela frente já na primeira fase, seja um campeão mundial (Itália, França e Inglaterra) ou então Holanda e Portugal, rivais tradicionalmente incômodos, é de 62,5%, enquanto há 37,5% de chances de não cruzar com o caminho de nenhum adversário de peso logo de cara.

Existe ainda a possibilidade de a seleção brasileira cair em um “supergrupo da morte”, com dois desses rivais de peso na mesma chave. Nesse caso, a matemática seria bem mais generosa com Felipão, e esse número cairia para 6,95%. Essa é a chance de o Brasil dividir o grupo, por exemplo, com Holanda e Itália. Já a probabilidade de enfrentar apenas uma pedreira antes das oitavas é de 55,55%. 

Possíveis cenários de grupos da morte no sorteio da Copa (Foto: Infoesporte)

O cálculo pode ser feito também sem Holanda e Portugal. Nesse caso, a chance de o Brasil cair em um “supergrupo da morte” com três campeões mundiais diminui para 2,08%. As estatísticas mostram ainda que a possibilidade de a equipe de Felipão encarar apenas uma equipe do trio formado por França, Itália ou Inglaterra na primeira fase é de 37,5%.

- Existe uma chance muito considerável de o Brasil enfrentar, ao menos, um campeão mundial. O mais provável é que o Brasil não caia com um campeão, mas esse valor de 37,5% significa mais de um terço, o que é uma probabilidade muito importante - disse o matemático, que disse que a chance de não haver nenhum campeão mundial no grupo do Brasil é de 60,42%.

O matemático simulou também a possibilidade de haver um “supergrupo da morte” com três campeões mundiais, independentemente da presença do Brasil: 6,25%. Já a probabilidade de uma chave que tenha duas nações que já levaram o caneco para casa é de 36,45%, enquanto a chance de haver um grupo sem campeões mundiais é de 15,63% (essa possibilidade acontece apenas nas chaves em que Colômbia, Suíça e Bélgica são cabeças de chave).

info potes sorteio copa (Foto: arte esporte)

O processo do sorteio
Na terça-feira, a Fifa explicou como vai funcionar o sorteio na Costa do Sauípe, na Bahia (veja aqui mais detalhes). Com novidades, até o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, reconheceu que demorou a entender os critérios. A principal mudança é que o Pote 4 terá nove seleções da Europa (incluindo as campeões mundiais Itália, França e Inglaterra) -, mas uma dessas equipes do Velho Continente será sorteada logo no início do evento para compor o Pote 2, que aparece inicialmente com sete equipes (Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Chile e Equador). 

Em seguida, Valcke vai selecionar as bolinhas do Pote 1, determinando qual cabeça de chave estará em cada grupo. Depois, uma novidade: como a seleção europeia, que foi sorteada no início, só poderá fazer parte de um grupo com cabeça de chave sul-americano, Brasil, Uruguai, Argentina e Colômbia serão alocadas em um "Pote X". Nele, haverá um sorteio para definir em qual chave a primeira equipe sorteada cairá.

- O momento mais importante será o primeiro sorteio. Se não sortear um campeão mundial no primeiro ato, os grupos terão no máximo dois campeões mundiais cada um. Com um sorteio absolutamente limpo, teria 33,33% de chances de sair um campeão mundial europeu. Depois, 25% de chances de cair em cima do Brasil - explicou Tristão.

Sorteio Copa do Mundo Costa do Sauípe (Foto: EFE) 
Sorteio Final da Copa do Mundo da Fifa acontecerá 
nesta sexta-feira na Costa do Sauípe (Foto: EFE)

Com a definição do grupo da primeira seleção europeia, o sorteio terá sequência e todas as seleções do Pote 2 serão sorteadas para conhecerem os seus grupos. Em seguida, os Potes 3 e 4 terão as suas chaves definidas para a Copa de 2014.
 
O sorteio da Copa do Mundo terá as participações de ex-jogadores como Zidane (França), Cafu (Brasil), Ghigggia (Uruguai), Cannavaro (Itália), Kempes (Argentina), Geoff Hurst (Inglaterra), Matthäus (Alemanha) e Hierro (Espanha). As atrações musicais ficarão por conta do Rapper Emicida, Alcione, Margareth Menezes, Olodum, Alexandre Pires, entre outros.

O Sorteio Final da Copa do Mundo da Fifa será transmitido ao vivo pela TV Globo. O GloboEsporte.com também vai acompanhar a festa em Tempo Real.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2013/12/brasil-tem-625-de-chances-de-pegar-pedreira-ja-na-1-fase-diz-matematico.html

Ronaldo assegura presença na Copa de 2018: ‘As russas são interessantes’

Ex-atacante das seleção brasileira, hoje membro do COL, afirma, brincando, que suas lembranças do país europeu são as melhores possíveis

Por Costa do Sauípe, BA

ronaldo costa do sauipe sorteio copa do mundo (Foto: Leandro Canônico)Ronaldo brinca com presença na Copa do Mundo de 2018 (Foto: Leandro Canônico)
 
Ronaldo arrancou gargalhadas nesta quinta-feira, durante coletiva dos embaixadores da Copa do Mundo de 2014, na Costa do Sauípe, local que na sexta-feira, às 14h (de Brasília), será realizado o Sorteio Final. Questionado por um jornalista russo a respeito de um possível confronto e as lembranças que tem do país, ele brincou.

- A Rússia será sede da próxima Copa do Mundo (depois do Brasil). Seria incrível jogarmos contra eles, mas vamos aguardar o sorteio. Tenho certeza que boas surpresas virão. Sobre a Rússia, eu tenho ótima lembranças das russas. Ops! Ah, era isso mesmo que eu ia dizer – falou, rindo, o pentacampeão.

O ex-atacante foi o autor do gol da vitória brasileira em amistoso de 2006, em Moscou, num frio rigoroso, debaixo de neve. Vem desde essa época as lembranças.

- A Rússia é um país encantador, que respira futebol. E as russas são interessantes. Estaremos lá em 2018 – finalizou o Fenômeno.

 Durante esta semana, representantes da organização russa para a Copa do Mundo de 2018 já estão na Bahia para acompanhar o sorteio. A Rússia também está classificada para o Mundial do ano que vem e pode cair, sim, no grupo do Brasil.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2013/12/ronaldo-assegura-presenca-na-copa-de-2018-russas-sao-interessantes.html

Campeão mundial de 2014 receberá prêmio de R$ 83 milhões da Fifa

Entidade divulga como será o sistema de premiação. Valor total é de R$ 1,3 bilhão e sobe 37% em relação ao Mundial de 2010, na África do Sul

Por Costa do Sauípe, BA

 O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, anunciou nesta quinta-feira como será o sistema de premiação da Copa do Mundo de 2014. Em relação à edição de 2010, na África do Sul, houve um aumento geral de 37% no dinheiro que será dividido entre premiações, seguro dos jogadores, prêmio aos clubes por convocação e preparação para a Copa. O total, portanto, é de US$ 576 milhões (R$ 1,3 bilhão). Ao campeão mundial será dado US$ 35 milhões (atualmente R$ 83 milhões).

Do valor total, US$ 358 milhões serão divididos entre as 32 seleções participantes da Copa do Mundo de 2014. Do primeiro ao último colocado, todos receberão algum valor, dependendo, é claro, da sua classificação. Como já visto, o campeão receberá US$ 35 milhões (R$ 83 milhões).. O segundo colocado ficará com US$ 25 milhões (R$ 59 milhões), o terceiro com US$ 22 milhões (R$ 52 milhões) e o quarto com US$ 20 milhões (R$ 47 milhões).

 Jerome Valcke coletiva da Fifa sorteio (Foto: Reuters) 
Valcke anuncia aumento de 37% na premiação da Copa 
de 2014 em relação ao Mundial de 2010 (Foto: Reuters)

A partir daí os prêmios são agrupados: do quinto ao oitavo colocado US$ 14 milhões (R$ 33 milhões) para cada, do nono ao 16º US$ 9 milhões (R$ 21 milhões) e do 17º ao 32º US$ 8 milhões (R$ 19  milhões).

Cada uma das 32 seleções ainda receber US$ 1,5 milhão (R$ 3,6 milhões) cada para a preparação ao Mundial de 2014. O prêmio para os clubes que terão jogadores convocados para a disputa no próximo ano será de US$ 70 milhões (R$ 166 milhões) a serem divididos entre todos eles, de acordo com o número de atletas convocados.

Há ainda um valor de US$ 100 milhões (R$ 237 milhões) para o programa de proteção aos clubes, como seguro dos jogadores envolvidos na competição.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2013/12/campeao-mundial-vai-receber-premio-de-r-83-milhoes-da-fifa.html

Barcos admite atraso no pagamento, e jogadores se reúnem com a direção

Após treino desta quinta-feira, centroavante afirmou que jogadores não recebem valores referentes aos direitos de imagem há mais de um mês

Por Porto Alegre

Barcos centroavante Grêmio (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM) 
Barcos falou sobre atraso(Foto: Tomás Hammes
 / GLOBOESPORTE.COM)
 
Os jogadores do Grêmio estão com o pagamento atrasado. A afirmação chegou através de Barcos, em entrevista coletiva após o treinamento desta quinta-feira. Segundo o centrovante, o elenco não recebe os valores referentes aos direitos de imagem há mais de um mês.

O assunto foi tema de uma reunião entre os atletas e a direção gremista antes do treino. No encontro, o clube garantiu o pagamento assim que possível.

- O grupo teve reunião com a diretoria sobre esse tema. Aqui tem 30 ou 40 profissionais que trabalham com esta situação. O Grêmio é um clube que, historicamente, nunca teve problema. Hoje está passando por uma dificuldade. Seria injusto da nossa parte, nós temos que abraçar. Está atrasado sim, mas o grupo acredita no clube. Eles vão nos dar por escrito uma garantia. O primeiro dinheiro que entrar será dos funcionários com salários atrasados e depois para os jogadores.

A falta de pagamento não irá refletir no desempenho dentro de campo, garante o capitão. O time de Renato Gaúcho tem um último compromisso neste ano, que vale a manutenção da vice-liderança e a vaga direta na Libertadores.
 
- Não muda nada em nossa relação com o Grêmio - prometeu. - O atraso tem um mês e pouco. Mas um, dois, três ou quatro meses, é a mesma coisa. Nós acreditamos no clube. O clube deu sua palavra. O primeiro dinheiro que entrar vai ser para pagar isso.

O Tricolor entra em campo no domingo, às 17h, no Canindé. Para conseguir o passaporte direto à fase de grupos da competição continental, basta um empate contra a Lusa.

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs
 

Antes de treino do Cruzeiro, 'bigode grosso' Willian conhece MC Marcelly

Atacante comemorou alguns de seus gols imitando o gesto da música

Por Rio de Janeiro

Mc Marcelly e Willian (Foto: Arquivo Pessoal)Mc Marcelly e Willian se encontraram antes de treino do Cruzeiro (Foto: Arquivo Pessoal)
 
A funkeira MC Marcelly finalmente conheceu um dos famosos 'bigodes grossos' do futebol brasileiro. Campeão nacional com o Cruzeiro, Willian recebeu a cantora antes do treino. O atacante, que adotou o visual 'patente alta' já foi, inclusive, homenageado pela torcida da Raposa com uma versão da música que fez sucesso nos últimos meses. A artista comemorou o encontro, que ocorreu dentro de campo e também na sua sua van.

- Adorei conhecer o Willian e fiquei muito orgulhosa dele falar que também é um bigode grosso. Estou em uma turnê em Belo Horizonte, em uma correria danada e tive o prazer de conhecê-lo. Em breve ele vai estar no Rio de Janeiro e vou levá-lo a um baile funk. Na minha cidade maravilhosa! - disse Mc Marcelly.


Campeão antecipado do Brasileirão e até com festa já realizada por Minas Gerais, o Cruzeiro entra em campo neste sábado pela última rodada apenas para cumprir tabela. O adversário é o Flamengo. Partida será às 19h, no Maracanã.

Mc Marcelly e Willian (Foto: Arquivo Pessoal) 
Mc Marcelly e Willian conversaram na van da 
cantora (Foto: Arquivo Pessoal)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/boleirama/noticia/2013/12/antes-de-treino-do-cruzeiro-bigode-grosso-willian-conhece-mc-marcelly.html