terça-feira, 12 de novembro de 2013

Djokovic brinca sobre rivalidade com Nadal: 'O vejo mais que minha mãe'

Líder e vice-líder do ranking mundial já se enfrentaram 39 vezes. Último duelo foi a final do Torneio dos Campeões da ATP, vencida pelo tenista sérvio

Por Direto de Londres

Novak Djokovic e Rafael Nadal estão acostumados a jogar um contra o outro. Somada a final do Torneio dos Campeões da ATP, vencida pelo sérvio nesta segunda-feira, o líder e o vice-líder do ranking mundial já tiveram 39 confrontos diretos no circuito profissional de tênis. Nunca um tenista jogou contra o outro tantas vezes. A rivalidade entre os dois é tamanha que o sérvio (nº 2) até brincou sobre os constantes duelos que têm contra o espanhol (nº 1).

- Assim que terminar a Copa Davis, faço uma semana de exibições na América do Sul. Primeiro no Chile, com Nadal. Depois, em Buenos Aires, outras duas partidas. Uma delas, com certeza, é com o Nadal. Vamos nos ver com certa frequência. Eu o vejo mais do que minha mãe, na verdade (risos).

Djokovic e Nadal tênis final ATP Finals (Foto: Getty Images) 
Nadal e Djoko antes da final do Torneio dos
Campeões da ATP (Foto: Getty Images)
 
Nadal x Djokovic
Quem leva a melhor no confronto direto é Rafael Nadal. O Touro Miúra possui 22 vitórias, enquanto Novak Djokovic, 17. E duas derrotas para o espanhol, em especial, fazem o sérvio querer dar o troco na próxima temporada: a semifinal do Grand Slam de Roland Garros e a decisão do último Grand Slam do ano, o US Open. Campeão do Aberto da Austrália em janeiro, Nole também perdeu a final de Wimbledon, para o britânico Andy Murray.

- (O ano) Foi bem satisfatório. E os últimos dois meses muito mais. A única coisa com que não fiquei satisfeito foi o fato de ter perdido três grandes partidas em três Grand Slams. Os Grand Slams são os torneios que eu quero vencer. Essa será minha maior prioridade no ano que vem - contou o sérvio.

A temporada ainda não acabou para Djokovic, já que lhe resta um compromisso para terminar oficialmente o ano. Integrante da equipe da Sérvia na Copa Davis, o número 2 do mundo vai tentar ajudar o país a conquistar o segundo título da competição, na final contra a República Tcheca, de Tomas Berdych, entre os dias 15 e 17 de novembro, em Belgrado. A Sérvia foi campeã em 2010, e os tchecos, em 1980 (como Tchecoslováquia) e em 2012.

Nadal x Djokovic (Foto: Matheus Tiburcio) 
Djokovic x Nadal: 17 vitórias do sérvio contra 22 do 
espanhol  (Foto: Matheus Tiburcio)
 
FONTE:

Com estrutura metálica concluída, Arena da Amazônia chega a 89%

Estádio de Manaus para a Copa do Mundo, orçado em R$ 605 milhões, deverá ser entregue em dezembro. Gramado está praticamente pronto

Por Manaus

A cobertura da estrutura metálica da Arena da Amazônia, estádio de Manaus para a Copa do Mundo, foi concluída nesta terça-feira (12). A parte da fachada havia sido finalizada no fim de outubro. Com o gramado praticamente pronto, o próximo passo será colocar as traves do campo. Atualmente, as obras do estádio estão com 89,90% da conclusão.

Arena da Amazônia, Manaus (Foto: Isabella Pina) 
Estrutura metálica, em formatos de x, foi concluída 
nesta terça-feira (Foto: Isabella Pina)
 
Segundo o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango, o momento atual é muito esperado porque caracteriza a conclusão de uma das etapas mais complexas da construção.

- É uma estrutura importada, que requereu logística especial, equipamentos específicos e um número grande de soldadores. Agora, as máquinas pesadas começam a ser retiradas do canteiro de obras e entramos na fase de acabamentos - afirmou.

As principais frentes de trabalho se concentram atualmente na colocação da membrana da estrutura metálica, instalação dos assentos nas arquibancadas, acabamentos dos camarotes, além de pinturas de paredes e revestimento do forro. Também estão sendo montados equipamentos e acessórios esportivos, instalações elétricas, de ar condicionado e demais sistemas para funcionamento da arena, além das instalações hidráulicas.

Arena da Amazônia, Manaus (Foto: Isabella Pina) 
Gramado está praticamente pronto, e campo deverá 
receber as traves (Foto: Isabella Pina)
 
Em frente ao Sambódromo, as obras estão aceleradas nos acabamentos dos acessos principais de serviço, recebendo piso, revestimento e pintura das paredes. Os serviços prosseguem no acabamento das áreas de serviço das seleções, vestiários e parte de apoio aos jogadores.
A Arena da Amazônia receberá quatro jogos do Mundial de 2014. O estádio, que está orçado em R$ 605 milhões, deve ser entregue até dezembro deste ano.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/am/noticia/2013/11/com-estrutura-metalica-concluida-arena-da-amazonia-chega-89.html

Dorival Júnior chega ao Flu sem medo do desafio: 'Aprendi a não fugir'

Depois de comandar primeiro treinamento, novo treinador mostra confiança ao falar com os jornalistas durante sua apresentação oficial

Por Rio de Janeiro

Dorival treino Fluminense (Foto: Marcello Dias /Agência estado)Dorival Júnior leva as mãos à cabeça durante o primeiro treino à frente do Fluminense, na Urca (Foto: Marcello Dias /Agência estado)
 
“O clube está à frente de tudo”. A frase, usada repetida vezes por Dorival Júnior em sua primeira entrevista coletiva como treinador do Fluminense, ilustra o pensamento do comandante, que assumiu o Tricolor com contrato apenas até o fim do ano e tendo somente cinco jogos para livrar o time do rebaixamento. Após comandar debaixo de chuva a equipe em seu primeiro treinamento, o técnico, demitido do Vasco no fim do mês passado, foi apresentado sem temer o pouco tempo para ajustar a equipe. O Tricolor está na zona do rebaixamento, com 36 pontos e no 18º lugar.

- A necessidade do clube está à frente de tudo. Aprendi a não fugir dos desafios. O convite foi feito após a saída do Vanderlei e resolvi aceitar, pois acredito e confio que vou ajudar o Fluminense nesse momento - disse Dorival.


A estreia de Dorival Júnior será na quinta-feira, diante do Náutico, às 21h, no Maracanã. O treinador demonstrou muita confiança em livrar a equipe da queda e preferiu não fazer projeções para as cinco rodadas finais.

- Não podemos projetar nada, temos é de buscar pontos, vitórias. Precisamos fazer o nosso melhor. É uma situação muito difícil, muitos brigando por algo na competição, outros nessa situação que incomoda e desequilibra. O Fluminense está em uma posição desconfortável, mas que pode ser revertida.

Presidente explica saída de Luxa

Antes da coletiva de Dorival Júnior, o presidente tricolor, Peter Siemsen, explicou o motivo para a demissão de Vanderlei Luxemburgo, antigo treinador da equipe.

- Nós achamos que, apesar de gostarmos do Luxemburgo e da comissão técnica e termos uma relação próxima, os resultados não estavam aparecendo. Nessa reta final achamos que, trocando, poderíamos mexer no lado emocional do time e criar um ambiente positivo para a torcida. A negociação foi rápida, e Dorival ajudou muito nessa parte - declarou Peter, que afirmou não haver qualquer desentendimento com Luxa. - É um grande treinador e alguém com quem eu posso manter contato

Veja os temas da entrevista coletiva de Dorival:


Contratação
- Não tem garantia nenhuma de que vou ficar em 2014. Vim para esses jogos restantes sem problema nenhum. É um momento importante para o clube e para mim profissionalmente. Estou acreditando muito em tudo isso. O Fluminense tem totais condições em reverter esse quadro.

Pichações no muro ("técnico de 2ª")

- Não me incomoda. Sem problema algum. Joguei a Série B com muito prazer, como já joguei a Primeira também e trabalhei em várias equipes.

Joguei a Série B com muito prazer, como já joguei a Primeira também e trabalhei em várias equipes. 
Sobre pichação em muro ("técnico de 2ª")

 Cinco jogos
- Não podemos projetar nada. Temos que buscar pontos e vitórias rodada a rodada. Muitas equipes ainda brigam por coisas boas na competição. Outras estão brigando nessa situação incômoda. O Fluminense está hoje em uma situação desconfortável, mas que pode se revertida.

Patrocinadora influente

- Não tivesse essa oportunidade de conversar com o Celso (Barros) ainda. Só com o Peter e com o Rodrigo Caetano. Mas não há problema algum. Aprendemos a conviver com várias situações diferentes no futebol. Essa é mais uma. Vamos somar forças e alcançar uma maneira equilibrada para lutarmos por algo melhor. Isso é o mais importante. A situação do Flu está à frente de tudo.

Calendário

- Defendo uma situação e sempre vou defender. É o único caminho para o resgate do futebol brasileiro. Enquanto isso não acontecer, vamos continuar patinando. Temos grandes jogadores, grandes profissionais e, por mais que contestem a formação dos treinadores, mantenho a minha opinião de quando era atleta e afirmo que o Brasil forma os melhores treinadores do mundo. Convivemos com uma série de fatores que não existem em outros países. Reconheço a evolução de outros países. Os técnicos argentinos, por exemplo, estão se posicionando bem no mercado europeu, o melhor do mundo. Ainda estamos um pouco distantes dessa condição, mas não vejo o treinador brasileiro aquém de nenhum outro do mundo. Defendo essa postura. É a correta. Vivo uma situação atípica, venho conhecendo essa condição, aceitando o convite e tentando fazer meu melhor. São cinco rodadas. Estamos em uma situação desconfortável, mas dependemos de nossas forças para sair dela.

Coletiva Dorival Fluminense (Foto: Edgard Maciel) 
Dorival diz que não vê problema em assinar contrato 
apenas até dezembro (Foto: Edgard Maciel de Sá)

Tempo de reação

- Realmente é um tempo curto. Não é o ideal, reconheço isso. É uma situação nova na minha carreira. Já passei por outros clubes nessa situação, mas tinha mais jogos pela frente. Ainda assim aceitei o desafio conhecendo muito bem o momento do clube. Vou tentar fazer o melhor trabalho possível para dar minha parcela de contribuição.

Fred

- Contra o Náutico não tem como. E dificilmente ele vai estar em condições nas próximas rodadas. Ainda está totalmente entregue ao departamento médico.

Jovens

- Eles podem sentir o momento, mas é uma necessidade pelo número excessivo de lesões que estamos enfrentando. Elas propiciaram essa nova condição, o aparecimento precoce desses meninos. Vejo jogadores com qualidade, vivendo um momento emocional difícil, conturbado, pesado, mas com qualidade suficiente para terem uma sequência muito boa na carreira. Mesmo com todas as dificuldades, se alcançarmos o sucesso, com certeza terá sido uma escola para todos. Algo que ficará marcado na carreira. Eles passaram por um momento muito bom no ano passado e agora estão vivendo uma situação desconfortável. São os extremos da posição. Vai ser um ganho desde que consigamos atravessar esse caminho que se mostra conturbado. Vamos trabalhar para isso.

Contra o Náutico não tem como. E dificilmente ele vai estar em condições nas próximas rodadas
Sobre aproveitar Fred

 Desfalques
- No próprio Vasco trabalhamos boa parte do tempo com o terceiro time. Para vocês verem como era complicado. Foram muitos problemas na temporada no Fluminense. Tanto o Abel quanto o Vanderlei conviveram com eles. Afunilando a competição, é natural que busquemos uma superação em todos os aspectos possíveis. Estamos tentando colocar na cabeça de cada um que não podemos errar de maneira alguma. Temos que buscar a nossa recuperação única e exclusivamente com as nossas forças, com jogadores no melhor momento físico e técnico. Para que assim possamos alcançar a tão sonhada recuperação.

2014

- Não faço projeções. É um fato novo, e quem vai avaliar é a diretoria. Não vejo problema de assinar até dezembro, ainda mais sabendo da situação do clube. É ano de eleição. Eu não poderia cair no mesmo erro - não que tenha sido um erro - do Flamengo. Fui contratado pela diretoria anterior. E por causa da transição acabei tendo de abrir mão de um trabalho. Não quero que isso aconteça novamente. Não vejo problema algum em finalizar a competição e que depois a diretoria busque o melhor caminho para o clube. O principal é o Fluminense. Mesmo que um ou outro seja prejudicado no futuro, esse é o momento em que todos têm que buscar uma doação maior.

Currículo

- Sou sincero. Não me preocupo com o que passou. Fico contente de ter dez anos de profissão com o número de conquistas que já alcancei, fora dois vices que soaram como títulos pela situação. Fico satisfeito de em tão pouco tempo ter chamado a atenção e a confiança de profissionais de muitos clubes que colocaram em minhas mãos a condição de poder estar dirigindo clubes como Fluminense, Flamengo, Vasco... Por isso que para mim essa é mais uma situação, um momento que tenho pela frente no qual vou buscar fazer meu melhor. Procuro fazer sempre isso independentemente de conquistas. Tenho que deixar o clube melhor, relevar valores, proporcionar conquistas. O trabalho é voltado para esse lado. Não tenho receio de enfrentar uma situação como essa de peito aberto, sempre com tranquilidade e acreditando profundamente na recuperação da equipe. Isso me motivou a vir para o Fluminense. Espero poder ser útil aqui dentro e tenho certeza de que isso vai acontecer.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/11/dorival-junior-chega-ao-flu-sem-medo-do-desafio-aprendi-nao-fugir.html

Seedorf diz que Botafogo precisa se livrar de traumas e pede apoio

Craque critica hostilidade no aeroporto, mas elogia papo com os torcedores no treino. Holandês mantém otimismo na tentativa da vaga para a Libertadores

Por Rio de Janeiro

Seedorf botafogo treino  (Foto: Satiro Sodré)Seedorf pede fim dos traumas e torcida do lado do time na reta final (Foto: Satiro Sodré)
 
Um dia depois da cobrança da torcida no aeroporto e no treinamento, Seedorf deu entrevista coletiva nesta terça-feira, no Engenhão, para comentar o clima no Botafogo nesta reta final do Campeonato Brasileiro. O camisa 10 foi o jogador que mais participou da conversa com os alvinegros na segunda e disse ter ficado satisfeito com o resultado do encontro, embora tenha criticado a atitude hostil no aeroporto, quando o time foi recebido com xingamentos e até ovos.

Para Seedorf, o principal problema da torcida não é com o atual time, que briga por uma vaga na Libertadores, mas sim com os traumas do passado. O holandês afirmou que neste momento é preciso ter otimismo, quebrar esta amarra com o passado.

- Não ajuda ter situações de conflito neste momento, foi uma atitude errada no aeroporto. Depois, no estádio, conversamos. Foi bom para desabafar. Este grupo não merece ser criticado, estamos lutando para entrar na Libertadores. As manifestações têm mais a ver com trauma do passado, e não com o time atual. Estou surpreendido. Temos que quebrar mentalmente este medo, se superar.

O jogador comentou que nos 20 anos de carreira ainda não havia estado em uma situação como a vivida no aeroporto Tom Jobim na segunda-feira, após a derrota por 2 a 1 para o Internacional.

- No aeroporto nunca aconteceu. Uma vez já vi protesto no CT. 

Não precisava ter acontecido isso no aeroporto. 
O papo depois foi com muito bom senso, com tranquilidade.

Precisamos de apoio, e nós pedimos isso na conversa. O
grupo mostrou entrega durante todo o ano. Vamos juntos. Se
forem cinco mil, serão todos coma gente. Dez mil, com a gente. Se forem 50 mil, tanto melhor."
Seedorf
 
Nesta quarta-feira, às 21h, o Botafogo enfrenta a Portuguesa, no Maracanã. Seedorf pediu que os torcedores que forem ao estádio estejam com o pensamento de dar apoio aos jogadores durante os 90 minutos. O craque elogiou a garra dos atletas nas partidas, mas acredita que neste momento é preciso diminuir a quantidade de erros.

- Precisamos de apoio, e nós pedimos isso na conversa. O grupo mostrou entrega durante todo o ano. Vamos juntos. Se forem cinco mil, serão todos com a gente. Dez mil, com a gente. Se forem 50 mil, tanto melhor. Temos mais 15 pontos em jogo. Estou vendo um time como muita determinação. Perdemos para o Inter por dois erros, e precisamos diminuí-los. O jogo foi bem equilibrado.

Nesta terça-feira de calor intenso no Rio de Janeiro, apenas os reservas foram para o campo. Os titulares fizeram um trabalho na sala de musculação. A única ausência da equipe para encarar a Lusa é o meia Lodeiro, que está com a seleção uruguaia para enfrentar a Jordânia pela repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/11/seedorf-diz-que-botafogo-precisa-de-livrar-de-traumas-e-pede-apoio.html

Em arbitral, Federação define a tabela do Campeonato Carioca de 2014

Reunião tem alfinetadas e tom de união pelos ameaçados de queda no Brasileiro. Rodada inicial terá Fla x Audax, Madureira x Flu, Vasco x Boavista e Resende x Bota

Por Rio de Janeiro

O Campeonato Carioca de 2014 teve a sua tabela sorteada na tarde desta terça-feira, na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). Para a primeira rodada, no dia 18 ou 19 de janeiro, os confrontos das quatro grandes equipes do estado serão: Flamengo x Audax, Madureira x Fluminense, Vasco x Boavista e Resende x Botafogo.

mesa arbitral da Ferj clubes cariocas (Foto: Vicente Seda) 
Mesa do arbitral na Ferj nesta terça-feira sobre a 
tabela do Carioca de 2014 (Foto: Vicente Seda)
 
Completam a primeira rodada os seguintes jogos: Nova Iguaçu x Caxias, Cabofriense x Macaé, Friburguense x Bangu e Bonsucesso x Volta Redonda. O regulamento foi mudado para 2014, com o objetivo de diminuir o número de datas e permitir um período maior para a pré-temporada, atenuando o impacto do aperto do calendário em razão da realização da Copa do Mundo do Brasil. A competição, com 16 clubes, será disputada em turno único, com todos jogando contra todos em 15 rodadas. Os quatro primeiros se classificam para a fase semifinal.
As distribuições dos dias dos jogos em cada rodada ainda não foi feita, assim como ainda não ficaram definidos os locais das partidas. Confira as datas dos clássicos, que serão todos disputados nos fins de semana.

Vasco x Botafogo - 5ª rodada (1º ou 2 de fevereiro)
Flamengo x Fluminense - 7ª rodada (8 ou 9 de fevereiro)
Vasco x Flamengo - 8ª rodada (15 ou 16 de fevereiro)
Fluminense x Botafogo - 10ª rodada (22 ou 23 de fevereiro)
Botafogo x Flamengo - 13ª rodada (8 ou 9 de março)
Fluminense x Vasco - 14ª rodada (15 ou 16 de março)


Respostas às críticas do Flu
O arbitral transcorreu de forma rápida e tranquila. Mas o início da reunião foi em clima de ironia e resposta a críticas, por parte do presidente da Ferj, Rubens Lopes. Ele aproveitou o arbitral de clubes para definição da tabela do Campeonato Carioca de 2014 para devolver as críticas que recebeu de dirigentes do Fluminense, cobrando um melhor calendário e um torneio mais rentável. Ele incluiu no edital de convocação a análise de uma suposta proposta de calendário, sem que isso fosse solicitado ao Fluminense de acordo com o representante do clube, Marcelo Penha. Com o microfone na mão, Lopes deu a palavra ao representante:

- Tomamos conhecimento de algumas críticas feitas pelo Fluminense, discordando do calendário. Acho que o local de discussão de entendimento e decisão a respeito desses temas é nessa reunião do Conselho Arbitral e mais especificamente na Assembléia Geral. Então gostaria de passar a palavra ao Marcelo Penha.

Penha, então, respondeu, prejudicado por estar sem microfone, fazendo com que boa parte dos presentes não ouvissem o que disse:

- Em momento algum a Federação solicitou uma proposta. O Fluminense em momento algum pediu a inclusão desse item na pauta. Não há nada a apresentar.

Lopes então emplacou a reprimenda:
- Tendo em vista que o assunto se restringiu a críticas de um modo geral e o Fluminense formalmente não tem nada a apresentar, o assunto está resolvido.

Em clima eleitoral e com o time ameaçado de rebaixamento, o ambiente político do Fluminense ferve. Deley, candidato de oposição a Peter Siemsen, costura uma boa relação com a Ferj, ajudado por Alcídes Antunes, ex-diretor da Ferj e vice de futebol tricolor demitido pela atual diretoria. Eles almoçaram juntos na entidade recentemente. Por outro lado, a relação de Siemsen com Lopes está cada vez mais azeda. As críticas públicas ao Estadual não foram bem digeridas pela entidade, que cobra nos bastidores outra postura do clube.

Rebaixamento vira argumento para união
Passado o momento mais áspero do arbitral, o restante da reunião transcorreu em absoluta tranquilidade. Foi decidido o formato do Carioca Sub-20, com turno e returno jogando todos contra todos e os vencedores de cada turno fazendo a final. O sorteio da tabela também foi rápido e sem contestações. No fim, o presidente do Madureira, Elias Duba, pediu a palavra, pediu ao presidente da Ferj posições enérgicas para que os clubes do Rio não fossem prejudicados, e afirmou que o momento é de aflição para todos pois o possível rebaixamento de grandes clubes do Rio (este ano, os dois que correm risco são Vasco e Fluminense) prejudicaria todos os demais.- É um momento aflitivo para todos nós, o presidente (da Ferj) precisa tomar uma providência. O futebol do Rio não pode ser prejudicado como vem sendo. O futebol do Rio não pode ter os grandes na Segunda Divisão. A descida para a Série B de potências como Vasco ou Fluminense afetará a todos. Por isso é um momento aflitivo para todos. Que vocês (dirigentes de Fluminense e Vasco) tomem todas as precauções – disse Duba.
Em seguida, Roberto Dinamite, presidente do Vasco e único mandatário dos grandes a comparecer, elogiou a calmaria na reunião e comentou a declaração de Duba.

- Tudo foi tranquilo no arbitral, isso é ótimo, e essa declaração do presidente do Madureira é importante. Temos de estar unidos e tendo também o representante maior da Ferj junto dos clubes.
Rubens Lopes, por sua vez, aproveitou o momento para entrar no discurso de união e acabou alfinetando mais uma vez o Fluminense. - Gostaria de me alinhar com o presidente do Madureira, tenho feito todos os esforços na cruzada de apoio ao Fluminense e ao Vasco. Quando se trata de Rio de Janeiro, somos indivisíveis, independente das cores que cada um possa ter. Todos os seguimentos do futebol do Rio devem se unir. Precisamos fazer com que este estado seja forte.
Com isso, os clubes também serão fortes. O Fluminense tem tanto tempo que não se aproxima de nós...O presidente da Ferj ainda afirmou que considera que os clubes do Rio estão sendo prejudicados e declarou apoio a Dinamite, apesar de ter como notório aliado Eurico Miranda, opositor do mandatário do Vasco.

- Coincidências como jogos de clubes do Rio sendo conduzidos sempre pelas mesmas pessoas e consequências desastrosas, ou previstas em determinadas ocasiões. Você, Roberto, tem aqui o meu apoio, ao presidente do Fluminense, tenho também a bandeira do Fluminense e vou, dentro das minhas possibilidades, estar sempre do lado desses clubes, como de todos os demais em termos de futebol do Rio. Entre nós, resolvemos as nossas questões.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2013/11/em-arbitral-federacao-define-tabela-do-campeonato-carioca-de-2014.html

Carlão elogia atuações de Natália e Garay na vitória contra as americanas

Comentarista do SporTV também destaca entradas de Claudinha e das irmãs Michele e Monique, além de pedir atenção contra a Tailândia, nesta 4ª

Por Rio de Janeiro

O Brasil estreou bem na Copa dos Campeões de vôlei feminino, no Japão, ao bater os Estados Unidos por 3 sets a 0, na madrugada desta terça-feira, em Nagoya. Para o comentarista do SporTV Carlão, a oscilação na partida foi normal e o importante era vencer. Ele elogiou as atuações de Natália e Fernanda Garay, além de destacar as entradas de Claudinha, Monique e Michele durante o jogo.

- Uma vitória muito importante da seleção brasileira, apesar de alguns altos e baixos normais para a estreia. A competição é curta e tem que pensar sempre em vitória e em estar bem em números de sets. Tivemos atuações muito consistentes da Natália e da Fernanda Garay. A entrada no terceiro set da Claudinha e das irmãs Michele e Monique também deram novo alento para a seleção brasileira - analisou

vôlei natalia brasil COPA DOS CAMPEÕES (Foto: FIVB) 
Natália teve atuação destacada na vitória do Brasil 
contra os Estados Unidos (Foto: FIVB)
 
Na madrugada desta quarta-feira, a seleção brasileira enfrenta a Tailândia, 1h10m (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. Para Carlão, a defesa do Brasil terá que atenção, já que as rivais, que estrearam com derrota para a República Dominicana, exploram muito a velocidade.

- Tem que ter atenção nesse jogo da Tailândia. É um jogo muito rápido. Nossa defesa tem que estar atenta. Olho nesse jogo da Tailândia e depois na sequência do campeonato. É importante crescer a cada partida - concluiu.

A Copa dos Campões conta com seis seleções (Brasil, Estados Unidos, Tailândia, República Dominicana, Japão e Rússia). As equipes jogam todas contra todas em turno único até domingo, quando encerra a competição.

FONTET
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/11/carlao-elogia-atuacoes-de-natalia-e-garay-na-vitoria-contra-americanas.html

Antes de viajar para o Japão, Bruninho troca camisa com Cristian na Turquia

Levantador esteve em Istambul com a seleção brasileira de vôlei e embarcou nesta terça para a disputa da Copa dos Campeões, nas cidades de Kyoto e Tóquio

Por Instambul

A seleção brasileira masculina de vôlei treinou durante quatro dias em Instambul, na Turquia, antes de viajar nesta terça-feira para o Japão, onde disputa a Copa dos Campeões, de 19 a 24 de novembro, nas cidades de Kyoto e Tóquio. Mas antes de deixar a capital turca, o levantador Bruninho se encontrou e trocou camisas com o meia Cristian, jogador do Fenerbahçe.

- Antes da viagem pro Japão encontrei meu parceiro Cristian aqui em Istambul!!! Boa sorte meu camarada!! Go Fener - registrou o capitão da seleção brasileira em sua conta no Instagram.

O primeiro desafio do Brasil na Copa dos Campeões é contra o Irã, no dia 19. Na sequência, encara Estados Unidos (20), Japão (22), Rússia (23) e Itália (24).

bruninho e cristian vôlei futebol turquia (Foto: reprodução/instagram) 
Bruninho dá uma camisa da seleção para Cristian, que 
retribuiu o presente (Foto: reprodução/instagram)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/11/na-turquia-antes-de-ir-para-o-japao-bruninho-troca-camisas-com-cristian.html

Federer passa Berdych no ranking, e Bellucci volta a ser número 1 do Brasil

Bom rendimento do brasileiro nas últimas competições garantiram retorno ao topo

Por Rio de Janeiro

Thomaz Bellucci tênis contra Paolo Lorenzi em Bogotá (Foto: EFE)Thomaz Bellucci voltou a ser o número 1 do Brasil no ranking da ATP (Foto: EFE)
 
Depois do título do Challenger de Montevidéu, no Uruguai, e do vice no Challenger de Bogotá, na Colômbia, Thomaz Bellucci voltou a ser o tenista brasileiro mais bem posicionado no ranking da ATP, atualizado nesta terça-feira. O brasileiro subiu 23 posições e agora figura na 124ª colocação, com 450 pontos, ultrapassando Rogerinho, que perdeu 6 posições e é o número 130, com 432 pontos.

CONFIRA O RANKING COMPLETO

Entre os Top 10, destaque para o suíço Roger Federer, que depois de chegar às semifinais do ATP Finals, disputado em Londres, na Inglaterra, conquistou vitórias suficientes para chegar à 6ª posição do ranking, com 4.205 pontos, ultrapassando o tcheco Tomas Berdych, com 4.180, na 7ª colocação.

Já o campeão do ATP Finals, o sérvio Novak Djokovic segue como número 2 do mundo, com 12.110 pontos, uma distância de 920 pontos para o líder Rafael Nadal.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/11/federer-passa-berdych-no-ranking-e-bellucci-volta-ser-numero-1-do-brasil.html

Filho mais velho de Beckham treina no sub-15 do Fulham em busca de time

Antes, Brooklyn já havia tentado a sorte no Manchester United, mesmo clube que projetou o seu pai, Los Angeles Galaxy e no Queens Park Rangers

Por Londres, Inglaterra

beckham ao lado dos filhos brooklyn e cruz (Foto: Agência Getty Images)Beckham ao lado dos três filhos. Brooklyn, à direita (Foto: Agência Getty Images)
 
O filho mais velho de David Beckham segue na luta para conseguir repetir os passos do pai. Depois de arriscar a sorte em Manchester United, Los Angeles Galaxy e Queens Park Rangers, foi a vez de Brooklyn, de 14 anos, tentar uma chance no Fulham. Segundo o jornal "Daily Mail", o jovem participou de um treino fechado do grupo sub-15. Ainda segundo a publicação, ele esteve acompanhado da mãe Victoria e jogou contra o Southend, no domingo.

David Beckham iniciou sua carreira nas categorias de base do Manchester United, sendo projetado com o título da Copa da Inglaterra de jovens, em 1992, na mesma geração dos irmãos Neville e Paul Scholes. Depois de se consagrar na equipe com o título europeu em 1999, foi para o Real Madrid, enquanto tornava-se astro mundial até mesmo na publicidade.

O atleta ainda atuou por Los Angeles Galaxy, Milan e PSG, pendurando suas chuteiras em maio deste ano, quando atuava pelo clube francês.

Palmeiras sonda Bielsa, se assusta com valores, e Kleina pode ficar

Pedida de R$ 1 milhão por mês do argentino inviabiliza negócio. Atual comandante fica triste com tentativa do clube, mas conversa para renovar

Por São Paulo

gilson kleina palmeiras treino (Foto: Marcos Ribolli) 
Kleina finalmente foi procurado pela diretoria para
falar sobre renovação (Foto: Marcos Ribolli)
 
O Palmeiras demorou a procurar o técnico Gilson Kleina para iniciar a negociação pela renovação porque tinha outro nome na pauta: Marcelo Bielsa. O argentino, fora do Athletic Bilbao, da Espanha, desde o meio do ano, foi procurado por um representante alviverde, em reunião realizada na Argentina na semana passada. No encontro, a pedida de aproximadamente R$ 1 milhão de salários por mês, livre de impostos, impossibilitou qualquer chance de negociação.

A tentativa por Bielsa chegou aos ouvidos de Kleina, que obviamente ficou chateado. O presidente Paulo Nobre havia prometido se reunir com o treinador logo após a confirmação do acesso à Série A, o que ocorreu há duas semanas. Somente após o "não" de Bielsa é que Kleina enfim foi procurado.

Mesmo rejeitado por parte da torcida e dividindo opiniões na diretoria, Kleina tem a seu favor o amplo apoio do elenco palmeirense. A demora está fazendo o Verdão perder a vantagem que tinha sobre a maioria dos rivais para 2014: com acesso garantido, o clube já poderia estar traçando o planejamento para a próxima temporada. No entanto, não conseguiu sequer decidir quem será seu técnico.

Mais adequado à política salarial alviverde, Kleina, que ganha R$ 300 mil mensais, não coloca o aspecto financeiro como prioridade para acertar. Internamente, agora ele é visto como favorito a permanecer.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2013/11/palmeiras-sonda-bielsa-se-assusta-com-valores-e-kleina-pode-ficar.html

Musa do futebol feminino pensa em aposentadoria aos 21 e mira BBB

Descontente com desvalorização do esporte, Dani Pato, ex-Santos, investe em carreira de modelo e quer seguir passos da atriz Grazi Massafera

Por São Paulo

Aos 21 anos, Dani Pato ostenta um currículo impressionante. Com o Santos, foi campeã paulista, da Copa do Brasil e da Libertadores. Fez tabelinha com Marta na Vila Belmiro. Brincou com Neymar nos campos do CT Rei Pelé. Mas como a realidade do futebol feminino no país é bem diferente do cenário dos homens, cogita uma precoce aposentadoria para se dedicar a outros projetos - nenhum deles relacionados ao futebol.

Dani joga atualmente no Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, com salário distante das grandes cifras dos astros do futebol. Sem conseguir se sustentar, a jogadora pensa em mudar de ramo. Até participar do Big Brother Brasil está nos planos.

mosaico Dani Pato jogadora de futebol (Foto: Arquivo Pessoal) 
Dani Pato, na época de Santos, com Neymar e as Sereias 
(Fotos: Arquivo Pessoal e divulgação SFC)
 
Dani Pato herdou a paixão incondicional por futebol do pai e do irmão, que tentaram jogar profissionalmente e não tiveram sucesso. Ela tem três ídolos: Marta, que foi sua colega no time das Sereias da Vila, extinto em 2011; Dagoberto, atacante do Cruzeiro, seu conterrâneo de Dois Vizinhos (PR) e de quem herdou o apelido "Dagoberta"; e Grazi Massafera, modelo que ganhou fama após participar da 5ª edição do BBB e hoje é atriz de novelas.

Quero participar do Big Brother Brasil, assim como a Grazi. Vou entrar, competir e mostrar a todos quem eu sou. Não quero pegar meus talentos e guardar para mim, quero viver do que gosto. Eu me daria bem nesse negócio de televisão, preciso de uma chance para vingar"
Dani Pato
 
– Já me comparam muito com ela pelas fotos, pelo jeito de falar, sou muito caipirona. Tem alguns traços, como a boca e os olhos, até vejo semelhança. A nossa história é parecida também, só que ela nunca jogou bola – diz Dani.

Desiludida com o futebol, Dani quer mudar de rumo. Parecida ou não com Grazi, a jovem paranaense chama atenção pela beleza. Os cabelos loiros e olhos verdes fizeram com que ficasse famosa também fora de campo. Dani já atuou como modelo para marcas de roupa, desfilou em concursos de miss e sonha se tornar atriz ou apresentadora de um programa de televisão. Por isso, estabeleceu uma meta ousada para o ano que vem:

– Quero participar do Big Brother Brasil, assim como a Grazi. Vou entrar, competir e mostrar a todos quem eu sou. Não quero pegar meus talentos e guardar para mim, quero viver do que gosto.
Eu me daria bem nesse negócio de televisão, preciso de uma chance para vingar.

Dani encara com seriedade a ideia de entrar no BBB. Não é um sonho, é um plano. Talvez sua última tacada em busca do sucesso. Assim como no futebol, a jovem paranaense conta que sofreu diversas decepções na vida de modelo, principalmente por não receber cachês acertados ou promessas de contratos que nunca se concretizaram.

– Quando tudo começou a não acontecer como imaginava que fosse ser, chorei muito. Foi ruim para a minha vida. Só que meus fãs, principalmente nas redes sociais, pedem para eu não desistir, me elogiam. Não vou abandonar este sonho pela minha família e por essas pessoas que acreditam em mim.

mosaico Dani Pato modelo e jogadora (Foto: Arquivo Pessoal) 
Dani Pato já foi modelo e jogadora; agora, sonha 
ser apresentadora de TV (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Quando criança, Dani ajudava os pais com o negócio de venda de doces, em Dois Vizinhos. No Vitória de Santo Antão, além de alojamento, comida e curso em faculdade local, Dani recebe do clube o equivalente a dois salário mínimos. Ainda assim, guarda dinheiro e envia para os pais no interior do Paraná, para ajudar nas despesas da família. Quando não consegue o suficiente, junta suas melhores fotos e sai andando pelo Recife, batendo na porta de lojas de roupa para oferecer seu trabalho como modelo.

– Já tive que me submeter a isso e consegui que desse certo algumas vezes, mas foram poucas. E os cachês são baixos, não passam de 100, 200 reais.

No futebol, Dani Pato teve as chances que gostaria e as aproveitou bem. Chegou longe. Agora é hora de dizer para o pai que essa carreira chegou ao fim. Sem visitar a família desde janeiro, a atacante se prepara para a conversa com seu maior fã.

– Ele vai infartar quando souber que quero parar de jogar futebol, porque é meu maior incentivador. Eu amo o que faço, mas está complicado. Minha família sabe da minha situação e sofre junto comigo, de longe. Minha mãe está preocupada com o meu futuro, o mercado de trabalho está cada vez mais difícil, ainda mais sem formação acadêmica.

Dani Pato saiu de casa há cinco anos. Dos 16 aos 21, investiu seu tempo no futebol e na tentativa de ser uma modelo de sucesso. Agora, foca na segunda opção, em um "meio mais valorizado", como define. O ano de 2014 para Dani é uma incógnita. Ela pode voltar para casa e vender doces com os pais em Dois Vizinhos ou se tornar uma estrela de televisão.

– Já pensou eu atriz da Globo, que demais? – diz, sonhando alto.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pe/noticia/2013/11/musa-do-futebol-feminino-pensa-em-aposentadoria-aos-21-e-mira-bbb.html

Com Splitter bem, Spurs atropelam os Sixers e seguem liderando no Oeste

Mesmo fora de casa, time texano não toma conhecimento do rival. Na suplência, Faverani vence com os Celtics, e Varejão perde com os Cavs

Por Philadelphia, EUA

Tiago Splitter, Spurs x Philadelphia 76ers - AP (Foto: AP)Splitter soube superar bem a marcação dos Sixers (Foto: AP)
 
Três brasileiros entraram em ação na noite desta segunda-feira pela rodada da temporada regular da NBA. Tiago Splitter teve boa atuação na tranquila vitória do San Antonio Spurs sobre o Philadelphia 76ers, fora de casa, por 109 a 85. Outro brasuca a vencer foi Vitor Faverani, que entrou no decorrer da vitória do Boston Celtics sobre o Orlando Magic por 120 a 105. Também começando na suplência, Anderson Varejão foi derrotado com o Cleveland Cavaliers, que caiu diante dos Bulls em Chicago por 96 a 81.

Nem o fato de jogar diante da torcida rival intimidou o líder da Conferência Oeste (sete triunfos em oito jogos realizados), que sobrou em quadra. Splitter contribuiu anotando 11 pontos e apanhando seis rebotes. O melhor pontuador dos Spurs foi o armador Danny Green, com 18 pontos. Tony Parker, com 14 pontos e nove assistências, também teve bom desempenho pelos visitantes.

Spencer Hawes foi o cara pelo quadro da Philadelphia, que conheceu seu quarto revés em oito jogos. O pivô conseguiu 17 pontos e 13 assistências, chegando ao duplo-duplo. Outro importante elemento nos Sixers foi o ala Evan Turner que, com seus 20 pontos, fechou o embate como principal cestinha.

O Washington Wizards, de Nenê, em casa será o próximo compromisso do San Antonio Spurs. O Philadelphia 76ers, por sua vez, tentará a reabilitação diante dos Rockets, em Houston. Ambos os duelos acontecerão na quarta-feira.


Com Varejão no banco, Cavs caem para os Celtics

Jogando em Chicago, o Cleveland Cavaliers, de Anderson Varejão, foi derrotato pelos Bulls por 96 a 81. O brasileiro iniciou o embate na suplência, sendo substituído por Andrew Bynum (11 pontos e seis rebotes), e entrou no decorrer. Com desempenho discreto, jogou 29 minutos, conseguindo somente cinco pontos, seis rebotes e três assistências.


Anderson Varejão e Derrick Rose, Cavs x Bulls (Foto: Getty) 
Varejão (17) teve muito trabalho com Rose (Foto: Getty)

O armador Kyrie Irving foi o principal anotador pelos Cavs, assinalando 14 pontos. Já nos Bulls, Carlos Boozer foi o melhor com 17 pontos, um a mais que Derrick Rose. O ala suplente Mike Dunleavy, com 15 pontos, também merece referência.

Faverani entra durante a vitória dos Celtics

Vitor Faverani, Boston Celtics (Foto: Getty)Faverani jogou 14 minutos na vitória dos Caltics,  (Foto: Getty)
 
Quem também começou esquentando o banco na rodada desta noite da NBA foi Vitor Faverani. Na vitória do Boston Celtics sobre o Orlando Magic em casa por 120 a 105, o pivô entrou e atuou por 14 minutos, marcando quatro pontos e pegando ao todo cinco rebotes. O canadense Kelly Olynyk foi o titular e anotou 16 pontos, sete rebotes e cinco assistências.

Os armadores Avery Bradley e Jordan Crawford foram os destaques na equipe local. Bradley conseguiu 24 pontos, enquanto o companheiro marcou sua atuação com um duplo-duplo (16 pontos e dez assistências). Arron Afflalo foi o melhor pontuador pelo Orlando Magic (18), enquanto o pivô montenegrino Nikola Vucevic chegou aos dois dígitos em dois fundamentos (15 pontos e dez rebotes).


Confira os duelos desta segunda-feira:

Charlotte Bobcats 94 x 103 Atlanta Hawks
Indiana Pacers 95 x 79 Memphis Grizzlies
Philadelphia 76ers 85 x 109 San Antonio Spurs
Boston Celtics 120 x 105 Orlando Magic
Chicago Bulls 96 x 81 Cleveland Cavaliers
Houston Rockets 110 x 104 Toronto Raptors
Utah Jazz 81 x 100 Denver Nuggets
Portland Trail Blazers 109 x 103 Detroit Pistons
Los Angeles Clippers 109 x 107 Minnesota Timberwolves. 


FONTE;
http://globoesporte.globo.com/basquete/noticia/2013/11/com-splitter-bem-spurs-atropelam-os-sixers-e-seguem-liderando-no-oeste.html

Julio César admite que pode sair do QPR na próxima janela, em janeiro

Goleiro afirma que não existe nenhuma proposta concreta, mas que precisa definir a sua situação, já que não vem sendo aproveitado no clube da Segundona inglesa

Por Miami, Estados Unidos

O goleiro Julio César admitiu nesta terça-feira, em Miami, nos Estados Unidos, que pode deixar o Queens Park Rangers na janela de transferência em janeiro. De acordo com o arqueiro, ele precisa definir sua situação, já que não está sendo aproveitado pelo técnico Harry Redknapp no QPR, que disputa a segunda divisão do Campeonato Inglês.

- Preciso definir a minha situação em janeiro. Muitas coisas vão aparecer.

Recuperado de uma fratura na mão esquerda, Julio César afirmou que não recebeu nenhuma proposta concreta, mas admitiu que poderia até voltar ao Brasil. O arqueiro falou ainda que o momento atual é diferente do vivido na janela anterior. Segundo ele, o presidente do QPR está disposto a negociá-lo, principalmente por conta da preferência do treinador por Robert Green.

- Agora é diferente. O presidente do QPR está vendo que não estou sendo aproveitado pelo treinador – afirmou.



Julio Cesar e Ramires chegada seleção hotel Miami (Foto:  Bruno Domingos / Mowa PRess) 
Julio César se apresentou ao lado de Ramires e 
Paulinho (Foto: Bruno Domingos / Mowa PRess)



Julio César se apresentou à Seleção para os amistosos contra Honduras, no sábado, em Miami, nos Estados Unidos, e diante do Chile, no dia 19, em Toronto, no Canadá. Para o primeiro confronto, o arqueiro ficará no banco de reservas, já que o técnico Luiz Felipe Scolari já confirmou que Victor, do Atlético-MG, será o titular. Os dois confrontos serão transmitidos ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha a partida em Tempo Real.

Logo após a Copa das Confederações, Felipão garantiu a presença do goleiro do QPR na Copa do Mundo de 2014. Além dele, outros três atletas disputam duas vagas: Jefferson, do Botafogo, Diego Cavalieri, do Fluminense, e Victor, do Atlético-MG


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/11/julio-cesar-admite-que-pode-sair-do-qpr-na-proxima-janela-em-janeiro.html

Dani Alves diz que Neymar está pronto para assumir o posto de Messi

Lateral-direito diz que atacante brasileiro tem tudo para comandar o Barcelona na ausência do ídolo argentino. Defensor também comenta opção de Diego Costa

Por Miami, Estados Unidos

Com o anúncio do Barcelona de que o atacante Lionel Messi só voltará aos gramados em 2014, a expectativa do torcedor catalão é de que Neymar assuma a responsabilidade de comandar a equipe até o fim do ano. E o pensamento é o mesmo do lateral-direito Daniel Alves, companheiro do craque brasileiro na Seleção e no time culé. Na opinião do defensor, o camisa 11 está pronto para assumir o posto deixado pelo argentino no grupo comandado por Gerardo Martino.

- Neymar está sempre preparado. Ele sabe da importância que tem para o Barcelona. Sabe que foi contratado para ocasiões como essa. Com a lesão do Messi, alguém precisa assumir isso tudo. Por nome e qualidade, ele será esse jogador e tenho certeza que dará uma resposta positiva – analisou.



montagem Seleção Daniel Alves e Neymar chegada hotel Miami (Foto:  Bruno Domingos / Mowa PRess) 
Para Daniel Alves, Neymar está pronto para assumir 
posto deixado por Messi no Barça (Bruno Domingos / 
Mowa PRess)

Em relação à adaptação de Neymar à nova cidade, Daniel Alves afirmou que deu alguns conselhos e indicou alguns pontos turísticos e restaurantes de Barcelona para o companheiro.

- Ele é bom de boca. Gosta de comer bem. Felizmente, nós vivemos numa cidade propícia para isso. Sei que eles foi em alguns locais que eu indiquei. Em alguns, não podemos entrar pela quantidade de gente. Você precisa ir disfarçado. Quando não dá para entrar, basta tirar uma foto para dizer que passou por lá.



 Nesta segunda-feira, o lateral se apresentou à Seleção para os amistosos contra Honduras, no sábado, em Miami, nos Estados Unidos, e diante do Chile, no dia 19, em Toronto, no Canadá. Questionado sobre a decisão de Diego Costa, que optou por defender a Espanha em vez do Brasil, Dani Alves afirmou que é uma decisão pessoal.


- Não conversei com ele, mas acompanhei de perto tudo o que surgia pela internet. São decisões pessoais e você não pode interferir ou aconselhar. Passei por situação parecida, mas eu pude realizar o meu sonho (de defender o Brasil). Outros querem desfrutar de jogar uma Copa e ele achou que teria mais chances na Espanha. Temos que respeitar.

Os dois amistosos da Seleção serão transmitidos ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/11/dani-alves-diz-que-neymar-esta-pronto-para-assumir-o-posto-de-messi.html

Ribéry diz que vaga na Copa o ajudará a faturar a Bola de Ouro: 'É o meu ano'

Com Messi lesionado, meia do Bayern de Munique afirma que está no auge e sabe que repescagem servirá como propaganda para faturar prêmio de melhor do mundo

Por Paris

O meia francês Franck Ribéry, do Bayern de Munique, é a grande esperança da seleção de seu país na repescagem contra a Ucrânia que vale vaga na Copa do Mundo de 2014. Fundamental para faturar a tríplice coroa (Bundesliga, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões) com os bávaros, ele sabe que a conquista da Bola de Ouro passa pela classificação dos Bleus para o Mundial.

- Estou realmente no auge, este é o meu ano. Por isso espero que tudo dê certo com a seleção francesa. De qualquer forma, sempre estive sob pressão na minha carreira. Vou fazer de tudo para estar 100% e deixar os outros jogadores à vontade - afirmou o jogador francês, em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira.

Ribery coletiva França (Foto: AP) 
Ribéry participa de coletiva com a França antes de duelos 
contra a Ucrânia pelas repescagens europeias (Foto: AP)
 
Suas atuações brilhantes com a camisa do Bayern ao longo do ano o levaram a ser eleito pela Uefa o melhor jogador da temporada passada atuando na Europa, superando os craques Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Mas agora ele pode ir além.

Detentor dos quatro últimos troféus da Bola de Ouro, Messi teve seu ano estragado por repetidas lesões, aumentando as chances do francês. Além disso, dois dos seus principais rivais, o português Cristiano Ronaldo e o sueco Zlatan Ibrahimovic, se enfrentam em outro duelo das repescagens, que podem pesar na escolha do prêmio de melhor do mundo.

- Sei que estou nos holofotes. As pessoas prestam mais atenção no que faço em campo. Conquistar a Bola de Ouro é um sonho, um sonho cada vez mais próximo, mas acho que só preciso jogar o que eu sei. Se fizer dois bons jogos contra a Ucrânia, e a França se classificar para a Copa, será importante para mim e para o que vier na frente – completou Ribéry.

Ribéry e a seleção da França
Ribery Bayern de Munique (Foto: Agência AP)Ribery é nome forte na briga pela Bola de Ouro após campanha com o Bayern (Foto: Agência AP)
 
Desde que Didier Deschamps assumiu o comando dos Bleus, depois do fracasso da Eurocopa do ano passado, o francês de 30 anos, contratado pelo Bayern em 2007 junto ao Olympique de Marselha, marcou seis gols e deu 12 assistências pela sua seleção.

Ribéry já disputou duas Copas do Mundo. Em 2006, na Alemanha, ele foi a grande revelação da equipe que chegou à decisão, eliminando o Brasil nas quartas de final, e amargou o vice-campeonato ao perder nos pênaltis para a Itália. Em 2010, no entanto, foi um dos mais criticados depois do fracasso da equipe na África do Sul.

Antes do confronto decisivo contra a Ucrânia, nos dias 15 e 19 de novembro, o meia lembrou da pressão que sentiu na terceira rodada da primeira fase da Copa de 2006, quando a França precisava vencer o Togo para seguir viva na competição.

- Foi um jogo diferente, com muita pressão, mas acabou sendo um marco para a nossa equipe. A partir daquele momento, viramos uma máquina, apesar de termos perdido a final para os italianos - se emocionou o francês.

Ribéry contou ainda que o fato de trabalhar com o espanhol Josep Guardiola no Bayern desde o início da temporada contribuiu para que ele seja o líder técnico do seu time em campo.

- A chegada de Pep me ajudou muito. É um técnico que me diz todo dia que preciso tentar coisas novas. Antes, sempre queria passar a bola, até quando estava a dois metros do gol. Ele me pede para chutar para o gol. Desde então marquei vários gols com o Bayern e com a seleção francesa - explicou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-frances/noticia/2013/11/ribery-diz-que-vaga-na-copa-o-ajudara-faturar-bola-de-ouro-e-o-meu-ano.html

Metaleiro, técnico do sub-20 do Peixe sofre com garotada do funk e pagode

Filho de Pepe, ídolo do Santos, Alexandre Serrano Macia é fã de heavy metal, organiza excursões a shows, incentiva bandas e teve loja de discos

Por Santos, SP

Sexta-feira, 8 de novembro. Vestido com uma camiseta preta, do guitarrista sueco Yngwie Malmsteen, Pepinho Macia chega ao CT Rei Pelé para treinar os garotos da equipe sub-20 do Santos, finalista da Copa do Brasil da categoria. Fã de heavy metal, o técnico caminha até o vestiário se esforçando para ignorar a música que sai das potentes caixas de som dos modernos carros das promessas santistas.

– O negócio dos meninos é funk, pagode e sertanejo mesmo – diz, em tom resignado.

Filho de Pepe, segundo maior artilheiro da história do Santos com 405 gols (atrás "só" de Pelé, que fez 1.091), Alexandre Serrano Macia, o Pepinho, tem 48 anos e curte rock na mesma intensidade em que se dedica ao futebol. Tanto que depois do treinamento de sexta-feira, ele subiu a Serra para ir a um show de Yngwie Malmsteen, em São Paulo. Não conhece? Ele é bem fã. Na noite anterior, ele já havia organizado uma excursão para apresentação de um grupo bem mais famoso, o Red Hot Chili Peppers, também na capital.

– Apesar de o meu pai não gostar de rock, ele acabou sendo meu principal incentivador, porque ele tinha uns discos do Elvis Presley. Eu ouvia e achava bacana, agitado. Depois foram as amizades de adolescência que me levaram ao rock. Comecei a procurar discos pelas lojas, ir a shows e o primeiro que comprei foi um vinil do Led Zeppelin – conta o técnico do sub-20 do Peixe, time que disputa nesta terça-feira, contra o Criciúma, na Vila Belmiro, o primeiro jogo da final da Copa do Brasil da categoria.

Em Santos, Pepinho é tão conhecido por ser técnico das categorias de base do Peixe quanto pela sua importância na cena local do rock. Ele nunca foi músico, mas esteve sempre presente nos eventos de heavy metal. Durante anos produziu shows na cidade, teve também uma loja de discos e CDs, chamada Metal Rock, e criou um selo, pelo qual conseguiu lançar algumas pequenas bandas.

Mosaico Pepinho Macia Santos sib-20 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Pepinho Macia, técnico do sub-20 do Santos  
(Fotos de Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
Pepinho sabe que é ponto fora da curva no futebol quando o assunto é gosto musical. Mas, quando provocado sobre o tema, afirma que só no Brasil é assim.

– Não é comum ter roqueiro no futebol brasileiro, porque se você for aqui do lado, na Argentina, está cheio de gente que gosta de rock. E na Europa, então, é mais comum quem gosta de rock e futebol do que outra coisa. Aqui tem um ou outro só, como o Rogério Ceni. São exceções. Paralelamente ao futebol, eu sempre acompanhei e me fiz presente no contexto do rock.
Primeiro disco foi do Led Zeppellin. Hoje, Pepinho é fã de AC/DC, Black Sabbath, Rush, Judas Priest, Iron Maiden, Manowar, Slayer, Morbid Angel e Motörhead
 
Fã de AC/DC, Black Sabbath, Rush, Judas Priest, Iron Maiden, Manowar, Slayer, Morbid Angel, Motörhead, entre outros, o técnico do sub-20 do Santos gosta de dizer que seu gosto vai de Beatles a Sepultura. Seus xodós são os mais de mil canhotos de ingressos de show que ele guarda, no mesmo local onde está sua coleção de mais de 20 mil discos de vinil e CDs. Falta agora uma taça de futebol em seu acervo.

– Estou seguindo essa carreira de técnico e sempre penso em mais. Tenho de ter ambição para tentar conquistar e subir mais na carreira. Estou muito satisfeito no Santos. Se a gente conseguir esse título da Copa do Brasil, vamos revelar atletas que conquistaram. Quem não quer revelar um goleiro que defende pênalti, um zagueiro que salva em cima da linha, um atacante que faz gol de final? – diz Pepinho.

Alexandre Serrano Macia tem contato com futebol desde que nasceu, em 1965. Não tem recordação, porém, de seu pai como jogador. Apenas como técnico. Viu Pepe ser campeão paulista com o Santos e com a Inter de Limeira, brasileiro com o São Paulo...

– Tentei ser jogador. Joguei cinco anos na base do Santos, fui também da Portuguesa Santista. Mas aí a cobrança era muito grande e eu não tinha nem 10% do futebol do meu pai. Queriam que eu jogasse na mesma posição dele, mas eu não tinha as mesmas características e acabei não jogando. Aí em 98 comecei a trabalhar como auxiliar e treinador. Foram 14 equipes até agora, inclusive no Catar – conta.

Pepinho Macia Jorge Eduardo Santos Sub-20 (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC) 
Pepinho, durante jogo do sub-20 do Santos
(Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)
 
Completamente envolvido na final da Copa do Brasil sub-20, que tem seu primeiro jogo entre Santos e Criciúma nesta terça-feira, na Vila Belmiro, Pepinho acredita que o carisma que herdou do pai possa ajudar na relação com os jogadores. O técnico da garotada ainda assegura que seu pai pouco se intromete no seu trabalho.

– Eu falo com meu pai todos os dias, almoçamos juntos, mas confesso que ele não dá pitaco. Ele fala algumas coisas do alto da experiência dele, dá alguns conselhos, mas só. Além da qualidade do trabalho e dos ensinamentos que consegui assimilar, o que mais gosto é do carisma dele. Os jogadores olhavam para ele e sorriam. É importante ter essa empatia com o grupo. E sinto que tenho isso aqui. Temos um ambiente muito bom. Isso conta muito na hora do "vamos ver" – diz Pepinho.

A partida de volta da grande decisão entre Santos e Criciúma será no dia 20 de novembro, no estádio Heriberto Hulse, na cidade catarinense.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2013/11/metaleiro-tecnico-do-sub-20-do-peixe-sofre-com-garotada-do-funk-e-pagode.html

Dia cheio de Seedorf: administrador de revolta e estágio como técnico

Holandês chega ao Rio, negocia a paz com alvinegros em protesto e ainda encontra tempo no mesmo dia para comandar o time sub-17 do Boavista em amistoso no CFZ

Por Rio de Janeiro

Seedorf visita o Nova Iguaçu (Foto: Nova Iguaçu)Seedorf trabalha para virar técnico 
profissional. Ele também já comandou treinamentos na base do Nova Iguaçu (Foto:
Nova Iguaçu)
 
Seedorf anda atarefado. Além de precisar comandar uma recuperação do Botafogo no Campeonato Brasileiro para não perder a vaga na Taça Libertadores do ano que vem e negociar o entendimento com alguns torcedores no Engenhão, o holandês foi o primeiro a deixar o estádio na tarde de segunda-feira para conseguir comandar o time sub-17 do Boavista, no CFZ, em um amistoso contra os juniores do Duquecaxiense.

A atuação de Seedorf como técnico nesse jogo faz parte do seu processo de conclusão do curso para poder exercer a nova profissão assim que se aposentar. Ele é aluno a distância da Federação Holandesa, com reconhecimento da Uefa.

Seedorf tem feito esse trabalho com frequência. A maioria dos jogos está sendo realizada no CFZ, mas ele já esteve em Madureira, em um amistoso, e acompanhando como espectador um jogo do Carioca Sub-17, na Gávea.

A participação holandês em sua futura função ainda continua em treinamentos realizados em General Severiano com o mesmo time sub-17 do Boavista. Como mora no Leblon, a atividade no local facilita o seu acesso.

Seedorf já vem realizando esse trabalho desde o começo do ano. Ele chegou a fazer a mesma atividade com jovens do Nova Iguaçu, mas engrenou realmente com o Boavista.

Desde o fim do ano passado, o nome de Seedorf é cotado para ser treinador do Milan, clube que defendeu por dez anos. O jogador se recusou a falar sobre o assunto na semana passada, quando concedeu entrevista coletiva no Engenhão.

O contrato de Seedorf com o Botafogo vai até o dia 30 de junho no ano que vem. O holandês também deve trabalhar como comentarista na Copa do Mundo de 2014, que começa no dia 12 de


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/11/dia-cheio-de-seedorf-administrador-de-revolta-e-estagio-como-tecnico.html

Scocco realiza exame e vira dúvida para o jogo contra o Atlético-MG

Atacante não participou do treinamento desta terça-feira. Inter não revela qual parte do corpo de Scocco será examinada

Por Porto Alegre

Clemer conversa com titulares do Inter, enquanto Scocco espera o treino (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM) 
Scocco é dúvida para partida de quinta-feira
(Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
 
A chance de Clemer repetir o time diante do Atlético-MG ficou menor. Na manhã desta terça-feira, Scocco não participou do treinamento para ir realizar exames. O Inter, no entanto, não revelou que parte do corpo do atacante será examinada, mas sua presença é dúvida para a partida desta quinta no Independência, em Belo Horizonte.

O argentino não é o único problema. Ednei, com um problema na coxa (não especificada qual), também ficou fora da atividade. Como Gabriel se recupera de uma entorse no tornozelo esquerdo, é provável que Cláudio Winck receba uma oportunidade na lateral direita.

Quem também não trabalhou com os companheiros foi João Afonso. O volante permaneceu no vestiário realizando trabalhos especiais, mas não preocupa.

Ainda estão fora Leandro Damião e Juan, que já correm no gramado. O defensor já trabalha com o coordenador da preparação física Élio Carravetta, mas também não tem previsão de retorno. A dupla apresentou problema na coxa direita. Kleber, que está com uma dor no joelho direito, também não deve retornar. Diego Forlán, a serviço do Uruguai, é outro desfalque.

O treino desta terça-feira não indicou uma formação de time. Clemer realizou um trabalho dividindo o grupo em três equipes.

Na manhã desta quarta, o Inter realiza o último treino antes da viagem a Belo Horizonte. A delegação ruma à capital mineira às 19h30. A partida será disputada às 21h.

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs