sábado, 9 de novembro de 2013

Mourinho escapa da primeira derrota em casa no Inglês com empate no fim

Treinador completa 100 jogos à frente do Chelsea no Stamford Bridge com partida dramática contra o West Bromwich, que vencia até os 49 minutos do segundo tempo

Por Londres

O técnico José Mourinho escapou de sofrer sua primeira derrota no Stamford Bridge em jogos do Campeonato Inglês no último minuto do duelo contra o West Bromwich, neste sábado, pela 11ª rodada da competição. Os Blues perdiam por 2 a 1, mas aos 49 do segundo tempo, Ramires sofreu pênalti, que foi convertido por Hazard. Curiosamente, o meia belga está brigado com o comandante por ter chegado atrasado a um treinamento no início da semana.

O treinador completou 100 jogos à frente do time em casa e aumentou para 66 o número de partidas invictas como mandante na Premier League. A equipe londrina chegou a 21 pontos, mas perdeu duas posições, sendo ultrapassada por Liverpool e Southampton. O Chelsea é o quarto colocado e poderá amargar o sétimo lugar dependendo dos resultados do complemento da rodada.

Oscar jogo Chelsea contra West Bromwich (Foto: Reuters) 
Oscar em ação contra o West Bromwich, no Stamford Bridge: 
resultado ruim para os Blues (Foto: Reuters)

Mourinho tem números impressionantes no Stamford Bridge. São 75 vitórias, 23 empates e apenas duas derrotas desde que chegou ao clube para sua primeira passagem, entre 2004 e 2007. Parecia que a equipe lhe daria um belo presente de 100º jogo. Eto'o abriu o placar nos acréscimos da primeira etapa. Mas no segundo tempo, o rival, que nunca havia vencido os londrinos na capital, resolveram aprontar.

Long, aos 16 minutos, empatou, e Sessegnon, aos 23, fez o da virada. O Chelsea pressionou, e o árbitro ajudou com quatro minutos de acréscimos. Na última tentativa dos mandantes, Ramires tentou passar pela marcação dentro da área, recebeu o contato e não fez cerimônia para cair. Pênalti que gerou muita reclamação dos visitantes. Hazard cobrou com categoria no canto esquerdo do goleiro, que pulou para o lado oposto.

Os jogadores do West Brom se irritaram com Ivanovic, que tentou pegar a bola para levá-la para o meio de campo e sofreu uma tentativa de agressão do goleiro. Teve início um princípio de confusão, mas o árbitro logo deu fim à partida.

Petr Cech goleito Chelsea jogo West Bromwich (Foto: Reuters) 
Goleiro Cech vacila no primeiro gol do West Bromwich 
(Foto: Reuters)
 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/11/mourinho-escapa-da-primeira-derrota-em-casa-no-ingles-com-empate-no-fim.html

Após polêmica com Renato Gaúcho, escritor prepara a biografia de Alex

Marcos Eduardo Neves tem a autorização do camisa 10 do Coritiba, mas lembra que perdeu a amizade do técnico do Grêmio depois de seu livro

Por Rio de Janeiro

Desde que a Associação Nacional de Editores de Livros entrou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça, as biografias se tornaram motivo de polêmica. Enquanto grandes nomes da cultura brasileira se dividem a favor ou contra a autorização prévia, no esporte, os casos de desentendimentos entre autores e personagens também acontecem com frequência.

O jornalista Marcos Eduardo Neves seguia de perto a carreira de seu ídolo, o então atacante Renato Gaúcho. Dediciu então transformar em livro a história do jogador. Lançado em 2002, "Renato Gaúcho: Anjo ou Demônio?" estremeceu a amizade entre o escritor e o atual técnico do Grêmio.

- Eu era o fã número 1 do Renato. Até hoje eu sou fã dele, principalmente como jogador. Talvez a parte da boemia, das aventuras fora de campo, das indisciplinas mil que ele teve, das inúmeras expulsões, isso não cabe bem na função de treinador. De repente, um comandado pode chegar e falar: "Renato, como você está me mandando fazer isso? Eu li o seu livro e o livro mostra o que você fazia" - afirmou o escritor.

Marcos Eduardo Neves, escritor (Foto: Reprodução SporTV) 
Marcos Eduardo Neves já escreveu obras sobre
Renato e Heleno (Foto: Reprodução SporTV)
 
Apesar do desencontro com Renato, Marcos Eduardo não desistiu das biografias de grandes jogadores. Em 2006, lançou "Nunca Houve um Homem como Heleno", que foi adaptado para o cinema, com o ator Rodrigo Santoro no papel do atacante Heleno de Freitas, grande estrela do Botafogo na década de 40. Agora, escreve a história de Alex, camisa 10 do Coritiba e ídolo das torcidas de Cruzeiro e Palmeiras. O meia, no entanto, confirma que prefere ler o livro primeiro, para concordar com tudo que será publicado.

- Eu teria que ler o livro, ver o que foi colocado. Dependendo do que foi posto, eu vou ter uma definição de como reagir. O grande problema na biografia não-autorizada é que pode haver uma coisa que não é verdadeira - disse Alex.

O jornalista João Máximo passou por polêmica parecida. Em 1965, em parceria com Marcos de Castro, escreveu "Gigantes do Futebol Brasileiro": livro com o perfil de 13 grandes craques. Porém, em 2011, quando a obra foi reeditada, a viúva do ex-atacante Jair Rosa Pinto proibiu a publicação.

- Na época, em 1965, não se falava em autorização. A lei é de 2002. Os jogadores se sentiam homenageados - recorda João Máximo, que prevê um futuro sombrio para os jornalistas, se a necessidade de autorização continuar - Se essa coisa pega, mais cedo ou mais tarde, os artistas, jogadores de futebol, grandes personalidades, vão se julgar no direito de saber como o jornal os trata. O jornal, de certa forma, também é uma invasão de privacidade.

O escritor Luciano Ubirajara Nassar defende a liberdade total para o biógrafo decidir o que escrever em sua obra. No entanto, reconhece que pode haver exageros.

- Eu não posso falar que toda minha classe é honesta. Não é. Tem muita vaidade, muito escritor que quer superar o biografado.

Guangzhou empata, conquista título asiático e garante vaga no Mundial

Com gol do ex-botafoguense Elkeson, time chinês fica no 1 a 1 com o Seoul FC e consegue primeiro título continental três anos e meio depois de ser rebaixado

Por Guangzhou, China

O novo campeão asiático tem uma forte pitada brasileira. Conduzido pelo trio Elkeson, Muriqui e o quase-brasuca Conca, o Guangzhou Evergrande conquistou seu primeiro título continental neste sábado ao empatar em 1 a 1 com o Seoul FC, da Coreia do Sul, na final da Liga dos Campeões da Ásia. Como havia empatado a primeira partida em 2 a 2, o time chinês levou a melhor pelo número de gols marcados fora de casa e agora tem vaga garantida no Mundial de Clubes, em dezembro, no Marrocos. Elkeson marcou para o Guangzhou após assistência de Muriqui, enquanto Damjanovic fez para o Seoul.

Elkeson comemoração jogo Guangzhou Evergrande contra Seoul final (Foto: Reuters) 
Elkeson abraça Muriqui: gol decisivo para o título 
do Guangzhou (Foto: Reuters)

O título asiático coroa um projeto ambicioso do Guangzhou, que recebeu enorme investimento de uma construtora da região em 2010, quando caiu para a segunda divisão chinesa por envolvimento em um escândalo de manipulação de resultados. Deixando para trás a previsão inicial de conquistar a Ásia em cinco anos, o Evergrande chegará a seu primeiro Mundial de Clubes apenas três temporadas depois de ser rebaixado e com um tricampeonato nacional na bagagem.

A glória conquistada pela equipe neste sábado também é muito representativa para o futebol chinês, que volta a ser campeão asiático após 23 anos de jejum - em 1990, o Liaoning FC levou o único título da Liga dos Campeões da Ásia da história do país, até então. No Mundial de dezembro, o Guangzhou Evergrande enfrentará o campeão africano (ainda não definido) nas quartas de final e, caso avance, terá pela frente o temido Bayern de Munique.

comemoração Guangzhou Evergrande troféu Ásia (Foto: Getty Images) 
Marcelo Lippi ergue o troféu com o capitão Zheng Zhi 
(Foto: Getty Images)

O jogo
O primeiro tempo foi dominado pelos donos da casa, que criaram boas chances de gol, mas não mostraram boa pontaria. Trocando passes, o Guangzhou chegava à área facilmente, animando a torcida. Em uma das melhores oportunidades do primeiro tempo, aos 15, Conca recebeu na área e chutou a bola ao lado da baliza.

Muriqui jogo Guangzhou Evergrande contra Seoul final (Foto: Getty Images)Muriqui: eleito o melhor jogador do Campeonato e artilheiro com 13 gols (Foto: Getty Images)
 
O domínio chinês pareceu que continuaria na etapa final, quando o Guangzhou voltou muito concentrado e logo criou uma jogada perigosa, desperdiçada por Muriqui. E, aos 13, as redes estufaram: Elkeson recebeu lançamento de Muriqui em velocidade, invadiu a área e chutou colocado, na saída do goleiro, abrindo o placar.

Mas, precisando marcar dois gols para ficar com o título, o Seoul não se encolheu e passou a jogar melhor. Quatro minutos depois do gol de Elkeson, Damjanovic conduziu a bola na entrada da área, aproveitou o espaço dado pela defesa e chutou rasteiro, empatando a partida.

A partir daí, os coreanos passaram a pressionar bastante e a utilizar as laterais do campo para armar as jogadas. O Guangzhou se encolheu, e a defesa mostrou bastante insegurança - enquanto o Seoul não conseguia acertar a pontaria. Satisfeita com o resultado, a torcida presente ao estádio Tianhe fazia festa a cada contra-ataque e pôde comemorar aliviada ao apito final.

comemoração Guangzhou Evergrande troféu Ásia (Foto: Reuters) 
Lippi, no meio, e Conca, com a criança no colo, comemoram 
o título do Guangzhou Evergrande (Foto: Reuters)
 
Na premiação dos vencedores, Muriqui - um dos primeiros brasileiros a desbravar o mercado asiático - recebeu o troféu pela artilharia do torneio (com 13 gols) e também foi eleito o melhor jogador da Liga dos Campeões, sendo ovacionado pela torcida chinesa.

- Esse título tem um sabor muito especial para mim já que, com a ajuda de toda equipe, consegui terminar a competição como artilheiro. Agora é celebrar juntos com os torcedores. Nosso time soube aproveitar a vantagem que tivemos com o empate fora de casa. Jogamos para vencer e tivemos oportunidades para isso, mas toda final é nervosa e o resultado ficou de bom tamanho - declarou Muriqui após o jogo.

Conca, Muriqui e Elkeson comemoração Guangzhou Evergrande troféu Ásia (Foto: Arquivo Pessoal) 
Após o jogo, Conca, Muriqui e Elkeson posa com o troféu 
(Foto: Arquivo Pessoal)
 
Mais novato no Guangzhou, Elkeson caiu nas graças da torcida rapidamente e mostrou seu papel decisivo durante toda a temporada. Por isso, garantiu que o título continental trouxe muita emoção.

- Não tenho palavras para demostrar o que estou sentindo. Quando cheguei na China, não tinha ideia de como o torcedor daqui é apaixonado e apoia a todo momento. Só tenho que agradecer não só a força que veio da arquibancada, mas também aos meus companheiros e comissão técnica por me proporcionarem mais uma conquista na minha carreira. Carregarei sempre na minha memória este momento.

Marcello Lippi e Elkeson comemoração Guangzhou Evergrande troféu Ásia (Foto: Arquivo Pessoal) 
Elkeson ao lado de Marcello Lippi (Foto: Arquivo Pessoal)

Perto de encerrar sua passagem pelo futebol chinês, Darío Conca lembrou do técnico Marcello Lippi, que mudou seu destino no Guangzhou, uma vez que o argentino tinha má relação com o treinador anterior.

- Fico muito feliz não só pela conquista do Guangzhou, mas também pelo resgate que foi feito no clube pouco tempo depois de ter sido rebaixado. Hoje o futebol chinês conseguiu colocar seu nome no cenário mundial e, com isso, vai ter a oportunidade de disputar um mundial de clubes.

Tenho certeza que o torcedor jamais esquecerá este momento. Dedico esta conquista não só aos torcedores, mas também a minha família e ao nosso treinador Marcello Lippi.


Marcello Lippi comemoração Guangzhou Evergrande troféu Ásia (Foto: Reuters) 
Marcello Lippi é jogado para o alto na comemoração 
do título do Guangzhou Evergrande (Foto: Reuters)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/11/guangzhou-empata-conquista-titulo-asiatico-e-garante-vaga-no-mundial.html

Blatter anuncia que serão cinco finalistas da Bola de Ouro

Presidente da Fifa comunica a mudança no número, aumentando as chances de Neymar estar na lista derradeira. Entidade revelará os nomes em 9 de dezembro

Por Abu Dabi, Emirados Árabes

Joseph Blatter presidente Fifa (Foto: EFE)Blatter comunicou que agora serão cinco os finalistas da Bola de Ouro Fifa (Foto: EFE)
 
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou na sexta-feira em Abu Dabi o aumento para cinco finalistas na disputa da Bola de Ouro. Tradicionalmente com três postulantes, a lista derradeira para o título de melhor jogador do mundo passa a ter uma disputa mais acirrada, aumentando também as possibilidades de Neymar figurar na relação final que será anunciada em 9 de dezembro e o vencedor, em 13 de janeiro. . 

Blatter não revelou as razões para a mudança, porém a imprensa europeia especula que aspectos comerciais estariam por trás, pelo fato de que com cinco postulantes haveria também um aumento de interesse e, por consequência, de mídia.


Além de Neymar (indicado por ter sido eleito o melhor da Copa das Confederações com a seleção brasileira), o Barcelona aparece com outros três nomes entre os 23: Andrés Iniesta, Xavi e Lionel Messi. O recordista de indicações (seis) é o Bayern de Munique, campeão europeu e mundial na temporada 2012/13 (Arjen Robben, Bastian Schweinsteiger, Franck Ribéry, Manuel Neuer, Philipp Lahm, Robin Van Persie e Thomas Müller). Outro brasuca na lista e o zagueiro Thiago Silva, do Paris Saint-Germain.

nada contra cr7
Outro aspecto abordado pelo presidente da Fifa foi a polêmica gerada por suas declarações a respeito de Cristiano Ronaldo, um dos 23 nomes pré-selecionados para a Bola de Ouro. Blatter fizera comparações irônicas entre o astro do Real Madrid, citado pelo dirigente como um vaidoso general em campo, e Lionel Messi, do Barcelona, visto por ele como uma espécie de dançarino da bola. 

- Eu não tenho nenhum problema com Cristiano Ronaldo – enfatizou Sepp Blatter, que chegou a se desculpar publicamente por suas declarações, vistas como pejorativas ao craque português.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/11/blatter-anuncia-que-serao-cinco-finalistas-da-bola-de-ouro.html

Cruzeirense compra ingresso para ver 'decisão' na torcida do Grêmio

Para não perder confronto que poderá dar o título ao Cruzeiro, Guilherme Ribeiro irá para a torcida adversária: 'Vale até ficar no placar do estádio'

Por Belo Horizonte

Guilherme Ribeiro, torcedor cruzeirense que comprou ingresso na torcida do Grêmio (Foto: Gabriel Medeiros) 
Guilherme Ribeiro vai acompanhar o jogo na torcida
adversária neste domingo (Foto: Gabriel Medeiros)
 
Neste domingo, o Cruzeiro pode conquistar o tricampeonato brasileiro diante de milhares de torcedores que irão lotar o Mineirão. A expectativa é de que 60 mil torcedores estejam no Gigante da Pampulha para o duelo contra o Grêmio, às 17h (de Brasília). A procura por ingressos é enorme e as entradas estão praticamente esgotadas.

Nessas horas, o torcedor não mede esforços para garantir um lugar no estádio. Para ver o time em campo vale até acompanhar a partida em “território inimigo”. Prova disso é o administrador de empresas e cruzeirense Guilherme Ribeiro. Na manhã deste sábado, ele foi até o Mineirão para comprar um ingresso, mas no setor que está reservado para a torcida do Grêmio. O importante é marcar presença para, quem sabe, pode comemorar mais um título.

- Vale a pena ir a esse jogo, é tricampeão. Como diz meu amigo, vale até ficar no placar do estádio. O importante é comparecer e comemorar o tricampeonato do Cruzeiro. É tricampeão!! - vibrou o cruzeirense.

O torcedor foi informado que não poderá estar uniformizado com roupas do Cruzeiro na torcida do Grêmio. Para ele, não há problema. A comemoração pode esperar até a saída do estádio.

- Eu entrei no site e fui informado que tinham 1.800 ingressos para a torcida do Grêmio e resolvi tentar. Cheguei lá e fui informado que não poderia vir uniformizado, mas a festa fica para depois. O importante é comparecer ao evento e prestigiar o Cruzeiro nesse tricampeonato.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/11/cruzeirense-compra-ingresso-para-assistir-o-jogo-na-torcida-do-gremio.html

Baterista do Red Hot Chili Peppers visita concentração do Flamengo

Vestido de rubro-negro, Chad Smith leva camisas da banda a jogadores do Fla após despertar ira da torcida ao simular usar o uniforme do clube como papel higiênico

Por Rio de Janeiro

A história envolvendo o baterista da banda Red Hot Chili Peppers, Chad Smith, e o Flamengo, ganhou mais um capítulo neste sábado. Ele visitou a concentração do Flamengo, em um hotel na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e levou camisas da banda para os jogadores. Uma nova tentativa de limpar sua imagem diante da ira da torcida rubro-negra, depois de simular usar a camisa do clube como papel higiênico durante um workshop sobre percussão em Belo Horizonte na quinta-feira.

O baterista encontrou André Santos, Adryan, Luiz Antonio, Paulinho e Hernane e posou para fotos vestido com a camisa rubro-negra. Ele já havia tentado se redimir na última sexta, em São Paulo, também usando uma camisa do time enquanto tirava foto com fãs em frente ao hotel onde o grupo ficou hospedado. Chad o Red Hot se apresentam no Rio neste sábado.


Chad Smith baterista do Red Hot Chili Pepers com o time do Flamengo (Foto: Gabriel Rangel / AgNews) 
Chad Smith, baterista do Red Hot Chili Pepers, posa
com o time do Flamengo (Foto: Gabriel Rangel / 
AgNews)
FONTE:

Sem fazer muita força, Bayern goleia e dispara na liderança do Alemão

Boateng abre o placar com categoria logo aos quatro minutos, Ribéry faz belo gol de falta ao fim do primeiro tempo, e Müller completa a vitória de pênalti nos acréscimos

Por Munique, Alemanha

Não bastasse a força que tem, o Bayern de Munique ainda encontra muita facilidade no Campeonato Alemão. Neste sábado, pela 12ª rodada, precisou se esforçar pouco para golear o Augsburg por 3 a 0, manter a invencibilidade na competição e disparar na liderança. Com 32 pontos, abriu quatro do Borussia Dortmund, derrotado de virada pelo Wolfsburg por 2 a 1, fora de casa.

Muito superior tecnicamente, o Bayern abriu o placar logo aos quatro minutos, com Boateng acertando belo chute cruzado no ângulo. Ao fim do primeiro tempo, aos 42, Ribéry sofreu falta na meia-lua e cobrou com categoria e força. Os gols e a maior posse de bola durante todo o jogo deram a tranquilidade necessária para o time bávaro dominar o fraco adversário e chegar à goleada nos acréscimos, em pênalti cobrado por Müller deslocando o goleiro.

Ribery comemoração Bayern de Munique contra Augsburg (Foto: Reuters) 
Ribéry comemora o segundo gol do Bayern de Munique 
sobre o Augsburg: domínio absoluto (Foto: Reuters)
 
A vitória garantiu a quebra de um recorde na Bundesliga. O Bayern está invicto há 36 jogos na competição, superando a marca do Hamburgo, em 1983 - foram 31 vitórias e cinco empates desde a temporada passada.

Depois da parada nos próximos dias por causa dos amistosos entre as seleções e as repescagens das eliminatórias para a Copa do Mundo, o Bayern volta a campo justamente para enfrentar o rival Borussia Dortmund, fora de casa, no Westfalenstadion, em 23 de novembro, às 15h30m (de Brasília). É a chance da revanche contra a única equipe que derrotou os atuais campeões alemães e europeus na temporada - na Supercopa do país, o time bávaro foi derrotado por 4 a 2, em julho.

 Thomas Muller comemoração Bayern de Munique contra Augsburg (Foto: Reuters) 
Müller comemora o terceiro e último gol do Bayern e 
manda beijos para a torcida bávara (Foto: Reuters)
 
Na perseguição ao líder, o Bayer Leverkusen manteve a distância e se igualou ao Borussia. Em casa, venceu o Hamburgo por 5 a 3, com três gols do sul-coreano Heung-Min Son, ex-jogador do adversário, e chegou aos mesmos 28 da equipe de Dortmund, mas com saldo muito menor (13 contra 21).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/2013/11/sem-fazer-muita-forca-bayern-goleia-e-dispara-na-lideranca-do-alemao.html

Praia Clube de Uberlândia representa Brasil em competição na Europa

Time participa do Torneio Internacional Top Volley, de 27 a 29 de dezembro, na Suíça.Segundo técnico, Mari e Herrera devem participar da competição

A equipe feminina de vôlei do Praia Clube, de Uberlândia, vai encerrar o ano com um compromisso na Europa. O time do Triângulo Mineiro será o representante do Brasil no Torneio Internacional Top Volley, na Suíça, que ocorre de 27 a 29 de dezembro.

Além de uma equipe do país sede, a competição reúne representantes de Rússia, França e Alemanha.

Para o técnico praiano, Spencer Lee, a conquista é uma oportunidade de aperfeiçoamento.
- É um orgulho muito grande. É uma oportunidade de conviver com uma cultura diferente e de entrosar um pouco mais a nossa equipe – disse.

O treinador adiantou que a cubana Herrera e Mari, que vêm de lesão e ainda buscam a melhor condição física para voltarem às quadras, devem participar do torneio.

Ponteira Herrera e oposta Mari do Praia Clube (Foto: Gullit Pacielle) 
Segundo Spencer, Herrera e Mari devem entrar em 
quadra durante torneio na Suíça
(Foto: Gullit Pacielle)
 
 
- A gente acredita que nesse momento Mari e Herrera já estão prontas para jogar e representar a equipe. É o momento ideial para dar a elas a condição de ganhar um pouco mais de ritmo de jogo para a sequência da Superliga – concluiu.

No Top Volley, o Brasil já foi representado por Osasco, Rio de Janeiro, Sesi-SP, Vôlei Futuro, Minas e o extinto Força Olímpica.

Com ‘hat-trick’, assistência e atuação de gala, CR7 lidera goleada do Real

Português brilha na vitória por 5 a 1 sobre o Real Sociedad e abre vantagem na disputa com Diego Costa pela artilharia. Na temporada, já são 28 gols em 20 jogos

Por Madri, Espanha

Um fora de série, aparentemente incansável. Uma máquina de gols, com um vasto repertório de lances que misturam plasticidade e eficiência. Em seu melhor início de temporada na carreira, com 28 gols em 20 jogos (média de 1,4 por partida), Cristiano Ronaldo segue com atuações e números sensacionais. Com três gols, uma bola no travessão, um pênalti sofrido e uma assistência, o português comandou o massacre do Real Madrid sobre o Real Sociedad neste sábado, no Santiago Bernabéu: 5 a 1. Benzema e Khedira completaram, e Griezmann descontou.

Titular em todas as partidas do Real Madrid na temporada, Cristiano Ronaldo é o artilheiro do Campeonato Espanhol (16 gols) e da Liga dos Campeões (oito) - no ano, balançou a rede 62 vezes. Tantos gols, no entanto, ainda não levam o clube da capital espanhola ao topo da classificação. Mesmo com a vitória, os merengues estão na terceira colocação, com 31 pontos, atrás do líder Barcelona (34) e do Atlético de Madrid (33), que jogam no domingo pela rodada. No próximo sábado, o time visita o Almería.

Cristiano Ronaldo comemoração gol Real Madrid contra o Real Sociedad (Foto: AP) 
Cristiano Ronaldo comanda a goleada do Real Madrid 
neste sábado, no Santigo Bernabéu (Foto: AP)

O Real Sociedad, por sua vez, mostra que não terá forças para repetir a boa temporada passada, quando terminou na quarta colocação e garantiu uma vaga na Liga dos Campeões. Com apenas 17 pontos, o time é o oitavo colocado e deve perder algumas posições até o fim da rodada.
Início avassalador

Cristiano Ronaldo comemoração gol Real Madrid contra o Real Sociedad (Foto: Getty Images)Cristiano Ronaldo: 16 gols no Campeonato Espanhol (Foto: Getty Images)
 
O Real Madrid decidiu entrar em campo para decidir logo o jogo. E com Cristiano Ronaldo em tarde inspirada, o objetivo foi rapidamente alcançado. Aos sete, o português arriscou da intermediária. O chute explodiu no travessão. Foi apenas o cartão de visita.

Quatro minutos depois, Cristiano Ronaldo recebeu de Benzema na área. Sem marcação, ele chutou cruzado e marcou um bonito gol: 1 a 0. A vantagem, no entanto, não diminuiu o ímpeto do Real, que seguiu controlando o jogo com uma facilidade assustadora. Logo, portanto, chegou ao segundo gol. Aos 17, Cristiano Ronaldo puxou contra-ataque pela esquerda, invadiu a área e cruzou rasteiro para o meio da área. Com um toque, Benzema mandou para a rede.

Lançado por Modric, aos 24, Cristiano Ronaldo fintou na área e chutou forte. A bola explodiu na mão de Bergara, e o árbitro assinalou pênalti. A cobrança do português teve requintes de crueldade. De cavadinha, no meio do gol, ele marcou o terceiro do Real Madrid.

No fim da etapa inicial, o Real Madrid ainda encontrou tempo para ampliar. Desta vez, porém, sem a participação de seu maior craque. Coube então a Gareth Bale, principal contratação dos merengues para a temporada, iniciar a jogada e deixar Khedira na cara do gol: 4 a 0.

Golaço de falta sela goleada
No segundo tempo, o jogo esfriou um pouco. Sem o mesmo ímpeto ofensivo da etapa inicial, o Real Madrid se limitou a trocar passes e a esperar o tempo passar, sem forçar muito no ataque. Já o Real Sociedad parecia não ter forças para buscar a reação.

Mesmo assim, diminuiu o prejuízo com um belo gol. Após furada de Pepe na tentativa de cortar lançamento pelo meio, Griezmann encobriu o goleiro Diego Lopéz com um toque genial. O francês ainda teve outra chance, mas perdeu um gol incrível, em nova falha do zagueiro brasileiro naturalizado português.

Apesar de o Real Madrid ter diminuído o ritmo, Cristiano Ronaldo não se acomodou. Em cobrança de falta da entrada da área, aos 30 minutos, o português bateu com categoria, sem chances para o goleiro Bravo, que sequer se moveu. Foi o seu 16º gol em 13 jogos pelo Campeonato Espanhol, três a mais do que Diego Costa, do Atlético de Madrid. Estava completado o 19º hat-trick” do atacante com a camisa do Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol, e mais um show do "Rei do Bernabéu".

Cristiano Ronaldo comemoração gol Real Madrid contra o Real Sociedad (Foto: AFP) 
Cristiano Ronaldo: início de temporada espetacular 
no Real Madrid (Foto: AFP)
 
FONTE:

Antes da repescagem, Ibra responde CR7 com três gols em vitória do PSG

Pouco depois do português comandar goleada do Real Madrid, sueco consegue o mesmo feito no duelo contra o Nice, vencido pelos parisienses por 3 a 1

Por Paris

Quando o Paris Saint-Germain ainda estava em campo enfrentando o Nice, neste sábado, Cristiano Ronaldo já havia marcado três gols e comandando a goleada do Real Madrid por 6 a 1 sobre o Real Sociedad, na Espanha. E, seis dias antes do primeiro duelo entre Portugal e Suécia pela repescagem europeia para a Copa do Mundo, Ibrahimovic não deixou barato: igualou o feito do rival marcando seu hat-trick na vitória do PSG por 3 a 1, no Parque dos Príncipes. Pejcinovic fez o gol dos visitantes (assista aos lance no vídeo acima).

A vitória mantém o Paris Saint-Germain na liderança do Campeonato Francês e ainda faz com que os parisienses abram vantagem de cinco pontos para o rival Monaco, que agora é o terceiro colocado com 26 pontos, mesmo número do Lille. O time comandado por Laurent Blanc é o único invicto do torneio até o momento. Enquanto isso, o Nice ocupa a 11ª colocação, com 17 pontos.

Ibrahimovic gol PSG contra o Nice (Foto: AFP) 
Maestro: Ibrahimovic é decisivo para o PSG mais 
uma vez (Foto: AFP)

O jogo
O Nice mostrou muita tranquilidade desde o começo da partida, procurando valorizar a posse de bola e impedir os ataques adversários apostando em uma linha de impedimento que gerou problemas para Ibrahimovic e Cavani - que chegou a ter um gol anulado pelo assistente, aos 24.
Os visitantes, porém, não conseguiam criar suas jogadas. A melhor chance veio no começo do jogo, aos três minutos, quando Thiago Silva - que voltou ao time após recuperar-se de lesão - precisou aparecer na hora certa e impedir finalização na pequena área.

O placar só foi aberto na reta final do primeiro tempo, com Ibrahimovic aproveitando um momento de falha na linha de impedimento adversária. Aos 37, o sueco recebeu bom lançamento na área e, com espaço, completou para o gol. No lance, Ibra levou uma pancada de Véronèse e ficou caído no gramado, sentindo dores, mas logo se recuperou.

O PSG voltou para o segundo tempo com maior volume de jogo e procurando ser mais agressivo em seus ataques. Aos poucos, Ibrahimovic foi deixando o centro do ataque para atuar mais como um armador pelo lado esquerdo, enquanto Cavani a área com maior frequência. O sueco passou a lançar bolas para o uruguaio e, em um desses lances, aos 11, o ex-jogador do Napoli dominou na área e passou por Véronèse, que o derrubou. Ibra cobrou a penalidade máxima e converteu: 2 a 0.

O Nice, que diminuiu bastante o ritmo na etapa final, ainda conseguiu diminuir a diferença em uma jogada em velocidade pelo lado direito. Aproveitando bobeira da zaga parisiense, Pejcinovic apareceu no segundo poste para completar para o gol. O brasileiro Lucas foi para o jogo na metade do segundo tempo e teve participação decisiva no último gol do duelo, aos 30. O meia recebeu na direita, foi à linha de fundo e cruzou na cabeça de Ibra, que testou para o fundo do gol.

Ibrahimovic gol PSG contra o Nice (Foto: Reuters) 
Ibrahimovic cumprimenta Lucas após fazer o terceiro 
em passe do brasileiro (Foto: Reuters)
 
FONTE:

Por primeira vitória na Superliga, Taubaté recebe 'instável' Juiz de Fora



Com três reforços, equipe paulista tenta quebrar série negativa de cinco derrotas. Com quatro pontos, equipe mineira busca vaga no G-8

Por GLOBOESPORTE.COM Taubaté, SP
 
Taubaté e Juiz de Fora querem vida nova na Superliga e tentam alcançá-la neste sábado, quando se enfrentam às 21h30, no ginásio do Abaeté, no interior paulista. Com três reforços, a equipe de Giba tenta sua primeira vitória na competição após cinco derrotas. Já a equipe mineira tem a chance de entrar no G-8, pela primeira vez. O duelo terá transmissão, ao vivo, da Sportv.

Com vários problemas desde o início da Superliga, o técnico Cézar Douglas poderá contar com o oposto Leandrão, que volta de lesão, e de dois novos contratados: o central americano Ian McDonnel e do ponteiro dominicano Elvis Contreras, que começaram a treinar nesta semana e estão em condições de jogo. O único desfalque da equipe ainda é o levantador Quaresma.

A equipe está na lanterna da Superliga e, embora conte com o multicampeão Giba, venceu apenas um set no torneio até agora. Como a meta do time é ficar entre os oito primeiros, Cézar Douglas quer uma reação imediata.

Cézar Douglas técnico Vôlei Taubaté (Foto: Filipe Rodrigues) 
Cézar Douglas trabalhou nesta semana para corrigir 
erros do Taubaté (Foto: Filipe Rodrigues)
 
- Desde o último jogo, muito foi feito nos treinamentos para diminuir nossos erros. E nesta semana focados em avaliar nosso adversário e trabalhar de forma tática para superá-los. Estamos preparados para vencer - disse o treinador sobre o confronto.

Em nono lugar, com quatro pontos, o Juiz de Fora busca a primeira vitória fora de casa. A equipe da Zona da Mata mineira vem de derrota para o Minas, por 3 sets a 0, em partida realizada no dia 30 de outubro. Para o confronto diante do Taubaté, o técnico Chiquita focou nas jogadas de ataque e defesa nos treinamentos da semana.

- A gente já vem trabalhando forte estes dois fundamentos desde o começo da competição. Temos que conquistar regularidade de jogo, pois temos oscilado em momentos importantes da partida. Todo o grupo está bastante motivado e sabe da importância desse confronto – disse.

Ninão Central Juiz de Fora (Foto: Diego Alves) 
Ninão fará sua estreia por Juiz de Fora neste sábado
(Foto: Diego Alves)
 
Essa importância destacada pelo comandante do Juiz de Fora tem a ver com o objetivo traçado no início da temporada. Em sua terceira participação na Superliga, o time tenta, pela primeira vez, terminar a fase classificatória entre os oito melhores colocados e avançar para o mata-mata. Uma vitória no interior paulista pode deixar o time dentro deste grupo.

- Além de ser a primeira vitória fora de casa, temos a consciência de que podemos deixar o Taubaté para trás, já que eles podem ser um adversário direto pra gente. O time deles é forte e bem qualificado. Com certeza vamos encarar muita pressão nessa partida – afirmou Chiquita.
Os centrais Filipe Sequela e Lucão, que tem um edema no osso da canela esquerda e, segundo a comissão técnica, pode ficar de fora do restante da temporada, desfalcam a equipe. O também central Ninão, que treina com o grupo há dez dias, teve a documentação regularizada e pode fazer a sua estreia por Juiz de Fora.
 
O técnico Chiquita deve iniciar o jogo com Thales, Rivolli, Japa, Reffati, De Paula e Victor Hugo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/11/por-primeira-vitoria-na-superliga-taubate-recebe-instavel-juiz-de-fora.html

Nikolle revela ansiedade para jogar no Castelinho pelo Maranhão Vôlei

Capitã fará seu primeiro jogo ao lado da torcida, após desfalcar o time maranhense na partida contra o Brasília

Por São Luís

Nikolle - capitã maranhão volei (Foto: Divulgação/Sedel) 
Nikolle deverá jogar contra o São Bernardo, no
Castelinho (Foto: Divulgação/Sedel)
 
Após ficar fora do jogo contra o Brasília, o primeiro do Maranhão no Castelinho, a capitã Nikolle poderá encarar o São Bernardo no dia 29. A partida será a segunda da equipe maranhense em casa e poderá ser a primeira da jogadora em solo maranhense, já que não atuou no jogo anterior por causa de uma lesão na panturrilha direita.

- É mais difícil ficar do lado de fora. Dentro de quadra você pode fazer alguma coisa. Na torcida você pode torcer. Foi bom ver o jogo como torcedora, mas prefiro estar dentro de quadra - lembra Nikolle.

Esperando casa cheia para o jogo contra o São Bernardo, Nikolle aponta a torcida como um diferencial do Maranhão.

- A torcida foi maravilhosa. Eu me arrepiei. Tive vontade de chorar assistindo na arquibancada.  Vendo as meninas dentro da quadra deu vontade de chorar por não poder estar ajudando e aproveitando o calor da torcida. Mas agora. Se Deus quiser eu vou poder estar em quadra e tenho certeza que a torcida irá comparecer. Eles tem que vir de novo porque é meu primeiro jogo aqui em São Luís.

Em quatro jogos na Superliga, o Maranhão ainda não conquistou uma vitória. Diante do São Bernardo as jogadores do Maranhão tentarão o primeiro triunfo no torneio para se aproximar da zona de classificação para as quartas de final.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ma/noticia/2013/11/nikolle-revela-ansiedade-para-jogar-no-castelinho-pelo-maranhao-volei.html

Circuito Mundial: Álvaro Filho vai ser parceiro de Evandro na África do Sul

Paraibano e carioca vão jogar juntos pela primeira vez. Estreia da dupla acontece na última etapa da temporada, o Open de Durban, em dezembro

Por João Pessoa

Uma novidade está reservada para a última etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia: o paraibano Álvaro Filho vai formar dupla com o carioca Evandro no Open de Durban, na África do Sul. O primeiro treinamento da nova dupla aconteceu nesta semana no CT Aryzão, em Saquarema, no Rio de Janeiro. Foi uma oportunidade para eles "acertarem a bola" nas areias.

vôlei de praia Ricardo e Álvaro Filho etapa da Polônia (Foto: FIVB) 
Álvaro Filho vai jogar ao lado de Evandro pela primeira vez 
(Foto: FIVB)
 
Mesmo com pouco tempo treinando ao lado de Evandro - apenas de segunda até quinta -, Álvaro Filho curtiu as atividades na companhia do carioca. Inclusive, o paraibano elogiou a postura do gigante de 2,10m dentro de quadra: "É um cara fácil de lidar. Ele tem uma boa índole".

Depois das instruções da técnica da seleção brasileira, Letícia Pessoa, em Saquarema, a dupla não vai ter mais tempo para treinar. Na próxima semana será realizada mais uma etapa do Circuito Brasileiro. Desta vez, em Guarujá, São Paulo. No torneio nacional, eles voltam às suas parcerias 'originais'. Álvaro Filho irá jogar com o capixaba Edson Filipe. Enquanto Evandro atuará ao lado de Vitor Felipe.

- Não vai ter muito tempo para a gente se adaptar mais. Mas tentamos acertar a bola um do outro, aprimoramos o passe e o levantamento, por exemplo. Garanto que queremos fazer o nosso melhor. Evandro é um jogador de bloqueio, eu faço a defesa, e isso ajuda muito no nosso entrosamento.

vôlei de praia Evandro e Emanuel Moscou (Foto: FIVB) 
Carioca Evandro estava jogando com Emanuel no
Circuito Mundial (Foto: FIVB)
 
O Open de Durban vai servir como mais um apreendizado na carreira para Álvaro Filho. E justamente por na última etapa estar vivenciando "uma coisa nova": a dupla com Evandro, de 23 anos. Além da chance de adquirir mais experiência com outro parceiro.

- Tudo serve para somar. Nosso objetivo tem que ser sempre o de subir ao pódio. Buscar um ótimo lugar. Acho que o mais importante é representar bem o nosso país. E se a gente jogar bem, conseguimos tudo isso.


No Grand Slam de Xiamen, na China, que foi a penúltima etapa do Circuito Mundial, Álvaro Filho jogou com o campeão olímpico Ricardo. Já Evandro entrou em quadra ao lado do experiente Emanuel. Nenhuma das duplas subiu ao pódio.

Já a competição na África do Sul acontece de 11 a 15 de dezembro. Os brasileiros mais bem colocados no ranking internacional são Pedro Solberg e Bruno Schimidt. A dupla está na segunda colocação e tem chances de conquistar o título da temporada 2013. Mesmo com a recente separação da parceria em competições nacionais, eles continuam jogando juntos pela seleção brasileira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2013/11/circuito-mundial-alvaro-filho-vai-ser-parceiro-de-evandro-na-africa-do-sul.html

Com novidades entre convocados, Brasil treina para Copa dos Campeõe

Comandada por Bernardinho, seleção masculina de vôlei está em Istambul, na Turquia, onde se prepara para o torneio que acontece entre os dias 19 e 24

Por Istambul, Turquia

Treino da seleção masculina de vôlei em Istambul, Turquia (Foto: Divulgação/CBV)Treino da seleção masculina de vôlei em Istambul, Turquia (Foto: Divulgação/CBV)
 
Se preparando para a disputa da Copa dos Campeões, que acontece entre os dias 19 e 24 desse mês, a seleção brasileira masculina de vôlei realizou na manhã deste sábado, o primeiro treino em Istambul, na Turquia, onde fica até viajar para o Japão, onde acontecerá a competição.
 Comandada por Bernadinho, a equipe traz algumas novidades. Uma delas é a chegada do ponteiro Lucas Loh, que aos 22 anos foi convocado pela primeira vez para a seleção adulta.

- Acho que o amadurecimento que conquistei no Mundial foi muito importante para essa convocação. Conseguimos um título que buscamos no infanto e no juvenil e, que, agora, depois de trabalhar muito, veio. Fiquei muito contente com o título e estou ainda mais depois que fui convocado para a seleção adulta - comentou Lucas, campeão mundial com a seleção sub-23, em outubro.

Outro nome que está de volta a seleção é o oposto Evandro. O jogador do Sesi-SP sabe que essa convocação é uma oportunidade para se firmar entre os escolhidos de Bernardinho.

- Estou dando o meu máximo e quero aproveitar a oportunidade para me firmar aqui na seleção.

É uma honra estar nesse time, que é um dos melhores do mundo, e só me resta dar tudo de mim neste momento - disse Evandro, que também passou pelas seleções infanto e juvenil do Brasil.

Brasil treina na Turquia antes de seguir para a Copa doa Campeões (Foto: Divulgação/CBV) 
Brasil treina na Turquia antes de seguir para a Copa 
doa Campeões (Foto: Divulgação/CBV)
 
O Brasil vai encarar as seleções do Irã, Estados Unidos, Japão, Rússia e Itália na Copa dos Campeões. Os dois primeiros jogos serão em Kyoto e os três últimos, em Tóquio.

Estão com a seleção brasileira os levantadores Bruno e Raphael, os opostos Wallace e Evandro, os centrais Lucão, Sidão, Éder e Maurício Souza, os ponteiros Thiago Alves, Lucarelli, Lipe, Maurício Borges e Lucas Loh, e o líbero Mário Jr.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/11/com-novidades-entre-convocados-brasil-treina-para-copa-dos-campeoes.html

Irmãos Bryan recebem troféu de melhores do ano pela 5ª vez seguida

Ao todo, americanos já foram nove vezes a melhor dupla da temporada. Líderes do ranking mundial também foram eleitos favoritos dos fãs

Por Direto de Londres

Principais rivais dos brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares no Torneio dos Campeões da ATP, os gêmeos Bob Bryan e Mike Bryan foram premiados com duas honrarias em cerimônia realizada nesta sexta-feira. Na quadra montada na Arena de North Greenwich, em Londres, os americanos receberam pela quinta vez seguida, e nona no total, o troféu de melhor dupla da temporada.

tênis bob bryan mike bryan prêmio numero 1 atp finals (Foto: AFP) 
Em cerimônia em Londres, irmãos Bryan são premiados 
como melhor dupla da temporada (Foto: AFP)
 
Atuais campeões olímpicos, os líderes do ranking mundial conquistaram 11 títulos em 2013. Os mais importantes foram três Grand Slams: Aberto da Austrália, Roland Garros e Wimbledon, que os colocaram na história como a primeira dupla a deterem ao mesmo tempo os troféus dos quatro Grand Slams e o ouro olímpico. Os americanos ficaram perto de faturar os quatro Slams em um mesmo ano, tendo sido derrotados nas semifinais do US Open em nesta temporada.

Os Bryans também foram eleitos a parceria favorita dos fãs. Em eleição aberta ao público no site da ATP, os americanos, com 43% dos votos,  superaram Leander Paes/Radek Stepanek e Julien Benneteau/Nenad Zimonjic.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2013/11/irmaos-bryan-recebem-trofeu-de-melhores-do-ano-pela-5-vez-seguida.html

Bellucci avança às semifinais em Bogotá com oitava vitória seguida

Depois de partida interrompida, brasileiro derrota o italiano Paolo Lorenzi por 2 a 1

Por Bogotá, Colômbia

Thomaz Bellucci tênis contra Paolo Lorenzi em Bogotá (Foto: EFE)Thomaz Bellucci vence italiano e consegue vaganas semifinais de Bogotá (Foto: EFE)
 
Após ter a partida interrompida, Thomaz Bellucci venceu o italiano Paolo Lorenzi por 2 a 1 na conclusão da partida válida pelas quartas de final do Challenger de Bogotá. Por conta da falta de luz natural, o duelo foi paralisado na última sexta, quanto estava empatado com parciais de 6/4 e 6/7(7). O brasileiro havia vencido o primeiro set do confronto. Bellucci venceu a terceira etapa por 7/6(4) e garantiu vaga na semifinal do torneio, diante do anfitrião Alejandro Falla, ainda neste sábado.
 
O terceiro set foi equilibrado, mas Thomaz Bellucci levou uma leve vantagem nos pontos do primeiro serviço, com 75% de acertos, contra 71% do oponente. Além da salvar 66% dos break points, o tenista brasileiro foi melhor no saque do que o rival italiano.
O brasileiro ocupa a 147ª posição do ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais) e alcançou sua oitava vitória seguida - ele foi campeão do Challenger de Montevidéu no último domingo. Bellucci agora tenta voltar ao Top 100 antes do início do Aberto da Austrália, em janeiro, para poder entrar já na chave principal do Grand Slam.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/11/bellucci-avanca-semifinais-em-bogota-com-oitava-vitoria-seguida.html

Bruno Soares acerta bolada na cabeça de Peya, seu companheiro nas duplas

Durante vitória sobre Varrero/Verdasco, que deu a classificação à semifinal do ATP Finals, brasileiro rebate saque e acerta bolinha na nuca do parceiro

Por Londres

Bruno Soares e Alexander Peya mostraram muita sincronia na tarde desta sexta-feira para vencer a dupla espanhola formada por David Marrero e Fernando Verdasco. O resultado garantiu aos dois a primeira colocação no Grupo B e a vaga na semifinal do Torneio dos Campeões da ATP. Porém, em um momento, os dois não se entenderam e protagonizaram um lance curioso. Após um saque espanhol, o brasileiro rebateu a bola na cabeça do companheiro. O austríaco levou a mão ao local e depois recebeu o carinho e o pedido de desculpas do parceiro. Assista ao vídeo do lance!

A jogada aconteceu no nono game do segundo set, quando a dupla Soares e Peya vencia o jogo por 1 set a 0 (6/3) e tinha a vantagem de 5/3 no segundo set. Mais tarde, eles fecharam a parcial em 7/5 e venceram a partida por 2 a 0.

Líderes do Grupo B, o brasileiro e o austríaco agora esperam o fechamento do Grupo A para conhecer o adversário da semifinal. Seja quem for o rival, se mantiverem o ritmo desta sexta-feira, os dois estarão muito perto da decisão.

Alexander Peya toma bolada do parceiro Bruno Soares (Foto: Reprodução/SporTV) 
Alexander Peya leva mão ao rosto após bolada de 
Bruno Soares (Foto: Reprodução/SporTV)
 
FONTE:

Após Rio tentar ser sede, diretor critica: 'Precisa de mais estrutura'

Brasileiro André Silva elogia arena em Londres: 'Como essa, não se acha em nenhum lugar do Brasil'. Centro de Tênis pode ser trunfo para o futuro

Por Direto de Londres

Numa tentativa frustrada em 2012, o Rio de Janeiro perdeu a chance de sediar o Torneio dos Campeões da ATP a partir de 2013. Na visão do diretor da competição, o brasileiro André Silva, um dos motivos que fizeram a ATP renovar com Londres até 2015 foi algo que a capital inglesa apresenta atualmente e que ainda falta ao país de onde surgiu o ex-número 1 do mundo Gustavo Kuerten: um lugar capaz de receber um importante evento, apresentando espaço não só para a realização de partidas e treinos como também para o entretenimento do espectador.

MOSAICO - tênis estrutura atp finals (Foto: Editoria de arte) 
Arena de North Greenwich tem espaço para tênis, 
entretenimento e lazer (Foto: Editoria de arte)
 
A Arena de North Greenwich é a casa do Torneio dos Campeões desde 2009. O espaço, gerenciado por uma empresa privada, apresenta muito mais do que o local onde a quadra e as arquibancadas são montadas. Ao redor de onde as partidas acontecem para um máximo de 17.500 espectadores, existem vários restaurantes, bares, cinema, praças, centro de exposições e boates.

A ATP usou algumas dessas áreas para construir todo o complexo da competição: centro de mídia, espaço reservado para tenistas e comissão técnica, vestiários personalizados, áreas privadas de patrocinadores, três quadras onde o público pode assistir de perto aos jogadores treinarem, e a Fan Zone, onde é possível participar de atividades e ações criadas pelos investidores do torneio e ainda comprar artigos oficiais do campeonato.

- Temos uma estrutura muito boa aqui. Agora, em geral - não falo só do Rio de Janeiro - acho que o Brasil precisa de um pouco mais de estrutura para ter eventos desse nível. Quando você olha uma arena como essa, não se acha em nenhum lugar do Brasil. Não acho que o país deva se considerar perdedor. Tem de continuar lutando para conseguir eventos grandes do mundo do esporte - declarou André Silva.

Parque Olímpico Centro de Tênis Olimpíadas (Foto: Divulgação) 
André Silva acredita que Centro de Tênis no Rio 
será sede de grandes eventos (Foto: Divulgação)
 
Apesar da crítica, o diretor do Torneio dos Campeões lembrou que o Rio de Janeiro pode se beneficiar com o espaço que está sendo criado para as partidas de tênis dos Jogos Olímpicos de 2016. O Centro de Tênis, cujas obras começaram no final de outubro, seria um possível trunfo da cidade para o futuro. Para as Olimpíadas, serão construídas três arenas principais, duas permanentes com capacidade para 10 mil pessoas e 3 mil pessoas, e uma temporária para 5 mil torcedores. Ainda haverá mais 13 quadras menores e descobertas: sete para jogo (seis permanentes), com 250 lugares cada, e seis para treinamento e aquecimento

- (O Centro de Tênis) é uma coisa que o Rio fez com uma estratégia em mente. Buscaram fazer o que, por exemplo, um torneio Masters 1.000 necessita para ser jogado. Então acredito que a sede olímpica do torneio de tênis vai ser um grande lugar para grandes eventos. Se vai ser esse (Torneio dos Campeões) ou o Rio Open (torneio de nível 500 que entra no calendário em 2014, em fevereiro), que tomara que com o tempo mostre que possa ser mais, não sei. Mas (com o Centro de Tênis) realmente (o Rio) se coloca numa melhor posição do que agora.

Em termos de competições, o Brasil terá três torneios, todos em fevereiro: o Aberto do Brasil, em São Paulo; o WTA Brasil, em Florianópolis; e o Rio Open, que além de ser um evento ATP 500 também é um WTA International, de menor expressão).

FONTR:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2013/11/apos-rio-tentar-ser-sede-diretor-critica-precisa-de-mais-estrutura.html